Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de agosto de 2017

Dr. André Siquara passa mal e morre no hospital de Teixeira




O médico Dr. André Luiz de Almeida Siquara, de 61 anos, morreu por volta das 20 horas deste sábado, 26 de agosto, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Segundo informações, Siquara teria passado mal em sua casa, ele foi socorrido e levado para o Hospital. Foram tantas tentativas de reanimar, mas o médico não resistiu.

O Dr. André Luiz trabalhava na UMMI (Unidade Municipal Materno Infantil) e também atendia no PSF do bairro Novo Jerusalém em Teixeira de Freitas./sulbahianews

Chutes e socos na sua companheira homem bate na esposa, agride adolescente e um policial, quebra viatura e acaba preso em Medeiros



Medeiros Neto: Uma confusão em um bar, localizado no Mercado Municipal de Medeiros Neto, no fim da tarde da última sexta-feira, 25 de agosto, terminou com 02 mulheres machucadas, um policial sendo atacado, e uma viatura sendo quebrada e, por fim, o "valentão" preso. 

Segundo informações, o acusado estava no Mercado Municipal consumindo bebidas alcoólicas, juntamente com sua companheira, quando houve uma desavença entre o casal, que progrediu de bate-boca para agressões. 

Segundo informações, uma adolescente que estava próximo, fez um comentário, e isso irritou o acusado, que desferiu um soco na jovem. Trata-se de uma adolescente de 14 anos. O soco atingiu a boca da menor, mas, esse era apenas o início de uma enorme confusão.

O autor do soco na adolescente, não satisfeito, começou a agredir fisicamente a sua esposa. A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição da 44ª CIPM se deslocou até o local, mas, o acusado não foi mais encontrado. 

A guarnição iniciou buscas e cerca de 30 minutos após a confusão no Mercado Municipal, os militares foram informados que o acusado estava agredindo sua companheira em plena via pública. A guarnição se deslocou até a Rua das Cinzas, no Bairro Planalto II, onde ao chegarem, ainda encontraram o autor desferindo chutes e socos na sua companheira, que ainda foi esganada.

Ao interromper as agressões e dar voz de prisão ao covarde, o acusado acabou entrando em luta corporal com um dos policias, mas, por fim ele foi imobilizado e preso. Trata-se de Igor de Jesus Santos, 21 anos de idade, natural de Itanhém/BA, e que reside na Rua João Flores, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. 

O descontrole de Igor não parou por aí, e ao ser conduzido até a viatura, Igor chutou a porta, e ao ser colocado no camburão da viatura, começou a chutar e os chutes amassou a porta do compartimento, danificou a chapada e a fechadura.

O valentão foi conduzido e apresentado na sede do Plantão Regional em Teixeira. A sua companheira e a adolescente agredida também foram acompanhadas. O caso foi apresentado ao delegado Bruno Ferrari, que recebeu o caso e iniciou as oitivas dos policias, que além de apresentarem o caso, mostraram marcas deixadas pelo agressor em um dos PM's. 

Logo após, o delegado ouviu a adolescente acompanhada dos responsáveis e também a companheira do agressor. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Igor não negou as agressões, disse apenas que a adolescente usava drogas e confirmou as acusações. Ainda em tom sarcástico, o agressor questionou o motivo de ter sido apresentado em Teixeira, e ofendeu os policiais de Medeiros Neto, a quem ele disse que não gosta de trabalhar.


O delegado ouviu o agressor e como o mesmo não negou as agressões e confirmou os relatos dos militares, da sua companheira e da adolescente, ele foi flagranteado na Lei Maria da Penha, por agredir a esposa, por lesão corporal (artigo 129), por agredir a adolescente e o policial, por resistência à prisão (artigo 329) e por danos (artigo 163). 

Igor foi conduzido à carceragem da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde está preso à disposição da Justiça. Igor já foi preso por tráfico de drogas, mas, disse que pagou o que devia à Justiça./LiberdadeNews

Cem policiais militares morreram no Rio de Janeiro desde o início do ano


Resultado de imagem para Cem policiais militares morreram no Rio de Janeiro desde o início do ano


O o sargento da Polícia Militar (PM) Fabio Cavalcante e Sá foi vítima de disparos de arma de fogo nesta manhã (26), em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Este foi o centésimo policial morto desde o início do ano.

De acordo com a Polícia Militar, o agente chegou a ser levado para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Nilo Peçanha, em Duque de Caxias, mas não resistiu aos ferimentos. Equipes do 21ºBatalhao (São João de Meriti) estão no local para apurar mais informações e tentar localizar suspeitos.

A violência no Rio tem deixada cada vez mais vítimas, sobretudo, moradores de comunidade pobres. Somente na favela do Jacarezinho, zona norte, foram sete mortes de civis nas duas últimas semanas.

Ontem, a Justiça do Rio cancelou o mandado de busca e apreensão que permitia à polícia ingressar em qualquer residência da favela do Jacarezinho e em outras quatro comunidades da região norte da cidade. Um policial civil também foi morto na localidade na semana passada.

Por causa da violência, a Secretaria Estadual de Educação suspendeu as aulas em 15 escolas da região por tempo indeterminado. Ontem também, moradores das favelas mais atingidas pela violência realizaram um dia de mobilização pelas redes sociais com a hashtag vidasnafavelaimportam.

Em carta aberta publicada na manhã de hoje no site da corporação, o Comandante Geral da Polícia Militar (PM), Wolney Dias, disse que o sentimento é de tristeza pelas perdas e de revolta “pela omissão de grande parte da sociedade que se nega a discutir com profundidade um tema de tamanha relevância”. O comandante criticou a “mídia tradicional” por, segundo Dias, estar esperando ansiosamente pelo número 100 de policiais mortos e disse que as vítimas "não são apenas números".

Ainda segundo ele, um criminoso portando um fuzil de guerra e atacando um policial deve ser tratado como terrorista e a PM não pode ser responsabilizada pela crise econômica e pela falta de investimento em projetos sociais.

“Cabe à Polícia Militar enfrentar os efeitos de todos esses indutores de violência. Somos a última barreira entre a ordem e o caos. Estamos fazendo o possível e o impossível para ampliar ao máximo o policiamento ostensivo. E pagando injustamente uma conta que não é apenas nossa. É de todos”, diz o a carta. “A sociedade precisa fazer a sua parte. Precisa refletir com seriedade sobre as causas da violência e se mobilizar para construir um novo cenário. A mídia tem um papel fundamental como força aglutinadora”.

Devido à gravidade da crise de segurança pública no estado, as Forças Armadas têm atuado em algumas comunidades do Rio de Janeiro, desde 28 de julho, com previsão de permanência até o fim do ano que vem. Na semana passada especialistas em segurança pública e integrantes da sociedade civil organizada criaram uma comissão para monitorar os impactos das ações das forças federais no estado.

Em nota, o Governo do Rio informou que lamenta a morte do sargento e se solidariza com a família e amigos do PM e de todos os colegas policiais assassinados. "Um criminoso que porta fuzil e mata policial deve ser tratado como terrorista, e o Estado defende o endurecimento da legislação penal. Segurança é prioridade para o nosso governo, que promoveu mudanças recentes na política de pacificação visando, sobretudo, à preservação da vida.


Os governos estadual e federal, integrados, vêm lutando para salvar vidas", diz a nota. Ainda segundo o governo de Luiz Fernando Pezão, diversas ações já tiveram início,"no entanto os amplos resultados não são imediatos".

Jucuruçu com o tema "Quebrando o Silêncio" Igreja Adventista do Sétimo Dia foi às Ruas



A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto.

Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre

A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2017 é contra a violência sexual.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Os Adventistas finalizaram a sua caminhada no centro de Jucuruçu, com agradecimentos à população Jucuruçuense, a policia militar e uma linda oração onde todos de mãos dadas pediram proteção e muito amor entre a humanidade. Disque 100 - Disque Direitos Humanos - Disque Denúncia Nacional - Finalizou.



Homem é preso por violência doméstica e agressão física contra menor; 'Sara, eu te amo, sara'!




Um homem foi preso na última sexta feira (25), em Medeiros Neto, por violência doméstica, agressão física contra menor, desacato, resistência à prisão e destruição do patrimônio público.

O nacional Igor de Jesus Santos discutia com sua companheira Sara Silva Soares, nas imediações do Mercado Municipal, quando uma adolescente se aproximou e interviu na desavença, com a intenção de defender Sara. Irado com a intervenção, Igor agrediu a adolescente com um soco na boca.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar ao local do fato, não encontraram o autor, que teria se evadido logo depois da agressão.

Meia hora depois, a guarnição foi solicitada novamente pela central e se deslocou até a Rua das Cinzas, Bairro Planalto II, onde Igor estaria agredindo fisicamente sua companheira, em praça pública, com socos, pontapés e esganadura. O fato chegou a ser presenciado pelos policiais. Ao receber voz de prisão, em evidente estado de descontrole, o elemento entrou em luta corporal com os policiais, chegando a lesionar o braço esquerdo de um Soldado.

Depois de devidamente algemado, o homem, que minutos antes agredia sua companheira, gritava dizendo que preferia ser morto, a se separar da mulher: "Sara, eu te amo, sara! Dá-me um tiro na cabeça logo, policial, eu prefiro logo um tiro do que ela me largar”, dizia.


Ao ser conduzido ao camburão da viatura, Igor agiu ainda com extrema violência desferindo pontapés na porta do veículo, amassando a chaparia e danificando a fechadura da porta traseira.

De acordo com o sistema de dados da Polícia, Igor de Jesus Santos tem passagem por tráfico de entorpecentes, agressão, roubo, desacato e baderna.

O episódio dramático terminou com a adolescente com lesões na boca, Sara Silva Soares com intensas lesões em diversas partes do corpo e Igor de Jesus Santos preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde permanece encarcerado e à disposição da justiça./Medeiros Dia Dia

Corpo com perfuração no crânio é localizado na BR-101


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre


As autoridades foram mobilizadas nas primeiras horas da manhã deste sábado (26), com relatos de pessoas que transitavam pela rodovia BR-101, informando sobre um corpo às margens da via, num trecho entre Itamaraju e Itabela.

A vítima ainda sem identificação, apresentava  perfurações na altura do crânio, estava caída às margens da rodovia BR-101, próximo do acesso ao Parque Nacional do Descobrimento, trecho da rodovia pertencente ao município de Itamaraju. O posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), também foi informado  sobre o fato.

Ao lado do corpo estava vários pertences da vítima, a Polícia Civil esteve na localidade para promover o levantamento cadavérico. E o caso foi identificado como homicídio, a vítima foi morta com três disparos de arma de fogo (tipo chumbeira), na região da cabeça.

A polícia ainda encontrou documentos pessoais em nome de [JAIR TEIXEIRA COUTINHO] (30 anos), CPF e RG com (foto rasurada) o que dificulta a identificação, pois não pode se afirmar que esses documentos são da vítima.


O corpo será removido para o IML do município, onde aguardará o reconhecimentos de familiares./IN

Nanuque: Policiais do esquadrão antibomba de BH explodem artefato que seria utilizado em velório para matar desafeto do crime no Bairro Campinho




Policiais Militares do grupamento especial antibombas do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) de Belo Horizonte, estiveram em Nanuque na manhã dessa sexta-feira (25), para detonarem um artefato explosivo que seria utilizado por dois bandidos na noite dessa quinta-feira (24) em um desafeto que estava em um velório no Bairro Campinho.

Os dois criminosos do Zarur foram até o Campinho para matarem o desafeto por vingança da morte de um comparsa deles chamado Hícaro, morto a tiros no Campinho dias atrás. Os crimes são relacionados à disputa pelo controle de pontos de vendas do tráfico ilícito de drogas. 


Segundo informações dos policiais do BOPE, o artefato explosivo estava improvisado em uma panela de pressão, contendo uma grande quantidade de pregos e pólvora e tinha auto poder destrutivo, capaz de atingir alvos num raio de 30 metros, podendo causar lesões de natureza grave e até a morte.  Ainda segundo os policiais, o artefato foi detonado com muita perícia técnica e segurança, constatando  a eficiência do material explosivo.



Higor foi preso e autuado pelo cometimento dos crimes de homicídio tentado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menores e está recolhido no Presídio Regional. O menor foi apreendido, sendo enquadrado nos crimes equiparados aos de homicídio tentado e porte ilegal de arma de fogo, ficando à disposição da Justiça./radar158

Uma história bem embaraçosa Taxista desaparecido em Eunápolis dá notícia


Quando questionado o motivo de não ter retornado para a Bahia ao recuperar seu veículo, Albérico não soube explicar

O taxista Albérico Silva dos Santos de 29 anos que estaria desaparecido desde o último dia 22, fez contato telefônico com um tio dele, informando que estava em Campinas.

O Delegado Rafael Dunice chegou a falar com Albérico por telefone, ocasião que a suposta vítima alegou que pegou uma corrida para Itabela, e os passageiros, dois homens e uma mulher, anunciaram um assalto e o obrigaram a dirigir até Nanuque e depois Belo Horizonte.

Em Belo Horizonte ele "teria" fugido do carro e se apresentado como vítima de assalto para populares, que não acreditaram nele, achando que ele era doido. Por isso, a suposta vítima não procurou a Polícia nem tão pouco ligou para sua família em Eunápolis.

Além disso, a suposta vítima alegou que encontrou o seu carro abandonado, recuperando-o e seguindo viagem para Campinas/SP, distante mais de 600 quilômetros de Belo Horizonte.

Quando questionado o motivo de não ter retornado para a Bahia ao recuperar seu veículo, Albérico não soube explicar, dizendo apenas que estava se sentido ameaçado pelos autores do roubo, por isso resolveu tomar destino para Campinas/SP.


O caso continua sendo apurado pela Delegacia Territorial de Eunápolis./atlanticanews

Bandeira fica amarela, e taxa extra da conta de luz cai para R$ 2 em setembro


Valores das bandeiras tarifárias aprovados pela Aneel para 2017 (Foto: Arte/G1)


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária cairá de vermelha, patamar 1, para amarela no mês de setembro. Isso significa que a cobrança extra nas contas de luz cairá de R$ 3 para R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Durante o mês de agosto, vigorou a bandeira vermelha, que aplicou uma cobrança extra nas contas de luz de R$ 3 para cada 100 kWh. Os recursos arrecadados pela cobrança da bandeira tarifária servem para cobrir o aumento nos custos da geração de energia no país. A mudança na cor da bandeira, de vermelha para amarela, indica que esse custo baixou nas últimas semanas.

Isso ocorre quando o país usa menos energia das termelétricas, usinas que geram eletricidade mais cara, por meio da queima de combustíveis. Normalmente nesta época do ano aumenta o uso das termelétricas porque o nível de armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país fica baixo, devido à falta de chuva.


De acordo com a Aneel, a bandeira ficará amarela em setembro justamente porque nas últimas semanas o Sul e o Sudeste receberam chuvas acima do esperado para essa época do ano, o que contribuiu para melhorar o nível dos reservatórios das hidrelétricas que ficam naquelas regiões./G1

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

EM PÂNICO: Família procura jovem de Monte Alegre desaparecido há quase um mês



A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto e atividades ao ar livre



No dia 29 de Julho, Daniel Pereira Santos, 16 anos, saiu de casa, localizada no distrito de Monte Alegre, em Guaratinga, após o jantar e não voltou. Deste então, a família procura saber o paradeiro do adolescente que está desde dia 29 de Julho até hoje desaparecido.

Marileia Santos Chavier, tia de Daniel, relatou que o jovem tinha esse costume de sair de casa após o jantar e dar umas voltas na localidade, mas nada que demorasse tanto tempo assim.

A família suspeita que Daniel saiu de casa para ir para uma festa que estava acontecendo no povoado. Desesperados os familiares de Daniel entraram em contato com conhecidos que estavam na festa, mas ninguém viu o adolescente.

“Maria [avó] está muito preocupada, dormindo pouco, porque é angustiante não ter nenhuma notícia do neto”, afirmou Marileia, tia de Daniel.

Daniel é filho de Marilda Pereira Santos, mas Osório Pereira Santos e Maria Teixeira da Cruz são os responsáveis por ele.

A família já procurou a Polícia de Guaratinga para registrar a Boletim de Ocorrência e ajudar nas buscas. Fizemos B.O fomos até o delegado e promotor da cidade, mas nada foi feito, a policia nem no povoado esteve para ao menos fazer uma vistoria, segundo os familiares do Daniel, a policia não está nem ai para o caso, isso nos deixam indignados.

Quem tiver qualquer informação entrar em contato pelos telefones 73 9832-1004 (WhatsApp), 73 99857-7723, ou pelo telefone da Polícia de Guaratinga 73 98235-6745.

Donos de carreta envolvida em tragédia com ônibus na BR-101 são presos


Resultado de imagem para Donos de carreta envolvida em tragédia com ônibus na BR-101 são presos

Os donos da empresa Jamarle Transportes, responsável pela carreta que se envolveu  no acidente que vitimou 23 pessoas, no dia 22 de junho, em Guarapari-ES., foram presos pela equipe da Delegacia de Delitos de Trânsito, sob responsabilidade do delegado Alberto Roque, com o apoio da equipe da Delegacia Regional de Colatina.

De acordo com o delegado, os mandados das prisões temporárias dos irmãos Leocir Braz Pretti e Jacimar Pretti foram expedidos pela Justiça de Guarapari, porque os dois estavam atrapalhando as investigações, ameaçando e aliciando testemunhas.

Mais informações sobre as prisões serão divulgadas nesta manhã de sexta-feira (25) pela Polícia Civil.

O acidente

O grave acidente que aconteceu no início da manhã do dia 22 de junho entre uma carreta, um ônibus da Viação Águia Branca – que havia partido de São Paulo em direção a Vitória – e duas ambulâncias, no Km 343, na BR-101, em Guarapari, foi o mais crítico registrado até hoje nas estradas do Espírito Santo.

Quem confirma a informação é a própria Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF-ES). “Este é o acidente de maior gravidade do Estado”, lamentou Wylis Lyra, superintendente da PRF-ES. E não à toa: 23 pessoas perderam a vida no acidente./A Gazeta

É para acabar? Jubarte de 13 metros é encontrada morta na praia da Paixão



Uma baleia jubarte de 13,5 metros foi encontrada morta, no domingo (20), na Praia da Paixão, na cidade de Prado, região sul da Bahia. O corpo do mamífero estava em estado avançado de decomposição e encalhou na areia da praia. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os animais na região, a baleia era uma fêmea e estava grávida. Só havia um filhote, que também morreu.

Conforme o projeto, técnicos do grupo estiveram no local do encalhe, realizaram uma necrópsia e, durante o procedimento, encontraram um feto em formação na carcaça da baleia. Os especialistas colheram amostras do animal para determinar as causas da morte. No entanto, o exame ainda não ficou pronto.

Segundo o projeto, o corpo da baleia jubarte foi deixado na praia e deve ser removido do local nos próximos dias. Nesses casos, conforme o projeto, as baleias são enterradas na própria praia.

Ainda de acordo com o grupo, este é o 19º encalhe de baleias jubartes registrado na Bahia nesta temporada de reprodução. No Brasil, conforme o projeto, foram registrados 52 encalhes da espécie.

Temporada de reprodução

De acordo com especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.



Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias. Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância./pradoonline

Vereda: Prefeito Dinoel emite nota de esclarecimentos aos moradores de seu município referente segurança pública



A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up



Com referências reclamações dos moradores do povoado de Cruzeiro do Sul com certeza eles têm toda razão sobre a segurança e realmente o nosso município nos povoados não temos segurança em nossos distritos e povoados.

Vale salientar que em todos os distritos e povoados que a 44º  companhia, comanda não dispõe de policias deixando assim seus moradores a mercê de marginais, sempre que procuro os comandantes que por aqui passam a alegação que é falta e efetivo.

E às vezes quando achamos policias para trabalharem nos finais de semana temos que pagar porque é no período de descanso dos mesmos.

A  44º  companhia de polícia abrange as cidades de Medeiros Neto, Itanhém, Lagedão, Ibirapuã e Vereda se alguém provar pra mim que em alguns dos distritos e povoados desses municípios tem policiamento, também se quiserem marcamos uma reunião com o comandante para que ele possa dar explicações melhores. Estou aqui à disposição para que possamos conversar CPM o comandante.

Ass. Prefeitura Municipal de Vereda. BA

Prefeito Dinoel Souza Carvalho

Em luto, povoado de Mar Grande recebe vítimas de naufrágio na Bahia



Agente funerário carrega corpo de Davi Gabriel, bebê de seis meses que morreu em naufrágio de lancha em Salvador - Edilson Dantas / Agência O Globo



SALVADOR - Dezesseis horas após ter embarcado com a mãe na lancha que naufragou em Salvador, Davi Gabriel, de apenas seis meses de idade, uma das 18 vítimas fatais do naufrágio, atravessou pela última vez a Baía de Todos os Santos de volta para casa. Um ferry boat, que partiu do Terminal Marítimo de Salvador às 22h desta quinta-feira, levou o corpo do menino, que acabou virando símbolo da tragédia ao ser fotografado nos braços de um socorrista. Davi e Ivanilda Gomes da Silva, de 70 anos — vítimas mais jovem e mais idosa do acidente — chegaram à Ilha de Itaparica após uma hora de travessia, no mesmo carro funerário. Eles serão enterrados em Mar Grande, um povoado praiano do município de Vera Cruz.

O vilarejo, onde vive a maioria das pessoas que estavam na embarcação, está em luto. A maior parte do comércio fechou as portas durante todo o dia. Nesta sexta-feira, a expectativa é de mais comoção por causa dos velórios e enterros. No cemitério da cidade, houve reforço de homens para abrir as valas onde os corpos serão sepultados. Aos poucos, à noite, equipes de reportagem de outras cidades e estados chegavam para as cerimônias de despedida que acontecerão ao longo do dia.

O menino Davi está sendo velado na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Mar Grande na manhã desta sexta-feira. Ele seguia com a mãe para uma consulta médica quando entrou na lancha às 6h30 de quinta-feira rumo a Salvador. A travessia duraria cerca de 45 minutos. Mas a embarcação virou no mar pouco mais de dez minutos após a partida.

Davi caiu na água e foi resgatado por um dos tripulantes, tentou ser reanimado mas não resistiu. Ele era o filho mais novo de três irmãos. A mãe, Ana Paula, que sobreviveu ao acidente, está em choque, segundo parentes.

PUBLICIDADE

Familiares têm evitado entrevistas. O avô de Davi é conhecido por sair pelo povoado vendendo pastéis numa cesta, relataram moradores ao GLOBO. O pai da criança trabalha num hortifruti no vilarejo.

Outra criança, Darlan, de dois anos, também morreu na tragédia, assim como sua mãe e avó. Ele também era de Mar Grande e foi velado casa.

— Foi uma correria danada isso aqui. O comércio todo fechou. Nunca vi uma tragédia como essa aqui — disse o taxista Roberto Andrade.

Na noite de quinta, moradores comentavam que uma criança sobrevivente da tragédia estaria na unidade de saúde do povoado sem identificação e durante todo o dia ninguém teria ido procurar por ela. O GLOBO não conseguiu confirmar a informação com a Secretaria de Saúde da cidade.

O padre da igreja de Mar Grande, Arenilton Vilarindo, usou uma rede social para confortar familiares das vítimas e moradores: “A ilha amanheceu triste. Hoje (quinta-feira) pela manhã, quando abria a igreja para a adoração ao Santíssimo Sacramento, fui surpreendido com a notícia da tragédia do naufrágio. Pessoas que estavam fazendo a travessia para realizar seus compromissos diários foram surpreendidas por essa tragédia. 

Há momentos na vida que as palavras são insuficientes para explicar tamanha situação. É triste ouvir o choro, o pranto de tantas famílias que perderam seus entes queridos. Estamos em oração por todos os que partiram e pelos que tiveram a graça de sobreviver deste acidente”, escreveu o religioso.

PUBLICIDADE

Segundo a dona de uma barraca de lanches em frente ao terminal das lanchas, chovia e ventava bastante na manhã do acidente. Ela faz a travessia toda semana para comprar mercadoria para sua barraca e disse que nunca se sentiu insegura nas embarcações.

— Pelo que a gente ouviu o que ajudou a lancha a virar foi todo mundo ter ido ao mesmo tempo para um lado só do barco para se proteger da chuva. A onda bateu e ele virou. Não parece ter sido um problema da lancha que causou o acidente. Vou continuar usando toda semana — disse a comerciante, que não quis se identificar.

Bebê de seis meses é socorrido após naufrágio de lancha em Salvador, mas não sobrevive - Xando Pereira/A Tarde / Agência O Globo

Por enquanto, o serviço de travessia está suspenso para que sejam feitas as buscas de corpos e a perícia na lancha./G1BA

ESTÁ TUDO BEM: Ana Carolina sofre acidente ao colidir com caminhão em estrada do Rio


Resultado de imagem para Ana Carolina

A cantora Ana Carolina andava de carro na avenida Washington Luiz, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, quando seu veículo colidiu com um caminhão que carregava pães na estrada, de acordo com informações do colunista Leo Dias.

O acidente teria acontecido perto de uma casa de shows da região, na madrugada dessa quinta-feira (24). Apesar disso, não foi nada grave e ela sofreu apenas um arranhão na lateral e ficou dentro do carro até que seu escritório enviasse um novo veículo.


Agora, a namorada de Letícia Lima passa bem, sem grandes ferimentos. Ela já acalmou os fãs, explicando que a batida foi de leve, quase não sendo considerada um acidente, já que apenas arranhou o carro e não houveram pessoas feridas.

ITAMARAJU | Mulher é presa acusada de participação em homicídio


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, selfie e close-up

A polícia militar da 43ª CIPM conseguiu efetuar a prisão de uma mulher no período noturno desta quinta-feira (24), acusada de matar o companheiro no distrito de Montinho, pertencente ao município de Itabela.

Denúncias levaram os militares a uma moradia, onde a acusada estava homiziada. Possibilitando a rendição de uma mulher identificada pelo prenome de Sandra, acusada de possuir participação no homicídio do companheiro, ocorrido no distrito de Montinho no último dia 12 de agosto.

Sandra relatou que após o crime acabou fugindo para Itamaraju, a acusada foi encaminhada para a delegacia das Polícia Civil. O delegado substituto de Itabela, Drº Carlos Enes já foi informado sobre a prisão da homicida.


A mulher prestará depoimento às autoridades policiais e ficará a disposição da justiça./IN

Dia do Soldado: Em sessão solene a Câmara de Mucuri homenageia Polícia Militar



Mucuri: Nesta sexta (25), o país inteiro comemora o Dia do Soldado. A Câmara de Mucuri se antecipou a essa data e realizou uma sessão solene em homenagem à Polícia Militar nesta terça-feira (22). Sob o Projeto de Decreto 005/17, aprovado por todos os vereadores, a Câmara entregou uma Menção Honrosa à 89ª CIPM e à Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica (CIPE).

A Menção é um reconhecimento honorífico pelos relevantes serviços prestados ao município de Mucuri. O Major PM Anilton Silva de Almeida, que comanda a 89ª CIPM, recebeu das mãos do Presidente da Casa, o vereador "Zé do Boi" (PMDB), a menção honrosa. Em seguida foi a vez do Capitão PM Abrahão Farias, representando  CIPE – Mata Atlântica, também receber a menção das mãos do Vereador Aguinaldo dos Sem Teto (PT).


A 89ª CIPM foi oficialmente criada em 15 de abril de 2015, através da Lei nº 20.8840, de 2014, sancionada pelo então Governador da Bahia, Jaques Wagner. Tendo sua sede no distrito de Itabatã, a Companhia Independente abrange suas operações em todo o território dos municípios de Mucuri e Nova Viçosa. São 84 profissionais, sob o comando do Major Anilton.

A CIPE – Mata Atlântica foi criada pela Lei Estadual n° 9.002, em 29 de janeiro de 2004, com o nome CAEMA (Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica), nomenclatura alterada no ano de 2009 por questões organizacionais. A CIPE é uma unidade especializada da Polícia Militar da Bahia, que há dez anos atende demandas relevantes de segurança nos 21 municípios do extremo-sul baiano. Apoia as unidades de policiamento ordinário da região, bem como o poder judiciário, estabelecimentos prisionais e a sociedade civil como um todo.


Na mesma noite, a Câmara concedeu à Subtenente PM, Betânia Carlinda Silva Soares, a Comenda Marieta de Azevedo Gazzinelli, um título especial concedido exclusivamente a mulheres com relevantes trabalhos prestados ao município de Mucuri.Liberdadenews

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ex-prefeito de Itamaraju denunciado ao MPE por irregularidades em transporte escolar



Resultado de imagem para Manoel Pedro Rodrigues Soares


O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (24/08), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, para que se investigue prováveis atos ilícitos praticados na contratação de serviços de transporte escolar destinados aos alunos da rede pública municipal, ao custo efetivo de R$6.131.817,00, no exercício financeiro de 2015. A decisão foi aprovada por unanimidade e o conselheiro relator, Plínio Carneiro Filho, ainda multou o gestor em R$30 mil.

A prefeitura contratou, por meio de pregão presencial, a empresa LOKA’S – Serviços de Limpeza, Construção e Transporte para a prestação de serviço de transporte escolar, por R$5.904.900,00, e, posteriormente, firmou aditivo ao contrato no valor de R$71.010,00, totalizando uma despesa de R$5.975.910,00. Contudo, equipe técnica do TCM apurou que o desembolso total com a empresa alcançou nada menos que R$6.131.817,00.

A relatoria considerou irregular o pagamento a mais de R$155.907,00, vez que não foi apresentado qualquer processo licitatório para a despesa. E considerou um exagero a elevação dos gastos com transporte escolar, que saltou de R$5.270.329,03, em 2014, para R$6.131.817,00 em 2015, sem qualquer justificativa. Além disso, foi identificada a ausência de prévia reserva de dotação orçamentária para as despesas pactuadas no contrato, bem como qualquer informação sobre a quantidade total de alunos transportados e os percursos percorridos.

Também foi constatada a utilização de veículos inadequados, ou seja, ônibus sucateados, com 25 anos, 22, 16 e 15 anos de fabricação, e a não comprovação de condutores com a habilitação adequada – categoria “D” – e curso de especialização para condução de veículos escolares./TCM

Cabe recurso da decisão.

Promotor de eventos de Guaratinga é preso em Eunápolis após mandado de prisão


A imagem pode conter: 1 pessoa

Na manhã desta quarta-feira (23), o promotor de eventos Hilquias Dias dos Santos, natural de Guaratinga foi preso pela Polícia Civil em Eunápolis, através de um mandado de prisão assinado pelo juiz de direito, Dr. Rodrigo Quadro de Carvalho.

De acordo com o Delegado Dr. Hermano Costa, o promotor de eventos não foi encontrado na cidade de Guaratinga e na manhã desta quarta-feira (23), o mesmo foi localizado na casa de sua irmã no bairro Centauro em Eunápolis onde foi realizada a prisão.

Ainda de acordo com o delegado, o mandado de prisão corresponde a um processo que já tramita na vara crime da comarca de Guaratinga há algum tempo.


Hilquias se encontra preso no Complexo Policial de Eunápolis a disposição da justiça./ VIA41

23 o número de mortos: Salvador: naufrágio de embarcação com 130 pessoas


Sobe para cinco o número de mortos em naufrágio próximo a Salvador; 130 estariam na embarcação


Equipes de resgate fazem buscas de vítimas do acidente marítimo que aconteceu nesta quinta-feira (24), na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Uma embarcação que transportava cerca de 130 passageiros virou durante a travessia entre Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e Salvador. Segundo a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), o acidente ocorreu por volta de 8h.

Subiu para 23 o número de mortos, informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que repassou o número da Capitania dos Portos. O Governo do Estado da Bahia decretou luto oficial de três dias.

Teriam sido resgatadas, até o momento, 21 pessoas com vida. A coordenação do Samu informou que os resgatados com vida não serão mais levados para Salvador, serão encaminhados para cidades próximas. Somente casos graves devem ser atendidos na capital.

De acordo com o órgão, equipes da Polícia Militar, do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas até o local para dar suporte na busca pelas vítimas. A Centel informou ainda que embarcações particulares auxiliaram nos primeiros resgates. Agentes dos órgãos de Defesa e Resgate enfrentam dificuldades devido aos fortes ventos.

Equipes fazem resgate das vítimas do naufrágio em Salvador. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que a embarcação já foi resgatada e os órgãos continuam auxiliando no resgate de vítimas. A avaliação da lancha será feita pela Marinha. Ela analisará a regularização da embarcação e se operava com número de passageiros acima do permitido. A Secretaria de Segurança Pública informou que um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.

Em nota, o prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou o ocorrido. "Neste momento de profunda dor, presto minha solidariedade às vítimas e seus familiares e, ao mesmo tempo, informo que todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar no atendimento social, psicológico e nos primeiros socorros às pessoas", disse ACM Neto.

O governador da Bahia Rui Costa também manifestou solidariedade às vítimas e suas famílias. “Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública. Deus está conosco neste momento difícil e confiamos no empenho das equipes de resgate", declarou.

Busca por informações

No Terminal Marítimo de Salvador, parentes das vítimas se aglomeram em busca de informações. Alguns reclamam que ainda têm dificuldades em confirmar se parentes estavam na embarcação que naufragou.

A costureira Rosa Maria conta que demorou para conseguir a confirmação da morte da sobrinha, Alessandra Santos. "Ela tem uns 40 anos e não resistiu, foi achada morta na praia, mas o marido dela foi encontrado com vida e socorrido. Eles nos recebem aqui e nos levam para o fundo do terminal para que a imprensa não veja a falta de informação", diz.

Situação da lancha

Um dos membros da Associação em Defesa dos Passageiros, José Batista Lima, disse que moradores da Ilha de Itaparica já haviam relatado as péssimas condições das lanchas e a falta de fiscalização.

Equipes fazem resgate das vítimas do naufrágio em Salvador


"Os moradores da ilha pediram nosso apoio e eu iria para lá no sábado, para averiguar a situação das lanchas e fazer um ofício às autoridades competentes. Os moradores me diziam que se houvesse fiscalização isso não aconteceria, porque a lancha estava em estado muito ruim", disse/Agência Brasil

Jucuruçu: a Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido


Resultado de imagem para Coelba informa



CONFORME DADOS ABAIXO: 
DIA 24/08/2017
DAS 10:15 ÀS 16:15 : HS.
JUCURUÇU - BA 


Serão atingidos os seguintes locais:

Rua da balança, fazenda Jesuíno da Rocha. (11 consumidores) município: Jucuruçu:

Bairro: Jucuruçu / rural o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.


A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Flamengo e Cruzeiro farão a final da Copa do Brasil 2017

Resultado de imagem para Flamengo e Cruzeiro



COPA DO BRASIL: Cruzeiro e Flamengo vão decidir o título de 2017

Cruzeiro venceu o Grêmio no tempo normal (1 a 0) e depois ganhou nos pênaltis (3 a 2). Flamengo venceu o Botafogo.


Campinas, SP, 23 (AFI) – Cruzeiro e Flamengo vão disputar o título da Copa do Brasil de 2017. Os grandes campeões garantiram suas vagas na decisão, nesta noite, quando foram disputados os jogos de volta das semifinais.


O Mengão é tricampeão e poderá se igualar ao Cruzeiro que é tetra. Mas se o time mineiro levar o título, então vai se igualar ao Grêmio, único pentacampeão da história de 21 edições da competição.

ARENAS LOTADAS

Os dois jogos reuniram mais de 50 mil pessoas cada um. No Maracanã, a torcida do Flamengo foi maioria - 85% - e viu a vitória por 1 a 0, com gol de Diego na parte final do jogo. No jogo de ida, no Engenhão, houve empate sem gols.

No Mineirão, no tempo normal, o Cruzeiro devolveu a derrota por 1 a 0 sobre o Grêmio, com gol de cabeça de Hudson. A definição foi para os pênaltis e deu Cruzeiro, por 3 a 2.

FINAIS EM FERIADOS

As datas das finais estão definidas pela CBF: serão disputadas em dois feriados, dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, e dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Os mandos de jogos serão definidos, nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, na sede da CBF no Rio de Janeiro. Com sorteio ao vivo, afinal não há o que esconder.
TÍTULOS DE CADA SEMIFINALISTA

O Grêmio foi o primeiro campeão da competição, em 1989, e é o atual detentor da Copa (2016). Neste meio tempo levou o título em 1994, 1997 e 2001.

O Cruzeiro levou quatro vezes o título para a Toca da Raposa: 1993, 1996, 2000 e 2003.

O Flamengo já foi três vezes campeão: 1990, 2006 e 2013.

Flamengo e Cruzeiro farão a final da Copa do Brasil 2017


O Botafogo só chegou perto, sendo vice-campeão em 1999 quando o campeão foi o Juventude, então dirigido por Tite, atual técnico da Seleção Brasileira.

"Bala nos PM": Traficante que fez pichações escondia drogas no cesto de fraudas da filha




Teixeira de Freitas: No fim da tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, o SOInt levantou informações de que um jovem estaria realizando o tráfico de drogas em sua residência, localizada na Rua Ayrton Sena, no Bairro Santa Rita. Então, uma guarnição do PETO se deslocou até o local, onde um cerco foi montado e o suspeito abordado. O mesmo foi identificado como sendo um adolescente de 17 anos de idade, que é apontado como principal traficante do local, e vinha desafiando a Polícia, com pichações e provocações, como a encontrada na porta, que dizia "Bala nos PM".

Os militares então realizaram buscas na residência do suspeito, e dentro do cesto de fraudas da filha do acusado, foram encontradas 66 pedras de "crack", embaladas e prontas para comercialização; 16 buchas de "maconha" e 01 pedra bruta de "crack". Já em um dos quartos foi encontrada 01 barra de maconha e 03 folhas com anotações da venda de drogas. Questionado sobre a venda de drogas, o acusado disse que as drogas era dele e que ele vem realizando o tráfico de drogas há algum tempo.

O adolescente foi apreendido e, juntamente com as drogas, foi conduzido à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Andressa Carvalho. Além das drogas, foi apreendida a quantia de R$ 100,00 (cem reais). A delegada ouviu os militares, que confirmaram que o suspeito é um velho conhecido na prática, e que ele já foi apreendido algumas vezes, sempre pelo mesmo crime. Na noite desta quarta-feira, a delegada solicitou a presença dos responsáveis pelo adolescente infrator, que será ouvido e indiciado por crime análogo ao tráfico de drogas.

As drogas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas e o caso será encaminhado ao Ministério Público./LiberdadeNews

Integrantes do MST ocupam fazenda no extremo sul da Bahia


Resultado de imagem para Integrantes do MST ocupam fazenda no extremo sul da Bahia


Cerca de 150 famílias do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam, no último final de semana, uma área que pertence ao Conjunto de Fazendas São Francisco, na região da Cascalheira, cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. De acordo com os ocupantes, a área está abandonada há 10 anos, após a morte do proprietário. A ocupação continua nesta quarta-feira (23), e segundo os Sem Terra, eles permanecerão lá por tempo indeterminado.

“São 1.320 hectares. É uma área que não cumpre função social. Só tem dois caseiros empregados”, disse o líder do MST na região, Uelton Pires. Ele afirma que um advogado da fazenda se apresentou ao grupo que ocupa o local e tem interesse de negociar sobre a ocupação. Foi marcada uma reunião em 15 dias para discutir o assunto.

Cerca de 40% dos 1.320 hectares do conjunto de fazendas são compostos por área de reserva, uma mata nativa associada ao plantio de cacau, mas os ocupantes garantiram que vão proteger a Mata Atlântica e as nascentes.

Os manifestantes não ocuparam a sede, e permitiram que os dois caseiros continuassem morando no local. Eles disseram que querem usar a área de pastagens para o plantio de hortaliças, frutas e verduras. Os integrantes do movimento querem que o Incra vá até o local cadastrar as famílias e vistoriar a terra para que seja incluída como assentamento.


Procurada pela reportagem, a Superintendência Regional do Incra na Bahia disse que não foi oficialmente comunicada sobre o ocorrido. O órgão afirmou ainda que imóveis rurais ocupados não podem passar por ações do Incra conforme Decreto 2.250/1997, que impede qualquer ato da autarquia no prazo de dois anos a contar da data de sua desocupação./G1 BA

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Teixeira: Pastores agridem ex-namorada do filho que usava Facebook da igreja para "flertar"





Teixeira de Freitas: O Plantão da Polícia Civil de Teixeira de Freitas iniciou as investigações de um caso envolvendo um casal de pastores da Igreja Assembléia de Deus, Ministério União do Avivamento, que teria agredido de forma covarde, uma adolescente que teria um envolvimento amoroso com o filho do casal, um adolescente, que usava a página da Igreja no Facebook para "flertar" e cantar a possível vítima. O inquérito foi instaurado pelo delegado Maderson Souza Dias, que já iniciou oitivas e teve informações do que de fato aconteceu. E ao que tudo indica, as agressões aconteceram dentro da igreja, localizada na Rua Cosme de Farias, via de acesso ao Bairro Colina Verde.

 

Segundo o delegado, o caso aconteceu no dia 20 de agosto, onde a jovem tentou conversar com o filho dos pastores, que teriam descoberto o caso, e como o jovem já estava com outra pessoa, isso teria irritado os pastores. O casal de pastores já foram identificados, sendo eles Jorge Souza da Silva, que seria pastor e presidente da igreja, e sua esposa, Silvani Silva. Segundo informações de uma testemunha, a atual namorada do jovem segurou a vítima, que foi agredida pelo pastor Jorge e sua esposa Silvani. Segundo a polícia, as agressões foram motivadas após a vítima tentar conversar com o filho dos pastores na igreja, o que não foi possível.

 

Então, ao tentar conversar com a atual namorada do rapaz, houve as primeiras trocas de ofensas e em seguida agressões. Nossa equipe encontrou a vítima, que apresenta diversos ferimentos pelo corpo, mas, ela não quis gravar entrevista. Porém, em conversa com nossa equipe de reportagem, ela confirmou o fato e disse que estava horrorizada com a situação. Na noite da última segunda-feira, o delegado ouviu outra testemunha do caso, e poderá encaminhar o caso para a DEAM.

 

Nossa equipe teve acesso às conversas dos jovens, que aconteceram através da página da Igreja no Facebook. As conversas mostram as cantadas e promessas do filho do casal de pastores, e depois que o caso foi descoberto, mostra as ofensas. Segundo Maderson, as provas são claras que a jovem foi agredida e humilhada na igreja, e ainda disse que a mesma foi acusada de ser uma espécie de demônio (pomba gira), que estava tentando fazer o "jovem inocente" pecar, mas, as conversas mostram que havia interesse mútuo.

 

Nossa equipe esteve na sede da igreja, mas, estava fechada. Segundo a Polícia, o casal de pastores e o filho serão intimidados para prestarem depoimentos acerca do caso. A jovem foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, onde foi submetida a exames. Nossa equipe acompanha o caso desde a última segunda-feira, e aguardará o desenrolar dos fatos, que poderão terminar com o indiciamento dos autores por lesão corporal./LiberdadeNews

Centro de Monitoramento de Desastres Naturais emite alerta para Itamaraju



Resultado de imagem para município de Itamaraju


O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu nas primeiras horas de quarta-feira, (23), um alerta moderado de risco de deslizamentos  para o município de Itamaraju.

Segundo o órgão, os índices pluviométricos altos nas últimas horas, acumulados de chuva dos últimos dias, indicam probabilidade moderada de deslizamento ou inundação, podendo ainda ocorrer deslizamento de terra e alagamentos.

No alerta, o Cemaden relata que as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de encostas de alta declividade, com taludes de corte e aterro, trincas, degraus de abatimento e histórico de deslizamentos. Moradias de alta vulnerabilidade, lançamento de águas servidas, lixo lançado nas encostas e ausência de drenagem superficial potencializam a ocorrência de movimentos de massa. Esta situação associada à precipitação acumulada e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.

Os acumulados de precipitação nas últimas 24 horas no município são de até 55 mm, agravados com o fato da previsão meteorológica indicar continuidade das chuvas ao longo do dia.

No documento, o órgão mapeia as áreas de risco e estima que  2152 pessoas em 538 moradias estejam expostas ao risco alertado.

DEFESA CIVIL

Embora a Câmara de Vereadores de Itamaraju tenha aprovado no dia 18 de março de 2014 o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil, o projeto nunca saiu do papel.

Há anos, a CNM vem incentivando os Municípios a criarem sua defesa civil local. A medida se torna ainda mais importante, a fim de viabilizar a obtenção de recursos para ações emergenciais de defesa civil. De acordo com a legislação vigente no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), os Municípios não são obrigados a instituir defesa civil local. No entanto, a atual legislação federal obriga que se tenha o órgão para o recebimento de tais recursos.

A Confederação alerta que as administrações municipais que não possuem defesa civil legalmente instituída, ao serem acometidos por desastres, enfrentarão sérias dificuldades para obter recursos financeiros para execução de obras de reabilitação e recuperação das áreas afetadas. Isso porque a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) é o órgão legal para recebimento de recursos para ações emergenciais de prevenção, preparação reabilitação e recuperação.

A criação da defesa civil é de competência legal do prefeito, por meio de decreto municipal devidamente assinado e publicado no diário oficial do Município, assim como a expedição de portaria contendo a nomeação dos respectivos membros: coordenador municipal, secretário executivo, agentes administrativos etc. Os cargos podem ser de livre nomeação e exoneração. Compete ao Município definir a sua estrutura de acordo com sua realidade local.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, trabalha com duas modalidades de transferências de recursos: transferências voluntárias ou convênios e transferências obrigatórias.

Os convênios ou transferências voluntárias são formalizados exclusivamente com orçamento oriundo de emendas parlamentares e realizados por meio do Portal de Convênios/SICONV, conforme disciplinado na Portaria Interministerial nº 424 de 30 de dezembro de 2016.

As transferências obrigatórias são realizadas a estados e municípios em situação de emergência/SE ou estado de calamidade pública/ECP. Essa modalidade atende aos entes, de forma complementar, em ações de resposta e recuperação, conforme estabelecido na Lei Federal nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010.

Homem é preso por matar o pai a marteladas para roubar R$ 15 mil reais




Foi preso nesta terça-feira, 22 de agosto, um homem de 40 anos, suspeito de matar o próprio pai, de 64 anos, a marteladas para lhe roubar R$ 15 mil reais.

O crime ocorreu no dia 17 de julho na cidade de Juazeiro, mas a prisão do homem foi realizada na cidade de Santa Maria da Boa Vista no sertão de Pernambuco para onde ele fugiu após golpear o pai na cabeça.

O pai do suspeito chegou a ser socorrido para o Hospital de Traumas de Petrolina, cidade pernambucana vizinha a Juazeiro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de 14 dias depois.

A polícia informou que o suspeito também ameaçou a mãe de morte. Ele estava morando com ela em Pernambuco, após ter atacado o pai e fugido.

“A quantia ainda não foi encontrada, mas temos provas robustas de que foi ele o autor. Já pedimos a prisão preventiva, que foi concedida pelo juiz. As informações que chegaram até nós é que ele tinha vários desentendimentos com o pai. Na oportunidade [quando foi preso], ele disse que ia fazer com a mãe o mesmo que tinha feito com o pai”, explicou a coordenadora regional de Polícia Civil de Juazeiro, Lígia Nunes.

O homem negou que tenha roubado a quantia. Ainda não se tem detalhes do que a mãe do suspeito disse a polícia. As investigações para saber o paradeiro do dinheiro continuam. O suspeito continua preso em Juazeiro à disposição da justiça./Globo.com

VIOLANDO A LEI: Ex-presidente da Câmara de Itamaraju é denunciado ao MPE


A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up


O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (22/08), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-presidente da Câmara de Itamaraju, Francisco Carlos Barbosa Silva, para que se apure a provável prática de ato de improbidade administrativa, tendo em vista a emissão de cheque pré-datado em benefício próprio, no valor de R$6.500,00, ao final do ano de 2016, para compensação em janeiro de 2017 a título de “adiantamento de subsídio”.

O voto do relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho – acompanhado pelos demais conselheiros presentes à sessão – determinou que a atual presidência da câmara promova o desconto do valor citado dos vencimentos do vereador. E aplicou multa de R$1 mil ao ex-presidente.

Na apuração da denúncia apresentada pelo radialista Amintas de Jesus se constatou que, apesar de ter prestado contas, alegando a inexistência de restos a pagar no mês de dezembro de 2016 para o exercício seguinte, Francisco Carlos Silva emitiu um cheque pré-datado, em seu próprio nome, datado para 21/12/2016, que foi compensado apenas em 23/01/2017. O cheque foi emitido sob o frágil argumento de adiantamento, sem qualquer previsão legal.

“A conduta do gestor em não observar os procedimentos para pagamento das despesas públicas e a infidelidade na elaboração das peças contábeis evidencia enorme prejuízo à transparência das contas públicas, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal e frustrando o exercício do controle externo exercido pelos órgãos competentes”, observou o conselheiro relator.


Na investigação apurou-se também que o gestor emitiu, no mês de setembro de 2016, cheque no valor de R$4 mil, tendo como beneficiário o vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, a título de adiantamento, sem a devida provisão de fundos. Além dos prejuízos causados pelas taxas de devolução do cheque, “houve a ridicularização do ente público perante a comunidade local como emitente de cheque sem fundos, o que demonstra a inoperância do setor contábil, da tesouraria e do controle interno” – destacou o relator./TCM

Senador Collor vira réu em processo da Lava Jato no STF


Resultado de imagem para Senador Collor


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (22), por unanimidade, denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Fernando Collor (PTC-AL). Ele é acusado dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a decisão, Collor vira réu nas investigações da Operação Lava Jato.

A PGR acusa o parlamentar de receber R$ 29 milhões em propina pela suposta influência política na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, além de Collor, estão envolvidos no suposto esquema a mulher do senador, Caroline Collor, e mais seis acusados que atuavam como “operadores particulares” e “testas de ferro” no recebimento dos valores.


Os ministros  Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello seguiram o voto do relator, Edson Fachin, de acordo com a Agência Brasil. Sem entrar no mérito das acusações, que serão analisadas ao fim do processo, Fachin entendeu que a denúncia contém os indícios legais que autorizam a abertura de ação penal contra o senador.

A denúncia afirma que o senador comprou carros de luxo com o dinheiro da suposta propina. Entre os veículos estão um Lamborghini, avaliado em R$ 3,2 milhões, uma Ferrari (R$ 1,4 milhão), um Bentley e duas Land Rover. Em julho de 2015, os carros de luxo foram apreendidos na residência particular do senador em Brasília, conhecida como Casa da Dinda.


O defensor de Collor sustentou durante o julgamento que não há provas de que o parlamentar teria recebido dinheiro desviado. Para o advogado Juarez Tavares, não há ato de ofício que possa comprovar contrapartida por parte do senador para receber a suposta propina./BNews

Juiz determina prisão de duas irmãs por ameaçarem jurada




Eunápolis – Nesta segunda-feira (21), as irmãs Joelma dos Santos Rodrigues de 25 anos e Noelma dos Santos Rodrigues de 28, foram presas por determinação do Juiz Otaviano Andrade Sobrinho no Fórum de Eunápolis, após ameaçarem uma jurada.

A jurada identificada por Dagmar de Jesus Ferreira Souza, alegou que foi abordada pelas irmãs dentro do fórum que disseram que lhe conhecia e que ela estava ali para condenar o irmão delas. Em um outro momento na área externa do fórum onde um segurança presenciou a situação, as irmãs voltaram a ameaçar a jurada dizendo que iriam “pegar” a mesma e proferiram palavras de baixo calão.


O juiz tomou conhecimento da situação e em seguida determinou a prisão das irmãs que foram conduzidas para o Complexo Policial, onde foram autuadas em flagrante pelo crime de coação no curso do processo, previsto no Art.344, 140 e 147 do Código Penal Brasileiro./via41

Suspeito de esfaquear grávida no Vila Isabel se entrega em Teixeira de Freitas



Suspeito de esfaquear grávida no Vila Isabel se entrega em Teixeira de Freitas

O principal suspeito de ter dado 15 facadas numa grávida que estava de seis meses na época do crime, moradora do bairro Vila Isabel, está preso em Teixeira de Freitas. Cléber Riquilino Silva, de 28 anos, se entregou voluntariamente na delegacia da cidade baiana na manhã desta sexta-feira (18).

A informação foi confirmada pelo titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Linhares (DCCV), delegado André Jaretta. A vítima ficou internada por vários dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Rio Doce e perdeu o bebê dias depois. O crime foi registrado em novembro do ano passado.

De acordo com Jaretta, o alvo de Cléber era o marido da grávida, mas como ele conseguiu escapar pelo telhado da residência onde moravam no Vila Isabel o suspeito desferiu covardemente as 15 facadas na vítima e fugiu em seguida. O mandado de prisão de Cléber, segundo Jaretta, havia sido expedido pela 1ª. Vara Criminal de Linhares logo após o término das investigações. Ele responderá pela tentativa de homicídio e pelo aborto causado pelas agressões./sitedelinhares

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.