Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de janeiro de 2024

Homem é morto a tiros por dupla em moto no Bairro Planalto II em Medeiros Neto

Medeiros Neto: Um homem de 33 anos foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (26) no Bairro Planalto II, em Medeiros Neto. Segundo a polícia, ele foi perseguido por dois criminosos em uma motocicleta não identificada e baleado seis vezes na face, no tórax, nas costas e nos braços. 

A vítima foi identificada como Leonardo de Souza, conhecido como "Nardo". Ele chegou a ser atendido pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi removido pelo servidor público Sidney Neves e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para necropsia. A família deve receber o corpo para sepultamento nas próximas horas. 

A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. A polícia informou que as investigações ficarão a cargo do delegado titular, Júlio Telles, e sua equipe. Qualquer informação que possa ajudar a esclarecer o caso pode ser repassada à polícia pelo telefone (73) 3296-2555./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Duplo homicídio: bandidos invadem casa e matam mãe e filho

Eunápolis: No bairro Santa Lúcia, em Eunápolis, mãe e filho foram assassinados durante uma invasão domiciliar na madrugada deste sábado (27). Eunice Gomes dos Santos, de 74 anos, e Lucas Gomes Santos, de 35, foram executados a tiros por um grupo de aproximadamente quatro bandidos fortemente armados. 

Os criminosos, com os rostos encobertos, arrombaram a residência localizada na Rua Monte Serrat. Segundo relato do marido de Eunice e pai de Lucas, que estava na casa, mas não foi ferido, a quadrilha buscava especificamente por Lucas. 

Quando os bandidos encontraram Lucas, Eunice tentou proteger o filho, abraçando-se a ele, mas ambos foram baleados e mortos no local. 

Lucas, segundo informações do pai, estava envolvido com uma facção criminosa e havia se mudado para Fortaleza há quatro anos devido a ameaças. Ele retornou a Eunápolis três meses atrás, mas ainda era alvo de ameaças. 

Eunice e o marido eram pastores evangélicos e mantinham uma igreja na garagem da casa. No local do crime, a polícia recolheu cápsulas de diferentes calibres, incluindo de espingarda calibre 12. A investigação está em andamento para identificar e capturar os responsáveis pelo duplo homicídio./Radarnews

Sem energia elétrica em casa, mãe acende vela e causa incêndio, e seu filho inala bastante fumaça no distrito de Coqueiro

Imagem ilustrativa 

O município de Jucuruçu já tem mais de 4 dias que quando chega a noite a energia vai embora deixando a população ás escuras, e muitos tem que recorrer a utilizar velas para clarear o ambiente! 

Pois justamente por conta da bendita vela acesa, o distrito de Coqueiro quase teve uma tragédia. Pois uma moradora utilizava uma vela na cadeira e as chamas passaram para o sofá onde tava perto da cadeira, quando rapidamente as chamas se espalharam pela casa toda.

Uma criança que tava no quarto dormindo quase teve sua vida interrompida por conta do incêndio, um morador se enrolou em um cobertor e salvou a vida da criança, que infelizmente ainda inalou fumaça, mais rapidamente a família trouxe ao hospital da cidade e passa bem. 

A família perdeu tudo entre bens materiais, mais salvou o maior bem precioso. Que é a vida. Agora vem a pergunta. Até quando essa empresa da Coelba vai continuar com essa falta de respeito com a população. Será que a população vai continuar todas as noites sem energia elétrica. Se tivesse energia na casa dessa família, com certeza não precisaria de velas para poder iluminar o ambiente. 

Quem vai pagar os prejuízos dessa família. Alertamos toda população tenha muito cuidado onde que deixa a vela acesa. Evitem colocar perto de cama, sofá ou móveis acessíveis a chamas.

CUIDADOS BÁSICOS COM USO DE VELAS E LAMPARINAS 

Quando se trata de velas e lamparinas, todo cuidado é pouco, visando essa preocupação com a nossa população fizemos esse informativo com dicas básicas de segurança.

 Fique de olho

Se possível substitua velas por lanternas.

  1. Além de mais economia, o risco de incêndio também é menor;
  2. Não deixe velas acesas próximas à crianças ou animais.
  3. Crianças não têm malícia. Elas podem esbarrar na vela e dar início a um incêndio. Se possível sempre coloque as velas em local alto;
  4. Nunca deixe velas acesas perto das janelas com cortinas que podem voar com uma corrente de ar, e com isso provocar um incêndio;
  5. Não deixe velas próximas a materiais combustíveis, como cortinas, lençóis, ou estruturas de madeira. Lembre-se, basta um descuido para causar um acidente, acarretando em perdas que podem ser irreparáveis;
  6. Se precisar acender uma vela, fique alerta! Monitore sempre a vela acesa para que um descuido não traga maiores problemas;
  7. Apague a vela ao sair de casa ou na hora de dormir;
  8. Velas devem ser acesas sobre recipientes não inflamáveis e longe de materiais combustíveis;
  9. A vela deve ser colocada num prato ou outro material incombustível com diâmetro suficiente para abriga-la caso a mesma caia, e de preferência, com um pouco de água dentro, fazendo com que a chama se apague ao cair;
  10. ATENÇÃO: nunca, jamais, coloque uma vela sobre um prato ou material de plástico

  11. Não permita que criança brinque com fósforos, isqueiros ou velas. Seja prudente.
  12. Ao prestarem atenção a todos esses detalhes, você e sua família estarão mais seguros!

Homem é assassinado a tiros no bairro Planalto II, em Medeiros Neto


Um homem de 33 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (26) em Medeiros Neto. A vítima foi identificada como Leonardo de Souza, mais conhecido como Nardo da Sete de Setembro. O crime aconteceu por voltas das 21h, na rua João Cardoso Araújo, fundos do escritório da Corcovado Granitos, no bairro Planalto II 

De acordo com relatos de testemunha a redação do MDD, ele foi perseguido por dois homens em uma moto sem identificação, que dispararam várias vezes contra ele. Ele foi atingido por seis tiros, na face, no tórax, nas costas e nos membros superiores. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar no local constatou o óbito. A Polícia Militar isolou a cena do crime e acionou a Polícia Civil para realizar a perícia. 

O corpo de Leonardo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do crime. A Polícia Civil vai investigar o caso./MDD

Vacinação contra dengue: 115 cidades da Bahia vão receber o imunizante, nenhuma cidade do extremos sul será contemplada


Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção. 

Uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a dengue, que será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Na Bahia, 115 cidades receberão o imunizante, elas fazem parte das regiões de saúde Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Jequié e Barreiras. 

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. 

Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024. 

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. 

Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas./gov

Chuva atinge a cidade de Santo Antônio do Jacinto

 Imagens - G1

Chuvas persistentes deixam Medeiros Neto em estado de alerta total

  

As intensas chuvas que assolam Medeiros Neto desde a última quarta-feira (24) lançaram a cidade em um estado de alerta total. O aumento contínuo dos níveis dos rios Itanhém e Água Preta já resultou no deslocamento de algumas famílias, deixando-as desabrigadas e criando uma atmosfera de apreensão entre os residentes das áreas ribeirinhas.

Chuvas persistentes deixam Medeiros Neto em estado de alerta total

A cidade enfrenta o temor de reviver os traumas de uma enchente ocorrida há dois anos, quando a força das águas trouxe consigo prejuízos incalculáveis. O crescimento constante dos rios está levando os moradores a buscar refúgio, abandonando suas casas com a esperança de evitar novos infortúnios. 

A prefeitura e a defesa civil encontram-se em alerta máximo, implementando medidas para conter os impactos das enchentes. O resgate e realocação de famílias que vivem em áreas de risco já estão em andamento, buscando mitigar as consequências da elevação dos níveis dos rios. No entanto, algumas famílias resistem em deixar suas residências nas margens dos rios, mesmo diante da iminência de novas inundações.

Chuvas persistentes deixam Medeiros Neto em estado de alerta total

O problema das enchentes em Medeiros Neto é recorrente, e a resistência à realocação é compreensível, pois muitas destas famílias estabeleceram laços profundos com suas comunidades ao longo dos anos. No entanto, é crucial reconhecer a urgência da situação e a necessidade de buscar soluções conjuntas.  

As alternativas habitacionais oferecidas pelo poder público visam garantir a segurança e o bem-estar das famílias, proporcionando um ambiente mais seguro e protegido contra os efeitos prejudiciais das enchentes.

Diante desse cenário crítico, é essencial que a comunidade, as autoridades locais e a população em geral unam esforços para enfrentar e superar os desafios impostos pelas enchentes. A prevenção, a educação e o apoio mútuo emergem como elementos cruciais para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas, garantindo a resiliência da cidade de Medeiros Neto diante das adversidades climáticas./bahiaextremosul

Nova Carteira de Identidade Nacional pode ser solicitada; veja como emitir o documento

 

O Estado de Rondônia iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em dezembro de 2023. O documento unifica possíveis números de registro que existam em cada um dos 26 estados do país e o Distrito Federal (DF), de acordo com a Lei Federal n°14.534 de 11 de janeiro de 2023, que estabeleceu o CPF, como número único da Carteira de Identidade Nacional. 

O uso do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o Registro Geral (RG) tem a emissão pelas Unidades da Federação (UF). 

Desta forma, o CPF passará a ser utilizado praticamente em todos os documentos, permitindo assim, que a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso a todas as informações de um cidadão, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros.

EMISSÕES 

De acordo com dados do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil (PC), até o momento, foram emitidas 11.200 Carteiras de Identificação Nacional em todo o Estado. Diariamente são disponibilizados 507 senhas para agendamento. 

O diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal, Alex Queiroz salientou que, a proposta da nova Carteira de Identidade Nacional “é aumentar a segurança da identificação dos cidadãos, melhorar os cadastros administrativos e diminuir fraudes no país”, evidenciou. 

Para solicitar a CIN, o Governo de Rondônia disponibiliza a plataforma “Portal do Cidadão”, para acesso e realização de agendamentos à emissão do documento. 

PORTAL DO CIDADÃO 

Pelo “Portal do Cidadão” é possível fazer agendamentos para emissão da nova CIN 

O Portal do Cidadão pode ser acessado pelo https://portaldocidadao.ro.gov.br/, para a realização de agendamentos online, que são feitos diariamente, com limite de senhas. Os atendimentos de cadastro e confecção da nova CIN, de forma presencial. 

A emissão da primeira via égratuita, direito garantido pela Lei Federal n° 7.116, de 29 de agosto de 1983. Na segunda e demais vias são cobradas taxas, com valores e regras estabelecidos pela Unidade de Federação (UF). 

Documentos exigidos para a expedição da nova Carteira de Identidade Nacional 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: 

  • Qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal;
  • Certidão de Nascimento original; (expedida nos últimos cinco anos);
  • Certidão de Casamento original (expedida nos últimos cinco anos);
  • Não será aceito documento de União Estável;
  • Se divorciado, apresentar Certidão de Casamento atualizada com averbação de divórcio;
  • Brasileiro Naturalizado apresentar o Certificado de Naturalização;
  • Comprovante de residência original.
  • DOCUMENTOS OPCIONAIS: 
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Cartão do SUS;
  • Título de Eleitor (em caso de maior de 16 anos);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Carteira Profissional;
  • Registro Militar;
  • PIS/Pasep;
  • Tipagem Sanguínea.
  • OBSERVAÇÕES:
  • CPF precisa estar regularizado junto à Receita Federal;
  • Evitar o uso de camisa branca para não coincidir com o fundo branco;
  • Durante o registro fotográfico, não usar óculos, acessório marcante ou maquiagem exagerada;
  • Os dados constantes na Certidão apresentada devem ser coincidentes com os registros existentes na Receita Federal;
  • Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – apresentar Laudo Médico, com CID;
  • A troca do RG antigo pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), bem como a emissão da primeira via desse documento, em formato físico (papel de segurança) e digital, será gratuita;
  • A substituição da Registro Geral pela nova Carteira de Identidade Nacional em formato físico (papel de segurança) e digital, poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032./msn

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Morre, aos 92 anos, o ex-vereador Eurico Amorim. Câmara de Itanhém decreta luto

Morreu nesta quinta-feira (25), aos 92 anos de idade, na cidade de Itanhém, o ex-vereador Eurico Souza Amorim. O velório ocorreu nesta sexta no Ginásio de Esportes da cidade, onde amigos, familiares e admiradores prestaram suas últimas homenagens a esse cidadão que faz parte da história política local. 

Eurico foi vereador em 1968, desempenhando um papel importante no Poder Legislativo da cidade. Em reconhecimento à sua importância para a história política da cidade a Câmara Municipal emitiu o Decreto Nº 001/2024, declarando luto oficial por três dias. 

O presidente da Câmara, Renato Correia, destacou a contribuição do ex-vereador para a construção do município e a relevância de sua história como cidadão influente./aguapretanews

Medeiros Neto se prepara para possíveis fortes alagamento nesta sexta-feira (26). Prefeito fez alerta; ouça áudio



A população da parte baixa de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, se encontra em alerta máximo na manhã desta sexta-feira (26), devido à possibilidade iminente de uma forte enchente. O prefeito Beto Pinto gravou um áudio, divulgado nas redes sociais, alertando os moradores sobre a situação crítica e recomendando a evacuação preventiva. 

A reportagem do Água Preta News tentou entrar em contato com o prefeito para obter mais detalhes, porém, não obteve sucesso até o momento. No entanto, o vereador Ermisvaldo do PT confirmou a veracidade do áudio e reforçou a urgência da situação. Ermisvaldo afirmou que o prefeito está buscando junto ao governo do Estado a construção de uma barragem para evitar futuros alagamentos. 

No áudio, Beto Pinto pede aos moradores da parte baixa da cidade que estejam atentos e, se necessário, se retirem de suas residências. O prefeito destacou que as chuvas recentes em Minas Gerais contribuíram para o aumento do volume d'água, chegando a cobrir a ponte da região conhecida como Fazenda Turmalina, por onde passa o Rio Itanhém. Ele também informou que a enchente deve atingir a cidade a partir das 10h desta sexta-feira. 

Além disso, o prefeito colocou todos os veículos do município à disposição da população para auxiliar na evacuação. Ele está em contato com prefeitos de cidades mineiras localizadas na nascente do Rio Itanhém, que em Medeiros Neto se junta ao Rio Água Fria, causando enchentes que já invadiu centenas de casas. Segundo Beto Pinto, as notícias vindas dessas cidades não são animadoras. 

Diante da possível situação crítica, o prefeito disse que acionou as secretarias de Obras, Educação e Assistência Social. A primeira disponibilizará todos os carros e maquinários necessários, a segunda está preparando escolas e áreas de esportes para receber possíveis desalojados, e a terceira dará assistência às famílias que precisarem deixar suas casas. 

O prefeito, que se encontra em Salvador, disse que já informou ao governo do estado sobre a situação e está retornando ao município ainda nesta manhã. A cidade enfrentou uma situação de alagamentos em dezembro de 2021, quando fortes chuvas deixaram mais de 2 mil pessoas desabrigadas. 

O vereador Ermisvaldo do PT reforçou o alerta do prefeito, pedindo à população que se prepare para um possível alagamento, lembrando os desafios enfrentados, em menor proporção nesta semana, enfatizando a importância da prevenção e evacuação imediata./aguapretanews

Deputada Cláudia Oliveira cobra solução para quedas de energia em Porto Seguro


 Diante das diversas e contínuas reclamações da população sobre as quedas de energia na cidade de Porto Seguro e distritos (Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva), a deputada estadual Cláudia Oliveira solicitou uma reunião, remotamente, com a empresa de Neoenergia Coelba para entender melhor a situação e cobrar da empresa a solução do problema. 

Estiveram presentes na reunião a superintendente regional Maria Helena, a gerente institucional, Patrícia Almeida, o supervisor operacional, João Paulo de Almeida e o coordenador de comunicação, Thiago Martins. 

De acordo com os diretores, a previsão da empresa, até o carnaval, é ampliar os circuitos de transformadores e subestações nos distritos com um sistema de reconfiguração automática que mapeia o circuito e remaneja a carga elétrica para outro circuito quando houver queda de energia. 

Na oportunidade, Cláudia frisou que Porto Seguro precisa de uma atenção maior, pois, além de ser a terceira cidade mais procurada do Brasil, também possui residências, escolas, hospitais, indústrias e hotéis que, por direito, merecem o funcionamento integral dos serviços de energia elétrica. 

“O nosso mandato está à disposição para intermediar as demandas da nossa população e cobrar respostas e ações que beneficiem a todos. Esperamos que em breve o problema seja solucionado”, finalizou a deputada. 

Também estiveram presentes na reunião a advogada Vanessa Alves, representando o Santuário Nossa Senhora d’Ajuda, empresários, redes de hotelaria e comerciantes; dr. Hélio Lima, procurador geral do município de Cabrália, e o ex-superintendente de iluminação pública da cidade, Bibi Ferraz./RADAR

Arraial d’Ajuda é eleito o destino mais acolhedor do mundo em 2024


Arraial d’Ajuda, no litoral sul de Porto Seguro, conquistou o título de destino mais acolhedor do mundo na 12ª edição do Traveller Review Awards, organizado pela Booking.com, uma plataforma de reservas online com uma vasta seleção de acomodações. 

O marco representa a primeira vez que uma localidade brasileira atinge o topo do ranking internacional, que avalia prestadores de serviços de viagens de 221 países e territórios, com base em sua excelência e dedicação à hospitalidade. 

Caracterizado por um ambiente tranquilo e sereno, Arraial d’Ajuda atende às expectativas de 66% dos viajantes que buscam locais para relaxamento e renovação de energias. 

A preferência pelo distrito reflete a busca dos turistas por uma experiência autêntica e pacífica à beira-mar.  

Praia da Pitinga é conhecida por sua charmosa vila de pescadores

O gerente comercial da Booking.com – um serviço de reservas online que oferece uma ampla gama de acomodações -, Uillians Batista, descreve Arraial d’Ajuda como “um pedaço da Bahia que envolve os visitantes com suas cores vibrantes, rica história e uma atmosfera inigualável, onde a tranquilidade e a autenticidade se unem à beira do oceano.”/RADAR 

Praia da Pitinga é conhecida por sua charmosa vila de pescadores

A lista dos destinos mais acolhedores do mundo em 2024, segundo a premiação, inclui: 

  • 1º Arraial d’Ajuda (Brasil)
  •  
  • 2º Ermoupoli (Grécia)
  •  
  • 3º Viana do Castelo (Portugal)
  •  
  • 4º Daylesford (Austrália)
  •  
  • 5º Grindelwald (Suíça)
  •  
  • 6º Moab (Estados Unidos)
  •  
  • 7º Uzes (França)

Jucuruçu continua com o mesmo problema de falta de energia elétrica e a Coelba não toma uma atitude

 

Jucuruçu:  Todo mundo tem uma história para contar sobre prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica. Dentre as variadas reclamações, os prejuízos com a queima de equipamentos eletrônicos e elétricos são destaque. 

A oscilação, sobrecarga ou queda da energia elétrica podem acarretar imensuráveis prejuízos que vão não só da queima de equipamentos eletroeletrônicos, como perecimento de produtos, perda de medicamentos, e ainda prejuízos como a paralisação na produção de empresa pela falta da energia por longo tempo, entre outros. 

Moradores estão revoltados com a qualidade da energia elétrica que atende nossa região, enquanto o povo não fazer um protesto para não pagar energia elétrica no município de Jucuruçu essa Coelba não toma uma atitude.  

Vários são os prejuízos contabilizados pelo os consumidores como queimam de aparelhos de TV, geladeiras, ventiladores, ar condicionados e outros. Porém a conta de energia é cobrada todo mês e o serviço prestado pela Coelba - ANEEL. É deficitário. “A energia é muito fraca e os moradores já fizeram varias reclamações cobrando a melhoria do fornecimento da energia elétrica”, afirma o senhor Luís Carlos, que acrescenta ainda que este problema é muito sério, já que vem acontecendo a vários anos. 

Nenhuma solução foi tomada e a população continua sendo prejudicada com a ineficiência desta empresa, todos os moradores do município de Jucuruçu querem que a companhia energética tome as devidas providências para resolver o problema da qualidade no fornecimento da energia consumida, na cidade e região. Este problema vem acontecendo - a comunidade reclama, mas a empresa responsável não soluciona a questão que aflige os consumidores. 

Quem reparará o prejuízo provocado pelo não fornecimento de energia elétrica durante tanto tempo? As empresas, principalmente os comércios, que tiveram perdas, pois grande parte dos produtos que se vende é perecível, e eles serão ressarcidos desses valores? Que mecanismos podem ser utilizados para que essas pessoas não tenham que assumir um prejuízo que poderia ser evitado com um plano de emergência. 

A necessidade é que haja uma mobilização dos moradores e empresários desse município, para exigir da Coelba a reparação dos danos causados, pois a diversos compromissos que foram impossibilitados. É difícil aceitar que a empresa leve 16 horas para se trocar uma cruzeta de um poste. Enquanto isso, o nosso povo permaneceu sem energia, e ficando sem funcionar. Telefones fixos e celulares, Hospital, Prefeitura, ESF, Internet, Banco, Correios, lotérica, Escolas, até água, pois o funcionamento da bomba abastecedora também depende de energia. 

O município de Jucuruçu não pode aceitar a indiferença e o descaso da Coelba com os moradores e com a economia local. A câmara de vereadores deve encabeçar um movimento para que haja reparação, ou que pelo menos a explicação seja convincente, além disso, deve criar dispositivos para que a empresa seja forçada judicialmente a agir com rapidez nos casos de falta de energia. 

Suas reclamações podem ser feitas através destes contatos 

Pelo telefone 0800 071 0800, lembrando que é bem mais viável o consumidor entrar em contato com a ANEEL. Discagem gratuita disponibilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): 0800 727 0167.

Homem é morto a facadas no Centro de Teixeira de Freitas

 


Um homem identificado como Álvaro Martins, morador da Urbis, morreu na noite desta sexta-feira, 25 de janeiro, após ser brutalmente atacado a golpes de faca no Centro da cidade de Teixeira de Freitas. 

Segundo relatos, a vítima chegou correndo em frente a uma farmácia, desesperadamente pedindo socorro. Infelizmente, a situação era tão grave que, mesmo com a rápida ação dos populares que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Álvaro não resistiu aos ferimentos e veio a óbito antes mesmo da chegada do socorro. 

O local do crime foi em frente à farmácia Indiana, ao lado do Banco Itaú. Até o momento, tanto a motivação quanto a autoria do crime permanecem desconhecidas. 

O corpo foi removido para o IML onde passará por exames de necropsia. As autoridades competentes, representadas pela Polícia Civil, estão iniciando as investigações para esclarecer os detalhes que envolvem esse trágico acontecimento. 

A coleta de depoimentos, análise de câmeras de segurança e demais diligências serão realizadas no intuito esclarecer o caso e identificar o autor do crime./Bahiaextremosul

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Como se preparar para desastres naturais

Veja como as Testemunhas de Jeová estão tentando reduzir os riscos quando ocorre um desastre.

Segundo cientistas da ONU, até 2030 deve haver um aumento nas catástrofes naturais ao redor do mundo — de 400 para 560 por ano. As autoridades têm desenvolvido diversas campanhas para promover a conscientização sobre a redução da exposição a desastres.

À medida que os desastres naturais ficam cada vez mais frequentes, é importante tentar diminuir os riscos causados por eles.

Laís, de Goiânia, Goiás, é alguém que se preocupa com isso. Para ela, a edição N.º 5 de 2017 da revista Despertai! com o tema Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo foi uma ajuda e tanto! Um dos artigos cita um provérbio bíblico que ressalta a importância de estar preparado: “A pessoa prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências”. — Provérbios 27:12.

“Ler essa revista com a minha família nos fez perceber que não estávamos preparados para um desastre”, disse Laís. “Tiramos tempo para conversar sobre nosso plano de fuga e preparar suprimentos de emergência com antecedência para quando ocorrer uma catástrofe.”

A Despertai! detalhou três passos úteis em preparação para desastres:

    Antes — Esteja preparado!

    Durante — Seja rápido!

    Depois — Mantenha-se seguro!

A revista também traz uma lista de suprimentos que incluem uma “mochila de emergência”, que se pode usar em casa ou levar consigo caso receba um aviso de evacuação.

“Estar preparado para um desastre pode diminuir muito os efeitos físicos, emocionais e espirituais após esses eventos traumáticos,” disse o porta-voz das Testemunhas de Jeová. “Essa revista foi feita especificamente para ajudar as famílias a se sentirem menos vulneráveis diante de desastres naturais.”

Uma cópia gratuita dessa revista pode ser baixada no site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org, que possui conteúdo bíblico em 1.084 idiomas.

Link para a revista: Despertai! | Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo  

Porta-voz das Testemunhas de Jeová

Valdir Rocha Figueredo

Contato: (73) 9 8849-3992

Parabenizamos todos os carteiros pelo o seu dia - parabéns


O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro. 

Desde a antiguidade, as pessoas mais poderosas usaram mensageiros a fim de comunicar com aqueles que estavam distantes. No entanto, somente com a popularização da alfabetização e da correspondência surgiu a profissão de carteiro. 

Hoje, as mensagens eletrônicas acabam suprindo grande parte das cartas convencionais. Apesar disso, o trabalho do carteiro continua sendo indispensável na nossa sociedade. 

Origem da comemoração 

O Dia do Carteiro é celebrado nesta data porque no dia 25 de janeiro de 1663 foi criado o cargo de Correio-mor da Monarquia Portuguesa no Brasil. 

Luiz Gomes da Matta comprou do rei Felipe II o cargo de Correio-mor me 1606. Assim, era de sua responsabilidade todas as mensagens escritas emitidas pela Corte. 

Mais tarde, em 25 de janeiro de 1663, seu neto seria nomeado o primeiro Correio-mor do Mar e teria a incumbência de cuidar da troca de correspondências entre as colônias e a Corte portuguesa. 

Os mensageiros seriam de fundamental importância na história do Brasil. Basta lembrar que foi um “carteiro”, Paulo Bregaro, que entregou as correspondências que acabaram decidindo a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. 

Paulo Bregaro, por esse motivo, tornou-se o patrono do Correios. 

O serviço regular de entregas de cartas e mercadorias, porém, só foi estabelecido no Brasil em 1835. 

Atualmente, são mais de 56 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e 10% deste contingente é formado por mulheres.

Crime na madrugada: Homem é assassinado a tiros em Itamaraju e jovem é atingida durante o crime

Foto: Itamarajunoticias

Na madrugada desta quinta-feira, 25 de janeiro, Jocleildo Reis de Jesus, de 23 anos, foi vítima de um homicídio a tiros na Rua Mantiqueira, localizada no bairro Itatiaia, em Itamaraju. 

Segundo relatos, por volta das primeiras horas do dia, três indivíduos armados chegaram à residência da vítima e o chamaram. Ao atender à chamada, Jocleildo foi surpreendido por uma rajada de tiros. 

No mesmo incidente, Ana Luiza Souza de Jesus, de 18 anos, que também se encontrava no local, foi atingida durante a ação criminosa. Ela recebeu socorro de populares e foi encaminhada ao Hospital Municipal para receber os devidos cuidados médicos. 

A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local junto com uma equipe do SAMU 192. No entanto, ao avaliar a situação, constataram que Jocleildo não apresentava sinais vitais. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a exames de necropsia.

As autoridades policiais civis estão conduzindo as investigações para identificar a autoria e motivação do crime./Bahiaextremosul

Idosa vítima de acidente no Residencial Costa Filho morre no HMTF


Teixeira de Freitas: Zilda Amaral de Freitas, de 68 anos, não resistiu aos ferimentos causados por um acidente de trânsito e morreu na noite de terça-feira (23), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Ela foi atropelada por uma motocicleta no sábado (20), quando atravessava a avenida Amor Perfeito, no Residencial Costa Filho. 

O condutor da moto, Wesley Santos da Silva, também ficou ferido e foi socorrido pelo SAMU. Ele dirigia uma Honda/ CG125 Fan, cor preta, ano 2010, com placa NTT9B32, de Teixeira de Freitas-BA. A idosa ficou internada por quatro dias, mas não apresentou melhora no seu quadro de saúde. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) após a autorização da delegada plantonista Andressa Carvalho. 

A família aguarda a liberação para o sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem cai de barranco e morre na Praia de Costa Dourada em Mucuri

 


Mucuri: Um homem de 55 anos morreu após cair de um barranco de cerca de 30 metros de altura na Praia dos Coqueiros, no litoral de Costa Dourada, em Mucuri-BA. O acidente aconteceu na noite de terça-feira (23), por volta das 20h55. Segundo a esposa da vítima, Sival Duarte de Souza usava medicação controlada e ingeriu bebida alcoólica antes de sair de casa sem que ela e o filho percebessem. 

Ainda segundo a esposa, ele teria dito que queria nadar, mas foi impedido pela companheira. Horas depois, eles encontraram o corpo de Sival no pé de um barranco, que é formado por falésias. A esposa, que é técnica em enfermagem, constatou que ele já estava sem vida. 

A Polícia Militar (89ª CIPM) foi acionada e isolou o local do acidente até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. A delegada plantonista Andressa Carvalho autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi liberado para a família realizar o sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Campanha solidária em prol da queridíssima Sirlene Vieira de Araújo conhecida por “Preta de Renato Moura”

 


A Jucuruçuense Sirlene Vieira de Araújo conhecida cariosamente por Preta de Renato Moura, vem através das plataformas digitais pedir ajuda a toda população. 

A mesma foi diagnosticada com um tumor na medula onde foi preciso passar por uma cirurgia urgente, porém na retirada do tumor, a medula ficou danificada levando a paciente a ficar sem os movimentos das pernas, deixando-a em cima de uma cama. 

O médico que fez a sua cirurgia deu o prazo de 6 meses a 1 ano, ou mais para poder voltar a andar, mas Preta precisa de muita fisioterapia e muita dedicação para que ela volte a andar, pois a mesma tá a mais de 4 meses nessa situação sem poder se locomover! 

Agora ela e a família lançaram essa rifa no valor de 15,00 para poder custear as fisioterapias em casa com ajuda dos profissionais e também para custear as fraldas, por que não são baratas. 

Vamos ajudar a Sirlene voltar a andar. Ajude na compra de uma rifa, colocando seu nome, ou faz uma doação de qualquer valor em pix ou doe um pacote de fraldas pra adulto e vamos fazer parte dessa corrente do bem e da solidariedade. 

Chave pix: 058.458.566-71 CPF - Nome: Sirlene Vieira de Araújo. 

Contato de zap para colocar o nome na rifa: 73 98211-5858 ou 7398230-2891.

Homem é preso suspeito de tentar matar funcionário da Embasa a pauladas em Itamaraju

 


Fransuel Rosário de Oliveira, de 29 anos, foi detido na tarde desta quarta-feira, 24 de janeiro, em Itamaraju, sob suspeita de tentar matar a pauladas, José Geraldo Sales Dias, de 37 anos, na manhã do mesmo dia. 

A Polícia Militar da 43ª CIPM de Itamaraju agiu prontamente, cercando o acusado e conseguindo localizá-lo horas após o brutal incidente. 

A vítima, foi encontrada no interior de uma residência no bairro Várzea Alegre, apresentando diversos ferimentos, incluindo afundamento na região da cabeça e Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Ele, que desempenha funções para a Embasa, foi inicialmente socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju e, devido à gravidade de seu estado, transferido para Teixeira de Freitas. 

A rápida e eficaz ação da Polícia Militar resultou na prisão do suspeito, enquanto a vítima recebe atendimento médico em virtude das lesões sofridas no violento ataque. O caso está sob investigação para esclarecimento dos motivos que levaram a essa tentativa de homicídio.


José Geraldo Sales Dias 

José Geraldo é sobrinho de Dr. Adalto, atual vice prefeiro de Caravelas e pré candidato a prefeito. A família acredita que o crime pode ter sido uma tentativa de roubo./Bahiaextremosul

Carnaval 2024 em Alcobaça: Prefeitura anuncia primeiras atrações para os cinco dias de festa!


A Prefeitura Municipal de Alcobaça, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, anunciou nesta semana as atrações que prometem agitar o Carnaval 2024 no município. Marcado como um dos eventos mais significativos do calendário cultural, a festa acontecerá de 09 a 13 de fevereiro, com a confirmação de renomados artistas, entre eles Edson Gomes, Papazoni, Leva Noiz, Fantasia do Samba, Groovaii e a dupla Daniel Show e Lu Reis. 

A tradição de valorizar os festejos culturais é uma prioridade da Prefeitura Municipal, que anualmente se dedica a proporcionar uma experiência única para a população local e os turistas que escolhem Alcobaça como destino para celebrar ou descansar durante o feriado. 

O Prefeito Zico de Baiato destaca o empenho da cidade em receber os foliões, ressaltando que a programação está sendo cuidadosamente preparada para se destacar como uma das melhores da região. 

Zico assegura que toda a estrutura e medidas de segurança estão sendo planejadas para garantir o melhor Carnaval possível aos Alcobacenses e visitantes. Prepare-se para dias de celebração, música e alegria em Alcobaça!/Bahiaextremosul

O pessoal de ÁGUA LIMPA ESTÁ esperando esse lixo sair da entrada do distrito já faz anos.

 

O povo de Água limpa é gente e precisa de comodidade, respeito e limpeza. 

As pessoas dizem que, com os resíduos espalhados na entrada da rua, surgem animais, insetos e o odor desagradável, que invadem as casas e causam incômodo às famílias na localidade. 

“A quantidade de lixo aqui no bairro simplesmente não tem condições de continuar. Dentro de casa entra rato e barata. No horário do almoço temos que fechar as janelas por causa das moscas. Além do terrível mau cheiro em nossas casas”, disse um morador de frente do lixo.

 

Vereador de Água Limpa mostra o desmazelo da entrada do seu distrito. "Lixão".

Para o aposentado J P S, o cheiro é um dos principais problemas. "Ninguém aguenta mais, é impossível conviver com isso", relata. 

"Já faz mais de um ano e meio que esse entulho está aqui a céu aberto e em contato direto com o solo. Existe, sim, risco à saúde pública e condições favoráveis para proliferação de doenças, por exemplo. 

Depois que isso for recolhido, vamos ter que investir em análise e tratamento do solo, porque tem grande chance de ter havido infiltração e/ou contaminação nessas situações", explica. 

Quem vai à comunidade de ÁGUA LIMPA, no interior de Jucuruçu, bem na entrada, não demora muito para se deparar com lixo jogado na vegetação que fica na beira da estrada. Segundo moradores, há anos veículos saem da cidade para despejar cargas de lixo quase que diariamente neste local. 

Sacos plásticos, embalagens e outros resíduos ficam evidentes conforme se vai em direção ao interior. No caminho, é possível encontrar desde móveis como sofás, pia e vaso sanitário de porcelana e jogos de cadeiras até sacolas de lixo orgânico e animais mortos.

Empresa de moda íntima e sensual vence licitação milionária para limpeza de fossa em Teixeira com assinatura falsificada

Um mistério está intrigando os moradores de Teixeira. Eles estão querendo saber como uma empresa de moda intima e sensual, que teve suas atividades comerciais recém alterada antes da licitação, sem qualificação técnica e sem nenhum veículo próprio venceu uma licitação milionária para execução do serviço de limpeza de fossa na cidade de Teixeira. Isso mesmo limpeza de fossa!

 

(Suposta sede da empresa) 

Através do processo administrativo nº 001076/2021 e da licitação tipo Pregão Presencial nº 079/2021 da Prefeitura de Teixeira de Freitas, a equipe de reportagem do Zero Hora News encontrou um "caminhão" de irregularidades para beneficiar uma empresa de roupa intima e sensual sem a mínima condição de participação na licitação. Já na fase interna do processo, a micro empreendedora individual CASSIA NEVES DOS SANTOS, inscrita no CNPJ sob o nº 35.680.093/0001-27 participou fornecendo cotação a prefeitura de Teixeira de Freitas para subsidiar a pesquisa obrigatória de preço que o ente público é obrigado a fazer o que de certa forma também é duvidoso, pois, pergunta-se, como os servidores do município encontraram a sede da empresa para realizar a cotação? Ocorre que no local informado como sede da empresa não há qualquer placa identificando que ali funciona uma suposta empresa de limpeza de fossa, na verdade no local informado como sede há apenas uma simples residência. 

Outro detalhe obscuro no processo é que até pouco tempo antes de ocorrer o processo licitatório, a micro empreendedora individual CASSIA NEVES DOS SANTOS, inscrita no CNPJ sob o nº 35.680.03/0001-27, tinha como atividade principal o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, mais precisamente roupas intimas e sensuais, daí alterando as pressas para serviço de limpeza de fossa. 

Outro detalhe que chamou a atenção da reportagem foi o documento utilizado para supostamente atestar a qualificação técnica da empresa na licitação como apta a exercer o serviço de limpeza de fossa. Trata-se de um atestado emitido pelo Fundo Municipal de Saúde de Jucuruçu e supostamente assinado pela ex-secretária de saúde do município, Juliana Lopes Montovanelli. 


(Documento com assinatura falsa da ex-secretária de saúde de Jucuruçu) 

A nossa reportagem procurou a ex-secretária de saúde, que atualmente trabalha no Unidade Materno Infantil em Teixeira de Freitas e a mesma ao ser mostrado o atestado afirmou categoricamente que a assinatura ali colocada não é a dela, que nunca assinou tal documento, e trata-se de uma falsificação grosseira. 

Outra irregularidade detectada por nossa reportagem é que o suposto serviço realizado no hospital em Jucuruçu, tem um valor irrisório em comparação ao vulto da licitação vencida em Teixeira de Freitas, não servindo como atestado para confirmar a capacidade técnica que a Lei de licitação preconiza. 

A acusação de falsificação, por parte da ex-secretária de saúde de Jucuruçu além de séria é gravissima e merece a devida apuração. 

Outro fator que chamou a atenção da nossa equipe de reportagem foi que o vereador Joris Bento Xavier apresentou requerimento de N° 18/2021 do dia 27 de Julho do ano de 2021 pedindo ao prefeito Marcelo Belitardo toda a documentação necessária a respeito dessa licitação. Pelo visto o edil viu fortes indícios de irregularidades mais estranhamente até hoje não  sabemos se o prefeito atendeu ao requerimento, pois o vereador não se manifestou mais sobre o assunto, pois não encontramos mais nada relacionado a esse contrato nem nas falas feita na tribuna e tão pouco registrado em ata.   

Aliás, é de estranhar, pela fragilidade documental da empresa CASSIA NEVES DOS SANTOS, e pelos inúmeros indícios de irregularidades detectados que a Comissão de Licitação não tenha percebido, e pior, tenha, a pregoeira adjudicado a licitação de uma empresa que além de não ter qualificação não possui um único caminhão limpa fossa. 

Uma licitação milionária que vem sendo aditivada (prorrogada) anualmente, mesmo sem ser serviço de natureza continuada. A quem beneficia essa licitação irregular? Com a palavra o Ministério Público e o Tribunal de Contas dos Municípios. 

( Cassia Neves proprietária da empresa limpa fossa) 

Nossa reportagem entrou em contato com a empresa   CASSIA NEVES DOS SANTOS e através do seu representante  o sr. Pedro, popularmente conhecido por Pedrinho,  mais até o fechamento da materia não obtivemos retorno algum, nosso portal encontra-se a disposição caso queira se manifestar. 

Também entramos em contato com a prefeitura de Teixeira de Freitas, e até o exato momento não recebemos nenhuma resposta da prefeitura em relação aos questionamentos feitos sobre essa licitação suspeita./zerohoranews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.