Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de janeiro de 2021

Vídeo: Novo Prefeito de Jucuruçu (Lili) toma posse em Solenidade para 60 pessoas

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

Na tarde desta sexta-feira (01), de Janeiro Arivaldo de Almeida Costa ‘Lili’ do (PSDB), e sua vice Leidian Queiroz do DEM, tomaram posse em solenidade realizada na Escola Municipal Cecília Meireles. 

Com um discurso de combater a desigualdade e injustiça social, ‘Lili’ falou de sua trajetória política, quando ocupou cargo de vereador e prefeito por três mandatos na cidade vizinha de Palmópolis – MG, ele agradeceu ao povo de pela confiança depositada e afirmou seu compromisso com o município de Jucuruçu.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

"Eu acredito em uma cidade melhor, eu acredito que na política este ano teremos algo diferente, nós já estamos trabalhando  dias não paramos, porque sabemos da responsabilidade. 

O que vocês podem esperar de mim é sinceridade, transparência e muito trabalho.  Eu não vim para governar para meia dúzia, eu vim para mudar a qualidade de vida da população da nossa cidade.” 

‘Lili’ afirmou ainda que o ano de 2021 será o 1° de um governo diferente, capacitado e focado em fazer uma gestão diferente,  governo que vai escrever uma nova história, esse é o nosso slogan de administração.

 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Ele disse que não dará moleza para vereadores, eles têm que trabalhar para o povo porque eles são pagos para isso, fiscalizar e legislar, prefeito que trabalha com honestidade não precisa ficar bajulando vereador, só de respeitar como parlamentar. 

Lili agradeceu e exaltou a sua vice- prefeita pela grande mulher que se mostrou durante toda campanha, uma mulher de garra, séria e firme nos seus objetivos, que juntos prefeito e vice irão trabalhar para melhorar a vida do povo do município de Jucuruçu.

 

Ainda em seu discurso de posse Lili pediu ao povo que tenha paciência, porque irá fazer  uma auditoria na prefeitura para saber a fundo qual é a real situação que se encontra o município para só depois saber por onde começar os trabalhos de forma geral, por enquanto vamos trabalhar com as urgências, saúde, educação e insfraestrutura. O seu secretariado está sendo formado pelos nomes de: Roberto Lopes (educação), Jairo Antônio ( infraestrutura), Anne Santos ( saúde ),  outras secretarias e cargos de confiança ainda serão anunciados com o decorrer de cada necessidade.


    Veja as fotos do evento 

Nova câmara de vereadores de Jucuruçu tem Maria Nilza Loyola (PP) com presidente

 

ATA DE ELEIÇÃO DA MESA 

Ao primeiro dia do mês de janeiro do ano de dois mil e vinte e um, às dezoito horas, compareceram no Salão da Escola Municipal Cecília Meireles de Jucuruçu os Vereadores Eleitos: GIL CÁSSIO PEREIRA SILVA, MARIA APARECIDA VIEIRA DE MOURA, FLEDSON GONCALVES DOS SANTOS, GIRLANDE RODRIGUES DA CRUZ, GILSON DOS SANTOS SILVA, MIGUEL PEREIRA SILVA NETO, MARIA NILZA PEREIRA LOYOLA, ANORINO SOUZA SANTOS, LIAZAR FERREIRA QUADRA FILHO, para eleição da mesa. 

Assumiu a presidência da reunião, o vereador GILCÁSSIO PEREIRA SILVA, conforme determina o artigo 19 da Lei Orgânica de Jucuruçu, ao verificar a existência de quórum, vez que já se encontravam todos presentes, declarou aberta a solenidade. 

O Sr. Presidente passou então à eleição da Mesa da Câmara para um período dois anos, compreendido entre 1º de janeiro de 2021 à 31 de dezembro de 2022. Esclarecendo que segundo o Regimento Interno, a chapa para concorrer às eleições terá um presidente, um vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, a votação se dará por votação aberta conforme a Lei Orgânica do Município. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Foram apresentadas a mesa 02 (duas) chapas: a chapa 01, Com o nome de Independente teve como candidata a presidente MARIA NILZA PEREIRA LOYOLA, vice-presidente ANORINO SOUZA SANTOS, primeiro secretário FLEDSON GONCALVES DOS SANTOS, segundo secretário GIRLANDE RODRIGUES DA CRUZ, concorrendo na chapa 02 com o nome de Legislativo independente, teve como candidato a presidente GILSON DOS SANTOS SILVA, MIGUEL PEREIRA, vice-presidente GILCÁSSIO PEREIRA SILVA, primeiro secretário, segundo secretário MIGUEL PEREIRA SILVA NETO.  Realizada a votação, foi eleita a Chapa 01, com 05 votos. 

A chapa dois teve 04 votos, O Sr. Presidente proclamou o resultado empossando automaticamente os eleitos para compor  a Mesa da Câmara tendo como Presidente a Vereadora MARIA NILZA PEREIRA LOYOLA, como Vice-Presidente o Vereador ANORINO SOUZA SANTOS, e como Primeiro Secretário o Vereador FLEDSON GONCALVES DOS SANTOS, e Segundo 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Secretário Vereador GIRLANDE RODRIGUES DA CRUZ. 

O presidente em exercício convidou a presidente eleita para tomar assento a mesa assumindo os trabalhos, A Presidente agradeceu a todos os vereadores e aos presentes dando por encerrada a sessão determinando a lavratura da ata que após lida e achada conforme ovai assinada pela presidente e todos os vereadores. 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, terno e barba

MARIA NILZA PEREIRA LOYOLA 

ANORINO SOUZA SANTOS 

FLEDSON GONCALVES DOS SANTOS 

GIRLANDE RODRIGUES DA CRUZ 

GILCÁSSIO PEREIRA SILVA 

 MARIA APARECIDA VIEIRA DE MOURA 

 GILSON DOS SANTOS SILVA 

MIGUEL PEREIRA SILVA NETO 

LIAZAR FERREIRA QUADRA FILHO


Clica aqui para vê as fotos da cerimônia 

Vereadores, prefeito e vice-prefeito são empossados em Itamaraju

 

Aconteceu durante a tarde de sexta-feira 1º de janeiro de 2021, a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Itamaraju. A cerimônia foi realizada no Auditório Augusto Soares Pita, na Câmara de Vereadores. 

O ato foi presidido pelo então presidente da casa legislativa Adriano Pinaffo (reeleito), convidando os eleitos para assumirem a cadeira no dispositivo da câmara, a solenidade contou com a presença do capitão PM Sidney Oliveira subcomandante da 43ª Companhia de Policia Militar, autoridades religiosas, políticas e população que prestigiou a posse. 

Dando continuidade aos trabalhos da casa, os parlamentares realizaram juramento em concordância seguindo o regimento da casa e comprometimento a população, após empossado os vereadores foi a vez do prefeito Marcelo Angênica e vice-prefeito Dalvadisio Lima.

 

Durante o primeiro dia de trabalho na casa foi convocada a eleição da mesa diretora, sendo composta chapa única em disputa da presidência, encabeçada pelo vereador Rubens Neves, vice Daniel Nascimento, 1ª secretária (Rose da Saúde) e 2º secretário (Alex do SAMU), sendo eleita com 13 votos.

 

O prefeito Marcelo Angênica, agradeceu a população diante da continuidade do mandato, destacando o compromisso de fazer muito mais diante dos anos vindouros de gestão pública, promovendo o desenvolvimento do município. 

Eleito presidente da casa para o biênio 2021-2022, Rubens Neves (Rubens do Hospital), discursou ao público e agradeceu a confiança dos demais colegas, destacando a unificação da casa com intuito de construir uma nova história de desenvolvimento e progresso no município, fortalecendo o poder executivo.

 

Os demais parlamentares não fizeram discursos, após o encerramento da solenidade cumprimentaram eleitores e população presente na posse./ bahiaextremosul

Tonzinho toma posse como prefeito de Lajedão homenageando seu pai

 

A posse do novo prefeito de Lajedão. Ariston Almeida Passos Filho, o “Tonzinho” (PROS), o vice Nilson Manoel da Silva, o “Nilsão”  (PSB), tomaram posse como prefeito e vice, no final da tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro, em uma cerimonia que aconteceu em um espaço de eventos, no centro da cidade Lajedão. Tonzinho foi eleito com 2.026 votos. 

Durante a posse, Tonzinho agradeceu ao povo de Lajedão que lhe confiaram a administração do município e prometeu trabalhar para melhorar a vida dos moradores do município, investindo principalmente na promoção de emprego, saúde e educação. 

O novo prefeito de Lajedão tomou posse homenageando seu pai. O Sr. Ariston Almeida Passo, seu grande incentivador e também fez uma homenagem póstuma a sua mãe que morreu no ano passado. Finalizando suas homenagens, o novo gestor lembrou emocionado dos moradores que perderam a vida para o Covid 19, entre eles, o seu amigo Gastão que morreu recentemente. 

O novo prefeito ressaltou ainda, que suas primeiras ações frente a administração terão como objetivo, colocar a prefeitura em dia com um trabalho que já deve ser iniciado junto ao jurídico neste sábado, 2. 

A preocupação inicial de Tonzinho é sanar as dívidas da administração para buscar recursos que serão empregados no desenvolvimento de Lajedão. 

Ainda nesta sexta-feira, os vereadores elegeram a nova presidência da Câmara Municipal, ficando assim a mesa diretora para o biênio 2021/2024:

 

Presidente – Isael Júnior Meira das Virgens, ‘Bua’ (PP) 

Vice-presidente – Rodrigo Silva Caíres (DEM) 

1º Secretário – Juscelino Conceição de Jesus, ‘Xinenem’ (PP) 

2º Secretário – Rodolfino Lucas Mendes, ‘Luquinhas de Zé Dalmo’ (DEM) 

Também foram empossados os novos vereadores de Lajedão: 

Milson da Borracharia (PSB) 

Rodrigo Caires (DEM) 

Jorginho (PP) 

Ivan da Vila (PROS) 

Professora Cátia Sione (PROS) 

Xinenen (PP) 

Meterim (PROS) 

Bua (PP) 

Luquinhas de Zé Dalmo (DEM)./ bahiaextremosul

Rubens do Hospital é novamente eleito presidente da Câmara de Itamaraju

 Rubens do Hospital é novamente eleito presidente da Câmara de Itamaraju

O vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PSDB) foi eleito no início da noite desta sexta-feira (1º/01), o novo presidente da Câmara Municipal de Itamaraju para o biênio 2021/2022. Dos 15 vereadores do novo parlamento, Rubens do Hospital obteve 12 votos. Um vereador se absteve e dois votaram em branco. 

A nova composição da mesa diretora da Câmara Municipal de Itamaraju, ficou formada da seguinte forma: presidente Rubens do Hospital; vice-presidente Daniel Santos do Nascimento (PROS); 1ª secretária Roseneide Cunha, a “Rose da Saúde” (PSDB); e 2º secretário Alex Soares dos Santos (REPU). 

Após a eleição da mesa diretora, tomou posse para o seu segundo mandato, o prefeito Marcelo Angênica (PSDB e o seu vice-prefeito Dalvadisio Lima (PDT). Ao tomar posse o prefeito Marcelo Angênica disse que vai continuar dirigindo os destinos do município de Itamaraju com austeridade e que terá mais 4 anos para poder construir tudo que tem vontade em favor do desenvolvimento da cidade. 

O novo presidente da Câmara de Itamaraju, vereador Rubens do Hospital que vai administrar o Poder Legislativo pela 3ª vez, disse que fará mais uma vez uma gestão responsável e comprometida com as causas da população, que preservará o papel independente do poder, mas que manterá a harmonia com o Poder Executivo em favor do bem-estar dos itamarajuenses e do crescimento do município.  

Rubens do Hospital está iniciando o seu 6º mandato de vereador por Itamaraju e já foi o presidente da Câmara Municipal por duas gestões anteriores, nos biênios 2011/2012 e 2013/2014, quando obteve todas as suas quatro contas administrativas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. 

No ano 2000, Rubens do Hospital que é enfermeiro de formação e com relevantes serviços prestados na área da saúde pública, foi eleito vereador pela primeira vez com 376 votos. Em 2004 foi reeleito com 613 votos. Em 2008, reeleito novamente com 838 votos. No ano de 2012, Rubens do Hospital conquistou mais uma reeleição com 1.058 votos. Em 2016, mais uma vez foi reeleito com 800 votos. E em 2020 foi reeleito para o 6º mandato no quadriênio 2021/2024 com 1.007 votos./TH

Lucas Bocão fica com o segundo mais importante cargo na mesa diretora da Câmara de Teixeira de Freitas

 Lucas Bocão fica com o segundo mais importante cargo na mesa diretora da Câmara de Teixeira de Freitas

Apesar de ter sido eleito com a 18ª votação entre os 19 vereadores vitoriosos de Teixeira de Freitas, Ubiratan Lucas Rocha ‘Lucas Boção’ (PSL), que até o último dia 31 de dezembro era vice-prefeito do município, conseguiu um feito considerado importante para o seu início de trajetória como legislador. 

“Bocão”, como é chamado carinhosamente pela população devido sua popularidade como comunicador de rádio, compôs com o grupo de sustentação ao prefeito Marcelo Belitardo (DEM) e acabou sendo eleito como 1º secretário da mesa diretora da Câmara na chapa vitoriosa encabeçada por Marcos Belitardo. A primeira secretaria é o segundo cargo mais importante da mesa diretora, ficando atrás apenas da presidência. 

Durante o seu discurso de posse o vereador Lucas Bocão fez questão de agradecer o apoio que sempre recebeu da população teixeirense e se colocou à disposição da nova gestão municipal para que o município de Teixeira de Freitas tenha serviços públicos melhores. “Nós vereadores que fomos empossados agora, representamos um poder. O Legislativo é um poder independente do Executivo, mas podemos ser harmônicos para o bem do povo”, falou.

 

Na sessão que empossou o prefeito Marcelo Belitardo e o seu vice Yure Fernandes, além dos 19 novos vereadores, Lucas Bocão chegou a assumir temporariamente a presidência da Câmara, no momento que Marcos Belitardo precisou deixar o posto por alguns minutos para fazer uso da palavra. “Agora somos parceiros unidos por um só partido, o município de Teixeira de Freitas”, completou Boção./TH

Maria Nilza Loyola é eleita presidente da Câmara de Jucuruçu

 

Em uma eleição muito disputada, a vereadora Maria Nilza Loyola (PP), foi eleita presidente da Câmara municipal de Jucuruçu. 

A votação ocorreu nesta sexta-feira 1º, em sessão que teve início por volta das 18h no auditório da Escola Municipal Cecília Meireles. 

Eleita para o segundo mandato, a vereadora Maria Nilza Loyola obteve 5 votos contra 4 de Gilson Koiô (PSDB) que teve o apoio do prefeito Arivaldo de Almeida, conhecido como “Lili”. 

Maria Nilza agradeceu aos votos e prometeu uma Câmara independente e voltada para os interesses do município. 

A mesa diretora é formada por Anorino Souza Santos ( Mizim ) na vice presidência, Fledson Gonçalves (Fredi do Hospital), 1º secretário e Girlande Rodrigues (Gil da Combi) como 2º Secretário. 

“Minha luta sempre foi por uma cidade mais próspera, com mais saúde, educação e com oportunidade para todos, a frente da Câmara asseguro a todos que faremos nossa parte para o bem todos”, disse a presidente eleita./sigaanoticia

Jovem de 18 anos morre afogado em praia da Costa Dourada

 

Na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, o jovem Vanderson Gonçalves Almeida de 18 anos, natural de Pedro Canário/ES, morreu após se afogar em Costa Dourada, distrito de Mucuri.

Segundo informações, o jovem foi socorrido por populares que tentaram reanimar a vítima, mas ele não resistiu e veio a óbito. 

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde passará por exames de necropsia e em seguida liberado para a família./bahiaextremosul

Primeira mulher a comandar Nova Viçosa, Luciana Machado toma posse como prefeita

 

Luciana Machado é a esposa do deputado estadual Carlos Robson Rodrigues da Silva, o “Robinho” (PP) que está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, mas já foi prefeito de Nova Viçosa por duas vezes. 

De acordo Luciana, ela juntamente com o vice-prefeito Milton Rodrigues Santana, o “Rangel”, estão empenhados em formar uma equipe qualificada de trabalho. “Queremos também ter essa harmonia entre Executivo e Legislativo, e que a gente possa ter uma gestão muito progressiva e com muitos resultados pro município”, relata. 

Luciana Machado é empresária e é a segunda vez que concorre a um cargo político. “O desafio é mostrar que a mulher é responsável, sensível, moderna e que pode fazer diferencial”, disse a prefeita eleita./bahiaextremosul 

Vereadores eleitos também foram empossados em Nova Viçosa 

01 - Jorge da Colônia (PL) com 634 votos. 

02 - Professor Kinhones (PL) com 594 votos. 

03 - Tiago do Cândido Mariano (PTC) com 587 votos. 

04 - Djalma da Silva Pereira “Djalma de Abrão” (PODE) com 559 votos. (REELEITO). 

05 – Nivaldo da Cruz Silva (PP) com 528 votos. 

06 – Anastácio Carvalho (DEM) com 516 votos. (REELEITO). 

07 - Ronaldo Lacerda (DEM) com 490 votos. 

08 – Sargento Reginaldo Souza (DEM) com 471 votos. 

09 – Joaquim Souza da Silva, o “Quinzinho” (PP) com 467 votos. (REELEITO). 

10 – José Aloísio de Oliveira (PSB) com 402 votos. (REELEITO). 

11 - Rogério Paranaguá (CIDADANIA) com 400 votos. 

12 - Valdir Carvalho (PSD) com 317 votos. 

13 - Lena Lobo (PSC) com 271 votos.

Prefeito Robertinho toma posse assinando seu 1º Decreto reduzindo secretarias e cargos comissionados em Mucuri

 Prefeito Robertinho toma posse assinando seu 1º Decreto reduzindo secretarias e cargos comissionados em Mucuri

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM) e o seu vice-prefeito Vanderley Rezende de Figueiredo (DEM), tomaram posse no final da manhã desta sexta-feira (1º/01), no plenário da Câmara Municipal de Mucuri. No seu discurso Robertinho disse que no seu governo não haverá perseguições e nem revanchismo, que os direitos dos mucurienses serão rigorosamente respeitados, que a sua bandeira ou o seu partido se chamará Mucuri. 

Criticou duramente o governo substituído que dificultou o quanto foi possível para não fornecer as informações necessárias para que a transição de governo não ocorresse, lamentou que esteja herdando dívidas de salários atrasados de novembro, dezembro e 13º salário de boa parte dos servidores. Mas Robertinho alertou que o desafio será grande a partir de agora, onde o remédio não será doce, muito pelo contrário, o remédio será muito amargo, diante das atitudes que precisará tomar para organizar o município de Mucuri. 

Disse que tomará medidas duras para fechar as torneiras e enxugar a máquina pública no intuito de restabelecer a vida financeira do município e depois começar a executar as grandes obras e benefícios que a população tanto está precisando. “Já iniciaremos a partir deste sábado (02), um mutirão da limpeza para restabelecer a ordem e o asseio do município, deflagraremos também um mutirão da iluminação para dar luz e esperança à população. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar para que em 10 de outubro deste ano, no aniversário da cidade, o nosso povo sinta orgulho de morar no município de Mucuri e daí em diante, é somente promover um choque de gestão”, garantiu Robertinho. 

O prefeito Robertinho disse que vai anunciar seu secretariado a partir do dia 5 de janeiro e avisou que sua equipe será formada toda de pessoas técnicas e altamente qualificadas e, que 50% da equipe será de pessoas do convívio da população e as demais são profissionais que foram escolhidos minuciosamente em outros campos de atuação, no entanto, avisou que sua equipe tanto do primeiro, quanto do segundo escalões, terá 6 meses para lhe provar que está qualificada para enfrentar o desafio de fazer o melhor por Mucuri. 

Durante seu discurso de posse Robertinho assinou o seu 1º Decreto como prefeito de Mucuri, de nº 001/2021, que estabelece medidas para a gestão das despesas e controle do gasto de pessoal e de custeio, no âmbito da administração pública do Poder Executivo Municipal, que reduz em 20% as nomeações para cargos comissionados e que reduz quantidades de secretarias, até que seja apresentado e aprovado o Projeto de Lei complementar específico da nova estrutura administrativa do município de Mucuri. 

O prefeito Robertinho anunciou que das atuais 16 Secretarias Municipais, reduzirá para 10 Pastas e que inicialmente só nomeará 8 secretários, sendo que dois deles vão acumular funções. E que das atuais 258 portarias municipais, reduzirá 40 cargos e baixará 20% dos seus valores, objetivando fazer uma economia de 160 mil reais mês. Robertinho ainda disse que fará uma administração transparente, coesa e com austeridade, onde governará com as portas e as janelas abertas para a fiscalização da Câmara Municipal e da população em geral./Por Athylla Borborema

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

’Jucuruçu só tem um grupo' - Sempre faltou humildade na prefeita Uberlândia

Nesta sexta-feira, 1 de janeiro de 2021, seria o dia "D" para o (BLOG JUCURUNET) contar os motivos quais parou de prestar serviços para a prefeitura municipal de Jucuruçu, como a prefeita Uberlândia vivia dizendo que esse simples blog queria quebrar a prefeitura, lamento em dizer que a gestora faltou com a verdade. 

Só não vou explicar em detalhes porque paramos de divulgar as coisas da prefeitura de Jucuruçu, parque infelizmente o blog já foi ludibriado pela a Ex- gestora Uberlândia Pereira, só pra dizer para vocês, do compromisso firmado com a prefeita Uberlândia, ela só honrou 20%. Acho que o sonho dela seria que o JUCURUNET prestasse serviço para ela de graça. 

Deixo o direito de resposta para Ex - prefeita Uberlândia se justificar. Mas que venha com a verdade porque de enganação estamos cheios.  

Este mundo está muito errado... Uma Nação arrogante pede que uma outra cesse seu desenvolvimento tecnológico, alegando que eles possuem intenção de produzir armas nucleares. 

Uma Nação arrogante que impões que outros se desarmem, enquanto ela permanece armada até os dentes. A arrogância sempre é o véu que está na iminência de ser despido para efetivamente mostrar a ignorância tal como é: nua, crua e feia de doer. 

As pessoas mais interessantes são as mais simples, por não terem a arrogância em se achar superior a ninguém. ''É com elas que eu me identifico.'' No mundo quase sempre governado pela corrupção e arrogância pode ser difícil se manter firme nos princípios literários e filosóficos. 

Tem pessoas que precisam perder tudo na vida para abaixar o nariz, acabar com a arrogância e dar valor para as pessoas que sempre as ajudaram. Não comparo essas pessoas a animais, porque até mesmo os animais reconhecem quem lhes dá carinho... 

Mas, para sermos conscientes sobre nossas limitações, precisamos ser conscientes sobre nossas habilidades e, essa consciência é tida muitas vezes como soberba, ou petulância. 

Isso, porque confundimos humildade com submissão. E isso é um erro. Se, por um lado, a humildade é confundida, o orgulho é algo que pode nos cegar facilmente. 

Por isso, selecionamos 10 frases para manter o equilíbrio entre o orgulho e a humildade.

Arthur e Maria Eduarda são os nomes mais registrados na Bahia

 

Os nomes Arthur e Davi foram os mais escolhidos na Bahia para registro de nascimento de meninos na última década (2010 – 2020), aparecendo 17.932 e 13.597 vezes respectivamente. Já com 11.267, Maria Eduarda foi o nome feminino mais registrado. 

Os dados, divulgados nesta quarta-feira (30), foram coletados nas 704 unidades de Registro Civil do estado nos últimos dez anos pela Central Nacional de Informações do Registro Civil, plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil). O ranking geral mostra a preferência por nomes simples. 

Em Salvador, Arthur (3.812) e Miguel (3.326) ocuparam o primeiro e segundo lugares, respectivamente, no ranking de nomes escolhidos na última década. Na classificação feminina, Maria Eduarda ocupa o primeiro lugar. 

Na lista de nomes masculinos, liderada por Arthur e Miguel, também tem Davi (2.593), Guilherme (2.175) e Gabriel (2.167). Já nas opções de nomes femininos, além de Maria Eduarda, em primeiro lugar, estão Sophia (2.022), Alice (1.718), Laura (1.674) e Julia (1.645). Nesta classificação, outros três nomes compostos integram o top 10: Maria Clara (1.777), Maria Luiza (1.342) e Maria Julia (1.194)./bahia

Brutal – Idosa é morta a pauladas em Itabatã

 

A idosa Maura Souza Chagas de 62 anos, foi morta a pauladas no inicio da tarde desta quinta-feira, 31 de dezembro, em Itabatã, distrito de Mucuri. 

Segundo informações, o corpo da idosa foi encontrado dentro de casa na Rua Paraíba do Sul, bairro Triangulo Legal, e possuía uma profunda lesão na cabeça feita por uma das pauladas. 

Não se tem maiores detalhes do crime. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas e passará por exames de necropsia. 

A polícia investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Dedicamos essa oração para todos os enfermos

 O que é fé? Definição e significado para ciência, religião e filosofia

É chegada a hora de pensar em tudo de bom e de ruim que aconteceu em sua vida. Para começar novamente, é preciso renovar as suas forças, livrar o seu coração do sofrimento e escrever mais um página da sua vida. 

Portanto, mande embora todo pensamento negativo, procure perdoar as pessoas e resolver os conflitos, a fim de iluminar seu 2021. 

"A vida passa depressa, Senhor, o tempo corre veloz. A vida é cada vez mais agitada e não há tempo para mais nada. É preciso correr para acompanhar. Hoje, queremos parar um instante para falar convosco, Senhor, pois um Ano-Novo é uma etapa nova que começa.  

Os nossos pensamentos são de gratidão. Seria difícil enumerar os benefícios recebidos até o dia de hoje. Queremos também pedir perdão, pois nem sempre levamos a vida a sério. Muitas vezes, deixamos de cumprir as nossas obrigações e falhamos. 

Perdoai-nos, Senhor! Com o começo desse ano, queremos iniciar uma vida nova, mais autêntica e mais sincera. Acompanhai-nos Senhor, em cada dia. Firmai nossos passos no caminho do bem. 

Derramai a paz e o amor nos nossos corações para que possamos construir um mundo novo, onde reine a paz, a justiça e a fraternidade. Assim, a Vossa presença marcará cada vez mais o nosso mundo. Fortalecei-nos, Senhor, na luta e guiai-nos hoje e sempre. Amém."

Mundo bate recorde de mortes por covid-19 em 24 horas

  

O mundo bateu um novo recorde de mortes diárias por covid-19, segundo dados da universidade americana Johns Hopkins, com mais 15.518 óbitos, na última terça-feira (29). 

O alto número de falecimentos pode ser explicado pelo atraso na divulgação de dados por conta do Natal. 

Durante fins de semana e feriados, os dados não atualizam ou chegam atrasados, e quando são atualizados normalmente apresentam uma alta repentina. 

Anteriormente, o recorde de mortes estava em 14.468 mortes no dia 22 de dezembro.

Os Estados Unidos seguem liderando a lista com o maior número de casos, com 19 milhões, e mortes, com 342 mil; seguido pelo Brasil, com 193 mil óbitos; e Índia, o segundo país com o maior número de casos e que tem 148 mil mortes. 

O México é o último país na lista com mais de 100 mil óbitos, com 124 mil falecimentos. 

O mundo enfrenta uma nova onda da pandemia, onde países que já haviam controlado a covid-19 relaxaram as medidas de restrição e enfrentam novo aumento de casos e de mortos. 

Com as festas de final de ano, diversos países proibiram aglomerações e reuniões entre amigos e familiares distantes./R7

Legislativo devolve quase R$ 1,5 milhão à Prefeitura e Ronaldo Cordeiro faz balanço da sua gestão na Presidência

 Legislativo devolve quase R$ 1,5 milhão à Prefeitura e Ronaldo Cordeiro faz balanço da sua gestão na Presidência

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), que deixa a presidência da Casa nesta quinta-feira, dia 31 de dezembro de 2020, fez um balanço das suas ações à frente do Poder Legislativo nestes últimos 2 anos. Considerou que presidiu um trabalho transparente, coerente e promoveu economias substanciais, onde mostrou sua essência, sua capacidade de governar, de valorizar o servidor e de estabelecer autonomias aos seus subordinados, onde buscou e investiu na certeza da inovação em instrumentos administrativos e de comunicação que fazem ligação direta do povo com o parlamento. 

Conforme o vereador Ronaldo Cordeiro, nestes dois anos à frente da presidência da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, fez grandes investimentos usando o próprio orçamento da Casa e promoveu economias pontuais, tanto que devolveu aos cofres do município por inúmeras vezes no decorrer dos últimos 2 anos, verbas para investimentos da saúde pública, na mobilidade urbana e para ajudar à Prefeitura Municipal a sanar compromissos com fornecedores. Ao encerrar seu mandato de presidente nesta quinta-feira (31/12), Ronaldo Cordeiro totalizou o valor de R$ 1.487.000,00 devolvido aos cofres do município em 2020. 

Mesmo tendo feito a devolução de dinheiro do duodécimo do Poder Legislativo para ajudar o município, o presidente Ronaldo Cordeiro promoveu essenciais investimentos nos mais diversos setores da Câmara Municipal. No último dia 15 de novembro, o presidente Ronaldo Cordeiro foi reeleito para o seu 5º mandato de vereador na condição de 2º mais votado do município com 1.470 votos. “Quando fui presidente pela primeira vez, mesmo não tendo sido eleito no palanque do prefeito da época, tudo que eu fiz foi para ajudar o município e o governo do então prefeito João Bosco. Agora como presidente pela segunda oportunidade, mais uma vez fiz o possível e o impossível para contribuir com o município e com a gestão. E na minha próxima legislatura 2021/2024 me comportarei da mesma forma, serei o mais fiel parceiro do município e tudo que eu fizer na vereança, será para o bem da gestão e principalmente, para o bem do povo teixeirense“, destacou Ronaldo Cordeiro. 

No comando de Ronaldo Cordeiro em 2019 e 2020, a Câmara Municipal realizou, 88 sessões ordinárias, 4 extraordinárias, 4 sessões solenes, 06 audiências públicas e 88 reuniões internas. As 6 comissões permanentes compostas pelos vereadores se reuniram 152 vezes nos últimos 2 anos e 122 pareceres foram emitidos. Foram aprovados 1.797 proposições legislativas, 132 moções de congratulações, 91 requerimentos legislativos, 34 Projetos de Lei do Poder Executivo Municipal foram aprovados, 16 Projetos de Resoluções foram aprovados, 34 Projetos de Lei do Legislativo foram aprovados e sancionados, além 158 Projetos de Lei do Legislativo apresentados pelos vereadores nos últimos 2 anos, dos quais 108 ainda estão tramitando./Por Athylla Borborema

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Posse do Prefeito eleito de Jucuruçu (LILI) e sua vice Leidian será ás 16h

  

Jucuruçu, 1° de Janeiro de 2021 - começa uma nova história politicamente. 

Boa sorte na nova empreitada 

“Desejo ao prefeito eleito um bom governo. Que ele possa ter independência para tomar as medidas necessárias para recuperar a identidade de Jucuruçu, e a esperança de que voltaremos a viver dias de prosperidade e de qualidade de vida”, JUCURUNET 

Há quem busque, acima de tudo, estabilidade e há quem busque satisfação, crescimento e realização profissional. Você abraça agora novos desafios justamente em busca dessa realização. 

É preciso coragem para mudar, e para enfrentar o novo e o desconhecido. Só essa coragem de ir em busca dos seus sonhos já faz de você um grande vencedor. 

Tenho certeza de que tudo dará certo, e que você será muito bem sucedido nesta nova empreitada, afinal você aceitou o maior desafio de todos: correr em busca de seus sonhos. 

Desejo muito entusiasmo nessa nova jornada que se inicia, e que você se sinta feliz e realizado, assim como muito bem acolhido. Desejo que os novos desafios lhe tragam muito crescimento e motivação. Muita sorte, sucesso e prosperidade em sua nova incumbência! 

Jucuruçu precisa muito de você sua vice - e  dos futuros vereadores.

Agora é com o filho de Jonga do Cartório

 

No dia 1º de janeiro de 2021 deixaremos para traz um ano negativo. 

A revista americana Time publicou, em meados de dezembro, que ‘se 2020 fosse um filme distópico, você provavelmente desligaria depois de 20 minutos’. 

Pura verdade. Ninguém conseguiu escapar dessa onda detestável de acontecimentos, nem mesmo Itanhém, que repousava entre suas montanhas de aparente calmaria. A onda da crise política e do vírus foi forte o suficiente para chacoalhar a vida de todos nós. 

Apesar de todas as dificuldades, devo lembrar que a vontade de prosseguir deve permanecer inviolável diante dos nossos sonhos. São sonhos que nascem distantes, mas chega a hora de tirá-los da prateleira empoeirada para que possam criar asas e voar. 

Ainda bem que Itanhém neste primeiro dia do ano passa uma página nebulosa de sua história e outro capítulo começa a ser escrito. Então, às nove da manhã, o ciclo aborrecível de 2020 acaba com a posse de Mildson Medeiros. 

Os eleitores, aqueles que, durante a campanha, por mudança, arrastaram multidão debaixo de uma chuva fina e fria, não se hesitarão em aplaudir o prefeito eleito em um dia em que o sol vai voltar a brilhar. 

Mildson foi, na vida dura da terra de Água Preta, um menino sonhador e, depois, um jovem que ajudava o pai no cartório a catar, com uma rapidez estonteante, as teclas das máquinas de datilografia da época. 

Conhecido desde pequeno pela sua nobreza e bondade, o homem que mais tarde seria também identificado como Galeguim do Zói Azul, foi escrevendo uma história que culminou na conquista de ser um dos mais bem votados prefeitos do munícipio de Itanhém. 

Durante a vida, Mildson Medeiros construiu sorrisos e, assim, tijolinho por tijolinho doou o que nem tinha para ajudar a mudar destinos de quem, em pleno século XXI, ainda cozinhava feijão em fogão à lenha. 

Com seu gesto altruístico, Mildson enxergava pessoas e nunca procurou ver nelas potenciais eleitores, como muitos costumeiramente fazem por aí. Não estava em seus planos ser político, inclusive ele mesmo trata essa fase de sua vida como uma missão e quando se trata de missão a ordem sempre é divina. Afinal, quem somos nós, simples mortais, para virar às costas para as escolhas de Deus? 

Não há dúvidas de que esse itanheense iluminado se tornou prefeito por desígnios do Criador, que o fez deixar de ser um jovem preocupado em como ajudar as pessoas para ser alguém apto a definitivamente, ajuda-las. 

Quem, como este humilde jornalista, teve a oportunidade de presenciar Mildson Medeiros em frente a Olivetti saberá fazer uma leitura de personalidade que pode ser traduzida em agilidade e atenção. 

Assim, portanto, foi criado Mildson Medeiros, sob os olhares do nobilíssimo e amado por todos os itanheenses, “Jonga do Cartório”, que ensinou ao filho a crença de que todas as coisas grandes são simples./aguapretanews

Vereda: Vereador Fabão desmente Prefeito Dinoel sobre bloqueio de contas

 

O Vereador Fábio Alves Lacerda (PP), o popular Fabão da Ambulância, do município de Vereda, entrou em contato com nossa reportagem para desmentir uma nota lançada na imprensa pelo Prefeito Dinoel Souza Carvalho (PR) acerca da determinação da Justiça que bloqueio as contas da prefeitura de Vereda para evitar dilapidação do dinheiro publico. O Vereador Fabão da Ambulância que foi o autor da ação de Tutela de Urgência Cautelar, em caráter antecedente acatada pela Justiça que culminou no bloqueio liminar das contas. 

Trecho da ação do vereador: 

Na nota lançada por Dinoel o mesmo alega que a ação impediu o pagamento dos funcionários da educação e da saúde, ocorre que conforme o vereador Fabão e também conforme a decisão judicial a afirmação do prefeito é mentirosa. 

A própria decisão judicial, resguarda o pagamento dos servidores públicos, conforme trecho da decisão judicial de lavra do Doutor Argenildo Fernandes Juiz Plantonista que estabelece que “determino aos bancos (gerencias) que procedam, imediatamente, bloqueio cautelar de todas as contas do Município de Vereda/BA, ficando resguardada a indispensável movimentação dos valores necessários ao pagamento do mês de dezembro/2020, bem como o respectivo 13º (décimo terceiro) salário do funcionalismo, a fim de que estes sejam garantidos”. 

Trecho da decisão judicial: 

Em outro trecho da decisão o juiz aduz que “Ora, por tudo isso, resta mesmo evidente, somando-se as graves denúncias com a documentação inicial acostada, prima facie, que se trata de triste situação às vezes “típica” (porém nunca “natural” ou aceitável, por óbvio!) do fim de alguns governos municipais, que diante da iminência da saída do poder, optam pelo perigoso (ilegal e anti-ético) caminho de ataque aos cofres públicos. Registre-se que tais cofres ainda se encontram sob suas responsabilidades. ” 

O vereador afirma que a ação visou unicamente impedir o desvio de verbas publicas, “A nota do prefeito Dinoel é mentirosa, ele está autorizado a pagar o salário do mês de dezembro e o 13º (Décimo terceiro) ao funcionalismo, e se não pagou foi porque não quis” o vereador vai além, “Queria que o prefeito Dinoel explicasse para a população o pagamento de mais de R$ 200 mil de combustível somente no mês de dezembro,  ou a compra de mais de R$ 10 mil reais de carne para o hospital no mês de dezembro na mão de Puba, ou mais de R$ 5 mil reais de pães para o hospital somente em dezembro, os vultosos pagamentos a empresa WF SERVICOS DE ENGENHARIA que falsificou documento e fraudou licitação nesse município e o prefeito ao invés de abrir processo faz é despejar dinheiro público na empresa há poucos dias de deixar o mandato, além de onde foi parar a verba para combater o coronavirus, essa foi a razão do bloqueio, está tudo descrito na decisão judicial, essa é a verdade, e espero que o novo prefeito faça todos os responsáveis responderem por todos esses ilícitos com o dinheiro público” finalizou o vereador.

O vereador Fabão já havia comparecido em 23 de julho na seda da Polícia Federal em Porto Seguro, onde na ocasião entregou as autoridades policiais um dossiê contendo denúncias sobre fraude na prefeitura de Vereda. Na ocasião o edil também denunciou a empresa WF SERVIÇOS DE ENGENHARIA E EDIFICAÇÕES LTDA – ME que teria fraudado uma licitação (Tomada de Preço 01/2019), relembre o caso.

Após cogitar ACM Neto, Bolsonaro convida Alcolumbre para assumir cargo no governo

 Após cogitar ACM Neto, Bolsonaro convida Alcolumbre para assumir cargo no governo

Após cogitar uma investida ao prefeito de Salvador, ACM Neto, para angariar um maior apoio do DEM, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) voltou suas atenções para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). 

O presidente teria oferecido um cargo no Planalto em troco de apoio na eleição que vai definir a sucessão do senador, onde Arthur Lira (PP-AL) é tido como o candidato do governo. Bolsonaro teria deixado as pastas de Minas e Energia, Secretaria de Governo, Desenvolvimento Regional e Saúde à disposição de Alcolumbre. 

De acordo com informações da coluna Radar, da Revista Veja, aliados de Alcolumbre aconselharam o democrata a não aceitar o cargo e focar a atenção no Amapá para pavimentar o caminho para sue reeleição em 2022. 

Ainda de acordo com a coluna, o maior interesse de Alcolumbre estaria na Secretaria de Governo, pasta responsável pela articulação entre o Planalto e o Congresso Nacional e que atualmente é comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos./atarde

Jairo Antônio o ( Tonhe da Cesta), será o secretário de infraestrutura de Jucuruçu do prefeito eleito Lili

 

Na manhã dessa quinta-feira nossa equipe foi informada da nomeação de mais um secretário que fará parte do governo de uma Nova História para Jucuruçu, dessa vez o secretario nomeado foi Jairo Antônio (Tonhe da Cesta) como é conhecido em todo o município. 

Ele que foi vereador por dois mandatos e foi um grande legislador dá sua época, Tonhe da Cesta conhece a realidade do município de Jucuruçu de ponta a ponta, tanto na sede quanto na zona rural e distritos, homem sério e trabalhador, ele sempre se fez presente em todas as regiões, pois já foi chefe do setor de estradas por 4 anos e agora foi convidado para ser o titular da pasta. 

Sempre atento às necessidades das estradas, fez um grande trabalho na zona rural, procurando  cuidar com um olhar de quem conhece as dificuldades de ir e vir que os produtores rurais vêm enfrentando nos últimos anos no município, ele terá mais uma vez a missão através do prefeito Lili de recuperar ás centenas de quilômetros de estradas principais e vicinais do município entre tantas outras demandas. 

O prefeito Lili que andou por todo o município pedindo votos junto com seu agora futuro secretário, pode presenciar as dificuldades e desafios que têm pela frente para cuidar do homem do campo e que com a vasta experiência que Tonhe carrega sabe que será um trabalho árduo e longo, mas que com certeza será de grande importância para todo o governo de uma Nova história. 

Com seus cinco distritos e povoados espalhados em seu território, Jucuruçu viverá uma nova realidade muito em breve, nos afirmou o prefeito eleito, que em seu plano de governo fez questão de detalhar o quanto a cidade ainda precisa mudar para melhor e que agora sim Jucuruçu viverá uma nova história política administrativa, queremos e vamos deixar o município como esse povo merece, com mais saúde, educação e assistência social para todos. 

Jairo Antônio estará somando e muito para melhoria da qualidade de vida do nosso povo disse Lili.

Prefeito Dinoel emite nota de esclarecimento a ação de bloqueio das contas da prefeitura de Vereda

 

O prefeito de Vereda, Dinoel Carvalho, emitiu nota de esclarecimento sobre a ação da justiça que bloqueou as contas da prefeitura atendendo um pedido de Tutela de Urgência Cautelar, impetrada pelo vereador e também funcionário público Fabio Lacerda. 

A decisão  foi acatada pelo juiz Argenildo Fernandes que pediu o bloqueio das contas, segundo a decisão, para garantir valores indispensáveis ao pagamento do funcionalismo público pertinente a folha de dezembro e  13º do ano de 2020. 

Acontece que, segundo o prefeito, o funcionalismo de vereda recebe 80% na data de Aniversário, e os demais 20% já foram quitados dentro do prazo legal, e informa ainda que faltava apenas dois setores para concluir todo pagamento do funcionalismo, o referindo processo fez causar transtorno ao impedir a conclusão do pagamento da competência do mês dezembro dos funcionários lotados na Secretaria Municipal de Educação (FUNDEB 40% e 60%) dos funcionários do Hospital Municipal. 

Nota do Prefeito Dinoel; 


Ao final o prefeito ressalta que o vereador que fez a denuncia já recebeu o salário e o 13º  e ele vê a denuncia como forma de causar prejuízos aos funcionários que ainda não receberam.

Jota Quest - fala na sua letra, tudo o que jucurunet deseja para toda nação - Dias Melhores

 Jota Quest - Dias Melhores (Acústico) - YouTube

Vivemos esperando

Dias melhores

Dias de paz, dias a mais

Dias que não deixaremos

Para trás, oh oh

Vivemos esperando

O dia em que

Seremos melhores (Melhores! Melhores!)

Melhores no amor

Melhores na dor

Melhores em tudo, oh oh oh

Vivemos esperando

O dia em que seremos

Para sempre

Vivemos esperando, oh oh oh

Dias melhores pra sempre

Dias melhores pra sempre

(Pra sempre!)

Vivemos esperando

Dias melhores (Melhores! Melhores!)

Dias de paz

Dias a mais

Dias que não deixaremos

Para trás, oh oh oh

Vivemos esperando

O dia em que

Seremos melhores (Melhores! Melhores!)

Melhores no amor

Melhores na dor

Melhores em tudo, oh oh oh

Vivemos esperando

O dia em que seremos

Para sempre

Vivemos esperando, oh oh oh

Dias melhores pra sempre

Dias melhores pra sempre

Dias melhores pra sempre yeah yeah

Dias melhores pra sempre uuh oh oh

Pra sempre (Sempre! Sempre! Sempre!) 

"Nego Uenes" é assassinado com 10 tiros na cabeça em frente sua casa no Ulisses Guimarães

 

Teixeira de Freitas: O homicídio consumado aconteceu na tarde desta quarta-feira, 30 de dezembro, na Rua Estados Unidos, no Bairro Ulisses Guimarães em Teixeira. A vítima foi identificada como sendo, Uenes da Luz de Oliveira, 27 anos, muito conhecido por "Nego Uenes. 

Informações dão conta que o Uenes estava sentado na porta de sua casa, conversando com sua esposa, quando um veículo parou, o atirador desceu portando uma arma de fogo e atirou várias vezes na vítima, atingindo-lhe a região da cabeça. Segundo a polícia, foram 10 tiros na cabeça, que provocou muita perda de massa encefálica. 

O delegado titular, Ricardo Amaral, esteve no local e autorizou ao departamento da Polícia Técnica (DPT) a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames  de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento.

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investiga o homicídio consumado./Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.