Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 12 de setembro de 2015

Encontro de Edílson com fraudadores da Loteria foi filmado, diz procurador



Apesar de negar participação no esquema de fraudes da Loteria Federal, o ex-jogador Edílson Capetinha parece ter algum envolvimento com os fraudadores. De acordo com o procurador da República, Hélio Telho Corrêa Filho, do Ministério Público Federal em Goiás, que pediu a prisão de Edílson, o ex-atacante da dupla BaVi foi filmado pela Polícia Federal juntamente com os acusados da fraude.

O encontro teria acontecido no aeroporto de Salvador há cerca de nove meses. "A PF  também acompanhou e fez fotos e filmagens de uma reunião que aconteceu entre o final do ano passado e o início deste ano no aeroporto de Salvador em que ele conversava com membros da organização criminosa”, afirmou o procurador em entrevista ao jornal Correio.

A PF acredita que o Capetinha teria tentado cooptar pelo menos dois gerentes da Caixa Econômica Federal. "Ele tentou aliciar gerentes. Existemm ligações telefônicas dele com integrantes da quadrilha que foram gravadas com autorização da Justiça", concluiu./Bocão News

Denúncia -Jadson Ruas, prefeito de Caravelas é acusado de dar calote em dono de terreno para construir creche


Jadson Ruas, prefeito de Caravelas, está sendo acusado por um comerciante da Barra de Caravelas de ter se apropriado de um terreno de sua propriedade para construir uma creche na localidade. 


Segundo Celso Mollo Fernandes, comerciante, residente á Rua Antônio Pena, Barra de Caravelas, ele tinha um terreno medindo 3.200 m² (três mil e duzentos metros quadrados), localizado na Rua Antônio Marques na Barra de Caravelas. 


Em 2009, ele foi procurado pelo então prefeito Antônio Alvim Delgado "Loló" com o objetivo de comprar a metade do terreno. O comerciante então vendeu 50% da área, ou seja, 1.600 m² (hum mil e seiscentos metros quadrados), para construção de uma creche – Unidade de Escola Infantil- tipo B FNDE. O terreno foi vendido, documentado e registrado. 


No ano de 2012, o atual prefeito Jadson Ruas, procurou o proprietário do terreno com a finalidade de adquirir os outros 50%. Segundo Celso, na época ele estava ajudando o prefeito na campanha de reeleição. Os dois conversaram e acertaram a venda, como disse o proprietário, na base da confiança, nenhum documento foi assinado, mas houve a negociação quanto ao preço e a forma de pagamento que seria dividido em três parcelas.


O prefeito então começou a construir a creche, mas nada de procurar o proprietário para quitar a dívida. Várias idas á prefeitura depois, Celso chegou a conclusão de que havia recebido um calote do prefeito e procurou a Promotoria de Justiça de Caravelas, onde deu entrada numa representação contra Jadson Ruas. 


Na representação registrada na Promotoria de Justiça em 08 de outubro de 2014, Celso alega que até a presente data, o município só confeccionou a escritura dos 1.660 metros vendidos ao então prefeito Loló, e não houve desmembramento da área, nem pagamento do referido terreno, o que torna a construção da creche ilegal, já que o terreno não pertence ao município, ou seja, o prefeito se apropriou do terreno ilegalmente. 


No guia de orientações gerais para o preenchimento dos dados no SIMEC, encontramos esta pergunta a respeito da legalização terreno; vejamos, 01)O município pode apresentar projeto para construção sem ter documentação que comprove a titularidade do terreno? 02)R: Para áreas públicas sem registro, as obras poderão ser iniciadas com o PAC, caso o chefe do executivo faça uma declaração se comprometendo a obter o registro até a prestação de contas das obras. 


Neste caso, como o município não é dono do terreno, nem o prefeito Jadson Ruas, cumpriu o contrato verbal de compra da área, isso torna a construção ilegal e, o proprietário, pode pedir a reintegração de posse e o embargo da obra, segundo o advogado Gean Prates a quem consultamos. A obra parada tá servindo de local para consumo de drogas, denunciou os moradores. 


Que a educação de Caravelas é um descaso total por parte da administração Jadson Ruas, isso não é segredo para ninguém. Esta creche mesmo já foi noticia em vários veículos de comunicação do país. Ônibus sucateados com pneus carecas, falta de merenda, falta de transporte escolar, alunos sem aulas, acessos a escolas ribeirinhas destruídas, construção de creche em terreno invadido e pai de aluno desfilando em frente ao palanque no dia 07 de setembro com cartaz com os dizeres "sem merenda não há Independência”, são algumas denuncias contra Jadson Ruas. 


Visitamos a creche e encontramos de tudo, animais pastando tranquilamente, fezes humanas e de animais, involucro de preservativo e até uma cadela dando cria, betoneira quebrada, só não encontramos trabalhadores na obra que, se pronta e legalizada vai beneficiar dezenas de crianças da região, mas que pode ser embargada por falta de responsabilidade do prefeito Jadson que ao invés de comprar o terreno prefere se apropriar indevidamente. Esperamos que a justiça tome conhecimento deste caso absurdo, afinal é dinheiro do governo federal, dinheiro do povo que foi destinado para a educação e crianças carentes./bahiaextremosul

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Lava-Jato: Polícia Federal quer ouvir depoimento de Lula




Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser ouvido pela Polícia Federal nas investigações da Operação lava-Jato. A PF enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório pedindo autorização para colher o depoimento do ex-presidente. Para justificar o pedido, a Policia Federal colocou no relatório que Lula pode ter sido beneficiado pessoalmente pelo esquema de corrupção na Petrobras. 

"Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal", diz o relatório. Depois de contar tudo o que foi apurado até agora, a PF pede que Lula seja intimado para prestar declarações”, diz o relatório. 

Ao O Globo, Lula informou que não foi comunicado do pedido. O petista está em Buenos Aires, fazendo campanha para o candidato a presidência da Argentina, Daniel Scioli, apoiado pela atual presidente Cristina Kirchner. "Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”, pontua o relatório. 

Lobão ataca Wagner: pratica um proselitismo político de maneira maniqueísta




 O cantor Lobão voltou a atacar o ex-governador da Bahia e ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), na tarde desta sexta-feira (11). Em entrevista à imprensa, o músico afirmou que Wagner “pratica uma espécie de proselitismo político de maneira maniqueísta”.

O cantor e o petista trocaram farpas nas redes sociais.  Lobão foi incluído pelo ex-governador em um grupo de personalidades que "colocam suas ambições eleitorais acima da estabilidade institucional do país". Wagner postou uma imagem com fotos de dois "times" da política brasileira. De um lado, o grupo dos que defendem a democracia. No segundo grupo, que estavam Lobão, Ronaldo Caiado, Aécio Neves e Paulinho da Força, os que são contra o Brasil.


“Ele é ministro da Defesa, primeiro de tudo. Parte do pressuposto de que o ministro da Defesa vai defender o povo de coisas externas e ele pratica uma espécie de proselitismo político de maneira maniqueísta, os do bem e do mal (...). Isto é inconcebível”, afirmou Lobão.“Isto prova, antes de qualquer coisa, a inépcia dos quadros do governo”, disse, afirmando que no governo da presidente Dilma Rousseff não tem “ninguém que tenha um mínimo de maestria, de excelência, erudição e capacidade organizacional”.

Vídeo: Motoqueiros usando uniformes de gari invadem loja de eletrônicos e fazem arrastão



Teixeira de Freitas: Além de conviverem com altos impostos, aluguel e concorrência eletrônica de grandes empresas nacionais, os comerciantes de Teixeira de Freitas estão "convivendo" com as frequentes visitas dos ladrões. Com a sensação de impunidade que reina entre os criminosos, os mesmos agem de certa forma a vontade, não temendo local e nem horário para praticarem crimes.

Um empresário no ramo de venda de eletrônicos, sendo o carro-chefe, aparelhos celulares, foi vítima de assalto pela 7ª sétima vez, sendo a última "visita" dos criminosos nesta sexta-feira, 11 de setembro, onde motoqueiros a bordo de uma Honda/Biz 100, de cor vermelha, placa não anotada, pararam em frente à loja de celular no Centro da cidade, e vestidos de uniforme de gari, bateram na porta, e assim que o vendedor a abriu, foi rendido pelos criminosos que estavam armados.

Os criminosos levaram o vendedor para o fundo da loja, onde a dupla com armas em punho o ameaçou de morte, caso ele não entregasse todos os celulares. O vendedor temendo pela sua vida, disse aos criminosos que só tinha celulares na vitrine. Os criminosos então levaram o vendedor para a vitrine onde recolheram diversos aparelhos. De acordo com dados preliminares do estabelecimento comercial, foram levados celulares de múltiplas marcas, 01 GPS e o celular do vendedor.


Após recolherem os eletrônicos, a dupla ordenou que o vendedor fosse para o fundo da loja, e assim saíram em disparada a bordo da motocicleta. A Polícia Militar foi acionada e uma equipe do SME esteve no local onde analisaram as câmeras de segurança do local. Guarnições do PETO e do 1° Pelotão realizaram buscas, mas, não localizaram os criminosos. O caso foi registrado na sede da 8ª COORPIN e apresentado ao delegado plantonista, Manoel Andretta, que encaminhará o procedimento ao SI./Liberdadenews 

Prefeito de Alcobaça gasta quase 02 milhões com internet


O prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio, cujo há rumores que o mesmo estaria com uma carta de renúncia pronta, devido as constantes denúncias em referência a saúde do município, como falta de medicamentos e profissionais da área, e ainda um possível “calote” a fornecedores, e indícios de superfaturamento em diversas obras no município, protagonizou um feito absurdo.

B.O, contratou a empresa PENINGA & LOPES LTDA-ME, para prestação de serviços no fornecimento de conexão a internet, destinadas a diversas secretarias deste município em conformidade com o pregão presencial 046/2014, contrato nº 170/2014, pelo valor de R$ 1.702.466.00 ( um milhão, setecentos e dois mil e quatrocentos e sessenta e seis reais).

02

O valor, foi dividido em dois contratos, sendo o primeiro com vigência de 02/01/2014 a 02/05/2014, no valor de R$ 45.200,00 ( quarenta e cinco mil e duzentos reais). No segundo contrato, com vigência de 01/072014 a 01/07/2015, o prefeito gastou R$ 1.702.014.00 ( um milhão, setecentos e dois mil e quatorze reais).

De acordo com o IBGE, o último levantamento feito em Alcobaça, a população estimada da cidade é de 23.282 moradores.


O valor pago pela internet, seria suficiente, tendo como base uma boa qualidade de internet que custa em média R$ 60,00 ( sessenta reais), daria para instalar internet em mais de 28 mil e 300 residências em Alcobaça, número bem superior a quantidade de habitantes, levando em consideração que em cada residência mora mais de um cidadão. Onde estaria o Ministério Público neste momento? Vixi, vai dar B.O…/ Opovonews

Acusado de estupro continua foragido e casal que estava dado esconderijo é preso em Posto da Mata




Nova Viçosa: Nesta quinta feira (10), por volta das 20h, após denúncias anônimas de que Sirlandio, autor de vários roubos e sequestros, bem como autor do estupro ocorrido no dia 09/09 em Eunápolis, se encontrava em uma casa localizada na Rua Potiraguá, 444, bairro Das Mangueiras, distrito de Posto da Mata. Policiais militares da 89ª CIPM se deslocaram até o referido local, onde ao avistar a viatura, Sirlandio empreendeu fuga pulando vários muros seguindo sentido ignorado.

A guarnição ao adentrar na residência onde o mesmo se escondia, encontrou Dione Ferreira dos Santos, 27 anos de idade, "primo de Sirlandio" e sua esposa Jocelma Conceição, 27 anos de idade que estavam dando esconderijo ao acusado. Foi achado também na residência, um revólver calibre 38 com cinco cartuchos intactos e um deflagrado, uma pequena quantidade de maconha, R$ 1.432,00 em espécie, 1 dólar, um pedaço de corda, um relógio e um celular Samsung.


Todo o material encontrado juntamente com o casal, foi apresentado na delegacia de polícia civil de Posto da Mata.Nossa equipe conversou por telefone com o delegado titular Samuel Martins, e segundo o mesmo, o Dione Ferreira foi flagranteado por porte ilegal de arma, e a mulher vai ser liberada ainda hoje./Liberdadenews

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Nova Alegria: Sem Saúde, segurança e pavimentação, moradores realizam protesto




Cerca de 50 moradores da comunidade de Nova Alegria, que pertence ao município de Itamaraju, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira, 10,  em uma estrada vicinal que da acesso ao distrito. Com pedaços de madeira e pneus, eles interditaram a via, impedindo o tráfego de veículos no local.

Sem pavimentação, escola e unidade de saúde, suficiente para atender a demanda da população, os moradores se dizem esquecidos pelo poder público. Além de destacar os problemas na comunidade, eles cobram as promessas de melhorias na região.

 Segundo a moradora Mirian de Sousa, a maioria das ruas não é pavimentada e situação provoca vários transtornos para a população. “A promessa de calçamento era para 2013, e até agora ninguém fez nada, estamos esquecidos aqui. Nossas ruas estão cheias de buracos. Em algumas vias muito movimentadas não conseguimos mais passar nem de bicicleta”, relata.


Segundo um dos manifestantes, Rafael Almeida, a comunidade esta sem policiais, o que esta ocasionando em muitos assaltos, deixando a população insegura. "Na comunidade esta tendo muitos assaltos, não tem iluminação, nem pavimentação, se alguém sofrer um acidente, não tem ambulância. Estamos esquecidos pelo poder público e pelas forças de segurança" desabafou.


De acordo com informações obtidas pela nossa equipe de reportagem, o Governo Federal teria disponibilizado recursos para o calçamento da Nova Alegria desde 2012, no entanto até o momento a obra não foi concluída pela gestão municipal.

Até o fechamento da matéria a via continuava interditada e os moradores ainda protestavam./Radar830

Com estafa, prefeito de Cruz das Almas renuncia ao cargo


Com estafa, prefeito de Cruz das Almas renuncia ao cargo

Raimundo Jean Cavalcanti Silva (PMDB) renunciou nesta quarta-feira (9) à prefeitura de Cruz das Almas. Ele era prefeito da cidade pela terceira vez. Raimundo publicou uma carta dirigida  à população alegando que foi diagnosticado com estafa e terá que se afastar da vida pública por um prazo ainda não determinado. O cargo será ocupado pelo vice-prefeito Ednaldo Ribeiro. 

Para mim não é um momento fácil. Como toda cidade tem conhecimento, sou movido pelo trabalho, apaixonado pela Medicina e Administração Pública.  Entretanto, sinto-me tranquilo em passar essa tarefa para meu vice-prefeito, Ednaldo Ribeiro, que tenho certeza, fará um excelente trabalho por já participar ativamente da gestão desde seu início. Ednaldo tem sido meu braço direito e terá meu total apoio./TN

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

“Chicleteiro” preso pelo PETO escondia “cocaína” dentro de caixinhas de chiclete




Teixeira de Freitas: Na noite desta terça-feira, 08 de setembro, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizavam rondas pelo Bairro Bela Vista, quando avistaram um veículo suspeito. Os militares então abordaram o veículo VW/ Gol, prata, placa policial JPS 1222, licenciado em Teixeira de Freitas, que era conduzido por Francisco Querino da Silva, 36 anos de idade, vulgo “Chicão”.

Como os militares já haviam recebido uma denúncia anônima a cerca do suspeito, os militares realizaram buscas no interior do veículo, e se depararam com uma cena bastante curiosa. “Chicão” carregava uma caixa de chiclete em caixinhas, e dentro de uma das caixinhas encontraram “cocaína”. Momento em que o mesmo recebeu voz de prisão em flagrante. Mas, como os militares tinham informações de que Chicão usava as caixinhas para armazenar drogas, os militares foram até a residência dele.

Chegando à residência, os militares encontraram mais drogas. Foram encontrados 11 papelotes de “cocaína”, já embalados e prontos para serem armazenados dentro das caixinhas. Além dos papelotes, os militares encontraram 01 balança de precisão, 01 medidor, 01 colher suja de cocaína, 02 isqueiros, 01 prato com um pedaço de cartão sujos com pó branco, a quantia de R$ 305,55 em papel e moedas, 01 tesoura, 02 pen drives e algumas caixinhas de chicletes já abertas.


Todo o material foi apreendido e o Chicão foi conduzido à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado. Nossa equipe tentou entrevistar o Chicão, mas, ele disse que pela família não iria falar. Quando perguntado se a droga era dele o mesmo apenas fez sinal afirmativo com a cabeça. O caso foi apresentado à delegada plantonista, Rina Andrade, que ouviu os militares e durante a madrugada ouviu o Francisco, que deverá ser flagranteado por tráfico de drogas (artigo 33). O acusado foi encaminhado à carceragem da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, e se flagranteado, será transferido para o CPTF./Liberdadenews

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Bahia registra menos acidentes com mortes no feriadão da Independência


Bahia registra menos acidentes com mortes no feriadão da Independência


O número de mortes nas rodovias federais que cortam a Bahia, durante o feriadãoo da Independência, diminuiu 85,71% neste ano em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com boletim da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF-BA) divulgado nesta terça-feira (8). Foram registradas duas mortes de sexta-feira (4) até a segunda-feira (7) - no ano passado, foram 14 no mesmo período.
As duas mortes ocorreram em um acidente, que envolveu uma motocicleta e um automóvel, no km-260 da BR-420. As duas vítimas estavam numa motocicleta que colidiu frontalmente com um veículo de passeio. Segundo a PRF-BA, o automóvel invadiu a pista contrária e colidiu com a motocicleta que trafegava em sentido oposto.

Também houve queda de 51,49% no número de acidentes nas rodovias durante o feriadão. Neste ano, foram 65 acidentes; em 2014, foram 134, segundo dados da polícia. Nas ocorrências de 2015, 51 pessoas ficaram feridas, um número também menor do que os 112 feridos do ano passado, o que representa queda de 54,46%.

Fiscalização

Durante os quatro dias da operação deste ano, a PRF-BA fiscalizou 9.286 veículos e abordou 10.173 pessoas. A polícia autou 2.345 pessoas, por infrações como ultrapassagens proibidas, falta do uso de cinto de segurança e excesso de velocidade.

Neste ano, durante a operação, a polícia realizou 3.245 testes com etilômetro. Foram 56 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, o que provoca multa de R$ 1.915,40. Entre os motoristas flagrados, cinco foram encaminhados à delegacia de polícia judiciária por crime de embriaguez no trânsito.

Durante as abordagens policiais, a PRF também encaminhou às delegacias 27 pessoas por crimes como posse de veículos roubados, crimes de trânsito, porte ilegal de  armas e drogas, assalto à ônibus e crimes ambientais/.G1

Motorista fica preso nas ferragens após acidente próximo ao Posto Nova Era


Teixeira de Freitas: Por volta das 17h00, desta segunda-feira (07), o corpo de Bombeiros, PRF e o SAMU foram acionados, já que aconteceu um grave acidente na BR 101, próximo ao Posto Nova Era. Uma carreta Scania, de cor branca, placa policial OUR 1419, da Empresa 3R, carregada de tábuas, seguia sentido Teixeira de Freitas a Itamaraju e, segundo as autoridades, provavelmente o motorista perdeu a direção em uma curva e acabou tombando.


O condutor ficou preso às ferragens, sendo preciso a intervenção do Corpo de Bombeiros. Foi encontrado com o motorista, o crachá de identificação e, ainda consciente, ele confirmou seu nome, como sendo Luiz Antônio Russolio, 45 anos, morador do Rio de Janeiro, porém, trabalha para a referida empresa, da cidade de Teixeira. De acordo a equipe do Corpo de Bombeiros, ele não falava coisa com coisa, estava muito nervoso, com fraturas e escoriações.


O senhor Luiz Antônio foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A carga de tábuas ficou espalhada na pista causando congestionamento dos dois lados da pista.


Equipes da Polícia Civil e do DPT, lideradas pelo delegado Manoel Andretta e pelo perito Bruno Melo, chegaram até o local, pois havia informações de óbito, mas, como não houve vítima fatal, as equipes pegaram algumas informações e retornaram para Teixeira de Freitas./Liberdadenews

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Governo da Bahia realizará concurso público para mais de 7 mil professores


Governo da Bahia realizará concurso público para mais de 7 mil professores

O Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e da Administração (Saeb) , realizará concurso público para o provimento de 7.131 cargos de professores, do ensino fundamental e médio, no magistério público do Estado, no primeiro semestre de 2016.

Os aprovados vão substituir os 6.145 cargos de professores contratados por intermédio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os demais cargos (986) irão suprir as vacâncias deixadas por professores que vão se aposentar em 2016.

O provimento dos 7.131 cargos para o magistério demonstra o compromisso do Governo do Estado em priorizar a contratação de servidores por intermédio de concurso público, em detrimento às contratações com vínculos precários. Este ano, a administração estadual já extinguiu cerca de 6 mil contratos de professores por meio da modalidade Prestação de Serviço Temporário (PST).

Seis mil cargos de Reda estão sendo contratados provisoriamente, apenas até 2016, tempo necessário para lançamento do edital do concurso para 7.131 professores estatutários. O concurso também irá suprir a falta de professores em regiões onde existe dificuldade de provimento de vagas para determinadas disciplinas escolares.

A contratação dos 7.131 professores resultará em um impacto financeiro para o Estado de R$ 138,4 milhões, com custeio de salários, no período de 12 meses. O valor evidencia o compromisso do Governo da Bahia com a educação e o esforço para manter os investimentos nessa área, mesmo diante do período de baixa arrecadação pelo qual passa o país.

Divulgada imagem de bebê encontrado dentro de caixa em cesto de lixo


Divulgada imagem de bebê encontrado dentro de caixa em cesto de lixo


Nesta segunda-feira, dia 7 de setembro, feriado da Independência, foram divulgadas imagens do catador de material reciclável, bem como da recém-nascida encontrada por ele dentro de uma caixa de papelão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Em dez anos catando material reciclável para complementar a renda da família, o vigilante Jailton Mendes da Silva, de 46 anos, disse que não esperava encontrar uma criança recém-nascida em um cesto de lixo.

Na manhã deste domingo (6), por volta das 9h30, Jailton passava de bicicleta pela rua Iraci Galvão Pedreira, no bairro Ipitanga, em Lauro de Freitas, quando avistou uma caixa de papelão dentro do cesto de lixo em frente a um Condomínio.  “Vi a caixa e pensei em pegar, até porque existem pessoas que colocam latinhas dentro.

Quando abri, vi o bebezinho com o rosto descoberto, vestido com uma blusa rosa e com um pano branco por cima. Estava dormindo”, contou Jailton.  Assustado, o catador saiu pela rua gritando e pedindo ajuda, quando encontrou a estudante Dilma Gonçalves Santos, de 33 anos, que passava de carro. “Fiquei arrasada e preocupada com a criança”, disse a mulher.

Dilma chamou o marido e, juntos com o catador, eles saíram pelas ruas do bairro em busca de uma viatura policial. “Como não achamos polícia nas ruas, fomos até a delegacia. Lá nos orientaram a levar a criança para o hospital.

Depois voltamos com Jailton para registrar a ocorrência e prestar esclarecimentos”, contou o técnico Selmo Ferreira, 47 anos, marido de Dilma. Maria Esperança, como está sendo carinhosamente chamada pelos funcionários do hospital, foi atendida ainda com o cordão umbilical pendurado no corpo, mas não havia restos de placenta dentro da caixa.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a menina passa bem. Ela mede 47cm e pesa 2,6kg. Maria Esperança foi levada para o berçário e passou por exames de rotina. Agentes do Conselho Tutelar estiveram no hospital e organizaram a documentação e o registro de atendimento da criança. Os papéis foram encaminhados para Juizado de Menores, que definirá para onde Maria Esperança será levada./Correio

domingo, 6 de setembro de 2015

Pastor manda fiéis se alimentarem de cobras vivas


Um pregador cristão controverso que incentivou sua congregação a comer cobras vivas acabou preso sob a acusação de crueldade com os animais, após imagens da ação serem publicadas na página da igreja no Facebook.

 Mnguni Fanuel, pastor no Ministério de Discípulos do Fim dos Tempos, no pobre distrito de Soshanguve, na África do Sul, disse aos fiéis que as cobras teriam gosto de chocolate.

Mnguni ficou pouco tempo detido, sendo libertado sob fiança enquanto aguarda seu novo veredicto. "Peguei aquela cobra dos arbustos”, disse, por meio de seu porta-voz, Eddie Nkuna. "Romanos 14 diz que uma pessoa com uma forte fé pode comer qualquer coisa. Não temos medo de cobras, elas estão abaixo de nós”, justificou.


O pastor, que se considera um profeta e prega debaixo de uma tenda, diz que segue os ensinamentos do Rev. Daniel Lesego, do Ministério Raboni, sua maior inspiração. Lesego já fez seus seguidores comerem grama e beberem gasolina.


Mnguni diz que tem sido perseguido por conta de seus métodos de pregação, mas que, quando céticos vão a um de seus cultos, logo são convertidos. Ele agora tem cerca de 150 seguidores. "Eu comecei este ministério no ano passado, em 26 de março. Deus revelou uma visão na qual eu deveria mudar a vida das pessoas. Até agora, tenho enfrentado uma série de perseguições de pessoas e pastores. Eles dizem que o que eu faço não é de Deus, mas, quando vêm para cá e me ouvem pregar, mudam de ideia”, disse.

A polêmica de Mguni já foi alvo de discussões na internet muitas vezes. Em algumas fotos, é possível ver o pastor montado em um fiel, como se fosse um cavalo. Em outro caso polêmico,  o pastor obriga uma garota a doar seu cabelo, que serviria de alimento aos seus seguidores.


"Ele estava fazendo muitas coisas que eram inaceitáveis, neste caso, tanto para sua congregação quanto paras as serpentes", disse o inspetor Andrew Kekana do SPCA, maior centro de proteção animal do país, em entrevista ao Mail Online. "Mas nossa jurisdição apenas diz respeito aos animais, por isso só podemos acusá-lo por isso. As fotos provam a posse ilegal de serpentes protegidas e a crueldade feita com os animais”.


Kekana faz um apelo para outros pastores e autoridades, para que Mguni seja combatido, e pede que sempre exista respeito aos animais dentro de igrejas e templos. "Nós pedimos que outros pastores possam ajudar a sensibilizar seus seguidores contra a crueldade animal e, se cobras ou outros animais forem abusados dessa forma, o SPCA irá atuar”, concluiu.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.