Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de agosto de 2022

Morre aos 99 anos José Porto, um dos fundadores da cidade de Eunápolis



Um dos fundadores de Eunápolis, José Garcia Porto faleceu na sexta-feira (12), aos 99 anos, de causa natural. 

O cortejo fúnebre sairá da casa dele, na Rua Dois de Julho, 297, no centro de Eunápolis, às 9h deste sábado (13), e o sepultamento, com celebração, acontece às 10h no cemitério do Campo Santo. 

Mais conhecido como José Porto, ele deixa cinco filhos, 15 netos e 14 bisnetos. Um dos mais ilustres moradores de Eunápolis, ele chegou à cidade há mais de 75 anos./RADAR 64 

Depois de anunciar morte, prefeitura de Nova Viçosa volta atrás e diz que vice-prefeito está vivo

 

Depois de confirmar a morte do vice-prefeito Milton Rodrigues, de 57 anos, a prefeitura de Nova Viçosa, no sul do Bahia, usou as redes sociais neste sábado (13) para dizer que Rangel, como é mais conhecido, está vivo. O vice-prefeito sofreu um acidente de carro quando voltava de uma agenda política na noite da última quinta-feira (11). 

A prefeitura publicou um comunicado da família no perfil do Instagram. "Ele se encontra no hospital e existe um protocolo a ser seguido e que pode ser demorado". 

A prefeita Luciana Machado chegou a lamentar a morte de Rangel. “Faltam-me as palavras para expressar a dor, a tristeza que sinto nessa hora, sabendo de sua partida tão prematura. Um homem de Deus, simples, servidor, sensível sempre ajudar o próximo, dedicado à família, alegre e sempre presente com uma palavra amiga! É meu amigo, sentiremos sua falta aqui, nos encontros, nas caminhadas, nos sorrisos, na alegria que você emanava”. 

Vídeo de Esclarecimento sobre a situação do Vice-prefeito @rangel.rodriguessantana !

Neste momento tão difícil para todos, pedimos compreensão e respeito por essa família, neste momento de dor! Que haja empatia e respeito! 

OBS: Vídeo postado com o pedido e autorização de Rondinele, filho do vice-prefeito./bnews

Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação realiza Encontro Pedagógico com profissionais da educação em Vereda


A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação realizou na última sexta-feira, dia 12, um Encontrou Pedagógico com todos os profissionais da educação do município de Vereda.

 

O evento foi sediado no município e contou com a presença de todos os profissionais de educação além da presença de autoridades do município e do palestrante Renê Silva. 

Renê que também é profissional da educação ministrou uma palestra com o tema “Planejamento e Alfabetização: Ressignificando os saberes Pedagógicos para o fortalecimento de novas práticas de ensino e recomposição da aprendizagem”. 

O evento teve ainda o intuito de realizar a Reelaboração dos PPP’s no município de Vereda e de discutir novas metas e estratégias para alavancar a educação nas escolas. 

O Secretario de Educação do município, Mauri Marcos esteve presente no evento e falou sobre a importância de desenvolver estratégias para melhorar e ressignificar a educação; 

“Este evento sem dúvidas nos traz uma preparação e a sede de levar uma educação de qualidade para os alunos de Vereda, nossos estudantes são o futuro da nossa cidade e por isso nós como educadores temos a obrigação de transmitir o conhecimento de forma humanizada e estratégica para formar grandes cidadãos”. Disse./focodenoticias

“Doce feito mel”: Marquinhos Boiadeiro encontra com Gusttavo Lima em Teixeira

 


Em sua chegada a Teixeira de Freitas na última sexta-feira, 12 de agosto, Gusttavo Lima conheceu uma das maiores sensações da cidade. 

Durante sua chegada no aeroporto 9 de maio, Gusttavo Lima foi recepcionado por Marquinhos Boiadeiro, que se tornou um fenômeno na internet com seus áudios super animados e sua gargalhada contagiante. 

Durante o encontro recheado de sorrisos e abraços, Marquinhos se disse emocionado e contou a história que gerou um de seus áudios super famosos. 

O influencer e caminhoneiro dono dos bordões, “olha ele ai ó”, “eu quero viajar jovu” e “doce doce feito mel”, Marquinhos Boiadeiro, já virou sensação nos shows do Embaixador e outros artistas sertanejos em solo nacional. 

Além do ‘Embaixador’ outros artistas como Zé Neto e Cristiano, Nattan, entre outros, animam seus shows usando os bordões do Teixeirense. 

O áudio que vem sendo utilizado nos últimos meses em todo o Brasil, já passou dos 8 milhões de visualizações somente no Tik Tok./ SulbahiaNews

COELBA oferece até 40% de desconto para clientes residenciais que quitarem contas

 

Neonergia Coelba oferece até 40% de desconto para clientes residenciais que quitarem contas atrasadas — Foto: Divulgação

Coelba lança, na próxima segunda-feira (15), uma campanha de negociação voltada para clientes residenciais de toda a área de concessão da distribuidora. 

O Feirão Fique em Dia tem a finalidade de oferecer mais facilidades de pagamento aos clientes, zerando as cobranças de juros, correção monetária e multa das faturas com vencimento superior a 180 dias. 

Com isso, o desconto para o cliente será de até 40% da dívida total. A condição especial terá uma duração de 30 dias e permitirá a quitação do débito à vista ou parcelado em até 24 prestações no cartão, com o desconto de 23% na taxa de serviço cobrada pelo cartão de crédito. 

A intenção da companhia é contribuir com a recuperação financeira dos consumidores que se depararam com dificuldade no orçamento doméstico no último ano e torná-los adimplentes com a concessionária. 

O cliente interessado em aproveitar a oportunidade do Saldão Feirão Fique em Dia deve acessar o Portal de Negociação da empresa (www.neoenergiacoelba.com.br), clicar no link negociação de dívidas e realizar todo o processo. Além do site, as negociações podem ser realizadas via Whatsapp (71 – 3370 6350) e pelo teleatendimento, no número 116. 

“Atenta ao atual cenário econômico, a Neoenergia está oferecendo condições realmente diferenciadas aos clientes residenciais cujos débitos superam seis meses de atraso. A oportunidade contempla, sobretudo, a desoneração de encargos. Essa é uma chance única e acreditamos poder contribuir com as famílias em maior aperto financeiro”, destaca o superintendente de Gestão da Receita da Neoenergia, Marcelo Arnaud. 

A negociação para cliente residencial é mais uma iniciativa da empresa com a finalidade de contribuir com a saúde financeira das famílias baianas. Nos últimos anos, a concessionária ampliou suas formas de pagamento digital, com possibilidades de quitação via Pix, débito em conta, além de parcelamento ou pagamento recorrente no cartão de crédito. 

O atendimento ao público foi ampliado e passou a ser feito também pelo Whatsapp, Facebook, teleatendimento (116), site oficial (www.neoenergiacoelba.com.br) e nas tradicionais lojas de atendimento./g1 BA.

Mais de 9 mil estudantes recebem hoje Bolsa Permanência

Mais de 9 mil estudantes recebem hoje Bolsa Permanência. Foto Agência Brasil 

Mais de 9 mil estudantes recebem, a partir de hoje (12), o Bolsa Permanência, do Programa Universidade para Todos (Prouni). O auxílio, no valor de R$ 400, pode ser utilizado em despesas com material didático, livros, transporte ou alimentação e está disponível na conta dos estudantes. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), no total, o repasse é de mais de R$ 3,6 milhões para 9.220 beneficiários do programa. 

O auxílio é concedido pelo MEC para que os bolsistas do Prouni consigam se manter estudando, “sem sacrificar o orçamento familiar”. Tem direito à Bolsa Permanência o estudante com bolsa integral do Prouni, que faz um curso de graduação com seis ou mais semestres de duração, que seja presencial e com carga diária superior a seis horas de aula. 

“O Programa Bolsa Permanência Prouni tem por objetivo diminuir as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, matriculados em cursos presenciais ofertados por institutos federais de ensino superior”, explica o ministério em nota. 

Para receber o auxílio, o estudante precisa atender a vários critérios simultaneamente: 

– ter renda familiar per capita não superior a um 1,5 salário mínimo; 

– estar matriculado em curso de graduação, com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias; 

– não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar; 

– ter assinado Termo de Compromisso; 

– ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior, no âmbito do sistema de informação do programa. 

Funcionamento 

Com os critérios atendidos, a Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) do estudante deve assinar Termo de Adesão ao Bolsa Permanência, disponível no sistema de gestão do programa. Nesse termo, a instituição fica obrigada a designar um pró-reitor, ou cargo equivalente, para realizar a operacionalização do programa. 

Em seguida, a instituição deve divulgar sua adesão ao Programa Bolsa Permanência e mobilizar os alunos interessados. Os estudantes devem preencher cadastros com informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico. 

Mensalmente, a relação dos alunos beneficiários será encaminhada pela Ifes ao Ministério da Educação, que homologará os nomes e os repassará ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que irá providenciar os pagamentos diretamente aos estudantes./Agência Brasil

Vizinho mata o outro com golpe de faca no Bairro São Lourenço em Teixeira: Autor está foragido


Teixeira de Freitas: No início da noite desta sexta-feira, 12 de agosto, por volta das 18h45, a Polícia Militar de Teixeira de Freitas foi informada sobre um homicídio, ocorrido na Rua Bahia, no Bairro São Lourenço. Chegando ao local, a guarnição identificou que a vítima apresentava uma perfuração por arma branca, e já estava em óbito. 

A vítima foi identificada como sendo, Benedito do Rosário Santos, 60 anos de idade. Segundo informações, a vítima e o vizinho Valdenir Santos da Conceição, 48 anos, passaram a tarde toda consumindo bebida alcoólica, e iniciaram uma discussão por conta de uma dívida. Valdenir pegou uma faca e desferiu um golpe no Benedito, mais conhecido como "Negão", no corredor do imóvel onde eles estavam. 

Após atingir o Benedito, o Valdenir se evadiu do local. Os militares realizaram rondas no local, mas o autor não foi encontrado. A Polícia Civil foi acionada e o delegado plantonista, Ricardo Amaral, realizou o levantamento cadavérico. Os peritos do DPT realizaram a perícia de local e o corpo foi removido ao IML de Teixeira, onde será necropsiado./Edvaldo Alves/Liberdadenews

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Morre no HMTF o vice prefeito de Nova Viçosa Milton Rodrigues, vítima de acidente com animal na pista na BA-698: Família vai doar os órgãos

 


Um acidente na noite desta quinta-feira, 11 de agosto, na BA 698, próximo a Mucuri, tirou a vida do vice-prefeito de Nova Viçosa, Milton Rodrigues Santana, o “Rangel” de 57 anos. 

Rangel veio a Teixeira de Freitas participar de uma reunião política com o deputado Robinho, na volta para casa o carro que ele viajava com a esposa e mais dois funcionários da prefeitura de Nova Viçosa se chocou com um animal na pista. 

O vice prefeito foi socorrido para um hospital de Teixeira de Freitas mais não resistiu. No veículo viajavam a esposa de Rangel, o motorista da secretaria de educação de nome Gilberto e Tia Gi, assistente social do município. Não há informação sobre as outras pessoas que estavam no carro. 

A prefeita Luciana Machado lamenta profundamente a morte prematura de Rangel a quem considerava mais que um amigo. "Rangel @rangel.rodriguessantana , você foi sem sombra de dúvidas, a melhor escolha que eu fiz para ser meu vice-prefeito, mas, para além disso, você tornou-se meu amigo, amigo da minha família, um companheiro fiel. Faltam-me as palavras para expressar a dor, a tristeza que sinto nessa hora, sabendo de sua partida tão prematura. Um homem de Deus, simples, servidor, sensível sempre ajudar o próximo, dedicado à família, alegre e sempre presente com uma palavra amiga! É meu amigo, sentiremos sua falta aqui, nos encontros, nas caminhadas, nos sorrisos, na alegria que você emanava! 

Fica aqui meu abraço incondicional em sua esposa Gleide, e seus filhos Renata e Rondinele, que o Senhor Jesus conforte todos vocês! Lembraremos sempre de você com esse sorriso, e pedimos Deus força pra vencer esse momento de dor!", lamentou a prefeita Luciana. 

A prefeitura de Nova Viçosa emitiu a seguinte nota: “Neste momento de tristeza e dor, nos unimos aos servidores da prefeitura para manifestar nossas mais sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos de Rangel, rogando a Deus que conforte todos os corações"./Liberdadenews

Neste Dia Internacional da Juventude - o jucuru net vai de rock in roll - parabéns queridos jovens

 


Os jovens não são apenas o nosso futuro – eles são o nosso presente. Nosso planeta nunca foi tão jovem, com 1,8 bilhão de jovens de ambos os sexos. Eles formam a geração mais conectada, mais sincera e mais aberta a outras opiniões que o mundo já viu. Eles são poderosos agentes de mudanças positivas, essenciais para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Não é suficiente termos esperança por um futuro melhor – nós devemos agir agora. As mudanças estão em andamento, e milhões de cidadãos já estão transformando as formas como nós produzimos, consumimos, nos comportamos e nos comunicamos. 

Jovens como Lauren Singer, nossa defensora do consumo sustentável , nos mostram o caminho para um estilo de vida sem desperdício, depositando todo o seu lixo produzido ao longo dos últimos quatro anos em uma pequena jarra! Essa é uma inspiração para a comemoração deste ano – A Estrada para 2030: Erradicar a Pobreza e Alcançar a Produção e o Consumo Sustentáveis.

 

Existem inúmeras iniciativas como essa, e todas dão forma a um novo humanismo, a novos meios de solidariedade e cidadania para combater a pobreza, a marginalização e o desespero.

 

O fato de termos otimismo e confiança não significa que subestimamos os desafios futuros. Hoje, muitos jovens vivem em países menos desenvolvidos, e carregam os pesados fardos dos conflitos e da pobreza. Não pode haver desenvolvimento sustentável se os jovens permaneceram à margem, e eu chamo todos os Estados-membros e parceiros da UNESCO a apoiar suas iniciativas, a dar-lhes voz e a deixá-los crescer para, juntos, darmos forma à dignidade futura que estamos construindo hoje.

 

O jovem tem a energia e a força capazes de transformar o mundo. É preciso somente que ele disponha de ferramentas e meios para obter êxito. Informação é a melhor ferramenta de todas, e motivação é a mola propulsora dessa mudança.

 

Ser jovem é adotar um estilo. Ser jovem é querer fazer parte de uma tribo. Ser jovem é experimentar coisas novas. Ser jovem é gostar de aventura. Ser jovem é supervalorizar problemas pequenos. Ser jovem é ser impulsivo. Ser jovem é achar que o primeiro amor sempre vai durar pra vida toda. Ser jovem é achar que vai morrer de amor. Ser jovem é achar que as noites não têm fim. Ser jovem é ter grandes sonhos e discussões por coisas estúpidas.

 

Ser jovem é achar que ter 30 anos é ser velho demais. Ser jovem é achar que a saúde vai estar sempre bem. Ser jovem é ser ansioso e imprudente. Ser jovem é passar as noites em claro e dormir o dia todo. Ser jovem é passar o natal e as férias com a família. Ser jovem é achar que nada de mal nos pode acontecer. Todo mundo acha que morre jovem demais.

 

Que mundo seria este sem a juventude? Sem a jovialidade das pessoas e das coisas? Seria um planeta calado, surdo e quieto!

 

São os jovens que praticam a mudança, que dão o exemplo ao presente através dos seus ideais de futuro. É na juventude que qualquer nada vira razão, que todo pouco cresce até ao infinito da existência. Jovens, o melhor que o mundo tem!

 

Há momentos em que as recordações da juventude invadem meu coração. Essa doce fase da minha vida, fugiu de mim sem que eu fosse a tempo de correr atrás dela e sobraram apenas as saudades de tudo o que senti.

É maravilhoso pensar nos sonhos que alimentei, nas experiências que vivi e sobretudo na forma ingénua como encarei a vida, que me levou a embarcar em grandes aventuras. Por ser de tenra idade muitas vezes errei, mas a história que nós próprios vamos construindo só faz sentido se por vezes falharmos, se aprendermos com as escolhas erradas e conseguirmos superar cada adversidade.

 

Hoje quero lembrar todos os que estiveram do meu lado durante essa fase inesquecível. Nós fomos jovens e aproveitamos a liberdade para partilharmos muitas alegrias. Tudo é agora passado, mas a amizade que nos uniu jamais será esquecida. Sim, essa juventude que ficou para trás, sempre se manterá nos nossos corações, enquanto não desistirmos de viver.

 

Ser jovem hoje em dia é muito diferente do que era ser jovem na época dos nossos pais e avós. O mundo mudou muito, e muitas coisas que existiam, hoje já não existem mais. O que era moda, hoje é demodé. O que era sucesso, hoje é um clássico.

O mundo hoje é mais rápido, é mais tecnológico, é todo digital, interconectando uma aldeia global. Já não sabemos da vida da vizinha batendo um papo na janela. Os jovens de hoje abrem o windows e vão direto para as redes sociais. Até os cafés agora também são virtuais.

 

Ser jovem hoje em dia é mais moderno do que era anos atrás. Hoje em dia é normal ver moça com moça e rapaz com rapaz, mas bom mesmo seria se todos vivessem em paz, sem preconceito, discriminação e opressão. Vivemos o futuro, mas muitos jovens parecem viver como nos tempos dos nossos pais.

 

Apesar de muitas mudanças, há coisas na vida do jovem de hoje em dia que são como sempre foram e sempre serão. É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem somos e aprendemos com as experiências da vida, e vivemos aquilo que quando formos mais velhos vai ser a fonte da nossa sabedoria.

 

Podem mudar o mundo, surgir novas tecnologias, novos ídolos, novas modas, e um novo tudo, mas ser jovem vai ser sempre ser jovem, e as coisas que acontecem na juventude ficarão sempre marcadas pela vida inteira.

 

A juventude é uma das fases mais belas da vida. É quando o mundo realmente se descortina diante de nós e as experiências começam a ganhar outra dimensão, pois começamos a ser realmente responsáveis por tudo aquilo que fazemos. A vida ganha mais peso, e a aventura de viver torna-se mais desafiadora.

 

Mas ao mesmo tempo, a juventude também é tempo de descobertas, de momentos muito marcantes. É na juventude que vivemos o nossa primeiro grande amor, mas muitas vezes é também quando sofremos a nossa primeira grande desilusão amorosa.

 

Na juventude, começamos a entender qual o valor real do dinheiro, o que ele pode e não pode comprar. O que vale a pena ou não fazer por ele. Aprendemos que dinheiro não traz felicidade, mas que pode trazer tranquilidade para o futuro.

 

A juventude não é a fase da sabedoria, é a fase de fazer tudo aquilo que um dia lhe trará sabedoria. A juventude não é a fase das grandes conquistas, é a fase das longas caminhadas, de se perder pelo caminho, para se reencontrar numa curva qualquer com a certeza do lugar onde quer chegar.

 

A juventude não volta atrás, mas a memória do que vivemos enquanto jovens nunca vai se apagar e serão as mais belas da nossa vida.

Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel; medida passa a valer nesta sexta


A Petrobras anunciou uma nova redução no preço do diesel vendido às distribuidoras nesta quinta-feira (11). A partir desta sexta-feira (12), o litro do combustível passa a ser vendido a R$ 5,19 - redução de R$ 0,22 ou pouco mais de 4% em relação aos atuais R$ 5,41. 

Essa é a segunda queda consecutiva no preço do diesel após uma sequência de alta desde 2021. Na semana passada, o valor do litro do combustível foi reduzido em 3,57%. 

Em nota, a Petrobras informa que a redução "acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio"./Bahianoticias

Prefeitura entrega novas próteses dentarias e eleva autoestima dos moradores de Lajedão


Em mais uma etapa a Prefeitura Municipal de Lajedão entregou hoje (11/08) novas próteses dentárias para pacientes cadastrados no Programa Brasil Sorridente. O projeto é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, que vem melhorando a saúde bucal de muitos Lajedaenses com a oferta dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O acessório vai melhorar a saúde e aumentar a autoestima dos pacientes, trazendo benefícios para a saúde, como melhora da fala, da mastigação, da estética e elevação da autoestima. 

Para ser atendido através do serviço é necessário agenda com odontologistas em uma das três unidades básicas de saúde do município (PSF I Mirtes Viana Rodrigues PSF 02 e PSF Isaias da Silva Lima - Vila Betinho). 

A vereadora Cátia se fez presente na entrega das próteses.

 Após o tratamento odontológico concluído, será o odontologista da unidade que encaminhará o paciente para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde, onde ocorrerá o agendamento da moldagem da prótese, que pode ser parcial (inferior ou superior), total (inferior ou superior), ou as duas./Bahiaextremosul

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Caminhão arrebenta poste no centro de Jucuruçu e o motorista sai em disparada sem dá nenhuma satisfação

Um caminhão até então sem edificação bateu e quebrou um poste na Rua Tiradentes no centro de Jucuruçu, na tarde nesta quinta, feira por pouco os danos não seriam maiores, mas danificou a cobertura de uma soverteria deixando a mesma sem energia elétrica o que vem causar prejuízo, outros pontos de comércio e residências também ficaram sem energia elétrica, o poste foi quebrado no pé ficando seguro nos ferros, e deixou a Rua praticamente interditada por sorte do proprietário do caminhão que segunda informações é de Dois de Abril - MG

O poste ficou agarrado nos fios evitando assim maiores prejuízos outra sorte também é que a lâmpada de Led aparentemente ficou intacta.

O que o pessoal achou inconveniente foi o fato do condutor do caminhão nem se quer parou para ver o que teria acontecido, quando ele percebeu o acidente o que  ele fez foi acelerar mais o caminhão, mas a policia foi até o local e fez a ocorrência e é claro que o proprietário do caminhão que também não foi identificado será notificado e provavelmente ele deverá arcar com os danos e prestar esclarecimentos.   

Teixeira: Polícia Civil cumpre mandado e apreende suspeito de ter assassinado garoto de 13 anos que soltava pipa no Bairro Arco Verde


Teixeira de Freitas: O mandado de apreensão foi cumprido na tarde desta quarta-feira, 10 de agosto, por volta das 17h30, no Bairro Liberdade I, pelos Investigadores do Serviço de Investigação da Polícia Civil, André Vitoriano, Sergio Adriano e Rodrigo, sob a responsabilidade do delegado Gilmar Meireles, da Pasta de homicídio da Policia Civil de Teixeira de Freitas. O mandado foi em desfavor de um adolescente de 16 anos, e foi expedido pelo magistrado, Dr. Argenildo Fernandes dos Santos, Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Infância e Juventude da Comarca de Teixeira de Freitas. 

O delegado titular, Marcos Ludovico, conversou com a reportagem do Liberdade News e disse que na tarde do último dia 13 de julho de 2022, o plantão da Policia Civil tomou conhecimento deste homicídio no Bairro Arco Verde. “Estivemos no local e fizemos os primeiros levantamentos de Polícia Judiciaria, e logo em seguida a equipe já começou fazer as diligências necessárias para apurar a autoria do crime. Foram dadas as ordens para os investigadores do Núcleo de Homicídio da 1ª Delegacia de Teixeira de Freitas e logramos êxitos em várias levantamentos, até que obtivermos um material suficiente para fazermos o pedido de busca e apreensão”. 

“Felizmente chegamos à autoria, mas o fato de se tratar de um menor de idade, isso nos causa muita tristeza. Essa busca foi expedida pelo Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Infância e Juventude, que nos deu o aval. Assim, a equipe de investigadores realizou novas diligências no sentido de localizar esse alvo, e nesta tarde de quarta-feira (10), logramos êxito na localização. A partir de agora, ele vai ser ouvido, e já temos conhecimento que tem outro envolvido nesse homicídio, e que esse menor não agiu sozinho. Tem coautor (es) no caso, e a partir daqui, as investigações prosseguem”, acrescentou o delegado. 

“E vamos dar cumprimento a outras diligencias necessárias para prender esses criminosos. O que levantamos de informações até o momento, é que houve uma divergência por parte de uma pipa que eles estariam soltando, e aconteceu ali uma briga. Um parece que arrebentou a linha do outro, e esta é apenas uma diretiva, mas a Polícia Civil trabalha com várias vertentes, não descartamos outras também. E quanto à arma do crime, ainda estamos empreendendo investigações e outras diligências no intuito de localizá-la”, finalizou o delegado Marcos Ludovico, titular da Delegacia de Teixeira de Freitas. 

O homicídio do adolescente Antony Sadrak Souza de Oliveira, de 13 anos, conhecido como "Tony", aconteceu no dia 13 de julho, quando o menor estava em seu momento de lazer, soltando pipa. Ele foi surpreendido por 02 (dois) criminosos, a bordos de uma motocicleta. O carona desceu e atirou várias vezes na vítima, que veio a óbito no local. Na sequência os criminosos fugiram sem deixar pistas. "Tony" foi alvejado por disparos de arma de fogo, na região da cabeça e na mão. Segundo a perícia, havia duas perfurações na cabeça, e duas na mão esquerda, ambas de entrada e saída. 

O caso ganhou repercussão nacional e foi parar no Programa Balanço Geral da Record, apresentado pelo jornalista Reinaldo Gottino. A TV Record explorou bastante o caso de violência e ouviu a mãe do adolescente Antony Sadrak Souza de Oliveira. Segundo a mãe do garoto Antony, ele morreu por ter cortado a pipa do criminoso. Ainda segundo a mãe, o criminoso também estava soltando pipa, e como é normal nesses casos, um tenta cortar a linha do outro. O Antony cortou a pipa, o criminoso não gostou, foi tirar satisfação, e retornou logo depois em uma moto e armado”./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Policiais militares da CIPPA/PS prendem homem que aparece em vídeo extraindo a carne de uma cobra de cinco metros em Santa Cruz Cabrália


Uma ação realizada por policiais militares da CIPPA/Porto Seguro no início da noite desta quarta-feira (10/08) resultou na prisão de um homem, morador do Bairro Campo Verde, município de Santa Cruz Cabrália, que apareceu em um vídeo postado nas redes sociais no último domingo (07/08) tirando a carne de uma sucuri de cinco metros capturada no Rio Yaya, em uma Unidade de Conservação Ambiental. 

Diante das denúncias, a guarnição de serviço foi deslocada para o Bairro Campo Verde, onde o acusado foi encontrado em um bar. Questionado, o mesmo confirmou que tinha matado a cobra, distribuído a carne entre seus amigos e vizinhos e que sabia que a sua ação era um crime ambiental. 

Com o acusado, ainda foi encontrada a pele da cobra. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Porto Seguro, onde foi autuado por infringir o Artigo 29 da Lei Nº 9605/98 que proíbe a caça, a perseguição e a utilização de espécimes da fauna silvestre sem autorização dos órgãos competentes./Bahiaextremosul

11 de Agosto, Dia do advogado! O jucuru net parabeniza todos de Jucuruçu e de todo o Brasil


Ser advogado não é apenas defender interesses ou argumentar a favor da sua litigância. É, sobretudo, ser desses que legitimam o amor até a última instância. 

Ser advogado não é trabalhar para o dinheiro. Antes de qualquer norma ou súmula vinculante, ser advogado é, primeiro, reparar no semblante do cliente e estar ciente do seu anseio e da sua necessidade. Ser advogado é ser leal e verdadeiro, é se comprometer com a verdade. 

Advogar é persistir na luta. É ser resiliente, ir em busca em meio a idas e vindas do que é certo, do que é justo um ou daquilo que é um sonho ainda, que, humildemente, o coração cobiça. A advocacia e a missão mais linda da administração da Justiça.

O advogado olha para a dor do seu cliente com o coração, pois muitas vezes a necessidade por trás do seu direito é invisível aos olhos. Parabéns a todos os advogados! 

A profissão é árdua, estressante, às vezes injusta, porém ser indispensável à administração da justiça e fazer valer o direito de alguém não tem preço!

Parabéns aos profissionais que empregam amor e competência a esse serviço que se faz muito importante para a sociedade, vocês são essenciais. 

Advogar é, diariamente, e contornar todos os maiores e incontáveis percalços para efetivar um direito, ou resolver um grande problema daqueles que batem a nossa porta. 

Advogar  é, ser resiliente, persistente. É ser humano e ser prático, mas, sem ser indiferente. É levantar todos os dias da cama, sem saber como o dia terminará e amar esta incerteza. É matar um leão por dia para garantir o seu sustento, ir dormir pensando em quais são as estratégias que vai adotar ao amanhecer para se manter sempre inovando, sempre a frente. É ter muitas horas de sono perdida e gerir a ausência delas com boas doses de café. É um desafio. É instigante. Enfim, é uma relação de amor e doação diária. ? Feliz dia do advogado! 

Um advogado quando abraça com dignidade a sua profissão, torna-se um aliado quase direto de Deus, fazendo cumprir na terra parte de suas leis, mas não a sua justiça, porque só Deus é justo e só ele enxerga a verdade dos fatos que levou um criminoso aos tribunais e a verdade nua e crua, bem como a atuação dos advogados que farão o júri absolver ou condenar o criminoso em questão. 

É difícil e nobre ser advogado. Fazer sua a solidão da pessoa que defende. Fazer voz ao silêncio de quem não consegue falar diante de uma injustiça. Quando tudo e todos estão contra alguém, é a mão do advogado que vai ser estendida para dizer: a partir de agora seu interesse é meu. 

Feliz Dia do Advogado!

Emocionante! Prefeito Mildson entrega reconstrução da escola São Bernardo e anuncia asfalto para Ibirajá

 

A reconstrução da primeira escola cívico militar de Itanhém, o colégio São Bernardo, foi entregue na manhã desta terça-feira, 09 de agosto. O momento foi marcado por muitas emoções, onde a direção da escola, professores, alunos e funcionários comemoraram junto com representantes da Secretaria Municipal da Educação, gestão municipal e representantes da 44ª CIPM, mais esse grande passo na história do município. 

A obra traz um grande avanço estrutural para alunos, professores, demais servidores da educação e para a comunidade, o que fortalece o objetivo da gestão em investir em uma educação de qualidade, que prioriza o bem-estar dos estudantes e dos servidores da educação básica municipal. 

A reconstrução contemplou a revitalização dos telhados, reparos na rede hidráulica, elétrica e sanitária, pintura, rampas, adequação de salas e banheiros, reforma da quadra esportiva, construção de refeitório, construção de pátio para estacionamento, cobertura da entrada da unidade até as salas de aula, além da realização de vários outros reparos na estrutura física. 

A escola também passa a contar com salas climatizadas.

A reforma faz parte de um projeto da gestão Mildson Medeiros, que já entregou a reconstrução e reforma de sete escolas municipais, e ainda há outras três em vias de finalização, totalizando o número de dez escolas reconstruídas pela sua administração.

O diretor, James S. Costa, iniciou seu discurso citando Rubem Alves, agradeceu aos parceiros e disse que tudo era fruto trabalho em conjunto. “Rubem Alves diz assim: ‘Foi assim que a escola me ajudou: forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios pensamentos’, nesse sentido, espero que, a cada dia, nós possamos deixar que a escola esteja nos ajudando a ser pessoas melhores, esse é o principal objetivo [...] quero fazer uma saudação especial aqui a todos os diretores professores, que passaram por essa escola, que fazem parte da história. Esse grande investimento é fruto do trabalho de parceiros, e que esses parceiros, Secretaria de Educação, prefeito Mildson, CPM, autoridades presentes, comunidade como um todo, possam continuar conosco nessa caminhada. Que Deus abençoe a todos vocês, muito obrigado!”, afirmou James. 

Com a voz embargada, a secretária da Educação, Normélia Alquilina, relembrou seus 20 anos como funcionária do São Bernardo e agradeceu a parceria do prefeito e de seus colegas. “Vou respirar fundo para não chorar, pela emoção que eu estou sentindo neste momento. Vivi meus 20 anos de profissão aqui e, hoje, vendo essa escola linda reformada, e com os nossos alunos todos uniformizados, para mim, é motivo de gratidão a Deus. 

Hoje, eu posso dizer a vocês que nós temos um colégio realmente modelo CPM, hoje nós temos uma gestão que apoia todas as ações da Secretaria de Educação, que tem um olhar voltado para a educação do nosso município. Mildson tem um olhar diferente para toda a comunidade de Itanhém. Gostaria de agradecer aos meus colegas do Colégio São Bernardo, pois foram vocês que me fizeram estar aqui hoje, vocês todos do Colégio São Bernardo e toda a comunidade escolar”, disse a secretária. 

Mildson também se emocionou, agradeceu a Deus e à equipe e relembrou que o município quase perdeu o projeto para transformar o São Bernardo em escola Modelo COM. “Olhar e ver o nosso Colégio como se encontra hoje é dizer: obrigado, meu Deus! Logo quando eu fui eleito, fui convidado a ir lá em Medeiros Neto, no pelotão da polícia. O major Leão, na época, disse: ‘Prefeito, o sistema Militar de Itanhém está se encerrando, porque a gente tinha um contrato e o contrato não foi cumprido como foi determinado, então, infelizmente, o município vai ficar sem o sistema militar’... foi quando eu disse a ele ‘Major, vamos fazer um contrato novo e, o que o senhor rezar no contrato, nós vamos cumprir. Porque nós precisamos desse sistema Militar no nosso município’. 

Ele ligou para Salvador e nós conseguimos manter o nosso contrato, manter essa parceria com a polícia militar, para que, hoje, nós estivéssemos aqui, diante desses alunos organizados e uniformizados. 

O nosso prédio a estrutura física praticamente mudou toda. Com a benção de Deus, eu fiz um compromisso em cuidar do nosso município, em todos os setores, tanto na educação, saúde e infraestrutura, e é isso que a gente vai tentando fazer”, disse o prefeito, que completou sua fala anunciando mais uma grande obra, que é o asfalto para Ibirajá e Salomão. 

“Ontem, no encontro com o governador, nós fomos contemplados, por meio do secretário de obras, Marcus Cavalcanti, o asfaltamento até a comunidade de Salomão, passando por Ibirajá e entrada da Cachoeira dos Catabrigas. Isso são sonhos que a gente sonha e Deus vai abrindo as portas e nós vamos buscar!”, ressaltou Mildson Medeiros.

O vice-prefeito Alex Chaves frisou o papel que o São Bernardo tem para o itanheense e pediu para que os alunos conservassem o novo ambiente. O São Bernardo é uma instituição da vida do itanheense há mais de 30 anos. 

A gente vê a escola nova desse jeito, pra gente uma alegria muito grande, e é uma alegria maior a gente vê o papel que a educação traz pra gente. Nós vamos nos tornar pessoas melhores, conseguir sermos cientistas, astronautas, agrônomos, ser o que quiser para a vida, se a gente estiver estudando. 

Então, para finalizar, eu queria pedir para os nossos estudantes manter essa escola, pois ela escola é, principalmente, sua. 

Ela tá bonita, limpinha, cheirosinha, tá fresquinha, tem ar condicionado em todas as salas, então, sejam bem-vindos ao novíssimo São Bernardo!”.

O Major Wesley Noguchi, comandante da 44ªCIPM, que também é itanheense, cumprimentou o prefeito e reconheceu o trabalho em parceria. “Entrar numa escola dessas e ver as pessoas felizes é extremamente gratificante. 

Minha família saiu de Itanhém na década de 80, moramos em Teixeira, Salvador, Ilhéus, Itabuna e retornei para Teixeira de Freitas em 2010. 

No ano passado recebi o presente de comandar a 44ª como major, e o presente é que vinha comandar minha cidade natal.  

Nós temos que colocar o futuro dessas crianças acima de divergências. Com a animação dessa gente, parabenizamos a prefeitura, a Secretaria da Educação e todos os envolvidos”.

Capitão Flávio Nine, coordenador setorial do MCPM, falou da satisfação em relação ao modelo de colégio da PM sendo implantado no município. “É uma satisfação imensa, não só para a Polícia Militar, mas para todos nós cidadãos brasileiros, quando a gente vê algo, que era uma semente, florescer e dar frutos. Há alguns anos me foi confiada essa missão de multiplicar conhecimentos, junto ao estado e a prefeitura, para que a gente pudesse concretizar uma escola que tivesse munida de educação, mas, também, de disciplina.

Que favorecesse um caminho de construção e sucesso, para todos esses alunos. Hoje eu quero apenas parabenizar e agradecer a Deus, acima de tudo, e por essa oportunidade de estar vivenciando um fruto de um grande trabalho”.

Aproveitando o momento, o prefeito e a secretária de Educação fizeram a entrega do material esportivo, que será usado pela educação física da escola. 

A solenidade de reinauguração contou ainda com a presença dos vereadores André Correia, Dias da Academia, Gutemberg Ferreira, Rivelino e Sasdelli Resende, bem como do presidente do Sindicato Rural, Romeu Gazzinelli, dos secretários de Administração, Sady Neto; Desenvolvimento Econômico, Denilton Porto; Turismo, Nem Mendes e Agricultura, Josias Caetano. 

Até agora, a gestão Mildson Medeiros já entregou as obras de reconstrução e reforma das escolas Eduprocames, em Ibirajá; Alves de Macêdo, em Batinga, escola da Comunidade Água Fria, escola da Comunidade Surpresa, Rui Santos, Marechal Costa e Silva e São Bernardo, na sede. 

Ainda estão em vias de finalização as reformas do Simplício Binas e Nova Brasília na sede e a José Alves de Souza, em Vila São José./aguapretanews

Prefeito de Canavieiras é condenado à perda do mandato e fica inelegível por oito anos após denúncia de compra de votos

O prefeito de Canavieiras, cidade do sul da Bahia, Doutor Almeida, do PROS, foi condenado à perda do mandato e ficou inelegível por oito anos após uma ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O MP acusa o prefeito de compra de votos. Segundo a denúncia, o gestor teria montado um esquema ilícito pra captar recursos financeiros que teriam custeado a campanha política.

Ainda segundo a denúncia, Doutor Almeida teria distribuído cestas básicas irregularmente, realizado pagamentos de contas de água de pessoas carentes do município e mantido de propósito o Hospital Municipal sem médico contratado, para ele próprio atender os pacientes.

Por meio da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Canavieiras informou que a defesa vai recorrer da decisão./ G1

Três suspeitos de roubo morrem durante operação da Polícia Militar


Eunápolis: Três homens morreram em uma operação da Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira (10), na região do Rio da Velha, na zona rural de Eunápolis. 

A PM ainda não divulgou detalhes da ação, mas, segundo apurou a reportagem, o trio teria assaltado uma propriedade rural e roubado duas motos e outros objetos, na localidade do Córrego do Itu, na mesma região. 

Fotos enviadas por moradores ao WhatsApp para reportagem mostram os três corpos na caçamba de uma caminhonete da polícia. Os corpos foram encaminhados para Instituto Médico Legal, no bairro Pequi, e ainda não foram identificados./Radar64

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Promotoria instaura procedimento para acompanhar empréstimo de R$ 50 milhões em Itamaraju


O promotor de Itamaraju, Bernardo Sarkis, instaurou na última terça-feira, 9, um procedimento para acompanhar junto a Câmara de Vereadores a autorização de um empréstimo no valor de R$ 50 milhões pela Caixa Econômica Federal. 

A operação financeira supostamente utilizaria os recursos para trocar lâmpadas de postes, fazer calçadas, reformar uma praça e implantar energia solar entre outras ações. 

A dívida contraída pelo prefeito Marcelo Angênica só começaria a ser paga daqui dois anos, quando ele não estará mais na prefeitura, e o município ficaria endividado por dez anos. 

O projeto foi apresentado à Câmara no dia 19 de julho, mas acabou sendo retirado da pauta após o prefeito perder a maioria dos votos favoráveis. 

A denúncia do vereador Edson Dias, conhecido como Som de Nova Alegria (PT), dando conta de que teria sido agredido e ameaçado em uma reunião que contou com a presença do prefeito Marcelo Angênica, do secretário Léo Oss, do vereador Rogério Novais e de empresários do transporte escolar foi estopim para melar a operação. 

De acordo com o parlamentar, o prefeito Marcelo Angênica estaria ofertando propina no valor de R$ 150 mil aos vereadores que votassem a favor da concessão do empréstimo, e também apoiassem o vereador Rogério Novais na eleição da mesa diretora da Câmara. 

Como o vereador Som de Nova Alegria teria se recusado a aceitar a propina, ele teria sido agredido e ameaçado de morte durante a reunião com o prefeito. Com a repercussão do caso, os parlamentares passaram a contar com escolta policial. 

A portaria da promotoria de Itamaraju diz que, “cabe, em princípio, aos Promotores de Justiça a atribuição para atuarem preventivamente na proteção do erário, bem como repressivamente, nas órbitas cível e criminal, à vista de eventuais ilícitos decorrentes de estrutura irregular de pessoal nos municípios”. 

O promotor finaliza a portaria com a seguinte deliberação: “DELIBERO, com fulcro no art. 129, II, da CRFB, c/c o art. 72, I, da Lei Complementar Estadual nº 011/1996, c/c o art. 8º, III, da Resolução CNMP n.º 174, de 04 de julho de 2017 c/c o art. 50, V, da Resolução 11, de 11 de abril de 2022, do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MPBA, pela instauração de PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE ACOMPANHAMENTO com o fim de acompanhar a tramitação, na Câmara Municipal de Itamaraju, do Projeto de Lei nº 015/2022, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito

com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – CEF, com ou sem garantia da União e dá outras providências”, proposto pelo Chefe do Executivo municipal”./sigaanoticia

Prefeitura de Teixeira estabelece planejamento de combate a nova varíola dos macacos


Na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, a prefeitura municipal de Teixeira de Freitas realizou uma reunião na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com as equipes de Atenção Básica do município, através da Secretaria de Saúde, para encaminhar uma série de informações a respeito da nova varíola (Monkeypox). O primeiro caso suspeito no município foi notificado na última segunda-feira, 8. 

Em relação ao planejamento estratégico de enfrentamento do surto, os profissionais de saúde vão estar reunidos com o corpo técnico da Vigilância Epidemiológica para treinamento intensivo sobre o manejo de casos, monitoramento e acompanhamento de potenciais contatos. 

Decretada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 23 de julho de 2022, a nova varíola (Monkeypox) é transmitida pelo contato com lesões, fluídos corporais e objetos contaminados. Os principais sintomas são: manchas vermelhas pelo corpo, principalmente nas extremidades de braços, mãos, rostos, pernas, pés ou na região central do tórax. 

“Fique muito atento a essas manchas pois elas podem fazer surgir lesões na pele em forma de pequenas bolhas (sinal característico da doença). Preste atenção também no surgimento de ínguas no pescoço e debaixo do braço, juntamente com febre de início rápido”, informou Sandro Calefi, Diretor de Vigilância de Saúde presente no evento.

 

Importante ressaltar que não existem vacinas e tratamentos específicos para a Monkeypox. Por isso, a prevenção e a identificação precoce são as ações mais recomendadas no momento. “O distanciamento social, uso de máscaras e o não-compartilhamento de objetos pessoais são hábitos que aprendemos em decorrência do coronavírus e podem ser aplicados no enfrentamento da nova varíola”, alertou Danilo Fernandes, secretário de Saúde do município./ SulbahiaNews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.