Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de março de 2021

Mãe do Padre Fábio de Melo, morre de Covid 19

 

Ana Maria de Melo e padre Fábio de Melo em foto de arquivo — Foto: Rede Social/Reprodução 

Ana Maria de Melo, mãe do padre Fábio de Melo, morreu na manhã deste sábado (27), em Uberlândia. Ele travava a Covid-19 e estava internada desde o dia 15 de março. A idosa de 83 anos estava hospitalizada no Santa Genoveva Complexo Hospitalar, região central de Uberlândia, e há uma semana precisou usar um aparelho de respiração artificial.

Em uma rede social o religioso lamentou a perda da mãe. 

Minha mãe partiu hoje. Logo cedo, como quem tem pressa de viver a eternidade. A mim resta a dor térrea, o ferimento que rasga o corpo e a alma. Ela me deu a vida num Sábado de Ramos, como hoje. Nossa simbiose reuniu as regras do nascer e do morrer. Leve de mim tudo o que quiser, tudo o que puder. O dia mais temido chegou. O dia de continuar neste mundo tão empobrecido, sem o precioso simbólico da filiação, sabendo que você não estará mais por aqui. 

O religioso também agradeceu a relação que teve com a mãe. 

Obrigado, minha dona Ana! Só Deus e nós sabemos o quanto fomos um do outro. Uma pertença que me fez sofrer, sorrir, amar, aprender, conjugar todos os verbos que tornaram válida a aventura de nossa existência. Seguirei hospedando sua memória, levando tudo o que couber dentro de mim. Guarde meu coração com o seu. Até o dia que Deus voltar a me permitir deitar a cabeça no seu colo, enquanto você faz carinho nos meus cabelos, me chamando de Fabinho. 

Emocionado, ele lembrou da alegria da mãe quando ele ligou para ela durante uma viagem a Fátima, em Portugal. 

"Um dia, quando eu estava em Fátima, Portugal, eu liguei para a senhora e disse: “mãe, eu estou em Fátima!” A senhora imediatamente me disse: “Então, quando você estiver diante de Nossa Senhora, diga que eu mandei um beijo pra ela. Fala que é a Ana Maria, ela sabe quem é...” Sim, minha mãe, meu pedaço de mim. Na eternidade, onde a pureza e a bondade prevalecem, todos sabem quem a senhora é". 

Postagem do padre Fábio de Melo sobre a morte da mãe — Foto: Reprodução/Rede Social

Padre Fábio agradeceu a todos que acompanharam a luta da mãe contra a Covid-19. 

"Obrigado a todos vocês que rezaram, obrigado pelo amor com que vocês sempre nos trataram".

A neta de Ana Maria e sobrinha do padre, Ana Cristina Castro, também fez uma publicações lamentando a perda da avó. 

Vozinha, a Sra se foi. Me ensinou tantas coisas, mais não me ensinou a viver sem o seu sorriso, sem a sua alegria que era contagiante. E agora? Quem vai contar a história de quando eu nasci? A Sra se foi e deixou um vazio enorme dentro de nós. Obrigada por tudo que fez por mim e por minha família, viver esses últimos anos com a Sra, foi a melhor coisa do mundo. Te amo vovó Ana pra sempre! 

Não foram divulgadas informações sobre onde o enterro será realizado. 

Primeira dose 

Ana Maria de Melo foi vacinada no dia 4 de março, de acordo com o calendário da Prefeitura de Uberlândia, que segue as determinações do Ministério da Saúde de, neste momento, vacinar o público-alvo, entre eles idosos acima de 60 anos. 

O dia foi especial para o religioso que comemorou. "Só Deus sabe o quanto eu desejei que este dia chegasse. Minha mãe sendo vacinada. Há muito tempo uma imagem não me fazia chorar tão intensamente. Um choro que o medo gerou, mas permitido e abençoado pela gratidão", escreveu. 

Padre Fábio pediu orações a fãs e amigos 

Quando a mão foi internada na manhã de segunda-feira (15) para tratar da Covid-19, em um hospital particular de Uberlândia, cidade onde residia, o padre fez um desabafo em uma rede social e pediu orações. 

"Só Deus sabe a angústia que tomou conta de mim. Meus amigos queridos, peço que rezem por nós" 

No dia 4 de março, Fábio de Melo comemorou na mesma rede o fato da mãe ter recebido a primeira dose da vacina, no estacionamento da Prefeitura de Uberlândia, que imuniza os idosos em sistema de drive-thru. Na publicação do dia 15 de março ele explicou que a mãe foi contaminada dias antes de receber a vacina."Nem imaginávamos que já era tarde. Quatro dias antes de ser vacinada, minha mãe precisou ser hospitalizada. Minha sobrinha a acompanhou. Ficaram um pouco mais de 24 horas no hospital. Dois dias depois do dia da vacina, a Cris [sobrinha] começou ter sintomas", disse. 

Com o resultado da neta dando positivo, Ana Maria também foi testada, mas o resultado foi negativo. Mesmo assim, ela foi retirada de casa e isolada. Porém, no sábado (13), a idosa apresentou pigarro e outro teste foi realizado e a confirmação da doença veio. Segundo Melo, na segunda (15) logo cedo, a mãe precisou ser hospitalizada. 

"Só Deus sabe a angústia que tomou conta de mim. Uma questão de cinco dias antes, horas, e a vacina teria gerado alguma imunidade. Há em mim uma sensação de fracasso. O número 5 nunca foi tão decisivo em minha vida". 

Ainda na publicação de segunda (15), padre Fábio de Melo pediu orações para a mãe e toda a família e compartilhou a emoção de conversar com genitora no hospital, através de uma videochamada. 

"Ela tentou me consolar. 'Fabinho, Deus só vai me levar quando Ele achar que chegou a minha hora. Fica tranquilo, você mora aqui, dentro de mim. E nunca será diferente.' Sim, mãe, nunca será diferente, nunca". 

O religioso também fez um apelo às autoridades, "Mobilizem-se para que a vacina não chegue tarde demais, como tem sido para muitos"./revistaquem

Morre Tassizo Carletto aos 83 anos, fundador do Grupo Brasileiro e ex-prefeito de Itamaraju

 

Faleceu na manhã deste sábado (27/03/2021), o empresário Tassizo Carletto, aos 83 anos. No início de dezembro passado, o empresário Tassizo Carletto testou positivo para a Covid-19 e logo foi transferido para o Hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde por quase quatro meses permaneceu internado. Em 23 de dezembro ele chegou a gravar um vídeo destinado aos amigos de Itamaraju falando da sua recuperação. Mas na manhã de hoje (27), ele não resistiu a uma parada cardíaca e faleceu. O corpo do empresário será cremado em São Paulo e as cinzas serão trazidas pela família para uma cerimônia de despedida na missa de 7º Dia. 

A saga de um homem chamado Tassizo 

Aluyr Tassizo Carletto nasceu na cidade Cachoeira de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, em 12 de maio de 1937 e bem jovem se mudou para Conceição da Barra, no litoral do extremo norte capixaba, movido pela paixão por uma linda jovem. No dia 25 de abril de 1959, em Conceição da Barra, casou-se com Marizete dos Santos Carletto, ele com 22 anos e ela com 19, a mulher que lhe ajudaria a constituir uma das famílias mais influentes da Bahia e o maior grupo empresarial do Estado. Da união tiveram 5 filhos: o político Ronaldo Carletto e os empresários Márcia, Paulo, e os gêmeos Mariza e Márcio Carletto, o “Léleu”. 

Tassizo Carletto chegou à Bahia com a mulher Marizete e os 5 filhos, em 1978, onde moraram 2 anos em Eunápolis. Mas em 1980, mudaram-se para Itamaraju. Quando na companhia da esposa, começaram uma empresa de ônibus, denominada de Expresso Itamaraju com apenas um carro, onde o filho mais velho Ronaldo Carletto era o motorista, a mãe cobrava os bilhetes dos passageiros e Tassizo era o mecânico. 

A primeira linha da sua empresa de ônibus fazia o itinerário dos povoados de São Paulinho, Pau D’alho e Nova Alegria, interior de Itamaraju, e com a conquista de novas linhas para o interior, a Expresso Brasileiro foi oficialmente fundada em 1983. Tendo conseguido uma segunda linha de Itabela para Guaratinga, onde o cobrador era o filho mais velho Ronaldo Carletto, que já foi deputado estadual três vezes e hoje é deputado federal pelo 2º mandato pela Bahia. 

Atualmente todos os filhos estão envolvidos na administração das empresas da família. O Grupo Brasileiro é compreendido por concessionárias de veículos e pelas empresas Brasileiro, Rota, Viametro e Cidade Sol, possui atuação no setor do transporte coletivo, intermunicipal e interestadual em vários estados brasileiros. 

Tassizo Carletto venceu na vida promovendo um marco na história de Itamaraju, vendendo segurança e transportando o maior patrimônio das pessoas, que é a vida. Construiu com a família o maior polo empregatício do Estado da Bahia, com cerca de 7 mil empregados e mais de 25 mil indiretos, que até pouco tempo só perdia para a Ford no polo petroquímico de Camaçari. 

Embora seus filhos sejam executivos influentes no Brasil, Tassizo Carletto e sua esposa Marizete nunca abriram mão de residir na sua conhecida casa da Rua Maranhão, no bairro de Fátima, em Itamaraju, local de grandes encontros políticos, de visitas ilustres e onde muitas vezes foi palco de reuniões de negócios importantes. Tassizo Carletto ainda deixou outras duas filhas, Suelen Rabello Carletto e Ana Luiza Carletto. Deixou também 12 netos, todos envolvidos nos negócios da família. 

O empresário era muito popular e tinha uma rotina de décadas entre o trabalho nas suas fazendas e os estabelecimentos dos amigos em Itamaraju. Era uma figura pública muito fácil de ser encontrada e tido como um homem simples, tanto que foi prefeito de Itamaraju na gestão 2001/2004 e até pouco tempo, mantinha a rotina de comparecer às festas populares dos amigos e degustar uma boa cachaça regional, porque era um amante da cultura da região. 

Todo ano, o empresário reunia os amigos numa festa tradicional do seu aniversário na sede da Fazenda Bonanza, município de Prado, adjacente da cidade de Itamaraju, para comemorar o seu aniversário. Época que ele misturava ricos com pobres, gente fina com gente simples. O evento sempre foi o mais esperado do ano entre os amigos e os chegados da família Carletto. O último evento celebrado na fazenda foi em maio de 2019, no seu 82º aniversário./Por Athylla Borborema

"Todo sonho é possível, basta querer” Dr Fellipe grande orgulho da família Lopes e Jucuruçu

 

Aos 25 dias do mês de Abril de 1996, nascia Fellipe Pinheiro Lopes na cidade de Itamaraju - BA. Filho biológico de Renã Oliveira Lopes e Rutileia Pinheiro da Silva Souza, que com muito amor foi criado nessa cidade de Jucuruçu. 

Apesar de ser criado e ter  estudado em uma cidade pequena, não lhe faltou esforço para aproveitar todo conhecimento possível advindo  dos seus professores que com carinho e muita dedicação para sua formação primária. 

Ao terminar o ensino médio em sua cidade do coração [Jucuruçu], ficou imaginando de que forma poderia  dar sequência  aos seus estudos, pois ainda não havia completado sua maior idade. 

Enquanto isso, os seus pais preocupados com o interesse do mesmo em continuar seus estudos, começaram a dialogar e indagar-lhe em qual carreira queria seguir. 

Então foi cogitado a possibilidade de seguir os seus estudos na área da saúde, logo veio à sua mente o curso de Enfermagem, em um determinado dia, seus familiares sugeriram porque não o Curso de Medicina, foi aí que surgiu uma grande dificuldade pelo fato de que tudo no Brasil é mais difícil em relação ao curso de Medicina, e analisando outros amigos que também foram estudar  fora do nosso país, ele com muita coragem e dedicação, em comum com a sua família, decidiram que deveria  ir em busca do seu sonho e de sua realização profissional, e assim o fez. 

Hoje, aquilo que a princípio era tão difícil, Graças à Deus, com o apoio e dedicação de seus familiares que não mediram esforços para ajudar concretizar o seu desejo.

Quero aqui lembrar, que ainda me falta o último passo, a revalidação do meu curso aqui no Brasil. Estou muito feliz depois de tantos anos de estudo longe dos meus familiares, estou de volta ao meu país, em especial à minha cidade, ao convívio dos meus familiares e amigos. 

Para finalizar quero agradecer aos meus pais, familiares e todos os que torceram por mim. Peço que continuem porque se Deus quiser e Ele há de querer, em breve concluirei esse curso em definitivo. 

“Mais do que um diploma, hoje recebi todo o reconhecimento de anos de luta e tentativas para chegar ao meu sonho e sonho serve somente para uma coisa: ser alcançado! E estou aqui hoje para provar que todo sonho é possível, basta querer”. 

Atenciosamente: 

Dr Fellipe Pinheiro Lopes

É meu primo querido Arnaldo Roche Memel, vamos tirar esse trem do ar, se não a borracha vai cair em nós

 


Jucuruçu: sábado, 27 de março, depois de uma ação criminal movida para desmascarar uma página falsa no Facebook denominado de fake em Jucuruçu, a pagina saiu do ar na tarde desta sexta feira, depois que o jucurunet publicou uma matéria onde fala de um inquérito aberto pela Policia Civil de Itamaraju, para investigar o caso e chegar aos autores do crime. 

Há dias esse fake criado pelo o grupo da gestão passada denominado por Gargamel Roche, vem denegrindo, fazendo publicações ofensivas, mexendo com a vida de pessoas de bem do município, mentindo descaradamente difamando e entrando até na vida intima das pessoas, e parece que o alvo maior do fake são os profissionais da saúde como  por exemplo, a Dra plantonista, ela tem sido atacada constantemente. 

Na cidade de Jucuruçu, a maioria das pessoas sabe quem é a autora, pois tem até print da Gargamel Roche, postando na pagina falsa, a gente não sabe onde esse grupo derrotado quer chegar porque está difícil deles aceitarem que perderam a eleição, eles ficam o tempo todo procurando uma brecha, mas para a infelicidade do tal grupo eles não dão uma dentro pois, é decepção encima de decepção. 

Como agora a poucos dias eles levaram outra chicotada pois, eles foram no ponto máximo que é  a 4ª instância em Brasília tomaram uma surra lá de 6 a 1, ai eles ficam tentando mostrar algo para se justificar, como se eles tiveram boa ação na gestão passada  por trás de fake, á primeira pessoa suspeita, ficamos sabendo que foi intimada mas se negou a comparecer, talvez ela está pensando que vai ficar livre desce crime, por mais que tenha tirado a pagina do ar, mas ela cometeu vários crimes no Art. 138. 

É neste sábado: Por que Jesus teve que morrer? Esse ano, a morte de Cristo será lembrada no mundo inteiro pela internet

 

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano — a Celebração da Morte de Cristo. Desde o início da pandemia, em março de 2020, as Testemunhas de Jeová têm realizado todas as suas reuniões virtualmente, por isso a Celebração ocorrerá mais uma vez por videoconferência. 

Nesse dia, uma palestra bíblica explicará por que Jesus teve que morrer e como essa morte pode nos beneficiar. Além disso, uma semana antes será feito um discurso especial com o tema: Você encontrou “uma pérola de grande valor”? Você e sua família estão convidados para assistir a essas palestras! 

Mais de 17 milhões de pessoas assistiram a Celebração em 2020. Veja um vídeo curto que explica por que essa ocasião é tão importante nesse link: Lembre-se da morte de Jesus.

As Testemunhas de Jeová continuam seguindo as orientações dos órgãos de saúde e contribuindo para a segurança de todos até que a pandemia da covid-19 tenha passado. 

Porém, ainda que precisem usar meios não convencionais, estão decididas a obedecer às instruções de Jesus para celebrar a sua morte, conforme Lucas 22:19: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” 

Para assistir a esses eventos, fale com uma Testemunha de Jeová que você conhece ou acesse o site jw.org e descubra o contato do local mais perto de sua casa. Não é necessário se cadastrar! 

Porta-voz das Testemunhas de Jeová:

João Leonardo Bonfim Rodrigues

Corpo de criança desenterrada após revelação de pastor foi levado para outros dois hospitais; prefeitura emite nota

  

A prefeitura de Itaetê emitiu nesta sexta-feira, 26 de março, uma nota sobre o caso da criança que foi desenterrada e levada de volta ao hospital depois que um pastor evangélico disse à família que a criança estaria viva. 

Gerson Neves dos Santos, pai da menina, apontou que sua filha estava viva, mas que morreu por falta de atendimento nos hospitais que procurou. 

“Por conta do atestado de óbito que recebemos no hospital de Itaetê, lá em Mucugê eles não atenderam a criança. A mãe levou para Iaçu, lá também eles não atenderam. Foi passando o tempo demais e minha filha estava viva sim, só não achou o atendimento que precisava e acabou não resistindo”, declara o pai da criança. 

Em nota, a prefeitura informou que a criança havia falecido após tentativas de reanimação feitas na unidade de saúde e que mesmo após os profissionais atestarem que a criança não tinha sinais vitais, os familiares levaram o corpo novamente ao hospital onde a equipe médica confirmou, pela segunda vez, o óbito da menina. 

“Pela ficha de atendimento, a criança chegou a unidade hospitalar sem sinais vitais, sendo assistida prontamente pela equipe que tentou incansavelmente reanimá-la por mais de 30 minutos seguindo as manobras de reanimação cardiopulmonar, infelizmente não respondendo aos procedimentos realizados, constatando assim o óbito da menor”, diz trecho da nota. 

Após a retirada do corpo da criança do cemitério, ele foi levado para hospitais das cidades de Mucugê e Iaçu, que também afirmaram que a criança não tinha sinais vitais

A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Itaberaba e foi encaminhado à unidade de Itaetê, onde aconteceu a “revelação” do pastor, para apuração do caso. 

A Polícia Civil disse que, como a causa da morte da garota não estava definida no laudo, expediu as guias para a perícia, que vai definir o motivo do óbito./SulbahiaNews

Ladrão tenta assaltar policial militar e acaba baleado: Assaltante é socorrido ao HMTF

 

Teixeira de Freitas: Na noite desta sexta feira, 26 de março, um criminoso tentou assaltar um policial militar reformado, em frente à residência do militar, localizada no Bairro Universitário, em Teixeira de Freitas. O assaltante estava a bordo de uma bicicleta e portava uma faca do tipo peixeira.

 

No momento em que o criminoso abordou a vítima, anunciou o assalto e disse que iria matá-lo. Mesmo após o policial militar sacar a arma e disparar uma vez para o chão, o criminoso não recuou. O policial então disparou uma segunda vez em direção ao chão e o tiro acabou atingindo a perna esquerda do assaltante.

 

Após acertar o assaltante, que foi identificado como Valdinei dos Santos Silva, vulgo "Nequinha", 41 anos, o militar acionou o SAMU e a Polícia Militar. O "Nequinha" foi socorrido até o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O caso foi apresentado ao delegado plantonista, Bruno Ferrari, que realizou os procedimentos de praxe. A faca usada pelo acusado foi apreendida e apresentada na Delegacia./Liberdadenews

Vereador do Prado sofre acidente de carro na BA 290

 

O vereador da cidade do Prado, Dr. Eglif De Negreiros Filho de 69 anos, perdeu o controle da direção do veículo que conduzia e capotou na BA 290, no trecho que liga as cidades de Alcobaça e Prado. O acidente ocorreu por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (26), em uma curva próxima ao acesso da comunidade do Outeiro.

 

Moradores do local prestaram os primeiros socorros ao vereador que também é médico, ajudando o mesmo a sair do veículo que ficou completamente destruído. Ele ficou deitado no chão até a chegada do SAMU.

 

A polícia foi comunicada e fez o registro do acidente. As causas também estão sendo investigadas. O estado de saúde do vereador não foi informado./bahiaextremosul

Homem completamente nu anda despreocupado pelo centro de Itamaraju

 

O fato inusitado aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26 de março, próximo à Praça Castelo Branco, centro da cidade. Pessoas que presenciaram a cena registraram as imagens. 

Sem se incomodar com os olhares das pessoas, o rapaz que aparenta apresentar distúrbios de comportamento continuou andando. 

A polícia e o SAMU foram acionados, mas até o momento não se sabe se o homem que aparenta uns 50 anos realmente tem algum tipo de problema./bahiaextremosul

Covid 19 -Teixeira de Freitas atinge 100% de leitos de UTI ocupados

 

Nesta sexta feira, 26 de março, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve registro de 38 novos casos positivos do Covid 19. Até o momento o município já registrou 12.148 casos. 

91 são considerados ativos. 182 pessoas já perderam a vida em decorrência da doença. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,50%, em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 97,75%, são 11.875 recuperados. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos da rede pública. 

Segundo dados da secretaria de saúde, 21 pacientes estão internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 05 clínicos e 15 na UTI, representando 100% de ocupação de UTI. Na UPA, de acordo com última atualização feita, são 04 internados. 

Na rede privada são 18 internados, 11 na enfermaria e 07 na UTI, representando 100% de ocupação de UTI. A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias. 

Ao todo no município estão ocupados 42 leitos.//bahiaextremosul

sexta-feira, 26 de março de 2021

Dois de Abril de luto, (Zeca Vieira), é mais uma vitima da covid-19

 

Covid-19 ceifa a vida do jovem abrilense José Vieira de Araújo de 37 anos popularmente conhecido por (Zeca Vieira), ele foi contraído do corona vírus, estava intubado há dias lutando bravamente pela a vida, José Vieira, é de uma família muito conceituada de Dois de Abril distrito de Palmópolis - MG.

Ele morava na Capital Mineira há 18 anos, e nesta sexta-feira, 26 de março de 2021, por volta das 4h, da manhã, ele veio a óbito em decorrência da covid-19, até então (Zeca Vieira), um jovem muito saudável, muito querido em toda região Mineira, e tão de repente teve sua vida interrompida por conta deste maldito vírus que vem tirando a vida das pessoas mundo a fora. 

Muitas mensagens de conforto a família e amigos de (Zeca Vieira) estão sendo postadas nas redes sociais - Mayra Souto, Sem palavras pra descrever o tamanho da nossa tristeza😭 o seu sorriso foi apagado, mas em nossos corações essa sempre será a sua maior lembrança😞 quem te conhecia sabe que alegria era a palavra que melhor te definia.  Que Deus conforte toda a sua família e seus amigos e que Deus te guarde em um bom lugar🙏🙏 é muito, muito triste saber que esse vírus tenha ceifado sua vida tão precocemente😭. 

Daiane Gonçalves de Araújo) Trabalhei com ele, muito gente boa, sempre brincalhão, inacreditável isso que está acontecendo. Peço a Deus que conforte o coração de vcs. 

Juarez Marques) Descansa em paz Zeca Vieira DE Araujo - um conterrâneo tão gente boa igual vc.q Deus conforte os familiares. 

Rio Do Prado Recordações) Meus sentimentos. Zeca Vieira DE Araujo Inacreditável Zequinha, vc se foi deixando muita dor, não dá nem para acreditar, foi tão cedo, vc tinha tanto pra ensinar e aprender. Sem palavras para esse momento de tanta tristeza.senhor conforte o coração de toda família. Klenia Avelar. 

Paula Neves) E hoje Deus te recolheu... Ele quis junto dele sua alegria que era contagiante! Oh Meu amigo vai em paz. Sei que agora está em um lugar melhor!

Você e sua família são importantes demais para mim! O que fica agora é só as lembranças e a saudade, sua risada e alegria estarão para sempre na memória!! Deus que dor! Que Deus de conforto a sua família meu amigo!!Vai com Deus Zeca Vieira DE Araújo #Secuidem Se puder, fique em casa! 

Geralda Mendes) É muito triste toda hora vemos um luto ou melhor segundos. DEUS CONFORTA OS CORAÇÕES DOS FAMILIARES E AMIGOS.

Selenildo Santos) Estamos todos tristes mas o Senhor está no controle e que ele preparou um bom lugar pra vc amigo. 

E tantas outras mensagens mencionadas ao jovem (Zeca Vieira). 

O "jucurunet", também externa um profundo pesar a família enlutada 'José Vieira de Araújo' - que dizem que quando oramos estamos falando com Deus, mas quando meditamos, Deus é quem fala conosco. Querido amigo (Zeca Vieira), meu irmão de missão na vida, neste momento difícil, busque silenciar o seu coração de todas as inquietações e ansiedades, e humildemente escute a voz do Senhor. 

Em alguns momentos ela pode não parecer ser muito clara, mas não duvide, confie em Deus. Ele vai aquecer o seu coração e lhe dar o conforto que precisa para entender qual é o melhor caminho a seguir. 

Deixe Deus falar com você e tocar o seu coração. Ele lhe transmitirá a mensagem que você precisa quando menos esperar. Deus escreve certo por linhas tortas para nos fazer aprender e crescer. Entregue as suas fraquezas a Deus, e Ele a tornará uma pessoa forte. 

Não tenha dúvidas: sempre que você chamar e clamar por Deus Ele vai ouvir, e sempre que você Lhe fizer um pedido ou uma pergunta, Ele vai responder. Você só precisa preparar o seu coração para entender as mensagens que o Senhor tem para você. Caminhe sempre com fé grande (Zeca Vieira)! 

José Vieira de Araújo (Zeca Vieira) será sepultado em Belo Horizonte, o horário não foi divulgado.

PRADO | Vereador fica ferido em acidente de trânsito na BA-290

 

Na manhã desta sexta-feira (26), um acidente de trânsito registrado na BA-290, que liga os municípios de Prado a Alcobaça deixou um médico que é vereador do município de Prado, ferido. 

De acordo com informações, o vereador identificado por DR. Eglif de Negreiros (79 anos) trafegava pela rodovia, quando teria capotado seu veículo numa curva perigosa que fica próximo ao acesso da comunidade rural Oiteiro.×

Ainda de acordo com informações, o veículo do vereador teria saído da via e adentrado em um matagal as margens da rodovia. Moradores da comunidade logo chegaram ao local e auxiliaram na sua retirada do interior do veículo, onde deitado ao chão aguardava a chegada dos socorristas do SAMU 192, para os primeiros atendimentos. 

As autoridades policiais foram comunicadas e deve proceder com o registro, investigando as causas do acidente. 

O veículo ficou copletemente destruído e deve ser retirado do local nas próximas horas por uma empresa de Guincho da região. Até o momento não há informações sobre o estado de saúde do vereador, apenas que antes do resgate, ele estava consciente conversando com moradores da comunidade solicitando por atendiemento médico. 

A assessoria de comunicação da Câmara de vereadores ainda não emitiu nota sobre o caso./IN

Homem é morto enquanto colocava carro na garagem em Eunápolis

 

Eunápolis: O técnico em informática Pedro Vitor Santos Costa, 23 anos, foi morto a tiros, na noite desta quinta-feira (25/03), na cidade de Eunápolis. Segundo a polícia, o jovem foi atingido na nuca, no momento em que estacionava o carro na garagem da sua casa, no bairro Antares. 

A mulher de Vítor relatou para a polícia que estava dentro da residência, cuidando da filha pequena, quando ouviu disparos de arma de fogo. Ela contou que foi até a porta, mas não viu os autores do crime. 

A mulher prestou depoimento na Central de Flagrantes da Polícia Civil, ainda na noite desta quinta-feira. Ela foi ouvida e liberada, mas o seu telefone celular ficou apreendido para perícia. 

Ela declarou também que pediu socorro a algumas pessoas que passavam pelo local em um carro branco. Vítor foi levado para o Hospital Regional no veículo, mas já chegou à unidade de saúde sem vida. 

O carro usado para prestar o socorro foi abandonado próximo ao hospital, com a chave na ignição. A mulher disse que não conhece as pessoas que prestaram socorro. O casal morava junto há dois anos. 

Conforme a polícia, os tiros foram disparados de fora para dentro do carro. No veículo havia quatro perfurações de pistola calibre 380. Na residência foram encontrados cerca de 100 gramas de maconha, embalagens para a substância entorpecente, e cerca de R$400,00 em espécie. 

Os veículos também vão passar por perícia. O homicídio é investigado./Radar64

Homem tenta matar a esposa com uma facada na garganta e acaba preso pela PM de Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Na madrugada desta sexta-feira (26), por volta das 03h30, policiais militares apresentaram na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, Alex Santos da Silva, de 27 anos, acusado de tentativa de homicídio contra sua própria esposa. 

Segundo as investigações, o casal estava em casa no Bairro Ulisses Guimarães, ingerindo bebidas alcoólicas, e durante uma discussão, o Alex pegou uma faca e desferiu um golpe na região da traquéia da vítima. Após a agressão, o próprio Alex socorreu a vítima, levando-a para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. 

O Delegado plantonista, Charlton Bortolini, autuou e flagranteou o Alex por feminicidio tentado. O Alex segue preso à disposição da Justiça. A vítima passou por procedimentos cirúrgicos durante a madrugada, e o estado de saúde é estável./Liberdadenews

Em protesto contra medidas restritivas, manifestantes prestam continência à caixa de cloroquina

 [Em protesto contra medidas restritivas, manifestantes prestam continência à caixa de cloroquina]

Em protesto contra as medidas restritivas necessárias para diminuir a alarmante taxa de contágio da covid-19, um grupo de empresários se reuniu na tarde desta quinta-feira (25), na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. 

Um dos registros do ato que teve cerca de 50 participantes e chamou a atenção e circulou nas redes sociais, mostra um fato inusitado. Vestidos com roupas verde-amarelo, parte dos manifestantes prestarem continência a uma pessoa fantasiada de caixa de cloroquina. 

O remédio é defendido por grande parte dos bolsonaristas e pelo próprio presidente da República, como essencial no "tratamento precoce" da doença, apesar de pesquisas científicas comprovarem a ineficácia da droga diante do vírus. 

O protesto aconteceu em frente à sede da prefeitura da cidade./bnews

Bahia recebe mais 347 mil doses de vacinas contra Covid-19

 [Bahia recebe mais 347 mil doses de vacinas contra Covid-19]

Mais 347 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já estão em solo baiano.  As novas doses dos imunizantes chegaram em voo comercial que pousou no Aeroporto Internacional de Salvador, na manhã desta sexta-feira (26). Nesta remessa foram enviadas 141 mil doses da vacina da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, e mais 206 mil doses da Coronavac, produzida pela Instituto Butantan. Com o novo lote, a Bahia totaliza 2.386.600 doses de vacinas recebidas desde o dia 18 de janeiro, data de chegada da primeira remessa. 

Após a conferência da carga recebida, o novo lote de vacinas deve começar a ser distribuído, no início da tarde, para as 30 centrais regionais da Bahia e, de lá, despachadas para os municípios. O transporte das doses de Salvador para o interior do estado será feito em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG). 

Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até às 15h de quinta-feira (25), a Bahia é o quarto estado do país com o maior número de imunizados. 

A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) é de que mais de 280 municípios baianos recebam doses desta nova remessa dos imunizantes. De acordo com a coordenadora de imunização da Sesab, Vânia Vanden Broucke, as doses que chegaram nesta sexta-feira serão enviadas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. "Na região metropolitana, todos os municípios já estão habilitados nesta condição e receberão os imunizantes de forma imediata ainda nesta sexta-feira", afirmou. 

Com o avanço da vacinação, ficou aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne gestores de saúde dos 417 municípios e do Estado, a recomendação para vacinação de idosos com 60 anos ou mais de forma escalonada. A resolução foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26). 

Esta nova remessa dará possibilidade de que continue sendo imunizado o público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19. Em reunião da CIB, ficou definido que a população quilombola e pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise poderão ser vacinadas./bnews

Contran acata pedido do Detran-BA e prazos da CNH e licenciamento são prorrogados na Bahia

 

Após o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) solicitar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a flexibilização na legislação para condutores e veículos no estado, por causa das medidas de combate à Covid-19, o órgão federal acatou o pedido do Detran-BA. Foi publicada nesta quarta-feira (24) a portaria do Contran n° 202, que suspende prazos relacionados à habilitação e veículos em território baiano, por tempo indeterminado. 

A portaria prorroga os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Foi prorrogado também o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. 

A decisão do Contran ainda estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também. 

“Nossa provocação estava bem formulada e convenceu o Contran. Os baianos não poderiam ser prejudicados, quando vivemos um momento grave da pandemia no estado, que resultou na interrupção dos serviços de trânsito em Salvador e região metropolitana. A maior preocupação era com os motoristas que trabalham em serviços essenciais e estavam com medo de perder a renda. Agora, eles vão poder circular tranquilos”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel./G1 BA

Isso pode Arnaldo Roche Memel ? Policia Civil investiga perfil na internet sobre acusação de calunia a cidadãos de Jucuruçu

 

Uma situação revoltante tem chamado atenção da população de Jucuruçu, município do Extremo Sul da Bahia, após o surgimento de um perfil anônimo nas redes sociais que vem provocando ofensas e calunias a inúmeros munícipes e servidores públicos. 

A página foi criada no Facebook, constatando alguns moradores sobre situações ocorridas no município, seguida por calunias e publicações ofensivas ao público, de imediato algumas pessoas denunciaram a situação as autoridades policiais. 

Ainda baseado em informações de munícipes, a página foi criada por opositores da atual gestão, entretanto o perfil aparece de forma anônima ocultando a atitude covarde do indivíduo que vem cometendo o crime de injuria, difamação e calunia aos servidores municipais. 

Um inquérito foi aberto pela Policia Civil de Itamaraju, para investigar o caso e chegar aos autores do crime, informações não oficiais dão conta que na manhã de quinta-feira 25/03), uma pessoa foi intimada para prestar esclarecimentos sobre o assunto, até o momento o caso segue em sigilo e provas estão sendo coletadas para sustentar a investigação policial. 

Caso seja comprovado o crime, os autores poderão responder pelo crime de injuria, calunia e difamação sob pena conforme código penal: 

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: 

Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. 

Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: 

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. 

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: 

Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa. 

A população aguarda ansiosa o desfecho do caso que vem tirando o sono de inúmeras famílias de trabalhadores, que desde o início do ano corrente vem sendo alvos de publicações ofensivas por parte do perfil. /cocobongo 

Bem que dindinha me dizia: meu fi - meu fi tu vai ver é coisa. O bambu vai gemer sem dó. 

O bambu vai gemer em Jucuruçu: Crimes digitais: o que são, como denunciar e quais leis tipificam como crime?

 

Publicar ofensas em redes sociais não se confunde com o direito à liberdade de expressão. A falsa sensação de anonimato tem levedo centenas de internautas publicarem conteúdos ofensivos de todo tipo para milhares de pessoas, famosas ou não. 

Sem contar os casos de roubos de senhas, de sequestro de servidores, invasão de páginas e outros cybercrimes. Todas as pessoas que são atingidas podem recorrer à Justiça para garantir o seu direito de reparação. Apesar de ser um assunto relativamente novo, a legislação tem avançado com textos específicos para cada propósito. 

Legislação 

Duas leis que tipificam os crimes na internet foram sancionadas em 2012, alterando o Código Penal e instituindo penas para crimes como invasão de computadores, disseminação de vírus ou códigos para roubo de senhas, o uso de dados de cartões de crédito e de débito sem autorização do titular. 

A primeira delas é a Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que tipifica  atos como invadir computadores, violar dados de usuários ou “derrubar” sites. Apesar de ganhar espaço na mídia com o caso da atriz, o texto já era reivindicado pelo sistema financeiro diante do grande volume de golpes e roubos de senhas pela internet. 

Os crimes menos graves, como “invasão de dispositivo informático”, podem ser punidos com prisão de três meses a um ano e multa. Condutas mais danosas, como obter, pela invasão, conteúdo de “comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas” podem ter pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. 

Competência jurídica

O Marco Civil da Internet também determinou que os Juizados Especiais são os responsáveis pela decisão sobre a ilegalidade ou não dos conteúdos. Isto se aplica aos casos de ofensa à honra ou injúria, que serão tratados da mesma forma como ocorre fora da rede mundial de computadores. 

A fixação da competência independe do local do provedor de acesso ao mundo virtual, sendo considerado o lugar da consumação do delito, nos termos do artigo 70 do Código de Processo Penal. Já nos casos de crimes como violação de privacidade ou atos que atinjam bens, interesse ou serviço da União ou de suas empresas autárquicas ou públicas, a competência é da Justiça Federal, assim como crimes previstos em convenções internacionais (tráfico, tortura, moeda falsa e outros). 

Denuncie 

Em casos de publicações homofóbicas, xenofóbicas, discriminação racial, apologia ao nazismo e pornografia infantil é possível realizar uma denúncia anônima e acompanhar o andamento da investigação. Para fazer a denúncia, acesse o site Safernet (http://new.safernet.org.br/denuncie), identifique o tipo de conteúdo ofensivo e informe o link para a publicação. 

O Safernet é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com foco na promoção dos Direito Humanos. Eles têm parceria com diversos órgãos como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria-Geral Federal, além de empresas como o Google, Facebook e o Twitter.

Prefeito traz rolo compactador e caminhão pipa para melhorar as estradas de Itanhém

 

A Secretaria de Infraestrutura de Itanhém agora conta com mais dois equipamentos para auxiliar nas ações de melhoria e recuperação das estradas do município. 

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) conseguiu, por meio de locação, um rolo compactador e um caminhão pipa, que darão suporte no processo de recuperação e compactação das estradas. O maquinário chegou a cidade na tarde desta quinta-feira (25). 

José Sales. 

De acordo com o secretário José Sales, o rolo compactador e o caminhão pipa são de suma importância na realização da recuperação e manutenção das estradas vicinais, principalmente das ladeiras. 

“Com esse equipamento nós vamos poder dar uma qualidade às estradas, usando cascalho grosso, pois se consegue dar uma compactação e aderência melhor, o que resulta em uma estrada com uma durabilidade maior, então, é um passo muito importante que o prefeito está dando. É econômica para o município e qualidade para os que trafegam nas vicinais, mesmo em dias de chuva”, disse o secretário. 

Ainda segundo o secretário, uma agenda será feita para atender as demandas do município e a equipe já começa nesta sexta-feira (26) a fazer uma espécie de “test drive”, trabalhando nos aterros do lixão municipal. 

Para Mildson, o rolo compactador visa a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

 

“É uma preocupação nossa recuperar e manter a qualidade nas nossas estradas e essas máquinas vão auxiliar muito a nossa equipe, que é composta por excelentes profissionais”, enfatizou o prefeito./aguapretanews

Dr. Júlio César Telles é nomeado delegado titular de Medeiros Neto

Medeiros Neto: A nomeação do delegado Júlio Telles foi publicada no Diário Oficial da Bahia, nesta quinta-feira, 25 de março. Constantemente a Polícia Civil realiza mudanças em sua estrutura, de forma oxigenar os serviços de investigação, e desenvolvimento dos trabalhos. 

Na mesma edição do Diário Oficial, em que o delegado Júlio foi nomeado, foi também publicada a exoneração do delegado Willian Telles, que era o titular da Delegacia de Medeiros Neto e da delegada Rosângela Santos, da Delegacia Territorial de Caravelas. As novas nomeações dos delegados Willian Telles e Rosângela Santos não foram publicadas nesta edição. 

Especula-se que o delegado Willian Telles deverá ocupar a vaga no Plantão Territorial de Teixeira de Freitas, que foi deixada pelo delegado Júlio Telles. O delegado Julio Telles deverá assumir a titularidade da Delegacia de Medeiros Neto no início do mês de abril. 

Dr. Júlio César Telles levará toda a sua experiência para a cidade de Medeiros Neto, que só tem a ganhar com o novo delegado. Dr. Júlio já foi delegado titular nas cidades de Itanhém, Prado, Itamaraju, Vereda, e Jucuruçu. Nos últimos anos ele estava atuando na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas./Liberdadenews

Suspeitos usam foto e nome de Rui Costa em golpe pelo WhatsApp

 [Suspeitos usam foto e nome de Rui Costa em golpe pelo WhatsApp]

O governador da Bahia Rui Costa (PT) usou as redes sociais, na noite desta quinta-feira (25), para denunciar um suposto golpe aplicado por meio do WhatsApp. 

"Atenção: estão praticando um golpe com meu nome, usando uma foto minha no Zap em um número que não é meu", publicou o governador no Instagram. Ele ainda postou um printscreen identificando o número utilizado pelo suspeito e uma das abordagens feitas por mensagem de texto. 

"Já denunciei à polícia, que vai investigar o caso. Tenho convicção que autoria será identificada", escreveu o governador, que tem sido alvo de sucessivos ataques na internet nas últimas semanas, em virtude da atuação destacada no enfrentamento da Covid-19 e das críticas que tem feito ao governo federal diante da pandemia. 

"Tenho sido vítima de várias calúnias e fakes news. Por que será?" , questionou Rui Costa./bnews

quinta-feira, 25 de março de 2021

Jucuruçu dá o último adeus a (Zé Soldado)

 

O corpo de José Pereira Avelar 64 anos de idade, reserva tenente aposentado PM popularmente conhecido por (Zé soldado). morto nesta quarta-feira, 24 de março de 2021, chegou em Jucuruçu por volta das 18h e foi sepultado  as 19h35, devido o tempo que o corpo  ficou no IML de Itamaraju. 

É lamentável o que acontece com o IML de Itamaraju, a pessoa que morre e é levada pra lá acaba ficando mais tempo no IML que a família. 

Tem algo errado. Isso é um desrespeito com o povo. Quando eles liberam o corpo já está passando da hora de sepultar a família e os amigos não podem nem despedir do ente querido. Pense nisto. 

Não dá pra entender tanta demora  para não dá em nada porque tempos atrás uma sobrinha minha Ingride Souza Oliveira, 18 anos de idade ficou um tempão ai, (reveja o caso) colheram o material dela, mas provavelmente deram sumiço no mesmo porque até hoje não entregaram o bendito laudo, mas não tem problema, vocês deram sumiço no referido laudo de má fé, mas a família de Ingride Souza Oliveira, descobriu tudo e a armação que foi tramada para ocultar a morte da coitada inocente. 

Ingride Souza Oliveira, assassinada em  (16/10) 2009 - na cidade de Jucuruçu.

Mas nada fica escondido e tudo veio átona, pois foi tudo descoberto quem mandou e quem matou a coitada de nossa sobrinha, na época eles colocaram como se Ingride tivesse morrido por ingerir bebida alcoólica, mas só na matéria no intuito de nos enganar, mas bem depois foi tudo descoberto. MENTIRAM FEIOfato, até hoje eles não entregaram o laudo. INGRIDE FOI MATADA POR ENVENENAMENTO. 

Há muito tempo esse fato vem machucando a nossa família, porque aqueles que se dizem ser a lei eles todos foram coniventes, com o assassinato de Ingride Souza Oliveira, só que eles esqueceram de um detalhe, a gente é pobre mas, besta já mais. 

Mesmo que a nossa sobrinha não volta mais, mas esses canalhas que ocultaram ás provas dela tem que saber, que não existe crime perfeito, pois tudo foi descoberto, essa magoa está no meu coração e no peito do pai de Ingride, Arnaldo Francisco de Oliveira, há muito tempo. 

Que pais é esse?

Veja ás fotos do sepultamentode (Zé saldado) 

Barbeiro e ex-policial militar estão desaparecidos em Porto Seguro

 

Porto Seguro: O barbeiro Alessandro Henrique Menezes Bispo, 18 anos, e o ex-policial militar Paulo Gomes dos Santos, 49, o “Paulão”, estão desaparecidos desde às 14h do último domingo (21), na cidade de Porto Seguro. 

Segundo registros feitos na delegacia local, os dois foram vistos pela última vez saindo da barbearia de Alessandro, no bairro Baianão. 

De acordo com as informações, o ex-policial chegou ao local em um Uno branco e conversou algum tempo como Alessandro, de quem é amigo. Os dois saíram juntos no mesmo veículo. 

A mãe do barbeiro, uma faxineira de 40 anos, disse que o filho andava preocupado com uma dívida, que ela suspeita que tenha sido contraída em apostas de jogos de sinuca. 

Já um filho de Paulo Gomes relatou que ele não tem o costume de desaparecer sem dar notícia. “Já fomos nos locais que ele frequenta, mas não encontramos nenhuma pista. O celular dele está desligado”, relatou o filho. 

Os dois moram no bairro Baianão. 

Qualquer informação pode ser repassada à polícia, pelo telefone 190./Radar64

Prefeitura de Itamaraju realiza imunização de idosos nos PSFs na sede e interior

 

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue desenvolvendo o plano de ação da pasta, ampliando a oferta de imunização a população garantido aplicação de doses nas unidades básicas de saúde (UBS, ESF e PSF). 

A imunização nas unidades iniciou na última terça-feira (23/03), onde foram enviados aos postos de saúde quantidade significativa de doses, evitando o deslocamento dos idosos até o centro do município. 

As pessoas com idade de 75 anos ou superior, poderão se deslocar até o posto de saúde de abrangência da residência e receber a imunização, as doses são limitadas conforme disponibilização do Ministério da Saúde, e serão ofertadas enquanto durar o estoque em cada unidade. 

A imunização vem acontecendo na sede e inteiro do município, com rapidez e eficiência através dos vacinadores das unidades e equipe volante, segundo informações da Secretaria de Saúde, a procura pela imunização tem sido imediata após a chegada da vacina nas unidades sendo possível ampliar o número de imunizados diariamente. 

É necessário que o público alvo da campanha de imunização, esteja munido de documentação: RG, CPF, Cartão do SUS, Cartão de Vacinação e Comprovante de Residência. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, 4.520 pessoas foram imunizadas e receberam a 1ª Dose e 1280 já receberam a 2ª Dose do imunizante. 

ASCOM – Prefeitura de Itamaraju

ACM Neto lidera primeira pesquisa para governo do Estado

 

Ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto larga na frente em todos os cenários da primeira pesquisa eleitoral feita em 2021 para a sucessão ao governo da Bahia. Segundo o instituto Paraná Pesquisas, que fez a pesquisa em parceria com o site Bahia Notícias, o democrata lidera, quando existem seis possíveis concorrentes, com 49,3% das intenções de voto, percentual bem superior ao do segundo colocado, o senador Jaques Wagner (PT), que tem 21,4%. 

Na sequência aparecem o senador Otto Alencar (PSD), com 3,9%, Doutora Raissa (PSL), também com 3,9%, o vice-governador João Leão (PP), com 2,5%, além dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Nulos e brancos somam 12,5% e 5,3% não sabem ou não responderam. 

A pesquisa, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2%, entrevistou por telefone 2002 eleitores em 186 municípios de todas as regiões do estado. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 24 de março. 

Cenários – Em um cenário sem as presenças de João Leão e Alexandre Aleluia, ACM Neto tem 51,9% das intenções de voto, contra 24,2% de Wagner, 4,2% de Raissa Soares e 0,8% de Marcos Mendes. Quando os nomes são apenas o do ex-prefeito e o do senador, configurando um eventual segundo turno, o democrata figura com 56,5% contra 25,8% do petista. 

ACM Neto lidera em todos as faixas de corte da pesquisa: entre homens, mulheres, por idade e grau da escolaridade. Esse desempenho do democrata se repete nos três cenários do levantamento. 

Potencial eleitoral – A pesquisa perguntou ainda se o eleitor, independentemente do seu candidato atualmente, votaria em ACM Neto para governador, e 32,4% responderam que com certeza; 43,2% que poderiam votar; 20,8% disseram que de jeito nenhum; 2% que não o conhece suficientemente para opinar; e 1,5% não sabe ou não opinou. 

Em relação a Wagner, 44,7% dos entrevistados disseram que não votariam no petista de jeito nenhum; 11,6% votariam com certeza; 38,7% poderiam votar; 3% não o conhecem suficientemente para opinar; e 2% não souberam ou não opinaram./bahiaextremosul

Covid: Brasil registra 2.787 mortes e mais de 100 mil novos casos em 24h

 

O Brasil registrou, nesta quinta-feira (25), 2.787 mortes por covid e um novo recorde no número de novos casos diagnosticados, com 100.736 nas últimas 24 horas, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). 

Com o balanço de hoje, o país totaliza 303.462 mortes e 12.320.169 pessoas diagnosticadas com a doença./bahiaextremosul 

Recordes de mortes nas últimas duas semanas 

• 23 de março de 2021: 3.251

• 16 de março de 2021: 2.841

• 19 de março de 2021: 2.815

• 25 de março de 2021: 2.787

• 17 de março de 2021: 2.648

• 10 de março de 2021: 2.286

• 11 de março de 2021: 2.233

• 12 de março de 2021: 2.216

Prefeito Jânio Natal volta a criticar lockdown e aposta na vacinação em massa

 

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, criticou as medidas restritivas determinadas pelo governo do Estado, disse que a vacinação em massa é a única forma de conter o coronavírus e confirmou para o próximo dia 22 de abril a inauguração de um centro exclusivo para tratamento da Covid-19 no distrito de Arraial d’Ajuda. 

Para Jânio, o lockdown proposto pelo governador Rui Costa não é a solução correta para acabar com a pandemia. Ele defendeu que as atividades consideradas não essenciais funcionem das 8h até as 22h e que o comércio de produtos essenciais permaneça aberto 24 horas por dia. Segundo o prefeito, quem é idoso ou faz parte de outros grupos de risco deve ficar em casa, mas quem não sofre de nenhum problema de saúde grave e precisa sustentar a sua família deve ter liberdade de trabalho, desde que tome os cuidados previstos no protocolo de segurança. 

“Na minha opinião, a decisão de ficar em casa tem que ser sua, e não por imposição de qualquer decreto”, observou. “Quem tem condições financeiras privilegiadas e quem é assalariado tem condições de ficar em casa. E quem não tem salário fixo, o que fazer? Se não trabalhar, morrerá de fome.” 

Jânio considera que única solução contra a Covid-19 é a liberação em massa das vacinas para toda a população. Por isso, disse que está intensificando a vacinação para imunizar o maior número possível de pessoas. 

Centro de Covid em Arraial 

No pronunciamento, Jânio também anunciou a inauguração, no próximo dia 22 de abril, aniversário do Brasil, de um centro de referência da Covid-19 em Arraial d’Ajuda. “Esse centro funcionará 24 horas para cuidar dos moradores de todos os distritos, povoados e da sede. Teremos mais de 20 profissionais da saúde, muitos deles especializados no combate ao coronavírus”, informou, acrescentando que o novo hospital está sendo construído com recursos próprios. 

Kit Covid 

Defensor ferrenho do “kit covid”, juntamente com sua secretária municipal de Saúde, a médica Raíssa Soares, Jânio Natal assumiu o cargo, em janeiro, prometendo distribuí-lo à população e aos turistas. No entanto, o tratamento precoce contra a Covid-19 é rechaçado pela maioria dos cientistas e por estudos. Além de já ter sido comprovado que esse tipo de tratamento não tem eficácia, pode causar graves problemas de saúde e até a morte. 

Conforme revelou nesta terça-feira (23) o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a Bahia já registra mortes por insuficiência hepática fulminante relacionada ao uso indiscriminado, incorreto e sem indicação desse kit, composto por ivermectina, cloroquina, hidroxicloroquina e anticoagulante. 

De acordo com Vilas-Boas, há casos, inclusive na Bahia, de pacientes que precisaram de transplante hepático de urgência devido a uso de ivermectina em dose alta. Ele ressalta que o uso desses medicamentos é “dinheiro jogado na lata do lixo”. 

Porto Seguro foi o município baiano que mais recebeu comprimidos de cloroquina enviados pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, para a realização do tratamento precoce para o combate Covid-19: 80 mil, em dois lotes de difosfato de cloroquina de 150mg. 

Até segunda-feira (22), Porto Seguro totalizava 17.046 casos de Covid-19 e 128 óbitos./radar64

Jovem de 18 anos é emboscado e assassinado a tiros na entrada do Residencial Padre José em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O crime aconteceu na noite desta quarta feira, 24 de março, por volta das 23h00, na entrada do Residencial Padre José. A vítima foi identificada como sendo, Mateus Miranda dos santos, 18 anos, conhecido como "Mateuzinho", morador do Bairro Teixeirinha, em Teixeira de Fretas. 

A vítima estava a bordo de uma motocicleta Honda Titan, de placa policial HGD 2383, de cor preta. No local ninguém soube informar como o crime aconteceu, só que ouviram os tiros e quando saíram para olhar, viram o jovem caído, junto com a moto, já sem vida. 

A Polícia Militar esteve no local, confirmou o crime e acionou a Polícia Civil, que esteve no local, sob liderança do delegado Gean Nascimento, acompanhado por uma equipe do DPT, composta pelos peritos Yura Muniz e Alexson Magalhães. 

Os peritos recolheram no local 08 estojos de calibre 32, e segundo a polícia havia 09 perfurações por projéteis de arma de fogo no corpo da vítima (entrada e saída), sendo 05 na cabeça, 02 nas costas e 02 tórax. Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao IML para exames de necropsia. 

Segunda a família, o Mateus não tem passagem na polícia. Ainda segundo a família, o jovem saiu de casa com o celular dele, mas, a Polícia não encontrou celular com ele. O jovem também não portava documentos. Autoria e motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para investigar o homicídio consumado./Liberdadenews

Governadores assinam carta pedindo volta de R$ 600 no auxílio emergencial; Bahia está na lista

 

Governadores de 16 estados assinam carta à Câmara e Senado pedindo volta de R$ 600 no auxílio emergencial — Foto: Reprodução/Twitte 

O governador Rui Costa e outros 15 governadores de todas as regiões do Brasil assinaram, nesta quarta-feira (24), uma carta em apoio à iniciativa das 300 organizações que compõem a “Campanha Renda Básica que Queremos”. No documento, eles pedem aos presidentes da Câmara e do Senado esforços para que o auxílio emergencial deste ano seja igual ao do ano passado, no valor de R$ 600, e concedido sob os mesmos critérios. 

De acordo com os governadores, somente com renda básica aliada às medidas sanitárias será possível enfrentar a situação da pandemia da covid-19. “Entendemos que a redução dos valores do auxílio emergencial é inadequada para a eficácia da proteção da população. Enquanto a vacinação não acontecer em massa, precisamos garantir renda para a população mais vulnerável”, diz trecho da carta. 

No documento, os governadores pedem que o Congresso Nacional disponibilize os recursos necessários e defendem que essas medidas são extraordinárias, com objetivo específico de mitigar os efeitos da crise e não devem ser entendidas como um afastamento do país da responsabilidade fiscal. “Logo à frente precisaremos voltar a uma trajetória de ajustamento fiscal que compatibilize os necessários programas sociais com um financiamento responsável dos mesmos”, finaliza o texto. 

Assinam a carta os governadores: 

Renan Filho - Governador do Estado de Alagoas 

Waldez Góes - Governador do Estado do Amapá 

Rui Costa - Governador do Estado da Bahia 

Camilo Santana - Governador do Estado do Ceará 

Renato Casagrande - Governador do Estado do Espírito Santo 

Flávio Dino - Governador do Estado do Maranhão 

Reinaldo Azambuja - Governador do Estado de Mato Grosso do Sul 

Helder Barbalho - Governador do Estado do Pará 

João Azevêdo - Governador do Estado da Paraíba 

Ratinho Junior - Governador do Estado do Paraná 

Paulo Câmara - Governador do Estado de Pernambuco 

Wellington Dias - Governador do Estado do Piauí 

Fátima Bezerra - Governadora do Estado do Rio Grande do Norte 

Eduardo Leite - Governador do Estado do Rio Grande do Sul 

João Dória - Governador do Estado de São Paulo 

Belivaldo Chagas - Governador do Estado de Sergipe 

Leia na íntegra a carta dos 16 governadores aos presidentes das Câmara dos Deputados e do Senado Federal sobre o valor do auxílio emergencial: 

"Os Governadores dos Estados abaixo assinados apoiam a iniciativa das 300 organizações que compõem a “Campanha Renda Básica que Queremos” e solicitam a adoção das providências necessárias para garantir segurança de renda à população, associada às medidas de distanciamento social, essenciais para serem adotadas neste momento de intenso aumento de casos e mortes decorrentes da Covid-19. 

Temos o cenário dramático de quase 300 mil vidas perdidas. Diariamente, vemos recorde de mortes, lotação de leitos hospitalares, ameaça de falta de medicamentos e esgotamento das equipes de saúde. O calendário nacional de vacinação e a obtenção de novas doses de imunizantes contra a Covid-19 estão mais lentas do que as respostas que precisamos para reverter esse quadro. 

Agir contra esse cenário requer medidas sanitárias e garantia de uma renda emergencial. Somente com essas medidas seremos capazes de evitar o avanço da morte. Por isso, entendemos que a redução dos valores do auxílio emergencial é inadequada para a eficácia da proteção da população. Enquanto a vacinação não acontecer em massa, precisamos garantir renda para a população mais vulnerável. 

Por isso, solicitamos ao Congresso Nacional que disponibilize os recursos necessários para o Auxílio Emergencial em níveis que superem os valores noticiados de R$ 150,00, R$ 250,00 e R$ 375,00. 

Exatamente há um ano, no início da pandemia, os Governadores manifestaram-se favoráveis à implantação de uma renda básica no País. Hoje, mais do que nunca, é comprovada a sua necessidade, urgência e o impacto que se pode alcançar. Por isso, neste momento, defendemos auxílio emergencial de R$ 600,00, com os mesmos critérios de acesso de 2020. 

Não obstante o exposto acima, os signatários desta carta entendem a importância de o País não se desviar de seu compromisso com a responsabilidade fiscal. É importante entender o esforço de mitigação da crise atual para os mais vulneráveis como extraordinário e temporário. Logo à frente precisaremos voltar a uma trajetória de ajustamento fiscal que compatibilize os necessários programas sociais com um financiamento responsável dos mesmos. 

Brasília, 24 de março de 2021."

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.