Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 24 de setembro de 2022

Pastor é recebido com carreata em Itanhém depois de tratamento em Salvador

Apenas o filho do pastor, que era o motorista, sabia da homenagem.

O pastor Gersival da Conceição foi recebido com uma carreata, no início da noite deste sábado (24), organizada por fiéis da Igreja Assembleia de Deus Missão de Itanhém. 

A carreata passou pelas ruas Rodoviária e Emiliano Fernandes, Praça da Liberdade, rua Belo Horizonte, avenida Alves de Macedo, rua Padre Roma, avenidas Sady Teixeira e Maria Moreira e rua Teixeira de Freitas, onde está o templo da Assembleia de Deus. 


O pastor não sabia que seria recebido desta forma depois de retornar de Salvador onde faz tratamento. Apenas o filho dele, que era o motorista, sabia da homenagem./aguapretanews

Quatro criminosos morrem em troca de tiros com policiais do 19º BPM de Jequié

 

Material apreendido com os criminosos - Foto: Reprodução

Quatro homens de identidade não divulgada morreram durante a Operação Janus, realizada nesta sexta-feira, 23 de setembro, com o efetivo da CETO do 19ª BPM/JEQUIE. 

As guarnições se envolveram em confronto armado com vários indivíduos na cidade de Jequié, no bairro Mandacaru, conjunto habitacional Mandacaru II.  Durante o confronto, os quatro homens foram baleados e depois socorridos para o Hospital Geral Prado Valadares, mas morreram assim que deram entrada na unidade de saúde. 

Os resistentes eram de alta periculosidade, envolvidos com facção criminosa da localidade, e contumazes em diversos ataques na cidade de Jequié. 

Quatro criminosos morrem em troca de tiros com policiais do 19º BPM de Jequié



Com os criminosos a polícia apreendeu 01 Pistola Calibre .9mm, marca Canik, numeração suprimida; 01 Pistola Calibre 9mm, marca Canik, numeração suprimida; 01 Revólver Calibre .38 Argentino de numeração 252884; 01 Revólver Taurus Calibre 38 de numeração 251480; 06 balanças de precisão; aproximadamente 1.080 pinos de crack; 10 embalagens pequenas de material análogo a maconha; 03 celulares; aproximadamente 1.000 pinos endorf vazios; uma sacola de embalagem para acondicionamento de droga, uma tesoura e uma mochila./Bahiaextremosul

Idosa morre esmagada após carro desgovernado imprensa-la contra parede de casa em Itamaraju

Foto: Itamarajunoticias

De acordo informações, o motorista do Fiat Uno branco perdeu o controle durante uma manobra na Rua Camacã, no bairro Cristo Redentor, e imprensou a idosa Alaide de Oliveira Pios contra a parede da casa, que por conta do forte impacto ficou parcialmente destruída. 

Vizinhos da vítima acionaram o SAMU que esteve no local e atestou o óbito. 

Foto: Itamarajunoticias

 A polícia também foi acionada e esteve no local. O corpo foi removido para o IML onde passará por exames de praxe e em seguida será liberado para velório e sepultamento. 

A polícia civil vai investigar as causas do acidente./Bahiaextremosul

Fortes chuvas voltam a castigar o município de Itamaraju

 

Uma chuva intensa que durou alguns minutos, castigou a cidade de Itamaraju, no final da noite desta sexta-feira (23) de setembro. 

Pouco mais de 40 minutos de chuvas, promoveu alagamentos em vários pontos da cidade, além de prejudicar condutores de veículos e destruir estabelecimentos comerciais, deixando ruas intransitáveis. 

Pontos de alagamentos foram registrados no centro baixo, principais avenidas do centro e bairros de menor elevação. 

Os estragos dessa chuva ainda alerta para novos temporais que devem seguir ao longo do final de semana.  

Os institutos de aferição do clima e defesa civil, notificaram um “Alerta vermelho”, com risco de rajadas de ventos superiores a 60 km/h./IN

Homem é preso na BR-101 com 75 quilos de explosivos e cincos rolos de cordel detonante


Itabela: A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde de sexta-feira (23), na BR-101, em Itabela, 75 quilos de explosivos, cinco rolos de cordel detonante e um saco de espoleta. 

De acordo com a PRF, o material, que foi encontrado no porta-malas de um carro, estava sendo transportado do município de Xique-Xique para a cidade de Teixeira de Freitas. 

O motorista Antônio Almeida Santana Júnior, de 25 anos, que estava com uma mulher, foi parado na altura do km 749 em uma fiscalização de rotina, mas seu nervosismo chamou atenção dos policiais, que resolveram fazer uma busca no interior do veículo. 

De acordo com os policiais, o condutor alegou que apenas fazia o transporte dos artefatos, mas não falou para quem. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itabela e foi autuado em flagrante por transporte de explosivos. O crime não tem fiança./Radar64

Por perseguições políticas trabalhador de Itamaraju tem alvará negado por secretário de administração

 

Aconteceu hoje foi o seguinte nós temos uma hamburgueria na cidade ao qual temos um food truck que é um caminhão que trabalhamos os eventos em outras cidades e pegamos as festas as comemorações onde tem grande evento. 

A gente participa e hoje não foi diferente eu fui até a prefeitura de Itamaraju procurei o setor de tributos dei entrada no protocolo inicial desde os meus dados tiraram Xerox pegaram o chefe do meu comprovante de residência minha identidade CPF e avançaram no procedimento. 

Pediram para eu aguardar para emitirem um DARJ e eu poder fazer o pagamento e assim estará APTO para poder estar participando da festa da cidade, ocorreu que nesse intervalo de espera o secretário da administração Léo Oss e apareceu me viu sentado no setor de tributos foi para o gabinete dele e lá fez a solicitação para que o chefe do tributos fosse até o gabinete dele. 

Na volta lá saída até o gabinete o chefe dos tributos já me relatou que meu alvará não poderia ser liberado sem chance chegou pra mim Miguel eu alvará não pode ser liberado e tal e até eu indaguei no quesito Léo Oss pediu para falando que não tem vaga mais que não pode mais sendo que os alvarás estão aptos assim retirados do dia 20 desse mês até o dia 6.

  Relatos da vitima

Então achei estranho mandei uma mensagem para o prefeito da cidade não me respondeu até o exato momento e aí eu fui para rede social que a única ferramenta de liberdade que nós temos de expor nossas opiniões e aquilo que está acontecendo dentro da sociedade principalmente o nosso município em cima de uma perseguição política de fato real notória que é a qual eu estou sofrendo. 

O que diz a lei “Hoje há muitos canais para se denunciar a perseguição. Se for muito grave, pode ser feita diretamente no Ministério Público. O assédio sempre existiu, mas não se pode deixar que tal atitude seja classificada como algo comum e mais uma rotina de trabalho”, declarou André Viz 

Estou sofrendo perseguição política: o que fazer? 

Junte provas dessa perseguição, como e-mails e mensagens de whatsapp, e, quando possível, grave as conversas que tiver com o perseguidor. 

Caso ele já tenha realizado alguma conduta intimidatória na frente de outros colegas de trabalho, lembre-se das pessoas presentes e que poderão ser testemunhas da situação. 

Uma orientação muito comum é a de que seja apresentada queixa sobre a perseguição ao superior hierárquico para que ele faça cessar a conduta imprópria. Contudo, sabemos que muitas das vezes quem realiza a perseguição é a própria chefia. 

Cada caso tem suas peculiaridades. Por isso, caso você esteja sofrendo perseguição política, é importante procurar uma assessoria jurídica especializada, para que possa receber a melhor orientação para a situação específica.

 

A depender do caso, a denúncia poderá ser feita diretamente ao Ministério Público. Também é possível a abertura de processo judicial, que poderá resultar em medidas punitivas para o ofensor, como a exoneração, bem como em compensação por danos morais ao ofendido.

O jucurunet usando de forma democrática ao contrário da gestão municipal de Itamaraju, deixa o espaço aqui para o contraditório.

Ipec / Presidente: Lula amplia diferença sobre Bolsonaro na Bahia, veja números

Pesquisa Ipec ouviu eleitores baianos sobre preferências quanto ao presidente da República

O ex-presidente Lula (PT) ampliou a vantagem que tem dentro das intenções de votos, na Bahia, em relação ao atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), de acordo com a pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta sexta-feira (23). 

Segundo os números, o petista tem 65% das intenções de voto, entre os baianos, contra 18% do liberal. Na primeira pesquisa, divulgada em agosto, os percentuais eram de 61% para Lula e 20% para Bolsonaro. 

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 4%. Na pesquisa anterior, ele tinha 7%. A candidata Simone Tebet (MDB) possui 3%, enquanto o levantamento anterior aparecia com 1%. 

Soraya Thronicke (UB), que na primeira pesquisa não pontuou, agora tem 1%. Brancos e nulos somam 4%, outros 4% não souberam responder. 

O Ipec ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA - 05576/2022 (TRE) e BR - 04999/2022 (TSE)./bnews

Luto- Morre o professor Júlio Cláudio do IF Baiano de Teixeira de Freitas


Morreu na noite desta quinta – feira (22), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), o professor Júlio Claudio Martins. 

Júlio Claudio era professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas. Segundo informações, Júlio Claudio foi socorrido para o HMTF após passar mal, recebeu atendimento mais não resistiu. 

Nas primeiras horas da manhã desta sexta- feira (23), o If Baiano emitiu uma nota lamentando a morte de professor. 

Curriculum; 

O professor possuia graduação em Engenharia Agronômica (2006), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Passou por estágio de pós-doutoral nesta mesma instituição vindo a concluí-lo em 2013. Foi professor do Curso Bacharelado de Agronomia na Faculdade Univertix. 

Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Teixeira de Freitas (IF Baiano), atuando nos cursos Bacharelado de Engenharia Agronômica e Técnico em Florestas e em Agropecuária. 

Foi Coordenador do Curso Técnico em Florestas (2015-2017) e, desde 2018 é Coordenador do Curso Bacharelado de Engenharia Agronômica. Tambem atua como docente do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais do IF Baiano e do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Agroecologia e Educação no Campo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus X), Instituto Federal Baiano (IFBaiano/ Campus Teixeira de Freitas) e Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAEEB). 

Possui experiência na área de Fitotecnia, Solos e Entomologia (ênfase em Entomologia Agrícola). Entre suas linhas de pesquisas estão: Fitossanidade, manejo integrado de pragas, ecotoxicologia, desenvolvimento de bioinseticidas, controle biológico, entomologia econômica, bioecologia, modelos de requerimentos térmicos e de distribuição espacial de pragas. 

Nota de Pesar 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas lamenta, com grande pesar, o falecimento do professor Júlio Claudio Martins. 

Neste momento de dor e perda, o campus decreta luto oficial de 7 (sete) dias, sendo suspensas as atividades nos dias 23 e 24 de Setembro. Prestamos condolências e solidariedade aos amigos e familiares. 

Antes de seguir para sua cidade natal o corpo será velado no IF Baiano Campus Teixeira de Freitas na manhã do dia 23 de Setembro, entre as 7:00 e 09:00h./Bahiaextremosul

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Faltam 9 dias: saiba qual documento apresentar no momento do voto


Com a proximidade das Eleições Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta eleitores e eleitoras sobre quais documentos podem ser apresentados no dia do pleito, marcado para 2 de outubro. Para comprovação de identidade, cidadãos e cidadãs deverão apresentar documento oficial com foto, a exemplo de: carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei. 

Documentos em versão digital também serão aceitos. Dentre eles, o e-Título, versão digital do título de eleitor, desde que contenha fotografia. O e-Título pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. 

Além da possibilidade de ser utilizado como documento de identificação no momento do voto, o e-Título oferece uma série de serviços e informações, como a consulta ao local de votação; a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; emissão de guia para o pagamento de multas; apresentação de justificativa eleitoral, entre outros. 

Posso votar sem apresentar o título? 

A apresentação do título de eleitor no momento da votação não é obrigatória, mas informações sobre zona e seção de votação constam no documento. Por isso, antes de ir votar, é importante realizar a consulta ao local de votação, o que pode ser feito desde já pelo site do TRE baiano, pelo Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) ou e-Título.  

No momento da votação, os eleitores e eleitoras deverão apresentar, obrigatoriamente, algum documento oficial com foto que comprove sua identidade. Documentos como certidão de nascimento ou de casamento não serão aceitos. 

A Resolução TSE nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral, lista os documentos aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação. São eles: 

- carteira de identidade (RG;)

- identidade social;

- passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;

- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

- certificado de reservista;

- carteira de trabalho;

- carteira nacional de habilitação./Ascom TRE-BA; PS

Eunápolis: Polícia Militar é recebida a tiros na Rua Monte Serrat no bairro Santa Lúcia


Eunápolis: A Polícia Militar foi recebida sob um intenso tiroteio no bairro Santa Lúcia, Eunápolis, na manhã desta sexta-feira (23). Os policiais se aproximavam da Rua Monte Serrat, onde havia ocorrido um homicídio, quando foram surpreendidos por bandidos armados que saíam do local. 

Durante a troca de tiros, a quadrilha conseguiu fugir em um carro modelo Honda Civic, cor preta. Ninguém ficou ferido. O veículo tem as mesmas características do usado pelos autores de um duplo assassinato na Feira do Bueiro, na semana passada. 

Após a fuga dos bandidos, a PM conseguiu chegar até o local onde o homem foi morto. Ao lado do corpo, a polícia encontrou cápsulas de pistola e de espingarda. O crime teve requinte de crueldade, pois a cabeça da vítima foi dilacerada por um disparo de espingarda calibre 12.

Na mesma rua, a cerca de 200 metros onde ocorreu o homicídio, a polícia encontrou um carro Chevrolet Tracker, cor branca, abandonado. O veículo tinha marcas de tiros. 

Moradores da localidade ficaram assustados com o tiroteio. Há marcas de tiros em portas e muros de residências. Um morador do condomínio Talismã, que fica próximo de onde ocorreu o assassinato da manhã desta sexta, enviou uma foto mostrando a janela de vidro de sua casa atingida pelos disparos. 

 

Desde o início deste mês de setembro, foram registradas dezenas de ocorrências de troca de tiros e disparos em via pública na cidade de Eunápolis. O resultado foram nove pessoas mortas, duas feridas e uma desaparecida. Na maioria dos casos a Polícia Civil diz que os confrontos ocorreram entre facções./Radar64

Candidatos ao governo da Bahia, visitam Itamaraju


 O candidato a governador ACM Neto (União Brasil), acompanhado de sua comitiva, esteve durante a tarde desta quinta-feira (22) de setembro, na cidade de Itamaraju. 

O ato político foi incluído numa maratona de visitas a oito regiões do estado somente neste final de semana, onde aproxima a data da eleição. 

ACM Neto, seguiu em carro aberto numa passeata promovida pela equipe do prefeito Marcelo Angênica, passando pelas principais avenidas da cidade. 

Os deputados Adolfo Viana e Tiago Correia, que concorrem a reeleição acompanharam o candidato ao executivo. 

Na comitiva também estavam Ana Coelho que compõe a chapa como (vice-governadora) e Cacá Leão concorrendo ao senado. 

O candidato Jerônimo Rodrigues (PT) participou de carreata nos municípios de Canarana, Souto Soares e Iraquara. 

João Roma (PL), seguiu em ato político em Itabuna, Ilhéus e Guanambi. Falou sobre projetos na região, caso seja eleito. 

Kleber Rosa (PSOL) foi entrevistado profissionais ligados à OAB em Salvador. Esteve reunido também com representantes da guarda municipal e moradores do subúrbio da capital. 

O candidato do PCO (Marcelo Millet), não divulgou a agenda de campanha. 

Giovani Damico (PCB), planfetagem no município de Valença e visitou a comunidade quilombola do Galeão e reservas ambientais da região./IN

Perseguição, tiros, invasão de estabelecimento e prisão de suspeito movimenta o Centro de Teixeira nesta sexta-feira (23)


Teixeira de Freitas: Tiroteio, perseguição, invasão de prédio com reféns, e por fim, a prisão do suspeito. Este foi o resumo de uma ação policial ocorrida nesta manhã de sexta-feira, 23 de setembro, no Centro de Teixeira de Freitas. Segundo informações, a PM em ronda no Centro, avistou um indivíduo em atitude suspeita, a bordo de uma motocicleta. Os militares perceberam que o suspeito estava armado, e quando foi fazer a abordagem, ele saiu em fuga. 

A guarnição realizou o acompanhamento tático, houve tiros, o suspeito acabou colidindo a moto, e abandonou o veículo, correndo pelo Centro. Em determinado momento, ele invadiu um prédio comercial, em frente à Praça da Bíblia, e fez algumas pessoas de reféns. A Polícia chegou ao local, familiares do suspeito também chegaram e o pai ajudou na negociação. Os suspeito estava ferido, com uma perfuração no ombro, e foi preciso o apoio do SAMU. 

A reportagem do Liberdade News e do Jornal Liberdade da Rádio Eldorado FM conversou com o Major Neto, comandante da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, e este disse que ação acabou de forma positiva, com o acusado preso, sem nenhuma morte. O Major informou que houve a perseguição, e que na fuga, o suspeito quase atropelou algumas crianças, mas que a guarnição fez o acompanhamento tático de forma segura, preservando vidas. 

“Nunca estaremos felizes com uma situação de crime, estamos satisfeitos pelo sucesso da ação, em que o suspeito foi preso, e ninguém morreu na ação. Ainda não sabemos como ele se feriu, não temos a confirmação se a guarnição atirou no suspeito. Sabemos que ele está ferido. A arma não foi encontrada, a droga ele dispensou no decorrer da fuga. O importante é que a ação foi concluída com sucesso e a PM vai sempre agir de acordo com a reação do suspeito. Se não houver reação, ele vai ser preso da forma que tem que ser, mas se houver reação, a PM vai agir na mesma proporção”, disse o Major. 

O suspeito foi identificado pelo prenome de Pablo. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal, onde passou por atendimento médico e está bem. Após ser liberado do Hospital, será encaminhado para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, para as medidas cabíveis. A Polícia Militar apresentou na delegacia, a moto usada pelo suspeito./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Sucesso: Cantor Idalício Costa grava participação no Programa do Ratinho que foi ao ar dá quinta-feira (22)

 

Teixeira de Freitas, 22 de setembro: O cantor Idalício Costa está em São Paulo, onde gravou uma participação no Programa do Ratinho, transmitido no canal SBT, que é uma das maiores emissoras do país. 

O Programa do Ratinho sempre alcança uma elevada audiência, geralmente, ficando no 2º lugar do Ibope. O programa com participação do cantor teixeirense será nesta quinta-feira (22), às 22h40.

 

Idalício se apresentará através do quadro “Vem quem quer”. O cantor vê no Programa do Ratinho uma ótima oportunidade para mostrar todo o seu talento e um pouco de sua história, já que o programa tem 20 anos de sucesso e será um passo muito importante para a sua carreira musical. 

O jucurunet parabeniza o querido e talentoso cantor Idalício Costa, pelo seu grande talento e simpatia, Idalício que já realizou grandes shows na cidade de Jucuruçu, nos anos 90. Boa sorte e sucesso querido Idalício Costa.

Não perca esse programa por nada! 

Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

Luto: quadro clínico se agrava e ‘Leo Mototáxi’ não resiste


Leandro dos Santos, de 36 anos, faleceu nesta quarta-feira, 22 de setembro. ‘Leo Mototáxi’, como era bastante conhecido em Itamaraju, teve seu quadro clínico agravado por conta de complicações de saúde causadas devido à obesidade. 

Léo enfrentava a situação de comorbidade há alguns anos, e em 2020, chegou a mobilizar internautas em uma campanha na tentativa de angariar recursos para realização de um procedimento cirúrgico. 

Em maio deste ano, ele passou por exames para o Programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, no Espírito Santo. 

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte de Léo, que era bastante conhecido, principalmente na região do bairro Marotinho. Léo também era muito querido no meio esportivo, e era visto como um jogador bastante talentoso. 

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento./ SulbahiaNews

Acidente com veículo na BA 290 entre Teixeira e Alcobaça deixa dois idosos feridos: Vítimas foram socorridas ao HMTF


Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22 de setembro, por volta das 13h30, no Km 38, da BA-290, trecho entre Alcobaça a Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, o condutor de um veículo puxando uma carretinha trafegava na via, quando perdeu o controle da direção, e a carretinha foi para o lado, e provocou uma saída de pista. 

O motorista dirigia um veículo VW/CrossFox, de placa policial EAH-6J09 e puxando uma carretinha de placa policial RPD-6A39 (ambas Mercosul). 

O motorista, José Carlos Leal, de 76 anos, morador do Bairro, Wilson Brito, na cidade de Teixeira de Freitas, teve alguns ferimentos e foi socorrido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). 

O passageiro, Antônio Alves de Araújo, de 69 anos, também se feriu e segue na Unidade na Hospitalar. Não há informações sobre o seu estado de saúde./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Mulher é encontrada morta no extremo sul da Bahia; vítima estava desaparecida há cinco dias

A mulher foi vista com vida pela última vez no distrito de Ponto Central, também em Santa Cruz Cabrália. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou a vítima para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para a realização da perícia. 

O corpo de Daiana foi levado para o Instituto Médico Legal do município de Eunápolis, também no extremo sul. 

Ainda não há informações sobre o que teria causado a morte de Daiana. Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso. 

De acordo com a família ouvida pelo G1 Bahia, Daiana sofria de problemas psíquicos, mas não era acostumada a desaparecer por muitos dias. A família não divulgou informações sobre o enterro da mulher./ G1 Bahia.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Homem é assassinado a tiros na Zona Rural de Mucuri: Polícia investiga o crime


Mucuri: José Dias Cardoso, de 48 anos, conhecido por "Zé Rolinha", foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, por volta das 06h25, na zona rural, em fazenda que fica a 4 Km da BR 101 para o povoado de Nova Brasília, no município de Mucuri-BA. 

Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Mucuri atenderam a ocorrência. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, e no local ninguém viu nada e não de sabe nada. A Lei do Silêncio prevaleceu. Os policiais militares preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou o servidor público Joásio Gomes a remover o corpo, para o Instituto Médico Legal (IML) Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. As investigações do crime estão a cargo do delegado Samuel e sua equipe./Lenio Cidreeira/Liberdadenews

Vídeo: Município de Água Fria está envergonhado com a atitude de seu prefeito, que briga com PMs por causa de som


O município de Água Fria está envergonhado com a atitude do prefeito Renan Araújo Barros que, na noite da última terça-feira (20), protagonizou uma das cenas mais ridículas da história política do município, que fica a 156 km de Salvador e tem pouco mais de 16 mil habitantes. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito alterado, supostamente alcoolizado, tentando agredir e impedir o trabalho de policiais militares, que foram chamados para atender uma ocorrência de som alto em um barzinho da cidade. 

A ação dos PMs irrita o gestor, que xinga e desmerece o trabalho dos agentes. 

A pequenez do prefeito, que enoja qualquer cidadão de bem e que defende o mínimo de civilidade, foi noticiada por grandes sites de notícias de todo o país, como o Uol, por exemplo, que estampa na capa a expressão autoritária do prefeito dito aos policiais no momento da abordagem: “Eu mando aqui na cidade”. 

O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) da Polícia Militar, responsável pelo efetivo lotado na 97ª Companhia Independente de Polícia Militar, já adotou as providências legais junto ao Ministério Público e à União dos Municípios da Bahia (UPB) sobre o ocorrido no município de Água Fria. Além disso, o comandante-geral da PM da Bahia, Coronel Coutinho, publicou uma nota de repúdio nas redes sociais, chamando a atitude do prefeito de ‘desacato’. 

"A corporação baiana enaltece a atitude e o equilíbrio emocional dos policiais militares por se manterem firmes e coerentes, conforme preconiza a técnica da Polícia Militar, diante do comportamento destemperado do alcaide", diz a publicação./G1

Acusado de violência doméstica é preso pela Polícia Civil de Caravelas por força de mandado de prisão


Caravelas: A equipe da Polícia Civil de Caravelas, liderada pelo delegado titular, Marco Antônio Neves, prendeu na tarde desta quarta-feira, 21 de setembro, por volta das 14h30, Cremildo Monteiro dos Santos, 47 anos. O acusado foi preso no Centro da cidade de Caravelas. 

Contra o Cremildo havia um mandado de prisão em aberto, por crime de violência doméstica, praticado contra a sua ex-companheira, de 44 anos de idade. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Caravelas, e cumprido pela Polícia Civil nesta tarde. 

O acusado não esboçou reação no momento da prisão. Segundo apurou nossa reportagem, no momento em que ele agrediu sua ex-companheira, ela para se defender, conseguiu desferir um golpe com um objeto contundente, ferindo a cabeça do Cremildo. 

O acusado encontra-se preso, à disposição da Justiça./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Jovem de 18 anos é perseguido e morto a tiros na frente da namorada em Eunápolis


Eunápolis: Jeff Souza Rodrigues, de 18 anos, foi assassinado a tiros, por volta das 21h de quarta-feira (21), na Rua Frei Coimbra, Bairro Gusmão, em Eunápolis. 

De acordo com informações, a vítima chegou de moto, juntamente com a namorada, para ir a um bar. Quando o casal estava saindo do estabelecimento, foi surpreendido pelos criminosos, que também estavam em uma moto. 

Jeff tentou fugir correndo, mas foi perseguido pelos agressores. A vítima foi atingida por diversos tiros e caiu a cerca de 20 metros do bar. Ao lado do corpo, foram encontradas várias cápsulas de pistola.

 O Samu compareceu ao local quase uma hora depois do crime e confirmou o óbito. Familiares estavam no local e, muito abalados, não quiseram falar com a reportagem. 

Temendo represálias, ninguém quis passar informações para a polícia sobre como aconteceu o homicídio./Radar64

Padre Ronaldo conferindo a última etapa do asfalto Itamaraju/Jucuruçu

 

É inexplicável a demora dessa obra, está longe do prazo que foi anunciado, para o término dessa obra da 3ª etapa que é do Pau-d'alho até a BR 101, na chegada de Itamaraju. 

Que nos desculpem o pessoal da empresa "MAIS CONSTRUTORA", mas desse jeito não dá para elogiar, pois em termo de lentidão o premio seria dessa empresa. 

Está servindo de chacota e palco de várias piadas essa obra, a lentidão dos trabalhos dessa obra por que ela não sai do lugar.

Passagens aéreas na Rússia esgotam em menos de 24h após Putin convocar reservistas para guerra


Voos só de ida de Moscou para Istambul esgotaram em menos de 24 horas após o anúncio de Vladimir Putin assinar ordem de mobilização parcial para 300 mil cidadãos reservistas se juntarem às fileiras do Exército no leste e sul da Ucrânia. 

As passagens para voos diretos para os destinos mais próximos – Armênia, Geórgia, Azerbaijão ou Cazaquistão – estão esgotadas para hoje, informa o site Aviasales, muito popular na Rússia. 

Na direção de Istambul, com a Turkish Airlines, uma das principais rotas de avião para sair do país desde as sanções ocidentais e o fechamento do espaço aéreo europeu, “todos os voos estão cheios” até sábado. 

Na AirSerbia, para chegar a Belgrado, o próximo voo com assentos disponíveis é para segunda-feira, 26. O esgotamento acontece em meio ao aumento dos preços das passagens que dispararam. 

Um voo de Moscou a Vladikavkaz, estava sendo vendida por mais de US$ 750, em comparação com apenas US$ 70 normalmente. De acordo com a ferramenta de estatística Google Trends, que permite saber a frequência com que uma palavra é digitada no Google, as buscas na Rússia pelos termos “passagens” e “avião” mais que dobraram desde às 6h desta quarta-feira, no início do discurso gravado de Putin./jovempan

Professor é encontrado morto, com mãos amarradas e sinais de enforcamento no sul da Bahia

Professor dava aulas em escolas pública e particular de Ibicuí — Foto: Redes sociais

Um professor de 44 anos foi encontrado morto, com as mãos amarradas e com sinais de enforcamento, dentro da própria casa em Ibicuí, no sul da Bahia. O corpo foi achado na noite de terça-feira (20) e o suspeito de cometer o crime foi identificado na manhã desta quarta (21), em Itabuna. 

Além de matar o professor, o suspeito teria roubado o carro, notebook, televisão e celular da vítima, que foi identificada como Isaac de Jesus Souza. 

Segundo o delegado Xangai Alexandre, responsável pelo caso, o suspeito de matar o educador foi já havia sido preso na terça-feira, em Itabuna, também no sul da Bahia, por um outro crime que não foi divulgado. 

Nesta quarta, os policiais identificaram que ele também poderia ser o autor do homicídio em Ibicuí. O homem foi interrogado e confessou a autoria do crime. 

Ainda de acordo com o delegado, o suspeito teria um relacionamento amoroso com o professor. 

"Conseguimos uma imagem de uma câmera de segurança que mostra a vítima entrando em casa com um rapaz, possivelmente um namorado que conheceu na internet há uns dois dias", contou. 

Na tarde desta quarta, o suspeito prestou depoimento à polícia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime./G1/BA

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Hoje, 21 de setembro, é o Dia do Radialista

 

07 de novembro, 21 de setembro, 25 de setembro, não importa. Todos os dias são dias do rádio e dias dos radialistas. Companheiros nas 24 horas do dia, os 7 dias da semana, 365 dias do ano, os profissionais que atuam nesse meio formam um verdadeiro "exército". 

Não são apenas locutores, talvez estes por colocarem na "vitrine" do rádio a sua voz são os mais conhecidos. Radialistas são muitos: os técnicos que com todo o cuidado e "ouvido afinado" editam, tratam e operam o som; jornalistas e repórteres na apuração das notícias; redatores e comentaristas que dão o tom ao radiojornalismo;  vendedores, roteiristas de intervalo comercial que cuidam e valorizam muito os anunciantes; programadores que sempre estão atualizados no mundo da música; também  radialistas que atuam em departamentos considerados burocráticos como o faturamento, os recursos humanos, a cobrança, a direção, a manutenção e limpeza, a recepção, o atendimento ao telefone, ao público e ao ouvinte ... enfim, um exército mesmo. 

Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de setembro. Nos anos 80, quando da realização do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da radiodifusão. 

Para o dia do rádio foi escolhido 25 de setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Assim passou-se a comemorar o dia do radialista em 21 de setembro, que se refere à data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, e em 25 do mesmo mês o dia do rádio, ou da radiodifusão. 

Mais recentemente, por decreto foi instituído no calendário de efemérides nacionais o dia do radialista a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso, mas a maioria continuou a comemorar em 21 de setembro. 

No dia de hoje um abraço especial a todos os radialistas que atuam na Rádio Cultura FM e também na 93FM de Guarapuava extensivo aos demais companheiros que atuam na profissão, àqueles que já atuaram e para quem sonha em um dia ser radialista.

7 de Setembro: Ministro do TSE diz que Bolsonaro descumpre ordem e dá prazo para exclusão de imagens


Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, durante desfile em comemoração ao 7 de Setembro em Brasília — Foto: Agência Brasil via BBC

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) descumpre decisão da Corte e tem explorado ostensivamente imagens do Bicentenário da Independência, comemorado no dia 7 de Setembro, que foram proibidas. 

Bolsonaro participou, no feriado de 7 de Setembro, de dois atos comemorativos aos 200 anos da Independência do Brasil. Em Brasília e no Rio de Janeiro, os festejos cívicos e militares foram misturados com ações de campanha do candidato à reeleição – o que foi contestado pelos adversários na corrida presidencial. 

Corregedor da Justiça Eleitoral, Gonçalves deu prazo de 24 horas para a exclusão das imagens das redes sociais pelas plataformas que as gerenciam. Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser multadas. 

"O que se constata, ante a prova apresentada, é que a campanha continuou a fazer uso ostensivo de material cuja exploração para fins eleitorais foi expressamente vedada", escreveu o ministro. 

Após o evento, a Justiça Eleitoral abriu quatro ações para apurar suposto abuso de poder político e econômico. 

Gonçalves proibiu que imagens públicas e privadas fossem exploradas pela campanha diante dos indícios de que houve uma confusão entre evento oficial e eleitoral. O plenário do TSE manteve o entendimento do ministro. 

Após a decisão, o PT acionou o TSE e indicou que as imagens continuavam a ser usadas. O TSE verificou que, de fato, o material do 7 de setembro seguiu sendo utilizado de forma irregular em páginas de Bolsonaro. 

O ministro citou ainda que a campanha de Bolsonaro tinha informado ao TSE que havia removido o conteúdo. 

“As postagens utilizam diversos momentos da celebração do Bicentenário da Independência. Há imagens em que o investigado aparece em momentos nos quais inequivocamente exercia função de Chefe de Estado, uma vez que trajava a faixa presidencial", afirmou Benedito Gonçalves.

"Outro trecho bastante explorado é o percurso por ele realizado em Brasília, já sem a faixa presidencial, caminhando próximo ao público após deixar a tribuna de honra, transitando em local que somente lhe era acessível por sua condição de Chefe de Estado. Em alguns casos, foram sobrepostos aos vídeos textos com dizeres como 'com menos impostos, as pessoas compram mais' e 'Bolsonaro reduziu impostos e aumenta arrecadação'", escreveu o ministro. 

Gonçalves disse que “não há dúvidas de que todas essas imagens estavam alcançadas pela proibição” determinada pela Corte Eleitoral. 

Londres e ONU

Adversários na corrida presidencial também acionaram o TSE para impedir a exploração, pela campanha do candidato do PL, de imagens registradas durante outras atividades institucionais. 

Na última segunda-feira (19), Benedito Gonçalves proibiu, por exemplo, o uso de imagens do discurso que Bolsonaro proferiu na sacada da embaixada brasileira em Londres no último domingo (18). Na ocasião, ele disse a uma plateia de apoiadores que vai ganhar a eleição presidencial em 1º turno. 

Em outra ação, a senadora Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência, pediu ao TSE que impeça o presidente de utilizar na campanha eleitoral imagens da participação de Bolsonaro na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O discurso do presidente na abertura do evento foi marcado pelo tom eleitoral./G1

Prefeito baiano briga com PM por causa de som alto: 'Quem manda sou eu'


O prefeito da cidade baiana de Água Fria, Renan Araújo Barros (PL), se envolveu em uma confusão com policiais militares em um bar da cidade. Imagens do episódio viralizaram nesta terça-feira (20) nas redes sociais. O desentendimento foi causado por conta de uma apreensão de aparelho de som de um carro, o que irritou o prefeito, que afirmou que "quem manda nessa porra sou eu". 

Quando a Polícia Militar foi acionada por conta do som alto e apreendeu o aparelho, no último sábado (17), o prefeito diz "deixa eles 'multar" e afirma ao dono do carro que vai pagar o prejuízo. 

Em um dos vídeos, é possível ver que ele tenta argumentar que os PMs deveriam ir atrás de "bandidos" e que ele como prefeito libera o som. "Vocês não enfrentam o tráfico, vocês têm medo, ai ficam aqui", diz, reclamando da apreensão do som. "Eles não podem fazer isso. A área é nossa. O alvará de som é nosso. Já tem oito dias que está autorizado o alvará de som", diz. Ele afirma que foi desrespeitado pelo policial militar. "Eu mando aqui na cidade. Você pode ser a polícia no inferno, eu mando aqui". Ele desafia o PM a prendê-lo ou bater nele. 

O gestor ainda volta ao final das imagens quando alguém abaixa o som, pedindo para que a mala do carra seja aberta novamente. "Baixa o som não", diz. 

Em nota, a Polícia Militar diz que o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), responsável pela 97ª CIPM, companhia que esteve na ocorrência, já "adotou as providências legais" junto ao Ministério Público e à União dos Municípios da Bahia (UPB). 

Mais tarde, a PM divulgou uma nota de repúdio criticando a "atitude grave e desrepeitosa" do prefeito. "A corporação baiana enaltece a atitude e o equilíbrio emocional dos policiais militares por se manterem firmes e coerentes, conforme preconiza a técnica da Polícia Militar, diante do comportamento destemperado do alcaide", acrescenta o texto.

 

A prefeitura de Água Fria ainda não se manifestou sobre o episódio./MDD/Correio

A diferença entre Lula e Bolsonaro em São Paulo, no Rio e em Minas, segundo o Ipec

Pesquisas Ipec divulgadas nesta terça-feira 20, encomendadas pela TV Globo, apontam que Lula (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo e em Minas Gerais. No Rio de Janeiro, há empate técnico. 

Confira os resultados: 

•       São Paulo: Lula 43% x 33% Jair Bolsonaro (em 6 de setembro, o placar era de 44% x 28%)

•       Minas Gerais: Lula 46% x 31% Jair Bolsonaro (antes, 46% x 30%)

•       Rio de Janeiro: Lula 41% x 36% Jair Bolsonaro (no levantamento anterior, o ex-capitão tinha 39% e o petista, 38%) 

No geral, Lula lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 16 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno, de acordo com o Ipec: 47% a 31%. Na projeção de segundo turno, o ex-presidente aparece 19 pontos à frente: 54% a 35%. 

Ainda conforme o levantamento, Lula tem 52% dos votos válidos e pode vencer a eleição no primeiro turno. 

A pesquisa em São Paulo ouviu 2.000 pessoas entre 17 e 19 de setembro em 84 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A rodada foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-05582/2022. 

No Rio, foram entrevistadas 1.504 pessoas entre 17 e 19 de setembro em 39 cidades. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo RJ-04682/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-05082/2022. 

Em Minas, o Ipec ouviu 2.000 pessoas entre 17 e 19 de setembro em 101 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MG-03406/2022./ cartacapital

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Eleições 2022: Urnas eletrônicas começam a ser equipadas para eleições de 2022 na Bahia

 

As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022 na Bahia começaram a ser equipadas nesta segunda-feira, 19 de setembro. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA), a etapa consiste na instalação dos sistemas eleitorais e na inserção dos dados dos eleitores e candidatos elegíveis. 

Ainda de acordo com o TRE, o processo deve ser encerrado apenas no dia 29 de setembro. Em Salvador, o prazo é um pouco menor, e a etapa será concluída em cerca de uma semana, em 27 de setembro. 

Além da instalação de sistema e inserção de informações, é nesta etapa que o equipamento recebe lacres produzidos pela Casa da Moeda. O processo garante a inviolabilidade das urnas eletrônicas. 

Em Salvador, o procedimento acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, enquanto no interior ele é feito em cartórios eleitorais, polos de informática ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais. 

Na Bahia, cerca de 39 mil urnas passarão por esse processo. Entre esses equipamentos, aproximadamente 5 mil urnas ficarão na capital baiana. 

Próxima etapa 

Depois que os processos de inserção e lacração das urnas eletrônicas são finalizados, os equipamentos estarão aptos para utilização no dia da eleição. Com isso, fica a critério dos cartórios eleitorais o procedimento de distribuição para os locais de votação. 

Todas as etapas de preparação da urna eletrônica podem ser acompanhadas por partidos, instituições e entidades fiscalizadoras./ G1

Geddel alfineta ACM Neto após briga entre Félix Mendonça e Marcelo Nilo

Irmãos Vieira Lima têm ganhado destaque com comentários sobre os bastidores das eleições deste ano na Bahia


Fora da política, o ex-deputado federal e presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, e seu irmão Geddel Vieira Lima (MDB), têm ganhado destaque com comentários sobre os bastidores das eleições deste ano na Bahia. 

Nesta terça-feira (20), os irmãos Vieira Lima comentaram sobre a confusão envolvendo os deputados federais Marcelo Nilo (Republicanos) e Félix Mendonça Jr. (PDT), que foram às vias de fato antes do embarque de ACM Neto (UB) para Brasília. 

No meio da confusão, acabou sobrando para o deputado estadual Tiago Correia, esposo da vice de ACM Neto, Ana Coelho (Republicanos), que acabou levando um soco. 

Segundo Lúcio, os dois parlamentares são seus "amigos queridos" e não entraria no mérito da briga entre eles. No entanto, o emdebista afirmou acreditar que a confusão na base netista tem sido gerada devido ao crescimento de Jeronimo Rodrigues (PT) nas recentes pesquisas de intenção de voto. 

"Dois amigos queridos e por isso mesmo não entro no mérito da briga, a única coisa que questiono é se isso não se deu em função do clima ruim que toma conta da campanha da oposição diante do crescimento de Jeronimo Rodrigues, que já começa a provocar a autofagia entre os candidatos a deputado que veem o conjunto dos votos em disputa diminuírem com o esvaziamento da candidatura majoritária do ACM Neto", questiona Lúcio. 

O ex-deputado faz ainda uma previsão sobre os próximos capítulos dos bastidores até o dia 2 de outubro. "De hoje até o dia 2 de outubro a tendência é piorar, pois com a escassez dos votos começa a valer o ditado: 'Farinha pouca meu pirão primeiro'", pontuou. 

Já Geddel, mais ácido, alfinetou ACM Neto sobre a briga entre os dois deputados da base e alegou que o ex-prefeito tem visto a candidatura "descendo a ladeira". 

"Vixe Maria, o pau cantou na casa de Mãe Joana. O nome disso é TPE-tensao pré eleitoral- os votos vão minguando e aí surge a sabedoria popular 'em tempo de Murici cada um cuida de si'. Pobre ex-prefeito vendo a candidatura descendo a ladeira", disse o ex-ministro./bnews

Em stand Consórcio CONSTRUIR consolida força no extremo sul e expõe ações na 38° Expo Teixeira


O Consórcio Publico Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia teve um stand para visitação na 38° Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas que foi realizada no último fim de semana. 

Com exposição e degustação de queijos de queijarias locais, produtos de pequenos produtores, espécies de peixes de piscicultores, hortas, mudas entre outros produtos o stand mostrou um pouco de todo trabalho desenvolvido pelo Consórcio junto à seus municípios no extremo-sul. 

Consolidando a força de suas ações um encontro reuniu no stand Prefeitos de municípios consorciados, vários convidados e visitantes, entre eles o prefeito Silvio Ramalho de Caravelas, Calixto de Ibirapuã, Gilvan de Prado e o então presidente e prefeito de Vereda Manrick Teixeira, em bate papo os representantes parabenizaram o Consórcio e agradeceram toda assistência a seus municípios. 

A Diretora Executiva do Consórcio CONSTRUIR, Alessandra Barros esteve presente em todos os dias de exposição recebendo visitantes e convidados e junto à sua equipe ofereceu ainda informações importantes sobre todas as ações realizadas em sua administração e como todos os projetos tem beneficiado e alavancado o desenvolvimento dos municípios.

 

O Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul (Consórcio Construir) nasceu primeiramente, com o empenho dos Municípios: Medeiros Neto, Lajedão, Ibirapuã, Vereda e Itanhém, em 2009, com o objetivo de constituir uma unidade a fim de se evitar o êxodo da região. 

Em 2013, a pedido do governador, foi feita uma extensão, e hoje o consórcio abarca 13 municípios do Extremo Sul. Por ser um consórcio, há um rateio equilibrado nas contas, não havendo incidência de impostos ou outros valores. 

Além disso, o objetivo é tornar o Estado cada vez mais enxuto e potencializar os municípios para que tenham maior eficiência e eficácia, com foco na educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. 

Em seu período presidido por Manrick Teixeira, o consócio sofreu grandes avanços com inúmeras ações em todos os municípios consorciados, só em 2022 várias ações foram realizadas e impulsionaram vários setores dos municípios, entre as ações podemos destacar: 

Manutenção de rodovias preventiva, corretiva e roçada – contrato SEINFRA – totalizando 221km

 

Rota produtiva, cascalhamento e patrolamento de diversos trechos do extremo sul da Bahia, incluindo distritos, assentamentos, comunidades e entroncamentos. 

Revestimento primário – contrato SEINFRA 

Cascalhamento e patrolamento da BA 699 

Certificação do conSIM do qual adquiriu equivalência para certificar agroindústrias de produtos de origem animal, a comercializar os seus produtos em todo território nacional. 

Aragem de terra para os pequenos produtores das zonas rurais, locação de maquinários para os 13 municípios em de estado de emergência devido às chuvas de dezembro. 

Cessão de uma Usina de Asfalto para tapa buracos nos municípios. 

Cessão de 11 máquinas via convênio SEAGRI e SEINFRA. 

1° feira agroambiental, exposição de queijarias do extremo sul e premiação para o melhor projeto de práticas ambientais não gestão pública. 

Kits produtivos; 

Cadeia produtiva: Café, Leite, Mandioca, Cacau, Mel, Galinha Caipira (produção de ovos) – 1090 famílias beneficiadas./focodenoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.