Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 5 de outubro de 2019

Veja o vídeo do assassinato do ex-militar em Teixeira: Vítima era acusado de estupro e cárcere privado





Teixeira de Freitas: O Liberdade News teve acesso com exclusividade ao vídeo que mostra o momento da execução do ex-policial militar Jorge Acácio Nascimento, 41 anos. O ex-militar foi assassinado a tiros de pistola 9mm e espingarda calibre 12, na tarde desta sexta-feira, 04 de outubro, quando estava no interior de um estabelecimento comercial (Restaurante Roda Viva) , em pleno Centro da cidade de Teixeira de Freitas. O vídeo mostra quando três criminosos, encapuzados e fortemente armados, entraram no estabelecimento e foram em direção à vítima, que não teve chance de defesa ou fuga.

A ação durou menos de 30 segundos. Após atirar na vítima, os criminosos correram e adentraram em um veículo que esperava por eles, na frente do estabelecimento. No local, foram recolhidos 08 cápsulas deflagradas de calibre .9mm, e 05 projéteis do mesmo calibre, além de dois cartuchos deflagrados de calibre .12. O corpo da vítima (Acácio) foi removido para o IML, onde passou por necropsia neste sábado (05). Jorge Acácio estava sendo acusado de estupro, roubo, cárcere privado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, crimes ocorridos no dia 22 de fevereiro de 2009 numa pousada em Prado.


Jorge foi preso e passou sete anos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, ele foi solto através de um habeas corpus impetrado junto ao Supremo Tribunal em Brasília, no ano de 2016. O processo segue e na ocasião, o militar jurou inocência.


Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, nenhuma linha de investigação está descartada. O caso está sob a responsabilidade do NHT da 8ª COORPIN, liderado pelos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari. Pelas imagens, fica evidente que o crime foi praticado por criminosos profissionais./Liberdadenews

Presidente da APES solicita asfaltamento do trecho entre Itanhém e Jucuruçu




O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, que também é Presidente da Associação de Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES), reivindicou o asfaltamento da Rodovia Estadual BA-699.

BA-699 (trecho entre Itanhém e Jucuruçu)Pedido de asfaltamento da estrada entre Itanhém e Jucuruçu.

A estrada tem 56 quilômetros de extensão, utilizada para transportar a produção agropecuária, de bens e serviços dos moradores dos municípios de Itanhém e Jucuruçu.

Segundo Léo Brito, “o asfaltamento desse trecho é uma antiga reivindicação de pequenos produtores rurais e dos moradores dos municípios de Itanhém e Jucuruçu”, explicou./O solo

População irá eleger neste domingo, representantes de conselhos tutelares




Resultado de imagem para conselhos tutelares


Neste domingo (6), das 9h às 17h, serão realizadas eleições para escolha dos representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Trinta mil conselheiros deverão ser eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.

A participação na escolha dos novos conselheiros não é obrigatória. No momento da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. Podem votar eleitores cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano.

O eleitor escolhe um representante para o Conselho Tutelar mais próximo de sua residência.

Informações sobre os locais de votação devem ser buscadas nas prefeituras, nas secretarias municipais que tratam dos direitos de crianças e adolescentes, na Justiça Eleitoral e nas próprias sedes dos conselhos.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos dispõe de Cadastro Nacional de Conselhos Tutelares, com os respectivos endereços e contatos.

De acordo com nota do ministério, mais da metade dos conselhos estão em atividade nas regiões Nordeste (1.885 conselhos em 1.811 cidades) e Sudeste (1.830 conselhos em 1.668 municípios).

Na Região Sul funcionam 1.234 em 1.191 cidades. No Centro-Oeste, são 527 conselhos entre 466 municípios e 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Na região Norte há 480 conselhos divididos em 420 municípios.

Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem se candidatar aos conselhos tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos ou mais e que sejam de “reconhecida idoneidade moral”.

O ECA estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes.

A lei também diz que o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é “estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público”.

Quem for eleito neste domingo, tomará posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Pela primeira vez, serão permitidas a reeleição e a recondução de conselheiros./IN

Ex-policial Acácio é morto a tiros dentro da Churrascaria no centro de Teixeira




O ex-policial Jorge Acácio do Nascimento, de 41 anos, foi morto no inicio da noite desta sexta-feira, 04 de outubro, dentro da churrascaria Roda Viva, localizada na esquina das ruas Prudente de Morais e a Mal. Costa e Silva, no centro de Teixeira de Freitas.

O ex policial estava sentado no interior da churrascaria quando três homens encapuzados desceram de um veículo e começaram a atirar sem dá chance do Jorge se defender. Os assassinos estavam portando uma espingarda 12 e pistolas 09 mm. Alvejado com vários tiros, Acácio tombou sem vida dentro do estabelecimento comercial.

Segundo os peritos, o corpo da vítima apresentava 09 perfurações de pistola 09 mm, com entrada e saída e duas de espingarda calibre 12. No local a polícia recolheu 08 cápsulas calibre 12 e 05 projéteis do mesmo calibre e 02 cartuchos deflagrados de espingarda 12. A polícia ainda não tem pista dos assassinos./bahiaextremosul

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Curva da Tarifa: Acidente com carreta na BR 101 em Teixeira deixa 03 pessoas mortas




Teixeira de Freitas: Uma carreta tombou na noite desta quinta-feira, 03 de outubro, na BR 101, no trecho entre Posto da Mata e Teixeira de Freitas, deixando três pessoas mortas no local. A Polícia Rodoviária Federal - PRF, foi comunicada do acidente, juntamente com o SAMU, e ao chegarem no local, situado na altura do Km 895, conhecido como "Curva da Tarifa", o SAMU constatou o óbito das três pessoas que estavam na carreta, de modelo Scania/G 470, de cor branca, placa policial ESU 2513.


A carreta estava carregada de bobinas de papel, e seguia sentido Espírito Santo para Salvador/BA, momento que o motorista teria se perdido na curva, vindo a tombar o veículo. O motorista, que foi identificado como Valdomiro dos Santos Sales, de 45 anos e uma mulher, identificada como Jaíara Pereira Porto, de 26 anos, ficaram presas nas ferragens. Edvaldo Mendonça Batista Oliveira, de 32 anos, foi lançado para fora do veículo, no momento do tombamento.


Os agentes da PRF acionaram O Corpo de Bombeiros Militar para retirar os dois corpos das vítimas das ferragens, e comunicaram o fato para a delegada plantonista da 8ª COORPIN, Maria Luíza Ribeiro, que solicitou ao DPT a remoção dos corpos ao IML, onde passarão por necropsia nesta sexta-feira (04), ficando à disposição dos familiares. Segundo informações, as vítimas são oriundas dos municípios de Candeias e Santo Antônio de Jesus, na Bahia.


A carreta foi removida para um pátio conveniado com a PRF, já no meio da madrugada desta sexta-feira, quando foi possível a finalização da remoção dos corpos. O veículo ficará à disposição da Polícia Civil, que deverá solicitar uma perícia técnica./Liberdadenews

Homem é encontrado morto às margens da BR 101 próximo ao Polo Industrial de Teixeira




Teixeira de Freitas: O Corpo de um homem foi encontrado próximo às margens da BR 101, no Km 884, que fica próximo ao acesso do Polo Industrial, em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira, 04 de outubro. A Central do CICOM/190 foi informada através de populares que avistaram o corpo da pessoa caída no referido local. Aparentemente trata-se de um andarilho, aparentando ter acima de 60 anos, de cor negra, trajando uma camiseta regata de cor branca, calça social de cor preta, e com uma bolsa contendo roupas ao seu lado.

NZZX5908.JPG

Nenhum documento de identificação foi encontrado com a vítima. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, e informou ao delegado de plantão, Charlton Bortolini, que esteve no local, juntamente com o investigador Aldo, e uma equipe do DPT, para realizar os procedimentos de praxe. Segundo informações, não foi encontrado nenhuma lesão no corpo que poderia ter causado a morte da vítima, que aparentemente morreu por causas naturais. a Polícia estima que o corpo está no local há aproximadamente dois dias.


Após procedimentos de praxe, o corpo foi removido ao IML, onde passará por necropsia, e ficará na Câmara Fria aguardando identificação por parte de algum familiar./Liberdadenews

Saiba quais regras vão vigorar nas eleições municipais de 2020




Daqui a exatamente um ano, os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores.

A eleição, marcada para 4 de outubro de 2020, será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais – somente para as prefeituras.

Veja abaixo quais regras vão vigorar para as eleições municipais de 2020.

Data da eleição

Dia 4 de outubro de 2020. O 2º turno das votações será realizado no dia 25 do mesmo mês.

Cargos em disputa

Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Partidos

Para participar das eleições, o partido tem que registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito.

Coligações

Candidatos a prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições.

No entanto, as coligações partidárias estarão proibidas para as eleições proporcionais – neste caso, de vereadores. Antes, os votos dados a todos os partidos da aliança eram levados em conta no cálculo para a distribuição das vagas.

Candidaturas

O partido deverá reservar a cota mínima de 30% para as mulheres. Está proibida a candidatura avulsa, ainda que a pessoa seja filiada a algum partido.

Idade mínima

A idade mínima para se eleger é de 21 anos para prefeito ou vice-prefeito e de 18 anos para vereador.

Limites de gasto da campanha

Projeto aprovado pelo Congresso fixa que os limites serão iguais aos de 2016, corrigidos pela inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Naquele ano, São Paulo foi a cidade com o maior limite de despesas: R$ 45,4 milhões para prefeito no primeiro turno e R$ 13,6 milhões no segundo.

O candidato poderá se autofinanciar em até 10% do limite de gasto para o cargo.

Doações

Somente pessoas físicas poderão fazer doações para campanhas eleitorais. As doações serão limitadas a 10% dos seus rendimentos no ano anterior à eleição.

Arrecadação

A partir do dia 15 de maio do ano eleitoral, os pré-candidatos poderão fazer arrecadação prévia de recursos por meio de vaquinha eletrônica, mas a liberação do dinheiro ficará condicionada ao registro da candidatura.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 15 de agosto do ano que vem, desde que não envolva o pedido explícito de voto.

A lei não considera propaganda eleitoral antecipada o anúncio de pré-candidatura ou a exaltação pelo pré-candidato de suas qualidades pessoais.

Propaganda no rádio e na TV

É proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral paga no rádio e na televisão. A propaganda gratuita é permitida nos 35 dias anteriores à antevéspera das eleições.

Propaganda 'cinematográfica'

Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica e desenhos animados.

Propaganda eleitoral na imprensa

São permitidas, de 15 de agosto até a antevéspera das eleições, a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso.

Propaganda na internet

É permitido fazer campanha na internet por meio de blogs, redes sociais e sites. Partidos e candidatos poderão contratar o impulsionamento de conteúdos (uso de ferramentas, gratuitas ou não, para ter maior alcance nas redes sociais). Está proibido o impulsionamento feito por pessoa física.

Sem ofensas

É crime a contratação direta ou indireta de grupo de pessoas para enviar mensagens ou fazer comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação.

Propaganda na rua

É proibido fazer propaganda de qualquer natureza (incluindo pinturas, placas, faixas, cavaletes e bonecos) em locais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada.

A proibição se estende a postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus, árvores, muros e cercas.

Material de propaganda

É permitido colocar bandeiras na rua, desde que não atrapalhem o trânsito de pessoas e veículos. Também pode colar adesivo (de 50 cm x 50 cm) em carros, motos, caminhões, bicicletas e janelas residenciais.

"Envelopar" o carro (cobri-lo totalmente com adesivo) está proibido. No máximo, poderá ser adesivado o para-brisa traseiro, desde que o adesivo que seja microperfurado.

Camiseta e chaveiro

Na campanha eleitoral, é proibido distribuir aos eleitores camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens.

Outdoor proibido

É vedada a propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônicos.

Alto-falantes

O funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som é permitido entre as 8h e as 22h. Porém, os equipamentos não podem ser usados a menos de 200 metros de locais como as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, quartéis, hospitais, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando em funcionamento).

Cabos eleitorais

A contratação de cabo eleitoral é permitida, mas respeitando alguns critérios conforme a quantidade de eleitores no município.

Comícios

A realização de comícios e o uso de aparelhos de som são permitidos entre as 8h e a meia-noite, exceto o comício de encerramento da campanha, que poderá ir até as 2h da manhã.

Trio elétrico

É proibido o uso de trios elétricos em campanhas, exceto para a sonorização de comícios. A circulação de carros de som e minitrios é permitida em comícios, passeatas, carreatas e caminhadas, mas desde que observado o limite de 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo.

Showmício

É proibida a realização de showmício para promoção de candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Véspera da eleição

Até as 22h do dia que antecede a eleição, pode haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som.

No dia da eleição

Constituem crimes, no dia da eleição:

o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna;

a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos;

a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.

No dia da eleição, estão permitidas manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Estão proibidas aglomerações de pessoas com roupa padronizada até o término do horário de votação.

Debates

É permitida a realização de debates promovidos por rádios ou canais de televisão, sendo assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares./G1

Luto- Família comunica o falecimento de Wanderson dos Santos




A família de Wanderson dos Santos, de 41 anos, comunica o seu falecimento ocorrido nesta quinta-feira (03), no Hospital Dr. Jaime Laranjeira, na Serra-ES, onde estava internado para tratar de um câncer.

Wanderson era muito conhecido em Teixeira de Freitas onde morava e trabalhava com torneiro mecânico. Ele era integrante da maçonaria e nas redes sociais amigos lamentam a morte prematura do mecânico que deixa mulher e duas filhas.

O corpo está previsto para chegar em Teixeira de Freitas as 13 horas, onde será velado na capela da igreja São Francisco, no bairro Bela Vista.

Nota da família;

É com muita dor, porem com Fé no Espirito Consolador do Senhor, que Comunicamos o Falecimento WANDERSON DOS SANTOS. Que sempre se dedicou a família e amigos com tanto amor, humildade e caráter impar! Sentiremos muitas saudades! Amaremos Eternamente!

O Velório será hoje, 4 de Outubro, na Capela da Igreja São Francisco de Assis  e o sepultamento será amanhã, 05 de Outubro, as 10:00horas  no Cemitério Reviver. Agradecemos a todos pela oração, dedicação e amor!/bahiaextremosul

ITAMARAJU | Familiares procuram por adolescente desaparecida





A adolescente Railane Costa do Nascimento (15  anos) está desaparecida deste a última quarta-feira (25) de setembro.

Conforme informações passadas a polícia, a menor saiu de casa com destino a escola na referida data e não retornou para sua residência localizada no Parque Nacional do Descobrimento.

Após inúmeras buscas na tentativa de localizar a adolescente, familiares procuram as autoridades policiais da Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju e notificaram o desaparecimento da adolescente.

Se alguém tiver qualquer informação do paradeiro da garota poderá manter contato com a central da Polícia Civil (197) ou com a Polícia Militar no telefone 190./IN

Começa na segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra o sarampo



Começa na próxima segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Mas todas as pessoas até 49 anos devem levar os cartões de vacinas às unidades de saúde para conferir se está com a vacinação em dia.

Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Mas é importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

A Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas está promovendo ações para melhorar a cobertura vacinal do sarampo no município, nas Unidades Básicas de Saúde, unidades hospitalares públicas e privadas, clínicas e com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Além disso estão programadas também ações de vacinação nos trabalhadores do comércio, rede de hotelaria, aeroportos e transporte rodoviário, universidades e Escolas Técnicas do município. Segundo a técnica da Viep, responsável pela imunização, Valéria Lima, desde o início dos alertas emitidos pela Sesab, a prioridade tem sido identificar casos suspeitos de sarampo. “Temos que ter respostas rápidas casos suspeitos e caso ocorra também casos confirmados da doença.

Fizemos um treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, pois são eles que estão no dia a dia dentro das casas das pessoas, avaliando cartões de vacina, anotando as datas das doses dessas vacinas e encaminhando para a vacinação aqueles que têm necessidade.”, explicou Valéria.

A população deve procurar as salas de vacinas para avaliação dos cartões. As Unidades Básicas de Saúde estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira./bahiaextremosul

Homem que estuprou menina em Teixeira é acusado de estuprar criança de 6 anos no ES





Valmir Domingos de Jesus de 30 anos, preso por estuprar uma menina de 10 anos em Teixeira de Freitas, é acusado de cometer outro estupro, agora contra uma criança de apenas 6 anos no estado do Espírito Santo. A garotinha já passou por três cirurgias e ainda está internada.

A Polícia Civil do Espírito Santo enviou um ofício pedindo interrogatório do acusado, sobre a acusação de cometer o estupro enquanto estava foragido da cidade de Teixeira de Freitas, logo após cometer o crime no bairro Colina Verde, informou a delegada Viviane Scofield do Amaral, Titular da DEAM (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher).

Após cometer o crime, Valmir fugiu em um mototaxi clandestino. A criança foi socorrida por populares para o Hospital Municipal e segundo informações, passou por duas cirurgias. Moradores informaram que o estuprador abordou a criança a caminho da padaria e a levou para uma construção onde cometeu o crime.

Valmir era mototaxi na cidade de Medeiros Neto e veio embora para Teixeira de Freitas depois que foi preso por abusar de uma criança naquela cidade.

Apesar do esforço da polícia, o acusado que também já havia sido preso por posse de arma e atentado violento ao pudor por andar exibindo as genitais na rua, conseguiu fugir./bahiaextremosul

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Três universitários e motorista de ônibus morrem em acidente na Bahia




Três estudantes universitários e o motorista do ônibus que os transportava morreram na noite de quarta-feira (2), durante um acidente, na BR-030, a cerca de 5 km do município de Guanambi, no Sudoeste da Bahia. Outros 13 estudantes ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Regional de Guanambi.

O ônibus que transportava as vítimas foi atingido por um caminhão carregado de coco, que ficaram espalhados na via. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Guanambi), as pistas ficaram interditadas até às 3h30 desta quinta-feira (3). O motorista do caminhão fugiu do local, mas dentro do veículo foi encontrada uma carteira de habilitação no nome de Lucas Santos Silva Bento.

As vítimas são as estudantes de ciências contábeis Thaís de Araújo Martins dos Santos, de 28 anos, e de Administração Lisângela Angélica Gomes, 31, do Centro Universitário UniFG, o estudante do primeiro semestre de engenharia civil, Klausten Lima Ferreira, 30, da Faculdade Pitágoras, e o motorista do ônibus, Roberto Gonçalves Teixeira, 68, conhecido como Roxo. Ele era funcionário da empresa Lívia Tur. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Guanambi, onde vão passar por necrópsia./correio24horas

Lajedão: Três criminosos assaltam a Lotérica Casa dos Sonhos e fogem em um Voyage sem placa




Lajedão: A Polícia Militar de Lajedão foi informada através do CICOM, que três indivíduos armados invadiram a Lotérica Casa dos Sonhos, localizada na Rua Claudemiro Rocha Passos no Centro de Lajedão e anunciaram o assalto. Segundo informações, não houve resistência e logo em seguida os criminosos fugiram, tomando sentido ignorado.

O fato aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira, 03 de outubro. Segundo testemunhas, 03 bandidos chegaram em um veículo VW/Voyage, na cor branca, sem placa policial. Guarnições da Polícia Militar de Lajedão em diligência e pediram apoio da CAEMA. Diligências estão sendo realizadas para tentar localizar e prender os acusados.

Não foi divulgado o valor que foi subtraído pelos criminosos./Liberdadenews

Começa na segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra o sarampo






Começa na próxima segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Mas todas as pessoas até 49 anos devem levar os cartões de vacinas às unidades de saúde para conferir se está com a vacinação em dia.

Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Mas é importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

A Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas está promovendo ações para melhorar a cobertura vacinal do sarampo no município, nas Unidades Básicas de Saúde, unidades hospitalares públicas e privadas, clínicas e com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Além disso estão programadas também ações de vacinação nos trabalhadores do comércio, rede de hotelaria, aeroportos e transporte rodoviário, universidades e Escolas Técnicas do município.

Segundo a técnica da Viep, responsável pela imunização, Valéria Lima, desde o início dos alertas emitidos pela Sesab, a prioridade tem sido identificar casos suspeitos de sarampo. “Temos que ter respostas rápidas casos suspeitos e caso ocorra também casos confirmados da doença.

Fizemos um treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, pois são eles que estão no dia a dia dentro das casas das pessoas, avaliando cartões de vacina, anotando as datas das doses dessas vacinas e encaminhando para a vacinação aqueles que têm necessidade.”, explicou Valéria.

A população deve procurar as salas de vacinas para avaliação dos cartões. As Unidades Básicas de Saúde estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Vacinação contra o sarampo./bahiaextremosul

Medeiros Neto: acidente na BA-290 deixa seis pessoas feridas




Um acidente automobilístico na BA-290, por volta das 11:00 horas deste domingo(29), quase termina em tragédia.

De acordo com informações, o fato aconteceu nas proximidades da usina Santa Maria onde uma família viajava em um Ford KA, preto, placa de identificação PKO-0G27, licenciado em Medeiros Neto, que seguia sentido Teixeira de Freitas quando, segundo o motorista, um caminhão vinha pela contramão e ele tentou desviar, mas bateu em um buraco, perdeu o controle da direção e capotou.

Seis pessoas estavam no interior do Ford KA e, pelo fato de não estarem usando o cinto de segurança, alguns foram arremessados para fora do veículo.

Medeiros Neto: acidente na BA290 deixa seis pessoas feridasEntre os passageiros havia duas crianças, uma de cinco e uma de dois anos, e uma idosa de 76 anos. As vítimas receberam os primeiros atendimentos pelos profissionais do SAMU e, em seguida, foram levados apara o Hospital Municipal de Medeiros Neto.

Apesar da dimensão do acidente, nenhum dos passageiros teve fraturas ou cortes, apenas escoriações e o prejuízo material. O carro é locado e não foi informado se tinha seguro.

Medeiros Neto: acidente na BA290 deixa seis pessoas feridas

A PRE – Polícia Rodoviária Estadual foi informada pela Central de Polícia de Medeiros Neto para registrar o boletim de ocorrência – B.O./medeirosdiadia

Familiares reconhecem no IML corpo de homem morto a facadas em São José





Familiares reconheceram na tarde desta quarta-feira, 2 de outubro, no IML de Teixeira o corpo do homem morto a facadas no fim da tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, em São José, distrito de Alcobaça.

Trata-se de Antônio Marcos Firme dos Santos de 41 anos, natural de Itamaraju-BA. Após o reconhecimento o corpo foi liberado para velório e sepultamento./bahiaextremosul

Ficou para o Rio! Grêmio e Flamengo empatam por 1 a 1 pela Taça Libertadores da América




Tudo igual no primeiro jogo da semifinal da Libertadores entre Grêmio e Flamengo. As equipes empataram por 1 a 1 na noite desta quarta-feira na Arena do Grêmio. O time rubro-negro teve três gols anulados na partida e passou a ficar em vantagem com o gol marcado por Bruno Henrique aos 23 da segunda etapa. O time de Jorge Jesus esteve a frente do placar até os 42 minutos do segundo tempo, quando Pepê empatou a partida para o time da casa. Na partida de volta, um empate sem gols classifica o Flamengo para a grande final da Taça Libertadores da América.

O Flamengo se sentiu muito a vontade na Arena do Grêmio durante toda a primeira etapa. Além do domínio territorial da partida, o time comandado por Jorge Jesus chegou a balançar as redes por duas vezes, uma com Everton Ribeiro e outra com Gabigol, mas em ambos os lances o árbitro de vídeo entrou em ação. Na primeira jogada, Nestor Pitana foi alertado pelo V.A.R e apontou falta de Gabriel em Kanneman. Na segunda vez em que o Flamengo marcou na Arena, o árbitro de vídeo alertou que Gabigol estava em posição de impedimento.

Na segunda etapa, o Grêmio conseguiu equilibrar as ações e chegou a ficar muito próximo de abrir o placar no início da segunda etapa. Aos 18, Everton Cebolinha foi lançado por Luan e invadiu a área. O melhor jogador gremista fuzilou e obrigou Diego Alves a fazer um verdadeiro milagre em Porto Alegre. No minuto seguinte, Matheus Henrique também arriscou. O arqueiro rubro-negro novamente fez um ótimo trabalho e impediu que o Grêmio abrisse o placar.

Curiosamente, o Flamengo chegou ao seu gol no momento em que o Grêmio era superior. Após boa trama pela direita, Arrascaeta cruzou na medida para Bruno Henrique. O camisa 27 se posicionou nas costas de Rafael Galhardo e testou pra baixo, para deixar o rubro-negro em vantagem no placar. Aos 34, Arão chutou cruzado e Gabigol completou pra dentro do gol, mas o bandeirinha assinalou a posição de impedimento do camisa 9 da Gávea.  O Flamengo estava bem próximo de sair de campo com a vitória quando Maicon abriu para Everton na direita, o Cebolinha cruzou, e Pepê apareceu na segunda trave para deixar tudo igual na Arena e deixar a decisão para o dia 23 no Estádio do Maracanã./tupiFM

Garoto de 16 anos morre afogado ao pular do píer municipal




Porto Seguro: Um adolescente de 16 anos morreu afogado em uma praia na altura da Passarela do Descobrimento, centro de Porto Seguro, na tarde desta terça-feira (1º).

Segundo informações colhidas pela reportagem, Luciano de Jesus Santana estava na companhia de colegas da escola quando pulou do píer municipal e se afogou. O mar estava agitado no momento do acidente.

Ao perceber que Luciano estava se afogando, três pessoas caíram no mar para tentar resgatar o adolescente. A ação chamou a atenção de várias pessoas, que se mobilizaram jogando cordas e escada na água para ajudar no salvamento.

Após ser retirado do mar, uma equipe do Corpo de Bombeiro chegou ao local e realizou diversos procedimentos na tentativa de reanimar o garoto, mas a morte foi constatada por socorristas do SAMU. Ele era morador do bairro Casas Novas. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal local./Radar64

Vítima de facadas em São José de Alcobaça é reconhecido no IML de Teixeira




Teixeira de Freitas: O corpo de um homem vítima de homicídio na última segunda-feira (30), no distrito de São José de Alcobaça, é reconhecido por familiares na tarde desta quarta-feira, dia 02 de outubro, no IML de Teixeira de Freitas, após terem visualizado à matéria no Liberdade News.

A vítima foi identificada como, Antônio Marcos Firme dos Santos, 41 anos, oriundo do município de Itamaraju/BA. O corpo foi liberado aos familiares para sepultamento, após realizarem um auto de reconhecimento./Liberdadenews

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Homem tem surto psicótico e apedreja duas viaturas da PM e uma ambulância do SAMU em Teixeira





Teixeira de Freitas: Homem tem surto psicótico, nas primeiras horas da manhã, desta quarta-feira, 02 de outubro, por volta das 5h30, na Avenida Governador Virgílio Damásio, no Bairro Redenção, e SAMU é acionado. Ao chegar no local, a equipe é recebida a pedradas, e teve que sair do local, momento que foi acionado a Polícia Militar,  que ao chegarem, também foram recebidos a pedradas pelo surtado.

Os PMs pediram reforço, sendo deslocada uma segunda guarnição, que também foi atingida por pedradas. Os policiais tentaram conter de todas as formas o homem, que partiu para cima dos militares, jogando várias pedras, sem parar. Os militares tiveram que efetuar alguns disparos de advertência, para o chão e para cima, mas mesmo assim, o homem não parou, e partiu para cima dos PMs, que nesse segundo momento atiram nas pernas dele.

Mesmo assim, ele saiu correndo com pedras nas mãos, ameaçando jogar, sendo feito o acompanhamento dele, por várias ruas, até Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo ao Mercado Caravelas, quando ele cansou, e se sentou no chão. Nesse momento foi feito a contenção em torno dele, sendo chamado novamente o SAMU, que compareceu, realizou os primeiros atendimentos médicos, sendo ele encaminhado para o HMTF, onde deu entrada e foi encaminhado para avaliação médica, e exames complementares.

A pessoa foi identificada como Amós Leandro de Souza, de 36 nos. A nossa equipe de reportagem esteve na unidade hospitalar, e tivemos Informações, que o Amós está sedado, com quadro clínico estável, e fora de risco de morte. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia, para o delegado de plantão, Charlton Bortolini, que após as oitivas dos policiais militares, solicitou perícia das viaturas que foram danificadas na lataria e parabrisas./Liberdadenews

Vereda: Prefeito Dinoel Carvalho recebe ambulância e viatura da PM das mãos do Governador Rui Costa





A prefeitura Municipal de Vereda recebeu nesta terça-feira, 01 de outubro, uma viatura policial e uma ambulância.


O Prefeito Dinoel Carvalho, acompanhado dos vereadores Revenildo, Batista, Jamil, Edio, Miralva e do Presidente da Câmara Municipal Sinsin, estiveram em Medeiros Neto recebendo os veículos das mãos do Governador Rui Costa.


“Agradeço ao Governador Rui Costa e o Deputado Sandro Regis, autor da emenda, que não mediram esforços para proporcionar ainda mais qualidade para a saúde e segurança do nosso município” disse o prefeito Dinoel Carvalho. O evento ainda reuniu lideranças políticas e autoridades./medeirosneto

Temóteo Brito acompanha o governador Rui Costa em Medeiros Neto que anuncia licitação para BA 290





Teixeira de Freitas: Nesta terça-feira (1°) o prefeito Temóteo Brito, o vice-prefeito Lucas Bocão e parte da equipe de gestão da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas participaram de evento no município de Medeiros Neto junto com o Governador do Estado, Rui Costa, que, durante o evento também anunciou a licitação para a BA 290.

“Estamos satisfeitos em acompanhar o Governador que tanto tem olhado para a nossa região do Extremo Sul. Tivemos a felicidade ainda de receber uma viatura da PM para atender nosso município e aproveitamos para falar das demandas do nosso município. Este anúncio para obra na BA 290 é fundamental para o nosso município”, destacou o prefeito Temóteo Brito.

Na oportunidade, o Governador falou sobre a agenda realizada em Medeiros Neto. “Estamos entregando mais uma unidade móvel do programa de Rastreamento do Câncer de Mama e Colo de Útero, inauguramos a pavimentação do Bairro Planalto e na BA-290, no trecho Interseção Medeiros Neto e Acesso. Além disso, fizemos a entrega ainda de 12 viaturas para a Polícia Militar e 2 ambulâncias para a região”.

No mês de novembro, a unidade móvel do programa de Rastreamento do Câncer de Mama e Colo de Útero estará em Teixeira de Freitas. “Essa carreta se soma a Policlínica de Teixeira de Freitas e irá atender 11 municípios da região. Esta carreta fará prevenção do câncer de mama e colo de útero, o Estado já é referência neste trabalho”, explicou o governador./Liberdadenews/Ascom

Ronaldo Carletto e Uldurico Júnior lideram o ranking dos cinco Deputados baianos que torraram o recurso público




O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) lidera, até agora, o ranking dos cinco integrantes da bancada da Bahia na Câmara que mais gastaram recursos públicos por meio da cota parlamentar – usada para despesas com passagens aéreas, combustível, alimentação, hospedagem, divulgação do mandato e manutenção de escritório político fora de Brasília.

Ao todo, os custos de Carletto somaram  R$ 197,3 mil no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento feito pela Satélite no portal de transparência da Câmara.

O segundo e terceiros lugares são ocupados por Uldurico Júnior (Pros) e Raimundo Costa, o Raimundo da Pesca (PL), respectivamente, com gastos de R$ 189,9 mil e R$ 185,5 mil. Em seguida, vêm Daniel Almeida (PCdoB), com R$ 180,8 mil, e José Nunes (PSD), cujas despesas totalizam R$ 178,4 mil.

Com R$ 177,4 mil de despesas contabilizadas na atual legislatura, Arthur Maia (DEM) ficou bem perto de entrar no top 5 dos gastadores.

A população tem se tornado vigilante, intolerante com desperdício do dinheiro público, enquanto estradas baianas destruídas, educação de péssima qualidade congresso persiste na farra extravagância com recursos público./correio24hs

Vereador propõe visita do governador às fazendas do pai e do irmão da prefeita





A visita do governador da Bahia à cidade de Medeiros Neto, na manhã desta terça-feira, foi objeto de debate na reunião da Câmara de Itanhém, na noite desta segunda-feira (30).

Rui Costa (PT) vai inaugurar asfaltamento e pavimentações à paralelepípedo, requalificação de trevo e sistema de abastecimento de água.

Um dos vereadores lembrou da visita do governador à cidade vizinha e isso foi o bastante para André Correia (PHS), que faz oposição à prefeita Zulma Pinheiro (MDB), falar o que estava engasgado.

“O colega tocou num assunto muito importante, mas aí fica a pergunta: o que Rui Costa vem fazer em Itanhém, inaugurar o quê?”, perguntou André Correia, respondendo a si mesmo. “Inaugurar duas ruas de calçamento e 1 km e meio de asfalto rachado, que está vazando para todo lado, que dá pra ver as pedras de paralelepípedo.”

Prosseguiu.

“Sabe por que não tem obra em Itanhém? Porque a gestora e seus irmãos perderam muito tempo usurpando, roubando os cofres públicos, eu vou mostrar cada centavo de IPTI [Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis], eu vou mostrar cada centavo que foi arrecadado de IPTI, ISS [Imposto Sobre Serviço], então o que está se arrecadando hoje ali naquela prefeitura não é brincadeira, é muito dinheiro, então essas três ruas em dois anos e nove meses, com recursos próprios, era para ter feito 20 ruas.”

O vereador André Correia propôs que fosse feito um convite ao governador Rui Costa para visitar as fazendas do pai, ex-prefeito Neco Batista, e do irmão da prefeita, Newton Pinheiro, que ocupa duas importantes secretarias do município.

“Agora se quiser convidar o governador para ir às fazendas do pai da prefeita, onde se usou a máquina pública, retroescavadeira da prefeitura, eu fiz a denúncia, pode convidar o governador para ir à fazenda de Newton Pinheiro, que hoje você anda de carro na terra toda, curral cacetado com pedra de calçamento, as ladeiras estão ótimas, dá até para ir de carro, que antigamente só ia de jegue”, finalizou./aguapretanews

Garoto sai da escola para nadar com amigos e morre afogado em Porto Seguro






O estudante do Colégio Estadual Antônio Ricaldi, na Praça da Caixa D’Água, no Centro da cidade, morreu afogado na tarde desta terça-feira, 01 de outubro, no Pier do Rio Buranhém, em Porto Seguro.

Segundo informações, Luciano de Jesus, morador da Rua da Paz, no bairro Baianão, saiu da escola e foi nadar com colegas, acabou morrendo afogado nas águas do Rio Buranhém.

O corpo foi removido para o IML de Porto Seguro onde será necropsiado. A causa da morte só será conhecida após o laudo médico./bahiaextremosul

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Caminhonete tomba na BA-489 entre Itamaraju a Prado




Uma caminhonete de cor branca capotou durante o final da manhã desta terça-feira (01/10) na BA-489, entre os municípios de Itamaraju a Prado.

Segundo informações, o veículo seguia pela via quando houve o acidentre próximo a ladeira do bambu.

O veículo ficou destruido, o condutor que não teve o nome divulgado sofreu leves escoriações pelo corpo./cocobongo

“Acho um erro esperar”, afirma Alex da Piatã sobre movimentação da base de Rui em Salvador



[ “Acho um erro esperar”, afirma Alex da Piatã sobre movimentação da base de Rui em Salvador]

Olíder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), classificou como um erro a demora para se definir a estratégia a ser adotada pela base governista ligada ao governador Rui Costa (PT) para a disputa da prefeitura de Salvador em 2020. De acordo com o político, uma definição de unidade deveria ser tomada para ganhar tempo de consolidação de nomes.

“Torço para que tenhamos uma unidade da base para termos um candidato forte (...). Eu acho que isso está demorando. Eu sou a favor do governador coordenar isso e a base pudesse se unir em um nome desde já. Essa demora só permite a consolidação de uma candidatura da situação”, afirmou ao radialista Zé Eduardo durante entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (1).

“Os partidos já conversam, todos se movimentam. Eu acho, na minha análise, acho um erro esperar. Acho que já poderia tocar essa busca da unidade em torno de um nome”, completou.

Sobre a seu posicionamento específico em Salvador, Alex afirmou que estará com seu partido. “Em Salvador eu estarei ao lado da decisão do meu partido, o PSD. A decisão também do senador Otto Alencar. O que o nosso partido decidir, estarei junto. Espero que decida por um projeto melhor, que represente um projeto para que Salvador possa avançar mais”.

COITÉ - Natural de Conceição do Coité, onde também está sua maior base eleitoral, Alex da Piatã foi questionado sobre sua articulação na política local e se colocaria a sua esposa, Val, atual vice-prefeita, como candidata à prefeitura. O líder do PSD afirmou que o assunto será decidido em grupo.

“Temos um grupo político que ninguém decide nada sozinho. Ela é um nome lembrado por ser vice-prefeita atualmente e secretária de Ação Social então tem o seu nome à disposição, mas tem o grupo político que vai sentar para tomar essa decisão. Vai depender da vontade popular e das conversas internas dentro de um grupo”, destacou./bnews

Rio Jucuruçu passará por manutenção com vários cuidados desde sua nascente





Hoje junto com os companheiros (as), Ivone Viana, Ailton Dias do Secret. Agricultura e Meio Ambiente Adriano Longo fomos visitar a cidade vizinha de Palmópolis para participar da formação do comitê gestor da bacia hidrográfica do Rio Jucuruçu que será composta por representantes das cidades de Jucuruçu, Palmópolis, Rio do Prado, Felisburgo, Itamaraju e Prado.

No encontro de hoje foi discutido diversos temas voltado para preservação e revitalização do Rio Jucuruçu, Córregos, Nascentes e afluentes que compõe a bacia hidrográfica.


Precisamos cada vez mais de políticas públicas voltados para preservação ambiental, não podemos cruzar os braços e ficar vendo as coisas acontecer.

Iniciamos um novo ciclo em busca de recursos e meios para poder garantir a preservação do nosso bem maior que é o Rio Jucuruçu e todos os Córregos, Nascentes e afluentes.


Quero agradecer ao amigo Vereador Kakau, Adelson, o presidente da Câmara de Vereadores de Palmópolis Wanderley os companheiros de Rio do Prado, o amigo de todos as horas Wilton Soares, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leocádio e Guilherme pela receptividade e compromisso como o nosso povo.

Homem é morto a facadas em São José de Alcobaça após autor acusá-lo de furto





 Alcobaça: A Central do CICOM/190 foi comunicada por populares do distrito de São José de Alcobaça, acerca de um homicídio consumado, em via pública daquela comunidade, no final da tarde desta segunda-feira, 30 de setembro. Uma guarnição da 88ª CIPM de Alcobaça se deslocou até o distrito e constatou as informações. Uma equipe do SAMU confirmou o óbito da vítima, que foi atingida por arma branca, tipo faca, na Rua Amazônia, no Bairro Zezinho.

O homicídio foi informado para o delegado titular de Alcobaça, Maderson Souza, que solicitou ao DPT de Teixeira de Freitas, o deslocamento para realização de perícia de local. A vítima foi identificada apenas pelo prenome de Marcos, vulgo "Índio", sendo de estatura baixa, cor parda, cabelos castanhos longos anelados, amarrado tipo rabo de cavalo, e com várias tatuagens pelo corpo, que segundo os moradores daquela comunidade, ele estaria morando há poucos dias em São José, e teria falado para algumas pessoas que seria ex-presidiário, e que teira saído há pouco tempo do presídio.

Populares relataram que o autor do crime teria chegado na residência com uma faca em punho, e estaria questionando ao Índio onde estaria os seus pertences, os quais teriam sido subtraídos pelo Índio, sendo um cordão, um rolo de corda, e certo valor em espécie, momento que os dois entraram em discussão, e o autor desferiu uma facada de raspão no peito esquerdo, e outra na mão direita da vítima. Na sequência, o Índio pegou um pedaço de madeira, e foi para cima do agressor, que novamente desferiu um terceiro golpe com a faca, atingindo a vítima na região do abdômen.

Neste momento, a vítima caiu no chão, e agonizou até morrer. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde irá passar por necropsia nesta terça-feira (01). A Polícia Civil ficará aguardará familiares para realizarem o reconhecimento do corpo, para que seja liberado posteriormente. O delegado, Maderson Souza informou que ainda nesta terça-feira (01) irá ouvir algumas testemunhas e poderá solicitar o mandado de prisão do acusado para a Justiça, já que ele já foi identificado. O delegado aguardará também uma possível apresentação espontânea do autor, para que ele seja ouvido e conte sua versão dos fatos./Liberadadenews

Vídeo: Vereador baiano improvisa para amamentar o filho, e imagem viraliza








"Quando a mãe precisa sair e chega a hora de mamar: ai o jeito é inventar", escreveu o pai dois filhos, Samoel Ferreira dos Santos, 39, que é vereador de Capim Grosso, na Bahia.

A criatividade chamou

atenção. Ele usou um top para prender a mamadeira e simular o peito. Depois, prendeu a foto da esposa na frente do seu rosto, como se fosse uma máscara.

Apesar de hilária, a ideia parece ter dado o certo. "É mamãe, pode pegar o 'tetê'", diz o pai. O pequeno Vinicius observa o pai com um olhar desconfiado enquanto mama e chega até mesmo a sorrir./bahiaextremosul

Mais um policial militar tira a própria vida na Bahia





O policial militar Lucas Pereira, de 32 anos, tirou a sua própria vida na tarde desta segunda–feira, 30 de setembro, em Irecê, na Bahia.

Lucas estava na corporação há quatro anos e nesta segunda-feira, entrou em seu quarto na casa onde vivia com a família, na Rua D, bairro Cipirecê, e com sua arma, atirou na própria cabeça.

Lucas ainda foi socorrido para o hospital, mas não sobreviveu. O policial é o quarto militar que tira a própria vida em duas semanas na Bahia. Lucas era lotado na 34ª CIPM de Bom Jesus da Lapa./bahiaextremosul

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Idosa que sofreu AVC em Itanhém será internada em Teixeira de Freitas depois de apelo de Lucas Bocão no rádio





O caso da idosa que estava internada no Hospital Maria Moreira, em Itanhém, vitima de um acidente vascular cerebral (AVC), desde a manhã do ultimo sábado (28), ganhou repercussão regional e parece ter encontrado apoio definitivo, depois que o radialista e atual vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão, denunciou o descaso da saúde em Itanhém, em seu programa vespertino, na rádio Eldorado FM.

Mariana Rodrigues Moreira, de 78 anos, de acordo com sua filha Rafaela Moreira, foi levada de ambulância para a cidade de Teixeira de Freitas, onde fará exame de tomografia. Ainda de acordo com a filha o exame será custeado pela secretaria de Saúde do município de Itanhém.

Durante o programa, depois de entrevistar a filha da idosa, que mora em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, Lucas Bocão fez contato, ao vivo, com o secretário da Saúde do município de Teixeira de Freitas, Fabiano Marily e com o chefe de gabinete Hebert Chagas, os quais, de acordo com o repórter Tiago Ramos, se comprometeram providenciar internamento da idosa no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas para as providências necessárias do quadro de AVC, que já encaminha para o terceiro dia.

Além do Água Preta News, sites regionais e o Programa Comando Geral, apresentado pelo radialista Fernando Moulin, deram nota desse triste acontecimento./aguapretanews

Carteira de Trabalho Digital começa a ter validade; documento vale para E-social




Os brasileiros passam a contar, a partir desta terça-feira (24), com a Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física.

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na últma sexta-feira (20), a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição nesta terça-feira do Diário Oficial da União.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço específico.

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização./girodenoticias

Em Porto Seguro, Rui entrega mais de R$ 24 milhões em obras e assinaturas




Reforço nas áreas da infraestrutura e agricultura familiar foram entregues para a população de Porto Seguro, nesta segunda-feira (30). Em visita ao município, o governador Rui Costa inaugurou a implantação e pavimentação no semianel rodoviário de Porto Seguro, na BA-001, e participou da entrega de obras de qualificação de ruas do bairro Nilo Fraga. Para o beneficiamento de pequenos produtores, Rui entregou dez mil mudas frutíferas e essências florestais e assinou cinco convênios com o projeto Bahia Produtiva para qualificação de agroindústria. Um investimento somado de mais de R$24 milhões.


“Esse anel viário vai facilitar a vida dos moradores de Porto Seguro, de Santa Cruz de Cabrália e também dos turistas que passarem por aqui, porque o único acesso era por dentro de Porto Seguro e pela orla, então travava o trânsito dentro da cidade e na orla”, afirmou o governador Rui Costa.


O novo semianel rodoviário tem 9 km de extensão e tem um tráfego diário em torno de 1,5 mil veículos. A obra, que recebeu um investimento de R$ 22,1 milhões, beneficia 178 mil moradores de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Eunápolis. "É uma obra maravilhosa para todo mundo que anda por essa região, porque a gente consegue fazer o caminho de uma cidade à outra muito mais rapidamente, com mais segurança e praticidade", afirmou o comerciante Ricardo Oliveira.

Agricultura


As dez mil mudas entregues irão beneficiar 57 produtores da Associação Comunitária Indígena Pataxó da Aldeia Meio da Mata, cadastrados no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes. São mudas de cacau, graviola, abacaxi, açaí, jenipapo e banana. O valor da muda é de R$ 1,27 totalizando um investimento de R$ 12,7 mil. "Para nossa comunidade esse projeto é muito importante porque através dele vamos ter produção uma produção mais extensa e variada, o que vai nos trazer uma renda melhor e melhor qualidade de vida para as nossas famílias", afirmou o presidente da Associação, Givaldo Brito

.

O governador também autorizou cinco convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva com associações comunitárias da Aldeia Xando Porto Boi, Taquara Pataxó, Pataxó da Aldeia Meio da Mata, Pataxó da Aldeia Pé do Monte e da Aldeia Bujigão. O investimento no valor de mais de R$ 1 milhão será utilizado para a construção de uma casa de farinha com cozinha, câmara fria, galpão comunitário e a aquisição de um trator com implementos agrícolas.

Outras ações

Na ocasião, Rui entregou ainda uma ambulância para a prefeitura de Porto Seguro, seis viaturas, no valor de R$723 mil, que também irão servir o município de Belmonte e participou da inauguração de uma unidade escolar com 10 salas de aula no bairro do Cambolo.


Ainda nesta segunda-feira, o governador visita o programa Saúde sem fronteiras na Passarela do Descobrimento, onde são oferecidos exames para rastreamento de câncer de mama na região./GOVBA

Jogador da seleção de Campo Formoso morre após passar mal durante jogo pelo Intermunicipal



[Jogador morre em partida do campeonato intermunicipal baiano]


A rodada pelo Intermunicipal deste domingo (29) terminou com um fato triste na cidade de Piritiba, no centro norte da Bahia. De acordo com informações, o atleta conhecido por Rodrigo Itiúba, da seleção e Campo Formoso, morreu após sofrer um infarto fulminante durante a partida.

Rodrigo Itiúba ainda foi socorrido para o hospital em Piritiba, mas não resistiu. O jogador da Seleção de Campo Formoso passou mal em campo durante a partida contra Piritiba. Segundo informações, o atleta foi socorrido para o hospital de Piritiba, que fica a cerca de 200 metros do estádio, mas não resistiu e veio a óbito. Rodrigo estava com 20 anos.

Ainda de acordo com as informações, a seleção de Campo Formoso não possuía médico no banco de reservas. Rodrigo Itiúba foi atendido pela médica Tirza, que é esposa do prefeito de Piritiba, onde acontecia o jogo.

Informações dão conta ainda que a partida, válida pelo mata mata do Intermunicipal, foi suspensa após morte trágica do jogador da seleção de Campo Formoso.


Destaques TVLN desta sexta-feira: Notícias policiais; Cosme e Damião; Homicídio; Cantora Tamires Benine





Teixeira de Freitas: A TVLN foi ao ar nesta sexta-feira, 27 de setembro, deixando o internauta atento a tudo que acontece em Teixeira e região. O jornalista Lenio Cidreira esteve com o padre Metódio, que falou sobre o Dia de Cosme e Damião, e a importância destes santos para a Igreja Católica. Que sejamos sempre uma igreja missionária e que temos a certeza de um Deus vivo dentro de nós que nos impulsiona a anunciar o reino de Deus. A TVLN conversou também com fieis que falaram sobre a cultura e os festejos de Cosme e Damião.

A TVLN noticiou o homicídio de João Alves Mansão, vulgo “João Gatão”, na cidade de Itanhém. A vítima foi assassinada com 05 tiros. Segundo informações, o acusado tem passagem por tráfico de drogas. O caso será investigado pela Polícia Civil de Itanhém, que instaurou inquérito policial. A TVLN destacou a prisão de quatro indivíduos após um assalto em Posto da Mata. Os acusados fugiram para Teixeira de Freitas, e foram presos pela CAEMA. Os criminosos invadiram uma casa, e além de um carro, eles roubaram alguns produtos.

Outro destaque foi a prisão de um acusado de tráfico com quase um quilo de drogas. O acusado foi preso em uma motocicleta, por militares da PRE, na BA 290, próximo à Medeiros Neto. O acusado foi flagranteado por tráfico de drogas na Delegacia de Medeiros Neto e conduzido para a sede da 8ª COORPIN. A TVLN destacou também a prisão de um motorista embriagado, que após chegar alterado em um bar na Rua da Pituba, tentou fugir da Polícia, inclusive jogando o veículo contra a PM. O acusado segue preso à disposição da Justiça.

Para finalizar o programa, o jornalista Edvaldo Alves recebeu a cantora Tamires Benine, que falou sobre a sua trajetória na música. A cantora disse que começou sua carreira aos 18 anos e que busca se apresentar de forma bem eclética e que vem se apresentando em Teixeira e região, especialmente nos barzinhos de Teixeira. A cantora cantou e encantou, mostrou muito talento e harmonia, proporcionou ao internauta da TVLN um momento de entretenimento, com boa música, boa voz. Tamires Benine deixou seu telefone para contato: 73 99846 8123. Valorize os artistas de nossa terra.




Assista a esses e outros destaques da TVLN que foi ao nesta sexta-feira, 27 de setembro. Se você perdeu o programa ao vivo, assista pelo site: TVLN.com.br ou através do Site: liberdadenews.com.br, e também na rede social Facebook ou pelo canal do Youtube. O Jornal da Liberdade da TVLN vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 20h. Assista, participe, interaja, mande denúncias, sugestões, reclamações. A TVLN vai até você. Mande informações, denuncie, critique, dê sugestões através do WhatsApp 073 99972 7955./Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.