Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 29 de julho de 2023

Homem é morto a tiros após criminosos invadirem casa em Itamaraju; autoria e motivação desconhecidas


Itamaraju: Na madrugada deste sábado, 29 de Julho, um homicídio ocorreu na Av. Mantiqueira, no Bairro Itatiaia. Segundo informações, três criminosos arrombaram uma grade e a porta de uma residência, entraram e efetuaram vários disparos de arma de fogo na vítima, que veio a óbito no local. Próximo à vítima foram encontradas cápsulas de 9mm. A vítima foi alvejada com tiros na cabeça e nas costas. Os criminosos fugiram tomando rumo desconhecido. 

Socorristas do SAMU estiveram no local e confirmaram o óbito. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e preservou a cena do crime. A vítima foi identificada como Uanderson da Conceição, de 31 anos, natural de Pedro Canário/ES. O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado à família para velório e sepultamento. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. As investigações estarão à cargo do delegado titular, Gilvan de Meireles e sua equipe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Sete suspeitos de integrar facção criminosa morrem após confronto com a polícia na Região Metropolitana de Salvador

 


Sete homens morreram após um confronto com policiais militares, em Jauá, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, eles integravam uma facção criminosa com atuação na RMS e se preparavam para atacar um grupo rival, quando entraram em confronto com policiais que faziam rondas pela região. 

Ainda de acordo com a SSP, os militares estavam no local após denúncias da presença de cerca de 15 integrantes de um "bonde", gíria utilizada para denominar uma reunião de suspeitos. O grupo foi localizado e após troca de tiros, parte dos homens armados correu para uma região de mata. 

Com os suspeitos foram apreendidos uma submetralhadora, duas pistolas calibre 9mm, duas pistolas calibre 40, um revólver calibre 38, carregadores, munições, uma grande quantidade de drogas (maconha, cocaína e crack) e R$ 761 reais. 

Policiais do Bope, da Cipe Polo Industrial, Rondesp RMS e do Tático Ostensivo Rodoviário participaram da ação. 

Segundo levantamento da SSP, o grupo pertence a uma facção criminosa, cujo líder pertenceu ao Baralho do Crime da SSP e, atualmente, está preso em São Paulo./g1 Bahia.

Caso Hyara: advogado pede que suspeito cumpra pena no ES


O advogado de defesa do adolescente suspeito de atirar em Hyara Flor, de 14 anos, buscará revogar a apreensão do jovem ou, caso isso não ocorra, solicitará que a pena seja cumprida no Espírito Santo. A intenção é garantir a segurança do menor e de sua família. 

O adolescente, também com 14 anos e casado com Hyara, foi apreendido em Vila Velha, Espírito Santo, sob suspeita de cometer um ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado (feminicídio). A vítima, integrante da comunidade cigana, foi baleada em sua casa, em Guaratinga, no extremo Sul da Bahia, no dia 6 de julho. 

Segundo o advogado Homero Mafra, a lei de execução penal estabelece que pessoas presas ou apreendidas devem ficar próximas à família. Ele argumenta que o Espírito Santo é a melhor opção, pois na Bahia há maior risco para o adolescente, onde está localizada a família de Hyara. 

A Justiça da Bahia solicitou a transferência do jovem, porém, até o momento, ele permanece no Espírito Santo. Após sua apreensão, o adolescente foi encaminhado à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACL), onde o Mandado de Busca e Apreensão foi cumprido. Posteriormente, foi levado ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), onde aguarda a decisão do Poder Judiciário sobre sua transferência. 

DISPARO FOI ACIDENTAL, DIZ SOGRO – Na quinta-feira (27), o sogro de Hyara disse que o tiro que culminou com a morte da adolescente foi acidental após ela brincar com uma arma engatilhada com um dos filhos dele, que tem nove anos de idade. Ninguém da família tinha posse de arma. 

Segundo o pai do suspeito, o adolescente que era casado com Hyara não estava na casa onde a jovem sofreu o disparo, mas sim em um galpão próximo à residência./Radarnews

Prefeita sanciona leis que tornam Festa da Padroeira, Pedrão e Vila do Forró patrimônio cultural e imaterial de Eunápolis

 

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, sancionou, na manhã desta sexta-feira (28), três leis que tornam a Festa da Padroeira, a Vila do Forró e o Pedrão patrimônio cultural e imaterial do município. 

A Lei n° 1.369 declara a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada no dia 24 de maio em homenagem à padroeira da cidade, como patrimônio imaterial de Eunápolis. 

Já a Lei nº 1.371 torna o festejo de São João, conhecido como Vila do Forró, patrimônio cultural. Por sua vez, a Lei nº 1.372 declara a festa de São Pedro, popularmente chamada de Pedrão, patrimônio cultural imaterial do município. 

Conforme essas duas leis, ambos os eventos juninos passam a fazer parte do calendário oficial de Eunápolis. 

SOLENIDADE CONCORRIDA – Cerca de 50 pessoas participaram da cerimônia de sanção das leis, realizada na Praça da Integração, sede da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, no bairro Itapuã. 

Além da prefeita Cordélia Torres, estiveram presentes os secretários da Casa Civil, Paulo Dapé; de Esportes, Leandro Lima; de Governo, Osvaldo Soares, o procurador-geral do município, Jorge Cajueiro, o padre Dílson Santiago, a vereadora Carmen Lúcia, servidores da prefeitura e demais convidados. 

Também esteve presente Yolanda Alagia Vaz, esposa de Luiz Carlos Lima Vaz, que trouxe a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para Eunápolis. É na propriedade da família, localizada ao lado da farmácia Indiana e do supermercado Cambuí, no Centro, que fica a igreja onde foi celebrada a primeira missa em Eunápolis. 

INCREMENTO DA ECONOMIA – A prefeita Cordélia Torres destacou a importância desses três eventos para Eunápolis. Segundo ela, a sanção das leis de patrimônio cultural e imaterial vai fortalecer o crescimento econômico e turístico de Eunápolis. 

Com relação à Festa da Padroeira, Cordélia disse que, antes, o evento ficava mais restrito à Igreja Católica. Agora, deverá ser ampliada a participação da população em geral. A infraestrutura do evento também poderá contar, segundo ela, com ajuda do município, além de passar a ter apresentações culturais e festivas. 

Já a sanção da Lei 1.371 teve por objetivo fazer com que a Vila do Forró não seja patrimônio de político A ou B, mas patrimônio cultural do município. “A Vila do Forró resgatou a tradição nordestina que é o São João, uma festa que foi esquecida por mais de 20 anos no município”, disse. 

Sobre o Pedrão, a prefeita ressaltou que a lei vai possibilitar maior fomento da economia local e regional, além de transformar a festa em um evento turístico. 

RECONHECIMENTO – O padre Wallace Zanon comemorou a sanção da lei 1.369. “É uma lei muito importante para nós, católicos cristãos, que temos agora como oficial a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Diocese de Eunápolis e da cidade”, disse. 

PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO – Para a vereadora Carmen Lúcia, uma das autoras, juntamente com o vereador Arthur Dapé, do projeto de lei que tornou a Festa da Padroeira patrimônio imaterial, o poder público poderá estar mais presente, dando um cunho também cultural à festa, além do religioso. 

Carmen Lúcia disse ainda que, apesar de ser realizado há tanto tempo, o Pedrão ainda não estava incluído no calendário oficial de Eunápolis. “Agora, a Vila do Forró também faz parte definitivamente do calendário e teremos essas duas festas culturais nos festejos do mês de junho”, concluiu./Radar News

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Mulher grávida é morta a tiros dentro de casa no interior da Bahia

 

Uma mulher de 23 anos, que estava grávida, foi morta a tiros dentro da casa onde morava em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O crime ocorreu na noite de quinta-feira (27), no bairro Benito Gama, e é investigado. 

A vítima foi identificada como Maiara Meira de Jesus. Segundo a Polícia Militar, informações colhidas no local apontam que imóvel foi invadido por dois homens armados e encapuzados, que chegaram em um carro, entraram na casa e atiraram contra a mulher.

Agentes fizeram buscas na região, mas não encontraram nenhum suspeito. O marido de Maiara estava no local quando o ataque ocorreu, mas não ficou ferido. 

O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegou a ser acionado, mas quando a equipe chegou, Maiara já estava morta. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista, na mesma região, para ser necrospiado. Não há informações sobre o sepultamento da grávida. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, até o momento não há pistas sobre autoria e motivação do crime, que é investigado como homicídio./ g1 Bahia.

Juvenal das Laranjas promove encontro e apresenta propostas e ideias para a cidade

O próximo ano será marcado pelas eleições municipais, e uma das figuras políticas que estará presente nas urnas é a do pré-candidato a vereador. Pensando nisso, o ex-vereador Juvenal das Laranjas, promoveu um bate-papo com seus amigos e apoiadores e na ocasião compartilhou suas propostas e ideias para a cidade. 

O pré-candidato, Juvenal, é um morador da cidade há mais de 50 anos, vindo de uma família simples porém pioneira, sempre  atuando profissionalmente como feirante no ramo de laranjas. Possui experiência na área esportiva, e tem se destacado em ações comunitárias voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população local. 

Quem também foi convidado para participar do evento, foi o presidente do PSD e pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Eujacio Dantas. O mesmo disse aos presentes que a cidade precisa de vereadores atuantes como Juvenal e também comprometidos com a gestão pública e não apenas envolvidos. 

Eujacio também destacou a necessidade de ter um olhar mais humano com a dor e o sofrimento das pessoas, e ainda acrescentou que um dos seus planos de governo é a construção de uma nova UPA, da mesma forma que ele foi o responsável pela primeira na cidade quando ainda era o secretário de saúde, porém, desta vez atenderá os bairros da zona leste. 

Juvenal reforçou a fala de Eujacio e disse que é preciso realmente focar muito mais na Saúde e no Bem-estar das pessoas. 

Outro ponto destacado pelo pré-candidato Juvenal, foi a importância de oferecer uma saúde pública de qualidade para todos os cidadãos. Em entrevista para nosso portal, ele disse  que pretende propor a criação de programas de prevenção e conscientização para doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Além de buscar parcerias com clínicas e hospitais privados para atender a demanda que não para de crescer. 

Juvenal ressaltou ainda a participação dos eleitores no processo político local e a necessidade dos candidatos em ouvirem as suas necessidades, que é fundamental para entender as propostas apresentadas pelos mesmos, contribuindo assim, para a construção de uma cidade mais justa e desenvolvida./zerohoranews

URGENTE: Avião com vice-governador da Bahia precisa arremeter; "Eu vi a morte na minha frente", diz Geraldo Júnior


O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) passou por um susto ao viajar de avião para a cidade de Ilhéus, sul da Bahia, nesta quinta-feira (27). A aeronave onde estava o emedebista não conseguiu pousar no aeroporto local devido ao mau tempo, de acordo com a assessoria de imprensa dele. “Eu vi a morte na minha frente”, disparou Geraldo Júnior ao ser questionado sobre o ocorrido. 

O vice-governador já se encontra em Salvador. “Nosso avião teve que arremeter ao tentar pousar em Ilhéus. O ocorrido causou um momento de susto, mas estou bem e em segurança, assim como toda a equipe a bordo”, disse em nota publicada nas redes sociais. 

Ainda conforme foi informado pelo vice-governador, o piloto não pôde pousar a aeronave por causa das condições climáticas. O procedimento de arremeter uma aeronave acontece quando o piloto retoma o voo depois de falhas no procedimento do pouso ou quando não é possível ter referência visual da pista./infosaj

Adolescente mata mãe a facadas e mantém corpo em casa por horas antes de se entregar à polícia


Um crime chocante abalou a cidade de Pancas, no Norte do Espírito Santo, quando uma adolescente de apenas 14 anos matou a própria mãe a facadas. A jovem ficou com o corpo da vítima em casa por cerca de quatro horas antes de se entregar às autoridades policiais. O terrível episódio trouxe à tona detalhes perturbadores sobre o ocorrido, revelando uma dinâmica familiar complexa e uma versão surpreendente apresentada pela assassina confessa. 

O crime aconteceu na quinta-feira (27) na Rua Safira, bairro Vila Nova, em Pancas. A vítima, identificada como Luciana, foi encontrada morta em seu próprio quarto, enrolada em um cobertor debaixo da cama. A filha adolescente, principal suspeita do homicídio, acionou a Polícia Militar e confessou o crime. 

Segundo o depoimento da jovem aos policiais, o crime teria ocorrido após uma discussão com a mãe sobre o uso de roupas curtas. A adolescente afirmou que a genitora a repreendeu, alegando que esse tipo de vestimenta chamava a atenção do padrasto. A situação escalou, e a mãe teria ameaçado a filha com uma faca. 

A adolescente relatou que se viu ameaçada e, sentindo-se em perigo, tomou a faca das mãos da mãe e a golpeou no pescoço e no peito, em uma ação de autodefesa. Ela negou que tenha havido uma luta corporal, justificando que a mãe estava debilitada devido a problemas de saúde. Em seguida, a jovem enrolou o corpo da vítima em um cobertor e o escondeu debaixo da cama, deixando a faca usada no crime no mesmo local. 

Após o ato, a adolescente ficou em casa, pensando no que fazer, aguardando a chegada do padrasto. No entanto, diante da demora dele, ela decidiu acionar a polícia e se entregou por volta das 18h10. 

O crime revela uma dinâmica familiar complexa e preocupante. O relacionamento conturbado entre a adolescente e a mãe, que culminou na tragédia, sugere a existência de problemas não resolvidos na convivência entre ambas. 

A jovem foi apreendida pelas autoridades policiais e encaminhada para as medidas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A situação demandou a presença do pai da adolescente, que acompanhou os trâmites legais. 

O caso permanece sob investigação, e novos detalhes poderão surgir à medida que as autoridades avançarem nas apurações. /Bahiaextremosul

O que é Alzheimer? E quais os sintomas?

 


A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. 

O que é: 

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. 

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato. 

Sintomas: 

– falta de memória para acontecimentos recentes;

– repetição da mesma pergunta várias vezes;

– dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;

– incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;

– dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;

– dificuldade para encontrar palavras que exprimam idéias ou sentimentos pessoais;

– irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento./Associação Brasileira de Alzheimer, Dr. Dráuzio Varella.

Dois criminosos morrem após trocar tiros com militares da RONDESP/ES próximo à Fazenda Cascata em Teixeira

Teixeira de Freitas: Na tarde desta quinta-feira, 27 de julho, uma intervenção policial ocorreu às margens da BA 290, próximo à Fazenda Cascata, no município de Teixeira de Freitas. Segundo informações, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar estava monitorando um dos suspeitos, o qual vinha sendo apontado como o mandante de diversos homicídios em Teixeira. Os militares da RONDESP/ES, então, foram até o local onde o suspeito estaria escondido. 

Quando a guarnição se aproximou dos suspeitos, os militares foram recebidos a tiros. Houve troca de tiros e os criminosos foram atingidos, sendo de imediato, socorridos e levados ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Porém, eles não resistiram aos ferimentos e morreram na Unidade Hospitalar. Um dos suspeitos foi identificado como sendo, Dermival Correia Gonçalves, 33 anos, que foi preso em dezembro de 2019 em Teixeira com quase um quilo de drogas. 

O segundo suspeito ainda não foi identificado. Na ação, os policiais apreenderam dois revólveres e 45 pedaços de maconha, os quais serão apresentados na delegacia, e posteriormente, encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia. Os corpos serão removidos ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e posteriormente serão liberados para a família realizar o sepultamento. A Polícia Civil vai instauraram um inquérito policial para investigar as circunstâncias do auto de resistência. 

Segundo o Coronel Paraíso, comandante do CPR/ES, em entrevista ao Liberdade News, informou que foi uma ação legítima, onde os criminosos atiraram contra a guarnição, sendo necessário o revide. "Estive no local acompanhando o caso, graças a Deus nenhum policial ferido. A gente não torce para que as diligências terminem desse jeito, mas se preferirem o confronto, nossas equipes estão preparadas para isso. Sempre vamos procurar garantir a segurança do cidadão", disse o comandante./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Segundo suspeito morto em confronto com a RONDESP é identificado em Teixeira


Teixeira de Freitas: O Departamento da Polícia Técnica (DPT) identificou o segundo suspeito morto em um confronto com policiais militares da RONDESP na tarde desta quinta-feira, 27 de Julho. O perito Elson Junior, através das impressões digitais (Papiloscopia), identificou o suspeito como sendo, Alcelio Pinto Colares Junior, de 20 anos, morador de Teixeira de Freitas. 

O confronto aconteceu na manhã desta quinta-feira (27) na zona rural de Teixeira de Freitas e resultou na morte de dois suspeitos. A ação policial foi bem-sucedida na neutralização das atividades criminosas dos suspeitos, mas a polícia continua investigando a origem e conexões da organização criminosa envolvida para desmantelar completamente suas operações na região. Na ação, os policiais apreenderam dois revólveres e 45 pedaços de maconha. 

O coronel Paraíso, comandante do CPR-ES (Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul), falou sobre a importância da PM estar atenta à criminalidade e sua determinação em combater o crime. Ele destacou que a segurança da população é a principal missão da Polícia Militar e que todas as unidades policiais militares do CPR-ES estão empenhadas em combater ativamente a atuação de criminosos no extremo sul baiano. 

Ele acrescentou que a operação na BA-290 é um exemplo da determinação e do trabalho incansável da Polícia Militar para enfrentar o crime organizado e outras práticas ilícitas. O coronel destacou que a ação foi conduzida dentro dos limites da lei, com a progressiva utilização da força em resposta à reação violenta dos suspeitos. 

Além disso, o comandante afirmou que a PM continuará aprimorando suas estratégias e capacidades para garantir a segurança pública, trabalhando sempre em colaboração com a comunidade e outras forças de segurança./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Eunápolis: Troca de tiros no bairro Dinah Borges resulta em um morto e quatro feridos

 

Um homem foi morto em uma emboscada, por volta do meio-dia desta quinta-feira (27), no bairro Dinah Borges, em Eunápolis. A intensa troca de tiros resultou ainda em quatro pessoas feridas. Uma das vítimas é motorista por aplicativo. Três pessoas envolvidas no ataque foram detidas pela Polícia Militar. 

Segundo testemunhas, Alex Júnior Pereira da Silva, 32 anos, morto no ataque, estacionou seu carro no cruzamento da Rua Paris com a Avenida Artulino Ribeiro e embarcou num veículo de aplicativo, modelo Mobi, cor branca. 

Quando deixavam o local, Alex e o condutor foram surpreendidos por um grupo de bandidos que surgiram em um veículo Argo Preto e começaram a atirar. O motorista por aplicativo foi baleado nas costas. 

Numa tentativa de se defender do ataque, Alex desceu do automóvel e, segundo testemunhas, sacou duas pistolas e começou a disparar contra os criminosos. Antes de morrer, abrigado entre um carro e o prédio da Justiça do Trabalho, ele baleou três de seus assassinos. 

Uma equipe do Samu esteve no local e constatou que Alex já estava morto. Ao lado do corpo dele, a polícia encontrou uma pistola calibre 9 milímetros. Mesmo ferido, o motorista por aplicativo conseguiu chegar a um hospital particular por meios próprios. 

Carro usado pelos assassins foi abandonado no local com marcas de tiros; veículo era roubado

A quadrilha abandonou o carro no local com as portas abertas e fugiu a pé. Policiais militares do Peto realizaram rondas pelas imediações e apreenderam dois adolescentes, de 15 e 17 anos, baleados no pé e no braço. Um terceiro envolvido – idade ainda não confirmada – foi levado para o Hospital Regional com uma perfuração no tórax. 

Conforme a polícia, Alex Júnior, que tinha um posto de lavagem na Avenida Paulino Mendes Lima, no centro da cidade, tinha sido preso em 2017 pelo furto de um carro. 

O veículo abandonado pela quadrilha tinha sido roubado em Trancoso, em Porto Seguro, na quarta-feira (26)./Radar News

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Caso Hyara Flor: pai de suspeito diz que tiro que matou menina foi disparado acidentalmente pelo irmão do adolescente


O pai do marido de Hyara Flor, principal suspeito de matar a adolescente de 14 anos em Guaratinga, no extremo sul da Bahia, apreendido por 45 dias na quarta-feira (26), gravou um vídeo em que alegou que o tiro foi disparado acidentalmente por outro filho dele, irmão do esposo da vítima. 

“Ele não tem nada a ver com esse caso, não, gente. A perícia tem que mostrar a verdade para a Polícia Federal. O fato que aconteceu foi JD (iniciais do nome do adolescente), que é meu filho e cunhado de Hyara, brincando com a arma e teve um disparo acidental”, disse Amorim. 

O pai do suspeito afirmou ainda amar Hyara Flor e contou que acredita que a versão apresentada por ele será provada. 

“Eu amo a minha nora Hyara, era como se fosse minha filha. Estão jogando para o lado errado, pessoal, vocês têm que ouvir minha versão e a Justiça vai mostrar a verdade para vocês”. 

O adolescente suspeito do crime foi encontrado em Vila Velha, no Espírito Santo, e por também ter menos de 18 anos, e levado para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei. 

Conforme foi informado pela polícia, ele é suspeito de cometer um ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado (feminicídio). A adolescente da comunidade cigana foi baleada no dia 6 de julho, dentro da própria casa. 

A família da vítima acredita que o crime foi um ato de vingança, mas a informação não foi confirmada pela polícia de Guaratinga, que investiga o caso. 

Logo após o crime, o marido e os familiares dele fugiram da cidade. A polícia rastreou o veículo e descobriu que o grupo evitou rodovias movimentadas e seguiu por pequenas cidades da Bahia e do Espírito Santo, até Vitória. Na capital capixaba, tentaram ficar na casa de parentes. 

Desde então, a polícia tentava localizar o suspeito e a família dele. Na quarta, o delegado responsável pelo caso, Robson Andrade, confirmou que ele havia sido apreendido. Posteriormente, a Polícia Federal do Espírito Santo enviou uma nota, comunicando a apreensão do garoto. 

O pai da adolescente, Hiago Alves, comemorou a apreensão do suspeito com um vídeo publicado nas redes sociais. 

Na publicação, ele diz que "todos foram presos". Apesar disso, a única informação divulgada pela polícia é que o adolescente foi apreendido. Além disso, não há nenhum mandado de prisão contra os familiares do suspeito. 

O g1 entrou em contato com a advogada da família de Hyara, Janaína Panhossi, que afirmou que a família do suspeito também foi encontrada. Entretanto, essa informação não foi confirmada pela Polícia Federal. 

Segundo a família de Hyara, a morte da adolescente foi uma vingança planejada. O tio e a sogra dela tinham um relacionamento extraconjugal, o que já era sabido pela comunidade cigana, inclusive pelos parentes da vítima. 

Pai de suspeito alega que tiro foi disparado acidentalmente pelo irmão do adolescente — Foto:/TV Bahia

Adolescente suspeito de matar a jovem Cigana Hyara Flor é apreendido pela PF no Espírito Santo

 

Hyara Flor foi baleada dentro da casa em que ela morava, em Guaratinga — Foto: Reprodução

O marido de Hyara Flor, principal suspeito de matar a adolescente de 14 anos em Guaratinga, no extremo sul da Bahia, foi apreendido nesta quarta-feira (26). Ele foi encontrado em Vila Velha, no Espírito Santo, e por também ter menos de 18 anos, será levado para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei. 

Conforme foi informado pela polícia, o adolescente é suspeito de cometer um ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado (feminicídio). A adolescente da comunidade cigana foi baleada no dia 6 de julho, dentro da própria casa. 

A família da vítima acredita que o crime foi um ato de vingança, mas a informação não foi confirmada pela polícia de Guaratinga, que investiga o caso. 

Casamento de Hyara com o marido aconteceu 45 dias antes do crime — Foto: Reprodução/TV Globo

Logo após o crime, o marido e os familiares dele fugiram da cidade. A polícia rastreou o veículo e descobriu que o grupo evitou rodovias movimentadas e seguiu por pequenas cidades da Bahia e do Espírito Santo, até Vitória. Na capital capixaba, tentaram ficar na casa de parentes. 

Desde então, a polícia tenta localizar o suspeito e a família dele. Nesta quarta, o delegado responsável pelo caso, Robson Andrade, confirmou que ele havia sido apreendido. Posteriormente, a Polícia Federal do Espírito Santo enviou uma nota, comunicando a apreensão do garoto. 

Adolescente suspeito de matar Hyara Flor com tiro é apreendido no Espírito Santo

O pai da adolescente, Hiago Alves, comemorou a apreensão do suspeito com um vídeo publicado nas redes sociais. [Veja acima] 

Na publicação, ele diz que "todos foram presos". Apesar disso, a única informação divulgada pela polícia é que o adolescente foi apreendido. Além disso, não há nenhum mandado de prisão contra os familiares do suspeito. 

O g1 entrou em contato com a advogada da família de Hyara, Janaína Panhossi, que afirmou que a família do suspeito também foi encontrada. Entretanto, essa informação não foi confirmada pela Polícia Federal. 

Motivação é investigada 

Segundo a família de Hyara, a morte da adolescente foi uma vingança planejada. O tio e a sogra dela tinham um relacionamento extraconjugal, o que já era sabido pela comunidade cigana, inclusive pelos parentes da vítima. 

Apesar disso, o casamento de Hyara e do suspeito foi concedido porque, meses antes, a garota teve um noivado desmanchado. Na comunidade, situações como essa não são bem vistas e, por isso, o pai da menina aprovou o segundo noivado, dessa vez com o adolescente de 14 anos. 

“Eles aproveitaram a fragilidade de minha filha ter terminado um noivado. Ele já me pediu (a mão da filha) e eu disse: 'dou tranquilo'. Ele (o pai do suspeito) aproveitou o momento", disse Hiago Alves, pai de Hyara. O assassinato aconteceu apenas 45 dias após o casamento dos adolescentes. 

Um laudo da perícia apontou que o tiro foi feito por alguém a, no máximo, 25 centímetros de distância. Apesar disso, não se sabe se o disparo foi acidental ou não./g1 Bahia

Polícia Civil deflagra Operação "The Last Dance" para cumprir mandados de prisão e busca em Palmópolis

Operação teve como objetivo cumprir quatro mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão e desarticular uma quadrilha responsável por um crime hediondo ocorrido em 2017

Na madrugada desta terça-feira, 25 de julho, a Polícia Civil realizou a operação “The Last Dance” em Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, com o objetivo de cumprir quatro mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão. A ação teve como foco a desarticulação de uma quadrilha responsável por um crime chocante e hediondo ocorrido em 7 de maio de 2017.  

Na ocasião, quatro indivíduos invadiram a fazenda Boa Vista, na zona rural de Palmópolis, e com o uso de armas de fogo, violência corporal e ameaças, cometeram um roubo seguido de estupro contra as moradoras do local, uma idosa e sua filha adolescente. Os criminosos agrediram a vítima mais velha para obter dinheiro que supostamente estaria na propriedade, além de alegarem que receberam pagamento para assassinar a mesma vítima. 

 Ainda mais chocante, os bandidos estupraram a senhora de 52 anos, proprietária da residência, e também atentaram contra a dignidade sexual de sua filha, de apenas 17 anos, usando graves ameaças para aterrorizá-las. Além dos atos de violência, os assaltantes também levaram pertences dos moradores. 

 Desde então, um incansável investigador da Polícia Civil, lotado na 3ª Delegacia Regional de Almenara, estava comprometido em resolver esse caso que abalou a comarca de Almenara. A operação recebeu o nome de “The Last Dance” em homenagem a esse valoroso policial, que está prestes a se aposentar e que prometera empenhar-se ao máximo para desvendar esse crime antes de sua aposentadoria. 

Sob o comando da Delegada Regional Dra. Danielle Araújo de Sousa e com a colaboração do Delegado de Polícia Dr. Diogo Quaresma, a operação mobilizou quatro viaturas e contou com o empenho de dezesseis policiais civis. Os mandados de prisão e busca foram emitidos pela Autoridade Policial Dr. Fernando Henrique Rodrigues Varella, que estava encarregado do inquérito policial que investigou os fatos. 

A comunidade de Palmópolis, assim como toda a região do Vale do Jequitinhonha, aguarda ansiosamente o desfecho dessa operação, na esperança de que a justiça seja feita e que os envolvidos em tamanha atrocidade sejam responsabilizados por seus atos. A Polícia Civil continua empenhada em garantir a segurança e a tranquilidade dos cidadãos, agindo firmemente contra a criminalidade que assola a região./dojequi

Jogo Grêmio 0 x 2 Flamengo melhores momentos - Copa do Brasil, Semifinal

 


Vitória maiúscula 

O Flamengo dominou o Grêmio em Porto Alegre e conquistou uma boa vantagem no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O time de Sampaoli venceu por 2 a 0, com gols de Gabigol e Thiago Maia, um em cada tempo. Gabriel Grando defendeu um pênalti de Gabi e evitou um resultado pior para os gaúchos. A expulsão de Kannemann aos 14 do 2º tempo esfriou a tentativa de reação gremista. No fim do jogo, a torcida rubro-negra entoou gritous de olé. A Arena recebeu 52.923 torcedores na noite desta quarta. 

E agora? 

Com o resultado, o Flamengo joga por três resultados no Maracanã: vitória, empate e derrota por um gol. Para o Grêmio avançar às finais, precisa vencer por três ou mais gols. Uma vitória gaúcha por dois de diferença leva a decisão para os pênaltis. 

Carrasco 

Gabigol abriu o caminho para a vitória do Flamengo na Arena. O camisa 10 aproveitou o cruzamento de Bruno Henrique, aos 33 da etapa inicial, e empurrou para as redes. Foi o sexto gol do atacante em 10 jogos contra o Grêmio, o quinto dentro da Arena. De 2019 para cá, Gabi só perdeu uma vez para os gaúchos. 

Grando ameniza prejuízo 

Já com 1 a 0 no placar, Gabigol desperdiçou um pênalti aos 37 do 1º tempo. A batida não foi boa, e Gabriel Grando, herói do Grêmio nas penalidades contra o Bahia nas quartas de final, brilhou. A defesa do goleiro evitou um resultado pior na Arena. 

O gol que Suárez (ainda) não fez

Luisito quase marcou um golaço do meio-campo. Logo aos dois minutos de jogo, o uruguaio interceptou passe de Everton Ribeiro, percebeu Matheus Cunha adiantado e mandou o chutaço. A bola, caprichosamente, passou à direita do gol. 

Não foi a primeira tentativa de Suárez. Recentemente, contra Botafogo (derrota por 2 a 0 pelo Brasileirão) e Bahia (empate por 1 a 1 pela Copa do Brasil), o atacante, por pouco, não anotou o famigerado "gol que Pelé não fez". 

Desfalques no Maracanã 

O Flamengo não terá o lateral-direito Wesley na partida de volta, em 16 de agosto. O garoto foi advertido aos 35 minutos do 1º tempo. Kannemann, por sua vez, recebeu dois amarelos em um espaço de oito minutos e foi expulso. 

Primeiro tempo

O início foi quente, disputado e com doses de genialidade de Suárez. Logo aos dois minutos, o uruguaio interceptou passe de Everton Ribeiro, percebeu Matheus Cunha adiantado e arriscou do meio-campo. A bola, caprichosamente, passou à direita do gol. O ímpeto gremista gerou um novo erro do Flamengo. Villasanti, aos 12, aproveitou o vacilo na saída de bola, roubou e perdeu frente a frente com o goleiro. Luisito, no rebote, mandou por cima. Apesar da pressão imposta, o time de Renato dava espaços generosos aos homens de criação do Fla. 

O Rubro-negro, aos poucos, arrefeceu o ritmo tricolor e passou a tomar conta do jogo. Fabrício Bruno finalizou com perigo aos 21. Wesley, aos 33, recuperou a bola e arrancou entre os marcadores. Bruno Henrique recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para Gabigol abrir o placar. Quatro minutos depois, Everton Ribeiro invadiu a área e tocou para trás. A bola bateu no braço de Bruno Alves. Pênalti. Gabigol bateu mal, e Grando fez a defesa. Pouco antes do intervalo, Renato desmanchou o esquema com três zagueiros, ao colocar Ferreira no lugar de Bruno Uvini. 

Segundo tempo 

As duas equipes voltaram com um alto nível de competitivade. Não tinha bola perdida. O início do segundo tempo foi menos jogado e mais disputado. Kannemann que o diga. O argentino recebeu dois cartões amarelos em um espaço de oito minutos, aos seis e aos 14, foi expulso e comprometeu os planos tricolores. De imediato, Renato sacou Cristaldo e preencheu a lacuna com o garoto Gustavo Martins. Para não correr riscos com Wesley, já amarelado, Sampaoli colocou Varela. 

Ferreira, aos 20, recebeu de Carballo e arriscou de fora da área à esquerda. Everton Ribeiro respondeu na mesma moeda, mas parou no goleiro. Com um homem a mais, o Flamengo teve tranquilidade para encontrar os espaços. Arrascaeta, aos 23, deu um lindo tapa para Thiago Maia, já dentro da área. O camisa 8 bateu cruzado e acertou o cantinho de Grando. Em êxtase, a torcida rubro-negra entoou gritos de olé na Arena do Grêmio. Pedro entrou no jogo e levou perigo em três arremates e, por pouco, não transformou o placar em goleada. Vitória justa na Arena. 

Agenda 

O jogo de volta está marcado para o dia 16 de agosto no Maracanã. O Flamengo volta a campo às 21h de sábado, contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela 17ª rodada do Brasileirão. O Grêmio, por sua vez, encara o Goiás, no domingo, às 18h30, na Serrinha./Globo Esporte

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Governo lança Plano Safra Bahia e conjunto de ações para desenvolvimento da agricultura familiar


No Dia Internacional da Agricultura Familiar, comemorado nesta terça-feira (25), o Governo do Estado apresentou um conjunto de ações executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda da safra por razão do fenômeno da estiagem ou excessos hídricos. 

A principal delas é o Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2023-2024, lançado na presença do governador Jerônimo Rodrigues e do vice- governador Geraldo Júnior, que vai disponibilizar R$ 3 bilhões em crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. 

Jerônimo explicou que o Plano Safra já integra o Governo Federal, mas que essa gestão de Lula incrementou e retomou o programa com recursos específicos para os agricultores familiares. Conforme ele, esse enquadramento vai ter impacto positivo na produção de alimentos, cuidados com o meio ambiente e na educação no campo. “Aqui na Bahia, estamos aproveitando o Dia Internacional da Agricultura Familiar para lançar o Plano Safra. A nossa expectativa é que a gente chegue a R$ 3 bilhões para financiamento das diversas frentes da agricultura familiar. Ainda faremos o lançamento do Plano Safra do Agronegócio também. Também aproveitamos a agenda para fazer a entregas de quase 200 equipamentos do Governo do Estado e realizar anúncios de investimento para assistência técnica”, disse o governador. 

Dentre as medidas detalhadas no lançamento, há o Pronaf A, que oferece maior limite de financiamento do custeio, passa de R$ 9 mil para R$ 12 mil, e o investimento de R$ 30 mil para R$ 40 mil; o Microcrédito Pronaf B, medida na qual a renda bruta familiar será elevada de R$ 23 mil para R$ 40 mil por ano, e o limite de financiamento aumentado de R$ 6 mil para R$ 10 mil sendo que, para mulheres o valor poderá ser até R$ 12 mil. Nessa modalidade, o fomento produtivo rural, recurso não reembolsável destinado a agricultores em situação de pobreza, será elevado de R$ 2,4 mil para R$ 4,6 mil. 

Há ainda o Pronaf Mulher, com limite de financiamento de até R$ 25 mil e taxa de juros de 4% ao ano, direcionada às agricultoras com renda anual de até R$ 100 mil. As quilombolas e assentadas da reforma agrária terão aumento no abatimento do fomento mulher (modalidade do crédito instalação) de 80% para 90%. Há também linhas específicas para jovens e indígenas. 

 “É um dia muito importante para nós. O governador fez questão de premiar nessa data o agricultor e agricultora da Bahia em homenagem a todos no mundo que trabalha com alimento limpo, que quer que a economia circule no seu lugar e que garante a dignidade para homem e a mulher do campo. Esse evento de hoje é para promover principalmente os movimentos sociais, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso. 

 Mais projetos 

 Foi ainda apresentado o Projeto ‘Bahia que Produz e Alimenta’, que receberá um investimento de R$ 750 milhões para melhorar a infraestrutura, serviços e integração das organizações produtivas da agricultura familiar aos mercados, atendendo 50 mil famílias beneficiárias e 600 organizações produtivas da agricultura familiar nos 27 territórios de identidade entre 2023 e 2027. 

“Hoje aqui é uma síntese de tudo que a gente vem fazendo e o que a gente vai fazer, o ‘Bahia que Produz e Alimenta’ surge nessa esteira onde o governo lança o Bahia Sem Fome e vai atrás dessas pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. O ‘Bahia que Produz e Alimenta’ fomenta a produção de alimentos para a gente ofertar para as famílias, fazendo com que essas elas sejam integradas também no processo de inclusão socioprodutiva”, explicou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR. 

 Em mais uma ação, Jerônimo autorizou a SDR/CAR e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) a dar início a ação de assistência técnica e extensão rural com foco nos sistemas produtivos da agricultura familiar: mandioca, cacau, leite, mel e avicultura de galinha caipira. Na prática, a ação vai financiar kits produtivos para as Unidades de Produção Familiar atendidos pela rede de Ater, e R$ 40 Milhões de reais investidos em dois anos, em 36 mil Unidades de Produção familiar atendidas. 

Também foi celebrado o Termo de Fomento com a Associação Povos da Mata de Certificação Participativa – Agroecologia em rede na Bahia: mais alimentos e mais vida no qual será realizado acompanhamento técnico de 1.050 Unidades de Produção Familiar e de 250 novas Unidades Familiares em 19 territórios de identidade da Bahia, com 24 agroindústrias vinculadas e R$ 1,6 milhões de reais aplicados em 24 meses. 

O governador assinou também Acordo de Cooperação para Implantação de 27 Polos Territoriais de Apoio a Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar para Mercados Institucionais. A SDR/CAR também foi autorizada a iniciar o projeto de dinamização das Agroindústrias Familiares para apoio a gestão, acesso a mercados e assistência técnica para 402 agroindústrias familiares. O investimento é de R$ 30 milhões ao longo de três anos. 

Entregas 

 Na ocasião, o governador entregou Selos de Identificação dos 90 novos produtos de associações e cooperativas da Agricultura Familiar, 31 tratores (75Hp) e 54 microtratores para organizações do setor, além de 88 microtratores e máquinas forrageiras para Escolas Famílias Agrícolas, em uma ação conjunta com a Secretaria da Educação./Bahia.ba

Homem é morto em casa por bandidos encapuzados em Santa Cruz Cabrália



 Santa Cruz Cabrália: Um homem foi morto a tiros, na noite de terça-feira (25), no bairro Mirante Coroa, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Segundo testemunhas, Yan Santana Ávila, 26 anos, estava em casa com a mulher quando três bandidos encapuzados arrombaram o local. 

Yan foi morto na cama do casal com vários disparos de arma de fogo. A esposa não ficou ferida. No local, a perícia recolheu dezenas de cápsulas de pistola calibre 9 milímetros. 

Após periciarem o local, os agentes do Departamento de Polícia Técnica liberaram o corpo para exame de necropsia no Instituto Médico Legal. A Polícia Civil vai abrir um inquérito para apurar autoria e motivação do crime. 

PRISÃO PREVENTIVA POR HOMICÍDIO – Segundo apurou a reportagem, Yan Santana tinha mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça de Cabrália em 18 de maio deste ano, por suspeita de homicídio. Ele também já tinha sido preso por tráfico de drogas./Radarnews

Menina de 11 anos morre após ter 20% do corpo queimado ao acender fogão improvisado com álcool


Uma menina de 11 anos morreu após ter 20% do corpo queimado ao acender um fogão improvisado com álcool, na casa onde morava com a família, no Bairro da Paz, na periferia de Salvador. 

Os familiares da menina contaram à produção da TV Bahia que o gás de cozinha tinha terminado na tarde do dia 14 de julho, mas tiveram que improvisar um fogão por não terem conseguido dinheiro emprestado para comprar um botijão novo, que custa R$ 125. 

Segundo a Polícia Civil, Maria Eduarda Costa Santos se queimou no dia 16 de julho e, antes de morrer, ficou internada por oito dias no Hospital Geral do Estado (HGE). O óbito foi confirmado na segunda-feira (24). 

Nesta quarta (26), o corpo da menina segue no Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Ainda não há previsão de quando o sepultamento vai acontecer. 

De acordo com a família de Maria Eduarda, no momento do acidente, as chamas atingiram a cortina e a fiação elétrica do imóvel. O pai da garota estava na casa com as três irmãs dela. A menina foi levada por ele e um vizinho para o HGE./G1

Jovem desaparecido de Monte Azul deixa sua família e amigos em grande desespero

Jucuruçu: quarta-feira, 26 de julho de 2023, uma família do distrito de Monte Azul, município de Jucuruçu, tem vivido momentos difíceis, pois segundo informações desde último domingo, 23/ 07, o jovem Wesley Arruda Nascimento de 16 anos de idade saiu de sua casa e seus pais não sabem do seu paradeiro, foi quando nesta tarde de terça-feira, alguém da família do (Wesley) usou a rede social e fez essa postagem - gente esse menino é meu sobrinho, se alguém viu ou vê, por favor, entrem em contato com a gente, os pais estão desesperados, ele mora em Monte Azul, município de Jucuruçu. 

Ai começou surgir uns comentários que o jovem Wesley Arruda Nascimento, teria sido visto em Cajuíta distrito de Guaratinga - BA, só que ficamos sabendo que ninguém entrou em contato com a família do jovem para confirmar o fato.  

Na verdade a família do Wesley ainda continua em grande desespero para encontrar o filho, então pedimos, por favor, quem viu ou ver o Wesley Arruda Nascimento, que entre em contato nestes contatos - WhatsApp da família (33) 99550396 - WhatsApp da Policia Militar da 43ª CIPM de Jucuruçu (73) 98219-4343 - ou 190. E a família agradece.

Cafu diz que seleção feminina pode ganhar Copa, mas alerta: 'Não é fácil'

 


O ex- lateral Cafu apoiou o Brasil na Copa do Mundo feminina, mas disse que os jogos não serão fáceis. 

O que aconteceu 

Cafu depositou confiança na seleção feminina e disse que a equipe de Pia Sundhage "tem chances de título" nesta Copa. O ex-jogador foi o capitão no pentacampeonato do Brasil em 2002. 

Porém, Cafu alertou que há muitas seleções boas na disputa do torneio, apesar de demonstrar otimismo ao falar do Brasil. 

Sei como elas estavam ansiosas [na estreia], o quanto estavam preocupadas em mostrar para o Brasil o valor delas. Mas elas podem ficar tranquilas, todos nós sabemos a capacidade e o potencial de vocês. Confiamos muito no trabalho. disse Cafu, em entrevista após participação em campeonato de Fut-7. 

Tem chances de título. Porém, há muitas equipes boas. A Copa do Mundo feminina não é fácil. Elas irão enfrentar grandes seleções, mas têm condições de trazer o título para o Brasil. finalizou. 

Após golear o Panamá no primeiro jogo, a seleção brasileira encara a França, neste sábado (29), às 7h (de Brasília), podendo ter grandes chances de classificação para o mata-mata./uol

Empresário agride criança de 11 anos no Condomínio Gabrigil em Teixeira e caso vai parar na delegacia


Teixeira de Freitas: Um caso de agressão física a uma criança de 11 anos foi registrado no Condomínio Gabrigil, na cidade de Teixeira de Freitas, neste domingo (23). O empresário Luciano Cordeiro Bonfim, de 40 anos, é acusado de agredir o menino com um tapa, puxão de orelha e empurrão. O agressor alega que o menino estava cometendo bullying e pirraçando seu filho pequeno, e que ao ver seu filho e acuado e com medo, perdeu a cabeça. 

A mãe da vítima mostrou um vídeo com a orelha do menino agredido toda avermelhada e fez um Boletim de Ocorrência. Os colegas do menino agredido presenciaram a ação. A mãe confrontou o agressor, que tentou se justificar, dizendo que ficou nervoso ao ver seu filho naquela situação. A mãe disse que mesmo se o filho dela tivesse agredido o outro garoto, ele não poderia jamais agredir uma criança menor de idade e deveria sim informar o caso à mãe. 

Luciano Cordeiro já se envolveu em uma confusão, com o caso registrado no Liberdade News. Em janeiro de 2016, o Luciano invadiu a Prefeitura Municipal, quebrou objetos da recepção e derramou esgoto no local. Na ocasião, ele evadiu-se do local antes que os guardas municipais chegassem, e foi posteriormente localizado e preso em frente ao seu estabelecimento comercial. Os objetos danificados incluíram uma mesa, um telefone, dois monitores, um gabinete e um no-break. 

A Lei nº 13.431/2017 estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera o ECA. Para os efeitos desta Lei, sem prejuízo da tipificação das condutas criminosas, são formas de violência: violência física, entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico. 

O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes, e Luciano poderá ser enquadrado com base no ECA e por lesão corporal com base no Código Penal./Edvaldo Alves/Liberdadenews

terça-feira, 25 de julho de 2023

PMs envolvidos em ação com morte de criança de 10 anos na Bahia são afastados das atividades nas ruas, diz SSP


Os policiais militares envolvidos na ação que causou a morte do menino Gabriel Silva da Conceição Júnior em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foram afastados das atividades das ruas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta terça-feira (25), após uma reunião do secretário Marcelo Werner com familiares do garoto de 10 anos. 

Mãe de criança que morreu após ser baleada na Bahia acusa Polícia Militar e pede justiça: 'tiraram um pedaço de mim'

Gabriel foi atingido enquanto brincava perto de casa, no bairro de Portão, durante o domingo (23). Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de segunda-feira (24). 

De acordo com a SSP-BA, as armas de fogo utilizadas na ação também foram recolhidas. Com essas medidas junto com a análise de imagens de câmeras de segurança, a secretaria busca apurar a autoria do disparo que atingiu a criança. 

Ainda segundo a secretaria, a mãe de Gabriel, Samile de Souza Costa, o tio Rauan Souza, a avó Selma Santana de Souza, e a tia Noemia de Oliveira dos Santos, estiveram presentes na reunião acompanhados por uma advogada. 

Além da investigação da Polícia Civil, a Corregedoria-Geral da SSP também acompanha a apuração do caso. 

Após o enterro de Gabriel na segunda-feira, familiares e amigos da criança fizeram um protesto de cerca de três horas na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, com queima de pneus, galhos e outros materiais. 

População faz protesto contra morte de criança de 10 anos na Estrada do Coco, na RMS

A ação bloqueou a via nos dois sentidos e causou bastante engarrafamento na região. Além da Estrada do Coco, vias marginais que dão acesso a outras áreas da cidade também foram bloqueadas. 

No decorrer do protesto, alguns estabelecimentos comerciais foram fechados, inclusive uma farmácia que fica na Estrada do Coco sentido Litoral Norte. Por volta das 17h25, o grupo sentou na rodovia e cantou músicas cristãs. 

Após a repercussão do caso, no final da noite de segunda-feira, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, usou as redes sociais para para prometer apuração e dizer que o caso é prioridade./g1 Bahia.


 

Protesto pela morte de adolescente indígena fecha BR-367 em Coroa Vermelha


Santa Cruz Cabrália: O adolescente indígena Dennis Kawhã Santos da Cruz, de 16 anos, foi sepultado na manhã desta terça-feira (25), em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália. Após o enterro, familiares e amigos do jovem de etnia Pataxó protestaram fechando a BR-367. Com cartazes pedindo justiça por Dennis, eles queimaram pneus e impediram a passagem de veículos no trecho. 

Dennis Kawhã morava no bairro Carajás, em Coroa Vermelha, e foi encontrado morto no início da manhã de segunda-feira (24). Conforme relato de familiares, ele havia saído de casa na noite de domingo (23) para participar de uma festa com paredão de som na Praia do Cruzeiro, localizada no mesmo distrito. 

SUSPEITOS IDENTIFICADOS – De posse de imagens da festa, a Polícia Civil de Cabrália identificou alguns suspeitos e já está sendo pedida a prisão preventiva. Conforme informações, três criminosos participaram diretamente da morte de Dennis, que teve motivação fútil. 

Segundo a polícia, o crime teria sido motivado por uma rivalidade entre grupos de diferentes bairros. Eles não aceitam que pessoas que moram em outros bairros frequentem o local. Quem desobedece, tem a morte decretada. 

CRIME – O corpo do adolescente foi encontrado na Avenida Beira Bar, no trecho entre as cabanas de praia Sun Beat e Colher de Pau. De acordo com a perícia, o jovem teve a cabeça desfigurada por golpe de um pedaço de madeira que tinha concreto na ponta. 

A polícia informou que o adolescente foi retirado da festa pelos agressores e levado até o local onde foi assassinado. Ele não tinha envolvimento com crime./Radarnews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.