Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Operação das Polícias de Nova Viçosa prende suspeito de tráfico e assaltos que trocou tiros com o PETO: Comparsa acabou morrendo





Nova Viçosa: Homem é preso com drogas no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa, nesta sexta-feira, 07 de fevereiro, em uma ação conjunta entre o 4º Pelotão e o PETO da 89ª CIPM, comandado pelo Tenente Louzada, juntamente com uma equipe da Polícia Civil, liderada pelo delegado, Marco Antônio Neves. A prisão ocorreu após o auto de resistência ocorrido na noite anterior, no Bairro Jardim dos Eucaliptos, onde dois suspeitos teriam trocado tiros com policiais do PETO, logo depois de um assalto.

Após perseguição aos acusados que estavam em uma motocicleta, houve troca de tiros, sendo que um dos criminosos foi baleado e socorrido ao hospital, onde morreu logo após dar entrada. Em ato contínuo, as forças policiais deram continuidade nas diligências nesta sexta-feira, o que resultou na prisão do comparsa do acusado, Marcos Silveira, vulgo "Mandela", de 32 anos, que teria ido a óbito no auto de resistência na noite anterior.


O suspeito foi abordado no mesmo bairro do ocorrido, sendo identificado como Gabriel Pires dos Santos, 21 anos, vulgo "Cagão", quando estava em uma motocicleta, modelo Honda/Titan FAN 150, cor preta, placa JRC 2959. Após questionamentos, ele informou onde estaria uma certa quantidade de drogas enterrada, sendo dado continuidade na diligência, onde foram apreendidas aproximadamente 730 gramas de entorpecentes, entre substâncias tipo maconha e crack.

O acusado disse ainda para os policiais que teria saído recentemente do Conjunto Penal - CPTF, onde estava cumprindo pena por crime no artigo 157 (roubo seguido de ameaça). Após a prisão do Gabriel em Posto da Mata, a Central do CICOM/190 teria recebido uma denúncia de forma anônima, que em um local situado na Rua João Amaro Gomes, no Bairro Tancredo Neves, em Teixeira de Freitas, o Gabriel (Cagão) teria deixado uma certa quantidade de droga escondida.


Uma guarnição do PETO da 87ª CIPM foi destinada para averiguar as informações e encontraram mais de 1 Kg de maconha, que foi apresentada na Delegacia Territorial para o delegado de plantão, Charlton Bortolini, que realizou os procedimentos cabíveis. Segundo informações, o Gabriel teria confessado para o delegado Marco Antônio, que ele estaria trabalhando para dois detentos do Presídio, de vulgo "Coroa", e o outro de vulgo "Pavão", e, que teria negado, conhecer o Marcos (Mandela).


Porém, nas investigações, o delegado já tem elementos que liga ações em conjunto dos dois acusados. O Gabriel foi flagranteado por tráfico de drogas, sendo conduzido posteriormente para carceragem da 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas. As investigações irão continuar por parte da equipe do Delegado Marco Antônio Neves./Liberdadenews

Entregador em alta velocidade atropela mulher na Várzea Alegre em Itamaraju e acaba morrendo





Itamaraju: Um entregador de lanches se envolveu em um grave acidente durante a madrugada deste sábado (08/01), na Avenida Oscar Joaquim Pereira no Bairro Várzea Alegre em Itamaraju.

Segundo informações, Ricardo Rodrigues Nascimento conduzia uma motocicleta Honda CG 160 com placa PKK-3982 licenciada em Itamaraju quando atropelou uma mulher de nome Maria Aparecida.

Com o impacto o motociclista voou da moto e ficou caído há alguns metros do local do acidente, uma unidade do SAMU esteve no local juntamente com a Polícia militar socorrendo as vítimas encaminhando ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), mais Ricardo não resistiu e acabou morrendo.

Maria Aparecida segue internada em estado grave, o corpo de Ricardo foi removido ao IML de Itamaraju./Cocobongo

Petrobras reduz preços do gás de cozinha em 3% a partir de hoje (08/02)





A Petrobras anunciou que vai reduzir os preços do GLP, para uso residencial nos botijões de 13 quilos e para uso industrial e comercial, em 3% a partir hoje, 8/02, nas refinarias e base. Com isso a redução de preços nas refinarias deve ser da ordem de R$ 0,85 por botijão.

Esta é a primeira alteração nos preços do GLP feita pela companhia neste ano. A última vez foi no dia 27 de dezembro do ano passado quando aumentou os preços do GLP em 5% em média.

A estatal leva em conta o câmbio e as condições competitivas do mercado para formação de preços./bahiaextremosul

Ministério Público recorre de decisão da justiça que autorizou fazendeiro plantar eucalipto em Itamaraju



O Ministério Público Estadual através do seu titular na 2ª Promotoria Pública da Comarca de Itamaraju, o promotor de justiça Helber Batista, diante da decisão judicial sobre a ação versando sobre o plantio de eucalipto no município de Itamaraju, interpôs recurso de apelação para que a matéria seja submetida ao exame do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A sentença foi da juíza Lívia de Oliveira Figueiredo, substituta da Vara dos Feitos de Relações de Consumo Cível e Comercial da Comarca de Itamaraju, expedida em 19 de dezembro de 2019.

A decisão saiu em favor do impetrante após Mandado de Segurança Cível impetrado pelo fazendeiro Urbano Pereira Correia (Fazenda Santa Inês) através do seu advogado Thiago Giuberti Suaid contra a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Itamaraju (órgão impetrado), em virtude do secretário Ivan Favaratto Filho (autoridade coatora) ter negado ao ruralista a sua solicitação para plantação de eucalipto na sua propriedade em proteção a Lei Municipal, justificando sua decisão na limitação de plantio de eucalipto e outras plantas exóticas, previsto no artigo 3º da Lei Municipal nº 583/2001, a 5% da área do imóvel.

Por sua vez o fazendeiro recorreu à justiça para ter o seu direito de propriedade assegurado com o objetivo de planar eucalipto para fomento nas suas terras e mesmo o Ministério Público Estadual tendo sido contra o pedido do fazendeiro em preservação da Lei Municipal e a Prefeitura Municipal tendo prestado as informações solicitadas em juízo, a magistrada decidiu em conceder o direito ao fazendeiro por considerar a ação dos advogados do fazendeiro muito bem fundamentada, em que requereu a declarada inconstitucionalidade da Lei Municipal.

Antes da decisão q juíza Lívia Figueiredo notificou a autoridade coatora, ou seja, o secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo Ivan Favaratto Filho que informou em juízo que o indeferimento de expedição da certidão solicitada se deu com base no previsto em Lei Municipal nº 583/2001. Ouvido o Ministério Público, o promotor de justiça Helder Batista opinou pela improcedência dos pedidos formulados pelo Impetrante, vez que a Lei Municipal nº 583/2001 não invade competência legislativa da União, posto que, ao dispor sobre a limitação ao plantio de eucalipto, o faz com fim de proteção ao meio ambiente e ao fortalecimento da agricultura do seu território.

Sentença

Na sua decisão a juíza Lívia Figueiredo se amparou inclusive, no doutrinador e ministro do STF Alexandre de Morais, que leciona em sua obra Direito Constitucional, em que “o direito líquido e certo é o que resulta de fato certo, ou seja, é aquele capaz de ser comprovado, de plano, por documentação inequívoca”. Descrevendo que está englobado na conceituação de direito líquido e certo o fato que para tornar-se incontroverso necessite somente de adequada interpretação do direito, não havendo possibilidades de o juiz denegá-lo, sob o pretexto de tratar-se de questão de grande complexidade jurídica, julgando procedente pedido formulado pelo Impetrante, reconhecendo a inconstitucionalidade dos artigos 1º e 3º da Lei Municipal 583/2001, concedendo a segurança pretendida em caráter definitivo, determinando que a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Itamaraju expeça Certidão de Uso e Ocupação do Solo em favor do impetrante.

MP

Nesta quinta-feira (06/01/2020), o promotor de justiça Helber Batista, titular da 2ª Promotoria Pública da Comarca de Itamaraju, interpôs recurso de apelação junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia objetivando cassar a sentença de primeiro grau que versa sobre o reconhecimento da inconstitucionalidade dos artigos 1º e 3º da Lei Municipal 583/2001 versando sobre o plantio de eucalipto no território de Itamaraju. No recurso o promotor Helber Batista argumenta com perícia a importância da Lei Municipal em proteção ao meio ambiente, aos setores agricultáveis, criadores, sociais e a necessidade de voltar a discutir amplamente o tema com a sociedade.

Município

O município de Itamaraju, através do seu procurador geral, advogado Elton Marely Moitinho, informou que a Prefeitura Municipal não foi ainda oficialmente comunicada da decisão, mas adiantou que assim que for notificada, a ordem do prefeito Marcelo Angênica é que o município recorra da sentença de primeiro grau. O município estuda entrar com um recurso de agravo e, podendo também requer uma suspensão de execução da decisão liminar, direto na presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Decisão de 2008

Há 12 anos, na sexta-feira do dia 14 de março de 2008, uma decisão do pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, pôs fim ao sonho de alguns ruralistas, que defendiam o plantio de eucalipto em grande escala nas terras do município de Itamaraju. Depois de adiar por três vezes a decisão, os desembargadores do TJ/BA resolveram arquivar o pedido de inconstitucionalidade à Lei Municipal 583/2001 que proíbe a monocultura, mesmo em moldes de fomento, que é o plantio consorciado com outras culturas, fruto de uma parceria entre os proprietários das terras e as empresas de celulose e papel.

Na época foi um duro golpe nas empresas papeleiras que almejavam plantar eucalipto em grande escala no município de Itamaraju, já que além da questão legal, o objetivo esbarra num sentimento natural da população local que nunca aceitou a monocultura em seu território, pois as pequenas propriedades rurais são consideradas essenciais para o fortalecimento da economia local e a zona rural representa 81% dos tributos do município.

Na ocasião o Tribunal de Justiça só veio ratificar o sentimento dos itamarajuenses, já que uma proposta tão séria não poderia ser modificada de uma hora para outra. O relator no TJ/BA descreveu na ocasião que a Lei Municipal não viola os princípios da livre iniciativa e direito de propriedade, porque o eucalipto não cabe 100% no exercício do direito de propriedade comparada as outras culturas rurais, especialmente onde estiver Lei limitando seu plantio, porque trata-se de monocultura nociva a terra, a fertilização, o bioma aquático, a flora e os remanescentes florestais, não só destruindo o patrimônio do plantador que lucra com o fomento, mas, principalmente, porque prejudica diretamente os vizinhos rurais que não possuem ligação com a sua economia e herda o problema por tabela, além de provocar a desagregação social do homem do campo e não ser um gerador de empregos. (Por Athylla Borborema)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Homem tomado por ciúmes atira na ex-mulher e acaba ferindo mais duas pessoas em Itamaraju



Homem tomado por ciúmes atira na ex-mulher e acaba ferindo mais duas pessoas em Itamaraju


Um homem que está sendo procurado pela polícia, supostamente tomado por ciúmes, tentou matar sua ex-companheira, com um tiro de espingarda chumbeira do tipo chumbeira, crime ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, no bairro Vista da Pedra, região norte de Itamaraju.

O alvo do criminoso foi Avanete de Jesus Sena, de 47 anos, mas o tiro dado em sua direção, também acabou acertando a filha dela, Cerlândia Sena dos Santos, 23, e uma sobrinha de apenas 15 anos de idade.

As três receberam os primeiros socorros por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e logo depois terminaram transferidas ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), onde foram internadas. As últimas informações dão conta que as vítimas não correm risco de morte.

Ainda na noite desta quinta-feira (7) uma guarnição da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM), foi ao bairro onde aconteceu o ataque, mas o acusado não foi localizado. A polícia já ouviu as vítimas e o caso é tratado como triplo homicídio tentado./TH

ITAMARAJU | Homem ciumento tenta matar ex-companheira e fere outras duas pessoas





Um novo caso envolvendo ex-companheiro ciumento voltou a ocorrer no período noturno desta quinta-feira (06), mas desta vez três pessoas ficaram feridas e necessitaram de cuidados médicos.

Avanete de Jesus Sena (47 anos), moradora do bairro ocupado “Vista da Pedra” em Itamaraju, recebeu atendimentos de uma equipe do SAMU 192, vítima de disparos de arma de fogo (chumbeira), após ser agredida pelo ex-companheiro.

Além da mulher sua filha Cerlandia Sena dos Santos (23 anos) e a sobrinha menor com apenas 15 anos, foram feridas com parte dos projéteis do disparo da arma artesanal. As três vítimas receberam atendimento e foram encaminhadas para a unidade hospitalar.

Exames clínicos foram realizados e as vítimas passaram por procedimentos, mas a polícia militar registrou um boletim de ocorrência tratando o caso como tentativa de homicídio.

Até o fechamento da matéria o acusado não havia sido preso./IN

Dono de distribuidora morre dentro de academia em Teixeira






O proprietário da Macedo Distribuidora morreu na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, dentro de uma academia situada no Vila Vargas em Teixeira de Freitas.

Segundo informações, Enok Macêdo estava praticando atividades físicas quando sofreu um infarto.

Ele chegou a ser socorrido ainda dentro do   estabelecimento, mas não resistiu. O corpo foi removido por uma funerária da cidade. Ainda não foram divulgados os horários e locais para velório e  sepultamento./sulbahianews

Morre comunicador Salvador Rodrigues



Morre comunicador Salvador Rodrigues

Não resistiu ao agravamento em seu quadro de saúde e veio a óbito na tarde desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), o comunicador Salvador Rodrigues Brandão Filho, de 64 anos, um dos primeiros comunicadores do rádio regional, com muito sucesso principalmente na década de 80.

O radialista passou mal na noite da última terça-feira, dia 4 de fevereiro e foi levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde após ser submetido a uma bateria de exames, terminou transferido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde deu entrada em estado grave.

Segundo informou a equipe medida da unidade de saúde Rodrigues chegou ao pronto socorro já com o quadro clínico delicado. Ele precisou receber urgentemente uma transfusão de sangue e foi levado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi sedado e entubado.

Informações dão conta que Salvador Rodrigues chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas os médicos e enfermeiros conseguiram reanimá-lo. Nesta quarta-feira (5) ele sofreu novas complicações em quadro de saúde, chegando ao estado de insuficiência renal.

Já nesta quinta-feira (6) os médicos constataram que o paciente não estava reagindo aos medicamentos e no início da tarde ele veio a óbito por falência múltipla dos órgãos. A família ainda não informou o local do velório e a data do sepultamento./TH

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Suspeito de assalto morre durante perseguição policial





Itabela: Um homem ainda não identificado morreu durante um confronto com policiais militares em Itabela, no início da madrugada desta quinta-feira (06). Pouco tempo antes, ele teria assaltado um sítio localizado no bairro Jaqueira.

Segundo informações preliminares, a polícia localizou o suspeito na BR-101, após receber a informação que o assaltante teria fugido na garupa de um mototaxi.

Durante a perseguição, os policias deram ordem de parada. O mototaxista reduziu a velocidade e o suspeito pulou do veículo, atirando contra a guarnição. No revide, ele foi atingido. A polícia apreendeu um revólver calibre 38.

O suspeito morreu pouco tempo depois de dar entrada no hospital. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde, até a publicação desta notícia, permanecia sem identificação. Não há informações sobre o que teria sido roubado no sítio e se os objetos foram recuperados./Radar64

PM mata homem após discussão no Centro de Mucuri: Militar alega que agiu em legítima defesa






Mucuri: Um policial militar entra em luta corporal com uma pessoa, e acaba atirando na vítima, que foi atingida na cabeça. O fato aconteceu no final da manhã desta quinta-feira, 06 de fevereiro, na área Central da cidade de Mucuri, e segundo informações, o policial militar estava em um salão de cabeleireiro, quando a sua esposa teria chegado e relatou que um homem teria mexido com ela, e apontou onde ele estaria, momento em que o PM, que estava de folga, teria ido de encontro com a pessoa, que foi identificada como Darlon Fernandes de Souza, 52 anos.

thumbnail_PHOTO-2020-02-06-13-24-44-2.jpg

O militar foi tirar satisfação sobre o ocorrido, quando os dois começaram a discutir, e acabaram entrado em vias de fato, momento em que houve um disparo de arma de fogo, que atingiu a vítima na cabeça, levando-o a óbito no local. O policial militar permaneceu no local até a chegada de uma guarnição do 2° Pelotão da 89ª CIPM, onde o policial é lotado, momento que ele se apresentou para o comandante da guarnição, entregando a sua arma, e sendo conduzido para sede da Unidade Policial, onde segue recolhido para as devidas providências.

thumbnail_PHOTO-2020-02-06-13-24-44.jpg

O delegado titular de Mucuri, Samuel Martins Neto autorizou a remoção do corpo ao IML, onde passará por necropsia. As investigações ficarão a cargo do delegado. Um inquérito policial militar também será instaurado para apurar a conduta do policial, o qual alega que o Darlon estaria de posse de uma arma branca tipo faca, e teria ido para cima dele no momento da discussão, quando ele teve que reagir em legítima defesa. Já os familiares da vítima, disseram que Darlon teria problemas mentais, e que fazia uso de medicamentos controlado.

thumbnail_PHOTO-2020-02-06-13-24-44-1.jpg

Os familiares alegam ainda que a vítima seria paciente do CAPS, e que teria ido buscar medicamentos na manhã desta mesma data. O delegado Samuel Martins disse para nossa equipe de reportagem que está aguardando a apresentação do policial, através do Comando da Unidade Policial onde ele se encontra custodiado temporariamente./Liberdadenews

Exames comprovaram que professor foi realmente envenenado com raticida





Na tarde desta quinta-feira (6), peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) confirmaram que o professor Odailton Charles de Albuquerque Silva, 50 anos, foi assassinado com raticida.

A partir de agora, essa é a principal linha de investigação da 2ª Delegacia de Polícia (DP). Um exame feito, preliminarmente, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) já tinha constatado a presença de um organofosforado, substância presente em inseticidas, agrotóxicos e em veneno de rato, o chumbinho

Relembre o caso

Após ser supostamente envenenado ao beber um suco de uva oferecido por uma colega de trabalho, o professor Odailton  entrou em contato com alguns amigos para informar que não estava se sentindo bem.

O professor do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte foi ao colégio com o objetivo de assinar alguns papeis e acabou encontrando com a colega que ofereceu o suco, com quem ele tinha algumas desavenças.

Ele disse que a colega a chamou para uma sala, para assinar os documentos, e o ofereceu uma garrafinha de suco de uva. Nos áudios ele afirma ter tomado o líquido apenas para não fazer “desfeita”. Logo em seguida, começou a passar mal.

“Não é brincadeira, não. Tomei um negócio e estou passando mal mesmo. Será que essa desgraçada me envenenou? Ela esperou sair todo mundo para almoçar. Estou até com medo de ligar para a minha mulher e deixar ela apavorada, coitada. Estou passando mal mesmo. Ela colocou algum purgante aqui, algum purgante”, disse.

Nos áudios ele diz que não quer preocupar a mulher e que está mandando mensagens para a amiga porque ela demora a atender as ligações. “Aí, eu fico agoniado. Cheguei aqui e a mulher com a cara feia. Os quadros que eu tinha deixado estavam empilhados para eu carregar. Folhas de ponto para assinar. Quase que ela não deixa eu entrar na escola, mas depois ela viu que eu estava de boa e tal”, relata.

“A mulher com ódio nos olhos. Me chamou na salinha ali para assinar a folha de ponto e, quando fui ver, ela ainda me deu uma garrafinha de suco de uva. Tomei até um susto, mas pensei: ‘Não vou tratar mal não, né? Não vou ser deselegante’. Fiquei receoso. Fui e tomei”, contou.

“Não sei, mas agora tem uns 15 minutos. Está me dando uma dor de barriga desgraçada. Será que colocou laxante para me sacanear? Dor de barriga, estou grilado. A mulher me olha com cara feia e, depois que o pessoal sai de perto, me coloca na salinha com suco de uva. Estou com medo. Vou até ligar para a minha mulher. Vou esperar, não deve ser nada. Deve ser do meu remédio. Não é possível que ela tenha coragem, ai meu pai do céu”, finalizou o professor./bahiaextremosul

CORONAVÍRUS: BRASIL INVESTIGA 14 CASOS SUSPEITOS E OUTROS 15 SÃO DESCARTADOS


Resultado de imagem para CORONAVÍRUS


O Ministério da Saúde atualizou, nesta terça-feira (4), as informações sobre o número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil. São 14 casos que se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus) 

Os casos notificados estão sendo monitorados nos estados do Rio de Janeiro (1), São Paulo (7), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2).

No total, 29 casos foram notificados para investigação de possível relação com a infecção humana pelo novo coronavírus, mas 15 foram descartados pelo Ministério da Saúde.

Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do MS, caso a caso, com as autoridades de saúde dos estados e municípios. 

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

A ação mostra que a pasta tem compromisso com a transparência das informações./Pimenta

Rodeio de luto: Asa Branca, locutor de rodeios, morre em SP



[Rodeio de luto: Asa Branca, locutor de rodeios, morre em SP ]


Asa Branca, famoso locutor de rodeios, morreu nesta terça-feira (4), no Instituto do Câncer, na Zona Oeste de São Paulo em decorrência de um câncer. Ele lutava contra a doença desde 2017. A mulher dele, Sandra Santos, informou que não sabe onde será feito o velório, mas que o corpo será sepultado em Turiuba, no interior de São Paulo, cidade natal do locutor.

O locutor passou por várias internações recentes, sendo a última no domingo (2), quando a família alugou uma ambulância para transportá-lo do interior de SP para a capital paulista.

Em contato com o G1 no domingo, a esposa de Asa Branca já havia sido informada pelo médico de que o quadro de saúde dele era irreversível.

Waldemar Ruy dos Santos, o Asa Branca, tem 57 anos, e foi diagnosticado com câncer na boca em 2017. Ele também é portador do vírus HIV, doença descoberta em 2007.

Segundo a família, Asa Branca seria homenageado neste fim de semana com a medalha da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, mas, por conta do agravamento da doença, ele não pode participar.

Lenda dos rodeios

Waldemar Ruy Asa Branca dos Santos foi um ícone no mundo dos rodeios por criar um novo estilo de narração. Ele revolucionou as apresentações no final dos anos 1980 ao incrementar a locução a partir de um microfone sem fio, algo inédito para época.

Asa Branca aproveitou a evolução tecnológica para dar ainda mais ênfase ao famoso “segura, peão”, criado por José Antônio de Souza, o Zé do Prato, outro grande nome da locução de rodeios e que morreu em 1992.

Rodeio de luto: Asa Branca, locutor de rodeios, morre em SP

“Ah, este é do Zé do Prato, conhecidíssimo. Eu só estiquei um pouco mais: ‘seguuuuura peãããão’”, relembrou em entrevista ao G1 Campinas e Região em 2018. A partir disso, o rei de versos e jargões e da potente voz inconfundível começou a fazer história nos rodeios Brasil afora.

“O Brasil tem ótimos locutores e me sinto orgulhoso quando me dizem que fiz escola. Me falam, ‘olha lá, Asa, está te imitando’. Eu respondo que isso é ótimo, é sinal que sou uma referência”, afirmou./Radar101

Aeroporto de Porto Seguro, na Bahia, adota medidas para evitar infecção pelo coronavírus





O Aeroporto Internacional de Porto Seguro, na região sul da Bahia, que recebe anualmente quase dois milhões de passageiros, começou a adotar medidas de prevenção por causa da crise global do coronavírus. No local, os passageiros são recepcionados com vídeos e alertas.

Os primeiros casos de coronavírus surgiram na China, onde, até a terça-feira (4), 426 haviam morrido. Também foram registradas ocorrências da doença em outros 24 países.

No Brasil, ainda não há confirmações de pessoas infectadas, mas 13 casos são investigados nos estados: Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2).

Diante da situação, o aeroporto de Porto Seguro inciou as medidas de prevenção. Desde então, a administração do equipamento disponibiliza álcool gel de forma gratuita, principalmente na sala de embarque e na praça de alimentação.

Vídeos explicativos e alertas sonoros, em quatro idiomas, sobre a doença, também são reproduzidos em todo o aeroporto. Além disso, os próprios passageiros também foram vistos no local usando máscara de proteção. A turista Ana Cremonini é uma dessas pessoas.

"No avião, chega no aeroporto, todo aquele movimento, existe aquela preocupação. Então é melhor prevenir do que remediar", disse a mulher.

De acordo com Carlos Rebouças, da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart), que administra o aeroporto, o local tem um posto de saúde que pode ajudar em um possível caso suspeito.


"O aeroporto não dispõe de área de quarentena, mas acredito que poucos aeroportos do Brasil possuam. Mas fazer o encaminhamento, com todo cuidado possível, nós temos condições porque nós temos um posto de saúde, que funciona 24 horas", disse./bahiaextremosul



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Idoso é morto a pauladas no distrito de Posto da Mata: Enteado é o principal suspeito





Nova Viçosa: Um idoso foi morto a pauladas no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa, na noite desta terça-feira, 04 de fevereiro. Segundo informações, a vítima, que foi identificado como, Claudionor da Silva, de 69 anos, teria sido agredido com várias pauladas, que o levou à morte no local, fato ocorrido na Rua Ribeirão, no Bairro Jardim dos Eucaliptos.

A Polícia Militar foi informada por populares, através do CICOM/190, e uma viatura foi deslocada para o local, confirmando a ação criminosa. Uma unidade do SAMU também esteve no local e confirmou o óbito da vítima. Informações dão conta ainda, que o principal suspeito teria sido o enteado da vítima (Claudionor), que teria cometido crime, após eles terem tido uma discussão em um bar próximo ao local do fato.

Há Informações de que o suspeito queria que a vítima lhe desse dinheiro, o que foi negado, e logo depois, a vítima foi embora, quando foi atacada com as pauladas na região da cabeça. O delegado de plantão da 8ª COORPIN, Bruno Ferrari, foi comunicado do fato, e solicitou a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas. O caso será investigado pela Policia de Nova Viçosa, através da equipe do delegado titular, Marco Antônio Neves./Liberdadenews

Adolescente é baleado após assalto e sequestro relâmpago no Colina Verde em Teixeira



Teixeira de Freitas: Um adolescente foi vítima de um sequestro relâmpago, na tarde de terça-feira, 04 de fevereiro, na área Central de Teixeira de Freitas. Segundo informações, um adolescente de 14 anos foi abordado por dois suspeitos em um veículo de cor preta, na ladeira que liga à área Central da cidade com o Bairro Colina Verde, onde o adolescente mora, quando segundo ele, os suspeitos teria lhe pedido o seu celular. Quando ele foi entregar o aparelho para o suspeito que estava do lado do carona do veículo, ele foi puxado para dentro do carro.

Na sequência o motorista arrancou o carro em alta velocidade, sentido à saída da cidade, na BA 290, em direção à Medeiros Neto. O adolescente disse ainda, que os criminosos estavam armados e falavam para ele fica quieto e calado, e que eles adentraram em uma estrada vicinal, do lado direito da rodovia, próximo à entrada do Duque de Caxias, em um plantio de eucaliptos, indo até o final, deparando-se com uma cerca de arame, sendo este o local, onde tiraram ele do veículo, e logo em seguida, um dos criminosos mandou que ele levantasse a mão esquerda, e ao levantar, o criminoso atirou.

O adolescente foi atingido na mão, e logo depois os criminosos fugiram do local. O menor caminhou até às margens da rodovia, onde pediu por socorro, e uma pessoa que viu que ele estaria com a mão sangrando, parou e lhe deu carona até o HMTF, onde ele recebeu atendimento médico, e está aguardando para passar por cirurgia, para retirada do projetil que ficou alojado em sua mão.  A Policia Civil foi comunicada do fato, e irá investigar o ocorrido, na tentativa de identificar os autores, e prendê-los./Liberdadenews

Eunápolis: PRF retira animais soltos na rodovia para evitar acidentes na BR 101





A Polícia Rodoviária Federal (PRF) retirou, das margens da BR 101, animais de grande porte que circulavam livremente na rodovia gerando alto risco de acidentes graves aos usuários. A ação foi realizada hoje (05), na altura do Km 704 da BR 101, trecho da localidade de Mundo Novo, no Extremo Sul da Bahia.

A ocorrência teve início quando uma equipe da PRF visualizou os animais se alimentando da vegetação que margeia a pista, situação que potencializa a gravidade de um acidente em caso de atropelamento, além de colocar em risco a vida dos motoristas e passageiros.

Os agentes federais sinalizaram o local e afastaram os animais da via de circulação da rodovia, a fim de garantir a segurança viária e fluidez do trânsito aos usuários da rodovia.

A PRF informa que os proprietários de animais devem tomar todas as precauções necessárias para evitar eventuais fugas, em especial nas imediações de rodovias, onde há risco de acidentes graves, visto que poderão ser responsabilizados por eventuais danos causados em caso de acidentes, tanto no âmbito civil, como no criminal.

A PRF alerta que, na hipótese do condutor deparar-se com um animal, principalmente de grande porte, durante sua viagem, é recomendado diminuir a velocidade do veículo, evitar o uso de buzina e faróis altos, uma vez que essas medidas podem assustar o animal e provocar reações de ataque, e gerar acidentes. Além disso, o condutor poderá informar a PRF através do número 191 que tomará as medidas de segurança cabíveis.

Asfalto: 3ª etapa do asfalto será licitada no mês de março para a nossa alegria


Resultado de imagem para asfalto de Jucuruçu


O sonho antigo dos moradores e usuários finalmente começa a se tornar  mais que realidade do total de 100 quilômetros entre as duas cidades, já tinha sido executada a primeira etapa entre a área urbana de Jucuruçu e a divisa com Itamaraju, com investimento de R$ 23,7 milhões, restando agora 34 quilômetros entre Pau D’Alho e a rodovia BR-101.

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti afirmou que a licitação para o asfaltamento dos 34 km entre o Alho e Itamaraju será realizada em março/2020, para a alegria de todos os moradores de Jucuruçu, Coqueiro, Nova Alegria, Paudalho, e Itamaraju.

O asfaltamento desta via vai beneficiar toda a região com o escoamento de produção dos municípios e fortalecer o comércio entre o município de Jucuruçu e o turismo entre Minas Gerais e a Bahia.

Prefeitura reconstrói UTI, reforma Centro Cirúrgico, recepção e realiza diversas melhorias no HMTF




A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde do município, está realizando uma série de melhorias no Hospital Municipal (HMTF). Os benefícios podem ser vistos logo na chegada, com a nova fachada. Mas é do lado de dentro que estão os maiores investimentos.


A recepção está sendo reformada, assim como os corredores e Centro Cirúrgico. Mas, a principal ação está na Unidade de Terapia Intensiva, que foi totalmente reconstruída. Do piso ao teto, com equipamentos e leitos novos. “É uma nova UTI!” exclamou o prefeito Temóteo Brito, durante a visita realizada ao novo equipamento na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro.


“Fizemos tudo novo. Vamos oferecer o melhor tratamento, com um ótimo ambiente. Quando o ambiente é bom, até mesmo a recuperação dos pacientes é melhor”, analisou o prefeito, lembrando que há 30 anos o HMTF não recebia nenhuma reforma profunda. A previsão, é que a Unidade seja inaugurada ainda no mês de fevereiro.


Com o investimento, 10 dos 12 leitos da UTI passarão a ofertar tratamento considerado do tipo III. Ou seja, são serviços mais complexos. No antigo modelo, havia apenas a habilitação do tipo II.


“Estamos trabalhando para que as pessoas de Teixeira de Freitas e região sejam acolhidas e tratadas com qualidade. 


Esse é nosso jeito de respeitar o cidadão”, pontuou o Secretário de Saúde Hebert Chagas. A revitalização do HMTF está sendo feitas com verbas próprias do município./bahiaextremosul

Teixeira de Freitas: Segunda feira da agricultura familiar de 2020 acontece nesta sexta-feira (7)



Teixeira de Freitas: Segunda feira da agricultura familiar de 2020 acontece nesta sexta-feira (7)



Aberta sempre às sextas-feiras, a feira da agricultura familiar acontece duas vezes por mês, sempre pala manhã e reúne produtores rurais de 28 comunidades de Teixeira de Freitas com um público fiel que marca presença na praça da Bíblia.

Nesta sexta, dia 7 de fevereiro teremos mais uma edição da feira que “é um sucesso”, afirma o secretário de Agricultura do município, Dori Neves.

Todos os produtos disponíveis na feira são da região e vem da força do trabalho de agricultores familiares.

Tem de tudo um pouco, desde biscoitos, rapadura, doces, verduras, frutas, farinha de mandioca, tapioca, frango caipira, ovos, feijão, mel e uma variedades de produtos da agricultura familiar. Você precisa ir para conferir como é um ambiente de energia boa e com produtos livres de agrotóxicos./TH

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Homem é morto com mais de 10 golpes de facão ao tentar defender a sobrinha do ex-marido




Foto: Guarananet

Gercino de Jesus Moreira de 58 anos foi morto na madrugada desta terça-feira, 4 de fevereiro, com mais de 10 golpes de facão ao tentar proteger a sobrinha do ex-marido.

O ataque aconteceu na casa da vítima no bairro Novo Horizonte, na cidade de Guaratinga, quando o acusado identificado como Julian Vieira Gomes, vulgo “Lica” de 24 anos, invadiu a casa e tentou agredir sua ex-mulher. Nesse momento, Gercino tentou proteger a sobrinha e foi golpeado por mais de 10 vezes com um facão. Ele foi atingido na cabeça, pescoço, tórax, costas e barriga, devido à gravidade dos ferimentos ele morreu no local.

Após o crime, “Lica” fugiu para uma fazenda onde trabalha em uma plantação de café. A polícia foi acionada e se deslocou até a fazenda, quando percebeu a chegada dos policiais, “Lica” fugiu.


Segundo informações, a sobrinha de Gercino possui uma medida protetiva contra Julian, e mesmo assim ele já invadiu várias casas na cidade para agredir a ex-mulher./bahiaextremosul

Duas pessoas são baleadas pelos mesmos criminosos em Nova Viçosa e em Mucuri: Uma morre e outra está gravemente ferida





Mucuri: Criminosos fazem duas vítimas, na noite desta segunda-feira, 03 de fevereiro, sendo uma fatal em Nova Viçosa, e outra em Mucuri, que está em estado grave. Segundo informações, criminosos que estavam em um veículo modelo Fiat/Uno, identificado apenas pela cor prata, teria atirado contra a primeira vítima, que foi identificada como, Jesus Nascimento dos Santos, 34 anos, que estava em uma bicicleta, na BA 998, na altura do Km 18, próximo à ponte do Pau Alto, território do município de Nova Viçosa, quando os ocupantes do veículo passaram pela vítima e atiraram pelas costas, atingindo a região da cabeça da vítima.

O Jesus foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Nova Viçosa, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Mas, devido à gravidade dos ferimentos, ele foi removido para Unidade Hospitalar de Posto da Mata, quando no deslocamento, antes de chegar na cidade de Mucuri, ele não resistiu e veio à óbito. A Unidade do SAMU retornou para Nova Viçosa, comunicando o óbito à Policia Militar. O delegado de plantão da 8ª COORPIN, Charlton Bortolini, foi informado e solicitou ao IML remoção do corpo, onde irá passar por necropsia, sendo liberado posteriormente para os familiares.

A segunda vitima, que foi identificada como, Eduardo Moreira Antunes, de 41 anos, que também estava de bicicleta, foi surpreendido minutos depois da primeira vítima, pelos mesmos suspeitos, na Avenida Central da cidade de Mucuri, quando os atiradores, disparam novamente pelas costas da vítima, que foi atingida na região próximo à cintura, caindo no chão, sendo socorrido logo depois por uma equipe do SAMU para a Unidade de Saúde (Policlínica), onde recebeu os primeiros atendimentos médicos, e foi transferido para o HMTF, onde deu entrada em estado grave, e foi direto para o Centro Cirúrgico.

A nossa equipe esteve na unidade hospitalar (HMTF), na madrugada desta terça-feira, 04 de fevereiro, e a vítima ainda estava passando por cirurgia, não tendo ainda um boletim médico do seu quadro clínico. Policiais Militares da 89ª CIPM, do 2º  Pelotão (Mucuri), e do 3º Pelotão (Nova Viçosa), e da CIPE/CAEMA, realizaram várias diligências no intuito de localizar o veículo e autores do homicídio consumado, e do homicídio tentado, mas, até o fechamento desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso./Liberdadenews

Nova Viçosa - Caseiro é morto a tiros após discussão com moradores por causa de cerca




Jesus Nascimento dos Santos de 34 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, 3 de fevereiro, quando passava por uma estrada vicinal próximo ao lixão da cidade de Nova Viçosa.

A vítima estava indo buscar água, quando um carro Fiat Uno de cor prata se aproximou, e o motorista efetuou vários tiros. Jesus foi socorrido por populares ainda com vida, mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Jesus que era evangélico, trabalhava de caseiro em um sítio há quatro anos, e recentemente teria se envolvido em uma discussão com alguns moradores locais por conta de uma cerca que sempre era cortada para que eles tivessem acesso à praia. A cerca foi cortada ao menos 3 vezes, até que o patrão de Jesus mandou que ele reforçasse o arame para que ele não fosse mais cortado. De acordo informações, houve desentendimento entre eles, mais não chegou haver agressão.

Familiares acreditam que a discussão sobre a cerca de acesso à praia tenha sido o motivo do crime, já que a vítima não tinha inimigos e não se envolvia com coisas ilícitas.

A polícia investiga autoria e real motivação do crime./bahiaextremosul

Motocicleta tomada de assalto entre Itamaraju e Jucuruçu é localizada pela polícia



Motocicleta tomada de assalto entre Itamaraju e Jucuruçu é localizada pela polícia

Uma motocicleta Honda CG Titan, de cor vermelha, placa NZU-6785, que havia sido tomada de assalto do dia 13 de novembro de 2018, na rodovia BA-284, entre Itamaraju e Jucuruçu, foi recuperada por uma guarnição da Cipe-Mata Atlântica.

Os militares da especializada realizavam rondas de rotina nesta segunda-feira (3) no bairro Ulisses Guimarães, região oeste de Teixeira de Freitas, quando depararam-se com a moto estacionada, sem placa. Desconfiados os policiais pararam a viatura e quando realizaram uma checagem constataram que o veículo estava com os números do motor e chassi raspados.

Imediatamente a moto foi levada e apresentada à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas (DT), onde estava de plantão o delegado Charlton Fraga. Mais tarde um homem, que não teve a identidade revelada, compareceu à Delegacia e disse que havia comprado a motocicleta como se fosse de leilão.

O suspeito foi ouvido e como compareceu à polícia espontaneamente e disse não saber da irregularidade, ele foi ouvido e liberado, mas continua sendo investigado. O dono da motocicleta está sendo contatado para fazer a retirada do bem, o que só pode ser feito com apresentação da documentação./LN

Mortes de bebês no hospital de Itamaraju assustam moradores





Uma série de mortes suspeitas de recém nascidos no Hospital Municipal de Itamaraju tem deixado a população assustada e apreensiva.

Segundo relatos obtidos através das redes sociais, recentemente 5 bebês teriam ido a óbito por causas diversas, porém as famílias acusam a unidade de saúde de prática de negligência e erro médico.

O último caso que ganhou grande repercussão nas redes sociais foi do pequeno Arcanjo, de apenas dois meses de idade. Segundo a família, ele teria tido um mal estar e foi levado ao hospital, e minutos após ter sido medicado acabou indo a óbito. A família acusa a médica de ter aplicado uma dose de medicamento indicada para uma criança de dois anos, porém o bebê tinha apenas dois meses de vida.

Apesar do prefeito Marcelo Angênica (PSDB) ser médico, e ter vencido as eleições com a promessa de revolucionar a saúde, as queixas de moradores são constantes, e vão desde a falta de medicamentos em postos de saúde até o recorde de mortes registrado no hospital.

Embora os casos tenham repercutido na cidade e região, até o momento nem o Prefeito Marcelo Angênica e nem seu Secretário de Saúde, Elan Wagner, comentaram sobre o caso. As famílias prometem acionar o Ministério Público para que apure o caso.

Direção do Hospital

Nossa equipe buscou informações sobre o caso na direção do hospital. No entanto, a diretora Adriana Novais, que acumulava ilegalmente o cargo desde 2018, havia sido exonerada no último dia 10 de janeiro.

No entanto, segundo denúncias, apesar da exoneração, ela ainda continuaria no comando do hospital. Nossa equipe não conseguiu apurar de que forma a ex diretora estaria recebendo pelo serviço, ou se teria legalidade o fato de que, apesar de exonerada, continue supostamente comandando o hospital de Itamaraju./sigaanoticia

ITAMARAJU | Família intensifica buscas pela adolescente de 14 anos desaparecida há mais de 72 horas




A angústia da família só aumenta, sem ter nenhuma informação que leve ao paradeiro da adolescente de 14 anos Hevillyn da Cruz, moradora do bairro Novo Prado em Itamaraju, que está desaparecida desde o último dia 31.

Já somam mais de 72 horas sem notícias. Ela foi vista pela última vez por sua genitora Lilian Jeanmonod. Conforme informações passadas por amigos da família, a mãe deixou sua casa para ir trabalhar e ao retornar para o seu lar não encontrou mais a filha. Desde então, as buscas foram feitas em residências de parentes e amigos, mas sem sucesso.

A família foi orientada a divulgar o desaparecimento nas redes sociais e durante esse fim de semana as buscas foram intensificadas em grupos de WhatsApp e mesmo assim a adolescente não foi localizada.

Cumprindo o protocolo, a polícia foi notificada onde um Boletim de Ocorrência foi formalizado na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju.  As autoridades seguem ouvindo os familiares e amigos na tentativa de uma pista que leve ao paradeiro da garota.

Até o momento nenhum contato foi feito com a família. E notícias falsas que tem circulado nas redes tem angustiado ainda mais o coração da mãe que faz um apelo a filha, que entre em contato com ela.

A família pede que as informações sobre a adolescente sejam passadas para as centrais de atendimento da Polícia Civil (197) ou Polícia Militar (190). E pelo telefone da família (73) 9 9830-4684./IN

Distrito de Nova Alegria recebe Aulão do Zumba





As comunidades dos bairros e do interior do município de Itamaraju, agora têm uma mais uma opção de lazer e saúde. A prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte e Cultura estão levando o projeto Zumba nas Comunidades e realizou na última sexta feira (30), o primeiro Aulão do Zumba no Distrito de Nova Alegria.

O secretário de Esportes de Itamaraju Cassio Cocobongo, junto com o professor Pelé estiveram na quadra de esportes de Nova Alegria para a realização do primeiro Aulão.

Na estreia do Zumba participaram jovens, adultos e idosas da comunidade que foram participar das atividades físicas tradicional com aeróbica aliada aos movimentos da dança e coreografias de vários ritmos.

“O Projeto Zumba nas Comunidades foi realizado pela primeira vez aqui no distrito de Nova Alegria levando diversão e muito exercício físico através dessa dança. Agradecemos ao prefeito Dr. Marcelo Angênica que não mediu esforços em apoiar o nosso projeto, cujo objetivo é levar saúde e bem estar para as pessoas de todas as idades. Já implantamos o projeto em vários bairros da sede e isso tem melhorado muito a qualidade de vida das pessoas que participam do Zumba.

Professor Pelé, Leandro (apoiador do projeto em Nova Alegria) e Cassio Cocobongo

Jamais poderíamos esquecer ou deixar de fora aquelas pessoas que moram nas comunidades rurais, por isso estamos levando vida saudável para as nossas comunidades com aulas de Zumba para todos os distritos de Itamaraju.”, enfatizou o secretário Cassio Cocobongo.

O professor Pelé é quem conduz os exercícios e os alunos apenas copiam seus movimentos e se divertem e acompanhando a dança.

“O projeto Zumba tem ajudado muito a diminuir o nível de sedentarismo de pessoas de todas as idades através da dança que movimenta todo o corpo. Manter um esforço que lhe proporcione prazer, ainda ajuda a perder e a controlar o peso aliado uma atividade que pode ser bastante divertida, com excelentes resultados é uma maravilha” destacou o professor Pelé.


A participação do Zumba nas Comunidades é gratuita e livre para todas as idades caracterizando atividade física tradicional com aeróbica e movimentos da dança que fazem mistura de vários ritmos./Cocobongo

Coronavírus: Brasil vai decretar situação de emergência



Nível de alerta é o máximo em uma escala de 1 a 3


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta segunda-feira (3) que o governo federal irá elevar o grau de risco ao nível 3, de "emergência em saúde pública" em território nacional, devido ao avanço do coronavírus.

Segundo o ministro, mesmo sem um caso confirmado da doença no Brasil, o cenário será antecipado para dar mais agilidade administrativa ao governo para contratações de equipamentos de segurança, como máscaras e luvas para agentes de saúde, assim como para a operação de retirada de brasileiros que estão na região de Wuhan, na China, epicentro da doença.

O ministro afirmou que deseja preparar nesta segunda-feira uma medida provisória sobre regras para quarentena de brasileiros que deixarem Wuhan.

O período de isolamento destes brasileiros será de 18 dias, disse o ministro, mas ainda não há confirmação sobre o local em que eles serão acolhidos.

Mais cedo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse à Rádio Gaúcha que as cidades de Anápolis (GO), Florianópolis (SC) ou uma localidade no Nordeste podem ser escolhidas para receber a quarentena.

"Primeira decisão é pegar [para elaborar a medida provisória] fragmentos de legislação sobre quarentena. Tem tratado internacional, alguns decretos. Vamos consolidar todos e deixar preparado para ter uma legislação clara", disse Mandetta.

O ministro participou de reunião na Casa Civil de um grupo interministerial ativado para debater o controle do coronavírus no Brasil.


"Para poder pacificar o assunto, o formato que achamos apropriado é MP, porque tem validade no momento da publicação", disse Mandetta, que afirmou ter garantido o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), para aprovar o texto.

Segundo o ministro da Saúde, o governo estima em 40 o número de brasileiros em Wuhan que têm interesse em retornar ao Brasil. No total, seriam cerca de 55 brasileiros vivendo na região, disse Mandetta.

"Primeiro vamos definir quantas pessoas são. Depois vamos fazer tratativas com o governo chinês", afirmou o ministro.

O governo irá enviar agentes de saúde à China para examinar brasileiros que devem deixar a região de Wuhan. No Brasil, durante a quarentena, eles devem ficar em quartos individuais.

Segundo o ministro, apenas os brasileiros que estão em Wuhan serão submetidos à quarentena, pois não há forte transmissão da doença em outras cidades chinesas.

Mandetta disse que não há orçamento estimado para operações de combate ao avanço do coronavírus no Brasil, mas que o Ministério da Saúde, por enquanto, não deve pedir reforço de caixa à equipe econômica.

O ministro informou também que o Brasil vai fazer capacitação de países da América Central e do Sul para o combate ao coronavírus./r7

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Morto no dia do seu aniversário: Polícia civil elucida homicídio no bairro Jerusalém e pede prisão do acusado





Teixeira de Freitas: O delegado Manoel Andreetta, da Pasta de Homicídio da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, chegou a mais uma elucidação de homicídio na cidade. Trata-se do assassinato de Antônio Carlos Laranjeira, o “Roque”, de 44 anos de idade, fato ocorrido no dia 12 de outubro de 2019, na Rua Inácio Monteiro, ao lado da ZL Barbearia, no Bairro Jerusalém, em Teixeira, cuja vítima foi encontrada em via pública, em decúbito ventral, apresentando seis lesões provocadas por disparos de arma de fogo, uma no rosto, duas no pescoço, uma no peito esquerdo e duas nos braços, conforme foi constatado pelas equipes policiais no local.

IMG_1231.JPG

O caso foi encaminhado para a Pasta de Homicídios, liderada pelo delegado Manoel Andreetta, o qual, com o desenvolvimento das investigações, realizadas em conjunto com o Serviço de Inteligência da Delegacia Territorial, através dos investigadores: Sérgio Adriano, Alexandre Augusto, Alex Honorato e Marcos Gomes, apuraram que a vítima foi alvejada pelo integrante de um grupo criminoso de traficantes, atuantes, principalmente, no Bairro Jerusalém e Castelinho, figurando como acusado do crime a pessoa identificada por Mateus Canguçu de Oliveira, 19 anos, o “Cebola”, este que teria praticado o crime sozinho, após um desentendimento pontual ocorrido entre os envolvidos, durante o transcorrer de um evento festivo.

A Equipe do Liberdade News apurou que, na ocasião dos fatos, o acusado e seus comparsas participavam de uma festa aberta ao público, na Rua Inácio Monteiro ao lado da ZL Barbearia, no Bairro Jerusalém, local onde se fazia presente uma grande aglomeração de pessoas, estimuladas pelo funcionamento dos “paredões de som” que tocavam dentro dos veículos estacionados por ali, quando então, a vítima chegou ao local sozinha, freando violentamente o seu veículo, um Fiat Uno, de cor preta, placa GQB-4061, descendo logo em seguida, já portando em suas mãos um facão, tipo de açougueiro, balançando o mesmo de forma a ameaçar todas as pessoas que ali se encontravam, aparentemente, sem ter uma pessoa específica como alvo.


Ainda segundo informações, não se sabe se a vítima havia se envolvido em alguma briga anterior com os integrantes do grupo, ou se já havia alguma rixa existente entre eles, ou até mesmo se foi o barulho do som alto que desencadeou a desavença, o fato é que, segundo as informações colhidas no local, a vítima se mostrava furiosa e balançava o facão a esmo, ameaçando e fazendo menção de desferir golpes contra qualquer um que passasse na sua frente, perseguindo as pessoas e falando palavras desconexas, que não foram compreendidas pelas testemunhas presenciais, atrapalhadas pelo som alto que, ali, se fazia presente.

Em determinado momento, a vítima acabou lesionando um dos integrantes do grupo criminoso, oportunidade em que o acusado do crime sacou sua arma de fogo, um revólver calibre 38, e efetuou vários disparos contra a vítima, descarregando sua arma, provocando-lhe a morte ainda no local, sem qualquer chance de defesa, oportunidade em que o autor e seus comparsas deixaram o local tomando rumo ignorado. A vítima foi morta no dia do seu aniversário e a arma de fogo utilizada para praticar o crime, acabou sendo apreendida, semanas depois do ocorrido, com outro integrante do grupo, após uma abordagem de rotina realizada pela Polícia Militar.

Segundo o Delegado Andreetta, “O grupo criminoso, ao qual o assassino pertence, vem promovendo toda espécie de atrocidades nos Bairros Jerusalém e Castelinho, intimidando e ameaçando os membros daquelas comunidades, matando e executando suas vítimas sem qualquer piedade, sejam adolescentes, jovens, adultos e mulheres, até mesmo moradores inocentes, ninguém escapa da sanha desses grupos criminosos, cujas atividades estão ligadas à distribuição e ao comércio de drogas, sendo certo que seus integrantes têm o costume de andar pelas ruas dos bairros ostentando suas armas, em flagrante afronta à Justiça e aos demais órgãos responsáveis pela Segurança Pública do nosso Município”.


Ainda segundo o delegado, essas condutas criminosas serão combatidas com maior rigor e afinco, pelas instituições policiais. “Com o apoio e a confiança das pessoas de bem das referidas comunidades, prometemos apertar ainda mais o cerco contra os bandidos”, finalizou Andreeta. O Inquérito Policial foi devidamente concluído, relatado e encaminhado à Justiça./Liberdadenews

Homem tenta matar ex-companheira a facãozadas em Itamaraju





A tentativa de feminicídio aconteceu na madrugada deste domingo, 2 de fevereiro, na casa da vítima, localizada na Rua Plínio Moscoso, região do centro-baixo da cidade de Itamaraju.

A vítima identificada como Lucinelma Gonçalves dos Santos de 36 anos foi agredida pelo ex-companheiro que lhe atingiu várias vezes com um facão. Lucinelma foi atingida no pescoço e na face. O agressor fugiu em seguida.

Populares socorreram a mulher que estava sangrando muito devido aos ferimentos, para o hospital municipal. Ao dar entrada na unidade de saúde ela foi atendida e encaminhada para cirurgia. Seu estado de saúde não foi divulgado.

A polícia foi acionada e realiza rondas no intuito de localizar o ex-companheiro da vítima./bahiaextremosul

Avião cai em lagoa de fazenda e deixa dois mortos, em Teófilo Otoni-MG



Avião cai em lagoa de fazenda e deixa dois mortos, em Teófilo Otoni-MG


0 Um avião de pequeno porte tentou fazer um pouso de emergência às margens da MG-217, três minutos após a decolagem, e caiu no início da noite de sábado (1º/2), na lagoa da fazenda Pouso Alegre, em Teófilo Otoni, a Nordeste de Minas, deixando dois mortos. O avião havia percorrido apenas 17 quilômetros antes de cair.

Estavam na aeronave, modelo RV-9A, o piloto Danilo Pungirum, que também seria o proprietário do avião, e o ocupante Fernando Soares.

De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, as buscas foram encerradas por volta das 21h30 de sábado, porque o local da queda era de difícil visualização e não havia iluminação suficiente. As buscas foram retomadas na manhã deste domingo.

As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)./O Estado de Minas

Homem é morto com vários tiros na zona rural de Eunápolis




Resultado de imagem para TIRO"

EUNÁPOLIS - Um homem foi morto com cinco tiros, no fim da noite de sábado (1º), no Projeto Maravilha, zona rural de Eunápolis.

Lucas Maicon Santos de Azevedo, 25 anos, ainda chegou a ser socorrido por uma equipe Samu, mas não resistiu. Conforme constatou a perícia, ele foi atingido no abdômen, cabeça, em um dos braços e nas costas.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, Lucas já tinha passagem pela delegacia de Eunápolis e era suspeito de um assassinato.

Ainda segundo as informações, WhatsApp do RADAR 64: (73) 98844-0216. Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Dica importante: filme ou fotografe sempre com o celular na horizontal (deitado). Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!

Mistério: Homem procura a polícia e diz onde escondeu corpo, mas, ao chegar no local, o cadáver não estava mais




Alcobaça: A Polícia Militar de Alcobaça apresentou no final da manhã deste domingo, 02 de fevereiro, na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, a pessoa de Antônio Lima dos Santos, 22 anos de idade, pelo fato dele ter se apresentado na sede da 88ª CIPM em Alcobaça, comunicando que há cerca de 10 dias, ele estava com seus amigos, sendo um deles identificado pelo prenome de Diney e o outro o seu cunhando, quando o cunhado do Diney assassinou uma pessoa, identificada como José Paulo de Oliveira Ramos, 24 anos.

Ainda segundo o Antônio, o crime aconteceu no Distrito de São José, e após o assassinato, ele ajudou os amigos a ocultar o cadáver em uma plantação de eucalipto. Após a apresentação do Antônio, a delegada de plantão Rina Andrade autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde o corpo passaria por necropsia. Os familiares da vítima, que são moradores da cidade de Guaratinga foram informados e compareceram na Delegacia Territorial. O Antônio se dirigiu ao local, com a equipe do IML, mas, o corpo não estava no local.

Apesar de toda a mobilização policial, do IML, de familiares e da Polícia Militar, o corpo não estava no local, possivelmente, o Diney e seu cunhado tenham removido o corpo para outro lugar. O delegado titular de Alcobaça Maderson Souza foi informado do caso, e o procedimento apurado pelo Plantão Regional será remetido para Alcobaça, para uma investigação mais detalhada. Segundo a polícia, essa é a quarta vítima que desaparece em São José de Alcobaça, e há informações concretas de que estes desaparecidos foram assassinados.

Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Josiane de Oliveira Ramos, 28 anos, disse que é irmã do José Paulo (vítima) e mora em Guaratinga. Segundo a irmã, ela recebeu informações que haviam encontrado o corpo do seu irmão neste domingo (02 de fevereiro), e que a polícia estava indo ao local buscar o corpo do seu irmão. Após essa informação, ela saiu de Guaratinga e veio para Teixeira. Quando chegou na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, ela recebeu informações que o corpo do seu irmão havia sumido novamente.

Ainda segundo a irmã, o José Paulo não tem envolvimento com nada errado, não usa drogas e é trabalhador. “Ele estava em São José de Alcobaça há pouco mais de 04 meses e meu último contato com ele foi no dia 23 de janeiro. Ele estava muito feliz porque tinha arrumado um emprego, mas, nesse mesmo dia, no final da tarde, eu não conseguir mais falar com ele. Fiquei sabendo que ele tinha entrado em um carro preto em posto de gasolina com umas pessoas com as quais ele estava bebendo”, disse a irmão do José Paulo.

Ainda segunda a Josiane, ela quer justiça e quer que o corpo do seu irmão apareça e que as pessoas culpadas pela sua morte, que paguem na justiça./Liberdadenews

Após vídeo de brasileiros pedindo ajuda para voltar da China, Governo anuncia plano para retirá-los



Reprodução de vídeo em que brasileiros pedem ao Governo Jair Bolsonaro que facilite sua retirada da área do coronavírus, na China.



Depois de mostrar resistência à operação de retirada dos brasileiros que vivem em Wuhan, na China, o Governo do presidente Jair Bolsonaro cedeu ao apelo dos expatriados e anunciou que vai adotar as “medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus”, segundo nota divulgada pelo Planalto neste domingo.

“Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde”, diz a nota. “O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China”, segue o comunicado.

Un grupo de personas con mascarilla salen, ayer, de la estación de tren de Pekín. Coronavírus de Wuhan deixa a China cada vez mais isolada do resto do mundo Antoni Trilla, experto en epidemiología.

“Não há nada mais contagioso que o medo”

El director general de Tedros Adhanom Ghebreyesus. OMS declara alerta internacional pela expansão do coronavírus A decisão foi tomada após brasileiros que trabalham e estudam na China, incluindo Wuhan, terem gravado um vídeo lendo uma carta, endereçada a Bolsonaro e ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitando que sejam trazidos de volta ao país. Os brasileiros estão obedecendo a quarentena solicitada pelo governo chinês, mas querem cumprir esse procedimento no Brasil.

Com aeroportos fechados na China, eles não têm como retornar. Por isso, apelaram ao Governo para que envie uma aeronave que possa buscá-los. “Conforme noticiado na imprensa, cidadão dos Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido e Japão já foram retirados de Wuhan por via aérea e já chegaram a seus países de origem”, diz um trecho da carta lida por um dos expatriados no vídeo. “Isso demonstra que o governo chinês está aberto a ações desse tipo, e que não, portanto, nenhum impedimento oficial em nível local ou nacional à repatriação dos brasileiros”,

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.