Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 3 de abril de 2021

Agnaldo Timóteo morre aos 84 anos vítima de covid-19

 

Agnaldo Timóteo morreu, neste sábado (3), vítima de covid-19. O cantor e compositor, de 84 anos, estava internado no Hospital Casa São Bernardo, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e não resistiu às complicações da doença. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista.

 

"É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do covid-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha", diz o comunicado enviado à imprensa. 

No dia 17 de março de 2021, Agnaldo Timóteo foi diagnosticado com a covid-19 — segundo o assessor de imprensa, ele tinha tomado a primeira dose da vacina 15 dias antes de ser infectado. 

O artista foi internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em estado grave, chegou a apresentar uma "pequena melhora" ao longo dos dias em que esteve hospitalizado, mas perdeu a luta para a doença provocada pelo novo coronavírus. 

Confira a nota na íntegra

 

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do covid-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. 

Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! 

A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha. A Família informa  que a Corrente de Fé, com pensamentos positivos e orações, permanecerá, em prol de um mundo melhor! 

Trajetória 

Agnaldo Timóteo Pereira nasceu em 16 de outubro de 1936, em Caratinga, Minas Gerais. Foi no município mineiro, aliás, que o cantor, compositor e político passou toda a infância. O interesse pela música começou ainda criança, quando fez apresentações em circos que visitavam a cidade natal.

 

Os primeiros passos da carreira profissional foram dados quando ele participou, como calouro, de programas de rádio na cidade natal, Governador Valadares e Belo Horizonte. O cantor construiria uma história marcada por luta, dificuldades, sucessos, polêmicas, trajetória política e inúmeras participações em programas de rádio e televisão. 

Cantor trabalhou como motorista de Angela Maria no início da carreira 

Cantor trabalhou como motorista de Angela Maria no início da carreira - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM 

Com apenas 16 anos, já morando em Governador Valadares, o músico tinha o hábito de deixar de lado o trabalho de torneiro mecânico para ouvir Angela Maria, a quem admirava publicamente e, anos depois, teve o prazer de trabalhar e se tornar amigo pessoal.

 

Na tentativa de gravar um disco, mudou-se para Belo Horizonte, aonde ficou conhecido como ‘Cauby mineiro’ — por conta da semelhança de timbre com Cauby Peixoto, fenômeno musical nos anos 1950. Entretanto, a experiência não trouxe o sucesso que ele esperava, mas, possibilitou o surgimento de convites para imitar o astro em programas de rádio e eventos. 

Aconselhado por Angela Maria a se mudar para o Rio de Janeiro, aonde, segundo a cantora, ele teria mais oportunidades de mostrar o trabalho autoral, o músico enfrentou um começo difícil na capital fluminense. 

Músico participou de programas de TV com Cauby Peixoto e Angela Maria 

Músico participou de programas de TV com Cauby Peixoto e Angela Maria - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

  

Foi na cidade, inclusive, que o compositor conheceu Roberto Carlos, que, à época, também havia se mudado para a cidade em busca de oportunidades profissionais. Agnaldo chegou a declarar ao longo da trajetória os perrengues que enfrentou ao lado do ídolo da Jovem Guarda. Os dois costumavam a ir a pé às rádios porque não tinham o dinheiro para o bonde. 

Com dificuldades financeiras, o músico procurou Angela Maria e pediu para trabalhar como motorista dela, que, na época, possuía um automóvel, mas não dirigia. A história com a cantora, aliás, está diretamente ligada a momentos importantes da vida dele. 

Por indicação de uma das maiores estrelas da história do rádio brasileiro, Agnaldo Timóteo gravou o primeiro trabalho, que contava com as canções Sábado no Morro e Cruel Solidão. Em 1963, veio o compacto Tortura de Amor, mas, que acabou sendo vendido de mão em mão pelo próprio compositor porque a gravadora não colocava fé no sucesso dele. 

Em 1965, venceu todos os prêmios do programa Rio Hit Parade, da TV Rio, ganhando a simpatia do público jovem e assinando contrato com a EMI-Odeon. O primeiro sucesso da carreira veio com o disco Surge um Astro, que contava com versões estrangeiras e que marcaria a característica romântica que acompanhou cantor ao longo de décadas. À época, participou de edições do programa Jovem Guarda — atração produzida entre 1965 e 1968 pela TV Rio e Record TV.

'Galeria do Amor' é um marco do Brega 

'Galeria do Amor' é um marco do Brega - DIVULGAÇÃO

Agnaldo, que contabiliza mais de 50 discos gravados, ficou nacionalmente conhecido ao gravar Meu Grito, canção composta por Roberto Carlos. Entre os grandes sucessos da longa carreira, Ave-Maria, Mamãe e Verdes Campos foram alguns dos grandes marcos da trajetória musical.

 

Em 1975, Agnaldo apresentou a Galeria do Amor — primeira composição própria e um dos marcos para o surgimento do estilo musical que ficaria conhecido com 'Brega'. Dois anos depois, em 1978, ele transitou por movimentos em alta, como Bossa Nova, com a gravação do sucesso Por Causa de Você, composição assinada por Dolores Duran e Tom Jobim. 

O disco de maior sucesso na carreira foi o Perdido na Noite, que contou com composições próprias como Aventureiros e O Conquistador. 

Sempre muito discreto em relação a vida pessoal, o cantor nunca assumiu publicamente os seus relacionamentos. Entretanto, em 2017, no documentário Eu, Pecador, que trouxe à tona passagens da trajetória do músico até então inéditas, Agnaldo falouabertamente de romances vividos com outros homens. 

Política 

Com as mudanças no cenário fonográfico brasileiro e surgimento de interesses pessoais, o ritmo de shows foi diminuindo com os anos e o cantor passou a conciliar a música com a carreira política, que começou em 1982, pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). À época, ele foi eleito o deputado federal mais votado da história do estado do Rio de Janeiro.

 

Em 1994, foi eleito novamente deputado federal pelo estado fluminense. Além disso, exerceu três mandatos como vereador. O primeiro no Rio, em 1996, e dois pela cidade de São Paulo, em 2004 e 2008 — respectivamente. 

Casa dos Artistas 

Músico foi o terceiro eliminado do reality show 'Casa dos Artistas', do SBT 

Músico foi o terceiro eliminado do reality show 'Casa dos Artistas', do SBT - REPRODUÇÃO/YOUTUBE 

Uma das participações na televisão mais lembradas nos anos 2000 foi na terceira edição do reality show Casa dos Artistas, do SBT, em 2002.

  

À época, a edição apresentada por Silvio Santos misturou famosos e fãs. Ele, inclusive, foi responsável por votar para que a própria fã, Silvana, deixasse a atração. O músico foi o terceiro eliminado da temporada./G1

Direito de Resposta: Empresário que foi preso com colete balístico é solto pela Justiça e fala sobre ameaças

 

Nova Viçosa: O jornalismo do Liberdade News publicou na última quinta-feira, 01 de abril, a matéria intitulada: Nova Viçosa: Empresário vai registrar boletim porque estava sendoameaçado e acaba preso por usar colete balístico, e após a repercussão da matéria, o próprio acusado, que foi solto pela Justiça no dia seguinte, procurou nossa reportagem pedindo um direito de resposta, para que a sua versão fosse contada na íntegra. 

Nossa equipe de reportagem já havia informado que o empresário Silvio César Furtuoso, 38 anos, foi preso após comparecer na Delegacia Territorial de Nova Viçosa, para fazer um Boletim de Ocorrência, relacionado às diversas ameaças de morte que vinha sofrendo, e que por estar portando um colete balístico, o delegado Marco Antônio Neves (titular da delegacia), acabou lhe prendendo em flagrante “por uso de apetrecho controlado”.

 

Em sua defesa, o empresário Silvio César, diz que foi solto no dia seguinte à sua prisão, através do Plantão Judiciário, e alega inocência, pois teria a nota fiscal de seu colete, e não lhe foi permitido apresenta-la. O empresário encaminhou para a redação, uma nota fiscal de um colete balístico, datado de 01 de abril de 2021, e alega que sempre agiu nos limites da lei e que ao procurar a polícia para procurar resguardar sua vida, foi tratado como criminoso.

 

Nossa equipe de reportagem teve acesso à decisão do Juiz Plantonista, Dr. Ruy Eduardo Almeida Britto, que em sua decisão, escreveu: [...] “Os coletes balísticos de uso permitido ou restrito, destinados à proteção contra armas de fogo, não se enquadram no conceito de acessórios, mas sim no de equipamentos, consoante artigo 15 do Decreto nº. 3.665/2000. É possível concluir que a conduta não se ajusta aos tipos penais previstos no Estatuto do Desarmamento, incorrendo, a conduta, em atipicidade. Conclui-se, portanto, pela atipicidade da conduta imputada ao acusado de porte de colete balístico. Desse modo, patente o constrangimento ilegal sofrido pelo ora acusado”.[...] 

Ante ao exposto, face reconhecer a atipicidade do delito a ele imputado previsto no art. 16, caput, da Lei n. 10.826/2003, hei por bem em determinar o imediato relaxamento da prisão em flagrante do acusado, Silvio Cesar Furtuoso, custodiado na Delegacia da cidade de Nova Viçosa - Bahia. 

Comunique-se, com celeridade, a autoridade policial para que cumpra o comando judicial retro. 

Solte-se o acusado, se inexistir outro fundamento para a prisão.” 

O empresário disse que se sentiu constrangido e que já conseguiu uma audiência em Brasília com a ministra dos Direitos Humanos, Damares Silva, e que ele vai até os últimos recursos para que abusos não ocorram contra cidadãos de bem. O empresário cita os nomes dos acusados de tramar a sua morte e diz que pagaram R$ 100 mil reais pela sua cabeça e que um ex-policial de Nova Viçosa estaria envolvido. 

O empresário ainda faz acusações contra policiais da ativa e da reserva em da região, e que está sendo perseguido por uma quadrilha. “Levei todas as provas para o delegado, e o delegado sequer quis me ouvir. Só quis me prender. Acredito até que estava sendo tramada a minha morte dentro da cadeia”, argumentou. 

O Liberdade News reforça que sempre atua de forma legal, com base nos princípios do direito de liberdade de imprensa, e sempre nos limites da legislação em vigor e que todas as informações prestadas no portal são baseadas em registros policiais, boletins, declarações de autoridades, dos acusados e das vítimas, e que nada é publicado sem a devida averiguação, e sem que a outra parte seja ouvida. Sempre é permitida a versão do acusado, exceto, quando não há possibilidade ou quando o acusado se recusa a dar sua versão. 

Nossa equipe recebeu inúmeros áudios do empresário contando toda a história das ameaças e a motivação das mesmas, mas, nossa equipe jurídica não julgou necessária a publicação dessas informações, uma vez que a reportagem publicada neste portal tratou-se apenas do fato da prisão, e sua motivação, que foi o uso irregular (no entendimento do delegado) do colete balístico por parte do empresário Silvio César, que compareceu à delegacia para denunciar as ameaças de morte que vinha sofrendo./Liberdadenews

Não sou um monstro, diz carta de milionário baiano encontrado morto

 

O empresário Eugenildo Almeida Nunes, popularmente conhecido como “Genildo” foi encontrado morto na manhã deste sábado (3), na sua casa em Ubatã na Bahia. 

Genildo era um empresário com investimentos em setores como material de construção, postos de combustível, gado, fazendas, hotéis e mercado financeiro. Segundo investigações do MP-BA, ele fazia promessas e oferecia dinheiro, presentes, e até mesmo casa e emprego para a família, em troca de favores sexuais. O empresário também estava sendo acusado de usar o poder econômico na região de Ubatã para inibir que vítimas e testemunhas o denunciassem. 

Genildo estava com pedido de prisão em aberto e foi alvo da Operação Cilada deflagrada na última terça feira (30) que envolveu a Polícia Civil, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPBA), no município de Ubatã, no sul da Bahia, nesta terça-feira (30), que investigava crimes de estupros em Ubatã. 

Na casa do suspeito foram apreendidos dois revólveres calibres 38, uma espingarda calibre 12, uma pistola, munições, aparelhos eletrônicos e produtos eróticos. Equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil, e do Gaeco investigam o caso desde novembro de 2020. 

Conforme apurado, Genildo se aproveitava da posição social para explorar sexualmente garotas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ele fazia promessas, oferecendo dinheiro, presentes, imóveis e emprego para as vítimas. 

Ainda de acordo com as investigações, o empresário cometeu os abusos durante dois anos, quando as garotas tinham 13 e 15 anos. O empresário ameaçava matar as vítimas e o pai delas, caso fizessem algum tipo de denúncia. 

Carta deixada pelo empresário;

 

Genildo já era considerado fugitivo da polícia e na manhã deste sábado (03), seu corpo foi encontrado no interior de sua residência com uma arma ao lado e uma carta aonde dizia que não era um monstro./bahiaextremosul

Acidente com trator mata idoso de 72 anos no interior de Alcobaça

 

Um idoso de 72 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, 02 de abril, quando o trator que ele trabalhava despencou numa ribanceira, na região do Taitinga, próximo a “ Pouso Alegre “Pixixica”, no distrito de Alcobaça. 

A vítima identificada como Valdinei Gonçalves, também conhecido como “Valdinei plantador de Café” teve morte instantânea. O idoso era muito conhecido na região do Taitinga. 

Segundo informações, chovia muito na área o que pode ter contribuído para o acidente. O corpo do idoso foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. A família não divulgou o local do velório e horário do sepultamento./bahiaextremosul

Mulher é encontrada morta, após ligar para polícia pedindo socorro

 

Uma mulher que não teve a identidade divulgada, foi encontrada morta, na manhã deste sábado, 03 de março, em um local de difícil acesso em uma fazenda na região da Colônia, zona rural de Eunápolis. 

O corpo da mulher apresentava sinais de agressão e tortura, informou a polícia. 

A mulher conseguiu pedir socorro à polícia na noite de sexta-feira (02), e contou que estava sendo agredida pelo namorado. Após a ligação, os policiais realizaram rondas, mas não conseguiram encontrar o local. 

Segundo informações, pela manhã, o namorado e suspeito avisou à família da mulher que ela estava ferida em uma área de vegetação. 

Uma equipe do Samu foi até o local para socorrer a mulher, mas já encontrou a vítima morta. Pelo estado de rigidez do corpo, os socorristas presumem que ela havia morrido há, pelo menos, seis horas. 

“Foi um crime brutal, bárbaro. Além da agressão, ele pode ter deixado ela sofrendo a madrugada inteira”, relatou um morador, que pediu anonimato. 

A polícia ainda informou que, existem relatos de que a mulher era agredida constantemente pelo namorado, um traficante temido pela comunidade. “Inclusive, ela chegou a ir embora da Colônia, mas depois voltou e reatou o relacionamento com ele”, frisou um policial./bahiaextremosul

Padre Marcelo Rossi viraliza nas redes sociais com nova forma física

O antes e depois do padre Marcelo Rossi (Foto: Divulgação e Reprodução Instagram) 

O padre Marcelo Rossi, de 53 anos, virou assunto nas redes sociais, neste terça-feira (30), ao chamar atenção dos internautas por sua nova forma física. O religioso, que já relatou problemas com o excesso de peso e fez uma dieta radical há alguns anos com a qual perdeu 40 quilos e chegou quase à anorexia, surgiu em novas fotos com o corpo mais forte e bem definido. 

Discreto em seu Instagram, padre Marcelo posta poucos vídeos e fotos suas, mas nas que ele compartilha com os seguidores é possível ver a mudança - o sarcedote, como apontaram internautas, está com com o trapézio e os braços maiores, com algumas veias saltadas. 

"Óstia ou whey? Vem aí novo livro do padre Marcelo Rossi Em busca do Shape Sagrado", bricou um usuário do Twitter. "Gente, pelo amor de Deus, o padre Marcelo Rossi tava igual um maracujá murcho no sol e agora tá uma geladeira frost free", apontou outro. "Padre Marcelo está prestes a tirar seus pecados na base do supino, rosca invertida, remada e halteres", alertou mais um perfil do microblog. "Em busca do shape sagrado", brincou uma quarta pessoa.

Internauta comenta físico de padre Marcelo Rossi (Foto: Reprodução Twitter)

Formado em educação física, o religioso estourou no final dos anos 1990, quando tinha uma silhueta esguia. De lá para cá, padre Marcelo, que sofreu com a depressão, engordou e perdeu peso, chegando a extremos da balança. Em entrevistas, ele confessou ter tomado esteroides no passado antes de ser ordenado padre e ao Fantástico, em 2013, contou ter feito uma dieta à base de alface, cebolas e três hambúrgueres por dia, tendo perdido cerca de 40 quilos - apesar disso não se sentia magro e continuava com a dieta, e chegou a cair na esteira porque se sentiu mal ao fazer o exercício.

 

Internauta comenta físico de padre Marcelo Rossi (Foto: Reprodução Twitter)

Para a Quem ele revelou que esteve a um passo da anorexia. "Fiz uma dieta louca, sem nutricionista. Em seis meses sequei, sem remédio, sem nada. Sem querer, comecei a perceber que estava ficando anoréxico. As pessoas me falavam que eu estava muito magro, avisavam e eu não acreditava. Eu deveria controlar meu peso, mas conheço pessoas que são neuróticas com a balança. Tinha medo de ficar igual a elas. Cheguei a 67 quilos”, contou o padre de 1,95 metro.

 

Procurada, a assessoria de imprensa de padre Marcelo Rossi informou que o religioso não vai se pronunciar sobre o assunto./revistaquem

Bolsonaro avisa ao Ministério da Saúde que se vacinará contra a covid neste sábado

 

O presidente Jair Bolsonaro informou ao Ministério da Saúde que pretende se vacinar contra a covid-19 neste sábado (3/4), data em que a rede pública de saúde do Distrito Federal iniciará a imunização para pessoas com 66 anos, que é a faixa etária do mandatário. 

De acordo com fontes consultadas pelo Correio junto à pasta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tem alertado o presidente sobre os riscos de ele ser reinfectado com uma das novas cepas do vírus que circulam pelo país. Bolsonaro foi diagnosticado com covid-19 em julho do ano passado e pode não ter mais os anticorpos contra o novo coronavírus. 

De todo modo, um estudo liderado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assim como outras instituições brasileiras, aponta casos confirmados de reinfecção pela covid-19 mesmo em pessoas que têm imunidade contra o vírus. 

O receio da equipe do presidente é de que ele seja exposto a variantes da covid-19 que estão em circulação no Distrito Federal — pelo menos quatro cepas mais agressivas do novo coronavírus já foram identificadas pela Secretaria de Saúde do DF, dentre elas a que surgiu em Manaus. 

Como Bolsonaro é do grupo de risco da covid-19, a recomendação de integrantes do governo é de que ele se vacine o quanto antes para evitar futuras complicações de saúde mais sérias caso venha a contrair a covid-19 uma segunda vez. 

Vacina seria aplicada por ministro 

A reportagem apurou que Bolsonaro seria vacinado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que é médico cardiologista. Provavelmente, o imunizante a ser aplicado no mandatário será o desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz. 

O endereço onde Bolsonaro será vacinado ainda não foi definido e a decisão está a cargo do GSI./correiobraziliense

Agnaldo Timóteo tem piora no estado de saúde; família pede orações

 

Agnaldo Timóteo, 84, teve uma piora no estado de saúde nesta sexta-feira (2). O cantor está internado desde o dia 17 de março, após receber diagnóstico de Covid-19. Ele segue em estadograve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro. 

"Agnaldo Timóteo teve um pequeno agravamento no seu estado de saúde e por isso continuará internado na UTI", diz nota assinada pela família do músico. "Continua em ventilação mecânica invasiva." 

"Temos a convicção de que Timóteo está dando o seu melhor para vencer essa batalha e a guerra", segue o texto. "A equipe médica e família permancem confiantes na sua plena recuperação." 

"Estamos num processo de continuar e ampliar a nossa corrente de fé com pensamentos positivos e orações, energizando positivamente cada vez mais o nosso querido Agnaldo", finaliza. 

O cantor vinha apresentando melhora no estado de saúde e chegou a deixar a UTI, mas teve de ser intubado após o estado dele se agravar./folha

Saiba se você foi aprovado para receber o novo Auxílio Emergencial; governo liberou consulta

 

O Governo Federal liberou a consulta para o novo auxílio emergencial nesta sexta-feira (2). Inicialmente o sistema seria aberto na quinta-feira (1º), mas acabou sendo adiado.

Para consultar sua situação existem três opções. O site do Ministério da Cidadania, o Dadaprev e a Caixa(veja o passo a passo). Nos dois primeiros dá para saber se seu cadastro foi aprovado, ou seja se você têm condições de receber a quantia. Já na Caixa dá para checar onde o dinheiro vai ser pago. 

O Governo Federal liberou a consulta para o novo auxílio emergencial nesta sexta-feira (2). Inicialmente o sistema seria aberto na quinta-feira (1º), mas acabou sendo adiado.

Para consultar sua situação existem três opções. O site do Ministério da Cidadania, o Dadaprev e a Caixa (veja o passo a passo). Nos dois primeiros dá para saber se seu cadastro foi aprovado, ou seja se você têm condições de receber a quantia. Já na Caixa dá para checar onde o dinheiro vai ser pago. 

Lembrando que o fato de ter recebido o primeiro auxílio não garante o pagamento do segundo, mas o cadastro continua sendo o mesmo, o que muda são apenas algumas regras. Ou seja, não é preciso fazer um novo cadastro. 

Segundo o Ministério da Cidadania, ocorreu uma nova triagem dos cidadãos cadastrados no sistema para manter apenas quem realmente necessita do Auxílio Emergencial na volta do programa. Com a medida, apenas 45 milhões devem receber o novo auxílio — cerca de 11 milhões de brasileiros cadastrados anteriormente no programa ficarão de fora. Como o benefício será destinado aos mesmos beneficiários cadastrados no ano passado, não será preciso fazer um novo cadastro. 

Como este ano não foram abertos novos cadastros, só terá o benefício aqueles que tenham recebido também em 2020. De acordo com o cronograma, para quem recebe o Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril e continua valendo a regra do valor mais vantajoso. 

Consulta para o novo Auxílio Emergencial 

Quem fizer a consulta para o novo Auxílio Emergencial e constar como inelegível, tem 10 dias para fazer a contestação no sistema. Para que a contestação seja processada é necessário que haja uma atualização nos dados cadastrados no Dataprev, assim como acontecia com o auxílio pago ano passado. 

Mensalmente também há uma avaliação do cadastro de quem recebe. Caso você já receba alguma parcela e futuramente haja um cancelamento, também é possível contestar nos mesmo moldes. 

Dividida em quatro parcelas, a nova rodada de pagamentos terá um valor médio de R$ 250, podendo chegar até R$ 375 para famílias comandadas por mulheres que criam filhos sozinhas. Os valores, pagos por meio do Caixa Tem, serão direcionados aos trabalhadores informais com renda mensal inferior a meio salário mínimo e renda familiar de até três salários mínimos. 

Os pagamentos serão feitos por meio de conta poupança digital da Caixa. Essa conta pode ser consultada no Caixa TEM. Agora, para quem recebe o Bolsa Família, o pagamento será realizado da mesma maneira que o benefício. Lembrando que quem recebe a bolsa pode escolher qual ajuda vai querer. 

No dia 6 de abril o novo Auxílio Emergencial começa a ser pago para os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e para os que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa (faça a consulta). Já para quem recebe o bolsa família, os pagamentos começam em 16 de abril. (Veja o calendário)

sexta-feira, 2 de abril de 2021

O jucurunet parabeniza o distrito de Dois de Abril, pelo seu aniversário de 106 anos de existência

  

DOIS DE ABRIL DE 1915 

Por Wilton Soares dos Santos

Dois de Abril nasceu espontaneamente, natural mesmo, na confluência do “Córrego dos Caboclos” ou Córrego Dois de Abril com o Prado Grande ou Rio Jucuruçu. Tá tudo ali, bem explicadinho, na cópia do livro de autoria do Frei Samuel Tetteroo, que Dr. Namildes me deu quando estive em sua casa em Almenara. 

A obra tem o título de “Memória histórica e geográfica do município de Jequitinhonha”, de 1919, que descreve a “história de Jequitinhonha dum tempo que o município compreendia todo o Baixo Jequitinhonha”. Não é pouco. 

A povoação de “Dous de Abril” começou quase que ao mesmo tempo da povoação de Santo Antonio de Ariary, atual Palmópolis, depois de ter sido Santo Antonio do Triumpho (em substituição a Santo Antonio do Ariary) e Bananeiras, ambas situadas à margem direita do Rio Jucuruçu. Em seu início, as duas povoações pertenciam ao distrito de Salto Grande, atual Salto da Divisa. 

Os fundadores das povoações de Dois de Abril e de Palmópolis, segundo os relatos do Frei Tetteroo, foram, respectivamente, os senhores Antonio José da Silva, mais conhecido como José da Umbellina, e Sesnando Grampiuna. 

Em relação ao primeiro, parece ter sido o terceiro Juiz de Paz do distrito de São Roque, que se mudou para as matas do Prado, com residência na Barraca, fazenda que passou a ser denominada Castello, no Pradinho, a 6 quilômetros do futuro arraial. 

O senhor Antonio José da Silva comprou por mais de quatrocentos mil réis a posse de um certo Manoel Antonio, à margem do Rio Jucuruçu, um pouco acima do córrego da Bananeira, com o objetivo de fundar naquele lugar o arraial de Santo Antonio do Ariary, no mês de março de 1915, provavelmente no dia 13. 

Naquele tempo, a povoação mais próxima de Santo Antonio do Ariary (ou do Triumpho) e de Dois de Abril, a cerca de 10 léguas da primeira e 18 da segunda, era a povoação de Rubim de José Ferreira, atual cidade de Felisburgo. A primeira estrada ou picada foi aberta sob o comando de um tal Dr. 

Apollonario Frot, que se dizia engenheiro, encarregado da Intendência da cidade do Prado, na Bahia, em parceria com a Câmara Municipal de Arassuahy (Araçuaí – MG). 

Os trabalhadores eram índios que habitavam a região, provavelmente os maxacali, entre os anos de 1893 e 1900. Dr. Frot, como os índios chamavam o desbravador de nacionalidade francesa, era moço e esbelto. 

Passaram-se pelo menos cinco anos desde essa primeira abertura de picada, para que os moradores das cabeceiras do Rubim do Sul, principalmente do Córrego do Barracão, começassem a abrir de novo a antiga picada. Somente a partir daí é que se começou a povoar a Bacia do Alto Jucuruçu. 

Vale ressaltar o fato de que Rio do Prado ou Vila de Barracão só foi fundado anos depois, em 15 de agosto de 1929. Tornou-se distrito anexado, primeiramente, ao município de Jequitinhonha, em 17 de dezembro de 1938. 

Quando passou a se chamar Rio do Prado, em 31 de dezembro de 1943, foi transferido como distrito do município de Rubim. Rio do Prado não nasceu espontaneamente, como Dois de Abril e Palmópolis, pois foi criado para atender reivindicações dos moradores da região dos córregos Boa Vista, Barracão, Rubim do Sul, Palmital e Anta Podre, que se sentiam isolados, sem comunicação, distantes das localidades mais próximas, como Rubim de José Ferreira (Felisburgo), Joaíma, Vigia (Almenara), União (Rubim) e Bananeiras (Palmópolis).

Sem querer ser leviano nem precipitado, mas por entender que Dois de Abril já passou da hora de ter um registro de nascimento, com data e uma paternidade responsável, proponho, não por decreto, mas como desafiadora sugestão que se determine, de uma vez por todas, o dia 2 de abril de 1915 como marco inaugural de Dois de Abril. 

Nascida no berço das terras devolutas de São Miguel de Jequitinhonha e depois de Salto Grande, banhada pelo Córrego dos Caboclos a sudoeste e do Rio Jucuruçu a leste e cercada por morro a oeste, que a paternidade de nossa vila possa ser atribuída a todos aqueles desbravadores dessas matas, pioneiros que foram Sesnando Grampiuna – que não sei quem seja ou de quem era parente –, os Ferreira da Cruz, os Prado, os Gonçalves e, por que não, os aborígenes que habitaram nossas matas e que desapareceram vitimados pela bexiga (varíola), doença infectocontagiosa, e uma das principais causas de mortes em nosso país, desde o seu descobrimento.

Por Wilton Soares dos Santos

Prefeitura de Guaratinga emite nota sobre consequências das fortes chuvas e raios no município

 

NOTA 

A Prefeitura de Guaratinga informa que as fortes chuvas com raios e ventos muito fortes que atingiram o município nos últimos dois dias afetaram moradores de algumas localidades. 

A defesa civil está fazendo o levantamento das áreas atingidas para as medidas cabíveis. 

Sobre o incêndio provocado por um raio na vegetação em cima da Pedra Formosa em Cajuíta, é comum a vegetação pegar fogo nesta pedra quando cai algum raio. 

Até o momento não há indícios de que o fogo possa atingir residências da comunidade. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente já foi acionada para ir até o local. 

Prefeitura de Guaratinga, 2 de Abril de 2021./CliC101

Vídeo: tempestade com chuva de granizo atinge Itanhém e causa alagamentos

 

Uma forte tempestade com rajadas de vento e chuva de granizo atingiu o município de Itanhém na noite desta quinta-feira, 1º de abril. 

Vídeos gravados por moradores mostraram pequenos granizos que caíram na cidade, além do grande volume de água da chuva que causou enxurradas e provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Não há registro de feridos. 

Outras tempestades: 

O município de Itamaraju também registrou a passagem de uma tempestade com chuva de granizo nesta quinta-feira. A chuva forte e os ventos destelharam imóveis e derrubaram árvores.

 

Em Guaratinga, raios atingiram uma montanha no distrito de Cajuíta e provocou um incêndio em uma área de mata./SulbahiaNews

Assentados fecham BR-101 em Eunápolis pedindo auditoria no INCRA da Bahia

  

Produtores da agricultura familiar e assentados de áreas de reforma agrária dos 21 municípios do extremo sul baiano promoveram um protesto durante 2 horas na manhã desta última quarta-feira (31/03), na altura do KM-710 da BR-101, adjacente do acesso aos assentamentos Maravilha e Embaúba, no município de Eunápolis. A manifestação foi pacífica e teve como objetivo chamar à atenção das autoridades em Brasília, especialmente do presidente Jair Bolsonaro e da ministra Tereza Cristina, com relação à postura do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Estado da Bahia. 

Um ofício foi encaminhado no dia anterior (30/03) pela Comissão dos Assentamentos ao comandante da Casa Militar do governador Rui Costa, comunicando sobre o fechamento da rodovia das 08h às 10h da manhã. Dentre os órgãos incluídos no comunicado estão a FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, COOPEXSULBA – Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Extremo Sul da Bahia. 

A Polícia Rodoviária Federal acompanhou a manifestação e após 2 horas de paralisação da rodovia, o trânsito foi desbloqueado. Durante a paralisação da pista, os produtores da agricultura familiar distribuíram biscoitos e água de coco para os caminhoneiros e exibiram para os carreteiros a faixa: “Caminhoneiros vocês transportam o que a gente produz, nos ajude a fazer nossa mensagem chegar a Brasília”.

 

Dentre as reivindicações, os assentados reclamam da postura do atual superintendente regional do INCRA para com a região extremo sul e cobrou do comando da Polícia Militar do Estado da Bahia que adote as providências cabíveis para a segurança dos trabalhadores rurais que buscam a titulação das suas terras, diante da atitude do INCRA baiano que vem obstruindo o trabalho. Em 9 de março às entidades que representam os trabalhadores rurais e assentados da região encaminharam uma carta a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, mas a carta só chegou às mãos da ministra na tarde desta quarta-feira (31), após o fechamento da BR-101 em Eunápolis. 

Para Edvaldo Lopes da Silva, presidente da Comissão dos Assentamentos, o primeiro manifesto foi para chamar atenção das principais autoridades do país em Brasília em relação a postura do atual superintendente do INCRA na Bahia para com a região extremo sul, uma região segundo ele, que somente os agricultores familiares produzem mais de 8 milhões de toneladas de alimentos com capacidade de dobrar essa produção se o órgão gestor cumprisse o seu papel na região. 

“Este manifesto foi para explanar a nossa indignação e revolta quanto à forma de condução da regularização fundiária que o Secretário Nacional de Assuntos Fundiários e consequentemente o Superintendente do INCRA na Bahia vem adotando nos 21 municípios do extremo sul baiano. Queremos apenas que as autoridades em Brasília nos ouçam, somente isso. E a nossa sugestão em primeiro lugar é que a ministra Tereza Cristina adote a medida de determinar a instauração de uma auditoria no INCRA da Bahia”, disse Pedro Almeida dos Anjos, coordenador do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia.  

Segundo Joscélia de Souza, presidente da COOPEXSULBA – Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia, o objetivo do movimento foi, sobretudo, em caráter de emergência, no sentido de se evitar uma tragédia na região entre os assentados de alguns assentamentos, que estão sendo manipulados a atos de violência pela Secretaria Fundiária e pela Superintendência do Incra, como ocorreu em Mucuri no último dia 17 de fevereiro. 

“O INCRA na Bahia vem sendo usado para benefícios próprios e aparentemente com intuitos políticos. Montamos uma comissão de emergência para avisar desde já a todos que não vamos pactuar com estes atos de perseguição política na nossa região. O objetivo do órgão que já tem 50 anos de fundação é cuidar da Reforma Agrária no Brasil. Não queremos nada, desejamos apenas que sejamos ouvidos pelas autoridades deste país e que os seus órgãos cumpram apenas a legislação e nada mais do que isso”, enfatizou a presidente Juscélia de Souza./Por Athylla Borborema

Itamaraju: Raio atinge rocha próxima ao Monte Pescoço e provoca incêndio

 

A chuva acompanhada de uma tempestade de raios que atingiu parte da região do extremo sul baiano na tarde desta quinta-feira 1º,  com previsão de seguir pela madrugada desta sexta 2,   causou alguns estragos. 

No município de Itamaraju uma das formações rochosas que compõe a cordilheira nas proximidades da Pedra do Monte Pescoço foi atingida por um raio que causou um incêndio na vegetação que cobre a rocha. 

O raio atingiu a pedra e deu início ao incêndio por volta das 17h desta quinta-feira 1º. Um vídeo gravado por um morador da Fazenda Vitória mostra o fogo se alastrando pela vegetação sobre a rocha. O fogo também pôde ser visto da Fazenda Cachoeira da Barca. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Vinícios Borges, a chuva ao longo da noite deve ajudar a conter as chamas. Mas somente na manhã desta sexta-feira, 2, será possível confirmar ou não focos de incêndio no local.

 

CHUVA DE GRANIZO – Ainda em Itamaraju, o vendaval acompanhado de uma chuva de granizo destruiu a fachada de uma loja de material de construção, destelhou uma casa, a placa de uma de uma pousada, derrubou árvores e até uma moto no centro da cidade. Apesar dos estragos, não há registro de nenhum ferido./sigaanoticia

Moradores e comerciantes calculam prejuízos após chuva de granizo em Itamaraju

 

Uma chuva tempestuosa foi registrada no período da tarde no município de Itamaraju, surpreendendo moradores e comerciantes diante da proporção. 

Sob fortes ventos, raios e trovoadas a chuva caiu no município por volta das 16hs, e de forma imprevisível a população presenciou por alguns minutos uma chuva de granizo que logo se tornou o principal assunto no município. 

Nos quatro cantos do município moradores relataram que vivenciaram momentos preocupantes, o temporal atingiu diversas residências com bastante agressividade e provocou diversos prejuízos. 

No bairro de Fatima, uma das ruas atingida com fortes ventos foi a D Pedro II, destelhando várias residências e pontos comerciais, na Avenida Getúlio Vargas, não foi diferente e mais prejuízos calculados após o temporal.

 

Seguindo o roteiro prejuízos no município em um trecho da Rua JJ Seabra no bairro 31 de Março, a força dos ventos provocou a derrubada de uma arvores que atingiu veículos que estavam estacionados na localidade.

 

Após tomar conhecimento de real situação enfrentada pelo município, a Prefeitura de Itamaraju, acionou equipes da Secretaria de Obras, sendo realizado desobstrução de vias interditadas por diversos materiais que foram arrastados pela força da enxurrada, além disso a Rua JJ Seabra, uma equipe esteve no local retirando a arvore.

 

A Defesa Civil do Município, alerta a população sobre a probabilidade de mais chuvas no período noturno./cocobongo

Prêmio não resgatado da Mega-sena será repassado para o Fies; entenda

 

Mais de R$162 milhões de reais estavam disponíveis até ontem, mas o ganhador não resgatou a quantia 

Ganhar na Mega-sena é o sonho daquelas pessoas que sempre fazem a sua “fezinha”. Acertar os seis números parece impossível, mas, o brasileiro não desiste nunca. O problema é quando o ganhador “esquece” de retirar seu prêmio e perde a bolada tão sonhada. 

Esse foi o caso do um dos ganhadores que cravou as dezenas 17 - 20 - 22 - 35 - 41 – 42 e não retirou o prêmio de R$162,6 milhões de reais que estavam disponíveis. A Caixa Econômica Federal estipula o prazo de 90 dias para que os prêmios sejam sacados e o agora ex-milionário perdeu esse prazo, que era até ontem, 31. O outro ganhador, de Aracaju (SE), retirou a sua parte e deve estar numa boa a essa hora. 

Agora, o dinheiro será repassado ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES). O valor “esquecido” pelo ganhador corresponde à metade do maior prêmio da história das loterias da Caixa. A Mega da Virada 2020 sorteou R$ 325,2 milhões para a pessoa que acertasse as seis dezenas. 

O Procon-SP até tentou intervir notificando a Caixa para entrar em contato com o premiado, já que aposta foi feita pela internet e o site solicitava um cadastro prévio. No entanto, o banco justificou ao Correio Braziliense que não registra os dados pessoais dos apostadores no sistema. A Caixa alegou, ainda, que é de inteira responsabilidade de quem fez a aposta ir buscar o prêmio, como manda a Lei 13.756/2018. 

“Ao apostar na Casa Lotérica, os dados pessoais do apostador não são registrados nos sistemas da CAIXA, e assim também ocorre ao apostar pela internet. A CAIXA não grava, junto com a aposta, a identidade do apostador, independente do canal de venda. Assim, o cadastro feito no sistema de vendas online não é gravado nas apostas efetuadas, que são independentes e invioláveis, para proteção do próprio apostador”, diz trecho da nota. 

“Fezinha” esquecida vai para o Fies; entenda como 

O que muita gente não sabe é que nem todo valor arrecadado com as apostas feitas nas loterias federais corresponde ao prêmio total dado aos ganhadores, e quem joga também acaba contribuindo para ajudar estudantes a começarem a graduação por meio do Fies. 

Isso porque uma parte do que é arrecado pelos sorteios é destinada ao governo federal para que seja investida nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e esporte. Sorteios da Mega-Sena, Dupla Sena, Quina, Lotofácil e Lotomania reservam 4,5% para o Ministério do Esporte. Outra parte é direcionada para áreas sociais, como o Fies, que recebe 7,76% do montante. No fim, o ganhador fica com 45,3% de tudo que foi arrecado pelos concursos. 

Segundo levantamento feito pelo UOL, de 2011 a 2017, o Fies recebeu R$ 7,64 bilhões relativos ao que foi arrecado por oito diferentes concursos de loterias federais. Nesses mesmos anos, o valor repassado pelos concursos correspondeu a cerca de 8,8% do orçamento do Fies, que foi de aproximadamente R$ 87 bilhões. 

Dentro desse repasse, estão os valores que não foram retirados pelos ganhadores, como é o caso dos R$ 162,6 milhões. Por sinal, esse valor esquecido entra na lista dos maiores já deixados para trás nas loterias da Caixa./Agência Educa Mais Brasil

Empresário mostra comprovantes da compra da Rádio Eldorado FM e denuncia Uldurico Pinto na Justiça Federal

 

Teixeira de Freitas: O ex-deputado Uldurico Pinto, através de suas rádios continua a acusar o empresário Sérgio Guimarães de calote. Uldurico Pinto acostumado com sua era de ouro da rádio, quando dominava toda a audiência de Teixeira e região, vem sentindo na pele a decadência de suas rádios. Teixeira de Freitas hoje conta com diversas opções, a exemplo da Rádio Câmara, da Sucesso FM e da Rádio Eldorado, que vem sendo alvo da Família Pinto. Além dessas rádios citadas, outras rádios da região estão sendo ouvidas em Teixeira, sem contar o uso de aplicativos de rádios, que fazem com que os ouvintes escutem qualquer rádio, de qualquer lugar do Brasil. 

Essas outras rádios, além de ofertar outras opções de entretenimento e informações, atuam com bom senso e verdade, o que não tem ocorrido com o grupo de Uldurico Pinto, que perdeu a credibilidade há tempos. Uldurico Pinto sempre fez políticos em Teixeira e região pela força que tinha os microfones de suas rádios. Essa força se perdeu, e nem mesmo um vereador em Teixeira de Freitas seu grupo conseguiu eleger. Sem contar que há anos o grupo de Uldurico vem operando na ilegalidade. Suas rádios estão cheia de dívidas de impostos e não podem mais, nem sequer, emitir uma nota fiscal.

 

Segundo pesquisa realizada pelo Liberdade News, a Rádio Caraípe FM (Rede Sul Bahia de Comunicação) está com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) inapto e o motivo, segundo a pesquisa realizada, é por omissão de declarações. A mesma situação da Rádio Cidade (Associação Comunitária dos Moradores dos Bairro Teixeirinha e Centro de Teixeira de Freitas).  A situação do CNPJ é de inaptidão. Por conta disso, como já denunciamos em matéria anterior, a Rede Sul Bahia de Comunicação está emitindo notas através da empresa Atual Sistema de Comunicação LTDA, que está em nome de Dionne Cavalcante Alencar e Ridalva Alves Pinto, funcionário e irmã de Uldurico Pinto, respectivamente. 

O desespero bateu na porta do grupo de Uldurico Pinto, que perdeu aliados políticos, e consequentemente uma fatia de recursos públicos. Aliados a isso, sua audiência vem despencando. E agora, seu maior concorrente (A Rádio Eldorado FM) vem sendo alvo de injúrias, acusações e mentiras. O empresário Sérgio Guimarães, que tem uma reputação ilibada na cidade, vem sendo atacado covardemente por Uldurico, que parece não temer a Justiça, haja vista os inúmeros processos que ele responde, desde os tempos em que era deputado federal. Um homem com um passado tão sujo, cujos escândalos em que esteve envolvido foi parar no Fantástico da Rede Globo, tenta atacar a honra de um homem que não tem uma mancha em sua conduta. 

Nossa equipe de reportagem teve acesso aos recibos da compra da Rádio Eldorado, que está no ar desde maio de 2017, e é uma concessão da antiga Rádio Difusora 580 KHZ AM, que migrou da faixa AM para a frequência modulada FM. Na época, os empresários Sérgio Guimarães e Gilmar Guimarães adquiriram uma fração da Difusora, pertencente à Família Pinto. E em 2017, a parte das cotas que ainda pertencia à família Pinto foi transferida para os irmãos Guimarães, que passaram ao controle total da empresa. Segundo o empresário Sérgio Guimarães, a compra da Rádio foi realizada há 06 anos, e foi paga de forma legal à Família Pinto, através de depósitos bancários e recibos assinados pelos envolvidos. 

Um desses recibos, no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) foi assinado por Ridalva Alves Pinto (dona da rádio) e o próprio Uldurico Pinto. Os 200 mil foram depositados no Banco do Brasil, na conta de Maira de Andrade Pinto, filha de Beto Pinto, que atualmente é prefeito de Medeiros Neto. O depósito foi feito em 18 de setembro de 2014, a poucos dias das eleições para deputado federal de 2014. O empresário Sérgio Guimarães disse ter todos os recibos. Ele alega que esse dinheiro foi gasto na campanha de Uldurico Junior para compra de votos, e o empresário ainda acusa que esse dinheiro foi utilizado na compra de votos, foi utilizado na campanha e não foi declarado à Justiça. 

O empresário Sérgio Guimarães afirmou que já entrou com pedido de investigação por parte da Justiça Federal a esse respeito. Sérgio disse ter ouvido do próprio Uldurico que a campanha do seu filho Uldurico Junior a deputado federal havia esfriado e que era preciso fazer dinheiro para injetar na campanha, e que esse dinheiro seria usado para comprar votos. Por isso, na época ele vendeu a Rádio Difusora por R$ 1.750.000,00 (um milhão setecentos e cinquenta mil reais). O empresário afirma ainda que o seu dinheiro foi declarado, mas, que Uldurico fracionou o valor em diversas contas de familiares e empresários da família para não declarar à Receita Federal. 

“Uldurico Pinto está fazendo o que ele faz há anos, que é atacar seus adversários, tentando jogá-los no descrédito para poder chantageá-los. Ele colocou os seus radialistas para criar essa fantasia e tentar me atacar, atacar a minha honra, questionar meus negócios, colocar em cheque a minha honestidade. Ele quer me desestabilizar para eu negociar a Rádio com ele novamente. Eu não negocio com malandro”, reafirmou Sérgio Guimarães.

 

“É lamentável esse tipo de gente. O mau-caratismo envelhece com a pessoa. Estou buscando todos os meus direitos. Sempre agir com lisura em todos os meus negócios. Tenho honra, honestidade e palavra. Não tenho medo de acusações e chantagens. Vamos resolver isso na Justiça.”, desabafou Sérgio./Liberdadenews

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa no Bairro Liberdade II em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 01 de abril, policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar foram até a Rua Esplanada, no Bairro Liberdade II, em Teixeira de Freitas, para atender a uma ocorrência de homicídio. Os militares preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. 

O delegado Manoel Andreetta, acompanhado da equipe de policiais civis e da equipe do Departamento de Polícia Técnica, esteve no local e realizou o levantamento cadavérico e a perícia de ação violenta. O fato ocorreu às 20h30, quando dois indivíduos chegaram em uma motocicleta, entraram no portão da residência que já estava aberto, e assassinaram a vítima. 

A vítima foi identificada como sendo, Suzeline de Jesus Ribeiro, de 32 anos. Segundo a polícia, foram observados mais de cinco disparos na cabeça e nos ombros. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, para exames de necropsia, e posteriormente será liberado para a família. 

A Policia Civil vai instaurar um Inquérito Policial para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Inaugurado em Teixeira de Freitas o curso para formar radialistas e corretores de imóveis

 

Teixeira de Freitas: A cidade de Teixeira de Freitas passa a contar com o curso de radialista e técnicos em transações imobiliária, para habilitar profissionais que já atuam ou tem interesse em atuar no rádio e televisão ou se tornar um corretor devidamente habilitado. 

Os cursos serão ministrados no polo EAD do Instituto de conhecimento da Bahia, umas das mais conceituadas instituições de ensino do estado em cursos técnicos. 

OS cursos são reconhecidos pelo MEC e chancelará o aluno para conquistar o seu tão sonhado registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho no caso do curso de Rádio e TV e no conselho Regional do Corretores de Imóveis (CRECI), para os alunos do curso de transações imobiliária. 

Os cursos já se encontram com as matriculas abertas para início imediato, para ingressar em um dos cursos técnicos são necessárias cópias autenticas de todos os documentos pessoais.

 

Além dos cursos de rádio e TV e transações imobiliárias o polo conta ainda com o curso de Segurança do trabalho e Supletivo de 1º e 2º grau. Os interessados deverão garantir sua inscrição no polo EAD do IBC, na rua sagrada família, 466, bairro Bela Vista, ou fazer contato pelos telefones, (73) 999168-4442 ou 99905-0860./Ezequias Alves/TVFF

Jovem é baleado em bar no Mercado Caravelas e socorrido ao HMTF

 

Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira, 01 de abril, por volta das 05h40. De acordo com as informações, um grupo de amigos passou a noite ingerindo bebida alcoólica em um bar, no Mercado Caravelas, em Teixeira de Freitas, quando chegou uma pessoa conduzindo um veículo, e começou a destratar o jovem, que estava sentado na frente do bar. 

O fato que gerou uma discussão, e houve correria entre os clientes do bar, os quais saíram do local correndo. O condutor do veículo, que estava portando uma arma de fogo, atirou nas costa do jovem, e fugiu do local sem deixar pistas. O jovem foi socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), indo direto para o Centro Cirúrgico. 

A vítima foi identificada como sendo, Luan Silva de Oliveira. A idade da vítima não foi confirmada. A Polícia Civil investiga o homicídio tentado./Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.