Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de maio de 2013

18 de maio dia nacional de combate à exploração infantil


Você pode agir, caso tiver a suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, não guarde na sua consciência, denuncie através do Disque Direitos Humanos número 100.

Nesta sexta-feira (18), o país estará mobilizado em prol do dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Com a intenção de mobilizar a sociedade, falando sobre os abusos sobre crianças e adolescentes.

Você pode agir, caso tiver a suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, não guarde na sua consciência, denuncie através do Disque Direitos Humanos número 100. Aqui em Jucuruçu você deverá procurar a delegacia de policia, ou ligar para este número (73) 3662-2218 ou entrar em contato com o conselho tutelar da cidade de Jucuruçu.

E importante que todos estejamos engajados nesta campanha. 

Wagner ataca presidente do Bahia


O governador ad Bahia, Jaques Wagner, aderiu ao movimento “Bahia da Torcida”, que pede democratização do clube. Wagner, que é torcedor do Esquadrão, gravou depoimento em um vídeo, onde diz que o time “não pode ser patrimônio de uma família” e que é preciso que, definitivamente, o time adote a democracia e aceite a participação dos torcedores nas grandes decisões do clube.

 ”Sou parte dessa nação de 6 milhões de torcedores que alegra e enfeita todos os estádios. Todo mundo se impressiona com a nossa torcida. Mesmo quando o time não está muito bem, a torcida aparace para dar apoio”, diz o governador no vídeo.  ”Sou parte dessa nação de 6 milhões de torcedores que alegra e enfeita todos os estádios.

Todo mundo se impressiona com a nossa torcida. Mesmo quando o time não está muito bem, a torcida aparace para dar apoio”, diz o governador no vídeo. “O movimento “Bahia da Torcida” chega em boa hora. Nós queremos democracia. Nós queremos torcida no estádio, mas torcida sentada no Conselho do Bahia”, completa. “Bahia e Alegria combinam com democracia”, finaliza o governador.

Exploração e abuso sexual de crianças crescem 55,07% na Bahia

Exploração e abuso sexual de crianças crescem 55,07% na Bahia
O número de registros de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes subiu 55,07% em um ano, de acordo com dados da central telefônica de denúncias do governo federal, o Disque 100. Foram 14.556 ocorrências do crime em 2012 contra 9.387 em 2011, o que corresponde a um aumento de 55,07%. Só de janeiro a abril deste ano, foram contabilizados 12.856 casos em todo país.

Em todo o ano passado, foram 37.803 denúncias da violência, 2.150 a mais do que em 2011. Como parte do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantojuvenil, neste sábado (18), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan promove, a partir das 16h, uma caminhada do Farol da Barra até o Cristo. Durante o percurso, serão distribuídos panfletos e rosas aos participantes.

O objetivo é estimular o combate e as denúncias de crimes contra crianças e adolescentes.

Operadores de telefonia não cumprem meta da Anatel

Operadores de telefonia não cumprem meta da Anatel
Mais uma vez, as operadoras de telefonia móvel não conseguiram alcançar as metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação ao serviço de conexão à rede de dados. A segunda avaliação de desempenho das empresas mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta é 98%. 

Em outros indicadores, como o índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede móvel e acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas. Os resultados são referentes ao período de novembro de 2012 a janeiro de 2013. A primeira avaliação trimestral da agência nacional, divulgada em fevereiro, também havia demonstrado dificuldade das operadoras em atingir as metas de conexão à rede de dados.

 A avaliação começou a ser feita depois que a Anatel suspendeu as vendas de novas linhas por 11 dias, em julho do ano passado, por causa do desempenho insatisfatório das operadoras.

Cerca de 20 mil alunos da rede municipal estão sem livros

Apenas uma parte das escolas de Salvador recebeu a quantidade necessária de material didático para o ano letivo 2013. De acordo com a assessoria da Secretaria de Municipal de Educação (Smed), cerca de 20 mil alunos da rede municipal não ganharam os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) este ano. Apenas em Cajazeiras, 65% das escolas estão com número insuficiente de livros.

 Do total de 435 escolas, que atendem a 135 mil alunos, cerca da metade usa o programa. A secretaria informou que já solicitou ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), novos exemplares para suprir a demanda.

 De acordo com o secretário municipal de Educação, João Carlos Bacelar, a previsão é de que os produtos sejam entregues até o mês de agosto, quando já terá passado mais da metade do ano letivo. De acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC), a responsabilidade de entrega é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Reginaldo Rossi recrimina artistas que não assumem brega e brinca: 'Vou substituir Ivete'

Reginaldo Rossi recrimina artistas que não assumem brega e brinca: 'Vou substituir Ivete'
O cantor Reginaldo Rossi vai realizar show em Salvador no próximo sábado (25), no Barra Hall. A apresentação de abertura fica por conta da banda Cangaia de Jegue. Em entrevista ao Bahia Notícias, Reginaldo falou sobre sua relação com o público soteropolitana e a música brega. Galanteador, o cantor disse que "não gosta de baiano". “Só gosto de baiana”, riu.

Segundo ele, a capital baiana é como uma segunda casa, por se sentir tão à vontade. Aos 69 anos, Rossi ainda mantém uma agenda de dez shows por mês e disse que o pique só aumentou com o passar do tempo. “Sou um jovem”, brincou. Ele diz ter orgulho de carregar o rótulo de brega, e discorda de quem não assume o gênero. “Um monte de palhaço”, recriminou.

Embora tenha sido criado no Rio de Janeiro, faz questão de dizer que é nordestino nascido em Recife. “Eu simplesmente adoro o Nordeste, é o meu povo”, enalteceu. 

Equipe de TV e radialistas são expulsos da Fonte Nova por torcedores do Bahia

Equipe de TV e radialistas são expulsos da Fonte Nova por torcedores do Bahia
Uma equipe de TV e radialistas de emissoras de Salvador foram expulsos pela torcida do Bahia, nesta sexta-feira (17), durante o lançamento do movimento “Bahia da Torcida”, que pede a democratização do clube e a renúncia do atual presidente Marcelo Guimarães Filho.

Conforme apurou o Bahia Notícias, os presentes teriam confundido o repórter da emissora com um apresentador de TV, de rádio e proprietário de um site de notícias, que passou a ser xingado o tempo todo.

A Polícia Militar interviu nos protestos e solicitou, para segurança de todos, que a equipe deixasse o espaço, o que foi atendido imediatamente. Com os ânimos já exaltados, torcedores também exigiram a saída de alguns radialistas conhecidos de emissoras da capital baiana, que também foram alvos de protestos e tiveram de deixar o local.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Acidente em Teixeira de Freitas: dez passageiros já tiveram alta

Dez passageiros do ônibus da Águia Branca que estavam internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas já tiveram alta médica. A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde do município divulgou um balanço, às 14h desta sexta-feira (17), confirmando a informação.

Entre os pacientes que continuaram internados, que os três pacientes que estavam na UTI da unidade foram transferidos, no final da tarde de quarta-feira (15), para o Hospital Sobrasa, uma unidade particular no mesmo município. Ao todo, 20 passageiros ficaram feridos na madrugada da última quarta-feira (15), por volta das 5h, no km 896 da BR-101, próximo ao município de Teixeira de Freitas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus que fazia a linha Vitória/ES para Itamaraju/BA teria saído da pista na “Curva da Tarifa” (também conhecida como “Curva da Morte”) e capotado. Outros nove passageiros morreram no local e outra pessoa faleceu a caminho do hospital. Nove corpos já foram liberados. A única vítima fatal, que ainda não havia sido identificada, é Eduardo L. Silva, natural de Pernambuco.

Os familiares já estão providenciando documentos em Recife, logo após vão passar uma procuração à funerária para fazer o translado do corpo. O ônibus tinha circuito interno de TV. As imagens estão sendo decodificadas em São Mateus, no Espírito Santo e serão entregues ao delegado responsável pelas investigações, Willian Telles, de Caravelas, na Bahia e do DTE, delegado Manoel Garrido. (Aratu)

Anatel diz que vai multar empresas por não atingirem metas de conexão à internet móvel


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (17) que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas por não terem atingido as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. “Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações", disse.

Uma avaliação divulgada hoje pela Anatel mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%.“Está abaixo da meta, mas não dá para dizer que o serviço está em declínio, tem uma estabilidade nos últimos meses”, disse Rezende.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que as empresas estão empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços e apresentaram desempenho melhor que a meta definida para indicadores de acesso à rede de voz, de qualidade da ligação de telefônica e de estabilidade da conexão à internet.

 A entidade também informou que a Anatel registrou diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call center da agência.“O SindiTelebrasil alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais e retirar os entraves à instalação de antenas previstos em diversas leis municipais”, diz a nota da entidade.(Agência Brasil)

Dalvadisio Lima faz avaliação do governo municipal e critica cancelamento do São João


A interrupção das obras de convênio com o Governo Federal em parceria e administração da Prefeitura Municipal, os problemas nos setores da Saúde e Educação, transporte escolar e o cancelamento da festa de São João deste ano foram temas amplamente abordados por  Dalvadisio Lima  durante entrevista ao programa Repórter Extremo Sul, levado ao ar ao meio dia desta sexta-feira. 

Ao ser questionado pelo âncora do programa jornalístico, o radialista Daniel Borges, sobre pontos positivos e negativos do governo do prefeito Pedro da Campineira (PSD), Dalvadisio afirmou que gostaria apenas de ressaltar pontos altos da gestão municipal, mas que “infelizmente” não vê ponto positivo para mencionar até o momento. Para ele, o pior problema que o município enfrenta, notoriamente, é a saúde pública. “Falta transparência e seriedade na aplicação dos recursos”, foi com essa expressão que Dalvadisio criticou a forma como os recursos da área da saúde, que segundo ele ultrapassam os R$ 2 milhões de reais mensais, estão sendo aplicados.  


Obras paradas 

O petista criticou veementemente as interrupções das obras que a Prefeitura Municipal executa com recursos do Governo Federal em Itamaraju. Dalvadisio pontuou o asfalto de ruas da cidade, a exemplo da rua Acre no bairro de Fátima, o calçamento do distrito de Nova Alegria, obra intermediada por ele e pelo deputado federal Valmir Assunção, a construção de uma creche no bairro Bela Vista, o calçamento do bairro Jaqueira e uma quadra poliesportiva no bairro São Bernardo, que estão todas paradas. “As obras só caminharam no período eleitoral, passadas as eleições todas foram interrompidas e nenhuma explicação foi dada a sociedade”, afirmou Dalvadisio, que ainda lembrou do Posto de Saúde do bairro Bela Vista que foi reinaugurado no período eleitoral e se encontra fechado. 

Educação 

Dalvadisio Lima também criticou o atraso do início do ano letivo em Itamaraju, a improvisação de espaços, a defasagem salarial dos servidores do setor e o serviço de transporte escolar. Lima se solidarizou com os estudantes do distrito de Campo Alegre, que não vão a escola há cerca de 10 dias, pois os veículos do transporte escolar estão parados por falta de combustível e os motoristas estão sem receber salário. Ainda sobre o transporte escolar, Dalvadisio afirmou ser possível fazer um serviço melhor com valor menor, disse ainda: “se as finanças do Município, não vão bem, conforme diz o Prefeito, a mesma coisa não se pode dizer dele e da sua secretaria de finanças, que depois de assumirem cargos públicos vêm aumentando de forma considerável os seus patrimónios. 

São João 

“O prefeito não pode anunciar que não fará a festa de São João como se fosse deixar de fazer o seu aniversário, que ele pode decidir se faz ou não, mas o São João ele tem que fazer, pois é uma festa cultural, que faz parte do folclore de Itamaraju, que gera renda, atrai turismo e movimenta a economia”. “Transferir a responsabilidade para o comércio, é demonstração de incompetência e irresponsabilidade, que já luta com muitas dificuldades para sobreviver.”  Em 2012, ano eleitoral, a prefeitura contabilizou quase R$ 2 milhões como gasto na festa de São João, com esse montante daria para fazer a festa do ano passado, a desse ano e ainda a do ano que vem”, concluiu Dalvadisio Lima. 

Candidato a deputado estadual 

Dalvadisio confirmou que, após ter recebido quase 13 mil votos nas últimas eleições, houve muita especulação sobre uma possível candidatura sua  a deputado estadual, mas afirmou que essa candidatura não faz parte do seu projeto político. “Poderei ser novamente, em 2016, candidato a prefeito, se as circunstâncias permitirem, pois meu projeto é melhorar a vida do povo de Itamaraju”, afirmou.

Infor:Radar830

Juíza bloqueia bens de Paulo Vieira

A juíza federal Adriana Freisleben de Zanetti, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, determinou nesta segunda-feira (17) o sequestro de bens de Paulo Rodrigues Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). Ele é um dos investigados pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que apurou suposto esquema de venda de pareceres técnicos do governo em favor de empresas privadas. A magistrada também determinou que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, cumpra medidas cautelares em substituição à decretação de sua prisão preventiva.

Entre as medidas a serem cumpridas por Rosemary estão comparecimento períodico em juízo, proibição de ausentar-se da comarca, suspensão do exercício de função pública quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais e até fiança para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstrução do seu andamento ou em caso de resistência injustificada à ordem judicial.

A juíza autorizou a PF a usar os bens bloqueados de Vieira para fins exclusivamente policiais. Ela determinou também que 13 dos investigados na Operação Porto Seguro apresentem defesa prévia, baseando-se no entendimento de que a medida é indispensável quando se trata de denunciados que ainda se encontram na condição de funcionários públicos.

A juíza autorizou ainda a juntada de novos documentos decorrentes da investigação, compartilhamento integral de provas para investigação de crimes de lavagem e compartilhamento de provas aos órgãos públicos para instrução de procedimentos administrativos e disciplinares.

Na sexta-feira (14), o Ministério Público Federal de São Paulox (MPF-SP) denunciou à Justiça 24 pessoas investigadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Porto Seguro. Caberá agora à juíza que analisará o processo decidir se os denunciados serão transformados em réus e julgados pelos crimes.O relatório da investigação foi entregue à Justiça Federal na sexta-feira (8).

De acordo com a Procuradoria, foram denunciados por formação de quadrilha o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, o ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira e o irmão deles Marcelo Vieira. Também pode responder pelo mesmo crime a a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha, e os advogados Marco Antonio Negrão Martorelli e Patrícia Santos Maciel de Oliveira.

Os demais 18 denunciados vão responder por corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e falsificação de documentos.

O ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil Cunha Borges, que fez o relato que deu origem à operação Porto Seguro, foi denunciado por corrupção passiva.

A denúncia é assinada pelos procuradores Suzana Fairbanks Oliveira Schnitzlein, Roberto Antonio Sassiê Diana e Carlos Renato Silva e Souza.

Barreiras: Documentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ são encontrados em matagal

Documentos de pessoas cadastradas no programa “Minha Casa, Minha Vida” em Barreiras, na região oeste, foram achados em um matagal da cidade.

A papelada foi encontrada por um morador próximo à rua Humaitá. Ele se inscreveu no programa do governo federal em parceria com a prefeitura e ficou indignado ao ver cópias de certidões de nascimento, de cpf’s e identidades no chão, embaixo de entulhos.

“Nossos documentos vem parar no lixão! Aquela fila que a gente participou lá não vale então para nada? É um absurdo, é demais isso, não pode acontecer com ser humano nenhum, né?”, lamenta o pescador Tones Oliveira.

Os documentos de centenas de pessoas que tinham a esperança de conseguir uma casa do programa foram deixados no meio do mato de uma área de preservação permanente.

Nas fichas de cadastramento do “Minha Casa, Minha Vida” tem a inscrição Prefeitura Municipal de Barreiras, comprovando que os documentos são públicos.

Outra moradora do bairro alerta para o perigo do uso indevido dos documentos. “Uma pessoa pode pegar qualquer um desses documentos aqui e fazer uma besteira. Ninguém sabe hoje em dia em quem confiar”, avalia a dona de casa Irene das Neves.

Empresas terão que emitir recibo de quitação para consumidores

Leur Jr.
As empresas prestadoras de serviços públicos agora terão que emitir, no final de cada ano, um recebido de quitação dos serviços prestados no ano anterior para os consumidores. A obrigatoriedade veio com a aprovação do projeto de lei nº 19141/2011, de autoria do deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), na Assembleia Legislativa da Bahia. As instituições terão até 120 dias para se adequarem às exigências da lei. “A aprovação dessa lei foi uma conquista para os consumidores baianos que não precisarão mais acumular em suas casas, por exemplo, comprovantes de pagamento de contas de luz de um ano para o outro”, destacou Leur Jr.

Segundo o deputado, o objetivo da lei é justamente o de facilitar a vida dos consumidores, que ficam com o encargo de guardar, por muitos anos, inúmeros comprovantes de pagamento. “Emitindo esse recibo de quitação do ano anterior, os consumidores ficam desobrigados de guardar todos os comprovantes de pagamento do ano inteiro”, afirmou. O comprovante único de quitação dos 12 meses, além de conferir praticidade ao cidadão, que terá apenas um documento para arquivar evita, sobretudo questionamentos futuros por parte da instituição. Leur Jr. lembra que a determinação não vai trazer custos para as empresas, pois o recebido de quitação poderá emitido por meio do boleto de cobrança do ano posterior.

Prefeito e ministra assinam adesão ao Plano Viver Sem Limites


Salvador será a primeira capital do Nordeste (e a segunda do país) a assinar o termo de adesão ao Plano Viver  sem Limites, que tem como objetivo implementar iniciativas e intensificar ações em benefício das pessoas com deficiência.

A ideia é melhorar o acesso destes cidadãos aos direitos básicos, como educação, transporte, mercado de trabalho, qualificação profissional, moradia e saúde. Hoje pela manhã, o prefeito ACM Neto e a ministra Maria do Rosário (Secretaria dos Direitos Humanos) assinam o termo na sede da prefeitura. 

O Viver sem Limites prevê investimentos para ações em favor de deficientes que incluem melhorias para adaptações residenciais que possibilitem a acessibilidade, o acesso ao Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC na Escola), inclusão de dois novos exames no teste do pezinho, criação do sistema nacional para monitoramento e busca ativa da triagem neonatal, adaptação de cadeiras de rodas, dentre outros, sendo que as ações serão articuladas em parceria com a União, estados e municípios em todo território nacional, com metas até 2014 e previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões.

Jucuruçu ganha uma nova unidade de Polícia Judiciária


  Informações: tn 
A prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Carmos Pereira (PSD), participou na manhã da última terça-feira (14/05), da inauguração das novas instalações da delegacia da Polícia Civil que ficou desativada por quase 4 anos e agora o município promoveu as reformas necessárias no prédio e equipou a unidade, objetivando atrair uma nova equipe de profissionais para atender o município.

Com a revitalização da unidade, a Delegacia da Polícia Civil de Jucuruçu ganhou duas celas, alojamento, banheiros, sala de ocorrência, cartório e recepção, bebedouro e uma equipe de funcionários, composta por carcereiro, secretária, zeladora e se trabalha pela nomeação oficial de um escrivão e um agente de polícia.  No mesmo prédio já funciona o Pelotão da Polícia Militar no andar superior.

Além da prefeita Uberlândia Pereira, estiveram presentes no ato de reabertura da delegacia, secretários municipais, vereadores, agentes do Conselho Tutelar, prepostos da Polícia Militar, o ex-prefeito e pai da atual prefeita, Teodolino Pereira “Dola”, além do titular da Polícia Civil de Itamaraju e em exercício no município de Jucuruçu, delegado Gean Nascimento, o escrivão de polícia Osnilton Pereira e o agente investigador Mazuk Ribeiro.

O ex-prefeito e pai da atual prefeita, Teodolino Pereira “Dola”, discursou e disse que a delegacia representa muito para a segurança do povo do município e disse que na sua época de prefeito, a unidade possuía delegado, agentes, pessoal de apoio do quadro do município e viatura e, felicitou sua filha prefeita pelas ações acertadas de ter resgatado o funcionamento da unidade em favor da segurança e do bem estar do povo.
O delegado Gean Nascimento, que é titular em Itamaraju e responde por Jucuruçu, disse que o ato inaugural da nova delegacia demonstra a importância da polícia e o papel da sociedade, citando o artigo 144 da Constituição Federal que diz que segurança pública é dever do estado, mas é também direito e responsabilidade de todos e no papel de exercer o dever de preservar a ordem pública e o bem estar das pessoas, foi que entrou a figura da Prefeitura Municipal reconhecendo a necessidade da união de todos em prol da melhoria da segurança pública do município de Jucuruçu numa unidade de pensamentos.
Para a prefeita Uberlândia Pereira, a nova delegacia é mais um instrumento importante na defesa dos cidadãos que buscam viver com segurança e dignidade: “Estamos felizes com essa inauguração e temos certeza que a nova delegacia será mais um instrumento para garantir a segurança do nosso povo. O projeto é uma obra de reengenharia da Policia Civil, que visa centralizar e racionalizar os trabalhos, e assim prestar melhor atendimento à população. Embora a revitalização da DEPOL tenha sido realizada com recursos próprios, mas devo dizer que essa parceria entre Prefeitura e Governo ainda dará muita alegria para a nossa população”, destacou.

Aumenta necessidade de sangue após acidente com ônibus da Águia Branca

Segundo Rosana, técnica em patologia clínica, os tipos mais procurados são O+ e O-
Por conta do número elevado de feridos necessitados de transfusões, a todo momento chegam pedidos de bolsas de sangue no Hemoba, por isso, a fundação convoca, quem estiver apto, a doar sangue. Quanto aos tipos sanguíneos mais necessários neste momento, a técnica em patologia clínica, Rosana Luz, esclarece: “No caso de emergências, os mais procurados são O positivo (+) e O negativo (-). Foi uma tragédia em nossa região, e várias pessoas hospitalizadas”.
Muitos já se mobilizaram e foram doar, mas, ainda não é o suficiente. No local, o estudante Lucas França, que estava com a colega Raíssa Oliveira, afirmou: “Esta já é a segunda vez que doo sangue. Sabendo do ocorrido, lamentavelmente, viemos fazer nossa parte para vidas”.

Assim que ficaram sabendo da campanha, Lucas e Raíssa se dirigiram ao Hemoba

O Hemoba espera de braços abertos quem puder colaborar neste momento triste na região. É só comparecer a unidade localizado na av. Presidente Getúlio Vargas, 2909, Bela Vista, em frente a 24ª Ciretran, telefax: (73) 3011-2739 / 2740. Lembrando que é preciso ter mais de 16 anos e peso superior a 50 kg para ser doador. Gestantes e lactantes com crianças menores de 1 ano não podem doar. Assim que ficaram sabendo da campanha, Lucas e Raíssa se dirigiram ao Hemoba

Candidatos a desembargador defendem advocacia e reclamam de tratamento do judiciário

Candidatos a desembargador defendem advocacia e reclamam de tratamento do judiciário
O fortalecimento da advocacia e da melhora das condições de trabalho foram as  causas mais defendidas por todos os candidatos a desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que participaram do debate promovido pela Associação de Procuradores do Estado da bahia (Apeb), nesta quinta-feira (16).

Os postulantes ao cargo concorrem pelo Quinto Constitucional – vagas da Corte destinadas à advocacia. Durante todo o evento, os aspirantes a vaga no judiciário baiano reafirmaram a importância das prerrogativas dos advogados, prometeram defender a classe caso assumam o posto e se queixaram das dificuldades enfrentadas nos fóruns e o tratamento dispensado pela Justiça aos causídicos.

“O tratamento dado aos advogados pelos julgadores é deficitário, é humilhante”, desabafou a advogada e candidata Maria Sampaio das Mercês, mais conhecida como Lia Sampaio e única mulher a concorrer ao cargo. Em referência ao tema do debate, “Visões da Advocacia Pública”, todos os pleiteantes afirmaram ser necessário fortalecer a advocacia pública e não existir diferenças entre o procurador (advogado do Estado) e o advogado particular.

A discussão contou com três perguntas feitas pela plateia e que foram respondidas por cada um dos advogados separadamente. Os candidatos não fizeram perguntas entre si. As questões exigiram respostas eminentemente opinativas e abordaram a restauração da Câmara Especial de Direito Público, a responsabilização civil e criminal do procurador que tenha um cliente que descumpra uma ordem judicial, supostamente influenciado pelo parecer do defensor e a atuação do TJ-BA no caso de sentenças que oneram financeiramente a parte condenada. 

As respostas mais contundentes se referiam a culpabilidade do procurador, hipótese que todos alegaram ser absurda e ilógica. “O que acontece é que muitos juízes para obrigar o cumprimento de uma ordem querem responsabilizar os procuradores. Isso é mais comum na advocacia pública do que na privada. Mas de qualquer forma é uma total confusão entre cliente e parte”, criticou o candidato Maurício Kertzman Szporer.

A questão do prejuízo ao erário causado por certas sentenças também causou polêmica. “O julgador não pode se deixar intimidar pelo impacto financeiro e assim deixar de dar uma sentença coerente”. Ele tem um compromisso com a sociedade”,  afirmou o advogado Ricardo Albuqerque Meira. 

No total são quinze candidatos, mas apenas nove compareceram ao debate. Além de Lia, Kertzman e Meira também estiveram presentes Pedro Barachisio Lisboa, Oscimar Alves Torres. Graciliano José Mascarenhas Bonfim, Carlos Alberto Nova Filho e Ronaldo Melo Martins da Costa. Os advogados  que irão compor a lista sêxtupla da seccional baiana da Ordem dos Advogados (OAB-BA) serão eleitos de forma direta pelos causídicos baianos. O pleito será no dia 4 de junho.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Advogado explica ações que provocaram justiça a bloquear verba do município de Itamaraju

Advogado João Ademir Fontes explica como funcionam os precatórios

O advogado João Ademir Fontes de Araújo, que é também atual presidente da Subseção em Itamaraju da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, ao conceder uma entrevista ao radialista Marcos Duarte, da Rádio 99 FM, explicou o que seria os tais precatórios, como funcionam e como foram as ações movidas contra o município. Trata-se de uma ação coletiva que bloqueou R$ 1,9 milhão dos cofres do município e inviabilizou a realização da tradicional festa de São João da cidade, a ponto do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), ter convocado a imprensa na última segunda-feira (13) para explicar à sociedade sobre a situação financeira do município e cancelar os festejos juninos municipais.

O advogado João Ademir disse que os precatórios já vêm de várias administrações passadas, são processos de sete, oito, dez, quinze e vinte anos, que o município não pagou na época de gestões anteriores e o serventuário no caso reclamou na justiça, principalmente o FGTS que teria direito através dos contratos CLT (Carteira Assinada) e o município foi condenado a pagar, porque vários advogados da região entraram com reclamações trabalhistas e isso tem prazo e logicamente quando vence, o município é obrigado a pagar, pois hoje é considerado crédito alimentício.

O advogado ainda informou que a justiça bloqueou inicialmente em torno de R$ 900 mil, mas são vários advogados que reclamaram, então os advogados trabalhistas gradativamente estão recebendo de seus clientes de forma gradual. Ele lembra que o precatório é uma medida judicial, que não pode penhorar bens do serviço publico, porque o bem é impenhorável, mas neste caso entra no orçamento do próximo ano e agora venceu. No caso de Itamaraju se aguarda o dia 30 de junho para começar a se efetuar os pagamentos dos precatórios e assim sucessivamente, ou seja, “vai vencendo o município é obrigado a pagar sob pena de bloqueio das verbas do Fundo de Participação do Município”.

O repórter pergunta se o valor de R$ 900 mil implica no município e o que atrapalha nas atribuições do gestor. E o advogado João Ademir explica que quem tem dinheiro a receber de crédito, obviamente tem direito e o prefeito tem as suas atribuições, mas se ele é gestor “tem que pagar”. Ou seja, ele vai ter que realmente cumprir as determinações da justiça e embora não tenha sido ele que adquiriu este débito, mas a decisão chegou no período da sua administração e então vai ter a obrigação de quitar os precatórios.

O advogado João Ademir é autor de pelo menos trezentas reclamações trabalhistas na Justiça do Trabalho em desfavor do município de Itamaraju e somente seus clientes terão juntos o direito de receber um valor equivalente a R$ 450 mil, do montante de R$ 1.900,000,00 que o município foi condenado a pagar.

Gari ‘cantor’ comemora o dia e fala da da ‘necessidade de educar o cidadão’

Ele não fala inglês, espanhol, nem it aliano. Não é cantor, “e nem quer ser”, como gosta de frisar, mas é com um repertório que vai de Édith Piaf, passa por Michael Jackson e chega até Roberto Carlos, que o gari José Jorge de Jesus encara a rotina diária de seu trabalho no bairro da Liberdade, em Salvador.

Nesta quinta-feira (16), Jorge, como prefere ser chamado, comemora o dia do gari com sua história de amor à música e o pedido para que as pessoas dediquem alguns minutos à reflexão da importância da profissão desses trabalhadores que, segundo ele, “muitas vezes não são vistos pela sociedade”.

Conhecido na vizinhança como o “gari cantor”, Jorge conta de onde veio a paixão pela música. “O gosto é desde pequeno. Eu ouvia muito Roberto [Carlos], Michael [Jackson], gosto muito de cantar Roberto. Daí fui me interessando pela música, cheguei a cantar em palcos, brincadeiras de rua, mas nunca quis me envolver com o profissionalismo, e nem quero”, diz.

Garotinho pede abertura de sigilos após ser chamado de 'chefe de quadrilha'

Garotinho pede abertura de sigilos após ser chamado de 'chefe de quadrilha'
Após promover um bate-boca nesta quarta-feira (15) com o colega do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), o parlamentar Anthony Garotinho (PR-RJ) encaminhou nesta quinta (16) um documento à Mesa da Câmara para colocar à disposição seu sigilo fiscal e bancário para provar a "lisura de sua conduta como homem público". Durante a discussão, Caiado chegou a chamar o pepista de "chefe de quadrilha".

"Não vou levar para casa o que não sou", disse Garotinho, ao sugerir que o integrante da oposição pedisse desculpas. O democrata, por sua vez, alegou que é um homem de atitudes intempestivas e teria ficado indignado com as insinuações. Na ocasião, Garotinho sugeriu que a bancada do DEM votaria de acordo com interesses de lobistas.

"Se me excedi em alguma palavra, foi por indignação, pela maneira como atingiu todo o meu partido", respondeu Caiado, ao dizer que não guardaria ressentimentos. O deputado do DEM, no entanto, afirmou que a retratação viria se Garotinho também se retratasse.

Vítimas do acidente com ônibus que deixou 10 mortos e 19 feridos foram identificadas

Teixeira de Freitas: Na madrugada desta quarta-feira, 15 de maio, um acidente envolvendo um ônibus da Empresa Águia Branca, deixou 10 mortos e 19 feridos. Dessas 19 vítimas, uma encontra-se internada no Hospital Sobrasa e as outras no HMTF. O ônibus de prefixo 18730, placa policial ODF 8294, fazia a Linha Vitória/Itamaraju e o motorista perdeu o controle do ônibus, na curva conhecida como Curva da Tarifa, que fica no Km 896 da BR 101, local pertencente ao município de Caravelas.

Representantes da Empresa Águia Branca estavam no local dando suporte e confirmaram a quantia de 29 passageiros no percurso. Das 10 vítimas, 09 morreram no local, 01 no hospital municipal. As vítimas fatais foram identificadas como: 1) Maurício de Souza (motorista); 2)Elson de Oliveira; 3)Edna Oliveira Silva; 4) Maria D’Juda Francisca dos Santos; 5) Joselita Maria de Jesus; 6) Maria Isabel Marques de Bertolle; 7)Dalva Rodrigues Cacique; 8) Darli Back; 9) Cosma de Jesus de 10) Eduardo L. Silva.

As vítimas que foram socorridas ao hospital municipal foram identificadas como: 1) Delmiro Debosterina; 2) Rita de Cassia Lacerda; 3) Alessandro Jesus dos Santos (31 anos); 4) Weder Cabral Favoreto (33 anos); 5) Evandro Assis de Almeida (19 anos); 6) Clodomiro Antônio dos Santos (71 anos); 7) Joana Aparecida Silva (25 anos); 8) Claudeir de Oliveira; 9) Leandro Oliveira Silva (18 anos); 10) Marileide Guerreiro dos Santos (45 anos); 11) Ana Silva Santos; 12) Edenine de Zafião; 13) Elane Madalena Vaz; 14) Silas Santos Oliveira; 15) Maria de Lourdes Jesus Batista; 16) Claudiomar de Oliveira Vaz; 17) Maria D’Ajuda Assis de Almeida; 18) Juraci P. de Oliveira; 19)   Weliton C. Oliveira.
A operação contou com o apoio de várias unidades do SAMU da região; agentes da Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CIPE Mata Atlântica. Uma equipe da Polícia Civil, representada pelos delegados Dr. Marco Antônio Neves e Dr. William Telles estiveram no local e fizeram o levantamento cadavérico. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica, composta pelos peritos, Dr. Manuel Garrido, Dr. Bruno Melo, Alexson Magalhães, Pedro Paulo e Pablo Bonjardim estiveram no local e efetuaram a perícia.

Segundo o perito Bruno Melo, o motorista perdeu o controle do veículo, possivelmente por ter cochilado ou passado mal, pois não havia nenhum sinal de frenagem e aparentemente as barra de direção do ônibus encontrava-se sem danos, o que descarta falha mecânica no veículo. Segundo o perito coordenador, Manuel Garrido, foi necessário o apoio do Rabecão de Itamaraju para fazer a remoção dos corpos, que serão necropsiados no IML de Teixeira de Freitas pela perita médica “Ad Hoc”, Drª. Marcia Cunha e posteriormente liberado aos familiares para velório e sepulto.

O delegado William Telles, responsável pela Delegacia Territorial de Caravelas instaurou inquérito policial para apurar responsabilidades.

“GARI”, parabéns pelo o seu dia


Você sabe quem são os responsáveis por deixar todas as ruas da nossa cidade limpinhas e sem nenhuma sujeira? São os Garis! E hoje comemoramos o dia deles!

O gari é encarregado de recolher os lixos, limpar e varrer todas as ruas das cidades, parques e praças. Por isso hoje devemos mandar um grande abraço a todos esses incríveis profissionais, e também fazer nossa parte, jogando sempre o lixo no lixo. Além de estarmos contribuindo com o trabalho dos garis, nós também estaremos preservando os lugares que nós mesmos utilizamos.


Hoje queremos parabenizar todos os garis do município de Jucuruçu, pois sabemos de suas lutas do dia-a-dia e essa luta sempre foi de sol a sol, eles estão sempre na ativa, aqui em Jucuruçu, por exemplo, os nossos garis começam a trabalhar às 5 hs da manhã. E não podemos esquecer dos garis de Monte Azul, do distrito do Coqueiro, Água Limpa, Monte Azul, São João da Boa Nova, e Itamaraty. A prefeita Uberlândia Pereira está parabenizando todos vocês pelo seu dia.

Essa gente que trabalha No sol, na chuva sem esmorecer, Sabe como ninguém, limpar a sujeira que o povo deixa no chão está sempre a limpar uma cidade inteira.  Não esqueça, faça sua parte colabore enquanto é tempo, eles são trabalhadores dignos como os demais, mas tem gente hoje em dia que prefere ignorá-los. Nem ao menos cumprimenta nossos irmãos, lembrem-se eles são seres humanos. A vocês que se acham melhores dos demais; É bom lembrar a essa minoria, que a vida de um Gari é especial Pois foi Deus que lhes deu vida, Mostrando a eles o valor do trabalho digno que é ser um gari. Vamos aplaudir você Gari, Pois sua vida é um milagre.

Precisamos muito dos seus serviços, Sem você a sujeira invade nossa cidade, mas com zelo e destreza sabes cuidar, deixando limpas, ruas, avenidas e praças. Alguns com sua simpatia estão sempre a sorrir. Pois a vida não se resumiu em escravidão Gari, parabéns pra você. Sem vocês a cidade fica feia poluída e sem vida, muito obrigado por vocês existirem. Fica aqui o nosso reconhecimento por essa profissão tão ordeira que é ser GARI. PARABÉNS PELO O SEU DIA.

Elias marca e Flamengo avança à terceira fase da Copa do Brasil


Sem pensar na vantagem para se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil, o Flamengo entrou em campo na noite desta quarta-feira, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e acabou derrotando o Campinense por 2 a 1, garantindo a vaga na próxima fase da competição. Elias acabou sendo o heroi da partida, ao marcar o gol da vitória em um momento em que o clube não conseguia encaixar uma boa jogada.

Pela Copa do Brasil, o próximo compromisso do Flamengo será no dia 3 ou 10 de julho, após a disputa da Copa das Confederações, diante do ASA. Já no próximo dia 26, o Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro contra o Santos, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

GOLS RELÂMPAGOS AGITAM O PRIMEIRO TEMPO!

Por ter vencido o jogo de ida em Campina Grande por 2 a 1, o Flamengo começou a partida de uma maneira mais ofensiva. E logo aos cinco minutos, o clube carioca chegou ao primeiro gol de maneira inusitada. Após cruzamento da direita de Léo Moura, Wellington corta de cabeça, a bola bate no peito de Roberto Dias, e a jogada ainda tem a participação de Edvânio. Resultado? Roberto Dias faz gol contra, à favor do Flamengo, 1 a 0.

Logo no minuto seguinte, aos seis, mais um gol relâmpago agitou a partida. Desta vez, a favor do Campinense. Bismarck aproveitou falha na marcação de Ramon e igualou o marcador diante do Flamengo. Desempenho sofrível do lateral-esquerdo carioca, que poderia ter evitado o gol de empate em 1 a 1 do clube de Campina Grande.

O restante do primeito tempo foi com pouco brilho e criatividade por parte dos jogadores de Flamengo e Campinense. O que ainda valeu o destaque foi um gol bem anulado pela arbitragem aos 27 minutos, a favor do clube paraibano. Panda, em posição irregular, chutou forte entre Felipe e a trave, a bola acabou entrando, mas o auxiliar assinalou o impedimento.

ELIAS GARANTE A CLASSIFICAÇÃO!

O panorama apresentado durante o primeiro tempo não se modificou significamente ao longo da etapa final. Poucas jogadas de criatividade foram criadas pelos jogadores de ambas as equipes, que erravam na hora de fazerem o chamado último passe.

O primeiro bom ataque no segundo tempo aconteceu apenas aos 17 minutos. Rafinha dá bom passe para Elias. O volante do Flamengo entrou sozinho na área e chutou para o gol, rente a trave esquerda defendida pelo goleiro Pantera, do Campinense. O arqueiro paraibano também foi destaque aos 24 minutos, ao fazer uma linda defesa em chute do atacante Hernane.

Aos 32 minutos, o Flamengo garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Jogada de ataque criada, o estreante Paulinho, ex-XV de Piracicaba, acha o volante Elias livre dentro da grande área. O experiente jogador conseguiu finalizar e colocar o 2 a 1 à favor do Flamengo no marcador. O resultado se manteve até os últimos minutos, deixando os torcedores do Campinense tristes e os do Flamengo alegres.

Intelectual uruguaio critica Pelourinho: 'Cidades sul-americanas precisam aprender juntas'

Intelectual uruguaio critica Pelourinho: 'Cidades sul-americanas precisam aprender juntas'
Em visita a Salvador para participar do ArquiMemória, o arquiteto, intelectual e político uruguaio Mariano Arana, responsável pela requalificação do centro histórico de Montevidéu, obra de repercussão internacional, criticou o estado atual do Pelourinho, em Salvador. Para ele, o modelo adotado não corresponde ao desenvolvimento do local.

“Entristeço-me com o Pelourinho. Claro que todo mundo não pode morar ali, mas muita gente já não vive lá porque muitas moradias foram transformadas em comércio. Esperamos que a sensatez logre um equilíbrio para que a cidade não termine excessivamente especializada em uma só visão”, opinou,

 . Uma das soluções que Arana considera como viável é o investimento na fixação dos moradores. “Há e ter muito subsídio para eles seguirem vivendo onde nasceram seus pais e avós”, salientou. 



O arquiteto que falou nesta quarta-feira sobre o tema "A Dimensão Urbana (e Humana) do Patrimônio. O caso de Montevidéu", também afirmou que os lugares históricos precisam ter regras claras e permanentes de acordo com a realidade em que estão inseridos.

 “Essas partes específicas das cidades devem ser tratadas com normas especiais, e é preciso fazer com que essas normas se cumpram e não variem de acordo com interesses políticos ou econômicos, até inconfessáveis”, declarou. Mariano Arana comentou também que em muitas vezes o interesse imobiliário está por trás das mudanças negativas, mas não alivia em relação a seus pares.

 “Existem arquitetos que são menos sensíveis que muitos empresários”, advertiu. O uruguaio ainda lembrou que as cidades latino-americanas não precisam necessariamente copiar modelos europeus ou asiáticos. 
 

Em sua opinião, a resposta para os dilemas das cidades sul-americanas podem estar na troca de informações sobre projetos bem-sucedidos no continente. ”Nós todos temos que aprender juntos. Produzimos coisas distintas como [Oscar] Niemeyer, mas em tudo somos iguais e por isso podemos melhorar a vida de nossa gente”, refletiu, ao lembrar do arquiteto brasileiro morto em 2012, referência mundial na arquitetura. O professor ainda destacou os trabalhos de João Filgueiras Lima, o Lelé, “extraordinário”, e a importância da arte na construção do patrimônio das cidades.


 “Quando há talento e, sobretudo sensibilidade, podem nascer obras magníficas. Essas reflexões e experiências permitem que avancemos todos juntos”, completou. Mariano Arana foi um dos se engajaram na luta contra a ditadura de seu país, foi prefeito da capital uruguaia durante dez anos consecutivos e é aliado do atual presidente José Pepe Mojica.

Passageiros de ônibus da Águia Branca não usavam cinto, diz PRF

Os passageiros do ônibus da empresa Águia Branca que caiu em uma ribanceira no km 896 da rodovia BR-101, matando dez pessoas, não usavam cintos de segurança. A constatação foi feita pelo inspetor Liomário dos Santos Filho, chefe do Posto 3 da Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas. 

"Eu pude observar no local que os cintos estavam todos intactos. A parte interna do ônibus, o habitáculo dos passageiros, também foi bastante conservado. O ônibus sofreu mais danos na parte dianteira e na lateral esquerda", informou Liomário, acrescentando que se essas pessoas estivessem utilizando o item de segurança, as mortes ou lesões poderiam ter sido menores.

"Muitas pessoas foram lançadas para fora do veículo durante o momento que ele tombou”, completou. Uma passageiro preso ao cinto de segurança dificilmente é lançado para fora do veículo em caso de acidente.

Como base nessa constatação a assessoria de imprensa da Viação Águia Branca informou que todos os veículos da frota possuem cintos de segurança. Segundo a empresa, o procedimento padrão é de que, em todo início de viagem, o motorista oriente os passageiros sobre o uso do item, além de falar sobre as normas de segurança.


Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o uso do cinto de segurança é obrigatório para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional. As empresas de ônibus, além de disponibilizar o cinto de segurança, são obrigadas a informar aos passageiros que ele deve ser usado. 

O cinto


Um levantamento recente realizado por fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que trabalham em alguns dos principais terminais rodoviários do país, revelou que apenas 2% dos passageiros de ônibus em viagens interestaduais e intermunicipais usam o equipamento. 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prefeitura de Jucuruçu inicia preparativos para o São João 2013


A Praça Izabel já começou a ser preparada para receber a estrutura do São João
A Praça Izabel já começou a ser preparada
 para receber a estrutura do São João

Há pouco mais de dez dias do mês de junho, a prefeitura municipal de Jucuruçu já iniciou os preparativos para a festa de São João. No início da semana, a secretaria municipal de Obras, gerida pelo secretário, Gilmar Pereira da Silva, iniciou o serviço de preparação do espaço na Praça Izabel para receber a estrutura de som, palco e iluminação para o festejo junino.

A prefeitura também já começou a preparar o projeto de ornamentação do festejo que também contará com o barracão do Mercado Municipal. De acordo com a prefeita Uberlândia Pereira (PSD), o executivo realizará um evento que se encaixe nas finanças municipais, sem prejudicar o pagamento de servidores e o funcionalismo público.

“O planejamento foi para que a festa não atrapalhe o andamento da prefeitura, como acontecia em anos anteriores, em que funcionários ficavam sem receber por conta dos gastos dos festejos”, comentou a prefeita.

Expectativa
Segundo a prefeita Uberlândia, as expectativas são as melhores
Segundo a prefeita Uberlândia, as expectativas são as melhores

O São João de Jucuruçu já se tornou uma tradição cultural do município. A prefeitura aposta nessa tradição para reunir o maior número de festeiros regionais no evento junino. “O São João de Jucuruçu é uma tradição antiga e que deve atrair muita gente este ano, iremos preparar um evento a contento dos festeiro, e nossas expectativas são as melhores”, disse Uberlândia.

A Comissão Organizadora pretende definir as atrações e a programação da festa nos próximos dias, quando será feito o anúncio e lançamento do São João em um entrevista coletiva com a imprensa regional, segundo adiantou a prefeita.

Infor: PORTALN3

Morre a décima vítima do acidente com ônibus da Águia Branca; 19 permanecem internadas



Subiu para dez o número de mortos do acidente automobilístico ocorrido por volta das 05h20 da madrugada desta quarta-feira (15), na conhecida “Curva da Tarifa”, no Km 898 da rodovia BR-101, entre o distrito de Rancho Alegre, no município de Caravelas e a cidade de Teixeira de Freitas. 

Dezenove outros passageiros feridos, alguns em estado da grave, permanecem internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.


Segundo apurou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a hipótese mais provável é que o motorista Maurício de Souza, 26, natural de Teixeira de Freitas e que também morreu no acidente, em virtude da neblina, tenha perdido o controle da direção do veículo na curva e passado direto  rumo à ribanceira.

O impacto do acidente foi tão forte que o interior do ônibus de prefixo 18730 e placa ODF-8294/Cariacica-ES., que saiu de Vitória e seguia para Itamaraju, ficou destruído.
A décima vítima fatal é uma mulher, que não identificada até o momento. Dos dez mortos, três são do sexo masculino, sendo o motorista Maurício de Souza, 26 anos e os irmãos Claudeir de Oliveira e Elcir de Oliveira. As sete mulheres mortas ainda não foram identificadas.
Os feridos foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Não é descartada a hipótese que o número de mortos possa aumentar, devido ao estado muito grave de alguns passageiros.

Uma senhora, que seria de Itamaraju, até às 11h desta quarta-feira (15) permanecia presa esmagada debaixo da estrutura do ônibus.
Segundo o agente Sobral, do Posto 3 da Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas, em todos os seus anos de profissão, nunca tinha presenciado um acidente automobilístico nesta proporção.

Os corpos dos mortos estão no IML de Teixeira de Freitas e a identificação deve demorar até o final da tarde, já que em virtude do impacto e tombamento do ônibus, quase ninguém permaneceu com seus pertences e documentos em mãos.

Toda a estrutura da saúde do município de Teixeira de Freitas foi mobilizada para atendimento aos feridos.

Comissão da Verdade pede prorrogação dos trabalhos a Dilma

Comissão da Verdade pede prorrogação dos trabalhos a Dilma
Os membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentaram a presidente Dilma Rousseff um balanço das atividades do grupo e pediram que o prazo do funcionamento da comissão seja estendida. A apresentação foi feita nesta terça-feira (14).

A comissão completa um ano de criação nesta quinta-feira (16).  O decreto que criou o órgão prevê a conclusão dos trabalhos em maio de 2014. A extensão do prazo é uma reivindicação dos estudantes, comissões estaduais da Verdade, comitês de Memória e Justiça e centrais sindicais.

Para o coordenador da comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, a pressão da sociedade civil para prorrogação dos trabalhos do grupo “é benéfica para o aprofundamento dos trabalhos da comissão”. O governo ainda não se manifestou sobre uma possível extensão do prazo das atividades da Comissão da Verdade. A CNV foi criada para apurar violações aos direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar brasileira.

Jucuruçu Bahia

Prefeito de Brumado e vice são cassados pela Justiça Eleitoral
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, cassou na manhã desta quarta-feira (15) os diplomas do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), e sua vice, Cristina Gondim (PSDB). O magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral, que pedia a cassação do gestor e da vice-prefeita.

Ambos tiveram ainda seus direitos políticos suspensos por oito anos, segundo o Brumado Notícias. De acordo com o site, o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (sem partido) ainda teve seus direitos políticos cassados por oito anos por abuso de poder político e econômico. Ainda cabe recurso da decisão.

Palmeiras falha, perde para Tijuana no Pacaembu e dá adeus à Libertadores


As falhas do Palmeiras no Estádio do Pacaembu na noite desta terça-feira causaram a eliminação na Copa Libertadores. Jogando diante de mais de 36 mil torcedores, o time de Gilson Kleina viu Bruno entregar um gol e a defesa vacilar em outro na derrota por 2 a 1 para o Tijuana, do México. O resultado leva o time visitante às quartas de final da competição continental.

Bruno errou feio em gol de Riasco, no primeiro tempo. No início do segundo, Henrique cortou mal uma bola jogada na área e tornou possível o gol de Arce, em chute da intermediária. Souza ainda descontou, em cobrança de pênalti, e Kleber teve um gol anulado de forma polêmica e duvidosa. Como empatou por 0 a 0 no jogo de ida, em Tijuana, a equipe paulista precisava de vitória, que não veio.

 Assim, o Palmeiras passa a focar a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, competições do segundo semestre. O Tijuana vai às quartas de final enfrentar o Atlético-MG, time que eliminou o São Paulo nas oitavas. Datas e horários dos confrontos ainda não foram definidos. 

Negromonte Jr. contradiz TJ-BA e reivindica concursos para cartórios extrajudiciais

Negromonte Jr. contradiz TJ-BA e reivindica concursos para cartórios extrajudiciais
Em oposição às declarações do presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Mário Alberto Hirs, o deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não ter dado um parecer sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) aberta contra a lei de privatização dos cartórios baianos não impede que sejam realizados concursos para os órgãos extrajudiciais do estado.

 Em entrevista ao Bahia Notícias, o pepista, que preside a Comissão Extraordinária para Acompanhar a Privatização das Serventias Extrajudiciais, criticou a precariedade do atendimento nos tabelionatos e principalmente o fechamento do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis no dia 7 de maio, sem nenhum aviso prévio a população.

Na opinião do parlamentar, só a realização de concursos resolveria essa situação “caótica”. Negromonte afirma que o ministro do STF Dias Toffoli e a Corregedoria do Estado negam qualquer vículo entre a decisão da Suprema Corte e a demora na realização dos concursos. “Eu estive com o ministro Toffoli e ele me disse que as duas coisas não possuem nenhuma relação”, assegurou.

Em ofício enviado à Corregedoria no último dia 9, ele pediu esclarecimentos sobre o assunto. De acordo com o documento emitido pelo órgão, a apreciação da Adin não afeta de forma alguma a ocorrência das provas, já que a inconstitucionalidade apontada pela Procuradoria-Geral da República só diz respeito à migração dos titulares dos cartórios para a iniciativa privada na condição de delegatários.

Apesar de o presidente da Corte ter dito que tentou realizar os concursos, a única empresa que aceitou a incumbência, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), voltou atrás na decisão porque não teria estrutura para aplicar provas para 40 mil pessoas. Negromonte afirma que achou “estranho” o argumento da instituição.

“A Cespe fez um concurso para 45 mil inscritos no mês passado aqui em Salvador, como é que não pode fazer com 40 mil para o TJ-BA?”, questionou, ao se referir ao concurso da Polícia Civil cujas provas foram elaboradas pela empresa e contou com 45,5 mil inscrições. Ele tentará se reunir na próxima com a Cespe e o TJ-BA para discutir o problema.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura pede que médicos do SAMU voltem ao trabalho



A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), pediu hoje a sensibilidade dos médicos do SAMU para que retornem ao trabalho com o comprometimento da gestão de dar continuidade às negociações em torno do plano de carreira da categoria, por entender a especificidade do trabalho desses profissionais. Nesta terça-feira, o SAMU opera com 30% do efetivo de médicos devido à paralisação da categoria, iniciada às 7h.

Os demais profissionais do serviço igualmente capacitados para os atendimentos de urgência na capital baiana (enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas) atuam normalmente. Na quarta rodada de negociação, realizada ontem (, a SMS propôs dobrar para 100% a proposta de pagamento da gratificação, estendendo o benefício também para os profissionais com vínculo REDA.

 A proposta anterior previa o pagamento de 50% apenas para os estatutários. Uma outra reivindicação, que trata de melhores condições de trabalho, também já vem sendo atendida pela SMS, como a reforma da Central de Regulação do SAMU (em andamento) e adequações das bases descentralizadas. 

Malafaia critica decisão do CNJ de obrigar cartórios a celebrar casamento civil entre gays

Malafaia critica decisão do CNJ de obrigar cartórios a celebrar casamento civil entre gays
O pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, criticou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga os cartórios de todo o Brasil a celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, noticia o Estadão. "Não é competência do CNJ decidir sobre isso. 

O casamento de homossexuais é uma mudança de paradigma. A sociedade tem que decidir isso por meio de um plebiscito ou então por meio do Congresso Nacional. Não é uma canetada do CNJ que vai resolver a questão.", afirmou Malafaia, ao propor que a população seja consultada sobre o assunto. "Põe o plebiscito na rua para ver o que a sociedade quer.

Os movimentos gays iriam perder com certeza", aposta o pastor evangélico.

Estudante de Direito é preso acusado de chantagear ex-namorada com fotos íntimas

Estudante de Direito é preso acusado de chantagear ex-namorada com fotos íntimas
Acusado de chantagear e ameaçar publicar na internet fotos íntimas da ex-namorada de 19 anos, o estudante de Direito da Faculdade da Cidade do Salvador, Elber Gama Lima, ou "Gugu" Gama, como também é conhecido, 24, foi preso, nesta terça-feira (14), por investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Periperi), no Largo da Madragoa, na a Ribeira. 

Ele foi apreendido quando receberia R$ 200 da vítima, preço exigido pelo estudante para não expor a vítima, que trabalha como promotora de eventos. De acordo com a Polícia Civil, os dois iniciaram um relacionamento em agosto do ano passado, depois de se conhecerem em uma rede social, mas, com o fim do namoro, em janeiro deste ano, Elber passou a telefonar e enviar e-mails à namorada exigindo a quantia de R$ 50 para não exibir as fotos.

Ela pagou o dinheiro, mas, na semana passada, o chantagista voltou a ameaçá-la ao pedir mais R$ 200 reais. Ouvida pela titular da Deam/Periperi, delegada Vânia Nunes Seixas, a promotora de eventos disse que o ex-namorado usou a mesma ameaça para obrigá-la a fazer sexo com um amigo dele, identificado como “Laion”, que será convocado para prestar esclarecimentos. Elber foi autuado em flagrante por extorsão e ameaça e foi conduzido à carceragem da Deam/Brotas, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Universidade Federal do Sul da Bahia abre inscrições para ano letivo de 2014

Professor Naomar é o presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Através da Nota Pública 01/2013 a Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, acaba de notificar aos interessados em nela ingressar como estudantes que, como requisito ao processo seletivo dos cursos de Graduação, para o ano letivo de 2014, serão utilizados os escores padronizados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja inscrição no MEC encontra-se aberta a partir desta data, com encerramento previsto para o dia 27 do corrente. “O Edital específico referente aos processos seletivos pertinentes será publicado oportunamente”, finaliza a Nota assinada pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho – presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA).

No comunicado porém, não foi informado nenhum local para que os interessados possam adquirir mais informações, tampouco e-mail de contato. Aguarda-se para os próximos dias essas informações adicionais.

O Plano Orientador da UFESBA foi elaborado a partir de audiências públicas, seminários acadêmicos e oficinas de trabalho, além de visitas técnicas a todos os municípios da região, realizados entre outubro de 2011 e dezembro de 2012. De acordo com o Plano, a Universidade Federal do Sul da Bahia terá como eixos institucionais: excelência acadêmica; pluralidade pedagógica e flexibilidade, com diversidade metodológica e de áreas de formação; interface sistêmica com a Educação Básica; articulação interinstitucional na oferta de educação superior pública na Região; ampliação do acesso com inclusão social; eficiência, com uso otimizado de recursos públicos; sustentabilidade e impacto no desenvolvimento econômico, social e humano da Região.

O Plano Orientador da UFESBA foi elaborado a partir de audiências públicas, seminários acadêmicos e oficinas de trabalho, além de visitas técnicas a todos os municípios da região, realizados entre outubro de 2011 e dezembro de 2012. De acordo com o Plano, a Universidade Federal do Sul da Bahia terá como eixos institucionais: excelência acadêmica; pluralidade pedagógica e flexibilidade, com diversidade metodológica e de áreas de formação; interface sistêmica com a Educação Básica; articulação interinstitucional na oferta de educação superior pública na Região; ampliação do acesso com inclusão social; eficiência, com uso otimizado de recursos públicos; sustentabilidade e impacto no desenvolvimento econômico, social e humano do sul e extremo sul.

ENEM

Os estudantes já podem se inscrever  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). As inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. O edital previa que a inscrição seria aberta às 10h, mas às 9h45 o sistema já estava disponível. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.