Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de junho de 2022

Entregador morre em acidente entre duas motos no distrito de Arraial d’Ajuda


Porto Seguro: Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente entre duas motocicletas, na noite de sexta-feira (17), no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. Segundo a polícia, os dois veículos colidiram de frente em um trecho urbano da BA-986, na entrada do bairro Toco Branco, por volta das 22h30. 

Condutor de uma das motos, Bismarques Silva Conceição, 21 anos, que trabalhava como entregador em um restaurante, chegou a ser socorrido pelo Samu, mas morreu pouco tempo depois na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento. 

No outro veículo, estavam o condutor e uma mulher de nacionalidade norueguesa, que ainda não tiveram nomes e idades confirmados. Eles também ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Luís Eduardo Magalhães. 

Os veículos foram recolhidos pela polícia e vão passar por perícia. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas./Radar64

Após denúncia, autor de roubos morre em confronto com a CIPE/Mata Atlântica, em Barcelona


Uma guarnição da CIPE/Mata Atlântica (antiga Caema), realizava rondas pelo distrito de Santo Antônio de Barcelona (distrito de Caravelas), quando por volta de meio-dia desta sexta-feira, 17 de junho, tomou conhecimento por meio de denúncias anônimas que um indivíduo suspeito de roubos de veículos no estado do Espírito Santo, encontrava-se na localidade. 

De posse da informação, os militares se deslocaram ao endereço denunciado, onde foi avistado o suspeito do lado oposto da rua. Ao perceber a presença policial, ele sacou uma arma de fogo atirando contra a guarnição e correndo em direção à residência. 

De pronto, a guarnição revidou, em seguida encontraram o indivíduo identificado como Arlan Pereira Silva de 34 anos alvejado. Ele foi desarmado e socorrido para o Hospital Municipal de Medeiros Neto, onde a Médica plantonista atestou o óbito. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. O Setor Correcional da Polícia Militar vai instaurar um Inquérito Policial Militar (IPM), para apurar as circunstâncias da intervenção policial. 

Com Arlan a polícia apreendeu um revólver Tauros cal. 38 e quatro cartuchos cal .38 deflagrados 02 picotados./Bahiaextremosul

Embasa deixa os consumidores de Jucuruçu e dos Bairros Califórnia - Bairro Arizona - Bairro Jaqueira, dois dias sem água

 


É complicado lidar com uma empresa que está mais que confirmada que trata seus clientes do jeito que ela bem quer. O nome dessa empresa é denominada de Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa uma empresa que vem massacrando os consumidores de Jucuruçu, desde de sua existência nessa cidade. 

É fato, todo acontecimento aqui em JUCURUÇU, a embasa deixa seus clientes sem água, isso é lamentável, dessa vez não está sendo diferente, pois estamos sem água potável desde quinta, feira dia 16/06, ou seja, em pleno evento junino o pessoal recebendo visitas em suas casas e ter que passar por esse transtorno de muitas vezes não poder nem se quer usar o banheiro por não ter água nem para lavar as mãos.

E olha que todas as contas estão em dia, porque a dona embasa não dá moleza para seus clientes, a conta chegou o cliente tem que se virar senão o alicate entra em ação e não tem choro, o cliente tem obrigação de está em dia com ela, mas ela não tem nenhuma responsabilidade com os seus consumidores, pois ela deixa seus clientes sem água quando ele mais precisa. 

Ela não perdoa atraso em seus pagamentos, ela vende água tratada e entrega muitas vezes lama ou um liquido viscoso tipo uma gordura amarelada que fede pra caramba aos seus clientes e os palhaços pagam normalmente sem questionar nada.

E por aí vai. É lamentável como todo esse desmando vem acontecendo há tempos e não vemos o executivo nem legislativo tomarem uma providência de colocar essa empresa irresponsável na parede para que ela venha ter mais respeito com o nosso povo e claro com seus clientes. 

HÁ quanto tempo que a gente vem sofrendo com essa empresa, ela que nada mais é, a campeã de reclamações em toda Bahia e isso é fato. Então está mais que na hora dos nossos governantes tomarem uma atitude e fazer valer os nossos direitos e não deixar essa embasa fazer o que ela bem quer com o nosso povo. 

O jucurunet já deu a receita certa para resolver esses problemas várias vezes, mas infelizmente o nosso povo e até mesmo o poder público são covardes e não aderem a nossa super ideia - o plano é simples é simplesmente pararmos de pagar as contas de água e ela no caso a embasa ser obrigada a entregar o seu produto para os clientes, e se por ventura ela deixar de fornecer aí, ela terá de ser punida nos rigores da lei ou, será que a lei só prevalece para os clientes lesados. Temos de dá um basta nessa embasa que pega água praticamente de graça no rio e vende como se fosse ouro de 24 quilates. 

Acorda embasa - acorda povo - acorda prefeito - e faz alguma coisa - Câmara de Vereadores sem atitude afinal de contas o nosso dinheiro é sangue. 

Cadê os investimentos que disseram que seriam feitos em JUCURUÇU, promessa feita há mais de um ano e nada foi realizado, pra vocês terem ideia, existe uma infiltração no recipiente onde recebe a água tratada, há muito tempo correndo sérios riscos daquilo ali desabar há qualquer instante e se isso acontecer acaba levando junto umas 30 casas e a embasa não está nem ai. 

Vamos parar por aqui, pois se formos citar os problemas dessa empresa passaremos noites e dias, e está comprovado que não temos governantes que nos defendam em nada, pois moramos em uma terra sem lei. "Como diz o saudosismo Legião Urbana, QUE PAIS É ESSE".

Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros no Bairro Furlan em Itamaraju


Itamaraju: O homicídio aconteceu na noite desta sexta, 17 de junho, na Rua São Paulo, no Bairro Furlan, na cidade de Itamaraju-BA. De acordo com as informações, a vítima, Alexandre Henrique dos Santos Nogueira, de 17 anos, estava em via pública quando os criminosos chegaram a bordo de uma motocicleta, de cor preta, de placa não identificada, desceram e atiraram na vítima. 

Pelo menos 04 tiros acertaram a vítima, sendo os tiros no abdômen, no tórax, costas e braço direito. A vítima veio a óbito no local. O SAMU esteve no local, e constatou o óbito. Policiais Militares da 43ª CIPM de Itamaraju também estiveram no local e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT). 

A Polícia Civil autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia e, posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações do crime estarão a cargo da Polícia Civil de Itamaraju./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Ministro do STF determina alíquota fixa do ICMS dos combustíveis em todo país

Ministro também quer que Petrobras detalhe política de preços

Em decisão monocrática, o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou alíquota fixa do ICMS dos combustíveis em todo país. A decisão suspende a eficácia do convênio assinado pelo Conselho Nacional de Polícia Fazendária (Confaz) em março deste ano, em que os secretário estaduais de Fazenda estabeleceram alíquota por litro do diesel em R$1,006, mais alta que a praticada na maioria dos Estados. 

O ministro do STF determinou que o Confaz edite uma nova regra sobre o tema. Até lá, o cálculo do ICMS sobre os combustíveis deve levar em conta a média de preços praticados nos últimos 60 meses. Na prática, a alíquota deve ficar menor já que terá como referência um período em que o preço do combustível era mais baixo. 

Informações sobre preços 

O ministro também determinou que a Petrobras explique, em um prazo de cinco dias, quais são os critérios adotados para reajustar os preços dos combustíveis. Bem como, informar sobre a política de preços da empresa, que ajuda os valores de acordo com a cotação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional./BNews

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Família Alves em "LUTO" profundo Morre no Coqueiro a querida Mauri Alves de Freitas com seus 75 anos

 

Veio a óbito nesta sexta-feira, 17 de junho, por volta das 3:h 30, da manhã a senhora Mauri Alves de Freitas 75 anos de idade uma antiga e muito querida por todos do Coqueiro distrito de Jucuruçu, sua causa morte EDEMA AGUDO DE PULMÃO INSUFICIÊNCIA RENAL  (Edema pulmonar),  a morte de dona Mauri deixou muita gente triste por se tratar de uma senhora muito querida. 

o jucuru net externa os mais profundos sentimento aos familiares e amigos da senhora 'Mauri Alves de Freitas' “Sua mãe continua vivendo através de você e deixou lindas lembranças, muito amor e ensinamentos, e nisso espero que consiga encontrar consolo. Muita força para você e que sua mãe descanse em paz!” 

Apenas Deus tem o poder de consolar uma alma tão ferida, então a Ele pedirei para que alivie seu sofrimento, para que ampare suas lágrimas e conforte seu coração. Peço a Deus que receba a sua mãe e que ela descanse em paz. 

Sua mãe foi uma pessoa iluminada e deixou muito amor para trás, assim como lindas lembranças que viverão eternamente nos corações de quem a ama. Perder uma mãe é perder uma parte de nós. Nem imagino tudo que você está sentindo, tudo que está passando. 

Sua mãe nunca irá desaparecer enquanto você continuar escrevendo sua história. A senhora Mauri Alves de Freitas foi Sepultada nesta sexta, feira ás 17:h 00 no cemitério do Coqueiro.  

Dona Mauri Alves de Freitas deixa o viúvo José Alves de Souza, 8 filhos, sendo 6 homens e 2 mulheres e 12 netos.

Petrobras anuncia aumento de preços da gasolina e do diesel

 

A Petrobras anuncia nesta sexta-feira, 17, o aumento do preço médio da venda da gasolina e do diesel para as distribuidoras. Os reajustes serão aplicados a partir de amanhã, 18, e vão impactar diretamente o bolso dos motoristas brasileiros. 

O valor da gasolina passará de R$ 3,86 para R$ 4,06 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,81, em média, para R$ 2,96 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,15 por litro. 

Para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,91 para R$ 5,61 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,42, em média, para R$ 5,05 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,63 por litro./Terra

Motociclista morre atropelado por carreta após colidir com animal e cair na pista

Motociclista Diones

Um acidente ocorrido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 17 de junho, na BR 101, próximo à cidade de Itabela, deixou um homem morto e seu pai ferido. 

O motociclista seguia pela BR 101 com seu pai na garupa quando colidiu com um cavalo solto na pista. Uma carreta que vinha logo atrás não teve como desviar e passou por cima do jovem, arrastando-a por alguns metros. O cavalo também morreu. 

Motociclista morre atropelado por carreta após colidir em animal na pista e cair na pista 

Segundo informações, o pai do motociclista teve um ferimento no braço e não conseguia tirar o filho, que ainda estava vivo, do meio da pista. “Ao ver a carreta se aproximar do local, o pai foi para o meio do asfalto e sinalizou para o motorista parar, mas ele não parou”, contou um familiar. Após atropelar o motociclista, o caminhoneiro fugiu e ainda não foi identificado pela polícia. 

Até o momento as vítimas foram identificadas por Branco (Pai) e Diones (Filho)./Bahiaextremosul

Paróquia São Sebastião de Jucuruçu lotou a igreja e ás Ruas no feriado de corpus christi

 


A paróquia São Sebastião de Jucuruçu, celebrou nesta última quinta-feira 16/06/2022/ a solenidade de corpus christi. 

Onde os fiéis católicos de todo o mundo expressaram publicamente a sua fé na presença real de Jesus no sacramento da eucaristia. 

Todo o ano é comemorado Corpus Christi, mas você sabe o significado dessa data? A festa católica, que celebra o milagre da transubstanciação. Traduzido do latim, significa literalmente "corpo de Cristo", ou seja, quando Jesus Cristo transforma no pão em seu corpo e o vinho em seu sangue. A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português) e marca a eucaristia —sacramento católico. 

A celebração é acompanhada de uma missa e uma procissão pelas ruas ao redor da igreja na quinta-feira. Geralmente um tapete com símbolos cristãos, locais e nacionais, é desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. 

O significado é preparar o caminho por onde o corpo de Cristo passa. Nas cidades que preservam a tradição da data, é comum ver as ruas ornamentada, onde passará a procissão. Aqui no Brasil, o costume, que se iniciou no século 13 em Portugal, ficou popular na cidade de Ouro Preto (MG). 

Este era uma das mais pomposas procissões católicas de Portugal e foi trazida ao Brasil ainda no século 16. Mas, por que sempre na quinta? Todos os anos, o Carnav. 

Pe. Gilson Ferreira Correia - administrador paroquial.

O maior e mais brilhante São João tem início hoje na Terra Mãe do Brasil


Chegou o momento que todos aguardavam. Após dois anos sem fogueira e arrasta-pé, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal não poupou esforços e idealizou uma comemoração estendida e recheada de atrações, espalhada por todo o território do município, contemplando turistas e moradores com os mais diversos e variados sons e gosto musical. 

Há shows para apaixonados, forrozeiros, sertanejos, sofrências, enfim, um São João para todos. 

Com uma megaestrutura, à altura da importância do destino turístico (Porto Seguro) no cenário nacional; o evento, que desde 11 de junho vem contagiando a população, tem continuidade nesta quinta-feira, (16/06), a partir das 20h, na Passarela do Descobrimento, com a apresentação de gala do astro João Gomes, a maior revelação sertaneja do país, dos últimos anos. 

A expectativa é do comparecimento de cerca de 50 mil pessoas por noite, “Estamos realizando uma grande festa, que agora chega na Passarela do Descobrimento e nos principais distritos, e que será finalizada no Bairro Baianão; estejam todos convidados” afirma o anfitrião Jânio Natal . 

Confira abaixo a programação completa: 

16 de junho, Passarela da Cultura 

João Gomes 

André Lima & Rafael 

Saan Vagner 

17 de junho, Passarela da Cultura 

Adelmário Coelho 

Cintura Fina 

Deivison Ferraz 

Daniel Vieira 

Kaio Oliveira 

18 de junho, Passarela da Cultura 

Tayrone 

Trio Clandestino 

Pancadinha 

Gui de Paula 

21 de junho, Passarela da Cultura 

Tierry 

Murilo Huff 

Netinho do Forró 

Cavaleiros do Forró 

22 de junho, Passarela da Cultura 

Lennon Bahia 

Vitor Fernandes 

Bruno e Marrone 

Colher de Pau 

23 de junho, na Passarela da Cultura 

Saia Rodada 

Cacimba Barrenta 

Deivinson Ferraz 

Rastapé 

24 de junho, na Passarela da Cultura 

Amado Batista 

Herika Paes 

Edinho Caraíva 

Cris Cheirosa 

25 de junho, na Passarela da Cultura 

Marcos & Belutti 

Trio Virgulino 

Fabiano Araújo 

Marcos Val 

29 de junho, na Tarifa dos Pescadores 

Sinho Ferrary 

Denaldo Sanfoneiro 

Gui de Paula 

Canindé 

1º de julho, no Baianão 

Thiago Aquino 

Nadson Ferinha 

Paulinho Alcântara 

2 de junho, no Baianão 

Edson Gomes 

É o Índio 

Papazoni./jojonoticias

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Descartada a suspeita do caso da varíola do macaco na Bahia

 


O caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox (conhecida como varíola do macaco) que estava sendo investigado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia  foi descartado laboratorialmente.

O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 16 de junho, pelo laboratório de referência nacional. 

A suspeita foi em indivíduo residente na capital baiana que apresentou a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. 

O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. 

A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor nas costas e astenia intensa. 

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões./sulbahianews

Jovem de 19 anos é assassinado a tiros na garagem de uma residência em Nova Viçosa

 


Nova Viçosa: O homicídio aconteceu na noite da última quarta-feira, 15 de junho, por volta das 18h40, na Travessa Alberto Cordeiro, no Bairro Abraão, na cidade de Nova Viçosa. A vítima foi identificada como sendo, Caliel Nascimento Santos, de 19 anos, morador do mesmo bairro onde foi assassinado. 

Policiais militares da 89ª CIPM foram solicitados para uma ocorrência de homicídio, e ao chegarem no local, confirmaram a veracidade da informação. Caliel estava caído no interior da garagem da garagem de uma residência. Caliel foi alvejado por disparos de arma de fogo. 

O corpo apresentava 02 (duas) perfurações nas região das costas. No local, ninguém viu nada, e não sabe de nada. A Lei do Silêncio prevaleceu entre todos. Os Policias Militares preservaram a cena do crime, até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. O delegado plantonista, Manoel Andreetta, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). 

Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares. A autoria e a motivação, ainda são desconhecidas. As investigações estarão a cargo do delegado titular da Delegacia de Nova Viçosa Rui Pinheiro, e sua equipe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Vídeo – Manrick Teixeira Presidente do Consórcio Construir anuncia em primeira mão novo local para implantação da rodoviária de Teixeira de Freitas

 


O Presidente do Consórcio Construir e prefeito do município de Vereda, Manrick Teixeira (PP) esteve nesta quarta-feira em reunião virtual com o Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para tratar dentre outros temas sobre o local de construção da nova rodoviária de Teixeira de Freitas. 

Recentemente havia sido divulgado que a construção da nova rodoviária seria no local onde hoje funciona o Parque de Exposições de Teixeira de Freitas, inclusive o Governo do estado havia expedido um decreto de utilidade pública nº 21.339 publicado no último dia 19 de abril noticiando que a desapropriação tinha como objetivo a implantação da nova rodoviária no município. 

A decisão causou certa preocupação à população local e desde então o Manrick Teixeira vem intervindo junto ao Secretário Luís Caetano da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia para que fosse repensado e melhor discutido o novo local de instalação da nova rodoviária. 

Com a solicitação atendida pelo Governo da Bahia, o Consórcio Construir em parceria com a Secretaria de Infraestrutura buscou novos locais, e encontrou um local apropriado que fica localizado as margens da BR 101 nas proximidades da Faculdade Pitágoras, para a implantação da nova rodoviária. 

“Será publicada nos próximos dias no diário oficial do estado a nova decisão da desapropriação para que seja feita a nova rodoviária de Teixeira de Freitas, agora em um lugar devidamente apropriado que será próximo a Faculdade Pitágoras, às margens BR 101, muito bem localizado o local é porta de entrada da nossa cidade, nossa querida Teixeira de Freitas a cidade mãe de todo o extremo sul da Bahia” afirmou Manrick Teixeira. 

CONFIRA O VÍDEO:

 

Vale ressaltar que com este novo projeto a nova rodoviária irá atender às necessidades da população sem comprometer a mobilidade urbana de Teixeira de Freitas.

O extremo sul é invisível para a Bahia, afirma Tenente Coronel França


Pré-candidato a deputado estadual, França disse que a região sofre um eclipse de atenção só sendo observado a cada quatro anos. 

O Tenente Coronel França afirmou em reunião nesta segunda-feira, junto a um grupo de apoiadores em Teixeira de Freitas, que o extremo sul da Bahia é invisível ao restante do estado. O Oficial que é pré-candidato a deputado estadual pelo PL disse que, apesar de ser sede de três das quinze maiores cidades da Bahia (Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis), a região sempre ficou fora do eixo principal dos investimentos públicos: “São mais de trinta anos sem uma obra que tenha relevância no desenvolvimento econômico ou na qualidade de vida dos quase 900 mil habitantes do extremo sul”. 

Ele afirmou que a falta representação e vontade política vem ocasionando graves distorções na geração de emprego e renda, na infraestrutura das estradas e dos aeroportos, afetando diretamente seu desenvolvimento. “A região cresce pelo impulso do seu povo, grande parte sem qualquer apoio de governos”. 

O experiente militar que é pré-candidato a deputado estadual, e pela primeira vez concorre a uma eleição, disse ainda que “cansou de esperar por pela ajuda que nunca chega”. Revelou que na Bahia há cidades menos populosas que Teixeira de Freitas e Porto Seguro inexplicavelmente com triplo do efetivo de policiais militares, fato que prejudica muito o combate ao crime nestes municípios e em outros da região, impactando diretamente na vida dos moradores e visitantes num dos maiores destinos turísticos do Brasil. 

Segundo o Tenente Coronel França, o extremo sul nunca foi prioridade e é somente observado a cada quatro anos, quando ocorrem as eleições, voltando a ficar invisível às ações de governo: “É como se ocorresse uma espécie de eclipse de atenção, e seus vinte e um municípios desaparecessem da geografia política do estado”, finalizou o Pré-candidato./Libedadenews/Ascom

Bahia registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou na tarde desta quarta-feira (15), o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no estado. 

De acordo com a Sesab, os centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia acompanham o primeiro caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox. 

O homem mora em Salvador e está internado em um hospital particular da capital baiana. Ele apresentou sintomas como febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. 

A amostra foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial. 

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. 

A erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. 

Primeiro caso no Brasil 

A infecção viral já se espalhou por mais de 30 países, incluindo o Brasil. O primeiro caso de varíola dos macacos no país foi confirmado na cidade de São Paulo. 

O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. 

Mudança de nome 

Após mais de 1.600 casos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está colaborando com especialistas para adotar um novo nome para a varíola dos macacos. 

A iniciativa ocorre depois que mais de 30 cientistas escreveram na semana passada sobre a "necessidade urgente de um (nome para a doença e para o vírus) que não seja discriminatório nem estigmatizante". 

Para o grupo de pesquisadores, que sugeriu o nome hMPXV, há também diversas referências incorretas e discriminatórias ao vírus como sendo africano. 

A doença matou 72 pessoas em países onde ela é considerada endêmica (presente numa região de forma permanente, com números constantes por vários anos), como áreas de floresta tropical na África Central e na África Ocidental./G1

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Senhor de 73 anos de idade está perambulando em Itamaraju pode ser da região de Jucuruçu

O jucurunet foi procurado nesta quarta, feira 15 de junho, onde o nosso seguidor nos mandou essa foto desse cidadão  que segundo o nosso internauta, esse SENHOR é de JUCURUÇU, e ele está ficando muito na rodoviária na cidade de ITAMARAJU - BA. 

Então pedimos se você é parente ou conhece o senhor Virginio Souza de Jesus - ele tem 73 anos de idade, e segundo o que ficamos sabendo o seu Virginio não fala coisa com coisa, ele aparenta estar com Alzaime, há momento que ele fala que tem parentes em Jucuruçu. 

Então pedimos Por favor, se você conhece o senhor Virginio Souza de Jesus, procure buscá-lo porque ele está precisando de ajuda. 

E se você realmente o conhece entre em contato 190 ou nesse tele (73) 998095018 falar com o pessoal CREAS centro de referência especializado de assistência social Itamaraju - Ba

Posto Legal intensifica fiscalização em cinco municípios do Norte da Bahia; veja como denunciar


A operação Posto Legal retornou à região Norte do Estado com visita a 30 postos localizados nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari e Filadélfia. A ação, realizada entre 6 e 10 de junho, teve por objetivo aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos. 

Durante a fiscalização, três bicos de bombas foram interditados pelo Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro) por irregularidades como vazamento e vazão abaixo do permitido, trazendo danos ao consumidor. 

Pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), foram identificados postos com produtos expostos sem preços e fora do prazo de validade, erros na placa de razão entre os valores do etanol e da gasolina comum, além da ausência da tabela de tributos e de razão incidentes sobre os combustíveis, além da ausência do código de defesa do consumidor em local visível. 

A Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz-Ba) identificou o uso irregular de máquina de cartão de crédito em um posto, outro estabelecimento que não estava emitindo notas fiscais e um terceiro que não apresentou comprovação de compra do combustível comercializado. Além disso, 16 estabelecimentos estavam inadimplentes com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). 

Posto Legal intensifica fiscalização em cinco municípios do Norte da Bahia; veja como denunciar 

As infrações encontradas são passíveis de notificação, autuação, processo administrativo ou multa, a depender da situação. Além de Ibametro, Procon-Ba e Sefaz-Ba, a força-tarefa conta também com o apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-Ba), representada pelas polícias Técnica, Civil e Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz). Completa o grupo de instituições reunidas na Posto Legal a Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável pelas questões de ordem jurídica. 

Como denunciar 

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/. 

Histórico da Posto Legal 

A Posto Legal alcançou ampla repercussão ao identificar irregularidades em combustíveis vendidos aos baianos. Em 2019, em um posto de Vitória da Conquista, a operação identificou a utilização de dispositivo para entregar menos combustível ao consumidor e também a venda de gasolina com 96% de etanol anidro, muito acima do estabelecido em lei, que é de 27%. 

No mesmo ano, em outro posto, em Anguera (Centro-Norte baiano), a operação encontrou gasolina contendo mais de 90% de etanol anidro, e em Conceição do Jacuípe (Recôncavo baiano), outro estabelecimento foi autuado por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%.radiosalvadorfm

Saiba novo preço da gasolina após redução do teto do ICMS

 

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da combustível no mercado nacional está de R$ 7,29. No entanto ainda existe uma altíssima possibilidade de atingir R$ 8,59 em determinados locais, o que causa preocupação no brasileiro. 

Veja também: Gasolina pode chegar a ESTE preço com redução do teto do ICMS 

Como se não bastasse estarem sofrendo com o aumento da inflação, muitos cidadãos ainda seguem se assustando com o valor que a gasolina tem atingido em um curto espaço de tempo. 

Apesar do alto valor, que está muito acima do padrão, a expectativa é que ainda seja aprovada uma lei que limite a cobrança do ICMS, fazendo com que os preços encontrados pelos motoristas nas bombas caia significantemente. 

Um especialista foi procurado pela CNN para criar uma análise do cenário atual, então ele acabou por projetar possíveis reduções nos combustíveis que podem, sim, serem proporcionados por meio dessa sanção. 

Preço da gasolina após a definição do teto para o ICMS

De acordo com o diretor do Instituto de Combustível Legal, Carlo Faccio, o cenário atual dos combustíveis terá um certo alívio, caso o teto do ICMS venha a se tornar lei, contudo ainda será de pouco impacto. 

Para você ter uma ideia do que estamos falando, o valor da gasolina teria uma redução de apenas R$ 0,48 em São Paulo enquanto que no Rio de Janeiro seria visto uma atenuação de até R$ 1,15. É importante se atentar ao fato de que o litro no Rio de Janeiro tem sido vendido na média de R$ 6,90, mas a mesma gasolina é encontrada em São Paulo ao preço de R$ 7,80. 

Diante de uma suposta queda como a que estamos cogitando, os valores seriam de R$ 6,42 para o Rio de Janeiro e de R$ 6,65 para São Paulo. 

Teto de 17% para o ICMS

O projeto que tenta impedir a aplicação das alíquotas de ICMS teve a sua aprovação na Câmara dos Deputados no dia 25 de maio desse ano. É importante ressaltar também que, de acordo com o texto, a proposta freia a fixação de alíquotas para os bens que são considerados essenciais, bem como define o teto a 17% em grande parte dos estados. 

Devemos nos atentar ao fato de que existe a possibilidade de esse patamar ser reduzir. Segundo as informações oficiais, assim que a futura lei for publicada, todo estado que tiver reduzido as alíquotas para combustíveis, gás natural e energia elétrica não mais poderá aumentá-las. 

Por que o preço do etanol aumenta com a gasolina?

De acordo com especialistas da área, esse aumento no preço do etanol acompanha a gasolina por causa do aumento exacerbado da demanda pelo produto, uma vez que o etanol é um substituto direto da gasolina em nosso país, pois quando o brasileiro se depara com mais um aumento no valor dela, acaba optando por abastecer com etanol./editalconcursosbrasil

Jaques Wagner vota contra projeto que reduz imposto sobre combustíveis

Jaques Wagner (PT/BA), foi um dos 12 senadores que votaram contra o projeto que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022). 

Por 65 votos a 12, o plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira, 13 de junho, a proposta que prevê uma compensação aos estados com o abatimento de dívidas com a União, quando a perda de arrecadação passar de 5%. 

Os governos não endividados terão prioridade para fazer empréstimos com o aval da União, e podem ter recursos adicionais em 2023. 

Ainda pela Bahia, os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD, votaram favoráveis ao projeto. 

Discussão em Pauta 

Durante a sessão desta segunda-feira, os senadores governistas argumentaram que a mudança vai diminuir os preços dos combustíveis para o consumidor final e ajudará no controle da inflação, ajudando a economia como um todo. Já os críticos do PLP afirmaram que não haverá redução significativa de preços nas bombas, mas áreas como saúde e educação podem ser afetadas. 

O relator Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) complementou seu relatório analisando todas as 77 emendas apresentadas no Senado. Ele acolheu quatro emendas de maneira integral e outras nove emendas parcialmente. 

Como o projeto considera que combustíveis — assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações — são bens essenciais e indispensáveis,  os governos não poderão cobrar ICMS acima do teto se o PLP virar lei. 

O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços, como transporte interestadual e intermunicipal e comunicação. Constitui a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que são obrigados a repassar 25% da arrecadação aos municípios. 

Os governadores têm demonstrado resistência à proposta, visto que o ICMS é a principal fonte de arrecadação dos estados. Já os parlamentares de oposição consideram a medida eleitoreira, que pode prejudicar os governos locais sem surtir o efeito desejado, que é baixar os valores na bomba. A questão também é objeto de processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). 

O texto aprovado reduz a zero as alíquotas de Cide-Combustíveis e PIS/Cofins incidentes sobre a gasolina até 31 de dezembro de 2022. Atualmente, tais tributos federais já estão zerados para diesel e gás de cozinha. O relator optou também por derrubar a zero a PIS/Cofins incidente sobre álcool hidratado e sobre álcool anidro adicionado à gasolina./SulbahiaNews

"Jaques Wagner e Rui Costa são contra abaixar o preço dos combustíveis para população", aponta Sandro Régis


Se depender do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, ambos do PT, os baianos vão continuar pagando valores absurdos pelos combustíveis. É o que aponta o deputado estadual e líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sandro Régis (União Brasil), diante da posição contrária dos petistas à proposta aprovada, nesta segunda-feira (13), no Senado para limitar o teto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 17% a fim de baratear, entre outras coisas, o preço da gasolina e do óleo diesel. 

“Ficou provado mais uma vez que entre os interesses coletivos e os partidários, eles escolhem os partidários em detrimento do sofrimento da população”, afirma Sandro Régis, ao salientar que Wagner foi o único senador baiano a votar contra a matéria. 

O governador Rui Costa, por sua vez, chegou a chamar de "ação desastrosa" a mobilização do Congresso Nacional junto com a área econômica para frear a alta em serviços e itens essenciais à população. Todavia, senadores da base governista na Bahia votaram favoráveis ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que também vai ajudar a reduzir custos dos brasileiros com gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. 

“Mais uma vez, o que estamos vendo é o PT da Bahia jogando contra os interesses da população. Não bastasse o desgoverno estadual, eles ainda tentam dificultar resoluções importantes para o país”, completa Sandro Régis. 

Em 2021, a Bahia teve um acréscimo de quase R$ 2 bilhões na arrecadação do ICMS, mas mesmo assim o governo estadual não aceitou, sequer, dialogar sobre a possibilidade de isenção ou redução do tributo sobre o óleo diesel que abastece os ônibus do transporte coletivo. 

A Bahia tem, inclusive, a gasolina mais cara do Brasil, segundo pesquisa semanal mais recente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre os dias 5 e 11 de junho o preço médio pago pelos motoristas baianos foi de R$ 7,972./Bahiaextremosul/Ascom

terça-feira, 14 de junho de 2022

Homem é assassinado a tiros de Pistola 9mm em via pública no Bairro Colina Verde em Teixeira


Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na tarde desta terça-feira, 14 de junho, por volta das 12h30, na Avenida Vinícius de Moraes, no Bairro Colina Verde, na cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a vítima Juscelino dos Santos Teixeira Júnior, de 25 anos, o "Juca", estava sentado na porta de um restaurante, quando foi surpreendido por criminosos, que saíram do interior de um veículo Fiat Argor, de cor branca, e atirou por várias vezes. 

Na sequência, os criminosos fugiram do local, tomando rumo ignorado. Policiais militares da 87ª Companhia Independente (CIPM) estiveram no local, e preservaram a cena do crime. O delegado titular, Marcos Ludovico, esteve no local, acompanhado da Polícia Técnica (DPT), e realizou o levantamento cadavérico. Os peritos Everton e Iura realizaram a perícia de local de ação violenta (homicídio). 

Próximo ao corpo, foram recolhidas 11 (onze) cápsulas de calibre 9mm. E 02 (dois) projéteis do mesmo calibre. A vítima foi alvejada na cabeça, pescoço, pernas e costas. Após perícia de local, os peritos autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. 

A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. O Serviço de Investigação da Polícia Civil (SI) de Teixeira de Freitas investiga o crime. Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o Juscelino já tem algumas passagens na polícia. Em 2016, foi preso após ter roubado uma loja de celulares. Em 2020, foi preso com uma arma de fogo./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Senado aprova projeto que limita ICMS dos combustíveis


O Senado aprovou hoje (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Segundo a proposta, esses produtos seriam classificados como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota do ICMS em um patamar máximo de 17%, inferior à praticada pelos estados atualmente. O texto também prevê a compensação da União às perdas de receita dos estados.  

O objetivo do projeto é provocar a redução no valor dos combustíveis na bomba, aliviando o gasto do consumidor com gasolina, que supera os R$ 7 o litro no país, e com o diesel, beneficiando também caminhoneiros e transportadores. O PLP também busca reduzir o valor do gás de cozinha e da conta de luz. 

Foram 65 votos a favor e 12 contrários. O projeto volta para a Câmara para nova análise após as emendas inseridas no texto. Para o relator do projeto no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o PLP é “um passo importantíssimo para derrubar a inflação”, além de segurar os preços nas contas de luz e nos postos de combustível. Ele também afirmou que o Congresso “faz história” ao incluir esses setores entre os considerados essenciais. 

“Participei da Constituinte de 1988, lá a gente dizia que a essencialidade dos produtos tinha que ser definida por lei complementar. E se passaram mais de 30 anos e o Congresso, em nenhum momento, definiu a essencialidade dos produtos. Portanto, esse é um passo importante, estamos fazendo história”, disse o senador. 

Bezerra leu seu relatório em plenário na semana passada e hoje se ateve às emendas recebidas pelo projeto. Foram 77 no total e Bezerra acolheu quatro integralmente e nove parcialmente. 

Emendas

Uma das emendas acatadas repõe perdas de arrecadação do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e de ações de serviços de saúde. Ambos setores têm receitas vinculadas à arrecadação com o ICMS. O relator incluiu um trecho que prevê a manutenção das vinculações à saúde e educação básica, mas de forma proporcional à dedução dos contratos de dívida dos Estados com a União. 

Bezerra também incluiu no texto um dispositivo para conferir segurança jurídica aos gestores estaduais. Assim, eles poderão reduzir a arrecadação do ICMS sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). De acordo com o regramento, um ente federativo não pode abrir mão de uma receita sem indicar uma nova fonte de arrecadação para compensar. 

Após a aprovação do texto-base, os senadores aprovaram um destaque - os demais foram rejeitados. O destaque aprovado prevê que, se os estados e municípios perderem recursos em função da lei, a União vai compensá-los para que os atuais níveis do Fundeb sejam mantidos. 

Senadores

O PLP não foi unânime no plenário. Alguns senadores se colocaram contrários ao projeto. Para Zenaide Maia (Pros-RN), o projeto não ataca o principal causador do aumento dos combustíveis, que é a atual política de preços da Petrobras, vinculada ao preço internacional do barril de petróleo e o valor do dólar. 

“Esse PL não tem nada a ver. E, ainda, sem a garantia de que vai ter redução dos preços na bomba de combustível, a gente sabe que depende do dólar, e a certeza de que a Petrobras, assim que for aprovado isso aqui, vai recompor os preços, porque já faz mais de 20 dias que não dava aumento”. 

Carlos Portinho (PL-RJ), novo líder do governo no Senado, defendeu o projeto e pediu a participação dos estados no esforço de reduzir o preço do combustível para a população. Segundo ele, o governo tem contribuído ao abrir mão de impostos federais sobre o combustível para reduzir o impacto da inflação explicada, segundo ele, pela guerra na Ucrânia, dentre outras variáveis internacionais. 

“Temos que cortar os impostos, assim como diversas nações no mundo, neste momento de emergência internacional, estão fazendo. É o que temos para hoje”, disse. “Agora é hora dos governos: é hora do Governo Federal, que põe na mesa, e é hora desse sacrifício dos governos estaduais”. 

Relatório

Na semana passada, ao apresentar o relatório à imprensa, Bezerra afirmou que, se aprovado, o PLP poderia derrubar em R$ 1,65 o preço da gasolina e em R$ 0,76 o preço do diesel. No entanto, destacou que os preços poderiam apenas “não subir muito mais”, a depender do cenário internacional, que influencia no preço do barril de petróleo e na valorização do dólar frente ao real. 

“Não estamos tabelando preço. Tem uma guerra na Ucrânia, a Rússia é responsável por 25% da produção de diesel no mundo, os preços estão tensionados. É evidente que pode haver elevação de preços. Mas, mesmo que haja, isso vai ajudar a não subir muito mais do que subiria”, disse, na ocasião. 

Já existe um projeto, aprovado no Senado em março, que pretende reduzir o valor dos combustíveis. O Projeto de Lei 1.472/2021 propõe a mudança a forma de cálculo do preço dos combustíveis, além de criar uma Conta de Estabilização, para garantir a previsibilidade nos preços ao consumidor. O projeto, considerado uma das prioridades do Senado no início deste ano, atualmente está parado na Câmara dos Deputados, sem previsão de votação./Agência Brasil

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento.

 


Na manhã desta terça-feira (14), aconteceu no Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, em Teixeira de Freitas, a formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos. Entre os formandos estavam os agora sargentos Sirvilânio Pereira Pinto, Valgnesergio de Oliveira dos Santos, Márcia Maria Santos Leite e Clarice Silva da Rocha, todos lotados na 43ªCIPM/Itamaraju. 

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento. 

Os policiais militares em questão contam com 24 anos de serviços prestados à Corporação e antes do curso exerceram os cargos de soldado e de cabo. Todos concluíram o curso com aproveitamento e foram promovidos à graduação de Sargento através de ato do Comandante Geral da PMBA. O Sargento Sirvilanio foi o destaque do curso, obtendo a primeira colocação. 

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento. 

A solenidade foi prestigiada por militares, familiares dos formandos e autoridades convidadas. Uma comissão de representação formada por policiais militares da 43ªCIPM, tendo à frente a Major Kelly Ravani, comandante da unidade, esteve no evento parabenizando os colegas pela merecida promoção. 

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento. 

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento. 

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento. 

Policiais militares da 43ªCIPM são promovidos à graduação de Sargento./Cap. Sidnei Oliveira

O Prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, garantiu mais dois anos à frente do consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (CONSTRUIR), com sete votos favoráveis e um contra.

Direita: O prefeito de Caravelas Silvio Ramalho e Presidente do CONSAÚDE, no meio a  Prefeita de Nova Viçosa Luciana e a esquerda o prefeito de Vereda e presidente do CONSTRUIR Manrick Teixeira

A eleição para o biênio 2023/2024 ocorreu na manhã desta quinta-feira, 9 de junho na sede do Consórcio CONSTRUIR em Teixeira de Freitas. Durante a entrevista o prefeito Manrick disse “para mim e uma alegria imensa estar aqui hoje sendo reeleito como presidente do consórcio, apoiado pela maioria absoluta dos colegas prefeitos, e isso só aumenta a responsabilidade, porque agente quando e reeleito aumenta os compromissos, aumenta a responsabilidade e eu quero reafirmar o meu compromisso com o extremo sul da Bahia”. 

Da esquerda para direita: Cesar Augusto Spillere (Eng. Minas e técnico), Eliedson Barbosa (Diretor Financeiro), Thalita Marques (Médica Veterinária e técnica), Manrick Teixeira (Prefeito de Vereda e Presidente do Consórcio Construir), Alessandra Costa Barros (Superintendente), Alison Rocha de Albuquerque (Eng. Civil e técnico), Mara de Jesus (Auxiliar Administrativa,  Sebastiao O. Ressurreição ( Eng. Florestal é técnico)

Da esquerda para direita: Cesar Augusto Spillere (Eng. Minas e técnico), Eliedson Barbosa (Diretor Financeiro), Thalita Marques (Médica Veterinária e técnica), Manrick Teixeira (Prefeito de Vereda e Presidente do Consórcio Construir), Alessandra Costa Barros (Superintendente), Alison Rocha de Albuquerque (Eng. Civil e técnico), Mara de Jesus (Auxiliar Administrativa,  Sebastiao O. Ressurreição ( Eng. Florestal é técnico)

 

Durante a entrevista o prefeito, Manrick Teixeira, falou a respeito do festejo em honra a São João na cidade de Vereda o prefeito informou que a festa é o povo estar fazendo “eu em quanto prefeito junto como o nosso povo estamos preparando receber as pessoas. Vereda é de um povo hospitaleiro, um povo ordeiro e tenho certeza que estaremos de braços abertos para começar os festejos” Disse o Prefeito Manrick Teixeira./teixeiraurgente

Otto se recupera após cirurgia de emergência: ”Estou pronto para trabalhar”

 


O senador Otto Alencar (PSD) se recupera após passar por uma cirurgia de emergência no sábado (11) (veja aqui). O parlamentar precisou realizar o procedimento médico para tratar de um cólica renal aguda. 

“Estou pronto para trabalhar, pronto para o serviço, para continuar a minha missão pela Bahia“, afirmou o senador neste domingo (12), durante participação virtual na 15ª plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), em Eunápolis. 

Otto é pré-candidato à reeleição no Senado na chapa encabeçada pelo ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT) e do atual presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB)./acordacidade

Universidade Federal do Sul da Bahia oferece 260 vagas de cursos para professores em serviço na rede pública


A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferece 260 vagas para professores e professoras em serviço na rede pública de educação básica, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). 

As vagas são destinadas aos seguintes cursos: 

80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias/Língua Portuguesa (Primeira Licenciatura);

80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Primeira Licenciatura);

100 vagas para Segunda Licenciatura em Matemática 

Os interessados em se inscrever em um dos cursos devem se cadastrar ou atualizar o cadastro na Plataforma Capes de Educação Básica, até 18h de quarta-feira (15). Depois disso, a pré-inscrição poderá ser feita até 18h de 8 de julho. 

O manual de acesso e preenchimento do currículo deve ser feito na Plataforma Capes, por meio deste link. A Primeira Licenciatura é destinada para docentes que não possuam formação específica de nível superior na área em que atuam. 

Já a Segunda licenciatura é voltada para docentes com licenciatura em área diferente daquela que lecionam. Os cursos do Parfor têm propostas diferenciadas, com a oferta de componentes curriculares em módulos, no período de férias e/ou fins de semana, para contemplar as especificidades dos professores/as em serviço, com previsão de início em novembro deste ano, após as etapas de seleção. 

A Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, que compreende a área de Letras-Língua Portuguesa, será ofertada em Itabuna, e a previsão é de recebermos estudantes-professores/as dos municípios de Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Jussari, São José da Vitória. 

A Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza, que compreende as áreas de Biologia, Física, Química e Geociências, além de apresentar uma visão abrangente sobre Astronomia, aliada a fundamentos pedagógicos, será ofertada em Porto Seguro. 

A Segunda Licenciatura em Matemática, para professores/as que já possuem uma licenciatura, e trabalham na disciplina de matemática sem possuir a formação na área, também será ofertada em Porto Seguro. 

Os cursos ofertados no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, esperam receber estudantes-professores/as de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália./G1 Bahia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.