Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de abril de 2020

Acidente na BR 101 mata idosa e deixa irmão em estado grave em Teixeira de Freitas





Um acidente no início da noite desta sexta feira (03), na BR 101, próximo ao Posto Malacarne envolvendo um veículo Honda Civic de cor prata de placa OVE 2817, licenciado no Rio de Janeiro, conduzido pelo delegado Marco Antônio Neves, titular de Nova Viçosa e um Fox Hatch preto, de placa HEJ 3742, licenciado em Sardoá-MG deixou uma idosa morta e o irmão dela em estado grave.


Os irmãos estavam parados as margens da BR com problemas técnicos quando o delegado que estava voltando de Nova Viçosa depois de um dia de trabalho colidiu com o veículo que estava parado. O delegado ainda tentou desviar, a colisão foi inevitável.

O motorista do Fox, Deusdeth dos Reis Firmino, de 67 anos, foi arremessado, voou e caiu em cima do capô e do para brisa, vindo rolar e parar em cima da pista. Sua irmã de 75 anos, Delza Firmino, foi arremessada para fora da pista e morreu no local. A idosa sofreu traumatismo craniano e teve parte da orelha arrancada.


Uma equipe do SAMU socorreu Deusdeth para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O corpo de Delza foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. Os irmãos são capixabas mais moram em Minas Gerais para onde o corpo de Delza será levado./bahiaextremosul

Governador Rui Costa prorroga suspensão de transporte até 15 de abril





O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial (DOE) deste sábado (4), decreto que prorroga a suspensão do transporte intermunicipal em cidades da Bahia até o dia 15 de abril. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa. Também foi prorrogado até 15 de abril, de acordo com a publicação de hoje, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

Na publicação de hoje, o governador restringiu o transporte intermunicipal em mais cinco cidades baianas: Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga, onde o decreto passa a vigorar a partir deste domingo (5). Já são 49 municípios com o transporte suspenso na Bahia: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga.

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Ferry boat

Também foi publicado no Diário Oficial deste sábado (4) resolução da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) que determina redução de capacidade das embarcações do ferry boat, para Itaparica, e das lanchas, para Vera Cruz, para 50%. A medida passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (6) e também tem o intuito de desestimular a travessia de veranistas que têm realizado a travessia com frequência, neste momento de isolamento social./bahiaextremosul

UTILIDADE PÚBLICA | Coelba oferece parcelamento da conta no cartão de crédito






A opção de quitação da fatura tem a finalidade de ajudar os clientes a não acumular faturas de energia, diante do atual contexto provocado pela pandemia da Covid-19. Concessionária reforça a importância do cadastro da conta por e-mail.

O acúmulo de contas pode prejudicar a saúde financeira de muitas pessoas, por isso, para facilitar a vida dos clientes, a Coelba possibilita o parcelamento da conta de energia elétrica em até 12 vezes no cartão de crédito. A modalidade permite, ainda, a quitação em uma única vez à vista, sem juros.

O pagamento pode ser efetuado por meio do site da empresa, assegurando mais comodidade aos consumidores. Na nova facilidade de quitação são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex. A transação foi possível a partir de uma parceria da Coelba com a Flexpag, empresa especializada em pagamento por meio de cartões de crédito e débito.

Para aderir ao parcelamento, a Coelba orienta o seguinte passo a passo:

– No site (www.coelba.com.br) selecione a opção “Pagar com cartão de crédito”; – O cliente deverá inserir os dados do cartão de crédito, selecionar a quantidade de parcelas desejadas e clicar em ‘Pagar com cartão’; – Ao selecionar a quantidade de parcelas, é possível visualizar o valor das parcelas e o total com a inclusão da taxa de juros do cartão.

As novas determinações da Aneel são temporárias e não representam isenção do pagamento da fatura de energia. Os clientes que não honrarem seus compromissos financeiros estão sujeitos a incidência de juros e multa por atraso.

Para facilitar o recebimento e pagamento das contas e contribuir para a saúde de todos, a empresa orienta seus clientes a cadastrarem a conta por e-mail e atualizarem os dados (principalmente e-mail e telefone celular), por meio dos canais online www.coelba.com.br ou do aplicativo no smartphone ou tablet.

Adicionalmente, para trazer facilidade e agilidade, a Coelba também disponibiliza aos clientes diversos canais de pagamento, tais como internet banking e débito automático. Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato pelos demais canais de relacionamento da Coelba.

Acionando a concessionária, diretamente por meio do WhatsApp, através do número (71) 3370-6350 (ou a partir da leitura do QR Code abaixo), o cliente poderá contar com fácil direcionamento a mais de 50 serviços que podem ser resolvidos sem a necessidade de ir até uma loja de atendimento. Além disso, o cliente também pode comunicar interrupções de energia via mensagem no aplicativo, enviando o número da conta contrato, agilizando a realização do serviço.

Também como forma de prevenção, a concessionária restringiu o atendimento presencial apenas aos serviços de Ligação Nova, Alteração de Titularidade, Religação, Negociação de Débitos e Entrega de Projetos. A distribuidora segue colocando à disposição dos clientes seus demais canais digitais: Agência Virtual www.coelba.com.br./IN

Fábio da Minas é o novo Secretário de Saúde de Itamaraju




O decreto nº 036, publicado no dia 02 de Abril pelo Prefeito de Itamaraju Marcelo Angênica, nomeou Luiz Fábio Lopes Santos, o popular “Fábio da Minas” como novo Secretário de Saúde do Município.

Fábio entra no lugar de Elan Wagner que comandou a pasta com muita dedicação e empenho por mais de 03 (três) anos.

Em meios da pandemia do Coronavírus a Prefeitura de Itamaraju vem se empenhando e se preparando com equipamentos e medidas de prevenção para que a população possa estar protegida e ter o mínimo de impacto possível do caos que o Coronavírus vem causando.

Até o momento em Itamaraju tem somente 01 caso confirmado, exames de coleta estão sendo feitos a pessoas que apresentam sintomas. Caso você apresente algum sintoma ou teve contato com alguma pessoa com Coronavírus entre em contato pelos números: (73) 9 8879-2332 / 9 8893-1144.

Renato Carminati irá assumir a Secretaria de Finanças, que antes era comandada por Luiz Fábio./cocobongo

Vacina oral contra coronavírus deve ser testada em humanos a partir de junho



Foto/Reprodução


Uma nova vacina contra a covid-19 está sendo desenvolvida por um time de cientistas em Israel, que afirmam ser capazes de produzir um componente ativo para a droga "nos próximos dias". Em entrevista ao jornal The Jerusalém Post, o chefe da equipe, Chen Katz, afirmou que pretende iniciar os testes em humanos em 1º de junho.

"Nós já estamos nos estágios finais e em poucos dias teremos as proteínas - os componentes ativos da vacina", afirmou à publicação o líder do grupo de biotecnologia do Instituto de Pesquisas da Galileia (MIGAL, na sigla original).

O avanço veio depois de a equipe estar há quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG), comum nessa espécie de aves e também encontrada em faisões.

A droga que está sendo desenvolvida para o novo coronavírus seria uma adaptação dessa primeira pesquisa."Nosso conceito básico foi desenvolver uma tecnologia geral e não uma vacina específica para esse ou aquele tipo de vírus", afirmou Katz, que também explicou os ajustes genéticos que permitiram a adaptação da substância para uso em humanos: "A estrutura científica da vacina é baseada em um novo vetor de expressão proteica, que forma e secreta uma proteína solúvel quimérica, a qual entrega o antígeno viral nos tecidos da mucosa por endocitose auto-ativada, fazendo com que o corpo forme anticorpos contra o vírus".

A pesquisa foi financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel. Em (27/02) o ministro Ofir Akunes já havia adiantado todas as aprovações necessárias para que o processo de finalização e comercialização da vacina seja facilitado. Ainda de acordo com Katz, a substância oral da droga já provou induzir altos níveis de anticorpos específicos contra a BIG.

A pesquisa multidisciplinar também concluiu que o vírus encontrado nas galinhas carrega grande semelhança genética com a forma da covid-19 que afeta humanos, compartilhando do mesmo mecanismo de infecção. "Nosso objetivo é produzir a vacina entre as próximas oito ou dez semanas, para alcançarmos a aprovação de segurança em 90 dias. Essa vacina será oral, tornando-a particularmente acessível ao público geral./zerohoranews

Dois jovens são mortos em Itabatã, um é filho de um sargento, o outro de um sindicalista





Dois jovens foram mortos na tarde desta sexta-feira, 03 de abril em Itabatã distrito de Mucuri, um foi morto a tiros e outro a facadas..

Lucas Camizão Silva, de de 21 anos, filho do sargento Orlando, ex candidato a vereador, foi alvejado a tiros dentro do carro, mesmo baleado ele conseguiu dirigir até a Rua Itabuna, no bairro Gazzinelândia onde acabou batendo em um monte de entulho. Lucas foi socorrido e morreu no hospital.

A outra vítima identificada até agora como Matheus Souza dos Santos, de 19 anos, é filho de Jorge, sindicalista e professor de capoeira, muito conhecido na comunidade. Lucas foi esfaqueado e morreu próximo ao Hotel Santana.

Informações ainda não confirmadas pela polícia diz que os dois jovens foram no carro de Lucas encontrar algumas pessoas que estava em outro carro, Lucas foi baleado e conseguiu fugir, Mateus foi morto a facadas.


Os corpos estão sendo removidos para o IML de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Rei do Coladinho, cantor Paulynho Paixão morre após sofrer dois acidentes em menos de 3 horas no Piauí





O cantor piauiense Francisco de Paula Moura, o Paulynho Paixão, 43 anos, morreu em um grave acidente na madrugada desta sexta-feira (3). Ele sofreu um acidente de carro por volta das 22h de quinta-feira (2) e saiu ileso. Ele resolveu retornar ao local, de moto, aproximadamente à 00h30, mas caiu na PI-225, altura da cidade de São Miguel da Baixa Grande, 159 km de Teresina, e morreu devido aos ferimentos.

De acordo com o irmão de Paulinho Paixão, Francisco da Cruz Moura, o cantor sofreu o acidente de carro por volta das 22h na BR-316, próximo à cidade de Passagem Franca do Piauí. Ele não teve ferimentos e foi para a casa da família, em São Miguel da Baixa Grande, de onde foi encaminhado ao hospital.


Horas depois, os irmãos de Paulynho Paixão foram ao local para tentar buscar o carro em que ele havia se acidentado. Contudo, retornando à cidade, encontraram o cantor caído no chão, próximo ao Riacho Dantas, na PI-225.

Carro que ele sofreu o primeiro acidente


Ele foi encaminhado ao hospital de Valença, mas morreu por volta de 3h da manhã. O velório acontecerá em São Miguel da Baixa Grande, cidade natal do cantor./bahiaextremosul

Apanhou com gosto - Assaltante é linchado depois de esfaquear vítima no Centro de Teixeira de Freitas - Vídeo





Uma tentativa de assalto na manhã desta sexta-feira, 03 de abril, no centro de Teixeira de Freitas por pouco não termina com duas mortes.

Um homem foi linchado pela população depois de tentar assaltar e golpear com uma faca a funcionária de uma loja de crédito, na Praça Hilton Chicon, próximo a Caixa Econômica.


Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o assaltante entrou na loja, anunciou o assalto e esfaqueou a moça que estava no atendimento, ela começou a gritar por socorro, o assaltante saiu correndo, foi alcançado pela população revoltada e o pior só não aconteceu porque a polícia interviu.




Uma grande multidão se formou, o SAMU foi acionado e socorreu a vítima e o assaltante para o hospital. Após receber cuidados médicos, o assaltante será encaminhado para a delegacia de polícia civil para prestar contas dos seus atos ao delegado./bahiaextremosul

Bolsonaro admite problemas com Mandetta: ‘Está faltando humildade’





Em entrevista exclusiva ao programa Os Pingos nos Is, o presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (2) que a relação com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, não é das melhores. Nas últimas semanas, eles vêm discordando em algumas medidas para conter a pandemia de coronavírus, como o isolamento social.


“Já sabe que a gente tá se bicando há algum tempo”, respondeu Bolsonaro ao ser questionado sobre o relacionamento com o ministro. “O Mandetta quer valer muito a verdade dele, está faltando humildade para conduzir o Brasil nesse momento delicado”, continuou.

Bolsonaro ressaltou que “não pretende demiti-lo no meio da guerra”, mas admitiu que Mandetta “extrapolou”.

“Sempre respeitei todos os ministros, inclusive o Mandetta. Espero que ele dê conta do recado. Tenho falado com ele, não tem nenhuma ameaça, se ele sair bem, não tem problema”, disse. “Mas nenhum ministro meu é indemissível”, completou.

Para Bolsonaro, o ministro deveria “ouvir mais o presidente da República em alguns momento”. Ele afirmou, ainda, que “Mandetta cuida da Saúde, Guedes da economia” e que ele [Bolsonaro] “cuida para não ter atrito entre as duas áreas”.

Bolsonaro defendeu reabertura gradual do comércio

Durante a entrevista, Bolsonaro voltou a criticar a quarentena e alguns governadores que, segundo ele, “exageraram”, como o de São Paulo, João Doria, e o do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. “Vi o governador do Rio na TV falando ‘fiquem em casa, é uma ordem’. Tá pensando o que? Que é ditadura isso aqui? Não é assim que devemos tratar a população, mas com respeito. Proibir de ir à praia? Na praia está ao ar livre, muito melhor que ficar oito ‘caras’ presos num quartinho”, argumentou.

Para Mourão, presidente pode trocar vice para obter êxito em reeleição 'Merecia um cargo de ministro, ele me colocou aqui', diz presidente sobre Carlos Bolsonaro Pela Web.

Veja o que os aparelhos auditivos devem custar em Brasil (Aparelho Auditivo | Links de pesquisa)

Brasileiros Não Pagam Mais TV a Cabo Graças a Esta Antena! (MaxTV com 50% de desconto!)

De acordo com o presidente, os estados e municípios “perderam muita arrecadação” com o fechamento do comércio e “estão pagando um preço altíssimo”. “O governo não tem como bancar isso por muito tempo. Nossa despesa total já está na casa dos 600 bilhões, uma conta que a gente não esperava”, disse.

Ele defendeu a reabertura parcial dos estabelecimentos e afirmou que, se na próxima semana, “não começar a volta gradativa”, vai precisar “tomar uma decisão”. Ao ser questionado se faria algo “mais radical” para acabar com o isolamento, Bolsonaro respondeu que “um presidente pode muito, mas não pode tudo”.

“Temos gente poderosa em Brasília que espera um tropeção meu. Estou esperando o povo pedir mais, só posso tomar certas decisões com o povo estando comigo”.

Para ele, só quando “60% a 70% da população for infectada”, teremos a imunização do vírus. Bolsonaro disse, ainda, que “vai demorar no mínimo um ano” para o Brasil voltar aos mesmo índices do final de 2019./jovempan

Ladrões se passam por cliente e roubam taxi de Itamaraju




Um taxista foi vítima de assalto durante as primeiras horas desta quinta-feira 02/03 quando bandidos se passaram por cliente durante um serviço.

Segundo informações o taxista cujo nome não será divulgado foi acionado para levar passageiros em Teixeira de Freitas, chagando na famosa "reta de Teixeira" na BR-101 os meliantes anunciaram o assalto.

Os bandidos levaram um Chevrolet Pisma de cor branca com placa policial PJB-8470 licenciado em Itamaraju.

O taxista foi abandonado em um matagal, ja os bandidos fugiram sentido Teixeira de Freitas, um boletim de ocorrência foi registrado, buscas estão sendo feitas com o intuito de localizar o veículo./cocobongo

Jovem é morto a tiros na BR 101 em frente a Skin em Teixeira de Freitas




Jaisson Rodrigues Silva, vulgo “Pilinha”, de 22 anos, foi morto a tiros na noite desta quinta feira, 02 de abril, as margens da BR 101, próximo a Skin, zona urbana em Teixeira de Freitas.

Segundo informações, um caminhoneiro que trafegava na BR 101 avistou o corpo caído e acionou a polícia. Um vídeo que circula nas redes sociais diz que a vítima que era moradora do bairro Nova América, morreu baleada na cabeça.

O corpo ainda está no local aguardando a chegada da polícia civil e dos peritos do Instituto Médico Legal./bahiaextremosul

Itamaraju: Élan de Lozinho grava vídeo apaziguador, mas reafirma que sua exoneração foi por pressão interna



Itamaraju: Élan de Lozinho grava vídeo apaziguador, mas reafirma que sua exoneração foi por pressão interna


No fim da tarde desta quinta-feira, dia 2 de abril, o fisioterapeuta Élan Wagner Chaves ‘Élan de Lozinho’, que foi exonerado do posto de secretário municipal de Saúde de Itamaraju nas primeiras horas da manhã, gravou um vídeo, quando em tom apaziguador, pontou sobre o trabalho realizado por ele e sua equipe frente à pasta, agradeceu ao prefeito Marcelo Angênica (PSDB) pela oportunidade, falou em avanços, mas confirmou que sua demissão ocorrera por pressões internas no governo municipal.

No início da tarde o ex-secretário já tinha concedido uma entrevista à Rádio Educadora -104,9 FM, quando afirmara que sua saída estava acontecendo após articulações de pelo menos dois secretários municipais [Fábia Minas (Finanças) e Dalvadísio Lima (Governo)], mas que não deixava o cargo com qualquer mágoa ou ressentimento. “Minha saída foi acertada para 31 de março, mas com o surgimento da pandemia do coronavírus, o prefeito [Marcelo Angênica) me pediu pra ficar e eu aceitei. Depois o próprio gestor me falou das pressões que estava sofrendo dos dois secretários e na noite desta quarta-feira (1) me ligou e falou da minha exoneração”, disse.

Mesmo sendo exonerado do posto de secretário municipal de Saúde, Élan Wagner Cheves continua trabalhando na Prefeitura de Itamaraju, já que ele é concurso no cargo de fisioterapeuta. Perguntado se pretende disputar algum cargo eletivo nesse ano de 2020, Élan Wagner disse que não.


Para o lugar de Élan Wagner, como já era esperado, foi nomeado Luiz Fábio Lopes Santos ‘Fábio da Minas’, que ocupava o cargo de secretário municipal de Finanças. As Finanças passam às mãos de Renato Carminatti, que estava no posto de tesoureiro./TH

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Agricultor morto recebia ameaça desde que assumiu presidência de associação





EUNÁPOLIS - O presidente de uma associação de trabalhadores rurais, morto brutalmente na tarde de quarta-feira (1º), em Eunápolis, vinha sendo ameaçado desde que assumiu o cargo. A denúncia é de agricultores do pré-assentamento Baixa Verde, onde ocorreu o crime. A comunidade fica a 25 quilômetros do centro da cidade.

Jorge Reinaldo Loyola de Oliveira, 63 anos, foi atacado por três bandidos enquanto transitava de moto com a mulher por uma estrada vicinal. Os homens saíram de dentro de um matagal.

A perícia constatou que Reinaldo foi assassinado a golpes de instrumento corto-contundente, possivelmente facão, faca ou machado. A cabeça ficou desfigurada. As orelhas foram decepadas.

A mulher disse que ainda tentou correr, mas foi alcançada por um dos criminosos. Ela foi levada até o barraco onde morava com o marido. No local, os bandidos roubaram alguns objetos e um rifle calibre 22.

Segundo informações da polícia, pouco tempo antes do crime a quadrilha esteve na residência do casal em busca de informações sobre um morador da localidade.
Conforme os agricultores, Jorge Loyola havia assumido a presidência da associação agroecológica há pouco tempo, logo após o então presidente ser destituído do cargo em uma assembleia.

No local moram 70 famílias, que vivem em clima de apreensão, pois ali já ocorreram outros homicídios de líderes comunitários. O corpo de Jorge Reinaldo Loyola será velado e enterrado em Linhares, no Espírito Santo, onde mora parte de sua família./RADAR64

Bebê “Valentim” de Itanhém já foi transferido para Itabuna



Foto: Águapretanews



O bebê que nasceu na cidade de Itanhém com um problema congênito foi transferido do Hospital Maria Moreira Lisboa para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, por volta das 23h40 da noite desta quarta-feira, 1° de abril.

O bebê foi transferido por uma empresa especializada no transporte de pacientes em urgência e emergência, com suporte avançado para atender casos como o dele, e que presta serviços para o governo do estado.

O bebê que nasceu no último domingo (29) e que até então não havia recebido um nome, passou a chamar-se “Valentim” por sugestão de pessoas que acompanhavam o caso./bahiaextremosul

“Cai” secretário de Saúde de Itamaraju



“Cai” secretário de Saúde de Itamaraju


Foi exonerado na manhã desta quinta-feira, dia 2 de abril, Élan Wagner Chaves, do cargo de secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Itamaraju. A demissão foi publicada através de decreto assinado pelo prefeito do município, Marcelo Angênica (PSDB).

Élan de Lozinho, como é mais conhecido, estava no cargo desde o início do mandato de Angênica, em 2017 e havia uma previsão de saída no último dia 31 de março, o que acabou não acontecendo. “Conversei com o prefeito [Marcelo Angênica] sobre minha saída e ele me pediu pra continuar no cargo, especialmente pelo fato de estarmos nessa pandemia do coronavírus. Mas aí explodiu esse caso positivo de COVID-19 em nosso município e aumentou ainda mais a pressão interna e fui exonerado”, diz.

A disputa interna que relata Élan Wagner estaria sendo travada por grupos que integram o governo municipal, através de articulações políticas já visando o pleito eleitoral. Fora da “briga” por espaço surge o nome mais cotado no momento para comandar a Saúde de Itamaraju, que é o atual secretário de Finanças, Fábio da Minas, um dos nomes de maior confiança do prefeito Marcelo Angênica.

Se for confirmada a nomeação de Fábio da Minas para a Saúde, deve ser aberta outra disputa interna frente à pasta das Finanças. Um dos nomes cogitados é do atual secretário de Administração, Léo Oss, mas também há articulações que apontam o atual Tesoureiro Renato Carminatti.

A carreira

Élan Wagner Santos Chaves ‘Élan de Lozinho’ é fisioterapeuta e concursado na Prefeitura de Itamaraju. Ele já foi vereador pelo município, além de secretário municipal de Saúde de Jucuruçu./TH

Saiba como acessar o auxílio emergencial de R$ 600 aos MEI e informais



Saiba como acessar o auxílio emergencial de R$ 600 aos MEI e informais


O auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais atingidos pela quarentena do coronavírus foi sancionado nesta quarta-feira (1). A previsão é de que comece a ser pago já na semana que vem, segundo o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (2), por meio dos bancos federais como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos privados, além das lotéricas e Correios.  O crédito extra, referente ao pagamento desse auxílio, será feito via Medida Provisória que ainda não foi editada pelo governo federal.

Trabalhadores informais, sem emprego fixo, que não estejam recebendo benefício previdenciário ou seguro-desemprego poderão receber o auxílio emergencial. Mais de 30 atividades serão atingidas pelo auxílio, como taxistas, motoristas de aplicativos, catadores de materiais recicláveis e de agricultura familiar, pescadores artesanais, músicos, vendedores ambulantes, cabeleireiros, manicures, entre outros profissionais.

Vale atentar para alguns pontos antes de receber o auxílio. Os trabalhadores intermitentes, que prestam serviço apenas alguns dias na semana, poderão acessar o auxílio desde que tenham uma renda familiar entre meio salário mínimo (R$ 522,50) e três salários (R$ 3.135). Quem teve renda tributável acima de R$ 28.559,70, em 2018, não poderá acessar o benefício.

Beneficiários do Bolsa Família, que já possuem cartão de recebimento do governo, serão os primeiros a acessar o auxílio de R$ 600. Após as três parcelas de recebimento emergencial, os valores voltarão a variar entre R$ 89 e R$ 178, mais bônus por filho.

Em seguida, os trabalhadores informais que estão no Cadastro Único receberão os pagamentos. OS MEI e autônomos, que contribuem para o INSS recebem em seguida e os informais não cadastrados serão os últimos.

Veja os requisitos para o recebimento do auxílio emergencial

– Ser maior de 18 anos;

– Não ter emprego com carteira assinada (a regra para este grupo é outra e pode ser compreendida aqui);

– Não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda que não seja o Bolsa Família;

– Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal de até três salários (R$ 3.135,00);

– Não ter recebido rendimentos tributáveis, em 2018, acima de R$ 28.559,70.

– Será preciso exercer a atividade profissional como MEI; ser contribuinte individual ou facultativo no regime previdenciário; ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);

– Mulheres que chefiam a família, as mães solteiras (monoparental), receberão até R$ 1,2 mil. Pais solteiros e mães adolescentes foram incluídos no texto do Senado e ainda precisam de autorização da Câmara;

– Às famílias que estejam no Bolsa Família só será permitido duas pessoas acumulem os benefícios: um receberá o pagamento emergencial e o outro o recebimento do programa do governo. Além disso, apenas duas pessoas por família poderão receber o auxílio emergencial.

Como saber se estou no Cadastro Único?

Basta acessar o portal do CadÚnico e preencher as informações pedidas. É possível baixar o aplicativo do CadÚnico ou ligar no número 0800 707 2003, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h, e aos finais de semana e feriados o horário de atendimento será das 10h às 16h.

O auxílio vai durar quanto tempo?

A ideia é que os pagamentos sejam feitos em no máximo três meses, podendo durar enquanto o período de quarentena ainda estiver vigente no País. O Congresso mudou a ideia de pagar três meses e acabar afetando aqueles que tenham problemas com o Cadastro Único, ou não tenham conseguido autodeclaração no sistema do governo. Com isso, serão feitas três parcelas de R$ 600 por mês./MSN Brasil

Mulher é agredida a pauladas e tem os seios mordidos pelo ex companheiro em Caravelas





Juracy Neto Rocha Neves vulgo "Zinho"  de 57 anos, foi detido por uma guarnição da Polícia Militar quando estava agredindo a ex esposa Elizânia dos Santos Morão, a "Pretinha" dentro da residência da vítima, na Av. Dr. Sócrates Ramos, em Caravelas. O fato aconteceu no último sábado (28).


A Polícia Militar foi acionada por moradores que denunciaram a agressão. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o agressor com um pedaço de pau nas mãos, agredindo a ex companheira que é conhecida pelo nome de “Pretinha”. Além de ter batido na vítima com o pedaço de pau, Zinho mordeu os seios dela.

Completamente alterado, Zinho, que segundo a vítima não aceita o fim do relacionamento, deu trabalho para ser contido pelos policiais.


Após ser detido, o agressor foi encaminhado para a cidade do Prado e apresentado ao delegado plantonista Maderson Souza que depois de ouví-lo o flagranteou pelos crimes de lesão corporal, tipificado no artigo 129, 9 do CPB c/c a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha)./bahiaextremosul

Estado vai pagar conta de luz de 677 mil baianos pelos próximos três meses






Um anúncio feito pelo governador Rui Costa, na sede da Governadoria, no fim da tarde desta quarta-feira (1º), garantiu duas boas notícias para os baianos. Em função da crise gerada pelo novo coronavírus, o Estado vai assumir, pelos próximos 90 dias, o pagamento da conta de luz de mais de 677 mil pessoas que tenham Cadastro Social e consumam até 80 kilowatt (kW) por mês. Além disso, após atualização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia passou a registrar 34 pacientes curados da Covid-19, o que representa quase o dobro do número informado no último boletim divulgado pelo órgão.

De acordo com Rui, um projeto de lei que viabiliza a ação será enviado, já nesta quinta-feira (2), para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível. Trata-se de mais uma iniciativa para ajudar quem mais precisa, pessoas em situação de extrema pobreza. Todo aquele consumidor que, atualmente, consome até 80kW por mês terá a conta de energia elétrica paga pelo Governo do Estado durante 90 dias. Ao todo, são 677.524 mil ligações, ou seja, mais de 677 mil famílias baianas ajudadas por essa iniciativa e com o dinheiro economizado pelos próximos três meses”, informou.


O governador reforçou que, mesmo chegando a 34 pacientes curados do novo coronavírus, as medidas de proteção à vida devem continuar. “É importante que todos fiquem em casa e saiam apenas se for absolutamente necessário”, concluiu./bahiaextremosul

Polícia ainda não conseguiu prender segundo acusado de praticar assalto ousado em Itamaraju



Polícia ainda não conseguiu prender segundo acusado de praticar assalto ousado em Itamaraju


Até o início da noite desta quarta-feira, dia 1º de abril,  as polícias Militar e Civil de Itamaraju ainda não tinham conseguido pistas que pudessem levá-las à localização do segundo acusado de participar de um roubo ousado ocorrido na noite desta última terça-feira (31/03), em um condomínio da cidade.

Os dois assaltantes aproximaram-se da vítima numa moto no momento em que ela chegava em sua residência. O carona da motocicleta desceu de arma em punho e exigiu que o morador descesse do veículo Volkswagen Gol, de branca, placa OZI-8462 e na sequência ele assumiu a direção, fugindo em direção ao centro da cidade.

O roubo foi comunicado ao Centro de Integrado de Comunicação (CICOM), que por sua vez repassou o ocorrido à 43ª Companhia Independente de Itamaraju (CIPM). Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), após diligências, avistou o acusado ao volante do carro e como o mesmo não atendeu aos sinais de parada, foi iniciada uma perseguição.

Os militares dizem que efetuaram tiros para o alto na tentativa de fazer o suspeito parar, mas pouco tempo depois, na região na praça Castelo Branco, centro de Itamaraju, o mesmo perdeu o controle da direção e o veículo bateu em um poste de energia elétrica da Coelba.

Após a colisão os militares conseguiram abordar e prender Diego Almeida dos Santos, de 19 anos, oriundo de Porto Seguro. O segundo suspeito, que estava a bordo da moto e que seria de Itabela, conseguiu escapar. Com o criminoso preso os policiais apreenderam uma pistola marta Taurus, calibre 380, municiada com quatro munições intactas no carregador.

Ainda na noite desta terça-feira (31) o acusado foi apresentado ao plantão regional da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, onde o delegado Bruno Ferrari, após oitivas, indiciou Diego pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele permanece preso à disposição da Justiça./TH

Médico e dono de cabana morre na Praia dos Nativos, em Trancoso



Médico e dono de cabana morre na Praia dos Nativos, em Trancoso


Mário Sérgio Aparecido Garcia, que era médico, morreu no início da tarde desta quarta-feira, dia 1º de abril, na Praia dos Nativos, em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

“Doutor Mário” era obstetra, ginecologista, cirurgião, clínico geral e especialista em gestação de alto risco. Muito querido, o médico atendia no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arraial d’Ajuda.

Segundo informações, o médico estava na praia com a esposa quando resolveu nadar. Moradores contaram que a esposa do médico, que também é médica sentiu falta do marido.

Pouco tempo depois populares depararam-se com o corpo do médico na praia. A mulher foi ao local e reconheceu o corpo do marido.

Mário Sérgio, além de médico respeitado, era proprietário de uma barraca, a “Cabana Dus Dotô”, de uma pousada e da Clínica Cunha Garcia Saúde, empreendimentos localizados em Trancoso.

O corpo do médico foi removido para o IML de Porto Seguro onde o exame de necropsia deve apontar as causas da morte. A princípio acredita-se que o médico tenha sofrido um mal súbito./TH

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Capixaba vítima de disparos de arma de fogo morre no Hospital Municipal de Itamaraju



Capixaba vítima de disparos de arma de fogo morre no Hospital Municipal de Itamaraju


Um jovem de 24 anos, natural de Serra, cidade da Região Metropolitana de Vitória-ES., foi alvejado a tiros na tarde desta última segunda-feira, dia 30 de março, na rua Grêmio, bairro Novo Prado, região oeste de Itamaraju.

Pouco tempo depois, Samuel Silva de Souza, o "Japa", foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), que fica no mesmo bairro.

No início da noite desta terça-feira, dia 31 de março, cerca de 30 horas após sofrer o atentado, a vítima acabou não resistindo aos ferimentos e veio a óbito. A polícia não sabe a autoria e motivação do crime.

Ainda na noite desta terça-feira (31) após guia expedida pelo delegado Gilvan Meirelles, titular da Polícia Civil de Itamaraju, foi autorizada a remoção do corpo ao IML. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime./TH

“Explodem” casos em monitoramento suspeitos de coronavírus em Itamaraju





Enquanto Teixeira de Freitas, maior cidade da região e que atende a demanda da maioria dos municípios do baixo extremo sul baiano, está com 17 casos suspeitos aguardando resultado, Itamaraju, município com cerca de um terço da população teixeirense, possui até a manhã desta quarta-feira, dia 1º de abril, 16 casos suspeitos e 91 outros casos em monitoramento.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou oficialmente os motivos desse aumento repentino de pacientes que estão sendo monitorados, mas desconfia-se que são moradores da Urbis II e Liberdade, atendidos por um médico que deu positivo para COVID-19, o novo coronavírus.

No último domingo, dia 29 de março, o secretário de Saúde, Élan Wagner Chaves, informou através de nota que a pessoa infectada tratava-se de um profissional de saúde, sem dizer no entanto, que era um médico. Wagner ainda confirmou que a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), dos bairros Urbis II/Liberdade já havia sido desinfectada e que todos os profissionais tinham sido mandados pra casa, onde permaneciam em quarentena.

Questionamentos

O problema, segundo os moradores desses dois bairros, é que o médico após fazer uma visita aos seus país no estado do Espírito Santo, teria retornado para Itamaraju e atendido muitos pacientes, o que colocara tantas pessoas na lista de monitorados ou suspeitos de coronavírus.

A população cobra agora uma informação oficial por parte da Prefeitura Municipal de Itamaraju, acerca do comportamento do médico hora portador do COVID-19, se ele visitou os seus país apenas por preocupação com algum problema de saúde deles, ou se foi ciente que os mesmos já estavam com coronavírus e portanto jamais poderia ter tido contato com tantos pacientes./TH

Vítima de homicídio tentado no Bairro Novo Prado em Itamaraju morre em leito hospitalar





Um homem baleado durante o final da tarde de segunda-feira 30/03 no Bairro Novo Prado em Itamaraju não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo em leito hospitalar.

Segundo informações Samuel Silva de Souza vulgo "Japa" de 24 anos que havia sido alvejado a tiros na Rua Grêmio não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo ainda na noite de segunda-feira 30/03.

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local socorrendo a vítima.

Samuel chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Itamaraju para atendimentos médicos mais não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil esteve realizando os procedimentos de levantamento cadavérico. O servidor público Anderson Barbosa realizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju, o caso segue sendo investigado./cocobongo

Socorro - Bebê precisa ser transferido com urgência de Itanhém para Teixeira de Freitas


Um bebê de apenas dois dias de nascido pode pegar uma infecção e morrer a qualquer momento no Hospital Maria Moreira Lisboa, na cidade de Itanhém. Ele nasceu no último domingo (29), com um problema congênito, que causou um ferimento gigante nas nádegas e costas.

A mãe, Jaíne Alves da Silva, de 19 anos, mora com o marido, que é vaqueiro, numa fazenda no município, próximo à Vila Resende.

A avó da criança, dona Altina Alves da Silva, de 54 anos, é moradora do Bairro Monte Santo. Com sérios problemas financeiro, ela sobrevive com apenas R$ 400 que recebe do Bolsa Família do governo federal. Foi ela que, desesperada, procurou a reportagem do Água Preta News para que, através de uma reportagem, alguém tomasse providência junto aos órgãos públicos. A entrevista pelo WhatsApp teve que ser feita através da gravação de áudio porque dona Altina é analfabeta.

“Minha situação não dá nem para levar a merenda pra minha filha no hospital e estou muito preocupada com situação dessa criança, que chora todo dia, não está mamando e pode morrer com aquela ferida”, contou.

A reportagem fez contato com a direção do hospital, que informou “que assim que saiu da sala de parto o médico verificou o problema e pediu a transferência para a UMMI [em Teixeira de Freitas, mas] daquele momento até hoje se renova o pedido da transferência e até a presente hora não chegou a autorização”./bahiaextremosul

Temóteo determina o fechamento comércio por mais 07 dias para conter o coronavírus




Em novo decreto assinado nesta terça-feira, 31 de março, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, determinou uqe o comércio varejista continue fechado e de serviços não essenciais se mantenham fechados por mais 07 dias apartir desta quarta-feira, 1ªº de abril.

O PREFEITO MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal; CONSIDERANDO o Decreto nº 406/2020, que decretou o Estado de Emergência em Saúde Pública neste Município, em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19); CONSIDERANDO o ALERTA EPIDEMIOLÓGICO Nº 02/2020/VIEP/SMS, de 31/03/2020, recomendando a ampliação do isolamento social e as medidas de restrição e contingenciamento de atividades e serviços não essenciais;

CONSIDERANDO a Portaria do Ministério da Saúde, declarando que o "estado de transmissão do COVID-19 alcançou nível de transmissão comunitária autônoma em todo o território nacional";

CONSIDERANDO que, em razão de estamos com 2 (dois) casos confirmados e 22 (vinte e dois) casos suspeitos de contágio, e o risco agravamento da situação, com possível perda de controle em relação a propagação do COVID-19, aliado à dificuldade de seu tratamento;

CONSIDERANDO que a Convenção Coletiva firmada entre o SINCOMÉRCIO e o SINDEC tem vigência até esta data; CONSIDERANDO reunião realizada nesta data, na qual participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Vigilância Epidemiológica, os Presidentes da OAB Subseção Teixeira de Freitas, da ACE – Associação Comercial Empresarial, do CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e representante do SINCOMÉRCIO; CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e representante do SINCOMÉRCIO;

DECRETA:

Art. 1º. Ficam suspensos, e pelo prazo inicial de 7 (sete) dias, contados de amanhã, 1º/04/2020, todo e qualquer comércio ou atividade empresarial não essencial, abrangendo todo o Comércio Varejista neste Município, Shopping Center (Patiomix e Teixeira Mall), Centros Comerciais e demais estabelecimentos correlatos.

Art. 2º. Permanecem autorizado o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, que são aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis do cidadão, assim considerados aqueles cuja ausência coloca em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, a saber:

I - Assistência à saúde, incluídos os serviços médico-hospitalares públicos ou privados, serviços de clínicas médicas, odontológicas e laboratórios, para atendimento de urgência ou emergência, exames, consultas pré-natal ou de tratamento contínuo e inadiável;

II - Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade, assegurando, inclusive, plantão do Conselho Tutelar, conforme regime de escala a ser definido;

III - Atividades de segurança pública e privada, incluídas as vigilâncias;

IV - Atividades da Defesa Civil;

V - Transporte público coletivo, de passageiros por táxi ou aplicativo;

VI - Serviços de Motoboy, no atendimento de sistemas delivery;

VII - Telecomunicações e internet;

VIII - Serviço de Call Center;

IX - Captação, tratamento e distribuição de água, captação e tratamento de esgoto;

X - Coleta de lixo e operação do aterro sanitário;

XI - Distribuição de energia elétrica e a manutenção da iluminação pública

XII - A produção, comercialização realizada presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, a distribuição e entrega de medicamentos, produtos de higiene, alimentos e bebidas (especialmente água mineral) e GLP (gás de cozinha), preferencialmente pelo sistema delivery;

XIII - Supermercados, Armazéns, Atacados, Mercadinhos, Açougues, Peixarias, Mercearias, Hortifrutis, Padarias e congêneres, com a comercialização realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, a distribuição e entrega, inclusive com sistema delivery;

XIV - Agroindústrias, Frigoríficos, Abatedouros e Indústrias de produção de gêneros alimentícios e congêneres;

XV - Vigilância sanitária, fitossanitária e animal, com manutenção de equipes mínimas de prevenção e controle;

XVI - Inspeção de alimentos e derivados de origem animal e vegetal;

XVII - Tratos de animais em cativeiro, e atendimentos de urgência e emergência em clínicas veterinárias e o fornecimento de medicamentos e rações, quando não for possível a realização por meio de delivery (justificativa fundamentada);

XVIII - Controle de tráfego em geral, inclusive manutenção de semáforos e sinalização de trânsito;

XIX - Serviços de instituições financeiras;

XX - Serviços postais e de entrega de mercadorias adquiridas pela internet;

XXI - Transporte e entrega de cargas de produtos essenciais, especialmente alimentos, medicamentos e GLP;

XXII - Serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados (data center) para suporte de outras atividades previstas neste Decreto, inclusive da Administração Municipal, que deverá manter equipe de plantão para atender às necessidades do Gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde, Departamento de Licitações e Compras e outros setores em atividade durante o Estado de Emergência;

XXIII - Fiscalização tributária nos setores em atividade, devendo se estabelecer escala;

XXIV - Transporte de valores e numerários, especialmente para garantir o abastecimento de terminais eletrônicos de agências bancárias;

XXV - Fiscalização ambiental, com equipe de plantão;

XXVI - Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados, com a adoção de medidas de prevenção e respeitar todas as orientações da vigilância epidemiológica;

XXVII - Serviços de borracharia, mecânica e autopeças, preferencialmente adotando sistema de entrega a domicílio (delivery), e com a adoção de medidas de prevenção e respeitar todas as orientações da vigilância epidemiológica;

XXVIII - Lojas de materiais de construção;

XXIX - Fiscalização do trabalho, realizado pelo CEREST;

XXX - Atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídica exercida pela advocacia e escritórios de contabilidade;

XXXI - Atividades religiosas, obedecidas as recomendações dos órgãos de saúde pública;

XXXII - Serviços funerários;

XXXIII - Unidades lotéricas e representações da Caixa Econômica Federal;

XXXIV - Salões de Cabelereiro e Barbearias com área inferior a 40m², observadas as medidas higiênicas de prevenção ao contágio do COVID-19; e,

XXXV - Comércio de gêneros alimentícios processados por Restaurantes, Lanchonetes, Bares e congêneres;

§ 1º: Permanece autorizado o funcionamento do comércio e prestação de serviços das atividades acessórias, de suporte e de disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva e relativa ao exercício e funcionamento dos serviços públicos e das atividades Edição nº.3419 - 5 de 6 essenciais acima discriminadas.

 § 2º: O disposto no “caput” do art. 1º não se aplica a Supermercados, Clínicas, Farmácias, Laboratórios e demais estabelecimentos de saúde situados no interior de Shopping Centers e Centros Comerciais.

§ 3º: Determina-se aos Supermercados, Armazéns, Atacados, Mercadinhos, Açougues, Peixarias, Mercearias, Hortifrutis, Padarias e congêneres, que estabeleçam o limite de 1 (um) cliente por caixa disponível, garantindo o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre eles; garantindo EPI´s dos empregados; e garantindo a segurança sanitária dos clientes, em especial com higienização constante dos itens como: balcões, maquinetas de cartão, carrinhos e cestas de uso, além de disponibilizar álcool gel para uso dos clientes, sob pena de autuação e multa;

§ 4º: É terminantemente proibido aos estabelecimentos descritos no inciso XIII que comercializem bebidas alcóolicas, servir para consumo no local.

§ 5º: É proibido às delicatessen situadas em Postos de Combustíveis, na Sede ou situados às margens da BA-290, BR-101 e Estradas Vicinais no território deste Município, servir no interior dos estabelecimentos, disponibilizar mesas e cadeira para consumo em suas imediações, assim como é determinado aos Dirigentes dos Postos de Combustíveis que não permitam a aglomeração de quaisquer pessoas para consumo no local.

§ 6º: O desrespeito ao previsto nos §§ 4º e 5º sujeitará o infrator às penalidades previstas no art. 12, do Decreto Federal nº 10.684/2020, bem como em cassação do Alvará de Funcionamento.

§ 7º Os estabelecimentos citados no inciso XXXIV deste artigo somente poderão funcionar em sistemas “Drive Thru” (retirada em balcão) ou “Delivery” (entrega no endereço), sendo proibido a comercialização de bebidas (alcóolicas ou não) para consumo em balcão ou em mesas dispostas no interior ou em calçadas, devendo ainda intensificar a adoção de medidas de prevenção, com rigorosa higienização de ambientes, mobiliários, equipamentos e outros, fornecimento de EPI´s aos funcionários (álcool gel e máscaras), devendo os Departamentos de Fiscalização do Município intensificarem a Vigilância, Fiscalização, Notificação e Autuação.

 Art. 3º. Todas as atividades não enquadradas no artigo 2º acima estão terminantemente proibidas, enquanto durar a suspensão prevista neste Decreto. Art. 4º. Estão permitidas atividades esportivas individuais ou que inexista contato físico exemplo de caminhadas, corridas, ciclismo, tênis.

Art. 5º. Recomenda-se às Instituições Financeiras, Agências Bancárias, Cooperativas de Crédito, Correspondentes Bancários e Financeiras que mantenham exclusivamente o atendimento não presencial nos Caixas Eletrônicos e em horário habitual:

Parágrafo único: No atendimento a aposentados, pensionistas, grávidas, idosos e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, as Agências deverão disponibilizar Funcionário (s) durante todo o horário de atendimento, interno e nas áreas de caixas eletrônicos, para a organização de filas e auxílio aos clientes preferenciais, as seguintes determinações:

Distância mínima de 2m de um cliente para o outro;

Disponibilização de produtos para higiene (álcool gel) na entrada e saída; e,

Manter permanente higienização do local e dos próprios caixas eletrônicos.

Art. 6º. Na hipótese da Vigilância Epidemiológica Municipal e/ou Estadual recomendar, o Município poderá suspender atividades enumeradas neste Decreto.

Art. 7º. O descumprimento ou desobediência ao quanto previsto neste Decreto, será caracterizado como infração à legislação e sujeitará o infrator às penalidades e sanções cabíveis, inclusive, no que couber, interdição, apreensão de mercadorias, cassação de licença de funcionamento, que poderão ser adotadas até mesmo após o Estado de Emergência, dependendo do tempo de tramitação dos processos administrativos, assegurada a ampla defesa.

Art. 8º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário do Decreto Municipal nº 388, de 18/03/2020, e Decreto Municipal nº 406, de 27/03/2020.

Gabinete do Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, Bahia, 31 de março de 2020 TEMÓTEO ALVES DE BRITO - Prefeito Municipal./bahiaextremosul

Aras pede três dias para se posicionar sobre pedido de afastamento de Bolsonaro



Aras pede três dias para se posicionar sobre pedido de afastamento de Bolsonaro


O Procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta terça-feira, 31, que em até três dias deve se posicionar sobre o pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por 180 dias. As informações são do site Muita Informação.

O pedido foi protocolado pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e encaminhado a Procuradoria pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello na noite de segunda-feira, 30. O argumento é que o presidente atrapalha o combate a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

"O pedido chegou agora ao meio-dia ao meu gabinete e eu fui comunicado. Vou começar a estudar o caso agora à tarde, mas a imprensa tem a pressa que eu não posso ter. Não posso me manifestar sem antes estudar o caso. Não vou conseguir responder a essa pergunta em menos de três dias", afirmou Aras.

Em entrevista ao jornal O Globo, Aras, que foi indicado por Bolsonaro ao cargo, declarou que é injusta a crítica de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem sido omissa diante da falta de ações do presidente durante a pandemia, já que suas manifestações estão resguardadas pela liberdade de expressão e imunidade do seu cargo.

No entanto, ele afirmou que a PGR pode ir à Justiça contra o Bolsonaro, caso ele decida implementar um decreto. "O Estado está funcionando normalmente e o governo, leia-se o presidente da República, tem liberdade de expressão e goza de certas imunidades. Agora, se o presidente vier a baixar um decreto, qualquer que seja, contrariando a orientação da horizontalidade, estabelecendo a verticalidade ou não, tudo isso é passível, sim, de apreciação judicial. 

E sendo passível de apreciação judicial, não somente os legitimados poderão recorrer à via judicial, como o próprio Ministério Público", declarou./A Tarde

terça-feira, 31 de março de 2020

Como faço para receber o auxílio emergencial de R$ 600?




Fotos da Ladeira Porto Geral, centro de São Paulo, em um dia de movimento normal (16/3/2020) e com decretação de fechamento de comércio (24/3/2020) REUTERS/Amanda Perobelli


Até o momento, os trabalhadores informais, autônomos, intermitentes e microempreendedores individuais (MEIs) não podem fazer nada para receber o auxílio emergencial de R$ 600 aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em razão da pandemia do novo coronavírus.

O texto ainda precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro. Um decreto também precisa ser editado para regulamentar como será toda a operação do pagamento.

Fotos da Ladeira Porto Geral, centro de São Paulo, em um dia de movimento normal (16/3/2020) e com decretação de fechamento de comércio (24/3/2020) REUTERS/Amanda Perobelli

Fotos da Ladeira Porto Geral, centro de São Paulo, em um dia de movimento normal (16/3/2020) e com  decretação de fechamento de comércio (24/3/2020) - Foto: Reuters


A proposta do governo era de dar R$ 200 para os trabalhadores informais, mas o Congresso elevou o valor para R$ 600. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil.

O governo vai pagar o benefício para todo mundo?
É preciso seguir algumas regras:

Ser maior de 18 anos;

Não ter emprego formal ativo (ou seja, trabalhar com carteira de trabalho assinada);
Não receber nenhum outro benefício previdenciário ou assistencial (aposentadoria ou pensão, por exemplo), nem ser beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal.

A exceção é o Bolsa Família. Quem está no programa pode receber o auxílio emergencial também, limitado a duas pessoas na família.

A renda mensal por pessoa tem de ser de até meio salário mínimos (R$ 522,50) ou a renda familiar mensal total não pode ser superior a três salários mínimos (R$ 3.135).
A renda total do ano de 2018 não pode ser superior a R$ 28.559,70.
Além dessas regras, também é preciso:

Exercer atividade na condição de Microempreendedor Individual (MEI) ou ser contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social do INSS.

Ser trabalhador informal, de qualquer natureza, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal até 20 de março de 2020.

Ser trabalhador informal e preencher a autodeclaração que será disponibilizada pelo governo.

Por quanto tempo o governo vai pagar o benefício?

Os valores serão pagos durante três meses, podendo ser prorrogados enquanto durar a calamidade pública devido à pandemia de covid-19.

Recebo o Bolsa Família. Posso receber os dois benefícios?

Para quem recebe o Bolsa Família, o texto permite que o beneficiário substitua temporariamente o programa pelo auxílio emergencial, se o último for mais vantajoso.

Estou na fila do INSS para receber o BPC. Tenho direito a algum benefício?

O projeto também prevê a antecipação do pagamento do auxílio de R$ 600 para quem ainda está na fila do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Se houver a concessão definitiva, o beneficiário receberá a diferença entre o valor já recebido e o do benefício cheio (R$ 1.045) com correção. Se a perícia negar o pedido, não há necessidade de devolver nenhum valor.

Estou na fila do INSS para fazer perícia para receber auxílio-doença. Vou ter direito a algo?

O projeto prevê a antecipação de um salário mínimo (R$ 1.045) para quem está na fila do INSS para receber o auxílio-doença até que seja feita perícia. O pagamento está condicionado à apresentação de atestado médico./G1

Corpo sem cabeça é encontrado em fazenda de Eunápolis





O corpo sem a cabeça de Denílson Carvalho Marinho de aproximadamente 40 anos, natural de Barrolândia, distrito de Belmonte, foi encontrado pelo trabalhador de uma fazenda próximo ao bairro Vivendas Costa Azul na cidade de Eunápolis, no início da tarde desta terça-feira, 31 de março, em meio a vegetação. Denílson estava desaparecido deste o último sábado (28), disse a polícia.

Denílson estava morando em um casebre cedido pelo dono da fazenda há 60 dias, e trabalhava de carregar e descarregar caminhão.

O corpo em adiantado estado de decomposição estava a 80 metros da casa. Buscas foram realizados pelo local, mas a polícia não encontrou a cabeça.

A polícia encontrou no barraco onde a vítima morava, uma faca e um enxada com marcas de sangue, elas serão periciadas, pois podem ter sido usadas no crime. “Há indícios que a lamina que estava solta do cabo, pode ter sido lavada”, disse um policial.

O corpo foi removido para o IML de Eunápolis. A polícia investiga autoria e motivação, pede ainda que quem tiver alguma informação que possa desvendar o caso, que ligue para o telefone (73) 9090-98196-3666, o número também funciona WhatsApp e a ligação pode ser feita a cobrar./bahiaextremosul

ITAMARAJU | Motociclista sofre ferimentos em acidente




O acidente feriu um motociclista no período da manhã desta segunda-feira (30), na Avenida perimetral em Itamaraju.

A colisão ocorreu próximo do posto de combustível no bairro Jaqueira, final da avenida perimetral, envolvendo o condutor da motocicleta com um veículo de passeio.

Após a colisão o motociclista caiu em meio à via e necessitou de cuidados médicos.

Mas as pessoas que passavam pelo local notificaram as centrais do SAMU 192 e polícia militar, para resgatar a vítima e confecção do registrar de boletim de ocorrência.

A vítima foi encaminhado para o hospital municipal para realização de exames clínicos, mas permanece em  observação./IN

ITAMARAJU | Homem é alvejado a tiros





Samuel Silva de Souza (24 anos), deu entrada na unidade hospitalar após ser alvejado varias vezes durante a tarde desta segunda-feira (30).

Moradores notificaram a central do SAMU 192, que prontamente destinaram uma unidade até o local.

O homem natural de Serra (ES) estava ferido no interior de uma casa na Rua Espírito Santo (entre o centro e bairro Novo Prado), recebeu os primeiros atendimentos e posteriormente foi encaminhado para o hospital.

A polícia militar acompanhou a situação e rondas foram iniciadas nas proximidades do local.


O estado de saúde da vítima é grave, onde uma equipe medica avalia a necessidade de procedimentos cirúrgicos. Novos detalhes a qualquer momento./IN

Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 10% a partir desta terça-feira





A Petrobras anunciou a terceira redução no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos últimos 10 dias, de 10% nas refinarias a partir da terça-feira (31). Com mais essa queda, o preço do produto, que afeta as famílias de baixa renda, acumula corte de 21% nos preços neste ano.

Antes dessas reduções, o preço praticado pela estatal estava 45% acima da paridade com a cotação internacional.

O preço nas refinarias passa a ser de R$ 21,85 para o botijão de 13 quilos (gás de cozinha).

A redução atinge tanto o GLP residencial como industrial. Segundo a Petrobras, a empresa está reforçando o abastecimento de GLP no mercado através de compras adicionais já efetuadas dentro do seu programa de importação, depois que a crise provocada pelo coronavírus fez muitas famílias estocarem o combustível, levando à escassez pontual em alguns centros urbanos, segundo informou mais cedo o Ministério de Minas e Energia (MME).

Ao todo, a Petrobras fez a importação de três carregamentos, que chegam no porto de Santos nos dias 30 de março, 6 e 10 de abril.

Cada navio tem capacidade adicional de 20 milhões de quilos de GLP, equivalente a 1,6 milhão de botijões de 13 kg.

A companhia disse ainda que não há necessidade de estocar o produto, e pediu para que as distribuidoras repassem a queda de preços para o consumidor. "Não há qualquer necessidade de estocar GLP neste momento, pois não haverá falta de produto para abastecer a população", afirmou a estatal./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.