Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de janeiro de 2022

Prefeitura de Vereda abre período de matrículas e rematriculas nas escolas da rede municipal


A Prefeitura de Vereda, por meio da Secretaria de Educação, abriu o período de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino. 

As matriculas e rematrículas podem ser feitas entre os dias 05 e 28 de janeiro. 

Os responsáveis pelos alunos devem procurar as unidades escolares mais próximas tendo em mãos os documentos necessários deles e dos alunos, são eles: RG, CPF, CARTÃO DO SUS e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. 

As aulas estão programadas para retornarem no próximo dia 7 de Fevereiro, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19 e a Gripe./focodenoticias

Quatro pessoas morrem após batida entre dois carros na BR-367 perto de Pindorama


Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma batida frontal entre dois carros na BR-367, nas imediações do distrito de Pindorama, no município de Porto Seguro. 

O acidente ocorreu por volta das 16h desta sexta-feira (14), em uma curva a cerca de 100 metros do trevo de acesso ao distrito de Arraial d’Ajuda. 

Em um dos veículos, um Palio vermelho, estavam quatro pessoas de uma mesma família e apenas uma sobreviveu. O motorista do outro carro, um Palio cinza, viajava sozinho e também morreu. 

Carlos Antônio Alves Pereira, 62 anos, que era balconista de uma farmácia no centro de Eunápolis, conduzia o veículo vermelho que seguia em direção a Porto Seguro. Ele chegou a ser resgatado pelos bombeiros, mas foi a óbito enquanto recebia atendimento na ambulância do Samu. 

Também morreram a esposa de Carlos Antônio, Josefa Henrique Pereira, 59 e a irmã dele, a empresária Dionildes Maria Alves Pereira Santana, 72 anos, fundadora da Dayane Modas, uma tradicional loja de roupas de Eunápolis. O marido de Dionildes, Francisco José de Santana, idade não confirmada, foi resgatado pelos bombeiros e levado para Hospital Luís Eduardo Magalhães. 

O outro veículo era conduzido por Alan Cardec Silva Santos, 42 anos, também morto na tragédia. 

Motorista do Palio cinza estava sozinho e também morreu

Segundo os bombeiros, as vítimas estavam presas às ferragens e precisaram ser desencarceradas. Os corpos foram encaminhados para perícia no Instituto Médico Legal. 

Motorista do Palio cinza estava sozinho e também morreu

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ainda não é possível determinar qual dos veículos invadiu a pista contrária. As causas do acidente estão sendo investigadas./radar64

Mãe e filho morrem em intervalo de poucas horas em Itabatã

 

A triste notícia pegou a família Chagas de surpresa na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, em Itabatã, distrito de Mucuri. 

Um familiar das vítimas informou que por volta das 6h30 da manhã, Almir Chagas Santos que vinha lutando contra um câncer teve o quadro clínico agravado e foi levado para o Hospital São José, morreu assim que deu entrada na unidade de saúde. 

Por volta do meio dia, a mãe de Almir, a senhora Lindaura Chagas que estava votando do velório do filho começou a passar mal, foi levada ás pressas para o hospital mais ela também não resistiu e veio a óbito. 

Os corpos de mãe e filho estão sendo velados na Igreja Evangélica Pedra Angular (IEPA), na Av. Marieta Gazzinele, Nº 305, no bairro Triangulo Leal, onde as vítimas moravam. 

A família enlutada agradece a todos quantos comparecerem a esse ato de fé cristã. O enterro será neste sábado (15), ás 7h30 no cemitério/bahiaextremosul

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Pesquisa Ipespe mostra Lula na liderança com Bolsonaro em segundo: veja os números


 

A primeira pesquisa eleitoral do instituto Ipespe de 2022 traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24%, seguido pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9%, e por Ciro Gomes (PDT), que ficou com 7%. 

O Ipespe testou ainda um segundo cenário, em que o nome de Sergio Moro ficou de fora da disputa e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foi incluído. Nesse caso, o ex-presidente Lula repetiu os 44%, seguido por Bolsonaro, com 25%, e Ciro Gomes, com 9%.

Já nas simulações de segundo turno, o levantamento mostra que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria em todos os cenários testados. O presidente Bolsonaro não aparece à frente em nenhuma simulação.

Veja abaixo todos os números das pesquisa eleitoral do Ipespe. 

Primeiro turno

Cenário 1 

  Lula (PT) - 44%

 Bolsonaro (PL) - 24%

 Moro (Podemos) - 9%

 Ciro Gomes (PDT) - 7%

 João Doria (PSDB) - 2%

 Simone Tebet (MDB) - 1%

 Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%

 Felipe D'Ávila (Novo) - 1%

 Brancos e Nulos - 6%

 Não sabem - 7%

Cenário 2 

 Lula (PT) - 44%

 Bolsonaro (PL) - 25%

 Ciro Gomes (PDT) - 9%

 João Doria (PSDB) - 3%

 Simone Tebet (MDB) - 2%\

 Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%

 Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%

 Felipe D'Ávila (Novo) - 1%

 Bracos e Nulos - 11%

 Não sabem - 5%

Segundo turno

Lula x Bolsonaro

 Lula - 56%

 Bolsonaro - 31% 

Lula x Moro 

 Lula - 51%

 Moro - 32%

Lula x Doria

 Lula - 53%

 Doria - 20% 

Lula x Ciro Gomes 

 Lula - 51%

 Ciro Gomes - 25%

Bolsonaro x Ciro Gomes

 Ciro Gomes - 43%

 Bolsonaro - 34% 

Bolsonaro x Doria 

 Doria - 42%

 Bolsonaro - 35%

Bolsonaro x Moro

 Moro - 36%

 Bolsonaro - 29% 

Metodologia da pesquisa 

A pesquisa Ipespe (antigo Ibope), encomendada pela XP Investimentos, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09080/2022. Foram entrevistados 1 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de janeiro.  A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95,5%. 

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais 

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema. 

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. 

Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais. 

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro./Gazeta do Povo

Tiro de Guerra 06-025 em ação durante a enchente de Itamaraju

Além do dever! 

Após um ano de formação ímpar para os atiradores do Tiro de Guerra de Itamaraju-BA, no dia 4 DEZ 21 encerraram-se suas atividades. Os jovens, além da formação militar de perfil operacional e alinhado com a geopolítica da atualidade, tiveram oportunidade de realizar cursos profissionalizantes de tratorista, operador de GPS e de segurança privada, bem como preparação para o exame do ENEM (aulas de inglês e redação) e diversas atividades junto à sociedade, tal como interação com a comunidade indígena, ação em clínica de recuperação, doação de sangue, participação da campanha de prevenção e combate ao COVID-19, etc.

No dia 03 DEZ 21 aconteceu a tradicional cerimônia de encerramento do ano de instrução, nas instalações do TG, e no dia seguinte, um sofisticado jantar de formatura, no salão da loja maçônica Deus Caridade e Justiça, onde o terno e a gravata substituíram o uniforme camuflado dos formandos, que se fizeram presentes com seus familiares, numa confraternização à altura do ano de formação. 

Após poucos dias do encerramento do serviço militar obrigatório, eis que Itamaraju começa a ser atingida por incessantes chuvas, ocasionando deslizamentos, queda de casas e um aumento abrupto do nível do rio Jucuruçu, resultando em alagamentos de diversos imóveis, num raio de 1 quilômetro das margens do rio. 

Desvinculados do serviço militar - agora de forma voluntária, sobretudo colocando em prática os conhecimentos adquiridos na área da Defesa Civil, os jovens atiradores se engajaram integralmente em apoio ao município, se fazendo presente, inclusive no resgate das pessoas da primeira casa destruída por queda de encosta. Desde a manhã do dia 08 DEZ a população tem visto os atiradores, recém licenciados - trajando blusa preta do Tiro de Guerra, ajudando a população na retirada de móveis e de pessoas idosas de suas casas. 

Nos primeiros dias da enchente via-se os jovens virando a madrugada tentando salvar os bens do maior número de pessoas possível; comiam do jeito que dava, no meio da rua, quentinhas distribuídas por pessoas desconhecidas. Era comum os moradores [ilhados], escutarem "olá, somos atiradores – como posso lhe ajudar?". 

Após a trégua da chuva, e uma rápida avaliação do tamanho do dano, os atiradores partiram para a missão de carregamento de caminhões, ônibus, helicópteros com cestas básicas, água, colchões, bem como da sua distribuição. 

De forma impecável, nossos atiradores, juntamente com a Guarda Civil Municipal, cumpriram a árdua missão de prover a segurança do presidente da república – Jair Messias Bolsonaro, e de sua comitiva, por ocasião da chegada e deslocamento na cidade. Missões especiais para pessoas especiais. 

Contidos os impactos no centro urbano, o foco dos atiradores foram direcionados para o distrito de Nova Alegria (65km da sede), lugar que teve várias casas demolidas pela força da água. O cenário era impactante, sofá pendurado no telhado, máquina de lavar no meio das árvores. O trabalho principal foi ajudar na retirada de móveis e entulhos das casas, limpeza das ruas e mapeamento dos imóveis destruídos total e parcialmente, com a devida coordenada geográfica. 

No dia 18 DEZ reuniram-se 50 atiradores e amigos do TG, para realizar uma força tarefa em Nova Alegria, obtendo um resultado superpositivo. 

Fruto do trabalho desempenhado, o Sr Comandante Geral do corpo de Bombeiros Militares, CEL BM Adson Marchesini, que acompanhava a operação, ofereceu cursos para os referidos atiradores, na área da Defesa Civil. 

Passado um mês da maior enchente sofrida pelo município, ainda se vê a presença de atiradores, sempre altivos e pujantes, apoiando nas ações de distribuição de cestas básicas e demais produtos, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e entidades religiosas. 

O primeiro Sargento Jermesson, Chefe de Instrução do TG 06-025, ressalta que o resultado obtido por ocasião da formação dos atiradores foi a perfeita sinergia concatenada entre Exército Brasileiro, prefeitura local, participação da sociedade civil e, sobretudo, o material humano matriculado no ano de 2021. Desta forma, o Exército já esperava uma resposta de tamanha amplitude, por parte de seus reservistas. Fica, portanto, o sentimento de missão cumprida. 

A sociedade itamarajuense presta sua honrosa continência a esses jovens heróis, e ao seu comandante, por todo trabalho dedicado ao nosso povo, num momento de perda e de dor. É o braço forte e mão amiga presente em nosso município. É a materialização do trecho da canção do TG 06-025: "o braço forte que o povo pode contar..."cocobongo

Motociclista morre em colisão com carreta na BR 101 entre Itamaraju e Itabela


Itamaraju: O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13 de janeiro, no KM 800 da BR-101, entre os municípios de Itamaraju e Itabela. De acordo com as informações, Valdir Moreira de Souza, de 58 anos, morador do bairro Marotinho, trafegava na via conduzindo uma motocicleta, quando colidiu com uma carreta. Com o forte impacto, Valdir veio a óbito no local. 

Valdir pilotava uma moto Honda Fan 125, de cor vermelha, placa policial JPU-9299, licenciada em Teixeira de Freitas/BA. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e atestaram o óbito. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis realizaram os procedimentos legais, controlando o tráfego na via. 

O motorista da carreta, de nome não divulgado, se submeteu aos procedimentos de teste de alcoolemia, dando resultado zero, e foi liberado para continuar a sua viagem. O delegado titular, Gilvan de Meireles, da Polícia Civil de Itamaraju, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. Após necropsia, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Bombeiros retiram mulher de ferragens após acidente na BR-367 perto de Vera Cruz


Porto Seguro: Um acidente na tarde de quinta-feira (13), no município de Porto Seguro, deixou uma mulher presa às ferragens de um carro. A bordo de um EcoSport, ela colidiu contra um caminhão, na rodovia BR-367, próximo ao distrito de Vera Cruz. 

A vítima seguia em direção a Porto Seguro e, segundo a polícia, pode ter perdido o controle da direção em uma curva acentuada. 

A ocorrência foi atendida pelos bombeiros, que realizaram um trabalho minucioso para conseguir acesso ao veículo, que estava muito danificado. 

Depois que uma equipe do Corpo de Bombeiros serrou a lataria do carro para retirar a motorista, ela foi levada para o Hospital Regional de Eunápolis em uma ambulância do Samu, com suspeita de fratura em um braço. 

O caminhoneiro não ficou ferido./Radar64

Bolsonaro quer CNH válida por 10 anos para pessoas com até 75


O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na noite desta quinta-feira (13), que deve encaminhar ao Congresso um projeto de lei propondo que o prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de 10 anos seja estendido para pessoas que tenham até 75 anos. 

O prazo de renovação atual é de 10 anos para os condutores de até 50 anos. Até 70 anos, a validade é de cinco anos -acima dessa idade, é preciso renovar o documento a cada três anos. 

Os prazos atuais já são resultado de mudanças realizadas no governo Bolsonaro. O presidente encaminhou em 2019 um projeto propondo alterações nas regras de trânsito, que acabou aprovado pelo Parlamento com modificações. 

"Nós mandamos a proposta para a Câmara, para que até os 65 anos de idade a carteira de habilitação fosse renovada a cada 10 anos. O Congresso deixou passar para 50 anos, não deixou de ser um ganho", disse Bolsonaro. 

"Acertei com o Tarcísio [de Freitas, ministro da Infraestrutura], vamos encaminhar para o Parlamento um novo projeto. Vamos pedir urgência, para que validade de 10 anos seja até 75 [anos] de idade", disse Bolsonaro, durante sua live semanal transmitida nas redes sociais. 

Uma nova proposição de Bolsonaro sobre mudanças nas regras de trânsito precisaria da aprovação do Congresso Nacional. 

Ele ainda usou como justificativa a idade obrigatória de aposentadoria em órgãos com o STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça) e TCU (Tribunal de Contas da União). 

"Afinal de contas, qual o limite de idade para o pessoal do Supremo Tribunal Federal? Para o STJ? Setenta e cinco [anos]. Também para o TCU, 75", afirmou. 

Novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, que entra em vigor em 1° de junho de 2022 Contran/Diário Oficial da União Novo modelo da Carteira./Bahianoticias

Moradores de Jucuruçu exigem com urgência o Boletim Epidemiológico

 

Moradores de Jucuruçu estão se queixando da falta de testes para diagnóstico da Covid-19. 

Com o grande surgimento de casos da H3N2 novo vírus influenza em circulação no país, e como na cidade de Jucuruçu e também em todo município, o povo fica preocupado, pois não se sabe se está com gripe ou, covid-19. 

Lembrando que o último Boletim Epidemiológico fornecido pela a Secretaria Municipal de Saúde de Jucuruçu foi em 13 de outubro de 2021. 

Portanto pedimos mais agilidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Jucuruçu, para que volte fornecer os resultados do coronavírus porque a pandemia voltou crescer os casos por toda parte do pais. 

Pedimos para todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina, que tomem, pois está comprovado que é grande a eficácia da mesma, é importante que você não vá pela a ignorância daqueles que não querem tomar o imunizante covid-19, ou seja, a vacina.

Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto; VÍDEOS

 

Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde funcionava um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.

Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. A prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando outro deslizamento ocorreu no local. Na época, os técnicos do município concluíram que não havia segurança para a ocupação do imóvel. .


"Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco", afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho. l.

A Defesa Civil de Ouro Preto orienta que as pessoas não passem pela região. Segundo o coordenador Neri Moutinho, toda a população ribeirinha foi orientada a sair de casa até que seja feita uma avaliação completa dos riscos. 

"Depois da análise, vamos falar para os moradores se eles podem ou não retornar para as suas residências", disse./G1

Petrobrás registra explosão de contaminados por Covid-19: 725 casos confirmados


A gestão da Petrobrás se rendeu à realidade dos fatos e admitiu a explosão de casos de contaminação por Covid-19 nas unidades da empresa nos últimos dias, causados pelo avanço da variante Ômicron. Foram registrados 725 casos confirmados de contaminados pelo vírus, na posição de 13/1 (hoje, portanto), e um total de 1.041 suspeitos. Estão contabilizados 59 óbitos desde o início da pandemia. O Estado do Rio de Janeiro, onde está a grande parte das operações offshore da empresa, apresentou o maior índice de casos confirmados, 468, do total de 670 suspeitos; seguido por São Paulo, com 161 suspeitos e 119 confirmados. 

Para efeito de comparação, em 15 de dezembro 2021, eram 18 contaminados confirmados, num total de 109 suspeitos. O Rio de Janeiro também liderava os resultados, com 72 suspeitos e 7 casos confirmados. 

Os números foram apresentados pelo grupo de Estrutura Organizacional de Resposta da Petrobras (EOR) da Petrobrás, reunião, na manhã desta quinta-feira, 13, com lideranças da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Com duração de mais de duas horas, o encontro foi solicitado pela FUP para discutir o novo avanço da contaminação por coronavírus nas dependências da companhia. Somente na base do Sindipetro do Norte Fluminense, foram confirmados 1.884 casos de Covid-19, desde o início da pandemia, até hoje, 109 a mais do que em 15 de dezembro de 2021. 

Segundo o diretor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da FUP, Antonio Raimundo Teles, os números confirmam novo surto de contaminação na empresa, situação de risco seguidamente alertada pela FUP e sindicatos. “Em meio a isso, é surpreendente que a gestão da empresa esteja preocupada, sobretudo, em defender os interesses da companhia”, disse ele, referindo-se à proposta apresentada pela Petrobrás durante à reunião de aumentar de 8 para 12 horas a escala de trabalho na empresa, em regime temporário e emergencial, como já fora adotado no auge da pandemia, em março de 2020. Para Teles, o aumento de escala não é o caminho adequado; ao contrário, só penalizará o trabalhador física e mentalmente, sobretudo nas unidades offshore: “A empresa vem reduzindo seu efetivo e, agora, diante das baixas por Covid, quer sobrecarregar o trabalhador”, diz ele. 

Em meio a isso, é surpreendente que a gestão da empresa esteja preocupada, sobretudo, em defender os interesses da companhia”, disse ele, referindo-se à intenção demonstrada pela Petrobrás de aumentar, em total de dias, a escala de trabalho em unidades offshore, contrariando, inclusive acordo coletivo da categoria. Para Teles, o aumento de escala não é o caminho adequado; ao contrário, só penalizará o trabalhador física e mentalmente, sobretudo nas unidades offshore: “A empresa vem reduzindo seu efetivo e, agora, diante das baixas por Covid, quer sobrecarregar o trabalhador”, diz ele. 

Durante a reunião, a empresa apresentou proposta de aumentar de 8 para 12 horas a escala de trabalho em unidades onshore, em regime temporário e emergencial, como já fora adotado no auge da pandemia, em março de 2020. 

Cobrada pela FUP sobre providencias adotadas diante do novo surto, a Petrobrás informou a adoção do trabalho em regime híbrido, voltando à situação e regras que predominavam em dezembro último, em cada unidade da empresa. Ou seja, no edifício sede, no Rio, um máximo de 40% dos empregados da área administrativa trabalhará até dois dias presenciais por semana. 

Em relação ao protocolo de testagem nas unidades da empresa, um dos itens da pauta da reunião, os representantes da estatal disseram estar em fase de implementação das medidas recomendadas por resolução (RDC 584, de 8/12/21) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre elas a testagem de todos os trabalhadores a bordo, quando haja um caso confirmado de contaminação. O dirigente da FUP lembra que os petroleiros defendem a testagem também na metade do período a bordo, entre outras medidas de segurança sanitária que permitam identificar previamente janelas de contágio. 

No final do ano passado, dia 29 de dezembro, haviam sido registrados 42 suspeitos de Covid-19 nas plataformas PNA-1, PGP-1 (Garoupa) e P-40, na bacia de Campos./bahiaextremosul

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Conselho Comunitário de Segurança Pública é criado em Itamaraju.

 

Na manhã desta quinta-feira (13), aconteceu no auditório Câmara de Vereadores de Itamaraju a Assembleia Geral de criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itamaraju (CONSEG/Itamaraju), entidade que passará a atuar na luta pela melhoria dos serviços de segurança pública no município. 

Do ato, participaram presidentes e lideranças de bairros, administradores de distritos e representantes da sociedade civil organizada. No evento em questão, após o Capitão Sidney Oliveira, subcomandante da 43ª CIPM/Itamaraju, realizar a leitura do estatuto social da entidade, que foi aprovado pelos presentes, foi realizada a eleição da chapa consensual e a posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. 

A Diretoria Executiva do CONSEG/Itamaraju foi eleita para o mandato de dois anos, com a seguinte formação: Presidente – Gilney Rodrigues Ventura, Vice Presidente – Filintro Santos Almeida, 1 Secretário – Jorge Luiz da Silva Lima, 2ª Secretária – Rosangela Dantas André Barreto, 1 Diretor Financeiro – Mariangelo Cardoso de Almeida, 2 Diretor Financeiro – Charles Pereira da Cruz, 1 Diretor de Cultura e Social – Gilmar Cardoso de Souza, 2ª Diretora de Cultura e Social – Elza Prado Ramos, 1 Diretor de Relações Públicas – Henrique Peixoto e 2 Diretor de Relações – Públicas Hudson Conceição Nascimento. Também foi eleito o Conselho Fiscal do CONSEG/Itamaraju, que tem como titulares: Aloisio de Jesus Santos, Carlos Antônio Alves Pedreira e Alessandro Gomes Aguiar. Os suplentes dos conselheiros fiscais são: Cosme Geraldo de Oliveira Gouvea, Ronaldo Santos Brito e Juliano Melo de Almeida. Já o Conselho Consultivo do CONSEG/Itamaraju será formado por representantes de órgãos da segurança pública e de entidades da sociedade civil organizada. 

Fizeram parte da mesa de trabalhos a Major Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju, o Investigador Mazurkiewicz Ribeiro, representando a Delegacia Territorial de Itamaraju, o Vereador Rogério Pereira Novais, representando o presidente da Câmara de Vereadores, o Sr. Miguel Xavier, representando a ONG Vamos Mudar o Mundo, O Sr. Antônio Amâncio, representando o Lions Clube, o SGT EB Jermesson Odely Santos Pereira, comandante do Tiro de Guerra 06-025, o Sr. Paulo Maria, Chefe da Guarda Municipal, o Sr. Nonato Filho, Presidente da Loja Maçônica, Deus, Caridade e Justiça. Os integrantes da mesa participaram do ato de entrega dos certificados de posse aos conselheiros eleitos e discursaram reconhecendo a importância da nova entidade para o município de Itamaraju. 

O Sr. Gilney Rodrigues Ventura, primeiro Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, no seu discurso de posse, agradeceu a todos pela confiança depositada, falou da sua satisfação em estar assumindo o cargo e disse que estará juntamente com os demais membros do conselho realizando um trabalho sério, em parceria com as demais entidades e com as forças policiais, com o objetivo de tornar o município de Itamaraju ainda mais seguro. A Major Kelly Ravani falou da importância que a entidade passará a ter para o município, como encarregada de fazer chegar aos órgãos de segurança pública não só os anseios da comunidade  como também participar da construção de soluções para os problemas que surgirem. 

A comandante ressaltou que apesar da 43ª CIPM/Itamaraju ter mobilizado a sociedade local, nos últimos meses, para criação do conselho, diante da necessidade que há de uma maior participação da população nas questões relacionadas à segurança pública, o CONSEG/Itamaraju trata-se de mais uma entidade da sociedade civil organizada que nasce independente, para trabalhar com autonomia junto às forças policiais e ao poder público, fiscalizando, levando demandas, cobrando, participando e sugerindo melhorias, como legítima representante dos interesses da população itamarajuense.

Vídeo: Entre desabafos e agradecimentos, pai do garoto Isaque denuncia descaso da Saúde em Itamaraju

Itamaraju: Nossa equipe de reportagem foi procurada pelo pai do garoto Isaque Nilton, que fez um vídeo emocionante sobre a morte do garoto. O pai denuncia o descaso da Saúde na gestão do prefeito Marcelo Argênica, em Itamaraju. O pai denuncia que existem outras crianças na mesma situação do Isaque Nilton. “Essas crianças ainda não morreram, mas estão naquele hospital, naquele açougue. As coisa têm que mudar”, explicou. 

“Para vocês terem uma ideia, a médica pediu um exame de sangue, na madrugada, e pela manhã o sangue necessário para a transfusão ainda não estava no corpo da criança. Precisei ir para as redes sociais para gritar e chorar para que às 07h da manhã o carro saísse de Itamaraju para chegar às 09h30. E o servidor Binho disse que isso era normal. Isso não é normal, pode ser normal para você que não está vendo o seu filho morrendo. Faça o seu trabalho, você é pago para isso”, desabafou o pais do Isaque. 

Agradeço ao prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, pela presteza no atendimento, e também por ter enviado um assessor para acompanhar a família. As vezes parece nada, mas um abraço consola. Agradeço a Jamile, Dr. Odir, Dr. Ivan, a Neto Carleto que fez de tudo para a UTI se disponibilizar de Salvador até a Itamaraju. Agradeço a todos que nos apoiaram neste momento difícil”.

 

“Para vocês compreenderem como está a nossa gestão hospitalar, meu filho ficou jogado tentando embarcar para Salvador. Os paramédicos tudo lá e meu filho esperando para embarcar, porque eles alegaram que meu filho não tinha documentos. Eu mandei toda a documentação para meu filho voar. Eu cansei de enviar os documentos, Isso não pode acontecer”, falou de forma emocionada o pai. 

Ainda segundo o pai, o filho sofreu uma gripe simples. Foi três vezes no hospital, era medicado e voltava para casa. Até que o quadro foi se agravando e a criança teve complicações renais, precisando passar por hemodiálise. Há 08 dias ele contraiu uma gripe, com 04 dias ele piorou. No hospital só medicaram, e no outro dia voltamos. Nenhum exame foi pedido. Voltamos pela terceira vez e só medicação. Até que fomos no hospital de Eunápolis, e já estava com complicações nos rins e no pulmão”. 

Com as complicações, foi preciso a transferência dele para uma UTI Neonatal. “Internamos no Hospital de Itamaraju mesmo, até conseguirmos a transferência aérea. Aí o quadro se agravou e ele não pôde embarcar. A região toda não tem médico nefrologista infantil. Em Teixeira só temos a agradecer, foi feito o que podia ser feito. Mas, infelizmente aconteceu o que aconteceu”. 

É lamentável a situação da saúde em Itamaraju. Meu filho morreu por negligência. Aquele hospital de Itamaraju é um açougue. Que ninguém passe pelo que minha família está passando”./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Um morto e dois feridos após tiroteio na Urbis III em Itamaraju: Baleados são socorridos ao HMI


Itamaraju: O homicídio consumado aconteceu na noite da última quarta-feira, 12 de janeiro, por volta das 21h35, no Caminho 21, próximo à casa 07, na Urbis III, na cidade de Itamaraju-BA. De acordo com as informações, criminosos armados já chegaram atirando nas vítimas e fugiram do local, tomando rumo ignorado. Valdeir Santos de Souza, de 40 anos, natural de Itamaraju, veio a óbito no local, com uma perfuração no peito. 

Em meio aos tiros provocados pelos criminosos, Erenice Lima dos Santos, de 52 anos, foi atingida por uma perfuração no pé direito, e André de Jesus dos Santos, de 26 anos, atingido por uma perfuração na virilha. Erenice e André foram socorridos pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). 

Policiais Militares da 43ª da CIPM de Itamaraju estiveram no local e preservaram a cena do crime, até a chegada da Polícia Técnica (DPT). O delegado plantonista, Marcos Ludovico, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Itamaraju, investiga o crime./Liberdadenews/Ascom

Início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos será nesta sexta-feira, afirma Bruno Reis

Prefeito Bruno Reis fez afirmação durante entrevista ao Bahia Meio Dia

O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou, em entrevista ao Bahia Meio Dia desta quinta-feira (13), que a vacinação infantil de crianças entre cinco e 11 anos deve começar na tarde desta sexta-feira (14).  A capital baiana receberá 16 mil doses neste primeiro lote da vacina da Pfizer, que chegou a Bahia na madrugada de hoje. 

Bruno afirmou que a vacinação começará por crianças com deficiência. "A previsão é amanhã [sexta] a tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e no sábado (15) vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de poucos mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador", relatou. 

O prefeito ainda ressaltou que à medida em que forem chegando mais doses, a vacinação seguirá estratégia ordem de idades maiores para menores. Para vacinar será necessária a autorização expressa dos responsáveis. "Foi uma orientação do ministério [Saúde]. Essa orientação está disponível quando se faz o recadastramento e pode ser preenchida de próprio punho. Infelizmente é uma exigência a mais que acaba impactando nas filas", completou./bnews

Um morto e dois presos após ação da PM no Bairro Liberdade em Teixeira: Arma e drogas são apreendidas


Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12 de janeiro, por volta das 15h30, na Rua Andaraí, no Bairro Liberdade. De acordo com as informações, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) de Teixeira de Freitas receberam uma denúncia anônima de tráfico de drogas, e que indivíduos estavam atirando para o alto, comemorando a retomada do espaço para a comercialização de drogas. 

Os militares foram ao local para averiguar a situação, e foram recebidos a tiros. No revide, o resistente Hércules Dantas, vulgo "Totoza" de 25 anos, foi alvejado, chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito na Unidade Hospitalar. 

Na ação, ainda foram conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, 02 (dois adolescentes, ambos de 17 anos; Lairton Araújo de Almeida, de 19 anos e Salatiel Neves dos Santos, de 21 anos. Os militares apreenderam, a arma usada no confronto; 06 aparelhos celulares; grande quantidade de maconha; 01 balança digital; munições; 01 porção de cocaína; 01 touca ninja e 03 chaves de veículos. 

O resistente (Hércules) foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado. Os materiais apreendidos serão apresentados no Departamento de Polícia Técnica e serão periciados. Um Inquérito Policial Militar será instaurado pelo Setor Correcional da 87ª CIPM pra apurar as circunstâncias do auto de resistência. 


Em abril de 2019, o Hércules foi preso com drogas, ba companhia de um comparsa, no Bairro Liberdade II. Na ocasião, ele foi flagranteado por tráfico de drogas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é brutalmente assassinado a golpes de facão no Bairro São Domingos em Itamaraju


Itamaraju: O homicídio consumado aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 12 de janeiro, por volta das 17h00, no Bairro São Domingos, no município de Itamaraju-BA. De acordo com as informações, a vítima estava na Rua Vitória da Conquista, quando foi agredida por um desafeto, a golpes de facão. O autor evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. 

A vítima foi identificada como sendo, Gilberto Souza de Carvalho, 51 anos. Policiais Militares da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram no local, e preservaram a área até a chegada da Polícia Técnica (DPT). A Polícia Civil autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. 

Após exame de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A Polícia prendeu um suspeito, que estava com manchas de sangue na roupa. Populares apontaram esse suspeito como autor do crime. A Polícia Civil de Itamaraju instaurou um inquérito policial para investigar o crime./Edvaldo Alves/Liberdadenews

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Mulher é morta a tiros na frente da filha no distrito de Barrolândia, em Belmonte


Belmonte: Uma mulher foi morta a tiros na frente da filha menor no distrito de Barrolândia, em Belmonte, na tarde de terça-feira (11). Segundo testemunhas, um bandido invadiu a casa de Maiane de Souza Oliveira, no bairro Iedão e a executou com cerca de 20 disparos. A filha dela saiu correndo e buscou abrigo na casa de um vizinho. 

A polícia informou que Maiane – assassinada um dia antes de completar 27 anos – era suspeita de atuar como tesoureira de uma facção criminosa com ramificações em várias cidades da Costa do Descobrimento. 

Depois que abandonou o crime, ainda de acordo com a informação, ela passou a ser perseguida pelos bandidos, pois teria deixado uma dívida de mais de R$ 20 mil. Maiane havia voltado a morar em Barrolândia há cerca de dois meses. O marido dela já havia sido morto, também por criminosos, em outubro de 2019./Radar64

Planos para 2022: seja mais feliz

Com a chegada de mais um ano, muitos já começam a traçar planos e metas. Ao fazer um balanço das suas vidas, acabam sentindo a necessidade de algumas mudanças. Essa pandemia prolongada deixou um déficit em diversas áreas – especialmente no campo emocional. Diante do cenário mundial repleto de perdas, ser mais feliz parece algo bem distante... principalmente quando não se tem o controle da situação. 

O artigo "Como ser feliz" será de grande ajuda para quem almeja encontrar a felicidade duradoura. Ele está disponível no site JW.ORG e poderá ser baixado gratuitamente, assim como outros conteúdos. O artigo mostra que a verdadeira felicidade depende de uma série de fatores, destacando: 

- Encontrar contentamento;

- Evitar a inveja;

- Cultivar amor pelas pessoas;

- E desenvolver resiliência. 

Pesquisas indicam que meditar nos aspectos positivos da vida e mostrar gratidão promovem uma maior sensação de bem-estar; demonstrar amor e bondade resultam em paz. Certa vez, um grande sábio disse: “A felicidade vem de dar e não de receber”. Nesse clima de incertezas quanto ao futuro, é importante saber enfrentar os problemas e dar a volta por cima sempre! 

As informações do site JW.ORG são cuidadosamente pesquisadas e dire-cionadas a pessoas de todas as idades, formações e culturas. Atualmente, o site está disponível em 1.044 idiomas. 

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Juliano José Rinaldo

Petrobras sobe preço da gasolina e do diesel a partir de amanhã

A Petrobras anunciou que aumentará a partir de amanhã, quarta-feira (12), os preços da gasolina e do diesel. O valor médio da gasolina vendida para as distribuidoras passará de R$ 3,09 para R$ 3,24 por litro, um reajuste de 4,85%. Já para o diesel, de R$ 3,34 para R$ 3,61 por litro, alta de 8,08%. "Esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras", justificou a empresa, em comunicado. 

Com esse reajuste, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor em relação à gasolina passará de R$ 2,26, em média, para R$ 2,37 a cada litro vendido na bomba - uma variação de R$ 0,11. No caso do diesel, a parcela da estatal no preço ao consumidor passará de R$ 3,01, em média, para R$ 3,25 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,24. 

Os preços não sofriam alta há 77 dias. Os últimos aumentos ocorreram em 26 de outubro. Em 15 de dezembro, os preços praticados pela Petrobras para a gasolina foram reduzidos em R$ 0,10 litro e permaneceram estáveis para o diesel.

Pela primeira vez, coração de porco é transplantado para ser humano

 

Em um procedimento médico inédito, divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland (Estados Unidos) na segunda-feira (10), uma equipe de cirurgiões conseguiu transplantar com êxito o coração de um porco geneticamente modificado para o peito de um homem de 57 anos com doença cardíaca grave. O procedimento representa uma esperança para milhares de pacientes à espera de um transplante. 

A cirurgia de oito horas que transplantou com sucesso, pela primeira vez, um coração de porco em um ser humano foi realizada, segundo os médicos da universidade, na sexta-feira (7). Falando sobre o coração recém-implantado, o diretor do Centro Médico da Universidade de Maryland, Bartley Griffith, afirmou: "Ele cria o pulso, cria a pressão, é o coração dele". Ressaltou, porém, que "não sabemos o que o amanhã nos trará. Isso nunca foi feito antes.” 

Quanto ao paciente, David Bennett, ele não tinha alternativas, a não ser apostar no novo tratamento. Após esgotados todos os procedimentos possíveis, não havia mais tempo para o paciente se qualificar para receber um coração humano. "Era morrer ou fazer esse transplante" teria afirmado Bennett antes da cirurgia, segundo funcionários do hospital. E concluiu: "Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha.” 

Citando a organização United Network for Organ Sharing, o The New York Times afirma que, no ano passado, 41.354 norte-americanos receberam algum tipo de órgão transplantado, mas, como o número de doadores nem sempre acompanha a demanda por órgãos saudáveis, muitas pessoas acabam morrendo na fila de transplantes. 

Para compensar esse desequilíbrio entre demanda e oferta de órgãos, desde a década de 1960, os médicos têm recorrido aos chamados xenotransplantes, que utilizam enxertos ou transplantes de órgãos ou tecidos de animais em seres humanos. Em outubro do ano passado, outra cirurgia inédita transplantou o rim de um porco para uma paciente humana com sucesso, sem que o corpo rejeitasse o órgão. 

O coração transplantado para Bennett veio de um porco com dez modificações genéticas feitas pela empresa de medicina regenerativa Revivicor, de Blacksburg, nos EUA. Entre os quatro genes suprimidos ou inativados, está um que codifica uma molécula causadora de uma resposta agressiva do sistema imunológico humano./tecmundo

Final ruim para ele, diz Wagner sobre possibilidade de Nilo na chapa de Neto


O senador Jaques Wagner (PT) comentou na manhã desta segunda-feira (10), sobre a possibilidade do deputado federal Marcelo Nilo (PSB) se filiar à chapa do pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (DEM). 

De acordo com Wagner, nada foi conversado com Nilo sobre a possibilidade, mas o senador disse que se essa for a vontade do deputado, ele lamenta. 

“Eu acho que é um final ruim para ele, para carreira toda que ele fez durante a vida toda dele. Eu, na verdade, não acredito. Nessa época tem muito comentário, o outro lado tá nervoso que não tem caminho nacional”, disse ao Bahia Notícias. 

O senador acompanha o governador Rui Costa, que nesta manhã assina ordem de serviço para implantação do Hospital Ortopédico da Bahia (Hoba) e do Centro Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceinfor)./vozdabahia

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Morre na UMMI de Teixeira "Isaque Nilton", criança de dois anos e onze meses de Itamaraju


Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas lamenta a morte de Isaque Nilton, de 02 anos e 11 meses de vida. 

O garotinho veio a óbito na noite desta segunda-feira, 10 de janeiro, por volta de 01h40, na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). Isaque Nilton estava em Itamaraju e veio para Teixeira de Freitas para pegar um vôo para Salvador, onde seria internado em UTI pediátrica. 

Infelizmente, ao chegar em Teixeira de Freitas, houve uma desestabilização e a saturação caiu, impedindo que a transferência aérea fosse feita. Imediatamente, a UMMI recebeu a criança e prestou atendimento para tentar deixá-la estável e em condições de viajar. 

A Secretaria Municipal de Saúde acompanhou o caso de perto e não mediu esforços para ajudar a família. Isaque chegou a receber atendimento de um nefrologista pediatra, que veio de São Mateus-ES a pedido da Prefeitura de Teixeira de Freitas, na última segunda-feira. 

Ele foi atendido pelo médico especialista e recebeu diálise. Após o procedimento, houve uma pequena melhora no quadro, mas ele não resistiu. 

O corpo será velado na Igreja Conselho de Deus, na Rua Bento Alves, no Bairro Várzea Alegre, na cidade de Itamaraju-BA./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Governo do Estado faz entrega de novas doações para moradores de Vereda

 

Novas entregas de doações às famílias afetadas pelas chuvas no Extremo Sul da Bahia foram realizadas nesta segunda-feira, 10 de janeiro, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Cerca de 80 famílias do município de Vereda receberam as doações de itens como geladeiras, fogões, botijões e colchões. 

De acordo com a SJDHDS, os moradores dos municípios de Jucuruçu e Itamaraju, também no Extremo Sul, devem recebem as doações ainda esta semana. 

“Queremos garantir um recomeço de vida com dignidade para as pessoas que perderam tudo nas enchentes. Ainda temos muito trabalho pela frente para que essas famílias possam ter seu lar reconstruído e garantir que a assistência social chegue para todos”, afirmou o secretário Carlos Martins. 

Os eletrodomésticos e utensílios foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), e também doados por empresas como a Neoenergia Coelba e a Magazine Luiza. 

O cadastramento das famílias beneficiadas pelas doações foi feito pela Prefeitura Municipal de Vereda com apoio da SJDHDS, que tem atuado junto às equipes de assistência social dos municípios, e da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec)./jornalgrandebahia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.