Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de março de 2018

Situação se encaminha para a prisão de Lula, diz Gleisi



Resultado de imagem para Lula doente


SÃO PAULO  -  A apreensão se abateu sobre os aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirigentes petistas e amigos de Lula reconheciam, na noite desta sexta-feira (9), a iminência de prisão do ex-presidente.

Após passar toda a tarde ao lado de Lula, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a situação se encaminha para a prisão do ex-presidente.
Ao criticar o processo contra Lula, ao qual chamou de abjeto e cretino, Gleisi afirmou que os magistrados "estão levando às últimas consequências".

"Querem prender Lula e é exatamente para isso que se está caminhando." Outros petistas que estiveram no Instituto Lula afirmaram que o ex-presidente demonstrou irritação ao longo do dia. Uma das causas foi a informação de que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmén Lúcia, se recusara a receber em audiência o advogado de Lula e ex-ministro Sepúlveda Pertence, de quem é amiga.

O gesto da presidente do STF foi encarado como um sinal de que ela não pretende submeter ao plenário o seguinte questionamento: um réu pode ser preso sem que estejam esgotados todas etapas legais disponíveis? Lula foi condenado em segunda instância. Ainda cabe recurso ao STF.

Em um discurso endereçado a petistas, a senadora disse que o partido "não vai aceitar com normalidade" a prisão de Lula. "Não é que vamos fazer insurreição, grandes mobilizações. Mas não vamos aceitar calmamente", disse ela, pouco depois de seu encontro com o ex-presidente.

Em um recado ao próprio partido, ela disse ainda que falar em outras possibilidades para a candidatura do partido à Presidência é jogar Lula aos leões. Ao discursar em ato promovido pela Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Gleisi disse considerar legítimas as candidaturas de partidos de centro-esquerda, mas que é importante que tenham a compreensão de que a democracia está sob ameaça.

No evento, o ex-chanceler Celso Amorim também reafirmou a defesa da candidatura do ex-presidente. Estava prevista a presença de Lula, mas ele cancelou sua participação uma hora antes da abertura do encontro. Segundo aliados, o ex-presidente está gripado. Um deles afirmou, porém, que ele estava desanimado./valor

Homem que foi espancado em Itamaraju não resiste e morre no HMTF




Teixeira de Freitas: Nesta sexta-feira, 09 de março, veio a óbito no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, uma vítima de espancamento, fato acontecido no dia 01 de março, em Itamaraju. A vítima foi identificada como sendo, Hamilton Oliveira Santos, 49 anos de idade.

Hamilton foi espancado e socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju, e no dia 05 de março foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, devido à gravidade dos ferimentos. A vítima lutou pela vida, mas, não resistiu e veio a óbito.

O caso foi comunicado na sede da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, e o delegado plantonista, Maderson Souza Dias, emitiu guia de remoção e o corpo será encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas. O homicídio consumado será investigado pela Polícia Civil de Itamaraju./LiberdadeNews

Morre cadeirante baleado esta tarde no Liberdade em Teixeira de Freitas



Morre cadeirante baleado esta tarde no Liberdade em Teixeira de Freitas


Morreu na tarde desta sexta feira, 09 de março, no hospital municipal, Marcos Clemente Conceição, de 21 anos, vítima de arma de fogo.

Marcos era cadeirante com algumas passagens pela polícia por ligação com o tráfico de drogas, ele foi baleado por voltas das 16 horas desta sexta feira, na Rua Equador. Socorrido para o hospital municipal, morreu pouco tempo depois de ter dado entrada na unidade de saúde.


Marcos era capixaba e tinha algumas passagens pela polícia por envolvimento com drogas Marcos Clemente Conceição de 19 anos, natural de Linhares-ES, foi preso no dia do seu aniversário em sua residência situada á Rua Canadá, no bairro Liberdade, em companhia de Maurício Diolino dos Santos de 31 anos, natural de Itajuípe-Ba, Adelson Custódio Antonio, 22 anos, natural de Teixeira de Freitas, companheiro da menor de 16 anos, ambos moradores da Rua Monteiro Lobato no bairro Arco Verde. Marcos está aniversariando hoje.

Em poder dos acusados os policiais apreenderam; 69 buchas de maconha, 01 tablete da mesma droga pesando aproximadamente 160 gramas, e mais dois tabletes de maconha, um com 70 gramas e outro com 20. Dois aparelhos de telefones celulares da marca Sansung de cor preta, a quantia de R$ 129, 00 reais em espécie, 01 caderno de anotações, 01 balança de precisão, 01 faca e três carteiras de bolso com documentos diversos.


 No dia 30 de janeiro passado, Marcos foi preso junto com outros comparsa na Operação Liberdade Da Polícia Civil./bahiaextremosul

sexta-feira, 9 de março de 2018

Enfermeira do hospital municipal de Teixeira morre em casa; Saúde de Luto



A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos, selfie e close-up

A enfermeira, Marilza Santos Souza, faleceu após sofrer um infarto fulminante na manhã desta sexta-feira, 9 de março.  A morte da profissional de saúde causou grande comoção em demais funcionários da área da Saúde em Teixeira de Freitas.

Marilza era bastante conhecida no município e trabalhava no Hospital Municipal há pelo menos 29 anos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Segundo informações, a enfermeira morreu em sua casa nas primeiras horas desta manhã. O corpo será velado na Avenida São Paulo, Nº 1.659./sulbahianews

Teixeirense morre eletrocutado em fazenda no interior em Mucuri



Nenhum texto alternativo automático disponível.

Marcos Vinicius Ferreira Lima, de 24 anos, morador da Rua Madre de Deus, bairro Tancredo Neves, em Itabatã, morreu eletrocutado na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, por volta das 11h30.

Segundo informações, Marcos Vinicius recebeu uma descarga elétrica, quando realizava uma manutenção de rede elétrica em uma fazenda da região de Mucuri.

Marcos Vinicius morreu na hora. A Polícia foi acionada e o corpo foi removido para o IML para exames de praxe./bahiaextremosul

Morte na BR 101- motociclista perde a vida em colisão com ônibus



Morte na BR 101- motociclista perde a vida em colisão com ônibus


Um motociclista identificado como Felipe Breno, morador de Itabela, morreu nas primeiras horas da tarde desta sexta feira 09 de março, local conhecido como as três pistas da BR 101, trecho que liga as cidades de Itabela a Eunápolis.

Segundo informações, Felipe que era Pizzaiolo na empresa Beirute Lanches e Pizzas pilotava uma motocicleta CG prata, 150, quando colidiu de frente com um ônibus de turismo que trafegava no sentido contrário.



O SAMU foi acionado por populares, quando os socorristas chegaram o motociclista já estava morto. A PRF controlou o trânsito até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. O corpo foi removido par ao IML de Eunápolis. A polícia via investigar as causas do acidente./bahiaextremosul

Novela da Globo, Segundo Sol inicia as gravações em Trancoso






Embora muitos perfis fakes já tenham sido criado nas redes sociais sobre a nova novela das 21h, somente hoje a TV Globo disponibilizou a primeira foto oficial da atriz Giovanna Antonelli caracterizada como Luiza, a protagonista da trama que disputará o amor do cantor de axé interpretado por Emílio Dantas com a vilã da trama, a personagem de Débora Secco. Giovanna, juntamente com parte do núcleo do folhetim, desembarcou em Trancoso, no litoral sul, para gravar as primeiras cenas em solo baiano.

A novela, que tem direção de Dênis Carvalho e Maria de Medicis começou a ser gravada em fevereiro, no Rio de Janeiro. Na trama, Dantas, que interpretou o Rubinho na novela A força do querer, vai encarnar um cantor de axé em decadência que se finge de morto, episódio que alavancará a venda de seus discos. Com outra identidade, ele vai conhecer Luiza, mas o romance terá curta duração graças às armações da personagem de Débora Seco. 

Um dos mais consagrados designers brasileiros, Jader Almeida, estará hoje, das 12h30 às 16h, na Omni Light, na Alameda das Espatódeas, recebendo convidados para a inauguração do primeiro showroom exclusivo da sua linha de iluminação em Salvador. O espaço funcionará no 2º andar da loja com a linha de luminárias do catarinense, que se especializou em mobiliário, e que agora decidiu complementar suas coleções que estão sendo produzidas pela Sollos, indústria que exporta para Inglaterra, França, Hong Kong, Emirados Árabes, Estados Unidos, entre outros. “A criação de luminárias vai muito além do papel funcional que desempenham em um determinado ambiente. Nelas pude trabalhar um acabamento refinado como se fosse um ourives”, diz. Dentre as peças que estarão no showroom de Salvador, está a premiada luminária Lux. Os convidados serão recebidos para um almoço e bate-papo com o premiado designer.


Cinema baiano na Austrália

Com estreia nos cinemas brasileiros prevista para abril, o filme A Cidade do Futuro, dos diretores baianos Cláudio Marques e Marília Hughes, terá sua primeira exibição na Austrália no próximo dia 17, no Melbourne Queer Film Festival. Centrado na formação de uma família não tradicional da cidade de Serra do Ramalho, no interior da Bahia, o filme já foi premiado no Brasil, Argentina e EUA, e exibido em festivais de outros nove países.

O longa-metragem mostra um sertão pouco visto no cinema nacional, no qual chama a atenção o desprendimento de muitos jovens em romper com a estrutura patriarcal, sexista e machista de uma sociedade dominada pela imagem do sertanejo destemido. Os mais jovens querem se afirmar como indivíduos plenos, inclusive quebrando os padrões quanto à sexualidade. A Cidade do Futuro estabelece um link com os anos 70, quando Serra do Ramalho foi criada pelos militares para receber cerca de 73 mil habitantes que foram deslocados após a construção da Hidrelétrica de Sobradinho, no norte do estado.


Atrás da câmera

A produção de audiovisual na Bahia não para de crescer. Depois de percorrer vários festivais e conquistar o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Ficção , no Rio de Janeiro, com o filme Filhos da atriz, o cineasta Juca Badaró colocou um ponto final esta semana nas filmagens de mais uma produção com sua assinatura. Trata-se de O Crime de Aristóteles, cujo roteiro é assinado por ele e a direção realizada em parceria com Renata Matos. A obra, que aborda a questão da violência contra a mulher, teve com locações em Imbassaí, no litoral norte e na capital baiana. No elenco, os atores Bertrand Duarte e Jenny Muller.

Celebration

Regina e Aline Weckerle recebem hoje, a partir das 17h, na loja Paradoxus, na Barra, um grupo de clientes para festejar o Dia Internacional da Mulher. A tarde será regada a champanhe e sessões de maquiagem Dior by Charlotte.

A formação em Direito quase abafou a vocação para a arte. Mas a decisão de morar na Bahia a salvou. Tudo começou nas oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). “Logo que cheguei aqui me matriculei nas oficinas do museu que me ajudaram muito no processo de adaptação”, conta a empresária e designer Laura Ahrons, que há 10 anos criou - ao lado do ex-sócio Eunápio Sturaro - a Oca Brasil, uma indústria de revestimentos em madeira e soluções para arquitetura.

Diretora criativa da empresa, ela comanda uma equipe de cerca de 60 pessoas e coloca a mão na massa desenhando coleções que hoje estão expostas nas mais luxuosas lojas de decoração do país. Natural de Porto Alegre, Laura escolheu viver com a família na Praia Forte.

Foi dividida entre a paisagem paradisíaca do vilarejo e a agitação da fábrica em Águas Claras que criou séries especiais de mosaicos de madeira inspiradas no colonial brasileiro, no modernismo e no artesanato, clássicos do portfólio da Oca. Atualmente, divide a gestão da empresa - que hoje conta com 60 funcionários recrutados na comunidade onde está instalada - com o marido Luciano. A unidade fabril está sendo duplicada para atender a demanda de lojistas que não param de solicitar as coleções de ripados, uma de suas criações que hoje respondem por grande parte do faturamento da empresa. Entre cursos em Florença, na Itália, e as paisagens do litoral baiano, retomou a pintura que havia deixado de lado.

Mais +

O município de Cairu, no litoral sul do estado, assegurou a categoria A no Mapa do Turismo Nacional que mede o desempenho econômico dos municípios no setor. De acordo com o Ministério do Turismo, 150 cidades da Bahia foram classificadas, mas apenas quatro ganharam esta posição A. As outras três são Salvador, Porto Seguro, e Mata de São João, por causa da Praia do Forte.

Menos -


O Forte de São Marcelo, um dos mais belos cartões postais da cidade está fechado desde 2011. O espaço, que já abrigou museus e restaurantes, foi fechado para reforma e até hoje não foi reaberto ao público. Até agora, o Iphan, que quer transformá-lo em Patrimônio Mundial, não sabe o que fará com o equipamento histórico. Eta Bahia porreta!/correio24horas

Acusado de integrar “Grupo da 12” morre em confronto com a PM de Teixeira de Freitas



Acusado de integrar “Grupo da 12” morre em confronto com a PM de Teixeira de Freitas

Na manhã desta sexta-feira, dia 9 de março, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 87ª Companhia Independente de Teixeira de Freitas (CIPM), deslocaram-se ao Bairro Redenção, onde estaria escondido um fugitivo da Justiça, com de três mandados de prisão em seu desfavor, pelos crimes de roubo e formação de quadrilha.

Assim que chegaram ao endereço do suspeito, relatam os policiais, Gilberto Melquíades Nascimento, de 26 anos, já saiu atirando e no revide um dos integrantes da guarnição conseguiu alvejá-lo. Ferido o acusado foi socorrido pelos próprios militares ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde não resistiu e veio a óbito.

Segundo a polícia, Gilberto Melquíades era integrante de um bando criminoso que ficou conhecido como “Grupo da 12”, graças ao uso de uma escopeta em homicídios consumados e tentados ocorridos na cidade. A arma já foi apreendida e outro acusado de integrar a mesma quadrilha está preso.

Após a constatação do óbito o corpo acabou removido ao Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), para exames de necropsia. No banco de dados da Polícia Civil ainda consta que o homem morto era investigado por assassinato e tráfico de drogas./TN

BA 994 que liga Vereda a Medeiros Neto será recuperada




A rodovia com 25 quilômetros de extensão estava com buracos imensos, estava dificultando o trafego de veículos entre as duas cidades e provocando acidentes, alguns deles fatais.

Nesta terça feira, o prefeito Dinoel Carvalho recebeu o representante da Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Bahia (SIT), Sr. Albino, para o inicio das obras.


Para Dinoel, a recuperação da rodovia é de grande relevância para o município que depende da estrada para a escoação da produção rural e do transporte de pessoas que vão a outras cidades em busca de serviços que não são oferecidos em Vereda, por exemplo; bancários, documentais e saúde especializada, entre outros.


O prefeito destacou a importância de Albino para que a obra saísse do papel. Dinoel explicou que a atuação do representante da SIT foi fundamental para a agilização do serviço./Bahia Extremo Sul

Itanhém: Polícia Militar prende “Mineirinho”, foragido da Justiça




Policiais Militares do 2º Pelotão de Itanhém cumpriram, na tarde da última terça-feira (08), um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juiz Dr. Francisco Moleda de Godoi, em desfavor de Guilherme Cândido da Silva, de 26 anos, vulgo “Mineirinho”, natural de Belo Horizonte (MG).

O acusado foi localizado e detido nas proximidades da Rodoviária, ao qual foi emanada ordem para que postasse de forma a ser procedida busca pessoal, e nada de ilícito foi encontrado.

Guilherme é considerado pela polícia como um elemento de alta periculosidade. Ele responde pelo crime de tráfico de drogas, tentativa de homicídio, porte de arma de fogo, e é o principal suspeito de dois homicídios ocorridos em junho e julho de 2016 no bairro Monte Santo, em Itanhém.

Mineirinho era considerado foragido da Justiça desde que saiu da prisão em 2016, e retornou a Itanhém recentemente com a missão de reativar as “bocas de fumo” do seu chefe "Latrô", no bairro Monte Santo.

Diante dos fatos, Guilherme recebeu voz de prisão, foi encaminhado à sede de Coordenadoria Regional de Policial do Interior e, posteriormente, será conduzido para CPTF, ficando à disposição da Justiça./medeirosdiadia

Jucuruçu hoje parabeniza os irmãos Cosme Viana e Damião Alves pela passagem de seu aniversário




Irmãos gêmeos nascidos no dia 9 de março de 1985 na cidade de Jucuruçu, Cosme Viana e Damião Alves estão comemorando mais 1 ano de vida. A cidade de Jucuruçu assim como muitos amigos de Itanhém estão parabenizando eles por esse dia tão especial.

Dois jucuruçuenses que esbanjam simpatia e humildade e estão sempre dispostos a ajudar o próximo.  Cosme Viana e Damião Alves são dois locutores que carregam muita popularidade pelos quatro quantos do município e têm o reconhecimento e carinho de todos.

"Conheci, de perto, a pessoa de Damião e não tive a oportunidade de conhecer o Cosme. Posso dizer que Damião assim como sua esposa Débora Gil, são muitos maravilhosos e de muito carinho. Parabéns aos dois irmãos pelo aniversário e que Deus continue guiando suas vidas”, disse Eptácio Costa, diretor do ItanhemFest

Nas redes social amigos de vários lugares deixam os parabéns, mostrando assim o carisma que os dois tem tanto em Jucuruçu,, quanto na região./ItanhemFest

Funcionário da Honda é assassinado a tiros em Teixeira de Freitas





Kesley Bonfim dos Santos, de 24 anos de idade, vendedor da Moto Sul/Honda, foi assassinado a tiros no fim da manhã desta sexta-feira, dia 9 de março, no Bairro Jerusalém, fundos da Piana, na região leste de Teixeira de Freitas. Informações levantadas pela Polícia Militar, primeira força de segurança a chegar no local do crime, dão conta que Kesley estava num Volkswagen Saveiro, de cor branca, plotado com a marca da Moto Sul e após ser atingido veio a óbito no interior do veículo. Um supervisor da concessionária que também estava no carro foi ferido em dos braços.

No banco de dados da Polícia Civil, que investiga o caso, costa que na noite de 27 de dezembro de 2016, por volta das 19h50, policiais militares da Cipe-Mata Atlântica, abordaram Kesley Bonfim dos Santos, de 23 anos à época, que pilotava uma motocicleta no Bairro Vila Caraípe, região central de Teixeira de Freitas e durante revista pessoal, encontraram em seu poder uma porção considerável de cocaína. Ao ser questionado o acusado relatou que o entorpecente pesava 20 gramas e seria entregue a uma pessoa que lhe encomendara.

Durante a abordagem, relataram os militares, o telefone celular de Kesley não parava de tocar e do outro lado da linha estavam viciados lhe encomendando drogas. Desconfiados os policiais acompanharam o acusado até a sua residência e lá, como suspeitavam, apreenderam 468 gramas de pasta base de crack, 931 gramas de maconha, 636 gramas de cocaína, 6 pedras de crack embaladas e prontas para comercialização, um rolo de papel filme, uma faca, saquinhos plásticos usados para embalar drogas e duas balanças de precisão.

A polícia ainda não informou a linha de investigação, mas não descarta que o assassinato esteja ligado ao tráfico de entorpecentes. Após perícia de local foi autorizada a remoção do corpo ao Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), para exames de necropsia./TN

PORTO SEGURO | Ciclista é atropelado e vai parar em teto de carro



Um ciclista foi arremessado para cima de um veículo de uma auto escola na noite desta quinta-feira (08), em uma avenida de Porto Seguro.

O grave acidente aconteceu na ladeira do Bairro Paraguai e segundo informações o ciclista estava na companhia de uma criança quando foram atropelados. A criança que não teve a idade divulgada teria sido arremessada para baixo do carro e teve fraturas graves.

Já o ciclista que ficou desacordado em cima teto do veículo e também apresentou ferimentos graves. As vítimas foram encaminhadas para o hospital local com a ajuda de populares.

A polícia esteve no local e colheu depoimentos de testemunhas, onde segue investigando as causas do acidente./Obaianao

Fachin envia denúncia contra Lula e Dilma para Justiça Federal no DF



[Fachin envia denúncia contra Lula e Dilma para Justiça Federal no DF]

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mandou descer para a Justiça Federal no Distrito Federal a denúncia por participação em organização criminosa feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e outros integrantes do PT.

Também são alvo da denúncia os ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega, bem como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Os rumos da investigação contra eles ficarão agora sob responsabilidade da JFDF, embora Fachin não tenha especificado em qual vara criminal.

Em setembro do ano passado,  todos foram acusados pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de praticar “uma miríade de delitos” na administração pública durante os governos Lula e Dilma, somando R$ 1,4 bilhão em prejuízo para os cofres públicos, segundo a denúncia.

A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, também foram denunciados nesse processo, mas o caso deles permanecerá no STF, em decorrência do foro privilegiado da parlamentar.

O último denunciado, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Edinho Silva, terá o caso apreciado pelo Tribunal Regional Federal 3ª Região (TRF3), onde ele tem foro por prerrogativa de função por ser prefeito de Araraquara (SP).

Ao determinar o desmembramento do processo, Fachin atendeu parcialmente a pedido do MPF, embora não tenha enviado todos os processos contra pessoas sem foro privilegiado para o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, como queriam os procuradores./bocaonews

Vídeo: 44 CIPM intensifica rondas em Batinga, interior de Itanhém





Visando manter a ordem no território dos municípios os quais abrange o comando da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional - PETO têm realizado constantes operações nas localidades dos distritos e povoados da região.

Um distrito que chama muito a atenção do comando da Companhia de Polícia Militar é Batinga, em Itanhém. Geograficamente, o lugar favorece a prática de atos ilícitos de bandidos da Bahia, bem como de fugitivos mineiros, segundo a população.

De acordo com o Major Edmar Leão, comandante da 44ª CIPM, operações conjuntas vêm acontecendo periodicamente no distrito de Batinga, no município de Itanhém; o que mostra os esforços da 44 CIPM, mesmo diante da falta de efetivo como principal dificuldade.


Em contrapartida à informação equivocada de abandono da segurança pública ao distrito, divulgada por site de notícias, a população de Batinga nega veementemente as tais afirmações; de modo que tem, inclusive, exaltado os esforços do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). 

O comandante do PETO, Soldado Kleverson, ressalta o resultado das ações feitas recentemente no distrito. "A comunidade tem se mostrado contente com a presença da polícia, sempre elogiando o trabalho que tem sido feito e a gente se sente feliz", informou.

As guarnições do PETO - 44ª CIPM, através da "Rondas dos Distritos", fecharam bocas de fumo e prenderam criminosos, minimizando o tráfico de entorpecentes e delitos em geral. Tais operações tem sido constantes nos últimos meses.


Todas as ações fazem parte de um plano de prevenção à prática criminosa na localidade, quando se realiza abordagens a transeuntes e suspeitos. O plano de combate à criminalidade no distrito ocorre em dias da semana e horários não divulgados./medeirosdiadia

quinta-feira, 8 de março de 2018

Temóteo Brito assinará em Brasília adesão ao “Internet Banda Larga Gratuita” para a população de Teixeira






O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), assina nesta segunda-feira (12/03), em Brasília, no MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o contrato de adesão da conquista do projeto “Internet para Todos” do Governo Federal que visa contemplar os bairros da cidade e distritos do município com internet gratuita para a população.  Teixeira de Freitas será uma das primeiras cidades brasileiras a assinar o acordo.

A cerimônia de assinatura acontece no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer e do ministro Gilberto Kassab.

A boa notícia foi divulgada na manhã desta quarta-feira (07/03), pelo presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), precursor da demanda e autor da proposição que conquistou o projeto junto ao MCTIC por meio da SAF – Secretaria Nacional de Assuntos Federativos da Presidência República, da qual pasta o baiano Paulo Câmara é o titular.

Segundo o presidente Agnaldo da Saúde, o projeto “Internet para Todos”, é um programa do Governo Federal que trará internet Banda Larga gratuita para a população teixeirense através de antenas que serão instaladas nas localidades por empresas prestadoras de serviço de internet.

Após a assinatura do contrato de adesão, a Prefeitura Municipal receberá o termo de adesão e poderá indicar o local para a instalação da antena, que será de responsabilidade da empresa de internet credenciada para prestar o serviço.

E ainda caberá à Prefeitura garantir a segurança do terreno onde a antena será instalada, bem como arcar com as despesas de energia elétrica que a operação consumir. Agnaldo da Saúde explica que uma opção do prefeito Temóteo Brito é encaminhar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que isente a operação da cobrança de Imposto sobre Serviços (ISS) e Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de maneira a baratear a execução do programa.

Conforme o prefeito Temóteo Brito, a articulação feita pelo presidente Agnaldo da Saúde foi salutar para que a Prefeitura Municipal, venha agora realizar este projeto inédito numa ação de inclusão social que tem o objetivo de levar conectividade para os mais de 60 bairros de Teixeira de Freitas e seus 5 distritos do interior, fruto do resultado do lançamento do primeiro satélite de propriedade do governo brasileiro.

A internet vai ser fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017./Athylla Borborema

Ex-presidente da Câmara de Itanhém foi multado pelo TCM e terá que devolver mais de R$ 7 mil




O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quinta-feira (08), acatou o pedido de reconsideração do ex-presidente da Câmara de Itanhém e atual vereador Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos, aprovando com ressalvas as contas referentes ao exercício de 2016.

Mesmo assim, de acordo com decisão do conselheiro Paolo Marconi, que é o relator do parecer, Marquinho terá que pagar uma multa no valor de R$ 1.500 e ainda ressarcir aos cofres públicos, com recursos pessoais, R$ 7.200.

De acordo com publicação do portal do TCM, o ex-presidente apresentou nesta fase documentos que descaracterizaram a irregularidade relativa às glosas em processos de pagamentos por carência documental, no total de R$ 20 mil e comprovou a regularidade da concessão de três diárias, o que permitiu a revisão da decisão inicial de rejeição para aprovação com ressalvas das contas./aguapretanews

Governo estuda redução de tributos e preços de combustíveis podem cair




A definição dos preços da gasolina e do gás pela Petrobras é autônoma e baseada na realidade de mercado, mas o governo estuda a redução de tributos sobre os combustíveis, o que poderá resultar em queda de preços.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou que o governo está discutindo com a Petrobras uma nova política de reajuste de preços dos combustíveis. Meirelles explicou que o governo não pretende mudar a forma como a Petrobras define os preços, baseada na cotação internacional.

O ministro ressaltou, entretanto, que “existem diversos fatores que adicionam preço”. Ele citou a margem de lucro das distribuidoras, no caso do gás, e disse que há possibilidade de ação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

Ainda “existe uma tributação grande” sobre os combustíveis, e o governo está começando a fazer uma avaliação sobre a necessidade, ou não, de “melhora na estrutura de impostos", mas não há prazo para conclusão. Em nota, a Petrobras disse que continuará ajustando o preço da gasolina e do diesel em suas refinarias diariamente conforme as variações nas cotações internacionais do petróleo.

Itabunense morre durante partida de futebol em Teixeira de Freitas




Imagem liberdadenews

Marcos Antônio Oliveira Andrade, de 45 anos de idade, natural de Itabuna e que residia no Bairro Jardim Europa, na região central de Teixeira de Freitas, como sempre fazia, jogava bola na noite desta quarta-feira, dia 7 de março, na Arena Futgirl, no Bairro Universitário, quando teria começado a queixar-se de dores no peito, caiu e veio a óbito no local.

Resultado de imagem para Marcos Antônio Oliveira Andrade, 45 anos de idade

Segundo informações de outras pessoas que também participavam do “baba”, como são chamadas essas competições esportivas amadoras, uma equipe do SAMU chegou a comparecer ao local, mas não havia mais nada o que pudesse ser feito, pois Marcos Antônio já estava em óbito.

Resultado de imagem para Marcos Antônio Oliveira Andrade, 45 anos de idade

Instantes depois o corpo acabou removido ao Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT¨), para os exames de praxe. Não há dúvidas que a vítima sofrera um infarto fulminante./TN

Secretaria Municipal de Saúde realiza Mutirão de Glaucoma em Teixeira de Freitas




A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o mutirão para diagnósticos e tratamento do Glaucoma. A ação acontece no CER IV, localizado no bairro Monte Castelo. Os pacientes que estão sendo atendidos foram cadastrados através das unidades de Saúde. A ação acontece até esta sexta-feira, dia 9 de março.

O Secretário Municipal de Saúde, Max Almeida, destaca que o mutirão é a primeira parte da Semana de Atendimento Oftalmológico. “Esta primeira parte voltado para o Glaucoma estão sendo atendidos os pacientes que são tratados em Teixeira de Freitas. Durante o mutirão estão sendo realizados primeira consulta, exames de medição da pressão dos olhos e dispensação de colírio”.

Entre as pessoas que receberam o atendimento está a Arlete Santos, do bairro Tancredo Neves, que falou sobre a importância da realização deste tipo de iniciativa. “Este mutirão é muito importante pois assim podemos cuidar da saúde dos olhos, fazer os exames necessários e gratuitamente”.

O Gestor da Pasta contou que ao final do Mutirão de Glaucoma inicia o Mutirão de Catarata. “É uma iniciativa que acontece em parceria com o Governo do Estado e atenderá os pacientes que receberam o primeiro atendimento durante a Feira da Saúde que aconteceu no final do ano passado, estes pacientes passarão pela cirurgia”.



O Secretário ainda convocou a população que tiver o perfil para a Cirurgia de Catarata para comparecer ao CER4, nesta sexta-feira, dia 9 de março, a partir das 7h. “Para o Mutirão nós conseguimos trazer mais 600 atendimentos de triagem para nossa região, para que nós possamos ofertar mais cirurgias, nossa expectativa é realizar não somente as 450 cirurgias que já estão tiradas, mas chegar a 1000 cirurgias, então convocamos as pessoas que tiverem o perfil para a cirurgia de catarata para que possam participar da triagem e agendar o primeiro atendimento com o oftalmologista e posteriormente realizar a cirurgia”, explicou.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Itabatã: Mulher é encontrada morta com diversos ferimentos por golpes de faca pelo corpo




Mucuri: Na noite da última terça-feira, 06 de março, uma guarnição da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar se deslocou até a Avenida Espírito Santo, no Centro de Itabatã, distrito de Mucuri, onde havia a informação de que uma mulher havia sido morta a facadas. Os militares chegaram na residência de número 388, onde confirmaram a informação e encontraram a vítima com diversos ferimentos causados por golpes de faca.

O SAMU foi esteve no local e acabou constatando o óbito. Os militares preservaram o local até a chegada da Polícia Civil. A vítima foi identificada como sendo, Silvana dos Santos Perdão, 34 anos de idade, natural de Mucuri/BA e que segundo as primeiras informações, morava fora do país. A delegada plantonista, Maria Luíza, autorizou remoção do corpo da vítima ao IML de Teixeira de Freitas.

O corpo será submetido à necropsia nesta manhã de quarta-feira (07). O homicídio será registrado e o caso encaminhado para a Delegacia Territorial de Mucuri, que irá investigar autoria e motivação do crime. O homicídio tem característica de crime passional, e a Polícia Militar realiza levantamentos acerca do caso, já que com a falta de respeito do estado com os cidadãos, as delegacias do interior funcionam apenas até as 18h00, e a maioria dos homicídios e prisões em flagrantes acontecem após as 18h00.

2018-03-07-PHOTO-00021329.jpg

Com isso, fica difícil ou praticamente impossível um trabalho com êxito e uma investigação rápida e precisa. Nossa equipe segue acompanhando o caso./LiberdadeNews

Policiais que buscavam assaltantes sofrem acidente em Eunápolis




Eunápolis: Um carro da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira capotou nesta quarta-feira (07), no município de Eunápolis, deixando quatro policiais militares feridos. 

O motorista contou que transitava por uma estrada vicinal nas proximidades da fábrica da Veracel, por volta das 5h da madrugada, quando perdeu a visibilidade por conta da poeira levantada por outra viatura que seguia à frente.

Os policiais, dentre eles uma mulher, foram socorridos pelo Samu e trazidos para o Hospital Regional. Apenas um PM ficou internado, com uma lesão na face. Ele vai ser avaliado por um cirurgião buco-maxilo-facial.

As duas equipes da Cipe Cacaueira vieram de Ilhéus, no sul do estado, para dar apoio às forças policiais que buscam os assaltantes que explodiram a base da Prosegur, em Eunápolis, na madrugada de terça-feira. 

Os carros usados no ataque foram encontrados abandonados, no mesmo dia, em uma área rural entre os municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália.

O ASSALTO - A informação que circula nos meios policiais é que os bandidos não conseguiram levar algo mais que 100 R$ mil. A quadrilha montou uma operação de guerra, pois acreditava que a ação seria "mais rentável". O aparato empregado foi grande. Mais de 40 homens usaram armas de grosso calibre, como metralhadoras ponto50. Eles deixaram para trás diversos explosivos, que foram neutralizados pelo esquadrão antibombas do Bope.


O vigilante Elivar Ferreira Nadier Sobrinho, 46 anos, reagiu e acabou morto pelos assaltantes. Outros cinco funcionários, que estavam na tesouraria fazendo a contabilidade do dinheiro, ficaram feridos, atingidos pelos escombros.

Duas mulheres e um homem, que estão em situação mais crítica, foram transferidos para um hospital em Salvador, na noite de terça. Até o momento, nenhuma pista da quadrilha./Radar64

Vídeo: ponte que liga nada a lugar nenhum em Medeiros Neto, volta a ser destaque na Globo



Resultado de imagem para ponte que liga nada a lugar nenhum em Medeiros Neto, volta a ser destaque na Globo


Uma matéria que foi ao ar no jornal “Bom dia Brasil” da TV Globo, na manhã desta quarta-feira, 7 de março, destaca duas obras milionárias, tidas como símbolo do desperdício do dinheiro público.

Trata-se de duas pontes: uma que ligaria o estado de Minas Gerais a Goiás e outra, que seria para desviar o trânsito de carretas, em Medeiros Neto. Na ponte Minas/Goiás, somando as duas partes gastas só na construção de asfalto, já se investiu quase oito milhões de reais, mas a obra está sem uso a mais de 20 anos.


A outra, que seria para desviar o trânsito de carretas em Medeiros Neto, construída na gestão do então prefeito Adalberto Alves Pinto, o “Beto Pinto” (PHS), recebeu um investimento de 2 milhões e trezentos mil reais, e ficou conhecida, mundo afora, como “a ponte que liga nada a lugar nenhum”.

Pelo projeto da época, para construir as estradas até a ponte, a prefeitura deveria desapropriar as casas e terrenos e indenizar os proprietários o que, ao que tudo indica, não estava condições da prefeitura, nem nos planos do gestor da ocasião.

O produtor rural Andrez Sulivan foi entrevistado pela equipe da Globo e reclamou “milhões gastos ali, que poderiam ter investido em uma outra área, onde poderia ‘tar’, assim, beneficiando as pessoas”.


Segundo a informação divulgada, o governo da Bahia disse que vai readequar o projeto e concluir a obra, com recursos do estado, mas não deu nenhum prazo./sulbahianews

Celular explode do nada no bolso da bermuda de rapaz



Resultado de imagem para Celular explode do nada no bolso da bermuda de rapaz


Um comerciante sofreu várias queimaduras na região dos glúteos após um aparelho, que ele carregava no bolso da bermuda, acabar explodindo na manhã desta terça-feira (6). O acidente aconteceu enquanto a vítima fazia compras em um supermercado de Santos, no litoral de São Paulo, ao lado da mãe. O aparelho ficou completamente destruído.

Segundo apurado pelo G1, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou o homem para a emergência da Santa Casa de Santos, onde ele estava recebendo atendimento médico por volta das 11h45.

De acordo com a mãe do comerciante, Diva Soares Teixeira, de 70 anos, Victor Alexandre de Oliveira, de 40 anos, começou a gritar de dor e percebeu que estava saindo muita fumaça do bolso de trás da sua bermuda. Foi quando os dois perceberam que o celular havia explodido, mesmo sem estar sendo usado.”Estávamos subindo a rampa do supermercado e ele sentiu queimar. O celular explodiu do nada, não temos a menor ideia do motivo. Não fez nenhum barulho. Percebemos porque saiu até fumaça e queimou. Eu ainda estou muito nervosa, não sei o que vai acontecer com ele. Eu saí de casa para ir ao supermercado e acabei no hospital”, lamenta.

Em nota, a Santa Casa de Santos, por meio de sua assessoria de comunicação, informa que o paciente teve ferimentos leves, com queimaduras de 1° grau e pequenas queimaduras de 2° grau, sendo liberado após atendimento, não havendo necessidade de internação.


O Samu de Santos informa que atendeu a ocorrência por volta das 9h45 desta terça-feira na Rua Moema, na Ponta da Praia, próximo à avenida portuária. A vítima sofreu queimaduras no glúteo e nas mãos após o celular explodir. Ele foi removido consciente para a Santa Casa de Santos, hospital de referência para queimados na região./G1

Homem é preso suspeito de estuprar 8 adolescentes em Porto Segurro; armado, ele obrigava garotas a subir em moto



Homem é preso suspeito de estuprar 8 adolescentes em Porto Segurro; armado, ele obrigava garotas a subir em moto



Um homem de 30 anos foi preso nesta segunda-feira (6), suspeito de estuprar oito adolescentes na cidade de Porto Seguro. De acordo com informações da Polícia Civil, os crimes ocorreram entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano.

Conforme a polícia, Emerson Santos Ferreira de 30 anos, abordava as vítimas em um motocicleta preta e, com uma arma, obrigava as adolescentes a subirem no veículo. Em seguida, o homem levava as garotas para um local deserto e praticava o abuso.

Segundo a polícia, o suspeito agia nos bairros Cambolo, Parque Ecológico e Vila Valdete, em Porto Seguro. O homem escolhia sempre garotas menores de 16 anos, com porte fisíco pequeno, para atacar.

A polícia chegou até Emerson após investigações iniciadas depois de denúncias das vítimas. Um mandado de prisão temporária foi expedido em nome dele e cumprido na última segunda.

O suspeito foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Porto Seguro, onde está à disposição da Justiça. Materiais dele e das vítimas (colhidos após os abusos) foram enviados para análise, em Salvador./G1 Bahia

terça-feira, 6 de março de 2018

Jucuruçu: Aluno da Escola Cecília Meireles se diz decepcionado com a situação em sua escola



Nenhum texto alternativo automático disponível.


Enquanto o dinheiro do precatório é gasto com festa e compra de carros de luxo os banheiros da Escola Cecília Meireles se encontram nessas condições, um dinheiro que seria usado exclusivamente para a Educação.

Jucuruçu é o 2º município do extremo sul baiano a receber repasse milionário do FUNDEB - Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, Jucuruçu irá embolsar R$ 27 milhões.

E está passando por essa situação e sem contar outros absortos que tem aqui nessa Escola isso é muito triste de vê o nosso dinheiro sendo avacalhado assim descaradamente. Ai eu digo - cadê o nosso dinheiro que estava aqui?  Por favor, fantástico nos ajude vem aqui na cidade de Jucuruçu. 

STF aceita denúncia e Mario Negromonte se torna réu na Operação Lava Jato




A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou nesta terça-feira (6) a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-deputado Mário Negromonte (PP-BA) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O caso também inclui outros três políticos do partido: os deputados José Otávio Germano (RS) e Luiz Fernando Faria (MG), além do ex-deputado João Pizzolatti (SC). Com a decisão, eles se tornam réus na Operação Lava Jato.

Na mesma sessão, a Segunda Turma rejeitou a denúncia contra os deputados Arthur Lira (AL), Roberto Britto (BA) e Mário Negromonte Júnior (BA), todos também do PP.

A denúncia da PGR foi apresentada em março de 2016 e aponta que os políticos teriam recebido propina por meio de contratos firmados entre empreiteiras e a Diretoria de Abastecimento da Petrobras entre 2006 e 2014./Bahianoticias

Grupo que atacou empresa de valores no sul da BA deixa explosivos e imóvel é isolado



Resultado de imagem para Grupo que atacou empresa de valores no sul da BA deixa explosivos e imóvel é isolado

A empresa de valores Prosegur, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, alvo de ataque de criminosos na madrugada desta terça-feira (6), foi isolada por questão de segurança, por conta da presença de explosivos deixados pela quadrilha, de acordo com a polícia. 

Um vigilante foi morto a tiros e seis funcionários ficaram feridos com escombros da explosão. Segundo a empresa, nenhum valor foi levado, por conta de um sistema de segurança.

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado e está a caminho da cidade. "Já foi designada uma equipe especializada para tratar desse assunto. São pessoas que têm a técnica para desativar esses artefatos. Não sabemos se tem (explosivos) na parte interna. Então as pessoas vão fazer a varredura para verificar", diz o comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Florisvaldo Ribeiro.

A Defesa Civil de Eunápolis também avalia as condições das estruturas dos imóveis da região onde a empresa está localizada.

A Polícia Militar informou que enviou equipes do Grupamento Aéreo (Graer) para realizar sobrevoos em locais estratégicos na região. O policiamento foi reforçado com o apoio do Tático Ostensivo Rodoviário (Tor) atuando nas entradas e saídas da cidade; da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Sul e da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (CAERC).


A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) investiga o caso e que a PM conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas buscas pelos criminosos.

Os seis funcionários que foram feridos na ação foram encaminhados para o Hospital Regional de Eunápolis. O estado de saúde deles é desconhecido. O vigilante morto foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Após a explosão, a entrada da empresa ficou destruída. Lojas vizinhas também tiveram as vitrines quebradas.

Ataque

O crime ocorreu por volta de 0h20 desta terça-feira, na Rua Doutor Gravatá. Foram cerca de 40 minutos de tiros e explosões, que assustaram os moradores da cidade.

Em nota, a empresa disse que o ataque foi frustrado graças aos sistemas de segurança instalados pela companhia, tornando o acesso ao dinheiro inviável. Por isso, os valores não foram levados pelos bandidos. A Prosegur também lamentou a morte do vigilante e disse que espera que as autoridades locais se mobilizem de forma conjunta, com ações preventivas e repressivas para conter ataques como este.

A companhia ainda informa que dá assistência aos feridos e que está à disposição para colaborar com o andamento das investigações.

Além de explodir a empresa, o grupo também ateou fogo em frente ao quartel de uma unidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica (CIPE-MA), o que impediu a saída dos policiais. Ninguém ficou ferido pelo incêndio.


Os criminosos ainda usaram carretas para bloquear trechos da BR-101, que liga Eunápolis a Itabuna.G1-BA

Ataque deixa rastro de destruição em Eunápolis: um morto e cinco feridos





Eunápolis: Uma força tarefa, envolvendo policiais de várias localidades, cerca a região extremo sul da Bahia, em busca dos bandidos que 'tocaram terror' na cidade de Eunápolis, entre o fim da noite de segunda-feira (05) e madrugada desta terça-feira (06). Eles utilizavam armamento pesado, como fuzis ponto50, além de granadas e dinamites para explodir a sede da empresa de transporte de valores Prosegur, na Rua Dr. Gravatá, no centro. Na manhã desta terça-feira, o local parecia mais um centário de guerra. Um segurança da empresa morreu.

Segundo o major Anacleto França, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Porto Seguro, a região está completamente cercada. "Estamos recebendo reforços policiais de várias regiões do estado, inclusive de um helicóptero", afirmou o major. França ressalta que, além de bloquear os quartéis da 7ª CIPM, no centro da cidade e da Rondesp e da Caema, no bairro Centauro, os bandidos também fizeram bloqueios nas BRs 101 e 367 e em povoados como Colônia, em Eunápolis e Ponto Central, em Santa Cruz Cabrália.  “Isso dificultou a chegada da polícia", ressalta o major.


Também foram espalhados metais com pontas por algumas rodovias, com o objetivo de furar os pneus dos carros, principalmente de viaturas da polícia. Além de fazer refém um grupo de funcionários de uma empresa que esperava a condução para o trabalho, os assaltantes também furaram os pneus dos carros que passavam pelos locais onde eles estavam.

Foram momentos de pânico. Barulhos de tiros e explosões foram ouvidos em bairros bem distantes do centro, como Minas Gerais e Alecrim. Não chegou a haver confronto com os policiais.


A quantidade de dinheiro levado da sede da empresa de transporte de valores ainda não foi confirmada, mas a informação que circula nos meios policiais é que a quadrilha não tenha levado mais que R$ 1 milhão, bem abaixo da expectativa deles, uma vez que o crime foi planejado para um dia de pagamentos regionais, onde havia muito dinheiro em cofre.

O corpo do vigilante da Prosegur, Elivar Ferreira Madier Sobrinho, 46 anos, morto no ataque, foi removido dos destroços por volta das 7h40 da manhã. Outros cinco funcionários, dentre eles duas mulheres, ficaram feridos.


Uma equipe do Bope, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Bahia, está vindo de Salvador para desarmar as dinamites que ainda ficaram no prédio./Radar64

Grupo que atacou empresa de segurança em Eunápolis deixa explosivos no local e imóvel é isolado




Eunápolis: A unidade da empresa de segurança de valores Prosegur, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, que foi alvo de ataque de criminosos na madrugada desta terça-feira (6), foi isolada por conta da presença de explosivos deixados pela quadrilha no local. Um vigilante foi morto a tiros e seis funcionários ficaram feridos com escombros da explosão. Segundo a empresa, nenhum valor foi levado, por conta de um sistema de segurança.

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado e encaminhado para a cidade. A Defesa Civil de Eunápolis também avalia as condições das estruturas dos imóveis da região onde a empresa está localizada.

A Polícia Militar informou que enviou equipes do Grupamento Aéreo (Graer) para realizar sobrevoos em locais estratégicos na região. O policiamento foi reforçado com o apoio do Tático Ostensivo Rodoviário (Tor) atuando nas entradas e saídas da cidade; da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Sul e da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (CAERC).

A Secretatia de Segurança Pública (SSP-BA) informou que o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) investiga o caso e que a PM conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal nas buscas pelos criminosos.


Os seis funcionários que feridos na ação foram encaminhados para o Hospital Regional de Eunápolis. O estado de saúde deles é desconhecido. Após a explosão, a entrada da empresa ficou destruída. Lojas vizinhas também tiveram as vitrines quebradas./G1

Defesa de Temer não irá recorrer de quebra de sigilo bancário




O ministro do STF Roberto Barroso e o presidente Michel Temer
O ministro do STF Roberto Barroso e o presidente Michel Temer (Rosinei Coutinho/SCO/STF e Marcos Corrêa/PR)


O advogado do presidente Michel Temer (MDB), Antonio Claudio Mariz de Oliveira, vai entrar com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para ter acesso à decisão do ministro Luis Roberto Barroso que quebrou o sigilo bancário do emedebista. A defesa, entretanto, disse que não irá recorrer. O presidente é investigado em um inquérito que apura se beneficiou indevidamente empresas do setor portuário por meio do decreto da MP dos Portos, que regulamenta o setor.

A quebra do sigilo foi divulgada em primeira mão por VEJA na noite desta segunda-feira. A decisão, que abrange o período de 1º de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2017, foi tomada no último dia 27 e ainda era desconhecida pela defesa do presidente. Cumprindo a ordem de Barroso, o Banco Central já enviou ofícios às entidades determinando que os extratos bancários sejam providenciados.

A VEJA, Mariz contestou a decisão do ministro do Supremo. Na sua avaliação, a quebra do sigilo bancário do presidente fere as garantias constitucionais do cargo. “A determinação contraria o artigo 86, parágrafo 4º, da Constituição Federal, que impede a responsabilização do presidente por fatos estranhos ao seu mandato. Ora, ao determinar a quebra do sigilo a partir de 2013 está havendo nítida violação do citado dispositivo”, afirmou o advogado.

Além de Temer, Barroso determinou que sejam levantados os sigilos bancários de três ex-assessores do presidente – o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR), o advogado José Yunes e o coronel João Baptista Lima Filho – e de Antonio Celso Grecco e Ricardo Mesquita, dono e executivo da empresa Rodrimar, que supostamente teria pago valores indevidos a Temer pelos benefícios obtidos.

Esta foi a primeira vez na história que um presidente da República teve quebrado seu sigilo bancário durante o exercício do mandato. O advogado Antonio Mariz afirma que a decisão do ministro contraria a própria Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou contra o uso do instrumento. No entanto, ressalta que Temer “não oporá nenhum obstáculo jurídico à quebra do seu sigilo bancário”.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.