Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 1 de outubro de 2022

Time de Lula na Bahia realiza grande caminhada em Itamaraju nesse sábado

 

Reta final de campanha e o time de Lula na Bahia só cresce nas pesquisas de intenção de voto e a confiança de uma virada histórica do candidato a sucessão estadual Jerônimo Rodrigues (PT/BA), só aumenta. 

A expectativa é que a vitória do ex-secretário de Educação supere os percentuais obtidos pelo ex-governador e atual Senador Jaques Wagner (PT/BA) e o Governador Rui Costa (PT/BA). 

Neste sábado 1º, véspera das eleições é a vez da população de Itamaraju prestigiar as lideranças políticas que apoiam os candidatos de Lula na grande caminhada que acontece às 8h, saindo do bairro Santo Antônio. 

Essa é a oportunidade que o eleitor de Itamaraju tem em manifestar seu apoio e realizar uma grande festa da democracia./sigaanoticia

Ultima pesquisa do Datafolha/Metrópole aponta vítória de ACM Neto no primeiro turno

 

Mais um instituto de pesquisas confirmou a projeção de vitória do candidato a governador ACM Neto (União Brasil) já no primeiro turno. 

No último dia antes das eleições, novo levantamento do Datafolha, divulgado neste sábado (1º) pela rádio Metrópole, aponta que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) venceria a disputa já neste domingo (2), com 51% dos votos válidos. 

Também nesta semana, pesquisa realizada pelo instituto Dataqualy e divulgada pelo Política Livre indicou que o ex-prefeito de Salvador venceria a disputa já no primeiro turno, com 58% dos votos válidos. 

O Datafolha fez 2,5 mil entrevistas entre a última  sexta-feira (30) e este sábado (1º). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00751/2022 e BR-02575/2022./Bahiaextremosul.

O Prefeito de Vereda afirma que ás obras em Massaranduba vão a todo vapor

 

Alô Massaranduba! 

As unidades habitacionais já começam ganhar forma, em breve, será o teto de várias famílias que necessitam dessas moradias. 

E não para por aí, a obra do ginásio poliesportivo coberto segue em ritmo acelerado para atender nossos desportistas, é o primeiro e único ginásio de esportes da história de Massaranduba. 

É OBRA PRA TODO LADO!

Pesquisa Ipespe: Lula lidera em votos válidos no primeiro turno; veja números

 

A última rodada de pesquisa Ipespe/Abrapel, divulgada neste sábado (1º), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na disputa das eleições presidenciais com 49% das intenções de votos válidos no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. 

Os votos válidos, são os votos que excluem os branco e nulos, e determinam o resultado das eleições.  Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno. 

Os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 7% aparecem em seguida no levantamento. Soraya Thronicke (União Brasil), tem 1%, mesmo percentual de Padre Kelmon (PTB). 

A pesquisa ouviu 1.100 pessoas por telefone no dia 30 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05007/2022. 

Primeiro turno - Intenção estimulada de votos válidos para presidente 

Lula (PT) — 49%

Jair Bolsonaro (PL) — 35%

Ciro Gomes (PDT) — 8%

Simone Tebet (MDB) — 7%

Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%

Padre Kelmon (PTB) – 1%

Felipe D’Avila (Novo) — 0%

Léo Péricles (UP) — 0% 

Segundo turno 

A pesquisa também simulou um eventual cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. 

Intenção de votos estimulada para presidente: 

Lula (PT) — 55%

Jair Bolsonaro (PL) — 38%

Branco/Nulo/Nenhum – 6%

Não sabe/Não respondeu — 1% 

Intenção de votos válidos estimulada para presidente: 

Lula (PT) — 59%

Jair Bolsonaro (PL) — 41%./BNews

CNBB diz que não tem vínculo com Igreja Católica

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira (30) uma nota em que nega qualquer tipo de vínculo do candidato do PTB à Presidência, Padre Kelmon, com a Igreja Católica. Nos debates da TV Globo, nesta quinta-feira (29) e do Estadão/Eldorado, transmitido no último dia 24 pelo SBT, em parceria com outros veículos de comunicação, Kelmon atuou como linha auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

"O senhor Kelmon Luís da Silva Souza, candidato que se apresenta como ‘padre Kelmon’, não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo, portanto, de outra confissão religiosa, sem qualquer ligação com a Igreja sob o magistério do papa Francisco", diz a CNBB. A entidade também afirma que padres da Igreja Católica não podem disputar cargos políticos e nem se filiar a partidos. 

O arcebispo da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Ángel Ernesto Morán Vidal, declarou que o candidato do PTB tem vínculos com o segmento religioso. Padre Kelmon, porém, não faz parte da Igreja Católica tradicional, ligada ao papa. 

Ele virou candidato ao Palácio do Planalto após o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) ter sido impedido de concorrer pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Jefferson foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficou inelegível nessa disputa após ser condenado no caso do mensalão. 

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta sexta-feira, 30, Bolsonaro elogiou a atuação de Padre Kelmon no debate da TV Globo./correio24horas

Ivete Sangalo é internada com infecção intestinal em hospital de Salvador: 'graças a Deus tudo ocorrendo maravilhosamente'

 

Ivete Sangalo é internada com infecção intestinal em hospital de Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cantora Ivete Sangalo deu entrada no Hospital Aliança, em Salvador, na noite de quinta-feira (29), com um quadro de infecção intestinal. A artista, que tem previsão de alta no sábado (1°), fez uma live nesta sexta (30), onde disse que está ótima e deve votar nas eleições 2022. 

"A minha preocupação maior foi: 'Venha cá, eu vou ficar boa para domingo eu ir votar?'", brincou a artista durante a transmissão ao vivo. 

"Domingo todo mundo vai votar. Além de um dever, acima de tudo é um direito de fazer do nosso país aquilo que a gente deseja. Nossas necessidades, as necessidades do outro também. Então todo mundo domingo vamos votar", acrescentou. 

Segundo informações da assessoria de Ivete Sangalo, a cantora continua internada no local e tem previsão de alta para sábado (1°). 

"Eu estou ótima, amanhã eu estou liberada, graças a Deus, e tudo ocorrendo maravilhosamente. Domingo é nós, viu galera", disse Ivete, na live.

"Não se preocupem, não acreditem em fofocas, mamãe não opera com fofocas. Beijos, tá?. Fiquem com Deus", se despediu dos seguidores./g1 Bahia

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Mais de 30 toneladas de carne são apreendidas na BR 101 próximo a Eunápolis

Carne era transportada por carreta, na BR-101 — Foto: Polícia Rodoviária Federal


Uma carga de 30 toneladas de carne, avaliada em mais de R$ 860 mil, foi retida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta sexta-feira (30). O caso aconteceu na BR-101, próximo a cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. 

As carnes eram transportadas por uma carreta e quando o motorista foi abordado pela PRF, os agentes perceberam que a empresa que constava nas notas ficais dos alimentos não existia. 

A carne tinha como destino o estado do Pará, no norte do Brasil. A PRF acionou a Secretaria da Fazenda da Bahia e o órgão deverá adotar as medidas cabíveis. 

Não há informações sobre para onde as carnes foram levadas, nem sobre o que aconteceu com o motorista do veículo./G1/BA

Eleições 2022: comprovante de vacinação não será exigido no dia da votação


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que não será exigido comprovante de vacinação durante a realização do pleito deste domingo, 2 de outubro. 

De acordo com o Regional baiano, será seguido o decreto do Governo do Estado, que considera a diminuição na curva dos casos de contaminação por coronavírus. 

Confira as orientações do TRE-BA sobre protocolos sanitários no dia da votação: 

— Com o objetivo de garantir a proteção sanitária das pessoas que estarão a serviço da Justiça Eleitoral nas seções de votação, no dia das Eleições Gerais de 2 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou equipamentos de proteção individual (EPI) para os cartórios eleitorais entregarem àqueles que atuarão nas mesas receptoras de voto; 

— No kit de combate à covid-19, constam frascos de álcool em gel e máscaras de proteção individual. 

— A distribuição dos itens de proteção atende à preocupação da Justiça Eleitoral com a saúde e segurança dos seus colaboradores, mas vale ressaltar que, conforme legislação vigente, o uso das máscaras será facultativo, tanto para os eleitores quanto para os convocados para atuar no dia do pleito. 

— O Eleitoral baiano também ressalta que não será exigida a apresentação da carteira de vacinação nos locais de votação para acesso dos cidadãos às seções eleitorais./ tre-BA

Indígena de 50 anos é morto com vários tiros por homem encapuzado em Coroa Vermelha


Santa Cruz Cabrália: O indígena Wellington Barreto de Jesus, de 50 anos, foi morto a tiros, por volta das 19h de quinta-feira (29), em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália. Ele era taxista e trabalhava em um ponto próximo ao Supermercado Cambuí. 

Wellington estava sentado em um bar perto do ponto de táxi, aguardando os clientes, quando uma pessoa encapuzada se aproximou de bicicleta e desferiu vários tiros contra a vítima. O Samu esteve no local para atender a ocorrência, mas o indígena não resistiu e morreu antes de ser levado para o hospital. 

Próximo ao corpo, foram encontrados dois projéteis calibre 38. O delegado Wendel Ferreira, de Santa Cruz Cabrália, informou que já estão sendo ouvidas testemunhas do crime e já foram requisitadas as imagens das câmeras de segurança próximas ao local para tentar identificar o autor do homicídio.

 

Wellington era uma liderança indígena e morava na Aldeia Coroa Vermelha. Ele era casado e deixa três filhos./Radar64

TSE disponibiliza aplicativos para serviços e consulta de resultados


Faltando dois dias para o 1º turno das eleições gerais no Brasil, que ocorre no próximo domingo (2), a população brasileira tem à disposição uma série de aplicativos que podem auxiliar na obtenção de informações e acesso a diversos serviços. Eles podem ser usados durante e após as eleições e ajudam a dar mais transparência a todo o processo eleitoral.  

Os apps da Justiça Eleitoral são gratuitos e estão disponíveis nas principais lojas de aplicativo de smartphones e tablets. A recomendação é que os aplicativos sejam baixados até este sábado (1º), porque alguns deles, como o e-Título, não estarão disponíveis para serem baixados no dia do pleito. 

Resultados 

Um desses aplicativos é o Resultados. Pelo aplicativo, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Uma versão da ferramenta também pode ser acessada diretamente em uma página da internet. 

No dia da eleição, as consultas podem ser feitas por nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o 2º turno. Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos, além do número de seções totalizadas. 

O eleitorado poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna e o Registro Digital de Voto. A divulgação dos votos começará às 17h, no horário de Brasília. Este ano, o horário das eleições será unificado em todo o país e, por isso, a apuração dos resultados já poderá ser conferida após o encerramento da votação, sem necessidade de aguardar o encerramento em estados com o fuso horário diferente do de Brasília, como ocorria em anos anteriores. 

Boletim na mão 

Com o aplicativo Boletim naMão, qualquer pessoa poderá conhecer os resultados apurados diretamente nas urnas eletrônicas. Isso porque a plataforma oferece, de forma rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. 

O documento traz o total dos votos recebidos por cada candidata ou candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações. Os Boletins de Urna têm um QR Code que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão e mostrar os votos contabilizados especificamente na urna consultada. 

e-Título 

O e-Título é a plataforma em que o cidadão pode acessar a versão digital do título de eleitor. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. Além disso, o app possibilita emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais, pode ser usado ainda para justificar ausência no dia da votação, entre outros serviços. 

Quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode comparecer à seção de votação e apresentar apenas o e-Título para poder ser identificado. Caso não tenha biometria, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto para poder votar. 

Pardal 

Outro aplicativo sugerido pela Justiça Eleitoral é o Pardal, que estimula as pessoas a atuarem como verdadeiros fiscais da eleição, para coibir propaganda irregular de campanha e outros crimes. 

A ferramenta permite que a pessoa faça a denúncia em tempo real. Após baixar o app, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral como forma de subsidiar a denúncia. 

O Pardal possibilita que as denúncias com indícios de irregularidade sejam encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para averiguação. O app também pode ser baixado por formulário web nas páginas da Justiça Eleitoral. 

Tira-Dúvidas 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza também o Tira-Dúvidas do TSE, como é conhecido o robô virtual no aplicativo de mensagens WhatsApp, para prestar esclarecimentos e fornecer informações sobre o processo eleitoral e as eleições deste ano em tempo real. 

Por meio do chatbot, um tipo de assistente virtual, qualquer pessoa cadastrada recebe checagens sobre notícias falsas e informações sobre serviços da Justiça Eleitoral. 

Para ter acesso à ferramenta, basta que a pessoa interessada adicione o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp ou acesse por meio do link. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual. 

Alerta de Desinformação 

Por fim, o TSE ainda mantém o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, em que é possível comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre as eleições ou o sistema eletrônico de votação. 

As denúncias coletadas são repassadas às plataformas digitais e às agências de checagem para que promovam uma rápida contenção das consequências nocivas da desinformação. Dependendo da gravidade, os casos também podem ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades, para a adoção das medidas legais cabíveis./TSE

As Ruas de Jucuruçu foram tomadas de grande quantidade de veiculas e gente na tarde desta quinta - feira, 29 de setembro em uma grande carreata do PT

 

Biografia do candidato ao governo do estado - Antônio Carlos Magalhães Neto [ACM NETO]

 


Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto GOMM (Salvador, 26 de janeiro de 1979), mais conhecido como ACM Neto, é um advogado, empresário e político brasileiro filiado ao União Brasil (UNIÃO), partido em que é secretário-geral. 

É neto do falecido Antônio Carlos Magalhães (ACM), sobrinho de Luís Eduardo Magalhães e filho de Antônio Carlos Magalhães Júnior (diretor da Rede Bahia), sendo herdeiro político de uma das mais tradicionais famílias políticas do país. Foi eleito prefeito de Salvador em 2012 e reeleito em 2016. 

Biografia

ACM Neto nasceu em Salvador no dia 26 de janeiro de 1979,[1] sendo filho de ACM Júnior e de Maria do Rosário Magalhães.[2] Estudou no Colégio Marista e no Colégio Módulo, sendo o último onde completou o segundo grau e fundou o grêmio estudantil.[3][4] Em 2001, formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia.[5] 

Em 2 de abril de 2004, casou-se com a médica dermatologista Lídia Salles, em cerimônia ocorrida na Catedral Basílica de Salvador, que contou com a presença de diversos parlamentares e políticos.[6] Tornou-se pai em 2007, com o nascimento de Lívia Magalhães, sua primeira filha.[7] Sua segunda filha, Marcela Magalhães, nasceu em 2010.[8] No final de 2011, ACM Neto divorciou-se de Lídia.[9] 

No dia 17 de dezembro de 2006, em Salvador, ACM Neto foi atacado pelas costas pela pensionista Rita de Cássia Sampaio de Souza, com golpes de faca, tendo sido internado no Hospital da Bahia.[10] Sua agressora foi presa, sendo indiciada por tentativa de homicídio qualificado.[11] 

Em 13 de dezembro de 2020, ACM Neto casou-se novamente, desta vez com a administradora de empresas Mariana Barreto, 6 meses após conhecê-la. A troca de alianças ocorreu em uma celebração particular para 20 convidados realizada no apartamento de seus pais ACM Júnior e Maria do Rosário.[12] 

Carreira política

ACM Neto começou a militar na política desde muito jovem, tendo sido o primeiro vice-presidente do grêmio do Colégio Módulo. Acompanhou de perto campanhas do avô, Antônio Carlos Magalhães, e do tio, Luís Eduardo Magalhães.[1] Em 1997, filiou-se ao seu primeiro partido, o PFL,[13] assumindo dois anos depois, em 1999, a diretoria nacional do PFL Jovem.[5] De 1999 a 2002, foi assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.[14] 

Em 2002, ACM Neto candidatou-se pela primeira vez a um cargo público e foi eleito deputado federal, sendo o candidato mais votado da Bahia pelo então PFL.[15] Em 23 de março de 2005, foi admitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial.[16] Em 2006, ficou em evidência na mídia por conta de sua participação na CPI dos Correios.[17] Reelegeu-se deputado nas eleições de 2006, tomando posse em 1 de fevereiro de 2007. 

Como candidato à prefeitura de Salvador em 2008, não alcançou votação suficiente para ir ao segundo turno, apesar de ter liderado as pesquisas de opinião.[18][19] O mesmo obteve 26% dos votos contra 30% de ambos os seus concorrentes.[20] No segundo turno, apoiou o então candidato à reeleição João Henrique Carneiro (PMDB) contra Walter Pinheiro (PT).[21] 

Em abril de 2009, veio à tona o escândalo das passagens aéreas. À época Corregedor da Câmara dos Deputados e integrante do Conselho de Ética, ACM Neto disse à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que "achava que a imprensa queria fechar o Congresso Nacional".[22] Afirmou que tinha, sim, o direito de utilizar passagens da Câmara para viajar com a mulher para Paris.[23] Em 2016, negou as supostas irregularidades.[24] 

Em maio do mesmo ano, ACM Neto pediu a cassação do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), acusado de utilizar a verba indenizatória da Câmara em benefício das próprias empresas.[25] Ele não votou pela cassação do deputado no Conselho de Ética porque era o acusador, mas o seu suplente, Roberto Magalhães (DEM-PE), votou pela cassação.[26] O Conselho decidiu por absolver o parlamentar mineiro, posição que foi criticada por Neto.[27] 

Nas eleições de 2010, reelegeu-se deputado federal, sendo o mais votado da Bahia e o oitavo mais votado no Brasil.[28] Em 2011, defendeu no plenário proposta de aumento do salário mínimo para R$560,00.[29] No mesmo ano, foi apontado como o 6º parlamentar mais influente no Congresso.[30] 

 

ACM Neto ao lado da então candidata a vice-prefeita na sua chapa, Célia Sacramento, após votar no segundo turno da eleição municipal de 2012, em Salvador.

Nas eleições de 2012, foi eleito prefeito de Salvador no segundo turno, derrotando seu concorrente Nelson Pelegrino (PT) com 53% dos votos contra 46% do adversário.[31] Segundo a Vox Populi, ACM Neto foi considerado duas vezes seguidas (2013 e 2014) o prefeito mais bem avaliado do Brasil, com aprovação de 61% da população soteropolitana, que o credenciaria a uma forte reeleição e à candidatura estadual em 2018, conforme apontava a mídia.[32] 

Em 2015, o bom desempenho foi repetido e superado. Segundo o Instituto Paraná, o prefeito tinha 84,7% de aprovação entre os soteropolitanos.[33] Nas eleições de 2016, ACM Neto voltou a derrotar o grupo adversário, conquistando 74% dos votos contra 15% da candidata Alice Portugal (PCdoB) e se reelegendo no primeiro turno.[34] Em 8 de março de 2018, assumiu a presidência nacional do DEM, em substituição a Agripino Maia.[35] 

No primeiro turno das eleições de 2018, ACM Neto apoiou e coordenou a campanha de Geraldo Alckmin à presidência da república.[36] Ele chegou a se desentender com seu aliado e candidato ao governo estadual Zé Ronaldo (DEM), que declarou apoio ao então candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) sem o seu aval.[37] No segundo turno, Neto declarou voto pessoal em Bolsonaro contra o candidato Fernando Haddad (PT), afirmando, porém, que não concordava com todas as ideias do militar reformado.[38] 

Durante a pandemia de COVID-19, em 2020, ACM Neto adotou, enquanto prefeito de Salvador, uma civilidade política entre ele e o governador e adversário Rui Costa (PT), com o objetivo de formar parceria na adoção de medidas contra a emergência de saúde.[39] Para Rui, apesar de fazer parte da oposição, Neto sempre manteve um padrão de relacionamento civilizado entre a prefeitura e o governo do estado.[40] ACM colocou-se contrário à ações do governo Bolsonaro na pandemia, como a ocultação de dados da doença e o negacionismo das vacinas.[41][42] 

Em 2019, posicionou-se contrário a uma possível fusão entre o DEM e o PSL, qualificando a situação do então partido bolsonarista como "confusão".[43] No entanto, após as eleições municipais de 2020 e a saída do presidente Jair Bolsonaro do PSL, deu início às conversas para definir a fusão entre as legendas.[44] Em 8 de fevereiro de 2022, com o registro oficial do União Brasil no TSE,[45] tornou-se secretário-geral do partido.[46] Nas eleições de 2022, em 5 de agosto, ACM Neto lançou oficialmente sua primeira candidatura ao governo da Bahia.[47] 

Referências

  1.  «Criado na política, ACM Neto assume a capital da Bahia». NE10. 31 de dezembro de 2012. Consultado em 5 de agosto de 2022
  2.  «Mãe de ACM Neto parabeniza prefeito pelos 40 anos: 'Estou em festa de coração, corpo e alma'». Bahia Notícias. 26 de janeiro de 2019. Consultado em 5 de agosto de 2022
  3.  Silva, Débora (14 de maio de 2012). «Asinhas nos pés que outubro vem aí...». Alô Alô Bahia. Consultado em 5 de agosto de 2022
  4.  «ACM Neto diz que Jayme Barros foi um dos maiores educadores da Bahia». Alô Alô Bahiaa. 28 de junho de 2021. Consultado em 5 de agosto de 2022
  5.  «MAGALHÃES NETO, Antônio Carlos». FGV CPDOC. 2017. Consultado em 5 de agosto de 2022
  6.  «Sarney participa da cerimônia de casamento do neto de ACM». Imirante. 2 de abril de 2004. Consultado em 5 de agosto de 2022
  7.  «Lívia Magalhães celebra aniversário de 15 anos em Salvador». Alô Alô Bahia. 13 de março de 2022. Consultado em 5 de agosto de 2022
  8.  «ACM Neto celebra aniversário de 10 anos da filha: "Estou cada dia mais orgulhoso"». Alô Alô Bahia. 3 de dezembro de 2010. Consultado em 5 de agosto de 2022
  9.  «ACM Neto desfila o carnaval solteiro». Interior da Bahia. 20 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de agosto de 2022
  10.  «Após ser esfaqueado, ACM Neto deixa hospital». Terra. 19 de dezembro de 2006. Consultado em 5 de outubro de 2006. Arquivado do original em 9 de outubro de 2016
  11.  Guerreiro, Gabriela; Neves, Felipe (18 de dezembro de 2006). «Presa em flagrante, mulher diz que esfaqueou ACM Neto por causa de reajuste». Folha de S.Paulo. Consultado em 5 de outubro de 2016
  12.  «Exclusivo! Confere como foi o casamento civil de ACM Neto e Mariana Barreto». Alô Alô Bahia. 13 de dezembro de 2020. Consultado em 5 de agosto de 2022
  13.  Viapiana, Tábata (1 de dezembro de 2017). «Administração testada e aprovada». IstoÉ. Consultado em 5 de agosto de 2022
  14.  «BA: ACM Neto é o novo prefeito de Salvador». Terra. 28 de outubro de 2012. Consultado em 5 de agosto de 2022
  15.  Zimmermann, Patrícia (7 de outubro de 2002). «ACM puxa votação do PFL na Bahia, mas número de deputados cai». Folha de S.Paulo. Consultado em 5 de agosto de 2022
  16.  Luiz Inácio Lula da Silva (23 de março de 2005). «DECRETO DE 22 DE MARÇO DE 2005». Diário Oficial da União (56): 2. Consultado em 5 de agosto de 2022
  17.  Recondo, Felipe (6 de março de 2006). «ACM Neto quer mais um mês e meio de CPI dos Correios». Folha de S.Paulo. Consultado em 5 de agosto de 2022
  18.  «ACM Neto tem 27% em Salvador, e João Henrique, 22%, aponta Datafolha». G1. 19 de setembro de 2008. Consultado em 5 de agosto de 2022
  19.  Martinez, Manuela (25 de agosto de 2008). «Ibope mostra ACM Neto na liderança». UOL. Consultado em 5 de agosto de 2022
  20.  «João Henrique Carneiro e Walter Pinheiro se enfrentam no 2º turno em Salvador». G1. 5 de outubro de 2008. Consultado em 5 de agosto de 2022
  21.  Arrais, Amauri (12 de outubro de 2008). «Mesmo derrotado, ACM Neto estanca 'erosão' do carlismo, diz especialista». G1. Consultado em 5 de agosto de 2022
  22.  «Farra das passagens envolveu partidos da base de Temer e oposição; relembre». Folha de S.Paulo. 4 de novembro de 2016. Consultado em 10 de novembro de 2016
  23.  «Painel da Folha: ACM Neto admite uso de passagens e diz que imprensa quer fechar Congresso». Folha de S.Paulo. 22 de abril de 2009. Consultado em 5 de agosto de 2022
  24.  «Corregedor da Câmara diz que absolvição de Edmar Moreira é "injustificável"». Folha de S.Paulo. 3 de julho de 2009. Consultado em 5 de agosto de 2022
  25.  
  26.  «Edmar Moreira ataca ACM Neto e chora». Veja. 20 de maio de 2009. Consultado em 5 de agosto de 2022
  27.  Maria Clara Cabral (18 de junho de 2009). «Relator pede a cassação de deputado dono de castelo». Folha de S.Paulo. Consultado em 5 de agosto de 2022
  28.  «Procuradoria denuncia 443 por 'farra das passagens' na Câmara, diz site». Folha de S.Paulo. UOL. Consultado em 6 de novembro de 2016
  29.  Décimo, Tiago (7 de outubro de 2010). «ACM Neto renasce com maior votação». O Estado de S. Paulo. Consultado em 5 de agosto de 2022
  30.  Lima, Sandro (15 de fevereiro de 2011). «Oposição aposta em 'racha' na base aliada para derrubar mínimo de R$ 545». Consultado em 5 de agosto de 2022
  31.  iBahia acessado em 27 de outubro de 2012
  32.  «ACM Neto é eleito prefeito em Salvador». G1 Bahia. 28 de outubro de 2012. Consultado em 5 de agosto de 2022
  33.  «ACM Neto é o prefeito mais bem avaliado do Brasil». Correio 24 Horas. 13 de dezembro de 2014. Consultado em 5 de agosto de 2022
  34.  Jairo Costa Junior (6 de janeiro de 2016). «Satélite: Com 84,7% de aprovação, ACM Neto lidera ranking de melhor prefeito do Brasil». Correio 24 Horas. Consultado em 5 de agosto de 2022
  35.  João Pedro Pitombo (2 de outubro de 2016). «ACM Neto confirma favoritismo e é reeleito com 74% dos votos em Salvador». Folha de S.Paulo. Consultado em 2 de outubro de 2016
  36.  Amaral, Luciana; Maia, Gustavo (8 de março de 2018). «ACM Neto assume presidência do DEM, critica PT e lança manifesto». UOL. Consultado em 5 de agosto de 2022
  37.  «"Deu tudo errado", diz Neto sobre campanha de Geraldo Alckmin». Tribuna da Bahia. 23 de outubro de 2018. Consultado em 5 de agosto de 2022
  38.  «Fiel a Alckmin, ACM Neto abandona candidato do DEM na Bahia pró-Bolsonaro». UOL. 3 de outubro de 2018. Consultado em 5 de agosto de 2022
  39.  Silva, Yuri (10 de outubro de 2018). «ACM Neto declara apoio pessoal a Jair Bolsonaro nas eleições 2018». O Estado de S. Paulo. Consultado em 6 de agosto de 2022
  40.  Paduan, Roberta (5 de junho de 2020). «Adversários, Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) se unem contra crise». Veja. Consultado em 5 de agosto de 2022
  41.  Rebouças, Vinícius (20 de maio de 2020). «Rui diz que parceria com ACM Neto não é novidade e se tornou visível por causa da pandemia». Consultado em 5 de agosto de 2022
  42.  Rebouças, Vinícius (8 de junho de 2020). «ACM Neto categoriza como crime ocultação de dados do coronavírus determinada por Bolsonaro». Consultado em 5 de agosto de 2022
  43.  «ACM Neto diz que ideologizar e politizar vacina é crime inaceitável». Prefeitura de Salvador. Consultado em 5 de agosto de 2022
  44.  «ACM Neto nega fusão do DEM com o PSL: 'Não tem sentido se envolver na confusão'». Estado de Minas. 20 de outubro de 2019. Consultado em 5 de agosto de 2022
  45.  «ACM Neto sinaliza que setembro será decisivo para fusão DEM-PSL». Poder 360. 14 de setembro de 2021. Consultado em 5 de agosto de 2022
  46.  Marques, José (8 de fevereiro de 2022). «TSE oficializa criação da União Brasil». Yahoo Notícias. Consultado em 5 de agosto de 2022
  47.  Camila São José (2 de dezembro de 2021). «Secretário-geral do União Brasil, ACM Neto diz que seu foco em 2022 será a Bahia». Destaque1. Consultado em 2 de agosto de 2022
  48.  Eric Luis Carvalho (5 de agosto de 2022). «União Brasil lança oficialmente ACM Neto como candidato ao governo da BA». G1 Bahia. Consultado em 5 de agosto de 2022.

Teixeira de Freitas é um dos municípios baianos com o maior número de eleitores


No estado da Bahia, 11.291.528 milhões de pessoas estão aptas a votarem no pleito do próximo domingo, 2 de outubro, e em um eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês, se tornando o quarto maior colégio eleitoral do Brasil; o que corresponde a 7,22% dos votantes do País. 

O estado ficou atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Neste ano houve um aumento de 8,64% no eleitorado baiano. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são quase 900 mil eleitores a mais desde as últimas eleições, em 2018. 

O estado tem 199 zonas eleitorais e 9.345 locais de votação, totalizando 36.847 seções nos 417 municípios, de acordo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 

Assim como em todo o país, o eleitorado baiano é composto, majoritariamente, por mulheres (52%) em relação aos homens (47%). Ou seja, são 5.927.765 de eleitoras e 5.363.087 de eleitores no estado, assim como em 2018. 

Teixeira de Freitas ficou em oitavo lugar na lista dos municípios baianos com maior número de eleitores; 112.190 pessoas habilitadas para votar. 

No país 156.454.011 de cidadãos poderão ir às urnas para escolher os novos representantes nos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. 

De acordo com o TSE, este é o maior eleitorado já cadastrado na história do Brasil, um aumento de 6,21% do eleitorado nacional em comparação com a última eleição geral, em 2018./ SulbahiaNews/Bell Kojima

JUCURUNET: Datafolha, votos válidos: Lula, 50%; Bolsonaro, 36%

Votos válidos: Lula, 50%; Bolsonaro, 36%


A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29), contratada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra a corrida presidencial em votos válidos. 

Veja o resultado: 

Lula (PT): 50% (50% no levantamento anterior, em 22 de setembro) 

Bolsonaro (PL): 36% (35% na pesquisa anterior) 

Ciro (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior) 

Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior) 

Soraya Thronicke (União Brasil): 1% 

Diante desse quadro, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno. 

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. 

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022. 

Intenção de voto estimulada 

Lula (PT): 48% (47% no Datafolha anterior, de 15 de setembro) 

Jair Bolsonaro (PL): 34% (33% na pesquisa anterior) 

Ciro Gomes (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior) 

Simone Tebet (MDB): 5 (5% na pesquisa anterior) 

Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior) 

Felipe d'Avila (NOVO): % (0% na pesquisa anterior) 

Sofia Manzano (PCB):0% (0% na pesquisa anterior) 

Vera (PSTU): % (0% na pesquisa anterior) 

Léo Péricles (UP): % (0% na pesquisa anterior) 

Constituinte Eymael (DC): % (0% na pesquisa anterior) 

Padre Kelmon (PTB): % (0% na pesquisa anterior) 

Em branco/nulo/nenhum: % (4% na pesquisa anterior) 

Não sabe: % (2% na pesquisa anterior) 

2º turno 

Lula (PT): % (54% na pesquisa de 9 de setembro) 

Bolsonaro (PL): % (38% na pesquisa anterior) 

2o turno 

Lula: 54% 

Bolsonaro: 39%./G1

Taxista é sequestrado e tem dinheiro e veículo roubado por criminosos em Teixeira: Vítima é liberado e veículo recuperado pela PM


Teixeira de Freitas: Mais uma vítima vivencia na pele o terror da violência que vem ocorrendo em nossa região. Dessa vez, a vítima foi um taxista, que foi solicitado pelos criminosos em Medeiros Neto, para vir à Teixeira de Freitas em uma corrida de Taxi, nesta quinta-feira, 29 de setembro. Porém, quando o taxista estava chegando em Nova Lídice, os criminosos anunciaram o assalto, e fez o motorista entrar na Vila, pegar a estrada de Cachoeira do Mato e desviar para o Distrito de Santo Antônio. 

Chegando em Santo Antônio, o celular do taxista deu sinal e os criminosos obrigaram o mesmo a fazer diversos PIX. De Santo Antônio, os criminosos fizeram o motorista dirigir sentido à Teixeira, abandonaram o motorista nas imediações do areal do João Mendonça, na zona rural de Teixeira de Freitas. Segundo apurou nossa reportagem, após ser liberado pelos dois criminosos, o taxista conseguiu um telefone e ligou para o sobrinho pedindo que ele fosse buscá-lo. 

Como o sobrinho não se sentiu seguro para ir buscar o tio, comunicou à Polícia Militar, que deslocou uma guarnição para o local. A vítima foi localizada, e confirmou o ocorrido. Os militares, então, deram início a uma busca pelo veículo do taxista, um Toyota Yaris, de cor branca, logrando êxito. O veículo foi encontrado abandonado no Bairro Castelinho. O caso será investigado pela Polícia Civil./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Debate Globo: Bolsonaro volta a atacar Consórcio do Nordeste durante direito de resposta; Lula responde

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o Consórcio do Nordeste durante o debate da TV Globo, nesta quinta-feira (29).

Na oportunidade, durante direito de resposta, ele acusou os gestores nordestinos de terem desviado recursos que seriam destinados a compra de respiradores para combate a pandemia de covid-19.

 

Candidato a Presidência da República, Lula (PT), na sequencia, reagiu, pedindo a Bolsonaro para parar de mentir e deu um aviso ao liberal: "Vou acabar com seu sigilo de 100 anos. No primeiro dia do meu governo, vou fazer um decreto para acabar com isso, saber o que você esconde", disparou./G1

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Pode usar a camisa da Seleção Brasileira no dia da eleição? Veja o que diz o TSE


Na última segunda-feira, 26 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu com comissão de transparência eleitoral para debater assuntos relacionados às eleições do dia 2 de outubro. 

Entre os temas tratados, dois chamaram a atenção: o fechamento de clubes de tiro durante o pleito e a proibição do uso da camisa da Seleção Brasileira de Futebol (CBF) por mesários. A informação é do jornal O Globo. 

Segundo justificativa da Corte, o veto do uso da camisa “verde-amarela” se dá por ela ter se tornado um “símbolo partidário” de bolsonaristas, apoiadores do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), durante diversas manifestações pelo país. 

De acordo com a legislação, os mesários não podem usar nenhuma peça de roupa ou acessório (adesivos ou broches) que remeta a candidatos ou partidos, por estarem na condição de funcionários da Justiça Eleitoral. 

A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, que reúne mais de 200 entidades e movimentos da sociedade civil, defendeu a sugestão. 

Alexandre de Moraes disse ainda, que o eleitor que “mentir”, dizendo que apertou o número de um candidato e apareceu outro na urna, deverá ser levado a uma delegacia de polícia para esclarecer os fatos. Comprovada a falsidade, ele responderá criminalmente pelo ato./TSE

Propaganda eleitoral gratuita, comícios e debates terminam hoje


Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para a realização de comícios, debates no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita. O TSE, no entanto, informa que, no caso de comícios de encerramento de campanha, eles poderão ser prorrogado por mais duas horas.  

Hoje é também a data limite para que os tribunais regionais eleitorais divulguem, na internet, os pontos de transmissão de dados. Esses locais devem ser distintos daqueles de funcionamento da junta eleitoral. 

A partir desta quinta-feira, começa o prazo que permite ao juízo eleitoral ou ao presidente da mesa receptora, expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. 

Amanhã, será o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, “para acompanhar a emissão da Zerésima [comprovante de que não há nenhum voto na urna] do Sistema de Gerenciamento da Totalização”./Agência Brasil

Quem é Marcelo Millet candidato a governador da Bahia

Militantes e filiados do Partido da Causa Operária na Bahia se reuniram nesse sábado para discutir a situação política e as eleições no estado. 

Neste domingo, 31, militantes e filiados do Partido da Causa Operária (PCO) da Bahia se reuniram na sede estadual do Partido no bairro da Liberdade, em Salvador. 

Companheiros da capital, Feira de Santana e Porto Seguro debateram a situação política nacional e as tarefas do Partido para o próximo período. 

Em diversas intervenções, os militantes e filiados do PCO discutiram a situação nacional e regional. Com críticas ao governo do PT, de Rui Costa, na Bahia, e Geraldo Alckmin, em São Paulo, os companheiros discutiram e aprovaram o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente. 

A Conferência Estadual do PCO na Bahia discutiu ainda as resoluções adotadas pela Convenção Nacional do PCO, realizada no último dia 24, que decidiu, ad referendum do Congresso Nacional do Partido que se realizará nos próximos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto. Os companheiros do PCO na Bahia referendaram os principais eixos deliberados pela direção nacional, a saber: 

Apoiar a candidatura de Lula (PT) como parte da luta por um governo dos trabalhadores;

Rejeitar a candidatura de Alckmin, inimigo dos trabalhadores;

Não apoiar o programa da coligação;

Realizar uma campanha crítica com programa próprio;

Não participar da coligação em nenhuma esfera partidária;

Não apoiar nenhum outro candidato da coligação;

Realizar uma campanha em conjunta com aqueles que querem a candidatura de Lula.

Por fim, a Conferência discutiu e decidiu lançar o nome do companheiro Marcelo Miller, um operário, atualmente trabalhando como motorista de aplicativos, a candidato a governador da Bahia. 

Outros nomes foram apontados, como os dos companheiros Cícero Ribeiro, funcionário público aposentado, e de Robson Lyra, técnico em eletrônica, a senador e deputado estadual. 

A Conferência decidiu ainda delegar poderes à Comissão Executiva Nacional do Comitê Central do PCO para completar e alterar a composição da chapa de candidatos caso julgue necessário. 

Após a conferência, os companheiros realizaram um churrasco de confraternização e comemoraram o lançamento das candidaturas./causaoperaria

Segundo acusado de matar escrivão morre ao resistir prisão


O segundo acusado de participar do latrocínio do escrivão Edivaldo Marinho Santana (70 anos), no último dia 01 de setembro, morreu na unidade hospitalar, após ser baleado numa ação do PETO, grupo especial da 43ª CIPM de Itamaraju. 

A polícia recebeu informações que o acusado estava numa residência localizado no bairro Primavera, deslocando equipes para fechar o cerco a Vinicius Medeiros Alves, também acusado de possuir ligação com assalto na cidade de Guaratinga, na segunda-feira (26). 

Vinicius Medeiros Alves, morreu na unidade hospitalar após ser baleado na ação policial. Os militares receberam informações que o acusado estava escondido numa casa na rua das Tulipas, foragido da cidade Itabela. 

Segundo as autoridades policiais, Vinicius Medeiros Alves, possuía ligação com os dois crimes e resistiu à prisão. Em Itabela dois acusados ocupando o veículo tomando durante um sequestro morreram ao tentar fugir do bloqueio da polícia militar. 

Os militares prestaram socorro notificando a central do SAMU 192, que realizaram os primeiros atendimentos e posteriormente encaminharam o acusado para o hospital. Mas devido aos ferimentos acabou não resistindo. 

O corpo foi removido para o IML do município, sendo liberado na sequência aos familiares. 

Adilson Pereira de Almeida também morreu numa ação ocorrida no dia 02 de setembro, na cidade de Itabela morreram Rafael e Walace, acusado de assaltar e sequestrar um empresário de Guaratinga./IN

Concurso da PM abre 102 vagas para novos soldados em Teixeira


Direção Concursos 

Saiu o edital do concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia)! São ofertadas, ao todo, 2 mil vagas para a carreira de Soldado (cargo de nível médio). 

Veja as principais informações do concurso: 

Banca organizadora: FCC 

Cargos ofertados: 

•       Soldado

•       Escolaridade: nível médio

•       Salários iniciais: R$ 4.012,11

•       Vagas: 2.000

•       Taxa de inscrição: R$ 90,00

•       Inscrições: 13/10 a 11/11

•       Provas objetivas: 22/1/2023

•       Edital 

Veja mais detalhes no índice abaixo! 

Cargos e vagas edital PM BA 

O edital PM BA oferta, ao todo, 2 mil vagas para a carreira de Soldado. As oportunidades são dividas entre as seguintes regiões:

Salvador: 1.012 vagas masculino e 172 vagas feminino;

Feira de Santana: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Alagoinhas: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Itaberaba: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Ilhéus: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Juazeiro: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Vitória da Conquista: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Teixeira de Freitas: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino;

Barreiras: 86 vagas masculino e 16 vagas feminino; 

Inscrições 

As inscrições poderão ser feitas (exclusivamente) no portal da banca FCC entre os dias 13/10 e 11/11. Para homologar a inscrição é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 90,00! 

É importante reforçar que, conforme exposto no item 5.7, o candidato deverá escolher o cargo e região de classificação – município/sede para o qual pretende concorrer e a cidade de realização das provas! 

Efetivada a inscrição, o candidato NÃO PODERÁ alterar a opção do cargo e região de classificação! 

Salário edital PM BA 

Conforme informado no edital do concurso PM BA, o salário é composto pelo soldo de R$ 1.383,58, acrescido da Gratificação de Atividade Policial Militar – GAPM na Referência III, equivalente a R$ 1.867,56, podendo ser adicionadas outras vantagens. Com essas outras vantagens o salário inicial do aprovado poderá atingir o valor de R$ 4.012,11. 

Requisitos 

Confira os requisitos exigidos para a investidura no cargo: 

1.     a) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal; 

2.     b) ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 30 (trinta) anos de idade completos, comprovados por meio de documento de identidade atualizado. Considera-se com 30 (trinta) anos de idade, nos termos deste Edital, o candidato que tenha no último dia do período das inscrições conforme previsto no item 5.3 do Capítulo 5 deste Edital até 30 (trinta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de idade; 

3.     c) possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino; 

4.     d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos, comprovada mediante exame médico odontológico, testes físicos, exames psicológicos e investigação social, conforme Portaria nº 060 – CG/17 da Polícia Militar da Bahia e suas alterações e Portaria nº 040 CG – CBMBA/2022 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e suas alterações; 

5.     e) possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B;

6.     f) estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;

7.     g) estar em dia com as obrigações eleitorais;

8.     h) estar em dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino; 

9.     i) possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestados por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais; 

10.   j) não ter perdido cargo eletivo de governador e de vice-governador do Estado e de prefeito e de vice-prefeito, por infringência ao dispositivo da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, nos últimos 08 (oito) anos; 

11.   k) não ter contra si representação julgada procedente pela justiça eleitoral em decisão transitada em julgado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político nos últimos 08 (oito) anos; 

12.   l) não ter contra si decisão condenatória transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena pelos crimes:

contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; 

Contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; 

Contra o meio ambiente e a saúde pública; 

Eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;

de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação a perda do cargo ou a inabilitação para o exercício da função pública; 

De lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;

de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos;

de redução à condição análoga a de escravo;

contra a vida e a dignidade sexual; e

praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

1. m) não ter contra si decretação da suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou por órgão judicial colegiado, por ato doloso e de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena;

2. n) não ter sido excluído do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 08 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário;

3. o) não ter sido demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 08 (oito) anos, contados da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário; anulado pelo Poder Judiciário;

4.  p) no caso de Magistrado e de membro do Ministério Público, que não tenha sido aposentado compulsoriamente por decisão sancionatória, que não tenha perdido o cargo por sentença ou que não tenha pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 08 (oito) anos;

5. q) apresentar os documentos comprobatórios da escolaridade constante no Capítulo 3 do Edital; e

6. r) cumprir as determinações do Edital.

Provas e etapas edital PM BA

Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

Prova discursiva-redação, de caráter eliminatório e classificatório;

Exames pré-admissionais

Avaliação psicológica;

exames médicos-odontológicos;

Teste de aptidão física;

Exame de documentação; e

investigação social.

As provas objetiva e discursiva-redação serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023! As provas ocorrerão no turno da manhã nas seguintes cidades: Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista./ sulbahianews

Homem morre em confronto com a PM de Itamaraju: Criminoso era acusado de diversos crimes em Itabela e de ter matado escrivão da polícia



Itamaraju: A intervenção policial aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, por volta das 10h00, na Rua das Rosas, no Bairro Primavera, região leste da cidade de Itamaraju. De acordo com as informações, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) de Itamaraju receberam uma informação que 02 (dois) indivíduos foragidos de Itabela estariam escondido em uma casa, na Rua das Tulipas, no Bairro Primavera. 

Ainda segundo a denúncia, um dos criminosos seria a pessoa de Vinícius Medeiros Alves, de 23 anos. Vinícius vinha sendo investigado como sendo um dos envolvidos no sequestro de um empresário de Guaratinga. Além de crimes em Itabela, a dupla era apontada como sendo autora do homicídio de um escrivão aposentado da Polícia Civil, crime ocorrido no último dia 01 de setembro deste ano, na região central de Itamaraju. 

Quando os policiais militares chegaram ao endereço, avistaram um suspeito, que ao perceber a presença da Polícia Militar, adentrou indo para os fundos da residência, onde pulou um muro e correu para a Rua das Rosas, atirando contra os policiais. Em meio ao tiroteio, o suspeito foi atingido. Com o cessar fogo, o criminoso foi encontrado ferido, sendo socorrido pela polícia para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). 

O suspeito ainda apresentava sinais vitais, foi atendido, mas não suportou os ferimentos, vindo a óbito na Unidade Hospitalar. O outro suspeito conseguiu fugir, pulando muros de residências, e tomando rumo ignorado. Com o Vinícius Medeiros, os militares apreenderam uma arma de fogo, tipo revólver calibre 38, com 06 munições, sendo 02 intactas e 04 deflagradas. 

A Polícia Militar solicitou uma perícia no local da ação, e o Departamento de Polícia Técnica, representada pelos peritos Felipe West e Sandro de Abreu, realizou a perícia de ação violenta (Auto de Resistência). O corpo foi removido pelo servidor público, Anderson Barbosa, para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

ACM Neto sofre nova derrota na Justiça por polêmica de "ser pardo"; entenda

Em sessão plenária realizada na tarde de hoje, Justiça Eleitoral negou recurso apresentado pela campanha do carlista

O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), sofreu uma nova derrota na Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (28). 

Desta vez, ele não teve aceito um recurso apresentado contra a decisão que negou um direito de resposta devido a uma inserção eleitoral veiculada na televisão pelo candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, que traz a polêmica em torno de sua autodeclaração como pardo. 

A peça traz à tona a declaração feita pelo candidato do União Brasil e falas de populares condenando a conduta. Ao final, é inserida uma arte com a pergunta: "E você, acha que isso é correto?". 

Em sessão plenária realizada na tarde de hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o relator do caso, desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, negou o pedido, após o procurador eleitoral, Fernando Túlio, reforçar o entendimento de que as críticas lançadas na propaganda são feitas "em um cenário de condições políticas e que não cabe direito de resposta quando não há imputação de condutas criminais ou de notícias sabidamente inverídicas".  

"Sabemos todos que em um cenário de disputa eleitoral é natural que os atores propagandeiem suas virtudes e atos que entendam como contrários dos adversários", afirmou Fernando Túlio. 

Os demais desembargadores presentes na sessão acompanharam o relator e votaram, por unanimidade, pela negativa ao recurso./BNews

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Desportistas de Cruzeiro do Sul agradecem o prefeito Manrick pelo grande investimento no Campo de Futebol Society

 


O TRABALHO NÃO PARA! 

Olha só como está ficando lindo nosso Campo de Futebol Society com gramado sintético no nosso distrito de Cruzeiro do Sul interior do município de Vereda. É o maior investimento em esporte da história de nosso município. 

Com o objetivo de ofertar mais opções de lazer e esporte para a população, a Administração Municipal de Vereda está contemplando os desportistas de Cruzeiro do Sul esse belo gramado sintético. 

Os esportistas desta modalidade”, oferecendo ambientes mais agradáveis para que toda a comunidade possa desfrutar de momentos de descontração e dos benefícios do esporte”.

Não tem como negar que o futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros. Seja na torcida ou no campo, uma partida do esporte com amigos é sempre bem-vinda. E é nessa linha de pensamento que o futebol Society foi criado.


Em proporções menores, a construção de campo society é a opção perfeita para escolas, condomínios, escolinha de futebol e etc. 

Esporte é vida!

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.