Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de junho de 2021

Congresso mundial sobre a fé unirá milhões de pessoas!


Testemunhas de Jeová realizarão evento virtual em 240 países e em mais de 500 idiomas 

É possível sentir paz interior apesar dos problemas? Este será um dos assuntos do Congresso de 2021 das Testemunhas de Jeová, com o tema: “Poderosos pela fé!” O evento será totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo, respeitando os protocolos de saúde para evitar riscos de contaminação pela covid-19. 

A programação incluirá discursos, palestras, vídeos, entrevistas e leituras dramatizadas de trechos da Bíblia. O programa será transmitido em mais de 500 idiomas durante seis finais de semana em julho e agosto de 2021, reunindo entre 15 a 20 milhões de pessoas em 240 países. A programação estará disponível em seis partes — a primeira, a partir de 28 de junho de 2021, no site JW.ORG. 

No Brasil, uma das novidades será o recurso de audiodescrição (narrações que descrevem em detalhes o que está acontecendo nos vídeos exibidos) para pessoas cegas ou com deficiência visual.  A programação também será disponibilizada para os surdos, em língua brasileira de sinais. 

Todos estão convidados para assistir a esse evento gratuitamente, acessando o site JW.ORG, sem necessidade de fazer cadastro ou login. 

Sobre o tema: 

Fé — como é possível uma palavra de apenas duas letras ter tanto significado? A verdadeira fé, baseada em evidências convincentes, pode nos dar o poder necessário para enfrentar os desafios da vida. 

A pandemia do coronavírus, o desemprego, problemas emocionais e familiares são tão desgastantes que fazem alguns perderem a fé em Deus e em dias melhores. 

Se tivermos fé, conseguiremos suportar as dificuldades com coragem e não vamos nos sentir derrotados, mas poderosos! 

Destaques: 

O primeiro dia do congresso vai explicar por que faz sentido acreditar na existência de Deus, no seu amor por nós e na sua Palavra. Vídeos em alta definição mostrarão como as maravilhas da natureza fortalecem a fé no Criador. 

O segundo dia apresentará relatos bíblicos que provam que é possível desenvolver e aumentar a fé mesmo em situações difíceis. No terceiro dia, uma série de discursos mostrará o que podemos aprender de mulheres dos tempos bíblicos que são exemplos de fé. 

Outro momento marcante será a exibição do filme: “Daniel — Uma história de fé”. A produção contará com tecnologia avançada para contar a cativante história bíblica do profeta Daniel, que enfrentou provações sem perder a fé! 

Veja o programa completo do Congresso de 2021 das Testemunhas de Jeová, “Poderosos pela fé!” no site www.jw.org. 

SERVIÇO — Programação do Congresso: 

Partes      Disponível no JW.ORG em:

1      28 de junho

2      5 de julho

3      19 de julho

4      26 de julho

5      9 de agosto

6      16 de agosto 

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová:

Valdir Rocha Figueredo – Contato – (73) 9 8849-3992

Valdirvaninha1991@hotmail.com

Lula tem 49% e venceria no 1º turno, diz Ipec; Bolsonaro, 23%, Ciro, 7%, Doria, 5% e Mandetta, 3%


Pesquisa Ipec divulgada na madrugada desta sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para a presidência da República em 1º turno se a disputa fosse hoje. O petista tem 11 pontos percentuais a mais que a soma de seus possíveis adversários. Veja os números abaixo:

 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%

Jair Bolsonaro (sem partido): 23%

Ciro Gomes (PDT): 7%

João Doria (PSDB): 5%

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%

Brancos / Nulos: 10%

Não sabem / Não responderam: 3%.

O levantamento do Ipec foi feito entre 17 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. 

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política. 

A pesquisa também perguntou em quais candidatos os entrevistados votariam com certeza ou poderia votar, não votaria de jeito nenhum e os quais não conhece com certeza ou não sabe. Veja os números 

Lula 

Votaria com certeza ou poderia votar: 61% (era 50% em fevereiro)

Não votaria nele de jeito nenhum: 36% (era 44%)

Não conheço o o suficiente, não sei: 3% (era 6%)

Bolsonaro 

Votaria com certeza ou poderia votar: 33% (era 38% em fevereiro)

Não votaria nele de jeito nenhum: 62% (era 56%)

Não conheço o o suficiente, não sei: 4% (era 5%)

Ciro

 

Votaria com certeza ou poderia votar: 29% (era 25% em fevereiro)

Não votaria nele de jeito nenhum: 49% (era 53%)

Não conheço o o suficiente, não sei: 21% (era 22%)

Doria 

Votaria com certeza ou poderia votar: 18% (era 15% em fevereiro)

Não votaria nele de jeito nenhum: 56% (era 57%)

Não conheço o o suficiente, não sei: 26% (era 28%)

Mandetta 

Votaria com certeza ou poderia votar: 13% (era 14% em fevereiro)

Não votaria nele de jeito nenhum: 47% (era 45%)

Não conheço o o suficiente, não sei: 39% (era 40%)

Avaliação do governo Bolsonaro

O Ipec divulgou anteriormente, na quinta-feira (24), a avaliação do governo Bolsonaro e apontou os seguintes percentuais: 

Ótimo/bom: 24% (era 28% em fevereiro)

Regular: 26% (era 31%)

Ruim/péssimo: 49% (era 39%)

Não sabe/não respondeu: 1% (era 2%)

A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. 

Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação. 

Forma de governar 

Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente. Nesse caso, a pergunta feita foi: "E o(a) senhor(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?" Sobre este quesito, os resultados foram: 

Aprova: 30% (era 38% em fevereiro)

Desaprova: 66% (era 58% em fevereiro)

Não sabe ou não respondeu: 4% (era 5% em fevereiro)/G1

Os casos de covid-19 voltam subir em Jucuruçu - são quinze ativos sendo dois internados com a doença

 

Há poucos dias tínhamos três casos no município de Jucuruçu, ai, foi aumentado e agora temos quinze pessoas contaminadas do Coronavírus. 

Isso se deve a falta de cuidado de várias pessoas que estão se aglomerando e outra coisa que caiu bastante aqui em Jucuruçu é o uso da máscara, gente, pare para pensar o nosso município é muito pequeno para termos onze óbitos desse vírus, portanto está mais que na hora de termos mais cuidado com essa triste doença. 

É muito simples: mais transmissão, mais variantes', disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, que também criticou demora na oferta de vacinas a países mais pobres. Variante delta tem se tornado dominante no mundo. 

A melhor maneira de prevenir a evolução de novas variantes do coronavírus é diminuindo sua transmissão, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta sexta-feira (25). 

"Novas variantes são esperadas e continuarão sendo registradas — é isso que os vírus fazem, eles evoluem — mas podemos prevenir o surgimento de variantes evitando a transmissão da Covid-19", disse Tedros, observando que o órgão está preocupado com a rápida disseminação da variante delta. 

Agora sobre a vacina, veja que importante relato feito pelo o radialista Alexandre Ferreira da rádio tupi FM

 

O diretor da OMS disse também estar preocupado com a falta de oferta de vacinas contra a Covid-19 aos países mais pobres. Tedros mencionou a demora a esses países em adquirir medicamentos para tratar HIV e o atraso na entrega de vacinas contra H1N1, duas outras grandes e recentes crises mundiais de saúde.

Amigos prestam homenagem ao grande comunicador Ramiro Guedes que morreu nesta sexta-feira

 

Assim que a triste noticia da morte do grande comunicador Ramiro Guedes, de 73 anos,  foi divulgada nesta sexta-feira, 25 de junho, vários amigos e admiradores enviaram mensagens à nossa redação enaltecendo o grande defensor da cultura brasileira e da comunicação que faleceu nas primeiras horas da manhã no HMTF.

 

O imortal que ocupava a cadeira 07 da Academia de Teixeirense de Letras sucumbiu a doença depois de quase um mês internado e causou muita tristeza aos familiares e amigos.

 

Defensor ferrenho da nossa cultura nordestina, Ramiro Guedes chegou a Teixeira de Freitas vindo de Teófilo Otoni-MG para trabalhar na Rádio Caraípe onde assumiu a direção, jornal de meio dia e o Almoço a Brasileira, programa que enaltecia a música nordestina de raiz.

 

Ramiro também foi diretor de cultura de nossa cidade. Cruzeirense apaixonado, Ramiro era radialista, jornalista, escritor e um político defensor das causas sociais.   Ao longo desses mais de trinta anos em que morou na nossa região conseguiu arrebanhar centenas, milhares de amigos e admiradores que hoje se despender do “Velho Urso” como muitas vezes era carinhosamente chamado por seus amigos que como Érico Cavalcante,  mesmo se recuperando das sequelas do Covid, fez questão de enviar uma mensagem falando sobre a amizade que os uniam. 

O SEBRAE também enviou nota lamentando a morte de Ramiro e se solidarizando com seus familiares. 

Vejamos as mensagens

 

A VOZ DE VELUDO SE CALOU – Érico Cavalcante. 

Eu conheci Ramiro Guedes em um programa de rádio chamado Almoço à brasileira. Naquele tempo o programa era levado ao ar aos sábados, geralmente feito direto de um restaurante que a produção havia fechado o patrocínio para aquele sábado. Um amigo me levou e o formato do programa era entrevista com música brasileira. Como na época eu escrevia no Jornal Alerta, Ramiro ao me ver sentado veio até a mesa e resolveu me entrevistar. Falei sobre política local e também sobre as críticas que vinha fazendo ao prefeito da época. Bom, desde esse dia nasceu uma amizade que, mais tarde, virou coisa de irmãos, confidentes um do outro. Fui fazer a campanha do padre Aparecido, Ramiro do candidato do PT, arrumei então um adversário, o mais leal adversário, ele me ligava e dizia que ia bater no padre, eu dizia que não adiantava eu bater no candidato dele que ninguém conhecia, ia bater nele. Fizemos assim, ele batendo no padre e eu batendo nele. Um dia eu coloquei uma coluna intitulada A Voz de Veludo. A história era de um locutor que havia trabalhado com vários políticos locais, tinha uma voz parecida com a dele, mas ele não conseguia mais achar um rumo, pois as ideias eram diferentes e um belo dia desnorteado resolveu parar, largou tudo e voltou pra música brasileira. Ramiro me ligou depois de ler a coluna, achei que ele ia me desancar pelo telefone: “olha adorei sua coluna, principalmente do apelido”. Gostou tanto do apelido é da história que um dia alguém o chamou de Voz De Veludo e ele disse: “alto lá, o único que tem o direito de me chamar assim é o Érico Cavalcanti “. Depois um companheiro nosso inventou a Academia Teixeirense de Letras, Ramiro, que nessa época era Diretor de Cultura do Município, resolveu que eu deveria participar da Academia, eu dizia a ele que ainda não tinha nenhum livro editado e ele insistindo , peguei minhas poesias que não tinha mostrado ainda a ninguém e levei pra ele : “ Ramiro vê se você gosta” , deixei com ele e dias e dias depois ele me liga , marca um café comigo no Eduardo da padaria, que a essa altura tá falando com Ramiro lá na outra dimensão , sentamos e ele pega as minhas poesias e diz: “ aqui está seu livro “ ele tinha separado e arrumado como se fossem páginas , “ só falta você arrumar o título do livro “ . Eu fiquei surpreso, pois ele conhecia poesia como ninguém, resolvi fazer o livro. Disse a ele: “vou fazer, mas você vai fazer o prefácio e escrever abaixo de cada poesia o que você acha”. Assim foi feito, o que Ramiro escreveu virou um livro dentro do meu. Hoje ao receber a notícia de sua morte, deitado no meu leito de hospital, pego meu livro e leio chorando o que o velho urso branco escreveu. Quanta generosidade nos textos guedianos, como ele tratava os meus chamando-os de cavalcantianos.Mal rompeu a manhã e a tristeza irrompeu em mim, Ramiro nos deixou! A voz de veludo calou!

 

Marcilio – ex vereador 

É com muito pesar que hoje comunicamos o falecimento do ícone do rádio teixeirense. Ramiro Guedes, da cultura, do jornalismo, do almoço a brasileira, dos livros escritos e acima de tudo do ser humano que foi. Fico contente por tê-lo homenageado ainda em vida, pelo brilhante trabalho desenvolvido para o jornalismo de Teixeira de Freitas. Descanse em paz meu cunhado/amigo, pois o seu legado estará vivo na memória das pessoas que tiveram a honra da sua convivência. Deus é contigo.

 

Edmundo Costa- Advogado 

Uma grande lacuna se abre e fará história na cultura de conhecimentos literários no magistério e na imprensa radiofônica de Teixeira de Freitas-BA, com nossa perda, com saudades e reconhecimentos da contribuição cultural que Ramiro Guedes nos trouxe e deixou em todos os anos de sua comunicação social em Teixeira de Freitas e Extremo Sul da Bahia. Chegamos a sermos colegas por prestação de serviços no fim do anos 80, eu como contabilista em uma das emissoras regionais do Grupo Pinto, em que Ramiro era o Diretor. Depois, em Teixeira de Freitas, tive a melhor oportunidade de ampliar meus conhecimentos e também o conhecer mais, quando foi nosso professor de Literatura, no Cursilho de Pré Vestibular, aplicando os métodos Sartre, que contribuíram para os diversos vestibulares universitários que fiz, e optei pela aprovação na Faculdade FENORD de Teófilo Otoni-MG, cidade em passei a morar com minha família, e realizei meu curso de Direito. Retornado para Teixeira de Freitas, passamos a ter convivência e vários momentos de parcerias em atividades do meu voluntariado social como católica, na coordenação da Pastoral Carcerária Diocesana Teixeira de Freitas/Caravelas, onde Ramiro Guedes sempre nos apoiou, também em seus programas de rádio, sendo por ele entrevistado e divulgadas nossas ações no cárcere e em nossas Comunidades municipais desta região. Ficam a minhas eterna gratidão, lembranças e saudades deste grande cidadão a quem eu o chamava de "Biblioteca Viva". À sua família, em especial ao Pablo, seu filho e sonoplasta seu em vários desses programas em que tive a honra e grande satisfação de participar, os meus profundos sentimentos de pesar, mas a certeza na fé de que Os Bons Pertencem a Deus. Adeus, amigo e professor Ramiro Guedes. ? Edmundo Costa. Advogado.

 

A prefeitura de teixeira de Freitas também emitiu nota de pesar pelo falecimento de ramiro Guedes

 

A NOTA DE PESAR- Prefeitura lamenta profundamente morte do radialista Ramiro Guedes 

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do radialista Ramiro Guedes, um dos pioneiros da comunicação em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira, 25 de junho.

 Morre o escritor, poeta e radialista, Ramiro Guedes - Jojô Notícias

O radialista já foi Diretor de Cultura do município e atuou em inúmeros projetos de cultura, comunicação, rádio e jornalismo do município. E um dos programas de maiores sucessos na região era o Almoço à Brasileira. 

Ramiro era amante da cultura, das artes, da música e principalmente da diversidade do ser humano. Era sempre gentil, cuidadoso, generoso e bem humorado. Sua voz marcante e seu sorriso largo serão sempre lembrados com muito carinho. 

Neste momento de dor, a Prefeitura Municipal se solidariza com os familiares, amigos e com todos que tiveram a honra de conhecer e conviver com esse ser humano exemplar. Agradece ainda pelos anos de serviço público prestado e pela contribuição com a construção cultural de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Após apelo público do prefeito de Mucuri o Governo inicia recuperação da BR-101 entre Itabatã e Posto da Mata

 

Mucuri: O Governo Federal por meio do DNIT iniciou as obras de limpeza e recuperação da Rodovia BR-101 na região de Itabatã, após apelos sequenciais do prefeito. No início do último mês de abril o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), promoveu uma denúncia de interesse público, inclusive gravando um vídeo às margens da BR-101 na região do perímetro urbano do distrito de Itabatã, mostrando o total abandono da Rodovia, onde até árvores estavam sendo cultivadas no seu acostamento, cujo vídeo viralizou nas redes sociais. 

Mas logo a Prefeitura Municipal de Mucuri em parceria com o Consórcio Construir recuperou com massa asfáltica um trecho crítico da BR-101 em Itabatã, área de responsabilidade do Governo Federal através do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

 

Por ocasião o DNIT informou ao prefeito Robertinho por meio da sua superintendência regional em Salvador que com os novos orçamentos que o órgão receberia em junho, priorizaria a recuperação do perímetro rodoviário compreendido entre o Trevo de acesso a Mucuri em Itabatã até o distrito de Rancho Alegre, em território de Caravelas. E desde o último dia 17 de junho, que o DNIT realmente cumpriu o apelo do prefeito de Mucuri e iniciou os trabalhos de limpeza das margens da BR-101 neste trecho e também, a operação tapa buraco, recuperando os pontos mais críticos da rodovia. 

Após as ações do prefeito Robertinho na intenção de conquistar a recuperação da BR-101, o chefe do Poder Executivo Municipal de Mucuri também encaminhou ofícios aos ministros de Estado, Tarcísio Gomes (Infraestrutura); Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional); Gilson Machado (Turismo) e ao diretor do DNIT em Brasília, Valter Casimiro Silveira.

 

As respostas foram imediatas e a interlocução para atender ao apelo do prefeito veio do Ministério da Infraestrutura. Claro que para tanto, o prefeito Robertinho no intuito de assegurar o compromisso para que a obra fosse realizada, se reuniu neste período com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas e com o president e da república Jair Bolsonaro, dos quais obteve a garantia da obra. 

BA-698 

Neste período o prefeito Robertinho acabou recebendo do governo da Bahia uma outra interlocução política por meio da SEINFRA - Secretaria de Estado da Infraestrutura da Bahia, conquistando a reconstrução de dois trechos da BA nas imediações do rio Coca Cola, onde o asfalto cedeu ao ponto de “engolir” os carros quando passavam pelo local, cenário de vários acidentes automobilísticos, inclusive fatais, cuja obra está em fase de conclusão. 

Antes disso, a Prefeitura Municipal de Mucuri, em parceria com o Consórcio Construir executou no período de 26 de abril a 03 de maio, serviços emergências de tapa-buracos em toda a extensão da rodovia BA-698, que apresentava fissuras e crateras em sua extensão, condição causadora de inúmeros acidentes. 

Atualmente, também fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo da Bahia, a BA-698, inaugurada em 1990, que une à cidade de Mucuri ao trevo da BR-101 em Itabatã, está recebendo os serviços de sinalização horizontal e vertical, garantindo um trânsito mais organizado e seguro para os condutores, especialmente pelo trabalho de reacender as faixas da pista que há 11 anos não recebia manutenção.Liberdadenews/Ascom

sexta-feira, 25 de junho de 2021

43ª CIPM faz doação de cestas básicas arrecadadas na Campanha Solidária, para instituições filantrópicas de Itamaraju

 

Na manhã desta sexta-feira (25), a Major Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM, acompanhada do Capitão Sidney Oliveira, Subcomandante, dos  Cabos Nogueira e Lemos, e do Soldado Matos Neto, realizou a doação, para instituições filantrópicas de Itamaraju, dos alimentos que foram arrecadados através de uma campanha solidária, promovida pela unidade no período de 18 de maio a 20 de junho do ano corrente.

 

As cestas básicas formadas com os alimentos arrecadados foram distribuídas para a Pastoral da Criança, a APAE, o Centro de Reabilitação Benedito Ralile e o Abrigo Arco-íris, instituições que anualmente são beneficiadas com alimentos arrecadados através da Corrida do Soldado, evento beneficente que a unidade não pode realizar em mais um ano, em razão da pandemia.

 

"Quero a agradecer à população, às entidades e empresas de Itamaraju que, movidas pelo espirito de solidariedade, contribuíram com mais uma campanha da 43ª CIPM, ajudando com isso a beneficiar essas instituições, que destinarão esses alimentos àqueles que realmente necessitam", agradeceu a Major Kelly Ravani./bahiaextremosul

A comunicação Brasileira está de luto: Morre o grande radialista Ramiro Guedes aos 73 anos

 

A voz do conhecido programa de rádio Almoço à Brasileira se calou para sempre, na madrugada desta sexta-feira (25). 

No final do último mês de maio, Ramiro Guedes foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde chegou com desconforto respiratório (falta de ar), baixa saturação no sangue e comprometimento nos rins e pulmões. 

Um mês lutando pela vida, o radialista não resistiu aos sintomas da covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, que já tirou a vida de mais de 500 mil brasileiros.

Ramiro Guedes ficou muito conhecido depois de se mudar de Teófilo Otoni/MG para Teixeira de Freitas, na década de 90, para trabalhar na Rádio Caraípe, primeiro como diretor, depois como apresentador do Almoço à Brasileira, onde atuou por 26 anos. 

Com problemas de saúde, diagnosticado com o diabates, acabou tendo um dos dedos amputados, inclusive, com complicações, sendo necessária internação hospitalar.

Essa é mais uma morte que deixa à todos com profundo sentimento de tristeza. 

Nascido em 12 de março de 1948, na casa de N.º 07, da Rua das Flores, em Teófilo Otoni (MG), além da Caraípe FM, foi presença marcante na Rádio Câmara de Teixeira de Freitas e imortal na ATL – Academia Teixeirense de Letras.

É considerado um dos maiores mestres da comunicação social da região, dirigiu os principais veículos de imprensa do extremo sul da Bahia. 

O velório do radialista Ramiro Guedes será realizado a partir das 13 horas desta sexta-feira (25), na Câmara Municipal de onde sairá as 16 horas para o sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade. 

Ramiro Guedes deixa  Mariza (esposa) Maira (filha), e Pablo (filho).

Ramiro Guedes: a história do jornalismo radiofônico teixeirense 

 

O Vida Diária inicia uma série de reportagens que homenageia alguns dos pioneiros de Teixeira de Freitas, neste mês de aniversário da cidade. Para falar um pouco do início da imprensa em Teixeira, nesses 32 anos de emancipação política, procuramos o radialista Ramiro Guedes da Luz, que há 27 anos tem o mesmo programa, o Almoço à Brasileira, que foi ao ar na cidade no mês do aniversário de Teixeira. Ele define sua relação com a cidade em uma frase: “Eu sou apaixonado por Teixeira de Freitas”. 

Ramiro Guedes tem 69 anos, nasceu na casa de número 07, da Rua da Flores, em Teófilo Otoni (MG), em 12 de março 1948. Ele tem 8 irmãos. Se formou em Letras em uma extensão da Universidade Católica na cidade de Pedro Leopoldo (MG). Tem aproximadamente 40 anos que trabalha em rádio. O primeiro casamento de Ramiro foi com Raquel da Imaculada Conceição com quem viveu sete anos e teve Juan Pablo, Tarsila e Luciano. Depois se casou com Marisa de Fátima Goulart e vive há 32 anos essa história de amor, com quem teve sua princesa Maíra Guedes. 

Foto: Ramiro Guedes na Rádio Caraípe

Chegou a Teixeira de Freitas no dia do aniversário da cidade (09 de maio) em 1990. Ele trabalhava na Rádio Imigrantes de Teófilo Otoni e recebeu o convite do prefeito de Teixeira da época (Francistônio Pinto) para trabalhar na Rádio Caraípe em Teixeira. Francistônio, além de prefeito, era dono da Rádio Caraípe e da Rádio Difusora. Quando chegou a cidade ele se hospedou no Roda Viva, que está até hoje no mesmo local. “Na primeira semana aqui eu também comecei com o Almoço à Brasileira”, informou Ramiro. 

Ramiro foi recomendado pelo presidente da Associação Comercial de Teófilo Otoni da época, Sélem Handele. Mas não aceitou logo o convite, “eu fiquei indeciso, pois conhecia a fama de Teixeira de Freitas, de violência. Isso foi logo depois da primeira eleição, onde receberam uma juíza a tapas e tinha vindo Força Federal para cá”. 

Ele se lembra, brincando, que em seus primeiros anos de imprensa na região, ele tinha um apelido de “Roberto Marinho dos pobres”, isso por que ele era diretor das rádios Caraípe, Difusora, Alvorada, rádio de Eunápolis, rádio de Itapetinga e rádio de Medeiros Neto, ao mesmo tempo, “ou seja, não dava pra fazer quase nada, a não ser com a daqui”. Na época que ele foi diretor dessas rádios, ele buscou valorizar os colegas e pagava um dos melhores salários da Bahia. Ele também teve que brigar para fazer valer direitos, isso por que, muitas rádios, até hoje, não gostam de pagar funcionários e, quando pagam, não são bem remunerados. 

Assim se profissionalizava o jornalismo radiofônico na região. Ele disse que sempre foi colunista em alguns jornais, como o antigo jornal Extremo Sul, e depois também começou a escrever suas colunas para sites. 

Morou dois anos em Porto Seguro, mesmo assim, sempre apresentou o Almoço à Brasileira em Teixeira. “Nunca deixei de fazer. As únicas vezes que deixei de fazer o programa foram em dois momentos: no casamento de Uldurico Pinto, que eu fui para o casamento e deixei o programa gravado; e, no falecimento de meu filho, que faleceu numa quinta-feira, aí no sábado eu não fiz o programa”, disse o radialista. 

Ramiro teve um filho autista que faleceu cedo, em 1997. “Uma cidade onde você tem um filho enterrado se torna aquele pedaço que Chico Buarque define “saudade é o revés de um parto, saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu”, disse Ramiro. 

Foto: Ramiro entrevistando o ex-governador Jaques Wagner

“Eu me lembro que Fernando Moulin estava aqui quando eu cheguei e até hoje está no ar, Alberto Legalé também, que agora está na Abrolhos FM em Mucuri e Samuca Macedo. Essa turma toda continua trabalhando”, disse. “A velha guarda do rádio está aí, o alicerce continua, como Moreau Nunes, JB”, enfatizou, lembrando com carinho dos colegas de profissão. 

“O jornalismo de Teixeira é um jornalismo diferente, é o que eu chamaria de jornalismo de resultados”, define Ramiro. Sobre o início da imprensa na região ele diz que o jornalismo “era bem mais agressivo, no sentido dos fatos”. 

Em 1991 aconteceu algo que marcou a vida de todos os radialistas da cidade, que foi o caso Ivan Rocha (radialista tido como desaparecido até hoje), “foi o meu batismo de fogo, pois nunca tinha tido uma participação de rádio que levasse para esse lado”, falou Ramiro. Outro momento marcante para ele foi uma eleição a prefeito entre os candidatos Temóteo Brito e Ubaldino Júnior: “foi uma campanha terrível, de muita agressividade, ameaça de morte e uma série de outras coisas”, disse. 

O primeiro curso de radialista da história de Teixeira de Freitas foi feito no Espaço Cultural da Paz, por uma iniciativa do Zé da Baiana com o auxílio de Ramiro Guedes. Eles trouxeram o sindicato para a cidade e o curso durou um ano, “era todo primeiro sábado do mês o dia inteiro e só poderia ser feito por pessoas que tinham, pelo menos, 5 anos de profissão. Depois avacalhou, quem queria falava em rádio”, informou. 

Ele diz que a relação entre ‘patrão’ e ‘empregado’ no rádio e jornalismo sempre foi diferenciada em Teixeira, pois os ‘patrões’, por vezes, fazem o trabalho jornalístico. Atualmente, muita coisa se desenvolveu e hoje a cidade conta com a Rádio Câmara, que é diferenciada das demais. 

“Sem dúvida nenhuma, a história de quem mora em Teixeira, se confunde com a própria Teixeira, pois Teixeira é uma cidade que prende a gente, pelos encantos e desencantos”, disse o radialista, que não se arrepende de ter vindo para a cidade. 

Ramiro foi, no período de 2012 a 2016, o secretário de Cultura do município. Sempre foi um ícone local no assunto cultura, pois lutou e luta pela valorização dos artistas da terra. “O rosto cultural de Teixeira é diversidade, e, ao mesmo tempo, é uma cidade que falta tudo, por exemplo, livrarias, teatro”. “Por outro lado, Teixeira teve três cinemas, como o Cine Brasil, o primeiro daqui”, disse Ramiro. 

O Almoço à Brasileira marcou e marca os fins de semana da cidade. Muitas vezes, sai dos estúdios do rádio e vai até o público, em festas, feijoadas e projetos que estejam acontecendo. “Muita gente acha que o forte do Almoço à Brasileira é fazer fora, mas eu interrompi esse fazimento já tem dois anos por questão de equipamento. O Almoço à Brasileira nasceu em Teófilo Otoni, na Rádio Imigrantes, que tinha um programa com esse nome, mas com estrutura diferente de hoje. Antes eu trabalhava na Rádio Teofilo Otoni e tinha um programa das 20 à 00 hora chamado Da Luz e Da MPB, que pra mim foi o embrião do Almoço”. 

É um programa com informação, música e valorização da cultura, sempre levando poetas, escritores em geral, cantores e muitos outros artistas. Ramiro já fez muitos programas nas universidades e em cidades vizinhas. Trouxe atrações nacionais como Renato Teixeira e Xangai no aniversário de 5 e de 10 anos de programa e Oswaldo Montenegro nos 15 anos. “A parte mais importante da minha vida profissional é o Almoço à Brasileira”, destacou Ramiro. 

“Teixeira é o seu povo a sua gente humilde”, disse Ramiro. Ele passa nas ruas e percebe a vida dos cidadãos e vê em nossa cidade a poesia de Vinicius de Morais retratada: “São casas simples com cadeiras na calçada e na fachada escrita em cima que é um lar, pelas janelas flores tristes e baldias como alegria que não tem onde encostar”, finalizou Ramiro, definindo Teixeira liricamente.

Fazendeiro e caseiro são suspeitos de ajudar Lázaro Barbosa em fuga

  (crédito: Material cedido ao Correio)

Policiais penais da Diretoria de Operações Penitenciárias (Dpoe) do Distrito Federal foram os responsáveis por prender um dos homens suspeitos de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa Sousa, 32 anos, investigado por matar uma família em Ceilândia Norte, balear três e manter pessoas como reféns. 

O Correio apurou por fontes policiais a identidade dos presos. Eles são identificados como Elmi Caetano Evangelista, 74 anos, e o caseiro dele, Alain Reis de Santana, 33. 

Informações do Correio também apontam que Lázaro Barbosa já trabalhou em uma fazenda de Elmi Caetano Evangelista. 

Os dois foram presos na tarde desta quinta-feira (24/6) no distrito de Girassol (GO), em Cocalzinho de Goiás. Durante a abordagem, Elmi dirigia uma Strada branca e teria desobedecido a ordem de parada dos policiais penais e seguiu adiante. 

A equipe perseguiu o homem, que é morador de Girassol, e o interceptou novamente. Com ele, foram apreendidos duas espingardas Hroxa com 50 munições. 

O outro preso foi identificado como Alain Reis de Santana, caseiro de Elmi. O Correio apurou que o funcionário foi detido pelas equipes do Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar do Estado de Goiás (COD/PCGO). 

Os dois presos serão levados para a Central de Flagrantes de Águas Lindas. Eles foram autuados por porte ilegal de armas e facilitação da fuga de preso. A força-tarefa não exclui a possibilidade de outras pessoas terem ajudado o criminoso./correiobraziliense

Criminosos quebram portão de curral da Secretaria de Agricultura de Teixeira e furtam 04 animais

 

Teixeira de Freitas: Compareceu na delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, na manhã desta quinta-feira, 24 de junho, uma comunicante registrando um boletim de ocorrência, informando que o portão da Secretaria Municipal de Agricultura de Teixeira de Freitas teria sido quebrado, o cadeado violado e 04 (quatro) animais foram furtados. 

A comunicante disse ainda que os animais furtados foram 02 (duas) éguas e 02 (dois) potros de cor castanho e baio. 

A comunicante pede a todos que tiver conhecimento desses animais, entrar em contato com o curral de apreensões, na Secretária Municipal de Agricultura, nos horários das 08h00 às 12h00 e da 14h00 as 17h00./Liberdadenews

Campeão do “The Voice” sofre acidente de carro no RJ

 

Victor Alves, campeão do “The Voice Brasil 20”, da TV Globo, sofreu um acidente de carro, na manhã desta quinta-feira (24), no sentido Barra da Tijuca da Linha Amarela, no Rio de Janeiro, por volta das 7h da manhã. 

De acordo com o “RJTV1”, o veículo em que o artista estava capotou. Contudo, ainda não se tem mais informações a respeito do que ocasionou o acidente. 

Socorrido, o rapaz foi levado para o Hospital Getúlio Vargas. Seu estado de saúde é estável. 

No reality show musical da emissora carioca, Victor Alves faturou o prêmio de R$ 500 mil, além de um contrato com a Universal Music. Inclusive, seu primeiro álbum deve ser lançado em breve./uol

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Pesquisa de opinião pública sobre a 43ª CIPM

 


Esta pesquisa tem como objetivo melhorar os serviços prestados pela 43ª CIPM. Para isso precisamos que respondam os quesitos abaixo e cliquem em enviar Não coletamos dados pessoais!

43ª CIPM - Itamaraju / Jucuruçu

Para se ter  acesso o link original Click aqui

Itapetinga: Operação Terra Firme da Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em roubo de gado

 

A "Operação Terra Firme" deflagrada  nos dias 22 e 23 (terça e quarta-feira), pelo DEPIN, através das 21a Coorpin-Itapetinga, 6a Coorpin-Itabuna, 9a Coorpin-Jequié e 5a Coorpin-Valença e com a SI/SSP, prendeu vários indivíduos envolvidos com roubo de gado na região.

 

A Operação terra Firme, teve como objetivo cumprir mandados de prisão temporária, após investigação de crimes de roubo de caminhões de gado, ocorridos na Rodovia BA-670, nos trechos que cortam os municípios de Itapetinga, Potiraguá e adjacências, tendo como vítimas caminhões que transportam cargas de bois gordos destinados a abate num Frigorifico de Itapetinga, bem como um caminhão já carregado com carne resfriada pronta para consumo, que saiu da cidade de Poções com destino ao extremo sul do Estado. 

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Itabuna, Jequié e Valença. O chefe da organização criminoso,  identificado como A. E. DE J. N., 39 anos, e sua esposa A. L. A., 44 anos, que além de ser responsável pela contabilidade da ORCRIM, também estava de posse de um dos aparelhos celulares roubado de um dos caminhoneiros foram presos em Itabuna. 

O criminoso e sua esposa foram aprendidos com uma caminhonete FIAT TORO de procedência duvidosa e que também pode ter sido utilizada nas ações criminosas. Em Valença, os policiais prenderam L.F.A.S., 21 anos, que também participava diretamente dos roubos, além de informar sobre possíveis cargas a serem escoltadas e roubadas.

 

Na cidade de Jequié, as equipes da Polícia Civil localizaram e prenderam A.C.S., 29 anos, responsável pela vigilância de um imóvel rural onde a quadrilha escondia armas e produtos dos crimes, que não foram localizados. 

Em março, a PRF aprendeu em Itabuna, um dos veículos VW GOL, roubado, que era utilizado pela quadrilha nas ações criminosas, após uma perseguição, onde os ocupantes conseguiram empreender fuga pelo matagal da BR 101.

 

No dia 14 deste mês, a PM e PRF perseguiram um veículo VW POLO, na BR 116, em Jequié, que colidiu e o motorista trocou tiros com os Policiais, vindo a óbito. O motorista foi identificado como E.V.M., 30, anos, que era residente na cidade de Itarantim, indivíduo que participava diretamente dos crimes e era o motorista dos caminhões roubados, desovando os animais roubados aos receptadores, ainda não identificados.

 

A quadrilha planejava nos próximos dias roubar uma carga de queijos na cidade de Itarantim, uma carga de frutas em Valença e uma carga de cacau entre Itabuna e Ilhéus.As investigações continuam para identificar e localizar os receptadores das cargas roubadas./politicosdosuldabahia

Vídeo mostra morador do São Lourenço arrobando cadeado de Posto de Saúde

 

Moradores do bairro São Lourenço filmaram na noite da última terça-feira (22), um morador do bairro São Lourenço arrebentando com uma marreta o cadeado de entrada do Posto de Saúde alegando que estava revoltado com a fila da vacinação contra o Covid 19. 

A polícia foi acionada por moradores, mais quando a viatura chegou o homem que já foi identificado, havia ido embora. 

O homem foi identificado e localizado pela Secretaria de Segurança, e em conversa com o Secretário, capitão Benedito Gonçalves, ele assumiu o seu erro e pagou o cadeado que havia quebrado.

O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Jucuruçu: São João sem festa junina por causa da pandemia, mas a tradicional fogueira brilha de canto a canto na cidade

 

Pelo segundo ano consecutivo ás festas não foram permitidas durante o período do São João na Bahia.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na segunda-feira (17). 

Ás festas e os shows estão proibidos desde dezembro do ano passado, por decreto do governo, para reduzir o índice de contaminação da Covid-19. 

O governador da Bahia disse que nenhuma festa será permitida no período, independentemente do número de participantes. 

Durante o período de São João e São Pedro não haverá  comemoração para evitar o fluxo de pessoas da capital para o interior do estado. 

Todo mundo sabe da força tradicional da festa junina na cidade de Jucuruçu onde já se passaram artistas de reconhecimento a nível nacional, não vamos citar nomes, pois foram vários, mas estamos vivendo em plena pandemia onde só de estarmos vivos já é uma grande bênção. 

Mesmo não tendo o famoso arrasta pé na sede do município, mas uma tradição nos surpreendeu a famosa fogueira, o jucurunet fez questão de sair nas Ruas de Jucuruçu registrando uma a  uma e realmente o pessoal jogou duro. 

Parabéns os nossos moradores pelo o cuidado de não deixar passar em branco, nessa noite de quarta-feira, 23 de junho, percorrermos ás Ruas da cidade onde registramos a presença constante da Policia Militar com todo o cuidado para não haver principalmente  aglomeração.          

CATI/SUL e DEAM prendem acusado de estupro de vulnerável em Teixeira: Vítima foi uma criança de 04 anos

 

Teixeira de Freitas: No fim da tarde desta terça-feira, 22 de junho, policiais da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (CATI/SUL) em apoio à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) prenderam um homem de 20 anos por força de mandado de prisão. 

A prisão aconteceu por volta das 17h40, na Rua das Flores, no Duque de Caxias, Distrito de Teixeira de Freitas/BA. O investigado estava em um campo de futebol, quando foi interceptado pela equipe da CATI que já estava acompanhando o alvo. O acusado possui em seu desfavor um mandado de prisão temporária, pela prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no Art. 217A da Lei 2848. 

O delegado Bruno Ferrari não deu muitos detalhes sobre o crime, apenas informou que o inquérito policial está sob a presidência da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. O acusado de abusar sexualmente de uma criança de apenas quatro anos foi apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, e permanece à disposição da Justiça./Liberdadenews

Motociclista morre atingido por ônibus na Estrada da Colônia em Eunápolis

 

Eunápolis: Um motociclista morreu em um acidente no início da manhã desta quarta-feira (23) na Estrada da Colônia, em Eunápolis. Orlando Bispo Santos, 29 anos, teve uma sua moto atingida de frente por um ônibus. 

Testemunhas relataram para a reportagem que o motorista do coletivo, Antônio Xavier Miranda, 67 anos, realizava uma ultrapassagem. “Eu estava correndo na estrada da colônia e este ônibus passou por mim em alta velocidade”, autêntico um servidor público. 

Já o motorista tem uma versão totalmente diferente. Ele contou que transportava 20 trabalhadores rurais para uma lavoura de café e que a batida foi na traseira da moto. 

“O condutor da moto reduziu a velocidade muito rápido. Então, para evitar uma batida, comai a fazer uma ultrapassagem, mas, no momento na manobra, a moto mudou de faixa e veio para a frente do ônibus ”, relatou o motorista. 

Atendido por uma equipe do Samu, Orlando não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois no Hospital Regional. A vítima trabalhava de açougueiro em um supermercado no centro da cidade e deixa viúva e dos filhos. A polícia investiga o acidente./Radar64

"Nego do Biroska" morre em troca de tiros com a Polícia em Operação na cidade de Itamaraju

 

Itamaraju: Na manhã desta quarta-feira, 23 de junho, por volta das 05h00, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) de Itamaraju e da CAEMA, juntamente com uma equipe da Polícia Civil, cumpriram mandados de prisão no Bairro Várzea Alegre, região sul da cidade, sendo dado o cumprimento de 07 (sete) mandados de Busca e Apreensão. 

Na ação houve confronto com os militares, e o criminosos, Luciano Teixeira dos Santos, de 35 anos, vulgo "Nego do Biroska" ou "Nego Doido" foi alvejado e socorrido para o Hospital Municipal se Itamaraju (HMI), não suportando aos ferimentos e vindo a óbito na Unidade Hospitalar. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, solicitou ao Departamento de Polícia Técnica, uma perícia no local, que foi realizada pelos peritos da CRPT de Teixeira de Freitas. O delegado também solicitou a remoção do corpo ao IML, que foi realizada pelo agente público, Anderson Barbosa. Após exames de necropsia o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

Na ação dos militares, duas pessoas suspeitas foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Itamaraju, sendo um homem e uma mulher. O homem, que não teve sua identidade revelada, foi flagranteado pelo delegado Gilvan de Meireles por crime de tráfico de drogas, e será recambiado à Carceragem da 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas. Já uma mulher que foi conduzida, foi ouvida e liberada. 

Na residência do "Nego do Biroska" foram apreendidas 98 buchas de maconha; 01 pedra de crack, pesando 162 gramas; 25 pinos de cocaína; 02 aparelhos celular; 01 arma, tipo revólver, de marca Argentina, cal. 22; e a quantia de 726 (setecentos e vinte e seis) reais em espécie. 

Um Inquérito Policial Militar vai ser instaurado pelo comando da PM para apurar as circunstâncias do Auto de Resistência./Liberdadenews

Quase 65 quilos de cocaína são incinerados pela Polícia Civil em Teixeira de Freitas

 

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, na tarde desta quarta-feira, 23 de junho, após Autorização Judicial, com Parecer favorável do MP, efetivou a incineração de quase 65 Kg de cocaína, drogas estas apreendidas pela Polícia Militar, no município de Nova Viçosa.

 

As drogas foram encontradas em bolsas de plástico impermeável nas praias de Nova Viçosa.

 

Foi utilizado um forno de alta temperatura que atinge até 1100 graus, não restando qualquer hipótese de sobra de material após a queima./bahiaextremosul

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Se ás autoridades quiserem podem-se resolver a questão dos animais em vias públicas e nas pistas

 

Jucuruçu está precisando com urgência de uma lei que obrigue os proprietários de animas que estão circulando pelo ás Ruas da cidade e na nossa pista BA 284. 

Sugerimos para ás autoridades da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento  Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Vigilância Sanitária Ministério Público Prefeito e Câmara de Vereadores. 

Que se tomam atitudes com urgência que qualquer tipo de animal que for encontrado em via pública ou até mesmo na pista que o mesmo seja doado para quem mora longe da cidade. 

Exemplo: animal cavalar que for encontrado em vias públicas que o mesmo seja dado grátis para quem mora na zona rural. Se for encontrado gado em qualquer parte da cidade ou na pista que o mesmo seja morto e que se doam grátis a carne para creches ou qualquer entidades. 

Por que está comprovado que multas não resolve nada, até porque em varias cidades por ai, se prendem animais, mas o dono paga a multa e acaba o animal voltando outra vez para a via pública causando acidentes e outros transtornos até mesmo tirando vidas humanas e danificando automóveis.

Lactantes com bebês até 12 meses serão vacinadas em ação na UBS Teixeirinha esta quinta, 24

 

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza na manhã desta quarta-feira (24) ação para vacinar lactantes contra Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Teixeirinha. 

O momento será específico para este grupo, um dos que permanece como prioritários mesmo após a decisão da CIB de vacinar apenas por critério de idade na Bahia. 

Assim, mulheres que estão entre o 46º dia pós parto e o 12º mês de amamentação podem se dirigir à unidade para serem imunizadas com a DOSE 1 da vacina sem necessidade de agendamento, bastando levar a documentação necessária. 

“A ação foi pensada para facilitar o acesso dessas mulheres, assim não há necessidade de que fiquem na fila com pessoas de grupos por idade, o que com certeza vai facilitar a imunização. 

O nosso prefeito, Dr. Marcelo Belitardo, nos pediu que acelerássemos a vacinação para termos a nossa população imunizada, e por isso temos executado diferentes modalidades de vacinação, como drive, vacinação nas UBS, dias específicos para grupos mais vulneráveis, dentre outros”, garantiu a secretária de Saúde, Cristiane de Almeida Cerqueira. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, cartão de vacinação, certidão de nascimento da criança, a declaração de lactante será assinada no momento da vacinação na UBS./osollo

Homem vítima de golpes de facão em Itamaraju morre no Hospital Municipal de Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça feira, dia 22 de junho, o Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar o procedimento de remoção do corpo de Leonardo de Jesus dos Santos, de 33 anos. Leonardo foi encaminhado até o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, após ser atingido por um golpe de facão na região do pescoço, e na noite desta segunda-feira (21), não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

O fato ocorreu na Comunidade São João da Prata, no município de Itamaraju/BA, por volta das 21h00 da última sexta feira, 19 de junho. Segundo informações, não há detalhes sobre a dinâmica, quem e qual o motivo do crime. Uma moradora da comunidade está indignada com a situação e cobra por justiça, além de uma presença maior das polícias na comunidade. Segundo a denunciante, o autor do crime ainda está solto, em um evidente exemplo de impunidade. 

O corpo de Leonardo foi removido ao IML de Itamaraju, onde passou por necropsia, sendo liberado posteriormente para os familiares realizaram o sepultamento. Um inquérito policial deverá ser instaurado pela Delegacia Territorial de Itamaraju, com o intuito de descobrir a motivação e autoria do referido crime./Liberdadenews

Ministério Público da Bahia recomenda que prefeita de Guaratinga exonere parentes de cargos da prefeitura

 

Guaratinga: O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a prefeita de Guaratinga, cidade que fica no extremo sul do estado, Marlene Dantas, exonere parentes que trabalham na prefeitura em cargos comissionados. 

A recomendação foi feita pelo promotor de justiça Rafael Andreazi, que responde pela comarca de Guaratinga. Os parentes da prefeita são: 

Edney de Almeida Gomes - genro (diretor de departamento de compras); 

Isabella Dantas da Silva - sobrinha (chefe de divisão - Secretaria de Administração); 

Sonia Marta Moreira Martins - sobrinha (diretora do departamento de RH); 

Raimundo Vicente da Silva - cunhado (coordenador de transporte escolar) 

O MP-BA recomendou que a exoneração aconteça no prazo de 15 dias, sob pena da prefeita incorrer em ato de improbidade administrativa. 

Marlene Dantas tem o prazo de 30 dias para comunicar ao Ministério Público a exoneração dos funcionários. O órgão recomendou também a exoneração de parentes do vice-prefeito, de secretários, do procurador do município e do chefe de gabinete.

 

A assessoria de imprensa da prefeita confirmou que a gestora foi notificada e disse que enviou o documento para a Procuradoria Jurídica, para que todas as medidas possam ser adotadas dentro do prazo./ G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.