Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 30 de abril de 2022

Cabeleireira é morta a facadas pelo marido no centro de Porto Seguro; ele ficou gravemente ferido na confusão


 Porto Seguro: Uma cabeleireira foi morta a facadas pelo marido dentro da própria casa, em Porto Seguro, no sul da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, o suspeito confessou que entrou em luta corporal com a vítima por ciúmes. 

Ainda de acordo com a PM, a vítima foi identificada como Bárbara Cristina Santos Berdarei, de 46 anos. 

O homem contou à polícia que, durante a briga, Bárbara Cristina teria o golpeado com a faca primeiro. Em seguida, ele utilizou o objeto para também esfaqueá-la. 

O suspeito foi preso em flagrante e foi levado para um hospital da região por causa dos ferimentos. Por causa dos cortes, ele estava com a traqueia aberta e com um ferimento profundo na barriga, que deixava as vísceras expostas. 

Ainda segunda a Polícia Militar, a casa em que o casal vivia apresentava sinais de luta corporal intensa e havia sangue em todos os cômodos e paredes do imóvel. O local é o mesmo onde funciona o salão de beleza da vítima. 

Além disso, uma vizinha relatou à polícia que o filho do casal, um recém-nascido de cinco meses, teria sido encontrado na cena do crime, sujo de sangue, em baixo de um carrinho de bebê. Ele está sob os cuidados da avó materna. 

A vizinha ainda disse que Bárbara e o marido brigavam constantemente, mas que nunca havia presenciado agressões físicas. Na madrugada desta sexta, o suspeito foi até a casa da vizinha, ensanguentado, pedir ajuda. Com ajuda de outros moradores, ela acionou a polícia. 

Segundo a delegada da Delegacia da Mulher de Porto Seguro, Elizabeth Salvadeu, o suspeito tem um procedimento de violência doméstica contra a própria irmã na delegacia de Itapetinga./G1

Prefeitura de Teixeira perde ação e Justiça obriga a gestão municipal a garantir a estabilidade dos agentes de saúde e endemias

 


Teixeira de Freitas: O Juiz de Direito, Dr. Roney Jorge Cunha Moreira, decidiu nesta quinta-feira, 28 de abril, que a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas deverá, no prazo de cinco dias, reintegrar os agentes de saúde e endemias em seus respectivos cargos, e caso tenham sido demitidos, incluindo-os na folha de pagamento do mês de agosto/2021, e com pagamento retroativo dos meses que eventualmente deixaram de receber. 

Os agentes entraram com pedido de antecipação de tutela, em face de Município de Teixeira de Freitas, sob a alegação de serem agentes de endemias junto ao município de Teixeira de Freitas por força do processo seletivo simplificado, decreto 114/2015, edital 002/2016, o qual apontava contratação para agente de endemias, com duração de 02 (dois) anos prorrogáveis por mais 02 (dois) anos, tendo os autores sido aprovados e convocados em setembro de 2016, contratados de fato em Fevereiro de 2017. 

Ocorre que na realidade, todos já eram contratados junto ao município antes do concurso em questão, na mesma função , sendo que alguns autores possuem mais de 07 anos de serviço junto ao município de Teixeira de Freitas, alguns já ultrapassam 10 (dez) anos de serviços prestados junto à PMTF, sendo que o último concurso findou em 17/02/2019, vindo a ser prorrogado até 17/02/2021. Os agentes alegam que possuem estabilidade em seus cargos, face o longo tempo de contrato que possuem junto à prefeitura. 

Segundo a defesa dos agentes, eles possuem legislação própria conforme Lei Federal 11350/2006, e que também são amparados por Lei Municipal 425/2007, que estabelece em seu artigo 9º, que os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias devem submeter-se ao regime de servidores efetivos do município, e que em razão da mudança de gestão, e temerosos por sua situação contratual, buscaram amparo na Justiça, a fim de assegurar o reconhecimento do seu direito de estabilidade.

 


Ao ser citada, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas apresentou contestação, arguindo inexistência de direito à estabilidade em cargo para o qual foram contratados temporariamente mediante Regime Especial de Direito Administrativo-REDA, pugnando ao final, pela total improcedência e pelo julgamento antecipado da lide, sem juntar documentos. Já os autores da ação, manifestarem em réplica, impugnando os termos da contestação e afirmando que o edital do referido certame não constava a modalidade "Reda" e sim, " processo seletivo simplificado". 

Segundo a decisão do magistrado, houve falha por parte da Administração Pública quanto à modalidade do processo seletivo e contratação dos servidores Requerentes, uma vez que agiu em desacordo com a lei. O magistrado citou o art. 198, §§ 4º e 5º da Constituição Federal; a Lei federal nº 11350/2006, que regulamentou o § 5º do art. 198 da C.F, em seus artigos 8, 9, 10, e seus incisos; e por fim, a Lei Municipal nº 425/2007, a qual dispõe sobre a criação de emprego público de agente comunitário de saúde e de endemias, no âmbito municipal. 

A Lei Municipal em seu Art.2º diz que o exercício dos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, dar-se-á, exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde -SUS do Município, na execução das atividades de responsabilidade deste ente federado. Parágrafo Único - Aplica-se aos servidores titulares dos empregos de que trata o caput deste artigo o regime estatutário adotado pelo Município. 

[...] 

“Com efeito, a legislação específica é cristalina ao dispor as regras quanto ao preenchimento de vagas e ao regime jurídico admitido para os servidores - agentes de combate às endemias, de modo que o equívoco cometido pela Administração quanto à forma do processo seletivo, ou seja, para contratação por prazo determinado, contrapondo a própria lei municipal, não pode nem deve ser depositado sobre os Requerentes, os quais, diga-se, vêm exercendo suas funções de forma regular, e possuem o direito de permanecer trabalhando, salvo as razões dispostas no art. 11 da lei municipal retro referida, que não é o caso”. 

[...] 

“Com essas considerações, e por tudo que dos autos consta, [...] JULGO PROCEDENTE, POR SENTENÇA, a ação para reconhecer a estabilidade do serviço público dos Requerentes, e, considerando tratar-se de emprego público, do qual dependem os Requerentes para sua subsistência... e determino ao Município Réu que, no prazo de cinco dias, Reintegre os Requerentes em seus cargos respectivos e garanta a estabilidade”.

 


O Juiz ainda estipulou multa de R$1.000,00 (hum mil reais) diário, além das demais cominações legais cabíveis, em caso de não cumprimento à decisão.

 

A decisão foi comemorada pelos agentes comunitários, que vinham sofrendo com o descaso e o desrespeito da gestão municipal. Segundo um dos agentes que entrou em contato com nossa reportagem, foi uma grande decepção essa administração, uma vez que o prefeito Marcelo Belitardo era conhecedor da causa, inclusive se reuniu com os agentes antes das eleições e prometeu apoiá-los e hoje virou as costas para a categoria./Edvaldo Alves/Liberdadenews  

A pedido do PT, Justiça determina retirada de outdoors de ACM Neto e Paulo Azi.


A Justiça Eleitoral determinou, por meio de liminar nesta quinta-feira, 28, a retirada dos outdoors que estavam espalhados pelo município de Alagoinhas com fotos de ACM Neto e do ex-presidente do DEM, o deputado federal Paulo Azi, por ferir a legislação e por caracterizar campanha eleitoral antecipada e crime eleitoral. Na liminar, a Justiça pede a remoção das placas no prazo de 48 horas. O Partido dos Trabalhadores entrou na justiça via Diretório Municipal de Alagoinhas com ação proposta pelo advogado Luís Vinicius de Aragão. 

Em liminar, a juíza Cristiane Cunha Fernandes, da 163ª Zona, afirma que “foram espalhados pela cidade de Alagoinhas diversos outdoors para promover a campanha antecipada, no qual estão as fotografias dos denunciados em proeminência”. Segundo a juíza, as fotografias tinham como finalidade tornar os nomes e imagens do ex-prefeito e do deputado conhecidos antes do período eleitoral, sob o pretexto de conferir o título de cidadão alagoinhense à ACM Neto. 

Presidente do PT Bahia, Éden Valadares criticou a postura do ex-prefeito de Salvador. “A estratégia de antecipar campanha que ACM Neto vem fazendo desde dezembro do ano passado não só é crime eleitoral, como um desrespeito à sociedade. Tudo tem seu tempo, sua previsão legal, o jeito certo de fazer. O que aconteceu em Alagoinhas tem se repetido pelo estado inteiro e cumprimentamos a Justiça por lembrar ao ex-prefeito que a Bahia não tem dono e que ninguém está acima da Lei”. 

O presidente do PT de Alagoinhas, Tárcio Mota, também ressaltou a decisão acertada da Justiça. “É importante para o processo democrático que a justiça cumpre o seu papel. É uma vitória da democracia que as irregularidades cometidas pela turma do atraso sejam coibidas”./bahianoticias

Neste sábado (30) é o Dia D de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid-19, em todos os PSF’s de Itanhém

 


Oportunizar o amplo acesso à vacinação do grupo alvo, prevenir doenças evitáveis, reduzir as internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, sarampo e covid-19. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Itanhém, por meio da VIEP - Vigilância Epidemiológica, com a realização do Dia D de Vacinação, que acontece neste sábado, dia 30, das 7:30 da manhã às 16:30, em todos os postos de saúde do município. 

Para tomar a vacina, é necessário levar o cartão SUS e cartão de vacinação. O público alvo para gripe são idosos, trabalhadores da saúde, crianças menores de cinco anos, gestantes e puérperas (pós parto), povos indígenas, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário e das forças de segurança. 

Para a vacinar contra o sarampo, o público alvo são trabalhadores da Saúde e crianças menores de 5 anos. Contra a covid-19 serão vacinadas pessoas a partir dos 5 anos de idade. 

Não esqueça: Dia D de Vacinação, neste sábado, dia 30 de abril, das 7:30 da manhã às 16:30, em todos os postos de saúde do município. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, prefeitura de Itanhém./[Jan Santos/Ascom PMI]

Criminoso troca tiros com a Polícia Civil de Caravelas e morre após ser transferido para o Hospital Municipal de Teixeira.


Caravelas: O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira, 29 de abril, por volta das 16h30, Rua Amarelina, no Bairro Palmeiras, em Caravelas-BA. De acordo com as informações, Reginaldo de Jesus Gomes, de 32 anos, vulgo "Gato", natural de Caravelas-BA, foi alvejado por disparos de arma de fogo, em uma troca de tiros com policiais civis da cidade de Caravelas. 

Segundo apurou nossa reportagem, o Reginaldo estava ameaçando o tio com uma arma de fogo, além de ameaçar colocar fogo na residência do tio. Os policiais civis, que já vinham investigando o Reginaldo, saíram em diligência, sob o comando do delegado titular, Marco Antônio Neves. Chegando à residência do Reginaldo, os policiais civis se apresentaram e pediram ao Reginaldo que saísse do imóvel, o que não foi atendido. 

Após cerco à residência, os policiais adentraram no imóvel pelas portas dos fundos, que estava aberta, momento em que flagrou o Reginaldo apontando a arma para o delegado. Mesmo após ordem para soltar a arma, o Reginaldo mirou e atirou na direção dos policiais, que precisaram revidar para parar a injusta agressão. 

Após o cessar fogo, o Reginaldo foi socorrido pelos policiais ao Hospital de Caravelas, e depois transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), indo direto para Centro Cirúrgico. Após cirurgia, o Reginaldo não resistiu e veio a óbito. Reginaldo responde a processos na justiça por tráfico de drogas, porte de arma, estupro e ameaças. 

Com o Reginaldo, a Polícia Civil apreendeu um revólver calibre 38, com 04 munições intactas e 02 deflagradas: além de 10 buchas de maconha; um tablete maior da mesma substância e alguns papelotes de cocaína. Um inquérito policial será instaurado para apurar as circunstâncias do auto de resistência./Lenio Cidreira/Liberdadenews

“Vergonha e decepção", diz João Roma sobre ACM Neto e Lula estarem abertos ao diálogo para o 1º turno.

 


O pré-candidato ao Governo da Bahia, João Roma (PL), comentou na noite desta sexta-feira (29), o fato de ACM Neto e Lula estarem abertos ao diálogo ainda no primeiro turno das eleições deste ano. A informação foi divulgada pelo colunista de O Globo, Lauro Jardim. 

"Está no caminho de replicar na Bahia a mesma frustração dos antigos apoiadores que viram Geraldo Alckmin ao lado daquele que lembra vergonha e decepção a muitos brasileiros", disse Roma. 

ACM Neto lidera as pesquisas na Bahia contra o pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, mesmo quando este está associado a Lula. 

A eventual aproximação entre Lula e Neto contrasta com a posição do senador Jaques Wagner (PT), que trabalha no sentido de frear um movimento em curso no interior da Bahia de lideranças favoráveis à volta do ex-presidente ao Planalto, mas entusiastas da eleição de ACM Neto ao governo do estado./BNews

Petrobras anuncia reajuste de 19% no gás natural a partir de domingo, com impacto em GNV e gás encanado.

 

A  Petrobras vai reajustar os preços de venda de gás natural  para as distribuidoras de todo o país em 19%, em média. Os novos valores começam a valer a partir de domingo. 

O gás natural é o usado nas residências que têm gás encanado e também é o mesmo do GNV, para abastecimento de carros. É ainda um insumo importante para várias indústrias. Este aumento, porém, não tem relação com os preços do gás de botijão. 

Avanço: Preço do gás de cozinha bate recorde e compromete 9,4% do salário mínimo em abril 

Negócios: Dona do Shopping Leblon se une à BRMalls e forma maior empresa do setor na América Latina 

No Rio: residências terão alta de 7% no gás e quase 20% no GNV 

A alta de 19% chegará para os consumidores finais com variações distintas.  Na média Brasil , para as residências, o impacto do reajuste anunciado pela Petrobras é de cerca de 4%, em média, segundo cálculos de fontes do setor. Isso porque o peso do custo Petrobras é de cerca de 20% no preço médio final para gás canalizado de residências. 

Novo preço vale até 31 de julho 

Apesar de o preço do gás natural vendido pela Petrobras ser corrigido apenas trimestralmente, os valores do GNV veicular este ano já estavam em forte alta nos postos. Isso porque outros combustíveis, como gasolina e diesel, tiveram grandes reajustes. 

Este ano, considerando os preços médios mensais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o custo do GNV nos postos do país subiu 9,74%. A gasolina teve alta de 8,62% e o diesel, de 23,47%. 

Já o valor do gás de botijão, que não tem relação com o preço do gás natural às distribuidoras e  também foi reajustado este ano pela Petrobras, teve alta de 10,94% desde dezembro, segundo a ANP. 

Segundo a Petrobras, a alta média de 19% se refere ao reajuste trimestral da molécula (que vincula  a variação do preço do gás às variações do petróleo tipo brent e da taxa de câmbio)  e a atualização anual que ocorre no transporte. 

O objetivo é  atenuar as volatilidades momentâneas e assegurar previsibilidade e transparência, diz a estatal. "Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)", informou a estatal. 

Esse novo patamar de preço vai vigorar até 31 de julho,  " conforme condição previamente negociada e estabelecida nos contratos firmados", disse a companhia. 

A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. 

Esse reajuste médio de 19% é em real por metro cúbico. E vale para toda as distribuidoras de gás natural do país. 

Tendência é de alta, diz Gas Energy

O reajuste trimestral nos preços do gás vai valer para todas as  distribuidoras que têm contrato de fornecimento com a estatal. O que muda, dizem analistas, é a fórmula como esse reajuste é calculado. 

Em janeiro deste ano, diversas distribuidoras renovaram o contrato de fornecimento de gás que passou passou a atrelar o preço do gás ao valor do petróleo e do câmbio. 

Mas, como algumas empresas entraram na Justiça para brecar esse novo contrato, continuou valendo o uso da fórmula com base em uma cesta de óleos. Estão nesse caso estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Sergipe e Minas Gerais. 

Rivaldo Moreira, sócio da Gas Energy, lembra que agora os contratos novos estão mais transparentes. Ainda sim, o percentual de reajuste vai depender do aval das agências reguladoras locais, que tendem a definir os aumentos para cada tipo de consumidor. 

- De qualquer forma, não há sinalização no curto prazo de que os preços vão ceder. E isso é mais um desafio para a competitividade, em especial à indústria que depende do gás - disse Moreira./oglobo

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Marido de Sasha, João Figueiredo revela fim após expor quem Xuxa realmente é: “Foi rápido”

Marido de Sasha revela fim após expor quem Xuxa realmente é (Foto: Reprodução)

A famosa modelo e filha da ex-apresentadora da Globo Xuxa, Sasha Meneghel voltou a ter o seu nome circulando nas redes sociais. Isso porque, a artista chamou atenção dos seus admiradores mais uma vez após o seu marido, João Figueiredo expor a sua mãe publicamente. 

Já não é mais novidade para ninguém que a herdeira de Luciano Szafir e o cantor gospel são um dos casais jovens mais amados entre o público. Por causa disso, os pombinhos sempre fazem questão de publicar sua rotina e viagens no Instagram, deixando os seus admiradores encantado. 

No entanto, se tudo sair como a contratada da Globo espera, logo logo a família aumentará. A loira afirmou que deseja muito ser avó e está ansiosa pelo momento em que sua filha lhe dará um neto. Além disso, Sasha, já pontuou que pretende ser mãe nova. 

Entretanto, sua prioridade é curtir o casamento neste momento, mas vez ou outra surgem boatos de um suposto bebê. Em suma, recentemente João Figueiredo publicou uma foto com a mão na barriga da modelo e todos foram à loucura. Na ocasião, inclusive, nos comentários, muito foi comentado. 

João Figueiredo, Sasha Meneghel e Xuxa (Foto: Reprodução)

“Tem baby aí!”, disse um. “Imagina o filho deles que coisa mais linda”, pontuou outro. “Não vejo a hora deles anunciarem gravidez”, declarou mais um. Contudo, isso não foi a única coisa que chamou atenção dos internautas. 

Há poucas semanas, o cantor causou ao expor Xuxa sem medo de retaliações. A apresentadora estava completando mais um ano de vida, e o artista decidiu revelar o quão especial ela é para ele. 

“Além de todos os recordes, números, pioneirismo e excelência em tudo que faz (que todo mundo sabe)”, começou. Por fim, ele fez questão de demonstrar seu amor e carinho. “Seu coração é gigantesco, quem convive contigo é a prova disso. Obrigado por sempre cuidar de mim como um filho. Amo você”./aaronturatv

Congresso aprova PLN que facilita redução de preços dos combustíveis


O Congresso aprovou hoje (28) um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem necessidade de compensar a perda de arrecadação. Normalmente, sempre que um ente federativo aceita perder arrecadação (com redução ou isenção de tributos, por exemplo) é obrigado a indicar uma outra fonte de recursos para fazer a compensação. Com a aprovação desse projeto, essa indicação não será necessária. 

Na prática, a medida facilita a redução de tributos de combustíveis, o que pode refletir em um preço menor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha para a população. Em seu parecer, o deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA), relator do PLN, disse que o aumento nos preços dos combustíveis é devido a uma “combinação de diversos fatores”. 

O parlamentar acrescentou que isso tem provocado discussões no Congresso em busca de alternativas para “suavizar a alta”. “O PLN pretende criar condições para a devida avaliação e aprovação de propostas que incorporem redução de tributos incidentes na formação dos preços dos combustíveis”, afirmou o deputado em seu parecer. 

Plano Safra 

A votação dos PLNs só pode ocorrer em uma sessão do Congresso Nacional, onde deputados e senadores votam esse tipo de projeto e decidem sobre a derrubada ou manutenção de vetos do presidente da República. Nessa sessão, os parlamentares também aprovaram um PLN que abre crédito de R$ 2,57 bilhões para recomposição de despesas com pessoal do Executivo e o reforço de dotações do Plano Safra 2021/2022. 

O Plano Safra é uma iniciativa do governo federal que orienta a destinação de recursos para a cadeia do agronegócio e viabiliza o financiamento e a securitização da atividade agrícola e comercialização da produção em todo o Brasil. O projeto aprovado hoje destina R$ 868 milhões a ele. Os PLNs aprovados hoje seguem para sanção presidencial. 

Vetos 

Os parlamentares também analisaram vetos presidenciais. A maioria dos vetos analisados hoje foram mantidos. Entre eles, o veto de trecho de lei que proibia a divulgação, publicação ou disseminação de vídeos ou imagens de crimes de trânsito ou infrações. 

Outro veto mantido diz respeito ao processo de privatização da Eletrobras. A Câmara derrubou dois vetos, mas o Senado decidiu mantê-los. Esses trechos previam como responsabilidade da Eletrobras a realocação de moradores ocupantes de faixas de transmissão. Haveria prioridade desses moradores para a ocupação de casas construídas pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela. 

Outros vetos sobre o mesmo assunto continuam pendentes. Um dos trechos vetados prevê o aproveitamento, pelo Poder Executivo, de funcionários da empresa demitidos nos 12 meses após a desestatização. A oposição considera a derrubada desse veto muito importante e decidiu entrar em acordo com a base do governo para deixar a apreciação desse veto para a próxima sessão, possivelmente na próxima semana. Isso dará tempo para parlamentares de oposição tentarem construir um acordo a favor da derrubada desse veto. 

Também foi mantido um veto em relação ao marco legal das startups. Um dos trechos vetados permitia ao investidor pessoa física compensar os prejuízos acumulados nas fases iniciais da startup com os lucros apurados na venda de ações obtidas posteriormente. Foi vetado ainda dispositivo que determinava à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentar condições facilitadas para o acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais. 

A sessão de hoje também marcou a rejeição de um veto ao Projeto de Lei do Orçamento de 2022 (PLN 19/21), já convertido em lei. Os parlamentares optaram por incorporar à LOA 2022 mais R$ 97,8 milhões para apoio à implantação e a modernização de infraestrutura para o esporte educacional recreativo e de lazer./agenciabrasil

Subcomandante da 43ª CIPM/Itamaraju é condecorado no Comando de Policiamento da Região Sul

 


Na manhã desta sexta-feira (29), aconteceu na sede do Comando de Policiamento da Região Sul, em Ilhéus, uma cerimônia militar em homenagem a Tiradentes, patrono das policiais militares, e de entrega da Medalha Marechal Argolo - Visconde de Itaparica às autoridades que foram agraciadas com a referida condecoração. 

Na oportunidade, o Capitão PM Sidney Rodrigues de Oliveira, subcomandante da 43ª CIPM, foi também um dos condecorados, recebendo a medalha do Coronel Vanderval, comandante do CPRS, ato que também foi acompanhado pela Major Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju. 

O Capitão Sidney Oliveira conta com 19 anos e ingressou na Corporação como Soldado, servindo desde o início da carreira na 43ª CIPM e em Itamaraju, sua cidade natal, onde exerce as suas atividades com profissionalismo, contando com relevantes serviços prestados e mantém uma boa relação com a tropa e a comunidade local. 

A Medalha em questão é uma das mais altas condecorações da Polícia Militar da Bahia, sendo concedida a autoridades civis e militares, através de ato do Governador do Estado, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à Corporação e à sociedade./ bahiaextremosul

Jucuruçu no escuro: População reclama da falta de iluminação pública em todos os distritos do município

 

 Essa é a Rua Tiradentes de Jucuruçu, chagada da cidade.  

A iluminação pública é um direito dos moradores e, pela Constituição Federal, cabe às prefeituras organizar e prestar esse serviço. Cada município recolhe de acordo com a legislação local, o valor da CIP ou COSIP, Contribuição de Iluminação Pública, cobrada dos moradores nas faturas de energia elétrica. 

O dinheiro vai para a manutenção, reparos e melhorias no sistema de iluminação das vias públicas. O problema é que muita gente paga, mas não tem esse benefício. 

É um contraste. Nos centros das cidades, ruas bem iluminadas, mas à medida que nos afastamos em direção aos bairros a escuridão aumenta. E isso provoca aumento da violência. 

“A falta de iluminação pública ela favorece o desenvolvimento do crime em três momentos fundamentais. Em primeiro lugar, na realização do crime em si, porque a vítima é pega desprevenida no escuro. Em segundo lugar no ato criminoso, porque dificilmente o criminoso que pratica o crime no escuro é reconhecido e por fim na rota de fuga, uma vez que sem iluminação a perseguição do criminoso, se não tiver no seu imediato encalço, se torna muito mais difícil”. 

Moradores relataram que postes estão sem iluminação há meses, o que gera medo e falta de segurança; todos sabem que é lei a iluminação pública. 

"Fico bastante temerosa. Dá bastante insegurança porque é totalmente escuro. Até você abrir o portão, não sabemos se alguém está escondido ali. É tão escuro que nem conseguimos visualizar direito quem está em nossa frente", disse uma moradora aqui na sede. 

Para a comerciante que pediu para não citar o seu nome, a história não é diferente. Ela, que reside na Rua principal, no distrito do Coqueiro, também enfrenta o medo com a falta da iluminação pública. 

"Estamos há muito tempo com postes sem iluminação. É um perigo! Não saio de casa porque tenho medo. Na escuridão, corremos risco", disse a comerciante. 

Inúmeros bairros que foram afetados pela falta de iluminação pública, gerou reclamações de usuários nas redes sociais. Moradores do distrito, ITAMARATI, ÁGUA LIMPA, SÃO JOÃO DA BOA NOVA (PALHA), MONTE AZUL, REFUGADO, COQUEIRO, ATÉ MESMO AQUI DA SEDE estão furiosos e temendo pela segurança. 

Esse fato está tão grave que chegou ser pauta da Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Jucuruçu/BA, nesta quinta-feira, 28 /04/2022 - em suas falas os vereadores afirmavam que Moradores reclamam de escuridão e insegurança em todos os distritos do município de Jucuruçu: 'Estamos expostos ao perigo'. 

Segundo eles, a escuridão deixa o local perigoso e todos são obrigados a conviver com a insegurança. "Estamos expostos ao perigo", disse o professor xxxxxxx. Quando toda a luz do dia acaba tudo fica escuro. O professor disse que ele e todos os vizinhos estão com medo. "Risco de trafegar, de andar por ruas que não têm iluminação. Pessoas que precisam voltar do trabalho à noite ou sair cedo", reclamou. 

O problema é grave e está em várias ruas, de Monte Azul. Os moradores reclamam, reclamam, ao administrador e nada é feito. 

O professor lamenta ter que se acostumar com ruas escuras. "A gente fica sem saber quando, de fato, a iluminação pública dessas ruas vai ficar pronta". 

As lâmpadas queimaram e não foram trocadas, será que temos que comprar do nosso próprio bolso, às vezes tem muitos furtos e a população reclama muito disso", conta. 

O que diz a Prefeitura de Jucuruçu. Segundo afirmou a vereadora Cida Vieira, que na sede ás lâmpadas antigas serão todos substituídas por lâmpadas de LED e ela disse que ás mesmas já chegaram só não sabemos quando que acontecerá a substituição. 

Recentemente o vereador Fredson Gonçalves - o Fredi do Hospital gravou um vídeo em uma das ruas principais de Jucuruçu, e causou uma grande revolta na cidade ao ver a real situação de Jucuruçu, onde estamos na verdadeira escuridão. 

Bem antes mesmo de esse assunto ser questionado na Câmara de Vereadores, a redação do jucuru net já vinha recebendo vários vídeos, fotos e áudio de toda parte dos moradores dos distritos de Jucuruçu, onde o povo está muito revoltado e no entanto amedrontado com a tal situação.  

Esperamos que a atual gestão venha sanar esse grave problema o mais rápido possível, porque o povo está nervoso e com toda razão. Teve uma pessoa que fez o seguinte comentário, que chic, Jucuruçu, está super romântico, pois estamos passeando em Ruas a luz de velas. Ironizou 

Secretaria de Saúde realiza triagem para Mutirão de Oftalmologia em Itanhém

 

A Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de abril, através do Instituto Mais Visão, a triagem para o Mutirão de Oftalmologia, que ocorrerá na semana que vem, dos dias 05 a 07 de maio. 

Cerca de 500 pacientes já passaram pelo processo de triagem, que começou hoje, quinta (28), no PSF-08 (Bairro Leopoldina Botelho) e se encerrará nesta sexta, 29, com previsão de atendimento de 700 pacientes. 

O mutirão, que acontecerá dos dias 05 a 07 de maio, no PSF-08, disponibilizará 1.200 vagas de atendimento para a população. 

Quem tem interesse de participar do mutirão, deve comparecer na unidade mencionada levando os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência (xerox) e número de telefone. 

Lembrando que, no local, o uso de máscara e o distanciamento social é obrigatório.

O mutirão realizará exames oftalmológicos para detecção de patologias, catarata, exame do fundo dos olhos, glaucomas e outros, totalmente gratuito. 

Em vídeo, a secretária da Saúde, Aline Araújo, falou sobre a ação e adiantou ainda que o prefeito Mildson Medeiros confirmou mais um mutirão, desta vez, do glaucoma.

 

Não esqueça: O Mutirão de Oftalmologia será realizado dos dias 05 a 07 de maio, no PSF-08, bairro Leopoldina Botelho, fundos da AABB./Jan Santos ASCOM PMI

Vídeo - Tubarão-tigre é fisgado por pescadores na praia de Coroa Vermelha


Pescadores pegaram uma tubarão-tigre de 3,5 mts na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

O feito atraiu a atenção de turistas e moradores que estavam no local. O animal foi trazido para a areia, já morto, com a ajuda de pescadores e banhistas.

Segundo Angelita Cogo, bióloga e instrutora de mergulho da Aloha Aquaturismo em Cabrália, o tubarão tigre é encontrado em regiões temperadas e subtropicais do oceano, sendo raro de ser visto nadando na costa brasileira./bahiaextremosul

Governo do Estado investe R$ 20 milhões na construção de nova escola em Teixeira de Freitas


O Governo do Estado da Bahia irá construir uma nova unidade de ensino em Teixeira de Freitas na área onde antes estava instalada o 4º Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual, na Avenida Presidente Getúlio Vargas. A nova escola contará com investimento de R$ 20 milhões e a estrutura a ser oferecida à comunidade escolar dispõe de 24 salas de aula, auditório para 175 pessoas com camarins e área técnica, biblioteca, laboratórios, salas multimídia e de dança, além de refeitório e cozinha industrial. 

O complexo também oferecerá importante incentivo à prática esportiva já que contará com piscina, quadra poliesportiva com arquibancada, campo com gramado sintético e vestiários. Esta nova unidade escolar faz parte do investimento de R$ 3,5 bilhões que o governo baiano aplica na área de educação em toda a Bahia. 

Para que a construção da nova escola fosse viabilizada, os policiais que integram o 4º Pelotão da PRE foram devida e adequadamente instalados nas dependências do Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), em Teixeira de Freitas. 

A transferência do pelotão para a nova localização em nada prejudicou o serviço prestado à população e sem interrupção da atividade policial./bahiaextremosul

Programa Alcobaça Mais Iluminada contempla bairro Novelo em Alcobaça realizando troca de lâmpadas


A Prefeitura Municipal de Alcobaça, por meio da Secretaria de Obras, vem realizando ações de manutenção com a troca de lâmpadas nas ruas e bairros da cidade, o serviço que será feito em diferentes pontos da cidade, desta vez atendeu os moradores do bairro Novelo. 

A iluminação pública é um serviço essencial para a qualidade de vida noturna da população, para a segurança pública, para o tráfego de veículos e pedestres e também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e foi pensando nisso que a troca de lâmpadas foi realizada, as antigas lâmpadas de vapor de sódio amarelas foram substituídas por uma iluminação moderna com lâmpadas em LED. 

Os moradores que ansiavam pela modernização se disseram felizes com a novidade e agora se sentem muito mais seguros com a movimentação noturna no bairro. 

O Prefeito Zico de Baiato ressaltou a importância da manutenção na iluminação e comemorou mais um bairro sendo contemplado;./bahiaextremosul

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Teixeira: Moção de pesar na Câmara lamenta morte de Raunis Carlos.

 

A Moção de Pesar 35/2022 foi aprovada na sessão da última terça-feira, 26 de abril, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. 

A proposição é de autoria do vereador Ariston Pinheiro em condolências ao falecimento de Raunis Carlos, de 31 anos. A moção destaca que o servidor público lotado na secretaria municipal de Projetos Estratégicos e Gerenciamento de Convênios era muito querido. 

“Sua ida nos entristece e os seus familiares, amigos e conhecidos que conviveram com o seu modelo de vida e exemplo, sentem profunda saudade e a falta que deixará com o seu partir”, escreveu Ariston. 

Raunis morreu na noite do último dia 16, após se envolver em um acidente na Avenida Getúlio Vargas. O servidor fugiu do local sem prestar socorro às vítimas, e tombou o carro logo à frente. Durante uma confusão, e acusação de que ele teria matado os ocupantes da moto que havia acabado de atingir, foi baleado com três tiros por um homem que chegou ao local,  estacionou a moto na rua Nilo Peçanha e já chegou atirando no servidor. 

Raunis chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal, mas não resistiu. A Polícia investiga o caso./ SulbahiaNews

Homem de 62 anos é encontrado morto dentro de casa no Bairro Vila Caraípe já em estado de decomposição.


Teixeira de Freitas: Um corpo do sexo masculino foi encontrado na noite da última quarta-feira, 27 de abril, por volta das 19h35, na Rua Manhã Dourada, no Bairro Vila Caraipe, na cidade de Teixeira de Freitas. 

O SAMU foi acionado, e chegando ao local, o corpo estava em estado de decomposição. Os vizinhos sentiram falta de Josias Brito Freitas, de 62 anos, e começaram a procurá-lo. Josias era frequentador assíduo de um bar próximo. A vítima já tinha um histórico de embriaguez, e segundo os familiares, Josias estava há 03 (três) dias como desaparecido. 

O corpo foi encontrado no interior de um dos quartos. Policiais Militares da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, realizaram os trabalhos de praxe. Após perícia de local, que ficou a cargo da Polícia Técnica (DPT), a delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. Segundo apurou nossa reportagem, não há evidências visíveis de violência e ao que tudo indica, trata-se de uma morte natural. A necropsia irá confirmar essa informação./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Pescadores que mataram tubarão-tigre em Coroa Vermelha podem responder por crime ambiental


Um grupo de pescadores de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, capturou, nesta quinta-feira (28), um tubarão-tigre. Pescado de madrugada em alto mar, o animal foi levado pelos três pescadores até a beira da praia por volta das 9h. Vídeos e fotos divulgados nas redes sociais mostram os homens arrastando o tubarão, de vários metros de comprimento, na beira do mar e o levando até o local onde foi cortado em vários pedaços, para ter sua carne e barbatanas consumidas. 

“Eles pescaram em alto mar, com rede e espinhel, e mataram o tubarão a pauladas. Chegando na praia, levaram para fazer os cortes para consumo e venda”, disse o secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália, Fernando Ricaldi. Ele afirmou que será aberto um procedimento para apurar o fato e, se for o caso, punir os envolvidos. 

Segundo Ricaldi, embora o tubarão-tigre não seja uma espécie em extinção, os pescadores podem responder por crime ambiental devido à forma como capturaram o animal. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, abusar, maltratar ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é considerado crime ambiental (artigo 32). A pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa. 

UMA DAS MAIORES ESPÉCIES DE TUBARÃO – Predadores como o tubarão-tigre são essenciais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas oceânicos, já que são eles que controlam as populações de outros animais. Apesar de ainda não ter entrado em extinção, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) considera o tubarão-tigre uma espécie quase ameaçada. 

O biólogo e professor da UFSB Leonardo Evangelista Moraes disse que, pelas imagens, tudo leva a crer que se trata de um adulto, por ter mais de dois metros de comprimento, mas não foi possível identificar se era macho ou fêmea. 

POTENCIAL DE RISCO PARA BANHISTAS – Segundo ele, tanto essa espécie, como o tubarão-branco, também comum no Nordeste, tem um potencial de risco para os banhistas, pois são carnívoros e bem curiosos. “Muitas vezes, eles podem fazer uma primeira investida para conhecer a presa, mas, considerando que estamos falando de um animal de mais de dois metros, uma mordida de curiosidade pode já fazer um acidente importante com um ser humano”, explicou. 

Moraes destacou, porém, que, até pelo tamanho do animal, é extremamente raro ele se aproximar tanto da praia a ponto de representar uma ameaça aos banhistas. “Numa praia rasa, no local onde os banhistas estão, além de não ter alimentos que sustentem esses bichos, a profundidade muito rasa pode deixá-los vulneráveis ao encalhe”, observou. 

O biólogo enfatizou que os tubarões só representam uma ameaça real quando o banhista está em uma praia que tenha um canal mais profundo próximo, ou em áreas de desequilíbrio ecológico, em que os animais estão sem acesso as suas presas mais comuns. “Esses dois casos acontecem, por exemplo, na cidade do Recife, de onde temos sempre relatos desse tipo de encontro infeliz. Não é o caso, pelo menos até o momento, da região de Porto Seguro e Cabrália”, comentou.

 

Moraes afirmou que, apesar de os tubarões serem comuns na Costa do Descobrimento, em oito anos que ele mora na região, nunca ouviu relato de acidentes envolvendo esses animais./Radar64

Vereda: APLB comemora precatórios do FUNDEF e licença-prêmio para educadores


Prefeito de Vereda, Manrick Teixeira

Após anos de muitas lutas e mobilizações, os trabalhadores da educação do município de Vereda comemoraram, na última semana, duas novas conquistas para a categoria: a concessão de indenização (conversão em pecúnia) de licenças-prêmio para 59 trabalhadores da educação do município; e o rateio dos precatórios do extinto FUNDEF. 

Rateio dos precatórios 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, publicou na última sexta-feira 22, no Diário Oficial do Município, o Edital de Chamamento Público nº 001/2022 – que estabelece critérios para habilitação dos profissionais do magistério do Município, objetivando repassar os valores dos precatórios do extinto FUNDEF. De acordo com o edital, terão direito ao repasse os professores da Rede Municipal de Ensino, que atuaram nos períodos de 1º janeiro de 1997 à 31 de dezembro de 2006 e de 1º janeiro de 2007 a 31 de maio de 2020, tantos os servidores estatutários, celetistas ou contratados por tempo determinado. Em caso de falecimento do servidor com direito ao rateio, os seus herdeiros têm direito a perceber os valores. 

Para o professor Claudio Adão P. da Silva, coordenador do núcleo de APLB de Vereda, essa conquista se deu após muitas lutas: “ greves, mobilizações nas ruas, ocupações na Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Prefeitura. Nosso Jurídico moveu ações judiciais e conseguimos bloquear mais de R$ 6 milhões dos recursos oriundos dos precatórios do FUDEF em 2018. Agora, finalmente, nossa luta foi honrada. Após o Governo Federal sancionar a lei que garante o pagamento dos precatórios do FUNDEF aos trabalhadores o prefeito de Vereda, provou seu comprometimento com a educação do município, e publicou o Chamamento Público, para identificar e habilitar os trabalhadores que possuem direito a receber o rateio dos precatórios”, comemorou o professor 

Licenças-prêmio 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, também publicou no Diário Oficial do Município, edição de quarta-feira (20/04), as Portarias 162 e 163/2022, que tratam das concessões de licenças-prêmio para 59 professores da rede municipal de ensino. De acordo com a portaria, a licença de 90 dias está sendo concedida de forma fracionada. Os trabalhadores gozarão de 30 dias e os demais 60 dias serão convertidos em pecúnia (indenização). 

O sindicalista Claudio Adão P. da Silva parabenizou os trabalhadores da educação pelas conquistas. “Sempre unida, nossa categoria nunca fugiu da luta. Foram muitos anos de enfretamento à gestão municipal, em governos anteriores, no objetivo de garantir nossos direitos legais. Agora, na atual gestão, o prefeito municipal está atendendo o pleito da APLB/Sindicato. Esperamos em breve comemorar também a gestão democrática nas escolas, garantido o direito de toda comunidade escolar a escolha de seus representantes nas unidades de ensino. Parabéns trabalhadores e trabalhadoras, pois só conquista quem luta”, finalizou./sigaanoticia

Feminicídio: Jovem de 24 anos é brutalmente assassinada a golpes de facão pelo ex-marido em Itamaraju


Itamaraju: O caso está sendo investigado como Feminicídio, pois o ex-marido da vítima foi visto no local do crime, correndo e fugindo em uma motocicleta Honda Pop-100, de cor vermelha, com placa de Itabela. A vítima foi identificada como sendo, Luana Correia Gonçalves, 24 anos. 

O crime aconteceu nesta terça-feira 27 de abril, na estrada de Itamaraju a Campo Alegre, na Fazenda Paraíso, Zona Rural de Itamaraju. Segundo informações, a vítima estava colhendo café, quando o autor a surpreendeu com vários golpes de facão. O suspeito, Gidevaldo Oliveira de Jesus, mais conhecido por "Gil", foi visto no local, de calça jeans, tênis vermelho e capa preta. 

Ainda segundo informações, o "Gil" está separado da Luana há 03 semanas. O delegado titular de Itamaraju, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo ao IML de Itamaraju. Um inquérito policial vai ser instaurado para investigar o crime./Edvaldo Alves/Liberdadenews/Foto: Itamarajunoticias

Justiça Eleitoral julga improcedente processo de Ariston Pinheiro contra o vereador Joris de Gel


Teixeira de Freitas: A Justiça Eleitoral de Teixeira de Freitas decidiu pela improcedência do processo de número: 0600949-632020650183, que investigava o vereador Joris de Gel (PP) sobre acusação do crime de abuso do poder político e econômico. A investigação judicial eleitoral foi aberta após a provocação do candidato, à época, Ariston Pinheiro da Costa, atualmente suplente de vereador, e que assumiu provisoriamente o mandato em decorrência de um acordo firmado com o atual secretário de Assistência Social, Marcelo Teixeira (PSDB) e o prefeito Marcelo Belitardo (UNIÃO). 

Na ação, Ariston provocou a Justiça pedindo a cassação do mandato do vereador, alegando que Joris de Gel estaria se aproveitando do mandato político e do poder de legislador para se colocar em destaque, usando maquinários da Prefeitura Municipal, propaganda de táxis, e violando as normas sanitárias do combate ao Covid-19. Na decisão judicial, o Juiz da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas, Dr. Argenildo Fernandes, apontou que nas alegações de Ariston faltaram provas contudentes, bem como rol de testemunhas que comprovassem tais crimes. 

O juiz arguiu que os elementos apresentados não davam sustentação às acusações, e que sua manifestação não estava fundamentada de acordo com o ordenamento jurídico. Além disso, o juiz não viu conduta ilegal por parte do vereador Joris de Gel, que pudesse beneficiá-lo ou alterar o resultado do pleito eleitoral. Na decisão, o juiz concluiu ainda, que a Justiça trabalha de forma séria, e que não compactua com tais crimes, buscando sempre a igualdade eleitoral no processo e a defesa da vontade soberana do povo. 

O Liberdade News ouviu o vereador Joris de Gel, o qual disse que a vontade de Deus e do povo foi escutada mais uma vez. "Tenho sido perseguido desde as eleições municipais, e em nenhum minuto de minha caminhada até aqui eles deixaram de me perseguir. Já entraram em minha vida pessoal, fizeram uma varredura para encontrar algo que pudesse abonar minha conduta e me tirar da política, mas também em nenhum momento deixei de segurar nas mãos de Deus, do Senhor dos Exércitos. Apesar de todas as maldades, sempre acreditei na justiça dos justos, e a resposta está aí outra vez". 

Ariston Pinheiro assumiu o mandato após 8 meses de legislatura, quando o prefeito Dr. Marcelo Belitardo substituiu a secretária de Assistência Social, à época, Drª. Carla Rodrigues, e apostou no vereador Marcelo Teixeira (PSDB) para exercer o cargo de Secretário. Nos bastidores se comenta que a ação de substituição teria sido para frear o posicionamento político do vereador Joris de Gel, uma vez que o atual suplente de vereador (Ariston) era inimigo declarado do pai de Joris (Gel Lopes). 

Logo de início, após assumir o cargo de vereador, Ariston foi indicado pelo prefeito para ser o líder do governo na Câmara, e enfrentar os embates com Joris de Gel e demais vereadores da oposição. Com essa decisão da Justiça Eleitoral se encerra uma acusação ocorrida no transcorrer do processo eleitoral de 2020, com vitória do vereador Joris de Gel./Edvaldo Alves/Liberdadenews

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Jucuru net parabeniza Palmópolis - MG, pelos os seus 30 anos de emancipação política

 


Palmópolis - MG, 27 de Abril 2022, comemora 112 anos de História e 30 anos de emancipação política. 

Aqui está uma linda dedicatória escrita por uma palmopolense, Ana Soares - segue o texto: 

27 de abril o aniversário de Palmòpolis ️. Lugar onde passei minha infância até os oito anos de idade, depois fui morar no litoral de São Paulo, conheci outras culturas, outras paisagens, formidáveis por sinal, porém nenhumas delas me tirou  o encanto e a paixão por esse pequeno lugar . 

O cheiro de mato, a terra molhada, os banhos de cachoeira, onde aprendi a nadar.

O café coado, fresquinho no pilão pilado, não dá pra comparar. O biscoito de polvilho, o requeijão, o queijo para acompanhar. 

Sabor inigualável no capricho do cultivar. Das mãos calejadas do homem e da mulher do campo, guerreiros a sonhar. 

Despertando com o cantar do galo, uma coisa eu te falo:

Melhor vida não há! 

O tempo passa, sinto o nosso povo um pouco acanhado, poucos jovens carregam o legado daquele seu antepassado. Muitos até se envergonham de suas origens.

Como eu queria que minha mãe, dona Calú ainda tivesse saúde e disposição para eu orgulhosamente poder ir para a roça com ela, ela deixou seu legado. 

Uma das primeiras mulheres a trabalhar na associação, de onde tirava o sustento de seus filhos entre outros trabalhos como limpar manga e trabalhos domésticos em casas de família, sua tristeza e lamento é não poder mais trabalhar. 

Assim como a minha mãe, têm as mães e pais de enfermeiras (os), pecuaristas, professoras, diretoras prefeitos, vereadores, pequenos empresários e muitos que atingiram sucesso na vida através de mãos bem lutadoras. 

Palmópolis evoluiu muito e tem muito a evoluir. É sonhar muito, sonhar com o dia que seus filhos não precisarem mais sair daqui! Todos que saem, saem capacitados a lutar. 

Carregam a saudade no peito e o sonho de retornar. Porque todos amam esse lugar.     Ana Soares. 

O autor desta homenagem aqui é outro  palmopolense - Randal Renye -  segue o texto: 

Considere esse canto, aqui é o nosso lar, nossos costumes e culturas, nele muitos que você ama, muitos que você conhece, muitos de quem você já ouviu falar dentre várias gerações, amigos e famílias já que existiram aqui viveram suas vidas. 

A totalidade de nossas alegrias e sofrimentos, centenas de pessoas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e pescador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor, cada casal apaixonado, cada mãe e pai, cada crianças esperançosas, cada exploradores, cada educador, cada político, cada santo e pecador já viveu aqui. 

Nossa cidade é um palco muito pequeno em uma imensa área terrestre, pense nas quantidades de cidades como estão espalhadas em cada canto do planeta, nos quais são cidades imperceptíveis de um outro canto. 

Goste ou não, por enquanto, aqui é onde estamos estabelecidos, nossa cultura é o maior patrimônio de uma sociedade. Devemos preservar a nossa história. 

Parabéns Palmópolis, são 112 anos de história, e 30 anos de independência política. Essa é minha singela homenagem há Palmópolis, minha eterna e querida cidade que amo muito.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.