Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de novembro de 2020

Os 12 mandamentos do futuro prefeito de Jucuruçu

 

1-"limpar" a prefeitura no primeiro dia de mandato. 

2- mandar fazer uma auditoria em todos os atos da administração anterior. 

3- colocar gente honesta e competente nos cargos de responsabilidade, se possível sem vínculo político. 

4- tornar as contas e atos da administração transparentes. 

5- cancelar o concurso público sob suspeita. 

6- não ceder a políticos mal preparados e dar emprego

 para cupinchas deles a fim de promover a justiça salarial entre o funcionalismo municipal, onde 10% ganha salário de 1º mundo e 90% de 3º mundo. 

7- parar de nomear apaniguados para comporem os Conselhos Municipais. 

8- não dar sequência a contratos milionários que são contestados judicialmente ou pelo tribunal de contas, a fim de poupar que o patrimônio do Município transferido para particulares. 

9- dar o exemplo pessoal como autoridade do Município, ou seja, não beber, não ser mentiroso, não ser promíscuo, respeitar a família sob todos os aspectos, não ser desonesto e achar que ninguém vai ficar sabendo dos trambiques, não fazer acertos em detrimento do Município, não pagar veículos de comunicação para se livrar de críticas, maracutaia enfim, que seja um homem ou mulher de verdade. Que a dignidade seja o caminho escolhido. 

10-Cumprir e fazer cumprir as Leis. 

11- Não deixaras faltar Médicos e Medicamento nos postos de Saúdes e nem no Hospital Municipal de nossa Cidade.

12- Manter sempre nossas estradas transitáveis. 

Um bom prefeito não é aquele adorado, idolatrado, e sim aquele respeitado. 

O bom prefeito é aquele que têm consciência de seu poder perante a opinião do povo; o bom prefeito é aquele que se esforça para ser honesto, sem que para isto tenha que ser humilde; o bom prefeito sabe ouvir, observar, para somente daí tomar as decisões importantes, há de ser esperto muito mais que inteligente, é aceitável admitir erros de um bom prefeito, mais a burrice vem de burro, jumento, esta ninguém aceita. 

O bom prefeito, principalmente os de cidades pequenas, é aquele que anda sempre sem dinheiro no bolso, o bom prefeito é aquele que é bom sem ser idiota, sem ser pateta, um bom prefeito é raro, sua existência incomoda, ou será que ele não existe? Um dia a gente encontra um destes, vamos continuar procurando...

O endereço é logo ali, Colatina - ES, onde você encontrará o prefeito revelação do Brasil Sergio Meneguelli. Segue o líder 

Eleitor poderá acompanhar apuração por meio de aplicativo

  

Com o objetivo de facilitar o acesso de eleitores e da sociedade em geral ao resultado das Eleições Municipais 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou os aplicativos ‘Resultados’ e ‘Boletim na Mão’. Ferramentas permitirão, de forma rápida e transparente, acompanhar e obter os resultados do pleito. 

Com o app Resultados, o cidadão, além de acompanhar, poderá – a partir dos votos já apurados – obter os resultados das eleições em sua cidade. Já o Boletim na Mão disponibilizará uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito. 

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as funcionalidades dos apps, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou, no canal oficial do Órgão, vídeo explicativo sobre as ferramentas. Na filmagem, a servidora Silvana Caldas (chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral) informa a praticidade e comodidade que os aplicativos dispõem. 

App Resultados 

Depois da instalação do app no dispositivo móvel (Google Play ou App Store), basta adicionar a unidade da Federação (UF) e o município sobre o qual quer saber o resultado. Feito isso, o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada. 

Após a totalização, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, onde os interessados poderão buscar os resultados sem a necessidade de intermediários. 

Boletim na Mão 

Por meio do app, qualquer cidadão poderá obter uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção. 

Esse relatório é chamado de Boletim de Urna (BU), cujo QRcode que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão, que guardará a imagem no próprio dispositivo móvel.

Para realizar a leitura da imagem (QRcode) impressa no Boletim de Urna, não é preciso conexão com a internet. 

A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.

Homem é executado a tiros de pistola "Ponto 40" em oficina de motos em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu no início da tarde deste sábado, 14 de novembro, por volta das 12h00, na Rua Lourivaldo Santos de Jesus, no Bairro Jardim Caraípe, nos fundos de uma oficina de moto, que fica de frente para a Av. Padre Anchieta ,(Ofertão Motos). 

A vítima foi identificada como sendo, Robert Cássio Ferraz Brito, 28 anos, o “Robinho”, morador do Bairro Vila Vargas. Segundo informações, a vítima estava na oficina para buscar sua moto, quando dois criminosos em uma motocicleta chegaram pelos fundos da oficina. O carona já desceu atirando e acertando a vítima que morreu no local. 

O SAMU chegou a ir no local, mas apenas constatou o óbito. A Polícia Militar esteve no local, confirmou o crime e isolou área até a chegada da Polícia Civil. O delegado plantonista, Bruno Ferrari, e sua equipe, e realizou  o levantamento cadáverico no local e acionou o Departamento de Polícia Técnica para uma perícia de ação violenta. 

Segundo a perícia, próximo ao corpo foram encontrados diversos projéteis e cápsulas de arma de fogo calibre .40 (Ponto 40). A vítima apresentava mais de perfurações por projéteis de arma de fogo, na cabeça,  peito, costas, perna e outros lugares do corpo. Após perícia, o corpo foi removido ao IML para exames de praxe. 

O Robert Cássio é  acusado de ter matado, Alex Breno Martins dos Santos, 29 anos de idade, na Rua da Saudade, no Bairro Bela Vista, fato ocorrido no dia 10 de agosto de 2017. Robert Cássio também sofreu uma tentativa de homicídio no interior de uma oficina de motos, na Rua Mauá, no Centro de Teixeira. O fato aconteceu em 04 de abril de 2019. 

A vítima deixa 03 filhos, sendo um de apenas seis meses de vida. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Compra de votos é crime eleitoral e causa cassação e Inelegibilidade

 Escândalos de compra e venda de votos 

A captação ilícita de sufrágio (compra de votos) é uma prática ilícita e criminosa punida com a cassação do registro ou diploma do candidato, multa e Inelegibilidade por 8 anos de acordo a Lei da Ficha Limpa, a Lei 9.504/97 e a Lei  64/90. 

Segundo as leis, a compra de votos se constitui quando um candidato doar, oferecer, prometer ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública. 

O artigo 299 do Código Eleitoral prevê pena de prisão de até quatro anos para aqueles que oferecem ou prometem alguma quantia em troca de votos, mas também para o eleitor que receber ou solicitar dinheiro ou qualquer outra vantagem, para si ou para outra pessoa. 

Não venda seu voto. - Home | Facebook

Está claro, pela legislação, que o cidadão tem o direito ao voto livre, consciente e soberano, devendo quem comete a prática criminosa de compra de votos sofrer as sanções estipuladas pela lei. 

Só em contar que o eleitor que vende o seu voto não tem condições nenhuma de exigir depois que o governante proporcione saúde, educação, assistência social, infraestrutura de qualidade, pois ele perde esse direito de exigir no momento em que vende o seu voto. 

O candidato que compra votos não tem compromisso com o povo, ele simplesmente enxerga as pessoas como mercadoria que ele pode comprar e desfazer na hora que ele bem entender. 

01/10/2016 – Eleições: compra de votos é denunciada pelo Vigilantes da  Gestão no sudoeste do Paraná | Vigilantes da Gestão

Compra de votos é crime. Denuncie os irresponsáveis e criminosos que praticam essa vergonha.

Vergonha ou jogada política? Candidato de Uldurico Pinto renuncia e deixa seus vereadores na mão

 

Teixeira de Freitas: O candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Xandão Júnior (PROS 90), anunciou no seu último debate na Rádio Caraípe FM, nesta quinta-feira, 12 de novembro, a renúncia de sua candidatura. O candidato leu o texto da renúncia, direcionado ao Juiz, Dr. Marcus Aurelius Sampaio, da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas. O candidato Xandão Júnior justificou que está renunciando por problemas pessoais. 

Xandão Júnior é mais um fantoche do ex-deputado federal Uldurico Pinto, muito conhecido por usar suas rádios para barganhar acordos políticos. Há anos, Uldurico Pinto tem manipulado a sua rádio para seus interesses políticos. É de conhecimento de todos, que o referido ex-candidato (Xandão) entrou na política fazendo parte do jogo de interesse do seu patrão Uldurico. E sem perspectiva de voto, covardemente, o candidato renuncia à sua candidatura. 

Vai entender o jogo político por trás dessa renúncia. O candidato que disse o tempo todo que foi aos debates e entrevistas para discutir propostas, usou seu tempo somente para denegrir a imagem de determinado candidato. Parecia um jogo muito bem arquitetado. E não é a primeira vez que Uldurico se utiliza dessa manobra de renúncia. Em determinado ano de eleição municipal em Teixeira, onde o próprio era o candidato, na reta final ele renunciou. 

Com a renúncia de Xandão, Uldurico, patrono do PROS 90, deixa seus candidatos a vereador na mão. Fez naquela época, e está fazendo novamente. Mas, o povo está atento. O candidato que tanto chamou outros de covarde, agora abre mão de sua candidatura. Seria por medo da decepção pelo fracasso nas urnas ou seria por um jogo escuso, com a promessa de um apoio por baixo dos panos? O povo não esquece. Está jogando seu nome de vez no descrédito./Liberdadenews

Candidato a vereador é perseguido por homens armados e morto a tiros na Bahia

PAULO DE SOUZA 

O candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), José Cláudio Castro de Souza, foi perseguido e morto com oito tiros na noite de sexta-feira (13), enquanto estava na frente da casa dele, em Correntina, que fica na região oeste da Bahia. Até a manhã deste sábado (14), ninguém havia sido preso pelo crime. 

Ele tinha 50 anos. De acordo com o delegado Elyvisson Rodrigo, testemunhas contaram que o candidato estava sentado na calçada, quando duas pessoas chegaram em uma moto e dispararam tiros contra ele. 

José Cláudio chegou a correr para entrar na residência, mas foi perseguido pela dupla e baleado. A polícia investiga a motivação para o assassinato. A principal linha de investigação é que o crime pode ter sido mandado. 

A única possibilidade descartada pelo delegado, até a publicação desta reportagem, foi a de latrocínio – que é quando uma pessoa é assaltada e morta na ação –, já que a carteira de José Cláudio foi encontrada com R$ 730 reais e nada da casa dele foi roubado. 

Ainda segundo o delegado, os homens usaram armas de três calibres diferentes para matar a vítima, o que pode caracterizar execução. Um policial que mora ao lado da casa do candidato ouviu os disparos e chegou a trocar tiros com os suspeitos. A polícia não tem detalhes sobre outros feridos na ação. 

Nesta manhã, a polícia voltou ao local do crime para fazer a perícia e ouvir outras testemunhas do caso. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento de José Cláudio. O corpo dele está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santa Maria da Vitória, que fica ao lado de Correntina. 

O delegado informou que o candidato trabalhava com venda e revenda de veículos. O Partido Liberal ainda não se pronunciou sobre a morte de José Cláudio./bahiaextremosul

Veja os itinerários e o horário 7h do transporte no domingos dia da eleição no município de Jucuruçu

 

Vejam onde o transporte sairá, para transportar os eleitores no município de Jucuruçu, neste domingo dia 15 de novembro no dia da eleição. 



Prefeito vai destinar 60% do precatório para valorização dos professores

 

O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), assumiu o compromisso de destinar 100% dos recursos do precatório do FUNDEF para ações voltadas à área da Educação, sendo que 60% vão para remuneração compensatória aos professores da rede pública municipal. O valor aproximado do precatório a ser recebido pelo município é de R$ 106,6 milhões. 

A decisão consta em mensagem que acompanha o orçamento do município para o ano fiscal de 2021, aprovado pela Câmara e já sancionado pelo Executivo. Estes valores estão identificados (Rubrica) no orçamento (LOA 2021) da seguinte forma: “1009 – RESERVA PRECATÓRIOS FUNDEF - INDENIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO COM AUTORIZAÇÃO LEGAL”. 

Para Robério, “essa providência é justa e valoriza o magistério”. 

DISTRIBUIÇÃO - Pela proposta aprovada pela Câmara e já sancionada pelo prefeito, “a remuneração terá caráter indenizatório, e não será incorporada ao vencimento dos servidores”. 

Terão direito ao rateio os profissionais que estavam trabalhando durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef. 

DEMANDA - Cabe destacar que este compromisso só será mantido caso o presidente Jair Bolsonaro sancione o Projeto de Lei 1581/2020, já aprovado pelo Senado. “O projeto, de autoria da Câmara dos Deputados, prevê que, em casos de precatórios oriundos de demanda judicial que tenham tido como objeto a cobrança de repasses referentes à complementação da União aos Municípios por conta do FUNDEF, os repasses deverão ser de até 60% para profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas do ente público credor na forma de abono”. 

A defesa do investimento do precatório do Fundef na valorização dos professores e da Educação pública é uma demanda do sindicato da categoria. Algumas prefeituras que receberam o dinheiro chegaram a fazer esta destinação, mas um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2018 suspendeu a distribuição entre professores. 

PRECATÓRIOS - Os precatórios têm origem em ações movidas por municípios contra a União entre 1998 e 2006. As prefeituras alegavam que o Ministério da Educação cometeu erros no cálculo do valor repassado por meio do Fundef. Os julgamentos foram favoráveis aos municípios e geraram precatórios que, somados, chegam a R$ 90 bilhões.radar64

Em nova pesquisa Eleitoral/Lajedão: Tio Cau lidera com 54,28%, seguido de Tonzinho com 41,19%

 

Lajedão: O Instituto Foco Pesquisa e Desenvolvimento registrou no TRE, mais uma pesquisa eleitoral das eleições municipais de 2020, na cidade de Lajedão. A pesquisa foi realizada nos dias 08, 09, 10 e 11 de novembro de 2020, com margem de erro de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foi utilizado o método aleatório, por cotas proporcionais. 

Foram entrevistadas 420 pessoas, sendo que dessas, 140 pessoas no Centro; Conjunto Habitacional, Fraga e Santa Mônica com 50 entrevistados em cada bairro, e os demais, distribuídos nos demais bairros, Vila Betinho e Zona Rural. A maioria dos entrevistados tinham idades entre 21 e 34 anos (92 entrevistados); seguidos por 35 a 44 anos (85 entrevistados e mais de 60 anos (75 entrevistados). 

Quanto à escolaridade, a maioria dos entrevistados tinham o Ensino Fundamental (157 entrevistados), seguidos por Ensino Médio (143) e alfabetizados, sem nunca ter frequentado uma escola (51 entrevistados). A pesquisa foi protocolizada sob o número BA-07529/2020, e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais. 

No método espontâneo, quando perguntado aos pesquisados em quem eles votariam para prefeito de Lajedão, o candidato Tio Cau liderou com uma margem ampla, com 53,10% dos votos; seguido por Tonzinho, com  40,24%. O candidato Dilsinho da Pousada obteve 0,71% dos votos; seguido de Brancos/Nulo, com 1,67%) e Não Sabe/Não respondeu, com 4,28%. 

Já no método estimulado, que é quando o entrevistador cita os nomes dos candidatos e pergunta em qual desses o entrevistado votaria para prefeito de Lajedão, o candidato Tio Cau liderou a preferência dos votos, com 54,28%; seguido por Tonzinho, com 41,19%; Dilsinho da Pousada, com 1,20%. Votos Brancos e Nulos, 1,90% e Não Sabe/Não Respondeu, 1,43%. 


O Instituto Foco também perguntou aos entrevistados em relação à rejeição dos candidatos a prefeito, e o candidato Tonzinho liderou a rejeição popular, com 39,28%; seguido de Tio Cau, com 35,95% e Dilsinho da Pousada com 6,67%. Não Sabe/Não Opinou, 7,86%; Não rejeita Ninguém, 9,53% e Rejeita Todos, 0,71%. 


O Instituto Foco se destaca pelo trabalho sério, competente e imparcial, com pesquisas desenvolvidas com o máximo de critério, buscando o resultado fidedigno da pesquisa. O Instituto Foco vem desenvolvendo diversas pesquisas na região e se consolidado como empresa séria e competente no ramo de pesquisa e projetos. A pesquisa foi devidamente protocolizada na Justiça Eleitoral, bem como documentos tais como, Carta de Autorização, Certificado de regularidade Profissional do estatístico responsável; Alvará de Licença e Termo de Compromisso e Responsabilidade Técnica./Liberdadenews

Eleições Municipais: Prefeito Silvio Ramalho lidera nova pesquisa com 63,09% contra 22,09% de Davi

 

Caravelas: A empresa Decisão Assessoria de Pesquisa Comunicação e Evento, registrou no TRE, mais uma pesquisa eleitoral das eleições municipais de 2020, na cidade de Caravelas, protocolizada sob o número BA-08396/2020, e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais. 

A pesquisa foi realizada nos dias 08 e 09 de novembro de 2020, com margem de erro de 4.83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foi utilizado o método aleatório, por cotas proporcionais. Foram entrevistadas 401 pessoas na sede de Caravelas e nos distritos de Juerana, Rancho Alegre, Barcelona, Barra de Caravelas, Ponta de Areia e Nova Tribuna. 

A pesquisa foi realizada pelo método estimulado, que é quando o entrevistador cita os nomes dos candidatos e pergunta em qual desses candidatos o entrevistado votaria. “Os candidatos são esses, em qual deles você vai votar para prefeito de Caravelas?” 

CANDIDATOS 

DAVI 

INDECISOS / NÃO SABE / NÃO OPINOU 

JACÓ GALDINO 

MARCELO CRAVO 

NENHUM DESSES/ BRANCO/ NULO 

SILVIO RAMALHO 

Dos 401 entrevistados, o atual prefeito Silvio Ramalho obteve 253 votos (63,09%); seguido de Davi do Povão, com 91 votos (22,69%); Indecisos / Não Sabe / Não Opinou, com 21 votos (5,23%); Marcelo Cravo, com 21 votos (5,23%); Nenhum Desses / Branco / Nulo, com 10 votos (2,52%) e Jacó Galdino, com 05 votos (1,24%). 

A pesquisa é um método cientifico, que quando feita com seriedade e sem manipulação reflete sempre a verdade ou a realidade do momento. A atual pesquisa mostra a vitória esmagadora do atual prefeito, reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 04 anos. 

Sobre a Empresa Decisão 

A Decisão é a empresa que mais realiza pesquisa no estado da Bahia. Ela realiza várias pesquisas durante todo o ano, mesmo fora do período eleitoral, e sempre tem acertado em todas as pesquisas que realiza, inclusive na Bahia, onde todas empresas locais e também grandes institutos erraram, nas últimas eleições para o governo do estado. 

A Decisão acertou e foi a única que teve coragem de registrar uma pesquisa nas vésperas das eleições. Pense nisso quando for contratar uma pesquisa. 

Decisão: a que mais acerta, a mais confiável, resultados mais completos e descomplicados./Liberdadenews

Eleições 2020: Veja o que pode e o que não pode no dia da votação

 

[Eleições 2020: Veja o que pode e o que não pode no dia da votação]

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre o que é permitido e o que não é no dia da votação. 

O pleito ocorre das 7h às 17h do próximo domingo (15). O horário entre 7h e 10h será preferencial para eleitores acima de 60 anos. 

Veja o que pode e o que não pode no dia: 

Não paguei a multa na última eleição. Posso votar? 

Depende. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), só não pode votar quem está com o título de eleitor cancelado. Se o eleitor tiver pendência mas o título não estiver cancelado, ele pode votar. 

Perdi o meu título de eleitor. Posso votar? 

Sim. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que souber seu local de votação pode votar sem estar com o título em mão, levando apenas um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). 

Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar. O eleitor pode consultar o seu local de votação no endereço https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome ou pelo aplicativo e-Título, do TSE, onde também pode encontrar outras informações. 

Não fiz o cadastro biométrico. Posso votar? 

Sim. Em função da pandemia do novo coronavírus, a suspensão de títulos de eleitor por conta da não realização do cadastro biométrico foi revertida pela Justiça Eleitoral. Além disso, para evitar contaminação e aglomeração, a necessidade de biometria foi extinguida nestas eleições. 

Quem já estava com o título suspenso, no entanto, não poderá votar. A situação eleitoral pode ser consultada no endereço https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. 

Pode justificar ausência no dia da eleição? 

Sim. Caso esteja fora do domicílio eleitoral. A justificativa será feita por georreferenciamento, preferencialmente pelo aplicativo e-Título, para evitar a ida presencial a um local de votação em função da pandemia. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, a funcionalidade ficará disponível no dia da votação. O eleitor que não tiver acesso a um smartphone pode justificar em qualquer local de votação. 

Pode pegar o celular dentro da cabine de votação? 

Não. Para a proteção do sigilo do voto, o uso de telefone móvel, incluindo realização de selfies, dentro da cabine é proibido 

Posso me alimentar no local de votação? 

Não. Como parte do protocolo de segurança sanitária elaborado por médicos dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é proibido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija retirada da máscara no local de votação. 

Eleitor com deficiência pode trocar a seção, no dia da votação, por outra mais acessível? 

Não. O prazo para pessoas com deficiência transferirem o local de votação para outro de melhor acesso foi encerrado em 1º de outubro. 

Moro no exterior. Sou obrigado a votar? 

Não. Diferentemente das eleições presidenciais, nas municipais o exercício do voto não é obrigatório para cidadãos que possuam domicílio eleitoral no exterior. Se o eleitor mora fora do Brasil mas ainda tem o seu título vinculado a uma zona eleitoral no país, precisará justificar a sua ausência nas eleições caso falte. 

Veja recomendações de segurança sanitária do TSE: 

Se apresentar febre, não saia de casa; 

No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios; 

Mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão; 

Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos); 

Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes; 

Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar; 

Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta; 

Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação; 

Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância; 

Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara; 

Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar./bnews

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Quem vende seu próprio voto não tem moral para chamar os políticos de corruptos

 Voto tem consequência

Quem vende seu próprio voto não tem moral para chamar os políticos de corruptos. O ano de 2020, ano eleitoral, quando nós cidadãos seremos exaustivamente lembrados pelos políticos. É quando muitos eleitores resolvem fazer um giro, mas acabam fazendo um jirau. É bastante comum ouvir gente dizendo que vai é vender seu voto. 

Então surgem frases do tipo "Eu tô valendo 50 reais", "meu voto depende de quanto vão me dar", "é ano de eleição, tô precisando mesmo de uns materiais de construção", "eita que esse ano eu vou encher a cara de cachaça que os políticos vão me dar" entre outras frases típicas de quem está prestes a vender ouro 24 kilates e receber como pagamento um monturo de esgoto seco. 

Quem vende seu próprio voto não ganha nada com coisa nenhuma. O pagamento que o político mau caráter vai te dar pelo seu voto é ouro de tolo, é mais sem valor que a própria palavra do tal político que está pagando pra você votar nele. 

Aí tem gente que diz assim: "Ah só o meu voto não vai fazer diferença". Outro fatal engano. O seu voto é tão importante que os políticos o disputam a tapa e baixarias. E quem disse que seu voto não faz diferença? Veja bem, de grão em grão a galinha enche o papo, de tijolinho em tijolinho se levanta um enorme edifício, de fio em fio a cabeça fica repleta de cabelos, de gota em gota a chuva inunda uma cidade, uma região inteira. 

Sim! O seu voto faz toda a diferença. E eles (as criaturas, os políticos) sabem tão bem disso que criam em cada eleitor a ilusão de que na verdade um ‘votinho' só não vale nada. Pense bem numa coisa eleitor de cada município se o político te dá duas carradas de massará, em 4 anos como prefeito ou vereador ele vai se sentir livre pra lhe roubar milhões de reais, como vemos todos os dias acontecendo, e enquanto você vai ficar morando numa casinha construída com o massará, aquele político que comprou seu ouro, digo, seu voto, vai roubar seu dinheiro e construir mansões, e até castelos, para ele e seus puxa sacos. 

Se o político te dá uma passagem para você vir com alguma pessoa doente pra Teresina, por exemplo, ele não está tirando do bolso dele não, ele está utilizando o dinheiro da prefeitura, que está lá tanto para oferecer um sistema de saúde de qualidade quanto para ajudar as pessoas da cidade no que for preciso. E enquanto você está achando a maior vantagem vender o voto em troca de uma passagem, ele (o político que comprou seu voto) vai é roubar, digo, desviar, dinheiro e comprar um monte de "Hilux" e "Rangers" pra ele, pra mulher, pra filharada, enquanto você e seus parentes doentes vêm para a capital numa ambulância caindo os pedaços. Então todos os dias alguém diz assim: "Eu não gosto de política, os políticos são todos corruptos". E quando você pensa e diz isso o político corrupto se alegra e diz "ô coisa boa, olha aí mais eleitor fácil de ser enganado!". 

E a todo momento ouvimos "fulano" é ladrão, "sicrano" é corrupto. Ai fica a pergunta no ar e quem vende o voto é o que? 

Os dez mandamentos do eleitor honesto e inteligente 

1 - Tomar consciência da importância da política e do valor do seu voto.

"Voto não tem preço, tem consequências". 

2 - Verificar se o candidato ama o povo o qual ele deve servir.

Em primeiro lugar deve se olhar o projeto político do partido, se visa o bem do povo, de modo bem concreto; pois o político deve ser um servidor, um empregado do povo, que respeita o projeto político de seu partido. 

3 - Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social.

Só se deve votar num político comprometido com o povo, não apenas com seu discurso na campanha eleitoral, mas, sobretudo, com suas atitudes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e envolvido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de serem executadas e totalmente voltadas para o bem do povo. 

4 - Observar se o político respeita seu adversário.

O político que só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos colegas de outro partido, em seus comícios, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, tratando os adversários como se fossem inimigos. 

5 - Não considerar nenhum político como representante da Igreja.

A Igreja não tem partido. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política. 

6 - Não votar em candidato, cujos projetos atentam contra a família ou contra a dignidade da vida humana. 

Por isso é indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia. 

7 - Exigir e fiscalizar aqueles que foram eleitos quanto à sua absoluta transparência administrativa. 

8 - Colocar em prática a Lei n. 9.840 de 1999, que altera o Código Eleitoral contra a corrupção eleitoral. 

Eleitor consciente não vende e não troca de seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a sua própria dignidade. Quem compra voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende voto está se degradando em sua dignidade. 

9 - Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor.

Substituir ou acrescentar: 

Não se trata de uma Lei para alterar a Lei 9.840/99, que já existe, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidades, baseados na vida pregressa dos candidatos.

Agora, com a Lei da Ficha Limpa poderemos evitar que candidatos sujos com a justiça ou que não tiveram suas contas aprovadas concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos. 

10 - Não anular seu voto nem votar em branco. Se fizer isto, você poderá estar beneficiando um candidato que não merece o seu voto.

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia, Agnelo Santos, Tá Fora Do Jogo político

 RUI COSTA ENTREGA OBRAS EM ITORORÓ, NO MÉDIO SUDOESTE » Pimenta

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia, Agnelo Santos, sofreu mais uma derrota na justiça, que indeferiu a sua candidatura, por um processo de improbidade administrativa ( mal administração dos recursos públicos). 

O atual prefeito que concorre a reeleição, até entrou com recurso mas será muito difícil reverter diante da gravidade do fato e de uma decisão já tomada na segunda instância. 

Corre um grande risco, de uma movimentação jurídica permitir que a foto dele apareça na urna, porém os votos serão invalidados . 

O prefeito entrou no Tribunal superior Eleitoral com pedido de liminar para suspender o indeferimento do seu registro de candidato. O alcaide foi indeferido na Zona Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral por ter condenação pelo 2º grau do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia por ato de improbidade administrativa. 


O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Felipe Salomão negou a liminar, com isso o prefeito continua indeferido./caraecoroa

Homem é encontrado morto no Residencial Padre José: Polícia investiga o crime

 

Teixeira de Freitas: A Central do CICOM foi informada na tarde desta sexta-feira, 13 de novembro, que moradores teriam encontrado um corpo de um homem em uma Área de Preservação Ambiental (APP), no Residencial Padre José em Teixeira de Freitas. Ao chegarem no local, os militares confirmaram a veracidade da informação e preservaram o corpo. 

A Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a perícia de local. A vítima foi identificada como Jercino Pereira dos Santos, de 31 anos. Ele foi encontrado morto, supostamente, vítima de golpes de instrumento contundente. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal. 

Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A autoria e a motivação do crime, ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime./Liberdadenews

Um morre e outro fica ferido após confronto com a Polícia Militar de Itamaraju

 Um morre e outro fica ferido após confronto com a Polícia Militar de Itamaraju

No início da noite desta quinta-feira, 12 de novembro, um suspeito morreu e outro ficou ferido, após um confronto com uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM). 

A troca de tiros aconteceu na rua 13 de Maio, cidade baixa, quando os dois acusados acabaram sendo alvejados. Eles foram socorridos ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), onde um deles acabou não resistindo. Os policiais militares foram ao local, logo após a ocorrência de um roubo. 

O homem que morreu no confronto foi identificado como Luiz Fernando Santos da Cunha, de 20 anos e o que conseguiu sobreviver não teve a identidade levantada. Ele permanece internado no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). 

Até o fechamento da reportagem a polícia não havia informado que tido de armamento os suspeitos usavam. O caso está sendo investigado pelo delegado Gilvan Meirelles, titular da Polícia Civil no município de Itamaraju./TH

Autoridades da Justiça e da Segurança Pública se reúnem com candidatos a prefeitos de Itamaraju e Jucuruçu

 

Na tarde de quinta-feira (12), aconteceu na sede da 43ª CIPM/Itamaraju uma reunião que contou com a participação de representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e dos candidatos a Prefeito dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu. 

A Dr.ª Andrea Gomes Fernandes Beraldi, juíza da 172ª Zona Eleitoral, que presidiu a reunião, reafirmou a necessidade de observância por parte dos candidatos da Portaria nº 11/2020 – 172 ZE, através da qual proibiu nas suas cidades, em face da pandemia, a realização de comícios, carreatas, passeatas, bandeiraços, adesivaços, etc, e que não foi revogada pela Resolução Administrativa nº 39/2020, do TRE. 

A juíza eleitoral falou da fiscalização que haverá no dia da eleição no sentido de prevenir boca de urna, transporte ilegal de eleitores, e da responsabilização de candidatos que jogarem “santinhos” nas ruas. 


Também foi proibida nos dois municípios a realização de festas por parte dos candidatos que saírem vencedores do pleito, sendo autorizada apenas uma carreata, após o resultado, desde que, ao término da mesma, as pessoas se dispersem para que não haja aglomeração./IN.

Homossexual é preso após estuprar menino de 12 anos no interior de Medeiros Neto

 

Valdeir de Jesus Aguiar, de 23 anos de idade foi preso na noite desta quinta-feira (12), pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional – PETO da 44ª CIPM de Medeiros Neto, após a guarnição ter recebido uma denúncia através do Sistema Integrado de Comunicação (SICOM) e, acompanhado do Conselho Tutelar, foi averiguar a denúncia de que um homossexual havia estuprado um menino de 12 anos, em Itupeva, distrito de Medeiros Neto. 

Chegando no local, a guarnição encontrou o elemento sendo agredido por populares, principalmente por parentes da vítima. 

Segundo o Medeirosdiadia, o acusado disse que atraiu o menino dizendo que iam buscar uma bicicleta, mas que, no local, fazendo uso de uma faca de serra (faca de mesa), rendeu a criança, fez sexo oral no menino e forçou o menino a fazer o mesmo com ele. 

A Polícia informou que, esta é a segunda vez que o suspeito é acusado de estupro. Informações ainda dão conta de que Valdeir também violentava a própria mãe, que, segundo ele mesmo, sofre de problemas de saúde e psicológicos. 

Antes do estupro, Valdeir confessou ainda ter roubado um celular de uma moça, contudo, quando a moça o descobriu, ele devolveu o aparelho. 

Valdeir de Jesus Aguiar foi preso, encaminhado para Teixeira de Freitas e apresentado na sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior -8ª COORPIN, ele foi ouvido pela Delegada plantonista, Drª Rosangela Santos Souza e autuado pelo crime de estupro de vulnerável. 

Acompanhado do Conselho Tutelar, o menino também foi levado para Teixeira de Freitas, onde passará por exames./bahiaextremosul

Idoso de 75 anos é preso ao se masturbar em frente a criança de 10 anos

Idoso de 75 anos é preso após ser flagrado se masturbando na frente de criança de 10 anos na BA; mulher também foi detida — Foto: Francisco Lopes / TV Bahia
O homem, inclusive, chegou oferecer R$ 5 mil para não ser preso - Foto: Francisco Lopes / TV Bahia

 Um idoso de 75 anos e uma mulher, de 54 anos, foram presos após o homem ser flagrado por policiais militares se masturbando na frente de uma criança de 10 anos, em Jussari, cidade do sul da Bahia. Segundo a PM, os dois se identificaram para os policiais como avós da criança. O homem, inclusive, chegou a oferecer R$ 5 mil para não ser preso. 

Apesar do casal afirmar ser avós da criança, a delegacia da cidade informou a reportagem, na tarde desta quinta-feira (12), que as investigações apontam que a dupla não tem nenhum grau de parentesco com a vítima. 

O flagrante ocorreu dentro de uma casa, na Rua Tosta Filho, que fica no centro da cidade, por volta de 22h de segunda-feira (9), após agentes da 62ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) serem acionados pelo Conselho Tutelar para atender a uma denúncia de que uma criança estaria sendo vítima de pedofilia. 

Os agentes foram para o local quando viram o homem se masturbando, deitado no sofá da sala, enquanto a criança de 10 anos estava com a blusa suspensa, sentada em frente ao idoso. Já a mulher foi vista no local, presenciando a situação. 

Após flagrar a cena, os policiais entraram na casa e anunciaram a prisão dos dois. Ainda de acordo com a PM, durante o caminho para a delegacia de Itabuna, cidade da mesma região, o homem ofereceu R$ 4 mil para ser solto. Os policiais não aceitaram a quantia e o idoso aumentou o valor para R$ 5 mil. 

O casal foi atuado em flagrante por praticar ato libidinoso na presença de menor. Além disso, o homem vai responder por corrupção ativa, por ter oferecido dinheiro aos PMs para ser liberado. Não há informações para onde criança foi levada./bahiaextremosul

Jucurunet relembrando os fatos: Prefeita acusada de usar cerca de R$ 20 milhões do FUNDEB/FUNDEF em construção de escolas ”Faraônicas”, algumas no meio do mato

 Jucuruçu: Prefeita acusada de usar cerca de R$ 20 milhões do FUNDEB/FUNDEF  em construção de escolas ''Faraônicas'', algumas no meio do mato

Moradores do município de Jucuruçu (BA), distante a 761,1Km de Salvador, entraram em contato com a redação do Portal de Notícias ITAMARAJUNEWS, denunciando a administração da Prefeita Uberlândia Pereira pela construção de Escolas Municipais de forma desnecessária. 

Escolas Faraônicas no meio do mato 

Apesar de sobrar vagas nas escolas a Prefeitura de Jucuruçu gasta milhares de dinheiro do FUNDEF em ”Elefantes Brancos”.  Longe da sede e dos distritos, sem acesso energia elétrica, e pior, sem alunos para estudar e torra recursos que poderiam ser investidos em escolas técnicas profissionalizantes e capacitação de educadores e perde a oportunidade de preparar o município para a sua maior vocação, o agronegócio. 

Denunciar construção de escolas é um caso raro, e parece cômico, se não fosse pela desconfiança dos moradores de que os quase 20 milhões investidos em prédios escolares ”Faraônicos” estejam sendo gastos de forma excessiva afim de torrar o dinheiro do FUNDEF. 

A reportagem apurou junto à comunidade a possibilidade em que as construções dos prédios escolares sejam desnecessárias e mostra a evidente finalidade de gastar de forma abusiva os recursos do FUNDEF/FUNDEB. 

A dinheirama  embolsado pelo município de Jucuruçu em julho de 2017, junto ao FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, em que a primeira parcela foi no valor de R$ 27.911.355,69, do total de 44.053.298,04 ,como a maioria dos municípios brasileiros Jucuruçu ajuizou na justiça ação contra o Governo Federal para receber corrigidos os repasses que a União deixou de depositar entre 1998 e 2007 nas contas dos municípios. 

Destes valores 60% deveriam ser investidos na valorização dos ”Profissionais da Educação Básica” como  se refere a sigla do referido fundo , coisa que até hoje não aconteceu, a gestora entendia que não havia base legal para o repasse aos educadores e vem usando na construção dos prédios escolares. 

A Tribuna Bahia entrou em contato com a Secretaria de Educação Carmen Pereira, ela respondeu a nossa reportagem que; ”Ainda não foi negociado com os professores por não haver nenhuma base legal que ampare isso. Estamos aguardando deliberação sobre isso.” Disse Carmen, confirmando que até hoje nenhum centavo foi repassado aos Professores.

Inicio dos Gastos do FUNDEF: Compra milionária de livros paradidáticos chegou a quase  R$3 milhões. 

Logo após a Prefeitura embolsar os milhões de reais em 2017, a APLB denunciou na época que a prefeitura daquele município comprou livros paradidáticos de forma exagerada, e sem necessidade, com recursos do  FUNDEF. 

Jucuruçu: Prefeita é acusada de usar cerca de R$ 20 milhões do FUNDEB em  construção de escolas ”faraônicas”, algumas no meio do mato - Jornal Alerta

De acordo com o edital, foram feitas duas compras com recursos dos precatórios, o município realizou compras milionárias de livros paradidáticos  nos valores R$ 1.446.661.50 (um milhão, quatrocentos e quarenta e seis mil, seiscentos e sessenta e um reais e cinquenta centavos) e 1.494.669.99 (um milhão, quatrocentos e noventa e quatro mil, seiscentos e sessenta e nove reais e noventa e nove centavos), ou seja, quase R$3 milhões de reais gastos desnecessários, uma vez que o Ministério da Educação fornece os livros todos os anos.  A compra dos livros foi denunciado ao MP Federal e pede o ressarcimento dos valores aos cofres do município. 

Sede: Quase  5 milhões em uma Escola para 600 alunos e nem um centavo para uma Escola Técnica Agropecuária Profissionalizante na sede do município 

A sede conta com a escola ACM que tem (06) salas de aula divididas em 02 turnos para 280 alunos, hoje funcionando abaixo da meta com média de 23 por sala, a creche Arco Iris com capacidade para 300 crianças e uma construção de outra creche com recursos federais, a obra tem capacidade para 300 alunos e se arrasta ha 06 anos sem terminar. Na foto acima uma obra na sede para 600 alunos. O valor com terraplanagem pode chegar a mais de 5 milhões de reais. 

MONTE AZUL- NO MEIO DO DESERTO 

Obra Faraônica no meio do mato vai custar R$ 3.129.463,26 do dinheiro do povo. Sem energia elétrica e nem estrada de acesso a escola 

Mesmo com duas Escolas no Distrito de Monte Azul, a Orlandino Lopes da Paixão com 03 salas e dois turnos, e a Escola Rafael Pereira com 04 salas em dois turnos, e a média de 22 alunos por sala, a Prefeitura esta construindo mais uma escola e uma creche em Monte Azul no valor de R$ 3.129.463,26, dinheiro que poderia ser investido em cursos de qualificação dos estudantes da rede pública e informatização das escolas existentes. 

A nossa reportagem apurou que esta escola está sendo construído no interior de uma fazenda longe da sede e de povoado, não tem estrada vicinal apropriada e tão pouco energia elétrica em toda localidade, o que levanta a suspeita em excessos dos recursos destinados à educação por construir uma obra milionária no meio do nada em pleno deserto humano no município. 

A Nova escola esta a 1km do povoado e terá capacidade para 500 vagas e também poderá virar um elefante branco, uma vez que existem 04 unidades escolares para uma comunidade com poucos estudantes. 

Construções de elefantes brancos A nossa reportagem apurou que está sendo construído no interior de uma fazenda uma escola de mais de 4 milhões de reais, a construção é longe da sede e de povoados, não tem estrada vicinal e tão pouco energia elétrica em toda localidade, o que levanta a suspeita que empreiteiras e a prefeita estejam envolvidas nos desvios dos recursos destinados à educação por construir uma obra milionária no meio do nada em pleno deserto humano no município. 

Obras faraônicas que poderão nem serem utilizadas por falta de alunos e de difícil acesso da população. Milhões de dinheiro da educação jogados fora que poderiam ser investidos em qualificação de estudantes  e  tecnologia nas escolas. 

NO MEIO DO NADA

Reforma e Construção de quadra: enquanto escola esta fechada por falta de alunos em Água Limpa 

ÁGUA LIMPA-Mesmo com uma escola Humberto Goes Silveira fechada por falta de alunos nas salas de aulas a Prefeitura amplia a construção da Escola Anísio Teixeira com capacidade para 400 alunos.  A escola fechada, atualmente serve de morada para um guarda municipal. 

COQUEIRO 

Escola para 400 vagas custará R$ 2.220,535,69 milhões de reais ao cofres públicos, enquanto faltam alunos para ocupar as escolas existentes. 

Mesmo não tendo alunos suficientes para ocupar as 400 vagas, a Prefeitura esta construindo uma nova escola no valor de  R$ 2.220,535,69 milhões de reais no Distrito do Coqueiro. 

CONSTRUÇÃO DE CRECHE FEDERAL SE ARRASTA HA 06 ANOS NA SEDE DE JUCURUÇU 

SEDE Creche do Governo Federal com repasse do Governo Federal pena ha seis anos com obras inacabadas, enquanto Prefeitura paga aluguel de uma creche . 

Não se sabe quantas medições foram feitas e quanto de recursos já foram gastos em uma obra que deveria ter sido concluída em menos de 02 anos, enquanto isso, todas as obras licitadas com o dinheiro do FUNDEF pelo município são com prazos acelerados de 06 a 12 meses para conclusão. 

Creche com recursos do Governo Federal esta sendo construída ha seis anos, e por falta de vontade politica a obra nunca chega ao fim, enquanto isso a Prefeitura paga aluguel da Creche Arco Iris. 

EVASÃO ESCOLAR 

Jucuruçu perdeu cerca de 10% da população em 09 anos e reduziu número de estudantes 

A reportagem apurou ainda que o município de Jucuruçu tinha em 2010, 10.290 habitantes, e caiu para 9.126 em 2019, e evidente que afetou a quantidade de alunos em salas de aula, registrando 2625 alunos matriculados nas 34 escolas públicas e sobram vagas em quase todas as escolas e que as 34 unidades escolares existentes ainda podem receber boa parte dos novos alunos, o que não vem ao caso, uma vez que vem caindo vertiginosamente as novas matriculas na rede municipal nos últimos anos. 

A Reportagem tentou atualizar os números dos matriculados na rede publica mais a Secretaria de Educação Carmen Pereira alegou que estava em trabalho de campo e até o fechamento  da matéria não retornou a nossa redação. 

Escola Cecilia Meireles reformada e ampliada com quadra poliesportiva foi avaliada como excelente pelo Qedu, mostrando que não ha necessidade de construções de novos prédios escolares e sim informatiza-los e humaniza-los dando qualidade de ensino .O município é bem servido e conta com 34 prédios escolares e que a média de aluno por sala de aula é de 22, enquanto a média nacional é de 35, sobram vagas nas escolas existentes. 

MUITAS VAGAS E POUCOS ALUNOS. 

FALTAM INVESTIMENTOS EM EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIA NAS SALAS DE AULA 

Mesmo com toda esta estrutura pronta de prédios escolares, a Prefeita Uberlândia Pereira vem construindo prédios faraônicos em todo o município. Os poderiam ser usados em .cursos profissionalizantes, tecnologia e escolas técnicas para os alunos que penam em busca do primeiro emprego. 

Com a construção de novos prédios escolares a quantidade de vagas vão dobrar. As 34 unidades escolares em funcionamento são suficientes  para os 2.625 alunos da rede pública. Com a construção e ampliação das novas unidades escolares, o número da vagas dobram para alunos que não existem, o receio da população é que esses prédios sejam abandonados no futuro por falta de manutenção. 

A construção dos novos 05 prédios escolares na sede o no interior devem abrir vagas para quase 1,9 mil novos alunos, praticamente dobrando a quantidade de vagas existentes, deficit escolar que não existe, ou seja, prédios correm o risco de serem abandonados no futuro por falta de recursos para a manutenção. 

Obras faraônicas  correm o risco de serem abandonadas por falta de recursos humanos e estrutura administrativa e vão acabar no meio do mato depredadas por vândalos ou invadidas 

Segundo informou um grupo que preparou as denuncias, todas as provas e depoimentos estão sendo colhidos e serão levados ao Ministério Publico Federal e Policia Federal para que se investigue  um provável esquema de abusos no uso dos recursos dos precatórios do FUNDEF  com a finalidade de acelerar a construção de ”elefantes brancos”até 31 de dezembro, prazo em que esses recursos terão que ser devolvidos ao governo Federal. 

Os denunciantes acreditam que mais de R$ 20 milhões estão sendo jogados em construções faraônicas que serão abandonados no futuro por falta de estrutura para mante-los, e que o dinheiro poderia ter sido investido na capacitação dos educadores e na qualificação dos estudantes que penam em busca de formação profissional em outros municípios. 

A Reportagem de A TRIBUNA tentou falar com a Secretaria Municipal de Educação Carmen Pereira que é prima da Prefeita Uberlândia Pereira, respondeu uma pergunta e disse que retornaria, até o fechamento da matéria não obtivemos respostas. 

Jucuruçu: Prefeita acusada de usar cerca de R$ 20 milhões do FUNDEB/FUNDEF  em construção de escolas ”Faraônicas”, algumas no meio do mato

Aguardamos que a gestão municipal se manifeste e faça a sua defesa.  O Portal de noticias A TRIBUNA BAHIA esta a disposição para esclarecer todas as informações necessárias através da Secretaria Municipal da Educação de Jucuruçu e publica-las em nosso site e todos os mesmos canais em que a matéria circula./ITAMARAJUNEWS.COM.BR | Edmilson Ciríaco.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.