Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de janeiro de 2014

Jucuruçu: Prefeita Uberlândia ganha ônibus escolar para seu município

Prefeita Uberlândia Recebendo o documento do Ônibus do Sec. da Casa Civil do Estado da Bahia Rui Costa
Prefeita Uberlândia Recebendo o documento do Ônibus do Sec. da Casa Civil do Estado da Bahia Rui Costa

Mal inicio-se o ano de 2014 e a Prefeita Uberlândia (PSD) continua demonstrando toda sua preocupação e dedicação com o município de Jucuruçu. Ontem dia 17 de Janeiro, em vez de ar férias, Uberlândia esteve em Salvador em busca de conquistas para seu município. Juntamente com o Vereador Jair (PSD), o Deputado Estadual Jurandir Oliveira (PRP) que caminha para seu 9º mandato e o Deputado Federal Nelson Pelegrino (PT), a Prefeita )Uberlândia (PSD) recebeu das mãos do Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia Rui Costa Chave de um Ônibus Escolar com 48 lugares, do Programa “Caminho da Escola”.
Deputado Estadual Jurandir Oliveira e Prefeita Uberlândia
Deputado Estadual Jurandir Oliveira e Prefeita Uberlândia 

A prefeita disse que este não é momento de tirar férias, mas sim de correr atrás de benefícios para reconstruir o município de Jucuruçu que se encontrava em ruínas, herança da gestão passada. Fonte/ jucurucuonline

Juiz Leonardo Coelho é o novo titular da comarca de Prado

Juiz Leonardo Coelho é o novo titular da comarca de Prado
Foi publicado no Diário Oficial desta última quinta-feira (16) e assinou seu termo de posse numa cerimônia simples e rápida às 11h desta sexta-feira (17/01), no Fórum Desembargador Walter Lapa Barreto, em Prado, como novo titular da comarca, o juiz Leonardo Santos Vieira Coelho, transferido da comarca de Mucuri, onde foi juiz titular da vara crime por 2 anos e 9 meses.   

O novo juiz de Prado, Leonardo Coelho é conhecido por sua agilidade de decisão e, ao mesmo tempo, tranqüilidade no trato com as pessoas e pelo trato alinhado com os advogados, serventuários e população, além do seu espírito colaborativo, sempre se colocando à disposição dos colegas e da administração. Causídico das causas sociais e zeloso pela retidão na aplicabilidade do dinheiro público. Para ele, a magistratura é aplicar o direito ao caso concreto e o cidadão que busca a Justiça espera pela sentença.   

Em 2011 e 2012, o juiz Leonardo Coelho ficou conhecido no país inteiro por ter decretado e prendido 8 dos 9 vereadores da Câmara Municipal de Mucuri, acusados de crimes de corrupção ativa qualificada e por corrupção passiva. E também por ter decretado a prisão e prendido 16 pessoas nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais envolvidas com a máfia do carvão que tinham dado um tombo fiscal estimado em R$ 1 bilhão aos cofres da união nos municípios da tríplice fronteira dos Estados da BA, ES e MG.   

O juiz Leonardo Coelho disse que ficou extremamente feliz com a sua transferência para a comarca de Prado e para ele foi uma grande promoção que vai lhe proporcionar oportunidades de promover novas expectativas para a população através das ações do Poder Judiciário com atos efetivos e possuindo capacidade objetiva e subjetiva para solucionar a demanda da comunidade da sede e do interior.   

A promoção do juiz já era esperada e a sua ida para o Prado foi alvo da sua própria escolha por ter conhecido o município e se apaixonado por suas terras, que aliás é um município de grande valor histórico para o país, por sediar a Praia da Foz do Rio Cahy, ponto de encontro dos portugueses com os índios pataxós e tupiniquins que ali viviam em 1500 na descoberta do Brasil. 
juiz3
“Desde que conheci o município de Prado que me afeiçoei com a sua população e com suas belezas naturais e hoje tive a chance de trabalhar no município que possui uma grande importância na história do Brasil. 

E, sobretudo, de poder promover um novo circulo na minha carreira na magistratura e a oportunidade de também desenvolver na vara cível um trabalho de resultados que pode ser realizada em sua plenitude, à luz da absoluta imparcialidade dos julgamentos e sob a imposição imperial da lei e da ordem jurídica em favor da sociedade”, ressaltou o juiz.   

O novo juiz de direito de Prado, Leonardo Santos Vieira Coelho, nasceu em Barretos, no Estado de São Paulo, têm 33 anos, é filho de uma professora de matemática e de um coronel da Polícia Militar de São Paulo. É bacharel em direito pela UNIP – Universidade Paulista de São José do Rio Preto, em São Paulo, advogou por três anos no Estado de São Paulo e em 2007, foi aprovado no concurso público para juiz de direito dos quadros do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Já foi juiz nas comarcas de Senhor do Bomfim, Campo Formoso, Jeremoabo e desde 6 de abril de 2011, era juiz titular da vara crime da comarca de Mucuri./TN

Oposição fica indefinida após Souto sinalizar candidatura

Um dia depois de o ex-governador Paulo Souto (DEM) admitir publicamente, pela primeira vez, que pode ser o candidato das oposições ao governo do Estado, o clima ontem era de indefinição na base oposicionista. A expectativa é que no próximo dia 31 os partidos adversários ao governo Jaques Wagner sentem para definir o nome que vai unificar o bloco na disputa pelo Palácio de Ondina. DEM, PSDB e PMDB, embora com discursos diferentes, mostram que não tem nada decidido sobre o destino do grupo. 

Em entrevista à Tribuna, o líder da oposição na Assembleia, deputado Elmar Nascimento, deixou claro que a chapa dos sonhos dos democratas é com Souto à frente e destacou a grandeza do partido como um dos principais pré-requisitos para a escolha. “Quando se escala um time, só se escala os melhores para jogar nas determinadas posições. 

E consideramos que a chapa mais forte seria encabeçada por Paulo Souto. Primeiro que ele está bem, de acordo com pesquisas, e segundo que o democratas é o partido mais forte da oposição, temos os prefeitos de Salvador, de Feira de Santana, a maior bancada de deputados federais e estaduais. Portanto, é legítimo a gente pleitear a indicação do candidato e o processo é natural”, declara Elmar./Política Livre 

Wagner embarca em viagem oficial neste sábado para China e Japão

Wagner embarca em viagem oficial neste sábado para China e Japão
O governador Jaques Wagner viaja neste sábado (18) para o Japão, acompanhado do superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Paulo Guimarães , além de executivos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) e da Kawasaki Heavy Industries Ltd. (KHI). 

Wagner terá reuniões com executivos do Grupo Kawasaki, um dos quatro acionistas e parceiro tecnológico do empreendimento localizado em Maragojipe, no recôncavo baiano. O petista vai visitar, na cidade de Sakaide, um dos estaleiros e conversa com 24 funcionários do EEP que estão recebendo treinamento para atuar em Maragogipe. 

“A Bahia passa por um momento importante de desenvolvimento da indústria, e a tecnologia que está sendo implantada pelo EEP é fundamental para isso. Estamos satisfeitos com o avanço da obra, que já foi 50% concluída e emprega milhares de pessoas da região. Do total de profissionais contratados, 64% são do Recôncavo Baiano”, disse Wagner.  

No dia 22, o governador segue para Kobe, sede do Grupo Kawasaki, para participar de seminário em que apresentará possibilidade de negócio no estado. No dia seguinte (23),  viaja para Tokyo, onde se encontra com o presidente da empresa, Shigeru Murayama. 

O petista também embarca para China, no dia 24, onde vai se reunir com executivos de duas empresas do segmento automobilístico interessadas em instalar uma unidade fabril na Bahia. Uma das empresas planeja fabricar veículos de passeio, e a outra, utilitários de pequeno porte./Agência Brasil

Holyfield e Todo Duro marcam luta de despedida no interior da Bahia

Holyfield e Todo Duro marcam luta de despedida no interior da Bahia
A rivalidade entre os pugilistas Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield vai ganhar o seu último e derradeiro capítulo. Atualmente, Holly está dando aulas de boxe na cidade de Filadélfia, centro norte baiano e próxima de Senhor do Bonfim, e resolveu se aposentar de forma oficial em grande estilo: uma luta contra o seu arquirrival Todo Duro.

Com o apoio da prefeitura local, o embate já tem data marcada para 10 de maio, na própria Filadélfia – os treinamentos estão indo bem, e ele já corre cerca de seis quilômetros por dia, tendo inclusive feito todo o trajeto entre as igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim, na Lavagem da última quinta-feira (16).

Em entrevista , o boxeador baiano não deixou dúvidas sobre como espera deixar os ringues de forma definitiva: “Eu vou ganhar, vai ser minha última luta.

Me queimei em 2011 (quando teve cerca de 60% do corpo queimado em um incêndio, conseguindo retirar os sobrinhos do local), mas agora estou bem. Eu sei do meu potencial, estou treinando duro”, afirmou Holyfield.

O fato da luta ser contra Todo Duro dá uma motivação extra para sua última luta. “Já dei muita porrada nesse pernambucano, ele fala demais, mas eu gosto dele. Dessa vez, é melhor que ele perca e que eu vença”. Holyfield e Todo Duro já se enfrentaram oito vezes em suas carreiras, e o baiano saiu-se vitorioso em cinco oportunidades.

Antes de se aposentar, Holly ainda tem uma luta de "aquecimento" para disputar em fevereiro, provavelmente contra um pugilista de Senhor do Bonfim./BN

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Carreta carregada de mamão tomba na BR-101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Carreta carregada de mamão tomba na BR-101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas
O capotamento aconteceu na noite desta quinta-feira (16), por volta das 18h, no Km KM-837 da rodovia BR 101, entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, quando o motorista Ariclene Orne, de 28 anos, estava conduzindo a carreta Mercedes Benz, cor branca, placas MDE-3997/Lages-SC., e ALT-8417/Campo Largo-PR., e ao entrar numa curva perdeu o controle e veículo saiu da pista e tombou no acostamento. De acordo com o condutor, esse que saiu ileso do acidente, a carreta saiu de Eunápolis com destino a Curitiba-PR.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local realizando os procedimentos de praxe e controlando o tráfego que era intenso na via no momento do capotamento.
mamaod2
Até o início da tarde desta sexta-feira (17) a carreta permanecia no local e a carga foi quase completamente saqueada. A empresa dona da carga ainda informou que iria contratar seguranças para que os mamões fossem retirados para outro caminhão, mas como muitos acabaram sendo danificados com o tombamento, preferiu não adotar essa medida. Com a alta temperatura muitas frutas também começam madurecer e com a longa distância até o estado do Parará, ficou inviável o transporte. (Por Ronildo Brito e Lênio Cidreira)

Até o início da tarde desta sexta-feira (17) a carreta permanecia no local e a carga foi quase completamente saqueada. A empresa dona da carga ainda informou que iria contratar seguranças para que os mamões fossem retirados para outro caminhão, mas como muitos acabaram sendo danificados com o tombamento, preferiu não adotar essa medida. Com a alta temperatura muitas frutas também começam madurecer e com a longa distância até o estado do Parará, ficou inviável o transporte./TN



Justiça atualiza multa de Delúbio para R$ 466,8 mil


O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares terá que pagar aos cofres públicos R$466,8 mil para quitar a multa que lhe foi imposta como pena no processo do mensalão. O valor foi atualizado esta semana pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Na época do julgamento, em 2012, o valor da multa era de R$ 325 mil. A VEP também atualizou o valor da multa do ex-deputado Carlos Rodrigues (ex-PL e atual PR-RJ) de R$ 696 mil para R$ 1 milhão.

Ambos estão presos em regime semiaberto, no Complexo Penitenciário da Papuda, desde o ano passado. A VEP ainda não emitiu o documento em que intima os condenados a pagarem as multas. Por isso, eles não têm ainda uma data limite para quitar a dívida.

Outros seis condenados pelo mensalão já tiveram suas multas recalculadas e cinco foram intimados a pagar. As maiores multas são a do operador do esquema, o publicitário Marcos Valério (R$ 4,44 milhões ) e de seus dois sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, que terão de pagar R$ 2,6 milhões e R$ 3,9 milhões respectivamente.

Os ex-deputados José Genoino (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) também terão que quitar a multa e devem pagar R$ 468 mil e R$ 1 milhão, respectivamente. Já o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas terá que devolver R$ 370 mil, mas ele ainda não foi intimado a pagar. Os demais têm até a próxima segunda-feira (20) para apresentar o comprovante de depósito à VEP.

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, apresentará amanhã um pedido para que a Justiça utilize o dinheiro que está bloqueado judicialmente para quitar a dívida. Segundo ele, há recursos suficientes para cobrir o valor total da multa.

Os valores devidos deverão ser depositados em favor do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) por meio de Guia de Recolhimento da União. Os comprovantes de pagamento deverão ser anexados aos processos. Caso as dívidas não seja quitadas nos prazos especificados, os débitos serão incluídos no cadastro da Dívida Ativa da União, de acordo com a decisão da VEP, e a União passará a cobrar as dívidas judicialmente./FOLHA UOL

Espetáculo da morte: Funcionário do circo “Mundo Mágico” leva uma facada no peito e morre em Prado

Vítima Hugo Denis Nascimento era funcionário do Circo Mundo Mágico
Vítima Hugo Denis Nascimento era funcionário do Circo Mundo Mágico

Um funcionário do “Circo Mundo Mágico”, que estreou temporada na última quinta-feira (16/1), em Prado, morreu após levar uma facada no peito na madrugada desta sexta-feira (17/1). O crime aconteceu em frente ao circo, no momento em que funcionários terminavam de fechar a casa de espetáculos.

Segundo relatos, Hugo Denis Nascimento, 34, natural de Congonhas/MG, que trabalhava na montagem e desmontagem do circo, se desentendeu com Alexandro Pereira Costa, 32, Pedro Canário/ES. Armado com uma faca tipo peixeira, Alexandro estaria cobrando uma “dívida” de Hugo referente ao trabalho de montagem do circo.

Após um empurra-empurra, Alexandro acertou uma facada no peito esquerdo do encarregado que chegou a ser socorrido com vida no Hospital Jonival Lucas. Foragido, Alexandro acabou preso, horas depois, na rodovia Prado – Alcobaça, na altura da subestação da Coelba, pelos soldados Thomy e Everaldo, ambos da Polícia Militar.

Ouvido na delegacia de Prado pelo policial Civil Paulo Roberto, Alexandro confessou o crime.

A proprietária do circo, Andreza Suele, tenta agora liberar o corpo de Hugo que deve ser levado para Minas Gerais. Responsável pelo circo, Andreza lamentou o ocorrido. O Circo Mundo Mágico é da cidade de Itabirito/MG. Antes de se apresentar em Prado, a casa de espetáculos passou pelas cidades de Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas.
Alexandro Pereira Costa foi preso depois de esfaquear funcionário do circo
Alexandro Pereira Costa foi preso depois de esfaquear funcionário do circo


Em Prado deve ficar até o próximo domingo (19/1). As apresentações desta sexta-feira (17/1) ocorrerão normalmente às 20h e 30min. Funcionários da Delegacia Regional do Trabalho devem, na tarde desta sexta, fiscalizar as condições e regularidade dos funcionários do circo./PORTALN3

Apresentado à imprensa primeiro acusado de atear fogo em ônibus em Teixeira de Freitas

Apresentado à imprensa primeiro acusado de atear fogo em ônibus em Teixeira de Freitas
As polícias Civil e Militar de Teixeira de Freitas apresentaram à imprensa nesta quarta-feira (15), Márcio Domingos Nascimento, o ‘Ratinho’, de 19 anos, acusado de coordenar as ações que culminaram no incêndio de um ônibus da Viação Santa Clara, crime ocorrido no último sábado, dia 11 de janeiro, no bairro Liberdade, região sul da cidade. 

Segundo informou o delegado Marcus Vinícius, os demais envolvidos na ação criminosa são um menor de 16 anos, além de outros dois maiores que já estão identificados e deverão ser presos nas próximas horas. Ratinho foi preso no bairro São Lourenço enquanto estava escondido em uma casa de um conhecido.
segd
Durante a apresentação do principal acusado nesta quarta-feira (15) os representantes da Polícia Civil, 13º Batalhão da Polícia Militar e Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA) voltaram a ressaltar que as forças de segurança pública não vão tolerar esse tipo de ação criminosa e a maior resposta para a sociedade é levar à prisão todos os envolvidos./TN

BR-324 é liberada após protesto de moradores

Cerca de quatro horas após o início da manifestação de moradores do município de Amélia Rodrigues, a pista da BR-324, que estava bloqueada nos quilômetros 541 e 545, foi finalmente liberada. 

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se encontram no local e negociaram a liberação com os manifestantes, que reivindicavam a contrução de passarelas, viadutos, retornos e um posto de segurança na região. 

Por conta do bloqueio, o trânsito ficou completamente congestionado nos dois sentidos da via. Com a liberação da passagem, o tráfego de veículos deve voltar à normalidade dentro de algumas horas.(A Tarde)

Exame de sangue que detecta síndrome de Down já é feito no Brasil

Exame de sangue que detecta síndrome de Down já é feito no Brasil
O novo exame de sangue que detecta síndrome de Down na gravidez, o Nipt (Panorama TM), já está disponível no país e custa caro: de R$ 2,5 a 3 mil. O teste genético, que também revela o sexo do bebê, promete diagnóstico em 10 dias. 

O ginecologista e obstetra Sang Choon Cha afirma que o método não oferece risco para o feto, pois o ambiente uterino não é invadido por agulhas. Basta uma picada no braço da mãe para que seja feita a coleta do sangue. 

Antes do exame, para a gestante saber se o filho tem alguma síndrome genética, precisava se submeter ao teste de translucência nucal e, se fosse detectada alguma alteração, ainda necessitava da realização de mais procedimentos para o diagnóstico final.  "O novo procedimento pode ser realizado a partir da décima semana de gestação até o fim da gravidez. 

E a mãe pode ter toda a segurança com o diagnóstico”, defende Sang. Caso o resultado das análises seja positivo, o especialista indica que o casal tenha acompanhamento psicológico para lidar com o diagnóstico.

Vacinação contra HPV será feita prioritariamente em escolas

Vacinação contra HPV será feita prioritariamente em escolas
A vacinação gratuita de meninas entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV, prevista para começar em março, deve ser feita prioritariamente em escolas, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O anúncio foi feito na última sexta-feira (10), durante evento no Instituto Butantan (SP), em que o laboratório responsável pelo item entregou o primeiro lote de vacinas contra o câncer de útero, com quatro milhões de doses. 

“Cada município vai poder ter uma estratégia específica de vacinação. Alguns vão utilizar um espaço dentro da escola, outros vão concentrar nos postos de saúde. Nós daremos as duas opções, mas vamos reforçar nos municípios que as ações na escola devem ser priorizadas”, disse Padilha. A vacina só será aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. A expectativa é imunizar cinco milhões de meninas ainda este ano – o que equivale a 80% da população dessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses – que devem ser tomadas três vezes por cada mulher.

Até agora, a vacina estava disponível apenas na rede particular, com um custo de R$ 1 mil pelas três doses. Segundo o Ministério, a partir do ano que vem a oferta será ampliada para meninas a partir de 9 anos. “É muito importante que as doses da vacina sejam dadas antes de qualquer atividade sexual realizada”, disse Padilha. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. Mais de 5 mil mulheres morreram em decorrência da doença em 2011, último dado disponível.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Soldado da PM é espancado na Lavagem do Bonfim

O soldado Souza, da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar, foi espancado por marginais no início da noite desta quinta-feira (16), na Lavagem do Bonfim.

Segundo fontes ligadas ao Bocão News, após uma confusão no bairro do Bonfim, uma patrulha formada por três policiais militares do sexo feminino e um cabo pediu apoio a uma patrulha do Batalhão de Apoio Operacional (Bapop).

Depois de retornar ao local, a confusão aumentou e os bandidos partiram para cima dos policiais militares. A patrulha recuou, mas os marginais conseguiram alcançar e espancar o soldado Souza.

O policial militar foi encaminhado para o Hospital Português e ainda não se sabe qual é o estado de saúde do soldado Souza./ Bocão News  

Genoino aluga casa de R$ 4 mil para cumprir pena em Brasília

Genoino aluga casa de R$ 4 mil para cumprir pena em Brasília
O ex-presidente do PT e condenado no processo do mensalão, José Genoino, alugou no nome de seu filho, Ronan Kayano Genoino, uma casa em Brasília para cumprir parte da pena, sob regime domiciliar, que lhe foi imposta pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. 

Situado em um bairro de classe média alta da capital federal, o imóvel foi alugado por R$ 4 mil em um contrato inicial de dois meses. Ronan, que é funcionário comissionado da Prefeitura de São Paulo, ganha R$ 3,8 mil por mês. Seu pai, no entanto, mantém uma aposentadoria da Câmara dos Deputados no valor de R$ 20 mil. 

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (16) pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em entrevista ao veículo, o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, a mudança foi comunicada à Justiça um dia antes de o ex-presidente do PT deixar a casa do sogro de sua filha, onde estava hospedado./O Globo

Alagoinhas: Vereador acusa prefeito de usar concurso para contratar ‘cabos eleitorais’ para esposa

Alagoinhas: Vereador acusa prefeito de usar concurso para contratar ‘cabos eleitorais’ para esposa
Um concurso público na cidade de Alagoinhas, no nordeste baiano, virou motivo para uma disputa política entre aliados no estado, mas rivais locais: um petista e outro pedetista. Líder da minoria na Câmara Municipal, Radiovaldo Costa (PT) acusa o prefeito Paulo Cézar Simões (PDT) de tentar favorecer a candidatura da primeira-dama, Tatiana Simões (PTB), que tentará chegar à Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições deste ano. Segundo o oposicionista, a seleção teria como objetivo aparelhar a Secretaria Municipal de Assistência Social, cuja secretária é a própria esposa do de Paulo Cézar, o que segundo a legislação federal caracteriza como nepotismo. Das 440 vagas colocadas à disposição, 146 são para a pasta comandada por Tatiana, com cargos de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), e duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis. “A forma e o tempo de contratação não deixam dúvidas. Além de arrecadar recursos de forma absurda, o prefeito quer contratar, com dinheiro público, cabos eleitorais para a campanha da primeira-dama” acusou o vereador. O polêmico concurso está suspenso, mas por um motivo diferente. Radiovaldo alega que a paralisação do processo se deve a irregularidades cometidas pela empresa que gerencia o certame, a Planejar Consultoria e Planejamento, antiga Asseplac. 
 

Prefeito e primeira dama de Alagoinhas - Foto: Facebook
 
O petista afirma que o contrato com a prefeitura tinha como valor de inscrição R$ 30 para nível médio e R$ 60 para vagas de nível superior, mas a empresa estaria cobrando R$ 50 e R$ 80. “Se 10 mil candidatos tivessem realizado inscrição, essa pequena diferença, iria significar uma cobrança indevida do cidadão de R$ 400 mil, ou seja, a famosa indústria do concurso, com uma cobrança desnecessária e abusiva”, bradou o vereador. A Planejar Consultoria e Planejamento, ganhadora da licitação, deve receber, além de parte do arrecadado com as inscrições, R$ 70 mil da prefeitura. A empresa já foi acionada pelo Ministério Público de Sergipe, através de uma Ação Civil Pública, na Comarca de Barra dos Coqueiros, onde é acusada de fraudar licitação. Em Filadélfia, no interior da Bahia, as nomeações de candidatos de uma seleção pública semelhante foram suspensas por suspeitas de irregularidades no processo licitatório. Uma das empresas que participaram do processo licitatório realizado pela Prefeitura de Alagoinhas ingressou com mandado de segurança na comarca local para pedir o cancelamento da licitação. O Conselho Municipal de Saúde também entrou com uma representação no MP para anular a seleção.

Ex-prefeito de Pedro Alexandre é preso por extorsão

O delegado Maurílio de Araújo, titular da Delegacia Territorial (DT) da cidade de Pedro Alexandre, distante 425km de Salvador, divulgou, nesta quarta-feira (15), ter cumprido um mandado de prisão por condenação contra Petrônio Pereira Gomes, ex-prefeito daquele município, pelo crime de extorsão, expedido pelo juiz Antônio Henrique da Silva, da Vara Crime de Jeremoabo.

Petrônio Gomes, que ocupou o cargo de gestor da cidade, no período de 1997 a 2004, foi preso quando compareceu à unidade policial, na terça-feira (14), em atendimento a uma intimação encaminhada a ele pelo delegado.   

O ex-prefeito foi condenado a cinco anos de seis meses de prisão por um crime de extorsão praticado em 2006, o que gerou o processo judicial de número 0000593-3.2010.805.0142. Petrônio já foi encaminhado ao Presídio Regional de Paulo Afonso./Bocão News

Homem é agredido a golpes de facão por desafeto

ambulancia
Ronivon Soares de Jesus, 20 anos, popularmente conhecido por “Roni”, foi atingido por diversos golpes de facão, e sofreu grandes mutilações pelo corpo
ambulancia

Uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro Beira Rio, em Itamaraju, durante a noite desta terça-feira, 14 de janeiro.  O crime aconteceu por volta das 20h30, e a vítima foi socorrida por populares em estado grave para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI).

 Ronivon Soares de Jesus, 20 anos, popularmente conhecido por Roni, foi atingido por diversos golpes de facão e sofreu grandes mutilações pelo corpo.

De acordo com informações de populares, Roni era acusado de possuir um relacionamento amoroso com uma mulher recém-separada, onde o ex-marido e, agora, principal suspeito, havia lhe ameaçado de morte caso continuasse com o namoro.
corpo
Inconformados, os familiares informaram ainda que o autor teria armado um audacioso plano para que a vítima ficasse na residência sozinha. Alguns instantes após a desocupação dos familiares, Roni foi surpreendido pelo seu desafeto enquanto assistia televisão e levou diversos golpes na cabeça, no rosto, pescoço e ombro.

Ele foi encaminhado às pressas para o HMI, onde recebeu os primeiros atendimentos e devido a gravidade dos ferimentos foi transferido por uma unidade do Samu para o hospital municipal de Teixeira de Freitas.

Policiais da Militares da 43ª CIPM e o Pelotão de Emprego Operacional Tático (PEOT) realizaram rondas no local na tentativa de realizar a prisão do autor, mas não obtiveram êxito.
A polícia Civil deverá instaurar inquérito para investigar o caso.
Fonte/SulBAhiaNews

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prefeitura de Teixeiira de Freitas sinaliza o início da integração com a União e a criação do Sistema Municipal

Pref. João Bosco, Ramiro Guedes e Juniex
O Prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco Bitencourt através da prefeitura fez adesão nesta terça-feira (14) ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), quando o gestor procedeu à assinatura do Protocolo de Intenções que sinaliza o início da integração com a União e a criação do Sistema Municipal.

O diretor do Departamento de Cultura Ramiro Guedes explicou que o ato representa a habilitação do município para receber investimentos do Ministério da Cultura. “Esse é um anseio antigo e uma ação muito importante para o território”, comentou. O alinhamento do Sistema Municipal de Cultura aos sistemas Nacional e Estadual facilitará o acesso dos agitadores locais a programas, cursos e verbas voltados à promoção cultural.

Teixeira de Freitas é uma das primeiras cidades da região a aderir ao SNC. De acordo com o representante territorial da secretaria estadual de Cultura Juniex Santos, apenas 141 dos 417 municípios da Bahia já se integraram ao Sistema. A proposta é que até o fim do ano todo o extremo sul baiano faça a adesão.

Já na primeira sessão Legislativa de 2014 será enviada para apreciação o projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Cultura, constituído pelo órgão gestor, Conselho de Política Cultural, Plano de Cultura e Sistema de Financiamento à Cultura. O SNC visa o fortalecimento institucional das políticas culturais no Brasil e confere maior organização, estabilidade e eficiência às políticas públicas de cultura./Portal SBN / ASCOM

'PT quer ganhar eleição quase por W.O.', diz Aécio

O senador mineiro e provável candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, fez críticas à condução do País pelo PT e avaliou como natural a aliança com o PSB, do possível adversário Eduardo Campos, governador de Pernambuco, nos Estados.

Em entrevista desta quarta-feira, 15, Aécio disse que a candidatura de Campos é "muito bem-vinda na discussão política brasileira" e criticou o PT por tentar inibir candidaturas. "Quem buscou inibir candidaturas como a da própria Marina, inviabilizando a criação da Rede do ponto de vista congressual, ou criando dificuldades para a candidatura do governador Eduardo foi o PT. O PT quer ganhar quase por W.O. essa eleição", afirmou.

De acordo com o mineiro, o PSDB talvez seja o partido que terá o maior número de candidaturas próprias nos Estados no pleito de 2014, com número entre dez e 12 candidatos. As alianças nos outros Estados deverão se manter sempre no campo oposicionista. "É importante que as alianças locais sigam o sentimento de vencer a eleição nacional", disse.

Ao dizer que a aliança com o PSB em muitos Estados brasileiros é natural, Aécio falou ainda que "as coisas naturais na política são as que devem prevalecer". "Eu portanto estimularei sempre que possível a continuidade dessas alianças", afirmou. Ele lembrou que o PSB participa do governo de Geraldo Alckmin "desde o início".

A discussão sobre a vice-candidatura presidencial, de acordo com ele, é uma questão que deve ser debatida pelo partido a partir de maio. "Política é a arte de administrar o tempo", disse, ao ser questionado sobre a composição da chapa. "O que estamos definindo nesse instante, em primeiro lugar, é o discurso do PSDB." (O Estado de São Paulo)

Atriz pornô corre risco de morrer por ter seios muito grandes

15 anos depois de um procedimento considerado ilegal pela União Europeia e nos Estados Unidos, a estrela de cinema pornô americana Elizabeth Starr, de 44 anos, corre risco de morrer por causa dos seios que pesam dois quilos. Conforme publicação do site Extra Notícias. 

A atriz realizou o procedimento para impulsionar sua carreira. De acordo com informações do site “The Mirror” no Extra Notícias, O procedimento é considerado uma bomba-relógio e pode levar à formação de coágulos sanguíneos ou infecções. 

A publicação ainda informa que ela passou por 63 procedimentos para tentar corrigir os peitos que pesam mais de dois quilos. Segundo os médicos, a única maneira de salvar sua vida é uma dupla mastectomia para remover os seios. Implantes como os que ela colocou absorvem água e fluidos do corpo fazendo com que os seios inchem./Voz da Bahia

Menino de três anos morre após ser estuprado por padrasto em Salvador

Ronaldo Avelino Batista da Silva, 3 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (15) após ser estuprado pelo padrasto, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O autor do crime, Lucas da Paixão Santana, de 26 anos, já foi preso e será encaminhado para o Sistema Prisional nas próximas horas. O garoto deu entrada no Hospital do Subúrbio por volta das 10h de hoje, acompanhado da mãe e de uma vizinha.

Os médicos da unidade acionaram a polícia após perceberem que o garoto tinha parte do intestino exposto e lacerações no ânus. Segundo a polícia, a mãe de Ronaldo havia deixado o menino aos cuidados do padrasto para ir a uma igreja do bairro e quando retornou encontrou o garoto violentado.

A vizinha da vítima, que já foi ouvida pela polícia, contou que viu Lucas acariciando a criança dias antes. O menino já havia se queixado de dores nas nádegas há uma semana. Lucas negou o estupro e disse que a criança havia caído. O criminoso foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável qualificado. (R7 Bahia)

Cursos profissionalizantes são ofertados à comunidade

A partir desta semana, os interessados em melhorar sua qualificação profissional podem se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro e pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O período para as matrículas vai até o dia 30 de janeiro e o local para fazer o cadastro é na sede da Secretaria, situada na Rua das Araras, 54, centro. É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, xerox do cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e o de escolaridade.
Neste primeiro ciclo, que conta com a parceria do Senac, serão ofertados de forma gratuita à comunidade cinco cursos, conforme exposto na tabela abaixo.
CURSO
Nº  DE 
CARGA
TURNO
PRÉ  REQUISITO
EDUCANDOS
HORÁRIA
 
ESCOLARIDADE
IDADE
Almoxarife
30
200
MATUTINO
Ensino Médio Incompleto
Maior de   16 Anos
Camareira
24
200
MATUTINO
Ensino Fundamental Completo
Maior de   18 Anos
Auxiliar Financeiro
30
200
VESPERTINO
Ensino Médio Incompleto
Maior de   18 Anos
Recepcionista em Meios de Hospedagem
30
200
VESPERTINO
Ensino Médio Incompleto
Maior de   16 Anos
Promotor de Vendas
30
200
NOTURNO
Ensino Fundamental II Incompleto
Maior de   16 Anos

STF paga diárias de Barbosa na Europa

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, receberá 11 diárias, no valor total de R$ 14.142,60, durante suas férias, para proferir duas palestras - em Paris (França) e Londres (Inglaterra). Dados do tribunal mostram que Barbosa receberá diárias para viajar no período de 20 a 30 de janeiro.

A primeira palestra que Barbosa fará está marcada para o dia 24 em Paris, segundo a assessoria do Supremo. A segunda ocorre cinco dias depois, em Londres. Até esta terça-feira, 14, os eventos não constavam da agenda oficial do presidente do Supremo. Não há, também, informações sobre onde ele está hoje sobre sua agenda para os demais dias.

O cronograma do evento francês, publicado no site da Agence Nationale de la Recherche - uma agência do governo francês dedicada à pesquisa científica -, indica que Barbosa fará uma palestra de 30 minutos sobre a influência da publicidade das sessões do Supremo, transmitidas ao vivo pela TV Justiça, na racionalidade das decisões do tribunal.

Na segunda palestra, marcada para o dia 29 na Inglaterra, o presidente do Supremo falará sobre o funcionamento da Corte, em colóquio organizado pelo Kings College de Londres. Oficialmente, Barbosa está em férias. Voltará ao Supremo apenas no início de fevereiro, para a abertura do ano do Judiciário.

Ele antecipou a saída e deixou pendente o mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado por envolvimento no esquema do mensalão. De acordo com informações do tribunal, não houve tempo hábil para que ele assinasse o mandado antes de viajar.

João Paulo permanece em liberdade, à espera de uma decisão da Corte. Internamente, a decisão de seu presidente de viajar antes de anunciar uma decisão para o caso do petista provocou críticas entre colegas de tribunal./Agência Estado

Rapper é preso com drogas na casa de Bieber


A polícia de Los Angeles deteve o rapper Lil Za durante uma inspeção na casa do cantor Justin Bieber na Califórnia, realizada  nesta terça-feira (13) como parte de uma investigação por vandalismo. O cantor não foi preso nem inocentado, segundo as autoridades.

De acordo com o site TMZ, a suspeita inicial era de que a droga fosse cocaína, mas, posteriormente, policiais disseram ser mais provável se tratar de "Molly", uma droga sintética que se assemelha ao ecstasy. Os testes para determinar o tipo de substância encontrada ainda não foram concluídos.

Detetives entraram na casa de Bieber nesta terça-feira depois que o cantor de "Boyfriend" foi acusado de jogar ovos na casa de seu vizinho, em 9 de janeiro, segundo a agência Reuters. Bieber, de 19 anos, ficou sob custódia da polícia em sua casa em Calabasas, 48 quilômetros a noroeste de Los Angeles, durante as buscas na residência.
"Ele não foi preso nem foi inocentado", disse o tenente David Thompson em entrevista coletiva após a inspeção. "Nós estávamos buscando pistas que colocassem ele ou qualquer outra coisa na cena do crime", acrescentou Thompson.O caso de vandalismo está sendo tratado como um crime porque causou "milhares e milhares de dólares em danos" à casa, disse o porta-voz do xerife, Steve Whitmore.

Não se sabe o que provocou o alegado incidente entre Bieber e seu vizinho, mas o cantor pop canadense teve divulgados vários desentendimentos com os seus vizinhos. No ano passado, Bieber foi acusado de dirigir uma Ferrari em alta velocidade pelas ruas do bairro e também de cuspir em seu vizinho durante uma discussão sobre as festas realizadas na casa do cantor.
Os promotores não apresentaram acusações contra Bieber em ambos os casos. Ao lado do também rapper Lil Twist, Lil Za costumava passar longas temporadas na casa de Bieber, mesmo quando o cantor viajava durante suas turnês. Em setembro do ano passado, eles chegaram a ser expulsos da mansão, após o cantor suspeitar do envolvimento da dupla no sumiço de dinheiro e joias que estavam no local. (G1)

Romário terá que provar filiação ao PSB

Romário terá que provar filiação ao PSB
Presidente do PSB-RJ, o deputado Romário terá que provar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) que estava filiado ao partido no dia 5 de outubro do ano passado, caso contrário não poderá se candidatar à reeleição ou ao Senado. O TRE constatou que a filiação de Romário não está registrada na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso será investigado pelo Ministério Público Eleitoral a pedido da juíza eleitoral Sylvia Leão.

Por causa de desavenças com o prefeito de Duque de Caxias e ex-presidente regional do PSB, Alexandre Cardoso, Romário deixou o partido em agosto de 2013, mas voltou a se filiar no fim de setembro, em solenidade com a presença do presidente nacional do partido, Eduardo Campos, provável candidato à Presidência da República. Campos garantiu a Romário a candidatura a prefeito em 2016.

Alexandre Cardoso deixou o PSB, mas a briga continua, agora na Justiça. Como presidente regional, Romário entrou com ação em que pede a cassação do mandado do prefeito, por infidelidade partidária. Cardoso reagiu com o argumento de que Romário, por não estar filiado formalmente à legenda, não pode tomar providências em nome do partido. 

O setor jurídico do PSB diz que o registro da filiação de Romário estava regularizado em outubro e algum problema deve ter causado a retirada do nome da lista do TSE. Sustenta ainda que a filiação do deputado aconteceu em evento público. A legislação eleitoral só permite candidaturas de pessoas que estejam formalmente filiadas a um partido até um ano antes da data da eleição./Agência Estado

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Itamaraju: Homem é atropelado no centro

DSC_5714
Um atropelamento parou a Rua José de Anchieta na manhã desta terça-feira (14), no centro de Itamaraju. A  vítima um homem identificado por  Leonar Scalzer Leão, de 36 anos de idade que atravessava a rua e foi surpreendido por uma motocicleta que era conduzida pelo moto taxista Jerônimo Soares da Silva de 30 anos de idade, que também ficou ferido.

De acordo com testemunhas, Leonar que é muito conhecido pelo apelido de ‘Leleu’. Ele teria atravessado desatento e foi atingido pela moto, que com o impacto ambos foram arremessados fortemente ao chão, onde Leleu bateu fortemente com a cabeça e o motoqueiro sofreu uma fratura no joelho direito.
DSC_5717
De acordo com testemunhas, Leonar que é muito conhecido pelo apelido de ‘Leleu’. Ele teria atravessado desatento e foi atingido pela moto, que com o impacto ambos foram arremessados fortemente ao chão, onde Leleu bateu fortemente com a cabeça e o motoqueiro sofreu uma fratura no joelho direito.
DSC_5727
Uma viatura da Polícia Militar também esteve no local, onde tiveram que bloquear a José de Anchieta, para que as vítimas fossem socorridas. O trânsito ficou parado por alguns minutos e a motocicleta foi encaminhada para o Pátio da Depol para os procedimentos legais./Por Carlos Figueredo – Itamaraju Notícias

O jeito especial de Mayra Brito fazer turismo em Prado

O jeito especial de Mayra Brito fazer turismo em Prado
Ponte sobre rio Japara está prestes a cair e o município não toma nenhuma providência


Além de questões circunstanciais, como a falta de energia em pleno réveillon, é difícil visitar o Prado e não perguntar os motivos que levaram o município piorar tanto nesse primeiro ano de governo da prefeita Mayra Brito (PP). 

Os mais novos questionamentos se referem à falta de uma residência da gestora na cidade, os desgastes em relação ao cancelamento do concurso público e a inércia que parece não ter fim em relação ao cesso para Cumuruxatiba, onde uma ponte na conhecida Japara está destroçada, causando prejuízos para moradores e comerciantes e assombrando turistas que tentam passar pelo local. 

Todos se perguntam se a Prefeitura do Prado não teria recursos para reparar a ponte ou se a gestora estaria impondo alguma perseguição aos moradores de toda essa região.
Turistas que vão para Cumuruxatiba estão retornando com medo de passar na ponte
Turistas que vão para Cumuruxatiba estão retornando com medo de passar na ponte


Para falar com Mayra Brito, segundo moradores do Prado, somente vindo à casa de sua família em Teixeira de Freitas ou quando a mesma faz visitas rápidas ao município, ficando por todo o tempo na fazenda do seu pai, o atual secretário de Estado, Wilson Brito Filho. 

Até o seu vice-prefeito Fabiano Rodrigues, que é médico, teria deixado o governo de lado, por descontentamento com a inércia administrativa municipal. Os opositores à família Brito dizem que o abandono é a maneira particular de Mayra fazer turismo./(Por Ronildo Brito)

Silvanno Salles explica apreensão de camaro em Salvador: 'placa soltou'

Cantor negou que tivesse problema com financiamento do veículo. Carro foi retirado do pátio da Transalvador após pagamento de taxa. O cantor baiano de arrocha Silvanno Salles, que comemora 34 anos nesta quinta-feira (9), explicou o motivo que levou à apreensão do seu veículo, um camaro branco, que foi levado ao pátio da Transalvador por policiais militares no final da tarde de quarta-feira (8).
camaro de silvano salles (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Por telefone, Silvanno disse ao G1 que trafegava com o carro sem a placa dianteira porque o equipamento tinha caído durante a lavagem do veículo. "Como eu ia para casa, fui assim mesmo. Não tinha dirigido nem dois quilômetros, quando a polícia me parou. Eu expliquei a situação, e inclusive mostrei que a placa estava dentro do carro", contou. Ele negou qualquer problema com pagamento do licenciamento do veículo. Ainda segundo Silvanno, a placa do camaro já havia caído outras vezes porque o carro importado não tem adaptação para uso de placa dianteira, e é preciso utilizar um adesivo para atender as leis de trânsito brasileiras.
O camaro foi retirado do pátio da Transalvador na manhã desta quinta-feira após pagamento de uma taxa de R$ 40. A Polícia Militou afirmou que o veículo estava em alta velocidade, sem placa dianteira e sem documentos obrigatórios quando foi apreendido. Esta é a segunda vez que o mesmo carro é apreendido em Salvador. Em novembro de 2012, o camaro do cantor foi retido por falta de pagamento do imposto IPVA. Na época, o débito era de R$ 4.931,15 mil, estava vencido desde agosto, e era referente ao ano de 2012. O veículo está avaliado em cerca de R$ 240 mil, de acordo informações de Silvanno Salles durante a primeira apreensão do camaro.

Silvanno Salles

Popularmente conhecido como "cantor apaixonado", Silvanno iniciou a carreira musical no grupo "Estilos Modernos”, passando depois para a banda “Brisa da Noite”, quando em 2001 iniciou sua carreira solo, cantando o estilo conhecido popularmente como arrocha romântico. Durante os mais de 11 anos de carreira, o artista contabiliza diversas parcerias com outros músicos como Amado Batista, Bruno e Marrone, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Tomate, Belo e outros. Silvanno Salles está em  seu 15º CD e no 2º DVD (último gravado no início de 2012).
Em turnê pelo Brasil o artista já se apresentou em cidades dos estados da Bahiax, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo e Goiás. Nesta quinta-feira (9) o cantor completa 34 anos./G1

Caixa enviará cartas para clientes com saldo em contas encerradas

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (13) que irá tentar encaminhar novas correspondências para os cerca de 490 mil clientes que estão com contas encerradas pelo banco em razão de irregularidades cadastrais referentes a CPFs ou CNPJs.

Segundo o banco, o 1º lote de cartas solicitando o comparecimento dos titulares às agências da Caixa já seguiu para os Correios. A Caixa disse ainda que encaminhou uma consulta para os Correios para saber se os endereços dos cadastros das contas encerradas ainda são válidos.

A instituição não informou quantas correspondências serão enviadas neste 1º lote. A medida acontece após reportagem publicada na revista “Isto é” mostrar que a Caixa Econômica encerrou 525 mil contas de poupança com valores entre R$ 100 e R$ 5 mil, que estavam sem movimentação, e afirmar que o banco fez um "confisco secreto" para "engordar seu lucro" de 2012.

Por determinação do Banco Central, a instituição vai ter que revisar o balanço financeiro de 2012 e excluir R$ 420 milhões que foram contabilizados como lucro, mas que, na verdade, referem-se ao saldo de contas correntes e de poupanças encerradas. O valor representou 6,9% do lucro total do banco naquele ano.

O BC negou, entretanto, que tenha havido "confisco" de contas pela Caixa e informou que "as regras asseguram que clientes que tiverem suas contas encerradas têm direito ao saldos existentes, após regularização da sua situação, a qualquer tempo". (G1)

107 prefeitos que assumiram em 2013 já foram cassados. Na região, 4 estão ameaçados

107 prefeitos que assumiram em 2013 já foram cassados. Na região, 4 estão ameaçados
Kenoel, Cláudia, Júnior e Alice ainda correm risco de cassação

Um levantamento divulgado na sexta-feira (10) pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos no ano passado, 107 já tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Outros 18 foram afastados por motivos diversos, como problemas de saúde (2), renúncia (4) e morte (12).

PORTO SEGURO

Em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, a prefeita Cláudia Oliveira e o vice Beto Axé Moi têm seus mandatos ameaçados na Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico, devido a quatro ações movidas pelo segundo colocado nas eleições 2012, Lúcio Caires. Duas ações já tiveram parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à cassação. Uma delas foi rejeitada pelo juiz eleitoral da comarca e subiu para a segunda instância. 

GUARATINGA

O prefeito de Guaratinga, Kenoel Viana, também tem o mandato ameaçado por suposto crime eleitoral de compra de votos nas eleições 2012. Ele é acusado de ter alugado um ônibus de uma empresa de Belo Horizonte para transportar eleitores. O segundo colocado no pleito, o ex-prefeito Ademar Pinto, derrotado por 45 votos (o ônibus em questão tinha 47 passageiros) é o autor da ação que corre no TRE, em Salvador. 

ITABELA E BELMONTE

Em Itabela, o prefeito Júnior Dapé, teve duas sentenças de afastamento e perde dos direitos políticos proferidas na comarca local e seus advogados tentam reverter na segunda instância.

Em Belmonte, a prefeita Alice Maria também tem pendência na Justiça, acusada de superfaturar contratos de festas populares no primeiro ano de mandato./Bahia40graus

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Oficina de cultura contagia idealizadores de Jucuruçu

Aconteceu nesta segunda feira 13/01/2014 ás 13: h no auditório Valdemar José Nogueira a primeira oficina de cultura de Jucuruçu, palestrante Iara Janser Soares Delgado professora licenciatura em Letras, estudante de direito.

Onde foram tratados vários assuntos, entre eles foi discutido novos projetos para o município de Jucuruçu, por exemplo, a preservação das nossas cachoeiras, do bumba meu boi, quadrilha, danças, corrida de argolinha, entre outros.

Neste evento estiveram presentes, a secretária de Educação, Carmem Pereira, diretor de Cultura Luiz Dantas, o auxiliar administrativo da ADAB, Deusdeth Ribas, professores, alunos, e outras autoridades constituídas no nosso município.
 “Atingindo assim nossos objetivos que é justamente tirar qualquer dúvida que os participantes tenham sobre o edital, os formulários de preenchimento, como funciona a cultura do estado. o diretor de Cultura Dantas, disse que o objetivo é capacitar interessados em enviar proposta para viabilizar projetos culturais. “Nossa meta é promover o incentivo à Cultura em Jucuruçu, resgatando tradições, mas também fomentando novas idéias”, concluiu

O que é Fundo de Cultura da Bahia? É um mecanismo de financiamento de programas, projetos e ações culturais administrado pela Secretaria de Cultura e suas Unidades em parceria com a Secretaria da Fazenda.

Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura serão, preferencialmente, aqueles que, apesar da importância e do seu significado, possuem baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada ou sua viabilização pelo público pagante.
Quais as linhas de apoio do FCBA? Mobilidade Artística e Cultural – apoio a iniciativas de residência, de intercâmbio e difusão e de formação artístico-culturais no Brasil e no exterior.
Eventos Calendarizados – visa consolidar agenda anual de projetos culturais já realizados periodicamente na Bahia, apoiando a realização e potencializando a visibilidade dos projetos como um todo. O evento terá que ter no mínimo 3 (três) edições realizadas.

Quais as linhas de apoio do FCBA? Demanda Espontânea – destinada a apoiar projetos que não se encaixam nos editais promovidos pela Secretaria de Cultura. Editais – foram lançados 19 editais setoriais e/ou temáticos. Agora, para 2014, são 21 editais. Como serão apresentadas as propostas? Haverá duas formas de apresentar sua proposta:. EM MEIO ELETRÔNICO: através do cadastro da proposta pelo Clique Fomento.

EM MEIO FÍSICO: através dos correios através de SEDEX, ou serviço similar com aviso de recebimento – AR A embalagem/envelope deverá conter uma única proposta, estar lacrado e identificado com o nome do Edital e da Unidade Executora responsável (conforme informações disponíveis no preâmbulo do Edital e no item 4 – Apresentação de Propostas).

Quem pode participar? Pessoas físicas, maiores de 18 anos. Pessoas Jurídicas de Direito Privado, que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural REQUISITO: ter domicílio na Bahia há, no mínimo, 3 (três) anos.   Quem não pode participar? Integrantes de Comissões dos Editais FCBA 2014 Integrantes das Comissões Gerenciadora do FCBA. Integrantes da Comissão Gerenciadora do Faz cultura Servidores públicos estaduais ativos Parentes até 2º grau, cônjuges e companheiros.
Atenção: as vedações se aplicam a Pessoa Jurídica no caso de um dos membros de sua diretoria ser integrante de alguma comissão citada acima, ou seja, funcionário público estadual ativo.

O que não pode ser apoiado nos Editais 2013? Residência, Formação ou  Intercâmbio e difusão artístico-cultural fora do Estado e no Exterior.  Ações continuadas de instituições culturais. Obras em edificações que sejam de qualificação reforma ou restauro. Quando o apoio não poderá ser concedido? Esteja inadimplente com a Fazenda Pública Estadual esteja inadimplente com o FCBA ou FAZCULTURA esteja inadimplente com prestação de contas de proposta cultural realizada anteriormente esteja sendo patrocinado pelo FAZCULTURA com a mesma proposta inscrita neste Edital já tenha proposta aprovada para execução no mesmo ano civil (excetuadas propostas apresentadas por sociedades cooperativas, desde que não se refiram aos mesmos associados durante o mesmo exercício.)

As propostas de Jucuruçu serão formadas e avaliadas nesta terça feira dia 14 do 01/ quando será finalizada a oficina de cultura,  venha contribuir nesse processo de construção democrático de idéias para a cultura de nossa cidade.

Atenciosamente: diretor de Cultura Luiz Dantas

Apoio prefeitura municipal de Jucuruçu, e governo do estado

1ª CIA participa de instrução para utilização do sistema mobilidade e operações policiais

1ª CIA participa de instrução para utilização do sistema mobilidade e operações policiais
Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, na sede do 13º BPM  de Teixeira de Freitas, foi realizada uma instrução para utilização do Sistema Mobilidade e Operações Policiais (MOP) para todo o efetivo da 1ª Companhia. 

A instrução iniciou-se no período matutino e teve duração de seis horas, sendo ministrada pelo 1º TEN PM Tiago Henrique Brandão, com a presença da 1ª TEN PM Angelis Silva de Andrade, comandante da 1ª Companhia, sendo pautada na utilização do MOP através do Blackberry para fins de consulta de diversos bancos de dados da SSP/BA, Detran e outros. 

A instrução tem por objetivo capacitar todo o efetivo da 1ª Companhia, que a partir desse mês de janeiro já utilizará o referido sistema, dando celeridade ao serviço operacional através de consulta a veículos, condutores, antecedentes criminais, fotos de suspeitos, bem como o registro de Infração de Trânsito online./TN

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.