Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de julho de 2020

Boletim Epidemiológico COVID-19 - Jucuruçu confirma 6 casos do Novocoronavirus



Nenhuma descrição de foto disponível.


️Boletim Epidemiológico COVID-19 (04/07)

A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, vem por meio deste, informar que nossa equipe volante acabou de testar mais 4 pessoas sendo 2 positivos e 2 negativos, totalizando 6 casos confirmados.

A secretaria de saúde tem monitorado e isolado os contatos destes pacientes!

Temos 108 pessoas notificados no Esus VE, sendo 13 pessoas classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido ou o RT- PCR para covid19, esse dado tem aumentado devido o grande número de casos confirmados nas cidades circunvizinhas e a execução das barreiras sanitárias educativas realizadas com o apoio das Secretarias de educação e Administração.

Vale lembrar que estaremos atualizando os dados ao final de cada semana epidemiológica, sempre as sexta-feiras ou em caso de alterações e o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

Brasil registra 1.091 mortes por covid em 24 horas e chega a 64.265 óbitos Segundo o Ministério da Saúde, o país soma 1.577.004 infectados pela doença



Sepultamento no Cemitério de Vila Formosa, em São Paulo; Brasil tem mais de 64 mil mortes pela covid-19 - ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


O Brasil registrou 1.091 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas segundo balanço divulgado no início da noite de hoje pelo Ministério da Saúde, chegando a 64.265 óbitos no total. 

Foi o quinto dia seguido que o país ultrapassou as mil mortes diárias, fato que havia ocorrido apenas uma vez durante a pandemia, entre 16 e 20 de junho.

Segundo o governo federal, o Brasil registrou mais 37.923 casos confirmados do novo coronavírus, totalizando 1.577.004 infectados.

Ainda de acordo com a pasta, o país tem 876.359 pessoas recuperadas e 636.380 em acompanhamento.

Ontem, a Saúde reportou 1.290 mortes ocorridas nas 24 horas anteriores e confirmadas na sexta-feira, maior número de registros desde o dia 23 de junho, quando contabilizou 1.374 óbitos reportados.

Quase 6 mil mortes em 5 dias

Com os índices confirmados hoje, o Brasil registrou quase 6 mil mortes por covid-19 nos últimos cinco dias.

O balanço do Ministério já havia trazido o registro de 1.290 mortes no dia 3 de julho, 1.252 no dia 2, 1.038 no dia 1º e 1.280 no dia 30 de junho. Com as 1.091 confirmadas no balanço de hoje, 5.951 óbitos foram registrados no período.

Entre os dias 16 e 20 de junho, os balanços diários também ultrapassaram as mil mortes: 1.282 no dia 16, 1.269 no dia 17, 1.238 no dia 18, 1.206 no dia 19 e 1.022 no dia 20, totalizando 6.107 óbitos.

Hoje mais cedo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou um aumento recorde nos casos globais de coronavírus, com o total aumentando em 212.326 em 24 horas.

As maiores elevações foram nos Estados Unidos, no Brasil e na Índia, de acordo com um relatório diário. 

O recorde anterior da OMS para novos casos era de 189.077 em 28 de junho. As mortes permaneceram estáveis em cerca de 5 mil por dia./UOL

OMS registra recorde de casos diários e retira hidroxicloroquina de testes



Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durate entrevista coletiva em Genebra -


A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu de forma definitiva retirar a hidroxicloroquina de seus testes realizados em dezenas de hospitais pelo mundo. O produto já havia sido suspenso diante da falta de resultados. Agora, a decisão é definitiva.

O anúncio ocorre no dia em que a agência aponta para um novo recorde de novos casos diários registrados. Em 24 horas, foram 212 mil novos casos, superando o recorde anterior de 189 mil no final de junho. A liderança continua sendo dos EUA, com 53 mil novos casos, contra 48 mil no Brasil, em segundo lugar.

Os números, para a entidade, são provas de que a pandemia não está nem perto de seu final. Os dados são coletados com um atraso de cerca de 24 horas, já que precisam incluir números de todos os 193 países. No total, a agência soma 10,9 milhões de casos e 523 mil mortes no mundo.

O novo recorde é ainda acompanhado pela notícia de que dois dos quatro tratamentos sob testes não funcionaram. A hidroxicloroquina é considerado pelo governo de Jair Bolsonaro como uma das esperanças de tratamento da covid-19 e chegou a ser alvo de uma cooperação entre o presidente brasileiro e Donald Trump. Nos EUA, a agência que regula o mercado de remédios retirou também a autorização emergencial para o uso do remédio.

Dias depois, à coluna, o Itamaraty respondeu que "a doação de doses de hidroxicloroquina foi feita pelo governo dos Estados Unidos e muito bem recebida pelo governo brasileiro".

"A doação chegou ao Brasil por via aérea e foi entregue ao Ministério da Saúde, a quem cabe a distribuição", disse a chancelaria, no dia 26 de junho.

Hoje, de acordo com um comunicado de imprensa, a OMS aceitou a recomendação do comitê que avalia os testes intencionais e que foram criados em março para encontrar um tratamento COVID-19 eficaz para pacientes hospitalizados.

Além da hidroxicloroquina, também foi retirado o lopinavir/ritonavir do processo.
"O Comitê Diretor Internacional formulou a recomendação à luz das evidências para hidroxicloroquina e para lopinavir/ritonavir e de uma revisão das evidências de todos os estudos apresentados na Cúpula da OMS sobre pesquisa e inovação COVID-19 de 1-2 de julho", indicou.

"Esses resultados de ensaios interinos mostram que a hidroxicloroquina e o lopinavir/ritonavir produzem pouca ou nenhuma redução na mortalidade de pacientes internados na COVID-19 quando comparados ao padrão de atendimento", destaca a OMS.
"Os pesquisadores dos testes interromperão os ensaios com efeito imediato", apontou.

"Para cada um dos medicamentos, os resultados interinos não fornecem evidências sólidas de aumento da mortalidade", indicou. Mas a entidade alerta que "alguns sinais de segurança" associados a um segundo teste ligado às operações da agência.

De acordo com a OMS, a decisão de suspender o teste se aplica apenas à condução dos testes em pacientes hospitalizados e "não afeta a possível avaliação em outros estudos de hidroxicloroquina ou lopinavir/ritonavir em pacientes não hospitalizados ou como profilaxia pré ou pós-exposição para a COVID-19"./UOL

Idoso é encontrado morto dentro de casebre em Medeiros Neto



[Idoso é encontrado morto dentro de casebre em Medeiros Neto ]


O corpo de um idoso foi encontrado neste sábado (4), em um casebre localizado nas dependências do Parque de Vaquejada de Medeiros Neto.

Ele foi identificado como Antônio Durval, de 63 anos de idade, que, segundo moradores, morava sozinho no local há vários anos.

Aparentemente ele não tinha família e os vizinhos é quem davam atenção, cuidavam e o alimentavam. De acordo com informações coletadas pela reportagem do MDD, ele foi visto ontem ainda com vida, mas, no final da tarde de hoje (4), uma pessoa que estava jogando futebol em um terreno próximo ao casebre resolveu procurá-lo para ver como estava, mas o encontrou já sem vida.

Ainda segundo relatos, o idoso tinha epilepsia e sofria com frequentes convulsões. A equipe do SAMU era chamada constantemente para medicá-lo.

A Polícia Militar esteve no local para confecção da ocorrência. O corpo do senhor Antônio Durval será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para necropsia.

A Assistência Social, por meio do CRAS, vai cuidar do sepultamento, uma vez que ele não tinha parentes./MDD

Teixeira tem mais um óbito pelo Covid 19, agora já são 29 mortes pala doença na cidade





Neste sábado, 04 de julho, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, 1 morte em decorrência do novo coronavírus e foram confirmados 4 novos casos do novo coronavírus. Nosso município atingiu o total de 1507 casos positivos, sendo que 188 são considerados ativos.

Óbitos

O óbito é de um homem, 66 anos. Ele estava internado na UPA 24.Tratava-se de um caso já confirmado. A morte aconteceu neste sábado.

Números

Teixeira de Freitas tem 1290 casos recuperados. Trata-se de 85,6 % de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 29 mortes.  A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,92%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito neste sábado, às 18 horas, são 22 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 9 clínicos e 13 UTI. Na UPA, de acordo com atualização feita hoje, 17h, são 8 internados. Sendo, no total: 30 pacientes./bahiaextremosul

ITAMARAJU- Comandante da 43ª CIPM comemora os bons resultados da segurança pública, obtidos na área da unidade





Nesta sexta-feira (03), a Major PM Sheila Kelly Ravani Rodrigues, comandante da 43ª Companhia Independente de Policia Militar, fez uma avaliação positiva do trabalho de prevenção e repressão do crime, que vem sendo realizado na área de responsabilidade territorial da unidade e que compreende os municípios de Itamaraju e Jucuruçu, ao confrontar os resultados obtidos no primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2019.

De acordo com o levantamento estatístico da Seção de Planejamento Operacional da 43ª CIPM, houve uma significativa redução dos crimes violentos letais intencionais (homicídios), em 56% (cinquenta e seis por cento), e dos crimes violentos contra o patrimônio (roubo), em 54% (cinquenta e quatro por cento), como consequência do aumento do número de armas de fogo apreendidas, de prisões em flagrante, de ações em repressão ao tráfico de drogas, associado ao aumento da visibilidade do policiamento preventivo nas ruas.

A comandante atribui os resultados favoráveis à intensificação do policiamento preventivo, com a otimização do emprego do policiamento, que leva em conta a dinâmica da mancha criminal na área da unidade e que considera os locais, os dias e horários de maior incidência da criminalidade, de modo a gerar uma maior sensação de segurança na comunidade.

Nesse sentido, a unidade, além do serviço rotineiro que é prestado, também implementou neste primeiro semestre a “Ronda Comercial” e a “Ronda Rural”, com guarnições extras e voltadas para a intensificação do policiamento, respectivamente, no comercio e nas comunidades interioranas dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu. Ademais, esse trabalho de prevenção e repressão do crime é reforçado pelas Operações “Varredura”, “Prevenção do CVLI”, “Pacto Pela Vida” e “Blitz todos os dias”.

“Temos realmente grandes motivos para comemorar esses resultados, pois a cidade de Itamaraju está entre as cidades do interior da Bahia que apresentaram as maiores taxa de redução da criminalidade. Saliente-se que o mês de junho do ano corrente, não houve na área da unidade registro de homicídio, algo que não ocorria desde novembro de 2018, e também a cidade de Jucuruçu teve uma redução de 100% nos homicídios no semestre, considerando o igual período do ano anterior.

major-itamarajujpg

Obviamente esse resultado positivo é reflexo do comprometimento dos nossos policiais militares com a proteção da sociedade, associado ao apoio recebido das unidades especializadas da Corporação, como a Cipe/Mata Atlântica (CAEMA), a Rondesp/Sul e a CIPPA/Porto Seguro, além da parceria com a Policia Civil, onde as forças de segurança atuam de forma integrada, numa verdadeira corrente do bem.”, comemorou a Major Kelly Ravani./Ascom43CIPM

Corpos de três crianças que sumiram após embarcação virar na Bahia são achados; duas pessoas continuam desaparecidas



Corpos de duas crianças que sumiram após embarcação virar na Bahia são achados; três pessoas estão desaparecidas. — Foto: Dalton Soares / TV Bahia


Os corpos de três das quatro crianças que sumiram após a embarcação em que estavam virar no Rio Paraguaçu, na altura de Cabaceiras do Paraguaçu, no recôncavo da Bahia, foram achados na manhã deste sábado (4). Duas pessoas continuam desaparecidas.

Segundo informações colhidas no local, os corpos são de Anatália Pereira do Nascimento, 14 anos, e Adriele Soares, 9 anos. Eles foram localizados entre as 6h e 8h, três dias após o acidente, pelo irmão e primo das vítimas.

Caso ocorreu em Cabaceiras do Paraguaçu — Foto: Blog Bahia 10

Já o terceiro corpo, de Luis Felipe Pereira de Sá, 5 anos, foi localizado por volta das 11h. O Corpo de Bombeiros afirmou que corpo foi achado pelo 13°GBM/Gmar e do 2°GBM/Feira de Santana.

Caso ocorreu em Cabaceiras do Paraguaçu — Foto: Blog Bahia 10

O acidente ocorreu na quarta-feira (1º). Familiares e amigos começaram as buscas ainda no mesmo dia. O Corpo de Bombeiros chegou na cidade na tarde da quinta-feira (2) para iniciar a procura. Na sexta-feira (3), Bombeiros e Marinha ampliaram área de buscas.

Cauã, 11 anos, desapareceu em naufrágio de canoa no Rio Paraguaçu — Foto: Reprodução/TV Bahia
Cauã, 11 anos, desapareceu em naufrágio de canoa no Rio Paraguaçu — Foto: Reprodução/TV Bahia


Em entrevista à TV Bahia, Priscila Leôncio, tia das crianças, disse que elas foram visitar a bisavó por alguns dias e quiseram voltar para casa, na quarta, de barco.

Luís Felipe, 5 anos, desapareceu em naufrágio de canoa no Rio Paraguaçu — Foto: Reprodução/TV Bahia
Luís Felipe, 5 anos, desapareceu em naufrágio de canoa no Rio Paraguaçu — Foto: Reprodução/TV Bahia

As quatro crianças, o tio e um amigo dele seguiram na canoa. A embarcação virou no meio do rio e apenas o tio das crianças, Paulo Roberto, conseguiu chegar às margens para pedir ajuda. As crianças não sabem nadar.

Roque, 50 anos, desapareceu em naufrágio de canoa no Rio Paraguaçu — Foto: Reprodução/TV Bahia
Roque, 50 anos, desapareceu em naufrágio de canoa no Rio Paraguaçu — Foto: Reprodução/TV Bahia

Paulo é pai de um dos desaparecidas, Natália, de 14 anos. Ele conduzia a canoa quando o acidente aconteceu. Paulo contou que a embarcação tombou e rapidamente entrou água, o que fez a canoa afundar./G1 Bahia

Enfermeira diretora da maternidade Albert Sabin morre em Salvador em decorrência da Covid-19



Enfermeira diretora da maternidade Albert Sabin morre em decorrência da Covid-19 — Foto: Reprodução/Instagram


Morreu em Salvador, na noite de sexta-feira (3), em decorrência da Covid-19, a enfermeira Maria da Conceição Santos de Jesus. Diretora da maternidade Albert Sabin, Maria da Conceição tinha 71 anos, sendo 30 deles dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em postagem nas redes sociais, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamento a morte da enfermeira, que atuava há 26 anos na Albert Sabin.

"É com imenso pesar que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informa o falecimento da enfermeira Maria da Conceição Santos de Jesus, na noite de ontem, em Salvador. Conceição, que teve o sonho de atuar no serviço público concretizado, dedicou a sua vida a cuidar de vidas baianas. Neste momento, profissionais de saúde são heróis, mas também estão entre as vítimas da Covid-19 no estado", disse o secretário.

Vilas-Boas ainda falou que Maria do Conceição era uma pessoa boníssima, profissional exemplar e que sentirá muito falta dela.

Na postagem, Vilas-Boas ainda deixa um recado para a população, pedindo que as pessoas respeitem o isolamento social.

"Nós não vamos recuar para proteger aqueles que estão na linha de frente, dando o melhor de si para que você e sua família preserve o que há de mais precioso: a vida. Obrigado por estarem ao nosso lado, cumprindo a missão estabelecida pelo governador @ruicostaoficial de salvar vidas.

Eles estiveram e estarão lá por você. Fique em casa./G1

Deslizamento de rochas assusta moradores do município de Guaratinga



Deslizamento de rochas provocaram bloqueio em curso de rio

Um deslizamento de rochas assustou moradores do município de Guaratinga, no sul da Bahia, na noite de domingo (21). Um vídeo gravado por um morador flagrou plantações de cacau e bananas destruídas. Ninguém ficou ferido.

Segundo os moradores, as rochas cederam por volta das 19h40, no povoado de São João do Sul. A montanha de pedras que fica no local tem cerca de 400 metros.

De acordo com o engenheiro civil Luiz Edmundo Campos, o deslizamento pode ter sido causado pela chuva, porque pode ocorrer infiltração de água na fissura da rocha quando o local não tem serviços para retiradas de pedras e construções de estradas.

A Defesa Civil de Guaratinga foi até o local na tarde desta segunda-feira (22) e isolou a área.

Já foram registrados outros dois deslizamentos de rochas em Guaratinga. O primeiro aconteceu em maio de 2018, quando uma rocha com cerca de 50 toneladas despencou de um paredão e destruiu parte da plantação de uma propriedade. Não houve feridos.

O último registro aconteceu em fevereiro do ano passado, na localidade do Córrego do Ouro, na zona rural de Guaratinga. Uma semana antes, a cidade teve tremores de terra de 2,5 graus na escala Richter./G1 Bahia

Prado: Moradores do distrito do Guarani reclamam de abandono do poder público





A comunidade do Distrito do Guarani, se diz abandonada e sofrendo com o descaso do poder público. Ruas sem condições de tráfego; esgoto a céu aberto; posto de saúde sem medicamentos, são algumas das reclamações dos moradores.

Segundo o relato, os moradores estão cansados de pedir para a Prefeitura, e até mesmo socorro para o vereador Jorginho, mas os problemas persistem.

“Aqui em nosso bairro a prefeitura não faz porque não quer. O uso de máquina de terraplanagem e caminhões de cascalho já resolveria parte do problema. 

Nosso posto de saúde não tem medicamentos. Quando falamos ao vereador Jorginho sobre o problema ele diz que não é o prefeito do município e que tem que cobrar a prefeita” disse um morador que preferiu não se identificar temendo retaliações por ser contratado.

“As ruas com buracos imensos que enchem de água e lama em épocas chuvosas atrapalham constantemente a nossa vida. A prefeitura não manda o limpador de fossa, estamos abandonados. Estamos cansados de protocolar pedidos às autoridades para que algo seja feito em nossa região”, complementa indignado.

Outro morador relatou na sua rede social (facebook), mais um descaso no distrito de Guarani, local onde a maioria das ruas não são calçadas e a situação precária vem deixando os moradores revoltados com a administração.

“Ninguém resolve esse problema! Os moradores não merecem viver assim”, disse Marcos Chaves.

Segundo imagens fornecidas pela comunidade, é perceptível a dificuldade dos moradores em sair de suas casas por conta da situação das ruas.

Oferecer uma infraestrutura digna para a população de todo território pradense é mais que obrigação da prefeitura, é um dever tendo em vista o alto valor arrecadado pelo município. Além de tudo, é ter respeito pela população./pradonoticia

Antes de morrer de covid-19 em Salvador-Ba., jovem manda áudio: ‘Vão desligar os aparelhos’





Leandro Santos Azevedo, de 19 anos de idade, morreu de Covid-19. em Salvador Bahia (BA), no último dia 30. Porém, antes de falecer, o garoto fez uma denúncia: mandou uma mensagem de áudio para a família afirmando que a equipe médica planejava desligar seus aparelhos após entubá-lo.

A família do jovem, que ficou internado no Hospital de Campanha do Wet’n Wild, na capital baiana, contou que ele testou positivo para a doença causada pelo novo coronavírus um dia antes de morrer. E antes de ser entubado, mandou uma mensagem para a família bastante assustado afirmando que seria entubado e, após o procedimento, os médicos iriam desligar os aparelhos que o mantinham vivo.

“Eles vão me entubar todo aqui, véi. Vão desligar o aparelho. […] Venha aqui amanhã”, disse em áudio enviado para a namorada, Talyta Fernandes. Durante a troca de mensagens, a moça pergunta para Leandro como ele está. Como resposta, o jovem comenta sobre a entubação. Ela então pergunta: “Você está entubado?”. E ele responde, também por áudio, que não está entubado e pede para ela ir ao hospital no dia seguinte. Talyta então pergunta o que Leandro está sentindo, e ele responde que está “bem melhor”. Em seguida, ele afirma que será entubado e que o aparelho seria desligado por três dias.

De acordo com o G1, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que entubação ocorreu por causa de piora no quadro do paciente.

A SMS pontuou também que, devido a complicações do estado clínico do paciente, a equipe médica optou pela entubação. A nota afirmou também que uma equipe técnica da SMS, responsável pela fiscalização das metas qualitativas dos atendimentos ofertados à população pelas empresas terceirizadas, fará apuração dos fatos.

Talyta detalhou que o áudio foi mandando pelo namorado na noite de segunda-feira, 29. “Fui tentando deixar ele calmo. Fui dizendo que não ocorreria nada com ele. Ele começou a mandar fotos. Ele falou que iria dormir e continuei mandando mensagem para ele. A última mensagem que mandei, com uma corrente de oração, foi 1h da manhã”, afirmou. Leandro morreu na madrugada de terça-feira.

“Quando a médica chegou, ela falou que Leandro vomitou. Disse que a saturação dele baixou e que por isso fizeram a entubação, quando deu parada cardíaca e ele morreu”, completou.

Por fim, Talyta disse que tinha planos de morar com o namorado e lamentou: “Ele era uma pessoa muito incrível. Era um menino de coração muito bom. Muito querido, muito mesmo. Ele era um bom menino com a família. A gente tinha acabado de alugar uma casa. A gente iria morar junto. Infelizmente não aconteceu”./Catraca Livre

Itanhém registra segundo óbito pela Covid-19 e casos já passam de 100





Um aposentado de 80 anos morreu por complicações da Covid-19, nesta segunda-feira (29), na cidade de Itanhém. Este é o segundo óbito registrado pela secretaria da Saúde em seu boletim epidemiológico. O primeiro óbito foi o do caminhoneiro Marcelo Silva Guimarães, de 54 anos, que morreu em Floriano, no estado do Piauí.

O número de infectados no município já passa de 100 casos. Esse número seria muito menor se as pessoas com sintomas da doença não tivessem procurado a rede particular para fazer a testagem, o que mostra, inequivocamente, a existência de subnotificação da doença no município.

Nas redes sociais o que se vê são críticas à administração da prefeita Zulma Pinheiro (MDB) pela desatenção em referência à prevenção do novo coronavírus. Recentemente a Saúde do município emitiu nota admitindo que a transmissão já se dá de forma comunitária.

Há também críticas de vítimas da Covid-19 que reclamam duramente da falta de assistência ou da assistência inadequada por parte da secretária da Saúde./aguapretanews

Mais duas mortes por Covid-19 em Teixeira: Casos positivis chegam a 1503



Teixeira chega a 28 óbitos e tem 186 casos ativos de covid-19 ...


Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, 02 mortes em decorrência do novo coronavírus. São ainda 40 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1503 casos positivos, sendo que 186 são considerados ativos.

Óbitos

Os óbitos registrados são de uma mulher, 64 anos, que faleceu ontem à noite na UPA e um homem, 59 anos, que estava internado na UTI de Campanha no HMTF.

Números

Teixeira de Freitas tem 1289 casos recuperados. Trata-se de 85,76 % de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 28 mortes.  A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,86%./liberdadenews

Coronavírus - Feira de Santana bate recorde e registra 258 casos de coronavírus em 24 horas



[Feira de Santana bate recorde e registra 258 casos de coronavírus em 24 horas ]


Feira de Santana registrou, nesta sexta-feira (3), duas mortes e 258 casos de coronavírus, número recorde de infectados no município em apenas um dia. Onze pacientes foram internados e 103 se recuperaram.

De março até hoje, a cidade contabiliza 4.134 diagnosticados com a Covid-19 e 67 mortes causadas pela doença. São considerados casos ativos 2.132 pacientes. Outros 423 aguardam o resultado de exames para confirmar se estão com coronavírus.

De acordo com O Protagonista FSA, os dez bairros que concentram o maior número de infectados pela doença são: SIM com 281 casos; Tomba com 238; Jardim Cruzeiro com 157; Mangabeira 155; Papagaio 141; Campo Limpo 140; Santa Mônica 118; Parque Ipê 117; Gabriela 112 e Brasília 109. Ao todo, eles registraram 1.568 diagnosticados com o coronavírus./bnews

Justiça - PDT aciona o STF para obrigar Bolsonaro a determinar o uso de máscaras em comércios, igrejas e escolas



[PDT aciona o STF para obrigar Bolsonaro a determinar o uso de máscaras em comércios, igrejas e escolas]


O PDT recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (3), para tentar suspender o veto do presidente Jair Bolsonaro à parte da Lei 14.019/2020, que obriga o uso de máscaras para circulação em órgãos e entidades públicas e em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos, instituições de ensino e demais locais fechados onde haja reunião de pessoas.

Na ação, o partido alerta que a medida adota por Bolsonaro descumpre normas adotadas por autoridades estaduais e municipais. "A extrema urgência emerge no fato de que o veto ostenta caráter permissivo, notadamente para que as pessoas não utilizem máscara de proteção individual em locais de grande circulação, bem como descumpram normas locais", destaca o documento. As informações são do colunista d’O Globo, Nelson Lima Neto.

A sanção parcial da lei saiu na edição de hoje do Diário Oficial da União. Bolsonaro definiu que os estabelecimentos não são obrigados a dar máscaras gratuitamente a seus funcionários. O presidente também determinou que o poder público não é forçado a fornecer o material de proteção à população economicamente desfavorecida. Além disso, ele excluiu da proposta o agravamento da punição para infratores reincidentes ou que deixassem de usar máscara em ambientes fechados.

Os trechos vetados retornarão para análise do Congresso Nacional, que poderá aceitar ou derrubar as decisões de Bolsonaro./bnews

Queiroz tem refeições preparadas separadamente para reduzir risco de envenenamento



[Queiroz tem refeições preparadas separadamente para reduzir risco de envenenamento]



A comida do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, tem sido preparada separadamente das dos demais detentos do presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, onde ele está detido há duas semanas. O objetivo do cuidado extra é evitar riscos de envenenamentos.

Durante seu depoimento ao Ministério Público, Queiroz chegou a reclamar da qualidade das refeições oferecidas no presídio. As informações são da colunista de O Globo Bela Megale.

O ex-assessor é peça-chave na investigação das “rachadinhas” no gabinete de Flávio. Com receio de queima de arquivo, a segurança de Queiroz tem sido motivo de preocupação por parte de autoridades policiais.

Após investigações, ele foi encontrado na casa de Frederick Wassef, que, na época, era advogado do senador e do presidente Jair Bolsonaro./bnews 

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Mais 1 novo caso de coronavírus no município de Jucuruçu



Nenhuma descrição de foto disponível.


️Boletim Epidemiológico COVID-19 (03/07)

A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, vem por meio deste, informar a ocorrência de mais 1 novo caso de coronavírus no município de Jucuruçu.

Foram realizados durante essa sexta feira dia 03, a coleta de alguns casos suspeitos e dentre eles apenas um foi confirmado. Também estamos aguardando amostras em análise no Lacen de salvador!

A secretaria de saúde tem monitorado e isolado os contatos destes pacientes! Vale lembrar que os pacientes curados ainda estão em isolamento até q todos os familiares estejam livres de suspeitas.

Temos 108 pessoas notificados no Esus VE, sendo 17 pessoas classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido ou o RT- PCR para covid19, esse dado tem aumentado devido o grande número de casos confirmados nas cidades circunvizinhas e a execução das barreiras sanitárias educativas realizadas com o apoio das Secretarias de educação e Administração.

Vale lembrar que estaremos atualizando os dados ao final de cada semana epidemiológica, sempre as sexta-feiras ou em caso de alterações e o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

Boletim Extremo Sul: os casos de coronavírus nesta quinta-feira, 02 de julho



blank



Diariamente, o jornal OSollo atualiza as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Extremo Sul através das secretarias municipais de Saúde.

Você também pode acessar o boletim emitido pela Secretaria do Estado, clicando aqui.

Confira os destaques entre confirmados, recuperados, óbitos e leitos informados nesta quinta-feira, 02 de julho:

Obs.: Algumas secretarias podem não ter divulgado seus boletins até o fechamento desta edição. Os números podem ser atualizados a qualquer momento.

Costa das Baleias

Alcobaça acumula o total de 86 casos confirmados, sendo 60 já recuperados. Já haviam sido notificados 364 casos e 178 pessoas ao todo estavam sendo monitoradas. 01 óbito também consta no boletim desde o dia 09.

Caravelas acumulava, até ontem (1º), o total de 52 confirmados (06 novos), sendo 23 recuperados. Já haviam sido notificados 248 casos e 01 aguardava resultado de exame.

Ibirapuã permanece com o total de 57 casos confirmados. Destes, 52 estão recuperados e houve 01 óbito até então. Entre os casos ainda ativos, 02 estão internados. 08 pessoas estão aguardando resultado.

Um teste positivo foi feito na rede privada, mas o paciente é morador de outra cidade, onde deve constar o registro.

Itamaraju acumula o total de 589 casos confirmados (32 novos), sendo 433 recuperados e 142 em recuperação. Há 05 pacientes em internamento hospitalar.

O 14º óbito foi registrado hoje. Trata-se de uma mulher, de 59 anos, que estava internada no hospital local.

Itanhém acumulava ontem (30) o total de 109 casos confirmados, sendo 19 recuperados. 48 pessoas aguardavam resultado e havia 02 óbitos registrados.

Jucuruçu acumulava, até ontem (1º), o total de 03 casos confirmados, tendo ainda 27 suspeitos.

Lajedão acumulava, até ontem (1º), o total de 04 casos confirmados, sendo todos recuperados. 03 eram monitorados e 25 casos já haviam sido descartados (resultado negativo).

Medeiros Neto acumula 108 casos confirmados (03 novos), sendo 74 recuperados e 02 óbitos. 04 aguardam resultado.

Mucuri acumula 162 casos confirmados (07 novos), sendo 103 recuperados. Há 04 óbitos registrados e 09 estão internados (entre estes, 01 suspeitos).

Nova Viçosa acumula o total de 157 casos confirmados, sendo 114 recuperados. Há 04 óbitos registrados e 19 aguardando resultado de exames.

Prado permanece com o total de 121 confirmados, sendo 72 recuperados. Há 04 internados e 10 aguardam resultado. Foram registrados 03 óbitos.

Teixeira de Freitas acumula o total de 1.463 casos confirmados (50novos), sendo 1.213 recuperados e 224 ainda ativos. Há 30 pacientes em internamento hospitalar.

Mais 02 óbitos foram registrados hoje, chegando a 26. Leia detalhes aqui.

Vereda permanece com total de 31 casos confirmados, sendo 22 recuperados e 01 óbito registrado. Há ainda 19 suspeitos.

Costa do Descobrimento

Belmonte acumula o total de 88 casos confirmados, sendo 41 recuperados e 02 óbitos. 13 pessoas aguardavam resultado de exame.

Eunápolis acumula 727 pacientes confirmados (20 novos), sendo 568 já recuperados, 140 ativos e 16 internamentos.

O 19º óbito, registrado hoje, trata-se de um homem de 47 anos, que faleceu no dia 21 do mês passado, em Vitória da Conquista.

Guaratinga acumula o total de 68 casos confirmados, sendo 35 recuperados e 02 óbitos. 25 pessoas constam como suspeitas.

Itabela acumula 119 casos confirmados, sendo 56 já recuperados, 03 internados e 01 óbito. Foram notificados 200 casos ao todo e 18 ainda aguardam resultado de exame.

Itagimirim acumula o total de 06 casos confirmados, sendo 02 recuperados. Há 04 casos suspeitos e 120 em monitoramento.

Itapebi acumulava ontem (1º) o total de 84 casos confirmados, sendo 67 recuperados e 03 em internamento. Foi registrado o 1º óbito.

Porto Seguro acumula 571 confirmados, sendo 238 recuperados. São 315 em isolamento, 12 internados e 06 óbitos.

A ocupação de leitos exclusivos para UTI Covid-19 está em 100%; já a Enfermaria, em 41%. São somados os pacientes suspeitos e positivos.

Santa Cruz Cabrália acumula o total de 124 casos confirmados, sendo 105 recuperados, 03 internados e 01 óbito. 44 pessoas aguardam exame/teste.

A BAHIA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.864 casos de covid-19 (taxa de crescimento de +3,7% ), 45 óbitos (+2,4%) e 2.410 curados (+4,7).

Dos 79.349 casos confirmados desde o início da pandemia, 53.334 já são considerados curados, 24.068 encontram-se ativos e 1.947 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,09%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.986,24), Gandu (1.897,97), Ipiaú (1.569,55), Uruçuca (1.447,44) e Itabuna (1.291,61)./ osollo

Quem é Águia da Civil? Conheça um pouco deste guerreiro





Wellington Sousa dos Santos, mais conhecido como “Águia da Civil”, tem 47 anos, natural de Coaraci, casado e tem três filhos e é agente da Polícia Civil do estado da Bahia.

Em entrevista ao site maisteixeira Wellington mais conhecido como “Águia da Civil” contou um pouco da sua história de vida e como veio morar na cidade de Teixeira de Freitas.

Segundo Águia ele nasceu na cidade de Coaraci no Sul da Bahia, o qual ele tem o maior orgulho, e hoje é morador de Teixeira de Freitas, pois veio para o extremo sul porque aqui também ele tem raízes, o qual dois dos seus três filhos nasceu no hospital Sobrasa e o mais velho nasceu em Itabuna e se encontra estudando em Salvador.

Ainda de acordo Águia da Civil o qual tem orgulho de ser chamado assim pelos seus amigos e colegas de trabalho. Assim que formou pela Academia da Polícia Civil da Bahia “Acadepol” em 1997, veio para o extremo sul o qual tem o maior orgulho de participar de forma honesta ao combate ao crime não só no estado da Bahia e correspondendo também parceria com outros estados, é importante desenvolver um trabalho social que abrange o anseio da sociedade, e fazer parte da segurança pública hoje é está junto da comunidade, saber as demandas do povo. 

Águia ainda lembrou que tudo que ele aprendeu, foi com seu pai que foi policial militar, do segundo Batalhão Dois de Ouro da cidade de Ilhéus o “Capitão Diogo”, o qual lhe ensinou muito a combater a marginalidade. O agente da Polícia Civil Águia, ainda lembrou os locais de atuações como investigador da Polícia Civil o qual teve o maior orgulho em falar do delegado que na época era regional o saudoso Dr. Cupertino e do colega investigador que fez um ótimo trabalho tanto na polícia civil e na “Casa legislativa” o Luiz Henrique “Lula” o qual também lhe acolheu, não só ele mais sim a turma nova da Polícia civil que tinha acabado de se formar, naquele ano, logo após o agente Águia foi transferido para a cidade de Itanhém, foi onde ele juntamente mais os colegas fizeram as suas carreiras com o apoio do delegado Dr. Jorge Nascimento que hoje se encontra aposentado.

Ao lembra-se de sua passagem pela Delegacia Especializada no Atendimento á Mulher (DEAM) Águia da Civil se emocionou, ao falar, que ele estava terminando o curso de direito, e a sua manografia seria a respeito á lei Maria da Penha, ao qual ele defendeu, pois ele acha absurdo um pai se agressor de sua própria família. Pois foi onde ele desempenhou ao combate a violência contra a mulher assim sendo uns dos pioneiros da (DEAM), e assumindo a chefia do setor de investigação (SI) que era comandado na época pela delegada Dra. Kátia, foi um trabalho louvável onde desvendamos muitos crimes contra as mulheres.

E para terminar Águia nos informou que há mais de quatro anos que retornou para sede da 8ª COORPIN, aonde vem trabalhando no plantão que é coordenada pela delegada Dra. Valéria Chaves e tem como delegado titular Ricardo Amaral, além deles tem outros colegas que vem fazendo um ótimo trabalho, mais neste exato momento eu estou afastado da função de investigador, pois resolvi colocar o meu nome a disposição da política com pré-candidato a vereador. Finalizou Águia da Civil./maisteixeira

Brasil passa de 62,3 mil mortes com 1.508.991 casos de coronavírus





O Brasil tem 62.304 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta sexta-feira (3), segundo levantamento feito por um consórcio de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde do país.

No boletim anterior, divulgado às 8h, o Brasil tinha 62.045 mortos e 1.502.424 casos confirmados. O consórcio divulgou na quinta-feira (2), às 20h, o 25º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento. Desde então, CE, DF, GO, MG, MS, PE, PI, RN, RR e TO divulgaram novos dados.

Os dados são resultado de trabalho conjunto entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL que começou em 8 de junho. São contabilizados dados dos 26 estados e do Distrito Federal.

A iniciativa começou depois que o governo Jair Bolsonaro passou a divulgar mais tarde, e de maneira mais restrita, os dados sobre a covid-19. A ideia é mostrar um quadro claro e completo da situação da pandemia no país para os brasileiros.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar.

Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional./correio24horas

MORTE EM BAIXA Cidades do interior da Bahia registram queda de 25% das mortes violentas



Foto/Reprodução


Composto por 403 cidades, o interior da Bahia registrou uma queda de 25% das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolorosa seguida de morte) no mês de Junho. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia contabilizou 221 ocorrências este ano, contra 298 no mesmo período do ano passado.

As ações de inteligência no combate ao tráfico de drogas foi, segundo o delegado Flávio Góis, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

“Esse é um problema nacional, presente nas grandes metrópoles e também nos municípios do interior. Temos uma equipe itinerante, a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati), empregada sempre que alguma região ou cidade aponta crescimento. Vivemos cada dia buscando o melhor resultado”, contou.

Entre as cidades com maiores reduções estão São Felipe (-100%), Una (-90,9%), Araci (-86%), Guanambi (-75%), Itamaraju (-45%), Porto Seguro (-31%), Teixeira de Freitas (-27%), Itabuna (-19%), Juazeiro (-16%) e Vitória da Conquista (-15%).

“Não existe mágica. Trabalhamos de forma incessante e comemoramos essas reduções, sabendo que mais na frente novos problemas se apresentarão”, disse o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro./correio24horas

Recém-nascido morre após ser atendido em hospital na Bahia e família denuncia negligência





Um casal que mora em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, está desesperado após a morte do filho, que ocorreu no último domingo (28), dois dias após o nascimento da criança. Um dia após alta médica, o bebê começou a ficar com o corpo roxo e foi levado para o Hospital Regional de Eunápolis, onde nasceu.

Segundo Scarlat Soares de Oliveira, o recém-nascido, que se chamava Lorenzo, foi atendido, primeiro, por uma médica clínica, que indicou massagens. "Ela falou: 'mãezinha, isso é normal, todo recém-nascido passa por isso, é só fazer massagem no peito dele'", contou a mãe do bebê.

No entanto, o estado de saúde de Lorenzo era grave e ele precisou ser entubado, no mesmo dia em que chegou ao hospital, no sábado (27). O menino morreu na tarde seguinte. "Falaram que ele engoliu placenta e líquido amniótico. O que ele engoliu generalizou no corpo dele, ficou preso no pulmão e na barriga", contou a Scarlat.

A mãe de Lorenzo contou que o parto foi normal, acompanhado por uma enfermeira obstétrica, na sexta-feira (26). A mulher reclamou que não tinha médico presente no momento do nascimento do filho.

"Quando ele [Lorenzo] saiu, ninguém mexeu nele para limpar, aspirar o nariz, nem a boquinha, só enrolaram ele e jogaram em cima de mim, sujo. Nenhuma médica olhou o Lorenzo, deixaram o Lorenzo sujo, em cima de mim", reclamou Scarlat.

De acordo com a família, o atestado de óbito de Lorenzo apresentou as causas da morte como broncoaspiração, pneumonia e insuficiência respiratória.

"Isso é negligência médica, mataram meu neto, levou meu neto embora, levaram o sonho da nossa vida embora, eu vim com tanta vontade de beijar e abraçar, e o hospital mata meu neto", disse a avó do menino, Maria da Penha Soares.

"Ele faleceu por não ter tido atenção médica, enfermeiro não é médico. Eu quero falar com eles para terem mais compaixão e amor pela profissão que dizem que tanto amam. A enfermeira tinha que ter chamado uma médica, estão perdendo vidas", disse a mãe do menino.

A direção do Hospital Regional de Eunápolis nega as denúncias e disse que o recém-nascido foi analisado por uma pediatra na hora do parto e por outro especialista no momento em que recebeu alta. Ainda segundo a unidade, os médicos relataram que o líquido que Lorenzo aspirou não foi resto de parto.

"Dentro do que a gente conhece na medicina é impossível ele apresentar sintomas 24 horas depois de ter aspirado. Alguns bebês têm dificuldades de deglutir leite materno, o leite pode ter ido para o pulmão ou ele pode ter aspirado vômito", disse a diretora administrativa do hospital, Valéria Carvalho.

Os pais de Lorenzo registraram um boletim de ocorrência na delegacia de Eunápolis, que investiga o caso./G1

Flávio Bolsonaro é intimado pelo MP para prestar depoimento sobre o caso Queiroz



Flávio Bolsonaro é intimado pelo MP para prestar depoimento sobre o caso Queiroz

O Ministério Público intimou o senador Flávio Bolsonaro a depor na próxima semana no caso do suposta esquema de rachadinha na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), quando o político ainda era deputado estadual, de acordo com informações do UOL.

Segundo a reportagem, a notificação foi feita pelo Gaecc (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção), que atua em processos em primeira instância.

A advogada Luciana Pires, que representa Flávio, contestou o pedido. Em nota, disse que o Gaecc (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção) insiste em ouvir o senador”,. 

Mesmo após a decisão da 3ª Câmara Criminal do TJ-RJ, que havia aceito o pedido de foro especial apresentado pelo político na semana passada./IstoÉ

ITAMARAJU | Novo registro e morte e casos de recuperados chegam a 433





Um novo registro de morte com paciente confirmado positivo para coronavírus, foi efetuado no boletim de atualização da secretaria de saúde municipal de Itamaraju.

Nesta quinta-feira (02) de julho, o boletim lamentou a morte de outra pessoa positivada, que deu entrada na unidade hospitalar no dia 30 de junho com síndrome respiratória aguda.

A mulher com 59 anos, teve seu quadro de saúde agravado, não resistiu e veio a óbito.

O boletim ainda atualizou o número de casos para 589, somando 32 novos casos diagnósticos com POSITIVOS para o Covid-19. No entanto, 433 pessoas estão recuperadas.

As autoridades em saúde reforçam as orientações preventivas à população, mantendo distanciamento social, o uso de máscaras, somente é recomendada a circulação de pessoas em casos necessários./IN

Morre mais dois pacientes de Covid-19 em Teixeira de Freitas, total agora é de 26







Nesta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, 50 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1463 casos positivos, sendo que 224 são considerados ativos.

Números

Teixeira de Freitas tem 1213 casos recuperados. Trata-se de 82,91 % de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 26 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,77%.

Óbitos

Os dois óbitos que entram hoje no Boletim, são de homens, de 81 e 90 anos, um faleceu no HMTF, e outro dia 30 na UPA.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quinta-feira (2), às 16 horas, são 21 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas. 

Na UPA, de acordo com atualização feita hoje,17h, são 9 internados. Sendo, no total: 30 pacientes./bahiaextremosul

Homem morre em acidente na Avenida Kaikan em Teixeira; Corpo só vai se liberado na sexta-feira




O acidente aconteceu no início da manhã desta quinta-feira, 2 de julho, na Avenida Kaikan em Teixeira de Freitas, próximo da Grendene.

De acordo informações Júlio Assunção Santos, pilotava sua motocicleta placa QRC- 8658 sentido ao Centro da cidade quando perdeu o controle da motocicleta em um quebra-molas vindo bater em uma árvore no canteiro central da via e veio a óbito no local.


O corpo foi removido ao IML para exame de necropsia. De acordo as informações e confirmado pela redação do site maisteixeira, o corpo só vai ser liberado na sexta-feira (3), pois não há médico legista hoje na cidade de Teixeira de Freitas e nem na cidade de Itamaraju./maisteixeira

Jovem morre após ser alvejo com tiro de pistola ponto 40 e bater em um ponto de ônibus na BR-101





Um motociclista morreu na tarde desta terça-feira, 30 de junho, após um acidente na BR-101, nas proximidades do trevo de acesso à fábrica da Suzano, em Itabatã, distrito de Mucuri.

Deivid Lauro Santos, de 20anos, conduzia uma motocicleta XRE de placa MST 6303, licenciada em Linhares-ES, quando bateu violentamente contra um ponto de ônibus feito de arrimo, após ser alvejado por disparos de arma de fogo.


Segundo informações passada ao site maisteixeira, no corpo da vítima havia varias perfurações provocadas pelos disparos de arma de fogo, e no tanque da motocicleta, com o impacto o crânio da vitima abriu e perdeu massa encefálica.


A Polícia Rodoviária Federal (PRE) esteve no local até a chegada da Polícia civil que autorizou a remoção do corpo da vitima ao IML de Teixeira de Freitas, que foi feito pelo funcionário Edemilson Xavier.


No local foram coletados cinco cápsulas de pistola ponto 40 e um projétil do mesmo calibre. A Polícia civil de Mucuri deverá investigar o crime./MaisTeixeira

Bolsonaro atende apelo feito por médica Dra. Raissa Soares de Porto Seguro






Bolsonaro atende apelo feito por médica Dra. Raissa Soares de Porto Seguro - WhatsAppFacebookTwitterPartilhar.

Em uma chamada de vídeo inesperada, o presidente Jair Bolsonaro atendeu ao apelo feito por uma médica de Porto Seguro. Ela solicitou envio da Cloroquina ao extremo Sul da Bahia. O medicamento é usado no tratamento de pacientes com Covid-19.

Raissa Soares atende no hospital Eduardo Magalhães em Porto Seguro e gravou um vídeo nessa terça-feira (30), explicando a situação da saúde no município e fazendo um apelo para que o presidente ajudasse. Muitas pessoas compartilharam o vídeo nas redes sociais, que rapidamente chegou ao destinatário.

O presidente da República respondeu a médica pessoalmente, em uma chamada de vídeo, no mesmo dia da postagem feita nas redes sociais. Em sua página no Instagram a Doutora compartilhou fotos do momento e agradeceu ao presidente pela ajuda. “O herói @jairmessiasbolsonaro atendeu!!” Escreveu Raissa na legenda de seu post.

A médica diz, em seu vídeo, que a Cloroquina tem ajudado na recuperação de pacientes com a Covid-19. ” As pessoas estão salvas até agora, quem seguiu o protocolo não morreu” explicou a doutora.

Raissa é Clínica Geral e trabalha com o SUS há 25 anos. Foi uma das primeiras médicas da região a usar o protocolo de uso de medicamentos como Azitromicina, Ivermectina e Cloroquina no tratamento de paciente com Covid-19./Giro de Notícias

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Após repercussão advogados do Srº “Edemark Pinheiro” pedem “Direito de Resposta”




Nota – Direito de Resposta | Portal Missal



Seguindo as normas legais da Lei do “Direito de Resposta”, nossa equipe em geral, segue com todo respeito dando o direito ao Srº Edemark Pinheiro de Almeida Ruas, mais conhecido por Marquinho de Jota, que teve sua imagem veiculada em nosso portal de notícias. Sendo um jornal sério, imparcial e verdadeiro com seus leitores.

Iremos veicular seu “Direito de Resposta” em nosso portal de notícia que abrange o Brasil e outros Países, segue abaixo o texto que foi trazido e assinado por advogados.


DIREITO DE RESPOSTA

Considerando que o art. 5º, inciso V da Constituição Federal, assegura o direito de resposta, proporcional ao agravo, quando o ofendido sentir prejudicado com qualquer publicação ou informações veiculada pelos meios de comunicação.

Considerando que a Lei Federal 13.188/2015, em seu artigo 2º prevê o direito de resposta, quando alguém for ofendido por “matéria divulgada, publicada ou transmitida por veiculo de comunicação social”.

Considerando que o Sr. Edemark Pinheiro de Almeida Ruas, mais conhecido por Marquinho de Jota, sentiu-se lesado em sua honra, com a publicação de matéria veiculada por nosso site no dia 26/06/2020, com o título: “Pré-candidato a prefeito de Jucuruçu, deu calote milionário no “Sicoob” e também em família tradicional de Itamaraju.”

O site de notícias www.itamarajuurgente.com.br, em cumprimento à legislação que rege a espécie, acolhendo pedido administrativo dos advogados Agileu Batista dos Santos – OAB/BA 10.600 e Esterfeson Fontes Marcial – OAB/BA 13.248 que representam o pré-candidato Marquinho de Jota, vem abrir espaço em seu canal de comunicação, assegurando ao ofendido, o exercício do seu DIREITO DE RESPOSTA, em face da matéria por nós veiculada, na forma como segue:

Marquinho de Jota volta a sofrer ataques na internet após crescimento em pesquisas.

O pré-candidato a prefeito de Jucuruçu, Edemark Pinheiro de Almeida Ruas, mais conhecido por “Marquinho de Jota” voltou a sofrer ataques na internet esta semana. De acordo com ele, matéria caluniosa que circula na rede, apareceu após vazamento de dados de pesquisas, que teriam sido realizadas por grupos adversários, dando conta do seu crescimento político no município. As informações vazadas apontam o pré-candidato em liderança absoluta nas intenções de voto para prefeito do município nas eleições deste ano.

Segundo o pré-candidato, desta vez o fake news que circula na internet lhe afetou muito e lhe causou grande indignação, porque mexeu na sua relação pessoal com o seu falecido amigo, Manoel Pereira. “Um homem idôneo, de conduta exemplar, que eu considerava como meu segundo pai. Seu Manoel era meu compadre, um amigo leal do qual eu sinto profunda saudade. As mentiras que espalharam envolvendo a nossa relação, me deixou extremamente chateado”, relatou comovido.

Ainda de acordo com Marquinho, ele e o produtor rural Manoel Pereira, fizeram alguns negócios juntos, de compra e venda de gado, mas nunca tiveram sociedade em propriedade de terras, cavalos ou gado. Afirma ele que todo o patrimônio que acumulou desde a juventude, encontra-se registrado em seu próprio nome em cartórios da região. “As informações são todas caluniosas, criadas criminosamente com o único objetivo de me difamar e macular minha imagem junto ao eleitor de Jucuruçu. Eu já tinha sido alertado por amigos próximos, desde que lancei minha pré-candidatura a prefeito, que esse tipo de ataque e baixaria aconteceria, só não imaginei que eles fossem tão inescrupulosos”, afirmou o pré-candidato.

De acordo com Marquinho, a dívida a qual a matéria se refere junto à cooperativa de crédito Sicoob, se refere a um empréstimo realizado em seu próprio nome, tendo o amigo e compadre Manoel Pereira, como único avalista e foi feito para atender ao pedido do amigo. Para provar a verdade dessa transação, Marquinho apresentou um “cheque caução” no mesmo valor do empréstimo, que o pecuarista lhe entregou como garantia da dívida. Marquinho de Jota declara que a divida está sendo discutida em juízo, após o Sicoob lhe acionar, cobrando a dívida.

Ainda segundo o pré-candidato, a dívida junto ao Sicoob não tem nenhuma relação com o processo de inventário do amigo Manoel Pereira, afirmando ainda que, “se o processo ainda não foi concluído, a culpa é dos familiares e herdeiros de seu falecido amigo, que não conseguem fazer uma partilha amigável.”

O pré-candidato a prefeito Marquinho de Jota, conclui afirmando que vai processar por crime de calunia, Injúria e difamação além de ação de indenização por danos morais, os autores da matéria e as pessoas cúmplices que passaram informações falsas que resultou na matéria caluniosa, além daqueles que compartilharam as informações nas redes sociais com intuito de macular sua imagem.

Quem é Marquinho de Jota

Edemark Pinheiro de Almeida Ruas, 51 anos, é mineiro da cidade Santo Antônio de Jacinto, filho do pequeno produtor rural Everaldo Olegário de Almeida Ruas, conhecido como ‘Jota’, homem que sempre gozou de grande prestígio social na região do norte de Minas Gerais.

Com visão empreendedora, Marquinho de Jota começou a trabalhar ainda adolescente, aos 16 anos de idade, no comércio de compra e venda de animais muares no sul da Bahia e no norte de Minas. Ele comprava os animais e revendida para produtores de cacau da região. Com faturamento proveniente do comércio de animais ele adquiriu sua primeira propriedade rural aos 21 anos, desde então tem se destacado no ramo do agronegócio como um grande empreendedor e homem visionário.

Conhecido por sua postura idônea e honesta, Marquinho de Jota criou relações no meio rural em todo o país, sempre se relacionando como pessoas de boa reputação social, a exemplo do próprio Manoel Pereira, com o qual tinha uma relação quase familiar.



Marquinho de Jota atualmente residente em sua propriedade rural no distrito de Monte Azul, interior de Jucuruçu, onde possui um haras e trabalha com o comércio de gado. Seus empreendimentos em Jucuruçu geram emprego e renda ao município há muitos anos e fez com que ele criasse fortes relações políticas no município, o que o levou a se lançar pré-candidato a prefeito de Jucuruçu.
Edemark Pinheiro de Almeida Ruas
Marquinho de Jota.

FONTE: ASCOM – Agileu Batista dos Santos – OAB/BA 10.600 e Esterfeson Fontes Marcial – OAB/BA 13.248

NOTA DE RETIFICAÇÃO

O site de notícias itamarajuurgente.com, a despeito da matéria veiculada no ultimo dia 26/06/2020, a pedido da família do Sr. Manoel Pereira, intitulado “Pré-candidato a prefeito de Jucuruçu, deu calote milionário no “Sicoob” e também em Família tradicional e Itamaraju”, vem se RETRATAR perante a prefeita do Município de Jucuruçu, Srª Uberlândia Carmos Pereira, quanto ao conteúdo da matéria que afirma ser o pré-candidato Marquinho de Jota, “amante da prefeita de Jucuruçu”.

E “depois que ele (Marquinho) passou a ser o marido da prefeita da mesma cidade.” As informações em referencia resultaram de interpretação errada pelo editor da matéria, pois não representa a verdade real, motivo pelo qual pedimos desculpa a Srª Uberlândia Carmos Pereira, pela inverdade relacionada com as duas citações feitas. Itamaraju, 02 de Julho de 2020. Site: www.itamarajunoticias.com.br

Por-Redação/itamarajuurgente

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.