Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de março de 2021

Crime bárbaro assusta comunidade indígena

 

A comunidade indígena da aldeia Boca da Mata, localidade de proteção pertencente ao município de Porto Seguro. Vivenciou momento de muito temor durante esta sexta-feira (05). 

Duas pessoas identificadas como Willian da Conceição Nascimento (26 anos) e Gilcinei Braz Santos (18 anos),  foram mortos de forma brutal, golpes de facão (arma branca) desferidos na cabeças das vítimas que ficaram com mutilações. 

Moradores notificaram as autoridades policiais, que deslocaram unidade até a comunidade, rondas foram efetuadas para localizar os autores do crime bárbaro. Testemunhas foram ouvidas, mas ninguém foi preso durante a ação. 

Os corpos foram encaminhados para o IML da região e exames periciais foram efetuados, além da coleta de indícios no cenário do crime. 

Um inquérito será aberto e tentar identificar a motivação, também qualificar os autores do crime./IN

PRF junto com ADAB apreendem 8,5 toneladas de aves congeladas transportadas irregularmente em Teixeira de Freitas

 

A Polícia Rodoviária Federal em apoio a Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), aprenderam nas primeiras horas da manhã deste sábado, 06 de fevereiro, na BR 101, perímetro urbano de Teixeira de Freitas, um caminhão MB/ATEGO 2426, placas RBB-6C23, registrado no município de Santa Maria de Jetibá/ES, ,5 Ton. de aves congeladas transportadas irregularmente. 

O caminhão foi abordado no Km-883 da BR-101, e durante verificação da carga transportada, constatou se o transporte de aproximadamente 8.500 quilos de galinha pé seco congeladas. 

Segundo a PRF, a carga testava sendo transportada de forma irregular, com a competência do serviço de inspeção (SIM) para comercialização somente no local da origem, sem autorização para comercialização em outra localidade. 

Após a apreensão, a carga foi entregue a ADAB que ficará responsável pelo destino das aves apreendidas./bahiaextremosul

Covid-19: Jucuruçu está com 5 infetados com o corona vírus sendo um hospitalizado

 


Governo prevê que covid-19 vai matar 3 mil por dia no Brasil ainda em março.

Uma projeção feita pela alta cúpula do Ministério da Saúde avaliou que o Brasil deve passar pelo pior momento da pandemia nas próximas duas semanas. Segundo o jornal Valor Econômico, a projeção é que haja uma explosão de casos e mortes no período, com as vítimas fatais ultrapassando a barreira dss 3.000 por dia. 

As causas do pico são o alastramento do vírus em todo o país, impulsionado pelas aglomerações no fim do ano e no Carnaval; a dificuldade da população de manter-se em isolamento social; a circulação no país de novas variantes mais contagiosas e com grande carga viral; a iminência de um colapso do sistema hospitalar em diversos Estados ao mesmo tempo; e a falta de vacinas disponíveis para imunizar os brasileiros. 

Apesar do país inteiro estar em situação crítica, a região que mais preocupa, segundo o estudo, é a Sul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI tem estado próximo ou acima de 100% durante toda a semana. 

Já na região Norte, onde o número de casos é menor, a preocupação é com o a pouca disponibilidade de leitos. Os alertas também já dispararam quanto à situação de Estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Ainda de acordo com o Valor Econômico, a cúpula da Saúde entende que não há muito no momento o que fazer, a não ser estimular a reabertura de hospitais de campanha nos Estados. O governo federal também cogita novas instalações desse tipo já nos próximos dias. 

As ações de fechamento e restrições à circulação de pessoas estão nas mãos dos Estados. O governo federal não vai decretar lockdown nacional, escorado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e também por acreditar que as decisões devem ser tomadas levando em critérios regionais. 

Vacinas 

Se o cenário para março é assustador, a equipe de Pazuello avalia que depois irá melhorar. A estimativa é que a vacinação começará a se acelerar já em março, com a maior produção do Butantan e da Fiocruz. Em abril, ambos já deverão estar produzindo 1,4 milhão de doses diárias. 

Com as diversas vacinas importadas começando a chegar, a expectativa de Pazuello é vacinar 70 milhões de pessoas até o fim de junho./Correio24horas

Itamaraju: Na trilha de Capital do Turismo ecológico

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre. Aventureiros e amantes de varios lugares despertam a curiosidade pelo local afim de praticarem esportes radicais. 

 

O turismo ecológico também é uma ferramenta bastante útil para capacitar comunidades locais ao redor do mundo a alcançar um desenvolvimento sustentável. Atualmente, é o ramo da indústria do turismo que mais cresce. É uma taxa de 15 a 25% de crescimento anual. Além de um faturamento de cerca 70 milhões de dólares só no Brasil.

Pode ser uma imagem de natureza

Acompanhe abaixo alguns eventos que já estão sendo potencializados e transformando  Itamaraju no mais importante município do turismo ecológico da região. 

Conheça o Monte Pascoal e os montes citados pelos portugueses no encontro entre povos indígenas e o novo mundo chamado Brasil. Divisa com Itamaraju ao lado do Monte Pescoço. 

Primeiro Slackline é realizado na Pedra Monte Pescoço de Itamaraju.


Essa semana a cidade de Itamaraju recebeu um grupo de 06 escaladores (três homens e três mulheres) que escalaram e realizaram o primeiro Slackline na pedra do Monte Pescoço a uma altitude de 535 metros. 

 Pode ser uma imagem de natureza

O slackline é uma atividade física executada em uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos em cima dela, esses movimentos podem ser estáticos ou dinâmicos, é um esporte considerado completo pois ele alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração. 

Em sua pagina na rede social o Secretario Municipal de Esportes lazer e turismo Gustavo Souto  afirmou que a Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura em parceria com o GADS, já estão em conversas com escaladores para a realização do primeiro Curso de escalada básica de Itamaraju, assim que as medidas sanitárias de combate ao Covid permitirem a realização do referido curso. 

PULANDO O MONTE PESCOÇO 

ÍNDIOS DA ALDEIA PATAXÓS/ CARAIVA 

Parque Nacional Monte Pascoal esta localizado no extremo sul da Bahia, entre as cidades de Porto Seguro, Itamaraju  e Prado, e abrange 22383 ha. 

Sua área natural apresenta uma grande diversidade de paisagens e belezas cênicas únicas, como a praia da Aldeia de Barra Velha com águas cristalinas e a vegetação de restinga conservada, o manguezal, as florestas de restinga e as praias pluviais do Rio Caraíva e Corumbau e os campos de Mussununga. 


Os atuais municípios da Costa do Descobrimento pertenciam a Capitania de Porto Seguro que com o tempo foram emancipados e criada ainda a Costa das Baleias. Trata-se de uma região importante na história do Brasil e registra o primeiro encontro dos Europeus com os indígenas que aqui habitavam e continuam a habitar.

Aldeia Pataxó | Caraíva

O Monte Pascoal, com seu cume a 356 m de altitude que garante uma vista de 360º da região, e uma encantadora área de Mata Atlântica, mais especificamente a floresta denominado Ombrofila Densa, com suas árvores de até 40 m de altura com folhas sempre verdes e um clima úmido. 

São cerca de 13 aldeias no interior do Parque Nacional Monte Pascoal, algumas com luz elétrica, outras com geradores e também algumas às escuras. 

A maior delas, a Aldeia de Barra Velha, conta com uma boa estrutura, com escola, computadores, área de lazer e outras facilidades. 

Comunidade Indígena 

Os índios Tupinambás já ocupavam essas terras muito antes da colonização portuguesa, mas no século XVI quem passou a ocupar a região foi a comunidade Pataxó, que ali está até hoje. 

Situado na Costa do Descobrimento e praticamente guardião do Monte Pascoal patrimônio da humanidade  e símbolo maior do encontro entre indígenas e europeus em 1500, Itamaraju esta ladeado de ricas florestas  e matas atlânticas e ricas montanhas rochosas que nos últimos anos tem chamado a atenção de amantes de esportes radicais e eco turismo.. 

TRILHAS NO MONTE PESCOÇO 

A região cheia de montanhas e trilhas que magicamente atrai os amantes de duas rodas que promovem eventos radicais entre as belas paisagens da região rica na fauna e flora. A região que já foi chamada de ”terra dos frutos de ouro” o Cacau, agora é grande produtora de café, frutas cítricas, mandioca, banana, gado e leite. 

Prefeitura inaugura Centro de Capacitação Regional em Itamaraju – .:: Prefeitura de Itamaraju ::.

Itamaraju esta pronta para se tornar a ”capital do turismo ecológico ” da Costa do Descobrimento, próximo ao Monte Pascoal, Porto Seguro, Arraial D´ajuda, Trancoso, Corumbau, Cumuruxatiba , Barra do Chay e as praias mais lindas do mundo, o município é conhecido pelas belezas  naturais com rios, montanhas , cachoeiras e as mais lindas paisagens remanescentes da mata atlântica.

DESCIDA DO RIO JUCURUÇU-Encontro de canoagem já é uma realidade nas aguas do Jucuruçu- ”O Pantanal do Sul da Bahia. 

Jucuruçu é vocábulo indígena que significa “cobra grande”. Do tupi jucuru: cobra, jacuru ou jucuru; e ussu: grande. … Diz a lenda que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelo índios, ela se transformou no rio 

Cachoeira do Rio Farinha Lavada Itamaraju BA. - YouTube

*Em 1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas embarcações. O rio que nasce em Minas Gerais  era o único meio de escoar a produção dos distritos e povoados ainda no Brasil Império, que era levada através de embarcações para o município do Prado(onde o rio desagua no mar do atlântico) e depois transportada para Caravelas através da linha férrea ate MG. 

Pousadas em Itamaraju, Hotéis em Itamaraju - BA - Restaurantes Imobiliárias Fotos | Férias

O plantio de eucalipto não é permitido em propriedades  através de uma lei municipal e ainda cultiva uma imensa floresta com ipês, jaqueiras, caju, mangueiras  e arvores nativas, recentemente foi descoberta a arvore mais antiga do Brasil( Arvore Pau Brasil) na fazenda Pau Brasil. 

A SENHORA DA MATA: ARVORE PAU BRASIL COM QUASE 600 ANOS FOI ENCONTRADA NO ASSENTAMENTO PAU BRASIL EM ITAMARAJU  AO LADO DO MONTE PESCOÇO 

Com grande potencial para o agronegócio e o turismo ecológico, radical e para a boa idade, Itamaraju tem o potencial natural para se transformar na maior potencia no setor, pois além das belezas e atrativos naturais e heranças virgens do encontro entre portugueses e indígenas, conta com belíssimas propriedades rurais que poderiam ser  transformadas em Hotéis fazendas, parques temáticos, fabricas de compotas, chocolates, fabrica para exportação de licores como o de café e outros. 

A senhora da mata: entenda como a maior árvore de pau-brasil do país conseguiu sobreviver por 600 anos - Jornal Correio

Para que isso aconteça, é preciso que a sociedade civil organizada, empresários, iniciativa pública e privada elaborem um plano que inclua fomentadores, investidores, proprietários das propriedades para a criação de um ”PARQUE MUNICIPAL DO MONTE PESCOÇO” e atrativos ao seu entorno dando o ponto inicial para alavancar o turismo ecológico e de esportes radicais no município de Itamaraju. Fica a Dica!!!/Por: Edmilson Ciriacco

Confirmação oficial é feita ao Brasil e Luiz Bacci anuncia situação mortal de Geraldo Luís aos 49 anos: “Infelizmente”

 Geraldo Luís

O jornalista Luiz Bacci contou ao público que o apresentador Geraldo Luís segue em estado delicado após ser diagnosticado com Covid-19 Luiz Bacci confirmou ao público que Geraldo Luís segue internado em um hospital particular de São Paulo. O famoso, que faz parte do grupo de risco, foi contaminado pelo coronavírus. 

Nas redes sociais, o veterano, de 49 anos, já havia pedido orações aos admiradores e revelou que 20% dos pulmões foram prejudicados pela doença. Para quem não sabe, ele também é diabético. “Faz parte da luta. Passei dias difíceis e noites com dores por todo corpo”, disse. 

Luiz Bacci, por sua vez, veio a público anunciar que, enquanto Geraldo está fora, ele ficará à frente de seu programa: “Pessoal, é o seguinte, estou aqui nos estúdios do A Noite É Nossa, da Record. Nosso Geraldo Luís, infelizmente, foi diagnosticado com Covid-19”. 

“Nossa vovózona, em breve, será vista ainda mais bonita do que ela esteve na semana passada, com esse auditório que ele tanto ama. Um beijo do fundo do meu coração”, completou o líder do Cidade Alerta. 

Por enquanto, Geraldo Luís segue sem previsão de receber alta. Ele deverá continuar sob observação pelos próximos dias, até um novo laudo dado pelos médicos. 

geraldobalanca 

Olá meu povo querido! Faz parte da luta. Passei dias difíceis, noites com dores por todo corpo. Hoje minha médica @draludhmilahajjar fez novos exames, na Tomografia apontou uma infecção de 20 por cento em meus pulmões. 

Já entrou com novos medicamentos e ficarei internado para melhor cuidado do avanço de minha cura. Sigo na fé em Jesus e no amor pela vida. Tanta gente orando que me ama que me sinto no dever de passar a verdade. 

Hoje tive grandes avanços e as dores já diminuíram. Obrigado pelo carinho e preocupação de vocês, Deus abençoe a todos e se cuidem. Vacina para todos! Hoje faço uma semana que testei positivo pro COVID./otvfoco

Escolas da rede particular realizam novo protesto em Teixeira de Freitas

 

Nesta sexta-feira, 05 de março, por volta das 16 horas, ocorreu mais uma manifestação por parte de muitas escolas da rede particular de ensino de Teixeira de Freitas. 

Cerca de 21 instituições, que pedem o retorno das aulas presenciais, realizaram um “protesto silencioso”, cuja concentração foi na av. São Paulo, próximo ao gabinete do prefeito, e depois seguiram em direção ao centro da cidade.

 

Nas escolas que protestaram, houve aulas on-line até às 15h, em seguida, os diretores e professores, trajando roupa preta, foram ao protesto. Segundo relatado, a escolha da cor representa “tristeza por esse momento que a educação vive, por não ser considerada essencial”. 

Foi reforçado por parte da organização do ato que não haveria nenhum tipo de fala ou barulho, apenas a presença com cartazes brancos e letras pretas. 

Lázaro Sodré 

OSollo acompanhou o protesto e conversou com Lázaro Sodré da Silva, do Colégio Evolução. Ele explicou que, juntamente com muitos pais, os corpos docente e administrativo das escolas estavam “pedindo ao prefeito a reabertura de nossas escolas particulares, todas estão com protocolos feitos, preparadas para retomada com segurança”. 

Carreata manifesta apoio às escolas particulares de Teixeira de Freitas

Na oportunidade, Lázaro disse que estavam também protestando contra a ação tomada por parte da Secretaria Municipal de educação de notificar as instituições que estavam realizando atendimento presencial. Em nota, a Prefeitura justificou as fiscalizações afirmando que foi oficiada pelo Ministério Público Estadual cobrando tal postura, pois, “o MP aponta a existência de decretos estadual e municipal, que ainda não liberam as aulas presenciais, portanto, até a ocorrência de nova decisão neste sentido, é preciso que a modalidade de ensino se mantenha, exclusivamente, remota”, diz a nota da prefeitura.

 

Marli Barbosa 

No  entanto, Lázaro e dezenas de diretores da rede privada, prostestam “o direito de trabalhar. Não queremos nada mais que nosso direito. Não tem fiscal melhor que os pais”, destacou, enfatizando que as escolas têm apoio dos pais, os idealizadores do movimento em prol do retorno das aulas híbridas semipresenciais, onde não haveria sala cheia, sim, um numero reduzido de alunos por turmas em encontros presenciais, tudo já planejado pelas escolas com ênfase nas medidas de biossegurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus. 

Andreia Baldo e as filhas 

“Nossas escolas estão na UTI, precisamos voltar, não é dinheiro, é qualidade de ensino, estamos preocupados com as crianças. Precisamos retornar, estar junto com as famílias. Não é voltar junto com sala cheia não, mas voltar com atendimentos presenciais”, finalizou. 

Marli Barbosa, do Colégio Primeiro Espaço, destaca os prejuízos para a saúde mental das crianças com as escolas fechadas: “Chamar atenção das autoridades para que possamos abrir as escolas e atender os alunos. Nossas crianças precisam, estão sofrendo emocionalmente. A gente vê a necessidade das escolas abertas, por isso estamos lutando por essas crianças aqui”.

 

Opinião compartilhada por dona Andreia Baldo, mãe de duas alunas da escola São João Evangelista. Para ela, “as crianças precisam voltar pra escola, o aprendizado é outro, o nível de estresse das crianças presas dentro de casa o tempo todo é outro, estamos todos cansados”. E prossegue: “Tudo está funcionando na cidade, inclusive em situações de muito mais riscos. Com cuidado, vai funcionar, as crianças estão sendo prejudicadas no aprendizado e no social”, disse./osollo

Guerra em Porto Seguro: Quatro pessoas foram assassinadas nesta sexta feira em Porto Seguro

 

A violência comandada por criminosos ligados ao tráfico de drogas, vem fazendo vítimas e levando terror aos bairros periféricos de Porto Seguro, cidade turística do sul da Bahia. 

No último sábado 27 de fevereiro, homens fortemente armados invadiram alguns bairros da periferia da cidade atirando e levando terror para os moradores. 

Desde que a guerra entre facções começou, oito pessoas já foram assassinadas, quatro, só nesta sexta feira (05) e quatro pessoas foram baleada durante a semana.

 

No início da tarde desta sexta-feira (05), pelo menos oito criminosos encapuzados executaram José Lucas dos Santos Souza, de 30 anos, próximo ao Boqueirão do bairro Baianão. 

No momento do crime, José Lucas conversava com um morador de São Paulo que veio a cidade visitar uma filha, o visitante foi levado pelo bando em seu carro um Honda Civic prata. O carro foi encontrado pouco tempo depois, o motorista está desaparecido. 

A família informou que o proprietário do veículo estava há oito anos morando em São Paulo e veio a cidade visitar a filha. Outra pessoa havia sido morta em menos de 12 horas no mesmo local. 

Ainda na tarde desta sexta-feira (05), duas pessoas foram assassinadas na Aldeia Boca da Mata, perto de Monte Pascoal.

 

Por volta das 16 horas, João Lincoln foi a executado a tiros, na rua principal do condomínio popular Vila Valdete. João Lincoln é a 8ª vítima da guerra entre facções pelo controle do tráfico de drogas, segundo a polícia./bahiaextremosul

sexta-feira, 5 de março de 2021

Covid- 19: Especialistas Afirmam Virão Dias Difíceis, Não Chegamos Ao Pico Do Vírus

 

Irmãos, amigos, familiares, enfim - todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso - realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares não façam visitas... 

Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar... Tosse... Espirro... Solas de sapatos.... Sacolas de supermercados... Embalagens etc. 

Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. 

Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes. Cuidem da higiene pessoal... Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores... Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo! 

Mensagem do Secretário Estado Saúde: 

Devido ao colapso no Sistema de Saúde do Brasil, nós - profissionais da saúde - preparamos esta mensagem para a população, caso você não queira logo arriscar ir a um hospital;

__________

Os sintomas aparecem á partir do 3º dia depois do contágio (sintomas de virose). 

  1ª fase;

Dor no corpo

Dor nos Olhos

Dor de cabeça

Vômito

Diarréia

Coriza ou congestão nasal

Moleza

Ardor nos Olhos

Ardor ao urinar

Sensação febril

Garganta arranhada 

Importantíssimo contar os dias de sintomas: 1º, 2º,  3º. 

  agir antes da febre aparecer.

Não esperar a febre chegar para tomar o antibiótico pelo médico .

Atenção, é muito importante a ingestão de bastante líquido, em especial a água purificada. Beba bastante água para não deixar a garganta seca e para ajudar a limpar os Pulmões.

__________

2ª fase; (do 4º ao 8º dia) inflamatória. 

Perda do paladar e/ou olfato

Cansaço aos mínimos esforços

Dor no tórax (caixa torácica)

Aperto no peito

Dor na região lombar (na região dos Rins)

__________

O vírus ataca as terminações nervosas;

A diferença entre cansaço e falta de ar:

• _Falta de ar, é quando a pessoa está sentada - sem fazer nenhum esforço - e lhe falta ar;

• Cansaço é quando a pessoa se movimenta pra fazer algo simples e se sente cansada.

__________

Precisa-se de muita hidratação e vitamina C.

__________

O Covid-19 se liga ao Oxigênio - portanto - a qualidade do sangue fica ruim, com menos oxigênio.

Se você tiver com tosse, tome algum Xarope para tosse [recomendo o Acetilcisteína Xarope e envelope] .

__________

  3ª fase - cura;

No 9º dia entra a fase de cura, que pode ir até o 14º dia(convalescência).

Não atrasar o tratamento, quanto mais cedo, melhor!

__________

Boa sorte á todos!

Melhor guardarmos estas recomendações, prevenir nunca é demais!

__________

Conselho de hospitais de isolamento, podemos fazer em casa.

Medicamentos que são tomados em hospitais de isolamento;

• Vitamina C-1000

• Vitamina E (E)

• De 10:00am á 11:00am, sente-se ao Sol por 15 á 20 minutos

• Refeição de Ovo uma vez

• Descansar e dormir - no mínimo - de 7 á 8 horas

• Beber 1 litro e meio de água, diariamente

• Todas as refeições devem ser quentes (não frias). Isto é tudo o que fazemos nos hospitais para fortalecer o sistema imunológico.

__________

Observe que o pH do Coronavírus varia de 5,5 á 8,5.

Portanto - tudo o que precisamos fazer - para eliminar o vírus é consumirmos mais alimentos alcalinos, acima do nível de acidez do vírus.

Tais como;

Bananas Limão verde → 9,9 pH

Limão Amarelo → 8,2 pH

Abacate - 15,6 pH

Alho - 13,2 pH

Manga - 8,7 pH

Tangerina - 8,5 pH

Abacaxi - 12,7 pH

Agrião - 22,7 pH

Laranjas - 9,2 pH

__________

Como saber que você está com o Covid-19?!

Comichão na garganta

Garganta seca. 

Tosse seca

Alta temperatura

Falta de ar

Perda do olfato e paladar


'Prevenir ainda é o grande remédio contra o corona vírus'.

Dupla invade bar e mata proprietário a tiros em bairro de Cabrália

 

Santa Cruz Cabrália: Dois homens invadiram um bar, na tarde desta quinta-feira (04/03), em Santa Cruz Cabrália, e mataram o proprietário a tiros. Os bandidos estavam de moto. 

De acordo com a informação, Isael Pereira Lima, 56 anos, estava no local com a mulher e um cliente. Ele foi levado para a cozinha e executado com mais de 15 tiros. 

Isael, que era mais conhecido como “Paulista”, já tinha escapado de um atentado em outubro do ano passado, no mesmo bar. Uma dupla de motoqueiros o baleou no ombro. Na ocasião, o comerciante afirmou que o alvo dos banidos seria um vereador que estava em campanha pela reeleição. 

O vereador, que não conseguiu se reeleger, chegou a rebater a afirmação, dizendo que não havia motivos para alguém querer matá-lo. A polícia está investigando crime./Radar64

Guerra por controle do tráfico deixa outro morto em Porto Seguro

 

Em Porto Seguro, uma guerra entre facções criminosas tem deixado a população do Complexo Baianão e outros bairros do entorno apreensiva. Há mais de uma semana vêm sendo registrados tiroteios e assassinatos. 

Na noite de quinta-feira (04/03), no Baianão, Márcio Santos Silva, 22 anos, foi retirado à força de sua casa por bandidos, que o executaram a tiros em uma rua próxima. O crime, conforme os relatos, foi cometido por dois homens e uma mulher, que estavam encapuzados. 

Uma guarnição da Polícia Militar que seguia para o local da ocorrência foi atacada a tiros na Ladeira do Baianão. Nenhum policial foi atingido. A polícia enviou reforços para o local. Foram realizadas rondas, mas nenhum suspeito foi preso. 

Investigações em andamento indicam que membros da facção PCC vieram de Salvador para tomar o controle do tráfico de drogas em Porto Seguro de outra organização criminosa, o MPA, cujo fundador, André Márcio de Jesus, o Buiu, encontra-se preso. 

Há indícios que exista um racha no MPA./Radar64

Duas pessoas mortas a tiros dentro de casa na cidade de Itabela

 

Itabela: Duas pessoas foram mortas em uma casa no bairro Bandeirantes, na cidade de Itabela, no fim da noite de quinta-feira (04/03). Segundo informações da polícia, quatro homens armados invadiram a residência, localizada na Rua Pataxó, e atiraram pelo menos 15 vezes no adolescente Arthur Souza Santos, 16 anos e em um homem identificado até o momento como “Igor Guerreiro. 

No local também havia algumas mulheres, que conseguiram fugir. Logo após o crime, moradores viram os bandidos atirando a mesmo enquanto passavam por uma rua, como forma de intimidação. De acordo com as informações, eles estavam a pé. 

A perícia recolheu no local do duplo assassinato estojos e projéteis de pistola calibre 9 mm e .380. Ainda não há informação se as vítimas moravam na casa ou se tinham algum grau de parentesco. O caso é investigado./Radar64

Dona Odete Alves Maia procura por irmãos em Lajedão e região: "Há mais de 40 anos não temos contato"

 

Teixeira de Freitas: Fomos procurados pela senhora Juliana, 42 anos, moradora de Belo Horizonte/MG, a qual informou que a sua mãe, dona Odete Alves Maia, 69 anos, está procurando por familiares na cidade de Lajedão ou cidades circunvizinhas. 

Segundo a Juliana, a sua mãe Odete tem três irmãos, sendo eles, José, Joaquim e Macu (nome indígena), todos de sobrenome Alves Maia. Todos são filhos de Cirilo Matos da Silva e Maria Alves Maia. 

"Um dos irmãos, provavelmente o Joaquim, trabalhou em uma empresa chamada Bralanda de transporte de madeira. A Macu teve vários filhos, inclusive gêmeos. Essas são algumas informações que a minha mãe se lembra e que pode ajudar a encontrá-los", disse Juliana. 

A Juliana disse que o sonho da sua mãe é rever seus irmãos e conhecer os parentes que ela não conhece, pois tem mais de 40 anos sem contato com eles. "Eu não era nascida quando minha mãe perdeu o contato com os irmãos". 

Se os familiares da Dona Odete estiverem lendo esta reportagem, procure entrar em contato com a Juliana através do telefone (WhatsApp) (31) 98641-6190./Liberdadenews

Ciclista tem bicicleta furtada em Teixeira e pede ajuda da população

 

Teixeira de Freitas: Na madrugada desta sexta feira, 05 de março, por volta das 04h00, um ciclista teve sua bicicleta de modelo esportivo, furtada em sua residência localizada na rua Luís Antônio de Oliveira, no Bairro São Lourenço. 

Segundo a vítima, na manhã desta sexta-feira, quando acordou, não encontrou sua bicicleta Specialized, de cor vermelha, e suspensão branca, que estava em sua garagem. 

A vítima pede por informações que possam ajudá-lo a encontrar sua bicicleta, e ainda oferece uma recompensa significativa para qualquer informação que o ajude a recuperá-la. 

Qualquer informação ligue 190 (Polícia Militar) 197 (Polícia Civil) ou (73) 99906-1216 (Rafael Nicolini)./Liberdadenews

Na Bahia, 82% das mulheres empreendedoras ganham até um salário mínimo

 

Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que a pandemia interrompeu um ciclo de crescimento da participação das mulheres no empreendedorismo, registrado desde 2016, e revela que ainda são muitos os avanços necessários para se alcançar a paridade de gênero no mundo dos negócios. O estudo mostra que, na Bahia, 82% das mulheres empreendedoras ganham até um salário mínimo, sendo que 57% são chefes de domicílio. 

O cenário de desigualdade é agravado quando se percebe que as mulheres acabam tendo maior dedicação às tarefas domésticas, como os cuidados com crianças e idosos, o que é um obstáculo a mais à atividade empreendedora nesse período. 

O estudo do Sebrae aponta que, em 2020, havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente de 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%). Em 2019, a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores (o que representou uma perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio). 

Hoje, na Bahia, a proporção de mulheres donas de negócios em relação aos homens é de 31%, segundo a pesquisa. O estado representa ainda 6% do total de empreendedoras do país, ao lado do Rio Grande do Sul e Paraná, e atrás do Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (9%) e São Paulo (23%). 

Ainda de acordo com a pesquisa, 82% das mulheres empreendedoras da Bahia se autodeclaram negras, a mesma proporção que o estado do Acre e atrás apenas do Amazonas (83%). O estudo mostra também que apenas 16% das mulheres donas de negócios no estado têm ensino superior. 

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a pesquisa aponta a necessidade de um olhar mais atento à situação das mulheres empreendedoras, que foram bastante impactadas pela pandemia. “Esse é um debate que pertence a todos nós, enquanto sociedade. É por isso que o Sebrae dedica uma atenção especial ao empreendedorismo feminino, pois sabe que, para muitas mulheres, ter o próprio negócio representa a conquista da independência financeira. No entanto, ainda precisamos avançar em muitos aspectos para alcançarmos, de fato, a igualdade de gênero no mundo dos negócios”. 

Outros dados sobre empreendedorismo feminino na Bahia 

- 54% têm até 44 anos 

- 8% são empregadoras e a maioria trabalha por conta própria.- 85% tem de 1 a 5 empregados- 35% trabalham mais de 40 horas no negócio- 19% tem menos de 2 anos de atividade- 23% contribuem à previdência- 35% estão no setor de serviços, sendo que, desse total, 38% estão nos segmentos de alojamento e alimentação.- 36% estão no setor de comércio, 15% na agropecuária e 14% na indústria 

Cenário nacional 

- Os homens estão mais endividados do que as mulheres: 38% deles têm dívidas/empréstimos, mas estão em dia, contra 34% delas. Já as mulheres são mais cautelosas em relação a contrair dívidas: 35% delas disseram que não possuem dívidas contra 30% dos homens. 

- A maior parte dos homens têm empréstimos bancários (46%) em relação às mulheres (43%). As dívidas com impostos/taxas também foram citadas por 16% dos homens e 13% das mulheres.- A maior parte das mulheres (51%) disse que não buscou empréstimo bancário para a sua empresa desde o começo da crise, enquanto 54% dos homens buscaram./agenciasebrae

Primeiro Slackline é realizado na Pedra Monte Pescoço de Itamaraju

 Escaladores realizam 'Slackline' na pedra do Monte Pescoço pela primeira  vez - Siga a Notícia

Essa semana a cidade de Itamaraju recebeu um grupo de 06 escaladores (três homens e três mulheres) que escalaram e realizaram o primeiro Slackline na pedra do Monte Pescoço a uma altitude de 535 metros.

 Escaladores realizam 'Slackline' na pedra do Monte Pescoço pela primeira  vez - Siga a Notícia

O slackline é uma atividade física executada em uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos em cima dela, esses movimentos podem ser estáticos ou dinâmicos, é um esporte considerado completo pois ele alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração. 

CDL e SindComércio lançam nota de repúdio contra fechamento de comércio em  Itamaraju - RADAR101

A Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura em parceria com o GADS, já estão em conversas com escaladores para a realização do I Curso de escalada básica de Itamaraju, assim que as medidas sanitárias de combate ao Covid permitirem a realização do referido curso./radar101

JUSTIÇA: Mais de 400 baianos podem interromper tratamento com maconha após Justiça acatar pedido da Anvisa, alerta presidente da Cannab

 [Mais de 400 baianos podem interromper tratamento com maconha após Justiça acatar pedido da Anvisa, alerta presidente da Cannab]

 A Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab), que tem sede localizada no bairro da Pituba, em Salvador, iniciou uma mobilização entre profissionais de saúde, artistas, políticos, pacientes e da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (Fact) contra a decisão da Justiça que concedeu o pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender a autorização de produção e comercialização do canabidiol (CBD), que é um dos princípios ativos da Cannabis sativa (maconha) na Associação Brasileira de Apoio Cannabi e Esperança (Abrace), localizada na Paraíba. 

Ao BNews, Leandro Stelitano, fundador e presidente Cannab, ressaltou que os impactos negativos dessa decisão devem atingir a mais de 14 mil pacientes que recebem o tratamento da Abrace, sendo mais de 400 apenas da Bahia, através da Cannab.  

“Será um grave problema de saúde pública, são mais de 400 baianos que podem interromper seu tratamento com tamanha irresponsabilidade” alertou Stelitano. 

Com a mobilização da associação de tratamento com maconha medicinal, a Abrace recebeu, na última quarta-feira (4), o desembargador federal, Cid Marconi Gurgel de Souza, relator do processo movido pela Anvisa no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). 

Na ocasião estavam os representantes da Anvisa, do Ministério Público Federal, da Procuradoria Federal na Paraíba, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), da Polícia Federal e da Defensoria Pública da União. 

Vale lembrar que o TRF-5 informou que estão sendo consideradas a sentença da Justiça Federal na Paraíba, as necessidades de quem precisa desse medicamento e a adequação da associação às regras da Anvisa. A decisão do desembargador deve ser publicada até a próxima sexta-feira (5). 

Entretanto, caso a decisão não seja revertida, a substância ficará inacessível para a população que não puder arcar com o custo de cerca de R$ 2.200, em um frasco de 30 ml, segundo Stelitano. 

“Na regulação atual aprovada pela ANVISA, só beneficia que tem poder aquisitivo. Só com o cultivo no país podemos atingir a maioria dos Brasileiros, com medicamentos de qualidade e preço justo”, completou o presidente. 

Os interessados em se consultar gratuitamente com os médicos voluntários na Cannab podem entrar em contato através do site: www.cannab.com.br; Instagram: @associacaocannab; ou telefone: 2132-1152./bnews

quinta-feira, 4 de março de 2021

Teixeira: Apostador acerta as 15 dezenas e fatura R$ 899 mil na Lotofácil

 

Um apostador de Teixeira de Freitas acertou os 15 dezenas da Lotofácil cuja premiação estava acumulada R$ 7 milhões. 

O concurso 2171 teve 7 acertadores na faixa principal e cada um deles faturou R$ 899.910,20 mil.O sorteio foi realizado na noite desta quarta-feira 3, no Espaço Loterias Caixa em São Paulo.

Números Sorteados: 

01 – 04 – 09 – 10 – 11 – 13 – 15 – 17 – 18 – 19 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 

Os demais ganhadores são de Brasília (DF), 02 apostadores de Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Pederneiras (SP), além de uma aposta feita em canal eletrônico./sigaanoticia

Mildson resolve problema de ponte que moradores tentaram queimar na gestão de Zulma Pinheiro

 

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) visitou, nesta quinta-feira (4), a região de Curvelo da Conceição. Lá ele acompanhou mais um serviço que a prefeitura vem fazendo para melhorar a mobilidade das estradas municipais. 

O secretário da Administração e Finanças, Whindson Mendes, acompanhou o chefe do Executivo. 

Aquela ponte de madeira na região do Rola Cabaça, que na gestão de Zulma Pìnheiro (MDB) os moradores tentaram por fogo, em razão de sua péssima condição, foi totalmente retirada e, agora, o Córrego Capixaba foi canalizado com manilhas. 

“Precisávamos fazer um serviço duradouro naquele local para depois só cuidarmos da manutenção”, explicou o prefeito. “Os produtores daquela região poderão escoar seus produtos e se movimentarem por lá com segurança”, completou. 

Em Curvelo da Conceição, Mildson Medeiros ainda visitou a Escola Castro Alves, o posto de saúde e fez anotações sobre solicitações apresentadas pela população./aguapretanews

Tenente Coronel Anacleto França toma posse como comandante da PM de Teixeira e envia carta aos teixeirenses

 

Teixeira de Freitas: O Tenente Coronel Anacleto França tomou posse esta semana do cargo de comandante da Polícia Militar de Teixeira e enviou uma carta aberta à população teixeirense, e disse que atuará  com transparência, respeito às leis, isenção, eficiência, eficácia, rigor, honestidade, simplicidade e, sobretudo, o respeito às pessoas. 

Segue a Carta na Íntegra: 

"Senhoras e Senhores, 

Após assumir o  Comando da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar, (87ª CIPM), responsável pela polícia ostensiva nesta cidade de Teixeira de Freitas, peço licença para encaminhar a todos da comunidade a seguinte mensagem: 

A polícia é da sociedade, e não é uma instituição voltada para repressão. É um instrumento de pacificação dos conflitos, de garantia da democracia, dos direitos individuais e coletivos. Embora seja força, é uma força a serviço da lei. A qual deve ser usada no mais absoluto limite que ela nos impõe. 

Assim, atuaremos com transparência, respeito às leis, isenção, eficiência, eficácia, rigor, honestidade, simplicidade e, sobretudo, o respeito às pessoas. Esses princípios, aliados a fé em Deus, sempre nos nortearão. 

Durante o período em que estiver à frente do Comando, não serão apenas com palavras que  definiremos as ações de policiamento ostensivo em nossa Cidade, mas com a capacidade de identificar o inimigo, combatê-lo, e nunca se pacificar com ele. 

Também não buscaremos ser protagonistas na proteção da comunidade; trabalharemos com as demais instituições encarregadas de aplicar a lei para fazer parte de um sistema forte e harmônico dentro do conjunto da sociedade. 

É importante dizer também que o crime é uma ferida do tecido social. Por ser uma ferida social é de fato um problema da comunidade, nasce na comunidade. Daí carece a atenção de todos na busca pela solução do atual quadro de insegurança pública que assola as cidades brasileiras. 

Para prevenir e enfrentar o crime é preciso o aprimoramento das ações, investimentos constantes e principalmente o compromisso de todos, porque a parte da PM é importante no processo, mas é apenas uma parte. 

É preciso esclarecer que o objetivo último, final, de nossa política de segurança ostensiva não será o de erradicar o crime; buscaremos o seu mais absoluto controle precipuamente através da prevenção. Todos sabemos que o total extermínio da criminalidade é algo utópico. 

É necessário ainda estarmos vigilantes e cautelosos ao fato de que não haverá paz sem a polícia, porque nenhum país prospera sem ordem e sem o cumprimento da lei. E, é a polícia quem detém a missão principal de garantir a ordem,  uma polícia fraca somente interessa a criminosos. 

Sem desconsiderar nossos erros, porque somos humanos, sem esquecer nossas limitações, tenham certeza que a Polícia Militar estará sempre disposta, mesmo com risco da própria vida, a proteger todas as crianças, mulheres e homens de bem que estejam nesse munícipio. 

Somente unindo forças, cooperando, interagindo, ainda que no anonimato, que seremos capazes de nos desvencilhar das armadilhas de audaciosos delinquentes e de suas artimanhas./liberdadenews 

Deus abençoe a todos!" 

Teixeira de Freitas, 04 de março de 2021. 

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO. 

TEN CEL PM ANACLETO FRANÇA

COMANDANTE 87ª CIPM.

Boletim registra mais de 21 mil casos ativos de Covid-19 na Bahia; 111 óbitos são contabilizados

 Boletim registra mais de 21 mil casos ativos de Covid-19 na Bahia; 111 óbitos são contabilizados. — Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Bahia registrou 21.486 casos ativos de Covid-19 de acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (4) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Segundo boletim, 5.985 novos casos da doença foram confirmados nas últimas 24h. 

De acordo com a Sesab, 111 óbitos foram registrados. As mortes aconteceram em datas diversas, mas foram contabilizadas no boletim desta quinta. Ao todo, 12.251 pessoas morreram vítimas da doença na Bahia. Segundo boletim, em março, o dia com o maior número de óbitos foi no dia 3, com 11 vítimas. 

Com os novos casos, a Bahia alcançou a marca de 700.768 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Na Bahia, 43.353 profissionais da saúde tiveram diagnostico positivo para o vírus. 

O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 500.471 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 141.951 receberam também a segunda dose até as 15h desta quinta. 

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta. 

O boletim completo está disponível no site da Sesab e em uma plataforma disponibilizada pela secretaria de saúde estadual. 

Leitos Covid-19 

Nesta quinta, dos 2.275 leitos ativos na Bahia, 1.697 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 75%, de acordo com a Sesab. 

Desses leitos, 1.145 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 84% (960 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 72%, com 26 das 36 unidades em utilização. 

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 64% da ocupação, e a pediátrica com 82%. 

Veja a data dos 114 óbitos registrados no boletim desta quinta (4). — Foto: Divulgação / Sesab

Em Salvador, dos 1.079 leitos ativos, 908 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 84%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 84% e a pediátrica de 67%. Nos leitos clínicos adultos, a taxa de ocupação é de 85%, e nos leitos pediátricos, a ocupação é de 86%./G1 Bahia

Motociclista bate em caminhão e morre na BR 418 em Posto da Mata

 

Nova Viçosa: O acidente aconteceu na tarde da última quarta-feira, 03 de março, na BA-418, nas proximidades do trevo de Posto da Mata, no distrito de Nova Viçosa, quando o motociclista Raimundo dos Santos Ananilio, de 32 anos, natural de Nova Viçosa e morador de Helvécia, trafegava na via perdeu o controle da motocicleta. 

Na sequência, o motociclista colidiu com um veículo modelo caçamba. O motorista ainda tentou evitar a colisão, mas, o choque foi inevitável. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local realizando os procedimentos legais. 

A delegada plantonista, Rina Andrade, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Liberdadenews

Mais de 180 mulheres foram mortas na BA em 2020: 'É preciso entendimento social para mudar esses dados', diz pesquisadora

 

Por ano, 50 mil mulheres são assassinadas no mundo, vítimas de violência doméstica — Foto: Getty Images/BBC

O levantamento anual feito pela Rede de Observatórios da Segurança aponta que 181 mulheres foram mortas na Bahia em 2020. Desse total, 70 foram vítimas de feminicídio, crime de ódio em que a mulher é assassinada em contexto de violência doméstica ou por misoginia – aversão às mulheres. 

Além da Bahia, a organização analisa dados de outros quatro estados: Ceará (138 casos, entre homicídios e feminicídios), Pernambuco (144, somando homicídios e feminicídios), Rio de Janeiro (84, contando homicídios e feminicídios) e São Paulo (200, também entre homicídios e feminicídios). 

Divisão dos crimes por estado 

Crime

BA

CE

PE

RJ

SP

Feminicídios

70

47

82

50

200

Homicídios de mulheres

111

91

62

34

-

Total

181

134

144

84

200

Fonte: Rede de Observatórios da Segurança 

Em comparação com eles, o estado baiano é o líder no homicídio de mulheres (111) e fica em 3º lugar no ranking dos feminicídios (70), somando 181 no total dos crimes. 

Os dados foram publicados pela Rede nesta quinta-feira (4). Outros dados analisados pela Rede são: violência sexual e estupro; cárcere privado; agressões verbais e ameaças e tentativas de feminicídio. Veja tabela abaixo: 

TIpos de violência contra as mulheres na BA 

Violência

Casos registrados

Feminicídio

70

Homicídio contra mulheres

111

Tentativa de feminicídio e agressão físicas

80

Tentativa de homicídios contra mulheres

0

Estupro e violência sexual

26

Agressão verbal e ameaça

4

Tortura, sequestro e cárcere privado

11

Bala perdida

2

Outros

2

Total

306

Fonte: Rede de Observatórios da Segurança 

No primeiro semestre de 2020, o Monitor da Violência do G1 registrou um aumento no número dos feminicídios, em comparação ao mesmo período de 2019. A cientista social e pesquisadora da Rede de Observatórios da Segurança e Iniciativa Negra, Luciene Santana, detalha que os números cresceram durante a pandemia. 

"Nos cinco estados da Rede, foi identificado que os casos cresceram nesse período de pandemia. A gente conseguiu identificar esse aumento nos casos de violência e também de feminicídio. Na Bahia, o mês que nós mais registramos casos de feminicídios foi maio. Esse crescimento em relação à pandemia é relacionado ao fato de que, por essas mulheres estarem dentro de casa, elas podem estar convivendo mais tempo com seus agressores". 

Apesar do crescimento estar relacionado ao período pandêmico, é preciso detalhar, no entanto, que: se as mulheres estão sendo agredidas, violentadas e mortas dentro de casa, a culpa não é da pandemia, mas sim de comportamentos culturais de machismo e da ineficácia da polícia e da Justiça. 

"É importante que a gente consiga aumentar a proteção judicial dessas mulheres, com emissão de medidas cautelares e de proteção, por exemplo. A gente vê que muitas mulheres que foram vítimas de feminicídio tinham, primeiramente, feito uma denúncia, registrado um boletim, e posteriormente foram vítimas. Isso aconteceu nos cinco estados da Rede de Observatório, então é muito grave", enfatiza Luciene.

"Mesmo com a pandemia e tendo medo de serem vítimas do coronavírus, elas não deixaram de ser vítimas de homicídios e de feminicídios". 

Falta de perfil das vítimas e qualificação dos crimes

Por ano, 50 mil mulheres são assassinadas no mundo, vítimas de violência doméstica — Foto: Getty Images/BBC

Por ano, 50 mil mulheres são assassinadas no mundo, vítimas de violência doméstica — Foto: Getty Images/BBC 

Outra ponto levantado pela cientista social e pesquisadora é que: há a necessidade de classificar os tipos de violência corretamente. Muitos casos de feminicídio são subnotificados porque acabam sendo enquadrados como homicídios de mulheres. Nenhum transfeminicídio foi notificado na Bahia. 

"Para nós, há uma questão em relação à subnotificação, que é conseguir de fato que esses crimes sejam informados como feminicídios, no caso das vítimas terem morrido também por esse componente de gênero, que está presente nessa agressão. Por exemplo: uma mulher que foi achada morta, queimada, no porta malas de um carro. Essa morte entra inicialmente como um homicídio, mas ela pode ser um feminicídio". 

"É preciso classificar esses crimes da maneira correta, cumprindo o direito à memória dessas vítimas também". 

Além da subnotificação dos tipos de violência, a Rede de Observatórios também encontrou dificuldades em obter dados relacionados aos perfis das vítimas. De todos os casos registrados, apenas 26 vítimas tiveram a cor divulgada, por exemplo. 

"É importante conseguir qualificar essas informações, ou seja, trazer dados que muitas vezes não são registrados nas informações oficiais, como por exemplo: o perfil dessas mulheres, a idade, a cor, onde esses casos estão majoritariamente ocorrendo. Essas informações ajudam a chamar atenção da sociedade, dos poderes e entes públicos para o que está acontecendo". 

O perigo dorme ao lado

Monitor da violência - feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1

Monitor da violência - feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1

Monitor da violência - feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1 

Com poucas exceções que confirmam a regra, é de conhecimento empírico que a maioria absoluta das vítimas de feminicídio são mortas por seus companheiros ou ex-companheiros. A partir disso, Luciene levanta outra questão: qual a motivação desses crimes? 

"Em primeiro lugar, nos casos de motivação das tentativas e agressões nós temos: brigas e violência doméstica; términos de relacionamento; ciúmes e suposta traição. No caso das motivações de feminicídio, nós temos: brigas e represálias; términos de relacionamento; ciúmes e suposta traição, que também é uma informação importante da gente divulgar, enquanto Rede de Observatório". 

"As mulheres em suas próprias residências, que deveria ser o lugar de acolhimento, onde elas se sentiriam seguras, elas estão passíveis de serem violadas, violentadas e mortas". 

A cientista social e pesquisadora aponta iniciativas do estado que contribuem para a diminuição de casos, como por exemplo a Ronda Maria da Penha, que é uma ação pioneira da Polícia Militar da Bahia, que coloca tropas especializadas na prevenção e enfrentamento à violência contra mulher. 

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no bairro de Periperi, em Salvador para onde preso foi levado — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

 Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no bairro de Periperi, em Salvador para onde preso foi levado — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no bairro de Periperi, em Salvador para onde preso foi levado — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia 

"Ações como a Ronda Maria da Penha e as Deams [Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher] são importantes ferramentas de prevenção a essa violência. A rede de atendimento para essas vítimas é fundamental para atuar na aplicação de medidas cautelares nas prisões, e na proteção dessas mulheres". 

"A gente acredita que essa rede precisa ser ampliada. É preciso ampliar também as delegacias e as formas dessas mulheres denunciarem essas agressões".

Luciene também aponta o papel da sociedade para prevenir essas situações. Para ela, é fundamental a contribuição social para que os dados diminuam. 

"É uma questão também cultural, em relação ao machismo, ao sistema patriarcal, em que essas mulheres são colocadas em situação de desigualdade em relação ao homem, e vista também por esses parceiros e ex-companheiros como objetos, como propriedades, por isso passíveis de serem mortas e violentadas". 

"É preciso de fato um entendimento cultural e social sobre essas questões, para que a gente consiga transformar esses dados"./vozdabahia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.