Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 28 de outubro de 2023

Família Rodrigues da Silva em luto - morre aos 74 anos de várias complicações o amigo “Dema de Dú”

Comunicamos com pesar o falecimento de (Ademar Rodrigues da Silva) 74 anos de idade, na cidade de Eunápolis - BA- ás 10h 40 dá manhã deste sábado, 28 de outubro de 2023 - causa morte, pneumonia e ele testou positivo para o corona vírus. 

Os nossos pêsames a família Rodrigues da Silva, pela perda irreparável. Posso imaginar o tamanho da dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

Pelo o fato do senhor  Ademar ter testado positivo para o covid-19 não terá velório, a sua família comunica que haverá uma carreata com o seu corpo pela ás Ruas de Jucuruçu, e o sepultamento será neste domingo ás 10.30, no cemitério Jardim da saudade. 

Ademar Rodrigues da Silva - era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. 

O senhor Ademar Rodrigues da Silva, deixa a esposa Ana Batista dos Santos, 4 filhos e 4 netos.

Mulher procura família biológica que não se ver a 36 anos e pode está entre Nova Viçosa e São Mateus – ES

 

Procuro minha família biológica na época de 1987 eu fui doada pra um casal chamado Cenira e Roque, hoje tenho 35 anos eu morava as margens da rodovia 418 em Posto da Mata, meu antigo nome era Paloma me ajudem compartilhando. 

Fui registrada em Nova Viçosa, mas na minha consta que sou de são Mateus – ES. Pais adotivos Roque Cardoso dos Santos e Cenira de Matos Souza, quero muito encontrar minha família biológica. 

O jucurunet conversou ao vivo  com a Ana Paula Souza Santos via whatsapp. 

Ah e eu não sei o nome dos meus pais biológicos só dos adotivos e de uma Cátia Adriana Rodrigues de Oliveira que foi testemunha no dia do meu registro. Meu zap – (31) 998888188, por favor, me ajudem compartilhando.

Aumento nas internações por COVID-19 no Rio Grande do Sul causa preocupação

 

Foto: Cristine Rochol/PMPA / Porto Alegre 24 horas


O Rio Grande do Sul tem enfrentado um aumento significativo nas internações por complicações relacionadas à COVID-19 nas últimas semanas. Entre os dias 8 e 14 de outubro, foram registradas 64 hospitalizações devido a problemas respiratórios ligados à doença, em comparação com apenas 14 no período de 20 a 26 de agosto. Este aumento alarmante destaca a urgência da vacinação, especialmente com a dose atualizada da vacina bivalente, visto que menos de 20% da população acima de 18 anos no estado recebeu a vacina até o momento. 

A chefe substituta da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Letícia Martins, ressaltou que o coronavírus agora pode ser considerado endêmico, o que significa que ele continuará circulando com picos em momentos específicos do ano, semelhante ao vírus da gripe influenza. Ela também enfatizou que a baixa cobertura da vacina bivalente em adultos maiores de 18 anos é uma preocupação, já que esta vacina tem composição genômica mais próxima das variantes atualmente em circulação. 

Além disso, houve um aumento significativo na proporção de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) devido à COVID-19 em comparação com outras causas. Enquanto o coronavírus representava 6% das internações por SRAG na semana de 20 a 28 de agosto, esse número aumentou para 26% na semana de 8 a 14 de outubro. 

Com o aumento das internações, houve um aumento correspondente nas mortes, embora em proporções menores. Nas últimas três semanas, 18 óbitos por COVID-19 foram registrados no estado, sendo 16 em indivíduos com mais de 60 anos e os outros dois em pessoas com comorbidades. Todos os óbitos recentes ocorreram em pessoas com fatores de risco, sublinhando a importância da vacinação para esses grupos vulneráveis. 

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) continua monitorando as variantes do coronavírus em circulação no estado, incluindo a variante Ômicron e a sublinhagem EG5.1, conhecida como Éris. No entanto, apesar dos esforços de vigilância, a vacinação ainda é a principal ferramenta para conter a propagação da doença. 

Em relação à vacinação, há preocupação com a baixa taxa de imunização em crianças no Rio Grande do Sul. Apenas 36% das cerca de 1,6 milhão de crianças entre 6 meses e 11 anos de idade receberam duas doses da vacina contra a COVID-19. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, o percentual de vacinação é um pouco mais promissor, alcançando 82%. 

No entanto, mesmo entre os adultos com 18 anos ou mais, a taxa de vacinação é considerada baixa. Até o momento, aproximadamente 18% da população nesta faixa etária recebeu a vacina bivalente. Não há previsão para uma nova dose para aqueles que já foram vacinados com a bivalente. 

As autoridades de saúde estimam que a vacinação será seletiva em 2024, priorizando grupos de alto risco com base na exposição e na probabilidade de evolução grave da doença, seguindo um protocolo semelhante ao da vacinação anual contra a gripe influenza. No entanto, essa abordagem ainda aguarda definição por parte do Ministério da Saúde./ terra

Preso suspeito marido de cantora gospel encontrada morta na Bahia; polícia diz que ele confessou crime

Sara Mariano e o marido Aderlan Mariano — Foto: Reprodução/Redes Sociais


O marido da cantora gospel Sara de Freitas Souza, de 35 anos, encontrada morta na sexta-feira (27), foi preso na madrugada deste sábado (28), após confessar ter cometido o crime. Ederlan Santos Mariano está na carceragem da 25ª Delegacia Territorial, em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. 

Segundo informações da decisão da Justiça, que o g1 teve acesso, a prisão de Ederlan Mariano é temporária, com prazo de 30 dias. Também foi decretado um mandado de busca domiciliar na casa do suspeito. A reportagem tenta contato com a defesa do marido de Sara Mariano. 

No pedido de prisão temporária, o delegado Euvaldo Costa informou ao juiz que Antônio Marcelo Oliveira Libonati, que o Ederlan Mariano "deixou claro sua intenção de destruir as possíveis provas que estavam armazenadas no celular da vitima e prejudicar as investigações dos fatos, bem como impedir a aplicação da lei pena". 

Sara Mariano foi vista pela última vez ao deixar a casa em que morava com Ederlan e a filha de 11 anos, no bairro de Valéria, em Salvador. Quando registrou o desaparecimento da esposa, o suspeito disse que a cantora tinha saído para ir a eventos religiosos, conforme informações do marido dela. 

Sara Mariano desapareceu na noite de terça-feira — Foto: Reprodução/Redes Sociais

À família, Ederlan Mariano, disse não saber exatamente em qual igreja a esposa iria. Na tarde de sexta-feira, três dias após o desaparecimento, um corpo de uma mulher foi encontrado em uma área de mata e, de acordo com a Polícia Civil, foi reconhecido pelo marido de Sara como sendo o da cantora. 

O cadáver estava em uma área de mata, às margens da BA-093, na altura de Dias D’Ávila, cidade da Região Metropolitana de Salvador. O marido de Sara Mariano esteve no local e disse ter encontrado um anel e uma sandália da esposa. O corpo estava parcialmente queimado. 

Corpo de Sara Mariano foi encontrado na sexta-feira (27), em uma área de mata às margens da BAR-093, no trecho da cidade de Dias D'Ávila — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um pastor, amigo da cantora, foi à delegacia da cidade de Dias D'Ávila, e falou que não houve evento em igrejas do município, no dia e horário relatado por Ederlan Mariano. 

Neste sábado, a irmã de cantora, Soraya Correia, divulgou um áudio em que a cantora gospel contava para ela que o marido queria comprar uma arma. No diálogo, a evangélica disse que terminaria o relacionamento com ele, caso o armamento fosse comprado. 

Depois que a polícia encontrou o corpo, mesmo sem ainda a confirmação policial, a irmã de Sara Mariano, Soraya Freitas, fez uma postagem nas redes sociais de luto. "Por que, meu Deus? Tão linda, amava tanto a filha...", escreveu./G1-BA

Homem é assassinado a pedradas em Posto da Mata e corpo segue sem identificação no IML: Veja tatuagens


Nova Viçosa: Um corpo do sexo masculino. foi encontrado na manhã desta sexta-feira. 27 de outubro, por volta das 08h40, na Rua do Lixão, no Bairro Portela, no distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa. De acordo com as informações, policiais militares da 89ª CIPM foram solicitados para uma ocorrência, de que havia uma pessoa caída em uma área de vegetação de eucalipto. 

Ao chegarem no local, encontraram a vítima, com sinais de violência aparentemente assassinada a pedradas. Os policiais militares. isolaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia e posteriormente será liberado à família para sepultamento. 

As investigações estarão sob a responsabilidade do delegado titular Rui Pinheiro e sua equipe, A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. A vítima ainda não foi identificada. Ela apresenta algumas tatuagens pelo corpo que podem ajudar na identificação. Uma das tatuagens no braço tem a frase: "Maria Paula saudades eternas"./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Corpo encontrado em área de mata na Bahia pode ser da cantora gospel desaparecida


Na tarde desta sexta-feira (27), as autoridades locais descobriram o corpo de uma mulher em uma área de mata às margens da BA-093, na cidade de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. A suspeita iminente é que o corpo seja da cantora gospel Sara Mariano, que estava desaparecida desde a última terça-feira (24). 

Sara Mariano, uma cantora gospel renomada, saiu de sua residência no bairro da Valéria, em Salvador, para participar de eventos religiosos, conforme relatado por seu marido, Ederlan Mariano, à imprensa. Entretanto, ele não tinha informações precisas sobre qual igreja ela estava indo ou qual evento específico ela participaria, mencionando cidades como Camaçari e Dias D'ávila, ambas na região metropolitana.  

A descoberta do corpo ocorreu após a Polícia Militar receber informações sobre uma mulher encontrada sem vida na área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para conduzir a perícia, remover o corpo e identificar a vítima. No local, o marido de Sara Mariano encontrou um anel, e as autoridades agora se dedicam a investigar a autoria e motivação desse trágico evento. 

A irmã de Sara, Soraya Freitas, que reside no Ceará, questionou as informações fornecidas pelo marido da cantora. Ela expressou dúvidas sobre a versão dada por Ederlan Mariano, especialmente a falta de informações sobre a igreja ou o evento que Sara participaria antes de desaparecer. 

Soraya Freitas informou que sua irmã, que tem uma presença significativa nas redes sociais, mencionou para a mãe que tomaria uma decisão importante no dia do desaparecimento, mas não revelou detalhes sobre essa decisão. Ela também mencionou que havia problemas no relacionamento de Sara com seu marido antes do desaparecimento, afirmando que Sara estava enfrentando dificuldades no casamento. 

Sara Mariano tem 35 anos e é casada com Ederlan Mariano, com quem tem uma filha de 11 anos. O casal, que comanda a "TV Shalom," um canal na internet voltado para evangélicos com uma grande base de seguidores, enfrentava desafios em seu relacionamento, de acordo com relatos de familiares. 

Em uma entrevista à TV Bahia, Ederlan Mariano afirmou que a participação de Sara nos eventos foi organizada diretamente por ela, o que tornou mais difícil rastrear os responsáveis pelo evento. Ele também mencionou que o chip do celular de Sara foi desativado no início da noite de quarta-feira, o que dificultou ainda mais os esforços de contato e busca. No entanto, ele negou ter tido brigas recentes com sua esposa. 

A investigação sobre a descoberta do corpo e o desaparecimento de Sara Mariano continua em andamento, com as autoridades buscando esclarecer os detalhes dessa trágica situação./G1/BA

Mucuri realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura, debatendo políticas públicas do setor cultural da cidade


Aconteceu nesta quinta-feira (26), a 4ª Conferência Municipal de Cultura em Mucuri, no Auditório Rosalvo Francisco da Silva, na Câmara Municipal. O evento debateu as políticas públicas para o setor cultural da cidade entre cidadãos das diversas idades, conforme previsto no Decreto Municipal nº2736/2023 de 06 de outubro/2023, em conformidade com a Portaria nº45 de 14 de julho de 2023 (MinC). 

A Comissão para organização da Conferência foi composta pelos servidores públicos Ilmar Lopes Gonçalves e Andreia Emídia Avelino, membros do Conselho de Cultura, Evangelio Santos de Avelar, Kênia Brito Moraes, Luzinete Souto de Souza, Gilvanil Silva Monteiro e Edmir Oliveira Diana. Estes elaboraram o Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que foi publicado no Diário Oficial do Município – Edição 3.665, de 19/10/2023. 

“Democracia e Direito à Cultura”, foi o tema da Conferência, que foi organizada em 3 eixos: Democratização do acesso à cultura e participação social; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; e Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade. 

A mesa de honra do evento foi composta por autoridades municipais, como a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Luzinete Souto de Souza, chefe de Gabinete do Prefeito, o advogado Robson Carlos Pereira da Silva, diretor do Departamento de Cultura Municipal, Ilmar Lopes Gonçalves “Mazola”, o vereador e presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, Jonathas Gomes de Azevedo, o representante da Secretaria de Cultura da Bahia – base território extremo sul, Junieques Batista dos Santos e os secretários municipais de Meio Ambiente, José Ronildo Brito, de Assistência Social, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, além do escritor e membro da Academia Teixeirense de Letras, Athylla Borborema, também diretor de Comunicação do Município de Mucuri. 

O público foi recepcionado pelo Grupo de Percussão da Associação Comunitária Golfinho e pelo Grupo Circense Saberes no Picadeiro, que se apresentaram na rampa de entrada do auditório durante o credenciamento dos participantes. Outras apresentações culturais marcaram a abertura do evento, desde a Execução dos Hinos Nacional e de Mucuri (pelo tecladista Rogério e a cantora Silenira), a encenação com o Grupo Cultural Ellas com dança rítmica, apresentação do Studio Kdance com variação de ballet de repertório e a bailarina Thayná sob orientação da professora Fabiana Silva. 

O Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Mucuri foi apresentado e aprovado, e os Grupos de Trabalhos para estudos dos eixos organizadores se dividiram para debater os respectivos temas. 

Durante a conferência foi notada a presença de estudantes, músicos, capoeiristas, artesãos, dançarinos, bailarinos, percussionistas, produtores culturais, escritores, professores, representantes de ONGs culturais, entre as centenas de pessoas. 

Foram elencadas as ações prioritárias na responsabilidade do município, do Território enquanto sociedade civil e para o Estado. As demandas serão apresentadas nas próximas etapas dos diálogos em Cultura, pelos delegados eleitos também durante a 4ª Conferência. 

Foi eleita a delegação que participará das Conferências Territorial e Estadual: 

Delagados(as) eleitos(as): 3 titulares e 3 suplentes

 

– Neuzivan dos Santos Santana/ Titular

– Sara Pereira Campista de Lucena/Titular

– Glauciene de Souza/ Titular

– Évila Santos Vergulino/ Suplente

– Fabiana Silva Souza/ Suplente

– Leise Azevedo Goes/ Suplente 

A Conferência Territorial de Cultura acontecerá no dia 12 de novembro na cidade do Prado, a Conferencia Estadual de Cultura que acontecerá em seguida, nos dias 06 a 08 de dezembro em Feira de Santana. A Conferência Nacional de Cultura será em Brasília, reunindo representantes dos vários estados brasileiros entre 04 a 08 de março de 2024. 

Ilmar Lopes, o Mazolla, diretor municipal de Cultura de Mucuri, explica que a Conferência significa a retomada dos efeitos democráticos e culturais, e é fundamental este diálogo entre poder público e sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais.

“É o nosso momento de interlocução com as pessoas que atuam no campo da cultura, pois a conferência é um espaço propício para sistematizar as demandas e incluir o nosso novo plano, bem como avaliar as diretrizes e estratégias que iremos implementar daqui pra frente junto ao Governo da Bahia e ao Governo Federal”, destacou./Bahiaextremosul/Ascom

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Jovem guaratinguense de 17 anos é finalista do projeto Parlamento Jovem Brasileiro


Priscila Reis Bonfim tem grandes expectativas para sua participação no evento, caso seja selecionada para a etapa nacional. “Espero conseguir representar bem o meu estado, absorver ainda mais conhecimentos durante os dias em Brasília e, além disso, representar a voz estudantil e seus anseios”, disse ela. 

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa oferecido pela Câmara dos Deputados há 18 anos, com o objetivo de ampliar a capacidade de ouvir e fazer ressoar as vozes dos jovens de todo o país, trazendo suas dores, potencialidades e desejos até o centro do poder legislativo do Brasil.

 

O tema deste ano, “A Educação que Queremos”, proporcionou uma jornada de aprendizagem para os participantes. O processo de seleção, dividido em três etapas – local, estadual e nacional – envolveu atividades virtuais, pesquisas e reflexões sobre o tema. Priscila focou seu discurso na “inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais em todas as fases do ensino”.

Estelionatários são presos em Arraial d’Ajuda após usarem comprovantes falsos de Pix

Quando se preparava para receber os produtos, dupla foi abordada pelos policiais


PORTO SEGURO – Dois homens de 24 anos foram presos em flagrante por estelionato no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, na tarde de quinta-feira (26). Segundo a Polícia Civil, eles usaram comprovantes falsos de transferência bancária para comprar alimentos em uma distribuidora. O valor não foi divulgado. 

De acordo com a polícia, os suspeitos fraudaram os comprovantes de transferência via Pix e, quando se preparavam para receber os produtos, foram abordados pelos investigadores. Eles confessaram o crime e foram encaminhados para a delegacia. 

O celular usado pela dupla para cometimento do delito será encaminhado para perícia para apurar se há mais vítimas das fraudes cometidas pela dupla e qual o mecanismo utilizado para a obtenção dos comprovantes bancários falsificados. 

A Polícia Civil informou que um dos presos já tinha histórico de roubo. Pessoas que tenham sido vítimas de golpes semelhantes são incentivadas a denunciar o crime à polícia./RADAR

Homem é preso na Bahia por armazenar imagens de exploração sexual


Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira (26), por policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (DERCCA), após cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do suspeito de armazenar imagens de exploração sexual contra crianças e adolescentes, no bairro de São Marcos, em Salvador. 

Ao chegar ao local, os investigadores constataram no notbook e no celular do autor diversas fotos e vídeos de crianças e adolescentes sendo exploradas sexualmente, levando a prisão em flagrante do homem. 

O preso foi encaminhado para a Dercca, onde ficará preso à disposição do Poder Judiciário. A unidade ainda investigará quem são os consumidores dos materiais./G1-BA

Terra sem justiça: A falta excessiva de energia elétrica no município de Jucuruçu causa revolta e indignação nos seus consumidores

 

Nesta quinta-feira, 26 de outubro, a energia elétrica repetiu mais uma vez o que vem acontecendo há muito tempo no município de Jucuruçu, porque desde 13h que ela está indo e voltando e infelizmente ninguém faz nada, agora vem uma grande pergunta, pra quê serve um agente credenciado Coelba na cidade de Jucuruçu, essa pergunta está nas nossas cabeças há vários dias. 

Porque todo mundo está vendo o que a Coelba está tratando seus consumidores neste município, pois se trata de um verdadeiro descaso, isso parece piada porque se tivesse pelo menos relampejando, ventando ou algo do tipo menos mal, mas com um tempo desse e essa energia ficar deste jeito, porque das 13h até umas 18h ela deve ter faltado umas 80 vezes. 

E o que nos deixam indignados é quando queima um eletrodoméstico da gente e essa irresponsável empresa denominada Coelba não quer ressarcir o prejuízo do consumidor, o JUCURUNET deixa um recado aqui diretamente para essa fajuta empresa se porventura um  aparelho meu for queimado por conta dessa energia de má qualidade ai sim essa Coelba vai ver com quantos paus se faz uma canoa, porque não vou deixar barato como muita gente deixa. 

Essa Coelba tem que aprender a respeitar seus clientes. 

Aqui vai um alerta principalmente aos clientes do município de Jucuruçu, a receita já demos em matérias anteriores, mas essa de agora é ótima, vamos acionar a  ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica, ai se ANEEL não resolver ai fica difícil, porque é a única esperança que temos de botar o *bambu pra gemer* encima dessa empresa irresponsável chamada Coelba é só a ANEEL. 

Porque em Jucuruçu infelizmente não temos nenhuma autoridade capaz de lutar pelo o nosso povo começando pela a autoridade máxima do município na pessoa do senhor prefeito - Arivaldo de Almeida Costa, PSDB (LILI), e muito menos a Câmara de Vereadores de Jucuruçu- BA, porque falamos isso, a resposta é muito simples, pois temos empresas no município de Jucuruçu, onde ás mesmas fazem o que querem e não vemos o atual prefeito e vereadores tomarem uma atitude em prol do nosso povo. 

Gente, o que essa ‘Embasa’ Empresa Baiana de Águas e Saneamento, ‘Coelba, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, não vamos citar outras essas daqui já bastam, essas empresas fazem o que querem aqui no nosso município, e ás autoridades do município no caso o senhor prefeito não toma uma atitude para punir esse povo. 

Ai perguntamos, cadê aquele que se dizia o professor em administração pública? Pois bem senhor professor prefeito de Jucuruçu Arivaldo de Almeida Costa, PSDB (LILI), o senhor pode voltar para a escola, porque o senhor tem que aprender muito ainda porque de professor o senhor não tem nada, porque o nosso município estar simplesmente entregue ás traças, acho que está mais que na hora desse que diz  professor  rever por exemplo, seu plano de governo para vossa senhoria ver o quanto está pendente com esse município que lhe fez de prefeito por simplesmente acreditar em suas balelas, eu mesmo fui um dos que acreditou em suas até então enganações. 

Pois aquele Mineiro, Arivaldo de Almeida Costa, o (LILI) até esse momento não me representa como prefeito deste município. E digo mais, ou hora errada que votei em você, nem só eu como grande maioria deste município que até essa data não tem dado sorte com gestores, que sina triste é esse município de Jucuruçu. Pontuaria centenas de suas enganações aqui, mas como vossa senhoria se acha o Bambam dá administração pública achamos que está na hora de fazer o dever de casa, ou você acha que foi à toa que montamos esse banner? INFELISMENTE ESTAMOS NA MATA SEM CACHORRO. E tenho o dito. 

Família reconhece corpo de homem encontrado em córrego de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: A família de Leandro Oliveira Santos, de 39 anos, reconheceu nesta quinta-feira (26) o corpo dele que foi encontrado morto no córrego do Péroba, no Bairro Liberdade, em Teixeira de Freitas. Os familiares compareceram à Delegacia Territorial e registraram um boletim de ocorrência. 

O cadáver de Leandro foi localizado na tarde da última sexta-feira (13) por um pescador, que avisou à Polícia Militar (87ª CIPM). O corpo estava às margens do córrego, que corta o bairro. A Polícia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo e o levou para a câmara fria do IML. 

A polícia ainda não sabe as causas da morte de Leandro, que ti há problemas mentais, e está investigando o caso. A família recebeu o corpo após os procedimentos legais e fez o sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Fazendeiros denunciam indígenas por invasão de propriedade: moradores foram expulsos e tiveram pertences roubados


Porto Seguro: Fazendeiros registraram boletim de ocorrência na delegacia de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, contra um grupo de indígenas. Eles disseram que tiveram uma propriedade invadida e pertences levados. 

O caso aconteceu na noite de segunda-feira (23), na Fazenda Nova Alegria, no Córrego do Corumbau. A reportagem entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), mas ainda não obteve retorno. 

Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, os indígenas arrombaram a propriedade, roubaram diversos itens e fugiram em seguida. Ninguém foi preso, até esta quarta-feira (25) e não há detalhes se os suspeitos da ação já foram identificados. 

De acordo com a polícia, os indígenas teriam agido da seguinte forma: 

Eles estouraram o quadro de eletricidade, impedindo o fornecimento de energia no local; 

Entraram na propriedade armados e atiraram na sede; 

Arrombaram a porta e entraram na casa; 

Ameaçaram e agrediram os fazendeiros, os expulsando do local; 

Roubaram um aparelho de televisão, dinheiro, sacas de cacau, um carro e outros bens, que não foram especificados; 

Depois de roubar os itens, o grupo teria fugido para a mata. 

Após o ocorrido, os fazendeiros teriam pedido ajuda para a Polícia Militar e ido até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência. A polícia da cidade informou u que expediu guias de exames de lesões corporais e para exame de local de ação violenta. 

A região do extremo sul da Bahia tem registrado diversos conflitos entre indígenas e fazendeiros nos últimos anos. Ao menos cinco indígenas foram mortos a tiros no extremo sul do estado, entre março e agosto do ano passado.G1

Ato do Solidariedade recepciona novos filiados no partido em Itamaraju


A noite desta quarta-feira (25/10), foi marcada por um ato político promovido pelo Partido Solidariedade de Itamaraju, fortalecendo sua estrutura e dando boas-vindas a novos membros. A reunião de articulação aconteceu na sede provisória do partido, quando foi realizado um ato de filiação de diversas lideranças políticas do município de Itamaraju, especialmente todas aquelas pessoas que tem o intuito de disputar as eleições em 2024, que colocarão os nomes à disposição da população como pré-candidatas ao cargo de vereador. 

O Diretório Municipal do Solidariedade em Itamaraju está sob nova direção desde o último dia 26 de maio, quando o secretário Municipal de Administração, Léo Oss tomou posse como presidente da signa e o advogado e secretário Municipal de Esportes e Lazer de Itamaraju, Gustavo Souto tomou posse como vice-presidente, e ainda reúne diversas figuras importantes da sociedade em sua comissão provisória que vem desenvolvendo ações de fortalecimento no partido objetivando estabelecer novos projetos na política municipal. 

Se pronunciando sobre a importância da ação de filiação no Solidariedade, o presidente Léo Oss, abriu a reunião enaltecendo a confiança de todos por acreditarem na seriedade e na missão do partido, que segundo ele, o SD escreverá uma nova trajetória nas eleições de 2024 e também, na construção de uma política concreta e real para garantir um desenvolvimento com solidez para Itamaraju. 

O presidente Léo Oss enalteceu a pessoa do deputado estadual Luciano Araújo, presidente estadual do SD, por acreditar no projeto Solidariedade no município de Itamaraju, que só veio para acrescentar no projeto administrativo do prefeito Marcelo Angênica e do empresário Jorge Almeida. “O nosso grupo continua firme na continuidade do debate sob a orientação do nosso líder e gestor, Doutor Marcelo Angênica, para construirmos um nome de sucessão para o Poder Executivo em 2024 e, é por esta razão que estamos aqui planejando Itamaraju e fortalecendo a figura política do empresário Jorge Almeida, que será fundamental para manter o projeto atual a partir de 2025”, disse Léo Oss. 

“Temos pela frente inúmeros desafios e responsabilidade de orientar e estruturar a nossa base partidária, que é composta pelos nossos membros filiados que futuramente serão os pré-candidatos e ajudarão o nosso grupo político, no entanto, o partido traz consigo um grande diferencial em contar com pessoas experientes na política e, esta inovação, nos proporcionará a alcançar resultados positivos”, enfatizou Léo Oss. 

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, advogado Gustavo Souto, vice-presidente do partido, lembrou que é chegado o momento de avançar ainda mais na história política que vem transformando Itamaraju, destacando que é fundamental a participação de todos neste projeto de continuidade, tanto para o Legislativo quanto para o Executivo. Para o vice-presidente do SD, Gustavo Souto, o partido através de sua articulação política tem sido um grande projeto para Itamaraju, sua estrutura jurídica e partidária vem formatando a política de alianças algo que soma bastante no pleito eleitoral dando mais condições de disputa aos seus candidatos e elevando a chance de eleição. 

Compondo a comissão provisória do SD, o secretário Municipal de Governo, Selmides Pereira “Bida”, assegurou aos novos membros e filiados que o partido vem organizando sua estrutura para garantir aos pré-candidatos toda formação necessária e troca de experiências, tendo como alicerce a união do grupo e compromisso de saírem fortalecidos no pleito de 2024, garantindo vagas no legislativo municipal e contribuindo na eleição do futuro candidato do grupo ao cargo majoritário. 

O secretário “Bida” ainda conclamou à população para participar na noite desta quinta-feira (26/10), de um encontro com a participação de várias lideranças políticas, que ocorrerá no Centro de Convivência do Idoso, onde os partidos Solidariedade, PSDB, Republicanos e União Brasil serão os protagonistas./TN

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

CODETER EXTREMO SUL RENOVA A SUA DIREÇÃO E ELEGE A PRIMEIRA MULHER COORDENADORA DO NUCLEO DIRETIVO

 

Aconteceu hoje, no auditório da CEPLAC de Teixeira de Freitas a Assembleia Ordinária do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia para Eleição e Posse do novo Núcleo Diretivo para o biênio 2023/2025. 

O pleito contou com chapa única encabeçada por Fabiana Longo da BAHIATER- SETAF Extremo Sul e Hervinson Pereira / COOPAESB/ MST. 

O evento contou com ampla participação dos atores sociais, representantes dos diversos segmentos que compõem o Colegiado. 

“Esse esforço que fizemos, de dialogar com todos os movimentos, na busca por consenso em torno de uma única chapa nos deixa muito feliz e motivados e seguir na luta por território cada vez mais fortalecido e uníssono na luta por direitos” destacou Fabiana Longo, nova coordenadora do CODETER.

STF autoriza bancos a retomarem imóveis de devedores sem decisões judiciais

 


O Supremo Tribunal Federal validou, em julgamento nesta quinta-feira 26, uma norma a permitir que bancos tomem imóveis em caso de atraso no pagamento de um financiamento imobiliário, sem a necessidade do aval da Justiça. A decisão tem repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida nos casos semelhantes em todo o País. 

O julgamento envolve uma lei de 1997 que criou a alienação fiduciária, sistema no qual o próprio imóvel comprado é apresentado como garantia. Em caso de não pagamento, a instituição credora poderia realizar uma execução extrajudicial e retomar o imóvel. O procedimento ocorre por meio de um cartório e não passa pelo Judiciário. 

Para o relator, Luiz Fux, a medida não é inconstitucional, porque o devedor pode acionar a Justiça e proteger seus direitos, caso verifique alguma irregularidade. O ministro também afirmou em seu voto que o procedimento recebeu aval de ambas as partes durante a celebração do contrato. 

O magistrado ainda ponderou que o instrumentou acabou por reduzir “o custo e a incerteza da possibilidade de obtenção de garantias imobiliárias” e “permitiu revolução no mercado imobiliário brasileiro”. 

“Nada obsta o ingresso ao Judiciário a qualquer momento, para dirimir eventuais irregularidades ocorridas no curso da cobrança extrajudicial, conferindo a possibilidade do exercício do contraditório judicialmente”, destacou Fux, ressaltando que a medida também facilitou o acesso ao financiamento imobiliário com juros menores. 

Acompanharam o relator os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. 

A divergência partiu dos ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia. Segundo Fachin, a medida “confere poderes excepcionais a uma das partes do negócio jurídico e restringe de forma desproporcional o âmbito de proteção do direito fundamental à moradia”. 

No caso a motivar o julgamento, um homem questionou a alienação de seu imóvel pela Caixa Econômica Federal. A Procuradoria-Geral da República e a Defensoria Pública da União se manifestaram por tornar o instrumento inconstitucional./ cartacapital

Líder de facção é executado a tiros em Prado


Prado: Um homem foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (25) no Bairro São Brás, em Prado. A vítima tinha um mandado de prisão em aberto e foi socorrida pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. 

Segundo a Polícia Militar, que foi acionada pelo CICOM/190 por volta das 18h40, o crime aconteceu na Avenida Novo Prado, próximo à Praça do Mineiro. A vítima foi identificada como Fidel Paixão Vieira, de 30 anos, morador do Bairro São Brás. Ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Prado. 

De acordo com a polícia, Fidel tinha um mandado de prisão em seu desfavor por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Ele era considerado um dos líderes de uma facção criminosa que disputava o controle do comércio ilícito na cidade. 

Devido à gravidade dos ferimentos, Fidel foi transferido pelo serviço do SAMU da UPA/Prado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), escoltado por uma guarnição da 88ª CIPM. No entanto, ele não suportou os ferimentos e morreu na Unidade Hospitalar. 

O delegado plantonista, Bruno Ferrari, autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia e posteriormente liberação à família para sepultamento. 

A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas, mas o caso será investigado pela equipe do delegado titular, Kleber Gonçalves, da Polícia Civil de Prado./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem de 22 anos morre pouco tempo após ser deixado em UPA com marcas de tortura

 


PORTO SEGURO – Um homem morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Baianão, em Porto Seguro, na tarde de quarta-feira (25), pouco tempo após ter sido deixado no local por um grupo de pessoas. 

Com várias marcas de espancamento e sinais de tortura por todo o corpo, Vítor Barbosa de Souza, 22 anos, recebeu cuidados médicos na unidade, porém, não conseguiu sobreviver. 

Segundo a família, Vítor era um usuário de drogas e, desde que deixou sua residência, passou a viver nas ruas, ganhando a vida como lavador de carros. 

Duas suspeitas pairam sobre o homicídio: o jovem pode ter sido assassinado devido a uma dívida com traficantes de drogas ou o crime pode ter sido ordenado por uma facção criminosa, motivo ainda desconhecido. 

Na UPA, ninguém soube fornecer informações sobre as pessoas que deixaram a vítima na unidade de saúde ou se elas estavam em um veículo. Vítor não tinha histórico de envolvimento com a polícia./Radarnews

Número de mortos chega a 7.191 no 18º dia de guerra entre Israel e Hamas


Sirenes voltaram a soar na cidade de Beersheva, no sul de Israel, na manhã desta terça-feira, 24. O alerta foi feito pela próprio órgão de defesa do país em publicação nas redes sociais. 

O Exército de Israel também confirma a continuidade dos bombardeiros, com ataques a 400 alvos do grupo islâmico Hamas nas últimas 24 horas, no 18º dia consecutivo de hostilidades na região. 

Até o momento são 7.191 mortos confirmados na guerra, sendo 1.400 em Israel e 5.791 em Gaza (incluindo 2.055 crianças), de acordo com as autoridades palestinas. O número de mortos inclui 2.360 crianças e os bombardeios também deixaram 16.297 pessoas feridas, informou o Ministério da Saúde do enclave palestino. 

Cerca de 220 reféns seguem desaparecidos, sendo um brasileiro. Como o site da Jovem Pan mostrou, duas reféns israelenses, Yocheved Lifshitz e Nurit Cooper, foram libertadas por “razões humanitárias” e após mediação do Egito e do Catar. 

Elas estavam detidos na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro, quando o grupo atacou Israel e até a última atualização, elas já estavam em Tel Aviv./jovempan

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Teixeira: Prefeito é punido por irregularidades na contratação de servidores temporários


Os conselheiros consideraram irregulares os atos de admissão de pessoal temporário realizados em 2021 pelo prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo. A decisão resultou em multas no valor total de R$8 mil ao gestor municipal. 

As contratações temporárias em questão tinham como objetivo enfrentar situações de risco e atender ao interesse público emergente. Para respaldar essas ações, o prefeito emitiu o Decreto Municipal 406/2021, declarando estado de emergência em saúde pública no município de Teixeira de Freitas. 

Entretanto, o auditor Antônio Emanuel Andrade de Souza, relator do processo, identificou várias irregularidades nos procedimentos. Entre as principais questões destacadas, estão: 

Ausência de Lei Específica: Não foi encontrada uma legislação específica que autorizasse a dispensa do processo seletivo simplificado, o que levanta dúvidas./sigaanoticia

Prefeitura alerta sobre aumento de casos positivos para a COVID-19 em Teixeira de Freitas


A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, alerta sobre o aumento no número de casos da COVID-19 no município. 

Foram notificados 32 novos casos na última semana, o que reforça a importância da prevenção, monitoramento e detecção precoce da doença. 

Também foi possível perceber a circulação de pessoas sintomáticas sem máscara em bares, praças e vias públicas, o que potencializa o aumento de risco para transmissão da COVID-19 na cidade apesar da estabilidade epidemiológica da doença. 

A administração pública reitera à população que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teixeira de Freitas continuam a realizar testagens e ofertar a vacina contra o coronavírus; assim, é possível atualizar a caderneta de vacinação e se proteger contra a doença e suas variantes. 

É recomendado, também, que aqueles que testaram positivo para a COVID-19 adotem medidas como o distanciamento social e o uso constante de máscaras, no intuito de conter a transmissão da doença e impedir a sobrecarga do sistema de saúde do município./Bahiaextremosul/Ascom

Após receber críticas por roupa reveladora, Simaria Mendes dispara: - Quer que eu espere ficar com os peitos caídos?

 


Simaria Mendes mais uma vez foi alvo de críticas após publicar fotos em que aparecia usando uma roupa reveladora nas redes sociais e não deixou barato. A cantora, que não tem papas na língua e rebate os haters sempre que precisa, fez questão de compartilhar uma série de vídeos respondendo os comentários negativos que recebeu. 

Nos Stories do Instagram, ela começou: 

- Quem me conhece sabe que não tenho papa na língua. Nos shows eu falava do meu decote. O peito é meu, o tabaco é meu, quem não quiser, para de seguir. Fazer igual a Dercy Gonçalves: Vão tudo para p**a que te pariu. Vocês querem o quê? Que espere ficar com 90 anos, igual Dercy, que eu amo, sou fã alucinada, com os peitos caídos e mostrar para vocês? Vou mostrar agora que está lindo! Depois que cair ninguém olha, meu amor! 

A cantora seguiu disparando: 

- Vocês estão achando que sou de ferro, que não tenho alma, que não tenho coração, que não choro? Chega, galera. Ao mesmo tempo que tem uma meia dúzia de gatos-pingados que ficam com inveja, com ódio, porque meu corpo está lindo, porque estou bonita, porque estou jovem, tem um monte que me ama. O mais importante é o que sei sobre mim. Cuidado, vai ter muita gente que vai ter que me pedir perdão.

Muito incomodada com as críticas, a artista finalizou mandando um recadinho bem direto aos haters e agradecendo os fãs que a apoiam: 

- Meu coração é inviolável. Toma muito cuidado. Coração é terra que ninguém manda. Só quem conhece esse coração maravilhoso que tenho é o Senhor. Vocês não sabem nada sobre mim. 

Quando boto a cabeça no travesseiro para dormir e quando eu choro, não tem ninguém lá para segurar meu choro, só Deus. Quem estiver se sentindo feio, vão fazer lipo e se ajeitar. E para todo mundo que me ama, que ora por mim, que quando saio na rua recebo esse amor, esse amor todinho que está guardado é todo para vocês. 

Vocês vão ver o tanto de amor que tenho para dar para vocês. Mas essa outra partezinha, essa raça, estava merecendo um chicote de Simaria. Sou muito doce, muito doce, mesmo, mas não mexe comigo, não./msn

Jucurunet alerta: Animais na pista, um perigo a mais durante a viagem


Lamentavelmente o município de Jucuruçu como vários outros por ai, vem enfrentando grande dificuldade com animais na pista, a gente sabe que esse problema não é fácil para solucionar, mas pode ficar muito pior quando não se tem boa vontade como está acontecendo especialmente no nosso município. 

Em 4 de outubro de 2017,  quando o promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes, esteve na cidade de Jucuruçu, até demos uma sugestão para o Dr. o que poderia fazer para retirar os animais da pista, a receita é essa, com a permissão dele da prefeita Uberlândia, e da câmara de vereadores, os órgãos notificariam os proprietários de animais que ficam próximos da BA 284. 

Eles teriam 8 dias para retirar seus animais da pista, depois dessa data se as autoridades encontrassem os animais equinos na pista ele seria doado para quem mora distante da pista de graça,  e se pegassem bovino o mesmo seria abatido e doado para a comunidade de graça também, o Dr. aprovou na hora essa ideia, mas infelizmente os gestores jucuruçuenses  até hoje não demonstram nenhum interesse de colocar em pratica, parece que o poder público tem medo dos proprietários dos  animais. 

A atenção que os motoristas precisam ter durante uma viagem não estão restritas aos cuidados com o carro. Dependendo do destino, quem conduz o veículo pode passar por situações não tão corriqueiras, mas que podem provocar sérios acidentes. A presença de animais na pista é uma delas. 

Ao avistar animais, olhe pelo espelho retrovisor para verificar se existem carros perto, reduza imediatamente a velocidade e redobre a atenção. Procure passar sempre por trás dos bichos e sem buzinar, porque isso pode assustá-los. Da mesma forma, faróis altos à noite podem fazer com que os animais parem na frente do carro, o que só aumenta o risco de acidente. É preferível parar e esperar que passem, procurando sinalizar a outros motoristas sobre o perigo. 

O cuidado deve começar ao se avistar uma placa que alerta para a possível presença de animais. Se ela foi colocada é porque já deve ter acontecido um acidente ou a passagem deles por ali é frequente. Normalmente, a presença de animais é mais registrada das 5h às 8h e das 17h às 22h. É preciso redobrar a atenção nesses horários. 

É bom prestar atenção nos descampados ao longo da estrada e também nas áreas com arbustos densos, que dificultam a visualização imediata de animais. Caso você sinta que a batida é inevitável, leve em conta o tamanho do animal. Se for um animal pequeno, tente desviar sem frear nem girar o volante bruscamente. Se não puder desviar, segure com firmeza o volante para manter o carro alinhado. Se o animal for grande, tente desviar só pela direita e se o acostamento ou a área ao lado da estrada estiver em boas condições (sem árvores ou objetos nos quais o carro poderia bater, sem desníveis e com a largura adequada). Procure não bater de frente no animal, já que a força do impacto poderia jogá-lo no meio do para-brisa.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.