Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Medeiros Neto: corpo de funcionário da prefeitura é encontrado boiando no rio Itanhém

 

O corpo de Ailton Ribeiro dos Santos, conhecido como Ailton Sucana, foi encontrado na manhã deste sábado, 06, boiando no rio Itanhém, em área da fazenda de Andres Sullivan. 

Segundo relatos, ele havia saído há dois dias para pescar e desapareceu. Apesar disso, era costume dele ficar até três ou quatro dias e retornava da pescaria. 

Ailton Sucana era servidor público, lotado no galpão da Prefeitura Municipal e se encontrava afastado por problemas de alcoolismo. Medeiros Neto: corpo de funcionário da prefeitura é encontrado boiando no rio ItanhémEle era morador do bairro Bela Vista, divorciado e morava sozinho. 

A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados e o corpo será removido para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas. 

O Delegado Titular de Medeiros Neto deverá abrir inquérito para apurar as causas da morte. Mas a hipótese de afogamento é a mais provável./MDD

Sindicato dos Bancários do Extremo Sul anunciam paralisação das atividades no Banco do Brasil

 

Teixeira de Freitas: O Diretor - Coordenador Geral do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul, para cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89, avisa aos usuários dos serviços e a população em geral, que os empregados pertencentes à categoria bancária que prestam serviços ao Banco do Brasil S/A, em assembleia realizada em 05/02/2021 deliberaram por decretar Estado de Greve. 

Após assembleia, o Sindicato indicou a paralisação de suas atividades a partir da 00h00m até às 23h59m do dia 10/02/2021 (próxima quarta-feira)/Liberdadenews/Ascom.

Homem é morto a facadas na porta de casa em Caravelas

 

 Cleiton Barbosa dos Santos de 34 anos foi morto a facadas por volta das 17h54, desta sexta-feira, 05 de fevereiro, na porta de sua residência. 

Carina a esposa da vitima ligou para a polícia e informou que seu esposo havia sido esfaqueado e estava caído na porta de sua casa na Rua Ernesto Caetano, no Centro da cidade de Caravelas. 

Uma guarnição então se deslocou até o endereço e no local solicitou o socorro do SAMU que socorreu a vítima, mas Cleiton não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

O suspeito apontado como sendo o autor evadiu-se logo após cometer o crime. Rondas foram realizadas visando à captura do autor, mas até o momento ele não foi preso./bahiaextremosul

Após confirmação de variante mais contagiosa do coronavírus na Bahia, Rui pede que a população reforce os cuidados

 Após confirmação de variante mais contagiosa do coronavírus na Bahia, Rui pede que a população reforce os cuidados

Após a confirmação de que a variante mais infecciosa do coronavírus que circulava em Manaus já foi identificada em pacientes na Bahia, o governador Rui Costa fez um alerta à população para que os cuidados contra a covid-19 sejam mantidos. Ele destacou que essa mutação do vírus é mais letal em pessoas jovens e pediu para que as pessoas sigam usando máscara. 

"Infelizmente é uma notícia triste que recebemos hoje, que essa mesma variante do vírus que provocou esse estrago no Amazonas, já está presente na Bahia, já foi identificada entre os últimos contaminados nesses dias. 

Dito isso, é preciso chamar a atenção da população, pois o vírus é o mesmo, mas ele vai se modificando e essa última característica que foi descoberta no Amazonas é mais contagiosa, mais letal com pacientes mais jovens. Então todo cuidado é pouco. 

A ciência ainda não descobriu porque em algumas pessoas só tem sintomas leves. E às vezes as pessoas jovens acham que estão imunes à doença, mas não estão. Vamos usar a máscara”, declarou o governador./acordacidade

Confirmados 46 casos e duas novas mortes por Covid-19 em Teixeira de Freitas

 Confirmados 46 casos e duas novas mortes por Covid-19 em Teixeira de Freitas

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informou na noite desta sexta-feira, 5 de fevereiro, que houve o registro de 46 novos casos positivos de Covid-19 no município. Até o momento são 10.475 casos confirmados. Destes, 102 são considerados ativos. Até o momento são 145 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,36%, em relação aos casos confirmados. 

Óbitos 

Também foram confirmadas mais duas mortes em decorrência do novo coronavírus no município. Tratam-se de um homem de 70 anos e uma mulher de 81 anos, que estavam internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). 

Vacinação 

Até o momento foram 2.377 doses da vacina contra a Covid-19, aplicadas em idosos institucionalizados, idosos a partir de 90 anos e trabalhadores de saúde. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito na tarde desta sexta-feira (5), são 11 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 04 clínicos e 7 na UTI, representando 47% de ocupação de UTI. 

Na UPA, de acordo com última atualização feita, são 02 internados. Na rede privada são 07 internados, 01 na enfermaria e 06 na UTI, representando 100% de ocupação, já que os leitos reservados para a COVID-19 foram reduzidos, para realização de algumas cirurgias, totalizando 26 internações./TH

Acidente na BR-418 deixa uma vítima fatal e 04 feridos em Posto da Mata

 

Nova Viçosa: O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, 05 de fevereiro, por volta das 05h30, no KM 86 da BR-BR-418, quando  um veículo Honda Civic EX CVT, ano 2018, de cor cinza, placa policial QOU-8422, licenciado em Ipatinga, colidiu com o veículo GM Classic Spirit, ano 2009, cor cinza, placa policial JSF-9796, licenciado em Mucuri. 

No GM/Spirit viajavam 04 pessoas. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e socorreram as vítimas ao Hospital Municipal de Posto da Mata. Nossa equipe de reportagem não conseguiu informações sobre o estado de saúde das vítimas. Um dos ocupantes que viajava no veículo GM Classic Spirit veio a óbito no local. Trata-se de Lourival Ferreira, de 62 anos, natural de Caravelas. 

Policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estiveram no local e realizaram os procedimentos legais. O delegado plantonista da 8ª COORPIN autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal e posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento./Liberdadenews

Policial Militar da 43ª CIPM é homenageado por cidadão itamarajuense

 

Há dois anos, uma guarnição  de serviço da 43ª CIPM/Itamaraju realizava ronda pelo bairro Primavera, na periferia de Itamaraju, quando se deparou com um número de jovens obstruindo a passagem de uma rua. Tratata-se de um ensaio de uma banda marcial para o desfile de 7 de setembro e que tinha à frente o maestro Davi Alves Martins, conhecido como "Professor Davi", que há mais de 40 anos realiza um trabalho social em Itamaraju, dando aula de música para crianças e jovens. 

Como não estava em diligência, a guarnição não pediu passagem. O motorista estacionou a viatura nas proximidades, desembarcou e se dirigiu até os jovens. De forma espontânea, o policial militar começou a caminhar no meio dos alunos, que silenciaram os seus instrumentos, sem entender a presença do policial militar  no meio de um ensaio. 

Então, o policial militar passou a conversar com os jovens, parabenizando-os por estarem ali, enquanto outros optam por caminhos tortuosos. Contou-lhes um pouco da sua história e da importância da educação como agente transformador da sua vida. Ao longo da conversa, o mestre acompanhava em silêncio o brilho no olhar das crianças para o policial militar e a força das suas palavras motivadoras. 

Em seguida, o policial militar agradeceu a atenção de todos, embarcou na viatura e retomou a sua atividade ronda pelo bairro. Certamente o policial militar nesse tempo que se passou já teve outras conversas assim com outros jovens, mas essa em especial marcou em muito para aqueles e o mestre, acostumado a lidar com as mazelas que atingem a juventude e que aprendeu a importância de momentos assim na motivação de jovens para a vida, de modo que nunca esqueceu da atitude louvável do policial militar. 

O policial militar em questão  trata-se o Soldado Dicley Alves Bonin e, que hoje depois de todo esse tempo, reencontrou-se com o "Professor Davi", este voluntariamente dirigiu-se até o Quartel da 43ª CIPM, relembrou o acontecido e prestou-lhe uma bela homenagem, com a entrega, em nome daqueles alunos, de um certificado de reconhecimento, perante os demais colegas de unidade./bahiaextremosul

Guedes admite retomada do auxílio a quase 34 milhões de brasileiros

 

Antes de reunir-se com Pacheco, Guedes conversou com Lira sobre o auxílio emergencial - Agif/Estadão Conteúdo

Pressionado pelo Congresso a retomar o auxílio emergencial uma vez que a pandemia não dá sinais de recrudescimento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que o governo federal pode fazer ressurgir o benefício para metade dos brasileiros que receberam o dinheiro desde abril de 2020. 

"O auxílio emergencial, se nós dispararmos as cláusulas necessárias, dentro de um ambiente fiscal robusto, já mais focalizado, em vez de 64 milhões [o número oficial de beneficários é 67,9 milhões], pode ser a metade disso. 

Porque a outra metade retorna para os programas sociais já existentes. Isso nós vamos nos entender rapidamente porque a situação do Brasil exige essa rapidez", afirmou o chefe da pasta durante pronunciamento ao lado do novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na noite desta quinta-feira (4). 

Se metade dos brasileiros voltarem a receber o benefício, quase 34 milhões serão contemplados. 

O auxílio emergencial começou com pagamentos de R$ 600 e, na sequência, foi diminuído para R$ 300. 

Para jornalistas, Pacheco disse que "a pandemia continua e agora eu vim ao ministro da Economia, Paulo Guedes, externar o que é a preocupação do Congresso Nacional". "É uma preocupação em relação à assistência social, a um socorro que seja urgente, emergencial, para poder ajudar a camada mais vulnerável", completou o parlamentar, eleito na segunda-feira (1º) com apoio do presidente Jair Bolsonaro. 

Guedes e Bolsonaro vinham se posicionando contra o retorno do auxílio devido à situação fiscal do país. No ano passado, em todo o setor público brasileiro, o déficit primário atingiu a marca histórica de R$ 703 bilhões. Quando se compara com 2019, o impacto da pandemia fica mais claro: um ano antes, esse déficit havia sido muito menor, de quase R$ 62 bilhões. O desempenho no ano passado é o pior da série medida pelo Banco Central, iniciada em 2001. 

Guedes fez questão de esclarecer que o governo federal aprendeu a reagir na crise sanitária e que, se necessário, há protocolo de crise se a pandemia recrudescer ainda mais. Entretanto, pontuou a necessidade de reformas para que "a saúde e a economia andem juntas". 

Antes do encontro com Pacheco, Guedes se reuniu também com o presidente da Câmara recém-eleito, Arthur Lira (PP-AL). 

Nesta sexta-feira (5) de manhã está prevista reunião do ministro, desta vez com Bolsonaro. A expectativa é que novidades em relação ao auxílio emergencial sejam anunciadas logo após o encontro. 

Pressão 

O R7 publicou nesta sexta-feira, que, após as eleições dos novos presidentes da Câmara e do Senado, parlamentares pressionam para que entre em debate e votação a prorrogação do auxílio emergencial, em razão do recrudescimento da pandemia de covid-19 e das novas regras de quarentena que podem impactar renda e emprego em alguns estados. 

Pelo menos sete projetos pretendem alterar ou complementar a lei que criou o auxílio em abril do ano passado. Naquele mês, o governo iniciou o pagamento de uma série de nove parcelas até dezembro, quando acabou o estado de calamidade pública. 

Socorro na pandemia 

O governo federal encerrou o programa neste mês, beneficiando 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus./bahiaextremosul

Renata Fan vê demissão no Jogo Aberto e chora com comunicado após 14 anos na Band: “Cumpri o compromisso”

 

A loira comemorou os 14 anos do noticiário esportivo na Band - A edição desta sexta-feira (05) do Jogo Aberto teve um significado especial para Renata Fan, isso porque a atração esportiva da Band completou 14 anos de sua estreia na data de hoje. 

Após uma reportagem especial feita pelo jornalista Chico Garcia com os telespectadores da Band, Renata Fan interrompeu o Jogo Aberto e falou da sua relação de seu carinho com o programa que apresenta desde a estreia em 2007. 

“Estamos aqui trazendo tantas coisas e até em uma pandemia quando não tinha nada acontecendo eu e o Denilson viemos aqui todos os dias cumprir com o nosso profissionalismo, cumpri o compromisso. E eu tenho orgulho de dizer que vim para a Band todos os dias de 2020.”, iniciou a loira muito emocionada. 

“Fica aqui meu agradecimento a cada um de vocês, obrigado a todos. É tanta gente legal que eu posso até esquecer e eu tenho que agradecer principalmente ao Denilson, que mudou meu jeito de apresentar, o meu jeito de ser… Posso falar de tudo e não tenho mais que provar nada”, concluiu Renata antes de passar a palavra para o companheiro de Jogo Aberto. 

“Vou falar o que? A gente tem uma líder… São muitos anos trabalhando ao seu lado, aprendo demais e administrando os nossos sentimentos… Meu papel aqui foi graças a você”, respondeu Denilson, também muito emocionado./otvfoco

Maradona era dopado com álcool e maconha para não ver orgias em sua casa

 

Diego Maradona morreu no dia 25 de novembro de 2020. E o que não faltam são relatos dos últimos momentos de vida do ídolo dos argentinos. Áudios vazados de Leopoldo Luque, médico de Diego, mostram que El Pibe era dopado pelo irmão de sua última namorada para não acompanhar momentos íntimos do parente com mulheres. 

O portal Infobae e a TV América revelaram mais áudios de Luque sobre os momentos finais de Maradona. No último arquivo, Luque revela que Charly, primo de Rocío Oliva, última namorada do ex-jogador, levava com frequência mulheres à casa do ex-craque em La Plata. 

E para que Maradona não presenciasse as cenas de sexo vividas pelo amigo, Charly dopava Don Diego com vinho, soníferos, maconha e cerveja. 

“Charly levava uma mulher diferente por dia, e, para fazer isso, tirava Diego de cima com maconha e cerveja. O quebrou em mil pedaços”, revelou o médico, em áudio divulgado pela Infobae. 

A imprensa argentina ficou chocada com os áudios e passou a discutir onde Maradona ficava enquanto pessoas transavam em sua volta. O médico Leopoldo Luque vem sendo investigado pela polícia do país por negligência no tratamento de Maradona em seus últimos meses de vida./metropoles

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

VÍDEO: Major Anilton Almeida, comandante da CAEMA desvenda mentiras fomentada pela oposição de Jucuruçu

 

O Major Anilton Almeida da CAEMA concedeu uma entrevista no programa tribuna popular apresentado pelo o radialista Sivaldo Miranda da rádio 99 FM de Itamaraju nesta, na entrevista o Major Anilton Almeida, desmente tudo que o grupo DERROTADO de Jucuruçu, está espalhando nas redes sociais, não dá para acreditar como um grupo político perde uma eleição e não quer admitir e nem reconhecer o ardou da derrota. 

De posse das informações, entramos em contato com o Major Anilton Almeida, comandante da CAEMA e ele nos disse que a  visita feita ao prefeito Lili foi para discutir estratégias de segurança no município, prevenir o aumento da violência e a expansão das drogas tanto na cidade como nos distritos. 

“A unidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica – CAEMA é uma tropa de choque que veio para o extremo sul com o objetivo de apoiar as outras companhias no combate ao crime, e com base em dados e alvos levantados, nos vamos atuar, nossa missão é atuar em ocorrência de alto risco e esse boato de moto apreendida ou moto por ser aprendida seja por que motivação for em Jucuruçu ou em qualquer outra localidade ele não procede, é claro que, se a nossa unidade estiver no terreno e houver necessidade de apreender qualquer outro veículo nós vamos fazer com base em indícios de crime ou coisa parecida”, disse o comandante da Caema desmentindo os boatos que foram espalhados em Jucuruçu com objetivos políticos para tentar manchar a imagem do prefeito.

Vídeos mostram assalto a correspondente bancário em Itamaraju

 

Vídeos gravados por câmeras de monitoramento mostram o exato momento que criminosos invadem uma agencia de correspondente bancário na manhã desta quinta feira (04), na Praça das Nações, no Centro de Itamaraju e anuncia o assalto.  

Armados, os criminosos entram no estabelecimento, rendem os funcionários, se apossam do dinheiro e fogem em um veiculou roubado que foi abandonado pouco depois de ter colidido com outro veículo após perseguição da polícia. 

O veículo Uno de cor prata, placa policial HKT 0400, havia sido roubado em Guaratinga no dia 25 de janeiro. Um revólver calibre 38 usado no assalto foi deixado no carro. Os bandidos conseguiram fugir.

A quantia levado pelos assaltantes não foi divulgada. A polícia trabalha para identificar e prender os criminosos./bahiaextremosul

Homem morre em acidente na BA 418 próximo a Posto da Mata

 

Lourival Ferreira de 62 anos, morador de Posto da Mata morreu por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira, 05 de fevereiro, após sofrer um acidente de carro na BA 418, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. 

Segundo informações, Lourival seguia sentido de Posto da Mata sentido BR 101 quando houve a colisão com o motorista de outro carro que seguia no sentido contrario. 

Com o forte impacto Lourival morreu na hora. O corpo foi removido para o IML. A identidade e o estado de saúde dos motoristas não foram divulgados. 

A polícia investiga as causas do acidente./bahiaextremosul

Teixeira de Freitas registra 19 novos casos de Covid-19

 

No início da noite desta quinta-feira, 4 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informou que houve o registro de 19 novos casos positivos de Covid-19 no município. Até o momento são 10.429 casos confirmados. Destes, 94 são considerados ativos. Até o momento são 143 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,35%, em relação aos casos confirmados. 

Vacinação 

Até o momento foram 2.049 doses da vacina contra a Covid-19, aplicadas em idosos institucionalizados, idosos acima de 90 anos e trabalhadores de saúde. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito na tarde desta quinta-feira (4), são 13 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 4 clínicos e 9 na UTI, representando 60% de ocupação de UTI. 

Na UPA, de acordo com última atualização feita, 1 internado. Na rede privada são 7 internados, 02 na enfermaria e 05 na UTI, representando 100% de ocupação, já que os leitos reservados para a COVID-19 foram reduzidos, para realização de algumas cirurgias, totalizando 21 internações./IH

Flamengo vence, gruda no Internacional e deixa Vasco em situação perigosa

 

O Flamengo impôs sua superioridade técnica, venceu o Vasco hoje no Maracanã por 2 a 0 - gols de Gabigol e Bruno Henrique —e grudou no líder Internacional. De quebra, deixou o rival novamente em situação perigosa na tabela do Campeonato Brasileiro. 

Com o empate do Colorado com o Athletico-PR em 0 a 0, a diferença para o Rubro-Negro carioca passou para apenas dois pontos. 

Já o Cruzmaltino não tem chance de entrar no zona de rebaixamento ao fim dessa rodada, mas pode ficar a apenas um ponto dela caso o Sport vença amanhã (5) o Botafogo no Nilton Santos (RJ). 

Com o resultado de hoje, o Flamengo aumentou para 17 partidas a invencibilidade para o Vasco no confronto direto. 

Na próxima rodada, o Rubro-Negro visita o Red Bull Bragantino neste domingo (7) e o Cruzmaltino enfrenta o Fortaleza na capital cearense somente na quarta-feira (10).

Fla amplamente superior na etapa inicial; Vasco equilibra no 2º tempo

O Flamengo teve uma ampla superioridade no primeiro tempo, num jogo praticamente entre ataque e defesa, amassando o Vasco em seu campo de defesa. O placar de 1 a 0 acabou ficando barato. 

No segundo tempo, porém, Vanderlei Luxemburgo fez três alterações já no intervalo, e o time mudou de postura. O Cruzmaltino aumentou a posse de bola, mas faltou qualidade para concluir as jogadas em gol. 

Gerson volta a se destacar no Flamengo 

O meia Gerson voltou a ser o grande nome do time do Flamengo. Com visão ampla do jogo, o camisa 8 liderou a transição da defesa para o ataque e foi o condutor rubro-negro no jogo. Com espaços e diante de um rival que marcou bem atrás em boa parte do jogo, ele pisou bastante na área do rival e arriscou um belo chute que só não entrou graças a Fernando Miguel. Na véspera do jogo, o meio-campista, com dores no pé, ainda era dúvida. 

Léo Matos muito afobado 

Mais uma vez demonstrou certo descontrole em campo. Recebeu um cartão amarelo por colocar a mão no rosto de Bruno Henrique em um lance bobo. Algo que ele já havia feito em outros jogos. Em seguida, cometeu o pênalti que Gabigol converteu. 

Gabigol perde boa chance 

Logo aos 12 minutos do primeiro tempo, o Flamengo pegou a defesa do Vasco desarrumada e Gabigol saiu de frente para Fernando Miguel, mas chutou fraco e facilitou a defesa do goleiro do Vasco. 

VAR dá pênalti ao Flamengo 

Aos 43 do primeiro tempo, Arrascaeta escorou uma bola de cabeça e Bruno Henrique vinha de frente, quando foi deslocado por Léo Matos. O árbitro Raphael Klaus foi pra revisão no VAR e assinalou pênalti. Na saída para o intervalo, Léo Matos deu sua versão sobre o lance ao Premiere. 

"Eu tenho que avaliar melhor esse lance depois do jogo. Eu não tenho certeza absoluta. No meu ponto de vista foi contato de jogo, mas o árbitro decidiu dar o pênalti. Algumas situações ele vem invertendo. Lance do amarelo também foi inexplicável", disse./uol

Criança encontrada amarrada e presa dentro de um barril conta com detalhes o que comeu para sobreviver

 

Toda a população da cidade, onde uma criança foi encontrada amarrada e presa dentro de um barril esta revoltada com os responsáveis por essa tamanha crueldade. Em um depoimento emocionante para os policiais, a criança contou o que fazia para poder sobreviver, já que eles não davam nada para que ele pudesse comer. 

O relato da criança é extremamente forte: “Ele disse para mim que chegou a comer fezes, porque não davam comida para ele”. No momento em que foi encontrada, a criança se encontrava em um terrível estado de desnutrição, e logo que os policiais militares o resgataram, ele fez o seguinte pedido: “Eu só queria algo para comer”. 

No ultimo sábado à noite (30), na cidade de Campinas, interior de São Paulo, um menino de 11 anos foi encontrado amarrado nas mãos e pés, e amarrado nas mãos e pés, e preso um balde. Depois que os vizinhos reclamaram, as autoridades foram ao local. Os três foram presos sob suspeita de tortura. Entre eles, o pai da criança, a namorada e a filha da mulher. O caso foi registrado na segunda delegacia de proteção as mulheres, em Jardin Londress. 

Segundo a Polícia Militar, o menino estava preso no local, e mesmo local, ele fazia às necessidades físicas. O espaço é revestido apenas de azulejos e possui uma pia de mármore para evitar que saia. As reclamações dos vizinhos ocorreram após perceberem a ausência do menino, que havia brincado com outras crianças nas proximidades. A polícia disse que eles entraram na casa com a permissão da filha de 22 anos do pai. 

Um caso extremamente horroroso, que deixou toda a população e policiais que participaram do resgate revoltados. Assim que, tivermos mais noticias traremos para você, então fique de olho em tudo o que acontece em nosso portal. Compartilhe essa noticia com seus amigos e familiares./omatogrosso

Professora morre em acidente de carro na zona urbana de Eunápolis

 

Eunápolis: Uma professora morreu em um acidente de carro, por volta das 19h desta quinta-feira (04/02), na zona urbana de Eunápolis. Segundo testemunhas, Regyana Santos de Jesus, 38 anos, seguia em alta velocidade pela Avenida Brilhante, às margens da BR-367, quando perdeu o controle da direção. 

O veículo capotou em um barranco de quase quatro metros de altura e parou no acostamento da rodovia federal. Paramédicos do Samu retiraram Regyana de dentro do carro e a levaram para a ambulância. Eles tentaram reanimá-la durante vários minutos. 

A professora não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada na emergência do Hospital Regional. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. De acordo com pessoas próximas, Regyana era professora da rede pública municipal de ensino./Radar64

Querem calar a voz do povo: Porta da Rádio Lajedão FM é destruída, equipamentos são furtados e danificados

 

Lajedão: A Rádio Lajedão FM sofreu na madrugada desta quinta-feira, 04 de fevereiro, por volta de 01h30 da manhã, furto seguido de ato de vandalismo. Câmeras de segurança das imediações flagram o momento em que um criminoso se aproximou da porta frontal da rádio, e com uma marreta, quebrou a porta de vidro, adentrou no estabelecimento e subtraiu aparelhos e danificou outros. Segundo o diretor da rádio, o jornalista e radialista Edvaldo Alves, o criminoso subtraiu uma mesa de transmissão online, e outros aparelhos menores, e cortou os cabos, com o intuito de prejudicar as transmissões da Rádio Lajedão FM.

 

O jornalista Edvaldo Alves informou o caso à Polícia Militar e à Polícia Civil, onde registrou um Boletim de Ocorrência, e a delegada coordenadora, Valéria Chaves, imediatamente designou uma equipe de investigadores para Lajedão para dar início às investigações. A delegada também solicitou uma perícia, e os peritos do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local. Diversas autoridades policiais, tanto da Polícia Civil, como da Polícia Militar prestaram apoio ao jornalista Edvaldo Alves e se colocaram à disposição para identificar, localizar e prender esse criminoso. 

Edvaldo Alves acredita que a ação tem cunho totalmente político, uma vez que ele vem denunciando diversas ações irregulares da atual administração. Desde o ano passado, o jornalista escancarou para Lajedão e para o Extremo Sul, algumas denúncias contra o ex-presidente da Câmara Municipal, Jovino Viana, que perdeu a reeleição para vereador e atualmente foi nomeado Assessor Político do prefeito Tonzinho. O jornalista e radialista Edvaldo Alves, através da Rádio Lajedão FM, do site Liberdade News e da TV Online (TVLN), vem sendo a voz do povo de Lajedão e tem denunciado diversas irregularidades. 

Recentemente, o jornalista denunciou a desobediência do atual prefeito em não acatar uma decisão judicial e anular o concurso público Edital 001/2019; nomeou a ex-prefeita Maria de Lourdes Tavares e seu ex-marido, ambos envolvidos em denúncias de corrupção; e realizou diversas licitações suspeitas, em que não foi publicado o Pregão para que as empresas interessadas fossem comunicadas, bem como publicou o contrato com a empresa escolhida, com data retroativa; por último, que o prefeito Tonzinho fez um ato de circo, colocando carros (sucatas) em frente à prefeitura, inclusive uma delas, foi o denunciado por nossa equipe em que o ex-presidente da Câmara usava a placa deste veículo para colocar gasolina em seu veículo particular. 

“Enfim, estão tentando calar a minha voz. Já fui ameaçado diversas vezes por esse grupo político, desde os anos anteriores, e agora, que chegaram à prefeitura, estão tentando me intimidar. Mas, isso não vai calar a minha voz. Continuarei denunciando os desmandos desta administração. Isso só nos dá mais forças, só nos mostra que estamos no caminho certo. O Brasil é um dos países mais violentos para jornalistas e radialistas, e Teixeira tem dois registros dessa violência. Várias pessoas trabalham na Rádio com a gente, e precisam desse trabalho para sustentar suas famílias. Fora a comunidade que precisa, e estamos sempre servindo”, desabafou o radialista e diretor da rádio. 

O Vereador de Lajedão, Rodrigo Caires, encaminhou um áudio para o jornalista Edvaldo Alves, prestando toda a solidariedade à equipe da rádio. “Estamos solidário com vocês, pois a Rádio Lajedão FM é a voz do povo. Você realiza um trabalho imparcial há mais de 20 anos em Teixeira e região. Pode contar com seu amigo Rodrigo Caires e vamos apurar o que aconteceu. Tenho certeza que a polícia, a Justiça não vai deixar isso em vão. Isso é um vandalismo, uma tentativa de calar a voz do povo, e a sua voz que tem falado a verdade e denunciando. Fica meu sincero respeito a vocês”, disse o presidente da Câmara Isael Junior Meira. O presidente também encaminhou à direção da rádio, uma Nota de Repúdio. 

Segundo o radialista Edvaldo Alves, diversas autoridades da Segurança Pública manifestaram indignação e se colocaram à disposição. “Estamos tendo muito apoio de amigos, de autoridades, de vereadores de Lajedão, e da comunidade em geral, que estão preocupados com a situação da rádio, e se ofereceram para doar os equipamentos que foram levados e danificados, inclusive, a porta já está sendo consertada através de uma doação de parceiros. Nos sentimos muito lisonjeado com o apoio das pessoas que realmente são a favor da democracia, a favor da verdade, e vamos continuar denunciando. Não quer ser denunciado, faça a coisa certa”, disse Edvaldo Alves./Liberdadenews

Bahia vacina mais de 254 mil baianos contra Covid-19

 

Com 254.116 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quinta-feira (4), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Com o objetivo de iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos foram distribuídas durante o último final de semana 65.350 novas doses, já ultrapassando assim a casa de 351 mil vacinas entregues aos 417 municípios. 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.295 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.961 recuperados (+0,5%). Dos 599.435 casos confirmados desde o início da pandemia, 576.147 já são considerados recuperados e 13.033 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. 

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. 

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,86%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.912,23), Itororó (10.313,02), Itabuna (9.498,98), Muniz Ferreira (9.283,21) e Conceição do Coité (9.023,90). 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 983.682 casos descartados e 139.870 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (4). 

Na Bahia, 40.346 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. 

Óbitos 

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. 

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.255, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,62% ocorreram no sexo masculino e 43,38% no sexo feminino.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 39 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. 

Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,76%, preta com 14,71%, amarela com 0,61%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,74% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,68%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,10%)./saúde

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Comandante da CAEMA desmente boato sobre apreensão de motos em Jucuruçu

 
Major Anilton, comandante da Caema

Moradores de Jucuruçu procuraram a nossa reportagem para denunciar uma série de boatos que tem circulado na cidade a respeito de ações da CAEMA que iria ao município fazer apreensão de motos irregulares a pedido do atual prefeito Lili. 

De posse das informações, entramos em contato com o gestor e ele nos informou que jamais houve esta conversa com o chefe da CAEMA que quando vai ao município é para manter a paz e a ordem e, como todos sabem, a segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado e não do prefeito. 

Lili nos disse que os boatos estão sendo feitos por adversários políticos inconformados de terem perdido a eleição, mas o foco atual de sua gestão é trabalhar para melhorar a vida dos seus munícipes e não perseguir ninguém como o grupo da ex gestora esta propagando na cidade. 

Ainda segundo o prefeito, uma de suas promessas de campanha foi segurança e isso, ele já está cumprindo. Assim que tomou posse, Lili se reuniu com a comandante da 44ª CIPM de Itamaraju, major Kelly Ravani, e também com o major Anilton Almeida, da Caema para discutir a segurança no município, mais a polícia é soberana em suas ações sem interferência da administração municipal. 

Ele prometeu na sua campanha que o município teria segurança no seu mandado, e que ele está cumprindo, a polícia está fazendo o trabalho dela sem atrapalhar os cidadãos de bem e que essas pessoas que estão denegrindo o nome da polícia é por que devem. 

De posse das informações, entramos em contato com o Major Anilton Almeida, comandante da CAEMA e ele nos disse que a  visita feita ao prefeito Lili foi para discutir estratégias de segurança no município, prevenir o aumento da violência e a expansão das drogas tanto na cidade como nos distritos. 

Major Anilton, comandante da Caema desmente os boatos propagados em Jucuruçu. 

“A unidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica – CAEMA é uma tropa de choque que veio para o extremo sul com o objetivo de apoiar as outras companhias no combate ao crime, e com base em dados e alvos levantados, nos vamos atuar, nossa missão é atuar em ocorrência de alto risco e esse boato de moto apreendida ou moto por ser aprendida seja por que motivação for em Jucuruçu ou em qualquer outra localidade ele não procede, é claro que, se a nossa unidade estiver no terreno e houver necessidade de apreender qualquer outro veículo nós vamos fazer com base em indícios de crime ou coisa parecida”, disse o comandante da Caema desmentindo os boatos que foram espalhados em Jucuruçu com objetivos políticos para tentar manchar a imagem do prefeito./ bahiaextremosul

Itamaraju e mais 4 municípios atingem meta de 100% de vacinação

 

Os municípios de Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Lajedão e Itagimirim, todos da região extremo sul, bateram a meta de vacinar 100% do público alvo na primeira etapa da campanha de vacinação contra o Covid-19. 

Os dados foram divulgados pela Sesab nesta terça-feira 2, e confirmam que estes municípios estão aptos a receber novas doses da vacina e desta foram prosseguir conforme o cronograma de vacinação. 

No ranking dos municípios que estão acima de 75% mantendo um bom resultado estão Itapebi doses (95,6%), Alcobaça (93,5%), Mucuri (84%) e Itabela (77,1%). Um pouco abaixo está Caravelas ( 71,5%), Prado (67,1%) e Medeiros Neto (55,9%). 

Jucuruçu é o município que menos aplicou vacinas (28,9%). Em situação parecida está Santa Cruz de Cabrália (32%), Guaratinga (37,6%) e Belmonte que aplicou 44,2% se mantendo bem abaixo da meta. Até o momento 11.435 doses foram aplicadas no extremo sul baiano.

Após ser atacada com faca, mulher mata marido com tiro de espingarda em Vereda

 

Na noite desta quarta-feira, 03 de fevereiro, Rosilene Rosa de Jesus, popular "Pretinha", matou o marido Marcos dos Anjos Oliveira, de 22 anos, com um tiro de espingarda após ter sido agredida com uma faca na casa do casal na zona rural de Vereda. 

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), "Pretinha" contou, que atirou no marido após o mesmo ter chegado alcoolizado em casa e tê-la atacado com uma facada no pescoço. Ela contou que teria disparado um único tiro que acertou o olho esquerdo do marido para se defender, com medo de ser morta por ele. 

Os policiais registraram o homicídio e isolaram o local até a chegada da perícia e do DPT (Departamento de Polícia Técnica). 

Rosilene foi presa em flagrante e encaminhada para a sede da 8ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior) de Teixeira de Freitas, onde permanece detida. O caso deverá ser avaliado pelo judiciário. 

O corpo de Marcos foi ao removido para o IML (Instituto Médico Legal), onde passará por exames de praxe e em seguida liberado para sepultamento./bahiaextremosul

Corpo de homem é encontrado com mais de 10 tiros próximo a assentamento

 

Populares encontraram na tarde desta quarta-feira, 03 de fevereiro, o corpo de um homem ainda sem identificação próximo ao Assentamento Lulão, na zona rural de Santa Cruz Cabrália. 

No corpo haviam mais de 10 marcas de tiros, além de ferimentos pelo rosto, o que pode ser execução, informou a polícia. 

A vítima que possuía muitas tatuagens vestia apenas uma bermuda jeans. Ele também tem uma tatuagem nas costas com o nome “Felipe” e uma no braço com o nome “Gesilda”. 

O corpo foi removido para o IML de Porto Seguro, onde passou por exames de praxe e ficará no aguardo de algum familiar para que possa ser feito o reconhecimento. 

A polícia investiga autoria e motivação./bahiaextremosul

Lacen-BA detecta seis linhagens diferentes de coronavírus e torna-se referência nacional em sequenciamento genético

 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN/BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, realizou o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2 (Covid-19), identificando a circulação de seis linhagens diferentes de coronavírus. 

Com o investimento superior a R$ 20 milhões nos últimos anos pelo Governo do Estado, a unidade agora se torna referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte). 

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas. 

As análises contemplam amostras dos cinco últimos meses e demonstram que a vigilância estadual está ativa, possibilitando avaliar a dispersão do vírus no estado e investigar novas linhagens. Os seis diferentes tipos de coronavírus encontrados são subtipos do SARS-CoV-2 e não detectamos um risco aumentado para estas linhagens”, afirma Vilas-Boas. 

A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, destaca que as amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado. “Os 48 genomas sequenciados são provenientes de 25 municípios da Bahia, sendo que todos os pacientes tinham sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos”, explica a diretora geral. 

O secretário ressalta que novos sequenciamentos genéticos estão em curso. “Amanhã (5) teremos o resultado de 32 novas amostras, sendo 11 de pacientes que estiveram em Manaus”, destaca o titular da pasta da Saúde da Bahia. 

Técnica 

As amostras são encaminhadas ao departamento de biologia molecular do Lacen-BA, onde todo o processo de sequenciamento genômico dura cerca de uma semana. Antes de passar pelo equipamento Ion GeneStudio S5 Plus, desenvolvido com tecnologia de sequenciamento NGS, de última geração, as amostras passam pelo processo de extração e são novamente testadas pelo método RT-PCR, para identificar se a preservação do vírus é satisfatória. 

Uma vez validada a amostra, elas seguem para a máquina de sequenciamento. Nas últimas análises, os genomas sequenciados apresentaram cobertura superior a 95% do genoma total. Por solicitação do Ministério da Saúde, a Bahia realizará 300 sequenciamentos genéticos em quatro meses./bahiaextremosul

Mãe de Geddel é condenada no caso das malas com R$ 51 milhões

 Mãe de Geddel é condenada no caso das malas com R$ 51 milhões

A Justiça Federal no Distrito Federal condenou Marluce Quadros Vieira Lima, mãe do ex-ministro Geddel Vieira Lima e também do ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, a dez anos de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

A condenação é de janeiro e diz respeito ao caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas em um apartamento em Salvador. A investigação reuniu prova contra Marluce, algumas delas constatadas por papiloscopistas - que investigam impressões digitais. 

As provas são contestadas por Marluce. Segundo a Justiça do DF, a ré recorreu da decisão. 

A decisão é do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. 

Ele afirma que Marluce "também teve participação nos mesmos delitos de lavagem, associando-se aos filhos, e com atuação pró-ativa e efetiva no recebimento, movimentação e depósito de dinheiro, com a finalidade de ocultar e reintroduzir no mercado o dinheiro obtido de modo ilícito pelos filhos na qualidade de agentes públicos"./TH

Justiça determina prorrogação do auxílio emergencial no Amazonas


O juiz Ricardo Augusto de Sales, da 3ª Vara Federal Cível do Amazonas, determinou nesta 4ª feira (3.fev.2021) que o governo federal retome o pagamento do auxílio emergencial no Estado. A prorrogação engloba duas novas parcelas mensais de R$ 300 para os beneficiários. Leia a íntegra da decisão (296 KB). 

“As circunstâncias que impuseram a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial em setembro de 2020, não apenas continuam presentes na realidade da população amazonense, mas se agravaram diante do colapso do sistema público e privado de saúde”, disse Sales. 

O Amazonas passa por uma crise de saúde grave em decorrência da pandemia da covid-19. Tem o maior número de mortes por milhão de habitantes no Brasil. São 2.035. Além disso, sofre com a escassez de cilindros de oxigênio, usados no tratamento de casos graves da doença. 

A Justiça Federal fixou um prazo de 15 dias para o Executivo federal retomar o repasse do benefício para quem já estava inscrito e apto a recebê-lo em 2020 –cerca de 57% dos domicílios. Se o Planalto descumprir a ordem, estará sujeito a multa diária de R$ 100 mil, podendo chegar até R$ 3 milhões até meados março. 

A decisão atende ao pedido da DPU (Defensoria Pública da União), que destacou ainda as medidas de restrição adotadas em meio à pandemia para manter o pagamento por pelo menos mais 2 meses. O programa foi encerrado em 31 de dezembro. 

À época, o Ministério da Economia alegou que não possuía recursos para manter os depósitos. O argumento foi rejeitado pelo magistrado da 3ª Vara, que criticou a União por gastos desnecessários ao longo do ano passado. 

“Nesse sentido, há que se pontuar que a prática administrativa aparentemente contradiz o discurso da defesa apresentada pela União quanto à suposta ausência de recursos. Há fato público e notório de que houve o dispêndio de mais de um bilhão e oitocentos milhões de reais para a compra de itens como biscoitos (R$50.149.168,18) e sucos, refrigerantes e sorvetes (R$98.022.514,36)”, escreveu o juiz. 

Ele foi além e calculou quantos benefícios do auxílio poderiam ser pagos com o montante de produtos de alimentação comprados pelo Executivo. “Atente-se que apenas com a aquisição desses itens não essenciais (biscoitos, sucos, refrigerantes e sorvetes) foram gastos R$148.171.682,54, valor suficiente para o pagamento de 493.905 (quatrocentos e noventa e três mil, novecentos e cinco) benefícios de auxílio emergenvial no valor individual de trezentos reais”, afirmou.poder360.   VER  MAIS

44ª CIPM amplia parceria com a CIPE Mata Atlântica no combate à criminalidade em sua área de responsabilidade

 

Na manhã desta quarta-feira, 03/02, o Comandante da 44ª CIPM - Maj PM Edmar Ivo Leão Júnior - recepcionou o Maj PM Anilton Silva Almeida e o Cap PM Sávio de Jesus da Silva, respectivamente Comandante e Subcomandante da CIPE Mata Atlântica, um encontro de grande importância institucional, com o propósito de alinhar ações operacionais para melhor servir a comunidade, oportunidade em que o Major Leão agradeceu o apoio irrestrito que vem sendo prestado por aquela Companhia especializada à 44ª CIPM. 

44ª CIPM amplia parceria com a CIPE Mata Atlântica no combate à criminalidade em sua área de responsabilidade. 

O Major PM Anilton participou, também, de um culto no auditório desta Unidade, com hinos, cânticos e orações. O referido Oficial ministrou uma palavra de esperança e renovo aos Oficiais e Praças, além de civis presentes; ademais reconheceu a importância dos projetos da 44ª CIPM que visam a ampliar os cuidados da saúde mental dos policiais desta corporação. 

44ª CIPM amplia parceria com a CIPE Mata Atlântica no combate à criminalidade em sua área de responsabilidade. 

Por fim, o Major PM Anilton agradeceu o convite do Major PM Leão, reforçando o espírito de amizade que os une, colocando à disposição o efetivo da CIPE Mata Atlântica, com vista à operacionalizar a intensificação do policiamento no combate à criminalidade na área da 44ª CIPM em futuras atuações conjuntas entre as duas corporações./ASCOM/44ª CIPM

Jovem empresário de 25 anos morre em decorrência da Covid-19

 

Victor Macedo Silva, de 25 anos, morreu na manhã dessa quarta-feira, 3 de fevereiro, vítima de Covid-19. O jovem, que era morador de Eunápolis, e não era portador de nenhuma doença pré-existente, estava internado há dois dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sagrada Família, em Salvador.

De acordo com familiares, Victor foi transferido para a capital baiana em uma UTI aérea, custeada pelo Governo do Estado, após seu quadro de saúde se agravar enquanto ficou internado durante uma semana no Hospital da Covid-19, em Eunápolis.

“Ele precisou fazer hemodiálise. Até conseguimos na rede particular daqui de Eunápolis, mas os médicos acharam melhor transferi-lo para Salvador, pois o hospital de lá tinha mais recursos”, informou o tio de Victor, Jaílson Bispo.

De acordo com a informação, Victor, provavelmente, contraiu a doença durante uma viagem a São Paulo. Ele retornou para Eunápolis no dia 24 de janeiro com dificuldade para respirar. Após ser avaliado em um hospital da rede particular, no dia seguinte foi encaminhado para a UTI do Hospital da Covid-19.

A internação e a morte precoce de Victor geraram comoção nas redes sociais. Familiares e amigos fizeram uma corrente de oração nas redes sociais.

Victor era filho único do empresário Erionaldo Silva, o “Serrote”, e da advogada Tânia Macedo. Ele era gerente comercial de uma loja de autopeças e proprietário de uma loja de cosméticos. O Sollo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Jumento perturba o silêncio dos moradores de Jucuruçu

 

Pedimos por gentileza ao proprietário deste jumento que procure um local adequado para ele, Porque do jeito que está não pode ficar. 

Esse animal está preste causar grande dano na cidade de Jucuruçu. Contamos com a colaboração do proprietário do mesmo. 

Além deste animal está perambulando palas às ruas da cidade, ele estar tentando brigar com ele mesmo nos comércios que tem portas de vidro, será que se ele quebrar uma porta de vidro o dono vai querer arcar com a despesa.

Morador de Medeiros Neto se envolve em acidente em Sooretama; uma pessoa morreu

 [Morador de Medeiros Neto se envolve em acidente em Sooretama; uma pessoa morreu ] 

Uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas, em um acidente envolvendo três carros em Sooretama, no Norte do Espirito Santo, no final da tarde do último domingo (31). 

A colisão ocorreu no quilômetro 116,8 da BR101 e, de acordo com a Eco101, responsável pelo trecho da rodovia, a ocorrência foi registrada ás 17:07. A vítima morreu no local. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu três carros e resultou em 10 feridos, sendo que cinco deles ficaram em estado grave. Um veículo seguia sentido Bahia e outros dois, um atrás do outro, no sentido Espírito Santo da BR101. 

O condutor de um dos carros, e morador de Medeiros Neto, é Adailson Teixeira Costa, conhecido como "Dailsinho Vendedor de Carros", que seguia no sentido Espirito Santo junto com sua filha,  que é técnica de enfermagem. De acordo com a PRF, ele realizou uma ultrapassagem indevida e colidiu com os outros carros. O motorista e a filha ficaram feridos. 

Já o motorista do outro veiculo, o primeiro a ser atingido, morreu no local. A mulher e os filhos adolescentes que estavam no carro ficaram em estado grave. No terceiro carro envolvido no acidente, havia o condutor, a esposa e filhos. Eles não sofreram ferimentos graves./MDD

Uma tonelada de carne oriunda de abate clandestino é apreendida após denúncia

 

Itamaraju: Uma tonelada de carne oriunda de abate clandestino foi apreendida na noite de terça-feira (2), em Itamaraju, no sul da Bahia. A apreensão foi feita pela Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar. Cinco pessoas que estavam com o material foram encaminhadas para a delegacia de Teixeira de Freitas. 

De acordo com a polícia, cerca de quatro animais tinham acabado de ser abatidos na região de Cachoeira do Rio do Ouro. Após a apreensão, a carne foi encaminhada para o matadouro de Itamaraju para ser incinerada. 

Segundo a polícia, se for comprovado que a carne iria ser comercializada, o responsável irá responder por crime contra as relações de consumo. A pena é de dois a cinco anos de prisão ou multa.Além disso, a Vigilância Sanitária emitiu o auto de infração por transporte e abate ilegal de animais./G1

Operação policial deixa nove mortos no Rio

 

Uma operação policial realizada na manhã de hoje (3) deixou nove mortos em comunidades do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM), os mortos eram suspeitos de entrar em confronto com os policiais. 

“Durante as incursões, as equipes foram atacadas por criminosos armados em diversos pontos das comunidades. Ao todo, nove suspeitos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos”, informa a nota da PM. 

A operação começou no início da manhã nas comunidades da Caixa d'Água e Morro do 18 (em Quintino), do Morro do Urubu (em Pilares), do Flechal (no Engenho da Rainha) e do Barão, Bateau Mouche e Chacrinha (na Praça Seca). 

De acordo com a PM, a ação visa interromper os confrontos entre quadrilhas criminosas rivais, que disputam o controle armado dessas comunidades, com o objetivo de explorar atividades ilegais.

Seis pessoas foram presas. Também foram apreendidos cinco fuzis, quatro pistolas e uma submetralhadora./bahiaextremosul

Primeiro satélite 100% brasileiro será lançado no fim de fevereiro

 

O satélite Amazônia-1, o primeiro de observação da Terra projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, será lançado no dia 28 de fevereiro, à 1h54 (horário de Brasília). O Amazônia-1 será lançado na missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), às 10h24 (horário da Índia). 

O satélite faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica. A missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes. 

Esse será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois últimos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China. O Amazônia-1 tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. Trata-se de um satélite de órbita Sol síncrona (polar) que gerará imagens do planeta a cada cinco dias. Ele é capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km, com 64 metros de resolução. 

A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2. 

“A Missão Amazônia irá consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espacial utilizando satélites estabilizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram desenvolvidos em cooperação com outros países”, afirmou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em nota. 

“A indústria espacial brasileira terá ganho herança de voo nos equipamentos fabricados para o satélite, o que abre perspectivas para fornecimento a outros países e agências espaciais”, acrescentou o instituto./bahiaextremosul

‘Não podemos admitir outro ano sem aula’, diz Rui Costa

 

Sem definir prazo, o governador Rui Costa (PT) garantiu, na noite desta terça-feira (2) que as atividades escolares presenciais na Bahia será retomada antes da imunização da maioria da população, já que, segundo ele, na melhor das hipóteses, a margem só será alcançada no segundo semestre deste ano. 

“Não podemos admitir outro ano sem aula. Seria um desastre. É sepultar o sonho dos jovens seguirem na vida. Vários estados tentaram fazer aula virtual, mas o alcance disso é irrisório. O ambiente não tem condições”, disse Rui. Para o governador, há uma “necessidade urgente do reinício”. 

“Já perdemos o ano de 2020. Tenho repetido que o que transforma a vida é a educação. Sei o impacto que isso causa. Os jovens precisam ter essa esperança. Mas é o fio da navalha”, avaliou o governador. 

Segundo o Bahia Notícias, Rui afirmou ter feito à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) uma solicitação de estudo Sesab para que possa definir parâmetros que permitam definir quando anunciar o início das aulas. Segundo o governador, na próxima semana conduzirá uma reunião com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e com o prefeito da capital, Bruno Reis (DEM), para apresentar a proposta e definir os parâmetros de retorno das atividades escolares. 

“Divulgamos um protocolo desde outubro. Álcool gel instalados, pias nas escolas, recuperamos os banheiros e fizemos intervenções para conseguir garantir a higienização. Só voltará por dia metade da turma. Queremos discutir com cuidado qual parâmetro que usaremos. A taxa de ocupação de UTI, as mortes diárias, o crescimento da doença. Vamos conversar e anunciar. Com a chegada das vacinas dá uma segurança maior. Ter festas acontecendo, isso só adia o retorno das aulas”, completa Rui./radar64

Teixeira, Porto e Eunápolis tentam atingir meta de vacinação

 Teixeira: Prefeitura faz nova previsão de cronograma de vacinação - Siga a  Notícia

Após apelo do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, pedindo que os idosos e profissionais da saúde – que integram os grupos prioritários da primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 – compareçam aos postos e locais disponíveis para se imunizarem, vários municípios estão intensificando esforços para bater a meta de 75%, estipulada pelo secretário. 

Vilas-Boas deixou claro que os municípios que permanecerem a baixo de 75% não serão contemplados com novas doses da vacina. Este é o caso de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro, as três maiores cidades do extremo sul baiano. 

Dados divulgados pela Sesab nesta segunda-feira 1º, mostram que Eunápolis foi o município que mais avançou chegando a 66% do público alvo vacinado, contra 47,9% de Teixeira de Freitas e 44% de Porto Seguro. Quarta maior cidade da região, Itamaraju, que recebeu 848 doses, já conseguiu imunizar 100% do público alvo. 

Com 206.910 vacinados contra o Coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta segunda-feira 1º, a Bahia se garantia entre os estados do País com o maior número de imunizados. 

A Sesab informou que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas em painel./sigaanoticia

Ratinho sai em defesa de Bolsonaro e xinga críticos: “Cambada de vagabundo”

Crédito: Reprodução/Instagram 

Bolsonarista assumido, Ratinho usou o espaço de seu programa no SBT para sair em defesa do presidente do Brasil e seu amigo pessoal, Jair Bolsonaro. 

Ao defender o chefe do Estado na atração, o comunicador alfinetou os opositores, governadores e a imprensa, que criticam o trabalho de Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus. 

“Vou falar sobre o coronavírus. Uma luz no fim do túnel se acende com o início da campanha de vacinação. O presidente Jair Bolsonaro tem recebido todo tipo de crítica. 

O governo e o ministério da Saúde são depreciados constantemente pela oposição e por parte da imprensa, que não reconhece a importância do trabalho que vem sendo realizado. É pra perder a paciência. 

O governo federal já garantiu 350 milhões de doses contra a Covid-19 para este ano. O ministério da Saúde já distribuiu mais de seis milhões de doses para os estados, e a campanha já começou. Mas, infelizmente, sempre tem alguns espertalhões que não que não têm senso de cidadania. 

O que você tem a dizer dessas pessoas que estão furando a fila para serem vacinadas? Qual sua opinião sobre elas? Na minha opinião, elas são canalhas”, disparou ele./istoe

Um em cada dois pacientes internados em UTI com covid no Brasil morreram

 

Um estudo realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) revela que 47,6% dos pacientes com covid-19 que são internados em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) no Brasil morrem. 

O estudo, que começou no início da pandemia, avaliou 2.000 pacientes e constatou que a cada dois internados em UTI, um foi a óbito, conforme o Olhar Digital. 

Além disso, 60% dos pacientes que precisaram de respirador faleceram. No mundo, esta taxa fica em 45%. Ainda conforme o estudo, 15% dos pacientes apresentaram septsemia (infecção generalizada), 13% desenvolveram infecção bacteriana e 87,9% receberam antibiótico. 

O levantamento foi realizado em 37 hospitais de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Participaram cerca de 150 profissionais de saúde, além de 27 estudantes de medicina e enfermagem./TH

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.