Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 22 de agosto de 2020

Mulher diz ter matado homem após ele tentar estupra-la em sua casa às margens da BR 101 em Teixeira



Teixeira de Freitas: A equipe de reportagem do Liberdade News esteve na manhã deste sábado dia 22 de agosto na delegacia e conversou com a senhora Elisângela Inácio Pereira, e com o seu advogado, Lucas Machado. Os dois falaram sobre o homicídio ocorrido nesta sexta-feira, 21 de agosto, no KM 872 da BR 101. O corpo da vítima, identificado como sendo, Mauro Pereira Silva, de 56 anos, foi encontrado por populares, em uma drenagem fluvial às margens da BR 101. A senhora Elisângela se apresentou com seu advogado e assumiu ter sido a autora do homicídio, e explicou os fatos à Polícia Civil.

Segundo a Elisângela, o Mauro chegou na sua casa na noite de quinta-feira (20), e pediu um copo de água e um prato de comida. “Ele não chegou a entrar em casa, ficou pelo lado de fora. Eu dei a água, fiz um prato de comida, ele comeu, e veio trazer o prato. Como eu fico só com meu esposo a noite, eu fico à vontade. Ao invés dele entregar o prato, ele jogou, e ainda veio com a mão para pegar em minhas partes íntimas. Eu chamei a atenção dele, e ele veio para cima de mim para mim agarrar” explicou a Elisângela.


“Ele pegou um facão e veio para cima de mim para poder abusar de minha pessoa. Eu peguei uma chave e acertei ele. Meu esposo estava passando mal, ainda mais depois da situação, aí eu fui dar as medicações dele. Depois, sozinha e Deus, eu puxei o corpo para a beira da pista para ver se passava alguém para dar socorro, mas, ele escorregou e caiu dentro da vala. Eu sozinha não consegui tirar ele de lá. Eu chamei meu filho para pegar meu esposo que estava passando mal. Meu filho nem viu o corpo, só levou meu esposo em um táxi”, acrescentou.

“Eu estou arrependida pelo fato, mas, foi por pura defesa da minha honra, da minha vida e do meu esposo. Se ele me mata, depois ia matar meu esposo que é acamado, e ninguém ia ficar sabendo. A senhora Elisângela explicou ainda que a enxada foi usada para retirar o sangue que ficou na terra, para que o seu cachorro não ficasse lambendo o sangue. Segundo o advogado da acusada de homicídio, Lucas Machado, foi um incidente que pode acontecer na vida de qualquer pessoa, pois, sua cliente é uma pessoa de boa índole, trabalhadora, sem envolvimento em nada ilícito, e que agiu para defender sua vida, sua honra e a vida do seu esposo.


“Não devemos julgar as pessoas pelo senso comum, aquele julgamento de que ‘ela matou deve ser incriminada’. O Código Penal determina como Legítima Defesa, aquele que usa o meio moderado para se livrar de uma agressão, como foi o que aconteceu. Na verdade, ela é quem foi vítima. A vida dele foi ceifada, mas, por um motivo causado por ele (o agressor). Não podemos olhar para dona Elisângela como assassina, mas, sim uma senhora que usou os meios necessários para defender seu lar, sua vida e a de seu esposo acamado. Fui contactado, expliquei toda a situação, e a orientei a se apresentar”, explicou.

O advogado reforçou a informação dada pela Elisângela de que ela não conhecia o Mauro, apenas atendeu ao seu pedido de comida. “O indivíduo chegou na residência dela e tentou contra ela. Em momento algum ela premeditou tirar a vida de alguém, tanto que ela está muito tranquila em relação a isso. Ela ainda tentou pedir socorro para ajudar a vítima, mas, as coisas fugiram do controle, e qualquer pessoa em uma situação dessa, fica sem saber o que fazer, se apavora. Só reforço, não olhem para Dona Elisângela, como uma assassina, mas como uma dona de casa, que agiu em legítima defesa da honra e da vida”.


O delegado Bruno Ferrari disse que recebeu a senhora Elizângela, que compareceu na presença do seu advogado, o qual a instruiu a se apresentar. Ainda segundo o delegado, a tese da defesa invoca uma legítima defesa, pois ela teria usado os meios necessários para repelir uma injusta agressão, que segundo ela, a vítima tinha intenção de abusar sexualmente dela. “Vou analisar todas essas questões, e investigar mais a fundo para remeter o processo à Justiça. São dois homicídios registrados em Teixeira neste mês de agosto, e os dois, praticamente elucidados. Homicídios esses sem relação com grupos de traficantes”, explicou o delegado./Liberdadenews

Contador Ângelo Santana morre de Covid-19: Vereador Rodrigo Caires lamenta a morte do amigo



Lajedão: "Luto por um amigo. Que Deus abençoe sua passagem aqui com nós, pois estará com Ele agora. Muito triste. É  muito cedo sua partida meu amigo, irmão. Nem sei o que dizer, só lamento e agradeço por ter sido seu amigo". Essas palavras são do vereador Rodrigo Caires, de Lajedão.

O vereador lamenta a morte do amigo e contador, Ângelo Santana, 44 anos, mais uma vítima da Covid-19. "Lamentável essa morte prematura. Era meu amigo, meu contador, trabalhava em Nanuque/MG, tinha propriedade em Lajedão. Pessoa muito boa, muito honesta, grande amigo. Estou muito triste", desabafou Rodrigo Caires.

"O Ângelo perdeu a mãe há 20 dias. Ela morreu de Covid-19. O vírus deve ter pegado ele abalado, enfraquecido. Ele ficou intubado, em coma, e não resistiu. Faleceu nesta tarde de sábado, 22 de agosto. Ele será sepultado em Nanuque/MG". O vereador homenageia o amigo e roga a Deus que fortaleça os familiares por essa perda inestimável./Liberdadenews

Coronavírus - Cantora Simaria testa positivo para Covid-19

[Cantora Simaria testa positivo para Covid-19]


A cantora Simaria testou positivo para o novo coronavírus na última sexta-feira (21), de acordo com a assessoria de imprensa da artista. O marido, o espanhol Vicente Escrig, e os filhos, Giovanna e Pawel, também fizeram o exame, mas deram negativo. “Me sinto bem, sem nenhum sintoma, porém o mais difícil está sendo ficar isolada dos meus filhos sem poder abraçá-los!”, disse Simaria

Recentemente, Simaria esteve na companhia de Simone e, juntas, gravaram um vídeo sobre gravidez. Simone está grávida do seu segundo filho e nas gravações recebeu um pingente da irmã. Não há informação se ela também realizou o teste para a detecção do vírus.

Segundo a coluna do jornalista Leo Dias, Simaria e a família estava com viagem marcada para Espanha, onde tem uma casa, e, por isso, decidiram fazer o teste antes de embarcar. Agora, A assessoria informou que ela está assintomática e sendo acompanhada pelo médico David Uip, além de seguir os protocolos de isolamento em casa, em São Paulo./bnews

Religião - "Deus não precisa ser defendido por ninguém e não quer ser usado para aterrorizar as pessoas", diz Papa Francisco

[


O papa Francisco se posicionou em suas redes sociais neste sábado (22) com um pedido para que fiéis deixem de utilizar a religião para “aterrorizar as pessoas”.

"Deus não precisa ser defendido por ninguém e não quer que o seu nome seja usado para aterrorizar as pessoas. Peço a todos que parem de instrumentalizar as religiões para incitar ao ódio, à violência, ao extremismo e ao fanatismo cego", publicou o líder católico.

A mensagem de Francisco foi publicada exatamente no Dia Internacional em Memória das Vítimas de Atos de Violência baseados em Religião ou Crença, data estabelecida no dia 22 de agosto pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019.

Deus não precisa ser defendido por ninguém e não quer que o Seu nome seja usado para aterrorizar as pessoas. Peço a todos que parem de instrumentalizar as religiões para incitar ao ódio, à violência, ao extremismo e ao fanatismo cego. #FraternidadeHumana./bnews

Funcionário do Banco do Nordeste de Medeiros Neto morre vítima do Covid-19



O bancário Nelcimar de Jesus Souza popular “Boca” de 48 anos, morreu neste sábado, 22 de agosto, vítima de complicações do Covid-19. Ele estava internado em Teixeira de Freitas desde o dia 3 de agosto.

Nelcimar é a 15ª vítima do coronavírus no município. Ele deixa esposa e 3 filhos.

Funcionários do Banco do Nordeste emitiram uma nota sobre o falecimento do amigo. Veja nota na íntegra:

Os funcionários lamentam profundamente a morte do colega bancário Nelcimar de Jesus Souza, que atuava na agência Banco do Nordeste no setor de arquivos.

Os bancários do Banco do Nordeste se manifestam com profundo pesar ao tempo em que se solidariza com a família, amigos e colegas de trabalho, desejando a todos força e resiliência para superarem este momento tão difícil./bahiaextremosul

COVID: 19 em Jucuruçu somam 93 casos confirmados, 79 pessoas já se recuperaram

A imagem pode conter: texto que diz "PROTEJA-SECONTRAO CORONAVIRUS BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 JUCURUCU-BA 21/08/2020 CASOS ONFIRMADOS 93 CASOS CURADOS 79 CASOS EM TRATAMENTO 14 CASOS EM INTERNAMENTO HOSPITALAR (73) 3662-2286 INFORME COVID-19 00 CASOS NOTIFICADOS 412 Jucuruçu NORUMOCERTO Secretarie Municipa Saude deJucuruçu"


A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, vem por meio deste, informar que nossa equipe de vigilância identificou, através do centro de testagem e atendimento ambulatorial do COVID, mais 5 casos totalizando 93 casos confirmados.

Dos casos confirmados, 79 pessoas já se recuperaram e estão bem e 14 estão em tratamento domiciliar e são considerados casos ativos.

A secretaria de saúde tem monitorado e isolado os contatos destes pacientes confirmados!

Temos 412 casos notificados, sendo que não temos nenhum paciente em internamento por Covid aqui em nossa cidade ou em centros de referência.

Vale lembrar que o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

Teixeira: Homem de 74 anos morre de Covid-19 na UTI do Hospital de Campanha



A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunicou mais uma morte por Covid-19 nesta quinta-feira, 20.

A morte notificada é de um homem, 74 anos, que estava internado na UTI do Hospital de Campanha. No total já são 64 mortes no município.

Na mesma data foram confirmados 32 novos casos positivos. Ao todo, são 3324. Destes, 366 são considerados ativos. Teixeira tem 2894 casos recuperados. Trata-se de 87,06% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 64 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,93%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quinta-feira, às 16 horas, são 15 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 08 clínicos e 07 UTI. Na UPA, de acordo com atualização feita hoje, 17h, são 2 internados.

Na rede privada, são 06 pacientes, com 04 internos na UTI e 02 em leitos clínicos. Sendo, no total: 23 pacientes./sigaanoticia

Como vai ficar o Bolsa Família em setembro de 2020? Entenda




O projeto do Renda Brasil está em fase final de elaboração e deve ser enviado ao Congresso dentro de 30 dias. A declaração é do Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em entrevista exclusiva ao portal Brasil 61. 

O novo programa de distribuição de renda deve substituir o Bolsa Família, mas, segundo Lorenzoni, se difere do antecessor por incentivar que os beneficiários sejam incluídos no mercado de trabalho formal.

"Quando uma pessoa está no Bolsa Família e recebe uma oferta de emprego, a grande maioria não aceita ter sua carteira assinada por medo de perder o programa. Ela prefere ficar com ticket médio inferior a R$ 200, fazer alguns bicos e com isso ir levando a vida. Nós queremos alterar essa realidade", explica o ministro.

Segundo Onyx, com o fim do contrato de trabalho, hoje, o beneficiário precisa entrar novamente na fila do programa, podendo ficar meses sem receber. Por isso, o projeto a ser enviado ao Congresso vai conter um mecanismo para garantir que, se alguém que já foi beneficiário do Renda Brasil perder o emprego, que ele volte a receber o valor imediatamente.

Onyx também disse que o Renda Brasil deve dialogar com outras ações propostas pelo Executivo, como o programa Carteira Verde Amarela, atualmente em fase de elaboração pelo Ministério da Economia. O projeto foi inicialmente pensado para incentivar a contratação de jovens à procura do primeiro emprego, a partir da redução dos encargos trabalhistas.

O ministro explica que o Carteira Verde Amarela será estendido para beneficiar quem faz parte do programa Renda Brasil. "Nós queremos que haja uma maior disponibilidade para essas pessoas, ampliando a possibilidade da contratação através desse regime que tem menor custo tributário", explicou.

O programa também deve contar com estímulos à educação, como ocorre hoje no Bolsa Família, em que os jovens das famílias inscritas precisam ter boa frequência escolar para que a mesma seja apta a receber. Contudo, os incentivos devem alcançar também adultos, que serão beneficiados caso realizem cursos de qualificação./cocobongo

Homem é brutalmente assassinado e corpo jogado em drenagem fluvial na BR 101 em Teixeira



Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram solicitados para uma ocorrência de homicídio, no KM 872 da BR 101. 

Ao chegarem no local, os militares encontraram um homem morto em uma drenagem fluvial. A vítima apresentava lesões provocadas por instrumento corte-contundente.

Os policiais militares preservaram a área e acionaram a Polícia Civil. A delegada de plantão, Rina Andrade, solicitou uma perícia no local, que foi realizada por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

A vítima foi identificada como sendo, Mauro Pereira Silva, de 56 anos, natural de Teófilo Otoni/MG. Mário foi morto com requintes de crueldade, supostamente na última noite da quinta-feira (20), em frente ao casebre onde morava.

No casebre foi encontrado um boné com manchas de sangue, como também a arma do crime, uma enxada com manchas de sangue, pendurada em uma árvore. Há informações de que o Mauro foi morto em frente ao casebre, e arrastado para a drenagem fluvial da BR-101. Todas as provas materiais foram recolhidas pelos peritos do DPT, e passarão por perícia.


A delegada plantonista, Rina Andrade, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o delegado Bruno Ferrari, da Pasta de Homicídios, já tem informações sobre autoria e motivação do crime, e está em campo investigando. 


Maiores informações não foram divulgadas para não atrapalhar as investigações./Liberdadenews

Foragido da Justiça por homicídio e roubo a banco morre em confronto policial



Um homem considerado foragido da Justiça por homicídio, roubo a banco e porte ilegal de arma morreu em confronto com policiais militares na manhã desta sexta-feira (21), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Com o suspeito, foi apreendida uma arma que ele costumava exibir em fotos nas redes sociais, segundo a polícia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), na ação, um policial militar acabou baleado na mão e no colete a prova de tiros. Ele foi levado para o Hospital da Bahia e não corre risco de vida.

Segundo a SSP, o homem foragido, que tinha 34 anos, era apontado como chefe de um grupo criminoso que atuava no bairro. Equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico encontraram o suspeito na localidade do Barro Duro, com outros comparsas. A SSP informou que eles foram cercados pelos policiais, mas reagiram atirando.

Segundo a SSP, durante confronto, o foragido da Justiça, que não teve o nome revelado, acabou ferido, foi socorrido para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. Com ele, informou a SSP, foram apreendidos uma pistola, carregador, munições, 346 pedras de crack, 213 trouxas de maconha, 34 pinos de cocaína e um celular./G1

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Vasco completa 122 anos de vida com comemorações em São Januário

Abrinq Empresa Amiga da Crianca Vector Logo - Download Free SVG ...




O Club de Regatas Vasco da Gama completa 122 anos de existência nesta sexta-feira, celebrando a data de 21 de agosto de 1898, quando os brasileiros e portugueses se uniram na cidade do Rio de Janeiro para dar origem ao Gigante da Colina.

As comemorações começaram bem cedo em São Januário. Como de costume, os dirigentes do clube fizeram a chamada "Alvorada Vascaína", às 6h da manhã, hasteando as bandeiras do Brasil, do Vasco, de Portugal, do estado e da cidade do Rio.

Campello dedicou a manhã para agradecer os funcionários do clube que trabalham durante a pandemia

Ao longo do dia, mais eventos foram marcados. Às 19h acontecerá a sessão solene do Conselho Deliberativo, e a partir das 21h o Vasco promoverá uma live destinada aos torcedores, pelos portais oficiais da equipe.

100% no Brasileirão, o Gigante é líder da competição com 9 pontos e volta a campo no domingo, quando recebe o Grêmio pela 5ª rodada.

Liga-se - coronavírus esse mal só acabará com a vacina



Mensagem Dos médicos da UTI do Hospital Militar: Queremos fazer um apelo cordial ao senso comum das pessoas que aceitaram a falta de confinamento como se a pandemia tivesse terminado e como se tivéssemos voltado à normalidade antes do início desta crise.

Infectar-se com o coronavírus não é um resfriado comum:. Existem febres altas, dores de garganta e aperto no peito a tal ponto que parece que a vida está indo embora e o pior, está;

É necessária ressuscitação. Fala-se de ventilação, mas NÃO é uma máscara de oxigênio colocada na boca e no nariz enquanto você se diverte pensando em sua vida, não!

A ventilação invasiva para o COVID-19 é a intubação que é feita sob anestesia geral e que consiste em permanecer por pelo menos 2 a 3 semanas sem se mover, geralmente de bruços (posição prona) com um tubo na boca até a traquéia, o que permite respirar no ritmo da máquina à qual está conectada.


Você não pode falar comer ou fazer qualquer coisa naturalmente porque o desconforto e a dor que você sente exigem a administração de sedativos e analgésicos para garantir a tolerância ao tubo.


Durante o tempo em que o paciente precisar que a máquina respire, ele estará em coma induzido, ou seja, em coma artificial.

Em 20 dias com este tratamento, um paciente jovem terá uma perda de massa muscular de 40% e a reeducação subsequente será de 6 a 12 meses, associada a trauma grave na boca ou nas cordas vocais.

É por esse motivo que os idosos ou pessoas frágeis em sua saúde não perduram. Se você leu esta mensagem até agora,  agradeceríamos se você a compartilhasse para que todos possamos levar isso a sério, agora que tudo está liberado novamente.

Siga as instruções e lembre-se de que você precisa ser levado muito mais a sério. Esta pandemia termina quando a vacina é encontrada, NÃO ANTES.

Pescador sai para armar rede e morre no Rio Alcobaça em Teixeira


Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na manhã do domingo, 16 de agosto, no Rio Alcobaça, na região conhecida como Prainha, quando o pescador, Genivaldo Lima dos Santos, de 50 anos, saiu para armar uma rede de pescaria e desapareceu.

Familiares e amigos sentiram sua falta. O Genivaldo era morador da região da Prainha. Após realizarem buscas pelo Rio Alcobaça, na segunda e terça-feira, (18) o corpo não foi encontrado.

As buscas se intensificaram quando militares do 18º Grupamento de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas estiveram no local e fizeram o reconhecimento da área na quarta-feira (19). Já na quinta-feira (20), o corpo do pescador foi encontrado.

Uma ocorrência foi realizada relatando o óbito. O delegado plantonista, Júlio Telles, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal. O corpo de Genivaldo foi sepultado no cemitério Jardim da Saudade em Teixeira, na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto./Liberdadenews

Investigador da Polícia Civil é a 7ª morte por Covid-19 na Bahia

Foto: divulgação Sindipoc

O investigador da Polícia Civil Elton Mário da Silva morreu na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, em decorrência ao novo coronavírus, o Covid-19. Ele é o sétimo policial que morre da doença.

Elton era lotado na Delegacia Territorial do município de Presidente Tancredo Neves. O investigador estava internado há 25 dias no hospital Vida Memorial, na cidade de Ilhéus.

Segundo a família, ele tinha hipertensão. De acordo os dados do SINDPOC (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia), o número de policiais infectados já soma cerca de 497 infectados pelo vírus, sendo 7 mortes, deles 3 aposentados./bahiaextremosul

Pastor é preso em flagrante por sequestro e estupro de criança de 9 anos



O pastor Sérgio Gomes, de 43 anos, foi preso em flagrante por sequestro e estupro de uma criança de 9 anos em Taboão da Serra (SP), na quinta-feira (20). De acordo com a polícia, o pastor da Igreja Assembleia de Deus sequestrou a menina, com a justificativa de que a levaria para almoçar. As informações são do 1º Jornal, da Band TV.

Conforme a mãe da criança, após o sumiço do pastor, ela e um homem foram à delegacia fazer a denúncia. A Polícia Militar fez buscas e localizou o acusado chegando na casa da mãe da criança com a vítima.

Segundo a polícia, a menina contou que havia sido abusada sexualmente dentro da igreja e essa não teria sido a primeira vez. O acusado foi preso em flagrante, mas negou o crime. Também à polícia, a esposa do suspeito, que está grávida de 7 meses, disse que desconfiava do marido e do excesso de carinho pela menina.

Ainda de acordo com a Band TV, a criança passou por exames no Hospital Pérola Byington. No carro do acusado foram encontrados objetos como brinquedos, brilho labial e doces. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra./bahiaextremosul

Bolsonaro confirma prorrogação de auxílio emergencial até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro que confirmou prorrogação do auxílio

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta sexta-feira (21) que o auxílio emergencial será prorrogado até dezembro, mas não adiantou qual seria o valor das futuras parcelas do benefício pago às pessoas para ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus.

"Infelizmente não pode ser definitivo", disse Bolsonaro. Ao ser questionado pela plateia, o presidente afirmou que o repasse será mantido até dezembro. "Só não sei o valor", completou ele, em solenidade da cerimônia de entregas em Ipanguaçu, no interior do Rio Grande do Norte, entre eles um projeto de dessalinização da água.

O presidente disse que o auxílio - atualmente no valor de 600 reais por mês -- tem um custo de 50 bilhões de reais mensais. "Enquanto for possível manteremos, mas é preciso ter consciência que não dá para ser eterno", reforçou./bahiaextremosul

Suposta filha de 72 anos de Silvio Santos pede na Justiça por exame de DNA



Segundo carta precatória divulgada pelo site Notícias da TV, o escritório Carvalho Oliveira, representante de Vera, pede uma ação de investigação de paternidade baseada na crença da mulher, que alega ter ouvido de amigos de sua mãe adotiva que Abravanel é seu pai.

A aposentada afirma ter sido adotada pela enfermeira que era amiga de sua mãe biológica, cuja identidade ela desconhece. Vera também não sabe o nome do hospital em que nasceu e nem a data em que foi concebida.

A autora nasceu em 02/12/1948 e, por razões nunca esclarecidas, foi abandonada por sua mãe biológica, que a entregou ainda recém-nascida a uma enfermeira do hospital onde nasceu. A autora não é capaz de identificar este hospital, apesar de ter fortes indícios de se tratar de um hospital localizado nos arredores do Brás, bairro desta capital [São Paulo]”, começa o pedido.

Segundo relatos de amigos de sua mãe, a mulher que a abandonou trabalhava em uma indústria têxtil localizada no Brás (SP). O local era muito frequentado por Silvio antes dele se tornar famoso. No pedido, o advogado Júlio César Carvalho Oliveira explica que a idosa nunca perguntou detalhes importantes por não querer magoar a mãe adotiva.

“A mãe adotiva da autora nunca se sentiu confortável em falar sobre a origem da adoção da autora, talvez por medo de perdê-la, já que a sua adoção havia ocorrido de forma oficiosa. Em respeito à mãe adotiva, durante o tempo em que ela estava viva, a autora sempre evitou vasculhar seu passado, de apurar sua filiação biológica, nem a materna e nem a paterna”, descreve o pedido.

A carta precatória quer intimar o Dono do Baú a se submeter ao exame de DNA. O pedido pode ou não ser aceito pela Justiça, que vai determinar se julga a ação procedente ou improcedente./entretenimento

ajude Teixeira: vendedor de móveis sofre acidente doméstico e amigos pedem doação de sangue


Amigos de Aleandro de Jesus Pinto, mais conhecido como “Léo”, iniciaram nesta quarta-feira, 19 de agosto, uma campanha nas redes sociais pedindo doações de sangue para o jovem, que sofreu um acidente doméstico.

Segundo informação, “Léo” estava mexendo com madeira em sua casa quando uma das ferramentas que ele manuseava atingiu sua perna. O ferimento foi grave e ele perdeu muito sangue.

Um vizinho prestou socorro e chamou o Samu, que o levou para o Hospital, onde passou por procedimento cirúrgico. Agora, ele precisa de sangue tipo AB+, um tipo de sangue raro, mais qualquer outro tipo sanguíneo também pode ser doado.

Ainda de acordo com os amigos, “Leo” trabalha como vendedor em uma loja de móveis na cidade, e passa bem, porém, ainda precisa de duas cirurgias, que só podem ser feitas com a doação de sangue.

As doações devem ser feitas no HEMOBA em nome de Aleandro de Jesus Pinto./SulbahiaNews

Mãe que acusa médico da UMMI de negligência e violência obstétrica registra Boletim de Ocorrência na DEAM


Teixeira de Freitas: Após repercussão da denúncia de negligência médica e violência obstétrica do médico, Dr. Feliciano Gil, a paciente Jéssica Dutra, 18 anos, procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) para registrar um Boletim de Ocorrência sobre os maus-tratos do profissional de saúde, que além de toda a grosseria, executou um parto sem os devidos EPI’s e ainda deixou resto de parto na paciente e lesionou o braço do bebê.

O caso foi registrado, e a delgada titular da DEAM, Viviane Scofield, ouviu a Jéssica. Após oitiva, a delegada solicitou uma perícia de lesão corporal na criança, que será executada no Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas. Nossa equipe de reportagem acompanhou a Jéssica e sua família na DEAM, e a jovem mãe disse que vai até o fim por justiça. “Eu estou bem graças a Deus, mas, estou fazendo isso para que outras mães não tenham que passar por isso”.


O caso vem repercutindo, e mais uma vez foi destaque no BATV da TV Santa Cruz e no Portal da Globo (G1.com). Após a reportagem do Liberdade News, diversas pacientes (mães) denunciaram o mesmo médico, alegando que também foram maltratadas e algumas até perderam seus bebês e alegam que foi por erro deste médico. Estas mães disseram que vão se unir e entrar na Justiça contra o profissional médico, Dr. Feliciano Gil.

O médico em sua defesa, enviou um áudio à reportagem da TV Santa Cruz e alegou que o parto precisaria ser feito de urgência, pois a criança estava correndo risco e poderia ficar sem oxigênio. 


Por isso, ele alega que não teve tempo de vestir os equipamentos, e a manobra no braço do bebê foi necessária. O médico disse ainda, que não há diretriz médica que obriga o uso de EPI’s no parto normal. Mas, o que se questiona é por que um médico estava sem máscara em uma Unidade de Saúde, em plena Pandemia de Coronavírus?/Liberdadenews

Justiça Federal condena vereador a 80 anos de prisão por corrupção e irregularidades no INSS

Foto/Reprodução

A Justiça Federal em Pernambuco condenou a 80 anos de reclusão e multa o vereador do Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife) Amaro Honorato da Silva (PRP), conhecido como Amaro do Sindicato.

Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, ele foi acusado por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e inserção de dados falsos no sistema do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além de organização criminosa. Segundo a JFPE, ele pode recorrer da decisão.

Em 12 de setembro de 2016, Amaro do Sindicato foi preso pela Polícia Federal, durante a Operação manager. A ação desarticulou uma organização criminosa apontada como responsável por fraudes em aposentadorias rurais. Além dele, a PF capturou um gerente da agência do INSS, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.


No dia 28 de setembro do mesmo ano, Amaro foi solto. Ele conseguiu a liberdade por meio de um habeas corpus concedido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5)

Na terça-feira (18/08), a Justiça Federal informou que Amaro do Sindicato foi condenado pela 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.

Ainda segundo a JFPE, a investigação apontou para a concessão de centenas de benefícios de aposentadoria rural a supostos trabalhadores, com a utilização de documentação fornecida por entidades de classe, dando conta de situação fática não condizente com a realidade.

Após receber o benefício fraudulento, as pessoas eram chamadas a fazer empréstimo consignado, dando esse dinheiro como garantia. Também deveriam entregar o valor desses empréstimos aos integrantes da organização criminosa.

Segundo a 13ª Vara Federal, “a enorme quantidade de provas permitiu a verificação do envolvimento de pessoas humildes e necessitadas da redondeza e de instituições importantes ao exercício da democracia, tais como a Câmara Municipal, o Sindicato de Trabalhadores Rurais e o INSS, nas práticas criminosas".

Ainda segundo a JFPE, "ao longo da instrução processual, foi reunido vasto acervo probante acostado pelas partes, como dezenas de documentos, variados materiais apreendidos, diversos depoimentos testemunhais e o interrogatório, sendo garantidas ao réu a ampla defesa e a oportunidade do contraditório”.

Operação

Deflagrada em 2016, a “Operação Manager” teve como objetivo apurar o funcionamento de organização criminosa composta por servidor do INSS de São Lourenço da Mata, bem como pessoas ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Cabo de Santo Agostinho

A JFPE informou que dezenas de outros processos relativos à “Operação Manager” já foram sentenciados e outros estão em curso.

No dia da operação, a PF informou que, entre junho de 2013 a abril de 2016, o gerente inseriu diretamente 1065 beneficiados no sistema. O prejuízo, segundo a PF, foi de 34 milhões aos cofres públicos, mas poderia ter sido maior.

As prisões aconteceram em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. O vereador preso é também presidente do sindicato.


As investigações tiveram início com a desconfiança de um gerente bancário. Ele achou suspeito o valor diário que era sacado. Ao averiguar, notou que a origem dos empréstimos consignados e os valores sacados eram relativos a benefícios previdenciários./zerohoranews

PT pode abrir mão de disputar Presidência em 2022, diz Lula


Vaza Jato revela mais um abuso judicial contra o ex-presidente Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira, 20, que o PT pode não lançar candidato à Presidência em 2022 desde que outro partido de oposição apresente um nome com melhor desempenho nas pesquisas de opinião.

A declaração de Lula foi recebida positivamente, mas com cautela por líderes de outras siglas da esquerda. Já no próprio PT a possibilidade de o partido não ter candidato a presidente pela primeira vez desde a redemocratização é vista como improvável. Lula admitiu que o PT pode abrir mão da cabeça de chapa em 2022 em entrevista ao canal do YouTube TV Democracia, do jornalista Fabio Pannunzio.

"Acho plenamente possível ter uma eleição em que o PT não tenha candidato a presidente. O PT pode ter candidato a vice, a outra coisa. Isso é plenamente possível. Acontece que tem que ter um candidato com a habilidade de tratar os partidos com o respeito que os partidos merecem. Não adianta as pessoas quererem brigar com o PT porque o PT aceita briga, mas é o maior partido de esquerda da América Latina", afirmou Lula.

O ex-presidente disse "lamentar profundamente" que o PT não faça parte de um grande processo de aliança contra o bolsonarismo, mas lembrou que o partido chegou em primeiro ou segundo lugar em todas as eleições desde 1989 e que, para abrir mão da cabeça de chapa, depende de um "grande acordo".

"As pessoas não podem querer que o PT abra mão dessa grandeza que o povo brasileiro lhe deu a troco de nada. Ou apresenta um candidato maior do que o PT ou não tem chance. Para poder ir para o segundo turno tem que passar pelo primeiro. Se não passar pelo primeiro, acabou. O Barcelona achava que era bom, mas perdeu de 8 a 2 para o Bayern de Munique (na semifinal da Liga dos Campeões da Europa). Você não pode prescindir de um partido que tenha no começo de uma campanha 30% a troco de que? Você não pode dar para outro partido sem um grande acordo", disse Lula.

Para petistas, Lula ratificou hegemonia do partido na esquerda
Segundo dirigentes petistas e assessores de Lula, não foi a primeira vez que o ex-presidente traçou este cenário. No partido, a leitura foi de que Lula mais ratificou a posição de hegemonia do PT na esquerda do que acenou com a possibilidade de uma composição com as demais forças de oposição.

Petistas lembram que quarta-feira, 19, em entrevista à rádio Folha de Pernambuco, Lula admitiu a possibilidade de ele mesmo ser candidato em 2022, caso consiga reaver na Justiça o direito de disputar eleições (ele foi condenado em segunda instância em dois processos por corrupção e lavagem de dinheiro). Além disso, ele foi o principal incentivador da estratégia de o PT lançar o maior número de candidatos possível na eleição municipal deste ano.

Líderes da oposição que trabalham há anos pela construção de uma frente ampla contra o bolsonarismo, viram a declaração de Lula com otimismo e cautela. "A defesa de uma frente progressista é altamente positiva. Estou muito confiante de que vamos unir forças e vencer a próxima eleição presidencial. Quanto ao papel de cada partido, temos tempo para debater", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, também disse que ainda falta muito tempo até 2022. Segundo ele, primeiro a oposição precisa ter bons resultados nas eleições municipais.

"A eleição de 2022 ainda está distante e a oposição precisa ter um bom resultado eleitoral esse ano para só depois pensar em eleição presidencial. Mas é positivo que haja esse desprendimento por parte do ex-presidente Lula, porque reconhece que o ciclo de hegemonia de um único partido na esquerda acabou. Seja como for, unidade eleitoral só se discute a partir de projeto de país e persistem diferenças importantes entre os partidos de esquerda e centro-esquerda", disse ele.

Na entrevista de mais de duas horas Lula não mostrou arrependimento quanto à campanha agressiva contra Marina Silva (Rede) na reeleição de Dilma Rousseff, 2014, e criticou Ciro Gomes (PDT). "Ciro deveria ter ficado no Brasil e declarado apoio ao (Fernando) Haddad (no segundo turno de 2018), mas ele preferiu, num gesto de rebeldia, ir para Paris", disse Lula.

O petista avaliou que o presidente Jair Bolsonaro é um nome competitivo para a reeleição em 2022 e defendeu calma por parte da oposição na hora de traçar uma estratégia de combate eleitoral ao bolsonarismo.

"Quem tem o poder, quem está no exercício do governo tem muita chance de ser competitivo na próxima eleição. Temos que trabalhar com essa certeza. É preciso saber qual o discurso que vamos construir, qual é a proposta alternativa que vamos fazer para disputar as eleições. 

E não adianta ficar nervoso nem chutando a parede. É com muita tranquilidade, sabedoria e inteligência que a gente vai construir a estratégia de retomada do desenvolvimento neste país", disse ele./bahiaextremosul

Idoso de 74 anos é a 64ª vítima do Covid-19 em Teixeira de Freitas; 23 pessoas continuam internadas


Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, mais uma morte. E, 32 novos casos positivados. Ao todo, são 3324. Destes, 366 são considerados ativos.

Óbito

A morte notificada hoje é de um homem, 74 anos, que estava internado na UTI do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas.

Números

Teixeira de Freitas tem 2894 casos recuperados. Trata-se de 87,06% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 64 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,93%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quinta-feira, às 16 horas, são 15 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 08 clínicos e 07 UTI. Na UPA, de acordo com atualização feita hoje, 17h, são 2 internados. 

Na rede privada, são 06 pacientes, com 04 internos na UTI e 02 em leitos clínicos. Sendo, no total: 23 pacientes./bahiaextremosul

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

FUNDEF: JHC vence batalha pela subvinculação e pagamento aos Professores com precatórios


Deputado Federal JHC - Divulgação

"A APLB sindicato tem a alegria de convidar todos vocês que fazem a  educação acontecer para a comemoração da conquista ao direito dos 60% do precatório do FUNDEB .

Estaremos realizando uma carreata amanhã às 9 horas. Não sairá ninguém a pé, só de moto e carro. Local do encontro Praça Isabel."

O Deputado Federal JHC (PSB/AL) venceu a batalha pela subvinculação dos recursos referente aos precatórios do FUNDEF e sua destinação, de no mínimo 60%, para os profissionais do Magistério.

Após uma luta árdua, de inúmeros debates, audiências públicas e articulações, JHC conseguiu aprovar na Câmara a Proposta de Emenda ao PL N° 1.581, tratando sobre a subvinculação, hoje (18), também aprovada no Senado Federal com a relatoria do Senador alagoano Rodrigo Cunha (PSDB).

“Jamais desanimei, jamais perdi a fé! Hoje, depois da aprovação da minha emenda na Câmara, o Senado só comprovou o que dizemos há anos: os 60% dos precatórios do FUNDEF são dos professores”, afirmou JHC.

O projeto, aprovado na Câmara e no Senado, inclui nas novas regras os precatórios originados de ações relativas aos repasses da União ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que complementava salários de professores da rede pública dos entes federados

JHC agradeceu ainda o apoio dos deputados e senadores, entre eles os deputados Marcelo Ramos (PL/AM), e Fábio Trad (PSD/MS) relator do projeto na Câmara, além do Senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), que foi o relator do projeto no senado.

O Senador Rodrigo Cunha destacou a importância desse projeto e lembrou que os professores enfrentam há anos uma luta judicial, com decisões favoráveis e contrárias que geram grande incerteza e insegurança para os gestores.

“O projeto deixa claro que os profissionais da educação têm direito a subvinculação prevista tanto na extinta lei do Fundef, como na lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. A atuação do docente tem impacto dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país”, afirmou Cunha.


Agora, o projeto segue para ser sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e os valores coletados por estados e municípios com os precatórios do Fundef manterão sua destinação original. Pelo menos 60% dos recursos arrecadados deverão ser usados para pagar abono a professores ativos, inativos e pensionistas./br104

É o fim do mundo: Ex-prefeito de Vereda processa a própria mãe em disputa por terras


Dona Idalina Nonato ao lado do filho Adalberto Nonato
Dona Idalina Nonato ao lado do filho Adalberto Nonato


Vereda: Um processo judicial é o principal assunto das rodas de conversas na pequena cidade de Vereda, extremo sul baiano, mas, não é qualquer processo, nesse processo, um filho, o mais velho entre oito irmãos, resolveu processar sua mãe, uma idosa de 89 anos de idade, isso por sí só já seria um fato não tão comum, mas, recebe contornos ainda mais pitorescos pelo fato das pessoas envolvidas serem extremamente conhecidas na política regional.

Os autores da ação judicial nº 8000783-98.2016.8.05.0123, proposta perante a Vara Cível da Comarca de Itanhém (que responde também pelo município de Vereda), tratam-se do ex-prefeito de Vereda, ADALBERTO DA ROCHA NONATO (DEM) e sua esposa, MORIZARLE SOUZA FERREIRA NONATO, do outro lado, uma idosa (89 anos de idade), dona IDALINA DA ROCHA NONATO, ninguém menos, que a mãe de Adalberto e sogra de Morizarle. Isso mesmo, o político processou sua mãe.


No centro do embate judicial, estão duas grandes propriedades rurais no município de Vereda, a Fazenda Vereda e a Fazenda Uruguaiana, a primeira as margens da pequena cidade de Vereda e conforme consta uma das maiores produtoras de leite do município e da região, a segunda, as margens do povoado de São José, popularmente conhecido como Piau, utilizada para engorda de bois, conforme corretores de imóveis consultado por esse portal, ambas fazendas valem milhões de reais.


O político acionou a Justiça contra sua mãe

Na ação judicial, em que o ex-prefeito Adalberto Nonato e sua esposa Morizarle ingressaram contra a própria mãe do político, Idalina Nonato, popularmente conhecida por Dona Dai, o político afirma ser proprietário das Fazendas Vereda e Uruguaiana, e diz que havia emprestado parte da terra, para que sua mãe engordasse alguns bois.


O político teria muitas dívidas e necessitaria vender urgentemente as terras

Em outro trecho da ação, Adalberto diz que devido à crise financeira que assola o país, o político, necessitaria com muita urgência vender as fazendas para pagar dívidas que contraiu junto a credores e por essa razão sua mãe teria que retirar o gado das fazendas para poder recompor o pasto que estaria abaixo da média devido à seca e assim poder vender as propriedades para saldar as dívidas.

O político acusou a mãe de maus tratos aos animais

Em outro trecho, o ex-prefeito Adalberto, também alega que sua mãe não cuidava dos animais que ela tinha na propriedade, e que ele (Adalberto) estava muito preocupado com a saúde dos animais que sequer tinha assistência veterinária, medicamentos e sequer reforço mineral e principalmente pela falta de pasto, em virtude da seca que assola Vereda.

O político notificou extrajudicialmente a mãe para que a mesma retirasse os bois das fazendas

Na ação, Adalberto disse que notificou sua mãe para que no prazo de 72 horas retirasse os animais das propriedades que alega serem sua, entretanto, a sua mãe não retirou o gado, e por isso ele entrou com o processo para obrigar ela retirar.

Em sua defesa Dona Idalina afirma que a história contada por Adalberto é mentirosa

Na defesa apresentada por Dona Idalina, a mesma afirma que é uma pessoa idosa com 87 anos atualmente (hoje 89 anos) e que a história contada pelo seu filho e sua nora é mentirosa. Que esse nunca emprestou terra alguma para ela.

Desavença por causa de política eleitoral

Dona Idalina também afirma que a desavença familiar teve início com as eleições municipais de 2016, no qual Adalberto desistiu de concorrer à Prefeitura de Vereda e resolveu apoiar o atual prefeito Dinoel Carvalho, candidato à reeleição na época, ao tempo, que ela apoiou seu outro filho Salvador Nonato, que disputou a candidatura a vice-prefeito na chapa oposicionista, e que por isso, Adalberto a processou na Justiça, contando mentiras deslavadas, e tentando por fim a um acordo familiar de mais de 40 anos entre ela e os seus filhos.

Acordo de mais de 40 anos estaria sendo quebrado

Dona Idalina, afirma que parte das fazendas que utiliza para criação de bois e principalmente vacas leiteiras é fruto de acordo familiar de exatos 45 anos. Que desde a época que seu esposo faleceu, afim de não ver as suas terras divididas, comprou outras propriedades com recursos próprios no tamanho equivalente a que seus filhos teriam direito na herança do falecido e deu aos filhos, incluindo Adalberto, para que os mesmos não vendessem as propriedades rurais para pessoas estranhas, e desde sempre, ocupou e ocupa as fazendas.

Também afirmou que mesmo doando as propriedades aos filhos, deixou que eles permanecessem com o direito sobre as Fazenda Vereda e Uruguaiana, mas, que o usufruto vitalício seria dela enquanto vida estivesse, e que foi aceito o acordo por todos.

Adalberto comprou direitos nas mãos dos irmãos abaixo do preço

Dona Idalina afirma também que inclusive pelos filhos não puderem vender as terras para pessoas estranhas ao núcleo familiar, o seu filho Adalberto utilizou-se desse argumento para adquirir o direito à propriedade junto aos demais irmãos, com preços bem inferiores ao praticado no mercado imobiliário.

Adalberto tem conhecimento do acordo

Alega também que seu filho Adalberto tem conhecimento do acordo familiar, e que inclusive a fazenda que ele reside foi comprada por ela e doada diretamente a ele.

Animais criados por Idalina estaria bem cuidados

Em outra parte do processo Dona Idalina demonstra que os animais criados na propriedade têm tratamento veterinário, recebem medicamentos necessários e tem reforço mineral, também mostra que ao contrário da “seca” alegada pelo seu filho, os pastos encontram-se em ótima qualidade.

Briga judicial envolveu “guerra” de liminares

Após a Justiça negar duas vezes o pedido de liminar de Adalberto Nonato com o fundamento que Adalberto não demonstrou “a probabilidade do direito e o perigo de dano”, a Justiça de Itanhém, um ano e meio depois, resolveu por bem conceder a liminar, que foi cumprida em um dia de feriado estadual (02 de Julho), onde Adalberto, sem a presença da mãe, procedeu com a retirada de todo o gado da mesma, colocando em um curral.

A mãe descontente com a decisão local, recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia, que de imediato suspendeu a liminar proferida em Itanhém, razão que Adalberto que já estava ocupando o imóvel teve que retirar o gado que já havia colocado e parar a construção de um “curral” que havia iniciado na propriedade.

Aguarda-se cenas dos próximos capítulos da disputa judicial

As rodas de conversa na pequena cidade de Vereda o assunto não é outro senão o processo que o filho (Adalberto) ingressou contra a própria mãe (Idalina)

Um dos grandes pensadores contemporâneos, o filósofo, Mário Sérgio Cortella, comentou um fato ocorrido em 2012, quando uma maratonista, que poderia valer-se do descuido de um concorrente para ganhar uma maratona, alertou o concorrente e o fez chegar à vitória em primeiro lugar. Perguntado porque agiu como agiu, ele disse: “Se eu tivesse ganho de modo desonesto, como é que eu iria contar para minha mãe.” Segundo Cortella, a mãe é o último reduto que você não quer envergonhar.

O portal tentou contato com os envolvidos. Inúmeras tentativas sem êxito, mas, se houver qualquer esclarecimento adicional, o portal está aberto a ofertar o direito ao contraditório.


Todos os fatos narrados nessa matéria constam no processo judicial nº 8000783-98.2016.8.05.0123 e são públicos, sendo também de interesse público à informação, tendo em vista que as pessoas envolvidas no imbróglio também são pessoas públicas. O processo foi extinto no último 01 de julho, na forma do artigo 487, III, b, do Código de Processo Civil em razão de transação consensual realizada através sentença homologatória./zerohoranews

Bolsonaro levanta anão confundido com criança durante ato em Sergipe


Candidata de Bolsonaro no RS repassou verba pública para filha ...

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levantou um anão confundido com uma criança, durante uma aglomeração que provocou na capital de Sergipe, Aracaju, na última segunda-feira, 17, mas apenas nesta quarta-feira, 19, o vídeo viralizou nas redes sociais.

Ao reunir apoiadores, contra as recomendações de médicos, cientistas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), em agenda no Nordeste, não se sabe se Bolsonaro quis reproduzir a cena clássica de campanhas eleitorais – do político com uma criança no colo -, ou tinha certeza que se tratava de um anão.

No vídeo, algumas mulheres começam a questionar se era uma criança. A sequência imediata é a saída do anão dos braços do presidente que deixa o local às pressas. Uma mulher chega a perguntar: “é uma criança?”.


Além de ter segurado um anão em sua visita à Sergipe, Bolsonaro também se colocou em outra posição considerada populista. 

A imagem pode conter: texto que diz "Vai vendo... Anão levanta bolsonaro achando que era um presidente! Jucurunet"

Após fazer um discurso em um local fechado, o que também não é recomendado durante a pandemia, o presidente desceu do palco, subiu nos ombros de um militar, membro de sua equipe de segurança, para saudar o público./catracalivre

Jovem morto às margens de rodovia em Vale Verde tinha apenas 14 anos


O jovem encontrado morto às margens da BA-001, em Vale Verde, zona rural de Porto Seguro, tinha apenas 14 anos.

A identificação foi feita por familiares, no fim da tarde de quarta-feira (19), no Instituto Médico Legal do município.

Pessoas que passavam pelo local disseram que viram o momento em que alguns homens chegaram ao local em um carro e jogaram o corpo de Wellington Costa de Jesus em um matagal.

Somente o exame necroscópico deve determinar a causa da morte. Mas a suspeita é que o adolescente tenha sido espancado, pois havia vários edemas, inclusive em um  dos braços.

Agentes da 2ª Delegacia Territorial, em Arraial d'Ajuda, responsável pela investigação, estiveram no local colhendo indícios que possam esclarecer o crime.

Wellington morava com a família no bairro Parque Ecológico, na cidade de Porto Seguro./RADAR64

Ex-prefeito é condenado a devolver R$ 124 mil aos cofres públicos


O ex-prefeito da cidade de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho, foi condenado a devolver aos cofres públicos R$ 124.200,10 e a pagar duas multas, de R$ 10 mil (sancionatória), e outra, de R$ 40 mil (compensatória) pelas irregularidades na execução do convênio 245/2014, que teve a prestação de contas desaprovada por unanimidade.

A decisão partiu da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), em sessão ordinária nesta quarta-feira (19). A devolução da quantia, no entanto, deverá sofrer correção monetária e juros de mora.

O convênio, firmado pela Prefeitura de Itapebi com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), tinha como objeto a pavimentação de ruas, em paralelepípedo, com drenagem superficial.

A Prefeitura do Município, por sua vez, terá que devolver R$ 86,01 ao erário estadual (também corrigidos e acrescidos de juros de mora), relativos à não devolução de saldo do Convênio na conta aplicação./RADAR64

Adab reforça cuidados para evitar moscas-dos-estábulos


Um poderoso vetor de transmissão de doenças tem se multiplicado por diversas regiões da Bahia. Os produtores contabilizamos prejuízos dos reincidentes ataques, que já ultrapassam 90 dias, tempo maior que o registrado em anos anteriores. É a mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans), que molesta gado, equinos, galináceos, cachorros, gatos e também o ser humano com picadas dolorosas e capazes de provocar definhamento e até a morte das vítimas, que perdem peso rapidamente.

Em Eunápolis, no Território da Costa do Descobrimento, um produtor sinaliza que perdeu mais de R$ 135 mil com o baixo peso dos animais provocado pela infestação da doença, em pouco mais de um mês.

Após alertar os produtores no mês de julho, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) tem intensificado a realização de blitzes fixas e móveis para averiguar o transporte correto e a apresentação das Guias de Transporte Residuais (GTR) das camas-de-aviário. Os especialistas reforçam que nos períodos chuvosos, quando são registradas alta umidade e baixa temperatura, também é alta a proliferação dos insetos, considerados vampiros pois se alimentam do sangue das vítimas, especialmente os animais de criação.

Também estão programadas ações educativas, a exemplo da distribuição de folders com orientações sobre o manejo adequado para conter a proliferação da espécie, responsável também pelo ataque às lavouras de mamão, café, cana-de-açúcar, entre outras culturas, em cidades como Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Valença, Tancredo Neves e Mucuri.

“O isolamento social motivado pela pandemia prejudicou as ações que desenvolvemos com os nossos associados. Todos os anos, reforçamos com eles o manejo adequado para evitar a eclosão dos ataques, além disso o alto volume de chuvas causou a umidade que desencadeia novo ciclo dos insetos”, lamenta a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Eunápolis, Eliane Oliveira.

As moscas voam em bando em um raio de até 5 quilômetros, rodeando as propriedades e tornando difícil o controle. “Por isso, se tornam imprescindíveis os cuidados com a utilização e estocagem do substrato orgânico durante esse período da colheita do café e início do plantio do mamão, apesar das moscas surgirem durante o ano inteiro”, atesta o presidente do Núcleo Bahia e Sergipe do Boi Guzerá, Paulo Rêgo.

Cuidados

A mosca-dos-estábulos é um vetor importante na transmissão de enfermidades, a exemplo da Anemia Infecciosa Equina e Tripanosomíase. Os cuidados são fundamentais para evitar também a Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB (Mal da Vaca louca) colocando o status internacional do Brasil em risco.

“As portarias publicadas pela Adab reforçam a importância de maior atenção e cuidados para evitar a infestação da espécie. A distribuição de materiais informativos e blitzes vão substituir momentaneamente as palestras presenciais que reúnem trabalhadores rurais e produtores, mas é preciso que todos estejam vigilantes”, sentencia o diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar.

Como combater

• Em palhas de café: Queimar a palha nas fornalhas durante a secagem do café.

• Realizar compostagem: Acumulando pilhas de palha com até 3m de largura e 1,5 m de altura, empilhar em camadas de 30cm, umedecer bem cada uma das camadas, revolver a pilha de material após 7 dias pela primeira vez, depois repetir a operação a cada 15 dias até completar o ciclo de 45 a 60 dias. Aplicar o substrato tratado na lavoura formando camadas de no máximo 5 cm de altura.

  Em cama de aviário: Realizar a compostagem seguindo as orientações anteriores. Aplicar mosquecida ou cal virgem, cobrir com uma lona plástica, aguardar a ação do produto durante o período de 24 a 48 h e aplicar na lavoura em sulcos e cobrir 100% do material./bahiaextremosul

Brasil mostra desaceleração no contágio do coronavírus


Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello
09/06/2020
REUTERS/Adriano Machado
Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello 09/06/2020 REUTERS/Adriano Machado - Foto: Reuters

Pela primeira vez desde abril, o ritmo de transmissão da covid-19 está em desaceleração no Brasil. De acordo com dados do centro de controle de epidemias do Imperial College, a taxa de contágio (Rt) no país foi de 0,98, número que indica quantas pessoas são infectadas, em média, por cada paciente do novo coronavírus. Os dados foram verificados na semana que começou no domingo, 16.

Isso significa que 100 pessoas contaminadas contagiam outras 98 que, por sua vez, passam a doença para outras 96. Essas contaminam 94 e assim sucessivamente, o que comprova a desaceleração do contágio. Em julho, o País apresentou taxas de 1,01, situação definida como "fora de controle". O Brasil deixou a zona vermelha pela primeira vez depois de 16 semanas consecutivas de taxa de transmissão acima de 1.

A nova configuração não significa controle estabilizado da transmissão. Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de 989 a cada 24 horas pelo novo coronavírus. O País registrou nesta terça-feira, 18, 1.365 mortes e 48.637 novas infecções de coronavírus, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL com as secretarias estaduais de Saúde. No total, 110.019 vidas já foram perdidas por causa da covid-19.

Os casos podem voltar a subir se as medidas de prevenção não sejam tomadas. Países como Espanha, Rússa e França haviam conseguido reduzir os índices, mas registraram nova fase de aceleração. Na América do Sul, o mesmo aconteceu com Bolívia e Equador. Na região, o Chile é o único outro país da América Latina com taxa de contágio abaixo de 1 (0,85).

Esta também é a primeira vez nos últimos quatro meses em que o Brasil deixou a liderança no número de mortes semanais. Agora, o primeiro lugar está com a Índia, com 7,2 mil mortes por semana. No País, a expectativa é de 6,9 mil óbitos. Os EUA adotam uma metodologia diferente de cálculo por semana e não fazem parte do levantamento./terra

Secretaria de Saúde informa mais uma morte por Covid-19 em Teixeira; total é 63



Nesta quarta-feira, 19 de agosto, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, mais uma morte. E, 18 novos casos positivados. Ao todo, são 3292. Destes, 364 são considerados ativos.

Óbito

A morte notificada hoje é de um homem, 53 anos, que estava internado na UTI do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas.

Números

Teixeira de Freitas tem 2865 casos recuperados. Trata-se de 87,02% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 63 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,91%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quarta-feira, às 16 horas, são 14 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo sete clínicos e sete UTI.

Na UPA, de acordo com atualização feita hoje, 17h, são dois internados. Na rede privada, são oito pacientes, com quatro internos na UTI e quatro em leitos clínicos. Sendo, no total: 24 pacientes./SulbahiaNews

BA 695: Homem morre após colisão entre veículo de passeio e carreta próximo à Lajedão


Lajedão: A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada na noite desta quarta-feira, 19 de agosto, por volta das 19h45, para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal, ocorrido na BA 695, próximo ao antigo Tatersal, próximo à cidade de Lajedão.

O Corpo de Bombeiros foi informado que a vítima fatal estava presa às ferragens, e esteve no local para fazer a retirada da vítima, que foi identificada como sendo, Milton Batista Almeida, 66 anos. Segundo informações, a vítima é morador de São Paulo e estava na região em visita a uma irmã.


O motorista (Milton) conduzia um veículo Ford Ka, e teria saído de Lajedão, quando perdeu o controle do carro, saiu da pista, e após bater em uma cerca, retornou para a contramão, sendo atingido por uma carreta. A carreta ainda arrastou o veículo por alguns metros.


O delegado do Plantão Regional autorizou a remoção do corpo ao IML, onde passará por necropsia, nesta manhã de quinta-feira, 20 de agosto. O motorista da carreta sofreu apenas escoriações. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a responsabilidade do acidente./Liberdadenews

Prefeitura de Mucuri tem contas bloqueadas pela justiça no valor de 5 milhões



Na última segunda-feira, 17 de agosto, o juiz de direito em substituição da comarca de Mucuri-Ba, Dr. Humberto José Marçal que declarou em nota oficial que o prefeito Carlos Simões cumpra a Decisão Judicial de bloqueio das contas do município em até R$5 milhões.

A ação é sobre a convocação dos concursados de 2016, em sua decisão o excelentíssimo juiz, salientou que, apesar de já ter sido fixado multa pelo descumprimento da obrigação, o representante legal pela gestão pública permaneceu inerte.

A decisão publicada no diário oficial da justiça da Bahia, diz que o juiz deverá acompanhar o caso concreto, qual será a medida mais adequada para o cumprimento da ação judicial.

“Sendo que, no presente caso, julgo suficiente – obedecendo o princípio da proporcionalidade – determinar o bloqueio de valores do município.” e completou Humberto José Marçal “Se não for suficiente a medida supra, será determinada uma mais dramática!”

Assim foi determinado o bloqueio eletrônico dos valores através do bacenjud nas contas do município de Mucuri-Ba (cnpj-n° 13.761.705/0001-73) – no valor de até R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais)./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.