Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de maio de 2020

Parabéns a todas as Mamães.

A imagem pode conter: flor

Covid-19: Robério declara transmissão comunitária em Eunápolis






No último dia útil antes do fechamento do comércio, há muitas pessoas circulando pelas ruas do centro de Eunápolis neste sábado (09). Apesar da aglomeração, o que não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, muita gente tenta se proteger de uma infecção por coronavírus, usando máscaras faciais.

Na sexta-feira (08), o prefeito Robério Oliveira assinou o decreto que determina a suspensão das atividades comerciais por 15 dias. Segundo o prefeito, os termos do decreto foram discutidos em reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e com o secretário municipal de Saúde, Jairo Júnior.


Robério alertou para a necessidade do isolamento social, uma vez que Eunápolis já enfrenta a transmissão comunitária da Covid-19, quando não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre os indivíduos que não viajaram ou tiveram contato com que esteve no exterior.

No decreto, fica determinado que, a partir desta segunda-feira (11), o comércio deve baixar as portas, com exceção dos serviços essenciais, como farmácias, supermercados e entrega de alimentos em domicílio.


Segundo o prefeito, o país vive uma crise de saúde pública sem precedentes e que, desde o seu início, ele tem tomado decisões baseadas em critérios científicos. "Estamos priorizando as vidas, mas buscando também o equilíbrio entre saúde pública e desenvolvimento econômico", frisa.

Segundo Robério, o governo do estado já tinha pressionando o município a fechar o comércio desde o início desta semana, mas ele ouviu os anseios dos empresários e resolveu manter as atividades comerciais em funcionamento nesta semana que antecede o Dia das Mães, que é um período de vendas elevadas.

"Mas, neste momento, que a nossa curva de casos de Covid-19 sobe significativamente e a transmissão já é comunitária, precisamos tomar medidas mais restritivas", frisa o prefeito.

Por fim, o prefeito Robério pediu a compreensão de toda a população para que entenda e respeite a situação de pandemia e que fique em casa.


CASOS DIAGNOSTICADOS

O número de pessoas diagnosticadas com coronavírus em Eunápolis subiu para 36. Na noite desta sexta-feira (08), a prefeitura informou que o Lacen confirmou mais cinco casos positivos./radar64

Covid-19: em dia de recorde de mortes, Bolsonaro faz piadas e 'confirma' 3 mil em churrasco



Macaque in the trees
Bolsonaro festivo em meio à tragédia do coronavírus (Foto: Pedro Ladeira/FolhaPress)


O presidente Jair Bolsonaro fez piadas e ironizou as críticas que recebeu nesta sexta-feira (8) depois de anunciar que fará um churrasco neste sábado (9), em uma atitude que contraria recomendações do seu próprio Ministério da Saúde, e no mesmo dia de recorde de mortes pela Covid-19.

"Já tem 180 convidados", ironizou Bolsonaro no seu retorno ao Palácio da Alvorada, no fim da tarde, após um compromisso no Ministério da Defesa. Falando aos seus apoiadores, o presidente foi logo inflando o número de "convidados" para o seu evento, previsto para sábado em Brasília.

"Tem 210 chefes de família, deve dar umas 500 pessoas [...] vai ter umas 900 pessoas no churrasco amanhã [...] Tem mais um pessoal aqui de Taguatinga, 1,1 mil", prosseguiu Bolsonaro, para delírio dos seus apoiadores, que tentavam repassar mensagens dos seus estados e cidades.

A polêmica surgiu na noite de quinta-feira (7), quando Bolsonaro revelou aos apoiadores que iria receber para um churrasco "uns 30 convidados", cobrando R$ 70 de cada um deles. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o próprio Ministério da Saúde recomendam que eventos que possam gerar aglomerações não sejam realizados, evitando a chance de contágio pelo novo coronavírus.

Pouco antes de entrar no Palácio da Alvorada, Bolsonaro se despediu dos apoiadores e cravou: "Quem estiver aqui amanhã a gente bota para dentro. Três mil pessoas no churrasco amanhã", sentenciou, para delírio da plateia, que em parte também aproveitou a presença do presidente para hostilizar os jornalistas presentes.

O presidente ainda evitou perguntas dos repórteres, mas ao ser questionado sobre a chance de reverter a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido do governo para permitir a indicação de Alexandre Ramagem para comandar a Polícia Federal, ele assim respondeu:

"Dá para reverter? Não dou nada, não", declarou Bolsonaro.

Com ou sem churrasco, a sugestão de aglomeração festiva de Bolsonaro veio no mesmo dia em que o Brasil registrou o recorde negativo de 751 mortes pela COVID-19 em 24 horas, atingindo a marca de 9.897 óbitos pela doença, e um total de 145.328 casos – uma sinalização que o vírus ganha força e faz mais vítimas fatais a cada dia em solo brasileiro./Sputnik Brasil

VÍDEO: Motorista perde controle de carro e capota na BR-101 em Itamaraju




Um grave acidente automobilístico aconteceu durante a manhã desta sexta-feira 08 de maio de 2020, na BR-101 entre os municípios de Itamaraju e Itabela.

De acordo com informações, no veículo havia duas pessoas mãe e filha, a motorista que foi identificada por Maressa Menezes Bagatelli de 46 anos e sua filha de 14 anos elas ficaram feridas e precisou de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estiveram no local socorrendo as vítimas em difícil acesso e encaminhando ao (HMI) Hospital Municipal de Itamaraju.


Ainda com base nas informações, o veículo modelo Renault/Sandero ano 2017, cor branca com placa policial PXZ-2I72 licenciado em Porto Seguro-Ba perdeu o controle e capotou por diversas vezes até cair numa ribanceira, mãe e filha estavam indo sentido a cidade de Governador Valadares-Mg.


Apesar da gravidade do acidente, as duas passam bem, a equipe medica do hospital vão fazer todos os procedimentos nas vítimas./cocobongo

Brasil registra 751 mortes por covid-19 em 24h e bate novo recorde





Com 10.222 novos casos confirmados de covid-19, o Brasil chegou a 145.328 pessoas infectadas, um aumento de 7,5% em relação a ontem(7), quando foram registradas 135.106 pessoas nessa condição. A atualização foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (8).

O número foi o segundo mais alto, abaixo apenas do recorde de quarta-feira(6), quando os novos casos atualizados somaram 10.503. Do total de casos confirmados, 76.134 estão em acompanhamento (52,4%), 59.297 estão recuperados (40,8%) e 1.852 mortes estão em investigação.

O Brasil bateu novo recorde de mortes nas últimas 24h, com 751. A marca de 9.897 representou um acréscimo de 8,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 9.146 falecimentos. O número levou a um novo patamar, depois de uma semana na casa dos 600 óbitos ao longo da semana. A letalidade ficou em 6,8%.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta noite, até hoje foram identificadas 107 mil hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), cerca de 606% em relação ao mesmo período do ano anterior. Deste total, 27.086 são por covid-19, sendo 37.101 classificados como não especificados e 38.096 em investigação. Ou seja, o número de hospitalizações pode crescer caso essas investigações atestem o diagnóstico de infecção com o novo coronavírus.

Sobre o perfil das hospitalizações por covid-19, 54,8% são brancos, 36,3% são pardos, 6,7% são pretos, são 1,9% amarelos e 0,3%, indígenas.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (3.416). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (1.503), Ceará (966), Pernambuco (927) e Amazonas (874). 

Além disso, foram registradas mortes no Pará (515), Maranhão (330), Bahia (183), Espírito Santo (165), Minas Gerais (139), Paraíba (114), Alagoas (108), Paraná (106), Rio Grande do Sul (91), Rio Grande do Norte (81), Santa Catarina (63), Amapá (66), Goiás (49), Rondônia (39), Acre (38), Piauí (37), Distrito Federal (37), Sergipe (28), Roraima (16), Mato Grosso (14), Mato Grosso do Sul (11), e Tocantins (9).

Os estados com maior incidência (número de casos por um milhão de habitantes) são o Amapá (2.746), Amazonas (2.588), Roraima (1.684), Ceará (1.638) Acre (1.335) e Pernambuco (1.212).

Boletim epidemiológico - Ministério da Saúde

Leitos

Na entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a secretária substituta de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, explicou que o órgão não conseguiu êxito nos editais para a contratação de dois mil novos leitos anunciados no mês de abril. Até o momento, foram locados 540 leitos aos estados.

“A empresa que tinha feito o compromisso de entregar 2.540 leitos não conseguiu. Já estamos no 3º edital para entregar o restante”, explicou.

Além disso, também não saiu, até o momento, o levantamento de ocupação de leitos. No dia 14 de abril, o ministério editou norma que obriga os hospitais a fornecerem essas informações às respectivas secretarias de saúde.

“Em relação à disponibilização dos leitos, está prevista para semana que vem um painel em que vamos colocar os dados. Dos hospitais, já tivemos preenchimento do sistema por 416 unidades. E por que a dificuldade? Porque os hospitais estão sobrecarregados nos atendimentos. Não é fácil para eles ter tempo de fazer essa informação, eles estão encontrando dificuldades”, justificou Cleusa Bernardo.

Boletim epidemiológico

De acordo com a gestora, foram habilitados novos 116 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Para cada um, a receita diária será de R$ 1,6 mil. A habilitação consiste no custeio pelo governo federal de leitos abertos pelos estados e municípios. Uma lista de quantos leitos cada estado recebeu pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Número de infectados pelo coronavírus sobe em Eunápolis





O número de pessoas diagnosticadas com coronavírus em Eunápolis subiu para 36. Na noite desta sexta-feira (08), a prefeitura informou que o Lacen confirmou mais cinco casos positivos.

Os pacientes são um homem de 41 anos e quatro mulheres, com idades de 33, 34, 39 e 40 anos. Dois casos tiveram origem na Prosegur, onde ocorreu um surto da Covid-19 na cidade. Os demais não possuem relação com a empresa de transporte de valores. A Vigilância Epidemiológica ainda estuda a procedência.

Todos os infectados apresentam sintomas leves e se encontram em isolamento domiciliar, seguindo determinações do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde de Eunápolis, 15 pessoas já estão recuperadas, 20 em isolamento domiciliar e uma internada.

A secretaria reforça as orientações preventivas à população, pedindo a todos que evitem aglomerações, mantenham distanciamento necessário, reforcem os protocolos de higiene e saiam de casa apenas quando necessário, fazendo uso de máscaras./RADAR64

Grupo que teria facilitado roubo a banco de Teixeira é preso em Brasília





A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de prisão contra funcionários terceirizados de uma instituição financeira na madrugada desta segunda-feira (4/5). O grupo é suspeito de facilitar ataques a cofres de bancos, desativando os sistemas de alarme ou retardando o tratamento do sinistro e o acionamento da polícia.

Por meio da Operação Sentinela, a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis na Asa Sul, Asa Norte, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Sobradinho. Segundo investigações, a organização criminosa agia há dois anos.

Todos os presos eram operadores terceirizados dos sistemas da instituição e trabalhavam no mesmo turno de plantão, na sede do banco, em Brasília. Os alvos da operação foram presos na instituição bancária, no início desta manhã, no fim do turno. Nenhum deles têm antecedente criminal.

De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), as investigações começaram em janeiro, após o ataque a uma empresa localizada no Jardim Botânico. Os acusados renderam o vigilante com armas de fogo e levaram R$ 121 mil do cofre. Os integrantes do grupo são de Joinville (PR) e já cometeram crimes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Pelo Brasil

Há alguns anos, os envolvidos mudaram-se para o Entorno do DF. Parte do grupo foi presa em 2013 pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. À época, a organização criminosa ficou conhecida como Quadrilha Guarda Sol, em razão da atuação com guarda-sóis, que burlam os sensores de presença.

Em 29 de novembro de 2019, em Teixeira de Freitas (BA), foi furtada a quantia aproximada de R$ 1 milhão. Três dias depois, parte do grupo foi presa no Aeroporto de Porto Seguro (BA), com R$ 760 mil em várias malas. O segundo apoio ocorreu no ataque à agência da Zona Industrial Tupy, em Joinville (SC), em 14 de abril deste ano. Na ocasião, três criminosas foram presos e o outro morreu em confronto com a polícia.

A última participação do grupo ocorreu no ataque a uma agência bancária de Anápolis (GO), em 24 de abril, quando foi furtada a quantia aproximada de R$ 924 mil. Todos foram presos preventivamente em razão do cumprimento de mandado judicial./cocobongo

Vendedor morre ao atropelar cavalo na Estrada da Colônia em Eunápolis






Um vendedor ambulante morreu em um acidente por volta das 20h30 desta quinta-feira (07), na Estrada da Colônia, a dois quilômetros do centro de Eunápolis.

Thiago Silva Sales, 27 anos, seguia pela rodovia conduzindo uma moto Pop de 125 cilindradas, quando sofreu uma queda.


A polícia suspeita que ele colidiu em um cavalo, pois pelos do animal foram encontrados no asfalto e presos ao guidão do veículo. Um cavalo foi encontrado no local com um pequeno ferimento.

De acordo com a polícia, Thiago chegou ser socorrido por uma equipe do Samu, que fez massagem de reanimação, mas não teve jeito.


No local do acidente, o pai de Thiago conversou com a reportagem do RADAR 64. Ele contou que o filho morava no bairro Santa Lúcia e que trabalhava com a mãe, vendendo cachorro quente na praça do bairro Pequi. Thiago também já atuou de entregador em uma pizzaria.


Familiares disseram que Tiago havia ido até o distrito da Colônia levar o filho pequeno para dormir com a avó, sua ex-sogra. Na volta, ele se acidentou.


Também não está descartado que Thiago tenho sido fechado por outro veículo. A polícia vai aguardar o resultado da perícia para abrir uma investigação que pode determinar as causas do acidente./RADAR64

Irmãos de 23 e 21 anos são mortos a tiros enquanto dormiam em zona rural de Águas Formosas



[Irmãos de 23 e 21 anos são mortos a tiros enquanto dormiam em zona rural de Águas Formosas ]


Dois irmãos foram encontrados mortos nesta quarta-feira (6) em uma fazenda, que fica na zona rural de Águas Formosas (MG). De acordo com a Polícia Militar, Sara Santana Santos, de 21 anos, e Bruno Santana Santos, de 23 anos, foram atingidos por tiros na cabeça.

Segundo a PM, eles estavam dormindo na fazenda do namorado da jovem, quando dois homens chegaram de moto e efetuaram disparos contra eles.

A polícia acredita que o fato esteja ligado ao tráfico de drogas, já que o namorado e a vítima foram presos em uma operação conjunta na última sexta feira (1°), em Teófilo Otoni, com uma barra de maconha e dinheiro.

Eles buscaram a droga em Belo Horizonte e levavam para Joaíma.

O irmão da jovem, que também foi morto, pagou a fiança dela; de acordo com a PM, o namorado da vítima continua preso. A Polícia Civil irá investigar o caso para tentar identificar e prender os autores./G1 Vales de Minas Gerais

Morre o ex-prefeito de Medeiros Neto, Adelgundes Serapião de Souza



[Morre o ex-prefeito de Medeiros Neto, Adelgundes Serapião de Souza ]


O ex- prefeito de Medeiros Neto, Adelgundes Serapião, morreu na tarde desta sexta-feira, 08 de maio, em Teixeira de Freitas. Ele tinha 78 anos, completados no último dia 08 de abril.

De acordo com informações de familiares, o ex-prefeito esteve internado por uma semana por conta de um edema na região da perna, apresentou inchaço e um pouco de retenção de líquido; foi para terapia semi-intensiva , voltou ao quarto, ficou mais uma semana e foi para casa de sua filha, onde guardava repouso nos últimos 30 dias.

Ainda segundo informações, o senhor Adelgundes estava bem pela manhã, mas começou a sentir enjoo e cansaço, tomou uma medicação, deitou-se e, duas horas depois, começou a passar mal.

O SAMU foi acionado, mas, quando chegou no local, ele já havia entrado em óbito. Ainda não se sabe a causa da morte, mas a família suspeita de infarto, uma vez que o mesmo era portador de sérios problemas cardíacos.

Adelgundes Serapião teve três filhos: Adriana, Júnior e Alex Serapião, sendo o último o atual Secretário de Saúde de Medeiros Neto.

Político nato, liderança e amigo de muitos, Adelgundes foi prefeito de Medeiros Neto na gestão 1983-1988, teve como marco, entre outras ações, a construção do estádio Municipal de Futebol, mas deixa o legado de um homem corajoso, honesto, bem humorado e comunicativo, que contribuiu para o crescimento do município de Medeiros Neto./MDD

Vídeo registra infestação de mosquitos em imóvel em Prado, na BA; cresce nº de casos de dengue e chikungunya na cidade





A população do município de Prado, no sul da Bahia, sofre com o crescente número de casos de dengue e chikungunya. Um vídeo gravado nesta quinta-feira (7) registrou uma infestação de mosquitos na parede de um imóvel no bairro São Braz.

A infestação aconteceu logo depois de um período chuvoso que deixou alguns terrenos alagados na cidade, segundo a Vigilância Epidemiológica. Um bloqueio costal, que é a aplicação de inseticida, foi feito no local.

O processo é feito sempre que algum caso de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é identificado. No combate ao mosquito, os agentes de endemias fazem o trabalho de rotina nas residências onde 90% dos focos são encontrados.

A marisqueira Dione Maria Ferreira foi picada pelo Aedes aegypti e pegou chikungunya. Ela pensou que estava com problema na coluna e só descobriu que estava com a doença quando procurou uma unidade de saúde.

"Começou a dor no pescoço, foi para baixo, mão, tudo. Eu estava pensando que era coluna, que eu tenho problema. Eu comprei até um remedinho que eu bebo, mas não melhorou, travou mais. Liguei para os meus meninos e fomos pra UPA, lá disseram que era chikungunya", contou Dione.

Apenas na rua onde a marisqueira mora, outras cinco pessoas foram diagnosticadas com chikungunya no intervalo de um mês.

De janeiro a março de 2019, Prado registrou apenas um caso de dengue e nenhum sinal das outras doenças transmitidas pelo mosquito. Mas, neste ano, no mesmo período, 31 pessoas já tiveram dengue e outras 23 tiveram chikungunya, segundo dados da Vigilância Epidemiológica./"

As pessoas costumam se automedicar em casa, não procuram a unidade de saúde para a gente fazer o nosso trabalho de notificação, que é muito importante para o Governo do Estado saber o que está acontecendo na região", explicou Rafael Almeida, coordenador da Vigilância Epidemiológica.

A comerciante Rosalina Lima mora no bairro Portal do Prado e contou sobre o incômodo com a quantidade de mosquitos na rua onde mora.


"Muitos mosquitos mesmo, você não pode nem ficar sentada a partir das 17h, até as 18h ou 19h. Por volta das 20h, ele vai maneirando um pouco. Tem que dormir com mosquiteiro ou ventilador ligado, senão você não consegue dormir", disse a comerciante./G1 Bahia

Caixa abre 680 agências neste sábado para saque do auxílio emergencial



A Caixa vai abrir 680 agências neste sábado (9), de 8h às 12h, para atendimento do saque em espécie dos beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 que recebem pela poupança social digital.

As agências que estarão abertas podem ser consultadas no site do banco.

Nos municípios que contam com mais de uma agência, vão funcionar 50% das unidades. Também estarão abertas as unidades dos municípios que contam com apenas uma agência.

A Caixa reforçou que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, serão atendidas. Mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente do dia. “O banco continua atento à situação das filas em todo o Brasil, atuando para que sejam reduzidas de forma gradual”, diz a Caixa.

A capacidade de atendimento foi ampliada nas agências com a realocação de mais de 3 mil funcionários, além da contratação adicional de 4.800 vigilantes e quase 900 recepcionistas para organizar as filas e orientar o público.

Unidades móveis

Cinco caminhões-agência itinerantes também estão atendendo em locais com maior necessidade: Alfredo Chaves, no Espírito Santo, até esta sexta-feira (8); Nova Xavantina, em Mato Grosso, até o dia 16; São Felix do Xingu, no Pará, até o dia 15; Buriticupu, no Maranhão, do dia 12 ao dia 15; e Viseu, no Pará, de 14 a 29 deste mês.

Canais Digitais

A Caixa informou ainda que a prioridade é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por aplicativo, site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem. Aqueles que receberam o crédito por meio da poupança digital podem pagar boletos e contas de água, luz e telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo Caixa Tem.

Segundo a instituição, informações sobre cadastro e pagamento do auxílio emergencial estão disponíveis apenas por meio do aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial, do site auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111./bahiaextremosul

Cigana de Itamaraju é assassinada a tiros no centro de Jacinto-MG; ex-marido é suspeito



Cigana de Itamaraju é assassinada a tiros no centro de Jacinto-MG; ex-marido é suspeito


Uma cigana de 22 anos, oriunda da cidade de Itamaraju, foi morta a tiros nesta última quarta-feira, dia 6 de maio, no centro da cidade de Jacinto-MG. De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que uma mulher havia sido atingida por disparos de arma de fogo.

Ao chegarem no local, militares encontraram Sabrina Alves da Silva já sem vida, atingida por tiros nas costas, cabeça e na região do ombro.

Ainda de acordo com a PM, dois homens chegaram de bicicleta e efetuaram disparos contra a vítima. Os militares ainda ressaltaram que o possível mandante do crime, seria o ex-marido dela.

A jovem é da cidade de Itamaraju e estava morando em Jacinto há cerca de seis meses, após um desentendimento com o ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento. Os militares ainda contaram que ele teria descoberto uma suposta traição da mulher e, por vingança, chegou a cortar uma das orelhas da vítima e fazer ameaças de morte.

A Polícia Militar informou ainda que dois suspeitos foram presos na tarde desta quinta-feira (7), em Almenara, cidade também de Minas Gerais e que continuam com as buscas para a localização do suposto mandante do crime./TH

Mulher descobre ser 'presidente da República' ao ter auxílio de R$ 600 negado





Mesmo sem jamais ter concorrido ao cargo, a desempregada Adeyula Dias Barbosa Rodrigues, 31 anos, descobriu que era "presidente da República". A revelação ocorreu após ela ter tentado obter o auxílio emergencial de R$ 600 negado por constar em sua Carteira de Trabalho Digital que ela ocupava o cargo mais importante do Brasil.

Segundo o jornal A Gazeta, o cargo teria sido dado a moradora do Espírito Santo pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu). Além disso, a mesma carteira de trabalho diz que ela ainda ocupa uma segunda função, a de auxiliar de secretaria pela Prefeitura de Vila Velha.

Cursando Gestão em Recursos Humanos, a Adeyula teve seu contrato encerrado com a Sedu em agosto de 2019. Lá ela trabalhava como cuidadora infantil - com função e remuneração bem diferentes da de Jair Bolsonaro, o real presidente do Brasil.

Antes, ela atuava como auxiliar de secretaria pela Prefeitura de Vila Velha. Apesar de o vínculo ter sido interrompido, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), uma das bases usadas na análise do auxílio emergencial, diz que ela permanece como servidora municipal.

Para tentar resolver a situação, ela entrou em contato com os Recursos Humanos (RH) da prefeitura, mas ninguém atendeu. Tentou falar com a ouvidoria, que aconselhou a procurar o RH. Ela também tetou falar com a Sedu para entender porque o cargo dela na carteira de trabalho está "presidente da República", mas ninguém atendeu.

Na casa da Adeyula, apenas o marido está empregado. Com o salário dele são pagas as despesas de da família, composta pelo casal e pelos dois filhos pequenos. Segundo ela contou ao jornal, o esposo teve o salário reduzido por conta do coronavírus, o que agravou a necessidade do auxílio emergencial.

"Acabei sendo prejudicada devido aos erros de vários órgãos. Ninguém dá um direcionamento do que devo fazer. Eu ligo para o 111 (número do auxílio emergencial) e eles alegam que não tenho direito ao auxílio emergencial. 

Segundo eles, estou trabalhando. Porém, estou desempregada de agosto de 2019. Você procura vários meios de conseguir uma informação, mas eles ficam em um jogo de empurra-empurra", disse Adeyula a 'A Gazeta'.

Bolsonaro diz que fará churrasco no próximo sábado para 'uns 30 convidados



O presidente Jair Bolsonaro - Lucio Tavora / Xinhua


Contrariando mais uma vez as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de isolamento social durante o período de pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje que fará um churrasco depois de amanhã para cerca de 30 convidados.

"Vou fazer churrasco sábado aqui em casa. Vamos bater um papo, quem sabe uma peladinha. Devem ser uns 30 (convidados). Não vai ter bebida. Vai ter vaquinha, R$ 70,00", afirmou o presidente ao retornar no final do dia para o Palácio da Alvorada.

O presidente também avisou que quer visitar a mãe dele daqui a umas duas semanas. A mãe do presidente mora em Eldorado, região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, a 248 quilômetros da capital paulista.

Desde a decretação do estado de emergência em razão da pandemia, o presidente Bolsonaro tem tido vários compromissos no final de semana contrários às recomendações de isolamento social.


Em Brasília, ele já visitou o comércio local, causando aglomeração em regiões administrativas da capital federal e participou de manifestações favoráveis ao seu governo e contrárias ao Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal./ uol

Rui anuncia auxílio de R$ 500 para pacientes do Covid-19



Aprovação de Rui Costa contra a pandemia é de 56% na Bahia e 72 ...


O governador Rui Costa (PT) anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (7), o auxílio de R$ 500 para pacientes contaminados pelo Covid-19 que aceitem ficar em uma unidade de acolhimento.

O programa é especialmente direcionado aos pacientes que se hospedarem nos hotéis disponibilizados pelo estado por 15 dias. O pagamento será feito em parceria com as prefeituras da Bahia.

A Prefeitura de Salvador vai entrar com metade do valor (R$ 250). O mesmo será feito em outros municípios.  O limite máximo de contemplados do programa será de até mil pessoas. O valor será pago em duas parcelas./bnews

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atriz e radialista Daisy Lúcidi morre de Covid-19 no Rio





A atriz e radialista Daisy Lúcidi, de 90 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (7). Ela estava internada com Covid-19 no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio, desde o dia 25 de abril.

Lúcidi integrou o primeiro elenco de atores da Rádio Globo e fez sua estreia na TV em 1960. Como radialista, comandou, durante 46 anos, o programa “Alô Daisy”, na Rádio Nacional. Foi ainda vereadora e deputada estadual no Rio. Sua última participação em novelas da Globo foi em “Geração Brasil”, em 2014.

O neto da atriz, Luiz Claudio Mendes, publicou uma mensagem em uma rede social relembrando a festa de aniversário de 90 anos da artista no ano passado e agradece a todos pelas mensagens recebidas pela família.

“Nesse momento de dor para tanta gente no mundo e tão triste também para nossa família, nos confortamos em saber que ela teve uma vida plena e feliz, cheia de amor, vitórias e realizações, e que seu legado sempre estará presente entre nós!”, diz um trecho da mensagem./G1

Luto – Família comunica o falecimento do Sr. Antônio do lava jato



A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up


A família do Sr. Antônio Quiuqui, mais conhecido como Antônio do lava jato, de 65 anos, comunica o falecimento do mesmo. O fato correu na manhã desta quinta feira, 07 de maio no Hospital Sobrasa.

A família informou que o Sr. Antônio sofreu um acidente doméstico no dia 15 de abril, foi levado para o Sobrasa e encaminhado direto para a UTI. 

O comerciante saiu da UTI e foi levado para um quarto, mas contraiu uma infecção pulmonar e teve que voltar para a UTI. A previsão de alta, segundo a família era para este final de semana. A família informou ainda que ontem ele estava muito bem, hoje ele teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Devido  a pandemia não está podendo ter velório, por isso, o corpo vai ficar na Funerária Teófilo Otoni até a manhã desta sexta feira(08), quando será enterrado.

A família informou que quem quiser se despedir do Sr. Antônio, que trabalhou por muitos anos no lava jato do Posto Pioneiro poderá fazê-lo na funerária./bahiaextremosul

Teixeira de Freitas tem mais três pacientes recuperados do Covid-19






A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teixeira de Freitas registra, em 07/05/2020, 29 casos positivos para COVID 19. Em comparação com os números oficial do município apresentados ontem, temos mais três pacientes recuperados, cinco novos descartados. Nesta data, a Bahia registra 4.528 casos confirmados de Covid-19 e 165 óbitos.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 15 casos positivos analisados pelo LACEN ou atestados por vínculo epidemiológico; 14 casos positivos em laboratório privado (TR), totalizando 29 casos positivos. Destes, temos 22 casos positivos já recuperados, 112 casos descartados, 2 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: Há em Teixeira de Freitas, nesta data, 7 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da COVID 19. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa./bahiaextremosul

Preço da gasolina em Teixeira é o menor registrado nos últimos três anos



[Preço da gasolina em Teixeira é o menor registrado nos últimos três anos ]


O preço da gasolina sofreu uma queda recorde, o que não acontecia há pelo menos três anos em Teixeira de Freitas.

Entre muitas idas e vindas desde o ano de 2017, quando o preço médio do combustível era R$ 3,70, os teixeirenses sentiram no bolso o peso dos reajustes dos anos seguintes.

Em maio de 2018, o preço da gasolina chegou a custar R$ 5,99, devido à greve geral dos caminhoneiros. Na ocasião, outros postos pararam as atividades por não terem mais combustível. Passado este período, o preço se manteve alto, custando pouco menos de R$ 5,00

Agora, quem abastece, já nota que o preço do combustível despencou nas bombas. Uma pesquisa mostrou, neste período de pandemia, que alguns postos tiveram redução de quase R$ 1,00 no preço do litro.

Se comparado ao mês de fevereiro deste ano, que teve três baixas consecutivas, a queda agora é ainda maior.

Especialistas afirmam que o principal fator que influenciou na queda no preço é que a produção continuou e o mercado mundial diminuiu o consumo.

Fora isso, há, também, a redução doméstica, o consumidor está cada vez mais em casa preocupado com a pandemia, usando menos o carro.

Apesar da queda geral de preços, pesquisar é sempre um bom negócio. Donos de postos de combustíveis estão usando as redes sociais diariamente para anunciar novos cortes e o preço está agradando o bolso do consumidor./SulbahiaNews

Homem suspeito de tráfico e homicídios é morto em confronto com a polícia em santo Antônio de Jesus



Operação foi realizada na quarta-feira, em Santo Antônio de Jesus — Foto: Reprodução/TV Bahia


Um homem suspeito de tráfico de drogas foi morto em confronto com a polícia, durante operação para cumprimento de mandado de prisão, realizada na quarta-feira (6), em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano.

Segundo a Secretaria de segurança Pública (SSP-BA), o homem, que já possuía passagens por tráfico, roubo e homicídio, era investigado por quatro crimes contra a vida e tinha mandado de prisão por um homicídio cometido no início de 2020, relacionado com a disputa do comércio ilegal de entorpecentes.

De acordo com o titular em exercício da 4ª Coorpin, delegado Adílson Bezerra de Freitas, as equipes foram a um imóvel situado no bairro Clube, para cumprir mandado de prisão, mas foram recebidos a tiros pelos ocupantes da casa. Os comparsas do suspeito conseguiram fugir, mas ele foi baleado, levado ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu.

Ainda segundo a SSP-BA, com o suspeito foram achados um revólver calibre 38, munições, cartuchos, seis quilos de maconha e uma balança./G1 Bahia

Reunião debate medidas para evitar aglomerações em bancos e lotéricas de Teixeira de Freitas



Reunião debate medidas para evitar aglomerações em bancos e lotéricas de Teixeira de Freitas

Depois da mesa diretora da Câmara Municipal ter oficializado as duas agências da Caixa Econômica Federal e as Casas Lotéricas, com ofício extensivo as demais agências bancárias da cidade recomendando medidas preventivas que evitem o contágio pelo novo coronavírus nas casas lotéricas em razão dos últimos dias ter se registrado filas e aglomerações nas unidades, na manhã desta quarta-feira (06/05), uma reunião foi necessária entre à Câmara Municipal e os representantes das Casas Lotéricas da cidade.

A reunião aconteceu no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal e foi presidida pelo 1º vice-presidente da Casa, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Guerra” (PSDB), que contou com a participação de outros vereadores, representantes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e das 6 Casas Lotéricas de Teixeira de Freitas, além da presença do comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Silvio Nunes e do secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, tenente-coronel Raimundo Magalhães.

Conforme o vereador Sargento Berg, o objetivo da reunião foi traçar um plano organizacional com intuito de que não haja aglomeração e risco de contaminação da população que está utilizando o serviço, tanto na parte interna, como externa das agências lotéricas. Segundo o parlamentar, a reunião buscou encontrar medidas para acabar com as aglomerações nas filas e também alertar que a não adoção das determinações apresentadas pelos decretos estadual e municipal acarretará em sanções e, sobretudo, procurou se ouvir as demandas dos dirigentes das instituições convocadas.

De acordo com o Sargento Berg, mesmo entendendo que o calendário para pagamento de benefícios sociais como o Bolsa Família e do auxílio emergencial recém-sancionado, tem causado as aglomerações, recomendou que as Casas Loterias organizem um sistema de distribuição de senhas, oriente as pessoas que aguardem em separado e que sejam chamadas através de “Megafone” ao seu atendimento, no entanto, as autoridades públicas também tiveram que atender as demandas trazidas pelos donos de Casas Lotéricas.


O comandante Sílvio Nunes anunciou que vai iniciar o Cartão Programa, que mais nada é, um programa de rondas periódicas da Polícia Militar pelas casas lotéricas e instituições financeiras para garantir a segurança do cidadão e disciplinar os decretos estadual e municipal em relação as medidas estabelecidas, a exemplo do uso de máscara pelas pessoas. O secretário municipal de segurança pública Raimundo Magalhães assegurou que a Guarda Municipal passa a ser o novo reforço dos bancos e das casas lotéricas e funcionará como auxiliar da Polícia Militar na disciplina aos decretos do Estado e do Município. E a Prefeitura Municipal garantiu a instalação de Toldos em frente as agências bancárias e lotéricas para gerar sombra e um pouco de comodidade aos usuários. (Por Athylla Borborema)

Prefeitura de Itamaraju monta estrutura para evitar aglomerações em agencias bancarias





A Prefeitura de Itamaraju, reforçou as ações diante da pandemia do covid-19 no município. As ações foram intensificadas proporcionando um grande reflexo de tranquilidade aos cidadãos que procuram por atendimentos em agencias bancarias e correspondentes.

Foram montadas tendas com cadeiras e marcações no chão para manter o distanciamento social e levar um pouco mais de conforto e segurança as pessoas que precisam ir as Agências Bancárias e Casas Lotéricas.

Com as ações, parte das vias próximas as agências e casas lotéricas da cidade baixa e alta foram interditadas, servidores do município foram convocados para auxiliar no atendimento e mascaras foram distribuídas para as pessoas que não estavam portando o item de segurança.

A ação contou com apoio da Policia Militar, Superintendência de Trânsito, profissionais da Secretaria de Saúde e servidores lotados na Secretaria de Educação. No início da tarde de terça-feira 05 de maio, um novo decreto foi estabelecido pelo Prefeito Dr. Marcelo, restringindo o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais, além de outras medidas adotadas para conter a pandemia.

Confira abaixo as medidas tomadas pela Prefeitura de Itamaraju:

 Nenhuma descrição de foto disponível.


Em outras tendas montadas próxima a agencia da caixa econômica federal, servidores auxiliam beneficiários do auxílio emergencial, são realizadas consultas do auxílio, verificação, solicitação e informações sobre data de pagamentos./cocobongo

Mais duas confirmações de Covid-19 em Teixeira:Sobe para 29 o total de casos



Dois petroleiros testam positivo para covid-19 na unidade de ...

Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teixeira de Freitas registra, em 06/05/2020, 29 casos positivos para COVID 19. Em comparação com os números oficial do município apresentado ontem, temos mais dois pacientes recuperados, um novo descartado e dois novos casos positivos atestados pelo LACEN. Nesta data, a Bahia registra 4.301 casos confirmados e 160 óbitos.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 15 casos positivos analisados pelo LACEN ou atestados por vínculo epidemiológico; 14 casos positivos em laboratório privado (TR), totalizando 29 casos positivos. Destes, temos 19 casos positivos já recuperados, 107 casos descartados, 5 casos suspeitos aguardando o resultado da análise.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: Há em Teixeira de Freitas, nesta data, 10 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da COVID 19. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa./ Liberdadenews/Ascom

Vendedor de livros recebe alta após luta contra coronavírus






Todos os dias, pacientes internados com sintomas graves do novo coronavírus recebem alta do Instituto Couto Maia (Icom), uma das unidades de tratamento exclusivo da Covid-19, disponibilizadas pelo Governo do Estado, em Salvador. Um dos cerca de 900 pacientes curados da doença em toda a Bahia, o autônomo Rodrigo Barbosa, 36 anos, deixou o local na manhã desta quarta-feira (6), após 22 dias de internamento.

Morador de Itapebi, no extremo-sul da Bahia, Rodrigo contou que o quadro dele se agravou muito rapidamente. "Estava em Itapebi sem sentir nada, mas minha sogra notou algo diferente e insistiu que eu fosse até um hospital. Assim que cheguei a Porto Seguro, precisei ser transferido já desacordado para o Couto Maia, onde me vi entubado na UTI. Não foi fácil, mas o tratamento espetacular que todos dispensaram a mim foi um fator determinante para a minha recuperação. Todos, inclusive o pessoal da limpeza, foram muito importantes", reforçou o agora ex-paciente.

Rodrigo, que sobrevive da venda de livros, acredita que estar curado da Covid-19 é o mesmo que ter uma segunda chance na vida. "Recebi minha segunda oportunidade de estar vivo e saio muito mais forte dessa experiência. Para a minha família, a data de hoje, desta alta, é meu segundo aniversário. Só tenho a agradecer a Deus, ao Instituto Couto Maia e a todos de Itapebi que oraram por mim", celebrou emocionado.

Coronavírus na Bahia



De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia já registra 4.040 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que 3.032 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, que são considerados como casos ativos da doença. Até o momento, são 146 óbitos, em todo o território estadual./RADAR64

Jovem é morto a menos de 50 metros de hospital no Pequi






Moradores da Travessa Santa Maria, no bairro Pequi, em Eunápolis, ficaram assustados com um assassinato registrado por volta das 20h30 desta quarta-feira (06). O crime ocorreu a menos de 50 metros do Hospital Regional.

Elian Vieira Freitas, 19 anos, caminhava pela rua, quando foi surpreendido pelos criminosos, que estavam em um carro. Foram ouvidos mais de cinco tiros. Ele morreu na hora.

Segundo a polícia, pessoas que presenciaram o crime viram o veículo saindo do local em alta velocidade e entrando na BR-367, no sentido da rodoviária.

No local do homicídio, o pai de Elian, que trabalha com produção de shows, declarou que o filho morava com a mãe e que trabalhava em uma serralheiria. O jovem estava a um quilômetro de casa quando foi morto.


A polícia ainda não tem informações sobre autoria ou motivação do crime. Consta no histórico da polícia que Elian já tinha sido preso por roubo./RADAR64

quarta-feira, 6 de maio de 2020

TRF-4 nega recurso de Lula e mantém pena de 17 anos



Guaidó deveria ser preso, diz Lula em entrevista - 04/03/2020 ...

Os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Tribunal da Lava Jato, negaram os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mantiveram a sentença proferida pela corte em novembro do ano passado, de 17 anos e um mês de prisão, em regime fechado. É a pena mais pesada imposta pela Lava Jato ao petista.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do sítio de Atibaia. O recurso buscava reverter aspectos da sentença. Os desembargadores também negaram pedido preliminar da defesa de Lula, que buscava remarcar o julgamento para uma data futura, de forma a garantir que ele fosse feito presencialmente.

O julgamento desta quarta (6) foi concluído no plenário virtual do TRF-4. A análise do caso começou na semana passada.

É a segunda sentença em segundo grau de Lula nos processos da Lava Jato, em Curitiba. Em janeiro de 2018, o mesmo TRF-4 condenou o ex-presidente a 12 anos de prisão no processo do tríplex do Guarujá (SP) e determinou a prisão do petista para início do cumprimento provisório da pena, assim que esgotado os recursos no tribunal. A pena foi depois reduzida para 9 anos, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento no ano passado.

Lula foi preso em abril de 2018, após a condenação em segunda instância do caso triplex, e solto em novembro do ano passado após o Supremo Tribunal Federal rever entendimento sobre execução de pena antes do transito em julgado (quando o caso já não cabe recursos). Por conta da mudança jurídica, o petista segue respondendo aos dois processos em liberdade.

Em primeira instância, Lula foi sentenciado no caso do sítio de Atibaia em fevereiro de 2019 pela 13.ª Vara Federal em Curitiba por supostamente receber R$ 1 milhão em propinas via reformas do sítio de Atibaia, que está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar.

A Lava Jato apontou que o sítio passou por três reformas: uma sob comando do pecuarista José Carlos Bumlai, no valor de R$ 150 mil, outra da Odebrecht, de R$ 700 mil, e uma terceira reforma na cozinha, pela OAS, de R$ 170 mil. Total de R$ 1,02 milhão gastos pelos acusados. Os pagamentos tiveram relação com negócios na Petrobrás e os caixas de propinas acertados entre as empreiteiras e o PT./TERRA

Covid: Brasil tem recorde de 615 mortes em 24 h e é 6º do ranking mundial



Um trabalhador, vestindo roupas de proteção, prepara caixões em meio ao surto de doença por coronavírus (COVID-19), em Manaus - BRUNO KELLY/REUTERS


O Ministério da Saúde anunciou hoje que o Brasil registrou 8.536 mortes pelo novo coronavírus. Com isso, o País ultrapassou a Bélgica (8.339 mortes) como o 6º país no ranking mundial de óbitos em decorrência da doença, segundo levantamento da Universidade John Hopkins.

Em 24 horas, o governo teve 615 registros atualizados de mortes por conta da covid-19, maior número registrado no período desde o início da pandemia. O recorde anterior tinha sido a marca anunciada ontem, quanto houve um registro de 600 óbitos no período.

No total, o país alcançou 125.096 casos oficiais, com 10.381 casos de ontem para hoje. Segundo o governo, até ontem, ao menos 65.312 pacientes estão em acompanhamento e 51.370 já se recuperaram.

"Os 615 registros atualizados [de ontem para hoje] estavam em investigação, no entanto, não são todos que aconteceram nas últimas 24 horas", disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira em coletiva hoje.

Deste total, 140 óbitos aconteceram nos últimos três dias. Segundo Wanderson, hoje foram 11; ontem, 70 mortes; e na segunda (4), 59. "Tivemos uma atualização da classificação final da ficha de investigação. Então, não são 615 óbitos em 24 horas", reiterou o secretário.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem somado ao balanço diário mortes ocorridas desde os primeiros casos, mas com confirmação de covid-19 no último dia.

Por conta dessa atualização retroativa, são contabilizados no cálculo diário mortes que ocorreram há um mês, o que altera consideravelmente a percepção do avanço da pandemia.

Levantamento feito pelo UOL mostrou que, analisando o índice por data de óbito atualizado pela pasta, o número de mortes chega a ser o dobro do dado oficial. Confira no gráfico abaixo, atualizado com os números mais recentes disponibilizados pelo governo federal.

Até ontem, estavam sob investigação 1.579 óbitos. A demora em anunciar as mortes pela infecção é de, em média, duas semanas. Desse total, menos de um sexto aconteceu entre ontem e segunda-feira (4).

A região Sudeste concentra o maior número de casos, com 45,8% dos casos, seguida por Nordeste (30,5%), Norte (15,6%), Sul (5,3%) e Centro-Oeste (2,9%). Atualmente, São Paulo lidera em notificações, com 37.853 casos e 3.045 mortes.

Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 13.295 casos e 1.205 óbitos. O estado que registra menos notificações é Mato Grosso do Sul, com 288 confirmações de casos e dez mortes.

Tocantins aparece em penúltimo lugar, com 351 casos e nove óbitos. Os dados atualizados também indicam que o Brasil ultrapassou a marca de 50 mil curados da covid-19. No total, são 51.370 pacientes já recuperados — 41 % do total.

Ranking Mundial

Segundo dados da Universidade John Hopkins, que apresentam defasagem em relação aos dados do governo brasileiro, o país está em 6º lugar, com 8.412 mortes computadas por eles.

A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 70.802 mortes, seguidos do Reino Unido, com 30.150 e da Itália, com 29.684. Na sequência, estão a Espanha (25.857) e a França (25.812)./UOL

Em recado a Bolsonaro, Toffoli diz que divergência não pode levar a 'agressões ou ameaças ao STF'




Em recado a Bolsonaro, Toffoli diz que divergência não pode levar ...



O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, abriu a sessão desta quarta-feira (6) com um recado claro ao presidente Jair Bolsonaro sobre os ataques recentes ao Supremo.

Sem citar o chefe do Executivo, Toffoli lembrou de frase da pensadora Hannah Arendt e afirmou que a discordância com decisões da corte deve ser expressada por recursos legais, não por agressões.

“O poder que não é plural é violência. Na democracia, divergências são equacionadas nas vias institucionais adequadas, preestabelecidas na Constituição, a qual dita as regras do jogo democrático”, disse.

O ministro ressaltou que as “irresignações” contra decisões do STF devem ocorrer por meios previstos na legislação, “jamais por meio de agressões ou de ameaça à esta instituição centenária ou a qualquer de seus ministros”.

Toffoli cobrou coordenação entre os entes da federação e os três Poderes. “É momento de harmonia, de equilíbrio e de ação coordenada entre as instituições e os Poderes da República."

A relação entre o STF e o Palácio do Planalto ficou abalada após o ministro Alexandre de Moraes suspender a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal. Bolsonaro classificou a decisão como política e questionou se Moraes chegou ao Supremo por ser amigo do ex-presidente Michel Temer, que o indicou em 2017.

“Eu não engoli essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar o chefe do Executivo. Tirar numa canetada, desautorizar o presidente da República com uma canetada, dizendo em impessoalidade? Ontem [terça, 29] quase tivemos uma crise institucional. Faltou pouco. Eu apelo a todos que respeitem a Constituição”, disse Bolsonaro no último dia 30.

Esta é a primeira vez que Toffoli faz uma defesa clara do colega de STF. Semana passada, ministros rebateram as afirmações de Bolsonaro, mas o presidente da corte havia se limitado a elogiar Moraes.

O presidente do STF também se solidarizou com jornalistas que foram agredidos no último domingo (3) durante um ato organizado por apoiadores de Bolsonaro. Toffoli ainda não tinha comentado o episódio.

O discurso desta quarta-feira teve como motivação oficial o registro da importância do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, justamente a data em que os jornalistas foram agredidos por bolsonaristas.

Segundo Toffoli, ao agredir profissionais de imprensa os agressores também atacaram a democracia do país.

“Trata-se de data de elevada importância em um Estado democrático de Direito, o que torna as agressões ainda mais lamentáveis e intoleráveis. Por isso, em nome da corte, gostaria de deixar registrado, na ata desta 10ª Sessão Ordinária do Plenário, o nosso repúdio a todo e qualquer tipo de agressão aos profissionais da imprensa, devendo a conduta dos agressores ser devidamente apurada pelas autoridades competentes", disse.

O presidente do STF ressaltou que o Brasil teve diversos avanços desde a Constituição de 1988 e que parte da evolução se deve à imprensa, “que amplia as fronteiras do acesso à informação e da livre expressão política, intelectual, cultural e científica”.

O ministro ainda elogiou a cobertura dos veículos de comunicação em relação às consequências do novo coronavírus.

“Estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes em nosso país, com reflexos dramáticos na vida de inúmeros brasileiros. A imprensa tem realizado um trabalho de excelência em auxiliar nas informações necessárias à prevenção da sociedade.”

Toffoli frisou que é necessário os três Poderes e os entes da federação agirem em harmonia para evitar o avanço da doença. “Mais do que nunca, é momento de união. Devemos prestigiar a concórdia, a tolerância e o diálogo, bem como exercitar a solidariedade e o espírito coletivo."

Leia a íntegra do discurso de Toffoli:

Discurso em defesa da Liberdade de Imprensa e do Supremo Tribunal Federal

Abertura da Sessão Plenária de 6 de maio de 2020
Senhoras e senhores.

No último dia 3 de maio, em Brasília, profissionais de imprensa foram agredidos quando faziam a cobertura jornalística de uma manifestação política.

Foram agredidos os profissionais e foi agredida a democracia. Lembro que, no dia 3 de maio, celebra-se o Dia da Liberdade de Imprensa. A data comemorativa foi definida pelas Nações Unidas em homenagem ao art. 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz:

“Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”

Trata-se, portanto, de data de elevada importância em um Estado Democrático de Direito, o que torna as agressões ainda mais lamentáveis e intoleráveis.

Por isso, em nome da Corte, gostaria de deixar registrado na ata desta 10ª Sessão Ordinária do Plenário, o nosso repúdio a todo e qualquer tipo de agressão aos profissionais da imprensa, devendo a conduta dos agressores ser devidamente apurada pelas autoridades competentes.

Sem imprensa livre, não há liberdade de expressão e de informação. Sem imprensa livre, não há democracia.

Desde a Constituição de 1988, temos assistido o contínuo avanço e fortalecimento das instituições democráticas brasileiras.

Devemos tais avanços, em grande medida, à imprensa, que amplia as fronteiras do acesso à informação e da livre expressão política, intelectual, cultural e científica.

Estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes em nosso país, com reflexos dramáticos na vida de inúmeros brasileiros.

A imprensa tem realizado um trabalho de excelência em auxiliar nas informações necessárias à prevenção da sociedade.

Mais do que nunca, é momento de união. Devemos prestigiar a concórdia, a tolerância e o diálogo, bem como exercitar a solidariedade e o espírito coletivo.

É momento de harmonia, de equilíbrio e de ação coordenada entre as instituições e os Poderes da República.

As divergências existem, pois elas são naturais na democracia. Como disse a filósofa Hannah Arendt —e como venho reverberando—, o poder que não é plural é violência.

Na democracia, as divergências são equacionadas pelas vias institucionais adequadas, preestabelecidas na Constituição, a qual dita as regras do jogo democrático.

Recordo que as irresignações contra decisões deste Supremo Tribunal Federal se dão por meio dos recursos cabíveis –jamais por meio de agressões ou de ameaças a esta instituição centenária ou a qualquer de seus ministros.

O Supremo Tribunal Federal é o guardião máximo da Constituição Federal e das leis. É a última trincheira da defesa dos direitos fundamentais e dos direitos humanos em nosso país.

Neste momento delicado de nossa história, esta Suprema Corte segue trabalhando arduamente, por meio de julgamentos à distância, priorizando a apreciação das questões relativas à pandemia.

Até há pouco, haviam sido registrados 1.660 processos e proferidas 1.473 decisões nesta Corte acerca da pandemia.

Desde o dia 12 de março, o Tribunal já julgou 3.319 processos colegiadamente, em sessões do Plenário e das Turmas.

Em sete sessões realizadas por videoconferência, o Plenário apreciou dezesseis referendos em medidas cautelares, todas elas relacionadas à pandemia.

Estamos trabalhando para garantir segurança jurídica ao país, a fim de que cruzemos esse momento dramático tendo como prioridade a defesa da saúde e da vida das pessoas, aliada à defesa do emprego e da capacidade produtiva.

Por isso, reitero o que afirmei, recentemente, neste Plenário: não há solução para as crises fora da legalidade constitucional e da democracia, ambas salvaguardadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Todos os Poderes da República e todas as instituições do Estado brasileiro devem atuar dentro dos limites da Constituição de 1988 e das leis do país e com total respeito aos valores democráticos./UOL

Autor de fake news contra prefeito de Jacinto vai responder pelos crimes de calúnia e difamação



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna


Roberto Mendes Souza Mombelli, ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Jacinto, vai responder judicialmente pelos crimes de calúnia e difamação. Ele é acusado de gravar áudios com conteúdo difamatório contra o gestor e compartilhar na rede social WhatsApp.

Nas gravações, que viralizaram nos grupos do aplicativo de mensagem instantânea, Roberto acusa o prefeito de ter interrompido os trabalhos da balsa de Jacinto, que faz a travessia sobre o rio Jequitinhonha, de forma proposital para desviar dinheiro público com a pintura da embarcação. O acusado ainda afirmar categoricamente que as tintas usadas na pintura do veículo foram roubadas da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Junior de Denir, que tomou conhecimento dos áudios na noite dessa quarta-feira, dia 05 de maio, registrou um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia CIivil de Jacinto e ainda comunicou o fato ao Ministério Público Estadual. Além do processo criminal, o gestor ainda está movendo uma ação civil por danos morais contra o acusado.

Através de sua assessoria, o prefeito informou que a Balsa de Jacinto foi apreendida e lacrada pela Marinha do Brasil devido inúmeras irregularidades cometidas no processo de compra e montagem da embarcação. “A balsa estava funcionando de forma irregular desde 2014, colocando em risco a vida das pessoas que a utilizam, com problemas estruturais, erros de solda, casco danificado, além de não possuir laudo técnico e nenhum documento que autorize seu funcionamento, nem registro junto à Marinha do Brasil”, afirmou a assessoria em nota enviada a nossa reportagem. A nota ainda diz que o município já contratou uma engenheira Naval e já iniciou os trabalhos necessários para que a embarcação seja registrada e volte a operar. 

Crime pode ter tido motivação política

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "POLÍCIA CIVIL MINAS GERAIS istiça seja feita."


Roberto Mendes Souza Mombelli trabalhou na prefeitura de Jacinto na gestão do ex-prefeito-interino Dai da Saúde, candidato derrotado nas últimas eleições e adversário político do prefeito Junior de Denir. De posse desta informação, a polícia civil deverá seguir a linha de investigação de que o crime que ele está sendo acusado de cometer tenha motivação política.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.