Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 1 de setembro de 2018

Com investigação arquivada, Mario Negromonte Júnior diz que Lava Jato nunca o afetou


Com investigação arquivada, Mario Negromonte Júnior diz que Lava Jato nunca o afetou

Diante do arquivamento de sua investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Mario Negromonte Jr. (PP-BA) disse que nunca teve dúvidas sobre o resultado do processo. Junto a outros parlamentares do Partido Progressista, o baiano era investigado pelo suposto recebimento de R$ 2,74 milhões do grupo Queiroz Galvão, no âmbito da Operação Lava Jato.

O inquérito apurava se o montante havia sido doado ao diretório nacional da sigla “sob disfarce de doações eleitorais oficiais”. “Isso nunca me afetou, sempre continuei trabalhando, levei minha vida normal”, minimizou.

Com o arquivamento, ele e outros seis parlamentares – Aguinaldo Ribeiro, Simão Sessim, Roberto Balestra, Jerônimo Goerge, Eduardo da Fonte e Waldir Maranhão, que hoje está filiado ao PSDB – estão livres da investigação (veja aqui).

Em contato com o Bahia Notícias, Montenegro Jr. comentou ainda o quadro atual do PP, que na Bahia se manteve na base do governador Rui Costa (PT). Ele destacou a "capilaridade política" da legenda, que ganhou 10 deputados federais, ficando com 52 parlamentares na Câmara. “Eu acho que o partido tende a crescer muito”, estima./bahianoticias

Teixeira: "Terror" é executado a tiros próximo a um campo em Santo Antônio




Teixeira de Freitas: Na noite da última sexta-feira, 31 de agosto, a Polícia Militar foi acionada e informada de um homicídio, ocorrido em Santo Antônio, distrito de Teixeira de Freitas. Segundo informações, a vítima estava próxima ao campo, quando 02 criminosos chegaram e efetuaram os disparos.

A vítima foi identificada como sendo, Vinícius Luiz da Silva Neves, 15 anos de idade, vulgo "Terror". O apelido de "Terror" veio porque Vinícius é apontado como autor de diversos roubos e furtos ocorridos no distrito. Os militares da Ronda Rural isolaram o local até a chegada da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O levantamento cadavérico e a perícia prévia no local e no corpo da vítima foram realizados, e os peritos identificaram 03 ferimentos causados por DAF (Disparo de Arma de Fogo), sendo 01 tiro nas costas, 01 no braço e o último disparo atingiu a vítima de raspão.

Na cintura de Vinícius, o "Terror", foi encontrado 01 simulacro de arma de fogo, que segundo a Polícia era usado por ele para intimidar e assaltar as vítimas. Após os procedimentos de local, o delegado autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde será submetido a necropsia neste sábado e, logo após, liberado para os familiares.

Um inquérito policial será instaurado para investigar a autoria e a motivação do crime. Qualquer informação poderá ser passada a Polícia através do 190, 197;ou demais canais de denúncia./LiberdadeNews

Prefeito de Caravelas fala sobre o pagamento do funcionamento, recursos do Fundeb e professores grevistas



Resultado de imagem para Silvio Ramalho


A construção de novas salas, reformas de escolas, pagamento rigorosamente em dia dos salários, a manutenção do transporte escolar e merenda escolar estão entre os assuntos abordados pelo Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (31), ao anunciar o pagamento do funcionalismo público.

Também comentou sobre o desconto no pagamento dos envolvidos no movimento grevista, considerado ilegal pelo Tribunal de Justiça da Bahia, por não cumprir as exigências da Lei das Greves, comprometer o calendário letivo e desrespeitar a decisão judicial, do dia 22 de agosto, que determinou o encerramento da greve dos professores da rede pública do município.




De acordo com Silvio Ramalho, "todos os professores receberam apenas pelos dias trabalhados e os valores retidos daqueles não não cumpriram sua carga horária, em razão da greve, só serão pagos, quando fizerem a reposição dos dias da paralisação", afirmou./bahiaextremosul

Radialista morre vítima de acidente na BA-052




O locutor da Rádio Aimoré-FM da cidade de Piritiba, Edi Gonzales, morreu no inicio da tarde desta sexta-feira, 31, por volta das 13h, em um grave acidente no distrito de Porto Feliz, município de Piritiba, na região de Jacobina. As informações são do Calmon Noticias.

Segundo informações preliminares, Edi seguia da cidade de Tapiramutá, onde residia, para fazer o programa na Rádio Aimoré, quando supostamente teria sido fechado por um veículo Gol de dados não informados, causando a colisão. O acidente aconteceu próximo ao contorno do distrito de Porto Feliz na BA 052 (Estrada do Feijão).

Uma jovem que estava com ele, na garupa da moto, sofreu ferimentos leves e não corre risco de morte. Um áudio atribuído à ela circula em grupos do aplicativo WhatsApp: “A gente tava indo naquele primeiro quebra molas já saindo pra Piritiba, em velocidade média, acho que 80, 60km/h, aí o carro foi e atravessou na frente. A gente foi e bateu no carro, entendeu? Mas eu tô bem”, descreve o áudio.

Um colega de Edi contou ao Calmon Noticias, que será investigada culpabilidade do outro envolvido. Pelo fato de o acidente ter tido uma vítima fatal, já é configurado um crime de trânsito. A identidade do outro condutor não foi informada Apesar dos relatos, as circunstâncias do acidente serão investigadas pela polícia./midiabahia

TSE forma maioria para barrar candidatura de Lula




Resultado de imagem para lula

O Tribunal Superior Eleitoral formou maioria para barrar a candidatura de Lula à Presidência. Quatro ministros votaram contra sua participação na disputa com base na Lei da Ficha Limpa, que impede condenados por um colegiado de disputar eleições.

Com a decisão, o PT deve ter um prazo de dez dias para modificar seu candidato e pode não participar da campanha nem do horário eleitoral de rádio e televisão no início da campanha antes de mudar seu candidato. O partido deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão da Corte Eleitoral.

Resultado de imagem para lula

Votaram contra o registro do petista os ministros Luís Roberto Barroso, relator do caso, Jorge Mussi, Og Fernandes e Admar Gonzaga. Apenas Edson Fachin votou favor da candidatura do ex-presidente até o momento. Faltam os votos de dois ministros.

Relator do caso, Luís Roberto Barroso puxou o voto da maioria, que entendeu não haver efeito vinculante na decisão da ONU de conceder uma liminar a favor da presença do ex-presidente nas eleições deste ano. Segundo o relator, a decisão tem caráter de recomendação e não teve seu protocolo promulgado pela Presidência da República.

Por enquanto, Fachin é a única divergência. Ele entendeu que, embora a Ficha Limpa impeça a candidatura de Lula, a decisão do Comitê da ONU deve ser respeitada, por se tratar de risco de violação ao Pacto dos Direitos Civis e Políticos, ao qual o Brasil é vinculado desde 1992.

Fachin disse não se sentir autorizado a desobedecer o comitê e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, ao qual o Brasil está vinculado. Ele concorda que a Lei da Ficha Limpa impede Lula de ser candidato, mas reconhece a adesão do Brasil ao pacto da ONU e a legitimidade do pedido do ex-presidente ao comitê.

Voto de Barroso

O ministro relator Barroso barrou a candidatura do ex-presidente com base na Lei da Ficha Limpa, que impede condenados em segunda instância de concorrer a cargos eletivos.

Resultado de imagem para lula

Ele deu um prazo de dez dias para o PT substituir o cabeça de chapa, que deve ser o atual vice, Fernando Haddad. O ministro determinou ainda que Lula não pode fazer ações de campanha, entre elas participar do programa eleitoral de rádio e televisão do partido. Ainda de acordo com o magistrado, o PT só poderá fazer campanha de rádio e TV após a substituição da chapa presidencial.

O ministro não considerou determinante a decisão do Comitê da ONU de conceder uma liminar ao ex-presidente para participar da disputa. Segundo ele, o Pacto de Direitos Civis e Políticos da ONU não tem efeito na lei interna brasileira. Ele disse ainda que o Brasil não vive um estado de exceção, e defendeu o caráter técnico do Judiciário. "Não se afigura plausível o argumento de perseguição política", disse.

O ministro defendeu a análise dos argumentos do comitê. "Entendo que esse tribunal tem o dever de consideração dos argumentos expostos. Não há vinculação, mas há dever de se levar a sério os argumentos." No entanto, fez uma defesa da Lei da Ficha Limpa e disse não haver "restrições infundadas" para Lula concorrer, um dos argumentos do órgão da ONU.

Ele disse ainda que uma decisão final do Comitê só ocorreria “após as eleições e após a posse do presidente eleito, quando evidentemente os fatos já estarão consumados e serão de difícil ou traumática decisão”.

Barroso afirmou ainda que a aprovação do Congresso, em 2009, do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos não foi promulgado por decreto presidencial, argumento usado pela Procuradoria-Geral da República para pedir a impugnação de Lula.

Antes de entrar no mérito da candidatura de Lula, Barroso afirmou que jamais previu ou desejou estar nessa situação. "Não tenho qualquer preferência nessa vida que não seja o bem do Brasil, nem pessoais, nem políticos e nem ideológicos, mas a defesa da Constituição e da democracia", afirmou.

Ele disse que convocou a sessão extraordinária para essa sexta 31 para permitir à defesa de Lula "receber decisão colegiada em sessão pública", em lugar do ministro ter a responsabilidade pessoal de decidir monocraticamente a viabilidade da candidatura.

Ele afirmou que seria o mais analítico possível dado o pouco tempo que os ministros tiveram para analisar os argumentos da defesa de Lula, entregue ao TSE no fim da noite de quinta-feira 30. “A noite foi longa para mim e a minha equipe para cumprir os prazos”, disse o ministro.

Resultado de imagem para lula

Defesa e PGR

No início do julgamento, os advogados de Lula questionaram a Corte pela celeridade do julgamento - que pautou a discussão já para esta sexta-feira - sem dar prazo para a defesa apresentar alegações finais, como feito no julgamento de outros processos de impugnação de candidaturas, como a de Geraldo Alckmin.

"O critério que eu adotei foi o de ter esta matéria definida até o início da campanha eleitoral gratuita", disse Barroso.

Antes do voto de Barroso, os advogados responsáveis pelas contestações do registro de Lula fizeram as suas sustentações orais.

O Partido Novo argumentou que a jurisprudência para casos parecidos com o de Lula mas respectivos a outros cargos não podem valer para condição de presidente da República, e pediu para que a corte não atenda a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Advogado da coligação de Bolsonaro alegou que posição da ONU provocaria fissura no processo constitucional e eleitoral, e lembrou que o STF já reconheceu a validade da Lei da Ficha Limpa.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge - a primeira a entrar com pedido para que Lula não possa concorrer à presidência, afirmou que a decisão do Comitê Direitos Humanos da ONU não é da competência da Justiça Eleitoral e citou jurisprudência do STF, em decisão do ministro Celso de Mello, que, segundo a procuradora, não reconhece tratado internacional que não tenha sido incorporada à legislação doméstica.

"O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos não foi promulgado no Brasil e, por isso, não há aval à recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU de autorizar a candidatura de Lula", disse.

O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos foi promulgado em 1992 pelo então presidente Fernando Collor.

Na sequência, a defesa de Lula argumentou que não compete à Justiça doméstica se sobrepor à decisão do Brasil de se juntar ao pacto. "O Brasil assinou o protocolo adicional em um ato de Estado. E isso foi ratificado pelo Congresso Nacional", disse a advogada Maria Cláudia Bucchianeri.   

A defesa afirmou que o Estado brasileiro já manifestou compromisso em cumprir as decisões do Comitê de Direitos Humanos da ONU - peça central do argumento do ex-presidente sobre seu direito a se candidatar.

"O comitê é parte integrante do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. Tratados internacionais não são firmados pelo governo, e sim pelo Estado", disse a advogada de Lula.

Também em resposta à Procuradoria Geral da República, a advogada afirmou que a PGR "sempre foi parceira no direito intransigente do cumprimento dos tratados internacionais de direitos humanos".

Resultado de imagem para lula

Outro representante da defesa do ex-presidente, Luiz Fernando Pereira, que a candidatura sub júdice tem direito a continuar no horário eleitoral e na urna eletrônica até exauridos os recursos. Segundo advogado, há mais de 70 decisões do TSE nesse sentido.

Guaratinga comemorou seus 53 anos de emancipação política



Resultado de imagem para Guaratinga comemora 53 anos de emancipação política

No dia 31 de Agosto, Guaratinga comemorou 53 anos de emancipação política, data muito respeitada na cidade, pela história de lutas e vitórias de seu povo.

O município surgiu graças à luta incessante dos produtores rurais, e com isso se transformou em uma cidade onde a agricultura despontou como um marco fundamental, especialmente o cultivo de cacau.

A pecuária de leite e corte alcançou um alto nível de crescimento, com o desenvolvimento e aplicação de modernas tecnologias. Também se destaca, na sua economia, a criação de gado de corte por grandes e pequenos produtores rurais. O município é o maior produtor de novilho precoce da região.

 Guaratinga apresenta também um potencial extraordinário no setor mineral, com uma inesgotável reserva de pedras ornamentais (granito) de inúmeras variedades. com destaque para a “Pedra do Oratório”, símbolo da cidade.

O atual prefeito Kenoel Viana, filho da terra, se orgulha em poder fazer parte da história do município “Governar Guaratinga, cidade onde nasci e construí a minha vida é uma honra e um desafio, que pretendo cumprir através da construção de um governo comprometido com a ética pública e gestão transparente. Eu amo essa terra e amo o meu povo, por isso vou sempre dizer: Parabéns Guaratinga” externou o prefeito com muita emoção.

Com pouco mais de vinte e dois mil habitantes e situada a 700km da capital Baiana, Guaratinga,  extremo sul da Bahia, é um lugar de gente alegre,  simpática e hospitaleira, cercada de ricas belezas naturais e paisagens encantadoras./ASCOM/PMG

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

ASSESSOR DE "RONALDO CARLETTO" É ALVO DE CONDUÇÃO COERCITIVA EM OPERAÇÃO DA PF.

A imagem pode conter: 4 pessoas


Alvo de condução coercitiva no âmbito da Operação Condotieri, deflagrada hoje (30) pela Polícia Federal para desbaratar esquemas de fraude eleitoral em Vitória da Conquista, Vivaldo Góis de Oliveira é assessor do deputado federal Ronaldo Carletto (PP).

Além de auxiliar do parlamentar, ele foi presidente do Pros na Bahia. Segundo a Polícia Federal, uma arma foi apreendida na casa do dirigente. “Muito material foi apreendido. Em Salvador, nenhum valor em espécie. Na casa de um assessor, apreenderam uma arma Taurus. Também foram apreendidos documentos que a gente já esperava”, disse o delegado Daniel Justo Madruga.

Também integrante do braço político do esquema, o vereador de Conquista, Rodrigo Moreira (PP), foi afastado do cargo. Então candidato em 2016, o pepista teria oferecido emprego a eleitores no novo presídio de Vitória da Conquista, que estava prestes a ser inaugurado, em troca de apoio na campanha e de votos.

O gabinete do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Clóvis Ferraz (PSD), também foi alvo de busca e apreensão.

A operação, com mais de 100 policiais envolvidos, cumpriu 29 mandados de busca e apreensão, 23 mandados de medidas cautelares diversas da prisão e 61 mandados de intimação nos municípios baianos de Vitória da Conquista, Itabuna, Wenceslau Guimarães, Salvador e Lauro de Freitas, além do Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT)./sudoestehoje

Política - MP pede ao TSE rejeição antecipada da candidatura de Lula


[MP pede ao TSE rejeição antecipada da candidatura de Lula]

Ministério Público pediu nesta sexta-feira (31) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a rejeição antecipada da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

O MP também reforçou a solicitação para o TSE proibir o petista de aparecer como candidato nas propagandas eleitorais no rádio e na TV.

O registro da candidatura do ex-presidente foi alvo de diversos questionamentos no tribunal, com base na Lei da Ficha Limpa. A lei torna inelegível quem foi condenado por órgão colegiado, como é o caso de Lula. Ele está preso desde abril.

O relator da candidatura do ex-presidente no TSE é o ministro Luís Roberto Barroso. Ainda não há uma data definida para o tribunal julgar o registro de Lula.

MPE: Pacientes que perderam a visão após cirurgia de catarata serão indenizados em Eunápolis



MPE: Pacientes que perderam a visão após cirurgia de catarata serão indenizados em Eunápolis

Nesta quinta-feira (30), o Ministério Público Estadual (MPE), fechou um acordo com os dois médicos responsáveis pelo mutirão de catarata que deixou pacientes cegos ou com perda parcial da visão em Eunápolis.

Foi realizada uma reunião com os advogados dos médicos, ficando decidido que cada uma das 42 pessoas prejudicadas pelos procedimentos deve receber R$ 25 mil de indenização.

Na semana passada o Ministério Público estava pedindo R$ 40 mil para cada paciente, mas os advogados alegaram falta de recursos financeiros dos seus clientes e negaram a proposta. Em contrapartida foi feita a proposta de R$ 25 mil, que terminou aceita pelos pacientes.

Caso

Conforme o Ministério Público Estadual (MPE), o mutirão de cirurgia de catarata foi realizado em julho de 2009, em uma clínica particular contratada pela prefeitura de Eunápolis. Os dois médicos que atuavam no local chegaram a fazer 20 procedimentos por dia.

Segundo o MP, 73 pessoas foram atendidas durante o mutirão, sendo que 42 perderam a visão ou tiveram o sentido parcialmente prejudicado por conta das cirurgias. Laudos apontam que os pacientes foram infectados pela bactéria, que tem o solo como ambiente de origem.

Conforme os laudos, os médicos não tomaram cuidados de higiene durante os procedimentos, como o uso de toucas na cabeça e nos pés, além de aventais cirúrgicos nos pacientes./TN

Para quem disse que estava tudo resolvido: Processo em desfavor da Prefeita Uberlândia e seu vice - Erley Fernandes vêm átona



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Diário da Justiça Eleitoral - Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24.8.2001, que institui a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, podendo ser acessado no endereço eletrônico http://www.tse.gov.br. 

Itamaraju/BA, 15 de agosto de 2018. Rodrigo Quadros de Carvalho Juiz Eleitoral da 172ªZE PROC. 470-94.2016 PROCESSO Nº 470-94.2016.6.05.0172 ESPÉCIE: PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CANDIDATO SENTENÇA Vistos etc. Versam os autos sobre a prestação de contas dos candidatos UBERLÂNDIA CARMOS PEREIRA e ERLEY DA SILVA FERNANDES, aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Jucuruçu/BA, nas eleições municipais de 2016.

Nos autos manifestação ofertada pelo Ministério Público Eleitoral requerendo deste Juízo a decretação de medida de BUSCA E APREENSÃO com a finalidade de apurar a veracidade de gastos eleitorais dos candidatos Uberlândia Carmos Pereira e Erley da Silva Fernandes, aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Jucuruçu/BA, nas eleições municipais de 2016. A decisão de fls. 143/144 deferiu o pleito ministerial, para determinar a medida de busca e apreensão de documentos no estabelecimento denominado SILVA & SALOMÃO LTDA-ME.

A medida cautelar foi cumprida, sendo carreado ao feito diversos documentos. Em manifestação de fls. 382/395, os candidatos Uberlândia Carmos Pereira e Erley da Silva Fernandes, através de advogado regularmente constituído, manifestam-se pela aprovação das contas de campanha.

Com vistas dos autos, o Representante do Ministério Público opinou pela aprovação das contas apresentadas, ao argumento, em síntese, de que as sucessivas retificações não têm o condão de causar a sua rejeição, bem como por não vislumbrar a existência de prova inequívoca de má-fé do candidato, elemento que entende indispensável à desaprovação das contas. Em fl. 419 dos autos PARECER CONCLUSIVO opinando pela DESAPROVAÇÃO das contas.

O Ministério Público, através da cota de fl. 420/421 dos autos, manifesta-se pela DESAPROVAÇÃO das contas apresentadas, bem como pela APLICAÇÃO DE MULTA, nos termos do arcabouço normativo que regula a espécie. Conclusão dos autos a este Magistrado em 17 de Agosto de 2018, vide fl. 423v. É o que cabia e importava relatar. Segue motivação e decisão.

Como se sabe, traça a Lei 9.504/97, nos artigos 17 a 32, as regras básicas para a arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais, bem assim para a prestação de contas pelos comitês financeiros e candidatos. O Chefe de Cartório Eleitoral, em cumprimento de suas atribuições legais, ao proceder à análise dos documentos juntados pelos candidatos acima citados, opinou pela desaprovação das contas (fl. 419).

As contas devem ser aprovadas pelo Juiz desde que não se observe irregularidade insanável ou indício de fraude. No caso sub examine, verifica-se que os candidatos gastaram mais recursos do que haviam comunicados na prestação de contas. Frise-se, inicialmente, que foi assegurado ao candidato o contraditório e a ampla defesa, mandamentos constitucionais inafastáveis.

Note-se que as irregularidades foram robustecidas pela medida de busca e apreensão determinada por este Juízo, comprovando-se as irregularidades declinadas pelo Ministério público eleitoral. Verifica-se da prestação de contas inicialmente apresentada, que a discrepância de valores reside exatamente nas provas trazidas pela medida cautelar determinada por este Juízo e gravita em torno de gastos efetuados na empresa SILVA & SALOMÃO LTDA-ME.

Imperiosa a conclusão de que o acervo probatório é suficiente para atestar a existência de caixa 2, além de despesas não declaradas a esta Justiça Eleitoral e efetivadas no mencionado estabelecimento comercial. Ora, se as despesas não tivessem sido realizadas, como pretende fazer crer os candidatos, não haveria porque ter sido emitida NF nº 1179, posteriormente cancelada sob alegação de duplicidade.

Verificando-se a prestação de contas em seu conjunto, nota-se que foram juntados os documentos e peças exigidos pela legislação, todavia, que a irregularidade acima reconhecida comprometem a regularidade e confiabilidade das contas apresentadas, razão pela qual devem ser desaprovadas. Ante o exposto, com esteio no art. 30, III, da Lei 9.504/97, c/c o art. 68, inc. III, da Res. TSE nº 23.463/2015, JULGO PELA DESAPROVAÇÃO das contas de UBERLÂNDIA CARMOS PEREIRA e ERLEY DA SILVA FERNANDES, candidatos aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Jucuruçu/BA, nas eleições municipais de 2016, para que surtam os efeitos legais cabíveis.

Condeno os referidos candidatos a recolherem, no prazo de lei 5 (cinco) dias úteis, MULTA em patamar de 100% (cem por cento) da quantia que ultrapassar o limite estabelecido, sem prejuízo da ocorrência de abuso de poder econômico, com esteio nos termos do art. 18-B, da Lei 9.504/97 e art. 5º da resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.463/2015. Após o decurso do prazo recursal, intimem-se os candidatos, pessoalmente, para recolherem a multa imposta. Intime-se o Ministério Público Eleitoral pessoalmente e com vista dos autos. P. R. I. Itamaraju/BA,21 de Agosto de 2018. RODRIGO QUADROS DE CARVALHO Juiz da 172ª Zona Eleitoral.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Sentenciada a rejeição das contas de campanha da prefeita Uberlândia Pereira e seu vice -  Erley Fernandes - tramita um processo sobre a cassação do seu diploma seu respectivo mandato.   


Matéria relacionada:

Polícia Civil investiga morte de mulher de 68 anos encontrada em sua residência no Bairro Cajueiro




Nova Viçosa: Nesta quinta-feira, 30 de agosto, o corpo de uma idosa foi encontrado em Nova Viçosa. Segundo informações, algumas pessoas sentiram falta da senhora e, após algumas ligações não atendidas, foram até o local, onde encontraram o corpo no chão.

A mulher foi identificada como sendo, Ângela Maria Braga Lima, 68 anos de idade, natural de Belo Horizonte/MG e que residia na Rua Carlos Gomes, no Bairro Cajueiro. A Polícia Civil, representada pelo delegado titular, Marco Antônio Neves, juntamente com sua equipe, esteve no local realizando o levantamento cadavérico, e iniciando as investigações acerca do caso.

VPGJ1697.JPG

Segundo as primeiras informações, a vítima estava com um fio próximo ao corpo, e o delegado irá aguardar os resultados dos exames e da necropsia, que identificará a causa da morte. A Polícia Civil não descarta um possível homicídio ou até mesmo latrocínio (roubo seguido de morte)./LiberdadeNews

Morador de Ibirapuã morre em acidente com caminhão da P& L em Machacalis-MG




Um acidente nas primeiras horas da noite desta quinta-feira, 30 de agosto, na estrada que liga as cidades de Bertópolis a Machacalis, em Minas Gerais, tirou a vida do motorista Clériston Rodrigues dos Santos – o "Keké",de 33 anos, morador da Rua Joaquim Pereira Franco, em Ibirapuã, na Bahia.

Keké era natural de Medeiros Neto e trabalhava na empresa Laticínio DaVaca em Ibirapuã, cidade onde morava com a família e era muito querido por todos. Keké era casso e deixa uma filha de 06 anos.

Clériston estava guiando um caminhão tanque Scania, branca, placa policial OKT-1741, usado pada empresa Laticínios Davaca, quando perdeu a direção do veículo e caiu em uma ribanceira, a cabine do caminhão foi completamente destruída, ele morreu preso ás ferragens.

 A esposa de Keké quando soube da notícia não acreditou e disse que havia falado com ele por volta das 18 horas, ela precisou de cuidados médicos. Ainda não há maiores informações sobre o que provocou o acidente que aconteceu no KM 1.3 da estrada de Bertópolis, conhecida como “Curva dos Bambus”.

Segundo informações, amigos e colegas de trabalho de Keké estão reunidos neste momento na entrada da cidade sema creditar na tragédia que se abateu sobre a vítima. Nestes mais de 20 anos de fundação do laticínio DaVaca, este é o primeiro acidente com vítima fatal./bahiaextremosul

Acusado de espancar o pai e tentar assassinar a ex-esposa é preso no interior de Teixeira de Freitas


Acusado de espancar o pai e tentar assassinar a ex-esposa é preso no interior de Teixeira de Freitas


Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de agosto, por volta das 10h, ao tomar conhecimento da ocorrência de um crime de feminicídio tentado, praticado no distrito de Santo Antônio, interior de Teixeira de Freitas, crime ocorrido na noite anterior, a equipe do Núcleo de Homicídio e Tráfico (NHT), comandada pelos delegados Ricardo Amaral e Manoel Andreetta, deslocou-se ao lugar, objetivando prender o acusado.

Durante diligências os agentes Alexandre Augusto, Evan Sena e Luiz Alberto Júnior obtiveram êxito em prender em flagrante delito Antônio Messias dos Reis, apontado por testemunhas e pela própria vítima Eliene dos Santos Ribeiro, como sendo a pessoa responsável por desferir contra a mesma duas facadas que lhe atingiram o abdômen, fato que só não a levou ao óbito por circunstâncias alheias à vontade do autor.

Com efeito, após o desenvolvimento das investigações e a oitiva da vítima que está internada em estado grave no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde foi submetida a procedimento cirúrgico, a equipe passou a saber que o autor praticou o crime por não aceitar a separação recente do casal, fato agravado pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas por parte do autor, que passou a ameaçar a vítima de morte e agredi-la fisicamente.

Na noite do crime, segundo a polícia, o autor se escondeu do lado de fora da casa, nas plantas, surpreendendo a vítima quando a mesma saia de dentro de sua residência, oportunidade em que o acusado agarrou a ex-esposa e lhe desferiu dois golpes com uma faca tipo peixeira, a qual trazia consigo, demonstrando já ter premeditado o crime. “Há de se salientar que o autor somente não concretizou o resultado morte porque moradores locais socorreram a vítima a tempo, sendo a mesma conduzida ao HMTF escapando por pouco da morte”, informa o delegado Manoel Andreeta.

Mesmo ferida a vítima contou que o autor tem um comportamento violento e já esteve preso por agredir fisicamente seu próprio pai em outra oportunidade. A equipe do NHT localizou o autor do crime ainda na posse da faca utilizada para cometer a ação criminosa, oportunidade em que o mesmo foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas (DT), onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

O inquérito do caso foi encaminhado à Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas, para o seu saneamento e conclusão. Antônio Messias dos Reis, ao ser questionado, confessou ter tentado assassinar a ex-companheira./TN

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Rui Costa diz que quer ‘educação’ como marca do segundo mandato





O candidato à reeleição do governo estadual Rui Costa (PT) disse, no programa “Papo 13”, na página oficial no Facebook, que quer que a educação seja “a grande marca do segundo mandato”, caso tenha vitória nas urnas.

“Quero que a grande marca do segundo mandato seja a área de Educação, com foco especial na inclusão da juventude”, afirmou, na noite de domingo (26), em um bate-papo com jovens moradores da periferia, estudantes universitários e do ensino médio.

Ele falou sobre propostas como o programa Primeiro Emprego, que beneficia egressos e estudantes da educação profissional e tecnológica, com melhores resultados, e já selecionou 6.350 jovens para postos em Salvador e municípios do interior.

“Quem nasce na periferia não tem esse negócio de ter padrinho na vida, e o que pode fazer é se dedicar a estudar”, comenta Rui, completando que pretende levar o ensino profissionalizante para todas as escolas do estado.


Ele também prometeu ampliar o projeto Escola Cultural, que leva dança, música, teatro, audiovisual e literatura para as escolas, e já alcançou 85 unidades escolares da rede estadual, implementado em 15 cidades./ bahia.ba/

Municípios baianos perderão receita com nova contagem populacional do IBGE, assegura UPB



Municípios baianos perderão receita com nova contagem populacional do IBGE, assegura UPB


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União, nesta última quarta-feira (29), uma nova estimativa populacional. Na Bahia, o instituto aponta que um total de 416 municípios teve redução de habitantes, com isso 58 desses terão impacto negativo, acarretando em perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e alguns programas federais. Diante da situação, a União dos Municípios da Bahia (UPB) orienta aos prefeitos questionar a contagem populacional, para evitar prejuízos.

 “A contagem soou estranha, como só um município ganhou população? [Luís Eduardo Magalhães]. Estamos falando de uma situação extremante grave, pois repasses federais para alguns programas de saúde, ICMS e o próprio fundo de participação são distribuídos com base per capita. Na crise que estamos, teremos municípios perdendo receitas significativas. Não faz sentido”, retrucou o presidente da UPB e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eures Ribeiro.

De acordo com o IBGE, os municípios têm até 17 de setembro para contestação dos números. A UPB afirma estar à disposição dos prefeitos para orientar sobre a formulação do questionamento e documentos a serem encaminhados ao instituto. Confirmadas as mudanças, os dados seguem para o Tribunal de Contas da União (TCU) e valem para repasses no exercício 2019.

Em caso de negativa do órgão ainda cabe à via judicial. Na Bahia, três municípios – Ibiassucê, Coronel João Sá e Vera Cruz – já judicializaram a questão e garantiram, em 2018, o repasse com coeficiente antigo, após perda de população em estimativas anteriores. Com base nos repasses do FPM em 2017, os 58 municípios baianos com redução de habitantes terão perdas, em média, de R$ 2 milhões ao ano./TN

Barbieri lamenta vacilo no jogo de ida do Flamengo: 'É uma dor muito grande'


Barbieri lamentou a derrota no primeiro jogo

O técnico do Flamengo, Maurício Barbieri, manteve a sua tranquilidade mesmo após a eliminação da Copa Libertadores, que era prioridade do clube nesta temporada. A vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, não foi suficiente para descontar a derrota inicial, dentro do Maracanã, pelo placar de 2 a 0.

"Perdemos a vaga nas quartas nos detalhes, com a derrota sofrida em casa. É uma dor muito grande, mas temos que rapidamente virar esta página", declarou o treinador. Barbieri não aceitou a posição de que o clube teria errado em não priorizar nenhuma das três competições que estava participando: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.

"A decisão é do clube e foi compartilhada por mim. Acho que foi uma decisão acertada porque um clube do tamanho do Flamengo tem que entrar em todas as competições para vencer. O clube é maior do que qualquer treinador e temos que respeitar esta escolha, porém, não devemos por isso como determinante pela eliminação."

Os jogadores admitiram a frustração após a eliminação. "Sabíamos que seria difícil. Foi uma pena. Não alcançamos nosso objetivo e saímos daqui com sentimento de frustração. Estamos decepcionados", limitou-se a dizer o meia Diego, um dos principais pilares do time na temporada.

Apesar da eliminação na Libertadores, o Flamengo segue brigando pelo título do Campeonato Brasileiro é o terceiro colocado e está na semifinal da Copa do Brasil, onde enfrentará o Corinthians.

"Sentimento de frustração. Fizemos um excelente jogo e outro muito abaixo. O Cruzeiro aproveitou. Temos que aprender com isso para não deixar mais acontecer. Saímos frustrados com a eliminação, mas confiante para terminar o ano bem", completou Éverton Ribeiro.

Léo Duarte, que marcou nesta quarta-feira o seu primeiro gol como profissional, seguiu a linha dos companheiros. "Tristeza. Fizemos uma ótima partida hoje. Acho que a gente merecia levar para os pênaltis. Agora buscar o Brasileiro e a Copa do Brasil. Nosso foco é esse", finalizou.

Polícia Militar auxilia jovem mãe em trabalho de parto no centro de Porto Seguro




Porto Seguro: Policiais militares do 8° BPM da cidade de Porto Seguro, se depararam com uma situação inusitada e auxiliaram uma gestante em trabalho de parto, no centro de Porto Seguro.

O fato aconteceu por volta das 05h00 da manhã, dessa quarta-feira (29/09), quando a guarnição fazia rondas ostensivas pelas imediações do SAC e foi acionada para socorrer a jovem mãe, Poliane Cesar Borges, que estava esperando a entrega das senhas de atendimento no interior de um veículo e entrou em trabalho de parto.

Os policiais prestaram auxílio imediato à gestante e a criança veio ao mundo com saúde e sem nenhuma sequela. A jovem, que é moradora do Distrito de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, foi encaminhada, juntamente com a criança, que recebeu o nome de Heitor, ao Hospital Luís Eduardo Magalhães para cuidados médicos posteriores, mas passam bem e não correm risco de vida./Liberdadenews/Ascom

Ibama localiza quase 260 hectares de Mata Atlântica desmatada em oito municípios da região. Medeiros Neto aparece na lista




O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizou 257,9 hectares de Mata Atlântica desmatados em oito municípios da região. O desflorestamento gerou multa de R$ 1,4 milhões.

Segundo o Ibama, as multas foram aplicadas a pessoas físicas nas áreas rurais das cidades de Alcobaça, Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju, e Medeiros Neto,no extremo sul, além de Canavieiras, Santa Luzia e Una, no sul baiano.

Foram localizados 49 áreas desmatadas, a partir da análise de imagens de satélite do Núcleo de Geoprocessamento da Unidade Técnica do Ibama, que fica em Eunápolis (BA). De acordo com o instituto, em 32 desses locais foram comprovadas a retirada de vegetação em estágios variados de regeneração.

Além disso, equipes de fiscalização também encontraram vestígios de danos causados por incêndios em locais com vegetação que estão no mesmo processo. Além do crime contra a vegetação, o Ibama também autuou pessoas por crimes relacionados à fauna.

Animais silvestres em cativeiro e armazenamento de produto de caça foram encontrados. Durante a operação, agentes ambientais apreenderam 32 pássaros e carcaças de tatu, porco-do-mato e paca./G1 Bahia

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Suspeito de envolvimento no tráfico de drogas em Belmonte é morto a tiros




BELMONTE - Um homem foi perseguido e morto, no fim da manhã desta quarta-feira (29), na Avenida Beira Rio, centro de Belmonte. Segundo pessoas que presenciaram o crime, Paulo Robson Souza dos Santos, 27 anos, foi atingido por tiros e golpes de faca. 

Ainda de acordo com as testemunhas, o homicídio foi praticado por três bandidos ainda não identificados. "Eles passaram aqui pela avenida, correndo atrás da vítima", informou um morador.

Até por volta das 14h30, o corpo ainda estava em uma calçada, pois era aguardada a chegada de uma equipe da perícia, que fica na cidade de Porto Seguro.

A polícia informou que Paulo Robson era mais conhecido como Foguete e que já havia sido preso por tráfico de droga e outros crimes. A delegacia local vai abrir uma investigação para tentar esclarecer o assassinato./RADAR64

Como evitar a morte de 7 milhões de pessoas por ano?



Resultado de imagem para air pollution from smoking

O consumo de tabaco é a principal causa evitável de mortes em todo o mundo, matando 7 milhões de pessoas por ano, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número é alarmante e, de acordo com a organização, gera gastos absurdos para a economia, totalizando mais de US$ 1,4 trilhão em custos de saúde e perda de produtividade.

Os especialistas são unânimes em afirmar que prevenir o início do fumo é a forma mais eficiente de combater o tabagismo e todas as consequências negativas relacionadas a ele. Dentre todos os tratamentos e recomendações que visam diminuir o número de fumantes, Dr. Almeida garante que é preciso manter esforços para continuar a queda no número de fumantes. “Tivemos um impacto positivo das estratégias nas últimas décadas, com redução significativa na prevalência de fumantes. É muito importante mantermos uma política que desestimule o início do tabagismo e que dê suporte para a cessação do mesmo”, recomenda.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do IBGE, realizada em 2015, 18,4% de jovens no ensino fundamental já experimentaram cigarro, e uma cada 14 jovens de 18 a 24 anos são tabagistas. Essa prevalência sobe para 10,4% entre adultos de 24 a 44 anos e para 12,7% entre adultos de 45 a 64 anos. No geral, entre 1989 e 2015, a prevalência caiu de 34,8% para 10,4%, que significa uma redução de 70%.

Parar de fumar não está na lista de missão impossível, mas está entre uma das mais difíceis que alguém possa enfrentar. “A dificuldade no ato de parar de fumar vai além da dependência química. O cigarro assume uma função importante na vida das pessoas e superar essa falta não é uma tarefa fácil”, explica Almeida.

Um estudo britânico publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia diz que abandonar o tabaco é benéfico em qualquer idade e nunca é tarde demais para parar. A análise demonstra que a expectativa de vida de um fumante em comparação com um não-fumante chega a 10 anos, mas vai se reduzindo quanto maior o tempo da cessação do tabagismo.

Os números são alarmantes e preocupam ainda mais quando pensamos tanto nos fumantes ativos, quanto nos fumantes passivos – aqueles que ‘apenas’ inalam a fumaça que sai da ponta do cigarro –. “Os malefícios do tabaco se estendem também àqueles – adultos e crianças - que involuntariamente inalam o fumo dos mais próximos e aprendem que fumar é algo natural, aumentando as chances de se tornarem fumantes no futuro”, comenta o médico.

Não é novidade que a inalação da fumaça pode causar efeitos sérios em curto e longo prazo, como problemas respiratórios e aumento do risco de câncer de pulmão. Porém, apesar da absorção respiratória, o maior risco que o tabagismo traz é para o sistema cardiovascular. Em conjunto com outros fatores de risco bastante comuns como o sobrepeso, sedentarismo e alterações do colesterol, o tabagismo aumenta o risco de a pessoa desenvolver doenças como a aterosclerose, que podem causar o infarto e derrame. Por isso a importância de se avaliar o risco cardiovascular frequentemente, incluindo a avaliação do estilo de vida, exames laboratoriais e orientação quanto ao risco do tabagismo, bem como a definição de estratégias para buscar sua cessação.

Para os que não fumam, não iniciar o vício é o caminho ideal. Já para os que desejam parar de fumar, a tarefa pode se tornar mais fácil com o estabelecimento de metas claras e objetivas, além da adoção de um tratamento e uma postura decidida quanto aos benefícios que podem ser obtidos a longo prazo.

Coelba abre 700 vagas de curso gratuito para eletricistas



O curso será o primeiro da

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) abriu nesta terça-feira, 28, inscrições para curso gratuito de capacitação em redes de distribuição de energia elétrica. São oferecidas 2.100 vasgas, sendo 700 em Salvador, 700 em Feira e 700 em Vitória da Conquista.

O curso será o primeiro da “Escola de Eletricistas” que a Coelba abrirá e que funcionará em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é que os alunos possam gerar competências gerais e específicas em eletricidade.

Para se candidatar, é preciso ter concluído ensino médio ou equivalente, ter pelo menos 18 anos, ter carteira de habilitação definitiva e ter certificado no curso de eletricista instalador residencial de baixa tensão, com carga mínima de 120 horas, emitido por uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e homologada pela Coelba.

Depois de formados, os eletricistas passarão a compor o “Banco de Talentos” da Coelba para possíveis oportunidades de trabalho. Os interessados poderão acessar o site do Senai para fazer a inscrição, até as 18h do dia 6 de setembro. Mais informações no Portal de serviços da Coelba./atarde

Homem sofre tentativa de homicídio pela segunda vez em dois meses. 4 tiros



Um homem que havia sido alvejado a tiros a pouco mais de dois meses sofreu uma nova tentativa de homicídio na madrugada desta terça-feira, no bairro São João, na cidade de Itanhém.

Fábio de Jesus Rocha, mais conhecido como “Fabinho de Djalma”, 34 anos, estava em sua casa, na rua Deolizon Antônio Rodrigues quando foi alvejado com um tiro no pescoço, um no abdômen e dois nas pernas. Nenhuma cápsula de munição foi encontrada no local do crime e isso remete ao entendimento de que a arma utilizada pelo atirador não foi uma pistola.

Fabinho, que já cumpriu pena no presídio de Teixeira de Freitas por furto e roubo, foi socorrido e levado para o Hospital Maria Moreira Lisboa, onde aguarda transferência para Teixeira de Freitas./aguapretanews

Filho de empresário acusado de adulterar oxigênio hospitalar é preso pelo MPE em Teixeira de Freitas


Filho de empresário acusado de adulterar oxigênio hospitalar é preso pelo MPE em Teixeira de Freitas

Uma operação comandada pelo Ministério Público do Estado da Bahia e pela Polícia Civil resultou nesta terça-feira (28/08) na prisão em flagrante de Diogo Lemos Dias dos Santos, suspeito de participar de um esquema de fraude na produção de cilindros de oxigênio no Estado da Bahia. Ele foi localizado na sede da empresa Assis & Rodrigues Ltda-ME., no bairro Castelinho, na zona leste de Teixeira de Freitas, investigada por supostamente fornecer o gás medicinal adulterado as unidades de saúde nos municípios do extremo sul de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã e Vereda.

De acordo com a autoridade ministerial responsável pelo caso, o promotor de justiça George Elias Gonçalves Pereira, titular da 5ª Promotoria Pública de Cidadania e Proteção à Moralidade e ao Patrimônio Público e Cível da 1ª Vara de Teixeira de Freitas. Uma equipe de agentes da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil deu o cumprimento do mandado de busca e apreensão no local, expedido pelo juiz Antônio Lopes Filho, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas. E conforme o delegado Ricardo Amaral, titular da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, durante a ação foram apreendidos cilindros adulterados e se efetuou a prisão em flagrante do Diogo Lemos Dias dos Santos.

Segundo o promotor George Elias, presidente do inquérito ministerial do caso e que comandou pessoalmente a operação, em depoimento, Diogo Lemos afirmou que é responsável pelos serviços contábeis e pela emissão de notas fiscais da empresa, de propriedade do pai dele, Izaías Rodrigues da Silva. O suspeito ainda informou às autoridades que o pai está fora do país e, por isso, não foi encontrado.

As investigações levaram a conclusão que a empresa fornecia cilindros de oxigênio industrial como se fossem de oxigênio medicinal às unidades de saúde da região, a exemplo do HMTF – Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e da UMMI – Unidade Municipal Materno Infantil. Ainda de acordo com o Ministério Público Estadual, “para realizar a fraude, a empresa teria comercializado cilindros com lacres distintos dos selos identificadores e pintado de verde cilindros originalmente pretos”.

O promotor George Elias explicou que “normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) estabelecem, para diferenciar os produtos, que o oxigênio medicinal deve ser acondicionado em cilindro verde, enquanto o oxigênio industrial em cilindro preto”. Com isso, a polícia constatou as fraudes e encaminhou os materiais apreendidos à perícia.

Mortalidade

A 5ª Promotoria Pública de Cidadania e Proteção à Moralidade e ao Patrimônio Público e Cível da 1ª Vara da Comarca de Teixeira de Freitas chegou ao esquema de fraude na produção de cilindros de oxigênio, após a ocorrência do grande número de óbitos registrados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e na Unidade Municipal Materno Infantil nos últimos 18 meses e as investigações foram ligando uma coisa à outra. No ano de 2017, conforme o Conselho Municipal de Saúde, foram registrados 817 óbitos e no primeiro semestre de 2018, foram registrados 281 óbitos em Teixeira de Freitas.

Outro Crime

O dono da empresa, Izaías Rodrigues da Silva, responde a um processo de homicídio junto à Justiça do Estado do Espírito Santo. De acordo com o processo judicial, em 11 de junho de 2015, o suspeito teria atirado e matado Gefison Oliveira de Souza, na cidade de Linhares, no norte capixaba. A ação foi compartilhada com o TJ-BA., uma vez que uma das testemunhas arroladas no processo é natural de Medeiros Neto. Izaías chegou a ter a prisão preventiva decretada pela justiça capixaba, requerida pelo Ministério Público Estadual do Espírito Santo, mas um habeas corpus conquistando no TJ/ES., lhe colocou em liberdade até o julgamento.

Teixeira de Freitas

Na manhã desta quarta-feira (28/08), o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD) declarou ao Teixeira News, que tão logo soube do resultado da operação que culminou com a denúncia, cujo episódio ele taxou de “estúpido e dolosamente criminoso” que determinou à Procuradoria do Município a abrir um procedimento administrativo investigatório e exigiu rigores nas apurações e nas decisões. O prefeito Temóteo Brito disse que se sentiu estarrecido com a notícia e que colocará o município totalmente à disposição das autoridades policiais, ministeriais e judiciais para que o êxito da investigação seja assegurada na sua plenitude e também exigiu rigor nos apuramentos e havendo comprovação da ilicitude, que todos os envolvidos na fraude sejam devidamente punidos e paguem pelos seus crimes. (Por Athylla Borborema).

terça-feira, 28 de agosto de 2018

“Neto Lavador” é executado a tiros na Rua do Pó em Medeiros Neto







Medeiros Neto: No início da noite desta terça-feira, 28 de agosto, a Polícia Militar de Medeiros Neto foi informada de um homicídio, ocorrido na Rua Ouro Preto (região do pó), no Centro de Medeiros Neto. O crime ocorreu nas proximidades do antigo lavador de veículos Arueira.

Chegando ao local, os militares confirmaram o fato e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. A vítima foi identificada como sendo, Osvaldo Joaquim de Almeida Neto, conhecido como "Neto Lavador", que foi perseguido por criminosos armados, em uma motocicleta Titan, de placa não anotada. 

Segundo populares, os criminosos se aproximaram da vítima e sacaram a arma. A vítima tentou se refugiar em um Salão de Beleza, mas, acabou sendo alcançado pelos criminosos, que dispararam diversas vezes, executando a vítima no local. Segundo informações, a vítima tinha envolvimento com drogas. 

O caso foi registrado na delegacia local e o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde o corpo passará por necropsia. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews/Medeirosneto.com

Homem acusado de crimes brutais morre em confronto com a PM




Porto Seguro: Um homem acusado de diversos crimes foi morto em uma troca de tiros com a Polícia Militar, na tarde de segunda-feira (27), em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro. De acordo com informações divulgadas pelo 8º BPM, Samuel Silva Santos, 19 anos, o Calango, era um bandido de alta periculosidade e resistiu a uma abordagem.

Conforme a polícia, Samuel - que já estava com prisão preventiva decretada pela justiça - era apontado com uma das lideranças de uma organização criminosa com atuação naquela localidade. "Há fortes indícios de seu envolvimento em pelo menos três assassinatos, somente este ano", informa a nota da PM.

A polícia destaca que, entre os crimes, um chocou a população. Em abril deste ano, Calango teria comandado o assassinato brutal de um morador em situação de rua. Carlos Caldas Correia, 36 anos, foi espancado e depois queimado ainda vivo, às margens da BR-367, em Vera Cruz./Radar64

Alvaro Dias diz que Bolsonaro não poderia assumir Presidência sendo réu no STF


Alvaro Dias diz que Bolsonaro não poderia assumir Presidência sendo réu no STF


O candidato do Podemos à Presidência da República, Alvaro Dias, defendeu, nesta terça-feira, 28, que Jair Bolsonaro (PSL) não poderia assumir o Planalto, caso seja eleito, porque é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta terça, o Supremo analisa mais uma denúncia contra o presidenciável do PSL, que já é réu no STF em outra ação penal.

“Quem é réu não pode figurar na lista sucessória para assumir eventualmente a Presidência da República”, disse Dias, ao ser questionado sobre a situação de Bolsonaro, enquanto fazia uma caminhada no bairro de Santana, zona norte da capital paulista.

Dias reforçou que apresentou um projeto de lei no Senado para impedir que réus no STF fiquem na linha sucessória da Presidência, seguindo entendimento firmado pela Corte quando analisou o caso do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

“Nós não estamos fulanizando, estamos defendendo uma tese. Temos que ser iguais perante a lei. Ninguém pode se sobrepor à lei vigente no País”, declarou o candidato do Podemos./Correio

Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Alcobaça



Alcobaça: Moradores de Alcobaça, encontraram, na manhã desta segunda-feira (27), uma baleia jubarte morta na Praia do Farol, de acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte.

Integrantes do projeto foram acionados para fazer os procedimentos de análise da causa da morte do animal. Entretanto, a baleia estava no mar, o que dificultou o trabalho de retirada da carcaça.

Conforme o projeto Baleia Jubarte, uma equipe vai ser deslocada para retirar o animal da praia, na terça-feira (28). Com esse encalhe, conforme o projeto, sobe para 31 o número de baleias encontradas mortas na Bahia, este ano./liberdadenews

Homens gravam vídeo pulando e bebendo em cima de viatura da Polícia Civil no ES



A imagem pode conter: 2 pessoas

Dois homens gravaram um vídeo pulando e bebendo em cima de uma viatura da Polícia Civil. O caso aconteceu em um posto de combustíveis no centro de Vila Velha-ES., na noite da última sexta-feira (24).

A viatura estava estacionada no posto de combustíveis e, aparentemente, nenhum policial estava próximo do veículo no momento da gravação. No vídeo, entre bebidas e som alto, um dos homens chega a dizer que é da Polícia Civil e ainda cita o PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa do estado de São Paulo, em alusão à sigla da Polícia Civil (PC).

O vídeo circulou pelas redes sociais. No entanto, os mesmos indivíduos gravaram um outro vídeo, onde pedem desculpas à corporação e a todos os policiais civis pelas atitudes cometidas no posto de gasolina. Nesse segundo vídeo, eles afirmam ainda que erraram e que respeitam tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar.


Por meio de nota, a Polícia Civil informou que os envolvidos se apresentaram neste domingo (26), na delegacia Regional de Vila Velha, onde prestaram esclarecimentos. O ocorrido segue sob apuração da Polícia Civil. A nota diz ainda que a cópia do procedimento será encaminhada para a Corregedoria da PC, que acompanhará o caso./Folha Vitória

Morre Zé Bettio, um dos maiores radialistas do Brasil




Zé Bettio, um dos mais conhecidos e queridos radialistas do Brasil morreu na noite desta segunda-feira, dia 27. Aos 92 anos de idade, o radialista que marcou a história do rádio no país, morreu em casa e a família pediu descrição nesse momento de luto.

Nascido no dia 2 de janeiro de 1926 na cidade de Promissão, interior de São Paulo, Zé Bettio começou a trabalhar muito cedo e viajava por todo estado e até para o Paraná, se apresentando em um trio, só que o grupo não durou muito. Certo de que pretendia seguir o caminho da música, formou um novo grupo, agora com o nome ‘Zé Bettio e seu Conjunto’.

Ele não tinha planos de ser radialista, mas uma vez foi a uma rádio de Guarulhos divulgar as músicas de seu grupo e o locutor faltou. Zé Bettio assumiu o microfone, leu os recados dos anunciantes, falou bastante e os ouvintes gostaram tanto que a Rádio Cometa acabou contratando aquele rapaz tão cativante.

Livro sobre a vida de Zé Bettio

Simples, bem humorado, conquistou rapidamente o público e logo foi contratado por outra rádio, a Record, que assumiu o primeiro lugar de audiência. Zé Bettio lançou várias duplas famosas, como Milionário e José Rico, entre tantas outras.

Nestes últimos anos, já aposentado, viveu em sua fazenda no município de Garça, São Paulo. Ele vinha participando de um intenso trabalho para lançar um livro contando sua história, mas infelizmente não verá a obra finalizada.

No Twitter, o nome de Zé Bettio está entre os assuntos mais comentados desta terça-feira (28), onde os fãs se despedem, prestando as últimas homenagens.

Zé Bettio morreu em sua casa, no Horto Florestal, zona norte de São Paulo. A mulher do radialista pediu para que o enterro realizado ontem mesmo fosse com a mais absoluta discrição, sem a presença da imprensa./areavip

Relembrando os vexames - Larissa Oliveira vai em Guaratinga e população não comparece



Nessa sexta feira dia 10 agosto de 2018 foi realizada uma plenária com a candidata a deputada estadual Larissa Oliveira , filha de Robério Oliveira e Cláudia Oliveira ambos supostos envolvidos em supostos desvios de quase 230 milhões de Reais na operação fraternos , operação que vêm sendo investigado pela polícia federal e ministério público..

Estavam presentes a prefeita de Guaratinga Christiane Pinto e o ex prefeito Ademar Pinto ambos do partido PSD , mas a prefeita não conta com boa popularidade na cidade , deixando a plenária só com pessoas ligadas a atual gestão.

Fontes ligado a candidata Larissa perceberam que na cidade de Guaratinga Larissa Oliveira será muito difícil ser bem votada pela rejeição da prefeita e também pela ausência da família Oliveira na cidade.

Um professor que estava nome evento disse a nossa equipe de reportagem , uma hora Ademar Pinto apresenta a mãe , na política passada Ademar apresenta o pai , e agora vem com a filha , assim Ademar Pinto quer fazer Guaratinga bairro de Eunápolis , estamos refém da família Oliveira , aqui em Guaratinga não vem nada dessa família , não caio mais nessa disse um morador que estava na entrada do evento.

Sua fala Larissa disse que ama Guaratinga pois seu avô materno Sr. Agnelo também é daqui de Guaratinga , e que irá apresentar ao governador uma carta de reivindicações dos moradores de Guaratinga./itabelanews

Mais um ex-prefeito é condenado e preso em casa por fraude em licitação



O ex-prefeito de Ibaté (SP) Thomaz Angelo Rocitto Neto, conhecido como Tomaizinho, foi preso em sua casa, no fim da manhã da última sexta-feira (24/08). Ele foi condenado a 3 anos de prisão em regime semiaberto por crime contra a ordem tributária após fraude em licitação. A defesa entrou com pedido de habeas corpus e revisão criminal.

Rocitto Neto, de 72 anos, foi eleito em 2000 pelo antigo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e ocupou o cargo de chefe do executivo até o fim de 2004. Ele também exerceu o cargo entre 1993 e 1996.

O ex-prefeito foi preso pela Polícia Civil, que cumpriu um mandado de prisão, e encaminhado ao Centro de Triagem da Cadeia Pública de São Carlos (SP).

Defesa
Procurado pela reportagem, a defesa de Rocitto Neto disse que a condenação é de um processo de 2002, quando o ex-prefeito foi acusado de fraudar uma licitação.

Ele foi condenado em primeira instância a 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto e, após recorrer, a pena foi reduzida para 3 anos no semiaberto e 14 dias-multa.

Como a sentença já transitou em julgado, não cabe mais recursos. Por isso, os advogados entraram com um pedido de habeas corpus e revisão criminal. Até que consigam algum parecer favorável, o Rocitto Neto permanecerá preso./G1

Luan Santana se revolta após ser acusado de pagar R$ 10 mil por mês para mulher fingir ser sua namorada



Luan Santana se revolta após ser acusado de pagar R$ 10 mil por mês para mulher fingir ser sua namorada

O cantor Luan Santana se revoltou e soltou o verbo após um inteunauta questionar o seu relacionamento com Jade Magalhães. Nos comentários de uma foto do casal publicada pelo colunista Léo Dias no Instagram, um dos seguidores insinuou que ela estaria “ganhando” para se passar por namorada do cantor.

“Fiquei sabendo que essa moça tem um salário de R$ 10 mil para ‘ser’ a namorada do Luan…”. Luan não deixou o comentário passar despercebido e escreveu um longo desabafo em que esclareceu o questionamento em torno da relação com a estudante:

“Sabe, não sou de responder ninguém nas redes, a não ser meus fãs, mas bati o olho no seu comentário sem querer e quis te dizer uma coisa: Conheço a Jade há 11 anos. Jade é de uma cidade pequena chamada Alto Taquari no Mato Grosso e quando a vi pela primeira vez foi de cima do palco”, disse.

“Me apaixonei na mesma hora. Sua pureza e sua forma de ver o mundo me encanta todos os dias, ela é a minha calmaria em meio a esse turbilhão em que vivo”, declarou.

“Não sou de postar muitas fotos junto dela (por sinal, acabei de respostar essa foto que o Léo publicou, afinal estávamos em um casamento de grandes amigos, foi um dia especial) talvez por isso tenha essa impressão de que o nosso relacionamento não exista já que não costumamos expô-lo”, continuou.

“Jade é a mulher da minha vida, pois acreditou no meu amor e me amou quando eu não tinha nada. Não falo só de dinheiro não, ela me amou quando eu não conhecia o mundo. Talvez por isso ela tenha construído seu mundo em mim e eu projetado minha felicidade nela”, disse ainda.

“Rezo para que encontre seu grande amor. Deus te abençoe”, finalizou./Bocão News

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

STJ julga pedido habeas corpus de Robério Oliveira no dia 11 de setembro



Foto:Divulgação

O pedido de habeas corpus do prefeito de Eunapólis, Robério Oliveira (PSD), foi marcado para o próximo dia 11 de setembro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A defesa de Robério pede suspensão do trânsito da ação e o trancamento do processo relatado pelo ministro Nefi Cordeiro. 

O gestor foi denunciado pela contratação temporária de diversos servidores. No ano passado, o STJ negou pedido da defesa, que recorreu. O magistrado decidiu a data do julgamento no último dia./itabelanews

Mulher mata, esquarteja e enterra filho de um mês em Itabuna




Mãe suspeita de matar e esquartejar bebê aparece em vídeo desenterrado restos mortais (Foto: Reprodução)

Rosemare de Oliveira de 39 anos foi presa no último sábado, 24 de agosto, suspeita de matar o filho de um mês e depois enterrar o corpo da criança embaixo de uma árvore, na Cidade de Itabuna.

Segundo informou a Polícia Civil, o crime foi descoberto depois que familiares da mulher denunciaram o desaparecimento do bebê. O menino tinha sido levado de casa pela suspeita e ela não retornou com o bebê.

Ela aparece em um vídeo desenterrado os restos mortais da criança após ter levado os investigadores até o local.

Ainda segundo a Polícia, em depoimento, a mãe contou que enterrou o filho depois que ele passou mal e morreu. No entanto, após desenterrar a criança, policiais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) descobriram que o menino tinha sido assassinado. Segundo o DPT, o corpo dele estava esquartejado.

Ainda conforme a Polícia, a mulher sofre de depressão. Ela foi atuada por infanticídio e levada para a carceragem da Delegacia de Itabuna, onde está à disposição da Justiça. O caso está sob investigação da Polícia Civil.

O corpo do bebê foi encaminhado para o (IML) de Itabuna./A Tarde On Line

Moradores ficam “ilhados” após grupo queimar ponte durante protesto em Itamaraju






Na manhã desta segunda-feira, 27 de agosto, um grupo de moradores de Campo Alegre, comunidade rural de Itamaraju, queimaram a ponte que liga o distrito a sede da cidade.

De acordo informações, os moradores do local alegam problemas na estrutura da ponte, prejudicando os 700 moradores que usam o único meio de chegar a Itamaraju.

Moradores informaram que a ponte é usada para o escoamento da produção de gado, café, banana e eucalipto.

Populares alegam ainda que quem mantinha a ponte eram os produtores rurais. De acordo com a Secretaria de Obras de Itamaraju, a ponte estava mal conservada há cerca de seis anos.

A secretaria disse ainda que uma nova ponte será construída no local e manilhas de construção já estão no local. Informou ainda que equipes da prefeitura estão trabalhando na área. 


A previsão é de que, até quinta-feira, haja uma ponte, mesmo que provisória, para que as pessoas saiam de Campo Alegre até Itamaraju./G1BA

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.