Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de abril de 2019

Destaques de sexta na TVLN: Dupla morre em confronto com a Polícia Civil e Feminicídio em Medeiros Neto




Teixeira de Freitas: A TVLN foi ao ar nesta sexta-feira, 05 de abril, com destaque para as ocorrências policiais de Teixeira e região. A PM de Teixeira prendeu um jovem com drogas, no Bairro São Lourenço, e registrou um homicídio tentado na Rua Mauá, Centro da cidade. Robert Cássio, vítima do atentado, foi socorrido ao HMTF, e passa bem.

A Polícia Civil de Teixeira prendeu um jovem acusado de arrombar e furtar objetos em uma residência, no Bairro Jardim Planalto.  Ythalo Lincoln, 18 anos, foi indiciado por furto qualificado, e foi liberado por não ter sido preso em flagrante. O Ythalo teve ajuda da sua namorada, uma adolescente de 16 anos de idade, para subtrair os objetos da residência. Uma TV e um Notebook recuperados, devolvidos ao proprietário.

O programa destacou ainda mais uma etapa da Operação Saturação em Itamaraju. Os policiais civis de Itamaraju,  com apoio da CATI/DEPIN, cercaram a residência de dois acusados de tráfico e foram recebidos a tiros. No confronto, Lucas Alves e Fabiano de Souza morreram antes de dar entrada no HMI. Os dois criminosos eram traficantes e estavam sendo investigados em diversos crimes, inclusive de homicídios em Itamaraju.

O Jornal da Liberdade esteve na Secretaria de Saúde, e conversou com profissionais de saúde, que falou sobre a Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1 (gripe). A secretaria informou também que outras vacinas estão sendo oferecidas à população, e que é preciso atualizar essas vacinas, pois, doenças já erradicadas, estão voltando por falta de vacinação.

Outro assunto policial de destaque foi o Feminicídio de Silvani Fernandes, 41 anos de idade, que foi esfaqueada no abdômen e na perna, fato ocorrido em Medeiros Neto. A vítima teve as vísceras expostas, e mesmo sendo socorrida ao HMTF, não resistiu e morreu. O jornalista Edvaldo Alves ficou transtornado com a notícia e deixou claro a sua indignação diante de um crime tão bárbaro. Segundo informações, a mulher foi esfaqueada por se negar a “ficar” com o autor da facada.

Esses e outros assuntos foram destaques na apresentação do O Jornal da Liberdade da TVLN, que foi ao ar nesta sexta-feira (05). Se você perdeu a programação, não se preocupe, acesse pelo site TVLN.com.br , pelo Liberdade News, ou pelo Facebook e Youtube. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 20h00. Assista, participe, interaja, mande denúncias, sugestões, reclamações através do WhatsApp 073 99972 7955.

Toda a equipe da TVLN deseja a todos um ótimo fim de semana, e agradece pela audiência da semana, contando sempre com a participação de todos. O Programa retorna na segunda-feira, 08 de abril com muita novidade e informação./Liberdadenews

Dois meliantes de alta periculosidade morrem em confronto com a polícia em Itamaraju



A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre


Na manhã de hoje, 05.04.19, Policiais Civis de Itamaraju e CATI DEPIN em diligência na região rural de Itamaraju, denominada Pau Alho para verificar o local onde se encontravam homiziados os traficantes:

1)  LUCAS ALVES DA SILVA v. Galego, contra o qual possui Mandado de Prisão em aberto, ligado ao traficante Nego Jó  e FABIANO DE SOUZA COSTA v. Caboclo.

Lucas é traficante do bairro NOVO PRADO e é investigado na prática de homicídios.

FABIANO é traficante em Pau D’ Alho, também investigado como autor de homicídios já tendo sido preso por Porte ilegal de Arma de Fogo.

 No momento da abordagem, os investigados  resistiram,  após determinação da Polícia Civil, atirando na equipe de policiais que revidaram a injusta agressão. Foi dado de imediato socorro, aos baleados, ao Hospital Municipal de Itamaraju, sendo confirmado o óbito dos mesmos.



Será feita por esta Coordenadora o procedimento para apurar as circunstâncias e como ocorrerá a morte decorrente de ação de agente do Estado.

Será comunicado o Judiciário e a Corregedoria.

Saliento que tratavam se de indivíduos de alta periculosidade e são investigados em crimes ocorridos em Itamaraju.

 Os resistentes portavam:

- 02 armas de fogo revólver calibre 38.

Com eles também foram encontrados um pedaço e uma trouxinha de maconha além e 02 celulares.

Fonte: Valéria Fonseca Chaves - Coordenadora Regional./cocobongo

Bolsonaro diz que não nasceu para ser presidente e sim militar



[Bolsonaro diz que não nasceu para ser presidente e sim militar]


O presidente Jair Bolsonaro disse que não tinha nascido para ser presidente e sim militar. A declaração foi feita durante a cerimônia de inauguração do Espaço Integridade da Ouvidoria da Presidência da República, no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (05). Segundo O Globo, ele reclamou, em tom de brincadeira, das dificuldades de ocupar o cargo.

"Desculpem as caneladas, não nasci para ser presidente, nasci para ser militar, mas no momento estou nessa condição de presidente e, junto com vocês, nós podemos mudar o destino do Brasil. Sozinho não vou chegar a lugar nenhum", afirmou em seu discurso.

Aos servidores, Bolsonaro também afirmou que ser presidente era "só problema", mas que "tinha como mudar o Brasil".

Ainda de acordo com a publicação, em outro momento da cerimônia, Bolsonaro defendeu valores familiares e afirmou que a liberdade era o "bem maior":

"Quem não quer ter família, não tem problema nenhum. Agora, a família existe e é célula da sociedade. Uma família sadia é uma sociedade sadia, é um país com perspectivas de futuro. E da maneira como vinham sendo tratadas há pouco tempo, não tínhamos qualquer esperança de mudar o Brasil", afirmou o presidente./BNEWS

Mulher esfaqueada no Centro de Medeiros Neto não resiste aos ferimentos e morre no HMTF






Silvani Fernandes da Silva que foi esfaqueada na tarde desta sexta-feira (05) na cidade de Medeiros Neto, não resistiu aos ferimentos e acabou de morrer no HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas). O corpo será removido para o IML.

Segundo informações, a vítima estava caminhando pela Avenida Iluminato Bom Jardim, principal da cidade, quando foi abordada pelo assassino. Há relatos de que a vítima chegou de São Paulo faz uns 30 dias e   o agressor demonstrou interesse por ela, mas ela não quis nada com ele e esse pode ter sido o motivo que ele tentou matá-la.

Depois de conversar com a vítima, ele se apossou de uma faca e desferiu os golpes contra a mulher que ficou com as vísceras expostas e um grande golpe em uma das pernas.

Mesmo ferida ela ainda disse o nome do agressor “Fernando”. A mulher foi transferida para o Hospital de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Quando o futebol une: conheça a história do menino que só queria ver um jogo (e foi ajudado por um garçom)




João Victor e Daniel Berg se abraçam — Foto: Reprodução
João Victor e Daniel Berg se abraçam — Foto: Reprodução João 


Esta é a história do João Victor. Mas também é a história do Daniel Berg. E os caminhos dos dois se cruzaram por causa do futebol.

João Victor tem nove anos e é torcedor do Corinthians. A mãe, Rosângela, trabalha vendendo cachorro-quente no centro de Carapicuíba-SP, e o menino, louco por futebol, precisa se virar para poder ver os jogos. Ele é conhecido nas lojas da cidade. Sempre que vê uma TV ligada passando futebol, ele fica por lá. Precisa assistir.

João Victor com a repórter Fabíola Andrade — Foto: Carol Andrade
João Victor com a repórter Fabíola Andrade — Foto: Carol Andrade

Foi em um desses momentos que o Daniel Berg, vascaíno, entrou na vida do João Victor. O Daniel é garçom em um shopping center de Carapicuíba. Um belo dia, percebeu que o menino tinha se desgrudado da mãe, com quem fazia um lanche na praça de alimentação, e espiava um jogo do Campeonato Inglês em uma televisão do restaurante.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Ao ver a cena, Daniel lembrou da própria infância. E convidou o menino para sentar em uma mesa e, com batata frita e refrigerante, ver o jogo.

João Victor, surpreso, disse que não tinha dinheiro para pagar, mas Daniel insistiu.

– Ele me fez lembrar do passado. A gente não tinha TV em casa. Tinha que ir para a zona rural ficar com meu pai. Não tinha luz, e eu tinha que viajar dois quilômetros pra ir e depois dois pra voltar pra assistir à partida do Brasileirão, do Carioca – lembra Daniel.

Um cliente do restaurante fotografou João Victor vendo o jogo, a imagem correu a internet, e o Globo Esporte promoveu o reencontro entre os dois. Daniel Berg chorou feito criança ao abraçar o menino – lembrando do menino que ele mesmo já foi.


A história desse encontro você assiste no vídeo acima, no início da reportagem./globoesporte

Dois criminosos de alta periculosidade morrem em confronto com Policiais Civis em Itamaraju





Itamaraju: A Polícia Civil de Itamaraju, com apoio da CATI/DEPIN de Salvador, em continuidade à Operação Saturaçãorealizaram uma ação no interior do município, no intuito de localizar e prender dois acusados de estar envolvidos com o tráfico de drogas, e em homicídios no município. Quando os policiais chegaram em uma residência, nesta manhã desta sexta (05), no interior de Itamaraju (Pau D’Alho), foram recebidos a tiros por dois criminosos.

Os dois alvos das investigações atiraram contra os policiais, que revidaram à injusta agressão, e no cessar fogo, encontraram os dois criminosos caídos. De imediato os policiais deram socorro aos criminosos, que não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito, assim que deram entrada no Hospital Municipal de Itamaraju. Tratam-se de Lucas Alves da Silva, vulgo “Galego” e Fabiano de Souza Costa, vulgo “Caboclo, ambos maiores de idade.

Segundo a polícia, Lucas era traficante do Bairro Novo Prado e era investigado na prática de homicídios, e tinha contra ele, um Mandado de Prisão em aberto, ligado ao traficante “Nego Jó”. Já o Fabiano era traficante no Bairro Pau D’Alho, e também era investigado como autor de homicídios, já tendo sido preso por porte ilegal de arma de fogo. Com os dois criminosos, a Polícia apreendeu 02 revólveres calibre 38; uma trouxinha de maconha e dois celulares.

Segundo a Polícia Civil, tratavam-se de indivíduos de alta periculosidade e que eram investigados em diversos crimes em Itamaraju e as investigações seguem na tentativa de prender outros suspeitos envolvidos com os crimes de homicídios e o tráfico de drogas no município. As duas mortes em decorrência de oposição à ação de agente do Estado, serão investigadas pelo Judiciário e pela Corregedoria da Polícia Civil da Bahia.


Os corpos foram encaminhados ao IML, onde passarão por necropsia, e serão liberados aos familiares./Liberdadenews

Policial é baleado com a própria arma em ação que terminou com um suspeito morto em Pedro Canário




Uma ação da Polícia Militar de Pedro Canário, na manhã desta sexta-feira, 05 de abril, no bairro Camata, em Pedro Canário, terminou um u policial baleado com a própria arma e um acusado de envolvimento com o tráfico de drogas morto.

Uma guarnição da Polícia Militar fazia ronda de rotina no bairro Camata, por volta das 9h30 desta sexta feira quando os policias avistaram dois indivíduos em atitude suspeita, um deles foi reconhecido como sendo um velho conhecido da polícia identificado pela alcunha de “Bolota”.

Ao perceber a presença dos policias, os indivíduos que estavam levando uma sacola de cor preta, iniciaram fuga a pé, pulando o muro. O soldado Fernandes também saltou o muro e saiu a pé em perseguição ao suspeito enquanto o outro soldado deu a volta pela   rua paralela a fim de efetuar o cerco policial.

O policial companheiro de Fernandes relatou que assim que deu a volta na rua ouviu tiros, ele foi atrás e ao chegar no fundo do quintal deparou com o soldado Fernandes e Fabiano Cruz de jesus “Bolota” alvejados.

O soldado Fernandes relatou que ao adentrar na casa e gritar “polícia, deita no chão”, Bolota fez menção de obedecer e nesse momento sacou um revólver da cintura enquanto agarrou a mão que o policial segurava a pistola Taurus Ponto 40.

Ainda segundo o policial, quando teve a mão agarrada pelo meliante, ele deu um tapa na mão de Bolota e o revólver dele caiu, eles então entraram em luta corporal pela posse da pistola do militar.

Enquanto rolavam pelo chão durante a luta, o policial disparou várias vezes, um dos tiros acertou seu pé esquerdo e vários outros acertaram Bolota que foi socorrido para o hospital Menino Jesus de Pedro Canário onde o óbito foi atestado pelo médico Dr. Jairo de Souza Coelho que constatou cinco perfurações de bala no corpo de Bolota.

O soldado Fernandes apresenta várias escoriações pelo corpo provocadas pela luta com o suspeito e uma lesão de tiro no pé esquerdo provocada pela própria pistola do policial. Fernandes  foi encaminhado para o Hospital Roberto Silvares a fim de receber uma melhor avaliação médica./bahiaextremosul

Vereador do PSL e chefe de gabinete seguem presos por esquema que teria movimentado R$ 1 milhão




O vereador Claudio Duarte (PSL) de Belo Horizonte, preso suspeito de peculato, concussão, formação de organização criminosa e obstrução de Justiça, foi encaminhado para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele segue preso pelo esquema conhecido como "rachadinha", em que recolhia parte do salários de funcionário. Segundo a investigação, a fraude deve ter movimentado R$ 1 milhão desde 2017.

Duarte ficará afastado do cargo por 60 dias Segundo a Câmara Municipal da capital, ele continuará recebendo salário de R$ 17.642.00 mil. O suplente não será convocado.

Além dele, a Polícia Civil prendeu o assessor parlamentar e chefe de gabinete dele, Luiz Carlos Cordeiro. Este está detido No Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), na Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte.

Em nota, a Casa disse que “desde o primeiro momento a Câmara Municipal de Belo Horizonte prontificou-se a colaborar com os órgãos de controle, estando à inteira disposição para prestar esclarecimentos que se fizerem necessários na investigação”.

As prisões são temporárias, pelo prazo de cinco dias, e foram decretadas pela juíza Patrícia Santos Firmo. Segundo a Polícia Civil, elas foram necessárias porque o vereador estaria atrapalhando as investigações. Ele foi preso em casa, no Bairro Céu Azul e o funcionário foi detido na delegacia./Zero Hora News

“Pé de Cabra”, acusado de estupro em Mucuri é preso em Prado pela Polícia Civil




A Polícia Civil do Prado depois de investigações e contatos mantidos com Equipe da Polícia Civil de Mucuri, localizou nesta quinta-feira (04), em um local ás beira do rio Jucuruçu, quase na Foz com o mar, Alípio Ventura de Oliveira conhecido como "Pé de Cabra", fugitivo da justiça de Mucuri pelo crime de estupro.

Pé de Pato era fugitivo do município de Mucuri onde responde ao processo de crime por estupro.  Contra o acusado havia em aberto um Mandado de Prisão expedido pela justiça de Mucuri..

Alipio foi preso e encaminhado à delegacia do  Prado, onde foi dado cumprimento formal do mandado de prisão.

"Pé-de-cabra" será encaminhado ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde ficará à   disposição da Justiça Criminal, Fórum da Comarca de Mucuri./bahiaextremosul

Gripe: Teixeira de Freitas inicia campanha de vacinação no dia 10 de abril



Gripe: Teixeira de Freitas inicia campanha de vacinação no dia 10 de abril

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontecerá entre os dias 10 de abril e 31 de maio, sendo o dia 04 de maio, o Dia D de mobilização nacional.

Fazem parte do público-alvo, de acordo com definição do Ministério da Saúde, idosos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, professores, trabalhadores de saúde do serviço público e privado e povos indígenas.

Além deles, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também fazem parte do grupo prioritário.

A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário. .

Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação, nos períodos:

De 10/04 (quarta-feira) a 19/04 (sexta-feira): vacinação em crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

De 22/04 (segunda-feira) a 31/05 (sexta-feira): vacinação de todos os grupos prioritários. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Para vacinação é importante apresentar o cartão de vacinas e documento de identidade. Outra observação importante é que alguns grupos precisam de documentos complementares, como os professores, que devem apresentar documento, tais como: contra-cheque 2019 e documento oficial com foto; portadores de doenças crônicas, a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3011-2779, no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde./TN

quinta-feira, 4 de abril de 2019

ITAMARAJU | Homem é morto a tiros no Bairro Corujão




A população do município de Itamaraju tem sofrido com uma violência desenfreada que tem tornado dados alarmantes de criminalidade. Além de assaltos, arrastões, tentativas de homicídios os números de assassinatos tem crescido assustadoramente.


Nesta quarta-feira (03), mais um homicídio por arma de fogo foi registrado em um bairro de Itamaraju.

De acordo com informações, o crime foi registrado na Rua Nova Alegria, no Bairro Corujão, onde um homem foi interceptado e morto a tiros no perímetro urbano.

A vítima, um morador da localidade identificado popularmente por Zoi foi alvejado por vários disparos na altura da cabeça. A polícia foi comunicada e uma guarnição da PM permanece no local resguardando a cena do crime até a chegada da Polícia Civil para a realização do levantamento cadavérico.


O corpo será encaminhado ao IML local de Itamaraju nas próximas horas. A polícia segue realizando rondas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi preso. A motivação do crime e autoria segue sendo investigada./IN

Neto de Lula não morreu de meningite, aponta laudo; instituto diz que causa foi infecção por bactéria Staphylococcus aureus



Laudo nega meningite como causa da morte do neto de Lula

A Prefeitura de Santo André informou que o laudo do exame feito no menino Arthur Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontou que ele não morreu por meningite, como foi divulgado. Arthur morreu na manhã do dia 1º de março após ser levado ao Hospital Bartira, em Santo André (SP).

A assessoria do Instituto Lula informou que Arthur morreu em decorrência de infecção generalizada provocada pela bactéria Staphylococcus aureus, que costuma ser encontrada em infecções de pele.

Exames feitos no Instituto Adolfo Lutz descartaram meningite, meningite meningocócica ou meningococcemia. Segundo a prefeitura, o hospital havia notificado que o motivo da morte foi a meningococcemia, mas o resultado do exame realizado no mesmo dia foi negativo para a bactéria.

O ex-presidente Lula obteve autorização judicial para deixar a prisão em Curitiba (PR) acompanhar o velório e a cerimônia de cremação do corpo do neto no dia 2 de março, realizados no Cemitério Jardim das Colinas, em São Bernardo do Campo.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura de Santo André:

"Conforme amplamente noticiado, no dia 1°/03/2019 recebemos por volta das 14h20 a notificação de nº 5968951, informando que o paciente A.A.L.S, de 7 anos de idade, deu entrada no Hospital Bartira às 7h14 do dia 1°/03 com cefaleia, febre, mialgia, exantema, cianose, náuseas e dores abdominais. Evoluiu com confusão mental e o paciente veio a óbito por volta das 12h.

O Hospital informou na notificação que o motivo do óbito foi meningococcemia (meningite). Apesar da notificação, o resultado do exame de líquor realizado no mesmo dia pelo próprio Hospital Bartira, acusou bacterioscopia negativa.

Em face dessa constatação, na mesma data, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, encaminhou as amostras de sangue e líquor coletadas no Hospital para análise e confirmação do Instituto Adolfo Lutz, que normalmente emite os resultados no prazo de 15 a 30 dias.

Além de encaminhamento das amostras, realizamos esquema profilático dos comunicantes (pessoas com contato íntimo por mais de quatro horas diárias com o paciente nos últimos sete dias). Devido ao fato do paciente estudar em São Bernardo do Campo, a Vigilância Epidemiológica do referido município foi comunicada para que as medidas de profilaxia cabíveis fossem tomadas na escola, o que devidamente ocorreu.

As investigações foram finalizadas pela Secretaria de Saúde de Santo André, por intermédio do Departamento de Vigilância à Saúde, e segundo os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, foram descartadas: meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.

Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança."/G1

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Rádio é assaltada e crime é transmitido ao vivo; assista



Rádio é assaltada e crime é transmitido ao vivo; assista


A sede da rádio SOT, que transmite programas pela internet, foi assaltada na noite desta terça-feira, 2, e o crime foi transmitido ao vivo pelo Facebook. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial, do Jardins, zona oeste de São Paulo.

A rádio, que fica na mesma região, faz parte da emissora SOT TV. Por volta das 21h, a equipe gravava o programa “Samba D’Bom” quando os apresentadores e os convidados foram surpreendidos pelo assalto.

Pelo vídeo disponibilizado nas redes sociais, é possível ver que os assaltantes recolheram celulares, relógios e dinheiro de todos os presentes. A Polícia Militar informou que entre três e cinco homens participaram do crime. Um deles aparece no vídeo portando uma arma.




Participavam do programa no momento do assalto Pinha Presidente, ex-membro do grupo Exaltasamba, e Grazzi Brasil, intérprete da escola de samba Vai-Vai./TN

João Bosco será obrigado a devolver dinheiro para cofre municipal





O Tribunal de Contas dos Municípios julgou, na sessão desta terça-feira, 2 de abril, parcialmente procedente Termo de Ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, em razão de irregularidades na contratação da empresa D.S.K.S Expresso Transportes para a prestação de serviço de
transporte escolar.

O contrato foi celebrado no exercício de 2015, no valor total de R$3.474.062,40. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato ilícito.

De acordo com a relatoria, os preços dos contratos não foram justificados. O então prefeito deixou de anexar, ao processo, planilhas de comparação com preços de mercado ou comparativos com contratos similares firmados por outras administrações, ou quaisquer outros documentos que justificassem os preços dos
referidos contratos.

“Essa irregularidade compromete a obediência aos princípios da economicidade e razoabilidade, vez que não há a devida confirmação da relação custo-benefício da contratação” , observou o relat.

O ex-prefeito também não apresentou o número de alunos atendidos pelo transporte escolar, nem o percurso das viagens e sua quilometragem. O relator ainda considerou procedente as irregularidades relativas a inexistência de fiscal do contrato, ausência de publicação do primeiro termo aditivo ao contrato, não comprovação de capacidade específica para exercer as atribuições de pregoeiro e a realização de empenhos efetuados de forma indevida, vez que eram realizados por estimativa, quando deveriam ser
empenhados de forma global, já que o montante das despesas era de conhecimento prévio por parte da administração./ sulbahianews

TCM acata denúncia do ex-vereador Ariston e condena Ronaldo Baitakão a multa e a devolver recursos desviados; Ministério Público vai apurar improbidade administrativa





Teixeira de Freitas: A equipe de reportagem do Zero Hora News teve acesso a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acerca de denúncia ofertada pelo ex-vereador Ariston Pinheiro da Costa (PP) contra o vereador e atual Presidente da Cãmara de Vereadores Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), o popular Ronaldo Baitakão. Na época a denúncia que foi amplamente coberta pela imprensa local, o vereador Ariston, autor da denúncia no TCM e no Ministério Público, acusava o vereador Ronaldo de cometer ato de improbidade administrativa enquanto o acusado ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal no biênio 2013/2014.

(Para acessar as matérias dos portais relacionados abaixo que divulgaram na época a denúncia, é só clicar na foto correspondente)


Os fatos ilícitos imputados, segundo a denúncia, seria que o vereador Ronaldo realizou a contratação da empresa Muniz de Góes Assessoria Ltda, sem licitação para a prestação de serviços de consultoria e acompanhamento de audiências púbicas para a reforma e atualização da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. O contrato de número 034/2014, tendo como prazo de execução, o período de 04 (quatro) meses, custou aos cofres da Câmara municipal, o valor de R$ 16.000,00 (dezesseis mil) reais, e segundo Ariston, o valor foi pago a empresa, e não foi realizada sequer uma audiência pública – objeto do contrato.

O ex-vereador Ariston na denúncia ofertada alegou que já tinha se passado o prazo de vigência do contrato e só foi realizado o trabalho de revisão da Lei Orgânica, ficando a revisão do Regimento Interno da Câmara de fora das atividades, “Diante de todas as alegações é possível concluir que houve prejuízo ao erário, consistente na ausência de prestação do serviço (audiências públicas), serviço incompleto (não revisão do Regimento Interno) e contratação desnecessária e onerosa (na existência de um corpo técnico sem ônus para a Casa Legislativa)” afirmou Ariston e emendou “Este contrato foi apenas para desviar dinheiro dos cofres públicos”.

Na época da denúncia, em entrevista ao Portal Liberdade News, Ronaldo Baitakão disse que estava sendo vítima de perseguição política. Mas, esse não foi o entendimento do Tribunal de Contas dos Municípios.

Tribunal de Contas identifica desvio e determina devolução do dinheiro


Em decisão alusiva a denúncia encaminhada pelo ex-vereador Ariston Pinheiro, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, identificou que “não se tem notícias da contraprestação total da contratada (através da Reavaliação do Regimento Interno), entendo que houve lesão ao erário, já que não há qualquer garantia de que a administração obterá o serviço almejado. Assim, deve o gestor ser condenado a ressarcir com recursos próprios o valor correspondente ao serviço não prestado pela empresa MUNIZ DE GÓES ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA – ME e pago pelo Legislativo Municipal de Teixeira de Freitas”. 

Na decisão, o Relator da denúncia perante o TCM, o Conselheiro Fernando Vita, disse que era “estranho” que o vereador Ronaldo tenha realizado todos os pagamentos previstos no contrato, sem a finalização completa do serviço.

E por unanimidade o Tribunal de Contas determinou o “conhecimento e PROCEDÊNCIA PARCIAL da denúncia, Processo TCM nº 72779-15, apresentada contra o Sr. RONALDO ALVES CORDEIRO, Gestor da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Em razão do ilícito praticado, imputa-se ao Gestor a multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com base no art. 71, inciso II, da citada Lei Complementar nº 06/91 e determina-se, com fundamentado no art. 76, inciso III, letra “c”, da citada Lei nº 06/91, no prazo de 30 (trinta) dias do trânsito em julgado do presente processo, o ressarcimento do valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), devendo ser corrigido monetariamente e acrescido de juros legais”.


(Para acessar a integra da decisão do Tribunal de Contas, é só clicar na imagem)

Conforme consulta até o presente momento nem a multa tampouco o valor de ressarcimento foram recolhidos pelo vereador Ronaldo Baitakão.

Ministério público irá reabrir o caso para apurar ato de improbidade administrativa

Atendendo um pedido de providência protocolado pelo Portal Zero Hora News com fundamento na decisão do Tribunal de Contas, o MP irá reabrir o caso envolvendo o atual Presidente do Legislativo Ronaldo Baitakão para analisar a muito provável possibilidade de ingressar em juízo com ação por ato de improbidade administrativa e até mesmo um possível pedido de afastamento do edil das função de Presidente daquela casa.

ZHN investiga vários contratos da Câmara

O Zero Hora News está investigando vários contratos firmados pela Câmara municipal e nos próximos dias estará divulgando as matérias relativas as irregularidades constatadas e afim de colaborar com a sociedade e os órgãos de controle estará ingressando com denúncias pedindo a abertura de Termo de Ocorrência perante o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e Inquérito Civil junto ao Ministério Público Estadual. A equipe do Zero Hora News já protocolou 10 (dez) representações que serão objeto de novas reportagens, a meta até o fim de Abril é de ter 30 (trinta) representações que serão protocoladas diante do grave cenário encontrado.


As contas investigadas referem-se aos anos de 2017, 2018 e 2019. Durante a gestão frente à Casa do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa (PR), o popular Agnaldo da Saúde e do atual Presidente Ronaldo Baitakão. As irregularidades constatadas são inúmeras e vão desde fuga ao processo licitatório, fracionamento de despesas, malversação do erário público, superfaturamento de contratos, serviços não prestados, farra de passagens aéreas, como por exemplo, um único servidor da casa legislativa que gastou mais de R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) em um único ano em passagens aérea, tudo devidamente pago com recursos do cidadão teixeirense, entre outras irregularidades detectadas por nossa equipe.


Os contratos via dispensa de licitação da Câmara de Vereadores são em sua maioria direcionados para empresas ligadas a amigos e parentes de servidores e vereadores.


Para isso são forjados supostas pesquisas de preço que na verdade apenas servem para dá ares de legalidade as irregularidades.

Nossa equipe de reportagem debruçou-se sobre a prestação de contas apresentada ao TCM e nas próximas reportagens irá mostrar os bastidores obscuros dessas contratações suspeitas da Câmara de Teixeira.

A farra é tão grande que tem até servidor que ocupa terreno do Estado irregularmente e será também objeto de matéria específica.


Nossa equipe de reportagem tentou falar com os vereadores Ronaldo Baitakão e Agnaldo da Saúde, mas, até o fechamento dessa matéria não obtivemos êxito. De qualquer forma o portal continua aberto para qualquer esclarecimento dos envolvidos, se houver.





Com informações: Portal Liberdade News, Portal Sul Bahia News, Portal Repórter Coragem, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e Vanderlei Filho - Zero Hora News - A Informação que faz a diferença!/zerohoranews

terça-feira, 2 de abril de 2019

Sem manutenção ônibus escolar quebra e crianças ficam em calçada



Por falta de manutenção, um ônibus escolar, que no momento transportava estudantes, quebrou no final da manhã desta segunda-feira (1), na Rua 15 de Novembro, no bairro São João, na cidade de Itanhém.

RELEIA:

Prefeitura contratou empresa por R$ 1 milhão e 183 mil, mesmo assim alunos sofrem com a falta de transporte escolar

O veículo, que seria responsável pelo transporte de estudantes de comunidades que ficam próximas a BA-290, no trecho que liga Itanhém ao distrito de Batinga, emergencialmente ficou parado numa ladeira. O motorista calçou o pneu do veículo para evitar acidente.

Logo depois, a secretaria da Infraestrutura, que é comandada por Newton Pinheiro, que é irmão da prefeita Zulma Pinheiro, mandou uma retroescavadeira para puxar o ônibus e colocar na rua paralela, que é menos íngreme, até ser rebocado. O secretário da Educação, Álvaro Pinheiro, que também é irmão da prefeita, não se manifestou sobre o assunto.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra um grupo de crianças na calçada de uma casa próxima ao local onde o ônibus quebrou, expostas ao calor.


Recentemente o Água Preta News mostrou o péssimo estado de pelo menos três micro-ônibus do transporte escolar./aguapretanews

Homem é assassinado a tiros após confusão no Bairro Várzea Alegre em Itamaraju





Itamaraju: A Polícia Militar de Itamaraju foi informada de um homicídio, ocorrido por volta das 21h55, deste domingo, 31 de março, na Rua Providência, próximo à Casa do Pica Pau. Após os militares confirmarem o fato, a Polícia Civil foi acionada. Uma guarnição, liderada pela delegada titular, Rosângela Sousa, realizou o levantamento cadavérico. O Agente Público, Anderson Barbosa, realizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju.

Segundo informações da polícia, não foi possível identificar a vítima. Segundo populares, a vítima é conhecida pelo vulgo de “Padaria”. Não há informações sobre endereço e dados pessoais da vítima, que foi alvejada com um disparo de arma de fogo na região do ombro direito, correu para os fundos de uma residência próximo ao nº 51, na referida rua, no Bairro Várzea Alegre, não resistindo ao ferimento e vindo a óbito.

Segundo testemunhas, a vítima estava na companhia de uma pessoa, que não teve o nome revelado, e que o “Padaria” passou a desferir golpes de faca em um desafeto, que foi lesionado no ombro e costas. Segundo informações, essa pessoa que foi esfaqueada teria furtado um aparelho celular do “Padaria”. Após ter agredido o desafeto, uma terceira pessoa, amigo do esfaqueado, sacou uma arma e desferiu alguns na direção da vítima.

O parceiro da vítima, chegou a ser baleado na perna direita, mas, conseguiu fugir do atirador. A Polícia já tem informações sobre o autor dos disparos, e realiza diligências no intuito de localizá-lo e prendê-lo./Liberdadenews

Bolsonaro estuda acabar com o horário de verão



Resultado de imagem para horário de verão

O presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, um estudo para que ele possa avaliar a possibilidade de extinguir o horário de verão. Segundo o ministro, o estudo com prós e contras já está pronto e será apresentado ao presidente assim que possível.

- O presidente já deu declarações no passado de que era contrário ao horário de verão. Mas pediu de forma totalmente isenta para que eu apresente o estudo para ele tomar a decisão - disse Albuquerque, que está em Jerusalém na comitiva que participa da visita presidencial a Israel.

O ministro lembrou que “metade do país já não tem mais horário de verão”, que está em vigor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Albuquerque disse que em conversas com o ministro da Energia israelense, Yuval Steinitz, foram apontadas diretrizes para a cooperação em setores que interessam aos dois países, como óleo, gás e biocombustíveis, “principalmente naquilo que diz respeito a startups e desenvolvimento de novas tecnologias e inovação”.

Ele acrescentou que a Petrobras demonstrou interesse nos leilões para exploração de 19 áreas de gás natural que Israel fará em breve, e para isso mandou uma carta ao governo israelense para obter mais informações.

Pai e filho de 1 ano de idade morrem em acidente automobilístico no interior do Prado



Pai e filho de 1 ano de idade morrem em acidente automobilístico no interior do Prado


O acidente automobilístico do tipo colisão aconteceu na noite do último sábado, dia 30 de março, numa estrada de terra que liga o Guarani ao balneário de Corumbau, no município de Prado, quando Abel Júnior, de 21 anos, que pilotava uma moto Honda Biz, ainda por motivos desconhecidos, bateu violentamente contra um Hyundai Tucson. O motociclista morreu na hora.

Na motocicleta de pequeno porte ainda viajam a esposa de Abel e um filho do casal de apenas um ano de idade. A criança também não resistiu à força do impacto e veio a óbito, enquanto a mulher, que fraturou uma das pernas, foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na cidade do Prado e logo depois acabou transferida ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI).

Nenhum ocupante do Tucson se feriu com gravidade e a Polícia Civil do Prado, chefiada pelo delegado Kleber Gonçalves, apura as responsabilidade do acidente. É certo que o motociclista, vítima fatal da colisão, foi imprudente, já que a moto é fabricada para transportar dois passageiros e jamais uma criança de apenas 1 ano de idade./TN

segunda-feira, 1 de abril de 2019

SAC Móvel vai atender em Jucuruçu a partir desta terça, feira



Resultado de imagem para SAC Móvel vai atender em itanhem a partir desta terça, feira


O SAC Móvel estará na cidade de Jucuruçu nos dias 02 e 03 de abril (terça e quarta), prestando atendimento para os moradores do município.


A unidade itinerante vai oferecer os serviços de emissão de carteira de identidade (primeira e segunda via), CPF, e de certidão de antecedentes criminais, além de atendimento previdenciário para servidores públicos estaduais.

O serviço em Jucuruçu faz parte da rota 3 do SAC Móvel, que incluiu também as cidades de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado, onde o serviço já foi prestado.

No site www.sac.ba.gov.br podem ser obtidas informações sobre os documentos necessários para ter acesso aos serviços do SAC Móvel e as rotas das carretas.

Ex-jogador da Seleção de Itapetinga morre em acidente de moto



Ex-jogador da Seleção de Itapetinga morre em acidente de moto


O atacante Henrique, de 28 anos, natural de Sento Sé, morreu no último sábado (30), vítima de acidente de moto. Ele defendeu a Seleção de Itapetinga no Intermunicipal do ano passado e marcou quatro gols, sendo o vice-artilheiro da equipe vice-campeã do certame.

Segundo o site Verdinho Itabuna o caso gerou comoção nas redes sociais, pois o atleta era muito querido no meio esportivo. Henrique voltava de uma partida de futebol quando sua moto bateu de frente com um carro na contramão, conduzido por um garimpeiro que fugiu do local do acidente.

O jogador ainda foi socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital./TN

JUCURUÇU | Homem é assassinado em rodovia BA-284






A polícia civil de Itamaraju, cumprindo o plantão regional, destinou na madrugada deste domingo (31), até o município de Jucuruçu para atender uma ocorrência de homicídio, nas imediações do distrito de Coqueiro na rodovia BA- 284, na altura do KM 80. 

A vítima estava no interior de um veículo FIAT UNO de cor branca e placa policial JOB-1354, que capotou às margens da rodovia.

O auxiliar de necropsia Anderson se deslocou até o local para remoção do corpo, onde a vitima foi identificada como AGNALDO FERREIRA DE OLIVEIRA. Que apresentava perfurações promovidas por arma de fogo, na altura da cabeça e abdômen.

No local foram encontradas 03 cápsulas, sendo 02 de 9mm e 01 de 380, e 01 projétil. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju e o veículo encaminhado para a companhia da polícia militar de Jucuruçu.

Pesava contra Agnaldo a acusação de ter participado do duplo homicídio ocorrido em Jucuruçu, no dia 27 de março contra Gilvan Resende de Brito (48 anos) e sua companheira Euzelia Alves dos Santos (61 anos)./IN

Homem é agredido a pedradas por desafeto na Baixada do Santa Rita e morre no HMTF






Teixeira de Freitas: Na manhã deste domingo, 31 de Março, por volta das 10h45, a Polícia Civil foi informada de um homicídio, ocorrido na Rua dos Pardais, na Baixada do Bairro Santa Rita. A vítima, Marlon Alves Moreira, 32 anos de idade, estava um bar, quando foi agredido com pedradas na cabeça. Marlon chegou a ser socorrido pelo SAMU ao HMTF, onde faleceu em decorrência das agressões sofridas.

Segundo informações colhidas no Hospital Municipal, a vítima morreu por traumatismo craniano. Ainda segundo informações, o Marlon foi levado ao bar por um conhecido (vizinho). Familiares informaram que o Marlon tinha uma rixa com uma pessoa, já identificada pela polícia, e que já houve uma briga entre os dois e que essa pessoa o havia jurado de morte.

O delegado plantonista, Júlio César Telles, foi informado do caso, esteve no HMTF, realizou o levantamento cadavérico e solicitou a remoção do corpo ao IML, onde passará por necropsia. Um inquérito policial foi instaurado para investigar as circunstâncias do crime./Liberdadenews

Uma jovem de 17 anos morreu e três pessoas feridas em acidente em Teixeira de Freitas, saída para Medeiros Neto





Um violento acidente na noite deste domingo, 31 de março, em frente ao Posto Fênix, na saída para Medeiros Neto, deixou uma mulher morta e três pessoas feridas.

Segundo informações, o motorista estava guiando um veículo Corolla, de cor preta, placa policial PPM 3228, licenciado em Teixeira de Freitas, há mais de 120 por hora quando se chocou com um poste de alta tensão. A colisão foi tão violenta que o poste de partiu em vários pedaços e ficou completamente destruido.

Um jovem de 17 anos morreu e três pessoas foram socorridas, dois homens e uma mulher. Os nomes da vítima e dos ocupantes do veículo ainda não foram divulgados. Vários bairros no entorno estão sem energia.


Quem presenciou o acidente relatam que o carro estava a mais de 169 quilômetros por hora quando se chocou com o poste. Mais detalhes sobre este terrível acidente a qualquer momento./bahiaextremosul


Mecânico de bicicleta é morto a tiros em Posto da Mata





O crime aconteceu na noite deste domingo, 31 de março, na Rua Cananéia, bairro Primavera, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

A vítima identificada até o momento pelo nome de Jefferson Felipe, popularmente conhecido como “Tatá”, era dono de uma oficina de bicicleta no bairro Castelo, mesmo bairro em que morava.

Segundo informações, Tatá estava circulando de bicicleta pelo bairro Primavera quando foi alvejado à tiros. O corpo ainda está no local aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas para fazer a remoção.


Ainda não há maiores detalhes sobre a motivação do crime. Mais detalhes a qualquer momento./bahiaextremosul

domingo, 31 de março de 2019

Vice na Taça Rio para o Flamengo faz Vasco ser alvo de zoações na internet

zoação vasco — Foto: Reprodução


O Flamengo foi campeão da Taça Rio diante do Vasco na tarde deste domingo, no Maracanã. O Cruz-Maltino vencia até os 48 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate, em gol de Arrascaeta. Depois, o Rubro-Negro levou a melhor nos pênaltis.

O vice-campeonato do segundo turno do Carioca foi o suficiente para a web encher de provocações ao Vasco.

Uma das principais revelações do Flamengo nos últimos anos, Vinícius Júnior segue de olho no time do coração. Neste domingo, logo após o título da Taça Rio sobre o Vasco, o atacante do Real Madrid deu parabéns para uma outra promessa: Bill.

Destaque do time sub-20, o garoto entrou na vaga de Thuler e cruzou a bola na cabeça de Arrascaeta, que empatou nos minutos finais. Nas penalidades, triunfo por 3 a 1. No Twitter, Vinícius Júnior parabenizou o antigo companheiro:

Justiça mantém condenação a prefeito suspeito de abastecer trio com verba da saúde




Justiça mantém condenação a prefeito suspeito de abastecer trio com verba da saúde


O prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira (PSD), teve a apelação negada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) no caso em que foi condenado por improbidade administrativa por uso de verba do Ministério da Saúde para abastecer veículos particulares e um trio elétrico da empresa que seria de sua propriedade.

O acórdão com a decisão do TRF1 foi publicado na sexta-feira (29) e mantém na íntegra a decisão da Justiça Federal de Eunápolis, que em 15 de dezembro de 2011 condenou Oliveira a perda dos direitos políticos por cinco anos, sentença válida também para o secretário de Saúde à época, Josemar Marinho Siquara.

Na mesma sentença, fruto de uma ação de improbidade administrativa de autoria do Ministério Público Federal (MPF), a empresa GPM Mercantil Derivados de Petróleo foi proibida de contratar com o poder público por cinco anos./TN

Homem natural de Eunápolis é encontrado morto na zona rural de Ibirapuã




O corpo de Walace Mendes de Souza, de 28 anos, natural de Eunápolis, filho de José Raimundo Jesus de Souza e Eliete carvalho Mendes, foi encontrado por populares na manhã deste sábado, 30 de março, na Fazenda Apaloza, próximo a comunidade de Juazeiro, no distrito de Ibirapuã.


A polícia foi acionada e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas removeu o corpo para o IML de Itamaraju onde ficou constatado que a vítima apresentava várias lesões pelo corpo e morreu vítima de esganadura.


O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Teixeira de Freitas, e as investigações da autoria do crime serão feitas pelo delegado de Ibirapuã, Gean nascimento.


Na comunidade de Juazeiro onde o corpo foi encontrado há comentários que a morte do eunapolitano pode ter relação com o roubo do caminhão de leite recuperado pela polícia nesta sexta-feira (29), próximo ao local aonde o corpo foi encontrado./bahiaextremosul

Batida mata quatro pessoas na BR-040, em Minas Gerais




Batida mata quatro pessoas na BR-040, em Minas Gerais

Um grave acidente terminou em mortes e fechou a BR-040 por aproximadamente quatro horas neste sábado (30). Um HB20 bateu de frente com um caminhão no início da tarde, próximo a Congonhas, na Região Central de Minas Gerais.  O motorista de uma carreta, que seguia atrás, freou para não se envolver na ocorrência, e o veículo deu um L na pista. Quatro pessoas morreram na colisão. Todas estavam no carro de passeio. A pista foi parcialmente liberada por volta das 17h. O congestionamento ultrapassou dez quilômetros.

A ocorrência foi registrada 12h50. De acordo com a Via 040, concessionária responsável pela rodovia, foram dois acidentes em sequência. Primeiro, o mais grave deles. Um carro e um caminhão bateram de frente próximo ao km 604, na pista que vai em direção a Belo Horizonte. Quatro ocupantes do HB20, que não tiveram os nomes divulgados, morreram na hora.

Uma mulher, de 34 anos, que também estava no carro, ficou ferida. Ela foi socorrida no helicóptero do Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital João XXIII. Segundo os bombeiros, a vítima teve fraturas e laceração pelo corpo. O ocupante do caminhão ficou ferido levemente. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Após o acidente, uma carreta que seguia pela rodovia tentou desviar. Porém, o veículo de carga ficou atravessado na pista. Devido as ocorrências, carga de terra ficou espalhada no asfalto. A pista ficou fechada de 12h50 até 17h02, quando foi montada operação mão dupla na pista em direção ao Rio de Janeiro. O congestionamento atingiu 10 quilômetros, sendo seis em direção para o estado carioca e quatro para o lado contrário./Estado de Minas

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.