Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de julho de 2020

Covid-19: Decreto estadual estabelece medidas mais duras em Caravelas, Mucuri, Porto Seguro e outras cidades



blank


Após reuniões virtuais com prefeitos e prefeitas entre quarta e sexta-feira (10), o governador Rui Costa estabeleceu, em conjunto com as administrações municipais, medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da covid-19 em 62 cidades.

O decreto que estabelece as decisões tomadas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11). De acordo com Rui Costa, estes municípios apresentam as maiores taxas de crescimento da doença na Bahia.

Entre as ações que serão adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais.

O governo da Bahia ainda encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia e o Ministério Público com solicitação de apoio ao Estado e Municípios.

Divisão em grupos

O decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, distribuídos da seguinte maneira:

Fazem parte do anexo 1, 22 cidades: Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Catu, Conceição do Coité, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Taperoá, Uauá e Valença.

Compõem o anexo 2, outros 22 municípios: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Casa Nova, Ibirataia, Iraquara, Irecê, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Mucuri, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Ubaitaba e Wenceslau Guimarães.

Por fim, o anexo 3 lista 18 cidades: Apuarema, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Uma e Vera Cruz.

As medidas

1 – O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais.

A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência.

2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais.

4 – A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.

5 – Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.

Alinhamento com Municípios

O governador explica que após três dias de reuniões foi possível ter um diagnóstico mais preciso das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, bem como pactuar o conjunto de medidas aprovado de forma unânime.

“Estaremos com as medidas de restrição de circulação à noite para evitar, por exemplo, que muitos jovens se reúnam para beber em festas e encontros. Os prefeitos têm relatado muita dificuldade com essa situação que ajuda no aumento da contaminação. Também iremos aumentar a testagem das pessoas nestes municípios. Além disso, iremos adotar maior rigor na fiscalização para que os contaminados não saiam de casa”, assegurou o governador.

Rui pontuou que pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus não têm respeitado os decretos já publicados e tampouco seguem as orientações das equipes de saúde.

“Se for o caso, orientaremos que seja realizada denúncia à polícia e ao Ministério Público para providências junto ao juiz local. Todas as medidas nesse sentido serão para que quem estiver contaminado não saia de casa”, acrescenta.

Rui ainda ressaltou que todas as novas medidas foram acordadas com os gestores municipais.

“O estado só estabelece tais medidas porque houve concordância plena dos prefeitos. Esse tem sido o padrão desde o início da pandemia. Só aplicamos um novo protocolo com 100% de concordância”.

Toque de recolher na RMS e outras regiões

Está publicado, também no DOE deste sábado (11), decreto que prorroga a suspensão da circulação noturna em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e inclui outras cidades na medida restritiva.

Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, que fazem parte da RMS, além de Conde e Terra Nova, terão toque de recolher, entre 18h e 5h, até 19 de julho.

O decreto estadual, que está em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais, também restringe o funcionamento do comércio.

Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde./osollo

Regiões Sul e Extremo-Sul da Bahia passam a contar com 55 novos leitos para Covid-19





Cinquenta e cinco novos leitos dedicados ao atendimento de pacientes com coronavírus (Covid-19), sendo 35 de Terapia Intensiva, foram abertos pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta sexta-feira (10), nas cidades de Eunápolis e Ilhéus. Os leitos fortalecerão a rede assistencial nas regiões Sul e Extremo-Sul.


De acordo com o secretário, “os leitos de Ilhéus estarão disponíveis para receber pacientes a partir de amanhã (11), enquanto a unidade de Eunápolis, inicia os atendimentos na próxima segunda-feira (13). O governador Rui Costa, ao lado de diversos prefeitos, tem feito um esforço enorme para ampliar e descentralizar o atendimento aos pacientes mais graves com o diagnóstico positivo para coronavírus. Desde o início da pandemia na Bahia, foram abertos mais de 2.300 leitos em todo o estado”, afirma Vilas-Boas.


O Governo do Estado investirá mais de R$ 8 milhões para assegurar 40 leitos no Hospital das Clínicas de Eunápolis, sob gestão municipal, sendo 20 de UTI, dedicados à Covid-19. Esse montante refere-se ao período de vigência total do contrato, que é de seis meses. Em Ilhéus, os 15 novos leitos de Terapia Intensiva estão localizados no Centro de Convenções do município e no Hospital São José.


Expectativa

Nos próximos dias serão entregues 60 novos leitos de Terapia Intensiva no interior da Bahia, todos exclusivos para o atendimento a pacientes graves de Covid-19. Já na próxima semana, em Feira de Santana, o Hospital Geral Clériston Andrade-2 será inaugurado com 40 leitos de UTI. Em Jequié, o Hospital Geral Prado Valadares também abrirá dez novos leitos de UTI e na Santa Casa de Valença, mais 30 leitos, sendo 10 de UTI./bahiaextremosul

Boletim Extremo Sul: os casos de coronavírus nesta sexta-feira, 10 de julho




Atualizamos as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Extremo Sul através das secretarias municipais de Saúde.

Você também pode conferir os dados do boletim completo da Sesab, clicando aqui.

Confira os destaques entre confirmados, recuperados, óbitos e leitos informados nesta sexta-feira, 10 de julho:

IMPORTANTE: Algumas secretarias podem não ter divulgado seus boletins até o fechamento desta edição. Os números poderão ser atualizados a qualquer momento.

Costa das Baleias

Alcobaça acumulava, até terça-feira (07), o total de 96 casos confirmados, sendo 85 já recuperados. Foram notificados 400 casos e 188 pessoas ao todo estavam sendo monitoradas. 01 óbito também consta no boletim desde o dia 09.

Caravelas acumula o total de 94 confirmados (03 novos), sendo 58 recuperados. Já foram notificados 332 casos e 11 estão aguardando resultado de exame.

Ibirapuã acumula o total de 62 casos confirmados. Destes, 58 estão recuperados e houve 01 óbito até então. Entre os casos ainda ativos, apenas 01 se mantém em internamento. 07 pessoas aguardam resultado.

Itamaraju acumula o total de 740 casos confirmados (09 novos), sendo 561 recuperados e 164 em recuperação. Há 05 pacientes em internamento hospitalar e 42 aguardam resultado. São 15 óbitos.

Itanhém acumulava, até ontem (09), o total de 132 casos confirmados, sendo 57 recuperados. 07 pessoas aguardavam resultado e havia 03 óbitos registrados.

Jucuruçu acumula o total de 10 casos confirmados, sendo 06 recuperados e tendo 39 como suspeitos.

Lajedão acumula o total de 04 casos confirmados, sendo todos recuperados. São 05 em monitoramento e 01 aguardando resultado.

Medeiros Neto acumula o total de 209 casos confirmados, sendo 124 recuperados, 01 em internamento e 02 óbitos. Estão 06 pessoas aguardando resultado.

Mucuri acumula 236 casos confirmados, sendo 139 recuperados. Há 05 óbitos registrados e 05 estão internados (entre estes, 01 suspeito).

Nova Viçosa acumula o total de 186 casos confirmados, sendo 132 recuperados. Há 04 óbitos registrados e 29 pessoas aguardam resultado de exames.

Prado acumula o total de 181 confirmados, sendo 117 recuperados. Há 02 internados e 09 aguardam resultado. Foram registrados 03 óbitos.

Teixeira de Freitas acumula o total de 1.915 casos confirmados (48 novos), sendo 1.639 recuperados e 246 ainda ativos. Há 33 pacientes em internamento hospitalar. São 30 óbitos. Leia mais detalhes aqui.

Vereda acumulava, até quarta-feira (08), o total de 46 casos confirmados, sendo 31 recuperados e 01 óbito registrado. Havia ainda 10 suspeitos.

Costa do Descobrimento

Belmonte acumula o total de 133 casos confirmados, sendo 62 recuperados e 02 óbitos. São 33 aguardando resultado.

Eunápolis acumula 915 pacientes confirmados (28 novos), sendo 574 já recuperados, 319 ativos e 14 internamentos. São 22 óbitos ao todo. Leia mais aqui.

Guaratinga acumula o total de 109 casos confirmados (07 novos), sendo 70 recuperados e 02 óbitos. 30 pessoas constam como suspeitas.

Itabela acumula 245 casos confirmados, sendo 116 já recuperados, 11 internados e 01 óbito. São 129 ativos.

Itagimirim acumula o total de 12 casos confirmados, sendo 09 recuperados. Há 22 casos suspeitos e 82 em monitoramento.

Itapebi acumula o total de 103 casos confirmados, sendo 86 recuperados e 01 em internamento. É registrado 01 óbito.

Porto Seguro acumula 813 confirmados, sendo 552 recuperados. São 235 em isolamento, 16 internados e 10 óbitos.

A ocupação de leitos exclusivos para UTI Covid-19 está em 100%; já a Enfermaria, em 47%. São somados os pacientes suspeitos e positivos.

Santa Cruz Cabrália acumulava, até ontem (09), o total de 161 casos confirmados, sendo 134 recuperados, 03 internados e 02 óbitos. 17 pessoas aguardam resultado de exame.

A BAHIA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.867 casos de covid-19 (taxa de crescimento de + 2,9%), 55 óbitos (+2,4%) e 2.828 curados (+4,1%).

Dos 101.186 casos confirmados desde o início da pandemia, 71.926 já são considerados curados, 26.877 encontram-se ativos e 2.383 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 397 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,31%).

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.484,34), Itajuípe (2.318,09), Ipiaú (1.879,10), Lauro de Freitas (1.664,48) e Itabuna (1.588,95)./osollo

Mulher de dono de ferro velho é morta a tiros no Monte Castelo





Nayelle Alves Ribeiro, esposa de Val do ferro Velho que fica localizado na Rua Rio Negro, próximo ao Posto Gentil, no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas, foi morta a tiros na tarde desta sexta feira, 10 de julho, dentro do ferro velho onde trabalhava com o marido.


Segundo informações, o homem chegou no ferro velho com dois sacos cheios de latinhas falando que queria vender, a vítima então pesou e foi até o escritório pagar, nesse momento ele anunciou o assalto e minutos depois foram ouvidos tiros, em seguida ele saiu do ferro velho com a bolsa da vítima.


No momento da fuga a polícia que já tinha sido acionada chegou e pegou o acusado tentando fugir.  A suspeita é que o crime tenha sido passional, o mandante teria sido o marido que pagou mil reais ao assassino. Ele também foi conduzido à delegacia.


Tudo indica que a moto usada para matar Nayelle é a mesma que foi tomada de assalto de um mototaxista na última quarta feira (08), na zona rural de Teixeira de Freitas.



 
O acusado do crime já está na delegacia. O corpo ainda está no local./bahiaextremosul

Dono do ferro velho mandou matar Nayele, confessa o assassino





No vídeo o assassino identificado por Leandro de Souza Oliveira, morador de rua,  confessa  que estava próximo a um shopping da cidade pedindo dinheiro para comer quando o marido de Nayele, Rosival Moreira Macieira, o popular Val do Ferro Velho, se aproximou, lhe deu dinheiro para comer e disse estar chateado com a esposa e queria mata-la porque ela o estava traindo.

Ainda segundo o autor do crime, Val perguntou se ele tinha coragem de matar a sua esposa, ele respondeu depende de quanto eu vou ganhar, o contratante respondeu, mil e quinhentos reais, o assassino topou e combinaram como seria feito.


Quando perguntado como ele conseguiu a moto Honda Bros 160 que estava usando a placa NYX 6449, com restrição de furto/roubo,  a placa original PKI-1G88, que foi tomada de assalto de um mototaxista e a arma, um revólver Taurus cal.38 usada para matar Nayle, o acusado disse que foi Val que as forneceu.

O crime;

O assassino chegou ao ferro velho com dois sacos cheios de latinhas falando que queria vender, a vítima então pesou e foi até o escritório pagar, nesse momento ele anunciou o assalto e minutos depois foram ouvidos tiros, em seguida ele saiu do ferro velho com a bolsa da vítima.





Um funcionário do ferro velho ao perceber a ação do criminoso arrancou a vela da moto, impossibilitando a fuga. A polícia chegou rápido e pegou o acusado tentando fugir. O criminoso que tudo indica seja oriundo de Porto Seguro e o marido da vitima e mandante do crime, foram encaminhados para a delegacia de polícia civil e estão prestando depoimentos ao delegado./bahiaextremosul

SBT acerta transmissão da final do carioca, Flamengo e Fluminense



SBT



A grande decisão do campeonato carioca, quarta-feira da próxima semana, dia 15, terá transmissão na TV aberta pelo SBT.

É isso que está combinado até agora.

Neste domingo, provavelmente só com a FluTV, será disputado o primeiro jogo e a final, mando do Flamengo, com a transmissão do SBT.

"Está tudo combinado e conversado, só falta mesmo assinar o contrato", é o que assegura um dos diretores da emissora, que prefere não ter seu nome revelado.

O que se sabe é que a negociação evoluiu na tarde desta sexta-feira e o negócio foi sacramentado no começo da noite.

A geração da partida será da mesma empresa que opera a FlaTV, usando juntos o mesmo sinal base, mas com equipes de transmissão diferentes. Téo José é o nome pretendido pelo SBT, caso seja liberado pelo Fox Sports.

SBT transmitir futebol é sempre uma grande novidade. Porém vale lembrar que em junho de 1995, o SBT alcançou a sua maior audiência na história da emissora até então com a transmissão da final da Copa do Brasil, decidida por Corinthians e Grêmio em duas partidas. O clube paulista derrotou os gremistas nos dois jogos da decisão - 2 a 1, no Pacaembu, e 1 a 0 Olímpico - e se sagrou campeão do torneio pela primeira vez.

No segundo jogo, em Porto Alegre, o Corinthians garantiu o título, vencendo por 1 a 0, dando uma audiência média de 52 pontos na grande São Paulo, com picos de 60.

A transmissão será em rede e todas as retransmissoras e afiliadas já foram comunicadas./r7

Quem é Milton Ribeiro, novo ministro da Educação escolhido por Bolsonaro



Foto de perfil do pastor Milton Ribeiro


Depois de quase um mês sem ministro da Educação e de diversas polêmicas envolvendo nomes visados para o cargo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um novo nome para a pasta: o professor e pastor da Igreja Presbiteriana Milton Ribeiro. Teólogo e advogado, Ribeiro é ex-vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nomeado na sexta (10) como novo ministro pouco depois do anúncio via redes sociais, Ribeiro já fazia parte do governo: é membro da Comissão de Ética Pública ligada à Presidência desde junho. Se nomeado formalmente, será o quarto ministro da Educação em um ano e meio de governo Bolsonaro.

O primeiro, Ricardo Vélez Rodríguez, deixou o cargo em abril após uma gestão marcada por crises e polêmicas , sendo a última uma entrevista em que afirmou pretendia mudar a forma como o golpe de 1964 e a ditadura militar são retratados nos livros didáticos.

Velez foi substituído por Abraham Weintraub, que se tornou um dos ministros mais beligerantes do governo e acabou saindo em meio a tensões com o Supremo Tribunal Federal, após ser gravado se referindo aos ministros do STF como vagabundos. "Por mim botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF", disse em reunião ministerial.


- Indiquei o Professor Milton Ribeiro para ser o titular do Ministério da Educação.

- Doutor em Educação pela USP, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em Direito e Teologia.

- Desde maio de 2019, é membro da Comissão de Ética da Presidência da República.

Ribeiro foi escolhido após a saída do terceiro ministro, Carlos Alberto Decotelli, que foi nomeado mas não chegou a assumir devido a um crescente mal-estar causado por uma série de informações falsas descobertas em seu currículo.

A pasta não informou quando será sua cerimônia de posse.

Apoiado por evangélicos

Com graduação em teologia e doutorado em educação pela USP (Universidade de São Paulo), Ribeiro foi ex-vice-reitor do Mackenzie e consta em seu currículo lattes que chegou a atuar como reitor em exercício.

Ribeiro, que continua ligado à universidade, tem a indicação apoiada por entidades evangélicas como a Anajure (Associação dos Juristas Evangélicos).

"Tem um perfil que gostamos porque ao mesmo tempo em que tem sólidos valores morais, é um técnico com bastante experiência, e tem doutorado na área", diz Uziel Santana, presidente da Anajure.

Santana diz que "a vocação pastoral de Ribeiro facilita com que ele saiba dialogar e compreender" e refuta preocupações de que um ministro da Educação pastor vá empurrar uma agenda evangélica na educação ou ser intolerante com outras religiões.

"Movimentos minoritários vão se surpreender com a capacidade de diálogo dele. Ele é presidente dentro do Mackenzie da comissão de liberdade religiosa e é uma pessoa de diálogo, faz um excelente trabalho", opina Santana.

Fachada com letreiro do Ministério da Educação, na frente da qual passam cinco jovens caminhando

Além de teólogo e pastor com especialização em antigo testamento, Ribeiro também é diretor da instituição que cuida da relação da Igreja Presbiteriana do Brasil com a mídia, a Luz para o Caminho, segundo seu currículo Lattes./bbc

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Resultado covid: Jucuruçu, dos 10 infectados 6 já se encontram curados




Nenhuma descrição de foto disponível.


️Boletim Epidemiológico COVID-19 (10/07)

A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, vem por meio deste, informar que nossa equipe volante vem monitorando todos os contatos dos casos confirmados, desta forma o número de suspeitos subiu exponencialmente.

Dos casos confirmados, 6 pessoas já se recuperaram e estão bem e 4 estão em tratamento domiciliar.

A secretaria de saúde tem monitorado e isolado os contatos destes pacientes confirmados!

Temos 158 pessoas notificados no Esus VE, sendo 39 pessoas classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido ou o RT- PCR para covid19, ainda estamos no aguardo do resultado dos PCR dos pacientes que foi enviado ao Lacen de Salvador.

Vale lembrar que estaremos atualizando os dados ao final de cada semana epidemiológica, sempre as sexta-feiras ou em caso de alterações e o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

Entenda o que é “vacina a risco” contra a Covid-19 e por que ela já está em produção



Cientista estuda vacina para o novo coronavírus


Os testes da vacina contra o novo coronavírus, a Coronavac - em desenvolvimento pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac -, vão começar a ser realizados a partir do dia 20 de julho com voluntários no Brasil. No dia 3 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fase de testes clínicos.

Em entrevista para o Jornal Hoje, da TV Globo, nesta quinta-feira (09), o diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, afirmou que a Sinovac na China já está produzindo lotes de "vacina a risco", ou seja, ainda sem saber o resultado se, de fato, ela será aprovada nos últimos testes ou não.

Segundo Palacios, isso é necessário para acelerar a distribuição assim que a vacina for aprovada. "A gente está fazendo todos os esforços possíveis para que a gente tenha a resposta ainda esse ano", disse.

Em outra entrevista, dessa vez para a CNN, Palacios contou que vacina produzida por laboratório chinês e com parceria da instituição brasileira, é "muito promissora" contra a Covid-19, e que, nas fases 1 e 2, realizadas na China,mais de 90% das pessoas que receberam as duas doses criaram anticorpos que são capazes de neutralizar o novo coronavírus.

De acordo com Palácios,  os primeiros anticorpos contra a doença aparecem cerca de um mês após a vacinação completa. As duas doses têm intervalo de 14 dias. Catorze dias após a segunda, a pessoa já demonstra ter anticorpos neutralizantes para o vírus, então seriam 28 dias no total", explicou.

INSCRIÇÕES ABERTAS NA SEGUNDA (13)

Na próxima segunda-feira (13), segundo o governador de São Paulo, João Doria, estarão abertas as inscrições para selecionar os 9 mil profissionais voluntários da Saúde que participarão dos testes a serem realizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, até o fim do ano, a fábrica da Sinovac terá capacidade de produzir entre 300 e 500 milhões de doses.

"No mundo, são 136 vacinas em desenvolvimento, 12 em estudos clínicos e apenas três estão na terceira fase (de testes clínicos), incluindo a do Butantan Sinovac", afirmou Covas.

A SINOVAC

A chinesa SinoVac está iniciando os testes da fase 3 de sua potencial vacina contra o novo coronavírus, tornando-se uma das três empresas a avançar aos estágios finais da corrida para desenvolver uma imunização contra a doença.

Sobre a posição dos ensaios realizados com candidatas a vacina em todo o mundo, o documento mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nessa segunda-feira, informou que a SinoVac está na fase 3.

A vacina experimental para covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford e que já está sendo testada no Brasil, em estudo liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e a da Sinopharm são as outras candidatas em fase 3, o estágio final.

Os ensaios de fase 1 e fase 2 normalmente testam a segurança de um medicamento antes de entrar nos de fase 3, que testam sua eficácia.

Existem 19 ensaios de vacinas em avaliação clínica, e centenas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para conter a pandemia de covid-19, doença respiratória que já matou milhares de pessoas e devastou a economia global.

Nenhuma vacina foi aprovada ainda para uso comercial. Uma análise do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no ano passado, constatou que cerca de uma em cada três vacinas, no primeiro estágio dos testes, é aprovada posteriormente./Jornal Hoje, CNN Agência Brasil

Fazendeiro de 73 anos é amarrado durante assalto a fazenda em Itupeva




Foto- MDD


Um fazendeiro de 73 anos viveu momento de medo nas primeiras horas da manhã desta sexta feira, 10 de julho, quando criminosos armados invadiram sua casa na Fazenda Harmonia, zona rural de Itupeva, distrito de Medeiros Neto.

O fazendeiro relatou aos policiais que os bandidos chegaram num veiculo, Tucson de cor preta, placa não anotada, pediram água e em seguida de posse de uma arma anunciaram o assalto.

A vítima foi amarrada enquanto os bandidos se apossavam de objetos e da quantia de R$ 3 mil reais. Após o assalto, os meliantes fugiram sentido a Medeiros Neto.

A vítima conseguiu se soltar com ajuda de um canivete e acionou a polícia. Policias da 44ª CIPM de Medeiros Neto com apoio de policiais de Ibirapuã, Lajedão, Vereda e Itanhém fizeram o cerco nas estradas de acesso a Itupeva, apesar da ação policial os criminosos ainda não foram localizados./bahiaextremosul

Homem é retalhado a facãozadas após discussão em Ibirapuã





Ronivon Jesus Lima de 34 anos sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 13 horas desta sexta-feira, 10 de julho, na Rua Heitor Dias no antigo Canto do Vale na cidade de Ibirapuã.

Segundo relatos, após uma discussão Ronivon teria entrado em luta corporal com um homem identificado como “João de Bobó” que estava de posse de um facão, e lhe desferiu vários golpes deixando a vítima toda retalhada.

O SAMU foi acionado e Ronivon está sendo encaminhado para Teixeira de Freitas devido a gravidade dos ferimentos.

Até o momento o agressor não foi preso.

Em 2018 também em Ibirapuã, Ronivon sofreu outra tentativa de homicídio quando foi alvejado por dois tiros e levou quatro facadas, sendo uma no braço, uma no rosto, uma no peito e uma no abdômen, por dois agressores que tem envolvimento com o tráfico de drogas./bahiaextremosul

Jovem grávida é alvejada a tiros enquanto jogava partida de sinuca em Medeiros Neto



Jovem grávida é alvejada a tiros enquanto jogava partida de sinuca em Medeiros Neto


Ana Carolina Silva Sander Araújo, de 23 anos, foi vítima de homicídio tentado na noite desta quinta-feira, dia 9 de junho, por volta das 20h, no interior de um bar localizado à rua Ibirajá, região central de Medeiros Neto.

Frequentadores do estabelecimento comercial disseram à polícia que a jovem estava jogando sinuca, quando os dois criminosos chegaram em uma moto, o carona desceu e efetuou pelo menos cinco disparos à queima roupa.

Em seguida Ana Carolina caiu e quando era socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Hospital Municipal de Medeiros Neto, disse que estava grávida. Ela foi atingida na região do pescoço.

A vítima recebeu os primeiros atendimentos médicos na cidade de Medeiros Neto e logo depois acabou sendo transferida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), que é a unidade de referência na região.

A Polícia Civil de Medeiros Neto, liderada pelo delegado Willian Telles, instaurou um inquérito policial para investigar o crime. Autoria e motivação seguem desconhecidas./TH

O jornalista Athylla Borborema, falando sobre o coronavirus






O Brasil e o Mundo de joelhos para o COVID-19, o Vírus que derrotou os ditadores e o capitalismo.

O mês de março de 2020 iniciou um registro histórico para os anais do Brasil. A nação brasileira inteira se refugiou em vossas casas em quarentena.



O mês que o CoronaVírus derrotou os ditadores, o capitalismo e parou todas as nações do Mundo. Texto e narrativa. Athylla Borborema.

Além de jornalista (UFBA), radialista (UESC) e publicitário (UnB), Athylla Borborema é também perito judicial do Estado da Bahia e possui outras quatro especializações em nível de pós-graduação, em Comunicação Cientifica (UnB), Ciências Forenses (UFPel), Docência do Ensino Superior e, Direito Penal e Processual Penal (FASB).  

Coronavírus - Kits com ivermectina e azitromicina somem das farmácias e postos de saúde de grande parte do Brasil



[Kits com ivermectina e azitromicina não têm comprovação de eficácia contra o coronavírus]


Em busca por alternativas para a prevenção e o tratamento do coronavírus, diversas pessoas, inclusive autoridades, têm aderido aos “kits Covid-19”, que contêm medicamentos como ivermectina e azitromicina. No entanto, ainda não há estudos que comprovem a eficácia desses remédios em relação à doença que abalou o planeta.

O cardiologista Maurício Nunes alertou que somente infectologistas ou pneumologistas podem prescrever medicamentos para o combate à Covid-19. “Nunca vi surgirem tantas pessoas entendidas sobre o coronavírus como agora. 

Além da automedicação, há diversas especialidades médicas prescrevendo o kit com ivermectina e azitromicina. Isso é extremamente preocupante”, destacou o médico durante entrevista ao apresentador José Eduardo na Rádio Metrópole, na noite desta quinta-feira (9).

Como é um fenômeno muito recente, ainda não foi possível mensurar as consequências da automedicação através do "kit". Mesmo assim, essa postura é totalmente desaconselhada pelos especialistas.

Cachoeira foi a cidade baiana que já aderiu à combinação das substâncias. O prefeito da cidade, Tato Pereira, anunciou hoje que distribuirá os medicamentos para pacientes diagnosticados com o coronavírus. 

Ele avisou que os testes serão realizados no hospital da cidade, após marcação feita por um assistente social. Caso o resultado dê positivo, o paciente receberá um kit com ivermectina e azitromicina, prescritas por um infectologista./bnews

Política - Bolsonaro promete anúncio de novo ministro da Educação nesta sexta



[Bolsonaro promete anúncio de novo ministro da Educação nesta sexta]


O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar o novo ministro da Educação nesta sexta-feira (10). O cargo está vago desde a semana passada, quando a nomeação de Carlos Alberto Decotelli foi revogada, sem que ele tivesse tomado posse, depois de uma série de inconsistências curriculares terem vindo à tona. O perfil desejado pelo presidente é de um pessoa "conciliadora" e que "promova o diálogo".

"Temos que ter uma pessoa que promova o diálogo, o que não é fácil, com todas as esferas da educação. Essa é nossa vontade, ter uma pessoa lá [que seja] conciliadora", afirmou durante a live semanal, transmitida pelas redes sociais. Segundo o presidente, ele manteve conversa com "cinco ou seis" candidatos, nos últimos dias. "Então, a gente espera amanhã resolver essa questão aí do Ministério da Educação, que é um ministério muito importante", acrescentou. O novo ministro da Educação será o quarto no cargo desde o início do governo, em 2019.

Vetos a indígenas

Durante a live, Bolsonaro afirmou que não há recursos disponíveis para medidas prevenção à disseminação do novo coronavírus voltadas à indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e comunidades tradicionais e que por isso vetou alguns dispositivos da Lei nº 14.021/2020, sancionada por ele ontem (8).

O texto cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos Territórios Indígenas, coordenado pela União, para assegurar o acesso às ações e aos serviços de prevenção e tratamento de covid-19, com a participação efetiva dos povos indígenas por meio de suas entidades representativas.

"Quando o Congresso apresenta um projeto e ele cria despesa para nós, ele precisa dizer onde está a fonte de recursos. Tinha artigos que mandava eu fornecer EPIs [equipamentos de proteção individual] para quilombolas, comunidades indígenas, um montão de categorias, vamos assim dizer, que não tem recurso para isso. Agora, se eu sancionar, nós temos a obrigação de cumrprir. E, se não tem recurso, vai arranjar dinheiro de onde? É uma lei completamente inócua. Agora, se o Congresso quiser derrubar o veto, o Parlamento pode derrubar o veto. Se for o caso, a gente entra na Justiça arguindo inconstitucionalidade ou inadequação financeira", afirmou.

Ao todo, o presidente da República vetou 16 dispositivos da medida aprovada no Congresso Nacional no mês passado. Entre os trechos vetados está o que garantia o acesso à água potável e distribuição gratuita de materiais de higiene, de limpeza e de desinfecção para as comunidades indígenas. Pela nova lei, será ofertado acompanhamento diferenciado nos casos de média e alta complexidade, nos centros urbanos, com a construção de hospitais de campanha nos municípios próximos às aldeias, contratação emergencial de profissionais de saúde e disponibilização de ambulâncias para transporte, seja fluvial, terrestre ou aéreo.

O presidente, entretanto, vetou a oferta emergencial de leitos hospitalares e de unidade de terapia intensiva (UTI) aos indígenas e aquisição de ventiladores e de máquinas de oxigenação sanguínea./bnews

Coronavírus - Quase 50 mil militares que receberam auxílio emergencial ainda não devolveram o dinheiro



[Quase 50 mil militares que receberam auxílio emergencial ainda não devolveram o dinheiro]


Dos mais de 73 mil militares que receberam o auxílio emergencial, apenas cerca de 24 mil devolveram o dinheiro. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a devolução dos valores após a identificação do pagamento a pessoas que não poderiam receber o benefício de R$ 600.

O Ministério da Defesa ainda não divulgou se os militares que se cadastraram no auxílio sofrerão alguma penalidade. De acordo com a Folha de S.Paulo, com o dinheiro já recuperado pelo governo (R$ 15,4 milhões), daria para pagar mais de 80 mil benefícios do Bolsa Família, considerando o valor médio disponibilizado pelo programa.

“Resultados não condizentes com esperado decorrem principalmente de imprecisões das informações autodeclaradas ou dos dados disponíveis nas bases oficiais”, alegou a Dataprev.

Em maio, o ministro do TCU Bruno Dantas já tinha destacado que não há hipótese legal, “nem pela mais forçosa interpretação da lei, para um militar ativo, inativo ou pensionista ser titular do auxílio emergencial”./bnews

Pai de Tequinha assessor do prefeito Temóteo Brito morre de infarto em Teixeira



Pai de Tequinha assessor do prefeito Temóteo Brito morre de ...


Teixeira de Freitas: O assessor municipal, Uivanthe Brito Andrade, popularmente conhecido como Tequinha, comunica, com pesar, o falecimento do seu pai, João Nascimento Andrade, 86 anos de idade.

O senhor João faleceu no final da tarde desta quinta-feira, 09 de julho, decorrente de um infarto agudo do miocárdio.

O corpo será velado rapidamente nesta manhã de sexta-feira, 10 de julho, das 07h às 09h da manhã no Cemitério Reviver.

O assessor informou que o velório seguirá orientações das organizações de saúde e que quem quiser se despedir do seu pai e prestar solidariedade à família, poderá fazê-lo no horário informado./Liberdadenews

Teixeira de Freitas tem 92 novos casos confirmados de Covid-19 e chega a 1.867 infectados



Teixeira de Freitas tem 92 novos casos confirmados de Covid-19 e chega a 1.867 infectados


A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, no início da note desta quinta-feira, dia 9 de julho, confirmou 92 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando assim 1.867 infectados no município desde o início da pandemia. Atualmente 274 pessoas são consideradas ativos.

Números

Teixeira de Freitas tem 1.563 casos recuperados. Trata-se de 83,7% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 30 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,6%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quinta-feira, às 16 horas, são 20 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 6 clínicos e 14 em UTIs. Na UPA, de acordo com atualização feita às 18h, são 11 internados, totalizando 31 pacientes./TH

quinta-feira, 9 de julho de 2020

43ª CIPM/IItamaraju comemora 22 anos da criação como companhia independente



43ª CIPM/IItamaraju comemora 22 anos da criação como companhia independente.


O dia 09 de julho é uma data muito especial para os policiais militares da 43ª Companhia Independente de Policia Militar, sediada em Itamaraju, pois representa um grande passo que foi dado pela unidade no ano de 1998, quando conseguiu a sua autonomia administrativa e operacional, deixando de ser uma subunidade do 13º Batalhão de Policia Militar, de Teixeira de Freitas.

Já na condição de companhia Independente, a unidade passou a dar uma nova tônica na sua história, por meio de ações de prevenção e combate ao crime, associadas à filosofia de polícia comunitária, de modo a manter uma relação  de proximidade e cordialidade com a população das duas cidades que atualmente integram a sua área de responsabilidade territorial, a saber, Itamaraju e Jucuruçu.





Hoje, além do policiamento que presta diariamente, a 43ª CIPM toca projetos sociais, como “Musica na escola” e “Proerd”, implantou recentemente a “Ronda Rural”, para intensificar o policiamento nas comunidades interioranas, e a “Ronda Comercial”, na sua busca pela excelência dos serviços prestados. Nesse sentido, tem contado nos últimos anos com o reconhecimento da Corporação, obtendo a certificação de excelência nas edições até então realizadas do Prêmio de Gestão da Qualidade da PMBA.

A unidade teve grandes nomes no passado como “Soldado Moreira”, primeiro policial militar a atuar em Itamaraju, na década de 1940, ainda nos tempos do Escondido, distrito que mais tarde se tornaria Itamaraju, “Cabo Apolinário”, “Miro Soldado”, “Raimundo Soldado”, “Sargento Romeu”, “Soldado Renatão“, “Carlito Soldado”, “Sargento Samuel”, que foram seguidos com o passar dos anos por muitos homens e mulheres de farda e que ajudaram no fortalecimento do nome da Policia Militar nesse rincão do Extremo Sul.

No ano de 2017, a 43ª CIPM conquistou a sua sede definitiva, localizada na região central de Itamaraju, realizando com isso um antigo sonho da tropa. Preocupada com a preservação da sua história, possui na sua nova sede um memorial aberto à visitação, no qual há a materialização do reconhecimento institucional por aqueles que têm contribuído, ao longo décadas, para com a segurança da população.

Diante da pandemia do Coronavirus, a 43ª CIPM não teve como reunir a sua tropa para festejar a data. Mas a Major Sheyla Kelly Ravani Rodrigues, comandante da Unidade, para que a data não passasse em branco, fez o lançamento de uma revista digital comemorativa, com registros históricos e fotográficos de ações e resultados na prevenção e combate ao crime na sua área, e de um vídeo institucional de comemoração do aniversário, material este que estará sendo compartilhado com os públicos internos e externos, através das mídias sociais.


“Para mim é uma satisfação muito grande, neste dia especial, como Itamarajuense que sou, poder estar à frente da unidade que também é responsável pelo policiamento na minha cidade natal, o que torna um motivo a mais para reafirmar o meu compromisso com a segurança de Itamaraju e Jucuruçu. E é com muita alegria que comemoro este aniversário de 22 anos da 43ª CIPM,  ao lado de homens e mulheres que aprenderam a amar esta unidade e que se dedicam diariamente, com muita coragem e profissionalismo na luta contra o crime e a serviço da comunidade. Feliz aniversário, 43ª CIPM!”, comemorou a comandante./bahiaextremosul

Assassino matou idosa, arrancou os dedos e os levou no bolso até banco para tentar saque, diz delegado




Dionelia Giacometti Mai, foi morta em Rondônia no fim de semana — Foto: Reprodução



A Polícia Civil de Rondônia informou nesta quarta-feira (8) que Dionélia Gioacometti teve quatro dedos arrancados depois de ser assassinada, pelo próprio inquilino, em Colorado do Oeste (RO). Segundo o delegado Núbio Lopes, o suspeito carregou os dedos no bolso e foi até um banco para tentar sacar o dinheiro da conta de Dionélia.

Além de Dionélia, seu marido, Eldon Mai, também foi assassinado pelos inquilinos no último fim de semana. Oscorpos do casal de idosos foram localizados na terça-feira (7), enterrados perto de uma rodovia na cidade de Chupinguaia (RO).

Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, Núbio Lopes disse que o suspeito confessou ter arrancado quatros dedos da vítima.

"O inquilino fez torniquete no dedo indicador esquerdo e direito [da vítima], e também torniquetes nos dois polegares. Então ele usou uma faca e cortou os dedos de ambas as mãos. O suspeito fez isso para que pudesse realizar a leitura biométrica e assim fazer saque na conta da vítima, no Banco do Brasil", revela.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito então colocou os dedos de Dionélia no bolso e se dirigiu à agência bancária de Vilhena (RO). Enquanto o marido tentava retirar o dinheiro da conta da vítima, a esposa do suspeito teria ficado dentro do carro.

A investigação aponta que o suspeito tentou sacar o dinheiro por diversas vezes, chegando digitar a senha da vítima, mas não conseguiu. Após isso ele retornou ao imóvel locado e, por volta de 15h do mesmo domingo (5), também matou Eldon Mai, marido de Dionélia.

Dionélia Giacometti Mai e seu esposo Eldon Mai foram mortos em Rondônia — Foto: Facebook/Reprodução
 Dionélia e seu esposo Eldon  foram mortos em Rondônia — Foto: Facebook/Reprodução

Quem era Dionélia?


Dionélia era servidora lotada no Hospital de Clínicas Raimundo Chaar em Brasileia, no Acre. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), ela era dentista e tinha sido afastada do trabalho por causa da pandemia de Covid-19, por ser do grupo de risco.

"Ela era funcionária efetiva do quadro da Sesacre desde 2018", diz a Sesacre.

Dionélia também era pioneira da Renovação Carismática Católica da Diocese de Ji-Paraná. A entidade divulgou nota de pesar nesta quarta-feira.

  • "Ela é parte de nossa história e colaboradora fiel nessa Messe. Louvamos a Deus pela Graça que tivemos com o dom de sua vida até então", afirma a Renovação.


Como o suspeito atraiu Dionélia e o Eldon ao local do crime?

Segundo a Polícia Civil, o inquilino alegou um vazamento na pia para atrair as vítimas até o imóvel locado. Dionélia foi assassinada na manhã de domingo, logo após entrar na casa para checar o suposto vazamento de água.

Após Dionélia cair no chão, o suspeito rasgou uma camiseta e amordaçou a vítima. A idosa começou se debater e tentou gritar, segundo a polícia.

"Ele então pegou uma pequena corda, deu a volta no pescoço de Dionélia e a estrangulou. Depois ele foi até a casa da vítima, vasculhou bolsas e cômodos atrás de cartões de crédito, débito e dinheiro", conta Núbio.

Já Eldon foi assassinado de tarde. O suspeito também convidou o idoso para ir até o imóvel verificar o vazamento na pia. "Quando o idoso entrou no imóvel locado, também foi golpeado na nuca pelo cabo de enxada", revela o delegado.

Depois do duplo assassinato, os corpos do casal foram levados até Chupinguaia e enterrados em covas separadas, perto de uma rodovia.

Na terça-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um veículo com três pessoas, sendo um homem, uma mulher e uma criança de 10 anos. O automóvel estava em nome de Dionélia e, ao ser questionado pelos agentes, o motorista confessou ter matado o casal de idosos para roubá-los.

  • Os inquilinos ainda levaram os agentes até o local onde enterraram Dionélia e Eldon, em Chupinguaia. O primeiro corpo a ser encontrado foi o de Dionélia.


Local onde corpos das vítimas foram enterrados — Foto: PRF/Divulgação

Os dois inquilinos do casal seguem presos. O homem confessou o crime e a mulher ainda não foi interrogada, mas segue como suspeita no caso. Já a criança de 10 anos foi entregue ao Conselho Tutelar./bahiaextremosul

Justiça STJ autoriza transferência de Queiroz para prisão domiciliar



[STJ autoriza transferência de Queiroz para prisão domiciliar]


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, concedeu prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro. As informações são do blog Radar, da revista Veja.

De acordo com a publicação, a decisão liminar, desta quinta-feira (9), foi entregue a Noronha pelo fato de ser ele o responsável pelos pedidos urgentes que chegam ao plantão da Corte. Desde a última quarta-feira (8)  o Judiciário está recesso, e os demais ministros saíram de férias.

Segundo o jornal O Globo, a mulher do ex-assessor, Márcia Aguiar, também será transferida para prisão domiciliar.

O mérito do caso ficará a cargo do ministro Felix Fischer, relator no STJ do caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Queiroz está preso desde 19 de junho. Ele é investigado por participação em esquema de “rachadinha” na Alerj, quando Flávio era deputado estadual./bnews

Prefeito de Itamaraju e mais três não prestam contas e são notificados pelo TCM



Prefeito de Itamaraju e mais três não prestam contas e são notificados pelo TCM


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), através do conselheiro Plínio Carneiro Filho, notificou o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), para no prazo de cinco dias proceda com a prestação mensal de contas no e-TCM e SIGA, referente ao último mês de maio.

Os dois sistemas são considerados essenciais para acompanhamento das contas dos gestores municipais pelos próprios técnicos do TCM, como também dos vereadores de cada município.

O prefeito Marcelo Angênica já teve as suas contas de 2018 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e se esse resultado for confirmado pela Câmara de Vereadores, ele ficará impossibilitado de disputar à reeleição, pois seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Na região ainda foram notificados os gestores Dinoel Carvalho (Vereda), Calixto Ribeiro (Ibirapuã) e Jonival Andrade (Belmonte), além de Aelson Matos, Marcos Ferreira e Joaldo Lima, presidentes das câmaras municipais de Belmonte, Graratinga e Itabela, respectivamente./TH

Medeiros Neto registra mais 16 moradores infectados pelo novo coronavírus e total chega a 142



[Medeiros Neto registra mais 16 moradores infectados pelo novo coronavírus e total chega a 142 ]


Após mais de 48 horas sem registrar novas confirmações, a Secretaria Municipal de Saúde de Medeiros Neto informou que 16 pessoas receberam resultados positivos para coronavírus nesta segunda-feira, dia 06.

O mais recente boletim epidemiológico totaliza 142 casos confirmados, sendo 94 já recuperados e 02 óbitos. Uma pessoa aguarda resultado de exames e 44 estão em recuperação.

A Prefeitura Municipal reforça as recomendações de higienização e distanciamento social como medidas para evitar a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19./Ascom

Vereda tem mais dois casos positivos do Covid-19





Hoje tivemos mais 02 casos positivos, chegando a 46 casos POSITIVOS em nosso município, que estão distribuídos nas seguintes localidades:

27 Casos Positivos - Vereda (sede)
01 Caso Positivo - Massaranduba
05 Casos Positivos - Piau
03 Casos Positivos - Cruzeiro do Sul
10 Casos Positivos - Centenário

Tivemos mais 01 casos RECUPERADOS, chegando ao total de 31 casos recuperados.

Total de 15 casos ativos.

Estamos monitorando 81 pessoas.

Realizamos mais 01 coleta para teste RT PCR Lacen, chegando ao total de 10 casos SUSPEITOS que estão em isolamento domiciliar aguardando resultado

Sabemos que após a confirmação dos casos positivos, a atenção e os cuidados terão que ser redobrados, afim de evitar a transmissão comunitária do Coronavírus.

É fundamental neste momento a colaboração de todos os moradores para que cumpram estritamente as medidas de ISOLAMENTO SOCIAL, usando álcool em gel e fazendo uso da máscara./bahiaextremosul

Covid-19: Teixeira de Freitas tem 78 novos casos e uma morte em 24 horas



Covid-19: Teixeira de Freitas tem 78 novos casos e uma morte em 24 horas


No fim da tarde desta quarta-feira, dia 8 de julho, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas confirmou mais um óbito pela Covid-19. “Tivemos ainda, 78 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1775 casos positivos, sendo que 213 são considerados ativos”, informou.

Números

Teixeira de Freitas tem 1532 casos recuperados. Trata-se de 86,3% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 30 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,69%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quarta-feira, às 16 horas, são 22 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 8 clínicos e 14 UTI. Na UPA, de acordo com atualização feita às 18h, são 11 internados, sendo um total de 33 pacientes./TH

Vamos de boa noticia Itamaraju tem 539 recuperados, pessoas consideradas com COVID-19 ativos



Itamaraju confirma 15ª morte por Covid-19; casos ultrapassam os ...


O município de Itamaraju rompeu a marca de 700 casos do novo coronavírus, nesta quarta-feira (08), exatamente 100 dias após o primeiro caso registrado.

No boletim que é divulgado diariamente foram contabilizados 25 novos casos positivos.

Também houve um registro de morte, onde um paciente de 93 anos, que deu entrada na unidade hospitalar com sintomas do COVID-19 não resistiu.

Com os números atualizado 707 infectados, tendo ainda 539 recuperados, pessoas consideradas com COVID-19 ativos, somam 153. Porém 56 casos ainda aguardam resultado.

Os descartados chegam a 1129 e 06 pacientes permanecem internados na rede municipal de saúde.

As autoridades em saúde reforçam as orientações preventivas à população, mantendo distanciamento social, o uso de máscaras, somente é recomendada a circulação de pessoas em casos necessários./IN

Flu vence Fla nos pênaltis, conquista Taça Rio e adia decisão do Carioca



Gilberto marcou de novo sobre o Fla no título do Fluminense na Taça Rio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF


Mesmo com o favoritismo do Flamengo, o Fluminense surpreendeu, bateu o arquirrival nos pênaltis e conquistou a Taça Rio, adiando a final do Campeonato Carioca.

Nos pênaltis, por 3 a 2, o Tricolor ficou com o troféu do segundo turno e forçou a decisão estadual. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Gilberto para o Flu, e Pedro para o Fla, o segundo turno do Carioca terminou nas penalidades.

Na marca de cal, mais igualdade: Nenê e Gabigol marcaram. Dodi parou em Diego Alves, e Muriel pegou a cobrança de Willian Arão. Na sequência, Léo Pereira bateu para fora e Hudson deixou o dele. O goleiro do Fla ainda defendeu chute de Michel Araújo, que ainda bateu no trave.

Com maior posse de bola e apostando em lançamentos em profundidade nas costas da zaga rubro-negra, o Fluminense teve as melhores chances.

Aos 23, Gilberto veio de trás e obrigou Diego Alves a fazer importante defesa em uma cabeçada. A essa altura, o Tricolor era melhor, e o Fla produzia muito pouco. Aos 35, em contra-ataque, Egídio avançou pela esquerda e colocou na área. Nenê chutou prensado e, na sobra, Yago tirou tinta da trave rubro-negra.

O placar, entretanto, seria alterado dois minutos depois. Aproveitando rebote, Egídio colocou na área, Marcos Paulo raspou e, quando a defesa do Fla marcou Matheus Ferraz, Gilberto se antecipou e cabeceou no cantinho de Diego Alves para abrir o placar.

Na volta para a segunda etapa, o Flamengo, mais ligado, tentou equilibrar as ações. O Flu, com o peruano Fernando Pacheco na vaga de Evanílson, que sentiu desconforto na coxa, tentava os contra-ataques, com Marcos Paulo centralizado.

Aos 19, em boa trama do ataque do Fla, Gerson recebeu cruzamento de Filipe Luís e cabeceou para fora. Mas o Rubro-Negro não engatava bons momentos, muito por um Éverton Ribeiro muito mal no jogo, e também pela marcação bem encaixada do Flu.

Aos 32, entretanto, a superioridade técnica do Fla fez a diferença. Filipe Luís avançou pela esquerda e colocou na cabeça de Pedro, que bem posicionado, deixou o seu no ex-clube, empatando o placar. Dali até o final, o Flamengo teve as melhores chances, mas não conseguiu converter a superioridade física em gols. Aos 49, no último lance, Hudson ganhou na área e cabeceou firme, mas Diego Alves impediu o gol.

Laterais fazem bom jogo e lideram Flu

Se vinham em má fase, a dupla de laterais do Fluminense enfim disse a que veio. Do lado direito, criticado e ainda readquirindo a forma, Gilberto marcou o gol do Tricolor na partida, de cabeça, e ganhou confiança para fazer boa partida.

No lado oposto, Egídio foi a melhor opção de ataque do Flu. Pela esquerda, fez as principais jogadas da equipe, como o próprio gol do camisa 2. No segundo tempo, mais preso à marcação, fez bom jogo tanto sobre Everton Ribeiro como Michael.

Lei do ex funciona no Maracanã e Pedro é o melhor do Fla

Pedro saiu do banco para mudar a história do jogo. O Flamengo se ressentia de maior presença de área com atuações ruins de seus atacantes, encaixados na eficiente marcação do Flu.

Em pouco tempo em campo, mostrou efetividade e aproveitou cruzamento de Filipe Luis, para, de cabeça, balançar a rede contra seu ex-clube e comemorar bastante.

Leo Pereira se atrapalha com velocidade e vai mal

O zagueiro Leo Pereira não esteve em uma das melhores noites. O jogador mostrou certa insegurança em alguns lances de ataque do Fluminense, que optou por colocar velocidade em cima da defesa rubro-negra na primeira etapa.

Com o Flu mais recuado, o defensor melhorou no segundo tempo, participando mais das ações de construção do Fla. Ainda assim, bem abaixo do que costuma mostrar no time de Jorge Jesus.

Lento, Hudson joga abaixo do que pode

O esquema de três volantes fez o Fluminense atuar mais sólido no meio de campo. Muito pela boa atuação de Dodi, que marca e sai com velocidade, o Tricolor foi bem na primeira etapa. Mas logo Hudson, o capitão tricolor, ficou um pouco abaixo do que pode.

Lento, ele pareceu perdido no tripé de meio-campistas montado por Odair, e acabou deixando a marcação um pouco aberta principalmente quando Gabigol caiu pelo seu lado. Ainda cansou no final.

Clima quente

As animosidades que marcaram o dia de Fla-Flu fora de campo se refletiram um pouco dentro das quatro linhas.

Ainda no primeiro tempo, Nenê, Filipe Luís e Leo Pereira tomaram cartão amarelo em entradas duras. A do lateral-esquerdo rubro-negro, inclusive, gerou muitos pedidos de expulsão pelos tricolores. Na segunda etapa, Gilberto, Rafinha

Na área técnica, Odair Hellmann e seus reservas rebatiam provocações de jogadores rubro-negros. Na saída para o intervalo, Rafinha, incomodado com jogadas de Marcos Paulo e Evanílson, pediu para as revelações tricolores "baixarem a bola", gerando discussão.

FluTV bate recorde de transmissões esportivas

Passados apenas 11 minutos de jogo, a FluTV bateu o recorde mundial de transmissões esportivas por streaming do YouTube no Fla-Flu desta noite. O recorde era do rival Flamengo em partida contra o Boavista.

A live pela final da Taça Rio, o segundo turno do Estadual, ultrapassou a marca de 2,7 milhões de espectadores simultâneos por volta de 22h. Além disso, o canal oficial do Fluminense no YouTube também alcançou mais de 400 mil assinantes ao fim do jogo. Ontem (7), eram 213 mil inscritos.

Maracanã com rivalidade na arquibancada vazia

Mesmo sem torcida, o clássico Fla-Flu manteve a tradição de dividir o Maracanã por dois. Sem público, as faixas das organizadas e movimentos populares dos dois clubes foram estendidos nas arquibancadas do estádio, marcando o "território" dos lados rubro-negro e tricolor no antigo Maior do Mundo.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.