Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Sargento da PM e suspeito morrem após troca de tiros na cidade de Eunápolis


Resultado de imagem para Françual Manoel Santos, de 48 anos


Um sargento da Polícia Militar e um suspeito morreram na madrugada deste sábado (3), após uma troca de tiros, durante uma operação policial, em um trecho da BR-101, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Conforme a PM, esta é primeira morte de um policial militar no estado neste ano.

Segundo a Polícia Civil, o sargento Françual Manoel Santos, de 48 anos, realizava rondas na região com outros PMs, quando se aproximaram de um carro onde estavam quatro suspeitos. Os homens atiraram contra os policiais, que revidaram.

Resultado de imagem para Françual Manoel Santos, de 48 anos

Na troca de tiros, de acordo com a polícia, o sargento e um dos suspeitos, que ainda não foi identificado, foram atingidos. Os outros três criminosos fugiram. A polícia faz rondas à procura deles.

Conforme a polícia, após a situação, o sargento chegou a ser socorrido e foi levado para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito baleado morreu no local do confronto.

Os corpos dos dois foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis, onde foram periciados. O enterro do sargento está previsto para ocorrer na tarde do domingo (4), no Cemitério Municipal de Itagimirim, a cerca de 38 km de Eunápolis, onde ele morava. Não há detalhes sobre o sepultamento do suspeito.

Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do sargento, que estava na corporação há 25 anos. Françual Santos era lotado na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Eunápolis. O PM era casado e deixa dois filhos.

Nas redes sociais, amigos e familiares do sargento deixaram mensagens de luto. Em uma das publicações, uma foto do PM foi compartilhada, com a legenda:



"Hoje Itagimirim estar de LUTO. Perdemos o nosso amigo Francual, mas Deus sabe de todas as coisas. Descanse em paz meu guerreiro. Morreu lutando por nossa segurança, morreu fazendo o que ele mais gostava, mas foi nessa luta que meu amigo se foi... meus sentimentos a toda família que é a minha também... nunca irei te esquecer meu amigo irmão", escreveu um amigo do sargento.

Homem morre eletrocutado em Assentamento no interior do Prado





Prado: Na tarde desta sexta-feira (02), um homem morreu eletrocutado em um assentamento no município de Prado. Segundo informações, a vítima do choque elétrico foi identificada como sendo, Celso Oliveira de Jesus, 38 anos de idade. Celso estava em uma área de ocupação, tendo o nome de referência “Assentamento Fábio Henrique”, quando um fio de energia se rompeu e o mesmo foi tentar emendar as pontas, momento em que sofreu uma descarga elétrica.

Segundo outros ocupantes do assentamento, após um fio ter se partido ao meio, a vítima “Celso” pegou nas duas pontas e foi tentar juntar novamente, para que a energia se estabelecesse novamente, mas acabou sofrendo o choque elétrico. A vítima ficou garrada por alguns minutos, e após outras pessoas puxarem um dos fios, a carga elétrica foi liberada do corpo da vítima, que posteriormente foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, da cidade do Prado, onde já chegou sem vida.

A Polícia Militar foi acionada, no qual informaram a situação para a delegada plantonista na 8ª COORPIN, que autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas para a realização dos exames de praxe. Após exames, o corpo será liberando aos familiares para procedimentos de velório e sepultamento./Liberdadenews

Porto Seguro: Pai e filha de 21 anos grávida são executados na zona rural



A imagem pode conter: 2 pessoas, close-up


O distrito de Pindorama foi cenário de mais uma barbaridade na manhã deste sábado, local onde pai e filha foram assassinados dentro de casa, segundo informações, dentro da casa as margens da BR 367 estavam Gilberto Costa Pinto 49 anos, Mariana Moreira Costa 21 anos e mais duas mulheres.

Por volta das 8:30hs a casa foi invadida por homens vestidos de preto e gritaram para todos deitar no chão, ao deitarem Gilberto e Mariana foram executados.

As informações ainda dão conta que Mariana estava grávida. Uma equipe de policia esteve no local até a chegada da pericia que fez o levantamento cadavérico e removeu os corpos para o IML de Porto Seguro.


Segundo informações, Gilberto trabalhava vendendo terreno em um loteamento em frente o onde foi assassinado. A policia está fazendo rondas no intuito de prender os suspeitos./ obaianao 

Tema abordado em 2017 pelo BLOG JUCURUNET sobre a retirada dos animais da 284 parece cair no silêncio



A imagem pode conter: cavalo e texto


Um dos assuntos bastante abordado e comentado em 2017, em nosso 'BLOG JUCURUNET', foi sobre a retirada dos animais na via que liga Jucuruçu há Itamaraju, ou seja, BA 284, onde aparentemente vereadores e a prefeita estavam engajados nesta campanha, mas infelizmente todos eles se silenciaram diante deste fato.

Parece que ás autoridades de Jucuruçu, estão esperando animais provocar mais acidente ou causar mais uma vitima fatal, para que eles tomem alguma alternativa ou até mesmo uma previdência voltada ao bem está do povo e a vida propriamente dita.

Como nosso *BLOG* não pensa assim, vamos entrar em contato com eles para saber quando que eles vão colocar em prática as propostas que foram tratadas com o Promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes - quando ele esteve na cidade de Jucuruçu, 4 de outubro de 2017, na presença do  DR.

Na época todos ficaram entusiasmados com ás propostas postas na reunião, bastou o Promotor ir embora, para ás autoridades locais colocarem uma pedra encima dos fatos.

Isso é um absurdo, infelizmente para esse povo todo projeto bom tem que ser engavetado, porque estando nas gavetas eles não terão gastos, sendo assim, o nosso povo só  "LEVA FERRO".

INSS vai conceder aposentadoria por tempo de contribuição sem atendimento presencial


Resultado de imagem para INSS


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição.

Desde setembro a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade.

De acordo com o G1, atualmente, o reconhecimento destes benefícios não é automático – o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias para ter direito ao benefício poderá entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido. Pelas regras atuais, são exigidos 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos de contribuição (mulher) para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição.


Uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício será então concedido automaticamente, sem a necessidade de o segurado ir à agência.

Solidariedade: Familiares e amigos pedem ajuda para tratamento da jovem pradense Gabriela Andrade




Familiares e amigos da fotógrafa Gabriela Andrade, de 23 anos, do estúdio 2milímetros,  mãe dos gêmeos; Théo e Lorenzo de apenas 11 meses, estão em busca de ajuda financeira para o seu tratamento.

A jovem pradense, está passando por problemas graves e precisou ser transferida para o Hospital Dorio Silva, em Vitória (ES). De acordo com informações, ela foi diagnosticada com duas lesões no cérebro, essas duas lesões causa a visão dupla e perca da visão, além de perder o movimento da perna e do braço esquerdo.

Preocupados com a saúde da jovem, amigos e familiares estão se mobilizando para ajudá-la. Segundo familiares, Gabriela Andrade precisa passar por vários tratamentos urgentemente.

Seu marido Emanuel Silva está com ela em Vitória e como todos sabem, eles trabalham para si, os gastos com a saúde dela e com os gêmeos são altos, portanto, estão precisando de orações e ajuda financeira.

Os familiares, amigos e colegas da jovem pradense pedem a doação de qualquer valor em prol da recuperação dela. Toda e qualquer ajuda será bem-vinda:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA: 1131
OPP: 001
CONTA CORRENTE: 29194-7

TITULAR DA CONTA: Emanuel Silva dos Santos Andrade / CPF: 059.524.805-51 / Cel.: 73.99996-2783

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Juiz manda devolver passaporte de Lula e diz não ver risco de fuga


Resultado de imagem para Lula RINDO

O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), derrubou nesta sexta-feira (2) decisão que mandou recolher o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o proibiu de viajar ao exterior.

Com a decisão, Lula poderá ter o documento de volta e deixará a lista do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da Polícia Federal, ficando liberado novamente para sair do Brasil.

Na semana passada, mais precisamente um dia após sua condenação no TRF-4, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte.


O ex-presidente tinha uma viagem marcada na madrugada da sexta (26) para a Etiópia, na África, onde participaria de uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de discutir propostas de erradicação da fome no continente africano antes de 2025.

O recolhimento do passaporte de Lula foi determinado no dia 25 de janeiro pelo juiz Ricardo Leite, um dos magistrados de primeira instância de Brasília que conduz investigação sobre suposta prática de tráfico de influência internacional pelo ex-presidente.

Na decisão que proibiu Lula de viajar, Ricardo Leite apontou risco de que um país estrangeiro concedesse asilo político ao petista, o que inviabilizaria um processo contra ele no Brasil, caso não fosse extraditado.

A medida foi tomada após condenação do ex-presidente em outro processo, na segunda instância judicial de Porto Alegre, por corrupção e lavagem de dinheiro em outro processo, relativo ao caso do tríplex.

No recurso ao TRF-1, a defesa de Lula disse que a decisão de Leite feriu o direito do ex-presidente de ir e vir e negou que o petista pretendesse se fixar em outro país, já que quer lançar-se candidato à Presidência da República.

“O paciente já demonstrou suficientemente ter laços fortíssimos com o país, ter cooperado nas ações penais que tramitam em seu desfavor – jamais negando-se a comparecer a qualquer ato quando intimado –, e não haver qualquer perigo de cometimento de prática criminosa”, afirmou a defesa.

Lula entregou o passaporte na última sexta (26), mesmo dia em que faria uma viagem à Etiópia, comunicada às autoridades com antecedência, para participar de evento que discutiu o combate à fome.

O que diz a nova decisão

Na nova decisão, que liberou o passaporte de Lula, Bruno Apolinário diz que Ricardo Leite sequer poderia proibir o ex-presidente de deixar o Brasil, porque a condenação que ele sofreu partiu de outro tribunal.

Assim, somente o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, poderia ter apreendido o passaporte para eliminar o risco de fuga do petista para escapar da prisão.

“Os órgãos jurisdicionais mencionados detêm competência legal para dispor sobre medidas assecuratórias de suas decisões e, ao que se sabe até aqui, nenhum deles ordenou qualquer providência de tal natureza, nem mesmo após a confirmação recente da condenação suportada pelo paciente, decerto por não terem vislumbrado a presença de motivos suficientes para tanto”, escreveu o juiz.

Ele também disse não ter visto elementos concretos que indiquem uma suposta intenção de Lula de fugir, o que não teria sido demonstrado na decisão de Ricardo Leite nem no pedido de apreensão do passaporte feito pelo Ministério Público do Distrito Federal.

“O paciente não pode ter sua liberdade de locomoção cerceada em razão de afirmações que, a par de não estarem amparadas em base empírica, não são atribuídas a ele. No tocante às críticas que o paciente tem feito ao nosso sistema de justiça, isto, por si só, não pode conduzir à conclusão de que ele estaria pretendendo se evadir do Brasil e solicitar asilo político noutro país”, considerou Apolinário.

Por fim, o juiz também levou em conta que Lula nunca colocou obstáculos ao andamento dos processos a que responde, sempre comparecendo para depor quando chamado.

“Percebe-se na conduta do paciente o cuidado de demonstrar, sobretudo ao Poder Judiciário, que sua saída do país estava justificada por compromisso profissional previamente agendado, seria de curta duração, com retorno predeterminado, e que não causaria nenhum transtorno às ações penais às quais responde perante nossa justiça, uma vez que nenhum ato processual que demandasse a sua presença estava previsto para ocorrer no período de sua ausência”, completou.

PETO prende suspeito de envolvimento na morte de Adilson em Itanhém




Por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Dr. Francisco Moleda de Godoi, Juiz de Direito em substituição à vara criminal da Comarca de Itanhém, uma guarnição do PETO 44ªCIPM, com o apoio do 2º Pelotão da Polícia Militar de Itanhém, efetuou a prisão de Paulo de Oliveira de Matos, vulgo “Paulinho”, que é irmão de Dione Oliveira de Matos, preso no final de 2017 por tráfico de drogas.

O fato aconteceu na tarde desta sexta-feira (02) na residência do suspeito, que fica Rua Edivaldo Nogueira, Nº282, bairro Monte Santo. Os policiais montaram um cerco em volta do local e, ao perceber a presença da guarnição, Paulinho tentou evadir-se, mas foi rapidamente alcançado e detido.

A polícia acredita que Pulinho tem envolvimento no assassinato de Adilson C. de Souza, morto no dia 10 de novembro de 2017, logo depois da prisão de Dione, suspeito de ter "caguetado" o traficante à polícia. 

Na ocasião, segundo relatos de vizinhos, minutos depois da prisão de Dione, Paulinho teria entrado na casa de Adilson e o espancado. A Polícia Militar retornou ao local, mas Paulinho já havia se evadido de lá. Logo após a saída da guarnição, dois elementos entraram pelos fundos da casa de Adilson, arrombaram a residência e o alvejaram. 10 disparos foram efetuados, sendo que 08 atingiram Adilson.

Paulo de Oliveira de Matos - “Paulinho” – foi preso e será apresentado na delegacia para as providências cabíveis./medeirosdiadia

Trânsito é quase impraticável em estrada que liga Batinga à Santa Rita do Planalto, em Itanhém




Recentemente foi mostrado aqui no Água Preta News a situação em que se encontra a estrada que liga a cidade de Itanhém à Vila Mutum, município de Medeiros Neto. Lá há buracos que prejudicam o trânsito de veículo e o escoamento de leite, produtos agrícolas e gado de corte. As fotos, inclusive com um homem deitado dentro de um buraco localizado na Ladeira da Cristalina.

Agora, o portal de notícias recebeu imagens de uma estrada que liga o distrito de Batinga à Santa Rita do Planalto. O trecho, de 24 km, está em condições piores do que a estrada que dá acesso à Vila Mutum.

Como se vê nas imagens de vários trechos da estrada é quase impraticável o trânsito ali.

De acordo com Elnatan Lopes, na administração passada, a estrada recebia alguns cuidados, de modo que facilitava o trânsito e o escoamento de produtos agrícolas que eram vendidos na feira-livre em Batinga.

“Até o ano passado a gente conseguia passar de carro e até caminhões que entregavam móveis passavam por lá, só que agora até de moto está ruim pra passar. Tem buraco que entrei dentro. Tá feio”, disse.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

Elnatan trabalha com serviços de internet e usa a estrada para se deslocar de Batinga, onde mora, para Santa Rita do Planalto. Foi ele que fez as imagens./Água Preta News

Rodrigo é morto a tiros na porta de sua loja no Centro de Teixeira de Freitas



A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu, selfie e close-up


O contador Rodrigo Martins de Andrade, 28 anos, foi morto a tiros por volta das 15h40 desta sexta-feira (2), na Rua Massanori Nagão, Rua da Câmara Municipal, Centro de Teixeira de Freitas.

Testemunhas informaram que Rodrigo estava na porta do seu estabelecimento quando criminosos chegaram. Um dos homens disparou diversas vezes na vítima que ainda tentou correr, mas caiu na rua e morreu. Uma cliente que estaria na loja também chegou a ser atingida e já foi encaminhada para o hospital.


Rodrigo tinha passagem pela polícia, ele foi preso e autuado por tráfico de drogas em janeiro de 2016 no bairro Teixeirinha. A polícia técnica informou que Rodrigo tinha pelo menos 10 perfurações pelo corpo entre entradas e saídas e várias capsulas de pistola 9mm foram encontradas no local. A polícia investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

ITAMARAJU : Veículo capota no distrito de Nova Esperança, trecho esta em manutenção para asfalto


Resultado de imagem para Fiat Uno de cor branca
Imagem ilustrativa 

Um veículo capotou durante a tarde desta quinta-feira (01/02), na BA-284, trecho que liga os municípios de Itamaraju a Jucuruçu.

Segundo informações, o veículo Fiat Uno de cor branca com placa policial NZN-5837 licenciado em Jucuruçu, seguia pela rodovia quando acabou capotando no distrito de Nova Esperança.


Relatos dão conta que o condutor passou por um desvio já que a via esta em manutenção para asfalto quando o motorista acabou capotando, apesar do susto não houve registro de feridos./Cocobongo

Raio X da Violência: Teixeira fecha o mês de janeiro com 17 assassinatos


Resultado de imagem para manchas de sangue

Uma onda de violência tomou conta de Teixeira de Freitas no primeiro mês do ano de 2018. Durante os 31 dias do mês de janeiro, o município contabilizou 17 assassinatos, 6 a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 11 homicídios.

Raio X

Datas – Após cinco dias de calmaria na cidade, com último assassinato ocorrido em 28 de dezembro, de 2017, Teixeira registrou o primeiro homicídio do ano de 2018 em 2 de janeiro, veja os dias de todos as mortes nesse período.

Dia 2 – 1 assassinato
Dia 4 – 1 assassinato
Dia 5 – 4 assassinatos
Dia 6 – 1 assassinato
Dia 11 – 1 assassinato
Dia 14 – 1 assassinato
Dia 18 – 1 assassinato
Dia 20 – 1 assassinato
Dia 21 – 1 assassinato
Dia 24 – 2 assassinatos
Dia 23 – 1 assassinato
Dia 28 – 1 assassinato
Dia 30 – 1 assassinato

Bairros – dentre os bairros com maiores registros de crimes em janeiro estão o Vila Vargas com dois assassinatos e o Liberdade e Tancredo Neves, com 3 mortes, cada um, veja a relação:

Liberdade – 3 homicídios
Tancredo Neves – 3 homicídios
Vila Vargas – 2 homicídios
São Lourenço – 1 homicídio
Jerusalém – 1 homicídio
Castelinho – 1 homicídio
Residencial Castelinho – 1 homicídio
Zona Rural – 1 homicídio
Centro – 1 homicídio
Luiz Eduardo Magalhães – 1 homicídio
Kaikan – 1 homicídio
Redenção – 1 homicídio
Não identificado – Na relação das vítimas de janeiro, um dos corpos ainda não foi identificado. Um homem foi encontrado sem vida na manhã do dia 24 de janeiro, em uma área de preservação ambiental no Kaikan.

De acordo com a perícia, o corpo apresentava lesões feitas por um objeto contundente na região da cabeça, possivelmente, ele foi morto a pauladas.

Idades – A vítima mais velha da série de crimes no primeiro mês de janeiro tinha 61 anos. Daniel Eugênio dos Santos, foi assassinado ao se jogar na frente do atirador que pretendia tirar a vida do seu filho no bairro Liberdade. O crime aconteceu no dia 2 de janeiro.


A vítima mais jovem foi o adolescente, Gutemberg Gonçalves Sales, de 17 anos, morreu logo após dar entrada no Hospital Municipal na noite do dia 24 de janeiro. A vítima que foi baleada na Rua Fronteira, correu e caiu na Rua Itajubá no bairro Luiz Eduardo.

Primeiro e último homicídio do mês – o primeiro assassinato de 2 de janeiro, ocorreu no Liberdade e a vítima foi o Daniel, 61 anos, mencionado acima.


O último assassinado foi o Jeferson de Souza Nunes, o ‘Jefinho’, de 20 anos, morto a tiros no bairro Redenção na porta de sua residência.

Suicídio – Ainda em janeiro, um homem de 49 anos tirou a própria vida no dia 19 de janeiro, no bairro Ulisses Guimarães.

Região violenta/Teixeira Lidera
Dados da 8ª Coorpin, responsável por treze municípios da região, apontam que as sete cidades que compõem a Costa das Baleias são responsáveis por 85% dos homicídios dolosos ocorridos entre os anos de 2014 até 31 de agosto de 2017.

Neste período ocorreram 885 assassinatos na área da 8ª Coorpin, sendo 753 deles na Costa das Baleias. A liderança é de Teixeira de Freitas, cidade de 161 mil habitantes que na estatística nacional é o 7º mais violento do Brasil e o 3º da Bahia, segundo o Atlas da Violência 2017, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Na pesquisa, que teve como alvo municípios de mais de 100 mil habitantes, Teixeira de Freitas possui taxa de homicídios de 72,2 para cada 100 mil moradores, quando o aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) é a razão de 10/100 mil.

Resultado de imagem para manchas de sangue


Os dados da pesquisa têm como base o ano de 2015, quando foram registrados 114 homicídios dolosos na cidade. Em 2016 foram 109 homicídios e em 2017 houve a redução para 82 crimes do mesmo tipo, segundo a Polícia Civil./sulbahianews

Filho mais velho de Fidel Castro comete suicídio em Havana aos 68 anos



Resultado de imagem para Fidel Ángel Castro Díaz-Balart


O filho mais velho de Fidel Castro, Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, de 68 anos, cometeu suicídio na manhã de quinta-feira em Havana (Cuba). Fidelito, como era conhecido, recebia tratamento para uma depressão havia meses, segundo a imprensa oficial cubana. Esteve hospitalizado durante algum tempo por causa da doença e atualmente recebia tratamento ambulatorial.

“O doutor em Ciências Fidel Castro Díaz-Balart, que vinha sendo atendido por um grupo de médicos há vários meses devido a um estado depressivo profundo, atentou contra sua vida na manhã de hoje, primeiro de fevereiro”, informou o jornal Granma.

Castro Díaz-Balart (nascido em 1º de setembro de 1949, em Havana) era o único filho de Fidel Castro com sua primeira esposa, Mirta Díaz-Balart, uma jovem de uma destacada família havaneira, de quem se divorciou em 1955. Ele tinha cinco meios-irmãos reconhecidos, filhos de Castro com sua segunda esposa, a professora Dalia Soto del Valle, e outra meia-irmã, Alina Fernández Revuelta, filha de Fidel Castro com sua amante Naty Revuelta. Por via materna, era primo de dois destacados políticos anticastristas da Flórida, Mario e Lincoln Díaz-Balart.

Resultado de imagem para Fidel Ángel Castro Díaz-Balart

Popularmente conhecido como Fidelito e de grande semelhança física com o pai, o líder da revolução cubana, era engenheiro nuclear – o primeiro cubano com esse grau – e havia se especializado na disciplina na União Soviética, onde, por questões de segurança, estudou e obteve seus títulos sob o pseudônimo de José Raúl Fernández. Também foi assessor científico do Conselho de Estado de Cuba e vice-presidente da Academia de Ciências de Cuba. Tinha três filhos de seu casamento com a russa Olga Smirnova: Fidel Antonio, Mirta María e José Raúl.

Doutorou-se em Ciências Físico-Matemáticas no Instituto de Energia Atômica I. V. Kurchatov, um dos principais centros soviéticos de pesquisa atômica, no qual foi pesquisador. Em 1974, graduou-se suma cum laude em Física Nuclear pela Universidade Estatal Lomonosov de Moscou.

De 1980 a 1992, foi Secretário Executivo da Comissão de Energia Atômica de Cuba. O filho de Fidel Castro Ruz (1926-2016) foi responsável pelo desenvolvimento da Usina Nuclear de Juragua (a oeste da Baía de Cienfuegos), uma cidade nuclear que não chegou a ser concluída por causa do colapso da União Soviética e hoje permanece abandonada. O fim desse enorme projeto, o investimento mais ambicioso da Cuba socialista comandado por seu pai, foi a grande frustração de sua carreira. Em 1992, o Granma anunciou sua destituição da direção da Secretaria de Assuntos Nucleares e pouco depois seu pai afirmou que o afastamento se devia à “sua ineficiência no desempenho das funções”. Saiu da cena até 1999, quando foi nomeado assessor do Ministério da Indústria Básica, cargo que compatibilizou com a divulgação científica como físico nuclear. Nos últimos anos, concentrou seus interesses científicos no campo da nanociência. Ele nunca ocupou cargos políticos.

Seu contato com o pai em seus anos de crescimento e formação foi limitado, como reconheceu em 2013 em entrevista ao canal de televisão Russia Today: “Não é segredo que, nos anos da minha adolescência e primeira juventude em Cuba, havia uma situação muito complexa (...) e, sem dúvida, tanto ele quanto os outros principais líderes tinham pouco contato. Não tinham a possibilidade que um ser humano normal tem de chegar em casa tranquilo”.

Resultado de imagem para raul castro e fidel castro


“Havia um filósofo espanhol, Ortega y Gasset, que dizia: ‘Eu sou eu e minhas circunstâncias’. Isso pode ser dito por qualquer pessoa”, sorriu, vestindo um terno e com a barba idêntica à do pai. “E eu também posso repetir isso”.

Criança de 10 anos é vítima de bala perdida no Tancredo Neves em Teixeira de Freitas


Resultado de imagem para BALA PERDIDA


Teixeira de Freitas: No fim da tarde desta quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018, a violência ocorrida ao longo do mês de janeiro já fez a primeira vítima no mês de fevereiro. Seria apenas mais uma tarde de diversão e brincadeiras na quadra do Bairro Tancredo Neves, onde diversas crianças e adolescentes brincavam, quando 02 indivíduos armados abriram fogo. Não se sabe ainda em direção de quem ou se os disparos foram mesmo para causar terror, mas, um dos tiros atingiu uma criança de 10 anos de idade.

O menino foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e o estado de saúde dele é instável. A criança foi identificada como sendo, Arthur dos Santos Sousa, morador da Rua 21 de Abril. O Arthur estava próximo à casa da sua avó e foi atingido por um disparo no abdômen. Após os disparos, os criminosos fugiram. Informações deram conta de que os atiradores estariam em uma moto, mas, há testemunhas que disseram que os criminosos estavam de bicicleta.

A Polícia Militar foi acionada e informada do caso e guarnições da 87ª CIPM estiveram no local, onde registraram o fato e realizaram rondas ostensivas pelo bairro. O delegado plantonista, Maderson Souza Dias, tomou conhecimento do fato e esteve no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde colheu as primeiras informações e qualificou a vítima. Segundo o delegado, o caso será investigado e encaminhado ao Núcleo de Homicídio e Tráfico da 8ª COORPIN. O delegado acredita que a criança tenha sido atingida por uma bala perdida, mas, realizará diligências e ouvirá pessoas acerca do caso.


Em conversa com moradores do bairro, nossa equipe não conseguiu detalhes da ação, já que muitos afirmam que criminosos do Bairro Tancredo Neves estariam em "guerra" com criminosos atuantes nos bairros Liberdade I e II. Um inquérito policial será instaurado para investigar autoria e motivação do crime. Até o fechamento desta reportagem não foi confirmada a participação ou ligação do pequeno Arthur com prática ilícitas./LiberdadeNews

Prefeitos participam de reunião e da inauguração da sede do Consaúde em Teixeira de Freitas





A assembleia geral ordinária dos membros da diretoria do Consórcio Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia aconteceu na tarde de quarta-feira (31/01), na avenida Uirapuru, 2015, no bairro Monte Castelo, na cidade de Teixeira de Freitas

Estiveram presentes o Sr.Nelson Portela e a Sra. Molesine, representantes do Governo do Estado, o presidente do Consórcio, Temoteo Brito, prefeito de Teixeira de Freitas, juntamente o prefeito de Alcobaça, Leonardo Brito, Dinoel Carvalho, de Vereda, Zulma Pinheiro dos Santos, Itanhém, Sec. de Saúde Elan Wagner, de Itamaraju, o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, Uberlândia Carmo Pereira, Jucuruçu, com a principal finalidade de discutir assuntos pertinentes ao Consaúde.

O presidente Temóteo Alves de Brito deu abertura ao evento, relatando a situação da saúde na região e sugeriu ao representante do Governo do Estado que a gestão do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas fosse passada para o Consórcio. O Sr. Nelson Portela relatou das dificuldades encontradas pelos prefeitos para administrar seus municípios, falou dos trabalhos desenvolvimentos pelo Governo do Estado na região.

Na continuidade, o município de Teixeira de Freitas, através do secretário de Saúde, Max Almeida, expôs a situação atual do Hospital Municipal de Saúde e fez uma comparação de outros municípios, do mesmo porte, e sugeriu que o HMTF tivesse uma gestão transferida pra o consórcio e, assim, conseguisse o aporte de recursos do Estado.

Ao final da assembleia, o prefeito Temóteo Alves de Brito falou ao Jornalismo d’Osollo que é uma satisfação receber Nelson Portela, coordenador do Consórcio Interfederativo de Saúde da Bahia. “Ttivemos muitas propostas para a saúde do extremo sul, com a presença de vários prefeitos, secretário e representantes do Extremo Sul da Bahia, que vieram prestigiar o evento, com a proposta do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e a Unidade  Municipal Materno-Infantil (UMMI) fazerem parte do consórcio.

Como é o hospital que atende a região e que já leva o nome de regional, nada é mais justo que pertencer a esse consórcio para atender bem a saúde do povo do Extremo Sul da Bahia”, explica o prefeito de Teixeira.

O secretário de Saúde, Max Almeida, disse que, “estamos iniciando um novo passo na organização  da saúde para nossa região. Anteriormente, falei que já estávamos provendo estudos que elevassem a saúde de Teixeira de Freitas e da região, como nosso tempo é curto, não podíamos perder tempo.

Ainda nos primeiro dias estive com o Governo do Estado, com o secretário de Saúde Fabio Villas-Boas, já prevendo esse encontro que aconteceu nessa tarde do dia 31/01. Na realidade, nossa proposta, como região, é colocar  a maternidade e o hospital a serem administrados via consórcio, ou seja, o serviço municipal gerido de forma de consórcio”.

Ainda conforme Max, nesta reunião foi autorizada pelos prefeitos da região dar início aos estudos para viabilizar a mudança, “na realidade, não é simplesmente passar os hospitais para o consórcio, não é isso, tem que se prover um estudo em metodologia pra que esse financiamento saia do município de Teixeira de Freitas, junto com o Governo Estadual, para que se faça uma forma de gestão dos hospitais, é isso que foi autorizado nessa reunião.

O tema foi muito bem aceito pelos prefeitos, o prefeito Temoteo Brito está cumprindo com o compromisso de alavancar a saúde da nossa região, da população de Teixeira de Freitas, e veio presidir essa reunião para poder concretizar essa promessa dele”, explica o secretário.

Com base no exposto na reunião, entende-se que as grandes vantagens organizacionais estão em fazer um elo com o Estado na divisão dos custos. A região é uma das poucas que não tem hospital do Estado, “quando a gente compara Teixeira de Freitas com outras regiões da Bahia, com Barreiras e Jequié, têm populações semelhantes, a gente vai ver que o braço do Estado fortalece aquela região.

Então, hoje, quando colocamos o Estado pra participar dessa gestão, significa dizer que vai ter uma reforma mais pontual, mais ágil, quando levamos a administração dos hospitais para serem administradas via consórcio, a forma de compra é mais rápida, a forma de contratação é mais rápida, a burocracia do consórcio é mais ágil, e com a agilidade de todo o processo resulta em salvar vidas, que é a nossa grande militância hoje”, disse Max Almeida.

Mapa da abrangência. Foto: ConsaúdeO secretário de Saúde do município de Itamaraju, Elan Wagner, representando o prefeito Marcelo Angênica, falou que é muito importante esse espaço de discussão, “a nova sede do consórcio de Teixeira, que vai nos trazer mais segurança, de ter um espaço amplo e é isso que a saúde precisa, discutimos vários assuntos pertinentes à saúde, pra nós foi uma grande vitória, conseguir colocar Itamaraju nesse bloco, haja vista que toda a estrutura hoje é representada por Teixeira de Freitas no hospital regional e na UMMI e, nós, aqui, o que fizemos no  Hospital Municipal de Itamaraju.


E conseguimos incluir no estudo que vai ser feito, para enxergar a viabilidade de se colocar essas três unidades de saúde nesse modelo de saúde, assim, como está a Policlínica de Saúde, sendo assim, pra nós é uma vitória, a gente conseguindo avançar nisso, Itamaraju vai conseguir ter mais recursos, ofertar mais serviços à nossa população, tanto local, como regional”, falou o secretário, otimista com o fato de que o hospital de Itamaraju também poderá entrar no Consórcio.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

JUCURUÇU: Homem de 63 anos é preso pela polícia acusado de estuprar garota de 13 anos



Policiais Militares do 4º Pelotão de Jucuruçu conduziu até a Delegacia da Polícia Civil Itamaraju durante a tarde desta quinta-feira (01/02), um homem acusado de estupro contra uma garota de apenas 13 anos.

Segundo informações, o caso ocorreu na Fazenda Pedra Santa, interior do município de Jucuruçu, em depoimento ao Site Cocobongo, a mãe da vítima relatou que sempre deixou ela com o vizinho mais ultimamente sua filha estava com o comportamento estranho, até que resolveu falar para sua mãe que Aurindo Pereira Reis de 63 anos havia tentado lhe abusar quatro vezes, tendo o fato consumado na última tentativa.

Após ficar sabendo do fato, a mãe da vitima acionou a polícia e logo o acusado foi detido, ainda segundo a dona de casa, há relatos que o acusado possua outras denuncias de assedio, já que o mesmo era motorista de transporte escolar no município de Jucuruçu e seu comportamento com as crianças era duvidoso.


O acusado segue detido na Delegacia da Polícia Civil a disposição da justiça, a criança passará por exames de corpo delito nas próximas horas./Cocobongo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.