Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 21 de março de 2020

Caravelas registra segundo homicídio em menos 12 horas: Homem é assassinado no Centro





Caravelas: Homem é executado a tiros no interior de um bar no Centro da cidade de Caravelas, na madrugada deste sábado, 21 de março. O fato aconteceu por volra das 03h30 da madrugada, na Avenida Dr. Sócrates Ramos, área Central da cidade, quando a vítima, que foi identificada como, Carlos Henrique Costa Machado, vulgo "Riquinho", 26 anos, estaria no Bar (Point do Bolero), momento que o executor adentrou com uma arma em punho e atirou por várias vezes na vítima, que não teve chance nem de se defender ou correr, da ação criminosa.

IGZV5527.JPG

A vítima não resistiu aos ferimentos, e veio à óbito no local. O executor, que estava de capacete de cor preta, trajando blusa rosa, calça jeans, não foi reconhecido pelas demais pessoas que estavam no referido estabelecimento, que diante dos disparos de arma de fogo, todos correram para fora. Após o acusado ter cometido o crime, ele se evadiu, tomando destino ignorado. A Polícia Militar foi acionada, e deslocou uma guarnição para o local, que ao confirmar o fato, comunicou ao delegado do Plantão Regional Litoral, Kleber Gonçalves.

HPRG0919.JPG

O delegado solicitou a remoção do corpo ao DPT para o IML de Teixeira de Freitas, que foi realizado pelo Agente Público, Everaldo Magalhães, onde irá passar por necropsia, sendo liberado para os familiares posteriormente. A delegada titular do referido município, Rosângela Santos, irá investigar o crime./Liberdadenews

Vídeo mostra momento que Riquinho é morto a tiros dentro de bar em Caravelas





Imagens flagradas por câmeras de monitoramento, flagraram o exato momento que Carlos Henrique Costa Machado, O “Riquinho,  de 26 anos, foi morto a tiros dentro de uma bar, por volta das 23 horas desta sexta feira, 20 de março, na Av. Dr. Sócrates Ramos, em Caravelas.

As imagens mostram várias pessoas (homens e mulheres), alguns jogando sinuca, outros bebendo quando o assassino usando capacete, calça jeans debotada e camisa rosa, entra no bar com uma arma na mão, uma jovem que estava saindo encosta na mesa de sinuca, enquanto o criminoso se aproxima da vítima e atira várias vezes.

Após Riquinho cair, o assassino sai rapidamente do recinto, deixando os frequentadores do bar sem ação. Alvejado, na região da cabeça, Riquinho morreu no local.

O corpo foi removido para o IML de Itamaraju. Este é o segundo homicídio acontecido na noite em Caravelas, o primeiro aconteceu em Barcelona por volta das 20h30 e teve como vítima, Medson Andrade de Souza, popularmente conhecido como “Meca”, de 45 anos.Twitter
Neuza Brizola



As investigações serão feitas pela delegada Rosângela Souza, titular de Caravelas e sua equipe./bahiaextremosul

Corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado boiando em represa no distrito de Helvécia





Nova Viçosa: Corpo de jovem é encontrado boiando em represa próximo ao distrito de Helvécia, município de Nova Viçosa, no final da tarde desta sexta-feira, 20 de março. Segundo informações, populares teriam avistado o corpo da vítima, que foi identificado como José Nilton André Laurindo, 22 anos, boiando na represa que fica próximo à referida comunidade, onde mesmo estaria desaparecido.

Os familiares estariam à sua procura, quando foram pegos de surpresa nesta tarde. O delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, foi comunicado do fato, e solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, sendo realizado pelo Agente Público, Everaldo Magalhães.

O corpo irá passar por necropsia, neste sábado (21), e o laudo médico deverá apontar a causa da morte, apesar do corpo já está em estado de decomposição.

O caso será investigado pelo delegado Marco Antônio Neves./Liberdadenews

Pedreiro sofre descarga elétrica e morre na cidade de Alcobaça: Polícia investiga o caso





Alcobaça: Um pedreiro sofreu uma descarga elétrica de um fio de alta tensão, e morreu instantaneamente, na tarde desta sexta-feira, 20 de março, na cidade de Alcobaça. Segundo informações, a vítima, que foi identificado como, João Bernardo Conceição do Rosário, 47 anos, estaria fazendo o serviço se pedreiro em uma construção na Avenida 7 de Setembro, em uma localidade conhecida como Invasão. Ele foi atingido por uma rede de Alta Tensão de Energia Elétrica da Coelba que passa em cima da construção.

O João Bernardo estava em cima de um andaime na parte interna da construção, trabalhando, quando segundo testemunhas, ele estaria levantando uma parede, e teria ficado com os braços bem perto da rede, momento em que recebeu a descarga elétrica. Populares ainda prestaram socorro ao João, que já não apresentava sinais vitais, e deu entrada na unidade hospitalar da cidade, sem vida. Após a confirmação do óbito, familiares se dirigiram até a Delegacia Territorial, e informaram o fato, para o delegado titular, Maderson Souza.

O delegado solicitou ao DPT uma perícia no local, e autorizou a remoção do corpo para o IML de Itamaraju, que foi realizado pelo Agente Público, Anderson Barbosa. O corpo irá passar por necropsia, sendo liberado para os familiares. O caso será apurado através de procedimento pelo o delegado Maderson, que deverá tratar o ocorrido como acidente de trabalho, mas, deverá aguardar o resultado do laudo da pericia técnica./Liberdadenews

Comércio de Teixeira de Freitas será fechado a partir deste sábado (21)





Tentando evitar a contaminação pelo coronavírus em nossa região, o Sindicato do Comércio Varejista de Teixeira de Freitas (Sincomércio) após reunião com representantes lojistas, decidiu acatar a orientação da organização Mundial da Saúde e decretou o fechamento do comércio teixeirense até o dia 30 de março, passando a vigorar a apartir deste sábado (21).

Só está autorizado o funcionamento de  mercados, farmácias, açougues, padarias e serviços que não podem faltar a população. Segundo o Sincomércio, durante o prazo que durar o fechamento, as empresas poderão suspender contratos de trabalho vigente entre empresa e colaboradores, não podendo haver rescisão neste período, já que a suspensão das atividades é por justa causa.

Em virtude da suspensão do contrato de trabalho, om empregadores  do comércio varejista de bens e serviços do município arcarão com os valores relativos às remunerações e demais encargos até o dia 20 de março deste ano.

A empresa que descumprir o presente Termo de Acordo Coletivo de Trabalho estará sujeita a multa d e01 salário mínimo por trabalhador./bahiaextremosul

Homem é executado a tiros na porta de sua casa em Barcelona






Medson Andrade de Souza, popularmente conhecido como “Meca”, de 45 anos, foi executado a tiros por volta das 20h30 desta sexta-feira, 20 de março, no centro de Barcelona, distrito de Caravelas.

Segundo informações, Meca estava chegando á sua casa quando um carro de cor branca  com quatro homens a bordo se aproximou, três desceram do carro e abriram fogo contra a vítima.

Alvejado por vários tiros  na região da cabeça, Meca ainda tentou correr para salvar sua vida, mortalmente ferido, tombou sem vida no meio da rua.

O corpo ainda está no local aguardando a chegada da polícia civil e do rabecão que fará a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas.

As investigações sobre autoria e motivação do crime serão feitas pela delegada de Caravelas Rosângela Souza e sua equipe./bahiaextremosul

sexta-feira, 20 de março de 2020

Jair Bolsonaro é tão irresponsável, inconsequente e imoral quanto o filho Eduardo. Por Joaquim de Carvalho





Jair Bolsonaro disse que a crise com a China é página virada, mas deu declarações ambíguas. Perguntado se culpava a China pela pandemia do coronavírus, disse que não podia dar opinião.

Ou seja, pensa como Eduardo Bolsonaro, que atacou o governo chinês pela surgimento do vírus. Se não fosse assim, bastaria dizer não.

“Eu tenho ouvido há dois meses por vocês que o vírus teria nascido na China”, afirmou.

Um repórter insistiu:

“O senhor acredita que é culpa da China, como o deputado Eduardo falou?”/diariodocentrodomundo.

Quatro suspeitos são presos por vender gel de cabelo como álcool 70º



Gel de cabelo era colocado em frascos de álcool 70º de higienização das mãos

Gel de cabelo era colocado em frascos de álcool 70º de higienização das mãos

Reprodução/Record TV


Quatro homens foram presos vendendo álcool em gel falso na rua 25 de março, na região central de São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira (19). O material vendido, na verdade, era gel de cabelo diluído em água para dar a falsa sensação de que era álcool etílico 70º INPM, usado para higienizar as mãos.

Por meio de denúncias, a Polícia Civil encontrou quatro ambulantes que estariam vendendo álcool em gel adulterado. O produto era comercializado em frascos pequenos individuais, sem qualquer informação no rótulo. Em falta no mercado,  opção se torna atrativa aos consumidores.

Os quatro homens e o produto apreendido foram apresentados no Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania. Especialistas alertam para a ineficácia de tais produtos, uma vez que não foram manipulados de forma correta e nem usam os itens químicos indicados.


Falsificação Álcool Gel/bahiaextremosul

Bahia segue com 31 casos confirmados de Covid-19





A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na tarde desta quinta-feira (19) que 31 casos de Covid-19 foram identificados no estado.

De janeiro até as 17 horas de hoje (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 31 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial. As localidades com casos confirmados são: Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1).

Medidas adicionais de contenção foram tomadas pelo Governador Rui Costa nesta quinta-feira, incluindo extensão da proibição de eventos superiores a 50 pessoas para todo o estado.

O perfil dos pacientes sem fonte de contágio identificável são estes:

• Homem, 29 anos | encontra-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

• Mulher, 45 anos | encontra-se internada em unidade hospitalar da rede privada

• Homem, 50 anos | encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada

/Liberdadenews/Ascom

Itamaraju registra mais três casos suspeitos de coronavírus


A Secretaria da Saúde de Itamaraju registrou nesta quarta-feira (18), três casos suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município.

Os pacientes encontram-se com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

As amostras foram coletadas e enviadas para análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que está autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional.



O resultado confirmando ou descartando o diagnóstico será concluído em até 48 horas./bahiaextremosul

Teixeira de Freitas: Secretaria de Saúde inicia contenção do Coronavírus no Terminal Rodoviário



Teixeira de Freitas: Secretaria de Saúde inicia contenção do Coronavírus no Terminal Rodoviário

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas iniciou, na manhã desta quinta-feira (19), mais uma ação de contenção do novo Coronavírus COVID 19. Desta vez, profissionais de saúde estiveram na Estação Rodoviária (Rodoviária Interestadual), realizando avaliação clínica de pessoas que estão chegando de outras cidades.

A avaliação da temperatura das pessoas é fundamental porque a febre é um dos principais sintomas de pessoas que podem estar com Coronavírus.

O secretário de saúde participou da ação que, além de avaliar clinicamente, orientou as pessoas sobre a prevenção. “Vamos continuar com esta ação e pretendemos assim, controlar o contágio das pessoas com o vírus. Essa avaliação identifica possíveis casos e as pessoas são encaminhadas para as unidades de saúde”, explicou o secretário./TH

quinta-feira, 19 de março de 2020

Itália chega a 3,4 mil mortes e supera a China em quantidade de vítimas





O número de mortes causadas pelo novo coronavírus na Itália ultrapassou nesta quinta-feira (19) o total de vítimas na China pela Covid-19.

Segundo balanço das autoridades italianas divulgado pela agência Reuters, a Itália registrou 3.405 mortes pelo novo coronavírus. Na China — considerando todo o país — o total de vítimas é de 3.245.

Ainda segundo autoridades italianas, o país europeu registrou 427 mortes somente em um dia. É um número levemente menor do que as 475 vítimas registradas na véspera. No total de casos da doença, a Itália tem 41.035, uma alta de 14,9% em apenas um dia.

Para conter a disseminação do novo coronavírus, o governo da Itália impôs restrições na circulação em todo o país. Italianos não devem sair de casa, a não ser em caso de extrema necessidade — na maioria dos casos, é preciso levar uma declaração de punho próprio para apresentar às autoridades, em caso de abordagem.

Exército retira corpos

A Itália ordenou ao exército que retire corpos de uma cidade do norte do país que está no centro do surto de coronavírus onde os serviços funerários estão sobrecarregados, e o governo se prepara para prolongar medidas de interdição de emergência em todo o país.

Vídeos feitos por moradores de Bergamo, a nordeste de Milão, e exibidos no site do jornal local "Eco di Bergamo" mostraram uma longa fila de caminhões militares atravessando as estradas de madrugada e retirando caixões de um cemitério da cidade.

Um porta-voz do Exército confirmou nesta quinta-feira (19) que 15 caminhões e 50 soldados foram mobilizados para transferir corpos para províncias vizinhas. Mais cedo, autoridades de Bergamo haviam pedido ajuda com cremações por causa da sobrecarga em seu crematório.


A China anunciou nesta quinta-feira (19) que nas últimas 24 horas não registrou qualquer novo caso de Covid-19, mas verificou 34 casos de infectados que vieram do exterior. Trata-se da primeira jornada sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram, em janeiro, os critérios de contagem./G1

Eram irmãos: Encontrado corpo de segundo jovem que morreu afogado em praia





Porto Seguro: O corpo do segundo jovem que morreu afogado em uma praia em Nova Caraíva, litoral sul de Porto Seguro, foi localizado no início da tarde desta quinta-feira (19).

Gabriel de Jesus Santana, 11 anos e o irmão Halisson, de 16, se afogaram por volta das 16h de quarta-feira (18), enquanto tomavam banho na Praia Boca da Barra, perto da foz do Rio Caraíva.

O corpo de Halisson foi localizado no mesmo dia pelo bombeiro civil Guedes e por moradores da localidade. As buscas por Gabriel foram retomadas nesta quinta-feira por mergulhadores do 6º Grupamento de Bombeiro Militar.

Dois bombeiros civis (Adais e Guedes) e três líderes comunitários usaram uma lancha para auxiliar nas buscas. De acordo com as informações apuradas pela redação, o corpo de Gabriel estava a 250 metros da areia.

Halisson e Gabriel moravam em Eunápolis e foram passar o recesso escolar na casa de uma irmã em Nova Caraíva./Radar64

Major Anilton Almeida assume o comando da CIPE/MA- CAEMA




Foi publicado nesta quinta –feira, 19 de março, no Diário Oficial do Estado, a nomeação do major Anilton Silva de Almeida para o cargo de comandante da polícia especializada CIPE/MA- CAEMA de Nova Viçosa.

O Major Anilton Silva Almeida, graduado recentemente, vem construindo sua história no extremo sul da Bahia com muito trabalho e competência.

Temente á Deus, major Anilton construiu muitas amizades ao longo dos 17 anos que comandou a 5ª Companhia de Polícia em Itabatã, distrito de Mucuri, sendo depois nomeado subcomandante do 13º Batalhão da PM de Teixeira de Freitas, hoje 87ª CIPM, comandou também a CIA Independente da Polícia de Proteção Ambiental em Porto Seguro, voltou para a recém criada 89ª CIPM de onde sai para comandar a CAEMA.

Para comandar a 89ª CIPM de Mucuri foi nomeada a também major Ana Paula Oliveira Calheiros./bahiaextremosul

Novos casos suspeitos de Coronavírus estão sendo monitorados em Itamaraju, diz secretário





A Secretaria de Saúde de Itamaraju acaba de informar através de nota enviada à imprensa que nesta quarta-feira, dia 18 de março, a Vigilância Epidemiológica Municipal identificou três pacientes que se enquadram em casos suspeitos de COVID-19 e por isso adotou as medidas de praxe.

Segundo o secretario Élan Wagner Chaves, que assina a nota, a coleta do material já foi realizada e os resultados dos exames devem divulgados entre 24 e 48 horas, dependendo da demanda do Laboratório Central da Bahia (LACEN), com sede em Salvador.

Ainda segundo Élan Wagner os pacientes estão em isolamento domiciliar, usando máscara cirúrgica e encontram-se estáveis. “A Vigilância Epidemiológica está monitorando os contatos dos pacientes e adotando as medidas cabíveis de precaução até que o diagnóstico seja definido”, diz./TH

Empresário teixeirense é preso pelo PETO por força de mandado de prisão do estado do RJ





Teixeira de Freitas: Policiais do PETO de Teixeira de Freitas, após abordagem, prenderam um homem com mandado de prisão em aberto do Estado do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, 17 de março. Segundo informações, os PMs estariam em patrulhamento, quando realizaram a abordagem a uma pessoa, identificada como Marcus André de Paula, vulgo "Guimba", 46 anos.

A abordagem se deu na Avenida Princesa Isabel, no Bairro Monte Castelo. Após consulta no Sistema Integrado das Forças Policiais, foi encontrado o mandado de prisão, com a data de expedição de 01 de abril de 2013 (válido até 18 de abril de 2044), decretado pela Juíza, Zélia Maria Machado dos Santos.

O referido mandado de prisão está nos autos do processo de número: 0137044-20.2004.8.190001, no qual o mesmo responde na antiga Lei de Drogas, 6368, 12, ora substituída pelo Artigo 33 do código penal.

O então foragido, André de Paula, é conhecido na cidade de Teixeira de Freitas, como "André do Caipirinha Carioca", no qual, ele teria argumentado, no momento da sua apresentação na Delegacia de Territorial, ao delegado de plantão, Júlio Telles, o André disse que o mandado de prisão já teria sido revogado no ano de 2014, e que ele não saberia dizer porque ainda estava em aberto no Banco Nacional de Monitoramento de Prisão do CNJ.

O delegado determinou o seu recolhimento para carceragem para que pudessem ser averiguado as informações nesta quarta-feira (18). 

Na manhã desta data, foi apresentado para o delegado titular, Ricardo Amaral, pelo advogado do André, um documento informando a revogação de prisão do acusado, porém, no documento não tem a informação de que a revogação seria deste mandado em aberto no Sistema, ou, se poderia ser de algum outro procedimento. 

Devido a estas circunstâncias, ele segue preso, até apresentação do documento de revogação, especificando o número do mandado judicial./Liberdadenews

Secretaria Penitenciária suspende visitas em todas as Unidades Prisionais da Bahia





Teixeira de Freitas: O secretário de Administração Penitenciário e Ressocialização do Estado da Bahia - SEAP, Nestor Duarte Guimarães Neto, suspendeu as visitas em todas as unidades prisionais do Estado, pelo período inicial de 15 dias, tendo início na data desta quinta-feira (19), podendo haver prorrogação, se caso necessário for, mediante aos novos boletins da Secretaria Estadual de Saúde, referente aos casos do Coronavírus Disease (Covid-19).

No decreto publicado, ainda estabelece protocolos internos nas unidades prisionais mediante o controle de fluxos de pessoas terceiras, bem como, de possíveis internos com suspeita desta contaminação.

A nossa equipe de reportagem fez contato com Diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas - CPTF, Tenente Coronel, Osiris Cardoso, que irá passar maiores informações nesta quinta-feira (19), sobre as restrições e a suspensão das visitas com a nossa reportagem./Liberdadenews

Brutal – Neto mata, esquarteja corpo e enterra cabeça da avó no quintal de casa



A vítima, Maria Aparecida


Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite desta terça-feira, 17 de março, acusado de matar e esquartejar a avó, a senhora Maria Aparecida Nogueira de 67 anos, em sua residência na Rua Maranhão, Setor 5, na cidade de Jaru, interior do estado de Rondônia. A cidade ficou em choque com a brutalidade do crime.

Segundo informações, a idosa que morava sozinha com o neto e é extremamente religiosa, não compareceu a missa como de costume, foi quando membros da igreja decidiram ir até a residência da mesma, e não a localizaram, então ligaram para o filho da vítima que foi até o local e ao chamar pela mãe que não atendeu, desconfiou que algo havia acontecido e de imediato acionou a polícia.

Quando a guarnição chegou no local para registrar a ocorrência, o adolescente estava sendo segurado por familiares. Eles então contaram que o menor havia matado a própria avó, informou a Polícia Militar.

Após buscas pela casa, a polícia achou as pernas da idosa acondicionadas debaixo do tanque, o tronco enrolado em um lençol num cômodo fora da casa, e a cabeça e o restante dos membros enterrados no quintal, imediatamente foi dada voz de prisão ao neto que morava com ela, o menor foi conduzido para a Unisp sorrindo. Ao ser questionado pela ferramenta utilizada para cometer o crime, em tom de sarcasmo, ele disse que não iria produzir provas contra ele, e que a polícia nunca iria encontrar. Já na delegacia, o menor disse ter assassinado a avó porque se considera um serial killer.

Os peritos encontraram na casa vários preservativos usados, o que chamou a atenção dos policiais. Os familiares contaram aos PMs que o adolescente pratica zoofilia com uma cadela da família e sempre tratava a avó com muita agressividade.

Adolescente mata avó e enterra corpo no quintal de casa, em Jaru — Foto: Portal P1/Reprodução
Casa onde a vítima morava com o neto — Foto: Portal P1/Reprodução

O jovem foi conduzido ao Hospital Municipal para a realização do laudo de lesão corporal, já que a polícia constatou que ele estava cheio de arranhões pelo corpo, causados durante luta corporal entre ele e a vítima. Ele ficou detido na delegacia de Jaru./bahiaextremosul

Governador solicita à Anvisa e à Anac suspensão de voos da Bahia para RJ e SP



Governador solicita à Anvisa e à Anac suspensão de voos da Bahia para RJ e SP


O governador Rui Costa anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (18), que vai solicitar às agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão, em caráter emergencial, de voos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo.

“Vou assinar esse pedido para as agências ainda hoje, a fim de suspender, imediatamente e em caráter emergencial, todos esses voos. Afinal, os casos registrados na Bahia são de pessoas que chegaram do exterior e dessas duas cidades”, explicou o governador.


A medida, que visa frear a transmissão do coronavírus em todo o território baiano, soma-se a uma série de ações executadas pelo governo estadual, a exemplo da suspensão das atividades de todas as escolas públicas e privadas de todos os municípios baianos e do fechamento de terminais rodoviários em cidades com casos confirmados do novo Coronavírus, que são Porto Seguro, Prado, Feira de Santana e Salvador. “São medidas duras de restrição de circulação, mas são absolutamente necessárias para que vidas humanas sejam salvas”, conclui Rui./TH

quarta-feira, 18 de março de 2020

Neto diz que Bolsonaro 'não tem postura' para exercer liderança do país





Líderes políticos devem assumir responsabilidade e dar exemplo', criticou o prefeito.

O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, criticou a forma como o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), está lidando com a pandemia de coronavírus. Em entrevista à Rádio Metrópole hoje (17), durante o Jornal da Metrópole no Ar, o gestor disse que ele não tem "postura" para exercer a liderança do país.

"Infelizmente, e digo isso lamentando, o presidente não está tendo postura de exercer a liderança como deveria. Como a gente tem visto acontecer em outros países mundo afora, com crise no mundo inteiro, os líderes políticos devem assumir responsabilidade e dar exemplo. Não posso dizer para o cidadão fazer sua parte se não faço a minha", declarou Neto.

"Eu confesso que estou relativamente triste e decepcionado ao ver o presidente, que não exerce sua liderança, e ele tinha que ser mobilizador de prefeitos, governadores, de parlamento, do Judiciário. Ele não está fazendo e espero que ele volte a suas funções e seja líder desse processo", acrescentou.

Ainda segundo o prefeito, falta a Bolsonaro consideração a respeito do risco. A convocação de manifestações no domingo (15) em todo o país foi irresponsável. "Agora é momento de dar exemplo e o presidente não está dando bons exemplos nesse tema. Aliás, no domingo, ele teve, na minha opinião, uma postura irresponsável. Eu sempre fui defensor de manifestações, seja de direita, esquerda ou centro, mas não agora. Não é hora de aglomerar gente. Agora é de ter cuidado. O presidente não leva a sério como precisa ser levada", disse Neto./Metropress

Coronavírus: Criticado por demora, prefeito de Itamaraju só adota medidas após ser “canetado” pelo Ministério Público Estadual



Coronavírus: Criticado por demora, prefeito de Itamaraju só adota medidas após ser “canetado” pelo Ministério Público Estadual

Ao contrário de outros gestores de  municípios, estados e até do Governo Federal, que estão suspendendo as aulas e eventos com aglomerações públicas, o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), permanecia inerte às recomendações para controle da pandemia do Coronavírus e somente no início da tarde desta terça-feira (17), após receber recomendação da promotora Mariana Araújo Libório, substituta da 2ª Promotoria da comarca do município, resolveu publicar um decreto suspendo as aulas da rede municipal de ensino e eventos de qualquer natureza, que exijam licença, com público superior a 50 pessoas.

Mais cedo e diante da inércia da administração municipal, a promotora Mariana Araújo Libório, através da Portaria 08/2020, recomendou ao prefeito de Itamaraju e ao secretário de saúde do município, a adoção de medidas visando garantir a sua da população.

Entre as recomendações a representante do Ministério Público Estadual (MPE), orientou que a gestão municipal  cancelasse imediatamente os eventos com aglomeração de pessoas, espacialmente idosos, ante à possibilidade de contaminação e propagação do Coronavírus e que provassem a adoção de políticas públicas de prevenção, contenção e tratamento em relação ao COVID-19, devendo inclusive no prazo de 72 horas, encaminhar documento comprobatório de publicações de informações quanto à correta orientação da população envolvida, além de encaminhar no mesmo prazo, plano de contingência elaborado para o caso de eventual epidemia em Itamaraju.

Ainda no documento enviado ao prefeito Marcelo Angência e ao secretário de Saúde, Élan Wagner Chaves, a promotora Mariana Araújo Libório recomenda que os gestores promovam a realização de campanha oficial, através dos meios de comunicação disponíveis e adequados, informando aos moradores sobre as complicações e cuidados necessários em relação ao Coronavírus.”Que adotem medidas visando explicar para a população sobre os sintomas e níveis de gravidade da doença, bem como deve ser buscado o sistema público de saúde,  evitando contágio do próprio estabelecimento e a procura desnecessária pelos prontos socorros”.

Na parte final da Portaria a promotora Mariana Araújo Libório recomenda que a administração municipal informe em 48 horas sobre aquisição de equipamentos de respiração, medicamentos, insumos e testes para comprovação do Coronavírus. Ela adverte que a presente recomendação dá ciência e constitui em mora (DOLO) aos destinatários, quando às providências solicitadas, podendo a omissão implicar em medidas administrativas e ações judiciais cabíveis em sua máxima extensão, inclusive responsabilização pessoal dos gestores.

Durante entrevista aos órgãos de imprensa locais na tarde desta terça-feira (17), Angênica, em nenhum momento, falou sobre o documento publicado e enviado a ele pelo Ministério Público Estadual – MPE./TH

Comunicado Importante: Prefeitura De Guaratinga Toma Medidas Para Conter O Avanço Do CoronaVirus





Comunicado Importante: Prefeitura De Guaratinga Toma Medidas Para Conter O Avanço Do CoronaVirus.
Brasil

Geral

Política
Leave A CommentOn Comunicado Importante: Prefeitura De Guaratinga Toma Medidas Para Conter O Avanço Do CoronaVirus.
A prefeitura de Guaratinga no uso de suas atribuições legais, visando conter  o avanço do corona vírus em nosso município, informa que o afastamento social é o mais importante.

Por isso o fechamento das escolas, evitar reuniões ou aglomeração com mais de 30 pessoas. Pessoas idosas com doenças crônicas não estarem expostas nas ruas. Em caso de sintomas gripais fique em casa pessoas com sintomas de falta de ar e febre procurar as unidades de saúde mais próximas, lavar bem as mãos com água e sabão, passar álcool em gel sempre que possível. Mas lembrando que a doença pega pelo contato, então nesse momento tão delicado, vamos fazer a nossa parte, evitando as aglomerações de pessoas. A prevenção está em suas mãos, em nossas mãos.

Veja Decreto na íntegra:

A prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, assinou nesta terça-feira (17) o Decreto nº 83 com uma série de providências para enfrentamento do Covid-19 no município.

São orientações e medidas com embasamento sanitário cujo foco é evitar ao máximo aglomerações de pessoas e consequentemente a possibilidade de propagação do Coronavírus.

Servidores da saúde não poderão tirar férias. As aulas estarão suspensas em todas as escolas públicas e privadas a partir da próxima segunda-feira (23).

Também fica suspensa os eventos e atividades com a presença de público superior a 30 pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, shows, circos, parques, eventos científicos, reuniões, passeatas, cavalgadas, vaquejadas e afins. Leia abaixo o decreto municipal.


D E C R E T A:

Art. 1º – Este Decreto dispõe sobre medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito do Município de Guaratinga, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Art. 2º – Ficam suspensas por tempo indeterminado as férias e licenças estatutárias passíveis de gozo oportunos dos servidores públicos municipais que atuam nos serviços públicos de saúde do Município de Guaratinga.

Art. 3º – Para o enfrentamento da emergência de saúde a que se refere o art. 1º deste Decreto, poderão ser adotadas as seguintes medidas:

I – isolamento;

II – quarentena;

III – em caso de necessidade poderá realizar:

exames médicos;
testes laboratoriais;
coleta de amostras clínicas;
vacinação e outras medidas profiláticas;
tratamentos médicos específicos;
IV – estudo ou investigação epidemiológica;

V – fechamento de empreendimentos privados e equipamentos públicos de uso comum e coletivos.

1º – Para os fins deste Decreto, considera-se:
I – isolamento: separação de pessoas e bens contaminados, transportes e bagagens no âmbito intermunicipal, mercadorias e outros, com o objetivo de evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus;

II – quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das demais que não estejam doentes, ou ainda bagagens, contêineres, animais e meios de transporte, no âmbito de sua competência, com o objetivo de evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.

2º – A adoção das medidas para viabilizar o tratamento ou obstar a contaminação ou a propagação do coronavírus deverá guardar proporcionalidade com a extensão da situação de emergência.
Art. 4º – As pessoas com quadro de COVID-19, confirmado laboratorialmente ou por meio de quadro clínico-epidemiológico, nos termos definidos pelo Ministério da Saúde, devem obrigatória e imediatamente permanecer em isolamento domiciliar mandatório.

Parágrafo único – Não poderão sair do isolamento sem liberação explícita da Autoridade Sanitária local, representada por médico ou equipe técnica da vigilância epidemiológica.

Art. 5º – As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Saúde e poderão contar com a participação dos demais órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.

Art. 6º -. Ficam suspensos, pelo período de 30 (trinta) dias:

I- atividades educacionais em todas as escolas municipais das redes de ensino pública, privada e instituições filantrópicas;

II – os eventos e atividades com a presença de público superior a 30 (trinta) pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, shows, circos, parques, eventos científicos, reuniões, passeatas, cavalgadas, vaquejadas e afins;

III – as atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas, particulares e filantrópicas, a serem compensadas nos dias reservados para os recessos futuros;

1§ Os jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais, deverão ocorrer sem a participação de público ou torcida.

2§ a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, de que trata o inciso I, em função do Município ainda não ter nenhum caso confirmado de coronavírus, as aulas serão suspensas a partir do dia 23 de março de 2020, tendo em vista há necessidade de orientar direção, coordenadores e alunos, quanto as medidas preventivas

3§ os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela secretaria municipal de educação, após o retorno das aulas.

Art. 7º – Os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de 1(um) metro entre elas.

Art. 8º – Considerar-se-á abuso do poder econômico a elevação de preços, sem justa causa, com o objetivo de aumentar arbitrariamente os preços dos insumos e serviços relacionados ao enfretamento do COVID-19, na forma do inciso III do art. 36 da Lei Federal nº 12.529, de 30 de novembro de 2011, e do inciso II, do art. 2º do Decreto Federal nº 52.025, de 20 maio 1923, sujeitando-se às penalidades previstas em ambos os normativos.

Art. 9º – Ficam delimitado o atendimento de 15(quinze) pessoas por dia, no cadastro único para cadastramento e recadastramento dos benefícios sociais, visando a necessidade de atender as medidas preventivas de combate ao COVID-19.

Art. 10º – As concessionárias, permissionárias e administradoras de transporte público coletivo, municipal, intermunicipal e interestadual, e as prestadoras de transporte escolar, público ou privado, deverão adotar os procedimentos a seguir relacionados, com o propósito de garantir a higienização adequada dos equipamentos de uso comum, a fim de conter a disseminação do coronavírus transmissor da COVID-19:

I – proceder a limpeza, com produtos saneantes, em todas as superfícies que são tocadas com frequência pelos usuários e funcionários do serviço de transporte, em todo desembarque nos terminais e pontos finais;

II – intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais de transporte no ponto de apoio rodoviário;

III – reforçar a utilização de Equipamento de Proteção Individual – EPI, conforme disposto na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 56, de 06 de agosto de 2008, pelos trabalhadores que realizam as atividades de limpeza, higienização dos meios de transporte coletivo e do respectivo ponto de apoio rodoviário.

IV – ampliar a quantidade dos locais para higienização das mãos com água corrente e sabonete líquido ou disponibilizar pontos com álcool gel a 70% (setenta por cento) para utilização por seus funcionários e usuários do serviço público.

Art. 11º – Ficam suspensas as viagens de servidores municipais a serviço da administração Municipal para o ou o deslocamento no território nacional para áreas de evidências de infecção comunitária sustentável. Exceto em caso de paciente que necessite de remoção para alta complexidade.

1º – Os deslocamentos poderão ser excepcionalmente autorizados pela Prefeita Municipal após justificativa formal da necessidade da viagem a ser elaborada pelo respectivo Secretário da pasta interessada, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias.
2º – Todo servidor municipal com exposição ao coronavírus, transmissor da COVID-19, através de contato próximo com pessoas que tiveram a doença ou que estiveram em locais com transmissão sustentada e comunitária da doença, ou ainda que retornar do exterior, seja por gozo de férias ou eventuais licenças, deverá efetuar comunicação imediata à Secretaria da Saúde e permanecer em isolamento domiciliar por 14 (quatorze) dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma, devendo aguardar orientações da referida Secretaria.

Art. 12º – As reuniões e atendimentos presenciais poderão, sempre que possível, ser substituídos por meio de comunicação eletrônica ou remota.

Art. 13º – A tramitação de processos referentes às matérias veiculadas neste Decreto correrá em regime de urgência e terá prioridade em todos os órgãos e entidades municipais.

Art. 14º – As medidas previstas neste Decreto serão avaliadas permanentemente pelas equipes de vigilância e saúde, que poderá adotar providências adicionais necessárias ao enfrentamento do coronavírus.


Art. 15º – A Secretaria da Administração editará as normas complementares ao cumprimento do disposto neste Decreto. Art. 16º – Este Decreto entra em vigor na data sua publicação e produzirá efeitos enquanto perdurar o estado de emergência em saúde causado pelo COVID-19.

Guaratinga-BA, em 17 de março de 2020.

Christine Pinto Rosa

Prefeita Municipal./guarababado

Pescadores nadam por 18 horas para sobreviver a naufrágio em Cabrália





Santa Cruz Cabrália: Por pouco, dois pescadores escaparam da morte depois de um naufrágio em Santa Cruz Cabrália, no último domingo (15). O barco em que eles estavam afundou em alto mar. Com muita coragem e força, os colegas nadaram por mais de 18 horas para sobreviver ao afundamento da embarcação Shark Rio.

Os dois amigos partiram do terminal pesqueiro de Cabrália por volta das 5h da madrugada. Como já anoitecia e eles ainda não haviam retornado, a família e outros pescadores acionaram a Marinha, que enviou uma equipe de busca e salvamento ao local. O barco não foi localizado.

O pescador Almir Sizenando, 47 anos, e o amigo Márcio acreditam que após um problema mecânico na bomba de água o barco foi a pique rapidamente. Eram por volta das 9h da manhã. "Tentamos contato via rádio, mas acredito que ninguém ouviu nosso pedido de socorro", afirmou Sizenando.

Um dos tripulantes usava colete salva-vidas e o outro uma roupa de mergulho, que também ajuda a flutuar. Os dois se agarraram a objetos que estavam na embarcação, como vasilhames e isopor e começaram a nadar em mar aberto.

Após nadarem nove milhas náuticas - o que equivalente a quase 15 quilômetros-, eles finalmente alcançaram a praia, no distrito de Santo Antônio, em Santa Cruz Cabrália. Já passava das 3h da madrugada de segunda-feira (16). Estavam muito cansados.

"Fomos andando até Santa Cruz Cabrália Cabrália", onde chegamos por volta das 6h", contou Sizenando.

Nesta segunda-feira (17), os dois pescadores voltaram à região do naufrágio, em uma embarcação maior com grupo de amigos para tentar localizar o barco - que tinha sido usado pela primeira vez. A Marinha informou que abriu inquérito para apurar as causas do naufrágio./Radar64

Morre Dona Rosa, uma das primeiras moradoras do Bairro Monte Castelo em Teixeira





Teixeira de Freitas: Morreu na tarde desta segunda-feira, 16 de março, na UTI do HMTF, uma das moradoras pioneiras do Bairro Monte Castelo, em Teixeira de Freitas. Trata-se da Senhora Rosa Barbosa Oliveira, de 68 anos, que era conhecida por todos naquela comunidade, como "Rosa de Zé Cabeludo", sendo uma das moradoras mais antiga do Bairro, Monte Castelo, no qual, morou por mais de 30 anos, na Rua Paulo Freire, número 665, onde ela e seu companheiro, com quem ela foi casada 43 anos, tiveram 06 filhos.

Dos seis filhos de dona Rosa, dois são falecidos. Ela deixa 12 netos, e dois bisnetos. O corpo de dona Rosa está sendo velado no endereço acima relacionado, de onde sairá o cortejo nesta quarta-feira (18), às 10h00 da manhã, para o Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Nova Teixeira, onde será sepultada. Os familiares e amigos agradecem a tantos e quantos comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã./Liberdadenews

Secretaria de Saúde confirma mais dois casos de coronavírus em Salvador; n° na Bahia sobe para 16



Sobe para 13 nº de casos confirmados do coronavírus na Bahia, diz Secretaria de Saúde  — Foto: TVCA/Reprodução
Sobe para 16 nº de casos confirmados do coronavírus na Bahia, diz Secretaria de Saúde — Foto: TVCA/Reprodução



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais dois casos de contaminação por coronavírus em Salvador, na noite desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros no estado subiu para 16. O resultado foi confirmando por meio de testes.

De acordo com a Sesab, os pacientes são dois homens, com 50 e 60 anos, que estão internados em um hospital particular da capital baiana, sem previsão de alta. Não há informações sobre a forma que foram contagiados.

Dos casos registrados na Bahia, até esta terça, sete foram em Salvador, outros cinco foram na cidade de Feira de Santana, três foram registrados em Porto Seguro e um em Prado.

A primeira paciente infectada no estado foi liberada de isolamento domiciliar, na sexta-feira (13). Ela passou por um novo exame do coronavírus, e o resultado deu negativo para o vírus./bahiaextremosul

terça-feira, 17 de março de 2020

Coronel Magalhães é o novo secretário de Segurança e Cidadania de Teixeira





Teixeira de Freitas: Foi apresentado na manhã desta terça-feira (17), o novo Secretário de Segurança e Cidadania de Teixeira de Freitas. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Temóteo Brito, que na oportunidade salientou:

"A partir de agora, quem ocupa a pasta da segurança é o meu amigo Raimundo Cezar Magalhães Dantas, mais conhecido como Coronel Magalhães. Espero que  nossa Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, possam ser afinados pelo novo comando que chega,  para somar com a nossa equipe de secretários."

Acompanhado da esposa, amigos e colegas de farda, o novo Secretário agradeceu o convite e reafirmou ao prefeito seu compromisso com o novo cargo. "Quero agradecer a presença dos amigos e registrar que é com alegria que aceito o cargo. É de minha vontade fazer o melhor para garantir segurança e mobilidade no âmbito municipal, esse que é um dos anseios de nosso prefeito Temóteo Brito e de nossa cidade."

"Nossa primeira medida no cargo, será a realização da pesquisa de vitimização, que pretende identificar pontos sensíveis junto a população, relacionados à segurança pública no município. Já autorizada, esperamos ter a pesquisa inovadora em mãos, nos próximos meses.”

Nascido em Salvador-BA, Magalhães tem 54 anos, 4 filhos e é casado com a professora Elaine Ferreira. Na Polícia Militar da Bahia desde 1983, chegou a Tenente Coronel em 2017. Bacharel em Direito, é mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA e doutorando em Estado e Sociedade pela UFSB/Campus Porto Seguro./Liberdadenews/Ascom

Confirmada segunda morte por Corona Vírus no Brasil




A prefeitura do município de Miguel Pereira, no estado do Rio de Janeiro, confirmou a segunda morte no Brasil causada pelo novo coronavírus. A vítima foi uma mulher de 63 anos. Confira abaixo a nota oficial completa emitida pelo município.

“Mantendo a transparência e as informações para todos os cidadãos, a Prefeitura de Miguel Pereira informa que na data de hoje, infelizmente um paciente, do sexo feminino, com 63 anos, veio a óbito pelos sintomas do coronavírus.

A paciente, que trabalhava na capital do Rio de Janeiro, esteve em contato direto com sua empregadora, que chegou da Itália e testou positivo ao COVID-19. A mesma deu entrada no Hospital Municipal Luiz Gonzaga já em quadro grave, vindo diretamente de seu ambiente de trabalho para a unidade de saúde.

O laudo das autoridades sobre o caso sairá em 24 horas, onde constará maiores informações sobre a causa da morte.

Lamentamos e nos solidarizamos com a família e informamos que a Prefeitura Municipal e o Hospital Municipal Luiz Gonzaga estão tomando todas as medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. 

É de extrema importância que neste momento, a população siga todos os critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde e que fique atento a qualquer sintoma.”/bahiaextremosul

Jesus testa 'positivo para coronavírus', Flamengo realizará contraprova



Agencia O Dia


O Flamengo anunciou, na tarde desta segunda-feira, que o técnico Jorge Jesus testou "positivo fraco ou inconclusivo" para o novo coronavírus. O clube ainda irá realizar um segundo teste para confirmar a presença ou não da Covid-19.

A preocupação com uma possível infecção de Jorge Jesus é grande, já que o treinador, de 65 anos, está no chamado grupo de risco da doença. Na última sexta-feira, jogadores, comissão técnica e funcionários foram submetidos ao exame após Maurício Gomes de Mattos, vice de embaixadas, ser diagnosticado com o vírus. Apenas o exame do Mister deu positivo.

Confira a nota na íntegra:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que os testes para detectar a presença do Covid-19 em atletas, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol foram concluídos na tarde desta segunda-feira (16/ 03).  O Clube informa que o treinador Jorge Jesus realizou um primeiro teste para o Covid-19 e o resultado foi um positivo fraco ou inconclusivo. A contraprova do resultado está sendo realizada.

O Mister está sob os cuidados do departamento médico do Flamengo e apresenta quadro estável de saúde. A diretoria reitera o compromisso durante a pandemia do Coronavírus e anunciou a suspensão dos treinos da equipe profissional e das categorias de base ao menos por uma semana.


Atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19. Vale ressaltar que o departamento de futebol seguirá as orientações do Ministério da Saúde durante a pandemia do Coronavírus.

Porto Seguro registra primeiro caso do Novo Coronavírus (Covid-19). É o décimo caso na Bahia





O décimo caso do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nesta segunda (16). Trata-se de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático.

Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro) e Feira de Santana (cinco). De janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 10 confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial.

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas de terça-feira (17).

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus .

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população./bahiaextremosul

Governador do Estado determina suspensão das aulas por 30 dias e outras medidas





O governador Rui Costa anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. As ações serão publicadas em decreto na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17). O ponto principal do decreto é a suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de coronavírus, já a partir de terça-feira (17).

“Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, destacou Rui. Ainda segundo o governador, os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro estão suspensos, sejam de cunho religioso, político ou cultural.

Rui ainda determinou a higienização especial para todos os transportes públicos na Bahia. “A medida irá valer para o transporte municipal de cada cidade, intermunicipal, interestadual e mesmo para todos os transportes escolares, sejam eles privados ou públicos feitos pelas prefeituras”.

Também fica estabelecida a medição da temperatura das pessoas que chegam ao estado da Bahia pelos aeroportos, Rodoviária de Salvador e rodovias federais que dão acesso, principalmente, aos passageiros que vêm de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o governador, serão instalados postos avançados na BR-116, BR-101 e na BR-242, que ligam a Bahia ao centro-oeste do país. Caminhões e ônibus serão parados para que a medição da temperatura dos passageiros seja realizada. Aqueles que apresentarem temperatura elevada ou febre não terão a entrada permitida no estado. Caso seja baiano, será orientado sobre os procedimentos que deve adotar.

Também fica suspenso o recadastramento de pensionistas e inativos do Estado da Bahia que é realizado mensalmente. O procedimento ficará suspenso por 90 dias, a partir desta terça-feira (17). As férias e licença-prêmio de todos os profissionais de saúde da Bahia também ficam suspensas e serão reprogramadas posteriormente./bahiaextremosul

segunda-feira, 16 de março de 2020

Entregador de leite morre atingido por carro na BR-367





Eunápolis: Um entregador de leite morreu em um acidente no início da manhã desta segunda-feira (16) na BR-367, em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro.

José Barbosa dos Santos, 52 anos, seguia de moto pela BR-367, quando foi atingido violentamente na traseira por um carro. O leiteiro foi arremessado a mais de 50 metros e ficou caído às margens da rodovia, com diversos ferimentos.

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou José Barbosa para o Hospital Regional, em Eunápolis. Mas o ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda dentro da ambulância.

O motorista do carro fugiu, sem dar socorro para a vítima. Mas, com o impacto, a placa do veículo dele se soltou e ficou caída no asfalto. Segundo a polícia, o carro usado pelo condutor é um Pálio, cor prata, placa HFR-3315, de Porto Seguro.

José Barbosa seguia em direção ao município de Eunápolis. O trabalhador estava indo buscar leite em uma fazenda. O produto seria revendido em Vera Cruz, onde ele morava. A polícia ainda não localizou o motorista que provocou o acidente./Radar64

Funcionário da Prefeitura de Mucuri morre em acidente na BA 698





Mucuri: Funcionário público do município de Mucuri sofreu um acidente na BA 698, na tarde deste domingo, 15 de março, não resistiu aos ferimentos, e veio a óbito no local. A vítima foi identificado como, Ivan Santos de Azevedo, de 78 anos, mais conhecido como "Ivanzinho". Ele estava em seu veículo modelo GM/Agile, de cor prata, placa NYK 5822, retornando da cidade de Nova Viçosa.

Segundo informações, possivelmente, ele perdeu o controle do veículo, saindo da pista, e capotando por várias vezes. A Central do CICOM/190 foi informada, repassou a informação para o delegado de plantão na Sede da 8ª COORPIN, Bruno Ferrari, que solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde irá passar por necropsia.

Após exames, o corpo será liberado aos familiares. Ivanzinho era muito querido no município de Mucuri, por todos que o conheciam. Ele deixa esposa e 10 filhos, sendo 05 de sangue e 05 de criação. O local onde o corpo será velado, data e horário do sepultamento, ainda serão informados pelos familiares./Liberdadenews

Moradora de rua passa mal e morre na UPA de Teixeira: Segundo Informações, a vítima é de Itamaraju





Teixeira de Freitas: Uma mulher que estaria morando como andarilha no trevo da BR 101, em Teixeira de Freitas, passa mal na manhã deste domingo, 15 de março, populares acionam o SAMU, que prestam o socorro, para UPA, onde a mesma recebeu atendimento médico, sendo diagnosticado que ela estaria com insuficiência respiratória aguda.

Segundo informações, a paciente, que foi identificada como, Rosângela Conceição Fileno, 34 anos, era oriunda da cidade de Itamaraju, e teve o seu quadro clínico evoluído para uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-la, com várias tentativas, não havendo êxito, sendo confirmado o seu óbito.

O caso foi resgistrado na tarde desta segunda-feira (16), na Delegacia Territorial, para a delegada de plantão, Andressa Carvalho. A equipe de Assistência Social não conseguiu localizar nenhum familiar, e comunicou à Polícia, o seu falecimento. 

O corpo foi removido para o IML, onde irá passar por necropsia, ficando posteriormente à disposição dos familiares./Liberdadenews

Descartado primeiro caso suspeitos de Coronavírus em Itamaraju; segundo continua em análise




Na última sexta-feira, dia 13 de março, a secretaria municipal de Saúde de Itamaraju emitiu nota à imprensa confirmando a suspeita de dois casos de Coronavírus no município. Segundo a nota assinada pelo secretário Élan Wagner Chaves os dois casos estavam sendo acompanhados de perto já que as duas pacientes apresentaram sintomas idênticos aos desenvolvidos por pessoas já infectadas.

“Uma das pacientes possui histórico de viagem recente ao exterior e a outra teve contato direto com a mesma. As duas estão isoladas em domicílio, usando máscaras e a secretaria informa que os materiais coletados das duas mulheres foram mandados para o Laboratório Central (LACEN), em Salvador”, informou

Ainda segundo a nota uma das pacientes apresentava leves sintomas respiratórios e histórico de viagem para fora do país há 13 dias e a outra que teve contato direto com a mesma, estava com sintomas respiratórios moderados, febre, tosse, garganta inflamada e um episódio de diarreia.

E na noite do último sábado (14), a secretaria de Saúde de Itamaraju divulgou uma nova nota informando que o primeiro caso suspeito testou negativo e que o material coletado na segunda paciente seguia em análise pelo Laboratório Central. “A amostra foi coletada e enviada ao Lacen/Bahia, onde testes confirmaram a negatividade. Em relação ao segundo caso suspeito, os testes seguem em análise final e a qualquer momento o resultado será informação à população”, confirma.

A paciente que teve os resultados dos exames como negativos já foi informada e saiu do isolamento, enquanto a segunda mulher continua com restrição, usando máscara e sem poder sair de casa. "Tendo em vista a situação reconhecida da pandemia a orientação é de precaução e cuidados, como a higienização das mãos com sabão e álcool ou álcool com concentração igual ou superior a 70%”, finaliza a nota./TH

Colisão entre carreta e caminhão na BR 101 deixa três feridos em Teixeira de Freitas





Teixeira de Freitas: Um acidente do tipo colisão aconteceu na tarde na tarde deste domingo, 15 de março, na BR 101, em Teixeira de Freitas, quando uma carreta estava trafegando na via e colidiu na parte lateral de um caminhão baú, que estava com destino ao Rio de Janeiro, carregado de mudança. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU (192) estiveram no local e prestaram socorro às vítimas, junto ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde se encontram em observação médica.


No momento da colisão, os móveis e eletrodomésticos se espalharam no chão, ficando danificados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local realizando os procedimentos legais, e orientando o tráfego de carros na via. No interior do Caminhão Baú, M.Benz, cor branca, placa de policial NTO 0752, licenciado em Recife/PE, estavam o condutor, Oziel Ribeiro Mata, que segue internado, e os ajudantes, José Carlos dos Santos, 54 anos, (em observação) e José Roberto Soares Rodrigues, 38 anos, com lesão leve.


O segundo veículo, modelo Scania, placa policial, FCP 2H54, licenciado em Mucuri/BA, seguia de Salvador, para o Rio de Janeiro/RJ. O motorista da Scania saiu ileso do acidente./Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.