Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de agosto de 2016

Motorista perde o controle e veículo despenca em ribanceira na ladeira do Colina Verde



Teixeira de Freitas: Na madrugada deste sábado, 06 de agosto, por volta das 03h40, um motorista perdeu o controle do veículo, na ladeira de acesso que liga os Bairros Jardim Europa e Colina Verde, e acabou despencando na ribanceira. Felizmente segundo informações o motorista não se feriu e saiu ileso do acidente.

O mesmo conduzia um veículo Fiat/Uno, de cor vermelha, acabou atingindo um cano de transmissão da Embasa, e deixou algumas residências sem o fornecimento de água. Nossa equipe de reportagem que recebeu o vídeo e as fotos de um internauta, esteve no local, mas, o veículo já havia sido retirado e, segundo informações, a Embasa foi informada da quebra do cano. 

A via passou recentemente por melhorias, sendo a mais importante delas, a iluminação de toda a ladeira, que além de uma maior segurança, possibilita maior visibilidade. Inclusive moradores elogiam a iluminação da ladeira que também recebeu uma cerca pra evitar o acesso de animais na via. Até o fechamento desta reportagem a causa do acidente não foi conhecida. 

O fornecimento de água no Colina Verde está interrompido, e a Embasa não divulgou nota sobre o caso e nem quando o fornecimento voltará ao normal./Liberdadenews

Jovem é baleado e morre em frente a Receita Federal em Teixeira



O assassinato ocorreu na madrugada deste sábado, 6 de agosto, em Teixeira de Freitas. Lucas Ventura de Jesus, 22 anos, morreu depois de ser atingindo com um tiro na região do peito.


De acordo com o perito criminal, Bruno Melo, da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, Lucas foi baleado nas imediações de um bar na Rua Silvia Ramos, lateral da CDC e correu dos atiradores.


Ele não resistiu ao ferimento e caiu morto em frente ao prédio da Receita Federal, já na Avenida Getúlio Vargas. Ainda de acordo com o perito, o tiro acertou o peito na altura do coração da vítima e transfixou. O corpo foi removido para exames de necropsia no Instituto Médico Legal./sulbahianews

O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN realizou a convenção municipal nesta sexta-feira em Jucuruçu





O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN e seus filiados, correligionários, eleitores e toda comunidade Jucuruçuense, compareceram a Convenção Partidária 2016, onde foram homologadas as candidaturas a Prefeita, Vice - prefeito  e Vereadores.

A Convenção contou com a presença do Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes, secretária de educação Carmem Pereira - do pai da pré - candidata Uberlândia, o senhor Teodolino José Pereira o (DOLA) esposo Arivaldo de Almeida Costa (LiLi) o presidente da câmara Ailson Pereira da Costa [PPL], Vevei Caboclo e demais lideranças políticas. Entre elas João Pereira dos Santos, presidente do (PSD) de Jucuruçu. Nesta sexta feira: 05/08/2016 - a Solenidade: teve inicio às 15h - Local: Espaço Show Som (Rodovia BA, 284 — Jucuruçu/BA)


A pré-candidata Uberlândia, ressaltou sua trajetória corajosa e a força de seu grupo político, está comprovando que pode fazer grande diferença no município de Jucuruçu. “Gostaria de agradecer muito pela atenção e a presença dos senhores (A). Conto com o apoio aos nossos candidatos e aos projetos políticos deles. Sei que podemos realizar uma grande campanha, com energia, vitalidade e a vontade que conheço de todos vocês. Sei que com isso a vitória é certa".

Após agradecer a presença e o entusiasmo dos presentes, a pré - candidata também falou sobre o compromisso de apoio aos seus candidatos e abriu um extenso diálogo, Para a pré-candidata, o encontro superou sua expectativa e representou o início auspicioso de uma grande campanha. “Tenho certeza que com a força do povo do município de Jucuruçu, faremos uma campanha bem sucedida e com um crescimento continuo em todos os sentidos”, conto com o apoio de vocês baseado nas grandes conquistas realizadas em nosso município. Por isso digo "JUCURUÇU NO RUMO CERTO".


A pré - candidata Uberlândia, também falou com grande entusiasmo do retorno da – construção da creche pró - infância (obra que está em andamento), em Jucuruçu, no valor de Cr$ 1622.0000.00.

Uma multidão formada por jovens, adolescentes, mulheres e representantes dos vários segmentos da sociedade civil lotou o espaço show som eventos e outra multidão ficou pelo lado de fora. O evento durou mais ou menos quatro horas e meia e mesmo assim, o público permaneceu no local para prestigiar a homologação da candidatura à reeleição da pré - candidata  Uberlândia e a coligação formada pelos seus quatro partidos.


“Nós pegamos um município destruído e sem nenhuma infraestrutura adequada em nenhum dos seus bairros e em apenas três anos e meio trouxemos várias grandes obras públicas, e na área de saúde - nós sabemos que temos que construir uma proposta ainda mais ousada e avançar no que nós já fizemos. Precisamos trabalhar para duplicar o nível de qualidade de vida que a cidade conquistou em nosso mandato. O mundo mudou, a cidade mudou, e nossos grupos estão trabalhando para se adequar todo dia à realidade dos dias de hoje. Afinal, a população sempre tem o saber e o conhecimento da cidade”, afirmou a pré - candidata.


O Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes - a convenção foi marcada pela emoção em diversas vezes. Lideranças fizeram explanações sobre a história de luta e as conquistas de Jucuruçu - e passagens que remetem ao início da história política de Uberlândia. “Foi um evento muito especial, não tenho dúvida de que esse time formado por Uberlândia e Erley Fernandes vai ganhar a eleição, porque Uberlândia já provou que é o melhor para Jucuruçu. E com Uberlândia temos condições de melhorar ainda mais o município e lutar por mais conquistas, projetos e mais obras em todos os setores”, disse o Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes.


Josias Gomes disse que se sente feliz em vir a Jucuruçu, primeiro porque reconhece que Uberlândia foi a melhor prefeita de Jucuruçu e  agora em 2016, volta para a nova campanha política para continuar o mesmo projeto que transformou o município.


“Sempre depositei muita confiança e esperança em Uberlândia. Trata-se de uma mulher guerreira, tem história de luta, é persistente e é a prefeita que mais fez por Jucuruçu. E a presença deste grande público em sua convenção é prova que o seu trabalho trouxe resultado para a cidade, tanto que hoje saímos daqui com mais energia para entrar na campanha a partir do dia 15 de agosto”, enalteceu Josias Gomes.







Temer é vaiado ao abrir os Jogos Rio-2016


O presidente da República em exercício, Michel Temer, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, assistem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, realizada no Estádio do Maracanã - 05/08/2016
O presidente da República em exercício, Michel Temer, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, assistem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, realizada no Estádio do Maracanã - 05/08/2016 (Issei Kato/Reuters)


Imerso em profunda crise política e econômica, o Brasil celebrou a tolerância e a diversidade na abertura dos Jogos Rio-2016 – uma festa que refletiu de fato o “espírito da gambiarra”, definido pelos organizadores como “o talento para fazer algo grande a partir de quase nada”. Mas a tensão no país se fez sentir no Maracanã. Para evitar vaias, o nome do presidente interino Michel Temer não foi anunciado ao lado do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, no início da cerimônia. O peemedebista, contudo, não escapou dos protestos: ao declarar aberta a Olimpíada, Temer foi alvo de sonoras vaias. Falou por menos de 10 segundos. Ao fazer seu discurso, Bach apenas agradeceu às autoridades brasileiras, sem citar Temer nominalmente. A imagem do interino também não apareceu nos telões do Maracanã – tudo parte da estratégia dos organizadores para evitar as manifestações contra Temer.

Antes do início da festa, um grupo chegou a ensaiar um ”fora Temer” das arquibancadas – e outra parcela do estádio vaiou a manifestação. Ao fim do Hino Nacional, houve quem gritasse o nome do juiz Sergio Moro, que comanda as ações decorrentes da Operação Lava Jato em Curitiba. Na última sexta-feira, Temer afirmou que estava “preparadíssimo” para ouvir eventuais vaias no Maracanã. Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014, a presidente afastada Dilma Rousseff foi alvo de vaias e xingamentos no estádio Itaquerão.

Estiveram presentes à cerimônia 38 chefes de Estado e governo – número muito inferior aos 70 que assistiram a festa londrina em 2012 e aos 80 que estiveram em Pequim em 2008. O presidente americano Barack Obama prestigiou a abertura em Londres ao lado da mulher, Michelle. Desta vez, os Estados Unidos enviaram o secretário de Estado John Kerry.

No começo da tarde, em Copacabana, na Zona Sul da cidade, um protesto contra Temer alterou o trajeto do revezamento da tocha olímpica, que deixou de passar por um trecho da orla e seguiu por ruas internas do bairro. Diversos movimentos de esquerda e centrais sindicais protestaram com faixas e cartazes em português e em inglês, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Houve um momento de tensão, quando a manifestação foi impedida de avançar, até que a tocha deixasse Copacabana.

Em São Paulo, houve protesto contra os Jogos na Avenida Paulista. A Polícia Militar paulista reprimiu com cassetetes e spray de pimenta cerca de 200 manifestantes que iniciaram uma caminhada a partir do vão do Masp.

Em meio à tensão no país, a festa no Maracanã deu espaço a causas socioambientais. As favelas foram representadas com um show de ritmos como o samba e o funk, que reuniu as cantoras Elza Soare e Ludmilla. O rapper Marcelo D2 e o cantor Zeca Pagodinho simularam um duelo de ritmos, representando a diversidade da música do Rio de Janeiro. A importância dos negros para a cultura nacional foi celebrada com as rappers Karol Conka e McSofia. Manifestações culturais como o maracatu, os bate-bolas e o bumba-meu-boi também dividiram o espaço no palco do Maracanã e o treme-treme, do Pará, foi representado pela Gang do Eletro. Houve também espaço para um alerta sobre o aquecimento global.

Os protestos não ofuscaram a festa no Maracanã. Nas redes sociais, a beleza da cerimônia provocou manifestações de orgulho cada vez mais raras em um país desiludido. A Copa do Mundo de 2014 teve como grande legado a alegria que tomou conta do país ao longo da competição – e que sobreviveu até mesmo ao 7 a 1 da semifinal contra a Alemanha. Há dois anos o mundo conheceu o soft power brasileiro: o termo é usado na diplomacia para definir a competência de um país para conseguir o que deseja por meio de sua cultura e de sua imagem, de sorrisos e paciência, em oposição a balas e canhões.

o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro acenda a pira olímpica no Maracanã

Ao discursar, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, apelou a esse poder: “Nunca desistimos, essa é a força do nosso povo. Os filhos do Brasil não fogem à luta”. Foi ovacionado. Pouco depois, foi vaiado ao falar da cooperação entre os três níveis de governo. É o espírito olímpico em tempos de crise política.

Secretários e filhos do prefeito de Medeiros Neto são mantidos presos após audiência na Justiça Federal


Secretários e filhos do prefeito de Medeiros Neto são mantidos presos após audiência na Justiça Federal

A justiça Federal em Teixeira de Freitas realizou uma audiência de instrução que durou três para ouvir mais de 60 pessoas no caso da “Operação Hera” da Polícia Federal que prendeu a secretária Municipal de Educação e os dois filhos do prefeito de Medeiros Neto. A audiência começou na segunda-feira, dia 1º e terminou no início da noite desta quarta-feira, dia 3 de agosto.

O juiz federal Guilherme Bacelar Patrício de Assis, titular da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Teixeira de Freitas ouviu mais de 60 testemunhas do caso em que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal desarticularam com a “Operação Hera” uma organização criminosa, acusada de desviar verbas públicas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no município de Medeiros Neto.

O prefeito Nilson Vilas Boas Costa (PSB), de 80 anos, teve os seus dois filhos como alvos da segunda fase da “Operação Hera”, que apura denúncias de desvio de verbas públicas da educação no município. Os dois filhos do prefeito presos são: Rogério Reis Costa que é réu por corrupção passiva no processo: 0021060-05.2016.4.01.0000, Nilson Vilas Boas Costa Junior que é réu por corrupção passiva no processo: 0027791-17.2016.4.01.0000 que estão presos desde 13 de março de 2016.

O chefe de gabinete Raniery Santos Lima e a secretária Municipal de Educação Aleny Brito Lacerda Souza são réus e continuam presas por emprego irregular de verbas ou rendas públicas nos processos0031837-49.2016.4.01.0000 – 0031834-94.2016.4.01.0000 – 0003694-05.2016.4.01.3313. Nesta quarta-feira (03/08), o juiz federal deu voz de prisão em plena audiência a irmã da secretária de Educação, de nome Jucelsa Brito Lacerda.

Nesta quarta-feira (03), o juiz informou a defesa dos réus, um prazo de 15 dias para analisar os processos após instrução criminal, quando deverá julgar o pedido de relaxamento da prisão das 5 pessoas recolhidas no presídio do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Nestes próximos 15 dias o juiz federal deverá decidir se relaxa ou não a prisão dos envolvidos nos crimes de corrupção passiva no município de Medeiros Neto.

Segundo a Procuradoria da República, o esquema criminoso era executado, em sua maioria, por servidores públicos da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, que inseriam dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Ainda de acordo com as investigações, após a compensação dos valores, os servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação.

Entenda o caso

A primeira fase da operação ocorreu na manhã de terça-feira do dia 8 de março de 2016, quando o MPF e a Polícia Federal cumpriram duas prisões preventivas e na decretação de indisponibilidade de bens contra todos os envolvidos no esquema que desviava verbas do “Fundeb 60%” em Medeiros Neto. A Operação Hera atua contra uma organização criminosa que operava dentro da Prefeitura de Medeiros Neto, onde agentes públicos do município são acusados dos crimes de falsidade ideológica, peculato, emprego irregular de rendas ou verbas públicas e corrupção passiva.

De acordo com o MPF, são seis pessoas investigadas que teriam desviado recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em proveito próprio. O esquema criminoso era executado com a inserção de dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Após a compensação dos valores, estes servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação.

Na primeira fase foram presos preventivamente a secretária Municipal de Educação Aleny Brito Lacerda e o seu genro, o chefe municipal de Gabinete identificado por Raniery Santos Lima, que ainda estão recolhidos no Presídio do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas à disposição da justiça federal.

Um mês depois, na quarta-feira do dia 13 de abril de 2016, foi a vez da Polícia Federal cumprir a prisão preventiva dos dois filhos do prefeito Nilson Costa, Nilson Vilas Boas Costa Júnior e Rogério Reis Costa. A decisão foi do juiz federal Guilherme Bacelar Patrício de Assis, titular da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Teixeira de Freitas que atendeu a representação da procuradora federal Marcela Fonseca, do Ministério Público Federal de Teixeira de Freitas.

Segundo o delegado Pancho Rivas, que comandou a operação da Polícia Federal, as prisões do secretário de Administração Nilson Junior e do ex-secretário de Administração Rogério Costa se deram porque eles estavam comandando um esquema de ameaças a testemunhas. Foram evidenciados indícios de que os dois filhos do prefeito estariam ameaçando as testemunhas no curso do processo e que outros servidores municipais que prestaram esclarecimentos junto ao Ministério Público Estadual e Federal estariam sendo coagidos a mentir nos depoimentos. (Por Athylla Borborema).

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Homem é alvejado a tiros em Caravelas e socorrido em estado grave ao HMTF




Caravelas: Um homem identificado como sendo, Walas Braz da Silva, 29 anos, foi baleado com um tiro no peito, por volta da meia noite, desta sexta-feira, 05 de agosto, no Bairro Tancredo Neves, em Caravelas. Segundo informações, a vítima estava caminhando no referido bairro, quando foi interceptada por um homem, ainda não identificado pela polícia, que já chegou atirando. A vítima caiu e o atirador fugiu.

O Walas foi socorrido pelo SAMU ao Hospital de Caravelas, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para Teixeira de Freitas, que já chegou e foi direto para bloco cirúrgico e estado de saúde é considerado grave. Segundo informações de familiares, Walas está na condicional, mas, não souberam informar qual o crime ele cometeu. 

Os familiares disseram também que o Walas, há um tempo atrás, tentou tomar a arma de um policial e acabou levando um tiro na perna e foi preso. Já sobre a tentativa de hoje, a família não soube informar o motivo pelo qual que tentaram tirar a vida do Walas. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar homicídio tentado./Liberdadenews

Homem é esfaqueado pelo irmão ao defender a mãe após discussão no São Lourenço



Teixeira de Freitas: Após discussão, irmão furou o outro de faca, na Rua da Paz, no Bairro São Lourenço. O fato aconteceu por volta de 01h30 da manhã, desta sexta-feira, 05 de agosto. A vítima foi identificada como sendo, Roberto Alves Leal, 38 anos de idade. Roberto foi socorrido pelos próprios familiares para o Hospital Municipal, e já foi direto para Centro Cirúrgico.

Segundo informações, ele foi atingido com uma facada nas costas e seu estado é grave. O acusado, identificado pelo prenome de Luizinho, após a agressão, fugiu. Ainda segundo informações de familiares, o Luizinho estava discutindo com a mãe e o Roberto foi defender a genitora, o acusado pegou uma faca e furou seu irmão pela costas e fugiu. A Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para investigar o caso./Liberdadenews

Lei sancionada por Temer tem pena maior para furto de galinha do que lesão corporal




Roubar uma galinha ou um boi terá uma pena superior ao crime de lesão corporal. Essa é a avaliação da advogada Camila Hernandes, em entrevista ao Bahia Notícias, sobre a Lei 13330/16. A norma foi sancionada pelo presidente em exercício, Michel Temer. O texto agrava a pena dos crimes de furto e receptação de semovente domesticável de produção (gados, caprinos, aves, suínos, por exemplo), ainda que seja abatido ou divido em partes no local do furto. 

Atualmente, o crime de furto tem pena de um a quatro anos de prisão. A nova lei aumenta a pena, passando para entre dois a cinco anos de reclusão, nos regimes fechado, semiaberto ou aberto. A receptação é considerada todo ato de “adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização” dos animais. A lei não se aplica para casos de animais domésticos, como gato e cachorro. “Essa lei é mais uma demonstração de que o direito penal é utilizado como a solução para todos os males do mundo. 

A gente sempre tem batido nessa tecla de que, não é o direito penal que resolve a criminalidade. A prática mostra que o endurecimento de penas ou supressão de garantias, e todas as questões que endurecem o sistema punitivo, não tem demonstrado o resultado que se esperaria disso”, afirma. A advogada, que atua na área criminal, diz que o endurecimento da pena para furto de animais foi um pedido da bancada ruralista do Congresso Nacional, com o objetivo de proteger o produtor rural. Ela diz que o furto de gado realmente ocorre, mas a tipificação do crime de furto já existe. 

Camila faz uma comparação da pena com outros crimes, como lesão corporal grave, que tem pena de um a cinco anos de reclusão, e homicídio culposo na direção de veículo automotor, que tem pena de detenção, com pena cumprida em regime semiaberto ou aberto, de dois a quatro anos. A advogada ainda salienta que a pena da recente lei impede a suspensão condicional do processo, benefício criado pela lei para crimes de até um ano de reclusão, já que a pena mínima começa em dois. 

O receio de Camila Hernandes é que a lei seja utilizada para atingir lesões menores, como furto de galinha. “Não afastaria a hipótese de aplicação dessa lei nesses casos, por conhecer como funciona esse sistema. Há esse receio de enquadramento dessas condutas menores. Essas questões, por exemplo, de furto de galinha, deveriam ser resolvidas com aplicação do princípio da insignificância. Na prática, a gente sabe que a lei pode ser aplicada e chegar até o Supremo Tribunal Federal [STF]”, assevera. Em 2014, o STF absolveu um homem condenado de furtar uma galinha, mesmo tendo reembolsado o dono do animal pelo dano causado./BN

Prefeito João Bosco do PT desafia Justiça Eleitoral durante convenção do partido


IMG-20160805-WA0070

O prefeito da cidade de Teixeira de Freitas, João Bosco do PT, numa clara demostração de desafio a justiça eleitoral, realizou uma campanha antecipada, inclusive utilizando a máquina pública durante a convenção do partido, realizado por volta das 18 horas de quinta feira, na sede do comitê, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, no centro da cidade.

O gestor municipal, durante a realização do evento, utilizou guardas municipais e agentes de trânsito, e fechou a via pública nas proximidades do Banco Bradesco até a Praça dos Leões.

Devido o evento ter sido realizado em horário de grande movimentação, o transtorno no trânsito ficou evidente, sendo alvo de reclamações por parte de condutores que trafegavam pelo local.

Ainda segundo funcionários públicos, que não quiseram se identificar por medo de retaliações, alguns funcionários foram coagidos a participarem da convenção para fazer volume no evento.

Denúncias ainda dão conta, que em dois postos de combustíveis da cidade, foram autorizados a abastecer veículos de “simpatizantes” do prefeito.

Durante a convenção do PT, o Sr. Marcílio Goulart, apontado como braço direito do prefeito e ex chefe de gabinete, afastado para concorrer ao pleito eleitoral, teria realizado carreata no bairro Urbis, chegando em comitiva ao evento.

A atitude do prefeito João Bosco do PT, demonstra claramente despreocupação no cumprimento das leis eleitorais, desafiando assim a Justiça Eleitoral, em uma gestão cercada de escândalos de corrupção e desvio de dinheiro público./opovonews

Com a palavra, o Ministério Público…

27 anos sem o mestre da música e suas histórias - Raul Santos Seixas



Maria Eugênia Pereira dos Santos era uma garotinha bonita quando conheceu Raul Varella Seixas. Ela tinha sete anos, e ele nove. O namoro, que durante anos ficou somente na troca de olhares e bilhetinhos, culminou no casamento dos dois, às 17:30h do dia 16 de setembro de 1944, na Igreja do Bonfim, em Salvador, na Bahia. Nove meses após a união de Raul e Maria Eugênia, nascia o primeiro filho do casal, Raul Santos Seixas, em 28 de junho de 1945.

“Nasci baiano mesmo, na av. 7 de setembro, número 108, que é a avenida principal de Salvador. Hoje estão comendo bacalhau” …brincaria Raul, mais tarde, referindo-se ao Restaurante Português, que funciona hoje, na casa em que nasceu. A vasta biblioteca de seu pai era seu brinquedo favorito. E foi daí que veio o gosto pela palavra e a miopia precoce. Vivia trancado no quarto devorando o “Livro dos Porquês” do “Tesouro da Juventude”. Inventava histórias fantásticas que, transformadas em gibis, e com desenhos do próprio Raul, eram vendidos ao irmão caçula, Plininho (Plínio Santos Seixas, três anos mais novo). Melô era o personagem central de suas histórias, um cientista louco que viajava no tempo com figuras históricas, Deus e o Diabo.

“Eu estava muito preocupado com a filosofia sem o saber (isto é, eu não sabia que era filosofia aquilo que eu pensava). Tinha mania de pensar que eu era maluco e ninguém queria me dizer. Gostava de ficar sozinho. Pensando. Horas e horas. Meu mundo interior é, e sempre foi, muito rico e intenso. Por isso o mundo exterior naquela época não me interessava muito. Eu criava o meu.”No ano de 1954, Raul ganhou seu primeiro violão, presente dos pais, ao qual, a princípio, ele não deu muita importância. Porém, pouco a pouco, foi dedilhando e, sozinho, aprendeu a tocar algumas músicas, acabando por se apaixonar pela novidade.


A família Seixas mudou-se para uma casa que ficava próxima ao Consulado Americano. Ali Raul conheceu os garotos do consulado, que lhe emprestaram alguns discos de Elvis Presley, Little Richard, Fats Domino, Chuck Berry etc. Foi o primeiro contato com o Rock and Roll. “Eu ouvia os discos de Elvis Presley até estragar os sulcos. O rock era como uma chave que abriria minhas portas que viviam fechadas. Usava camisa vermelha, gola virada para cima. As mães não deixavam as filhinhas chegarem perto de mim porque eu era torto como o James Dean. Olhava de lado, com jeito de durão. Cada vez que eu cumprimentava uma pessoa dava três giros em torno do próprio corpo. Eu era o próprio rock. Eu era Elvis quando andava e penteava o topete. Eu era alvo de risos, gracinhas, claro. Eu tinha assumido uma maneira de vestir, falar e agir que ninguém conhecia. Claro que eu não tinha consciência da mudança social que o rock implicava. Eu achava que os jovens iam dominar o mundo.”

Aos poucos a escola foi ficando de lado. O bom era ficar na loja Can-tinho da Música, curtindo rock and roll ou marcando ponto no Elvis Rock Club, fã-clube de Elvis Presley, fundado por Raulzito e o amigo Waldir Serrão. Corria o ano de 1962 e a necessidade de fazer rock levou Raul a fundar, ao lado dos irmãos Délcio e Thildo Gama, o grupo Os Relâm-pagos do Rock. Chegaram a se apresentar na TV Itapoan, onde foram chamados de cantores de “música de cowboy”.

“Eu era um fracasso na escola. A escola não me dizia nada do que eu queria saber. Tudo o que eu sei, eu devo ao mundo, à rua, à vivência e, principalmente a mim mesmo. Repeti 5 vezes a 2. série do ginásio. Nunca aprendi nada na escola. Minto. Aprendi a odiá-la.” O ano de 1964 foi importante para Raul Seixas. Os Relâmpagos do Rock, com nova formação, passam a se chamar The Panthers. Foi também o ano da profissionalização definitiva e da des-coberta dos Beatles.


Ainda em 1964, The Panthers entra em estúdio para gravar aquela que viria a ser a primeira gravação oficial: duas músicas para serem lançadas em um compacto (“Nanny”/ “Coração Partido”) pela Astor, que acabaram ficando apenas no acetato, não sendo lançadas comercialmente. Somente em 1992, a música “Nanny” seria lançada, entre outras gravações raras, no álbum O Baú do Raul.

O grupo passou então a se chamar Raulzito e Os Panteras. Depois de comprar uma aparelhagem nova e melhor, passou a tocar em boates e em shows em que, muitas vezes, brilhavam astros da Jovem Guarda como Roberto Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani e, Rosemary, entre outros. Seus maiores rivais são os grupos de samba e bossa nova, aquartelados no Teatro Vila Velha de um lado e do outro o Cinema Roma, que era o templo do rock and roll, organizado por Waldir Serrão, O Big Ben.

Em nome do namoro com a americana Edith Wisner, Raul resolve parar tudo e retomar os estudos e, em pouco tempo, prestar o vestibular (para passar num dos pr-meiros lugares) para a faculdade de Direito. “Eu queria provar às pessoas, à minha família, como era fácil isso de estudar, passar em exames. Como não tinha a mínima importância.” Tão sem importância que, em 1967, decide ao mesmo tempo casar com Edith e retomar a carreira com Os Panteras.

Atendendo a um pedido de Jerry Adriani, Raul, Edith e Os Panteras partiram em viagem para o Rio, realizando um velho sonho. Conseguiram gravar, para a Odeon, o LP Raulzito e Os Panteras. Lançado em 1968, o disco foi ignorado tanto pela crítica quanto pelo público.

“Chegamos em fim de safra. Não entendíamos o que estava acontecendo. Agnaldo Timóteo de um lado, Gil e Os Mutantes de outro. Tocávamos coisas complicadas, minhas letras falavam de agnosticismo, essas coisas, e complicamos demais. Não tínhamos idéia do que era comercial em matéria de música em português.”


Com o fracasso do disco, ficam algum tempo como banda de apoio de Jerry Adriani, até a dissolução do grupo. “Só sobrou eu. Os outros não agüentaram a barra e caíram fora”. Desiludido e psicologicamente abalado, Raul voltou para Salvador.” Em 1970, conheceu Evandro Ribeiro, diretor da CBS, hoje Sony Music. “Talvez eu tivesse trilhado o caminho da paranóia se não tivesse tido a chance que tive. Conheci o diretor da gravadora CBS lá mesmo, na Bahia, e foi ele mesmo quem me deu oportunidade de estar em contato com a arte outra vez.” E lá se foi Raul, com Edith, de volta para o Rio; desta vez para trabalhar como produtor de discos na CBS. Durante um ano, Raul criaria músicas e discos de sucesso para Jerry Adriani, Trio Ternura, Renato e Seus Blue Caps, Tony e Frankie, Diana e Sérgio Sampaio. “Sérgio Sampaio foi o primeiro artista que eu realmente descobri. Acreditei muito nesse cara. Acreditei tanto que ele me incentivou a ser artista outra vez.” Em novembro daquele ano, nasceu Simone, a primeira filha.

O incentivo de Sérgio Sampaio levou Raul a produzir e lançar, em julho de 1971, aproveitando a viagem do presidente da CBS, o LP Sociedade da Grã-Ordem Kavernista – apresenta – Sessão das 10, com participações do próprio Raul, com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada, Edy Star. Isso lhe valeu a expulsão da CBS quando o presidente voltou. O disco então sumiu, “misteriosamente”, do mercado.

“Neste disco cada um cantava suas músicas em faixas separadas, num trabalho que resumia o caos da época. Valeu a pena, apesar de ter vendido muito pouco. Nós nos divertimos muito. 


Foi também a primeira vez que eu fiz algo para ser consumido e do qual me senti paranoicamente orgulhoso e feliz. Como os Beatles, que aprenderam no estúdio, eu aprendi tudo na CBS, os macetes todos. Aprendi a fazer música fácil, comercial, intuitiva e bonitinha, que leva direitinho o que a gente quer dizer.” Em setembro de 1972, no VII Festival Internacional da Canção, à frente de um público ávido por novidades, Raul, mais uma vez incentivado pelo amigo Sérgio Sampaio, resolveu se tornar “popular”. Inscreveu no festival as canções “Eu sou eu, Nicuri é o Diabo”, defendida por Lena Rios e Os Lobos, e “Let me Sing, Let me Sing”, mistura de rock com baião, interpretada pelo próprio Raul, travestido de Elvis. Ambas foram classificadas.

“Depois de sair da CBS, onde ganhava 4 mil cruzeiros por mês, decidi ser Raul Seixas. Então usei, este é o termo, aquele negócio de brilhantina, do rock, do casaco de couro, como trampolim, como uma maneira de ser conhecido. Por que eu só passei a existir depois daquela encenação, daquele teatro que eu fiz. Combinar rock com baião foi a fórmula certa para chamar a atenção. Mas foi só o começo.”
A classificação de “Let me Sing, Let me Sing” entre as finalistas, além da excelente repercussão que Raul Seixas provocou no público e na imprensa, garantiu a continuidade de sua carreira como cantor e compositor da Philips. A consagração ainda tardaria alguns meses; tempo durante os quais Raul atuaria ao velho estilo, como produtor (e, no caso, também como cantor, anônimo, sem crédito na capa) de um disco antológico de clássicos de rock and roll e da Jovem Guarda: Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (selo Polyfar, 1973).

Em 1975, esse disco seria reeditado com algumas alterações, como o nome de Raul na capa e um novo título, 20 Anos de Rock, aproveitando a notoriedade de Raul. Mas o “buuum” só viria mesmo com a explosão do compacto ”Ouro de Tolo”, (curiosidade: teve que ser prensado duas vezes em uma semana!). ”Ouro de Tolo” tinha uma letra autobiográfica e ao mesmo tempo uma bofetada na face da classe média do país (que trocava a verdadeira realização pelo acesso às bugigangas comuns de consumo), naqueles tempos de Milagre Brasileiro. Contratado pela Philips (gravadora onde brilhavam os medalhões da MPB como Caetano, Gil, Gal etc…), Raul Seixas partiu para o primeiro álbum solo, Krig-ha, Bandolo! O título refere-se ao grito de guerra de Tarzan, que quer dizer: “cuidado, aí vem o inimigo”. Lançado em 1973 é considerado pela crítica como um dos seus melhores trabalhos.



“O LP Krig-ha, Bandolo! foi feito todo de uma vez. A música Ouro de Tolo foi lançada antes, por causa de uma jogada comercial da Philips, que remexeu na ópera, que é o LP, e dela retirou a parte que achava mais interessante. Então, para mim, o valor e o gosto ficam por conta de todo o LP, porque ele é o todo de um trabalho, onde todas as músicas se interligam e de onde é quase impossível você só tirar e citar uma parte.”

Raul Seixas e Paulo Coelho lançam Sociedade Alternativa em agosto, e dedicam-se com afinco aos estudos esotéricos, mergulhando fundo na obra do mago inglês Aleister Crowley. Raul anunciava que era hora de mudar o mundo e distribuía nos shows um gibi/manifesto chamado “A Fundação de Krig-ha”, ilustrado por Adalgisa Rios (esposa de Paulo, na época). A Sociedade Alternativa, com sede alugada, papel timbrado e relatórios mensais, chegou a anunciar a aquisição de um terreno em Minas Gerais, para a construção da Cidade das Estrelas, uma comunidade onde a lei única era “Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei.” A idéia da Sociedade Alternativa não agradou a muitos e Raul foi preso e torturado pelo DOPS, tendo que deixar o país. Raul, Paulo, Edith e Adalgisa decidiram partir para os Estados Unidos, onde fizeram contato com algumas personalidades.

Enquanto isso aqui no Brasil, a música “Gita” tocava de norte a sul do país. E foi graças a esse sucesso que Raul e Cia. voltaram para o Brasil. Foi nessa época que o casamento de Raul com Edith foi chegando ao fim, e ela decidiu voltar para os Estados Unidos, levando consigo a filha do casal.
O sucesso de Gita deu a Raul Seixas o primeiro Disco de Ouro, com mais de 600 mil cópias vendidas. O mesmo não aconteceu com o disco seguinte: Novo Aeon (1975, Philips), que vendeu apenas 60 mil. “Foi a maior decepção, mas dei a volta por cima com Há 10 Mil Anos Atrás.”

Raul conheceu, então, outra americana, Glória Vaquer (“Spacey Glow”), irmã de seu guitarrista Gay Vaquer. Casou-se com Glória e, desta união, nasceu, no Rio de Janeiro, a segunda filha de Raul, Scarlet, em junho de 1976. Nesse ano lançou o álbum Há 10 Mil Anos Atrás, com Raul maquiado na capa como um “sábio ancião”. Chegou então ao fim a parceria com Paulo Coelho, embora conti-nuassem amigos (ou inimigos íntimos).


Decidiu sair da Philips para outra gravadora, a recém-fundada WEA. Marcou esse período o rosto sem barba nem bigode (suas “marcas registradas”) e a relação com um novo parceiro (e antigo vizinho dos tempos do Rio), Cláudio Roberto, professor de ginástica, poeta e cantor nas horas vagas. Juntos realizaram o LP O Dia em que a Terra Parou, em 1977. A crítica não gostou. Foi dito que não mantinha o mesmo “nível” dos trabalhos anteriores. Mas os fãs se deliciam com “Maluco Beleza”, “Sapato 36” e a faixa-título. Raul chegou a fazer alguns shows, mas sem muito sucesso, devido às críticas ao LP. Foi então que se separou de Glória, que, a exemplo de Edith, também voltou aos Estados Unidos com a filha Scarlet.

As mudanças em sua vida pessoal e profissional somadas a problemas de saúde, abalaram Raul. Para recuperar-se da pancreatite, agravada pelo consumo de bebidas alcoólicas, Raul Seixas resolveu passar alguns meses na fazenda dos pais em Dias D’Avilla, interior da Bahia. Voltou de lá mais gordo e com uma nova companheira, Tânia Menna Barreto. Com ela dividiu parceria em seu novo álbum, Mata Virgem (1978, WEA). O disco trazia de volta Paulo Coelho, mas a má divugação atrapalhou a vendagem do LP e a crítica também não ajudou.

Em 1979 faz seu último álbum para a WEA, Por Quem os Sinos Dobram, em parceria com o amigo Oscar Rasmussen. Raul saiu da gravadora levando sua secretária de imprensa, a carioca Ângela Costa, hoje mais conhecida como Kika Seixas. Raul assinou um novo contrato com uma velha conhecida sua, a CBS e, em 1980, lançou o álbum Abre-te, Sésamo. O disco vendeu razoavelmente, porém bem menos do que merecia. Raul e Kika decidiram morar em São Paulo e, com a ajuda de Jair Rodrigues, conseguiram alugar uma casa no bairro do Brooklin.

São Paulo o recebeu de braços abertos. Iniciou, então, uma série de shows pela capital e interior do estado paulista. Na Zona Sul da cidade de São Paulo, nasceu, em 1981, a terceira e última filha de Raul, Vivian. Chegou a fazer uma temporada no Teatro Pixinguinha com sucesso absoluto.
Ainda em 81, Raul rescindiu o contrato com a CBS por pedirem que dedicasse o próximo disco a Lady Diana – ela era ”o assunto do momento”. Nessa época, Sylvio Passos, com 18 anos, comunicou a Raul Seixas que havia fundado o Raul Rock Club. Ele ficou surpreso, e passou a participar ativamente do que denominaria de Raul Seixas Oficial Fã-Clube.


Sem gravadora, mas com um público enorme e fiel, apresentou-se para mais de 150 mil pessoas em 13 de fevereiro de 1982 no Festival Música na Praia, em Santos, São Paulo. Mas Raul andava insatisfeito e mergulhava cada vez mais na bebida, o que levou ao cancelamento de shows e crises de hepatite. Em maio de 82, apresentou-se tão alcoolizado em Caieiras, interior de São Paulo, que acabou sendo tomado por impostor de si mesmo, sendo preso e ameaçado pelo delegado da cidade.

Deprimido, sem um contrato com uma gravadora e ainda com problemas de saúde, Raul, juntamente com Kika, desenvolveu o projeto da ópera-rock Nuit e saiu batendo de porta em porta, visitando todas as gravadoras. Nada aconteceu. Chegou ao cúmulo de ouvir de um diretor artístico a seguinte frase: “Já estou vacinado contra Raul Seixas.” Magoado, Raul voltou para o Rio e ficou alguns meses num apartamento em Copacabana.

Até que João Lara Mesquita, jovem diretor do Estúdio Eldorado e fã incondicional de Raul, resolveu realizar um antigo projeto e convidou o ídolo para gravar. Raul, Kika e a filha Vivian então retornaram para São Paulo, e, em abril de 1983, o músico lançou o álbum Raul Seixas. O disco trazia também uma faixa gravada, ao vivo, durante um show realizado no Sociedade Esportiva Palmeiras, onde Raul Seixas contou, através das músicas, a história do rock and roll para mais de 10 mil pessoas.
Em 1983, lançou o livro As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor, dividido em três partes: a primeira, um diário escrito entre os sete e os quatorze anos, no qual nota-se um grande conhecimento de rock and roll; na segunda parte, uma série de contos feitos entre os doze e os vinte e um anos; e, finalmente, na terceira, uma história em quadrinhos, chamada A Lei dos Assassinos da Montanha que, segundo Raul, era um bom exemplo de humor negro.


Com o sucesso do disco, do livro e da turnê pelo Brasil, Raul e Kika realizaram uma viagem aos Estados Unidos para acompanhar de perto o que estava acontecendo musicalmente por lá. Voltaram com a bagagem cheia e inspiradíssimos. Raul então assinou novo contrato, dessa vez com a Som Livre e, em junho de 1984, lançou o álbum Metrô Linha 743. O penúltimo casamento de Raul foi-se rompendo. A sua saúde também não andava boa. Mais uma vez ele decidiu voltar para Salvador, como fizera em 1978, para se recuperar. Depois de curta permanência em Salvador, voltou para São Paulo com nova companheira, Lena Coutinho.

Em São Paulo, junto com Lena, procurou uma nova gravadora, mas as portas do mundo artístico pareciam estar fechadas novamente para Raul. Enquanto isso, milhares de fãs e amigos permaneceram na expectativa de novidades. Em São Paulo, no ano de 1985, o Raul Rock Club (o Fã-Clube Oficial) lança o álbum Let me Sing my Rock and Roll, o primeiro disco produzido e distribuído independentemente por um fã-clube brasileiro, disputado hoje a peso de ouro por fãs e colecionadores.

Durante o ano de 1986, Raul e Lena continuaram à procura de uma gravadora e, finalmente, com a ajuda de amigos assinaram contrato para dois álbuns com a Copacabana. Porém, os problemas com a saúde atrapalharam as sessões de gravação no estúdio e o LP, que todos esperavam para esse ano, acabou sendo lançado só no início de 1987. O disco trazia como título o grito de guerra de rock and roll: Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!

O disco tocou de norte a sul do país e mais uma vez, Raul Seixas era notícia, ocupando lugares de destaque na mídia e, o melhor, sua música estava na boca do povo. Contudo, continuava desaparecido dos palcos e da TV devido à sua saúde precária (em parte culpa do problema do abuso de bebidas alcoólicas).

A música “Cowboy Fora-da-Lei” estourou nas paradas de sucesso ganhando videoclipe no Fantástico e a sua inclusão na trilha sonora da novela das sete da Rede Globo. A música revelava uma “quase” paranóia de Raul, onde diz: “Mamãe, não quero ser prefeito/ pode ser que eu seja eleito/ e alguém pode querer me assassinar.”

A convite do discípulo e amigo Marcelo Nova, então vocalista e letrista do grupo baiano Camisa de Vênus, Raul Seixas participou da gravação do álbum que o grupo preparava para lançar, dividindo vocais e parceria com Marcelo Nova na música “Muita Estrela, Pouca Constelação”, referindo-se ao cenário pop brasileiro de maneira desdenhosa. No ano seguinte,1988, mostrou que ainda estava “vivo”, lançando, em setembro, o álbum A Pedra do Gênesis, que falava da controvertida Sociedade Alternativa.

A música “Não Quero Mais Andar na Contramão”, provou que Raul não estava mais a fim de maluquices e que seu papo agora era paz e sossego, no aconchego do lar… sossego que virou tédio. Marcelo Nova, para tirá-lo desse tédio, convidou-o para viajar para Salvador, onde iria se apresentar. Raul, que estava afastado dos palcos há três anos (sua última apresentação, ao vivo, foi em dezembro de 1985, em São Caetano do Sul, São Paulo), aceitou o convite. Na capital baiana,iniciaram juntos uma série de 50 shows, que visitou os quatro cantos do Brasil. Uma aventura que acabou resultando no disco A Panela do Diabo, lançado dois dias antes do falecimento de Raul.

Segunda-feira, 21 de agosto de 1989, nove horas da manhã. Dalva Borges da Silva, a empregada de Raul, chegou ao apartamento número 1003, do Edifício Aliança, Zona Central de São Paulo, e encontrou Raul Seixas morto em sua cama. Dalva imediatamente entrou em contato com o médico e a família de Raul. A notícia se espalhou e logo as emissoras de rádio e TV divulgaram o fato. Fãs, jornalistas e amigos dirigiram-se ao prédio onde Raul residia. Raulzito havia falecido duas horas antes da chegada de Dalva ao prédio, de parada cardíaca, causada pela pancreatite de que sofria há dez anos.

O corpo foi levado para o Palácio das Convenções do Anhembi, Zona Norte de São Paulo, onde foi velado durante toda a noite e madrugada a dentro. Às oito horas da manhã do dia seguinte o corpo seguiu num jatinho para Salvador, onde foi sepultado às 17 horas no Cemitério Jardim da Saudade.
Passados tantos anos de sua grande viagem, Raul Seixas continua mais vivo do que nunca. Desde seu falecimento em 21 de agosto de 1989, o número de pessoas interessadas em sua vida e obra vem aumentando consideravelmente. Pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais se organizam nos inúmeros fãs-clubes criados para homenageá-lo. Casas culturais, praças, ruas, parques e viadutos recebem seu nome.


Revistas, pôsteres e cerca de 20 livros enfocando sua vida e obra continuam no mercado. Todos os títulos de sua imensa discografia já foram reeditados em CD, e novos títulos são lançados constantemente. Programas de rádio e TV, romarias ao Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, passeatas, carreatas e inúmeros eventos acontecem anualmente em todo o Brasil nas datas de nascimento e morte, 28 de junho e 21 de agosto, respectivamente. É por esses e por inúmeros outros motivos que decididamente Raul Seixas está e continuará vivo.

O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN realizará convenção municipal nesta sexta-feira em Jucuruçu



Convenção Partidária 2016

O Diretório do PSD, PSB, PSL e PTN tem a honra de convidar seus filiados, correligionários, eleitores e toda comunidade Jucuruçuense, para a Convenção Partidária 2016, onde serão homologadas as candidaturas a Prefeito, Vice - prefeito  e Vereadores.

A Convenção  terá a presença do Secretário de Relações Institucionais (SERIN) Josias Gomes e demais lideranças políticas. Nesta sexta feira: 05/08/2016 - Solenidade: A partir das 14h - Local: Espaço Show Som (Rodovia BA, 284 — Jucuruçu/BA)

A pré-candidata Uberlândia considera o momento um passo a frente na busca de repensar para Jucuruçu.  “Todos que estão comprometidos com o bem estar do nosso município devem estar presentes conosco nesse momento. Estamos confiantes, pois antes de tudo temos Deus ao nosso lado".

Homem é preso acusado de estuprar a mãe de 78 anos


Homem não teve a identidade revelada (Crédito: Polícia Militar do Piauí)

A Polícia Militar do Piauí prendeu, em flagrante, um lavrador de 38 anos, que não teve a idêntica revelada, acusado de estuprar a própria mãe, uma idosa de 78 anos, no município de Monte Alegre do Piauí (786 km de Teresina), na região Sul do estado. O homem foi transferido nesta terça-feira (02), para Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez, em Bom Jesus.

O homem foi preso na noite de domingo (31), após os policiais receberam a denúncia por parte dos vizinhos, de que uma mulher estava sofrendo maus tratos do filho, sendo agredida fisicamente. Os policiais de Corrente foram acionados e atenderam a ocorrência.

Ao chegar no local, a força policial comprovou que a mulher estava bastante debilitada. A vítima foi levada para a hospital do município, na unidade hospitalar foi constatado os abusos sexuais, já que a mulher apresentava lesões na região genital, além de marcas de espancamento por todo corpo. A mulher continua internada e sem previsão de alta.

O filho da idosa, principal suspeito de cometer os crimes, foi preso e chorou ao ser conduzido até a delegacia. Ele confessou os abusos e não possui passagem pela polícia. O caso segue sendo investigado e homem ficará à disposição da Justiça. O Instituto de Criminalística da Secretaria Estadual de Segurança Pública será acionado para realizar exame comprovando o crim,e de conjunção carnal e violência doméstica.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Por unanimidade, câmara afasta prefeito por mais 90 dias



O prefeito de Itapebi, Francisco Brito (PSC), deve ficar mais tempo fora do cargo do que imaginava inicialmente. O gestor - que já tinha sido afastado da função por 180 dias, em abril, por uma decisão judicial, sofreu uma derrota na Câmara Municipal.

Na sessão de terça-feira (03), por unanimidade, os vereadores aceitaram denúncias de malversação de verbas da Educação, apuradas por uma comissão processante e decidiram manter Brito longe do cargo por mais 90 dias. 

Em 27 de abril,o juiz substituto de Itapebi, Roberto Freitas, em uma decisão liminar, afastou o prefeito do cargo. De acordo com denúncias do Ministério Público, ele vinha tentando atrapalhar as investigações, em outra ação de improbidade administrativa.

Francisco Brito chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça da Bahia, que manteve a decisão de primeira instância. O prefeito também pode recorrer da decisão da câmara. Com o afastamento, o vice Adelgundes Ferreira (PRB) vem ocupando o cargo desde 28 de abril./Radar64

Temer autoriza aumento na energia elétrica para compensar prejuízos de distribuidoras Foto:



O presidente interino Michel Temer autorizou que as distribuidoras de energia elétrica repassem para o consumidor os prejuízos que tiveram. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, os valores se referem ao impacto do leilão no setor, realizado em 2014 pela presidente afastada Dilma Rousseff por causa do risco de apagão. 

Como a crise econômica se agravou, não houve demanda energética e as distribuidoras que adquiriram a cota não tiveram para quem vender. 

A autorização do aumento foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União. O decreto define que as empresas deverão apresentar embasamento para a venda de energia e que o lastro terá garantia proporcionada por “empreendimentos de geração própria ou de terceiros”.

Polícia procura suspeito de estuprar menina de 12 anos; Ele gravou ato, diz polícia


Foto:

A polícia de Itabela procura um homem de 60 anos suspeito de ter estuprado uma jovem de 12 anos na noite de quarta-feira (03). O acusado chegou a gravar um vídeo do suposto abuso, mas a polícia não informou o teor das imagens.

Conforme a informação, a mãe da menina passou a questioná-la sobre o motivo de ela ter chegado tarde em casa. “Então, ela acabou dizendo que havia se encontrado com o homem”, disse um policial.

Após a denúncia, a Polícia Militar foi até a casa do acusado, no bairro Irmã Dulce, mas não o encontrou. No entanto, os policiais apreenderam o celular onde estariam armazenadas as imagens.

"Ato sexual com um menor de 14 anos é configurado estupro, mesmo com o consentimento da vítima", esclareceu um policial. Segundo a Polícia Civil, a menina vai passar por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica em Eunápolis.

Ciro Leite retira candidatura e declara apoio à prefeita Cláudia Oliveira


Foto:


Uma notícia importante acaba de chegar  na manhã desta quarta-feira, 03/08. O até então candidato a prefeito Ciro Leite (Solidariedade) acaba de anunciar oficialmente a retirada da sua candidatura e o seu apoio à reeleição da prefeita Cláudia Oliveira.

Segundo o empresário,  após longas discussões, seus companheiros de partido optaram em se coligar com PR, do ex-vereador Aliomar Bittencourt,  e com o  PSL,  de Robson Roberto: “Havia um desejo muito grande, meu e do meu grupo, de seguirmos em frente, criarmos uma nova via na política local. 

Porém, diante do atual sistema eleitoral no Brasil, acabamos por encontrar dificuldades para seguir com nossa candidatura, já que o  atual sistema favorece aos gestores. E, assim,  como a prefeita Cláudia vem fazendo um grande trabalho, nosso grupo achou por bem lhe emprestar novamente o seu apoio.  Tomamos a decisão pensando no que era melhor para Porto Seguro. 

O que não poderíamos deixar jamais acontecer em nossa cidade seria entregá-la nas mãos de certos grupos políticos, o que seria um grande retrocesso para todos. A verdade é que, mesmo com a crise toda,  nunca se viu tantas obras em nossa cidade, obras boas, importantes e bem feitas e, o principal, a maioria delas feitas com recursos próprios. 

Enquanto muitos dos que passaram só pensaram em sair ricos da prefeitura, hoje não existem denúncias de corrupção e a prefeita trabalha sem parar. Só quem ganha com isso é a população. Por isso decidi retirar minha candidatura”, resumiu Ciro, prometendo conceder entrevista maios detalhada sobre suas motivações./topatudonews

Prefeito de Medeiros Neto (BA) é multado por irregularidades em licitação



Na sessão desta quarta-feira (20/07), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente dois processos formulados contra o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costas. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, aplicou multas no total de R$3.500,00.

O primeiro processo tratou de irregularidades praticadas no processo licitatório e termo aditivo realizado para contratação de serviços de transporte escolar para alunos da rede pública de ensino fundamental no exercício de 2014, por R$1.547.989,30, com a empresa Antônio José dos Santos Filho-Transportes.

A relatoria comprovou uma série de ilegalidades, como ausência de dotação orçamentária suficiente para efetivação do aditamento realizado ao contrato, não apresentação de certidões negativas do FGTS, ausência de indicação de servidor municipal responsável pela fiscalização do contrato, realização de empenhos a posteriori e não apresentação de planilhas de medições e dos alunos beneficiados.

O segundo processo apontou irregularidades na contratação da empresa Catavento Produções e Eventos para realização dos festejos juninos de 2014, ao custo de R$178.500,00. Analisado o processo, o relator constatou a existência de falhas formais como a ausência de indicação de responsável pela fiscalização do contrato e de publicação resumida do edital no diário oficial.

Convenção Municipal: Dalvadísio Lima é o primeiro candidato a prefeito confirmado em Itamaraju


_DSC1228

Em convenção municipal realizada na noite dessa quarta-feira, dia 03, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) confirmaram a candidatura de Dalvadísio Lima a prefeito de Itamaraju nas eleições municipais deste ano. O ato, comandado pelos presidentes Ranieri Botelho (PT) e Luciano Porto (PC do B), contou com a participação do deputado federal Valmir Assunção, do deputado estadual Bira Coroa, dos dirigentes nacional e estadual do MST, Evanildo Costa e Paulo César; do coordenador regional da CUT, João Climário; do Presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo; do presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Henrique Peixoto; do coordenador interino da APLB/Sindicato dos Profissionais da Educação, Cláudio Souza, dentre outras personalidades da sociedade civil organizada.

_DSC0982

Dalvadísio é o primeiro candidato a prefeito confirmado em convenção municipal para disputa eleitoral deste ano em Itamaraju. A atividade definiu ainda, de forma soberana e irrevogável, os nomes de 30 pré-candidatos aos cargos de vereador. Restou apenas definir o nome do candidato a vice-prefeito. Como a convenção é a assembleia partidária soberana e cabe a ela todas as definições, os filiados presentes delegaram à executiva municipal do Partido dos Trabalhadores o direito de escolher o candidato a vice-prefeito que comporá a chapa encabeçada por Dalvadísio. O nome pode vir de qualquer partido que seja da base aliada do Governo da Bahia. O prazo para que essa definição seja tomada encerra-se no dia 05 de agosto, último dia possível para realização de convenções.

_DSC0978

Para o deputado federal Valmir Assunção a antecipação do Partido dos Trabalhadores em promover a convenção, desmancha os boatos de que o partido não teria candidatura majoritária nas eleições deste ano. “Dalvadísio é o nome mais preparado para governar Itamaraju. Está pronto para reconstruir essa cidade. Ele mora aqui há 35 anos, já dirigiu diversas entidades e, por onde passou, deixou um legado. Não há possibilidade de a gente desistir dessa disputa, e isso foi confirmado aqui a hoje. Precisamos oferecer a Itamaraju o melhor nome que temos no cenário político para governar essa cidade”, afirmou.

_DSC1209

Dalvadísio Lima fez um pronunciamento bastante emocionado, falando do amor que tem por Itamaraju e de como sempre batalhou pelo desenvolvimento do município, tendo sido esse sentimento que o levou a entrar no debate político e aceitar o desafio de ser candidato a prefeito de Itamaraju. “Nossa cidade precisa de um prefeito que a ame, que cuide dela com o carinho de um pai. Que trate com respeito e humanidade os munícipes, em todos os setores do serviço público, principalmente na saúde e educação. Que esteja atento às necessidades de geração de emprego e renda, do fortalecimento de nossa agricultura e pecuária, e que dê uma atenção especial aos bairros mais esquecidos e ao interior do município. Eu me proponho a isso”, comentou emocionado.


Quem é Dalvadísio

No atual cenário político de Itamaraju, Dalvadísio Lima apresenta-se como o pré-candidato a prefeito com participação social mais ativa no município. Sua longa e acintosa história de militância política junto à sociedade civil organizada, há mais de três décadas, credencia seu nome para a disputa eleitoral de 2016. Lima, que residente em Itamaraju há mais de 35 anos, já atuou com afinco em quase todas as entidades civis e representativas da cidade, contribuindo significativamente com relevante papel social de tais instituições.

Sua história

13873182_1045342012220268_707704233946592959_n

Nascido em Caraíbas-Ba (próximo a Vitória da Conquista), Dalvadísio é filho do servidor público Gercino Ferreira Lima e da dona de casa Maria Oliveira Lima. Formado em contabilidade, na cidade mineira de Nanuque, ele foi professor de matemática e bancário. Posteriormente fundou uma empresa de fabricação de pré-moldados, a Construtora Lima, que hoje é uma loja varejista de material de construção administrada pelos seus filhos.

Dalvadísio deixou Nanuque para estabelece morada em Itamaraju em 1981, quando foi convidado pelo prefeito da época, Almir Nobre de Almeida, para montar uma filial da sua empresa na cidade. Nessa ocaisão, Dalvadísio produziu manilhas para rede de esgoto e bloquetes concretos sextavados para pavimentação de ruas. As ruas calçadas pela empresa dele permanecem até hoje em prefeito estado de conservação, prova autentica da qualidade do serviço realizado.

A CDL

Em 1989, a sua empresa migrou de ramo, passando a atuar no mercado varejista. Ocasião em que Dalvadísio passou participar da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itamaraju, tendo, posteriormente, assumido a presidência da instituição. Foi ele quem promoveu a primeira informatização de uma sede da CDL no interior da Bahia, além de ter promovido as maiores e mais importantes campanhas promocionais de aquecimento de vendas, da época.

Tênis Club

Dalvadísio também foi fundador e diretor do extinto Tênis Clube. Com alguns importantes amigos, ele pode resgatar e reestruturar um patrimônio abandonado, no bairro, tornando-o um importante espaço de lazer e cultura. Com a extinção do clube, o referido espaço foi cedido, em comodato, ao Centro de Convivência do Idoso.

Clube Arvo

No Clube Arvo Dalvadísio fez um trabalho de recuperação da associação recreativa, ampliando o número de associados e criando novas áreas de lazer, inaugurando uma moderna iluminação no seu principal campo de futebol, reformando a quadra esportiva, o campo de bocha e a piscina. Na gestão de Dalvadísio, o Arvo foi equipado com um moderno e arrojado salão de jogos utilizado por todas as idades. A sua gestão é reconhecida pelos sócios como uma das melhores da história do club até os dias de hoje.

Liga de Futebol

O pré-candidato também possui em sua trajetória de vida pública uma rápida e importante passagem pela Liga de Futebol de Itamaraju. Dalvadisio, que é amante do esporte, foi vice-presidente da instituição, na ocasião em que a seleção de Itamaraju teve uma das melhores equipes, conseguindo sagrar-se vice-campeã do campeonato Intermunicipal.

Conselhos municipais

Dalvadisio Lima ainda foi Membro convidado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Membro da Comissão Tripartite de Geração de Emprego e Renda do Município de Itamaraju. Sua passagem por esses conselhos fiscalizadores e propositivos foram marcadas por amplas discussões e importantes proposições de políticas públicas para o município.

Prefeito por uma semana

Nas eleições municiais de 2000, Dalvadísio foi candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Frei Dilson, tendo perdido a eleição para Tacizzo Carletto. Três anos depois, por decisão da justiça, Lima foi empossado prefeito de Itamaraju e ficou no cargo por 06 dias úteis, em setembro de 2004. Apesar de poucos dias a frente do Município, Dalvadísio mudou a cara da administração, montando um quadro de secretários composto por pessoas com altíssima capacidade técnica e com conduta ética imaculada. Nesse curto período, ela ainda reuniu com os servidores públicos, de todos os setores da administração, a fim de ouvir suas demandadas e propostas para a gestão pública municipal.

Rádio Extremo Sul

Ainda em 2004, Dalvadisio Lima assumiu a direção-geral da Rádio Extremo Sul AM, a primeira emissora da cidade, fundada pelo ex-prefeito, Dr. Almir Nobre de Almeida. A emissora já havia passado por alguns proprietários e se encontrava sucateada, com sua estrutura sem qualquer conservação, mas, com sua capacidade de excelente administrador, ele provocou a maior revolução administrativa da história do rádio regional. A emissora, que carecia de equipamentos modernos, reparos em sua torre de transmissão, melhor qualidade de som e nova plástica na programação, ganhou muito mais que o esperado.

Dalvadisio reforçou a equipe da emissora contratando grandes nomes do rádio regional -sem parar de fabricar outros comunicadores- reestruturou toda a grade de programação e equipamentos, adquiriu novo transmissor, aumentou a potência da emissora de 1 mil watts para 5 mil e deu-lhe uma sede própria. A rádio, que desde sua fundação funcionou em um prédio alugado na Praça Castelo Branco 294, na conhecida rua dos trailers, passou a funcionar na rua José de Anchieta 126, com avanços tecnológicos de primeiríssima geração.

Títulos

Em 2001, reconhecendo os relevantes serviços sociais que Dalvadísio prestou a comunidade itamarajuense ao longo de sua história, ele foi condecorado com o titulo de cidadão honorífico de Itamaraju, pela Câmara Municipal. O mesmo título foi lhe concedido, um ano depois, pela Câmara Municipal Jucuruçu.

Mais recentemente, Dalvadísio também recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal, em nome da Rádio Extremo Sul AM, em reconhecimento pelo admirável trabalho de utilidade pública que a emissora presta, gratuitamente, a comunidade, enviando recados para moradores da zona rural, onde não há internet e telefonia, bem como noticiando notas de falecimento e comunicados de igrejas, associações de bairros e entidades civis e filantrópicas da cidade, sem contar o apoio incondicional que a emissora presta aos sindicatos que defendem a classe trabalhadora./RADAR830

Licitação de ônibus de Porto Seguro é alvo de fraude por organização criminosa


Porto seguro

A licitação de ônibus de Porto Seguro, que foi realizada em agosto de 2011, pode ter sido fraudada por uma organização criminosa com atuação em sete estados.

Conforme informações do G1, trocas de e-mail entre empresários, advogados e funcionários de prefeituras indicam que o esquema de fraude teve objetivo de favorecer, principalmente, empresas de duas famílias – Constantino e Gulin.

Em alguns casos, os editais – que deveriam ter sido feitos pelas prefeituras – são redigidos pelos próprios empresários e advogados meses antes do anúncio oficial da licitação. As informações põem sob suspeita licitações em Brasília e em cidades de Santa Catarina, Paraná, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.

De acordo com investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná, há documentos suficientes para indicar a existência de uma “organização criminosa muito bem estruturada” que fraudava licitações em diversas cidades do país./Bocãonews

Com a prisão de "K2" Polícia Civil elucida homicídio no Bairro Liberdade: Autor contou detalhes



Teixeira de Freitas: O delegado titular da 8ª COORPIN, Manoel Andreetta, que vinha investigando o homicídio ocorrido no Bairro Liberdade II, onde uma jovem foi morta a facadas, conseguiu elucidar o caso e teve a confissão do autor do crime. Trata-se de Ernando Barbosa Lima, vulgo “K2”, 28 anos de idade, natural de 02 de Abril/MG, que foi preso por militares da 89ª CIPM em Ibiranhém. Ernando cumpria pena no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, em junho passou a cumprir pena no regime semiaberto.

No dia 03 de junho, o mesmo esfaqueou e matou Poliana Reis Souza, 24 anos de idade. Questionado sobre o crime, “K2” disse ao delegado Manoel Andreetta que ainda quando estava preso, ficou sabendo que seu primo, de nome Enilton e que era marido de Poliana havia desaparecido. Então, ao começar a sair do presídio para trabalhar, Ernando passou a questionar Poliana sobre o primo. O mesmo disse ainda que chegou a pedir para a Poliana informar onde estava o corpo do primo, para enterrá-lo forma digna.

Em entrevista à nossa reportagem, o delegado titular disse que “K2” contou, que no dia 03 de junho, ele estava na Rua Camboja, quando encontrou a Poliana, e mais uma vez perguntou sobre Enilton, e dessa vez a mesma começou a zombar e a dar risada. Então, o mesmo foi em casa, vestiu uma camisa e pegou uma faca e colocou na cintura. Ele voltou para a referida rua e cercou Poliana, e voltou a perguntar de Enilton, então, a mesma o ofendeu e falou que se o mesmo quisesse poderia matá-la.

Então, “K2” sacou a faca e desferiu dois golpes contra a Poliana. Após as facadas, o acusado saiu andando e disse que chegou a ouvir a mesma pedindo socorro e andando pela rua. K2 disse que ficou sabendo da morte de Poliana, já em Ibiranhém, local onde ele foi preso. Após o crime, em junho, polícias do PETO foram até o local, onde apreenderam a faca usada no crime, e auxiliaram no socorro da vítima, que não resistiu e morreu no HMTF.

Segundo o delegado Manoel Andreetta, Ernando [K2] foi encaminhado ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde dará cumprimento à pena anterior e responderá a uma medida administrativa, já que fugiu do semiaberto. Além de ser indiciado pelo homicídio de Poliana./Liberdadenews

Prefeito de Ibirapuã é punido pelo TCM por gasto irregular com diárias



Na sessão desta quarta-feira (03/08), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Ibirapuã, Rildo Ferreira de Andrade, que apontou o recebimento irregular de diárias no exercício de 2013.

O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para análise da suposta prática de ato de improbidade administrativa, determinou o ressarcimento da quantia de R$7.500,00 aos cofres municipais, com recursos pessoais, pela ausência de documentação comprobatória da realização das viagens nos meses de janeiro e fevereiro, e aplicou multa de R$2 mil.

A relatoria concluiu que, mesmo em relação as despesas que comprovaram os motivos formais para a concessão das diárias, à luz dos princípios da razoabilidade e economicidade, causa estranheza a dimensão dos gastos efetuados pelo gestor dentro do mesmo exercício, com indícios de emprego da verba indenizatória para fins de complementação remuneratória, dada a frequência dos 26 pagamentos realizados só em 2013. Vale ressaltar que apenas no mês de novembro foram pagos valores correspondentes a 65% do subsídio mensal auferido pelo prefeito, no montante de R$9.750,00.Cabe recurso da decisão.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.