Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 8 de outubro de 2022

Presidente da Câmara de Vereda cancela eleição da Mesa Diretora para evitar vitória de chapa adversária

 


Percebendo ali, que a eleição da mesa diretora estava como diz no jargão perdida, tendo em vista que cinco vereadores estavam subscrevendo a chapa concorrente e tendo em vista que apenas nove vereadores compõem a Câmara, muito nervoso o Presidente da Câmara Jamil retardou o início da sessão.

Vereda: Da célebre frase, “pense num absurdo, na Bahia tem precedente!”,  a política baiana continua dando razão à célebre frase cunhada por Octavio Mangabeira que governou o Estado de 10 de abril de 1947 a 31 de janeiro de 1951. Depois de espantar-se muitas vezes com o que via, ele disse, e até hoje seus conterrâneos gostam de repetir, essa famosa frase. 

A frase encaixa-se perfeitamente a confusão que ocorreu ontem, sexta-feira (07/10/2022), durante sessão extraordinária convocada para eleição da nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Vereda para o biênio (2023/2024). 

A sessão para a eleição da nova mesa diretora da câmara de vereadores de Vereda para o biênio (23/24) foi devidamente convocada através de publicação de edital assinado pelo atual presidente da Câmara no diário oficial da Câmara de Vereadores em 05 de outubro do presente ano e também de igual modo através de convocação pelo aplicativo whatsapp de um grupo fechado entre os edis veredenses. 

A alteração da data da eleição do Poder Legislativo está amparada em recente alteração na Lei Orgânica do município, através da aprovação da emenda a lei orgânica 001/2022 que alterou o §3º do artigo 24 da Lei Orgânica, que passou a facultar ao Presidente do Poder Legislativo a convocação de eleição da mesa diretora entre os meses de setembro à novembro. 

Na hora marcada, as 18:00 horas estavam os noves vereadores presentes que compõem o Poder Legislativo, até aí tudo bem, a confusão começou, quando cinco vereadores (Márcio Barbosa, Isnael, Murilo, Dé do Táxi e Maximiller) tentaram protocolar o requerimento de pedido de inscrição de chapa para concorrer a eleição, o que foi recusado pelo atual Presidente da Câmara, Jamil Santos. 

Percebendo ali, que a eleição da mesa diretora estava como diz no jargão, perdida, tendo em vista que cinco vereadores estavam subscrevendo a chapa concorrente e tendo em vista que apenas nove vereadores compõem a Câmara, muito nervoso o Presidente da Câmara Jamil retardou o início da sessão por aproximadamente uns 30 minutos e trancou-se na sala da presidência reunido com os vereadores, Édio da Prata, Nilton da Saúde, e o Controlador Interno da Câmara Aldo Goroni. Ao fim do encontro as escondidas entres os mesmos, o vereador Édio da Prata abandonou o plenário da Câmara aos gritos de que “não participaria daquela palhaçada”. 

Na sequência, o Presidente Jamil, após verificar o quórum, declarou iniciado os trabalhos, razão que o vereador Murilo tentou novamente protocolar o requerimento de inscrição da chapa o que não foi aceito novamente pelo Presidente, que após muita insistência orientou o vereador que protocolasse diretamente com o Controlado Interno, após a chapa protocolada o Presidente Jamil cancelou a eleição da mesa diretora apenas alegando que quem mandava ali era ele, o que começou uma grande confusão no recinto. 

Os vereadores, Márcio Barbosa, Murilo e Isnael usaram a tribuna para protestar contra o ato antidemocrático, também usaram a tribuna Nilton da Saúde e o próprio Jamil para tecerem críticas contra o executivo municipal em evidente usurpação de poder, já que a convocação para eleição é pauta única e somente pode ser usado a palavra para falar sobre isso, na sequência, após usar a palavra declarou encerrada a sessão sobre forte rejeição popular. 

Veja vídeo de parte da sessão:

 

Populares presentes questionaram o Presidente Jamil sobre o ato, o qual sem motivo e sem explicação nenhuma, apenas ameaçou de chamar o policiamento. 

Veja o vídeo:

Procurado para ouvir sua versão o Presidente da Câmara Jamil trancou-se em uma sala e não quis atender a imprensa.

Ao término da sessão sem a realização da eleição da Mesa Diretora da Câmara, os vereadores Márcio Barbosa, Isnael, Murilo e Maximiller concederam entrevista repudiando o ato ocorrido e prometendo ingressar em juízo em face das ilegalidades perpetradas pelo Presidente Jamil, muito enfático, o vereador Márcio disse que o ato ilegal do cancelamento da eleição, relembra os tempos da ditadura./zerohoranews

Motociclista morre no HMTF após ter colidido moto com animal em estrada vicinal no interior de Caravelas


Caravelas: Mais uma vida perdida pela irresponsabilidade de donos de animais, que deixam os quadrúpedes soltos pelas vias. Rone Rocha Hortêncio, de 28 anos, morreu no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira, 07 de outubro, após um acidente na Comunidade de São Benedito, no distrito de Juerana, no município de Caravelas. 

De acordo com as informações, a vítima transitava com uma motocicleta Honda, em uma estrada vicinal, quando perdeu o controle da moto ao tentar desviar de um animal (bovino). A colisão foi inevitável. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de (HMTF), por um membro da família, mas não suportou os ferimentos, e veio a óbito na Unidade Hospitalar. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, foi informado do óbito e autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Adolescente é assassinado a facadas em via pública na cidade de Itamaraju: Criminoso foge


Itamaraju: Alisson de Jesus dos Santos, de 16 anos, foi assassinado na tarde desta sexta-feira, 07 de outubro, por volta das 13h00, na Rua Amazonas com a Maranhão, no Bairro Fátima, na cidade de Itamaraju. 

De acordo com as informações, Alisson seguia em via pública, quando foi surpreendido por um indivíduo, que desferiu 10 (dez) golpes de arma branca tipo (faca) contra ele. 

O adolescente foi atingido por 09 (nove) golpes (perfurações) nas costas, e 01 perfuração no tórax. 

O autor fugiu do local, tomando rumo ignorado. Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Itamaraju, atenderam a ocorrência e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. 

As investigações do crime estão a cargo dos investigadores (SI) da Polícia Civil de Itamaraju./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Violência: Tiroteio deixa um homem morto e outro vítima de bala perdida no Bairro Jardim Planalto em Teixeira


Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na tarde desta sexta-feira, 07 de outubro, por volta das 17h40, na Rua Dr. Rômulo Almeida, no Bairro Jardim Planalto. 

Segundo informações, Edmilson Costa Gomes, de 29 anos, estava em via pública, quando foi surpreendido por 02 (dois) indivíduos, que já chegou atirando na vítima, que foi alvejada por 08 (oito) disparos de arma de fogo, na região das costas, com entrada e saída. 

Segundo a polícia, a arma utilizada foi uma pistola .40 (ponto 40). 

A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Uma segunda vítima foi atingida pelos tiros e foi socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). 

Segundo apurou nossa reportagem, a segunda vítima estava do lado de fora de uma oficina, onde havia consertado um veículo, quando foi atingido por um tiro nas costas. 

O tiro transfixou, e a vítima segue estável no hospital. Consciente, a vítima (mecânico) informou que não viu nada, somente ouviu tiros, tentou correr, mas foi atingido. 

"Eu já tinha terminado serviço, estava indo embora, e só escutei os tiros. Fui atingido, caí e fui socorrido. Graças a Deus estou vivo", disse o mecânico. 

Os dois criminosos estavam bordos de uma motocicleta, de placa e características não anotadas. Após a ação criminosa, eles fugiram sem deixar pistas. 

Duas guarnições da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam a ocorrência e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) e da Polícia Civil. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, acompanhado dos peritos Sandro de Abreu e Eduardo Portugal realizaram os procedimentos legais e autorizaram a remoção do corpo para exames de necropsia. 

No local foi encontrado 01 projétil, e diversas cápsulas de pistola .40. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. O Núcleo de Homicídio da Polícia Civil investiga o crime. Segundo apurou nossa reportagem, o Edmilson tem duas passagens na Polícia Civil de Teixeira, sendo uma em junho de 2016, quando foi preso com um carro roubado no Espírito Santo; e uma passagem em março de 2018, quando foi preso com dois veículos adulterados. 

Na ocasião, ele era investigado por estar com diversos veículos roubados no Espírito Santo./Lenio Cideira/Liberdadenews

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Motoristas efetivos cobram do prefeito Marcelo Belitardo reajuste salarial


A redação do nosso portal recebeu diversas denúncias de servidores públicos efetivos no cargo de motoristas profissionais, que estão pleiteando direitos que a eles estão sendo negados. 

Os mesmos já protocolaram junto a Câmara de Vereadores e junto a PGM (Procuradoria Geral do Município), pedido de equiparação salarial, reajuste dos salários e reajuste das diárias, porém todos  requerimentos não foram atendidos, sob o argumento de que sofreria um impacto financeiro na folha salarial e em virtude disto a concessão deste direito não poderia ser cumprida. 

Os servidores municipais buscaram respaldo na Lei municipal Nº 747/2014, que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração e subsidio do servidor público municipal, bem como a Lei 695/2014, que dispõe sobre reajuste das diárias. 

Os motoristas estão inconformados, pois os mesmos estão sem reajustes dos seus salários a mais de 4 anos, enquanto os motoristas do poder legislativo com a mesma função, recebem salário em torno de R$ 3.272,00. 

Segundo nosso portal conseguiu apurar, os servidores estão questionando um direito que a eles foi outorgado de acordo a Lei N° 747/2014, e esperam que o prefeito Marcelo Belitardo faça aquilo que é correto, o cumprimento das leis municipais estabelecidas. Existe um processo já ajuizado e encontra-se na vara da fazenda pública de Teixeira de Freitas, aguardando que o juiz Dr. Roney Jorge Cunha, emita sua decisão. 

No entanto um fato tem chamado a atenção e causando grande revoltas nos servidores, vários áudios em redes sociais do  diretor da Secretária de Administração Municipal, Sr. Gunter Saboya Almeida que possui um salário de aproximadamente R$ 10.000,00( dez mil reais), proferindo palavras ofensivas e agressivas aos servidores públicos efetivos, afirmando que os servidores possuem total descaso com o trabalho e até os chama em um trecho dos áudios de vagabundos. No entanto o mesmo não é capaz de reconhecer que eles estão há mais de 4 anos sem revisão salarial, em total descumprimento da lei de revisão de salário. 

Os servidores clamam por justiça, e pedem providencias á gestão do trabalho, na pessoa do atual gestor o Prefeito Marcelo Belitardo que deve  preocupar-se mais com seus servidores e respeita-los de forma digna e justa, pois são os mesmos que executam o trabalho do município diariamente

Taxista é morto a tiros em assalto na cidade de Itabuna


Itabuna: Um taxista de 69 anos foi morto a tiros na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, após bandidos anunciarem um assalto e a vítima sair do veículo para correr. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (6). A vítima foi identificada como José Raimundo Honorato. 

Segundo informações da Polícia Civil, dois homens iniciaram a corrida na região do terminal rodoviário da cidade, e próximo ao Condomínio Pedro Fontes, anunciaram o assalto. 

Zé Raimundo não viu os sinais de alerta dos colegas e acabou saindo para sua última viagem. Foi morto logo depois próximo Condomínio Pedro Fontes, no Bairro São Roque, próximo ao Semianel Rodoviário que liga as BRs 101 e 415. 

De acordo com a polícia, a vítima foi baleada depois que saiu do táxi. Ela foi socorrida e levada para o Hospital de Base, mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado na Delegacia de Itabuna./G1

Carros de criminosos que atacaram três agências bancárias em Irará são encontrados queimados


A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que equipes das polícias Militar e Civil encontraram carros usados por uma organização criminosa que atacou três agências bancárias, na madrugada desta sexta-feira (7), em Irará, a 135 km de Salvador. 

"As explosões começaram por volta das 3h e todo o sistema da Segurança Pública da Bahia e o grupo especializado que investiga essas organizações criminosas de roubar bancos estão acionadas. Todas as informações que nós temos são sigilosas, mas foi um grupo de entre 10 e 15 pessoas, fortemente armadas e explodiu as agências", disse o delegado da Polícia Civil de Irará, Luciano Lima. 

Segundo informações da SSP-BA, os veículos, que estavam queimados, serão periciados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que buscará impressões digitais dos autores, entre outras provas. 

No local, zona rural entre as cidades de Irará e Água Fria, os policiais encontraram, além dos veículos, diversos miguelitos (estruturas pontudas de ferro arremessadas por criminosos com o objetivo de furar os pneus de viaturas, evitando perseguição policial). 

No local, zona rural entre as cidades de Irará e Água Fria, os policiais encontraram, além dos veículos, diversos miguelitos (estruturas pontudas de ferro arremessadas por criminosos com o objetivo de furar os pneus de viaturas, evitando perseguição policial)./G1

Nosso povo acima de tudo: Prefeito de Vereda Manrick Teixeira (PP) interrompe sua agenda na Capital para acompanhar seus conterrâneos

 


Nessa quarta-feira estou cumprindo agenda em nossa capital, mas, fiz uma pausa na correria para poder auxiliar essa família do Piau (interior do município de Vereda), Edgar e dona Elza que estão aqui em Salvador através da Secretaria de Saúde de Vereda em busca de tratamento médico especializado. 

Nosso amigo Edgar sofre de um grave problema de visão no qual já não enxerga de um olho e agora está com problema no outro olho necessitando de auxílio médico especializado para não perder a visão completamente. 

Fico feliz em saber que a Secretaria de Saúde de Vereda está fazendo tudo que é possível para que a visão de Edgar seja tratada da melhor forma possível, e hoje, fiz questão de vim ver pessoalmente e encontrá-los e verificar como anda o tratamento que com fé em Deus ocorrerá tudo bem.

Meningite mata 10 em SP; quem deve tomar vacina para se prevenir?

São Paulo teve mais uma morte por meningite, segundo a Secretaria Municipal da Saúde da prefeitura. Desta vez, foi um homem de 22 anos e, além dele, há uma mulher de 20 anos que está sendo tratada. Os dois casos foram registrados entre segunda-feira (3) e terça-feira (4). 

Só neste ano, na capital paulista, essa já é a 10ª morte provocada pela meningite meningocócica, uma doença grave, bastante contagiosa e que pode provocar sequelas ou até morte. 

A cidade vive um surto nas regiões da Vila Formosa e Aricanduva, na zona leste, onde já foram registrados cinco casos. No entanto, a Secretaria de Saúde enfatiza que os novos casos são isolados e não têm relação com o atual surto. 

O que causa a meningite? 

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem o cérebro e a medula espinhal, com o objetivo de proteção. Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e chegar às meninges, elas se inflamam e causam as meningites. 

As meningites bacterianas e virais são as mais importantes em termos de saúde pública, por sua capacidade de causar surtos. A meningite meningocócica (causada pela bactéria Neisseria meningitidis) é a mais grave, mas outros organismos também podem estar envolvidos. Vírus, fungos e alguns protozoários também podem causar a doença. 

Além da Neisseria meningitidis (meningococo), as principais causadoras de meningites bacterianas são o Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e o Haemophilus influenzae. Existem tipos (sorogrupos) diferentes de meningococo, sendo que os principais responsáveis pela doença são: A, B, C, W e Y. 

Quem deve ser vacinado neste momento? 

A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção, complicações e mortes associadas à doença. O imunizante contra meningite meningocócica C deve ser aplicado em bebês de 3 meses (1ª dose), 5 meses (2ª dose) e 12 meses (reforço) —VivaBem tem uma cartilha de vacinação para a família toda, baixe aqui. 

Já a vacina meningocócica ACWY, que também previne a doença, é aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos de idade —a idade foi ampliada recentemente para adolescentes de 13 a 14 anos até junho de 2023. 

Quando ocorre algum surto, a vacinação contra meningite passa a ser ampliada para adultos. No caso, pessoas de três meses a 64 anos de idade que moram, estudam ou trabalham nas regiões afetadas (perímetro delimitado de 3 km dentro da região Vila Formosa e Aricanduva) podem tomar a vacina. 

São 4 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) disponíveis: Jardim IVA, Guarani, Vila Formosa II e Comendador José Gonzalez. 

Para receber o imunizante, é necessário apresentar comprovante de endereço, trabalho ou de estudo. Para consultar se o endereço de residência, de emprego ou escolar está contemplado no perímetro delimitado para a vacinação basta clicar aqui e verificar as ruas contempladas no bloqueio vacinal.

De acordo com a prefeitura, desde o último dia 17, já foram vacinadas quase 20 mil pessoas com as vacinas meningocócica C e ACWY na região dos distritos.

Outras dicas gerais de prevenção incluem:

• Lavar as mãos com frequência, especialmente após trocar fraldas, usar o banheiro, antes de comer e ao assoar o nariz;

• Cobrir a boca ao espirrar ou tossir;

• Manter os ambientes sempre ventilados;

• Ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios;

• Seguir as orientações médicas para manter doenças crônicas sob controle.      

Tem tratamento? 

A maioria dos casos evolui para a cura, mas é fundamental que os cuidados sejam iniciados o quanto antes, principalmente no caso da meningite bacteriana —que está por trás do atual surto na capital paulista. O risco de morte por meningite meningocócica é alto: de 10% a 20%, segundo a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), podendo chegar a 70% se houver infecção generalizada (meningococemia). 

No caso das meningites bacterianas, como a do tipo C, o tratamento é feito com antibióticos aplicados na veia. Nesse caso, é necessária a internação hospitalar. Quanto mais rápido o tratamento começar, menor a possibilidade do quadro evoluir mal. Em muitos casos, a meningite pode causar convulsões. Na bacteriana, se o quadro não for tratado a tempo, há risco de lesões cerebrais, morte ou sequelas.

*Com informações de reportagem publicada em 28/09/2022. 

Instale o app de VivaBem em seu celular 

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!/ uol

Ministro da Justiça manda Polícia Federal investigar institutos de pesquisa

 


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira (4) que encaminhou à PF (Polícia Federal) um pedido para abrir inquérito sobre os institutos de pesquisas eleitorais. 

“Esse pedido atende a representação recebida pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), que apontou ‘condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados’ por alguns institutos”, disse o ministro nas redes sociais. 

O advogado da Folha de S.Paulo, Luís Francisco de Carvalho Filho, disse que não há fundamento jurídico para o inquérito contra os institutos. “Ainda não conheço detalhes, mas não há fundamento jurídico para este inquérito. É uma tentativa de intimidação bisonha. O Datafolha tem uma vocação histórica de bem informar e vai continuar a exercer seu papel.” 

Desde domingo (2), ministros do governo Jair Bolsonaro (PL), aliados no Congresso e apoiadores passaram a criticar os institutos de pesquisa pela disparidade com o resultado da eleição divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, pediu nesta terça aos apoiadores do presidente que façam um boicote aos institutos de pesquisa e não respondam às perguntas. 

“Divulgar pesquisas como arma de manipulação do eleitor deve ser proibido. Não vamos permitir que os institutos prestem esse desserviço. Peço a todos que apoiam o presidente que NÃO respondam nenhuma pesquisa do Ipec, Datafolha e similares no 2º turno“, publicou nas redes. 

Na segunda (3), o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também criticou as pesquisas. “O Ipec e o Datafolha tentaram explicar como a diferença entre 15 e 5 milhões de votos pró-Lula NÃO é erro! Conclusão: as desculpas das empresas de pesquisas 100 POR CENTO não convencem NINGUÉM!”, escreveu. 

Em meio à ofensiva bolsonarista contra os institutos de pesquisa, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou um requerimento para criação de uma CPI para investigar as pesquisas eleitorais de intenção de voto. 

Segundo o documento, o objetivo é “aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados“. 

Nesta terça, o senador disse já ter conseguido 12 dos 27 apoios necessários de senadores para a abertura da CPI. 

Segundo o Datafolha, Lula tinha 50% dos votos válidos, ante 36% de Bolsonaro –a margem de erro era de dois pontos para mais ou menos. De acordo com o Ipec, o petista alcançava 51%, ante 37% do atual presidente, com mesma margem. Finalizada a apuração nacional, o TSE anunciou 48,43% para Lula e 43,20% para Bolsonaro. 

Após ser alvo de críticas de Bolsonaro e aliados, o Datafolha afirmou que as pesquisas eleitorais servem para mostrar tendências, e não o resultado final de uma eleição. 

“Pesquisa não é prognóstico. Cada pesquisa é a fotografia de um determinado momento. O resultado final é só na urna“, disse Luciana Chong, diretora do Datafolha, que refuta a tese de ter acontecido algum tipo de erro metodológico. 

“As pesquisas eleitorais medem a intenção de voto no momento em que são feitas. Quando feitas continuamente ao longo do processo eleitoral, são capazes de apontar tendências, mas não são prognósticos capazes de prever o número exato de votos que cada candidato terá”, afirmou a direção do Ipec em nota. 

Segundo Chong, é bastante provável que tenha emergido nas horas finais um voto útil pró-Bolsonaro oriundo dos eleitores que antes declaravam preferência por Simone Tebet e, principalmente, por Ciro Gomes. O temor de que Lula fosse eleito no 1º turno pode, segundo ela, ter contribuído para esse comportamento./ folha

Homem é assassinado a tiros no Bairro Ulisses Guimarães em Teixeira: Criminosos fogem em motocicleta


Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na noite desta quinta-feira, 06 de outubro, por volta das 19h00, em via pública, na Avenida Estados Unidos, próximo à ladeira, no Bairro Ulisses Guimarães, na cidade de Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, policiais Militares da Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram solicitados para uma ocorrência de homicídio e, ao chegarem no local, encontraram a vítima caída no chão e com 04 ferimentos provocados por projéteis de arma de fogo. 

Uma equipe do SAMU chegou ao local, mas nada pôde fazer, a vítima ja estava sem sinais vitais. A vítima foi identificada como sendo, André Silva Ferreira, 38 anos, conhecido como "André da Lotação". 

Os policiais militares preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, esteve no local realizando os procedimentos de praxe. Os peritos Felipe West e Sandro de Abreu realizaram a perícia. 

Após os procedimentos de praxe, os peritos autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. Segundo informações, a vítima estava de bicicleta, quando criminosos em uma moto Honda Biz, se aproximaram e atiraram. 

Na sequência, fugiram do local, tomando rumo ignorado. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. As investigações estão a cargo do Serviço de Investigação da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (Núcleo de Homicídios)./Edvaldo Alves/Liberdadenews

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Parabéns Itamaraju pelos 61 anos

 


BREVE HISTÓRICO DE ITAMARAJU. 

Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de Prado, Itamaraju, é um pedaço destas terras que no passado pertenceu a Prado, através da Lei Estadual nº. 2.509 de 05 de outubro de 1961, foi obtida a emancipação política, passando o município a chamar-se “Itamaraju”. 

A emancipação política administrativa foi idealizada por José Gomes de Almeida e Antônio Fontes Mascarenhas. Em 1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas embarcações. 

Por volta de 1895, a atual cidade de Itamaraju nascia de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. 

Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro) com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro. 

Embora fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa, Nestor Camão e outros, quase todos falecidos. 

A vila de Escondido que se tornaria Itamaraju mais tarde, se impulsionou com a febre do comércio de jacarandá, alto preço do cacau, onde surgiram novas Fazendas, não só de cacau, tendo Arthur Fontes Mascarenhas como o maior incentivador, como também as Fazendas de pecuária e muitos emigrantes, destacando-se a família Barros (Demétrio, Ruy e Ailton), Joaquim de Almeida, Augusto Carvalho, Valdomiro Borges, José Guedes, João Fontoura e outros, que muito contribuíram para o desenvolvimento e aspecto urbano da Vila. 

O então prefeito José Gomes de Almeida foi a alavanca propulsora desse desenvolvimento, construindo o campo de pouso para pequenos aviões (atual Praça 2 de julho), abertura de estradas para os povoados do Farol (Pirajá), Futuca (Pirají), Arraial do Almeida (São Paulinho), além dos melhoramentos na estrada Guarany-Rio Chay e Prado-Itamaraju, com os desvios das ladeiras da Atividade para o Tururim e do Ribeirão para mais acima, assim como limpeza periódica do Rio Jucuruçu e a construção de um mercado na atual Rua 5 de Outubro. 

Essa série de progresso, trouxe ainda na administração do prefeito José Almeida a ideia da emancipação do Escondido, surgindo, portanto, o município de Itamaraju. Gentílico: itamarajuense. 

Formação Administrativa. Distrito criado com a denominação de Escondido, pela lei municipal de 1896, subordinado ao município de Prado. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Escondido, figura no município de Prado. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. 

Elevado à categoria de município com a denominação de Itamaraju, pela lei estadual nº 1509, de 05-10-1961, desmembrado de Prado. Sede no atual distrito de Itamaraju (ex- Escondido). Constituído de 2 distritos: Itamaraju e Jucuruçu, ambos desmembrados de Prado. Instalado em 07-04-1963. 

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Itamaraju e Jucuruçu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Pela lei estadual nº 4847, de 24-02-1989, desmembra do município de Itamaraju o distrito de Jucuruçu. Elevado à categoria de município com a denominação de Jucuruçu. 

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital. Escondido para Itamaraju, alterado pela lei estadual nº 1509, de 05-10-1961./CDL/aciasa

Tentaram calar a voz da imprensa: Policial Militar que matou dono de motel em Teixeira perde na Justiça ação contra o site Liberdade News


Teixeira de Freitas: O policial militar Leonardo Santos Teixeira tentou calar a voz da imprensa, em uma ação de Indenização por Violação do Direito à Imagem, Honra Objetiva e Subjetiva CC com Danos Morais e Pedido de Liminar em face do jornalista e radialista, Edivaldo Alves da Costa (Pessoa Física), e do Jornal Liberdade News (Pessoa Jurídica). Segundo o Leonardo, através dos seus advogados de defesa, no dia 30 de maio de 2022, através da Rádio Eldorado 98,9FM, no programa Jornal Liberdade, o jornalista Edvaldo Alves proferiu ofensas, calunias e Difamações, contra a honra e dignidade do Leonardo, que é Policial Militar. 

“Aproveitando-se do fato de ser o apresentador de um Jornal que trata de matérias policiais, de bastante repercussão em Teixeira de Freitas, o Sr. Edvaldo, que claramente possui uma grande aversão, diga-se (ódio, implicância), contra o autor, que já foi declarada ao vivo em diversos programas em que o mesmo apresenta. No programa do dia 30/05/2022, o Sr. Edvaldo, acusou o autor de ter assassinado o dono de um motel na cidade de Teixeira de Freitas, deixando transparecer aos telespectadores que o autor é homicida, que cometeu um crime por motivo fútil, torpe e banal.” [...] 

Ainda na alegação, a defesa do policial militar diz que o jornalista Edvaldo se aproveita de sua condição como Jornalista para denegrir e ofender a imagem e a honra do Leonardo diante a sociedade. Alega que o policial vem sendo marginalizado, passando constrangimento a todo o momento, sendo que nem foi condenado em momento algum como Réu em ação penal. A defesa alegou ainda que o óbito ocorrido no dia 28 de março de 2020, sequer houve julgamento, e todas as provas processuais levam a entender que o autor agiu em legitima defesa. 

Para quem não se recorda do caso, a vítima foi o empresário Edvaldo Ferreira da Silva, 70 anos, mais conhecido como “Birosca”. O empresário foi executado a tiros no seu estabelecimento comercial, denominado Segredos Motel, localizado na BA 290, no Bairro Estância Biquíni, na madrugada do dia 28 de março, por volta das 02h00. O corpo da vítima foi encontrado caído próximo ao portão de entrada do motel, com um ferimento na cabeça, provocado por projetil de arma de fogo. 

Após as investigações, descobriu-se que o Edvaldo, morreu após uma discussão acalorada com o policial, por conta de uma conta de R$ 20. O policial usou um dos quartos do estabelecimento, e não tinha dinheiro. Então, ele pediu para pagar no cartão. O estabelecimento não recebe pagamento via cartão, momento em que a funcionária foi chamar o proprietário (vítima) que dormia em um dos quartos do motel. A discussão evoluiu e o empresário morreu. No outro dia, o policial se apresentou, prestou depoimento e entregou duas armas ao delegado (a dele e a do empresário). 

O crime chocou a sociedade teixeirense, pois o empresário era muito conhecido e querido por todos. A família e a sociedade se revoltou com a situação, pois, o empresário, com 70 anos de idade, morreu em seu local de trabalho, garantindo seu sustento e fazendo nada mais do que, lutar para o cumprimento das regras de seu estabelecimento. Familiares e amigos vêm, desde então, lutando por justiça. Manifestos, outdoors, entre outros meios vêm sendo utilizado para pedir Justiça pela morte do empresário. 

O jornalista Edvaldo Alves, nada fez, além de seu ofício. Ele denunciou, cobrou, e vem sendo a voz da família, cobrando por Justiça, dentro dos limites da liberdade de imprensa, do respeito à Constituição. Incomodado com as cobranças, o policial tenta calar a voz do jornalista. Essa ação na Justiça, foi um meio que o policial encontrou de tentar calar a voz de Edvaldo Alves. Mas, o jornalista, assessorado pelo escritório do advogado, Dr. Alex Santiago, não se calou, continuou denunciando, e teve sua defesa preparada pelo jurídico do jornal. 

No último dia 15 de setembro, estava marcada uma audiência desse processo, e o policial e seus advogados não compareceram. O juiz então fez o despacho: “Compulsando os presentes autos, verifico que a parte promovente, embora regularmente intimada, não compareceu e tampouco justificou sua ausência na audiência realizada, conforme evento nº 24. Nota-se que a audiência ocorreu em 15 de Setembro do corrente ano e até a presente data não foi apresentada qualquer justificativa. Nos termos do art. 362, § 1º do CPC, a JUSTIFICATIVA deve ser apresentada antecipadamente. 

“O não comparecimento do autor a qualquer das audiências do processo enseja a extinção do feito, conforme preconiza o art. 51, inciso I, da Lei 9099/95”. 

“O Juiz do caso, Dr. Marcus Aurelius Sampaio, julgou extinto o processo, sem resolução de mérito nos termos do art. 51, inciso I, da Lei 9.099/95, e ainda condenou a parte autora ao pagamento das custas processuais, a teor do que dispõe art. 51, § 2º, da Lei nº 9.099/95”. 

Mais uma vitória do jornalista e radialista Edvaldo Alves, que não se acovardou. Que nunca se calou diante da pressão. Que sempre esteve amparado pela Lei, pela Liberdade. Vitória da família, que poderá continuar confiando na imprensa e na Justiça. O policial que diz que ainda não foi julgado, realmente, mas o processo está andando, inclusive, em agosto desse ano, o processo foi atualizado através de um despacho do Juiz, Dr. Gustavo Vargas Quinamo. 

“Compulsando os autos, verifico não ser caso de absolvição sumária, nos termos do art. 397, do Código de Processo Penal, tendo em vista que a situação narrada na denúncia não se emoldura nos incisos do supracitado artigo. 

Assim, fulcro no art. 399, do Código de Processo Penal, DESIGNO audiência de instrução, a ser realizada em data definida pela Secretaria. Intimem-se. Cumpra-se.” 

Enfim, o jornalista e radialista Edvaldo Alves e o site Liberdade News reafirmam o compromisso com a família e a sociedade de que sempre irão cobrar por Justiça, independente da classe social, raça, cor. Independentemente de quem quer que seja. A verdade sempre prevalecerá. 

O processo cabe recurso. A defesa do policial poderá recorrer da decisão./liberdadenews

Concessão da TV Globo acabou nesta quarta (06/10); saiba o que pode acontecer com emissora

 


A validade das concessões das emissoras próprias do Grupo Globo em Recife, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte terminou nesta quarta-feira (5/10). 

Um pedido de renovação foi aberto pela rede junto ao Ministério das Comunicações no último dia 20 de setembro, mas não houve nenhuma resposta da pasta comandada por Fábio Faria (PP) até então. Em algumas ocasiões, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), sinalizou que a concessão pode não ser renovada. 

A última renovação da empresa aconteceu em 2008. De acordo com o Yahoo Notícias, com informações do portal Money Times, a emissora continuará no ar até que haja uma resposta sobre a solicitação, já que uma lei aprovada em 2017 permite isso. 

A documentação enviada pelo Grupo Globo deverá ser avaliada pelo Ministério das Comunicações, que vai dar um parecer técnico e enviar o processo para o presidente. 

Bolsonaro então deverá tomar uma decisão. Se optar por uma não recomendação pela renovação, o caso para o Congresso Nacional. Lá, deputados e senadores vão precisar votar para saber se a concessão será renovada ou não./Bahia Notícias

Cabrália: turista mineiro de 68 anos morre após se afogar em praia de Santo André

 

Um turista de Minas Gerais morreu após se afogar em uma praia no distrito de Santo André, no Litoral Norte de Santa Cruz Cabrália, na tarde desta quarta-feira (05). 

A reportagem do Radar apurou que Sérgio Antônio Felix, de 68 anos, chegou a ser retirado da água por moradores da localidade, que prestaram os primeiros socorros. 

Segundo a comunidade, o atendimento especializado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local com atraso e também prestou socorro ao idoso, que não resistiu. 

“Ele estava andando na praia com um cachorro. De repente, entrou na água e se afogou”, afirmou uma mulher que estava em uma barraca. 

Depois da realização da perícia, o corpo do turista foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal, em Porto Seguro. Ele estava em Cabrália com a família./radar64

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Porto Seguro: Jânio Natal passa mal e é internado em hospital de Salvador


Após sentir um mal-estar no último domingo, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), foi submetido a um cateterismo, procedimento que corrige o bloqueio nos vasos sanguíneos ainda durante o processo. 

Ao Portal A TARDE, Jânio Natal disse que o procedimento foi feito "para vasculhar uma pequena dor no peito". 

"Está descartada qualquer possibilidade de infarto. Se eu tivesse infartado nem estaria aqui para contar história", disse. 

A Assessoria de Imprensa do prefeito informou que o procedimento cirúrgico foi um sucesso, que Janio Natal se recupera em casa e que logo o gestor estará de volta ao trabalho.

*Este texto foi atualizado às 15h33./osollo

Povo decreta, nas urnas, aposentadoria política compulsória da “família Pinto”

 

A outrora temível e poderosa família Pinto, que semeou seu nascimento na Bahia, em terrenos férteis que sobraram da tirania e arrogância do cacique Baiano, Antonio Carlos Magalhães, parece ter dado seu último suspiro nas eleições que se encerraram no dia 2 de outubro. 

A Família conquistou um patrimônio político e financeiro desde a promulgação da Constituição Cidadã, em 5 de outubro de 1988,  que veio se tornar o principal símbolo do processo de redemocratização nacional,  após 21 anos de regime militar. 

Tendo como seu mentor, o médico e ex-deputado federal, Uldurico Pinto, a família teve uma trajetória surpreendente, galgando cargos e postos na esfera estadual e federal, e conquistando prefeituras em diversos municípios da região. Quando não eram da família, eram amigos, aliados e asseclas, cujo propósito era expandir o império galináceo. 

Entretanto, a ganância, o “panelismo” e a megalomania do comandante-mor engoliram os jovens sucessores, que vislumbraram na corrupção, o caminho mais fácil para se estabelecerem e se enriquecerem rápido, como num toque de mágica. 

Assim o fizeram, ficaram milionários, mas sem o poder político usado para tanto e sem a áurea, impiedosamente retirada pelo povo e eleitores que lhes adoravam e passaram a odiá-los. 

Ubaldino Jr. é o exemplo clássico dessa odisséia. Eleito para prefeito de Porto Seguro, sendo à época, o mais jovem gestor do país, hoje, assiste e narra, em sua própria emissora de rádio, sua decadência, e seu fracasso político. 

Logo após sua eleição, o jovem prefeito aliou-se àqueles que sempre foram seus algozes e adversários políticos, que determinavam sua trajetória de ascensão. Juntou-se aos mesmos, prevendo baús de moedas, e escancarou seu lado perverso da traição e deslealdade ao povo que o elegeu, e aos padrinhos políticos que lhe ensinaram a arte da política e da gratidão, como o saudoso Valdir Pires. 

A denominada “Aliança Forte” celebrada pela “família Pinto” com o grupo político de Antonio Carlos Magalhães na Bahia, deu início à derrocada e à insignificância da família nos dias de hoje. 

Sem poder concorrer a cargos eletivos em eleições, devido ao enquadramento na Lei da Ficha Limpa, a família se aventurou, nas últimas eleições municipais (2020), em disputas eleitorais no modesto município de Santa Cruz Cabrália, com o ex-prefeito de Porto Seguro, mais conhecido como Baiano e, em Porto Seguro, com o jovem Deputado Federal Uldurico Jr., numa coligação desesperada e asquerosa com a ex-prefeita, envolvida numa série de operações da PF e MPF, Cláudia Oliveira, cujo resultado todos conhece: uma histórica e retumbante derrota para o atual prefeito da Terra Mãe do Brasil, Jânio Natal. 

Cláudia, nessa eleição de 2 de outubro de 2022 disputou, em dobradinha com Uldurico Jr., uma vaga no parlamento estadual; logrou sucesso, só não se sabe até quando, devido às investigações mencionadas acima. Já Uldurico Jr. se ferrou e, no momento, está desempregado. 

Ato contínuo, a poderosa e milionária família Magalhães vê o seu nanico e último representante, se bater num segundo turno de eleição municipal para a prefeitura de Salvador, enquanto os “Pinto” convive com a perda do seu último moicano num parlamento, com a derrota melancólica do jovem e, talvez, político promissor, Uldurico Jr.. 

Para não precipitar em dizer que foram varridos do vasto território baiano, resta-lhes uma prefeitura nos rincões do Extremo Sul Baiano (Medeiros Neto), cujo gestor pertence à 1ª geração de políticos da família, aonde refugiam suas amarguras, suas decepções e, claro, suas emendas parlamentares. E, quem sabe, talvez, tramem um retorno das cinzas. 

Hoje, entraram para a história política da Bahia, como um cordel rimado em escandalosas denúncias de improbidades e corrupção e com um vôo que diria, sem trocadilhos, não ser de uma galinha, mas de um pinto./jojonoticias

Estudo aponta que Viagra reduz tumores e melhora efeito da quimioterapia

 


Os medicamentos conhecidos como inibidores de fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), como o Viagra, têm potencial para melhorar as respostas de pacientes com câncer de esôfago ao tratamento da doença, de acordo com cientistas do Reino Unido. A pesquisa foi publicada este ano na revista científica Cell Reports. 

Segundo o Metrópoles, os estudiosos sugerem que o uso dos remédios utilizados para tratar a impotência sexual podem ser eficazes nos procedimentos terapêuticos de câncer, podendo até mesmo reduzir o tamanho dos tumores. 

“As propriedades resistentes à quimioterapia dos tumores esofágicos faz muitos pacientes passarem por quimioterapia intensiva e não terem bons resultados. Encontrar um medicamento que já é prescrito com segurança pode ser um grande passo no combate a esta doença difícil de tratar”, explica o professor de cirurgia gastrointestinal na Southampton University, Tim Underwood, principal autor do trabalho. 

Os cientistas pretendem continuar com os estudos em humanos, durante uma nova fase de testes. Eles esperam que a descoberta possa ajudar no tratamento futuro do câncer de esôfago e de outros tipos de tumores./ilheus24h

'Tinha medo de perder porque meu projeto era ser senador', diz Sérgio Meneguelli, deputado estadual mais votado da história do ES

 

Sérgio Meneguelli, deputado mais votado da história do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O deputado estadual mais votado da história do Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (Republicanos) disse nesta segunda-feira (3), em entrevista à TV Gazeta, que não esperava receber tantos votos porque teve dificuldade de divulgar a sua candidatura à Assembleia Legislativa (Ales), que de acordo com ele, foi decidida de última hora pelo partido dele, o Republicanos. 

"Eu tinha medo até de perder porque meu projeto era ser senador. Não era meu projeto, no início era ser deputado estadual. O partido começou a dizer que eu tinha que ser e na última semana me passaram uma rasteira de forma até meio covarde. Tive a grande dificuldade de divulgar minha candidatura. Muita gente no estado não sabia. Foi uma surpresa muito grande", disse Meneguelli.

 


No dia 28 de julho, oito dias antes do fim do prazo para convenções partidárias, o deputado estadual, e então candidato ao governo do Espírito Santo, Erick Musso, anunciou que havia desistido de disputar as eleições para governador e que seria o candidato do Republicanos ao Senado. Erick Musso terminou a disputa em terceiro lugar, com 17,25% dos votos. Ele foi derrotado por Magno Malta (PL), eleito senador com 41,95% dos votos, e ficou atrás da senadora candidata a reeleição Rose de Freitas (MDB), que teve 38,17% dos votos. 

Na entrevista, que foi exibida ao vivo no Bom Dia Espírito Santo, Meneguelli também disse que não quer privilégios e vai se comportar como empregado do povo durante seu mandato na Ales. 

"A própria Assembleia tem que sentir o que o eleitor está querendo. Primeira coisa é acabar com a farra de alugar carro zerado para deputado. Dar condições de trabalho sim, mas sem privilégio. É uma responsabilidade muito grande porque tive votos em todos os municípios do Espírito Santo. Vou dar o máximo. Já aviso aos deputados que eu não vou aprovar nada que for privilégio. Representante do povo tem que por o pé no chão. Todos os deputados não passam de empregados da população, mas o povo também tem que se comportar como patrão", disse o deputado eleito. 

Sobre a disputa do segundo turno para governador entre Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL), ele preferiu não se posicionar. 

"Até agora eu eu me isolei até do meu partido. Foram votos do povo e pessoal. Vou conversar com nossas lideranças e nesse momento cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém. Já tem a decisão, mas acho que ainda não está na hora. Só não quero que continue essa política suja e radical. Falam tanto de liberdade de expressão e, quando alguém se manifesta, é criticado por que não é igual", falou Meneguelli. 

Mais votado da história do ES 

Com o total de 138.523 votos recebidos na eleição deste domingo, Meneguelli quebrou o recorde de deputado estadual mais bem votado da história do Espírito Santo. Antes, o recorde era de Guerino Zanon, que teve 65.704 votos em 2006. 

Meneguelli tem 66 anos e é natural de São Gabriel da Palha, Noroeste do Espírito Santo. Ele foi vereador por três mandatos consecutivos em Colatina e, em 2016, foi eleito prefeito da cidade. Na época, ele ficou conhecido por ter chegado de bicicleta para a própria posse, na sede da prefeitura de Colatina. Em 2020, Meneguelli decidiu não concorrer à reeleição e deu uma pausa na trajetória política./G1

Motociclista perde controle de moto e cai na BR 101 em Caravelas: Moto pega fogo e condutor é socorrido ao HMTF


Caravelas: O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira, 04 de outubro, por volta das 15h00, no Km 901 da BR 101, em área territorial do município de Caravelas-BA. De acordo com as informações, o condutor seguia na via, sentido ao Distrito de Posto da Mata, quando perdeu o controle da moto e caiu. 

O motociclista, José Célio Souza Vieira, de 43 anos, conduzia uma motocicleta Honda CG Titan, de cor preta, ano 2008, placa policial JRY-6016, licenciada em Teixeira de Freitas. O atrito da moto com o asfalto provocou um incêndio e parte da motocicleta ficou incendiada. 

A vítima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, com lesões leves. Seu estado de saúde é considerado estável. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência e realizaram os procedimentos de praxe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Chamado da morte: Jovem é assassinado a tiros após atender criminosos na porta de sua residência em Itanhém

Itanhém: João Paulo Lopes, de 22 anos, foi assassinado na noite desta terça-feira, 04 de outubro, na Rua Euclides Nogueira, no Bairro Grinaldo Medeiros, na saída para o distrito de Batinga, em Itanhém-BA. De acordo com as informações, 02 (dois) indivíduos chegaram a bordos de uma motocicleta, sem identificação e cometeram o crime, fugindo do local sem deixar pistas. 

Ainda segundo as informações, o carona da moto desceu e caminhou até a garagem de uma residência, onde se encontrava a vítima (João Paulo). Após ser chamado pelo nome, o João Paulo saiu para abrir a porta, momento em que o criminoso, usando uma arma de fogo, atirou por várias vezes contra a vítima (à queima roupa). Os tiros atingiram a região da cabeça e abdômen. Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam a ocorrência e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.



A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A delegada titular de Itanhém, Maria Luiza, e sua equipe, vai investigar o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Pagamento do Auxílio Brasil e Auxílio Gás é antecipado em outubro


O calendário de pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás para as famílias beneficiárias, foi antecipada pela Caixa. Previsto inicialmente para ser realizado no dia 18 de outubro, o crédito ocorrerá a partir do dia 11 para os beneficiários com final de NIS 1. 

O pagamento seguirá de forma escalonada, de acordo com o final do NIS do beneficiário, com término previsto para o dia 25, conforme calendário abaixo: 

Para movimentar o pagamento, os beneficiários podem usar o aplicativo CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para realizar o saque. 

O cartão do Auxílio Brasil também pode ser usado para realizar compras nos estabelecimentos comerciais, por meio da função de débito e realizar saques nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da Caixa./ jcconcursos

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama


O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. 

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento. 

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. 

Detecção Precoce 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. 

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. 

A orientação atual é que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, em um determinado período do mês, como preconizado nos anos 80. 

Essa mudança surgiu do fato de que, na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias e não por meio de uma prática sistemática de se autoexaminar, com método e periodicidade definidas. 

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento). 

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. 

Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance de morrer da doença, em função do tratamento oportuno. A mamografia de rastreamento implica também em certos riscos que precisam ser conhecidos: 

1) Resultados incorretos:

§ Suspeita de câncer de mama, que requer outros exames, sem que se confirme a doença. Esse alarme falso (resultado falso positivo) gera ansiedade e estresse.

§ Câncer existente, mas resultado normal (resultado falso negativo). Esse erro gera falsa segurança à mulher. 

2) Sobrediagnóstico e sobretratamento: ser diagnosticada e tratada, com cirurgia (retirada parcial ou total da mama,) quimioterapia e radioterapia, de um câncer que não ameaçaria a vida. Isso ocorre em virtude do crescimento lento de certos tipos de câncer de mama. 

3) Exposição aos Raios X (raramente causa câncer, mas há um discreto aumento do risco quanto mais frequente é a exposição). 

As mulheres devem ser orientadas sobre riscos e benefícios do rastreamento mamográfico para que tenham o direito de decidir fazer ou não esse exame de rotina. 

A mamografia diagnóstica, com finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. 

A mulher que tem risco elevado de câncer de mama* deve conversar com o médico para avaliar a particularidade de seu caso e definir a conduta a seguir. Até o momento não há uma recomendação padrão para este grupo. 

*Mulheres consideradas de risco elevado para o câncer de mama são aquelas que tem os seguintes históricos de câncer em familiares consanguíneos:

- vários casos de câncer de mama, sobretudo em idade jovem; 

 - histórico de câncer de ovário; 

 - histórico de câncer de mama em homem. 

Amamentação e Câncer de Mama 

A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa).

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.