Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 16 de setembro de 2023

Idoso será investigado por suspeita de estuprar uma menina de 11 anos, em Nova Lídice

 

Um idoso de 69 anos foi detido por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional - PETO/44ª, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos. 

O ocorrido foi próximo a um mercado, na rua Boa Esperança, comunidade de Nova Lídice, município de Medeiros Neto, nesta sexta-feira (15) por volta das 13:20. 

De acordo com a Polícia, a guarnição se deslocou ao local citado após uma ocorrência da natureza estupro de vulnerável, via SICOM. Ao chegar, os policiais encontraram vítima, uma menina autista de 11 anos de idade, e sua mãe. 

A responsável pela criança e populares relataram que o idoso, identificado pelas iniciais N.S.G., teria sido flagrado apalpando a menor com seu órgão genital para fora da calça. Quando os vizinhos viram a cena, começaram a gritar e ele correu. Após ouvir os depoimentos, a guarnição saiu rapidamente em diligência e capturou o suposto autor. 

A reportagem do Medeiros Dia Dia entrevistou o idoso, que disse ter sido a primeira vez que isso havia acontecido, que a mãe da criança a colocava para pedir dinheiro para ele e confessou que, por conta dos gritos dos vizinhos, não deu tempo de ter penetração, mas que tinha intenção de fazer. 

A criança foi encaminhada ao DPT, em Teixeira de Freitas, para a realização dos exames necessários para comprovação do delito. Ela está sendo assistida pelo Conselho Tutelar de Medeiros Neto. Em breve, o relatório de avaliação e da oitiva especial da menor será encaminhado para a delegacia. 

Foram tomadas as oitivas dos militares e do investigado, o qual, com o recebimento do laudo pericial, poderá ter sua prisão representada pela polícia ao Poder Judiciário./Jan Santos

Morre motociclista que ficou 26 dias internado após acidente em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Um homem de 50 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (15), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), após sofrer um acidente de moto no dia 20 de agosto. Ele era natural de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, e estava na cidade a trabalho. 

Segundo informações, Laécio Batista Simplicio conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle e caiu na pista. Ele foi socorrido e levado para o HMTF, onde permaneceu internado por 26 dias, mas não resistiu aos ferimentos. 

O corpo de Laécio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de necropsia. A família do motociclista foi comunicada da morte e deve providenciar o sepultamento. 

A delegada plantonista Katia Cielber registrou o caso e vai investigar as causas do acidente./Lenio Cidreira/Liberadenews

43ª CIPM prende dupla por tráfico de drogas, em Itamaraju


Na tarde de sexta-feira (15), uma guarnição do PETO que participava da Operação Força Total, quando realizava ronda na Rua Ribeirão do Ouro, bairro Marotinho, em Itamaraju, foi informada que dois homens estariam na localidade conhecida como lajinha, no interior de uma casa abandonada, traficando drogas. 

De imediato, os policiais militares deslocaram ao local e confirmaram a informação recebida, procedendo com um cerco ao imóvel, oportunidade em que tentaram evadir, mas foram alcançados e abordados. Na busca pessoal realizada, a guarnição localizou nas vestes dos dois homens uma quantidade de drogas. 

Na ação, foi apreendido o seguinte material: 95 (noventa e cinco) pedras de crack, 11 (onze) buchas de maconha e R$ 50,00 (cinquenta reais) em espécie, 01 (um) relógio e 01 (um) aparelho de telefonia móvel. Os dois homens receberam voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas e foram apresentados  na Delegacia Territorial de Itamaraju./43ª CIPM

Criança do município de Jucuruçu de apenas 4 meses de vida está com problema gravíssimo na garganta e depende da ajuda de todos

 

“Deus ajuda quem pede ajuda”. Gente, essa é Emanuelly, então a família dela só tem uma alternativa que é pedir ajuda aos amigos e quem puder ajudá-la. Qualquer ajuda que Deus tocar em seu coração é bem vinda para a pequena  Emanuelly.

Sua ajuda será muito importante, levarei seu nome no meu coração e a gratidão será sempre o sentimento que nutrirei por você. 

Chamo-me Emanuelly, tenho 4 meses ! Fui diagnosticada com Laringomalacia na garganta, isso mim atrapalha comer, dormir, tenho que fazer exames em Vitória, meus pais não tem condições de arcar todas as despesas como viagem, exames, remédios entre outros venho pedir ajuda, quem sentir no coração e poder mim ajudar com qualquer quantia, agradecemos muito! 

Chave pix: 05532962561 - Igna Marques da Costa

Obrigado, Deus meu, pela Tua graça. Tu és a minha força, tudo acontece no tempo de Deus. Por isso, agradeça a Deus em tempo e fora de tempo!

Garoto de 14 anos é executado a tiros


Um garoto de 14 anos foi baleado, na noite de quinta-feira, 14, na localidade conhecida como rua M, no bairro de Mangabeira, na cidade de Feira de Santana, no centro-norte do estado da Bahia. 

De acordo com a polícia, o jovem foi identificado como João Miguel Almeida Santos e foi alvejado na cabeça, braço esquerdo e tórax. O crime aconteceu próximo a quadra de esportes no residencial Conder. 

Informações preliminares apontam que o rapaz teria saído da casa onde morava, por volta das 18h. Momentos depois, a família foi comunicada sobre o homicídio. 

Até o momento, ainda não há informações sobre a autoria e o motivo do ato criminoso. A polícia segue investigando o caso./A Tarde

Polícia ambiental flagra homem transportando aves em mochila


Porto Seguro: Policiais ambientais da CIPPA/PS flagraram um caso de maus-tratos a animais na manhã desta sexta-feira (15/09), durante a realização da Operação Força Total no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. 

Enquanto conduziam uma barreira ambiental, os PMs abordaram um motociclista que tentou furar o bloqueio. Uma busca pessoal revelou que o homem transportava em uma mochila uma minúscula gaiola de metal com três periquitos australianos. As aves estavam em condições precárias, privadas de comida e água. 

O motociclista admitiu à polícia que explorava os pássaros como forma de entretenimento para turistas e para vender seus produtos na praia. Diante da crueldade, o infrator foi conduzido à Delegacia Territorial de Arraial d’Ajuda, onde foi registrado um caso de maus-tratos, de acordo com o artigo 32 da Lei 9605/98. 

Além disso, constatou-se que a motocicleta estava sem o lacre obrigatório da placa, e o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação. 

As três aves resgatadas foram entregues a fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Causa Animal, que tomarão as medidas necessárias para garantir seu bem-estar. 

LEI MUNICIPAL PROÍBE PRÁTICA – A exploração de pássaros para entretenimento em praias é ilegal no município de Porto Seguro, conforme estabelece a lei nº 1731/21. A legislação proíbe a ‘exploração e exposição abusivas de pássaros da fauna silvestre e exótica’ para fins comerciais ou de entretenimento em áreas públicas ou privadas./Radarnews

Morre motociclista que ficou 26 dias internado após acidente em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Um homem de 50 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (15), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), após sofrer um acidente de moto no dia 20 de agosto. Ele era natural de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, e estava na cidade a trabalho. 

Segundo informações, Laécio Batista Simplicio conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle e caiu na pista. Ele foi socorrido e levado para o HMTF, onde permaneceu internado por 26 dias, mas não resistiu aos ferimentos. 

O corpo de Laécio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de necropsia. A família do motociclista foi comunicada da morte e deve providenciar o sepultamento. 

A delegada plantonista Katia Cielber registrou o caso e vai investigar as causas do acidente./Lenio Cidreira/Liberadenews

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Violência na Bahia- Um Policial federal morreu durante operação em Salvador. Outros dois ficaram feridos, um civil e um federal


Um policial federal foi morto durante a “Operação Frauda” que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15 de setembro, no bairro da Valéria, na capital baiana. 

A Operação Frauda conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, tem como objetivo localizar os integrantes de uma facção envolvida com tráfico de drogas, homicídios, roubos, entre outros delitos. 

Durante incursão em uma região de mata fechada onde, segundo a polícia, os criminosos estão escondidos, houve troca de tiros entre policias e bandidos e três agentes ficaram feridos, dois policiais federal e um civil. 

Socorridos para o Hospital Geral do Estado –HGE- o agente federal Lucas Caribe Monteiro, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Os outros dois policiais, Hosannah Carneiro (federal) e Vockton Carvalho (civil) receberam atendimento médico, o estado de saúde deles não foi divulgado. 

Dois criminosos também morreram na ação.  Cerca de 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federal e estadual participam da operação./Bahiaextremosul

Policial militar do PETO lotado na 8ª CIPM de Itapetinga tira a própria vida

 

O policial militar e empresário, Mateus Borges, usou a própria arma para tirar sua vida na manhã desta sexta-feira, 15 de setembro, na sua residência, cidade de Itapetinga/BA. 

O policial chegou a ser socorrido para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu. Amigos do soldado lotaram a frente do hospital sem querer acreditar no triste fato que mais um policial tirou a sua própria vida. 

Mateus também era empresário da área de segurança e muito conhecido na cidade. Em nota a Polícia Militar lamenta a tragédia que se abate sobre mais um membro da corporação. 

Policial militar do PETO lotado na 8ª CIPM de Itapetinga tira a própria vida/Bahiaextremosul

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

 

A celebração dos 40 anos da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2023, foi tão grandiosa nesta 21ª edição, que até o Cristo Redentor “vestiu” a camisa do evento. A Bienal do Livro do Rio, realizada pela GL Events Exhibitions e pelo SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, se consagrou mais uma vez como o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do Brasil. Houve recorde de público e de vendas: mais de 710 mil visitantes estiveram nos pavilhões Riocentro, interagindo com mais de 200 horas de programação, levando para casa, mais de 5 milhões de livros, uma média de nove exemplares vendidos por pessoa. Com mais de 497 editoras, selos e distribuidoras e uma diversidade de títulos, o tíquete médio de gastos com livros chegou a aproximadamente R$ 200,00 por cada visitante.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

Foram 5,5 milhões de livros vendidos nos 10 dias da Bienal do Rio 2023, contra 2,5 milhões da Bienal de 2021, afetada pelas restrições da pandemia e 4,1 milhões de 2019. O resultado foi alavancado pelos vouchers que o Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro distribuíram aos alunos, professores e servidores das escolas públicas, que compuseram parcela significativa dos visitantes. O evento celebrou 40 anos em uma edição histórica, com as editoras registrando recordes de vendas. Nos últimos 3 dias a Bienal superlotou os seus três pavilhões (Laranja, Azul e Verde) e todos os seus auditórios, praças de eventos e as três praças de alimentação. Foram mais de 300 atrações, entre brasileiros e estrangeiros, e 380 autores em sua programação oficial.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

Pela programação da Bienal passaram nomes como Mauricio de Sousa, Thalita Rebouças, Ana Maria Gonçalves, Laurentino Gomes, Carla Madeira, Bia Bedran, Ana Maria Machado, Eliane Alves Cruz, Valter Hugo Mãe, Lázaro Ramos, Karina Walther, Pequena Lô, Paula Pimenta, Paola Aleksandra, Enaldinho, Luluca, Elayne Baeta, Daniel Munduruku, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Antônio Torres, Geraldo Carneiro, Godofredo de Oliveira, Antônio Carlos Secchin, Antônio Cícero, Domício Proença Filho, Márcio Pacheco, Ana Beatriz Carvalho e Athylla Borborema. O evento ainda abrigou um fórum para conectar os protagonistas do mercado editorial e trazendo discussão sobre os temas urgentes para o setor. No espaço, foram tratados os desafios da transformação tecnológica, além do uso da inteligência artificial e a preservação do direito autoral.

De acordo com o presidente do conselho de administração da editora paulista Lura Editorial, Roger Conovalov, a 21ª Bienal Internacional do Livro de 2023, no Rio de Janeiro, completou 40 anos com uma série de números positivos. “Foram dez dias de evento, numa edição que terminou neste domingo (10 de setembro) e bateu recorde de público e de vendas. Clássicos, livros para jovens adultos e biografias estão entre os destaques nas principais listas de mais vendidos da Bienal. A LURA participou pela primeira vez da Bienal do Rio em 2017, mas o evento cresceu demais, expandiu seus horizontes, criou conteúdo novos, pavimentando o caminho de inúmeros outros eventos literários pelo país”, destacou.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

E acrescentou: “Tivemos a honra de termos mais uma vez em nosso stand, a presença do jornalista e escritor baiano Athylla Borborema, um autor de um conteúdo muito refinado, cronológico e contemporâneo, que este ano lançou conosco “Tem alguém mais gato do que eu?”, uma obra fantástica sobre a aliança entre os humanos e os felinos, que foi uma das nossas grandes surpresas de vendas na Bienal do Rio. São obras como a do Athylla Borborema que ajuda a consolidar a Bienal na memória afetiva de milhares de pessoas e, neste ano, a ideia foi exatamente isso, desenhar conteúdos que percorrem as trilhas do conhecimento em uma variedade de assuntos, incentivando encontros com escuta ativa de todos os formatos de trocas entre o público para desconstruir estereótipos e ampliar o lugar de fala, atravessando questões contemporâneas fundamentais”, ressaltou Roger Conovalov.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

O jornalista Athylla Borborema foi pela 5ª vez inserido na programação oficial da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, autor que é atualmente um dos escritores nordestinos mais inovadores do seu tempo, pois tem colocado no mercado obras literárias surpreendentes, de vários gêneros. Tanto que na Bienal de São Paulo em 2022 lançou o “1500 – O Brasil a partir da foz do Rio Cahy”, um livro histórico que nasceu como certidão de nascimento do país. Já na Bienal do Rio 2023, lançou uma obra não-ficção, consagrando a sua grande paixão pelos felinos, com o título “Tem alguém mais gato do que eu?” que nos serve como guia ou como um manual diário para saber conversar, lidar e cuidar dos nossos gatos domésticos, que aliás, trata-se do 3º livro sobre gatos, publicado pelo autor. Em 2011, publicou “Meus Gatos, Meus Anjos” e em 2021, foi a vez de “Felino Feliz”.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

“Esta é a maior Bienal de todos os tempos. Desde a criação da nova marca mais interativa até tornar-se o festival um patrimônio cultural do Rio, a intenção era que a cidade se apropriasse da Bienal e isso realmente aconteceu. Ao longo dos seus 40 anos, a Bienal do Rio formou uma geração de leitores que aqui tiveram as suas primeiras experiências com um livro. Este é um evento que faz parte do calendário da cidade e ficamos muito orgulhosos em ver que o Rio se apropria dela. Nada mais representativo do que o Cristo Redentor abraçar o evento”, enfatizou o escritor baiano Athylla Borborema.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

“Estive aqui pela primeira vez em 2015, em que nosso lançamento foi o romance “A menina do céu cor-de-rosa” e este ano, atingimos a nossa 5ª Bienal do Rio. “A cidade do Rio de Janeiro, em cada nova edição da Bienal do Livro, renova sua vocação de capital cultural do Brasil, se revestindo de conhecimento, saberes e, acima de tudo, de uma estética literária única. A Bienal do Livro do Rio é um evento mágico e maravilhoso, afinal de contas, o Rio de Janeiro é o Estado que mais nos proporcionou resultados positivos até hoje na minha carreira literária, tanto em vendas de livros e abertura de espaços, quanto em reconhecimento público e abertura acadêmica”, salientou o escritor Athylla Borborema.

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

E acrescentou: “A Bienal do Livro Rio 2023 ficará marcada pela forte conexão entre as pessoas e as histórias que amam, reforçando a criação desta semente pela leitura que o país tanto precisa. Ver os pavilhões lotados de leitores, nos enche de esperança de um dia podermos chamar o Brasil de uma nação leitora, pois a multidão de jovens leitores nos dá a certeza de que a nova geração encontrou o prazer da leitura. Para mim, como escritor, a Bienal é o momento de ver in loco a realização de muitos sonhos, desde a concretização das histórias nas páginas dos livros até o abraço emocionado daqueles que, além de leitores, são verdadeiros fãs dos livros e dos seus autores -, realmente saímos da Bienal impactados com a força do livro”, festejou o escritor Athylla Borborema.teixeira news

Athylla Borborema conta experiência da Bienal do Rio que registrou recordes de públicos e vendas de livros em 2023

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Parabéns professora Josefina! (a eterna Tia Vanda), por mais um ano de vida.

 


Hoje, 14 de setembro, é o aniversário da senhora Josefina.

Nascida em Caetité, no sertão baiano, Josefina Gomes dos Santos chegou em Jucuruçu em 1984 para fazer parte do seleto grupo de professores que foram responsáveis pela implantação do Segundo Grau (atual Ensino Médio). 

É professora aposentada pelo Estado da Bahia, foi Secretária Municipal de Educação, vice-diretora da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães (atual Escola Estadual Maria Edite Gusmão) e atualmente é diretora da Escola Municipal Cecília Meireles. 

Durante seu mandato como Secretária de Educação, Josefina esteve à frente da implantação da primeira turma de Ensino Superior em Jucuruçu e, além disso, coordenou junto com o jornalista Atylla Borborema, o projeto de criação do hino municipal de Jucuruçu e a bandeira da cidade. 

É mãe de dois filhos: o médico Dr. Caio Rodrigues e a bacharelanda em Direito Lorenna Rodrigues.

Em 2022 recebeu o título de cidadã jucuruçuense, solicitado pela vereadora Maria Aparecida Vieira, que inclusive, já foi sua aluna. 

Jucuruçu agradece por todos os anos de contribuição desta ilustre cidadã. E aí, você já foi aluno da "Tia Vanda"?

Polícia Federal investiga participação de advogados em negociações de decisões judiciais do Tribunal de Justiça da Bahia


A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (14), que investiga a participação de advogados em negociações de decisões judiciais de um desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). 

Nesta fase da investigação, de acordo com a PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em endereços residenciais e profissionais dos investigados, em Salvador. 

Segundo a Polícia Federal, foi determinado ainda o bloqueio de, aproximadamente, R$ 37 milhões em bens e valores dos investigados, por causa das suspeitas de origem ilícita, e suspensão do levantamento pelos investigados de cerca de R$ 7 milhões, vinculados aos processos em que foram proferidas as decisões investigadas. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e Lavagem de Capitais./G1

Três suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a Polícia Militar em Mucuri


Mucuri: Na noite desta quarta-feira, 13 de setembro, uma operação policial resultou na morte de três suspeitos de tráfico de drogas em um matagal próximo ao Residencial Brisas, na cidade de Mucuri. Segundo informações da polícia, a operação foi realizada por equipes da CIPE Cacaueira, da 89ª CIPM e da CIPT/Extremo Sul. 

As equipes receberam uma denúncia de que havia homens armados vendendo drogas no local, e foram averiguar. Ao chegarem no Residencial Brisas, os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de criminosos, que tentaram fugir para uma área de mata. Durante a perseguição, os suspeitos se depararam com a Patrulha Rural da CIPE Cacaueira, que fazia o cerco nas imediações. 

Houve uma nova troca de tiros entre os policiais e os criminosos, que acabaram sendo baleados. Os policiais encontraram três homens caídos no terreno, com armas de fogo e drogas. Eles foram socorridos e levados para o hospital local, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. As armas apreendidas foram uma submetralhadora calibre 9 mm, dois revólveres calibres 38 e 32, além de munições. 

Além das armas, os policiais apreenderam quatro tabletes de maconha pesando 2,160 kg, quatro porções de cocaína, uma pedra bruta de crack e duas balanças de precisão. A ocorrência foi registrada na delegacia de Teixeira de Freitas, onde a delegada plantonista Andressa Carvalho lavrou o termo de exibição e apreensão e expediu as guias de exame pericial e necropapiloscópico. 

Um dos suspeitos mortos foi identificado como Francisco Assis de Oliveira Filho, o "Chico" ou "Coroa", de 38 anos, apontado como líder do tráfico de drogas na cidade. Segundo a polícia, ele era considerado um criminoso de alta periculosidade, envolvido em vários homicídios e torturas na região. Um dos suspeitos é um adolescente de 17 anos e o outro foi identificado como Adalberto de Jesus Silva, 29 anos./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Itanhém: MPF abre investigação contra suposto desvio milionário em verba da Covid e mira ex-prefeita


O Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da República Júlio Cesar de Almeida, instaurou um inquérito civil público para apurar a suposta malversação de verba da União para o combate ao coronavírus na cidade de Itanhém, na Bahia. O mau uso do dinheiro público teria sido no montante de R$ 5 milhões. 

Segundo o MPF, o recurso chegou às contas da cidade na gestão da agora ex-prefeita Zulma Pinheiro (MDB). Zulma tentou se reeleger, mas perdeu o pleito para Mildson Medeiros (PSD). A inconsistência foi apontada ao MPF pelo Conselho Municipal de Saúde. 

A cidade de Itanhém teve 1.881 casos de Covid. 

Outros processos – Em 2017, Zulma, enquanto prefeita, contratou como médica dermatologista Dayana Ramalho Vieira, mulher de seu irmão Magno Pinheiro dos Santos e também cunhada dos secretários municipais Álvaro Pinheiro dos Santos e Newton Pinheiro dos Santos. 

Pela prática de nepotismo, a política foi multada em R$ 5 mil e determinou a restituição aos cofres municipais da quantia de R$70,6 mil com recursos pessoais, referentes ao pagamento de valores destinados à contratada por serviços não comprovadamente realizados (R$70 mil) pela médica e alusivos à concessão de diárias (R$ 660,00) sem respaldo contratual./portalsalvadorfm

Prefeito Jânio Natal anuncia investimentos para ampliar e qualificar saúde pública em Porto Seguro


A Prefeitura de Porto Seguro anunciou, esta semana, importantes investimentos que estão sendo feitos para ampliar e qualificar o atendimento na área de Saúde no município. Um deles é o moderno Centro Médico do bairro Baianão, em funcionamento desde julho. 

Localizado na praça do Gravatá, na área central do bairro mais populoso de Porto Seguro, o equipamento de saúde conta com especialidades como neuropediatria, ortopedia, ginecologia, cardiologia, gastroenterologia, hematologia, pediatria, odontologia, fonoaudiologia e mastologia. 

Outra novidade foi a homologação, na segunda-feira (11), da adesão do município ao Consórcio Interfederativo de Saúde da Costa do Descobrimento. Com isso, a população de Porto Seguro poderá utilizar os serviços prestados pela Policlínica Regional, localizada em Eunápolis. 

MAIS INVESTIMENTOS – O prefeito Jânio ressaltou ainda que diversas obras estão em andamento na área da Saúde para oferecer à população um atendimento de qualidade. Entre elas, a construção de uma Unidade de Saúde ampliada no bairro Areião, além da reforma, ampliação e modernização das UPAs do Mercado do Povo e do distrito de Arraial d’Ajuda. 

Também será inaugurado em Arraial d’Ajuda, dentro de pouco tempo, o Centro de Cirurgias Eletivas, implantado no antigo Hospital da Covid, e que garantirá acesso rápido a procedimentos cirúrgicos essenciais. 

Jânio adiantou que, em breve, o município também contará com a Clínica de Hemodiálise, que vai trazer mais qualidade de vida e comodidade para os pacientes em tratamento. 

Outra novidade é a realização de convênios de saúde com entidades privadas, viabilizando cirurgias eletivas e exames de imagem. 

CENTRO MÉDICO DO BAIANÃO – Com funcionamento diário de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o atendimento é feito com hora marcada e, para agendar a consulta, basta que o paciente passe pela Unidade de Saúde do seu bairro. 

POLICLÍNICA REGIONAL – Com a adesão da Prefeitura de Porto Seguro ao consórcio da Policlínica Regional, mais de 20 especialidades médicas passam a estar disponíveis à população, como angiologia, mastologia, nefrologia, reumatologia e infectologia, entre outras. 

Além disto, são oferecidos exames específicos de imagens, como tomografia, mamografia, ressonância magnética com contraste, ultrassonografia e raio-x. 

O prefeito frisou que todos os exames que serão ofertados na policlínica já são disponibilizados em Porto Seguro. A adesão ao consórcio apenas vai aumentar a oferta, disse Jânio. 

Os pacientes de Porto Seguro que necessitarem de atendimento na policlínica, localizada em Eunápolis, terão à disposição três micro-ônibus para o transporte de ida e volta. 

Para utilizar os serviços da policlínica, a prefeitura arcará com aproximadamente R$ 130 mil por mês, o que representa uma economia de R$ 110 mil por mês, já que até o transporte e o combustível serão compartilhados pelo consórcio./Radar News

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Familiares procuram por adolescente desaparecida em Itamaraju


A família de MARIA EDUARDA SOUZA FRANCO (15 anos) procurou as autoridades policiais e imprensa para informar sobre o desaparecimento da garota. Moradora do bairro de Fátima em Itamaraju, foi vista pela última vez no último dia (07) de setembro quando saiu de casa num veículo de cor branca, para realizar suas atividades cotidianas e não retornou. 

A genitora procurou a delegacia na tarde desta quarta-feira (13) de setembro e registrou um boletim de ocorrência. 

De acordo com os familiares o telefone utilizado pela adolescente deixou de funcionar, ampliando o receio. 

Os familiares preocupados e temendo por sua vida, solicita à comunidade que se tiver qualquer tipo de informação entre em contato nos telefones da polícia militar (190), polícia civil (197) ou para os familiares (73) 99908-5163./IN

Irmã de vítima comemora captura de brasileiro foragido nos EUA


Foragido nos Estados Unidos desde o dia 31 de agosto, o brasileiro Danilo Cavalcanti foi capturado nesta quarta-feira, 13, pela polícia americana. O homem foi condenado à prisão perpétua por matar sua ex-namorada Déborah Brandão com golpes de faca. Nos últimos dias, ele havia conseguido escapar da prisão em Chester County. 

Pelas redes sociais, a irmã de Déborah, Sarah Brandão, celebrou a prisão do assassino. “Vai para o inferno e não sai de lá nunca mais, seu demônio”, publicou. Armado com um rifle, o condenado mobilizou a Polícia Estadual da Pensilvânia, que passou a oferecer cerca de R$ 123 mil como recompensa por informações que levassem ao paradeiro do homem. 

O cerco foi montado na região de Ridge Road, Coventryville Road e Daisy Point Road, onde ele havia sido visto por moradores. Classificado como “extremamente perigoso”, Cavalcante, de 34 anos, estava na lista vermelha da Interpol, sendo descrito como um homem de 1,52 metro, 54 quilos, de cabelos pretos e olhos castanhos. 

A captura acontece depois de 14 dias e de uma megaoperação com 500 policiais e participação do FBI. As autoridades fizeram uma caçada pelo brasileiro, que invadiu propriedades e roubou armas de moradores durante a fuga. Durante as operações de busca, escolas chegaram a cancelar aulas, e as autoridades pediram que moradores evitassem sair de casa e trancassem portas./ultimosegundo

Homem sofre tentativa de homicídio próximo à areninha, em Medeiros Neto


A tentativa de homicídio ocorreu na madrugada desta terça-feira, por volta das 02:30, na rua Ipatinga, bairro Vista Alegre (Cidade Alta), próximo à areninha soçaite, em Medeiros Neto. 

Após determinação da central de operações da 44ª CIPM, policiais militares do Primeiro Pelotão deslocaram ao endereço citado para averiguar um suposto homicídio. Logo ao chegar no local, a vítima, Roberto Andrade Costa, 41 anos, foi avistada em frente à sua residência, ferido por disparos de arma de fogo. 

Ele informou aos militares que estava dormindo, na companhia de sua namorada, quando homens quebraram a porta de sua casa e entraram atirando nele. A moça não foi atingida. 

Segundo relatos de testemunhas, Roberto é uma pessoa trabalhadora e que o filho adolescente dele, de 16 anos, teria envolvimento com tráfico de drogas, possivelmente, era o alvo dos criminosos. 

Um inquérito deverá ser aberto pela Polícia Civil para investigar o caso e identificar os autores do homicídio tentando./MDD

É lama até umas horas 284: Trecho Pau D'alho a Itamaraju ainda continua um verdadeiro Rally

 


Jucuruçu- terça-feira, 12 de setembro de 2023, mesmo faltando um pequeno trecho para ser concluído na BA 284 no trecho do Pau D'alho a Itamaraju, dá para imaginar o sofrimento dos motoristas que transitam nesse trecho nos dias chuvosos. 

Entre vários vídeos e fotos, que o pessoal postou desses últimos dias de chuva nesse meio de chão batido, selecionamos esses 2 vídeos num trecho bem molhado e com dificuldade que os carros tem para passar devido o excesso de lama, mesmo o condutor tendo muita prática para dirigir ele enfrenta perigo para consegui passar nesses buracos e lama. 

Lamentamos os transtornos ocasionados pela má qualidade dessa via, que castiga bastante os condutores da BA - 284 - que por várias vezes a empresa (SEINFRA) tem definido a data de conclusão dessa obra, mas infelizmente, a mesma ainda está sem finalizar.

 

Fica aqui a nossa esperança de ver essa obra ser concluída o mais rápido possível, para colocarmos ponto final nesse sofrimento do nosso povo.

Mega Sena: apostas feitas em Teixeira levam parte do prêmio acumulado de R$ 100 milhões


A Caixa divulgou o resultado do concurso 2630 da Mega Sena, que acumulava mais de R$ 100 milhões em prêmios. 

Em Teixeira de Freitas, seis apostas acertaram quatro dos seis números sorteados e levaram cerca de R$ 921,34, cada. 

As apostas foram feitas nas Loterias São Paulo, Casa da Sorte e Estrela da Sorte. 

O único a acertar os 6 números, uma aposta feita em Santa Luzia/MG, levou para casa o valor de R$ 84.729.015,05./  SulbahiaNEws

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Confronto entre PM e traficantes deixa um morto em Trancoso


Porto Seguro: Moradores do distrito de Trancoso, em Porto Seguro, registraram nesta terça-feira (12) o momento em que um homem, baleado em uma operação da Polícia Militar, é transportado na caçamba de uma viatura para uma unidade de saúde. 

Segundo informações de moradores locais, o homem, ainda não identificado, chegou já sem vida ao estabelecimento médico. 

O 8º Batalhão da Polícia Militar informou que o suspeito fazia parte de um grupo de traficantes que entrou em confronto armado com os policiais no bairro Trancosinho. Os outros envolvidos conseguiram fugir. 

De acordo com a polícia, havia uma denúncia de que a quadrilha estava exibindo armas e traficando em vias públicas. Foram apreendidos aproximadamente 220 gramas de diversas drogas, incluindo LSD, cocaína e ecstasy, além de um revólver./Radarnews

Família procura homem desaparecido há 15 dias em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Carlos Henrique de Jesus, de 36 anos, está desaparecido desde o dia 30 de agosto, quando saiu de sua casa no bairro São Lourenço, em Teixeira. Ele é natural de Nanuque/MG e tem uma tatuagem no braço esquerdo e duas nos ombros. 

Ele vestia uma camisa branca, uma bermuda e sandálias na última vez que foi visto. A irmã de Carlos Henrique registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, na manhã desta terça-feira, 12 de setembro. 

Ela pede a quem tiver informações sobre o paradeiro do irmão que entre em contato com a Polícia Militar (190) ou com a Polícia Civil (197). A identidade do informante será mantida em sigilo./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Professores da rede municipal de Itapebi liberam BR-101 após protesto

Professores municipais de Itapebi bloqueiam BR-101 em novo ato de protesto

Professores da rede municipal de Itapebi, que estão em greve há quase dois meses, liberaram a BR-101, na manhã desta terça-feira (12), após cerca de duas horas de protesto. 

O grupo, composto por cerca de 100 educadores, montou barricadas com pneus em chamas e interditou ambos os sentidos da rodovia, na altura do km 654, nas proximidades do distrito de Ventania. 

A polícia já estava no local e negociou a liberação da estrada. Um grupo de bombeiros também foi deslocado para o trecho, onde apagou o fogo nos pneus. 

Dois sentidos da rodovia foram interditados, na altura do km 654

A interdição causou transtornos a motoristas e passageiros, que ficaram retidos na rodovia por cerca de duas horas. 

A greve dos professores foi deflagrada em 9 de maio, em razão do descumprimento, por parte da prefeitura, de um acordo previamente estabelecido referente ao descongelamento de vantagens salariais, programadas para fevereiro de 2023. 

Dois sentidos da rodovia foram interditados, na altura do km 654

A gestão municipal também ainda não propôs um reajuste salarial de 14,95%, outra demanda urgente dos profissionais da educação./Radar News

Homem morre no HMTF após queda em residência no Bairro Vila Vargas em Teixeira


Teixeira de Freitas: Um homem de 59 anos morreu neste último domingo (10), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), após sofrer uma queda em sua residência no Bairro Vila Vargas. Ele foi identificado como Delvai Jesus dos Santos, natural de Teixeira de Freitas. 

Segundo informações, Delvai Jesus foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na quarta-feira (06), após cair em sua casa. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas teve seu estado de saúde agravado e precisou ser transferido para o HMTF, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade hospitalar. 

O corpo de Delvai Jesus foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de necropsia. Em seguida, foi liberado para a família realizar o sepultamento. O delegado plantonista autorizou a remoção do corpo e registrou o caso./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.