Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de março de 2016

Colisão na BR 101 deixa motociclista em estado grave: Vítima segue internada no HMTF



Teixeira de Freitas: Na noite da última sexta-feira, 25 de março, um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota/Hilux CD 4X4 SRV, de cor prata, placa policial JSJ 5977, licenciada em Castro Alves/BA e uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, de cor preta, placa policial JRU 4954, licenciada em Teixeira de Freitas, deixou o motociclista gravemente ferido. O acidente aconteceu por volta das 19h30, no Km 870 da rodovia BR 101, onde os veículos colidiram.


Após o acidente, a Polícia Rodoviária Federal esteve no local, onde tomou as providências de isolamento de local e acionou o SAMU. Uma equipe de socorristas esteve no local, onde socorreu o motociclista, que foi identificado como sendo, Célio Ribeiro de Jesus, que reside no Bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas. O mesmo foi levado em estado grave ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde segue internado, e de acordo com informações colhidas na manhã deste sábado, seu estado é gravíssimo.


Os veículos foram encaminhados na noite da última sexta-feira à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e apresentado ao delegado plantonista, Manoel Andretta./Liberdadenews

Teixeirense é assassinada a tiros por motoqueiros em Posto da Mata




Nova Viçosa: No início da tarde deste sábado, 26 de março, por volta das 12h10, a Central da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar de Nova Viçosa foi acionada e informada de uma ação de motoqueiros armados próximo a um bar no distrito de Posto da Mata. Uma guarnição da 89ª se deslocou até a Rua Cananeia, no Bairro Castelo, onde confirmou a informação e encontrou uma mulher ferida por DAF (Disparo de Arma de Fogo). Os militares acionaram o SAMU e a vítima foi socorrida ao hospital local, mas, não resistiu e morreu enquanto recebia atendimento médico.


A vítima foi identificada como sendo Laila Pereira, 36 anos de idade, e que segundo informações reside em Teixeira de Freitas. De acordo com informações passadas aos militares, a ação foi realizada por 02 indivíduos que estavam a bordo de uma motocicleta, e o carona desceu e efetuou os disparos contra a vítima. 03 tiros acertaram em Laila, sendo 02 na cabeça e 01 no braço. Após o crime, guarnições da 89ª realizaram buscas a fim de localizar os suspeitos, mas, até o fechamento desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso. 


Os militares informaram o caso ao Plantão Regional e ao delegado Jorge Nascimento. Como o corpo foi retirado do local e a morte ocorreu no hospital, o delegado deverá emitir guia de remoção e o corpo seguirá para o IML de Teixeira de Feitas, onde será necropsiado. O delegado instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Valentão foragido de Nova Venécia bate em esposa e acaba preso pela 89ª CIPM


Ronivaldo valentão

Foi preso na noite de sexta-feira, 25 de março, pelos militares da  89ª CIPM, Ronivaldo de Jesus Souza, 28 anos, acusado de espancar a esposa com um cabo de vassoura e tentar matar com um facão.

Ronivaldo foragido

Os militares apresentou o jovem e a vítima ao plantão regional no Complexo Policial de Teixeira de Freitas, também foi possível descobrir que Ronivaldo possui um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto, pois o mesmo evadiu do sistema prisional, expedido pela  2ª Vara Criminal de Nova Venécia, Espirito Santo.

Ronivaldo 01

Preso em flagrante vai responder ao crime Lei Maria da Penha e ai poder ser recambiado para Nova Venécia./Opovonews

Menor de 16 anos é apreendida suspeita de afogar homem após programa em Ipiaú



Uma adolescente de 16 anos foi apreendida suspeita de ter matado, afogado, um homem no município de Ipiaú, no sul da Bahia. De acordo com informações da polícia, a menor teria feito um programa com a vítima, que se negou a pagar R$20,00, valor acertado entre os dois. 

A vítima foi encontrada boiando no Rio Água Branca, em junho de 2015.  Inicialmente, a suspeita era que o homem teria se afogado por acidente. Após investigações, a polícia descobriu que o homem não sabia nadar e, no dia da morte, manteve relações com a menor. 

Em depoimento, a menor confessou que empurrou a vítima no rio e presenciou a morte dela, em seguida, fugiu. Ainda segundo a polícia, a suspeita é usuária de drogas e faz programas para manter o vício.

Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida em acidente na BR-324 na Bahia


Cinco pessoas morrem e uma fica ferida em acidente na BR-324; irmãos estão entre vítimas
(Foto: Calila Notícias)

Os irmãos Edcarlos Souza da Silva, 38 anos, Eduardo Souza da Silva, 34, Enilson Carlos Souza da Silva, 26, e o amigo Gicivaldo da Silva Lima, 34 anos, estavam na Strada e ficaram presos às ferragens. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local. As vítimas moravam na cidade de Pé de Serra, município da Região Sisaleira que fica a aproximadamente

Três das cinco vítimas eram irmãos que voltavam de Juazeiro para casa (Fotos: Calila Notícias)


Motorista teria dormindo ao volante, diz PRF

A Sprinter envolvida no acidente tinha placa de Minas Gerais, e logomarca da empresa Esdeva Indústria Gráfica. Ainda segundo a PRF, informações preliminares apontam que o motorista da van invadiu a pista onde a Strada seguia para Pé de Serra após dormir ao volante.

Natural de Minas Gerais, o condutor Silvano Luis Apolinário foi o único sobrevivente da colisão. Ele ficou gravemente ferido e foi socorrido inicialmente para o Hospital de Nova Fátima, antes de ser transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde segue internado.

Um mineiro de 37 anos, Marcelo Martins Sales, viajava com Silvano na Sprinter e morreu no local da batida. Os dois carros envolvidos na colisão ficaram destruídos - a van chegou a capotar antes de parar em cima da pista, enquanto o Fiat Strada foi jogado para o acostamento.

Estrada não tem iluminação

Uma perícia ainda vai determinar se os veículos estavam em alta velocidade. Segundo o agente Veras, da PRF de Capim Grosso, o trecho onde o acidente aconteceu não tem boa iluminação. "A estrada é toda sinalizada, mas não é iluminada, especialmente no local do acidente", disse ao CORREIO.

Veículos ficaram destruídos; motorista da Sprinter invadiu pista contrária(Fotos: Calila Notícias)

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, mas ainda não há informações sobre o local e horários do enterros das cinco vítimas.

Jovem e morto e o tio baleado na BA 290 entre Teixeira e Canta Galo


Canta galo morto

Na tarde desta sexta-feira, 25 de março, foi morto a tiros Ivanildo Santos Petersem 19 anos  e o tio Vilmar Aguila Nascimento, baleado e socorrido ao Hospital HMTF.

Ambos trafegava na motocicleta placa OMB-3765, Titan Honda no sentido Alcobaça sentido povoado Canta Galo quando foi surpreendidos pelos assassinos na BA 290 km 14 a vítima Ivanildo não resistiu e morreu na hora atingido por pelo menos três tiros nas costas.

O seu tio Vilmar baleado e levado ao HMTF, foi alvejado com  dois , 01 no tórax e outro no braço esquerdo, internado na unidade para intervenção cirúrgica o estado de saúde da vítima não foi divulgado.

Canta galo morto 03

O corpo de Ivanildo  removido ao Departamento de Polícia Técnica para exames de necropsia,  o delegado Manoel Andreeta  foi até o local do crime na tentativa de ouvir testemunhas moradores próximos para montar um inquérito onde vai apurar a motivação e autoria do assassinato./Opovonews

Corpo de homem não identificado é encontrado entre Alcobaça e Caravelas



O corpo de um homem de cor negra, aparentando cerca de 30 nos, trajando bermuda tactel colorida e camiseta preta, foi encontrado na manhã desta sexta feira, 25 de março, na orla entre Alcobaça e Caravelas, num local conhecido como Ponta da Baleia, próximo á balança. O corpo apresentava uma perfuração de bala na cabeça.

 

No corpo da vítima há algumas tatuagens. No antebraço direito, o nome Deus, já no braço esquerdo, outra tatuagem com o nome de Manoel. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju pelo servidor público Anderson Barbosa, onde permanece aguardando a família para fazer o reconhecimento. A polícia vai investigar o crime.

Idosa de 81 anos é presa com mais de 3 mil explosivos dentro de casa


IMAGEM_NOTICIA_5-3-8

Uma idosa foi presa nesta quarta-feira (23) com mais de 30 mil explosivos na zona rural de Ibitiara, na Chapada Diamantina. O fato ocorreu no povoado de Aguada.

Com a mulher, de 81 anos, foram encontrados 70 explosivos ensacados, 11 rolos de cordel/estopim, 47 sacos de explosivos emulsificados, uma caixa com mil espoletas de detonação, além de sacos de explosivos de detonação granulado, totalizando em média 3,3 mil explosivos.

O flagrante foi feito após denúncia anônima. Agentes da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (Seabra) prenderam a senhora dentro de casa. A mulher, que não teve o nome divuilgado, e o material apreendido foram conduzidos para delegacia do município/Guarababado

Mototaxista morre em acidente na estrada Itanhém/Santa Rita



A central da Polícia Militar de Itanhém, foi acionada na tarde desta sexta-feira (25) para atender uma possível ocorrência de acidente automobilístico na estrada Itanhém/Santa Rita.

Quando a guarnição do 2º Pelotão chegou ao local encontrou a vítima Gilson Mendes de Oliveira, conhecido na cidade como sendo Som Mototaxista, caído às margens da estrada que liga Itanhém ao distrito de Santa Rita.

O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado para prestar os primeiros atendimentos, mas Gilson não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local do acidente.

A Polícia acredita que a vítima, que pilotava uma moto se envolveu num acidente com outro veículo. Ainda segundo informação, esse outro veículo possivelmente teria sido outra moto, e que logo após o acidente empreendeu fuga do local. O capacete de Som Mototaxista, foi encontrado há seis metros do local do acidente.


A Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) foi acionada para fazer os procedimentos de praxes. O delegado Dr. Jorge Nascimento, vai instaurar inquérito para averiguar as causas do acidente e identificar o outro veiculo envolvido./Medeirosdiadia

sexta-feira, 25 de março de 2016

polícias Militares e Federal apreendem 3 toneladas de drogas


droga feira

Uma operação conjunta entre a Policia Militar e a Polícia Federal, no município de Antônio Cardoso, próximo a Feira de Santana, apreendeu aproximadamente cerca de três toneladas de maconha e prendeu cinco suspeitos que estavam no local.

Segundo a polícia, a droga era proveniente do Estado de São Paulo. Na ação foram apreendidos uma carreta Bi-trem, um caminhão caçamba, um automóvel, uma moto e uma retroescavadeira (que cavava buracos para enterrar a droga).

droga feira 01

Participaram da operação policiais militares da CIPE-Litoral Norte, da 57ªCIPM/Santo Estevão com apoio da Rondesp Feira de Santana, do Esquadrão Asa Branca da PM e agentes da Polícia Federal. Os detidos foram conduzidos e estão sendo autuados na delegacia de Feira de Santana./Bocãonews

Um baleado e outro morto na BA 290, atiradores fugiram



Ivanildo Santos e seu tio Vilmar Aguila nacimemento, foram baleados na BA 290, próximo ao distrito de Canta Galo, na tarde desta sexta-feira, 25 de março.



Segundo informações, as vítimas vinham de Teixeira de Freitas, sentido Alcobaça quando foram interceptados por atiradores que deram vários tiros. Ivanildo morreu no local e seu tio foi socorrido por um motorista que passava pelo local.


A Polícia Técnica foi acionada e realizou a remoção para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Não houve perícia no local.


Até o fechamento desta matéria não há informações do estado de saúde do Vilmar. O caso segue sendo investigado./Sulbahianews

Criança de 10 anos vai à delegacia ao ver o pai agredir a mãe com “mão” de pilão em Eunápolis


Criança de 10 anos vai à delegacia ao ver o pai agredir a mãe com “mão” de pilão em Eunápolis


Um menino de 10 anos procurou a Delegacia da Polícia Civil de Eunápolis (DEPOL), após ver o pai agredindo a mãe um pedaço de madeira conhecido como “mão” de  pilão. De acordo com a Polícia Civil do município, o caso ocorreu na noite de quarta-feira (23) e a criança pediu ajuda da vizinha para chegar à unidade policial. O delegado que investiga o caso, Alberto Passos de Melo, relatou que o casal tem outros dois filhos, um adolescente de 15 anos e uma criança de três anos.

A polícia detalha que após a denúncia da criança, agentes foram para a residência da vítima e constataram a agressão. Nesta quinta-feira (24), a mãe do menino procurou a delegacia para prestar depoimento. Além do pilão, a polícia detalha que outro pedaço de madeira foi encontrado na casa com vestígios de sangue.

“Foi lavrado um flagrante com base na Lei Maria da Penha sob fiança de R$ 5 mil. A mulher teve um corte na cabeça por conta do golpe, mas passa bem. Primeiramente, ele [o agressor] bateu na mulher com um pedaço de pau, depois ele pegou o pilão e bateu mais forte. Aqui não tínhamos registrado qualquer tipo de agressão por parte dele contra a mulher. Mas em Vitória, no Espírito Santo, ele já chegou a ficar preso por 15 dias por ter batido nela”, relatou Melo.

O agressor foi preso em flagrante e está custodiado na Delegacia de Eunápolis. A mulher agredida teve um corte na cabeça, foi encaminhada ao hospital local e liberada após atendimento./G1 BA

Colisão entre motocicletas mata operador de motoserra no interior de Nova Viçosa




Nova Viçosa: Nesta quinta-feira, 24 de março, por volta das 13h00, a Polícia Civil de Nova Viçosa, liderada pelo delegado titular, Maderson Souza Dias, foi informada e acionada e se deslocou até a estrada de Colônia Nova, distrito de Nova Viçosa, onde estava um corpo do sexo masculino, que se encontrava caído na estrada em decúbito ventral, trajando camisa vermelha e bermuda preta. O corpo apresentava ferimentos no crânio, e segundo informações passadas ao delegado no local, o mesmo foi vítima de acidente de trânsito, em uma colisão entre duas motocicletas.

A vítima foi identificada como sendo, José Maria da Conceição Santos, 33 anos de idade, operador de motoserra,  natural de Nova Viçosa e que residia no Sítio Boa Vista, em Colônia Nova, distrito de Nova Viçosa. José estava a bordo de uma motocicleta Honda/CG 150 Fan, placa policial NZS 4019, licenciada em Nova Viçosa/BA, quando colidiu frontalmente com uma outra motocicleta. Após procedimentos de praxe e do levantamento cadáverico, o delegado Maderson Souza acionou o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas.

Uma equipe esteve no local, onde realizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas. O corpo foi submetido à necropsia e na sequência, foi liberado e entregue aos familiares para velório e sepulto. O delegado instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido./Liberdadenews

Homem é preso logo após assassinar jovem com golpe de faca em Itamaraju


ae24bcee-a02d-49ba-8f72-cd19355aa792

Na noite desta quinta-feira (25), um jovem identificado como Fredson Ribeiro da Silva, foi com um golpe de faca no bairro Novo Prado. O suspeito de realizar o crime é trabalhador rural Marcos de Jesus Santos, 36 anos.

O acusado foi preso logo após o crime nas imediações da BR-101, próximo ao bairro Santo Antonio. De acordo com a polícia o homem tentava fugir, mas graças a ação rápida da polícia foi detido. Marcos foi encaminhando para delegacia de Polícia Civil, onde deverá prestar esclarecimentos sobre a motivação do crime.

O acusado preferiu não falar com os policiais o motivo que teria levado a ceifar a vida de Fredson, e ao ser apresentado na Delegacia de Polícia Civil aparentava conturbação mental./Radar830

Acidente entre carro e carreta mata dois seguranças na BR 101, no ES



Acidente entre carro e carreta mata dois seguranças na BR 101, no ES

Dois funcionários de uma empresa de escolta e vigilância morreram em um acidente na BR 101 Sul, em Guarapari, no início da manhã desta quinta-feira (24).

Os seguranças seguiam do Rio de Janeiro para Jardim Limoeiro, na Serra, em um Volkswagen Gol prata, quando, segundo a perícia da Polícia Civil, o motorista tentou ultrapassar um ônibus e bateu de frente com uma carreta, que vinha no sentido contrário.

Gabriel Burgo de Amorim, 37 anos, que conduzia o veículo, e Sérgio Costa Pereira, 41 anos, que seguia no carona, morreram na hora.

Com o impacto da batida, o Gol ficou preso na frente da carreta e foi arrastado por cerca de 48 metros. Os dois veículos foram parar no acostamento da rodovia. O motorista da carreta, que estava carregada com escória, mostrou que o tacógrafo do veículo apontava uma velocidade de 60 km/h no momento da colisão.

A perícia da Polícia Civil só conseguiu retirar os corpos das ferragens com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Por causa do acidente e dos trabalhos de resgate, o trânsito ficou complicado nos dois sentidos da rodovia./A Gazeta

quinta-feira, 24 de março de 2016

Prefeitura de Guaratinga realiza tradicional distribuição de peixe da semana santa


IMG_0197
Secretário de Desenvolvimento Social Juvenil Dias


Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Guaratinga por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, distribuiu cerca de mil e quinhentos quilos de peixes às famílias carentes do município. A ação é realizada desde o primeiro ano de gestão do prefeito Kenoel Viana.

A distribuição contou participação da equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. As famílias beneficiadas possuem cadastro nos programas sociais que o município desenvolve. “Conseguimos atender também famílias dos povoados que receberam os peixes com muita alegria e satisfação. É essencial que elas tenham a chance de cumprir as tradições e comer o peixe na sexta-feira santa. “, afirmou, Juvenil Dias, secretário de Desenvolvimento Social, anunciando a distribuição de cesta básicas, na próxima semana.

A dona de casa Eliete Souza de 45 anos, tem quatro filhos, e disse que a doação vai garantir o almoço da casa, que ainda tem mais seis pessoas. “Meu marido está desempregado e esse peixe vai nos ajudar muito. Só vou preparar o tempero e fazer um almoço bem gostoso para meus filhos e meu esposo. Só tenho que agradecer o prefeito Kenoel por ter lembrado mais uma vez da gente. ” Comemorou Eliete.

DSC_5677

O prefeito Kenoel Viana destacou a ação, como de grande valor social, já que o peixe é prato indispensável nesse período. “Nossa gestão mantém pelo quarto ano, o compromisso em proporcionar às famílias o peixe da semana santa, e isso é fundamental para fortalecer as nossas tradições. É gratificante saber que estas pessoas terão um almoço digno e isso nos alegra”. Disse Kenoel, que a aproveitou o momento para desejar à toda comunidade uma Feliz Páscoa./Guarababado

Motoqueiros assaltantes tentam fugir atirando na polícia, um é baleado e dois escapam


Motoqueiros assaltantes tentam fugir atirando na polícia, um é baleado e dois escapam


Na noite desta quarta-feira, dia 23 de março, policiais da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (CIPM), deslocaram-se ao bairro Bela Vista, na região central da cidade, onde uma pessoa havia acabado de ser assaltada por três elementos que estavam em duas motos. Chegando ao lugar os militares encontraram apenas a vítima, pois os autores do roubo já tinham fugido em alta velocidade.

Em posse das características dos mesmos, bem como das motos que eles usavam, os policiais saíram em diligência e já na avenida Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, avistaram os acusados, que mais uma vez tentaram fugir em alta velocidade, inclusive um deles teria efetuado um disparo em direção à guarnição.

Nesse momento os policiais tentaram fazer ainda mais a aproximação, quando os indivíduos se separaram e tomaram caminhos diferentes.

Pouco tempo depois um dos fujões abandonou a moto e adentrou numa residência, pulou o muro dos fundos, instante que recebeu voz de parada. Antes de ser apreendido o menor de 17 anos, ainda mirou uma arma em direção aos policiais, que no revide acertou o infrator numa das pernas. Imediatamente ele caiu, quando acabou detido. Depois os policiais descobriram que a arma era de brinquedo.

Ainda na noite desta quarta, dia 23, o adolescente foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde passou por cirurgia para extração do projétil. Ele permanece na unidade de saúde, mas com escolta policial.

O caso foi registrado na 8ª Coorpin, onde a delegada Waldiza Fernandes estava de plantão. A partir de agora a polícia tentar localizar e prender os outros dois acusados, que seriam maiores de idade e estariam armados com um revólver calibre 38./TN

"Roubei pra comer", disse andarilho que foi preso furtando supermercado no Centro de Teixeira



Teixeira de Freitas: Na noite desta quarta-feira, 23 de março, policiais militares do 3° Pelotão prenderam em flagrante, no interior de um supermercado, localizado no Centro de Teixeira de Freitas, um morador de rua, que estava furtando bebida, suco em pó e linguiça, no estabelecimento. O mesmo foi flagrado pelas câmeras de segurança do supermercado, e detido pela equipe de segurança.

Trata-se Bruno Silva de Souza, 24 anos de idade, natural de Itabuna/BA, e que afirma ser morador de rua. Dentro da roupa de Bruno estava 1 litro de vinho, 01 pacote de linguiça e 02 sucos de saquinho. O mesmo recebeu voz de prisão e foi conduzido à sede da Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Waldiza Fernandes. Em entrevista à nossa reportagem, Bruno disse que realmente cometeu o crime, e afirmou:


"Eu roubei porque estava com fome, e roubei pra comer". Questionado o motivo de ter roubado a bebida alcoólica, o mesmo manteve a afirmação, que o crime foi para matar a fome. Bruno foi recolhido à carceragem da Delegacia Territorial e deverá ser ouvido no fim da noite desta quarta-feira (23)./Liberdadenews

TCM recomenda representação ao Ministério Público contra prefeito de Caravelas


Jadson Ruas 02

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (23/03), considerou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em função de irregularidades em processos licitatórios realizados nos exercícios de 2013 e 2014. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, aplicou multa de R$8 mil e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$57.469,90, com recursos pessoais, pela ausência de comprovação da execução de serviços.

A relatoria considerou irregular a contratação direta do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, por dispensa de licitação, vez que o objeto do contrato poderia ter sido realizado por inúmeros institutos especializados no serviço, qualquer um deles escolhido pela administração após a devida licitação.
Também foram identificadas irregularidades nos Pregões Presenciais nº 028/13, 014/2014, 045/14 e 028/14 e seus respectivos contratos, como falta de publicação do edital de licitação em jornal de grande circulação, não realização de cotação de preço, ausência de indicação de responsável pela fiscalização dos contratos, não apresentação da certidão negativa de INSS e FGTS e ausência de projeto básico e planilha de custo. Cabe recurso da decisão./TCM

Fibria fornece novas redes para pescadores do sul da Bahia




Pescadores dos municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa (BA) receberão este ano novas redes com medidas adequadas para a pesca na Reserva Extrativista de Cassurubá (Resex). A substituição destes materiais será realizada com o apoio da Fibria, que repassará recursos às associações representativas do setor de pesca e acompanhará a gestão da compra e a troca, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade de conservação.

A previsão é de que cerca de 3 mil panos de redes com malha de 30 mm sejam substituídos por novos com medidas de 35 mm. A mudança ocorrerá em atendimento ao Acordo de Pesca na Reserva Extrativista de Cassurubá (Portaria ICMBio nº 179/2013, art. 5º). Este acordo restringiu a utilização de redes tainheiras comabertura inferior a 35 mm na Resex e em sua Zona de Amortecimento.As redes recolhidas serão entregues ao ICMBio e encaminhadas para reciclagem.

Segundo o analista de Meio Ambiente da Fibria, Vitor Morais Trigueirinho, além da substituição dos panos de rede, serão fornecidos 100 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos marisqueiros. "Os EPIs serão utilizados pelos catadores de mariscos, atividade comum no município, para evitar acidentes na realização da atividade”, detalha Vitor.

Para acompanhar o andamento do processo de aquisição das redes foi formado um colegiado de líderes, constituído por associações e representantes locais, que realizou várias reuniões com instituições que representam os pescadores. Essas ações fazem parte do Programa de Apoio à Comunidade Pesqueira.

As discussões envolveram:a Fibria,Colônia Z24 (Alcobaça), Colônia Z25 (Caravelas), Colônia Z29 (Nova Viçosa), Associação de Marisqueiras da Tapera Miringaba (AMTM), Associação de Barra de Caravelas, Associação de Marisqueiros(as) Aquicultores(as) e Pescadores(as) de Nova Viçosa (ASMAP), Associação dos Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas (APESCA), Associação dos Moradores do Bairro Parque Caravelas (AMPAC), Cooperativa das 

Marisqueiras e Pescadores de Caravelas (Coompescar) e Associação da Barra Velha.
A Resex de Cassurubá tem 100.767 hectares e fica entre os municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa. A área está localizada no Banco de Abrolhos, local com a maior diversidade marinha do Brasil. As Resex são unidades de conservação de uso sustentável utilizadas por populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se na criação de animais de pequeno porte. Tem como principal objetivo proteger os meios de vida e cultura dessa população e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Sobre a Fibria –Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel emjoint operationcom a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). 

Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros. Para mais informações, acessewww.fibria.com.brhttp://www.fibria.com.br/.

Vereador de Itamaraju volta a ser detido por dirigir bêbado



O vereador Evandro de Jesus, 43 anos, o Evandro Enfermeiro (PHS), foi detido por Policiais Militares da 43ª CIPM na tarde desta quarta-feira , 23 de janeiro. O parlamentar estava conduzindo um veículo Fiat Strada, de cor branca, com placa policial JSU-3356, quando foi abordado no centro comercial de Itamaraju.

De acordo com a polícia, uma denúncia anônima dava conta que o vereador estava conduzindo o veículo em estado de embriaguez e, por pouco, não colidiu com outros automóveis que trafegavam na via.

"O condutor, ao ser abordado, demonstrava estar em visível estado de embriaguez, sendo que o mesmo não conseguia se expressar direito” Os policiais acrescentaram que o vereador teve que ser conduzido para a delegacia de Polícia Civil, para que medidas cabíveis ao caso fossem tomadas.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi solicitada pelos agentes para encaminhar o parlamentar até o Hospital Municipal de itamaraju, pois o mesmo se encontrava inconsciente. A família e amigos de Evandro estiveram na delegacia e lamentaram o caso./bahiaextremosul

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vereador Nande confirma pré-candidatura a prefeito do município de Jucuruçu



  O pré- candidato  a prefeito Nande e seus correligionários  

O vereador Nande afirmou ao JucuruNet que será candidato a prefeito de Jucuruçu na próxima eleição. Recém-filiado ao PMDB(15), Nande disse que a sua candidatura é irreversível, pois a cada dia recebe novas adesões e apoios ao seu projeto político para o município.

Segundo Nande, apesar dos ataques que sofre diariamente, principalmente do grupo da prefeita, ele nunca cogitou em desistir, ao contrário, “a cada mentira que soltam ao meu respeito, triplica minhas forças para continuar na luta” diz Nande.

Segundo o vereador, o seu projeto político representa hoje um grupo formado por centenas de pessoas que acreditam e confiam que ele é capaz através da política de transformar as vidas das pessoas para melhor. Vereador mais bem votado de Jucuruçu na eleição de 2012, Ernandes Rodrigues Jardim,

O pré - candidato  a prefeito Nande junto com sua liderança 

 “Nande”, é evangélico, tem 35 anos, casado, pai de um casal de filhos e descendente de famílias tradicionais do município.  “Pela fé que eu tenho em Deus, o meu nome como candidato a prefeito estará a disposição do povo de Jucuruçu na eleição de 02 de outubro de 2016” finalizou o vereador.

Polícia Militar prende autores de assalto contra entregador em Teixeira de Freitas; eles roubaram a mota e uma pizza


Polícia Militar prende autores de assalto contra entregador em Teixeira de Freitas; eles roubaram a mota e uma pizza


Na noite desta terça-feira, dia 22 de março, policiais militares de Teixeira de Freitas, foram informados através do telefone 19o, que um dos autores do roubo contra um entregador de pizza da cidade, estava caminhando livremente no Shopping Teixeira Mall, na região central da cidade.

Em posse da informação os policiais deslocaram-se ao lugar e de imediato prenderam Caio Norberto Almeida, de 20 anos, que ao ser questionado, confessou o crime e deu o nome de dois comparsas dele, Wilson Santos de Souza, de 26 anos, que também acabou detido. Pouco tempo depois um terceiro elemento de prenome Beto, que está foragido, também foi identificado.

entregadord1Durante a ação os policiais conseguiram telefonar para Beto, bem como a namorada dele, quando fingiram ser os seus comparsas, para que os mesmos falassem sobre a localização do veículo roubado, encontrado abandonado na rua Bandeirante, também no centro teixeirense.

Segundo consta na narrativa da ocorrência formalizada na Polícia Civil, o entregar, que trabalha numa pizzaria da cidade, foi deslocado para entregar a guloseima na residência do autor do pedido e quando lá chegou a bordo da motocicleta Honda Fan, de cor preta, placa NYI-8604, acabou sendo abordado pelos três elementos, sendo dois deles com as mãos por baixa de suas camisas, que anunciaram o assalto. Além da moto os criminosos roubaram a pizza do entregador e ordenaram que o mesmo deixasse o local sem olhar para trás.

entregadord1

Agora com as prisões de Caio e Wilson, além da recuperação da moto roubada, a polícia trabalha para localizar e prender o acusado conhecido por Beto, também apontado como partícipe no roubo. Os dois presos estão custodiados na carceragem da 87ª Coorpin, onde vão permanecer à disposição da Justiça. O veículo já foi devolvido ao dono./TN

Porto Seguro e Catu são as cidades mais violentas da Bahia, diz pesquisa



Dados de uma pesquisa publicada na terça feira, (22) pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), em conjunto com o Fórum Nacional de Segurança Pública, sobre o Atlas da Violência, mostra que as cidades de Porto Seguro e Gandu na Bahia, foram as microrregiões mais violentas em 2014, e estão entre as dez mais violentas do país, junto com Maceió (AL), (CE), Mossoró (RN), Fortaleza (CE) e Altamira (PA).

Segundo a pesquisa, a Bahia registrou, em 2014, 5.733 homicídios, atrás apenas de São Paulo, com 6.131. Já a taxa por 100 mil habitantes ficou em 37,3, o que coloca o estado em décimo lugar (a taxa do país é de 29,1). O pior índice é em Alagoas, com 63 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Em média, um brasileiro é assassinado a cada 9 minutos. É o que mostra o Atlas da Violência de 2016. Em 2014, ano de análise do levantamento, houve 59.627 homicídios no Brasil, ou 29,1 mortes a cada 100.000 habitantes, um aumento de 3,9% em relação a 2013 - o número representa uma média de 6,8 mortes a cada hora, ou uma morte a cada 9 minutos. Para se ter uma ideia, 10% de todos os homicídios do mundo se deram no Brasil, de acordo com o estudo. Em dez anos, o total de homicídios no país cresceu 21,9%.

Ainda de acordo com o levantamento, cinco brasileiros são assassinados a cada hora vítimas de armas de fogo. Em 2014, foram 44.861 pessoas - o que corresponde a 76,1% do total de homicídios registrados no Brasil. Nesse cálculo, Catu ficou com uma taxa de 71,8. Porto Seguro, com 70,6.

Em números absolutos, a Bahia registrou, em 2014, 5.733 homicídios, atrás apenas de São Paulo, com 6.131. Já a taxa por 100 mil habitantes ficou em 37,3, o que coloca o estado em décimo lugar (a taxa do país é de 29,1).

A Bahia lidera o número de homicídios na faixa de 15 a 29 anos: foram 3.274. Em todo o país, foram 59.627 homicídios em 2014, o que, segundo o Ipea, coloca o país em primeiro lugar no mundo, representando mais de 10% dos homicídios
Em 2014, pelo menos 59.627 pessoas sofreram homicídio no Brasil, o que elevou nossa taxa para 29,1 mortes por 100 mil habitantes. 

Trata-se de uma situação gravíssima, ainda mais quando notamos que mais de 10% dos homicídios do mundo acontecem em solo nacional. Desde 2004, a evolução da prevalência de homicídio tem se dado de maneira desigual no território. Enquanto oito unidades federativas lograram diminuição em suas taxas, em outros seis estados o aumento das taxas foi superior a 100%, sendo que a maioria deles é situada no Nordeste.

Segundo o Instituto, ao analisar os municípios com maior crescimento das taxas de homicídios foi verificado dois pontos importantes. O primeiro é a velocidade com que a piora veio ocorrendo com a deterioração das condições de segurança. Nesse grupo de localidades houve uma piora que variou de 1.136,9% em Senhor do Bonfim, na Bahia, a 390,9% no Litoral Ocidental Maranhense. 

O segundo ponto extremamente preocupante é que esse esgarçamento das condições de segurança alcançou localidades que, até o início dos anos 2000, eram bastante pacíficas, como é o próprio caso de Senhor do Bonfim e Serrinha, na Bahia, e Bragantina, no Pará.

Homem é preso em Nova Viçosa pela 89ª CIPM com espingarda e droga



Nova Viçosa: Gleison da Conceição, 29 anos, foi preso nesta quarta-feira, 23 de março, acusado de arrombar e furtar produtos pessoais e eletroeletrônicos em uma casa na cidade de Nova Viçosa. A prisão foi feita por militares da 89ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar).

Segundo os militares, após receber as informações do crime, foram realizadas incursões até chegar ao autor do furto. Além de recuperar o material levado por Gleison, a Polícia encontrou uma bucha de “maconha” e uma espingarda de fabricação caseira, facão e canivete (armas brancas).


Todo material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Nova Viçosa. Gleison será ouvido e deve ser autuado pelo delegado titular, Maderson Souzal./Liberdadenews/Ascom

'Viagra', 'Passivo', 'Avião': Políticos ganhavam apelidos em planilhas da Odebrecht


'Viagra', 'Passivo', 'Avião': Políticos ganhavam apelidos em planilhas da Odebrecht


Os documentos da Odebrecht apreendidos pela Polícia Federal durante a Operação Acarajé (23ª fase da Operação Lava Jato), divulgados nesta terça-feira (22), citam também os codinomes pelos quais alguns dos mais de 200 políticos citados nas planilhas como beneficiários de valores -- ainda não é possível confirmar se são doações legais de campanha ou recursos de caixa 2. Os apelidos estão relacionados diretamente ao nome da pessoa envolvida. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é conhecido como Carangueijo (sic), enquanto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é apelidado de Atleta. O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), é identificado como Proximus; e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), como “nervosinho”. O chefe do Gabinete Pessoal da Presidência , Jaques Wagner, tem codinome “Passivo”; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), é o “Rio” – outras referências menos cifradas também são a do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), o “Comuna”; e do senador José Sarney (PMDB), o “Escritor”.

Os vereadores de Salvador Edvaldo Brito e Paulo Magalhães são, respectivamente, “Candomblé” e “Goleiro”. Mário Kertész é citado como “Roberval”. A deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) é conhecida como “avião”. 


O deputado federal Arthur Maia (SD-BA) tem como apelido “Tuca” e o senador Romero Jucá, "Cacique". Filho do deputado federal Jarbas Vasconcelos, Jarbas Vasconcelos Filho (PMDB) foi denominado como “Viagra”. Deputado estadual e secretário no Rio Grande do Sul, Fábio Branco é apelidado como “colorido”. Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio, é o “Grego” e o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) é o “Bruto”.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.