Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de abril de 2023

Justiça cassa o mandato do vereador Chico do Hotel em Itamaraju

Chico do Hotel perde o mandato de vereador em julgamento de mérito com perdas dos seus direitos políticos e ainda foi condenado a 3 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão, mas o parlamentar pode recorrer da decisão no exercício do cargo.


Foi publicado na manhã deste sábado (15/04), o resultado do julgamento singular ocorrido no final da tarde desta sexta-feira (14/04), da ação penal – procedimento ordinário nº 0001417-74.2018.8.05.0120, quando o juiz Rodrigo Alves Rodrigues, da Vara Criminal da Comarca de Itamaraju, julgou o mérito da ação penal pública incondicionada proposta pelo Ministério Público do Estado da Bahia em desfavor do vereador Francisco Carlos Barbosa Silva, o “Chico do Hotel” (REPU), por violar seu dever para com a Administração Pública e ainda por ter induzido a outros servidores ao erro criminoso, de modo que foi decretado a perda de seu mandato de vereador e perda dos seus direitos políticos, mas somente após o trânsito em julgado, isto é, quando a condenação se tornar definitiva, após a utilização de recursos às instâncias superiores. 

Na nova decisão da justiça, que foi proferida em 1ª instancia, Chico do Hotel perde a sua função pública de vereador, pois o acusado, utilizando-se de sua posição de presidente da Câmara Municipal (2015/2016), praticou o delito de uso de documento falso perante o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, com a finalidade de evitar a rejeição de suas contas e outras consequências jurídicas. Mesmo com a pena definitiva em 3 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão, o edil tem o direito de recorrer da decisão no cargo e em regime aberto para o início do cumprimento (art. 33, § 2º, “c”, do CP). 

O Processo 

Conforme o Procedimento Investigatório Criminal, no dia 31 de outubro de 2016, às 16h29min, via Sistema de Processo Eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (e-!CM), o denunciado Francisco Carlos Barbosa Silva, consciente e voluntariamente, no exercício da função de presidente do Poder Legislativo, fez uso de documento público falso, qual seja, o extrato bancário do mês de setembro/2016, da conta 7-5, da agência 1137, de titularidade da Câmara Municipal de Itamaraju, encaminhando o referido extrato bancário falso no bojo da Prestação de Contas de Gestão do mês de setembro/2016 (Competência 09/2016), enviada ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia mediante a utilização de /oken (certificado digital) e senha pessoal, conforme Código de Recebimento Eletrônico nº 18132/2016. 

Segundo se apurou, o denunciado Francisco Carlos Barbosa Silva “Chico do Hotel” fez uso do citado extrato bancário falso com a finalidade de ocultar do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia as apresentações e devoluções dos cheques pelos motivos 11 e 12 (insuficiência de fundos), além de fazer uso do aludido extrato bancário falso com a clara finalidade de ocultar do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia prejuízo ao patrimônio público do Município de Itamaraju, no valor total de R$ 123,70, correspondentes ainda às tarifas e taxas bancárias decorrentes das devoluções dos cheques. Assim agindo, o denunciado “Chico do Hotel” praticou o crime de uso de documento falso, no exercício de suas funções e em razão de suas atribuições legais, com violação dos deveres de probidade, retidão, lealdade, moralidade e honestidade para com a Administração Pública. 

Os Fatos 

O vereador de 4 mandatos Francisco Carlos Barbosa Silva, o “Chico do Hotel” (REPU) foi cassado nesta sexta-feira (14), pois é réu na justiça por meio do Processo nº 0001417-2018.8.05.0120 por crime de improbidade administrativa e falsificação de documentos públicos quando era presidente da Câmara Municipal de Itamaraju (2015/2016), onde é acusado de emitir cheques sem fundos da Câmara Municipal e falsificar extratos bancários do mês de setembro de 2016, driblando as suas prestações contábeis junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. Ainda nas eleições de 2016, Chico do Hotel foi reeleito para o seu terceiro mandato 2017/2020). 

Pela prática da ocorrência dolosa em mandato anterior, com total consciência de prevaricação, o vereador Chico do Hotel, na época filiado ao PP, foi afastado do cargo pela justiça no dia 29 de outubro de 2018. Na decisão judicial na ocasião, o juiz Rodrigo Quadros de Carvalho atendeu o pedido do Ministério Público do Estado da Bahia que denunciou o parlamentar por utilizar o patrimônio do município em proveito próprio e falsificar documentos públicos para lesar o parecer técnico do TCM. Conforme a decisão do juiz na época, a conduta de Chico do Hotel causou irregulares insanáveis e graves prejuízos ao município de Itamaraju “em absoluta afronta aos princípios constitucionais da moralidade, probidade, honestidade e eficiência administrativa”. 

Antes do seu afastamento, o vereador Chico do Hotel já tinha sido detido no dia 30 de agosto de 2018 em posse de um carro com placa clonada em Itamaraju, mas posteriormente conseguiu provar que havia comprado o veículo de boa-fé e o corretor que vendeu o automóvel para o parlamentar terminou preso numa ação da Polícia Civil. O vereador Chico do Hotel em relação ao seu primeiro afastamento do cargo conseguiu reverter a decisão 11 dias depois, ao conquistar uma medida liminar junto a desembargadora Ivone Bessa Ramos, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, retornando ao parlamento no dia 9 de novembro de 2018 e nas eleições municipais de 2020 conseguiu renovar o seu mandato pelo REPUBLICANOS para sua 4ª e atual legislatura (2021/2024). 

O processo que visava as presentes sanções judiciais e a perda de mandato do vereador Chico do Hotel retornou posteriormente a comarca de Itamaraju para conclusão da instrução judicial e julgamento do mérito. Recentemente o processo recebeu parecer favorável do Ministério Público Estadual recomendando a perda do mandato do vereador Chico do Hotel. E nesta sexta-feira (14), a sentença do juiz Rodrigo Alves Rodrigues consolidou o que a população já esperava, confirmando, inclusive, a decisão anterior do primeiro magistrado do caso. A publicação da sentença condenatória com a perda do mandato do vereador Chico do Hotel, foi publicada pelo Poder Judiciário do Estado da Bahia na manhã deste sábado, dia 15 de abril de 2023. 

Suplente 

Caso a condenação de Chico do Hotel se mantenha nas instâncias superiores, em razão da perda da função pública, quem assume o seu lugar é o primeiro suplente do REPUBLICANOS, Maxsuel Silva dos Santos, o “Maxsuel da Auto Escola”, 43 anos, que nas últimas eleições municipais de 2020, obteve 497 votos. Na época o REPUBLICANOS elegeu três dos 15 vereadores da atual composição legislativa: Flavinho Cabeleireiro (796 votos), Chico do Hotel (794 votos) e Alex do Samu (560 votos)./Athylla Borborema

Itamaraju: MPF investiga possíveis irregularidades na entrega de kits a famílias afetadas por chuvas

Chuvas deixaram rastro de destruição em Itamaraju no fim de 2021

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu dois inquéritos civis para investigar possíveis irregularidades cometidas no município de Itamaraju, no extremo sul do estado, durante a entrega de kits a famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade em 2021, durante a gestão do prefeito Marcelo Angênica (PSDB). 

Sob a supervisão do procurador Fernando Zelada e vinculados à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, os inquéritos têm como objetivo apurar a contratação e pagamento de empresas com dispensa de licitação para a aquisição e distribuição dos kits às pessoas atingidas. 

O primeiro inquérito visa investigar um possível crime de improbidade administrativa, praticado por gestores municipais na contratação da Sacolão Boa Praça Comércio de Alimentos LTDA para a aquisição de kits higiênicos destinados às famílias desabrigadas e afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram em 8 de dezembro de 2021. 

Já o segundo inquérito tem como alvo a contratação da Ronai Panificadora LTDA, responsável pela distribuição de kits de lanches às vítimas. Também há indícios de possível crime de improbidade administrativa neste caso. 

O MPF está comprometido em investigar a fundo essas possíveis irregularidades e garantir que a ajuda destinada às famílias afetadas pelas chuvas tenha sido realizada de forma justa e transparente. A prefeitura do município ainda não se manifestou sobre o assunto./radar

SAJ divulgará São João da Bahia em evento promovido pela Setur


Com um calendário que valoriza as tradições do São João, Santo Antônio de Jesus participará do São João da Bahia, evento que apresentará os principais festejos juninos do Estado em quatro capitais do país. Realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia – Setur, o grande arraial promocional começa nesta quinta-feira (13/04) e vai até domingo (15/04), em São Paulo, e segue com as apresentações para empresários e consumidores finais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. 

Convidada pelo Governo da Bahia, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus vai apresentar a cidade como um dos principais destinos turísticos juninos do Estado, destacando temas como transporte, hospedagem, alimentação e atrações musicais. No espaço do município, os visitantes poderão degustar comidas e bebidas típicas, conhecer a história da festa e da cidade através da exibição de vídeos e conhecer a programação da maior festa São João da Bahia. 

Durante um mês, o calendário vai reunir uma diversidade de eventos, que tem como destaque os shows realizados de 22 a 25 de junho. Neste período, estão sendo esperado diariamente mais de 100 mil pessoas nas apresentações nos palcos principais, que tem confirmados Nadson, o Ferinha; Zé Neto e Cristiano; Nattan; Bell Marques; Lucy Alves; Limão com Mel; Del Feliz; Mari Fernandez; Targino Godim; Adelmário Coelho e Danniel Vieira. 

Distante 190 km de Salvador, a maior cidade do Recôncavo baiano, com 110 mil habitantes, aposta na criatividade e no resgate das tradições juninas para produzir a sua grande festa de São João. A cidade se enfeita por completo, com as bandeirolas coloridas e temas juninos decorando o Espaço do São João, as principais ruas, bairros e a feira livre. Nas áreas em torno da festa, a gastronomia se destaca nas barracas personalizadas que comercializarão as tradicionais comidas e bebidas típicas, além de oferecerem um delicioso cardápio com a culinária baiana, nordestina e a comida de rua. 

PROGRAMAÇÃO 

13/04 – Quinta-feira

Local: Espaço Concept Hall – Coco Bambu Anhembi

São Paulo

15 e 16/04 – Sábado e Domingo

Horário: 10h às 18h

Local: Parque Villa Lobos -São Paulo – SP

18/04 – Terça-feira 

Belo Horizonte 

19/04 – Quarta-feira

Horário: 18h às 22h

Local: Cais do Oriente

Rio de Janeiro

27/04 – Quinta-feira

Horário: 18h às 22h

Local: Restaurante Nau 

Brasília 

29 e 30/04 – Sábado e Domingo

Horário: 10h às 18h

Local: Pontão do Lago Sul

Brasília./bahia

Homem é perseguido e assassinado com aproximadamente 30 tiros no Centro de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: A Polícia Militar de Teixeira de Freitas foi acionada na madrugada deste sábado, 15 de abril novembro, por volta de 00h38, para atender a uma ocorrência de homicídio consumado. Segundo informações, a vítima foi perseguida e assassinada com vários tiros. Populares disseram ter ouvido muitos tiros, e depois, avistaram a vítima caída na via pública, na Travessa Teixeira de Freitas (fundos da Fermacon). 

Uma guarnição esteve no local e preservou a área, acionando a Polícia Civil. A vítima ainda não foi identificada. A Polícia Civil esteve no local, representada pela delegada Andressa Carvalho e o investigador Aldo, e realizou o levantamento cadavérico. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local do crime e realizaram os exames perinecroscópicos. Segundo a polícia, a vítima apresentava diversas perfurações por projéteis projéteis arma de fogo. 

No local, os peritos recolheram aproximadamente 30 projéteis e fragmentos de projéteis de calibre 380. No bolso da vítima foi encontrado duas pedras de crack, um cachimbo artesanal, 01 isqueiro e R$ 20. Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao IML para ser necropsiado. Autoria e motivação ainda são desconhecidas pela polícia, que instaurou inquérito policial para investigar o crime. Câmeras de vídeo monitoramento flagraram a ação. Foram 06 criminosos em 03 motos, todos armados. 

Após efetuar os disparos, os criminosos fugiram sem deixar pistas. A Polícia aguarda familiares para reconhecer o corpo./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Criança morre vítima de atropelamento em Itamaraju


Um atropelamento matou uma criança na região do bairro Furlan, no início da tarde deste sábado (15) de abril, em Itamaraju. 

A criança com pouco mais de 03 anos, tentou atravessar a rua, mas acabou atingido por um veículo pertencente a uma empresa funerária presente no município. 

Moradores notificaram as centrais da Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), no entanto, as lesões o garotinho acabou não resistindo e morreu no local. 

O condutor do veículo permaneceu no local até a chegada das autoridades policiais. 

Seguindo procedimentos a polícia civil também foi informada sobre o acidente, autorizando o levantamento cadavérico. 

O corpo será transferido para o IML de Itamaraju, onde exames periciais serão efetuados na criança. 

A polícia deverá instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias do acidente./IN

Lula: relação do Brasil com a China chega a outro patamar

 Ao deixar a China na noite desta sexta-feira (manhã de sábado, no horário local), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez avaliação positiva da missão oficial ao país asiático e do encontro com o líder chinês, Xi Jinping. Segundo ele, as relações bilaterais entre os países entram, agora, em outro patamar, abrangendo outras necessidades, como energia limpa, conectividade e cultura, além do universo das commodities. 

Não temos escolhas políticas ou ideológicas. Temos escolhas de interesse nacional, do povo brasileiro, da indústria nacional, de nossa soberania” 

“Eu saio satisfeito porque sinto e senti uma extrema vontade do presidente  Xi Jinping e dos ministros dessa interação com o Brasil. Eu acho que nossa relação estratégica vai se aperfeiçoando cada vez mais. E nós não precisamos romper e brigar com ninguém para que a gente melhore”, disse, antes de embarcar para os Emirados Árabes, onde assinará novos acordos de investimento para o Brasil. 

» Íntegra do pronunciamento do presidente Lula na saída da China 

Segundo o presidente, nas trocas com os demais países, o Brasil tem que buscar seus interesses e necessidades para construir acordos possíveis. “Não temos escolhas políticas ou ideológicas. Temos escolha de interesse nacional, do povo brasileiro, da indústria nacional, de nossa soberania”. 

No rol de possibilidades de novas trocas com o principal parceiro comercial, Lula citou ampliar a presença de chineses nas universidades brasileiras e de brasileiros nas escolas chinesas, parcerias no processo de transição energética, com o potencial brasileiro de produzir energia limpa, e na área de conectividade, considerando o compromisso do governo de universalizar o acesso à internet banda larga nas escolas públicas de todo o país. 

“Nosso país está muito atrasado e eu acho que não é correto a gente não dar ao povo brasileiro a mesma oportunidade que outros países têm”, disse, acrescentando querer fazer uma revolução digital no Brasil e que sua visita à gigante chinesa Huawei foi por causa dessa necessidade. 

Sobre os investimentos para transição energética, Lula afirmou que todos os países, do mais ao menos industrializado, precisam entender a importância do cuidado com o meio ambiente. “O planeta é um só. Todos estamos dentro do barco e, se ele afundar, não escapa ninguém”. 

UNIÃO PELA PAZ - O presidente brasileiro contou também que conversou com o colega chinês sobre a necessidade de os países contrários à guerra entre Rússia e Ucrânia se juntarem para convencimento pela busca da paz. 

"Somente quem não está defendendo a guerra é que pode criar uma comissão e discutir o fim dessa guerra. É preciso ter paciência para conversar com o presidente da Rússia, é preciso ter paciência para conversar com o presidente  da Ucrânia, mas é preciso sobretudo convencer os países que estão fornecendo armas e incentivando a guerra a pararem”. 

De acordo com Lula, a China tem um papel importante nesse processo e está disposta, assim como o Brasil, a fazer esse movimento./gov

Vereadora Maria Nilza cobra da secretaria de saúde de Jucuruçu carro fumacê urgente para combater mosquito chikungunya

 

É sobre o mosquito o secretário de saúde pelo amor de Deus consiga para Jucuruçu um uma bomba e faça alguma coisa porque tá tendo muito muitos casos de chikungunya aqui em Jucuruçu e não é não é brincadeira essa doença não é brinquedo. 

Porque a pessoa não é uma coisa que você toma um remédio que você melhora de 8 10 dias não é um período muito longo a pessoa pensa que tá melhorando essa que não volta de novo e incha os pés sem chamar nada eu estive no hospital alguns dias atrás aí eu fui lá no hospital e tinha muita gente com  chikungunya. 

E quando eu fiquei um pouco lá no hospital aguardando, o que tinha de gente eu tô fazendo aqui eu tenho que ir embora eu não sei onde é eu vivo porque  tinha mais mosquito do que tinha na rua e em casa para um povo de Jesus porque é sério incha junta com você me chamar me desculpa então a gente apela para você saber aí a secretaria de saúde que providenciam mais rápido não sei se é tão complicado ou que seja uma bomba também que venha eh jogar o veneno que possa matar a esse mosquito qualidade de vida ao povo do nosso município.  

Como solicitar o carro fumacê? 

Não se faz uso indiscriminado do carro fumacê por conta do risco ao meio ambiente. É necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e relatar a situação para solicitar uma visita da equipe da Vigilância Epidemiológica ao local. Em se tratando de Salvador, entrar em contato com o telefone 156 do Salvador Atende. Para outros municípios, acesse aqui a lista de contatos das Secretarias Municipais de Saúde.

Conheça Jorge Sampaoli, novo técnico do Flamengo

 

Nesta sexta-feira, o Flamengo anunciou acordo com para ser o novo técnico do clube carioca até o final de 2024. O comandante chega para substituir Vitor Pereira. Trabalhos curtos, polêmicas e poucos títulos marcaram os trabalhos recentes do treinador argentino. 

Carreira 

Sampaoli iniciou sua carreira como técnico no final dos anos 90, mas teve seu primeiro trabalho em um time de maior expressão em 2011, quando comandou o Universidad do Chile. O trabalho de sucesso levou o argentino ao comando da Seleção Chilena, onde fez seu projeto mais duradouro, entre o final de 2012 e 2016 e conquistou uma Copa América. 

O bom trabalho no Chile levou o treinador ao futebol europeu, para comandar o Sevilla. Desde então, Sampaoli acumula trabalhos curtos. Pelo time espanhol, o técnico assinou por duas temporadas, mas saiu menos de um ano depois, quando recebeu proposta para assumir a seleção argentina. No comando da Albiceleste, Sampaoli também não durou muito depois de campanha ruim na Copa do Mundo de 2018 e desentendimentos com o elenco. 

No final de 2018, Sampaoli chegou ao futebol brasileiro, como técnico do Santos. Com pouco tempo de clube, o argentino já colocava em dúvida sua permanência na equipe paulista caso suas exigências não fossem atendidas. Mesmo com um saldo positivo e o vice no Brasileirão de 2019, Sampaoli pediu demissão após um ano. 

Em seguida o técnico foi anunciado pelo Atlético-MG. Novamente, mesmo com um aproveitamento positivo, título estadual e terceiro lugar no Brasileirão de 2020, o argentino foi atraído por uma oferta para retornar ao futebol europeu e deixou o comando do Galo menos de um ano depois da sua chegada. 

Na sua segunda passagem pela Europa, Sampaoli treinou o Olympique de Marselha e o Sevilla, novamente. Pelo time francês, o técnico pediu demissão depois de quase um ano e meio. Pelo time espanhol foi demitido após sequência de resultados ruins. 

Polêmicas

Ao longo da sua carreira, Sampaoli colecionou polêmicas nos times em que passou. Na Argentina, o treinador não tinha boa relação com os jogadores, entre eles Di María, que definiu o técnico como "esquisito" e que sempre termina seus trabalhos bem, mas termina mal. 

No Olympique, Sampaoli comandou Gerson e os dois tiveram uma relação de altos e baixos. O brasileiro teve início difícil no clube francês, quando o argentino deu poucas oportunidades para que o volante mostrasse seu futebol. Com o tempo, Gerson ganhou espaço e chegou a se destacar. Agora, ambos se reencontram no time carioca. 

As exigências de Sampaoli e sua relação com as diretorias dos clubes em que passou também chamam atenção. No Santos, Atlético-MG e Olympique, o treinador apresentava rusgas com as diretorias e alegava que suas exigências de contratações não eram atendidas, o que motivou vários de seus pedidos de demissão. 

Títulos 

Mesmo com passagens por grandes clubes do futebol, e aproveitamentos positivos em muitos dos seus trabalhos, Sampaoli soma apenas nove títulos durante sua carreira. O último deles em 2020, pelo Atlético-MG. Confira as conquistas do argentino: 

- 2x Liga Equador (2009, 2010) 

- Liga Chilena Clausura (2011) 

- 2x Liga Chilena Apertura (2011 e 2012) 

- Taça Chile (2012) 

- Copa Sul-Americana (2011) 

- Copa América (2015) 

- Campeonato Mineiro (2020)./terra

Secretários municipais, vice-prefeito e vereadores de Porto Seguro discutem propostas e prioridades para a administração municipal


Por solicitação do Prefeito Jânio Natal, foi realizada, na manhã desta sexta-feira, (14/04), uma reunião com o vice-prefeito, secretários municipais e vereadores. O encontro aconteceu no Gabinete Oficial e teve por objetivo, discutir propostas e soluções na oferta de serviços para a população. 

Em sua explanação, o vice-prefeito, Paulinho Toa Toa, destacou as diversas intervenções que vêm sendo implementadas na Saúde, como a construção do novo hospital de cirurgias eletivas, no Arraial d’Ajuda, a reforma e ampliação da UPA, no Baianão, e o novo PSF do bairro Areião que será construído. 

De acordo com Josemar Siquara, Secretário da Casa Civil e Comunicação, o prefeito orienta pelo constante diálogo com a Câmara de Vereadores. “O estreitamento com o Legislativo é sempre o melhor caminho. Os vereadores têm grande aproximação com a população e é natural que as demandas sejam canalizadas por eles”, explica. 

Durante a reunião, que teve também as presenças dos secretários Zaqueu Oliveira, Denisson Matos e Jailson Ferreira, foram tratadas diversas demandas, sobretudo, de infraestrutura e obras que estão em curso e outras tantas que já foram licitadas e iniciadas em breve. 

“Nós estamos no caminho certo. Já trouxemos o nosso destino para o merecido lugar de destaque no cenário turístico nacional e internacional. Diversificamos nossos atrativos e os resultados são muito positivos, gerando emprego e renda para a população. Em paralelo, estamos cuidando da conservação e manutenção dos bairros”, afirma o vice-prefeito, Paulinho. 

A reunião serviu também para definir prioridades de atuação da gestão municipal em setores e locais que mais precisam. A pauta da reunião serviu para estruturar uma agenda de trabalho com o acompanhamento dos edis, principalmente em suas comunidades de maior atuação. Essas reuniões passarão a ser periódicas./ASCOM/Porto Seguro

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Grupo Eldorado de Comunicação faz importante aquisição e amplia seu alcance com a compra da Rádio Terramar FM 91,3 em Itamaraju

 


Teixeira de Freitas: O diretor geral da Rádio Eldorado FM 98,9, Sérgio Guimarães, recebeu na tarde desta sexta-feira, 14 de abril, uma equipe da Rádio Terramar FM 91,3 de Itamaraju. A Rádio que mais cresce na Bahia, faz uma importante aquisição para ampliar seu alcance. O diretor da Eldorado FM recebeu os comunicadores de Itamaraju Ângelo Lima, Marcelo Santos, além do diretor Maxsuel. 

A aquisição da Terramar FM 91,3 foi concluída na última terça-feira (11). A Programação da Rádio Eldorado FM será transmitida em rede, nos seguintes horários, das 07h às 08h com Samuca Macedo; o Jornal Liberdade das 13h30 às 15h, com Edvaldo Alves e A Tarde Eldorado com Fabrício Lima, das 15h às 18h. Outras grades de programação serão divulgadas posteriormente. A equipe da Terramar veio conhecer a Eldorado FM e se entusiasmou com a qualidade e potência da rádio. 

O grupo Eldorado de Comunicação segue em constante crescimento. A Terramar é a primeira das 05 emissoras comerciais que integrará o Grupo Eldorado. Outras rádios estão sendo negociadas na Bahia e em breve o grupo expandirá ainda mais seu alcance. “Estamos trabalhando muito para oferecer o que há de melhor no Rádio. A Terramar será mais uma rádio cristã e Itamaraju e região pode contar com uma programação de excelência”, disse Sérgio Guimarães./Edvaldo Alves/Liberdadenews

PM prende homem suspeito de propagar vídeo com falso ataque à escola em Teixeira de Freitas

 

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta sexta-feira (14), na cidade de Teixeira de Freitas, um homem de 34 anos, suspeito de falsa comunicação de crime.

Ele seria o responsável pela propagação de um vídeo nas redes sociais, com informações falsas sobre um ataque na Escola São Lourenço. 

Populares fizeram a denúncia e ele foi preso na Rua André Medeiros, no Bairro São Lourenço, por policiais da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar. 

De acordo com a denúncia, o suspeito aparece no vídeo falando do falso ataque e também compartilha o conteúdo nas redes sociais. Ele foi conduzido para a Delegacia de Teixeira de Freitas. 

O major Neto, comandante da 87ª CIPM  disse que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão fazendo operações em conjunto contra as fake news, que tem surgido nos últimos dias com informações inverídicas de atentados nas unidades de ensino da cidade. 

Após o vídeo se espalhar a direção da escola emitiu uma nota sobre o caso; 

NOTA; 

A direção da EMEF São Lourenço vem por meio desta, informar que o vídeo divulgado sobre um ataque em nossa escola é uma INVERDADE. E ao tomar conhecimento, a polícia militar conduziu o responsável por esse vídeo à delegacia, sendo esse flagranteado. 

Esperamos que mentiras como essa não se repitam, e que tenhamos cuidado com o que falamos, divulgamos e compartilhamos./Fernanda Silva/87ª CIPM

Homem assassinado a tiros às margens da BR 101 em Teixeira é reconhecido no IML


Teixeira de Freitas: O Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas informa que o corpo que estava no Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas foi identificado pela família como sendo, Nhawam de Oliveira Silva, de 22 anos, morador do Bairro Redenção. 

De acordo com as informações, Nhawam de Oliveira Silva, de 22 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo, na noite da última quarta-feira, 12 de abril, por volta das 19h00, às margens da BR-101, próximo ao Polo Industrial, na cidade de Teixeira de Freitas-Ba. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Teixeira de Freitas investiga o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Gilson Koiô um dos vereadores que vem representando o povo de Jucuruçu


Parece que o vereador Gilson Koiô, PSDB, está lendo direitinho a cartilha do vereador - porque o edil vem fazendo uma série de reivindicações nas reuniões, que realmente é o papel do vereador. 

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. 

Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. 

A Constituição Federal e as leis orgânicas municipais estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato. Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres perante a população, os eleitores podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes. Caso o eleitor descubra alguma irregularidade, é possível fazer uma denúncia ao Ministério Público. 

E é realmente isso que o vereador Gilson Koiô, PSDB, vem fazendo ultimamente no plenário. Parabéns Gilson Koiô, continue sempre assim, afinal um vereador ganha muito bem para representar ao povo. Quem tem medo de cobrar e falar a verdade para prefeito é quem tem rabo preso.

ESCOLA + VIOLÊNCIA = SOCIEDADE: O difícil desafio da convivência

 

Estava um pouco resistente em escrever sobre o assunto que envolve os atentados nas escolas. Ainda abalado com os últimos acontecimentos (assassinado de uma professora de 71 anos por um aluno de 13 em São Paulo e de 04 crianças em uma creche em Blumenau em Santa Catarina). Entretanto, a pedido da editora do Jornal da ACE – VGP aceitei o desafio. Como o tema provocou em todos nós sensações e sentimentos diversos, dentre eles revolta, medo, indignação, tristeza e impotência, procurei fazer uma reflexão pessoal a partir do meu cotidiano e de alguns estudos sobre a problemática em questão. Para quem ainda não me conhece, apresento-me para que compreendam de qual lugar estou escrevendo: sou professor da Educação Básica desde 1998, diretor de escola pública desde 2009 e professor universitário desde 2008 (atuando nos cursos de pedagogia, psicopedagogia e neuropsicopedagogia). Portanto, estou atuando como educador há 25 anos, tendo exercido várias funções. 

Posto isso, vamos à análise. A escola é o reflexo da sociedade. Sabemos que a violência não é uma prerrogativa das ESCOLAS, mas da SOCIEDADE que, cada vez mais polarizada, é violenta e intolerante. A cultura armamentista, a polarização do nós contra eles e do princípio maniqueísta do Bem contra o Mal, bem como as crises sociais instauradas pela PANDEMIA da COVID-19 contribuíram significativamente para o aumento dos atos de violência, intolerância e bullying nas escolas. O que a mídia divulga é, contudo, apenas a ponta o iceberg. Nós educadores convivemos diariamente com tudo isso há anos e, apesar de muitos apelos, quase ninguém nos ouve, acham que reclamamos demais. Agora, devido às recentes tragédias de repercussão nacional, o que infelizmente não foi isolado, surge uma onda de especulações sobre a tendência de aumento de atentados deste tipo associados a diversos supostos tipos de motivação dos crimes. Segundo o site G1[2], “subiu para 24 o número de ataques violentos a escolas do Brasil desde 2002, conforme aponta um estudo da  Unicamp, foi contabilizado ao menos 23 casos até março deste ano. O mais recente aconteceu nesta terça-feira (5) em uma creche em Blumenau, Santa Catarina”. 

É urgente, pois, que a sociedade pare de se preocupar com questões irrelevantes ou comportamentais (banheiros unissex, escola sem partidos, linguagens neutras, dentre outras...) e foque no essencial: elaboração de políticas públicas de governo e não de partidos. É necessária a criação de mecanismos que garantam efetivamente a participação da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos e sejam responsabilizadas pelo não cumprimento das medidas garantidas legalmente. De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 205, a educação, direito de todos é DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Conforme aponta a Constituição, é um dever de todos, mas o que observamos nas escolas é uma negligência de muitas famílias. Algumas, inclusive, querem transferir todas suas responsabilidades para a escola. 

Não estou aqui, com esse argumento, colocando a culpa na família, mas chamando a atenção para a sua responsabilidade na parte que lhe cabe na educação das crianças de acordo com a legislação. Quando a escola convoca os responsáveis para resolver questões da vida escolar dos alunos, ora por indisciplina, vandalismo ou por questões de aprendizagem, muitos alegam não ter tempo. No entanto, quando o filho reclama que algum profissional da educação chamou sua atenção por algum comportamento inadequado de modo mais incisivo alegam que o filho foi constrangido ou que falaram alto com ele. Neste momento, eles arrumam tempo e vêm “brigar” com a equipe escolar, reforçando o comportamento inadequado do filho, isso quando não há denúncia da escola antes do apuramento dos fatos. Para elucidar, relato três episódios que acompanhei e que evidenciam meu argumento: 

1.      Aluno (15 anos) foge da escola. Notificamos os responsáveis. A mãe chega já alterada alegando que o filho saiu porque o portão estava aberto. Informarmos que estávamos recebendo merenda escolar e ele aproveitou a oportunidade e fugiu. Ao invés de corrigir o filho, apontou o “erro” da escola; 

2.      Pai chega nervoso, acusando um professor de ter agredido o filho. Acolhemos a acusação e informamos que iríamos apurar e retornaríamos. Após a apuração, não foi constatado nenhum ato de violência por parte do professor. Pelo contrário, as câmeras mostraram o professor circulando por toda a sala de informática, conferindo os computadores dos alunos (era dia da Prova Paulista). A gravação mostrou que o diretor e a vice-diretora entraram na sala para verificar a conexão da internet, nem o aluno em questão, nem os colegas relataram episódios de violência. O pai foi comunicado para comparecer na escola para o retorno da apuração, mas até hoje não compareceu. Agora eu pergunto: se não tivéssemos as câmeras dentro da sala de aula? Seria a palavra de um adolescente de 13 anos contra a do professor. Adivinhe quem levaria a culpa? Será que as autoridades e a mídia viriam perguntar nossa versão? 

3.      Aluno de 15 anos leva uma arma para escola na mesma semana do ataque que matou a professora em São Paulo. Na sala da direção, o aluno entrega a arma (simulacro) que segundo ele trouxe para “brincar”. Recolhemos a arma, acionamos o protocolo de segurança e a família. A mãe alega que deram de presente a arma para o filho, pois ele, há mais de 05 anos, estava pedindo uma arma de brinquedo. 

Perceberam a gravidade do problema? A sociedade está doente. As famílias não têm autoridade com os filhos. Têm dificuldade de dizer NÃO para eles. Erroneamente, querem dar aos filhos o que alegam que não tiveram na infância e, com essas atitudes, as famílias não conseguem impor limites, fazendo com que as crianças e jovens cresçam com dificuldades de seguir regras básicas de convivência em ambientes coletivos exteriores à família. 

Neste sentido, admite-se que educar pressupõe a coragem de dizer NÃO. Educar é um ato ritualístico, com normas claras para todos os envolvidos. Para a maioria das crianças, é na escola que elas têm o contato com as REGRAS e com os limites do que podem e do que não podem fazer. Infelizmente, é preciso elucidar que estamos criando uma geração de “mimados”, “frustrados” e “intolerantes”. Não sabem esperar a vez, nem na fila do refeitório, querem tudo para ontem. Precisamos, enquanto ainda há tempo resgatar alguns procedimentos de convivência harmônica em sociedade, reforçar a defesa pelos protocolos da boa educação, como pedir licença, por favor e agradecer.  

Partindo das observações, das vivências e das leituras, aponto três dicas para os pais acompanharem e monitorarem os comportamentos dos filhos. Pais, não tenham medo de ser exigentes e “chatos”. Os pais não necessariamente precisam ser “legais”. Precisam ser pais, exercer sua autoridade com responsabilidade, discernimento e coragem. Lembrem-se de: 

1.      REVISTAR mochilas e quartos. Os quartos não são propriedade privada dos filhos onde os pais não podem entrar. Não só podem, como devem e, de vez enquanto, inspecionar; 

2.      ACOMPANHAR e monitorar o acesso das redes sociais dos filhos – ligar o alerta com o excesso de tempo conectados ou com muito tempo no quarto fechado. O acompanhamento deve ser feito com muito diálogo, respeito e orientação, levando em conta a idade dos filhos (determine um tempo). Hoje existem, inclusive, aplicativos de monitoramento; 

3.      Fiquem atento a qualquer mudança de COMPORTAMENTO ou de HUMOR do seu filho. Caso perceba que não consegue lidar com a situação, peça ajuda, de preferência para especialistas em saúde mental. Não minimize ou subestime. Lembre-se do ditado popular “prevenir é melhor do que remediar”. 

Enfim, o assunto é muito complexo, sensível e necessário. Não dá mais para fingirmos que está tudo bem. Não está! Precisamos juntos buscarmos soluções coletivas e colaborativas. Um dos caminhos que considero importante é a PARCERIA de todos em prol de uma CULTURA DE PAZ que valoriza e respeita as diferenças, pois sabemos que o “sucesso escolar é o resultado da parceria entre família e escola em uma atitude de complementariedade e responsabilidade. Precisamos superar essa ideia equivocada e procurar culpados, mesmo porque não há culpados, mas responsáveis” (SENA, 2022, p. 37)[3]. 

[1] Mestre em Educação – PUC/SP. Especialista em Gestão – USP; MBA em Gestão Empreendedora – UFF. Diretor de Escola Estadual. Professor universitário. Escritor, Coach e Palestrante.  Insta: @cezar.sena./cezarsena

Dois adolescentes usam simulacro de arma com espoletas e assustam colegas de escola: Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Teixeira


Teixeira de Freitas: Na tarde desta quinta-feira, 13 de abril, o plantão da Polícia Civil de Teixeira de Freitas tomou conhecimento que em uma escola de Teixeira de Freitas teria um aluno portando uma arma de fogo e que o mesmo teria apontado e efetuado um disparo com a referida arma na direção de outras crianças. De posse da informação, os policiais se deslocaram imediatamente para a escola citada. 

Os investigadores André Maurício Hadad, Antonio Carlos Francisco e o escrivão Marcos Dal Belo, saíram na diligência, por determinação do delegado titular, Marcos Ludovico, e chegando na escola, identificaram o adolescente, e na presença de prepostos da escola realizaram os devidos questionamentos, e conseguiram localizar o objeto, sendo constatado que tratava-se de um simulacro de revólver, o qual estava municiado com espoletas. O adolescente alegou ter pego a arma que seria de brinquedo na mão de um colega, também adolescente, e tentado efetuar disparos, porém só conseguiu dois disparos, sendo um para o chão e outro na direção de algumas alunas. 

O simulacro foi apreendido e o caso segue sob investigação pela Polícia Civil. Como foi um ato infracional, cometido por dois adolescentes, os pais serão intimados para comparecer na delegacia. O caso ganhou grande repercussão, à medida em que nos últimos dias mensagens com tons de ameaça foram divulgados em redes sociais e grupos de WhatsApp, os quais causaram pânico em pais, alunos e servidores das instituições de ensino. Os envolvidos são dois adolescentes, um de 14 anos de idade, e outro de 17 anos. 

O delegado chama a atenção para a seriedade do caso e alerta que a Polícia Civil e Militar estão atentas e monitorando todas as ameaças. O delegado reforça que não se deve brincar com essa situação, e que toda e qualquer ação será apurada para dar uma resposta à sociedade./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Polícia investiga desaparecimento de motorista de aplicativo em Eunápolis


A polícia está investigando o desaparecimento de Jonathan Martins Melo, de 23 anos, que trabalhava como motorista de aplicativo em Eunápolis. Ele saiu de casa no fim da manhã do último domingo (09) para trabalhar em um sítio no bairro Juca Rosa, onde ocorrem eventos. 

Sua esposa registrou um boletim de ocorrência depois de não conseguir entrar em contato com ele pelo celular. Além disso, o carro que ele utilizava para trabalhar, um Chevrolet Onix preto (placa QHL-6J39), alugado, também está desaparecido. 

Amigos e outros motoristas de aplicativo teriam visto Jonathan no bairro Juca Rosa, na noite de domingo. 

Carro que Jonathan dirigia quando desapareceu 

RENDA ADICIONAL- Jonathan veio de São Paulo para Eunápolis há pouco mais de um ano, onde abriu uma hamburgueria com sua esposa que já morava na cidade baiana. Ele trabalhava como motorista de aplicativo para conseguir renda adicional. 

A polícia segue realizando buscas na região e solicita a colaboração da população para obter informações sobre o paradeiro do jovem./radar

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Ezequias Alves: O papel da imprensa livre na democracia brasileira e a importância do diploma para jornalistas

Hoje, 13 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Esta data foi criada para promover a importância da liberdade de imprensa e de expressão, que são fundamentais para o desenvolvimento e a democracia em todo o mundo. 

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa ou Dia Mundial da Imprensa foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993 para promover a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão como fundamentais para o desenvolvimento e a democracia em todo o mundo. É uma oportunidade para destacar a importância da imprensa livre e independente como um pilar fundamental da sociedade e para defender os direitos dos jornalistas que lutam por esses ideais. 

No Brasil, a liberdade de imprensa é um direito constitucional garantido, mas infelizmente, muitas vezes ela é ameaçada. Ainda vivemos em um país onde jornalistas são censurados, perseguidos e até mesmo mortos por exercerem seu papel de informar a sociedade. 

Para piorar a situação, em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Desde então, temos visto um aumento na quantidade de pessoas sem formação específica em jornalismo trabalhando como jornalistas, muitas vezes sem as habilidades e ética necessárias para exercerem adequadamente essa função. 

Por isso, é importante que voltemos a discutir a volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Essa medida pode garantir um jornalismo mais ético, responsável e de qualidade, e evitar que pessoas sem a formação necessária coloquem em risco a liberdade de imprensa e a própria sociedade. 

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, devemos refletir sobre a importância de um jornalismo livre e independente para a democracia e a sociedade como um todo. Precisamos valorizar o trabalho dos jornalistas e defender seus direitos, para que possam exercer sua profissão com segurança e dignidade. E, acima de tudo, precisamos defender a liberdade de imprensa como um pilar fundamental da nossa democracia./aguapretanews

Família Andrade em luto: Morre a jovem Naiara Marinho aos seus 51 anos em decorrência de cirurgia

 


Nota de falecimento: 

Comunicamos com pesar o falecimento de (Naiara Marinho de Andrade) 51 anos de idade, Naiara, faleceu nesta quarta-feira, 12 de abril de 2023, na capital de Vitória - ES, causa morte, decorrência de complicações de cirurgia de transplante de rim. 

Segundo informações a jovem Naiara, estava na fila esperando um ruim bastante tempo, e na cirurgia ela veio a óbito. 

Os nossos Pêsames a família e amigos da querida Naiara - A morte não é o fim, as pessoas queridas viverão para sempre nas memórias que construímos com elas. Que estas palavras confortem um pouco o seu coração partido pela perda.  

Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer. 

As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios. O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. 

As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. 

Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.  Salmos 16:1-11 

O corpo de Naiara será velado na AV. Liberdade nº 180 Igreja Presbiteriana de Itamaraju ao lado da Escola Municipal Liberdade. 

E o sepultamento acontecerá ás 16: h desta quinta-feira, 13 de abril, no cemitério do Bairro Itatiaia. 

Naiara Marinho de Andrade - deixa o viúvo Washington Souza e a filha Bruna.

Município de Vereda recebe título de município destaque pela Policlínica de Teixeira


O município de Vereda, recebeu nesta quarta-feira um certificado com título que o inclui como um dos municípios destaque pela policlínica de Teixeira de Freitas. 

O reconhecimento foi feito pela população, através da Ouvidoria e Vereda ficou entre os 3 municípios em destaque nesses primeiros meses de 2023, referente os serviços prestados na Policlínica Regional de Saúde. 

A gestão municipal que tem se empenhado em impulsionar a Saúde Municipal vem trabalhando com ações especiais para o impulsionamento do atendimento humanizado em toda a saúde de Vereda. 

O título foi celebrado por todos os profissionais que receberam pessoalmente o certificado./focodenoticias

Vigilância sanitária apreende carne impropria para consumo em restaurante


Uma denúncia à Vigilância Sanitária culminou na apreensão de farta quantidade carne bovina, adquirida irregularmente e armazenada de forma imprópria por um restaurante em Itamaraju. 

De acordo com a Vigilância, a apreensão ocorreu num estabelecimento às margens da rodovia BR-101, através de uma denúncia anônima que levou a interceptação do material clandestino. 

Metade de um animal bovino, estava acondicionado em locais impróprio por alguns dias. 

A ação promovida pela Vigilância Sanitária, é uma iniciativa que tenta intensificar a fiscalização em cumprimento das leis. 

Todo o material apreendido foi encaminhado para o incinerador do abatedouro do município, sendo totalmente destruído. 

Os técnicos da Vigilância Sanitária, tem intensificado ações com a finalidade de tirar produtos, que possua seu teor adulterado ou em condições impróprias, colocando em risco a saúde da população. Algumas empresas tem comercializado uma serie de itens com validade e condições diferentes das recomendadas pelo fabricante, como temperatura adequada, estocagem e certificação. 

A coordenador Thailon Bastos da Vigilância Sanitária, afirma que as vistorias serão intensificadas. Mas alerta aos consumidores para sempre observarem o prazo de validade dos produtos e verificarem se os alimentos perecíveis estão com aparência regular. 

Caso a população identifique algo fora do normal poderá efetuar denúncias no telefone 7331911638, onde uma equipe de técnicos realizará a verificação das informações./IN 

(O jucurunet faz um alerta aos consumidores e açougueiros de Jucuruçu. Em breve a Vigilância Sanitária estará aqui em Jucuruçu. Porque o local usado para o abate em Jucuruçu, é 100 % inadequado, pois é muita sujeira e o os consumidores estão  de olho nos açougueiros á muito tempo. Já passou da hora do poder público tomar ás providências necessárias).

Por risco de trombose, Brasil abandona uso da AstraZeneca

Uma nota técnica do Ministério da Saúde finalizou o uso e a produção da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela FioCruz, por causa dos riscos de trombose atribuídos ao imunizante que foi aplicado em 115,6 milhões de brasileiros até janeiro de 2022. 

A recomendação foi publicada em 27 de dezembro de 2022, mas passou despercebida. O documento diz que tanto a AstraZeneca, quanto a Janssen não devem ser aplicadas em pessoas com menos de 40 anos e que as demais vacinas disponíveis tenham preferência. 

A justificação são os casos de síndrome de trombose com trombocitopenia (STT) que foram identificados em outros países no início da vacinação e que também foram registrados no Brasil. 

O documento diz que 98 casos de STT relacionados à AstraZeneca foram notificados no e-SUS, destes, 34 tiveram nível 1 de certeza diagnóstica (casos confirmados), 17 casos com nível 2 (casos prováveis) e 47 casos com nível 3 (casos possíveis). Mulheres com menos de 40 anos foram as principais vítimas. 

– Entre os casos prováveis e confirmados (níveis 1 e 2 de certeza diagnóstica), observa-se que a quase totalidade dos casos ocorreram com as vacinas Astrazeneca e Janssen, com incidências semelhantes entre elas, e com a primeira dose da vacina. Apenas dois casos ocorreram com a segunda dose e, mais recentemente, tem-se observado a ocorrência de casos com as doses de reforço – diz trecho da nota técnica 393/2022. 

Diante dessa nova recomendação, o Ministério da Saúde optou por não renovar o contrato com a FioCruz, assim, as vacinas deixam de ser produzidas e utilizadas no Brasil./ uol

Polícia Civil tem 15 adolescentes conduzidos em Operação Escola Segura


Desde o início das ações da Operação Escola Segura, na segunda-feira (10), equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), com o apoio do Laboratório de Inteligência Cibernética (Cyberlab), conduziram 15 adolescentes para unidades de Salvador e do interior do estado. 

Até esta quarta-feira (12), foram lavrados 15 procedimentos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), decorrentes de atos infracionais análogos ao crime de ameaça. As ações da Polícia Civil da Bahia são parte da Operação Escola Segura, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 

Sete adolescentes foram conduzidos à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Salvador, e dois deles foram encaminhados à Promotoria da Infância e da Juventude, do Ministério Público da Bahia. Os demais foram liberados para a família, sob um termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis. A equipe da DAI também cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar. Os casos resultaram em BOCs e Auto de Investigação de Ato Infracional. 

Já no interior do estado, nove conduções resultaram na lavratura de nove BOCs por ato análogo ao crime de ameaça. Os adolescentes foram liberados para os familiares, também condicionados a um termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis. Durante as ações no interior, também foram apreendidos aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, os quais serão analisados. 

A titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), delegada Ana Virgínia, alerta sobre as consequências descritas no ECA para adolescentes que praticarem atos infracionais análogos a ameaça. “As unidades da Polícia Civil podem solicitar ao Ministério Público a aplicação de medidas socioeducativas previstas no ECA, que vão desde advertência e obrigação de reparar o dano, até uma internação em um estabelecimento educacional, que pode durar até três anos”, detalhou. 

O coordenador do Cyberlab, delegado Delmar Bittencourt, destacou que os recursos de inteligência e tecnologia da Polícia Civil oferecem grande capacidade de alcançar os autores de ameaças. “Todos os casos que chegaram ao nosso conhecimento já tiveram os autores identificados ou têm indicativo de autoria. Com a tecnologia que dispomos, dificilmente alguém conseguirá ficar por muito tempo escondido na internet”, afirmou. 

A Polícia Civil também dispõe da Delegacia Virtual para registrar as ameaças contra escolas, creches e outras instituições de ensino. Basta acessar e escolher a opção “ameaça”, descrever o tipo de ameaça, qual o tipo de rede social, perfil utilizado, bem como o alvo, data e horário. Na plataforma ainda é possível anexar prints e imagens. Acesse:  https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br. 

Para fazer uma denúncia, o cidadão pode contar com o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), discando 181. Não precisa se identificar. Também é possível acessar o site do serviço –  https://disquedenuncia.com/ – e, no chat, enviar imagens./Liberdadenews/Ascom

Homem é assassinado a tiros em emboscada na BR 101 próximo ao Polo Industrial de Teixeira


Teixeira de Freitas: Um homem de aproximadamente 25 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo, na noite desta quarta-feira, 12 de abril, por volta das 19h00, às margens da BR-101, próximo ao Polo Industrial, na cidade de Teixeira de Freitas-Ba. Policiais militares da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas foram informados, atenderam a ocorrência e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT). A delegada plantonista Rina Andrade, acompanhada dos peritos, Manoel Garrido e Everton dos Anjos, esteve no local e realizou os procedimentos de praxe.

 GALERIA - FOTOS CHOCANTES 

Segundo o perito Manoel Garrido, a vítima ainda está sem identificação, e foi alvejada por disparos de arma de fogo, calibre 38, sendo dois tiros no rosto, 01 em cada braço, e 05 (cinco) nas costas. Na roupa da vítima, foi encontrado a quantia de R$ 7,00 (Sete reais). O perito Garrido disse ainda que o local era de difícil acesso, ermo, e a vegetação camuflou a ação criminosa. "As características indicam que a vítima foi levada para uma emboscada, e foi executado no local", disse Garrido. 

"A vítima foi baleada na BR 101, em frente à uma estrada que dá acesso a uma fazenda. A vítima foi baleada, e correu mesmo ferido e caiu a uns 40 metros à frente, onde os criminosos terminaram a execução", acrescentou Garrido. A delegada Rina Andrade autorizou o servidor público, Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de necropsia, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento.


As investigações estão a cargo da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.