Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 25 de março de 2023

Após reavaliação médica do quadro de pneumonia, Lula cancela viagem à China

 


O cancelamento da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China pegou de surpresa muitos dos integrantes da missão empresarial que iriam acompanhá-lo na visita ao país asiático, a partir deste fim de semana. 

Vários dos empresários, incluindo donos e altos executivos de gigantes brasileiras de diversos setores, já estavam em Pequim ou a caminho da capital chinesa. 

Alguns hotéis de luxo na região onde o presidente ficaria já não tinham mais vagas — os apartamentos foram todos reservados para integrantes da missão brasileira, que contabilizava mais de 200 empresários. 

Mais cedo, no desembarque em Pequim, um grupo de executivos do agronegócio se mostrava esperançoso de que viagem não seria cancelada. 

Assim como informou publicamente, o governo brasileiro havia sinalizado aos integrantes da missão que Lula viajaria, sim, à China, a despeito da necessidade de adiamento do embarque para este domingo em razão do diagnóstico de pneumoni/jojonoticias

Esposa e sogra de tenente-coronel são mortas a tiros em município de Morrinhos-CE


Rafaela Vasconcelos e a mãe dela, Maria Socorro de Vasconcelos, foram mortas a tiros nesta sexta-feira, 24, no município de Morrinhos, no interior do Ceará. 

Rafaela era advogada e esposa de um tenente-coronel da Polícia Militar. As duas vítimas morreram no local. Não há informações sobre as circunstâncias do crime. Em nota, a Secretaria da Segurança afirma que a polícia investiga o caso e procura os autores do crime. A pasta não informou a motivação do duplo homicídio. 

De acordo com informações do G1, Rafaela de 34 anos, sofreu diversos tiros, um dele no rosto, e morreu no local. A mãe, de 78 anos, chegou a ser socorrida e foi levada ao Hospital Municipal de Morrinhos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sobral, que cobre também a cidade onde ocorreu o crime, decretou luto de três dias pelo assassinato da advogada. "A Subseccional de Itapipoca e a Subseccional de Sobral da OAB expressa irrestrito apoio à Família enlutada, de pronto designando Advogados das Subsecções para comporem Comissão para acompanhar o desenrolar das investigações e do processo judicial. 

A vida de todos e de cada um traz sonhos que não podem ser interrompidos num ato de supressão do outro", declarou./ correio24horas

Governo do Estado libera ônibus escolar para Alcobaça, Caravelas, ibirapuã, Lajedão e Vereda


Mais 80 ônibus escolares rurais entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues já estão a caminho de 78 municípios baianos. Os prefeitos receberam as chaves em solenidade realizada nesta sexta-feira (24), no Parque de Exposições de Salvador, com a presença também de secretários estaduais e outras autoridades. O investimento de aproximadamente R$ 19 milhões vai atender a estudantes da rede pública que moram na zona rural e precisam de transporte para o deslocamento até a escola mais próxima. 

O governador, que já foi secretário da Educação, sabe da importância do transporte escolar. "O estudante precisa chegar até a escola com segurança e conforto, porque, se ele anda muito, chega cansado, e se ele se estressa, é ruim para aprendizagem. Imagine essas pessoas que vivem na zona rural e que, no passado, andavam até em caçambas para chegar à escola. Esses ônibus que nós estamos entregando são confortáveis, seguros e resistentes, inclusive, para andar em estradas de chão. Hoje são 80 ônibus, nós já chegamos a quase 200 veículos somente este ano", afirmou Jerônimo. 

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, destacou que o Governo do Estado tem um programa de transporte escolar que remunera municípios por aluno da rede estadual transportado, e também faz a sessão de ônibus como complemento para essas atividades. “Nós temos estudantes da zona rural que frequentam escolas da zona urbana e temos estudantes da zona urbana que frequentam escolas da zona rural. Portanto, o transporte escolar é uma logística importante e faz parte do acesso à educação”. 

A cidade de Itororó tem um grande número de estudantes vivendo na zona rural e que precisam do transporte escolar, segundo o prefeito Paulo Rios. "Em Itororó, serão beneficiados cerca de 100 alunos. Isso é importante, porque vai facilitar para que o aluno chegue no horário certo, tanto na ida para escola quanto no retorno para casa". O prefeito de Iguaí, Ronaldo Moutinho, também destaca a importância dos veículos. "Tem aluno da zona rural que viaja até 35 quilômetros para poder estudar em Iguaí. Essa entrega de hoje é muito importante não só para o nosso município, mas para todos os que estão recebendo os veículos. Então eu quero parabenizar o Governo do Estado". 

Municípios contemplados 

Os ônibus entregues nesta sexta foram destinados aos municípios de Alcobaça, Angical, Aracatu. Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra da Estiva, Barra do Rocha, Boquira, Brejões, Campo Alegre de Lourdes, Candeal, Capela do Alto Alegre, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Cordeiros, Crisópolis, Dias D'Ávila, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Fátima, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Heliópolis, Iaçu, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibotirama (2), Iguaí, Irará, Itamari, Itanhém, Itapitanga, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jeremoabo, Lajedão, Lamarão, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Macajuba, Maetinga, Mairi, Malhada, Marcionílio Souza, Muquém do São Francisco, Nilo Peçanha, Palmeiras, Paratinga, Paripiranga, Pindobaçu, Planalto, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Cruz Cabrália, Santa Rita de Cássia, Saúde (2), Sebastião Laranjeira, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Taperoá, Teolãndia, Uauá, Vereda e Vitória da Conquista. 

Investimento 

Além dos veículos que estão sendo entregues, o Governo do Estado já destinou, para 2023, R$ 100 milhões ao Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), executado pela Secretaria da Educação (SEC). A política tem como objetivo transferir recursos financeiros diretamente aos municípios para transporte escolar de alunos de Ensino Médio da rede pública estadual, residentes no meio rural./Bahiaextremosul.

Ministro do STF suspende reintegração de posse em áreas de Itamaraju e Prado


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu hoje 24, duas reintegrações de posse de áreas reivindicadas por indígenas da etnia Pataxó na Bahia. 

A decisão do ministro abrange duas fazendas que estão ocupadas pelos indígenas. Os imóveis rurais estão localizados em Itamaraju e Prado. 

O caso chegou ao Supremo por meio de ações protocoladas pela Defensoria Pública da União (DPU) contra decisões da Justiça Federal que determinaram a reintegração. 

No entendimento do ministro, uma decisão proferida pela Corte suspendeu ações envolvendo demarcações de terra até a declaração do fim da pandemia de covid-19 e o julgamento final sobre o caso. 

“Observa-se que a suspensão nacional determinada abrange todas as ações possessórias, anulatórias de processos administrativos de demarcação, bem como os recursos vinculados a essas ações, e deve produzir efeitos até a ocorrência do término da pandemia da covid-19 ou do julgamento final do referido processo, o que ocorrer por último, salvo ulterior decisão em sentido diverso”, decidiu o ministro. 

Em maio de 2020, o ministro Edson Fachin suspendeu os processos que tratam de demarcações de terras indígenas. O caso também envolve a discussão sobre o marco temporal para posse das terras./g1 Bahia.

Gerente de Negócios da Vivo morre de acidente na BR 101, próximo ao Bela Vista


Uma colisão frontal entre e um Renault Sandero e um caminhão carregado de mamão, no início da noite desta sexta-feira (24), na BR 101, próximo ao Bela Vista, distrito de Nova Viçosa, tirou a vida do gerente de vendas da Vivo, Magnum de Almeida Spínola, de 39 anos. 

Segundo informações, o acidente aconteceu na subida da ladeira das três pistas. A PRF está no local. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. 

Magnum era natural de Salvador, mas estava vivendo com a família em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, ele era pai de dois filhos. Estamos em busca de mais informações./Bahiaextremosul

sexta-feira, 24 de março de 2023

Coqueiro em (LUTO) morre de infarto o senhor "Juvenal Pereira" aos seus 70 anos

 


Comunicamos com pesar o falecimento do senhor (Juvenal Pereira Guedes), 70 anos de idade, ocorrido as 20h30 desta quinta-feira, 23 de março de 2023 - em sua residência no distrito do Coqueiro, município de Jucuruçu, causa morte infarto fulminante. 

O senhor 'Juvenal' um morador antigo do distrito do Coqueiro, onde criou sua família e constituiu grandes amizades, ele sempre buscando servir ás pessoas nas causas sociais o senhor Juvenal fazia parte das associações e atuante do Sindicato dos Trabalhadores) rurais de Jucuruçu CONTAG  FETAG-BA  CTB  central dos trab. do Brasil, ele foi presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Jucuruçu no período de 2011 a 2019.

Seu Juvenal Pereira Guedes - também se candidatou ao cargo de vereador pelo o município de Jucuruçu, no ano de 2012• pelo o PSB, mas não se elegeu.   

Juvenal, era uma pessoa muito querida por toda sua família e tinha vários amigos por toda região, a sua família agradece todas as mensagens de conforto recebidas até agora. 

Para sempre o teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. 

Os nossos pêsames pela sua perda Posso imaginar o tamanho da sua dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O velório do senhor Juvenal, está sendo realizado em sua residência na Rua Direita Número 31 em Coqueiro o sepultamento, será nesta sexta-feira, 24, as 16:h, no cemitério local. 

 A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. 

Sabemos que o senhor (Juvenal Pereira Guedes), era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. 

O senhor Juvenal Pereira Guedes, deixa a viúva a senhora "Maria Jildete Santos", 4 filhos e  6 netos.

Homem tenta matar cachorro após animal ter mordido a mão da sua mãe no Prado: Animal ficou gravemente ferido com golpe de facão e dona pede Justiça


Prado: A dona de um cachorro, procurou a redação do Liberdade News pedindo ajuda. Ela relatou que o seu cão “Calebe” teria sofrido uma grave agressão na tarde da última segunda-feira (20 de Março), por volta da 13h00, no distrito de São Francisco de Assis, no município de Prado. A proprietária do cão relata ainda que o animal teria mordido a mão de uma senhora, e que por volta das 17h00, o cão estava em frente ao Mercado, mexendo em um lixo, quando foi atacado por um homem, em posse de um facão. 

A dona do animal relatou que o filho da senhora que foi mordida pelo cão, passou como não queria nada, voltou e puxou uma arma branca tipo (facão) para atingir o animal. A dona do cão chamou o animal para dentro de casa, mas, assim que o cão saiu do interior do Mercado, ainda com a metade do corpo de fora, ele foi golpeado pelo homem, que estava em posse do facão. Ainda segundo o relato, o homem ainda chegou a olhar para a dona do cão, que gritava: “não, não, não faça isso”. 

Mas, o agressor não atendeu ao pedido da dona do cão, e desferiu um golpe de facão que provocou uma lesão profunda no animal. “Sei que estou errada, porque o meu cão estava solto, mas isso não justifica ele ter esse comportamento agressivo. Queremos providências e justiça. “Calebe” não morreu porque ele foi socorrido para uma Clínica Especializada, na Cidade de Itamaraju, e graças a Deus, e com a ajuda do prefeito da cidade do Prado, Gilvan Produções e da senhora Nida, que deram o suporte necessário para a cirurgia do cão”. 

Segundo o Dr. Leandro (Médico Veterinário), o ferimento do cão foi profundo e a ferida enorme. “O custo da cirurgia iria ficar em torno de 8.000,00 (oito mil reais), mas como não tínhamos condições financeiras, não realizamos. Mas, após avaliação médica, Calebe foi atendido em outros procedimentos, e está tomando a medicação específica para recuperar sua saúde. Esperamos uma resposta das autoridades policiais, todos os procedimentos de ocorrência junto à Polícia Civil de Prado já foram feitos. Aguardamos a resposta do delegado Kleber Gonçalves, titular da pasta e sua equipe de investigadores”, disse a dona do cão./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Moradora de Nova Alegria parte pra cima da gestão municipal e cobra médicos e remédios para os seus conterrâneos

 


O jucurunet recebeu de uma internauta moradora de Nova Alegria na quarta- feira, dia 22, uma postagem onde a mesma cobra da Secretária de saúde de Itamaraju, atendimento médico e remédios no posto de saúde no seu distrito. 

Veja as cobranças da moradora. 

Nós moradores de Nova Alegria queremos o atendimento médico aqui com mais frequência, pois estamos em situações precárias com a nossa saúde, o médico poderia ficar aqui a semana toda como já tivemos aqui, estamos solicitando para que essa causa seja resolvida para nós. Estamos precisando também de dentista no posto de saúde, ajuda nos melhorando a saúde de Nova Alegria. 

Essa moradora do distrito de Nova Alegria está de parabéns por essas reivindicações, porque saúde é o direito de todo cidadão. 

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 

Diante das cobranças da internauta nova-alegriense, a redação do jucurunet entrou em contato com o vereador  Edson Dias Souza (Som de Nova Alegria)  que manifestou sobre o assunto dizendo  que na verdade esse problema vem castigando os moradores do distrito de Nova Alegria e toda região  um bom tempo, e assim não pode ficar.

 

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

Câmara de Eunápolis acata denuncia que pede cassação da prefeita Cordélia Torres


Na manhã desta quinta-feira 23 de março, em sessão na Câmara Municipa de Eunápolis, os vereadores acataram com 12 votos favoráveis e apenas 4 contrários, a denúncia que pede cassação da prefeita Cordélia Torres. 

O documento foi protocolado pelo empresário da cidade Valvir Vieira, o pedido é baseado no crime da prática de infração político-administrativa. 

Segundo o autor da denúncia há indícios de diversos outros crimes cometidos pela atual gestão, dentre eles, utilização de documento falso (decreto municipal nº 10.711/2022), descumprimento de ordem judicial (pagar processos mesmo com a medida liminar suspendendo os pagamentos pelo TJBA), fraude processual, crime de responsabilidade e crime contra o orçamento público. 

A denúncia é baseada no processo do Pedrão 2022, onde o pagamento de cachês dos shows e da montagem da estrutura do evento foi suspenso pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). 

Durante a sessão em que o auditório se encontrava cheio, muitos a favor da gestora, e outros muitos contra a cassação, manifestaram contra os vereadores. 

Após aceito o pedido, foi realizado o sorteio para a composição da Comissão para análise dos documentos de denuncia. Os vereadores sorteados foram; Jairo Brasil, Tiago Mota e Arilma. 

A denúncia e votação para abertura da comissão baseia-se no Decreto de Lei nº 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores./focoatual

quinta-feira, 23 de março de 2023

Assistência Social procura por família de cidadão morador de Alcobaça: Sem documentos, ele não sabe o nome nem a idade


Alcobaça: O Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Alcobaça, Alex Sandro Silveira, entrou em contato com a redação do Liberdade News, na tarde desta quarta-feira, 22 de março, buscando ajudar um cidadão baiano, com idade em torno de 60 anos (idade por ele informada), o qual relata ser morador da região de Itamaraju/BA, Guarani/BA ou Prado/BA. 

O idoso atualmente está morando no Município de Alcobaça. Ele disse que não possui nome e idade, pelo menos não se lembra. O idoso também não tem documentos e não sabe dizer onde nasceu. Ele é chamado apenas pelo prenome de Hélio. Esse nome foi dado por pessoas que o ajudaram durante os últimos anos.

“Hélio” também não sabe informar sua assinatura, nem o nome da mãe e do pai, e não conhece sua origem familiar. Ele se recorda tão somente que aos 14 anos de idade foi abandonado em Itamaraju/BA, vivendo todos esses anos como um andarilho, sem residência, trabalhando com serviço braçal, em roças e fazendas da região. 

A Assistência Social de Alcobaça procura por familiares ou por qualquer pessoa que saiba informar quem é esse cidadão. Quem reconhecê-lo, favor entrar em contato no número (73) 99959-3912, ou com a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social, na pessoa do Dr. Alex Sandro Silveira. 

“Hélio” se encontra residindo na cidade de Alcobaça, acolhido na residência da Sra. Nélia, e ele diz que ficaria muito feliz se encontrasse um familiar./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Criminoso troca tiros com militares da RONDESP Sul em Teixeira e morre no confronto: Resistente chegou a ser socorrido ao HMTF

   Teixeira de Freitas: Policiais militares da RONDESP Sul foram recebidos a tiros, por um criminoso, na Rua Irmã Dulce, Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas, por volta das 11h00, desta quinta-feira, 23 de março. Na troca de tiros o criminoso foi atingido. Trata-se de Adailton Ferraz Souza, 28 anos. 

O tiroteio aconteceu após a guarnição da RONDESP Sul, em rondas ostensivas, avistar vários indivíduos em um beco, em atitude suspeita. Quando os militares se aproximaram a pé, foram recebidos a tiros, e um confronto armado se iniciou. No revide, o criminoso foi atingido. O resistente apresentava sinais vitais, e foi socorrido ao HMTF, mas acabou morrendo após dar entrada na emergência do hospital. 

As demais pessoas conseguiram se evadir do local. Com o criminoso ferido, os militares apreenderam 01 revólver calibre 38, com 05 munições, sendo 03 intactas e 02 deflagradas. O corpo será removido ao IML de Teixeira, onde será necropsiado. O Setor Correcional da PM vai apurar as circunstâncias do Auto de Resistência./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Está complicado abastecer veículos em Jucuruçu com o valor exorbitante de combustível

 


O preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras está mais baixo a partir desta quinta-feira (23). Com a redução de R$ 0,18 por litro, o valor passa de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro. 

 Jucuruçu é um dos municípios que tem os preços mais altos de combustível da Bahia- GASOLINA COMUM **6.43 ETANOL COMUM R$ 5.14 DIESEL $10 **6,94 DIESEL COMUM **6.76. 

Em nota, divulgada nessa quarta-feira (22) para anunciar o novo valor, a Petrobras informou que a sua parcela no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,45 a cada litro vendido na bomba, após considerar a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos. 

De acordo com a companhia, os principais motivos para recuo são a manutenção da competitividade dos seus preços “frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”. 

A petroleira destacou ainda que na definição de preços preserva a competitividade, mas evita o repasse das frequentes mudanças do mercado internacional. “Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente”./Agência Brasil

Filho recorre sua rede social para pedir ajuda para o seu pai que precisa com urgência de cirurgia

 


Olá gente, aqui é Tiago Moral sou filho de Valmir, conhecido como Moral, meu pai está passando por um momento difícil quem conhece sabe humildade brincadeira respeito que ele sempre tem com os amigos. 

Mas hoje ele está precisando de uma ajuda e quem puder ajudar qualquer valor será bem-vindo que Deus tocar no seu coração gratidão cada um de vocês. 

Nosso amigo MORAL 'Valmir', conhecido como MORAL, uma pessoa dedicada a sua profissão e agora se encontra em uma situação difícil, necessita de uma cirurgia de hemorroida. 

Juntos, fazemos uma corrente para ajuda ló. Que Deus abençoe cada um de vocês que poder ajudar com qualquer valor que tocar em seu coração será bem vindo. 

TIAGO SILVA SANTOS PIX (73) 99112-7523

Luziaurea França é a nova diretora da Policlínica de Teixeira de Freitas

A fonoaudióloga Luziaurea França, assumiu na manhã desta quarta-feira (22), a direção da Policlínica regional de Teixeira de Freitas. 

Luziaurea atuava no setor administrativo da Policlínica de Alagoinhas e veio para assumir o lugar de Rosana Carvalho, que há um ano estava no comando da unidade de saúde. Este, segundo a nova diretora é o seu primeiro desafio como diretora e ela promete fazer um bom trabalho. 

A nova diretora foi recepcionada pelo prefeito de Caravelas e presidente do Consaúde, Sílvio Ramalho e Max Almeida, diretor do Consórcio Público Interfederativo De Saúde Do Extremo Sul Da Bahia (Consaúde) e servidores da Policlínica. 

Luziaura chega para dar seguimento ao trabalho desenvolvido por Rosana e promete trabalhar em parceria com seus comandados para continuar oferecendo um trabalho de excelência, marca registrada da policlínica que atende aos 13 municípios de região do extremo sul da Bahia.  .

Para Sílvio Ramalho, a nova diretora veio para oxigenar o trabalho oferecido na policlínica “A diretora que sai fez um bom trabalho, mas agora nós queríamos galgar novos degraus, mas quando você quer crescer mais e mais é preciso dar uma oxigenada para melhorar mais, porque cada dia que passa aumenta a demanda”, disse o presidente. 

Max Almeida, diretor do Consaúde, desejou sorte a nova diretora e disse que a equipe do consórcio  está à disposição para auxiliá-la no que ela precisar./Neuza Brizola/Bahiaextremosul

Quem são os alvos da PF por planejar assassinatos de Moro, promotor e outras autoridades


A Polícia Federal desmantelou nesta quarta-feira 22 os planos de uma organização criminosa que planejava matar o senador Sergio Moro (União-PR), o promotor de Justiça Lincoln Gakiya e outras autoridades. Os crimes, segundo a PF, seriam cometidos em ao menos cinco estados. Entre os alvos da Operação Sequaz estão lideranças da maior facção do País, o Primeiro Comando da Capital, cujas listas de crimes são extensas. 

Conhecido como “Forjado”, Patric Velinton Salomão figura nas investigações como um dos líderes do PCC. Ele é alvo de apurações pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Além disso, foi identificado pelo Ministério Público de São Paulo como o operador de transações milionárias feitas com dinheiro obtido pelo crime. Deixou a prisão em fevereiro de 2022 e está foragido. 

Outro integrante da organização é Janeferson Aparecido Mariano Gomes, preso pela PF na operação desta quarta. Ele responde a um processo no Tribunal de Justiça de São Paulo por furto e extorsão mediante sequestro, uma das estratégias montadas pela quadrilha para atingir as autoridades. 

No grupo ainda há, segundo as investigações, um homem apontado como elo entre o PCC e traficantes de drogas de países latino-americanos. Trata-se de Valter Lima Nascimento, o “Guinho”, condenado a quase duas décadas de prisão por tráfico de drogas. Considerado pela polícia um dos traficantes mais procurados de São Paulo, ele chegou a ser detido por diversas vezes, mas, em 2019, obteve um habeas corpus e foi solto. 

Entre os alvos da operação, a PF ainda identificou Reginaldo Oliveira de Sousa, conhecido como “Rê”, suspeito de ser o mandante de dois ataques com tiros e lançamento de granadas a postos policiais, em 2003. No carro furtado em que ele foi preso, a polícia encontrou uma granada, que pode ligá-lo aos atentados que buscavam vingar a morte de Sílvio dos Santos Luiz, o Binho, integrante do PCC morto em tiroteio com policiais. 

Outro criminoso alvo dos policiais é Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, “El Sid”, um dos chefões da facção. Ele estava preso por tráfico de drogas, mas foi liberado por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo. Desde que saiu do cárcere, dizem as investigações, vários corpos passaram a ser encontrados desovados em diversos pontos da capital paulista – a principal suspeita é de que as mortes fizessem parte do plano de vingança do criminoso. 

Reações à Operação Sequaz 

Após a revelação do atentado, Moro apresentou um projeto de lei para ampliar a proteção de autoridades que investigam o crime organizado. Com a proposta, a legislação passaria a reconhecer a “conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado” e a “obstrução de ações contra o crime organizado” como delitos. 

O ex-juiz ainda criticou uma declaração do presidente Lula (PT) contra ele, classificou a afirmação como “infeliz” e alegou que esse tipo de discurso incitaria a violência. Diante de tentativas de ligar os discursos aos planos de ataques criminosos contra Moro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, repudiou a politização das investigações. 

Políticos como ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também comentaram o caso. De Orlando, nos Estados Unidos, ele tentou ligar o assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel e a facada de que foi vítima em 2018 ao caso. 

Bolsonaro escreveu: “Em 2002, Celso Daniel, em 2018 Jair Bolsonaro e agora Sérgio Moro. Tudo não pode ser só coincidência. O Poder absoluto a qualquer preço sempre foi o objetivo da esquerda. Nossa solidariedade a Sérgio Moro, Lincoln Gakiya e famíliares [sic]”. 

Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, referindo-se a Sergio Moro, afirmou: “Juiz parcial, que não se importou com o ódio que alimentou com a Lava Jato, tem aula de civilidade e democracia do governo Lula”. 

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, também se manifestou sobre o caso. Em uma rede social, ele comentou: “Quando se planeja um atentado contra a vida de autoridades e familiares, sejam elas de qualquer partido ou ideologia, adversários ou aliados, a ordem democrática precisa ser defendida”./cartacapital

quarta-feira, 22 de março de 2023

Teixeira: Homem de 36 anos é preso pela Guarda Municipal após ser flagrado abusando de criança especial de 09 anos no Mercadão

Teixeira de Freitas: Um homem foi preso pela Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, na tarde desta terça-feira, 21 de março, por volta das 14h30, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nas proximidades do Mercado Municipal, região Central da cidade de Teixeira de Freitas. Segundo informações, a vítima, uma criança especial de 09 anos de idade estava sendo beijada na boca por um homem de 36 anos, na porta Mercado Municipal. 

Uma mulher presenciou a cena, e horrorizada, chamou a Guarda Municipal, e disse que o homem e a criança estavam deitados. O homem abraçado com a criança, e havia uma lona cobrindo parte do corpo dos dois. O agente da Guarda Municipal foi até ao local e comprovou a veracidade da informação, e presenciou ainda a criança com a perna em cima do homem, e ele, beijando a boca da menor. 

De imediato, o guarda municipal deu voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido e apresentado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O acusado foi identificado como sendo, Josiel Silva dos Santos, de 36 anos. Após oitiva, a delegada plantonista Viviane Scofield, da Delegacia Especializada, flagranteou o Josiel Silva pelo crime de estupro de vulnerável (Art. 215-A do CPB). 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, a criança é especial, e estava com a mãe, que se encontra em situação de rua. O Conselho Tutela foi acionado pela Polícia Civil, e irá tomar as devidas providências. Josiel Silva foi transferido para a custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, e segue à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Prefeitura de Prado divulga banda surpresa do Prado Moto Rock

 

A espera acabou. Tianastacia é a banda que vai se apresentar no próximo sábado (25), na Praça de Eventos, dentro da programação musical do Prado Moto Rock 2023. 

A atual formação da banda tem Antônio Júlio Nastácia (vocais e guitarra), Beto Nastácia (baixo e vocais), Glauco Nastácia (bateria), Alexandre Damata (guitarra e vocais) e Jonny (guitarra).

Fundada em uma garagem de Belo Horizonte, no ano de 1992, a trajetória da Tianastacia conta com parcerias com grandes nomes da música nacional, com destaque para Skank, Jota Quest, Pato Fu, Beto Guedes, Lô Borges, Tom Zé, Maurício Tizumba, Chico Amaral, Marina Machado, Uakti, dentre outros. 

Uma peculiaridade na banda é o fato de carregar a musicalidade brasileira, desde o início, já que na época de sua fundação a moda era, mesmo sendo de autoria própria, cantar músicas em inglês. 

A Secretária de Turismo, Iracema Ribeiro, comemorou. “É um grande evento no calendário turístico do município e a participação e envolvimento do município na parceria com a APRHOPE, realizadora do Prado Moto Rock, é uma soma de esforços para fortalecer o turismo do município”, argumentou. 

Segundo o prefeito de Prado, Gilvan Produções, "o evento todos os anos atrai milhares de motociclistas de todo o país, movimentando milhões de reais na economia e gerando oportunidades para o povo pradense”, disse. 

Sobre o Prado Moto Rock - a festa acontece entre os dias 21 e 26 março. Desde 2008 vem sendo realizado pela APRHOPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais), em parceria com a Prefeitura de Prado e o comércio local, como estratégia para atrair turistas para a cidade. 

O evento é considerado um dos maiores e melhores do Brasil, tanto em número de participantes, quanto pela experiência dos participantes, dada a diversidade natural existente no município de Prado (praias, natureza, história, cultura e hospitalidade)./Por; Diogenes Cunha/Ascom

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca

 

Declaração Universal dos Direitos da Água

 

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Se a água tem sabor, não sei, Mas sei que sempre dela beberei. Vem da fonte ou da torneira, É companheira da vida inteira.  Cai a chuva cristalina, Nasce o cio na terra menina. Semeia-se novamente a semente, Dá vida a um novo ser vivente.  A sede ela mata, Alegra a seiva e beija a mata. 

O verde da mata virgem, Mata a fome em sua origem.  A água que dá a vida, que veio do sopro, É a mesma que banha o corpo. É a lágrima que lava a alma, Face molhada que a dor acalma.  

A água que lava o copo, É a mesma que do copo bebe. Frescor na mina incipiente, Ternura do amanhecer nascente.  Banha a vida E acalma a alma. Rega o solo na caída, Distraída se transforma.  No rio, corre mansa e faceira, Cachoeiras de cristais caem livres em ribanceira. 

É a vida que se vai algemada na esteira, Quem pensa diferente tapa o sol com a peneira.  No lençol se faz poupança, É reserva e esperança. Dá medo e insegurança, Quando a natureza faz vingança. 

 

Desprezar a natureza não é uma boa decisão, Falta d’água na nascente aniquila a população. Não adianta promessa, reza e pajelança, Plante flores em seu jardim, aproveite essa bonança.

Criminosos invadem residência e matam morador a tiros no Bairro Vista Bela em Itamaraju


Itamaraju: O homicídio aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 22 de março, por volta das 02h40, Rua 05 Bloco 4, no Residencial Vista Bela, na cidade de Itamaraju. A vítima foi identificada como sendo, Giliard de Oliveira Serra, de 18 anos, que veio a óbito no local. 

De acordo com as informações policiais militares da 43ª CIPM/PETO de Itamaraju foram solicitados para uma ocorrência de homicídio, e ao chegarem no local, foram informados que 03 (três) homens armados arrombaram a porta da residência e seguiram até o cômodo em que a vítima estava. Diversos tiros foram disparados contra a vítima. 

Os criminosos fugiram do local tomando rumo ignorado. O SAMU esteve no local e confirmou o óbito. Os policiais militares permaneceram no local e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. No corpo da vítima havia várias perfurações, na região da cabeça e na parte superior do tronco. No local foram encontrados cartuchos de calibre 380 e .22. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor público Anderson Barbosa, a fazer a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia, e posteriormente o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. As investigações do crime estão a cargo do delegado titular, Gilvan de Meireles e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Criança de nove anos morre com tiro na cabeça ao manusear arma do pai, que é policial


Mascote: Uma criança morreu ao ser atingida por um tiro na cabeça enquanto manuseava a arma do pai que havia encontrado dentro de casa. 

O fato aconteceu na noite de terça-feira (21), no distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote, a cerca de 100 quilômetros de Eunápolis. 

Nicollas Brito Santana, de nove anos, estava em casa, quando achou a pistola do pai, que é subtenente da Polícia Militar. Ao manejar a arma, calibre .40, aconteceu o disparo acidental que atingiu a cabeça do garoto. 

A reportagem apurou que Nicollas teve acesso a pistola, que estava em cima do guarda-roupa, no quarto dos pais, enquanto a família jantava. 

A mãe de Nicollas é empresária e o pai trabalha como policial em São João do Paraíso há muito tempo. O caso já está sendo investigado. 

PASSOU POR TRÊS HOSPITAIS – Nicollas Brito socorrido pelo avô e levado, inicialmente, a uma unidade de saúde na própria localidade. Como não havia ambulância no local, a criança precisou ser transferida em uma viatura da PM para o hospital mais próximo, na cidade de Camacã. 

Devido à gravidade do quadro, o menino foi encaminhado, já pelo Samu, ao Hospital Manuel Novaes, em Itabuna. Por volta das 22h, duas horas e meia depois do fato, um médico atestou o óbito. 

O corpo foi encaminhado para exame pericial no Instituto Médico Legal./Radarnews

Sete prefeitos do Extremo Sul pedem a substituição da coordenadora da 8ª COORPIN Valéria Chaves: “A Polícia Civil precisa mostrar serviço”


Teixeira de Freitas: A reportagem do Liberdade News apurou nesta semana, que 07 dos 13 prefeitos da região Extremo Sul pediram a exoneração da atual coordenadora da Polícia Civil (8ª COORPIN), Drª Valéria Chaves. Dos 13 prefeitos da região, 10 apoiaram o atual governador Jerônimo Rodrigues nas últimas eleições. Destes 10 prefeitos, 07 assinaram o documento, solicitando a troca no comando da Polícia Civil da região Extremo Sul. O documento é assinado pelos prefeitos de Caravelas, Itanhém, Prado, Vereda, Alcobaça, Ibirapuã e Lajedão, que totalizam mais da metade dos prefeitos da região. 

O Ofício de número 03.2023 foi encaminhado à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e foi feito pelo prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul (Consaúde), e os demais prefeitos dos municípios acima citados, acompanham o presidente do CONSAÚDE com suas respectivas assinaturas. Segundo levantamento realizado pelo Liberdade News, os prefeitos estão insatisfeitos com o trabalho apresentado pela delegada, que está há 06 anos comandando a região, e muito pouco tem feito para solucionar crimes, e diminuir a sensação de insegurança. 

Os prefeitos alegam que estão sendo cobrados pelas suas bases e pela comunidade, pois, muitos são os casos sem soluções. “Parece que a Polícia Civil não investiga nada. Tudo parado. E as cidades menores, que eram tranquilas, viraram um pandemônio, especialmente, Alcobaça. A criminalidade está crescendo, ficando cada vez mais ousada, pois sabe que a Polícia Civil não investiga, cruza os braços. Estamos assustados com tanta violência. A Polícia Militar faz a parte dela, mas as investigações são departamento da Polícia Civil, e quase não se fala em solução de homicídios. Nem digo os assaltos e arrombamentos, que isso eles não investigam mesmo”, disse um morador de Alcobaça. 

Em reunião, os prefeitos discutiram depoimentos como esse e outros. “Várias famílias da região procuram diariamente a imprensa, os vereadores, prefeitos, lideranças, e pedem socorro. São inúmeras pessoas, jovens em sua maioria, que estão desaparecidas em Teixeira e região, e no entanto, não estamos vendo uma resposta da Polícia Civil. Somos pressionados. Imagina uma mãe que há meses não tem notícia do seu filho. Muitas dessas mães já tem certeza que seu filho foi assassinado e seu corpo enterrado no meio do mato, outras têm esperanças, mas, o que se vê é a Polícia Civil, e sua coordenadora de braço cruzados. A Polícia Civil precisa mostrar serviço”, disse um dos prefeitos que assina o Ofício do Consórcio. 

Os prefeitos acreditam que está na hora de mudar, de haver uma troca de comando para oxigenar a Polícia Civil. “esta instituição é digna de muito respeito. Tem muito serviço prestado à comunidade, mas é preciso sangue novo, é preciso alguém que se preocupe com o cidadão que está em perigo, com o criminoso que não foi alcançado pela Justiça, com a mãe que procura desesperada pelo seu filho desaparecido. A Polícia tem obrigação de dar uma resposta à sociedade. Não estamos perseguindo ninguém, só queremos ver o trabalho sendo realizado. A Polícia não tem bola de cristal, nem sempre vai conseguir solucionar todos os crime, mas, é preciso mostrar serviço, e isso não estamos vendo nesta coordenação”. 

O Liberdade News vem há tempos chamando a atenção para esse problema. O site, e também o Jornal Liberdade da Rádio Eldorado FM, vem sempre recebendo denúncias de populares que já perderam seus entes queridos, que sabem que a vida não volta mais, mas apenas queriam dormir a noite sabendo que a pessoa que ceifou essas vidas, estivesse presa, que a Justiça fosse feita. E todos falam a mesma coisa, “se não confiarmos na polícia para solucionar os crimes e prender esses criminosos, a quem vamos recorrer?” 

Por conta dessas cobranças, a equipe de reportagem do Liberdade News vem sendo perseguida pela coordenador, Drª Valéria Fonseca. Mas, a imprensa é livre, e não deve temer a ninguém. O Liberdade News vai continuar cobrando da Coordenação, respostas sobre esses inúmeros homicídios sem solução, sobre essa enorme quantidade de pessoas desaparecidas, cujas investigações estão engavetadas. O Liberdade News é cobrado, é provocado, e sua equipe, através dos meios de comunicação, faz valer a voz do povo. Que o secretário de Segurança Pública dessa nova gestão olhe para esse problema e busque uma solução. Só podemos confiar no bom senso e nas boas intenções dessa nova gestão estadual./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Adolescente de 15 anos morre afogado no Rio Itanhém próximo à BR 101 em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: O afogamento aconteceu na tarde desta terça-feira, 21 de Março, por volta das 12h55, na Ponte do Rio Itanhém, próximo à BR-101, no município de Teixeira de Freitas. Profissionais do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teixeira de Freitas foram solicitados pelo CICOM/190, para atender a uma ocorrência de afogamento. 

No local, os bombeiros militares resgataram o corpo de um adolescente de 15 anos, que teria saído de casa e foi tomar banho no Rio Itanhém. As buscas foram realizadas a pedido da família, onde cerca de 10 (dez) Bombeiros e 03 (três) viaturas foram destinadas ao local, mas, houve a necessidade da presença do SD BM Nunes (mergulhador). 

O soldado Nunes tem bastante experiência e prática em mergulho, e realizou a retirada do corpo com êxito. O adolescente foi identificado como sendo, Ariel Nunes Vieira, de 15 anos. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor público, Sidnei Neves, a remover o corpo para IML de Teixeira, para exames de praxe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jornalista Neuza Brizola é indicada a receber o Prêmio Imprensa Brasil


O Prêmio Imprensa Brasil, organizado pela Revista Multi Middia, chega a sua 30º edição e entre as pessoas que serão homenageadas está a jornalista Neuza Brizola do site Bahiaextremosul. 

Para comemorar esta data tão especial, sete mulheres da comunicação foram indicadas a receber o prêmio, entre elas a jornalista Neuza Brizola. 

Nomes como Kátia Petersen, Luma Bittencourt, Taísa Moura, Ana Colibri, Veronica Menezes e Fernanda Rodrigues, também serão homenageadas. 

Segundo Edmilson Ciriacco, organizador do evento, o prêmio é mais que uma homenagem justa ao mês das mulheres. 

Famosos influencers, artistas, empresários, autoridades, personalidades e mulheres cidadãs serão homenageadas em Porto Seguro no Prêmio Imprensa Brasil que acontecerá no próximo dia 31 de março no Shopping Central Park./Bahiaextremosul.

terça-feira, 21 de março de 2023

A terceira etapa da BA 284 está chegando a sua reta final segundo a SEINFRA Bahia.


O Governo do Estado está avançando em mais uma grande obra no extremo Sul chegando ao fim da terceira etapa da obra de asfaltamento da BA-284 no trecho que liga o Município de Itamaraju ao distrito de Alho o trecho calculado em um restante no total de 35 km essa obra que passou por três etapas e nesta terceira etapa segue-se para a sua finalização a grande obra realizada pelo governo do estado através da SEINFRA Bahia. 

A redação do jucuru net entrou em contato com a direção da SEINFRA Bahia na sábado, 18 de março de 2023, com a seguinte indagação. 

Gostaria de obter informações da obra da 3º etapa do trecho da BR 101 ao Pau-d'alho. Gostaria de saber qual a previsão de conclusão dessa obra. Grato jucurunet. 

Aqui está à resposta do pessoal da SEINFRA Bahia. 

 

A pavimentação dos 35 km da BA-284, do distrito de Alho, em Itamaraju, até o entroncamento da BR-101, está em andamento e com 77% de execução. A previsão de conclusão é em maio de 2023.

Prefeito de Vereda Manrick Teixeira participa do PPA Participativo do Governo do Estado levando as demandas de Vereda e outras propostas de melhoria para a região


O Prefeito de Vereda, Manrick Teixeira esteve presente nesta manhã no PPA participativo, evento realizado pelo Governo do Estado para a definição de políticas públicas que irão ser realizadas entre 2024 e 2027. 

O Plano Plurianual (PPA) participativo é a inclusão do povo no planejamento das políticas públicas e das escolhas das áreas que terão investimentos mais significativos. O PPA é um documento feito a várias mãos, que orienta as ações do governo durante 4 anos. 

O evento realizado no auditório do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, contou com a presença de populares e de algumas autoridades como o Secretário de Planejamento, Claudio Peixoto e além de Manrick, outros Prefeitos do Extremo Sul. 

O Governo Estadual acredita que é através do diálogo permanente com a população, representada nos conselhos estaduais, colegiados e grupos de trabalhos territoriais, que vai construir uma visão de futuro que transformará vidas, levando desenvolvimento para todos os baianos e baianas. 

O Prefeito Manrick Teixeira durante o evento agradeceu pela oportunidade e ressaltou a importância da sociedade nas questões públicas. 

Em sua fala Manrick parabenizou ao Governo pelos projetos que vem sendo desenvolvidos e agradeceu pela oportunidade de integrar o evento levando as demandas de Vereda bem como de toda a região. 

”Este é um momento importante especialmente para nós Prefeitos, há demandas das quais não conseguimos visualizar, mas dando voz à nossa população conseguimos chegar até a demanda e trabalhar em prol da necessidade do nosso povo.


O PPA vem para inserir nossa população no desenvolvimento das políticas do nosso estado e tenho certeza que sairemos daqui com demandas de grande importância definidas para serem desenvolvidas com o investimento correto” Disse./focodenoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.