Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 1 de maio de 2021

Filho é preso em Medeiros Neto após agredir pai que pediu fim de 'bebedeira'

 [Filho é preso em Medeiros Neto após agredir pai que pediu fim de 'bebedeira' ]

Uma guarnição do Pelotão e Emprego Tático Operacional – PETO da 44ª CIPM de Medeiros Neto, conduziu à delegacia o vaqueiro Vilmar Moreira de Almeida, de 33 anos de idade, por ter agredido fisicamente seu próprio pai, de 55 anos. 

O ocorrido foi na tarde desta sexta-feira (30), na Fazenda Alegria, sentindo Nova Zelândia, interior de Medeiros Neto. Informações dão conta de que Vilmar havia chegado em casa visivelmente embriagado e começou a quebrar móveis e objetos. 

Seu pai tentou pedir para que parasse de destruir os móveis, mas Vilmar começou a discutir e agredi-lo fisicamente. A PM foi acionada para contê-lo. Com a chegada da guarnição, Vilmar tentou fugir, mas foi detido, conduzido e apresentado na Delegacia de Medeiros Neto. 

Ele foi ouvido e autuado por dano qualificado pelo Delegado, Dr. Júlio César Teles e, em seguida, encaminhado para a carceragem da 8ª Cooprin de Teixeira de Freitas. 

Ainda segundo informações, essa foi a segunda vez que Vilmar Moreira de Almeida teve esse tipo de ataque de fúria, mas a primeira vez que agrediu o pai./MDD

Feirante teixeirense sai de casa com veículo para comprar coco e desaparece

 

Teixeira de Freitas: Na tarde da última sexta-feira, 30 de abril, compareceram na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, familiares do Sr. Ailton Santos, de 56 anos, comunicando o seu desaparecimento. De acordo com as informações, Ailton saiu de casa na última terça-feira, 27 de abril, dirigindo um veículo VW Gol, de cor azul, placa policial, CAM- 6034, e não mais retornou. 

Além de não voltar para casa, o Ailton não deu mais notícias e a família não conseguiu mais nenhuma forma de contato com ele. Ailton, que é feirante, recebeu uma ligação por volta das 21h30 do dia 27/04, e avisou em casa que iria adquirir cocos de uma pessoa, não informada, no Bairro Nova América, para revender. 

Logo após sair de sua casa no Bairro Vila Vargas, ele ainda atendeu uma ligação de sua companheira e disse que já estava no trevo do Bairro Nova América. Ailton não mais retornou para casa e nem atende o seu telefone. A Polícia pede que, caso alguém veja o Ailton ou o veículo informado, acione a polícia através dos telefones 190 ou 197./Liberdadenews

Brasil atinge marca de 400 mil mortos pela covid-19

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral.  

O Brasil bateu a marca dos 400 mil mortos pela covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.001 novos óbitos. Com isso, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia do novo coronavírus chegou a 401.186. 

Ontem, o balanço diário marcava 398.185 vítimas que não resistiram à pandemia. Ainda há 3.663 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. 

A soma de pessoas que contraíram o vírus desde o início da pandemia alcançou 14.590.678. Entre ontem e hoje, foram confirmados 69.389 diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 14.521.289 casos acumulados. 

As informações estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quinta-feira (29). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde. 

Em termos de óbitos, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram até o momento 574.947 mortes em função da covid-19. Já no ranking de casos, o país está na terceira colocação, atrás da Índia (18.376.524) e dos Estados Unidos (32.272.447).

O número de pessoas recuperadas totalizou 13.152.118. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.037.374. 

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (29.04.2021). - Ministério da Saúde

Estados. 

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (95.532), Rio de Janeiro (43.965), Minas Gerais (33.041), Rio Grande do Sul (24.753) e Paraná (22.229). Já as unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (1.503), Acre (1.525), Amapá (1.536), Tocantins (2.529) e Alagoas (4.200). 

Vacinação 

Até o início da noite de hoje, haviam sido distribuídos 57,9 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicados 41,4 milhões de doses, sendo 28,5 milhões da primeira dose e 12,9 milhões da segunda dose. 

Repercussão 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota lamentando as 400 mil mortes. “O número reflete a dor de famílias que perderam pais, avós, filhos e irmãos de forma rápida, violenta e muitas vezes solitária. Reflete também erros de condução e a ausência de coordenação centralizada no nível federal.” 

Na nota, os secretários estaduais de Saúde insistem na necessidade de ampliar a vacinação contra a covid-19 e de uma ampla campanha de comunicação para destacar a importância das medidas de prevenção e garantir adesão à vacinação. 

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber de o órgão emitiria algum tipo de posicionamento sobre a marca e aguarda retorno. 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também soltou comunicado no qual se solidariza com as famílias dos mortos e critica as ações do governo federal. “A ausência de coordenação nacional, o desfinanciamento deliberado do Sistema Único de Saúde (SUS) e a negação com motivação ideológica para compra das vacinas contra a covid-19, no momento em que precisávamos ter adquirido, são alguns dos inúmeros motivos que tornam a atual gestão como a grande responsável pela barbárie que vivemos”, diz o texto do CNS./agenciabrasil

Morador do Estância Biquini morre em acidente na BA 290 próximo a São José de Alcobaça

 

Orlando Pereira dos Santos, de 56 anos, morador da Rua das Rosas, no bairro Estância Biquini,  em Teixeira de Freitas, morreu na noite desta sexta-feira, 29 de abril, depois de ter sido atropelado por um carro e uma moto, próximo a São José de Alcobaça, na BA 290 que liga Alcobaça a Teixeira de Freitas. 

Segundo informações, Orlando trafegava de moto no sentido Teixeira de Freitas quando parou a moto na margem da rodovia, desceu e ficou em pé acenando, nesse momento veio um carro e o atropelou, um motociclista que vinha atrás não conseguiu desviar e também passou por cima do corpo da vítima. 

O outro motociclista que não teve a identidade revelada sofreu várias lesões e fraturas, algumas no rosto, ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas. Orlando morreu no local. 

Ainda não se sabe se o primeiro veiculo atropelou Orlando ou o motorista com medo da onda de assaltos que vem acontecendo neste trecho da rodovia, jogou o carro em cima da vítima pensando que era um assaltante. 

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. A polícia vai apurar as causas do acidente./bahiaextremosul

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Dono de um super conhecimento e talento, um ser humano incrível, estamos falando dele "Cezar Sena" que nos cedeu esse precioso espaço

Que privilegio termos a participação do nosso jucuruçuense  aqui no jucurunet, há tempos estamos tentando esse bate papo com ele, mas devido sua correria, ficava um pouco difícil, mas agora chegou o grande momento, então vamos saber como está a vida desse super talento na arte de ensinar e viver. 

Nome completo? R:

Clério Cezar Batista Sena. 

Idade? R:  48 anos - 18/10/72 

Naturalidade? R: Jucuruçu, BA. 

Nome de sua esposa e seus filhos?

R: Esposa: Cleide

Filhos: Maria Clara e Henrique Cezar 

Quem são seus pais?

R: Altamiro (Miro Pilão) e Maria Sena (Mariazinha). 

Quantos irmãos você tem?

R: 5 irmãos: Cleuma, Cleiton, Cleia, Ronaldo e Renata 

Quando foi que você saiu de Jucuruçu e para onde foi? 

R: Saí em 09 de dezembro de 1996 e vim morar em Vargem Grande Paulista, cidade que fica na região metropolitana de São Paulo. 

Por que decidiu sair de Jucuruçu? 

R: Buscar novas oportunidades de trabalho e de estudo. Devido às posições políticas não conseguia emprego em Jucuruçu mesmo já sendo formado (magistério) desde 1991. Acredito que, infelizmente até hoje, houve poucas mudanças, pois, preferem contratar “cabo eleitoral” ao invés de profissional. Em Jucuruçu deveria ter concurso público. Os contratos são apenas para emergência, como já determina a legislação. 

O que mais você sente saudades de Jucuruçu, sua terra natal? 

R: Além da família e amigos, sinto falta dos banhos de rio e de cachoeira. Após 25 anos, são poucas as saudades. Adaptei-me muito bem aqui. Sou grato a cidade que me acolheu. Como não sou uma pessoa muito saudosista acredito que o presente é o melhor momento. 

Hoje você mora em São Paulo. Conta um pouco da diferença de sair de uma cidade pequena e ir para a maior capital do país? 

R:  Na verdade, não moro na capital. Moro em Vargem Grande Paulista, uma cidade da área metropolitana. Estou a 43 km do centro da cidade de São Paulo. Assim que cheguei me envolvi na dinâmica da cidade. Procurei a igreja católica, onde fui acolhido imediatamente pelo Padre André, que se tornou um grande pai espiritual, amigo e conselheiro. Comecei a participar do grupo de jovens da paróquia e de um movimento chamado “Movimento dos Focolares”, o qual pertenço até hoje. 

Como foi a sua adaptação em sua nova cidade? Você teve muitas dificuldades para conseguir trabalhos? 

R: Como é uma cidade pequena, não tive muitas dificuldades de adaptação. Mas no início senti muitas saudades da família. No primeiro ano morei com meus tios e isso facilitou um pouco esse processo. Assim que fui aprovado no concurso da Prefeitura, aluguei um quartinho no fundo de uma igreja e fui morar sozinho. Em relação ao trabalho, não tive muita dificuldade de encontrar emprego. Cheguei em dezembro e logo em fevereiro já estava trabalhando. Meu primeiro emprego foi como cobrador de ônibus em uma pequena empresa que ligava dois bairros de Vargem Grande Paulista (Jardim Vargem Grande a Capela de São Pedro). No meu primeiro salário já me matriculei numa escola de informática para me preparar melhor e ter novas oportunidades. Mas com apenas 3 meses me despediram. Porém, logo fui contratado pela escola de informática que estudava para cobrir a licença saúde de uma funcionária. Fiquei nesta escola por 10 meses, pois no ano seguinte passei no concurso para professor aqui em Vargem Grande Paulista e pedi demissão da escola de informática. Trabalhei na prefeitura por 10 anos, em várias funções dentro da Secretaria de Educação. Em 2007 passei no concurso para professor do Estado. O objetivo de entrar no Estado era o de obter uma bolsa de estudo para o mestrado, e consegui no mesmo ano. Em 2009 passei no concurso de diretor de escola do Estado de São Paulo, onde atuo até hoje. Sou diretor da maior escola da cidade que atua como Escola de Ensino Integral, onde os alunos e estudam das 7:30h às 16:30h. 

Você é um professor bastante conceituado, fala um pouco deste grande privilégio (por você ter suas raízes interioranas). 

R: Logo que entrei no mestrado, em 2008, fui convidado para lecionar na Faculdade Censupeg, onde ainda atuo. Leciono na pós-graduação no curso de Neuropsicopedagogia. Contudo já atuei nos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia, Educação Especial, Gestão Escolar, entre outros. Como a Faculdade tem polo em todas as regiões do Brasil, tive a oportunidade de lecionar em muitos Estados, como no Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e Goiás por exemplo. Ser do interior ajudou muito, pois consigo me colocar no lugar do outro, entender a linguagem do povo. Eu me sinto honrado e grato à Faculdade Censupeg por acreditar no meu potencial. Lecionar na pós-graduação é um grande desafio, tendo em vista que muitos alunos já têm suas carreiras consolidadas, vêm para o curso procurando aperfeiçoamento e atualização profissional. Grande parte dos meus alunos são pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, professores de educação física, psicomotricistas, psicopedagogo. É um público bem determinado e exigente e isto obriga a me preparar cada vez mais, estando sempre atualizado. Estou concluindo minha oitava pós-graduação. Conhecimento nunca é demais e nem ocupa espaço.   

Você também atua como palestrante e presta esse trabalho em grande parte do Brasil. Como se sente contribuindo de forma grandiosa com a Educação Brasileira? 

R:  Me sinto muito grato e orgulhoso, pois através do meu trabalho consigo compartilhar meus conhecimentos com muitas pessoas, de diferentes áreas do conhecimento, cultura, condição social, etc. Neste sentido, o momento de aprendizagem é sempre recíproco. Na verdade, o professor sempre aprende mais do que ensina. 

O quê o Cezar Sena, sente mais saudades de Jucuruçu, sua cidade, onde você nasceu, cresceu trabalhou e estudou bastante? 

R: Após 24 anos morando aqui, sinto como se tivesse nascido em Vargem Grande Paulista, uma vez que fui muito bem acolhido nesta cidade, que me ofereceu muitas oportunidades de crescimento profissional e que correspondi contribuindo com seu desenvolvimento na área de educação. Ela é uma cidade nova, completou 39 anos em 27 de novembro. Quando aqui cheguei tinha apenas 15 anos de emancipação. Fui da primeira turma de professores do Ensino Fundamental, logo no início da municipalização do ensino (antes era tudo do Estado). Aqui tive a oportunidade de atuar como professor, por meio de um concurso público, coisa que não aconteceu em Jucuruçu, onde me formei no magistério aos 18 anos, mas não conseguir lecionar, pois não apoiava os candidatos vencedores. Em 1998 fiz o primeiro concurso para professor e passei no 3º lugar com apenas o magistério, concorrendo com muitos pedagogos. Mas logo que assumir o cargo de professor me matriculei no curso de Pedagogia. 

Como já falei anteriormente, não sinto mais saudades de Jucuruçu, pois a partir do momento que se estabelece numa cidade, constrói uma família, suas raízes já se estabelecem a relação é outra. Isso não quer dizer que não gosto do lugar onde nasci, pelo contrário. Mas é um gostar de gratidão, pelos bons momentos que vivi. Sempre fui uma pessoa que olha para o futuro e não fico pensando no passado ou no que poderia ter sido. 

Você pretende voltar um dia a morar em Jucuruçu? 

R:  Não penso nisso ainda. Quando me aposentar da direção da escola, pretendo dedicar minha carreira de escritor e consultor, afinal, com a melhoria da tecnologia e internet de alta velocidade, quem sabe não será possível “voltar para casa”? A pandemia nos mostrou que é possível trabalhar de qualquer lugar, desde que se tenha internet de qualidade.

 

E sobre a sua família? Fale um pouco sobre ela. 

R: Conheci minha esposa, Cleide, na igreja, quando participava da paróquia. Após idas e vindas, aceitamos o grande desafio de formar uma família. Temos dois filhos, Maria Clara de 17 anos e o Henrique de 14 anos. Minha família é meu maior bem. Todas as minhas conquistas só foram possíveis graças ao apoio, cumplicidade e incentivo deles, que suportaram minhas ausências em muitos momentos, mesmo dentro de casa, devido à demanda de estudos e nas minhas viagens pelo Brasil a trabalho. Sou grato a Deus pelo dom da paternidade. Em razão dos trabalhos, sei que não dei a atenção que eles mereciam. Uma brincadeirinha à parte: quando nos casamos, numa das cláusulas do contrato pré-nupcial, perguntei a Cleide se ela estava disposta a me dividir com os livros, com os estudos. Ela, no momento da euforia disse: sim! Mas depois viu que não era brincadeira e compreendo o quanto é difícil para ela essa “divisão-competição” com os estudos e livros. Mas com amor e cumplicidade tudo fica bem. 

Cezar Sena é uma pessoa vaidosa? Caso seja, quais são suas vaidades? 

R:  Sim, sou vaidoso. Sempre fui. Gosto de me vestir bem, usar bons perfumes. Não é uma vaidade exagerada a ponto de me deixar ser influenciado pelas tendências consumistas, porém uma vaidade moderada e dentro das minhas possibilidades. Pois sou uma pessoa muito controlada financeiramente. Alguns diriam que sou pão duro. Mas na verdade sou alguém que aprendeu com a vida e com leituras a gastar apenas o que já tiver ganhado. 

Você acha que fez uma escolha certa indo para São Paulo ou ainda pretende morar em outra cidade brasileira? 

R:  Sim, foi a escolha mais assertiva que fiz. Pois me possibilitou estudar, escolher vários trabalhos. Fui aprovado em vários concursos para professor, diretor e psicopedagogo na região (Cotia, São Roque, Barueri, Carapicuíba). Trabalhei durante um ano na prefeitura de Barueri, então, quando passei no mestrado tive que pedir exoneração. Não tinha como trabalhar no Estado, na prefeitura e ainda fazer o mestrado. A vida é feita de escolhas e em cada escolha há uma renúncia. A cidade de Vargem Grande Paulista me acolheu e ofereceu oportunidades de crescimento profissional. Sinto-me muito bem aqui. Como mencionei antes, talvez somente após aposentar. Entretanto, não pensei ainda para qual cidade iria. Quem sabe para uma cidade do litoral? 

Fale um pouco sobre a sua religiosidade? 

R:  Sou um homem de fé e oração diária. Tenho consciência que tudo que acontece na minha vida é permissão de Deus. Ele já me livrou de muitas turbulências. Tive uma educação religiosa, influenciado por minhas tias catequistas. Aos 13 anos já era catequista e dos 15 aos 21 anos, quando ainda não havia padre em Jucuruçu, eu coordenava a comunidade de São Sebastião. Celebrava a liturgia aos domingos, grupos de jovens, legião de Maria, pastoral da criança, dentre outras atividades. Quando vim para São Paulo não tinha intenção de continuar participando da igreja. Mas na mesma semana que cheguei fui atraído para a missa dominical, e lá conheci o Padre André, que cuidou de mim como um filho. No final da missa fui me apresentar e logo me convidou para ir lanchar com ele e outros jovens numa padaria perto da igreja. Logo comecei a participar do grupo de jovens novamente. Desde 1997 participo do Movimento do Focolares (movimento ecumênico, com raízes católica, fundado durante a 2ª guerra mundial por Chiara Lubich na Itália) que tem como carisma “Que todos sejam um”. Este movimento contribuiu e ainda contribui muito para minha formação pessoal, espiritual e emocional. 

Uma frase que define o Cezar Sena? 

R:  “Toda escolha pressupõe uma renúncia”.

Nunca permiti que alguém limitasse as minhas capacidades. Ninguém conhece minhas fragilidades e potencialidades melhor do que eu. 

Cezar Sena, por Cezar Sena. 

R:  Uma pessoa determinada, focada e disciplinada. Alguém que acredita na vida e nas pessoas. Tenho consciência da minha atuação profissional e política. Não me furto a opinar e a apontar incoerência. Sei que com o meu trabalho e estudo posso contribuir positivamente para uma sociedade melhor. 

Como o Cezar Sena vê atual a situação da política brasileira em relação à Educação? 

R:  Com muita preocupação e um certo desânimo. Não gosto desta sensação, pois essencialmente sou uma pessoa otimista. Mas analisando friamente o cenário atual, as perspectivas não são positivas. A educação está estagnada, os índices educacionais não avançam. Estamos vivendo tempos sombrios e de retrocesso. Infelizmente não vejo perspectivas positivas a curto e médio prazo. 

Como você enxerga o papel da Educação da sociedade? 

R:  Enxergo hoje como que sempre enxerguei.  Que a Educação é a chave para qualquer mudança numa sociedade. Os países que conseguiram grandes avanços foram aqueles que investiram estrategicamente num modelo de educação inclusivo e para todos, focando no desenvolvimento de talentos, na pesquisa e na remuneração adequada para os professores. A questão educacional no Brasil é uma questão estrutural, falta de uma ação sistêmica de Política de Estado. Enquanto as políticas públicas educacionais forem dos governos, seja Municipal, Estadual ou Federal, continuaremos enxugando gelo. A cada mudança de gestor, o novo quer sempre apagar o que o antecessor fez, mesmo se as propostas e projetos estejam dando certo. Estamos sempre recomeçando a cada quatro anos. É impossível ter resultados duradouros e consistentes se não há continuidade. 

Sabemos muito bem que o Cezar Sena é uma pessoa superinteligente, um grande intelectual. Você se inspira em alguém ou isso é uma identidade própria? 

R:  Não me considero “superinteligente”. Sou alguém que sempre gostou de aprender e de estudar. Sou um leitor desde criança e ainda leio de tudo. Desde livros científicos, romances, livros de autoajuda, espiritualidade, gibis, revistas, etc. Talvez por isso alguns acreditam que sou um pouco inteligente. Sabemos dos benefícios que a leitura traz para todos os nossos campos de atuação. Em relação a ser uma pessoa intelectual, não sei se sou tanto assim. Apenas me esforço a cada dia para ser o melhor professor para os meus alunos, porém não o melhor no sentido de competição e sim na intenção de oferecer o melhor de mim. Tenho dedicado meus últimos 20 anos ao estudo do processo de aprendizagem e como esse processo se forma. Fiz algumas pós-graduações que colaboraram muito para minha formação intelectual, sendo algumas delas: Mestrado em Educação – Psicologia da Educação (PUC/SP), Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica (Censupeg), Especialista em Gestão Escolar (USP), MBA em Gestão Empreendedora: Educação (UFF- Universidade Federal Fluminense), Psicopedagogia Institucional e Clínica e Especialista em Educação Infantil (Universidade Castelo Branco). Além de Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC). E outros cursos de atualização. Acredito que para ensinar é preciso estar disposto a aprender sempre. O professor não pode parar de estudar nunca. Sou um professor exigente, sendo assim, não deixo o aluno oferecer apenas o mínimo, tento “arrancar” dele o máximo possível, pois acredito no potencial de cada um. 

Se você não fosse professor, qual profissão escolheria? 

R:  Advogado ou psicólogo. Pois gosto de saber de legislação e também de conhecer um pouco da psicologia humana. No entanto, como professor posso exercer estas duas funções. Quando ajudo os meus alunos a lutarem por seus direitos, acaba atuando um pouco como advogado deles e, no desenvolvimento do autoconhecimento, atuo na área da psicologia. 

Como é sua relação com seus alunos? 

R:   Uma relação de afeto, respeito e admiração recíproca. Graças a Deus recebo muitos feedbacks positivos dos meus alunos sobre o quanto influenciei em suas decisões e práticas pedagógicas. Alguns dizem que minhas aulas fizeram rever vários conceitos e escolhas profissionais. Guardo comigo vários relatos emocionantes que me ajuda manter firme no propósito, principalmente naqueles momentos de desânimo. 

Na sua opinião, o que poderia ser diferente? 

R:   Deveria haver um marco regulatório que obrigasse os gestores eleitos a dar continuidade às políticas públicas educacionais com resultados positivos e com avaliações sistemáticas dos resultados. Formação de professores voltado para práticas efetivas de gestão de sala de aula e de conteúdo. Ou seja, que ensinasse aos professores como ministrar aulas (didática), com procedimentos pedagógicos validados cientificamente e não apenas discurso pedagógicos com concepções de ensino descontextualizado e importadas de outros países sem levar em consideração as reais necessidades. Acredito que a melhor estratégia de formação docente seria aquela onde se perguntasse aos professores sobre as suas necessidades e não oferecer cursos prontos onde eles deveriam apenas “aplicar”. Pela minha experiência de formador e gestor, é preciso ensinar aos professores técnicas de ensino ao invés de apenas correntes pedagógicas. Para ensinar bem é necessário técnicas e procedimentos padronizados e validados. Portanto, é preciso ensinar aos professores como ensinar. 

Quais são os métodos que você pode usar para ensinar? 

R:  Hoje, aqueles que foram meus alunos já são profissionais de diversas áreas, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outras licenciaturas, a busca pela especialização tem uma realidade bem diferente. São pessoas que na grande maioria já aprendeu a aprender. Leciono no curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. No entanto, há um consenso que não existe um método único e eficaz. O melhor método é aquele que leva em conta os mecanismos que os alunos utilizam para reter e armazenar os conhecimentos. Com a pandemia evidenciou-se a importância do ensino híbrido, que é uma abordagem pedagógica que envolve momentos/atividades presenciais e à distância. As atividades devem ser complementares, de modo a favorecer o desenvolvimento do estudante, a personalização da aprendizagem e a promoção de sua autonomia. Neste aspecto a Neurociência aponta várias pistas. Assim, o método mais eficaz é aquele que leva em conta os estilos de aprendizagem e individualidade dos alunos.  

Como você tem usado ou como você vai usar a tecnologia em sala de aula? 

R:  Desde o ano passado minhas aulas acontecem por EPV (Encontro Presencial Virtualizado). Termo usado pela Faculdade Censupeg, onde trabalho. Na semana anterior ao encontro presencial, posto no ambiente de aprendizagem da Faculdade os artigos e documentos a respeito da aula e no dia do encontro presencial (sábado, das 8h às 18h). Eu e os alunos interagimos virtualmente. Uso slides, questões problematizadoras, vídeos (curtos) e atividades pelo google forms. Durante todo o dia vou ensinando e compartilhando os conteúdos com os alunos, instigando-os a interagir e participar ativamente da aula. Não gosto de aula-palestra, onde o aluno é passivo e apenas escuta o professor falar. Gosto de aula viva, ativa e dinâmica como questões onde os alunos buscam as melhores possibilidades conjuntamente. O bom professor de hoje não é aquele que dá as respostas corretas, mas sim aquele que provoca reflexões por meio de questões norteadoras que não têm necessariamente apenas uma resposta.   

O que dizer sobre aqueles que pensam que professor só briga por salário e esquece o aluno? 

R:   Digo para “passar” uma semana como estagiário com uma turma de 6º e 7º ano com 40 alunos na sala numa escola pública de periferia para conhecer a realidade dos professores. Dar opinião sem conhecer a realidade é fácil. Estamos cheios de “especialistas” em educação, principalmente agora neste período de pandemia. Para os professores, digo que continuem brigando por melhores salários e condições de trabalho. Pois de fato nosso país não valoriza com salários dignos os profissionais da educação. Agora, em relação a esquecerem dos alunos, é uma questão complexa. Pois isso não tem nenhuma relação com a reivindicação por melhores salários. Sabemos que em todas as profissões há pessoas que deixam a desejar. Mas com certeza esses são a minoria. Conheço professores fantásticos que apesar dos baixos salários e das condições de trabalho, continuam ensinando muito bem os seus alunos. Se reinventando e se expondo para ensinar a todos. O fato e que nem todos querem aprender.  

Já pensou em desistir? 

R:  Sim, claro! Muitas vezes. Mas logo desisto de desistir (risos). Acredito que “você é para o que você nasce”. Me encontrei como educador. Sei que com o meu trabalho posso colaborar com meu país. Hoje, como diretor de escola e professor universitário posso influenciar ainda mais. 

Um sonho? 

R:   Só um? Tenho vários. Transformo meus sonhos em metas. Metas são mensuráveis, com datas determinadas. Já o sonho, este é muito subjetivo, ficando muitas vezes no campo das intenções e desejos. Uma das metas a curto prazo é a publicação do terceiro livro (já em produção), sobre a contribuição da Neuropsicopedagia para a melhoria da prática docente. Outra meta, a médio prazo, é me matricular no doutorado e, por fim, após aposentadoria da direção, daqui mais ou menos 10 anos, dedicar-me a carreira de escritor e consultor.

Se tivesse que gravar agora áudio pelo WhatsApp para os alunos de todos os rincões do Brasil, o que você diria? 

R:   Estude, estude e estude. É o caminho mais seguro para a melhoria da qualidade de vida e para a transformação social. Não acredite em tudo que lê ou escuta, principalmente pelo WhatsApp. Leia livros de autores clássicos, consulte sites de instituições sérias. Não acredite em salvadores da pátria, que alguém irá vir e resolver todos os problemas, isso é ilusão. A mudança só acontecerá se você fizer sua parte com responsabilidade e solidariedade. Lute pelo que acredita e, acima de tudo, tenha um propósito de vida! É ele que mobilizará suas ações. Acredite no seu potencial. Sempre! 

Vargem Grande Paulista, SP. 21 de abril de 2021.

Mucuri: Dono de bar é assassinado dentro de sua residência em Costa Dourada

 

Mucuri: Na noite desta quinta feira, 30 de abril, policiais civis foram acionados para atender a uma ocorrência de homicídio consumado, em uma residência próxima ao Distrito de Costa Dourada, município de Mucuri. Após autorizado pela Autoridade Policial, o Departamento de Polícia Técnica esteve no local realizando a remoção do corpo da vítima. 

Juscelino dos Santos Costa, de 53 anos, foi assassinado em sua residência, onde funciona um estabelecimento comercial (bar). A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo, sendo encontrados 03 (três) projéteis no local do crime, não havendo mais informações sobre a forma como o crime ocorreu, ou identificação dos autores. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exame de necropsia, e posteriormente, foi liberado aos familiares. A Polícia Civil de Mucuri vai instaurar um Inquérito Policial para apurar os fatos. Qualquer informação, entrar em contato com o número 197 (Polícia Civil)./Liberdadenews

Witzel sofre impeachment e perde o cargo de governador do Rio

Tribunal aprovou o impeachment de Wilson Witzel por unanimidade - Pilar Olivares/REUTERS

 

O TEM (Tribunal Especial Misto) aprovou nesta sexta-feira (30), por 10 votos a 0, o impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Ele é acusado de crime de responsabilidade por um suposto esquema de corrupção em contratações da secretaria de Saúde do Rio de Janeiro para enfrentamento da pandemia decovid-19. 

O voto de Alexandre Freitas (Novo), fez o tribunal alcançar os sete votos necessários (dois terços) para a condenação, tirando Witzel definitivamente da gestão estadual. 

O julgamento começou por volta das 9h30, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). A leitura do relatório de 324 páginas entregue e protocolado pelo relator do processo, deputado Waldeck Carneiro (PT), foi suspensa de comum acordo entre a defesa e a acusação. 

Com isso, o processo seguiu com a acusação, representada pelo deputado Luiz Paulo (Cidadania). Em sua fala, que durou pouco menos de 30 minutos, o parlamentar pediu a inelegibilidade de Witzel por cinco anos com base no crime de responsabilidade e afirmou que Witzel negligenciou os princípios básicos durante a condução da pandemia. 

"No núcleo do poder executivo foi criada uma estrutura hierárquica a partir do governador", disse Luiz Paulo. 

Em seguida, os advogados de Witzel apresentaram os pontos da defesa também por 30 minutos. 

Bruno Albernaz iniciou a defesa mencionando a corrupção de gestões passadas como responsáveis pelas dificuldades na condução da pandemia. Em seguida, a defesa do governador afastado defendeu o acesso da delação premiada de Edmar Santos, ex-secretário da Saúde. 

O julgamento começou por volta das 9h30, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). A leitura do relatório de 324 páginas entregue e protocolado pelo relator do processo, deputado Waldeck Carneiro (PT), foi suspensa de comum acordo entre a defesa e a acusação. 

Com isso, o processo seguiu com a acusação, representada pelo deputado Luiz Paulo (Cidadania). Em sua fala, que durou pouco menos de 30 minutos, o parlamentar pediu a inelegibilidade de Witzel por cinco anos com base no crime de responsabilidade e afirmou que Witzel negligenciou os princípios básicos durante a condução da pandemia. 

"No núcleo do poder executivo foi criada uma estrutura hierárquica a partir do governador", disse Luiz Paulo. 

Em seguida, os advogados de Witzel apresentaram os pontos da defesa também por 30 minutos. 

Bruno Albernaz iniciou a defesa mencionando a corrupção de gestões passadas como responsáveis pelas dificuldades na condução da pandemia. Em seguida, a defesa do governador afastado defendeu o acesso da delação premiada de Edmar Santos, ex-secretário da Saúde./bahiaextremosul

Distrito de Piragi receberá nova unidade de saúde nos próximos dias

 

Gestão que trabalha e muda a realidade do município. A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Obra e Secretaria de Saúde, comemora a conclusão de mais uma importante obra. 

Desta vez a protagonista é a Unidade de Saúde da Família do Distrito de Piragi, que foi concluída e será entregue a população na próxima semana, a obra entra na estatística da gestão municipal com destaque e compromisso cumprido.

 

Um sonho antigo dos moradores sendo solicitado ao Prefeito Marcelo Angênica, que atendeu o pedido realizando o investimento na comunidade, a obra proporcionará melhor qualidade de atendimento à população, disponibilizando de estrutura necessária para os atendimentos médicos e procedimentos de saúde. 

A conclusão da obra é o principal assunto da comunidade vivenciando uma nova realidade, segundo o Secretário de Saúde Fábio da Minas, a obra passa pelos ajustes finais e será entregue na primeira semana do mês de maio.

 

A entrega da obra será de suma importância mediante o momento enfrentado da pandemia, onde a saúde tem pela frente inúmeros desafios em combate ao Covid-19, a nova unidade proporcionará condições adequadas de atendimento./cocobongo

Mulher é presa após esfaquear marido nas costas; estado é grave

 

Itapebi: Uma mulher foi presa após esfaquear o marido, por volta das 18h30 de quinta-feira (29), em Itapebi. 

A Polícia Militar informou que foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal em uma casa no centro da cidade. Quando chegou à residência, a PM constatou que, mesmo ferido, Wilians Pereira da Silva, 19 anos, conseguiu correr até a rua, onde foi encontrado caído. 

Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Eunápolis em estado grave, com uma perfuração em um dos pulmões. 

Graziela Medeiros Lamarca, 28 anos, foi localizada na casa de uma amiga, se preparando para fugir do município. Ela declarou para a polícia que constantemente era agredida pelo marido e, após uma discussão, o golpeou nas costas. 

De acordo com a polícia, há alguns meses Graziela já tinha agredido o marido com uma facada no braço. “Inclusive, ela já tinha sido presa, no ano de 2015, depois de esfaquear outro marido”, disse o delegado Hermano. A acusada foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio./Radar64

Teixeira de Freitas - Investigação na UMMI: oito vereadores já assinaram pedido de CPI

 

Pelo menos oito vereadores já assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta com a finalidade de investigar as mortes ocorridas Unidade Municipal Materno Infantil – UMMI, desde a sua fundação, em Teixeira de Freitas. 

Criado pelos vereadores, Joris de Gel, Bruno Barbosa, Marquinhos Gomes, Tequinha e Bernardo Cabral, o requerimento de abertura da CPI surgiu após a sessão de 22 de abril na Câmara Municipal, atendendo a um clamor popular decorrente das mortes de Nicoly das Virgens Pereira e do filho recém-nascido, nos dias 18 e 19, no unidade de saúde. 

Em justificativa, o requerimento para abertura da CPI, destaca que as denúncias sobre mortes de gestantes e nascituros são recorrentes na UMMI. A acusação de diversas famílias é de negligência médica. 

O requerimento argumenta ainda, que o caso mais recente foi o de Nicoly e do filho. A gestante teria tido recomendação médica para parto cesáreo, e segundo familiares, o médico responsável no dia do parto na UMMI,  postergou o procedimento para realização de parto normal, o que teria resultado nas mortes da jovem de 19 anos, e do bebê. 

Com as assinaturas dos vereadores, Joris de Gel, Bruno Barbosa, Marquinhos Gomes, Tequinha, Bernardo Cabral, Ailton Cruz, Lucas Bocão e Ronaldo Cordeiro, o pedido de abertura da CPI já pode ser protocolado na secretaria legislativa da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. 

A Casa possui 19 vereadores e sete assinaturas seriam necessárias para protocolar o pedido. Dois vereadores: Lucas Bocão e Ronaldo Cordeiro, assinaram o documento nesta quarta-feira, 28. 

Até que se protocole o requerimento, as assinaturas ainda podem ser retiradas com base no regimento interno da Casa e a CPI ainda é uma incerteza no município, já que a proposta da Comissão de Parlamentar de Inquérito acabou se tornando um alvo de polêmicas nos últimos dias, com embates dentro da própria Câmara./Sulbahianews

Homem é perseguido e assassinado a tiros no Distrito de Posto da Mata

 

Nova Viçosa: O delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves e sua equipe de investigadores realizaram um levantamento cadavérico, na manhã desta quinta-feira, 29de abril, na Rua São Paulo, no Bairro Cidade Alta, no Distrito de Nova Viçosa. A vítima foi identificada como sendo, Edvaldo Souza Silva, de 38 anos, que foi assassinado a tiros, em via pública, por um motociclista não identificado.

Segundo informações, a vítima transitava na via, quando um motocicleta, pilotando uma moto na cor preta, de placa e modelo não observados, fazendo uso e uma arma de fogo, efetuou 03 (três) tiros contra a vítima, que ainda tentou correr, e foi alcançado na referida rua, sendo executado. O Edvaldo morreu no local do crime, e o SAMU apenas constatou o óbito. O delegado Marco Antônio acionou o Departamento de Polícia Técnica para uma perícia de local.

Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia. Segundo informações da polícia, o Edvaldo registra passagens na polícia, por crime de tráfico de drogas, e tinha um mandado de prisão em aberto. O crime será investigado pelo delegado Marco Antônio Neves, que instaurou inquérito policial./Liberdadenews

Disputa entre funerárias motivou a morte de empresário em Colatina

 

A disputa entre duas funerárias foi a motivação para o assassinato de Rogério Teixeira de Carvalho, de 32 anos, em março de 2018. Dono de uma empresa do ramo, ele foi morto em uma emboscada preparada por concorrentes, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. As investigações começaram na época do crime e os suspeitos foram detidos recentemente. 

As investigações feitas pela Polícia Civil apontaram que a empresa que pertencia a Rogério havia vencido uma licitação para serviços funerários da Prefeitura de Marilândia, também no Noroeste do Estado. Na ocasião, o estabelecimento da vítima apresentou um valor 60% inferior ao da proposta dos concorrentes. Isso teria gerado desavenças entre eles. 

Inconformados com a situação, os sócios planejaram a morte de Rogério. Na noite de 29 de março de 2018, a vítima recebeu uma ligação de um homem, que se passou por familiar de uma pessoa que havia falecido na Santa Casa de Misericórdia e precisava dos serviços da funerária de Rogério. (Veja vídeo que mostra o momento do crime) 

Ao chegar à unidade para recolhimento do corpo, Rogério se dirigiu à suposta pessoa com quem havia mantido contato e acabou sendo morto com sete disparos de arma de fogo, todos eles à queima-roupa. 

Segundo a polícia, a pessoa que teve a função de atrair a vítima até o local do crime foi o oficial de justiça José Carlos Liquis Pereira, de 42 anos. Ele foi preso nesta semana. 

Ainda segundo as investigações, o suspeito de ter atirado em Rogério é Droysen Fieni. Ele é um dos donos da funerária concorrente e está preso desde março deste ano. O sócio dele, Rodolfo Carlos Oliveira da Fonseca, também está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina. Segundo a polícia, um ex-funcionário da funerária é quem teria levado o suspeito até o local do crime. Ele chegou a ser preso, mas atualmente está em liberdade. 

Rodolfo, José Carlos e Droysen são os suspeitos de participação no crime

As investigações duraram três anos. Além de depoimentos, a Polícia Civil usou imagens de câmeras de segurança, dados de torres de telefonia e informações de contas de e-mails. Com as prisões, o caso já está sendo encerrado para ser enviado à Justiça. 

A polícia informou que deve ouvir mais duas pessoas e depois encaminhar o caso para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES). 

O QUE DIZ A DEFESA? Santa Casa de Misericórdia de Colatina

Em contato com a reportagem de A Gazeta, a defesa de José Carlos Liquis Pereira informou que o oficial de justiça não participou do crime e vai provar sua inocência no decorrer do processo. Os advogados dos dois empresários foram procurados, mas não retornaram os contatos./A Gazeta

Chega ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a Covid com 1 milhão de doses

Chegada do primeiro lote da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em Campinas - Bruno Santos/Folhapress

 

No dia em que o Brasil confirmou que mais de 400 mil pessoas já morreram de Covid-19, chegaram ao país as primeiras doses da vacina contra a doença produzidas pela farmacêutica americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNtech. 

Esse primeiro lote tem 1 milhão de doses (o suficiente para imunizar 500 mil pessoas), 1% dos 100 milhões de doses que as fabricantes deverão entregar até o fim de setembro, e será distribuído igualmente aos estados. 

Produzidas no interior da Alemanha, as vacinas saíram de Colônia e foram por terra até a Bélgica, onde foram embarcadas em um avião com destino a Miami, nos EUA, antes de finalmente chegarem ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta quinta (29). 

Estiveram no aeroporto para recepcionar as vacinas os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, das Relações Exteriores, Carlos França, e o das Comunicações, Fábio Faria. A presença do chefe da Economia, Paulo Guedes, também estava confirmada, mas ele não foi ao evento. O presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, também esteve na cerimônia. 

As autoridades fizeram um breve pronunciamento na chegada da vacina no qual defenderam o que chamaram de “esforço e planejamento” do governo Bolsonaro para trazer as vacinas ao Brasil, sem mencionar que a atual gestão recusou sucessivas ofertas do laboratório em 2020. 

Queiroga afirmou que nos próximos seis dias o governo vai distribuir 16,8 milhões de doses de vacinas a todo o país e, rebatendo críticas, disse que “negacionismo é negar o óbvio”, antes de terminar com o lema do presidente de “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”. 

Pressionadas pela marca das 400 mil mortes e pelo início da CPI que investiga o governo Bolsonaro por má gestão da pandemia, no entanto, as autoridades foram embora sem responder a perguntas da imprensa, e apenas equipes de imagem (cinegrafistas e fotógrafos) tiveram autorização para se aproximar dos ministros. 

Ao todo, a carga com as doses pesa cerca de 900 kg. Elas serão armazenadas em 16 ultracongeladores, nos quais a temperatura fica em torno de -85°C, segundo o Ministério da Saúde. 

Segundo o Ministério da Saúde, os estados vão receber os imunizantes com temperaturas entre -25°C e -15°C, faixa em que as vacinas podem ficar por 14 dias. Nas salas de vacinação, as doses serão guardadas em temperaturas entre 2°C e 8°C por até cinco dias, diz a pasta. 

As vacinas que chegam ao Brasil já têm o registro definitivo aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde fevereiro e podem ser aplicadas em pessoas maiores de 16 anos. 

Autorizada para uso em diversos países, a vacina da Pfizer apresentou eficácia global de 95% nostestes e uma eficácia de 94% em indivíduos acima de 65 anos. 

As vacinas que chegam agora no fim de abril poderiam ter sido entregues em dezembro do ano passado, segundo a primeira proposta feita pela empresa e rejeitada pelo governo Bolsonaro

O presidente usou como justificativa a exigência de que o governo arcasse com a responsabilidade civil em caso de efeitos colaterais do imunizante, mascontrato semelhante há havia sido firmado com a AstraZeneca. 

Pressionado pela escalada de mortes no país, o governo fechou acordo com os laboratórios em março deste ano. Conforme mostrou reportagem da Folha na quarta (28), o governo pagou por um seguro internacional para cobrir a responsabilidade em casos de eventos adversos do imunizante. 

A aquisição de seguro custou R$ 6 milhões, dinheiro depositado para a empresa inglesa de seguros Newline Underwriting Management Limited. As ordens bancárias foram emitidas pelo Ministério da Saúde em 30 de março. 

No dia seguinte, o governo antecipou o pagamento por 20% das doses de vacinas da Pfizer, com um depósito de R$ 1,14 bilhão. 

No contrato com a Pfizer, tornado público pelo ministério apesar do acordo de confidencialidade, existe uma cláusula em que a pasta reconhece que a vacina e componentes relacionados "estão sendo desenvolvidos rapidamente devido às circunstâncias de emergência da pandemia". 

"O comprador reconhece que a eficácia e os efeitos a longo prazo da vacina ainda não são conhecidos e que pode haver efeitos adversos da vacina que não são conhecidos atualmente", cita a cláusula. 

Segundo o mesmo contrato, a Pfizer fará um seguro para cobrir responsabilidades sobre suas atividades. "Para fins de absoluta clareza”, cita o contrato, “isso não incluirá nem constituirá seguro de responsabilidade por produto para cobrir quaisquer reivindicações de terceiros/pacientes"./folha

quinta-feira, 29 de abril de 2021

A Major Kelly Ravani capitão Sidnei e subtenente Cesar são recepcionados pelo prefeito de Jucuruçu, Arivaldo "Lili"

 

O prefeito Arivaldo Lili, recebeu na manhã desta quinta-feira (29), em seu gabinete, a visita da Major Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM de Itamaraju-BA, acompanhada do capitão Sidnei e do subtenente Cesar. 

O prefeito Lili agradeceu a visita e destacou a importância da parceria e o bom relacionamento com a Polícia Militar, enfatizando que a administração municipal, bem como a instituição têm o mesmo objetivo que é proporcionar mais segurança e tranquilidade a população. 

Na oportunidade, o prefeito assinou o termo de convênio entre o município de Jucuruçu e a PM/BA, abordou demandas sobre a segurança de Jucuruçu e região, além de solicitar o apoio da Polícia Militar, na sede e nos distritos, para as ações de dissolução das aglomerações e outros descumprimentos dos decretos emitidos pelo Governo da Bahia.

Guaratinga: Idoso de 70 anos é preso acusado de abusar menina de 11 anos

 

Um idoso de 70 anos foi preso na cidade de Guaratinga, após ser acusado pelo crime de estupro de vulnerável contra uma menina de 11 anos. A prisão foi feita na tarde de terça-feira (28). 

De acordo com a  Polícia Civil, o suspeito era amigo da família da criança. O caso aconteceu em fevereiro deste ano. 

Conforme divulgou o portal G1, e de acordo com as informações do Conselho Tutelar da cidade,  o idoso se aproveitou da situação de vulnerabilidade social para oferecer doces, biscoitos e presentes, com objetivo de se aproximar da vítima. 

A criança foi encaminhada para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e recebe atendimento médico e social. 

O homem está preso na delegacia da cidade de Itabela e segue à disposição da Justiça. O caso corre em segredo de Justiça./radar64

Aposentado de 90 anos tem dinheiro de benefício tomando de assalto, no Centro de Medeiros Neto

 [Aposentado de 90 anos tem dinheiro de benefício tomando de assalto, no Centro de Medeiros Neto ]

Nesta manhã de quinta-feira (29) por volta das 8:30, um idoso de 90 anos foi assaltado em plena via pública, no Centro de Medeiros Neto. O ocorrido foi na Rua Timóteo Freire de Oliveira, próximo ao mercado municipal. 

O idoso tinha acabado de sacar sua aposentadoria, no valor de r$ 1.100 (mil e cem reais) em uma farmácia e, a poucos metros do local do saque, ele foi parado por um elemento de bicicleta, que o abordou dizendo que seu filho o devia uma certa quantia em dinheiro. 

O idoso concordou em pagar a suposta dívida do filho, porém, no momento em que contava as notas, o elemento tomou todo o dinheiro e fugiu de bicicleta. 

Logo após o assalto, o senhor foi até a Delegacia de Polícia Civil e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O). Com o emocional abalado, tudo que o idoso lembra é que o elemento era branco e que a ação foi rápida./MDD

"Boca Nua" é morto no meio da rua em Posto da Mata

 

O crime aconteceu por volta das 10 horas da manhã desta quinta-feira, 29 de abril, na Rua São Paulo, próximo ao PSF 03, no bairro Cidade Alta (Cajueiro), em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. 

Segundo relatos repassados ao delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil de Nova Viçosa, Edvaldo Souza Silva, o “Boca Nua”, caminhava tranquilamente pela rua quando uma moto com duas pessoas se aproximou e o carona começou a atirar. 

Alvejado a princípio por três tiros, “Boca Nua”, ainda correu por cerca de 80 metros e caiu, os atiradores que o perseguiam deram mais três tiros e o matou no meio da rua. 

Edvaldo, o Boca Nua, tinha várias passagens pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Segundo informações ela havia deixado o presídio de Teixeira de Freitas nesta quarta-feira (28), aonde cumpria pena.

 

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. As investigações de autoria e motivação do crime serão comandadas pelo delegado Marco Antônio Neves./bahiaextremosul

Vem ai, uma história emocionante de uma pessoa que nasceu para brilhar

 

Muito breve você acompanhará aqui no jucurunet uma trajetória de acertos e de sucessos dele mesmo, o jucuruçuense de um QI super elevado "Cezar Sena".

ITAMARAJU | Município volta a registrar morte e crescimento de casos de coronavírus

 

Diariamente as informações sobre a pandemia são realizadas pela secretaria de saúde de Itamaraju, registrando os números das inúmeras testagens. Mas também a confirmação de casos positivos para COVID-19. 

Os dados divulgados nesta quarta-feira (28), lamentaram pela morte de uma mulher com 59 anos, além de 89 novos casos de coronavírus. 

Com os números índices é pertinente salientar que o município totaliza 5669 infectados e ao longo da pandemia 99 pessoas perderam a vida combatendo o coronavíras. 

Outras informações relevantes dizem respeito ao número de casos ativos, que somam atualmente 393 pessoas. Ainda com 19 pacientes internados no hospital municipal e outras 17 transferidos para unidades de saúde do estado. 

Mas 5177 casos conseguiram recuperar e 129 exames aguardam por resultados. 

As autoridades em saúde, sempre orientam na adoção de medidas preventivas à população, com práticas de distanciamento, isolamento social, no uso de máscaras, higiene das mãos e só saiam de casa, apenas quando necessário./IN

Luto: Dão da Oficina é a 45ª vítima da Covid-19 em Medeiros Neto

  

Faleceu nesta quarta-feira (28) por volta das 14 horas, o senhor João Silva Lima Filho, 68 anos de idade, vítima de complicações da Covid-19. 

Ele era conhecido popularmente em Medeiros Neto como “Dão da Oficina”, e estava internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, no Espírito Santo, há cerca de 15 dias. 

Segundo informações, antes de ter sintomas mais fortes, ele passou pelo Hospital Municipal de Medeiros Neto (HMMN), onde ficou internado por 24 horas, até que a família o transferiu. 

Sua esposa, a senhora Valdeci Gonçalves Lima, também chegou a ficar internada no HMMN, foi transferida para Teixeira de Freitas e, após tratamento, recebeu alta nesta terça-feira, dia 27. 

Luto: Dão da Oficina é a 45ª vítima da Covid-19 em Medeiros Neto. 

João Silva Lima Filho, o “Dão da Oficina” já é a 45ª vítima fatal da infecção no município de Medeiros Neto, que, com mais essa, contabiliza seis mortes em 13 dias. Ele era casado, pai de quatro filhos e deixa cinco netos. 

Em cumprimento as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS, não haverá velório. A familia não divulgou o horário do sepultamento./MDD

quarta-feira, 28 de abril de 2021

É bastante preocupante o crescimento dos casos da covid-19 em Jucuruçu

 

Reforçamos os cuidados e orientamos a população ao uso obrigatório de máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel 70%, e se puder fique em casa. 

Vamos manter o distanciamento social 

Limitar o contato próximo entre pessoas infectadas e outras pessoas é importante para reduzir as chances de transmissão do SARS-CoV-2. Principalmente durante a pandemia, devem ser adotados procedimentos que permitam reduzir a interação entre as pessoas com objetivo de diminuir a velocidade de transmissão do vírus. 

Trata-se de uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento. 

Além disso, recomenda-se a manutenção de uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas, especialmente daquelas com sintomas respiratórios e um grande número de pessoas (aglomerações) tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados. 

Garantir uma boa ventilação em ambientes internos também é uma medida importante para prevenir a transmissão em ambientes coletivos. Segundo o CDC19 e a OMS20, aglomerações representam um risco alto para disseminação do SARSCoV-2. 

Para isso, considera-se o aglomerado de várias pessoas num mesmo local, onde se torna difícil para as pessoas permanecerem a pelo menos um metro de distância entre elas. 

Quanto mais pessoas interagem durante este tipo de evento e quanto mais tempo essa interação durar, maior o risco potencial de infecção e disseminação do vírus SARS-CoV-2. Lugares ou ambientes que favorecem a aglomeração de pessoas devem ser evitados durante a pandemia. 

Higienização das mãos 

A higienização das mãos é a medida isolada mais efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. 

As evidências atuais indicam que o vírus causador da covid-19 é transmitido por meio de gotículas respiratórias ou por contato. 

A transmissão por contato ocorre quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos. 

O vírus também pode ser transferido de uma superfície para outra por meio das mãos contaminadas, o que facilita a transmissão por contato indireto. 

Consequentemente, a higienização das mãos é extremamente importante para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19.

 Ela também interrompe a transmissão de outros vírus e bactérias que causam resfriado comum, gripe e pneumonia, reduzindo assim o impacto geral da doença. 

É importante a colaboração de todos (as), para que juntos possamos vencer essa Pandemia. Faça sua parte!

Vídeo - PF prende em Teixeira de Freitas chefe do tráfico que enviava drogas da Bolívia para o Espírito Santo

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 28 de abril, a OPERAÇÃO CRIPTONITA, para desarticular esquema criminoso de envio de drogas da Bolívia para o Espírito Santo. 

Policiais federais deram cumprimento a 31 Mandados Judiciais, sendo 11 de Prisão Preventiva e 20 de Busca e Apreensão, todos expedidos 3ª Vara Federal da Seção Judiciária em Rondônia. 

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em cinco Estados da Federação, sendo Rondônia, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e Paraná. 

As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2019, com a finalidade de identificar a participação dos integrantes da organização criminosa (ORCRIM) sediada na região de Ariquemes/RO, com cadeia de comando devidamente dividida e estruturada, voltada a prática do tráfico de drogas oriundas da Bolívia e remessa ao Estado do Espírito Santo. 

Durante as investigações, constatou-se que os integrantes do grupo criminoso estabelecido em Ariquemes/RO atuavam recebendo cocaína de fornecedores bolivianos e a transportavam para o Estado do Espírito Santo escondido em caminhões e automóveis. Já o outro núcleo da ORCRIM, sediado no Espírito Santo, do mesmo modo adquiria maconha do Paraguai utilizando as rodovias do Estado do Paraná. 

Diante dos fatos apurados, foi possível frustrar quatro remessas de droga, dentre cloridrato de cocaína e maconha da ORCRIM, totalizando cerca de uma tonelada de substâncias ilícitas apreendidas em flagrantes realizados nas cidades de Rosário d’Oeste/MT, Vilhena/RO, Cachoeiro do Itapemirim/ES e Mimoso do Sul/ES. 

O chefe da quadrilha, segundo a PF, foi preso em um cômodo  subterrâneo com passagem secreta  e monitorado com câmeras de segurança “Bunker”, em uma residência de luxo em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. A informação foi dada em uma coletiva de imprensa pela Polícia Federal. 

Durante a operação a polícia aprendeu aproximadamente uma tonelada de drogas entre maconha e cocaína, dinheiro, joias e oito veículos usados pelos criminosos. 

Os presos, após serem ouvidos nas sedes da Polícia Federal, serão encaminhados para presídios estaduais, onde responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de prisão./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.