Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Família procura adolescente envolvida em assalto a taxista de Itanhém


A Redação do MedeirosDiaDia foi procurada por familiares de Evelyn da Silva Reis, de 15 anos, que está desaparecida após envolvimento no assalto a um taxista de Itanhém, ocorrido na manhã de quinta-feira (16). 

O caso aconteceu na BA-290, na saída de Teixeira de Freitas para Medeiros Neto. Evelyn acompanhava Luiz Alberto Oliveira Porto, 29 anos, quando levaram o carro do taxista. 

Luiz Alberto morreu em confronto com a PM na noite de ontem (16), na região da "Batateira". O carro foi recuperado, todavia Evelyn não estava durante o confronto. 

CLIQUE AQUI 

A família suspeita que Luiz Alberto teria feito "alguma coisa" com ela, antes do confronto. Eles desconhecem o tipo de envolvimento que Evelyn tinha com o indivíduo. 

Informações dão conta de que, antes de entrar no carro com Luiz Alberto, a adolescente foi vista circulando com outro homem, em um carro preto, que também teria envolvimento com roubo de carro na região. 

Um boletim de ocorrência foi registrado. Os familiares disponibilizaram números de contato caso alguém identifique o paradeiro de Evelyn: (73) 99195-9646./MDD

Criminosos invadem residência e executam morador com mais de 20 tiros em Itamaraju


Itamaraju: O homicídio aconteceu na madrugada deste sábado, 18 de fevereiro, na Travessa 05 de Outubro, por volta das, 04h30, na Cidade Baixa em Itamaraju. De acordo com as informações, policiais militares da 43ª CIPM de Itamaraju, foram solicitados para uma ocorrência de homicídio, e ao chegarem no local, encontraram um homem alvejado com aproximadamente 20 (vinte) perfurações. 

Segundo a esposa da vítima, 02 (dois) homens quebraram a porta da residência e efetuaram vários disparos contra s vitima, fugindo na sequência. A vítima foi identificada como sendo, Ronei Miranda, de 34 anos. Ainda segundo as informações, Ronei Miranda era usuário de drogas. Os policiais isolaram a área do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor público Sidney Neves a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares. As investigações estarão a cargo do delegado titular, Gilvan de Meireles, e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Com apenas 27 dias!! A bebê morreu na hora do ato estuprada pelo o pai


Tá aí: Sem tatuagens, sem brincos, vestido formal e com corte de cabelo tradicional, com cara de bom menino... Continue pensando que é isso que define as pessoas, continue sendo guiado pelas aparências e vivendo em um mundo onde hipócritas e mentirosos abundam e onde a autenticidade é punida, julgada ou ridicularizada. Estupr.ou a própria filha recém nascida!, Com apenas 27 dias!! 

A bebê morreu na hora do ato, ele simplesmente colocou a pequena de volta na cama e fingiu que nada aconteceu, até a esposa acordar no dia seguinte e ver que a bebê estava sem vida. 

Acompanhou no médico, contou que levantou de madrugada pra ver a bebê e estava tudo bem, mas mesmo assim o médico pediu para o IML fazer exames e constatou que esse monstro estuprou a neném com apenas 27 dias de vida, introduzindo o órgão genital dele na bebê fazendo dilacerar ela por dentro... 

Uma bebê de 27 dias, não estava "pedindo", ela apenas tinha nascido e estava dormindo ao lado da mãe e do monstro que nem podemos chamar de PAI!/ instagram

Três criminosos morrem em confronto com militares da 88ª CIPM e CAEMA no interior do Prado


Prado: A intervenção policial aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, por volta das 04h30, no distrito de Cumuruxatiba, no município de Prado. De acordo com as informações, em continuidade à Operação "Carnaval em Paz", as Guarnições da CIPE/Mata Atlântica e PETO da 88ª CIPM receberam informações de que indivíduos estavam armados e escondidos em uma residência, no distrito de Cumuruxatiba. Um dos criminosos, o Joelison dos Santos Trindade, 27 anos, tinha um mandado de prisão em aberto. 

Ao chegar na residência denunciada, um dos indivíduos que estava na porta da casa, no primeiro andar, efetuou disparos e correu para para o interior da residencia e continuou a efetuar disparos contra os policiais militares, do andar de cima. 

Foi preciso o revide, e na sequência, em uma ação de contenção frente à resistência dos demais indivíduos, a guarnição fez uso diferenciado da força com instrumento de Menor Potencial Ofensivo por meio de munição química (gás lacrimogêneo). 

Os policiais deram ordem de prisão, e pediram para os criminosos se renderem. Porém, outros indivíduos fizeram frente ao revide das guarnições, ainda no primeiro andar, e logo após, pularam da casa e no chão, efetuaram mais disparos contra os policiais.

Houve novo confronto contra a guarnição, vindo os resistentes a óbito. Com os resistentes foram encontrados munições, drogas, uma espingarda Cal .12 e 02 (duas) pistolas, sendo uma delas de calibre restrito e pertencente ao Exército Brasileiro. 

De imediato, foi prestado o socorro para a Unidade de Pronto atendimento (UPA) do Prado. Um dos residentes foi o Joélison, que tinha um mandado de prisão. Os outros dois resistentes não foram identificados. 

Ao todo foram apreendidas 01 pistola Taurus, cal. 380 n° KOH17489; 01 espingarda ,Cal 12 n° ABE159570; 01 pistola Cal .45, n° 3616; 11 (onze) munições de espingarda cal .12; 02 (duas) munições de cal .45; 02 (duas) munições de 9mm, 19 (dezenove) munições de cal .380; 01 tablet de maconha prensado. 

Os materiais apreendidos serão periciados no Departamento de Polícia Técnica e os corpos removidos ao IML de Teixeira de Freitas. Segundo o comandante da 88ª CIPM, o Major Sávio, a ação continua. "A Operação Carnaval em Paz vai continuar e tudo que estiver ao alcance das Forças de Segurança para combater a criminalidade, vai ser feito", disse o comandante./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

 Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

A programação desse ano traz artistas com estilos variados [para agradar o público de todas as idades], grupos de dança, blocos carnavalescos na avenida, a entrega da chave da cidade para o Rei Momo e o tradicional carnaval na Praça Redonda.

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

Uma grande festa, realizada pela Prefeitura de Prado, com apoio do Governo da Bahia, à altura do evento, um dos mais importantes no calendário turístico do município, que tem o quarto maior número de leitos em todo o estado da Bahia.

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

Serão cinco dias de muita folia, com vários artistas se apresentando em cima do mega trio elétrico e no palco montado na Praça de Eventos. 

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

Quem escolheu desfrutar das belezas naturais e da tranquilidade em lugares como o Balneário Praia de Guaratiba, Corumbau e Cumuruxatiba não vai ficar de fora. Também vai ter programação nesses locais.

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

Um destaque nesse ano, além do reforço no efetivo do policiamento e bombeiros da Polícia Militar da Bahia, é a presença de câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e pelo circuito da festa, aumentando a atuação das forças de segurança.

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

A Secretária de Turismo, Iracema Ribeiro, destaca que "a festa conta com a marca do resgate de tradições e com investimento para fortalecer o evento, a sensação de segurança, de conforto e de tranquilidade para todos que escolheram o município como destino turístico", disse.

Tudo pronto para o carnaval 2023 de Prado

Para o Prefeito Gilvan Produções, "a realização de grandes eventos e o fortalecimento do calendário leva em consideração o potencial do Prado, um dos destinos mais procurados na região extremo sul do estado, e a capacidade de gerar oportunidades de emprego e renda para a população", completou./ Bahiaextremosul/Ascom

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Tremor de terra assusta moradores de Rubim, Vale do Jequitinhonha

Imagem do alto da cidade de Rubim, Vale do Jequitinhonha — Foto: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rubim


Um tremor de terra de 3 pontos na escala Escala Richter foi detectado na cidade de Rubim, Vale do Jequitinhonha, nesta quinta-feira (16). O abalo aconteceu às 9h15 da manhã e foi registrado pela Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP). 

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil do município, Cristian Alves do Nascimento, informou que o tremor foi de intensidade baixa. 

"como se fosse um carro pesado passando na rua", explicou. 

Segundo Cristian, não houve registro de feridos ou danos materiais. O abalo durou 3 segundos, tempo suficiente para fazer os moradores se assustarem e saírem de casa. 

"O epicentro de hoje foi registrado pela USP na região central da cidade, o que acabou intensificando a sensação nos moradores, disse Cristian. 

Ainda de acordo com o coordenador, nos últimos cinco anos, outros seis abalos foram registrados na cidade. Sendo o maior em 2018, de escala 3,3 graus. Os demais, variaram entre 2 e 3 pontos na escala. 

Rubim tem 10.321 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A Escala Richter, o que é, como funciona:

Escala Richter é um sistema de medição utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a manifestação na superfície terrestre.

O limite de medição, teoricamente, não existe, mas é comum a convenção de que não haja terremotos que ultrapassem o grau 10. 

Um tremor menor que 3,5 geralmente não é sentido, mas é gravado por sensores sismológicos;

Já um tremor entre 3,5 e 5,4 às vezes é sentido pela população, mas raramente causa danos;

Entre 6,1 e 6,9 ele pode ser destrutivo em áreas em torno de 100 km do epicentro;

No caso dos tremores classificados entre 7,0 e 7,9, como o da Turquia, sérios danos podem ser causados numa grande faixa;

Brasil não tem mesmo terremoto?



Por fim, os terremotos de 8 ou mais podem causar danos graves em muitas áreas, mesmo que estejam a centenas de quilômetros.g1 Vales de Minas Gerais.

Ex-presidiário morre em confronto com a CAEMA em Medeiros Neto: Resistente estava a bordo de um veículo roubado


Medeiros Neto: O confronto aconteceu na noite da última quinta-feira, 16 de fevereiro, por volta das 19h30, na Balança dos Fazendeiros, no município de Medeiros Neto. De acordo com as informações, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), estava em rondas ostensivas, próximo ao Boi da Balança, quando avistaram um veículo VW Virtus, de cor branca, sem placa policial. 

O Virtus coincidia com as mesmas características de um veículo roubado em Teixeira de Freitas. Na sequência, os policiais militares, deram ordem de parada sucessivas vezes, porém o motorista não atendia à ordem. Minutos após, o motorista parou o veículo e saiu efetuando disparos contra os policiais. Houve o revide, o indivíduo caiu, ainda efetuando alguns disparos contra os militares. 

Ao cessar fogo, os militares se aproximaram taticamente, e recolheram um revólver Taurus calibre .38, (com numeração raspada) em poder do resistente, o qual foi socorrido ao Hospital Municipal de Medeiros Neto (HMMN), porém, ele não suportou os ferimentos e foi a óbito na Unidade Hospitalar. O resistente foi identificado como sendo, Luiz Alberto Oliveira Porto, de 29 anos. 

O corpo foi removido pelo servidor público Sidney Neves para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exame de Medicina Legal. Posteriormente, será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Segundo a polícia, o Luiz Alberto já tinha passagem na polícia e foi preso pela PM na madrugada do último sábado, 11 de fevereiro, em posse de um veículo Fiat/Uno, que foi tomado de assalto na noite do dia (5), na cidade de Itanhém. A abordagem ocorreu na Avenida São Paulo, próximo ao antigo Terminal Rodoviário. 

Luiz Alberto era apontado como um criminoso de alta periculosidade, responsável por diversos assaltos na região, especialmente em propriedades rurais./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Caminhão baú capota na ‘curva da morte’; carga de sacos para lixo se espalha pela pista

Itabela: Um motorista perdeu o controle da direção de um caminhão e capotou no local conhecido como ‘curva da morte’, um trecho da BR-101 que fica a cerca de três quilômetros da cidade de Itabela. O acidente aconteceu por volta das 15h de quinta-feira (16.02). O condutor, de 38 anos, não ficou ferido. 

Com o impacto, o baú do veículo ficou destruído, espalhando a carga de sacos para lixo pela pista. A Polícia Rodoviária Federal chegou a tempo de impedir o saque do produto, que saiu do estado do Espírito Santo e estava sendo distribuído em cidades do Extremo Sul baiano. 

Na mesma tarde, a carga foi transferida para outro veículo da empresa transportadora. O caminhão baú deve ser removido do local ainda nesta sexta-feira (17.02). Não há interdição em nenhuma das faixas./Radarnews

Jovem é morta pelo ex-marido e tem o corpo queimado no meio da rua


Ana Gabriela, de 18 anos, foi golpeada a facadas, asfixiada e morta na noite da última quarta (15), na zona de sul de Uberlândia, bairro Shopping Parque. Seu ex-marido e autor do crime, Marcelo, colocou fogo em seu corpo no meio da rua e foi preso após confessar o crime. 

A vítima havia saído de casa para buscar roupas na casa da sua ex-sogra, pois lá ainda ficavam a maioria de seus pertences. Ao encontrar seu ex- companheiro dentro da residência, eles começaram a discutir e foram para o lado de fora. Segundo relatos de vizinhos, o casal brigava muito e havia se separado há um mês, após quatro anos juntos. 

Os vizinhos acordaram pela manhã com muita fumaça, mas acharam que poderia ser queima de restos de madeira. Ao estranhar a situação, chamaram a polícia. Quando ela chegou, o crime foi descoberto e o assassino tentou escapar, mas foi preso e confessou o crime. Em seu depoimento, Marcelo alegou uso de drogas. 

O casal tinha um filho de um ano e três meses, que estava dentro da residência na hora do assassinato, junto com a mãe e o padrasto de Marcelo. Não se tem informações se Ana Gabriela ainda estava viva na hora em que teve seu corpo queimado./R7

Cida Vieira realiza a primeira sessão solene para o início desta gestão propondo ás metas e ás conquistas desse mandato


Maria Aparecida Vieira de Moura (Cida Vieira),nascida em 27 de maio de 1974 neste município de Jucuruçu, filha de Alicio Rodrigues de Moura e Ana Vieira de Moura, casada, mãe de dois filhos, formada em Pedagogia e Geografia, formada em Rádio/TV - Ela é radialista profissional com formação pelo extinto CEFET - Centro de Ensino Superior Federal de Tecnologia, atual IFBaiano - Instituto Federal Baiano.

Veja o discurso da nova presidente da câmara municipal de Jucuruçu Cida Vieira 

Cida Vieira como assim é conhecida, exerce o cargo de professora há 26 anos neste município de Jucuruçu. Católica atuante de muita fé se sente uma pessoa ungida de Deus, entra na política com o objetivo de representar o povo de Jucuruçu. 

Foi eleita com 343 votos de confiança da população. Obteve a confiança da maioria dos colegas vereadores para presidir a Câmara para o Biênio 2023/2024. 

Cargo que assume com muita seriedade e responsabilidade algo que preza muito pelo que faz. 

A nova presidência, para o biênio 2023/2024, é composta por Cida Vieira - Presidente, Maria Nilza - Vice-presidente, Anorino Souza - 1° Secretário e Fredson Matiollí 2° Secretário. A eleição da nova presidência ocorreu durante sessão ordinária, no auditório da Câmara Municipal. 

Para o prefeito Lili, a vitória de Cida Vieira representa um marco na nova história de Jucuruçu. "Estamos felizes com a vitória de uma amiga, que sempre cobrou melhorias para os cidadãos da nossa querida Jucuruçu e nunca desacreditou do nosso Governo. 

A partir de agora, Executivo e Legislativo trabalharão ainda mais em harmonia, para atender todas as necessidades necessárias. Sem dúvida alguma, nosso município merece que haja essa parceria, para trabalhar muito mais em prol da nossa gente.

 

Não posso deixar de agradecer também, nessa oportunidade, aos vereadores Homo de Monte Azul, Fredson, Anorino, Gilson Koiô e a atual Presidente, Maria Nilza, por trabalhar lado a lado com o poder Executivo. 

Quero, mais uma vez, confirmar o compromisso de, junto com vocês e a nova presidente Cida Vieira, buscar ainda mais cuidar da nossa gente. Parabéns à nova mesa diretora e parabéns ao povo de Jucuruçu", disse o prefeito.

Veja as fotos do evento. Clica aqui

Violência em Alta: Mais um homem é assassinado a tiros no município de Alcobaça


Alcobaça: A violência está em alta no município de Alcobaça. Uma verdadeira guerra urbana, que tem deixado rastros de sangue no interior e na sede do município. As Forças de Segurança estão atuando na região, com o objetivo de combater essa escalada de violência. Nesta semana, Mandados foram cumpridos e dois resistentes morreram em confronto com os militares. 

Mesmo com a atuação da Polícia Militar e Civil de Alcobaça, a criminalidade continua em alta e mais uma crime de homicídio foi registrado no município. O homicídio aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, por volta das 08h20, no distrito de Itaitinga, pertencente ao município de Alcobaça. A vítima foi identificada como sendo, Erick Costa, de 26 anos. 

Segundo informações, o Erick foi surpreendido por criminosos que já chegaram atirando por várias vezes, sem dar chance de defesa. O Erick veio a óbito no local. Os criminosos fugiram do local sem deixar pista. O delegado titular, Maderson Souza Dias, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Comandante da PM garante que Teixeira de Freitas estará protegida durante o carnaval


O comandante da Polícia Militar em Teixeira de Freitas, major Neto, garantiu que a cidade não ficará desguarnecida durante o período de carnaval em razão do emprego de parte do efetivo em regiões litorâneas do extremo sul da Bahia. 

O major explicou que o policiamento ordinário atuará diuturnamente durante o período carnavalesco, da mesma forma que sempre atua em qualquer época. “Nessa ocasião a PM desloca uma parte de seu efetivo para locais onde há grande concentração de foliões, para as pessoas poderem festejar o carnaval com tranquilidade, mas com a responsabilidade de manter a segurança das pessoas que não têm o hábito de participar desse tipo de evento”, explicou./Fernanda Silva/87ª CIPM

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Presidiário com tornozeleira eletrônica é esfaqueado no Assentamento Bela Vista e socorrido ao Hospital de Itamaraju


Itamaraju: O homicídio tentado aconteceu na noite desta quarta-feira, 15 de fevereiro, por volta das 21h30, no Assentamento Bela Vista, no município de Itamaraju. De acordo com as informações, Evangelista Costa Vieira, 52 anos, foi surpreendido por um criminoso que chegou portando uma arma branca tipo (faca) e o golpeou na região das costas, braço esquerdo e costelas. 

Após o crime e, o autor fugiu do local, tomando rumo ignorado. Moradores do Assentamento socorreram a vítima para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), em estado de saúde grave. Evangelista Costa ao ser questionado sobre os fatos, não quis responder sobre a autoria e nem a motivação. 

Evangelista é acusado de homicídio (Art. 121 do CPB), sendo preso em 03 de julho de 2006, com pena expedida pela Vara Criminal de Alcobaça, com comprimento no semiaberto, e está sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Após atendimento médico, constatou-se que o estado de saúde, aparentemente, é grave. 

Policiais militares de Itamaraju estiveram no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) e realizaram os procedimentos de legais./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Prefeito Mildson Medeiros anuncia pagamento de 1/3 de férias em reunião com diretores da APLB


Na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito Mildson Medeiros e secretária de Educação, Normélia Alquilina, se reuniram com representantes da APLB-Sindicato, Núcleo Itanhém. 

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, por volta das 15:30, e contou com a presença do coordenador da APLB-Itanhém, Marco Antônio Pires, do assessor jurídico da APLB, Dr. Rodrigo de Souza, do coordenador da APLB de Vereda, professor Cláudio Adão Pereira, dos vereadores e membros da Comissão Municipal de Educação, Agmar Oliveira e Gutemberg Ferreira, além da secretária de Administração de Itanhém, Vanda Cabral, do assessor jurídico da prefeitura de Itanhém, Dr. Valdey Ferreira, e da assessora jurídica da Secretaria de Educação de Itanhém, Dra. Melissa Prado. 

Os participantes dialogaram sobre reivindicações da categoria, ajuste anual do piso salarial dos professores, calendário escolar 2023, planos de cargos e salários dos servidores municipais da Educação, correção da folha de pagamento, inerente ao mês de janeiro; efetivação do plano de cargos e salários, reformas e adequações nas estruturas físicas das escolas, prestações de contas, formação continuada de todos os servidores, melhorias na merenda e transporte escolar. 

O coordenador Marco Antônio Pires agradeceu aos presentes e ao prefeito por ter oportunizado o encontro, tão importante para manter o diálogo. No uso da palavra, o prefeito Mildson falou sobre as conquistas para a Educação, nos primeiros dois anos de mandato, e sobre as dificuldades no município. 

Quanto ao pagamento do piso, Mildson disse que, até o momento, não tem nenhuma resposta concreta, uma vez que, em reunião com o Consórcio Construir, foi realizada uma consulta junto ao FNDE, referente à legalidade e complementação de recursos e que está esperando a decisão, porém, caso entre recursos, o pagamento será efetivado. 

O prefeito ainda informou que está marcada uma reunião com a APES - Associação dos Prefeitos do Extremo Sul, para esta quinta-feira 16 de fevereiro, e convidou os dirigentes a participarem. 

O prefeito ainda marcou uma nova reunião com a Diretoria para o próximo dia 2 de março, quanto terá mais informações sobre a pauta. 

Referente ao Calendário Escolar, ficou acertado que haverá pagamento em relação às horas trabalhadas nos sábados e feriados para os profissionais. Mildson ainda informou que está buscando recursos para reformas nas escolas, e que já foi assinada a ordem de reformas para mais duas unidades escolares, sendo a escola Eulinda Gavaza, de Batinga, e a escola João Lopes de Ângelo, de Salomão.  

O prefeito ainda se comprometeu em manter uma merenda escolar de qualidade e realizar melhorias no transporte escolar. Foi firmado também o compromisso de dar continuidade com a reforma do plano de cargos e salários. 

De acordo com a secretária da Educação, Normélia Alquilina, o terço de férias foi pago para todos os funcionários que têm direito, no começo do mês de janeiro e que, nesta quarta-feira (15) foi pago mais 15 dias do terço de férias aos professores do município, referente ao mês de julho. 

A secretária ainda reforçou que, antes da gestão Mildson Medeiros, o município nunca havia efetuado o pagamento do terço de férias, referente aos 15 dias, aos profissionais. “Só na gestão Mildson é que os professores, atuantes em sala de aula, passaram a receber 45 dias de férias e o terço de férias, referente ao ano trabalhado. Em relação aos sábados e feriados que são trabalhos, sempre foram pagos de acordo à carga horária trabalhada”, frisou a secretária./Bahiaextremosul/Ascom

TCU vai investigar gastos de Bolsonaro com o cartão corporativo

 


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, 15, o pedido feito pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados, para que os gastos do cartão corporativo do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), sejam investigados. 

TCU vai investigar gastos de Bolsonaro com o cartão corporativo 

A Unidade de Auditoria Especializada em Governança e Inovação, do TCU, vai abrir um processo para fiscalização dos gastos no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, gabinete do presidente e Gabinete de Segurança Institucional. 

A decisão dos ministros, por unanimidade, relata ainda um “aumento expressivo” dos gastos durante o período eleitoral. O montante com despesas sigilosas do cartão somava, até 8 de novembro do ano passado, R$ 22.751.636,53. 

O Banco do Brasil também será investigado pelo tribunal, visto que a instituição financeira atua como operadora de tais despesas. 

A Corte também estabelece uma fiscalização contínua dos órgãos governamentais que serão alvos da apuração, a fim de evitar futuras irregularidades./TN

Parabéns pelo seu dia, jornalista. Obrigado pelo trabalho de nos manter informados e estar sempre atento a tudo o que acontece

 


Parabéns pelo seu dia, jornalista. Obrigado pelo trabalho de nos manter informados e estar sempre atento a tudo o que acontece. 

Aos colegas que bravamente seguem lutando e driblando as crises pra informar e ajudar a população: meus parabéns! Nossa profissão é fascinante e o nosso dia precisa ser comemorado com amor e com a esperança de que dias (e notícias) melhores estão por vir. 

Nossa homenagem aos jornalistas, profissionais que dedicam sua vida à manter você bem informado diariamente. 

"A todos os jornalistas de redações, produtores de conteúdo, editores, repórteres, apresentadores - meu abraço e meus cumprimentos pela data de hoje. 

Vocês traduzem acontecimentos que fazem a diferença no nosso dia a dia, passando adiante o que é de interesse público, seja um vídeo, texto ou foto, ou uma reportagem que pode ter demorado dias para ser concluída.  

Que este 7 de abril renove a paixão por esta profissão que eu muito admiro! Abraços a todos".

Ao lado de Jerônimo Rodrigues, Lula entrega 684 unidades do Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro e marca retomada do programa

 

Em sua primeira viagem à Bahia depois de eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta terça-feira (14), 684 unidades habitacionais dos Conjuntos Residenciais Vida Nova Sacramento e Vida Nova Santo Amaro I em Santo Amaro, do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Junior, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ato foi marcado também pela assinatura da Medida Provisória que retoma a política de moradia popular e foi realizado simultaneamente com a inauguração de outros conjuntos pelo país. 

"Nós começamos a governar esse país na expectativa de que a gente tenha condições de melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Em vim aqui pegar a energia de vocês porque nós precisamos gerar empregos nesse país", afirmou o presidente durante o seu discurso. 

"Esse ato de hoje para nós da Bahia e para o Brasil tem uma importância muito grande. Quem não tem casa, tem pressa, quem não tem água tem pressa, quem não tem escola tem pressa. O presidente Lula está herdando, além de um país desmanchado por quatro anos, um país com um povo querendo trabalhar com esperança aguçada, com um conjunto de prefeitos e prefeitas querendo fazer mais, com os movimentos sociais de luta pela habitação popular cada vez mais atentos", disse Jerônimo sobre a importância das entregas. 

Foram investidos R$ 45.908.000,00 pelo Governo Federal nos dois condomínios. Contudo, após a conclusão das obras em 2019, as unidades não foram entregues e foram danificadas por atos de vandalismo e pela ação do tempo. Para que as unidades fossem entregues, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizou obras de recuperação no valor de R$ 4.788.000,00. 

Foram realizadas pavimentação, instalação de passarela, revisão de pisos internos, lavagem de telhados, troca de esquadrias de alumínio e substituição de vidros, pintura externa dos blocos dos condomínios; recuperação de equipamentos comunitários, quadras, parques infantis e alambrados; execução das instalações elétricas, incluindo cabeamento, quadros, padrões de entrada, iluminação em todas as unidades; instalação de metais e louças sanitárias, revisão de instalações hidráulicas, recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto e Valeta de Drenagem, poda e limpeza de toda a área externa dos condomínios. 

Dentre as intervenções, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a prefeitura de Santo Amaro, implantou o Projeto Conecta Bahia nos dois Conjuntos Residenciais l, num investimento de R$ 60.000,00. 

Além das unidades habitacionais de Santo Amaro, também foram entregues, simultaneamente, 206 das 500 moradias do Conjunto Residencial Morada Tropical no município de Lauro de Freitas. O ato foi realizado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Em João Pessoa, na Paraíba, foram 60 unidades ; Contagem, em Minas Gerais, recebeu 300; e Aparecida de Goiânia, em Goiás também teve 600 moradias entregues./Repórter: Lina/Magali/ GOVBA/Fotos governador: Fernando Vivas/ GOVBA/Fotos aéreas: Mateus Pereira/ GOVBA

Corpo de jovem encontrado no Rio Alcobaça é identificado no IML de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: O corpo encontrado no Rio Alcobaça, na manhã desta terça-feira, 14 de fevereiro, no fundo da Fazenda Campo Verde, próximo ao distrito de Massaranduba, foi identificado como sendo de Arthur Sampaio Martins, de 21 anos. Segundo informações, o jovem trabalhava no Assaí Atacadista. 

O corpo do Arthur Sampaio foi encontrado por um pescador, boiando no meio do rio. De acordo com informações, não foi encontrado nenhuma perfuração ou marca de violência no corpo do Arthur, e por conta do corpo estar em estado avançado de decomposição, não foi possível saber a causa da morte. 

A Polícia Civil deverá instaurar um inquérito policial para investigar a morte do jovem./Albert Gomes/Liberdadenews

Marburg: OMS confirma surto de um dos vírus mais letais do mundo


Passaram-se poucos dias desde que o Brasil não registrou nenhuma morte por Covid-19 em 24 horas pela primeira vez desde o início da pandemia. No entanto, uma nova ameaça à saúde pública surgiu no mundo. Após uma reunião de urgência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o surto do vírus de Marburg na Guiné Equatorial, obrigando o país africano a declarar estado de alerta sanitário. 

O microrganismo é considerado um dos mais perigosos do mundo. Isso porque ele pertence à mesma família do Ebola e tem uma taxa média de mortalidade de 50% - podendo chegar a 88%, a depender da variante do vírus. 

Incidência de contaminações na Guiné Equatorial 

As autoridades da Guiné Equatorial já relataram ao menos nove mortos e 16 casos suspeitos. Além disso, 21 pessoas estão em isolamento e sob vigilância por terem contato com os mortos. Outras 4.325 estão em quarentena em suas casas. Segundo o ministro da Saúde da Guiné Equatorial, Ondo'o Ayekaba, as mortes ocorreram entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro. 

A Guiné Equatorial fica na África Central e é um dos nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual o Brasil também faz parte. 

Em um comunicado enviado à agência de notícias Lusa, o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial relatou a detecção de uma "situação epidemiológica atípica" em distritos de Nsok Nsomo. O alerta ocorreu depois da morte de pessoas com sintomas de febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue. O vírus foi confirmado por meio de amostras enviadas para análise no Senegal. 

Essa não é a primeira vez que um surto do vírus acontece na região africana. Em 2004, 90% das 252 pessoas infectadas morreram em Angola. Em 2022, duas mortes pelo vírus foram relatadas em Gana. Além disso, também já houve surtos esporádicos em Guiné-Conacri, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda. 

"O vírus de Marburg é altamente contagioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode chegar rapidamente para salvar vidas e parar o vírus o mais rapidamente possível", afirmou Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África. 

Vírus de Marburg 

Conhecido como "primo" do Ebola, o vírus de Marburg é transmitido de morcegos para primatas e seres humanos. Entre humanos, o contágio ocorre por meio de fluidos corporais de pessoas infectadas ou por superfícies e materiais, como roupas de cama, por exemplo. 

Entre s principais sintomas estão: 

  • Febre hemorrágica; 
  • Dor de cabeça; 
  • Náuseas; 
  • Vômitos; 

Problemas respiratórios superiores (tosse, dor torácica, faringite). 

O vírus tem esse nome em referência a uma pequena cidade da Alemanha, onde foi documentado pela primeira vez, em 1967. Na época, ele causou surtos simultâneos da doença em laboratórios de Marburg e em Belgrado, antiga Iugoslávia (hoje Sérvia). Sete pessoas morreram expostas ao microrganismo enquanto realizavam pesquisas. 

Ainda não há vacinas ou medicamentos autorizados para a doença. O tratamento fica concentrado em aliviar os sintomas e, assim, aumentar as chances de sobrevivência. /Saúde em dia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Homem é encontrado morto no Rio Alcobaça próximo ao Distrito de Massaranduba

 


Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça-feira, 14 de fevereiro, a Polícia Militar recebeu informações de um corpo encontrado no Rio Alcobaça, nos fundos da Fazenda Campo Verde, próximo ao distrito de Massaranduba, em área pertencente ao município de Teixeira de Freitas. 

Segundo informações, um pescador da localidade havia encontrado o corpo boiando no rio, e informou o CICOM sobre o caso. O cadáver estava em completa nudez, e em estado avançado de decomposição. Devido às circunstâncias do corpo estar no meio do rio, fez-se necessário o acionamento dos Bombeiros para retirada do corpo. Segundo informações, trata-se de um cadáver do sexo masculino. 

O delegado Manoel Andreetta autorizou o servidor público, Joásio Gomes, a remover o corpo ao (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Os exames poderão confirmar a causa da morte. A vítima ainda não foi identificada. O caso será investigado pela Polícia Civil./Albert Gomes/Liberdadenews

Violência e ousadia: 03 homicídios em Teixeira nesta terça-feira e uma das vítimas é perseguida e morre em frente à delegacia


Teixeira de Freitas: A Polícia Civil registrou o terceiro homicídio desta terça-feira,14 de fevereiro, em Teixeira de Freitas. Pela manhã, um homem foi baleado no Distrito de Duque de Caxias, e morreu no Hospital Municipal (HMTF). Já no final da noite, criminosos chegaram na frente de uma residência, na Rua Almirante Barroso, no Bairro Nova Teixeira, e começaram a atirar contra as vítimas. 

Segundo informações, os alvos seriam 03 pessoas, um deles, identificado como Eduardo Santos Soares, conseguiu escapar dos atiradores. Rafael Gonçalves Torres, 28 anos, teve seu corpo crivado de balas e morreu no local. Já Patrick de Jesus Medeiros, 21 anos, foi atingido por diversos tiros. Ele conseguiu montar em uma moto, fugiu, foi perseguido e caiu em frente à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. 

Segundo a polícia, de 04 a 07 criminosos prepararam a emboscada para os três alvos, porém, as vítimas perceberam a ação criminosa e tentaram fugir. O Eduardo fugiu por um campo nos fundos da residência, saindo por uma portinha que dá acesso à outra rua. O Rafael não teve a mesma sorte, foi alcançado ainda no campo e fuzilado. Os criminosos mandaram ele deitar e ele foi executado com diversos tiros. O Patrick montou em sua motocicleta, foi perseguido e alvejado durante a fuga, pois a polícia encontrou cápsulas e fragmentos de munições em até três quadras após o local inicial dos fatos. 

Ainda segundo informações, as companheiras dos alvos estavam com eles, e conseguiram sair ilesas da ação criminosa. Segundo a Polícia, o Patrick trabalhava como entregador de lanche e não tem passagem na polícia. O Rafael trabalhava como ajudante de pedreiro e já foi preso por tráfico de drogas. O Patrick morava no Bairro Residencial Ramalho. Já o Rafael e o Eduardo moravam na residência onde ocorreu o crime, na Rua Almirante Barroso. 

Os corpos foram removidos ao IML de Teixeira de Freitas, onde serão necropsiados. O delegado Manoel Andreetta e os peritos Eduardo Portugal e Pedro Paulo realizaram os trabalhos de praxe. Segundo os peritos, 33 fragmentos entre cápsulas e projéteis foram recolhidos, a maioria próximo ao corpo do Rafael. As investigações ficarão a cargo da Pasta de Homicídios da Delegacia Territorial. Autoria e motivação ainda são desconhecidas./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Um dos criminosos morto em confronto com a PM de Alcobaça é identificado no IML de Itamaraju

Itamaraju: O Departamento da Polícia Técnica (DPT) identificou um dos resistentes morto em confronto, na manhã da última terça-feira, 14 de fevereiro, no Bairro Bugia, na cidade de Alcobaça. O resistente foi identificado como sendo, Bruno Alves Costa, de 28 anos, vulgo "Dedé" acusado de tráfico de drogas, homicídio e tentativa de homicídio. 

Bruno Alves era considerado um criminoso de alta periculosidade, no mundo do crime. Já o outro resistente, de cor parda, alto, magro, vestido camiseta e bermuda, segue no IML de Itamaraju, sem identificação. Com ele foi encontrado 01 revólver calibre. 38. Na ação, cerca de 50 (cinqüenta) policiais militares da 88ª CIPM, CIPE/Mata Atlântica (CAEMA), Polícia Civil, PRE e 13 (treze) viaturas, em operação atuaram contra o tráfico de drogas, devido ao grande índice de violência na cidade de Alcobaça. 

A operação também realizou a apreensão de armas de fogo, e cumprimento de mandado de prisões. Segundo o Comandante Coronel Anilton, da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA), a operação é considerada positiva. Ainda segundo o comandante da CAEMA, 01 dos resistentes, o "Dede", é apontado como o braço direito do tráfico de drogas em Alcobaça./Lenio Cidreira/Libedadenews

Seja bem vindo a Jucuruçu Pe. Manoel Freire

 

E hoje é um dia especial para todos nós. Dia de acolher com muita felicidade o nosso novo Pe. Manoel Freire Neto.

Seja bem-vindo à nossa comunidade! Simples, mas acolhedora! Hoje o Sr. inicia uma nova caminhada, que nós possamos juntos dar continuidade àquilo que já é ótimo, melhorar, aquilo que está bom e corrigir aquilo que ainda é problema. 

Pe. Manoel Freire que Deus o ilumine e fortaleça em sua missão Sacerdotal e Administrativa frente a nossa comunidade, que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que o manto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sempre esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos vindas dos céus.

 

Boa missão! 

Seja muito bem-vindo! Toda a comunidade está recebendo você, querido Padre, com um abraço e com as maiores expectativas. A ansiedade de receber a palavra de Deus através de seus ensinamentos é alta. Fique sabendo que a fé é o caminho de todos que pertencem a esta linda paróquia!

O amor, a amizade, o respeito e o sacrifício são os alicerces de todos nós. Pode ter certeza que sua chegada causa furor entre todos, com a certeza de um futuro construído por todos. 

Mensagem de Boas Vindas Pe. Manoel 

Querido PE. Manoel é com muita alegria que nossa comunidade paróquia São Sebastião de Jucuruçu o recebe como pároco. 

Seja muito bem-vindo a partir de agora serás membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. 

Portanto caríssimo Pe. Manoel, os desafios são muitos, mas tenha certeza de que o senhor nunca estará só. 

Como comunidade paroquial, carregaremos todos juntos a cruz que nos leva a alegria da ressurreição. Esta obra é de Deus somos apenas seus servos! E ele só nós pede que multipliquemos os talentos que nos foram confiados. 

Seja bem-vindo entre nós e conte sempre conosco. 

Agora esta é a sua comunidade. Paróquia são Sebastião Jucuruçu- Ba. 

“Dar-vos-ei pastores, segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria” (Jeremias 3 – 15). Com estas palavras do Profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará sem pastores, que o guie, que o alimente com inteligência, com sabedoria e sem temores. 

Nos últimos quatro anos e meio, fomos abençoados com o trabalho realizado pelo Pe. Gilson F. Correia frente a nossa paróquia, que cumpriu sua missão, sendo chamado a estar junto de Deus, e está deixando saudades em nossos corações. 

A comunidade sem um Padre é como um rebanho sem pastor, as ovelhas permanecem juntas por tudo aquilo que aprenderam durante a vida, mas a ausência contínua pode fazer com que elas se desgarrem. 

O jucurunet em nome de toda comunidade jucuruçuense agradece o querido e amado Pe. Gilson F. Correia pelos os relevantes serviços sociais prestados a nossa comunidade muito obrigado  Pe. Gilson F. Correia, e que Deus lhe abençoe em sua nova jornada no município de Vereda- BA. 

Clica aqui para ver maisfotos do evento

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.