Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 29 de janeiro de 2022

Mulher é atropelada e morre na BR 418 no Distrito de Juerana em Caravelas


O acidente (atropelamento) aconteceu na noite da última sexta-feira, 28 de janeiro, por volta das 20h40, no KM 47 da BR 418, no distrito de Juerana no município Caravelas-BA. De acordo com as informações, uma mulher caminhava na via, quando foi atropelada por um veículo Toyota/Etios, placa policial PWI-2435 (Mercosul), licenciado em Montes Claros/MG, e que seguia sentido a Caravelas. 

Com o forte impacto, a vítima foi arremessada para o lado da pista, vindo a óbito no local. A vítima foi identificada como sendo, Cleia Andrade Ramalho, de 50 anos de idade. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, orientando o fluxo de veículos, e realizando os procedimentos legais. Nossa equipe de reportagem não conseguiu informações sobre o motorista, se permaneceu no local, se sofreu lesões, ou se evadiu-se. 

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Caravelas./  Liberdade News

Alcobaça, Itamaraju e Mucuri registram os primeiros casos da Variante Ômicron


Em nova rodada de sequenciamento genético, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a variante Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. Do total de 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta-feira (28), a Ômicron foi identificada em 46 amostras. Já a variante Delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo. 

São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos. Os casos foram identificados em residentes dos seguintes municípios: Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba. 

Além desses municípios, turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. 

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que o maior número de toda a pandemia foi 30.221 casos ativos em julho de 2020″. 

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos. 

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA já realizou mais de 1,7 mil exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19./bahiaextremosul

Recursos para programas sociais triplicaram, diz ministro da Cidadania


Os recursos destinados aos programas sociais foram triplicados, informou hoje (28) o ministro da Cidadania, João Roma, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. Roma falou dos avanços trazidos pelo Auxílio Brasil e destacou que este se tornou o maior programa de transferência de renda da história do país. 

O novo benefício garante o valor mínimo de R$ 400 para mais de 17 milhões de brasileiros. Segundo o ministro, a pasta conseguiu zerar a fila incluindo no programa todos que estavam aguardando. 

Ele destacou os auxílios inclusos no novo programa como o Auxílio Inclusão Produtiva, no valor de R$ 200, um valor de transição pago aos beneficiários que arranjarem emprego e o Auxílio Iniciação Científica: “Um estímulo ao pleno desenvolvimento de nossa juventude”, disse. 

Roma também citou o a redução de 65% na tarifa de energia elétrica para as 24 milhões de famílias que fazem parte do Cadastro único para Programas Sociais (CadÚnico) e o Auxílio Gás, criado, segundo o ministro, “para ajudar as famílias que mais precisam”.

No pronunciamento, o ministro da Cidadania também falou sobre o trabalho do governo para remediar os danos causados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Segundo ele, a força-tarefa envolveu vários ministérios e contou com a solidariedade de muitos voluntários./bnews

Itamaraju ganha ambulância de doação do município de Salvador


O secretário Municipal de Administração, Léo Oss e o secretário Municipal de Saúde de Itamaraju, Fábio Lopes representaram o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) na última quarta-feira (26/01), no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, no centro de Salvador, para receber das mãos do prefeito da capital Bruno Reis (DEM) e do secretário Municipal de Saúde de Salvador Léo Prates, uma ambulância formato 4×4 que dispõe de equipamentos necessários para a condução adequada no transporte de pacientes, que precisam de suporte especial para outros centros hospitalares. 

Reunião no Palácio Thomé de Souza

O secretário de administração de Itamaraju Léo Oss, o secretário de saúde de Salvador Léo Prates, o secretário de saúde de Itamaraju Fábio Lopes e o deputado estadual Thiago Correia 

O termo de cessão da ambulância para o município de Itamaraju foi assinado pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário Léo Prates. De acordo com o prefeito Bruno Reis, foram 7 ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para as cidades afetadas pela forte chuva que atingiu o extremo sul e o sul da Bahia, em dezembro do ano passado, inclusive Itamaraju.  

O secretário de administração de Itamaraju Léo Oss, o secretário de saúde de Salvador Léo Prates, o secretário de saúde de Itamaraju Fábio Lopes e o deputado estadual Thiago Correia

O secretário de administração de Itamaraju Léo Oss, o deputado estadual Thiago Correia, o secretário de saúde de Salvador Léo Prates e o secretário de saúde de Itamaraju Fábio Lopes no momento da entrega da Ambulância 

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Léo Prates, explicou que as ambulâncias são veículos adaptados que têm a capacidade de enfrentar terrenos difíceis e níveis de alagamento consideráveis. “Com isso, vamos conseguir ajudar esses municípios afetados pelas chuvas a garantir uma assistência de urgência e emergência qualificada”, disse. 

O prefeito de Salvador Bruno Reis, o secretário de administração de Itamaraju Léo Oss e o deputado estadual Thiago Correia

O prefeito de Salvador Bruno Reis, o secretário de administração de Itamaraju Léo Oss e o deputado estadual Thiago Correia 

O secretário municipal de saúde de Itamaraju, Luiz Fábio Lopes, falou que o veículo será de grande importância, considerando que o município possui o maior território do extremo sul e tem a maior malha de estradas vicinais da região e o veículo recebido, tracionado e em boa conservação de uso, muito vai para contribuir na prestação de serviços e na condução de pacientes. 

O deputado estadual Thiago Correia, o secretário de administração de Itamaraju Léo Oss e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto

O deputado estadual Thiago Correia, o secretário de administração de Itamaraju Léo Oss e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto 

Segundo o secretário Municipal de Administração de Itamaraju, Léo Oss, a atitude do município de Salvador foi nobre em prol dos municípios que estão passando por situações difíceis em razão das últimas enchentes. “A aquisição dessa Ambulância para integrar a frota dos veículos da saúde, vai ajudar muito a nossa população, e assim oferecer cada vez mais qualidade nos serviços prestados na área da saúde pública, trazendo mais conforto e segurança para a população de Itamaraju”, enfatizou o secretário Léo Oss. 

Inauguração de obra no bairro da Boa Vista de São Caetano em Salvador

Inauguração de obra no bairro da Boa Vista de São Caetano em Salvador 

O secretário de administração Léo Oss ainda destacou: “Enfim, estamos levando para Itamaraju uma Ambulância doada pelo prefeito Bruno Reis, porque na política boas parcerias rendem bons frutos. Tive ainda o prazer de participar da entrega de mais uma obra para comunidade de Boa Vista de São Caetano em Salvador, na companhia do futuro governador ACM Neto, do nosso deputado estadual Tiago Correia e do prefeito Bruno Reis que vem brilhantemente dando continuidade ao trabalho do ex-prefeito ACM Neto e implantando ideias inovadoras e modernas obras na capital do nosso Estado”, ressaltou Léo Oss./teixeiranews

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Jovem que estava desaparecido é encontrado e já está em casa

 

Teixeira de Freitas: Uma matéria foi veiculada na última quinta-feira, 27 de janeiro, dando conta do desaparecimento de Patrick Neves Patrício, de 23 anos. Todos os familiares estavam na expectativa, e a boa notícia chegou na tarde desta sexta-feira (28), por volta da 13h30, quando a diretora do site, Valeria Gomes, recebeu o alerta da localização do jovem Patrick, na BR 101, próximo ao IF Baiano. 

Após o contato, o Patrick foi levado até ao Bairro Liberdade, ao encontro de sua mãe, e a equipe do Liberdade News presenciou um momento emocionante. A mãe do Patrick estava muito alegre pela volta de seu filho, e agradeceu ao Liberdade News. "Obrigado a todos vocês de bom coração, agradeço a Deus e a vocês. Meu filho apareceu, um rapaz encontrou com ele na estrada, e Dona Valeria entrou em contato comigo, e me levou ao encontro dele". 

"Abracei meu filho, chorei muito, foi um momento muito bom, agradeço à sua equipe, e que Deus abençoe vocês sempre", disse a mãe do jovem Patrick, que estava desaparecido desde o sábado (22) e estava em estado depressivo. Ele teria saído para dar um volta e não retornou. E desde o momento que ele saiu, estava muito agitado (nervoso), segundo a mãe. 

"Felizmente mais um resultado feliz. Os agradecimentos da mãe só nos mostra que estamos no caminho certo, que os sites tem alcance e visibilidade. É gratificante a prestação desse serviço à comunidade", disse Valéria Gomes, diretor do Liberdade News. /: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Matéria relacionada

Mãe procura por informações sobre o filho que desapareceu em Teixeira: "Algo está errado, meu filho pode estar em perigo"

Justiça sendo feita: Polícia Civil prende assassino de adolescente em Vereda por força de mandado de prisão

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, a Reportagem do Liberdade News, acompanhou a segunda apresentação do acusado de feminicídio, Gabriel Costa dos Santos, 20 anos de idade. Gabriel chegou na Delegacia da Polícia Civil, acompanhado do seu advogado, e se recusou mais uma vez a falar com nossa reportagem. 

O delegado titular da cidade de Vereda, Bruno Ferrarri, conversou com a Reportagem e falou, que, ao primeiro momento da ocorrência dos fatos, o investigado evadiu-se do local. "Houve diligências da polícia local, das polícias especializadas, Polícia Civil e CIPE/Mata Atlântica, mas não houve êxito na localização naquele momento de flagrante", explicou o delegado Bruno Ferrari. 

"Após esse primeiro momento, houve as tratativas com o acusado e o advogado, para que ele fosse apresentado. Naquele momento, em que ele se apresentou à autoridade policial, ele deu o seu depoimento, foi ouvido, apresentou sua defesa, e não houve prisão em flagrante, pois já não era cabível juridicamente. No entanto, apesar de não haver a prisão naquele primeiro momento em flagrante, isso não impede a possibilidade da autoridade policial, analisando o caso, e representar pela prisão preventiva, o que de fato se deu". 

"O Ministério Público (MP) acatou o pedido, a prisão foi expedida pela Justiça na data do dia (27). E em contrapartida, ao mesmo tempo colocamos nossa equipe na rua, para localizar o Gabriel, caso ele tentasse fugir. Mas o Gabriel já se apresentou hoje (28), e a prisão já foi cumprida, e ele está à disposição da Justiça na carceragem da Polícia Civil de Teixeira de Freiras, e deve ser encaminhado ao presidio local", acrescentou o delegado. O Gabriel se apresentou em uma atitude colaborativa, acompanhado do seu advogado, muito prestativo, muito consciente, muito entendido da necessidade que o próprio Gabriel precisa de pagar pelo que ele fez". 

O crime aconteceu na noite da terça-feira, 18 de janeiro, na Rua da Farinheira, no Bairro São Pedro. A vítima foi identificada como sendo, a adolescente Amanda Santarosa, 16 anos de idade. A jovem apresentava 04 perfurações provocadas por arma branca, tipo faca, sendo 03 no peito e 01 na axila. O crime revoltou a população de Vereda, que organizou uma manifestação. A pressão popular e da imprensa, e diante do bárbaro crime, a Justiça acatou o pedido, uma vez que estava totalmente embasado dentro do ordenamento jurídico Brasileiro./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Matérias relacionadas 

Crime Passional: Adolescente de 16 anos é assassinada a facadas pelo ex-namorado em Vereda

Teixeira registra mais uma morte e 184 novos casos do Covid 19

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que há 184 novos casos positivados. Até o momento são 21.615 casos confirmados. Destes, 530 são considerados ativos, ou seja, as pessoas que ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus. Já foram contabilizadas 319 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,49% em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 95,93% são 20.766 recuperados. 

Óbitos 

É com pesar que informamos mais um óbito em decorrência da Covid-19. Trata-se de um homem de 91 anos que estava internado no HMTF. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta tarde, há 03 pacientes na enfermaria e 05 pacientes internados na UTI no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, representando 100% de ocupação. Na UPA e UMMI não há pacientes internados. Lembrando que são internadas na UMMI puérperas, gestantes e crianças. 

Na rede privada, há 03 pessoas na enfermaria e 02 pessoas internadas na UTI, representando 50% de ocupação. 

O total de internações nas redes pública e privada, considerando UTI e enfermaria é de 13 pacientes. 

Lembramos que as pessoas internadas podem ainda ter sequelas, mas não necessariamente estão ainda no grupo de ativos. Há também muitos casos de chegada do resultado confirmado positivo para Covid-19 depois de 14 dias do ciclo viral, logo esses casos nem chegam a constar como ativos, entram apenas na contabilização de confirmados./bahiaextremosul

Morador de rua tenta matar dono de restaurante com pedaço de ferro no Mercado Municipal em Teixeira: Agressor é preso


Teixeira de Freitas: O homicídio tentado aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27 de janeiro, por volta das 11h50, no interior do Mercado Municipal, na região central de Teixeira de Freitas. A vítima, o dono de um restaurante localizado no Mercadão, foi atingido por um pedaço de ferro pontiagudo. 

O agressor é morador de rua e teria pegado um pedaço de ferro, se aproximado da vítima e desferido o golpe. Na sequência, o agressor saiu correndo, sendo perseguido e detido por populares que presenciaram o atentado. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde precisou passar por procedimento cirúrgico. Não há informações sobre seu estado de saúde. 

Após ser detido por vários comerciantes do Mercadão, que saíram na perseguição, o acusado, identificado como sendo, Luís Carlos dos Santos, 21 anos, natural de Ubaíra/SE, foi detido por Agentes da Guarda Municipal, que de imediato conduziu e apresentou o suspeito na Delegacia Territorial da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. O agressor foi flagranteado pelo delegado plantonista, Charlton Bortolini, por crimes de lesão corporal e tentativa de homicídio.

 

Luís Carlos segue preso na Custódia da Polícia Civil, à disposição da Justiça. O pedaço de ferro utilizado para cometer o crime foi encaminhado para perícia./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Bahia manterá congelamento de ICMS sobre combustíveis por mais 60 dias


O Governo do Estado da Bahia anunciou nesta quinta-feira (27) que continua com o congelamento dos preços de referência para o ICMS dos combustíveis por mais 60 dias e faz os seguintes esclarecimentos: 

1. Não houve alteração das alíquotas de ICMS para combustíveis na Bahia. As frequentes altas registradas nas bombas decorrem da política de preços da Petrobras, que gera a maior parte da sua produção em território brasileiro, com custos em reais, mas insiste em dolarizar os valores praticados para o mercado interno, o que tem resultado em frequentes reajustes dos combustíveis e em forte pressão inflacionária. A Petrobras precisa explicar esta política à população brasileira, que tem sido extremamente penalizada pela escalada nos preços. 

2. Na expectativa de que o Governo Federal e a Petrobras promovessem a revisão da política de preços da empresa, os estados estabeleceram o congelamento por 90 dias, a partir de 1º de novembro de 2021, dos valores de referência sobre os quais incide a cobrança do ICMS dos combustíveis. Desde então, os preços continuaram aumentando e a gasolina, por exemplo, já é vendida hoje nos postos baianos pelo valor médio de R$ 6,90. Enquanto os preços ao consumidor continuaram subindo, tanto a alíquota quanto o preço de referência para cobrança do ICMS permanecem congelados. 

3. O congelamento se encerraria no dia 31 de janeiro, o que levou alguns estados a tomar a iniciativa de enviar novas tabelas com ajustes nos valores de referência ao Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária. Este não foi o caso da Bahia, que permaneceu com a tabela original do início de novembro. 

4. Nesta quinta-feira (27), em reunião do Confaz, os estados decidiram demonstrar mais uma vez boa vontade, prorrogando por mais 60 dias o congelamento, na esperança de que o Governo Federal possa fazer a sua parte, com a adoção de soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis. 

5. A atual situação só está beneficiando a Petrobras e seus acionistas: a empresa registrou lucro líquido de R$ 135 bilhões e receita líquida de R$ 393,4 bilhões em um ano. Para se ter uma ideia, a receita líquida da Petrobras em doze meses equivale a quase oito vezes o orçamento do Estado da Bahia, que presta serviços a 15 milhões de baianos. 

6. Enquanto não se chega à solução para o problema, é preciso tomar cuidado com as notícias falsas que infelizmente seguem sendo disseminadas. É lamentável que a população brasileira ainda tenha de conviver com este tipo de postura. Trata-se de um evidente desserviço ao interesse público em uma sociedade que já vem sendo castigada nos últimos anos por sucessivas dificuldades econômicas agravadas pela pandemia./bahianoticias

O coronavírus invade o município de Jucuruçu por todo lado e fica incontrolável

 


O que é mais preocupante na situação do município de Jucuruçu é que desde quando se começou divulgar o boletim epidemiológico não teve um dia que não tivesse um crescimento de novos casos do vírus.

O que nos deixa mais tristes é que ainda existem várias pessoas que ainda não usam máscara e outras usam porem de forma errada, pois máscara se usa não boca e não no queixo, mas infelizmente lidar com gente realmente é muito complicado muita gente prefere pegar o vírus de quê respeitar as recomendações postas pelas as Secretarias de saúde. 

Olha aqui essa matéria onde o governador da Bahia dar essa triste expectativa. 

Rui Costa diz que BA pode chegar a 30 mil ativos na próxima semana e anuncia abertura de novos leitos Covid-19. 

O governador da Bahia, Rui Costa, disse, nesta quinta-feira (27), que o estado vive um ‘tsunami’ de caso de Covid-19. O estado começou o ano com 1.830 casos ativos da doença e 26 dias depois, o número alcançou a marca de 23.985. 

Anteriormente, o estado só havia atingido patamar maior em 2 de julho de 2020, quando foram alcançados 24.068 casos ativos. 

O governador afirmou que diante da situação atual, o estado deve chegar a 30 mil casos ativos da doença já na próxima semana. Ele ainda anunciou que até o fim do mês, a Bahia terá 230 leitos a mais do que quando iniciou o ano. Segundo ele, os hospitais Espanhol, que fica em Salvador, e Metropolitano, que fica em Lauro de Freitas, terão ampliação e o Riverside, que também fica na região metropiltana, será reativado. No último domingo (23), 30 leitos foram abertos no Espanhol. 

“Nos preocupa bastante, porque diferente do ano passado, a continuar desse ritmo ultrapassemos 30 mil casos na próxima semana. Autorizei a chegar o número máximo de novos leitos no Hospital Espanhol. Também autorizei a ampliação no Hospital Metropolitano e também a unidade Riverside em Lauro de Freitas para atender os pacientes, ao todo são 230 leitos novos para suportar essa pressão da doença. Alguns já foram abertos, outros serão. Incluindo enfermaria e UTI”, disse o governador. 

Segundo o governador, no momento atual, pacientes chegam em unidades hospitalares com problemas não relacionados à Covid-19, mas testam positivo, colocando os demais paciente e trabalhadores em risco. Ele ainda anunciou a contratação extraordinária de mais servidores para a saúde no estado. 

“Os pacientes estão chegando com outros problemas de saúde, às vezes sem sintomas de Covid-19, com outros problemas e quando vai se testar, está com Covid. Isso aumentou o nível de contaminação de outros hospitais que não são Covid. E levou ao afastamento de muita gente. Autorizamos a contratação extra de profissionais para manter o nível de outras doenças de profissionais que não estão em hospitais de Covid. Por isso, autorizei essa contratação extraordinária para atender essas unidades para responder a esse verdadeiro tsunami de casos na Bahia”, disse.” 

Por conta da situação de contaminação em hospitais de emergência que não são referência para Covid-19, o governador anunciou a abertura do centro cirúrgico do Hospital Espanhol, que é unidade de tratamento exclusivo para a doença. 

“Autorizamos [a abertura do centro cirúrgico] o mais rápido possível para atender pacientes que precisam de algum tipo de cirurgia, mas estão com Covid-19, e se forem para um hospital não Covid vão contaminar outros”, disse o governador. 

O gestor voltou a fazer um apelo para que as pessoas usem máscara e se vacinem contra a Covid-19. “Estamos avaliando medidas e ponderando a eficácia dessas medidas em conter o contágio. Renovamos o pedido para que as pessoas sigam com o uso da máscara e tome a vacina. Está mais do que comprovado porque quem não toma a vacina vai para o UTI, vai para a enfermaria, tem mais risco de morte”, disse o governador./G1BA

Professores da educação básica terão reajuste no piso salarial


Reiterando o que havia dito a apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada na quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (27), no Twitter, um aumento de 33,24% no piso dos professores da educação básica. 

“Esse é o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso. Mais de 1,7 milhão de professores, dos Estados e Municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados”, escreveu o presidente na rede social. 

Pela Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação, com base na inflação. No ano passado, o governo não concedeu reajustes. 

A porcentagem anunciada por Bolsonaro é bem maior que o recomendado pela equipe do ministro Paulo Guedes (Economia), que girava em torno de 7,5%. A mesma proposta é defendida pelo Ministério da Economia. A pasta é contra reajustes salariais superiores aos índices oficiais de inflação. Técnicos da equipe econômica afirmam que aumentos como esse têm efeito direto na elevação de preços e são danosos ao país. 

O Ministério da Educação também se posicionou contra o reajuste para os professores, após consulta à Advocacia-Geral da União (AGU). A pasta informou que o novo marco regulatório do financiamento da educação básica e a nova Lei do Fundeb revogaram a fórmula de cálculo que aumentava os salários do magistério. 

Indiferente às posições dos dois ministérios, na quarta-feira, o presidente disse a apoiadores que iria “seguir a lei” e conceder o limite permitido. “Governadores não querem 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso”, afirmou Bolsonaro. 

Estados e municípios falam em impacto de R$ 30 bilhões neste ano 

Governadores e prefeitos pressionavam o governo federal a tentar modificar a lei do piso e o cálculo do reajuste, como forma de evitar um aumento no piso salarial dos professores – e, assim, minimizar o impacto nos cofres de Estados e municípios. 

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o custo para os estados ficará em R$ 30 bilhões neste ano. Assim como a equipe econômica de Paulo Guedes, a entidade defende que o aumento passe a considerar o INPC. Com isso, o aumento salarial custaria R$ 9,5 bilhões./O Tempo

Mãe procura por informações sobre o filho que desapareceu em Teixeira: "Algo está errado, meu filho pode estar em perigo"


Teixeira de Freitas: Na tarde desta quinta-feira, 27 de janeiro, uma mãe, de 59 anos de idade, procurou a reportagem do Liberdade News, relatando que seu filho Patrick Neves Patrício, de 23 anos, está desaparecido desde o sábado (22) e que seu filho está em estado depressivo, e teria saído para dar um volta e não retornou. Em contato com a nossa redação, a mãe relatou que seu filho Patrick Neves Patrício desapareceu e desde o momento que ele saiu, estava muito agitado (nervoso). 

"Três dias depois do desaparecimento do meu filho, apareceu um suposto pastor, que me ligou, dizendo que estava com Patrick, em Vitória/ES. Eu não acreditei, e pedi para falar com meu filho (Patrick)", explicou. Sendo assim, o Patrick falou com a mãe, e pediu para ela não chorar. A mãe perguntou ao filho onde ele está e o Patrick respondeu: "Mãe, eu estou no Tancredo". A mãe disse que em seguida ele voltou atrás e disse, que não estaria no Tancredo, mas sim, em Vitória. 

O pastor voltou a falar com a mãe, desta vez dizendo que estava em São Mateus, dizendo que estava tudo bem, e que seu filho estava bem. "No outro dia, o Pastor ligou para a mim, dizendo que estava em oração, e tinha pegado uma carona no caminhão carregado de madeira, e que o Patrick estava perto dele. Aí falei com Patrick, e pedi a ele para vir para casa. Depois, para minha surpresa, o Pastor ligou novamente, perguntando se Patrick teria chegado em casa, dizendo que o caminhoneiro não quis dar uma carona para o Patrick, aí ele ficou na estrada, na cidade de São Mateus/ES não mais Vitória", contou a mãe. 

"Como Pastor, senti muita pena, me despedi do Patrick, entrei no caminhão e fui, rumo à Pedro Canário/ES", acrescentou a mãe, dizendo que estas foram as palavras do pastor. "Estou desesperada, tem algo errado. O Pastor diz estar em Vitória, depois em São Mateus, e agora Pedro Canário. Meu filho parece que está sendo forçado a estar com essas pessoas. Está tudo muito estranho. Estou com medo de acontecer algo com meu filho, ele pode estar em perigo", acrescentou a mãe. 

"Ele é um menino bom, não tem nenhuma passagem na Polícia, nunca fez nada errado. Estou desesperada", desabafou a mãe. A mãe pede a todos que souber o real paradeiro do seu filho, entrar em contato com a Polícia Militar no 190 ou Polícia Civil, no 197. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Líder da oposição critica Rui por não manter congelamento do ICMS sobre combustíveis na Bahia

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas/ União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), defendeu nesta quinta-feira (27) a prorrogação do congelamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) sobre combustíveis no estado e criticou o governador Rui Costa (PT) por não aderir à medida. Em todo o país, 21 governadores decidiram congelar o tributo, mas o chefe do executivo baiano foi um dos que ficaram de fora. 

"É lamentável que, num momento como esse, de alta da inflação, de pessoas enfrentando dificuldades, o governador seja um dos poucos a não prorrogar o congelamento do ICMS. O congelamento é uma medida que desafoga um pouco o bolso das pessoas, que já estão sendo prejudicadas com esse aumento abusivo do preço dos combustíveis", afirmou. 

Régis destacou que o crescimento no preço dos combustíveis fez com que o Estado registrasse um aumento substacial na arrecadação do ICMS no ano passado. Na Bahia, o ICMS representa 28% do valor do preço da gasolina. Somente no primeiro quadrimestre do ano passado, a arrecadação do tributo no Estado teve aumento nominal de 30%, de acordo com o Instituto de Auditores Fiscais (IAF). 

"O governador não pode o tempo inteiro ficar transferindo sua responsabilidade para outros entes e deixar a população pagar a conta. O governo precisa dar a sua contribuição para amenizar esse problema para as pessoas. E vale lembrar que o aumento no preço dos combustíveis impacta em toda a cadeia, porque encarece o transporte e, naturalmente, o preço dos produtos. Isso precisa ser levado em conta", ponderou Régis./politicalivre

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Governador Rui Costa e Prefeito Gilvan assinam Ordem de Serviço das obras de pavimentação de várias ruas de Prado

Governador Rui Costa e Prefeito Gilvan assinam Ordem de Serviço das obras de pavimentação de várias ruas de Prado. Fotos: Ascom

O governador Rui Costa e o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, assinaram na quinta-feira, 27 de janeiro, o contrato e a ordem de serviço para início das obras de pavimentação das ruas e avenidas dos bairros; Novo Prado, Luiz Eduardo, Centro e Basevi. O investimento será de R$ 1.834,360,73 milhões (um milhão, oitocentos e trinta e quatro mil, trezentos e sessenta reais e setenta e três centavos). 

Na ocasião, o prefeito Gilvan Produções, comemorou e agradeceu o governador por este benefício dedicado ao município. 

“Estamos renovados com tanta alegria em poder fazer este sonho se tornar realidade, esse é um Governo organizado, que pode trazer esses novos benefícios para o Prado. Esses benefícios vão chegar para melhorar a qualidade de vida de todos. Agradeço ao nosso Governador da Bahia, Rui Costa, ao nosso Deputado Federal Valmir Assunção, os nossos Senadores Otto Alencar e Jaques Wagner”.

 

Ainda de acordo com o prefeito, outros investimentos irão chegar para o município. ” Muito em breve, Prado vai se tornar um canteiro de obras e prova disso é a pavimentação desses bairros, a escola modelo e outras obras que já estão chegando para a nossa cidade”, disse./osollo

Pfizer começa a testar vacina contra a variante Ômicron

Voluntários serão submetidos a esquema vacinal feito apenas com doses da Pfizer Foto: Spencer Davis/Unsplash

A Pfizer anunciou que iniciou testes de uma nova vacina contra a covid-19, baseada na variante Ômicron, do coronavírus. Essa nova cepa é mais transmissível e fez explodir o número de novos infectados em todo o mundo. No Brasil, estudos mostram que já é a variante mais recorrente nos pacientes. 

Os testes da vacina serão realizados em 1420 pessoas de 18 a 55 anos de idade. A pesquisa vai analisar a segurança, a tolerância e a imunogenicidade da nova vacina. 

Todos os voluntários serão submetidos ao regime vacinal feito apenas com doses da Pfizer. Os participantes serão divididos em três grupos: 

1.     Pessoas que receberam duas doses da vacina da Pfizer, de 90 a 180 dias antes da terceira dose com a vacina baseada na Ômicron; 

2.     Pessoas que receberam três doses da vacina da Pfizer, de 90 a 180 dias antes de uma nova aplicação com a vacina baseada na Ômicron; 

3.     Pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina e que farão todo o esquema vacinal apenas com a vacina baseada na Ômicron. 

A empresa reforça que as vacinas já existentes são eficazes, sobretudo para conter os casos graves e hospitalizações por covid-19. No entanto, a nova vacina poderá determinar se há necessidade de produzir imunizantes específicos para cada variante, para ampliar o sucesso das vacinas, bem como garantir proteção mais duradoura contra o coronavírus./obastidor

Estudante que enfrentou Bolsonaro já chegou a simpatizar com o ex-capitão: ‘Me arrependo amargamente’

 

A estudante Hadassa Gomes chamou Bolsonaro de 'farsa'. Créditos: Reprodução

Na segunda-feira 24, o nome de uma jovem estudante de 19 anos ganhou projeção nacional. Hadassa Gomes protagonizou uma cena de enfrentamento ao presidente Jair Bolsonaro, no cercadinho do Palácio da Alvorada, chamando-o de ‘farsa’. 

A jovem, que mora no interior de São Paulo e passava férias com a família em Brasília, falou à CartaCapital sobre o episódio. Antes simpatizante de Bolsonaro, ela agora se arrepende do apoio ao ex-capitão. 

“Eu não votei na época que ele se candidatou, mas eu gostava dele. Hoje eu me arrependo amargamente, obviamente. Eu conheci política bem naquela época que ele vinha ganhando evidência. Em 2016 que eu comecei a acompanhar, tinha 14, 13 anos, e comecei a acompanhar como alguém que não sabia nada, eu não tinha noção nenhuma”, diz. 

E acrescenta: “A visão que eu tinha, de uma adolescente que não sabia nada de política, era aquela sujeira, então política é suja, tudo sujo. E quando vi ele falando daquela maneira que passa um tom de honestidade, eu acreditei que ele realmente era uma exceção dentro da sujeira e acabei entrando na narrativa de que existe todo um sistema e ele era o pilar de honestidade ali, o único que se levantava contra a corrupção.”

O descontentamento da jovem com Bolsonaro se cristalizou em 2020, com a chegada da pandemia. Hadassa perdeu conhecidos para a Covid-19. 

“Eu já não era aquela menina que confiava que ele era um político honesto, mas o que me fez ter uma revolta com ele foi a pandemia. Quando eu ligava a TV e via todas aquelas declarações dele, ficava revoltada. Me sentia muito impotente por estar presa em casa, assistindo.” 

Evangélica, Hadassa também questiona a forma como Bolsonaro se apropria de passagens e figuras bíblicas e acredita que o presidente usa a religião em prol de seu projeto de poder. 

“Infelizmente tem esse lado da igreja evangélica que eu repudio completamente, porque não dá pra ver Cristo ali, não dá pra ver os valores que eu aprendi, sabe? Não dá pra ver o que eu acredito. Essas pessoas muitas vezes usam o mesmo nome que eu, vão em igrejas que eu admiro e gosto, mas não tem nada a ver, quando elas abrem a boca é só sobre poder, dinheiro, sobre uma guerra que não existe, não é sobre isso. Acho que ele [Bolsonaro] é uma parte desse projeto evangélico que eu, como seguidora de Jesus, não concordo, não vejo Jesus nisso, só vejo realmente interesse político”.

 Violência e fake news 

A estudante contou também à reportagem que se sentiu coagida pelos apoiadores do presidente Bolsonaro e pelos seguranças do mandatário, que a retiraram do local e exigiram que ela apagasse os registros que fez em vídeo, sob o risco de não a deixarem sair do local. 

“Quando eu faço a última pergunta que deu pra fazer, o segurança bate no meu celular, e desliga o vídeo, sozinho. Nessa, eles estavam me empurrando com a força do corpo deles para o gramado, em volta do cercadinho. Estavam me empurrando, me fechando, me impedindo de me locomover para onde eu quisesse. Eles tentavam pegar da minha mão o celular, à força, vinham por trás, só que eu prendi no meu corpo e falei não. E eles ficavam falando assim, você só vai sair daqui com os vídeos apagados, você tem que apagar”, relatou. 

A estudante contou que só conseguiu sair das imediações do cercadinho quando fingiu ter apagado o vídeo, que já tinha sido enviado e salvo em um aplicativo de mensagens. Hadassa ainda ouviu de seguranças de Bolsonaro que está proibida de voltar ao Palácio da Alvorada. 

“Eles pegaram meu RG, CPF, tiraram foto e mandaram eu sair e falaram que estou proibida de voltar no Palácio da Alvorada”. 

Ela ainda rechaça as fake news que surgiram após o episódio e as ondas de ataques virtuais protagonizados por apoiadores do presidente em suas redes sociais. 

“Então, primeiro veio uma chuva de pessoas que realmente apoiaram, de todos os lados políticos, que gostaram, se sentiram representadas de alguma forma e entenderam que era uma cidadã qualquer ali, sabe, falando o que pensa. Só que depois, à noite, começaram a chegar umas mensagens mais pesadas, pessoas me pressionando para mostrar meu rosto”, contou a estudante, que afirmou que tomará providências jurídicas diante ameaças.

“Também já vi muita fakenews de que o PT teria me colocado lá, de que eu seria filiada ao partido, e que o Movimento Brasil Livre (MBL) pagou para eu estar lá. Muita coisa sem sentido”, criticou. 

Eleições 2022 

Estreante como eleitora em 2022, Hadassa não se vê representada pelos primeiros colocados nas pesquisas eleitorais, Lula e Bolsonaro, e diz acreditar em um nome de terceira via. Para a estudante, o episódio junto a Bolsonaro serviu para mostrar o poder popular. 

“Eu me senti muito impotente durante todo esse governo Bolsonaro, porque eu via muito absurdo. Só que eu olhava pra mim e pensava, nossa, é só uma estudante qualquer, lá do interior de São Paulo, que não pode mudar nada. E realmente, minha atitude não mudou o rumo do Brasil. Mas com certeza foi uma coisinha assim que incomodou o presidente, que inspirou outra pessoa de ir lá, sabe? É de coisinha em coisinha que vai criando um clima de não deixar político agir como Deus.”/ cartacapital

Vídeo- Jovem morre em acidente envolvendo moto e carreta da Jolivan em Itabela

 


Uma colisão na manhã desta quinta-feira (27), envolvendo uma moto Biz e uma carreta Bitrem da Jolivan na BR 101, na área urbana de Itabela, tirou a vida da jovem administradora de empresa, Ingrid Costa Santos, de 27 anos.


Local do acidente - Vídeo redes sócias

A PRF informou que a condutora da moto seguia atrás da carreta da Jolivan que havia saído de um posto de combustíveis e tentava fazer a conversão a direita para entrar na pista com sentido a Teixeira de Freitas quando a jovem tentou fazer uma ultrapassagem, a colisão foi inevitável. 

Após a colisão, o pneu traseiro da carreta passou por cima da perna da jovem que ficou completamente dilacerada. O motorista da carreta disse aos agentes da PRF que não percebeu a colisão da moto contra a carreta. 

Fotos - reprodução redes socias 

A jovem foi imediatamente socorrida por uma equipe do SAMU que passava com outro paciente que trocou de ambulância devido o estado grave de Ingrid, ela chegou a ser transferida para Eunápolis mais morreu dentro da ambulância, na BR 101./ bahiaextremosul

Maior parte dos pacientes internados em UTI com Covid-19 em Teixeira de Freitas não completaram esquema vacinal


Em dados apresentados pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, dos últimos doze pacientes que estiveram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19 entre os dias 2 e 24 de janeiro de 2022, sete não completaram o esquema vacinal contra a doença. 

Isso significa que apenas 5 dos 12 internados em estado grave tomaram as duas primeiras doses da vacina. Dos 7 que não completaram o esquema vacinal, 3 não tomaram nenhuma dose do imunizante. Dos 27 internados, entre enfermaria, UMMI e UTI, 7 testaram positivo para H3N2 e um para Influenza A. Os dados apresentados mostram ainda que grande parte dos pacientes que chegaram a ser internados na UTI tem mais de 60 anos. Houve ainda internação de crianças menores de 5 anos que também não receberam a vacina contra Covid. 

Com preocupação com a alta do número da doença, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo ressalta a importância da vacinação: “Infelizmente ainda temos pessoas que não completaram sua vacinação, observamos com os números que temos o quanto é importante vacinar contra a Covid-19, pedimos que as pessoas não deixem de tomar a 1ª, a 2ª e a dose de reforço”. 

O secretário de Saúde Danilo Ricardo alerta sobre o aumento dos casos. De 1º de janeiro até segunda-feira (24), Teixeira de Freitas registrou 597 casos da doença e quase 5000 de síndrome gripal: “Estamos vivendo um período que merece atenção, pedimos que as pessoas mantenham, mais do que nunca, os cuidados, distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e busquem o sistema de saúde em casos de necessidade”. 

Pacientes internados em UTI com Covid-19 em Teixeira de Freitas não completaram esquema vacinal Em dados apresentados pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, dos últimos doze pacientes que estiveram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19 entre os dias 2 e 24 de janeiro de 2022, sete não completaram o esquema vacinal contra a doença. 

Isso significa que apenas 5 dos 12 internados em estado grave tomaram as duas primeiras doses da vacina. Dos 7 que não completaram o esquema vacinal, 3 não tomaram nenhuma dose do imunizante. Dos 27 internados, entre enfermaria, UMMI e UTI, 7 testaram positivo para H3N2 e um para Influenza A. Os dados apresentados mostram ainda que grande parte dos pacientes que chegaram a ser internados na UTI tem mais de 60 anos. Houve ainda internação de crianças menores de 5 anos que também não receberam a vacina contra Covid. 

Com preocupação com a alta do número da doença, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo ressalta a importância da vacinação: “Infelizmente ainda temos pessoas que não completaram sua vacinação, observamos com os números que temos o quanto é importante vacinar contra a Covid-19, pedimos que as pessoas não deixem de tomar a 1ª, a 2ª e a dose de reforço”. 

O secretário de Saúde Danilo Ricardo alerta sobre o aumento dos casos. De 1º de janeiro até segunda-feira (24), Teixeira de Freitas registrou 597 casos da doença e quase 5000 de síndrome gripal: “Estamos vivendo um período que merece atenção, pedimos que as pessoas mantenham, mais do que nunca, os cuidados, distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e busquem o sistema de saúde em casos de necessidade”./bahiaextremosul

Prefeitura de Vereda recebe Van para transporte de pacientes a Policlínica Regional

 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, junto com a sua equipe, o secretário de saúde Josué Pinto Pereira, conquistaram mais benefícios para a população do município. 

Na tarde desta quarta-feira (26), o prefeito recebeu do Presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia, Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas uma Van para o transporte de pacientes de Vereda para atendimento na Policlínica Regional em Teixeira de Freitas. 

Com esse recurso será possível fazer em média três viagens por semana e transportar até 15 pacientes por viagem. 

Participaram do evento, o prefeito de Itanhém Mildson Medeiros, o presidente da Câmara de Caravelas Gilminha, o diretor executivo do Consaúde, Max Almeida, o ex-prefeito de Vereda, Dinoel Carvalho, os vereadores de Vereda Márcio Barbosa, Bill, Maiane Bispo, o vereador Reginaldo de Barcelona, o secretário de administração e vereador licenciado Murilo Cabral. 

“Um novo tempo começou, essa é mais uma conquista do nosso governo, estamos determinados a proporcionar as melhores condições possíveis para atendimento da população em um Sistema de Saúde humanizado”, pontuou o prefeito de Vereda Manrick Teixeira.

Luto: Morre aos 56 anos a cantora Ludmila Ferber, ela lutava contra um câncer.

 


A cantora e pastora Ludmila Ferber morreu na noite desta quarta-feira (26/01) depois de lutar por mais de três anos contra um câncer no pulmão. 

Em 2018, ela mesma revelou o diagnóstico. "‘Em tempos de guerra, nunca pare de lutar’. Hoje estou entrando num momento único e surpreendente da minha vida: o tratamento de quimioterapia. Mas, ainda que o ritmo de viagens para ministrações diminua durante um tempo, meu ministério não parou. E nem vai parar”, começou Ludmila. 

Inicialmente os médicos disseram que a cantora só viveria de 6 a 12 meses, mas ela conseguiu superar todas as expectativas. 

Ludmila Múrias Ferber era cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira da música cristã contemporânea. Ficou conhecida, inicialmente, como integrante do grupo Koinonya, do qual fez parte entre 1992 a 1999 ao lado de músicos como Bené Gomes, Kleber Lucas e Alda Célia./globo

"É um aumento de 19 de casos ativos em 24h, nós precisamos ficar atentos", é bastante preocupante


Além do coronavírus, outro vírus que está gerando preocupação é o vírus da gripe. Nos últimos dias, a doença aparece em um momento atípico em todo o Brasil e o município de Jucuruçu está em situação de alerta com o aumento na busca dos serviços de saúde, por pacientes com sintomas gripais. 

Por isso, não podemos relaxar! A colaboração de todos é essencial para evitar o avanço das síndromes gripais. É necessário manter as medidas de prevenção contra as doenças como o uso correto de máscaras, o uso de álcool em gel nas mãos, o distanciamento social, e o mais importante: manter a vacinação em dia. 

Pessoas com confirmação de Covid-19 devem realizar isolamento domiciliar, de acordo com as orientações constantes no plano de contingência da UFF. 

Em caso de contato com pessoas doentes, a orientação é fazer um teste, reforçar o uso de máscara e redobrar a atenção quanto ao aparecimento de sintomas. Além disso, todos devem completar o esquema de vacinação contra a Covid-19, com três doses (duas iniciais mais a dose de reforço, de acordo com o intervalo recomendado).

Caso apresente sintomas como tosse, coriza, dor de garganta, febre, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza, procure uma unidade de saúde mais próxima.

Polícia procura por vândalos que destruíram construção do novo cemitério de Itanhém


Na manhã desta quarta-feira (26), funcionários da Prefeitura de Itanhém, lotados na secretaria da Infraestrutura, encontraram parte da edificação do novo cemitério municipal destruída. 

Duas paredes inteiras e parte de uma outra, construídas pela equipe ao longo dos últimos dias, se encontravam no chão, com colunas envergados e lajotas quebradas. 

A assessoria Jurídica do município já registro Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, que faz diligências para identificar e prender os criminosos. 

De acordo com funcionários que trabalham na obra o ato de vandalismo vai atrasar a construção do cemitério em pelo menos três dias, uma vez que será necessária a remoção de todo o material destruído, a reconstrução do trecho de cerca de 30 metros de paredes e o enchimento de colunas./aguapretanews

Bahia atinge 23.985 casos ativos de Covid; 18 óbitos registrados em 24 horas


O boletim epidemiológio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registra 23.985 casos ativos de Covid-19 nesta quarta-feira (26). O número representa um aumento de 1.210% desde o início do mês, quando a Bahia tinha 1.830 casos ativos da doença. 

As informações mostram que foram registrados 6.455 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,49%) e 4.087 recuperados (+0,32%) e 18 óbitos nas últimas 24 horas. Dos 1.331.776 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.279.954 já são considerados recuperados, 23.985 encontram-se ativos e 27.837 tiveram óbito confirmado. 

A Sesab ressalta ainda que também cresceu o percentual de amostras positivas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Em 1º de janeiro de 2022, a cada 100 amostras analisadas, apenas 6,55 tinham resultado positivo para Covid. Agora são 63,09 amostras positivas. Um aumento de 863%. 

Vacinação 

Até o momento temos 11.063.130 pessoas vacinadas com a primeira dose, 263.710 com a dose única, 9.356.997 com a segunda dose e 2.202.272 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 33.206 crianças já foram imunizadas./bnews

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Morador de Medeiros Neto perde mais de 3 mil reais em suposto golpe envolvendo PIX e compra de moto


Com o advento do PIX, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, se tornou muito mais fácil vender e comprar, em qualquer hora e lugar. Tudo muito prático, mas não menos perigoso (principalmente, quando se trata de negociações pela internet). 

Os golpes, que já aconteciam de outras formas, ganharam uma nova vertente, que possivelmente foi utilizada contra um morador de Medeiros Neto. 

Gilmar, prenome da vítima, é um operador de máquinas de 36 anos que trabalha em uma propriedade rural, no interior do município. Ele procurou o MedeirosDiaDia para relatar o que lhe aconteceu e chamar a atenção das pessoas para que não passem pela mesma situação. 

Tudo começou alguns dias atrás, quando Gilmar decidiu comprar uma motocicleta. Para isso, ele entrou em um grupo de vendas e encontrou uma XRE 190. Havia algumas parcelas e documentação de 2022 pendentes. 

Cerca de 48 horas conversando com o vendedor, que disse morar em Itapebi, cidade também do Extremo Sul, Gilmar transferiu mais de 3 mil reais via PIX para que a moto viesse até ele após fechar negócio. 

O vendedor foi identificado como Adeilton Medeiros de Oliveira, que prometeu trazer a moto até Medeiros Neto em uma Kombi. Com a data de entrega marcada para a quarta-feira (19), ele alegou que o veículo teria quebrado e pediu que aguardasse até o sábado (22). 

No sábado, Adeilton teria dito que estaria saindo às 10 horas de Itapebi, em uma, caminhonete F4000 e que avisaria a Gilmar. Isso não aconteceu. 

Até então, não houve mais contato entre os dois. 

Gilmar está em posse de cópias dos documentos da moto apresentados por Adeilton, assim como os dados do PIX para o qual fez a transferência. 

Um boletim de ocorrência ficou de ser registrado na Delegacia Territorial de Medeiros Neto e a vítima deixa o alerta para que situações como essa não se repitam. 

O MedeirosDiaDia acompanha o caso e separou algumas dicas na hora de utilizar grupos de vendas pela internet:

1) Verifique cuidadosamente o perfil do anunciante; 

2) Peça e busque por referências; 

3) Pergunte tudo sobre o produto. Lembre-se de que o barato pode sair caro; 

4) Guarde todos os contatos e mensagens trocadas, além do link do perfil do anunciante; 

5) Se for retirar o produto em mãos, teste tudo na frente do vendedor; 

6) Desconfie de tudo./MDD

Morre Heula Pinheiro, filha dos cabeleireiros Dinos Oliveira e Dinoélia


Morreu nesta quarta-feira (26), em São Paulo, Heula Pinheiro, de 33 anos, filha do empresário do ramo de cosméticos Dino’s e da cabeleireira, Dinoélia, ambos muito conhecidos e queridos e nossa cidade. 

Heula que sempre atuou ao lado do pai na BioCale, há dois anos lutava contra um câncer, e na manhã de hoje não resistiu e veio a óbito na cidade de São Paulo. 

O câncer de Heula foi descoberto há dois anos e desde então ela vinha lutando contra a doença, primeiro em Vitória-ES, depois em São Paulo onde passou por algumas cirurgias, mas a doença não cedeu e se espalhou para o intestino. 

A jovem estava em Teixeira de Freitas mais como o quadro dela se agravou ela foi levada ás pressas para São Paulo onde estava internada na UTI até a manhã desta quarta-feira. 

ula é a segunda filha que os cabeleireiros perdem, o primeiro foi um garoto que morreu com uns 16 anos com uma doença hepática. 

O corpo de Eula está vindo de São Paulo acompanhado pela família. Olocal e horário do velório e sepultamento ainda não foi divulgado. A empresa Bio cale emitiu uma nota de pesar pela morte da jovem./bahiaextremosul

Efeito festa - aglomerações - bebedeiras - altas baladas - dá isso aí, casos crescentes de covid-19 em Jucuruçu

 

Estão cada vez mais assustadores os Casos de Covid-19, pois disparam em Jucuruçu. Nesta terça-feira 25,  de janeiro  e surgiram mais 30 novos casos em 24h, ai vem a pergunta chave será que vamos ter 'lockdown' em Jucuruçu. 

Porque desse jeito está muito perigoso com essas viroses H3N2: novo vírus influenza em circulação - a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

O aumento de casos de infecções pelo vírus influenza no último trimestre deste ano tem atraído atenção para uma velha conhecida da humanidade. A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin. 

Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves. 

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga. 

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. 

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. 

Pelo fato de o influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos. 

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. 

Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. 

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre. 

Recomendação: 

Pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. 

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades). A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19. 

O Brasil possui vacinas que protegem contra o vírus Influenza A e B, no entanto, elas não são específicas para a variante H3N2, que está atingindo o país. De acordo com o Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, a previsão é de que a vacina para H3N2 chegue ao Brasil a partir de março de 2022.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.