Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de outubro de 2021

Perigo: Jovem de 18 anos morre após empinar moto e cair embaixo de caminhão em movimento na cidade de Ibirapuã

 

Ibirapuã: O acidente aconteceu na noite da última sexta-feira, 22 de outubro, por volta das 18h00, no cruzamento da Rua Frei Arnaldo Beles com a Avenida Lomanto Júnior, na cidade de Ibirapuã. Segundo testemunhas, após o jovem empinar a motocicleta, ele perdeu o controle da direção e foi parar debaixo de um caminhão que transitava pela via. 

Policiais Militares da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar estiveram no local, e realizaram os procedimentos de praxe. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local, e socorreram a vítima para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas o jovem não suportou o trauma sofrido, e veio a óbito na Unidade de Saúde, por volta das 22h00.

 

A vítima foi identificada como sendo, Daniel dos Santos Oliveira, de 18 anos. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem que ostentava arma em redes sociais morre em tiroteio com a PM

 

Eunápolis: Um homem que aparece em vídeos disseminados em aplicativos de mensagens ostentando arma de fogo morreu em uma ação de policiais militares do PETO, em Eunápolis, por volta das 23h de sexta-feira (22). 

Segundo a polícia, Josean Martins da Silva, 22 anos, foi localizado em frente a um bar na Rua Inca, bairro Alto da Boa Vista, após denúncia anônima. A informação dava conta que havia uma pessoa armada no local. 

Os policiais disseram que, durante o cerco, Josean tentou escapar, entrando em um matagal, ao mesmo tempo em que atirava contra os PMs, que reagiram, baleando o acusado. 

Encontrado ferido no meio do mato, ele ainda foi socorrido, mas já chegou morto à emergência do Hospital Regional. Foi apreendido um revólver calibre 38. 

Vídeos compartilhados em grupos de mensagens e – obtidos pela polícia – mostram Josean com dois comparsas, em uma mata, ostentando arma e fazendo referência a símbolos e sinais que identificam uma facção criminosa com a atuação na região. 

Josean já tinha sido preso várias vezes por furtos e roubos./Radar64

Coqueiro em luto: acidente gravíssimo em João Monlevade mata duas pessoas da mesma família do Coqueiro

 


O portal G1, da Rede Globo, e diversos outros canais de jornalismo de Minas Gerais, acabaram de noticiar na manhã deste sábado o acidente ocorrido com quatro membros de uma mesma família do distrito de Coqueiro, que ocupavam dois veículos modelo Fiat palio que colidiram com uma carreta, e tirou a vida de duas pessoas e deixou outras duas gravemente feridas, nas primeiras horas deste sábado (23), na BR-381, na altura do km 351, próximo a cidade João Monlevade, em Minas Gerais.

 Acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 2h da manhã, os veículos colidiram. A mãe do condutor, a senhora Maria de Jesus Sousa e o filho Paulo de Jesus Sousa, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. 

Acidente deixou trânsito em pare e siga em João Monlevade — Foto: Redes sociais

Os demais envolvidos, o pai o senhor Givanildo, conhecido como “Seu Nego” e o filho Leandro, foram socorridos por uma equipe médica e seguem internados.

Acidente envolveu três carros e um caminhão na BR-381 — Foto: Redes sociais 

No início da manhã, a PRF atuava no local para liberar a pista, mas ainda não confirmava o tamanho do congestionamento. Por volta das 8h50, trânsito foi liberado no local.

Velório e sepultamento acontecerão no distrito do Coqueiro horário á definir. /G1

Brasil ultrapassa 605 mil mortes por Covid; média móvel de óbitos segue abaixo de 400 pelo 11º dia

 Covid-19: Brasil tem 390 mortes nas últimas 24 horas; total se aproxima de  604 mil - Olhar Digital

O Brasil registrou nesta sexta-feira (22) 447 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 605.211 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 355 -- abaixo da marca de 400 pelo 11º dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -21% e a aponta tendência de queda. 

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta sexta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. 

Veja a sequência da última semana na média móvel: 

Média móvel de mortes — Foto: Arte G1

Sábado (16): 331

Domingo (17): 325

Segunda (18): 322

Terça (19): 351

Quarta (20): 380

Quinta (21): 366

Sexta (22): 355 

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril. 

O estado do Amazonas não registrou mortes nesta sexta-feira. 

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.710.817 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 14.242 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi 12.113 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de --22% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica queda nos diagnósticos. 

Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano. 

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados

Estados com alta nas mortes — Foto: Arte G1

Estado com estabilidade nas mortes — Foto: Arte G1

Estados com queda nas mortes — Foto: Arte G1

Mortes e casos por cidade

Veja como está a vacinação no seu estado

Brasil, 22 de outubro

Total de mortes: 605.211

Registro de mortes em 24 horas: 447

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 355 (variação em 14 dias: -21%)

Total de casos confirmados: 21.696.575

Registro de casos confirmados em 24 horas: 16.295

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 12.113 (variação em 14 dias: -22%)

Estados

Em alta (5 estados): RS, RR, TO, AL e CE

Em estabilidade (8 estados): PR, SC, ES, MT, PA, BA, RN e SE

Em queda (13 estados e o DF): MG, PB, DF, PI, MA, RO, GO, PE, SP, AP, RJ, AC, MS, AM 

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia). 

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. 

Vacinação 

Passa de 51% da população brasileira que completou o esquema vacinal ao tomar a segunda dose ou dose única de imunizantes contra a Covid. São 108.844.291 pessoas que tomara a segunda dose ou a dose única de vacinas e estão totalmente imunizadas, o que representa 51,02% da população. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa e foram divulgados às 20h desta sexta-feira (22). 

Os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a Covid são 152.816.363 pessoas, o que representa 71,64% da população. 

A dose de reforço foi aplicada em 5.883.345 pessoas (2,76% da população). 

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 267.543.999 doses aplicadas desde o começo da vacinação. 

Veja a situação nos estados 

Sul 

PR: 9%

RS: 18%

SC: -12%

Sudeste 

ES: -2%

MG: -18%

RJ: -40%

SP: -33% 

Centro-Oeste 

DF: -20%

GO: -30%

MS: -59%

MT: -12%

Norte 

AC: -50%

AM: -60%

AP: -40%

PA: -4%

RO: -27%

RR: 125%

TO: 80% 

Nordeste 

AL: 17%

BA: 15%

CE: 29%

MA: -25%

PB: -19%

PE: -32%

PI: -24%

RN: 10%

SE: 0%

Pernambucano é encontrado morto no interior de residência em Posto da Mata: Polícia procura familiares

 

Nova Viçosa: Na noite da última quinta-feira, 21 de outubro, por volta das 18h, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas foi informada de um corpo do sexo masculino, encontrado no interior de um imóvel no Trevo Bela Vista, distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa. 

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e confirmaram o óbito. Policiais da 89ª CIPM realizaram os procedimentos de praxe. A vítima foi identificada como sendo, Eduardo Martins Leite, de 55 anos, natural de Recife/PE, que ultimamente morava no distrito de Posto da Mata. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médio Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A Polícia Técnica pede a todos que conhecerem a família do Sr. Eduardo, tanto na Bahia ou em outros estados, informar ao IML de Teixeira de Freitas. O corpo de Eduardo Martins ficará por 30 (trinta) dias, caso não apareça familiares, será sepultado como indigente./Lenio Cidreira/Liberdadenews

30 novos casos de covid-19 são registrados em Teixeira de Freitas

 

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que há 30 novos casos positivos. Até o momento são 19.162 casos confirmados. Destes, 75 são considerados ativos, ou seja, as pessoas que ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus. Já foram contabilizadas 296 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,54% em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 98,06% são 18.791 recuperados. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta tarde, há 02 paciente internado em leito para tratamento da Covid-19 no HMTF de Teixeira de Freitas, representando 13% de ocupação da UTI. Nem na UPA nem na UMMI há pacientes internados com COVID. Lembrando que são internadas na UMMI, puérperas, gestantes e crianças. Na rede privada, há 01 pessoa na enfermaria e 02 pessoas internadas na UTI, representando 100% de ocupação da UTI. 

A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias.A rede privada reduziu o número de leitos destinados à COVID, ficando: de 5 leitos UTI para 02 e de 10 Leitos enfermaria para 02.O total de internações nas redes pública e privada, considerando UTI e enfermaria é de 05 pacientes. 

Lembramos que as pessoas internadas podem ainda ter sequelas, mas não necessariamente estão ainda no grupo de ativos. Há também muitos casos de chegada do resultado confirmado positivo para Covid-19 depois de 14 dias do ciclo viral, logo esses casos nem chegam a constar como ativos, entram apenas na contabilização de confirmados./bahiaextremosul

Homem é executado a tiros dentro de bar no João Mendonça

 

Robson Gomes de Souza, popular “Robinho” de 27 anos foi executado a tiros por volta das 19 horas desta sexta-feira, 22 de outubro, no bairro João Mendonça, em Teixeira de Freitas. 

Segundo informações, Robinho estava em um bar localizado na Rua Isaías de Araújo quando foi baleado. O SAMU chegou a ser acionado, mas a vítima caiu dentro do bar e morreu no local. 

A Polícia Militar foi acionada e preservou a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica que identificou oito perfurações no corpo da vítima, sendo três na cabeça, três nas costas, uma na mão e outro no braço. Cinco cápsulas de calibre 38 também foram encontradas pela perícia no local. 

O corpo de Robson foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) onde passará por exames de praxe e em seguida será liberado para sepultamento.

 

A polícia civil abrirá um inquérito para investigar o crime.bahiaextremosul

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

EMBASA: Por falta de investimentos e primar pela qualidade de serviços Jucuruçu fica sem abastecimento de água potável

 


Há vários anos que a Embasa está instalada na cidade de Jucuruçu, e eles sabem muito bem dos problemas climáticos de nossa região, toda vez que chove no município de Jucuruçu, o nosso povo sofre por falta de abastecimento de água potável, dessa empresa que nunca faz investimentos em reservatórios e uma bomba reserva em nossa cidade e deixa o nosso povo sem o liquido precioso. 

15 de janeiro de 2021, o gerente Regional da Embasa, Severino Neto, prometeu investimentos para o sistema de abastecimento de água na sede - e infelizmente nada foi feito, é de conhecimento de todos que o recipiente onde é realizado o tratamento de água está todo rachado derramando água e inundando as casas das pessoas que moram logo abaixo causando medo e insegurança pra quem tem residência próximo do local, e a empresa responsável não toma nenhuma previdência. 

Agora por exemplo, por causa de uma chuva que caiu na cabeceira do Rio Jucuruçu, acabou trazendo enxurrada e lama para o local de captação da embasa no município, que teve que suspender o abastecimento de água na cidade. 

Isso está acontecendo justamente por falta de planejamento e investimentos em reservatórios adequados, mas quando se fala em investimentos para essa empresa chamada Embasa ai muda toda a história.

Se tivéssemos uma Câmara de vereadores que reivindicasse e fiscalizasse os nossos direitos ao invés de ficar preocupados em só pousar para fotos ai sim a nossa realidade seria bem diferente, no município de Jucuruçu, prefeito e vereadores parecem que são modelos ou atores, pois eles só se preocupam com as posses nas fotografias, suas obrigações com o bem público, o qual eles são muito bem remunerados fica para outros planos. 

Gente, o que está acontecendo no distrito de Nova Alegria, por falta de respeito por parte da Embasa com os moradores daquele local é de uma revolta sem dimensão, os coitados tendo que usar LAMA para tomar e no consumo em geral e eles pagam a conta de água como se fosse um produto de boa qualidade. 

Não sabemos que já foi corrigido, mas esse mesmo desrespeito sempre aconteceu também no distrito de Cruzeiro do Sul, município de Vereda, onde a água que a Embasa vende para aquele povo é da cor de café e um mau cheiro insuportável.

 

Vergonhosamente essa é a (LAMA) que Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A) vende como água potável em Nova Alegria.

Mas infelizmente o povo também é culpado por esse desrespeito por parte dessa empresa chamada Embasa, a dica é simples é só o povo ter união e parar de pagar as contas e ainda meter um processo nessa Embasa por ela comercializar um produto de má qualidade e inadequado para o consumo humano.

Neoenergia Coelba inaugura nova base operacional em Eunápolis, beneficiando mais de 180 mil clientes

 image002(1).jpg

Modernização na operação e maior agilidade no atendimento das demandas. Estas serão as principais melhorias que os clientes da Neoenergia Coelba perceberão na operação da distribuidora após a inauguração da nova base operacional em Eunápolis, realizada nesta quarta-feira (20). Além da cidade, os moradores dos municípios de Itapebi, Itagimirim, Itabela, Guaratinga, Itamaraju e JUCURUÇU também serão beneficiados com o novo empreendimento. 

Com cerca de quatro mil metros quadrados de área construída, a base abrigará a Unidade Territorial Distrital (UTD) da cidade, responsável pelo atendimento das ocorrências, além de outras áreas com atuações técnicas. A nova unidade está localizada em uma posição estratégica para a operação da distribuidora, facilitando o deslocamento das equipes e, consequentemente, reduzindo o intervalo de atuação nas demandas. 

A nova base também contará com um moderno sistema de comunicação entre a UTD e as subestações que fazem parte do sistema elétrico da região. “A nova unidade da Neoenergia Coelba em Eunápolis surge para acompanhar o nosso crescimento na região e aperfeiçoar o serviço oferecido pela distribuidora aos cerca de 180 mil clientes dos municípios atendidos. A nossa operação continua preparada para atender os nossos consumidores de maneira ainda mais ágil e assertiva", destacou o Superintendente de Operações do Sul da Bahia, Jean Viana. 

A modernização da infraestrutura foi acompanhada do aumento no número de contratações de mão de obra local. No total, 30 pessoas foram contratadas para incrementar o quadro de funcionários da Neoenergia Coelba na região. Com isso, além de aumentar a quantidade de pessoas para atender as demandas, a nova base operacional também contribuiu com a economia local, representando mais oportunidades de emprego para os moradores de Eunápolis. 

Melhorias no sistema elétrico de Eunápolis 

Além da nova unidade, a Neoenergia Coelba vem intensificando as ações de melhoria na rede elétrica da região. Apenas em 2021, a distribuidora realizou a blindagem de 762 km da rede elétrica, uma tecnologia de ponta que aumenta a qualidade e a segurança no fornecimento de energia aos moradores de Eunápolis. A distribuidora energizou, ainda, cinco novos alimentadores, que beneficiaram cerca de 5,5 mil clientes. Como parte de um calendário de manutenções preventivas, foram realizadas mais de 9.100 podas e substituídos 173 equipamentos na cidade. 

Esses investimentos fizeram com que os moradores contassem com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos falta de energia. Em junho, a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) anual de Eunápolis e região adjacente apresentou melhora de 45% quando comparada ao mesmo período do ano passado. Já o resultado da Duração Média de Interrupção por Clientes (DEC) anual foi cerca de 16% menor do que o registrado em junho de 2020./servicos

Mildson e equipe da Saúde lamentam morte de ex-motorista da ambulância, Eliderlei Andrades, o “Fiinho” de Santa Rita do Planalto

 [Mildson e equipe da Saúde lamentam morte de ex-motorista da ambulância, Eliderlei Andrades, o “Fiinho” de Santa Rita do Planalto  ]

O prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, o secretário interino da Saúde, Alex Chaves e equipe da Saúde, principalmente da ESF-07, de Santa Rita do Planalto, lamentaram, na manhã desta sexta-feira (22) o falecimento do taxista e ex-motorista da ambulância da comunidade de Santa Rita, Eliderlei Andrades da Silva, que era conhecido popularmente como “Fiinho da Ambulância”. 

De acordo com informações, ele se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e faleceu na madrugada desta sexta, às 02:40, no Hospital Maria Moreira Lisboa. 

Mildson e equipe da Saúde lamentam morte de ex-motorista da ambulância, Eliderlei Andrades, o “Fiinho” de Santa Rita do Planalto. 

Para quem deseja prestar suas últimas homenagens, o velório será realizado em Santa Rita, em residência que fica na Rua Sete de Setembro, (casa de Rosa) e o sepultamento será às 17:30, no cemitério local. 

Pessoa de muitas amizades e sempre alegre, Eliderlei, o “Fiinho da Ambulância”, faleceu aos 51 anos de idade, deixando um filho.

 Mildson e equipe da Saúde lamentam morte de ex-motorista da ambulância, Eliderlei Andrades, o “Fiinho” de Santa Rita do Planalto

“Nossas condolências à família e a todos amigos por essa perda irreparável. Que Jesus, em sua infinita bondade, possa consolar os corações enlutados, nesse momento de dor e perda”, lamentou o prefeito Mildson./Jan Santos/Ascom PMI

Moradora denuncia maus-tratos, após burro não suportar peso de carroça; animal foi resgatado

 

Porto Seguro: Uma moradora de Caraíva, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, denunciou uma situação de maus-tratos, após um burro cair por não aguentar o peso da carroça com materiais de construção. O caso aconteceu nesta quinta-feira (21). 

Imagens do ocorrido viralizaram nas redes sociais e mostram o momento em que o animal está caído no chão, enquanto quatro homens tentam levantá-lo. 

Por meio de nota, a prefeitura de Porto Seguro informou que ao tomar conhecimento do ocorrido, enviou uma equipe de fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac) ao local para apurar os fatos, identificando os responsáveis, bem como resgatar o animal para ser avaliado por veterinários. 

Ainda na nota, a prefeitura disse que se preocupa com a dignidade e proteção aos animais e também com a manutenção da atividade tradicional dos carroceiros. Portanto, a pasta ambiental estuda a elaboração de procedimentos de regulamentação de tal atividade, com normas de zoonoses./G1

Dois homens armados são mortos em confronto com a PM na BR-101

 

Eunápolis: Dois homens morreram em um confronto com policiais militares durante uma perseguição na noite de quinta-feira (21) em Eunápolis. O tiroteio aconteceu na BR-101, próximo ao distrito de Mundo Novo, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. 

A PM informou que, pouco antes da ação, recebeu uma denúncia sobre homens entrando em um carro, um deles portando uma arma longa. 

Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foram acionados e conseguiram visualizar o veículo Onix, cor prata, seguindo em direção ao município de Itagimirim. 

Durante o acompanhamento tático, a polícia informou que ordenou a abordagem, mas o motorista não respeitou a determinação. 

Já próximo a Mundo Novo, o carro parou e os policias pediram que os ocupantes descessem com as mãos para cima. Porém, eles estavam armados e saíram atirando contra a polícia, que reagiu. Os dois ficaram feridos e ainda chegaram a ser levados, com vida, ao Hospital Regional, porém não resistiram aos ferimentos. 

Morreram o passageiro Jonas Júnior de Jesus Abutrab, 33 anos, e o condutor Charles Santos Filho, de 34, que segundo pessoas próximas morava no bairro Moisés Reis e atuava como motorista por aplicativo. Os corpos foram encaminhados para o IML, no bairro Pequi.

 

Foram apreendidas uma espingarda calibre 12, um revólver 38, droga, três toucas ninja, dois celulares e outros objetos./Radar64

Licitação da conclusão da última etapa da BA-284, do distrito de Alho, até a BR-101 cai outra vez no esquecimento pelo o Gov. Rui Costa e o povo está indignado

 


Completa um mês que o governador Rui Costa publicou a licitação para a conclusão da terceira e última etapa da BA-284, mas até agora ninguém falou mais nada e o assunto caiu outra vez no esquecimento. 

Há tempos Sonhamos com a conclusão da Pavimentação da BA-284, pois ela irá facilitar ligação do Extremo Sul baiano com Minas Gerais.

 Moradores denuncia descaso do Governo do Estado com a Rodovia BA 284 que  liga os municípios de Itamaraju a Jucuruçu - Cocobongo.com.br

A pavimentação da BA-284, do distrito de Alho, em Itamaraju, até a BR-101, irá reduzir o tempo de viagem entre a sede municipal e Jucuruçu de 2:h para cerca de 1:h. 

O aviso de licitação para a realização da obra no trecho de 35 km foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (22) de fevereiro.

 Conclusão do asfalto da BA-284 colocará fim ao lamaçal e encurtará o tempo  de viagem de Jucuruçu a Itamaraju. - Jucuruçu Acontece

O deslocamento entre os municípios de Itamaraju e Jucuruçu vai passar a ser feito em um trecho da BA-284 totalmente pavimentado. 

Um total de 73 mil moradores de ambos os municípios serão atendidos com a ação na rodovia, que também beneficiará o desenvolvimento da produção agropecuária local" ressaltou Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

É de conhecimento de todos que usam esse trajeto de Jucuruçu a Itamaraju, que com a chegada das chuvas na nossa região, a lama é um grande problema para os motoristas que precisaram transitar nesta via. 

O governador Rui Costa, é mestre em fazer promessas e não cumprir, quem não se lembra do prometimento que ele fez em palanque quando ele esteve aqui em Jucuruçu, na gestão passada onde ele prometeu em seu discurso que pavimentaria do final do Colégio Cecília Meireles até a unidade de saúde, e até hoje nada. 

Então senhor rei das enganações (Rui) fique sabendo que o povo da nossa região não é traira igual Vossa Excelência - quando o nosso povo disse que votaria no senhor foi honrada a promessa, então governador Rui que tal pensar antes de fazer suas promessas.   

Tiro de Guerra de Itamaraju participa de palestra de prevenção ao suicídio

 

Frente à delicadeza do assunto, na manhã desta quarta-feira (20 OUT), a psicóloga Elisabete Alves ministrou uma palestra para os atiradores do TG 06-025 com o objetivo de conscientizá-los sobre a gravidade do problema e formas de evitar o suicídio. A atividade aconteceu na clínica de recuperação Antonio Bocoro.

 

De forma descontraída, os jovens tiveram oportunidade de tirar dúvidas, bem como compartilhar experiências sobre o tema abordado. Após a palestra, o monitor Carneiro fez o agradecimento e entregou às mãos da psicóloga Elisabete um certificado de agradecimento.

 

O 1º Sgt Jermesson, Chefe de Instrução, destacou que a iniciativa está baseada na razão de existir do Tiro de Guerra, de sorte que, além de propiciar a prestação do serviço militar inicial, deve contribuir para a formação cidadã dos atiradores.

 

Destacou ainda, que a efetiva participação e contribuição da sociedade itamarajuense, somada à atenção da gestão municipal, tem engrandecido na formação dos jovens, muito embora, estejamos acometidos num período de pandemia./cocobongo

Prefeito Mildson Medeiros celebra avanço em asfalto na estrada de Batinga

 

Na manhã desta terça-feira (19) o prefeito Mildson Medeiros (PSD) celebrou os avanços nos serviços de asfaltamento dos 20 km da estrada que liga Itanhém ao distrito de Batinga e à cidade mineira de Bertópolis. A via já começou a receber a base para o asfaltamento. 

Ao lado do vice-prefeito Alex Chaves, do secretário de Administração, Sady Neto, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Denilton Porto e do Vereador Deó, Mildson cumprimentou os representantes da Rodocon e falou da satisfação em viver esse momento histórico. 

“A gente tem que estender os méritos aos primeiros gestores que sonharam com esse asfalto que, graças a Deus, está sendo concluído, através do nosso Governador Rui Costa. Parabéns à Rodocon, pelo trabalho excelente que vem fazendo. Melhoras vão vir através deste asfalto, principalmente ao pessoal de Minas, ao pessoal de Batinga, que sofre tanto com essa estrada”, comentou Mildson.

 

O vice-prefeito Alex lembrou da agilidade que os serviços de transporte e saúde ganharão com o benefício do asfalto. 

“Quando a gente vem participar do início do asfaltamento, a gente está pensando no desenvolvimento econômico, na melhoria da saúde, eu acho que é isso que conta. Para Batinga, é uma saúde mais rápida, para nós de Itanhém são visitantes vindo de Minas. E é isso que conta, o asfalto vai colocar Itanhém para deixar de ser fim de linha para ser “meio do mundo”, e é por isso que é importante a gente estar aqui”, enfatizou o vice-prefeito. 

O vereador Deó disse estar feliz com a evolução da obra e agradeceu ao Governador. “Em nome do povo de Batinga, eu agradeço demais pelo esforço de hoje ter essa grande obra e, tenho certeza, todo povo da região e de Batinga está muito feliz, assim como eu estou. Obrigado ao governador Rui Costa”, disse o vereador. 

A obra é do Governo do Estado e, de acordo com a equipe da empresa Rodocon, nesta primeira etapa serão feitos cerca de dez quilômetros de imprimação, que é a execução de base, que contamina e conserva o solo para não ter infiltração, (impermeabilização). Terminando o primeiro trecho, os serviços seguem até cumprirem a marca dos vinte quilômetros.

 

A segunda etapa é o banho de ligamento, o que liga a base ao asfalto (RR1C). Após finalizar essas duas etapas, a via vai receber cinco centímetros de asfalto quente (CBOQ), o que mostra que parte do sonho do asfaltamento para Minas Gerais está próximo de se cumprir. [Jan Santos/Ascom PMI. Fotos: Edelvácio Pinheiro]

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Bolsonaro ataca Renan Calheiros, relator da CPI: "Vagabundo é elogio para ele"

  (crédito: Reprodução / TV Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro atacou nesta quinta-feira (21/10) o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O chefe do Executivo disse que chamá-lo de "vagabundo" era elogio e acusou o parlamentar de estar envolvido em "maracutaias" em Brasília. A declaração ocorreu durante a cerimônia de inauguração da obra do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco em São José de Piranhas (PB). 

"Relatório da CPI comandada por Renan Calheiros?", questionou em tom de ironia o presidente. Apoiadores na plateia gritaram "vagabundo" e Bolsonaro rebateu: "Não. Não chame o Renan de vagabundo, não. Vagabundo é elogio para ele. Não há maracutaia lá por Brasília que não tenha o nome do Renan envolvido", apontou. 

Nessa quarta-feira (20), o relatório final da CPI da covid, apresentado por Calheiros recomendou que o presidente  seja investigado e, eventualmente, responsabilizado em três frentes devido à gestão do seu governo na pandemia de coronavírus: por crimes comuns, por crimes de responsabilidade e por crimes contra a humanidade. 

O texto lido durante a comissão continha cerca de 50 páginas e trazia os pontos principais do parecer de 1.180 laudas que detalha possíveis crimes e omissões do governo federal e aliados durante a pandemia. 

Caso o relatório seja aprovado pela maioria da comissão na próxima semana, as acusações serão analisadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pela Câmara dos Deputados e, ainda, pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), pelo qual o presidente poderia sofrer um processo. 

ALCOLUMBRE E RENAN 

Em aceno, Bolsonaro ainda agradeceu ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) pelos dois anos em que esteve à frente da presidência do Senado, mas lembrou que, agora, com o demista na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CJJ), enfrenta resistência para a sabatina de seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-AGU André Mendonça. 

"Esteve lá na frente do Senado por dois anos, o senador Davi Alcolumbre e quem disputou as eleições com ele para presidência em 2019? Renan Calheiros (MDB-AL). Imagine o Renan Calheiros presidente do Senado? Que desgraça estaria o Brasil dado ao que ele ia exigir para aprovar qualquer coisa naquela casa. Porque ele é o dono da pauta. Temos na maioria dos senadores pessoas de bem, mas não adianta você ter boa prova se o comandante não responde. O comandante é o espelho da tropa. Com Davi Alcolumbre não tive problemas no Senado. Quase tudo que nós precisamos, aprovamos lá. Eu agradeço ao Davi por esses 2 anos que ele esteve à frente do Senado. Caso contrário, seria Renan Calheiros. Apesar de ser nordestino, nunca fez nada nem pelo seu estado de Alagoas, quem dirá pelo Brasil"./correiobraziliense

Briga de colegas de trabalho termina com um deles morto

 

Itabela: Um trabalhador rural foi assassinado na manhã desta quinta-feira (21), em uma fazenda no distrito de São João do Monte, no município de Itabela. Milton de Jesus Almeida, 60 anos, era funcionário da propriedade rural e foi morto por disparos de arma de fogo. 

Segundo relatos que testemunhas fizeram à polícia, o crime teria sido cometido por um colega de trabalho de Milton. O suspeito não foi encontrado no local. 

Ainda de acordo com os relatos, o homicídio teria sido motivado por um desentendimento entre os dois lavradores a cerca de uma prestação de serviço a ser realizada no local./Radar64

Secretaria de Saúde de Jucuruçu, está há 9 dias sem emitir resultados do boletim epidemiológico e o povo fica sem informação

 

A Secretaria de Saúde de Jucuruçu, para de  emitir resultados do boletim epidemiológico municipal, o último boletim do covid-19, foi divulgado na quarta-feira dia 13, será que os funcionários da Secretaria de Saúde de Jucuruçu, estão achando que a pandemia acabou.

Infelizmente a pandemia está forte e vitimando muita gente mundo afora na Bahia, por exemplo, registra 460 novos casos de Covid-19 e 6 mortes em 24 horas - taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto é de 35%. 

Até a data 13 de outubro o município de Jucuruçu, estava zero de casos de covid- 19, mas como de lá pra cá não foi disponibilizado o boletim epidemiológico, não sabemos como está o quadro e se existe alguém infectado de coronavirus, tomara que continuemos com zero caso de covid-19. 

Informamos e reforçamos a importância de se prevenir no dia - a dia, uma das formas mais importantes de prevenir a disseminação do SARS-CoV-2 é a etiqueta respiratória, a qual consiste num conjunto de medidas que devem ser adotadas para evitar e/ ou reduzir a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório, buscando evitar possível contaminação de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente. 

A etiqueta respiratória consiste nas seguintes ações: 

 Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.

 Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.

 Manter uma distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

 Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.

 Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

 Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.

• Uso de máscaras em serviços de saúde

O uso universal de máscaras em serviços de saúde deve ser uma exigência para todos os trabalhadores da saúde e por qualquer pessoa dentro de unidades de saúde, independente das atividades realizadas.

 Todos os trabalhadores da saúde e cuidadores que atuam em áreas clínicas devem utilizar máscaras cirúrgicas de modo contínuo durante toda a atividade de rotina. 

Em locais de assistência a pacientes com covid-19 em que são realizados procedimentos geradores de aerossóis, recomenda-se que os profissionais da saúde usem máscaras de proteção respiratória (padrão N95 ou PFF2 ou PFF3, ou equivalente), bem como demais equipamentos de proteção individual. 

Uso de máscaras na população em geral, incluindo as de tecido, é fortemente recomendado para toda a população em ambientes coletivos, em especial no transporte público e em eventos e reuniões, como forma de proteção individual, reduzindo o risco potencial de exposição do vírus especialmente de indivíduos assintomáticos. 

As máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos ou pessoas que tenham dificuldade para respirar, estejam inconscientes, incapacitadas ou que tenham dificuldade de remover a máscara sem ajuda. Recomenda-se lavar as mãos antes de colocar a máscara, colocando-a sobre o nariz e a boca, prendendo-a sob o queixo. 

A pessoa deve ajustar a máscara confortavelmente pelas laterais do rosto, e certificar-se que consegue respirar normalmente. As máscaras não devem ser colocadas em volta do pescoço ou na testa, e ao tocá-la, deve-se lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% para desinfecção. Para pessoas sintomáticas recomenda-se o uso de máscaras cirúrgicas como controle da fonte.

Porto Seguro: “Doutora Cloroquina” deixará secretaria para investir em candidatura

 

A médica Raissa Soares, secretária de Saúde de Porto Seguro, deixará o cargo, até o final deste mês de outubro, para investir na carreira política e concorrer às eleições de 2022. A informação foi confirmada pelo marido dela, Geraldo Soares, em entrevista concedida nesta quarta-feira (20) ao RADAR 64. A decisão conta com apoio do prefeito Jânio Natal. Durante a pandemia do coronavírus, a médica ganhou notoriedade por defender o chamado “Kit Covid”, ficando conhecida como Doutora Cloroquina. 

Por enquanto, está decidido que ela irá se candidatar ao Senado, atendendo a um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro, de quem é apoiadora. Não está descartada, porém, a possibilidade de concorrer ao governo da Bahia. “Tudo dependerá da composição política que será feita”, explica Geraldo. 

Ele lembra, porém, que antes de decidir o cargo e de iniciar a pré-campanha eleitoral, é preciso definir o partido ao qual Raíssa se filiará, que será o mesmo de Bolsonaro, “por uma questão de coerência”. O presidente, que está sem partido desde que deixou o PSL, ainda não escolheu uma legenda. 

Raissa ficou conhecida por defender tratamento precoce

INIMIGOS – A decisão da atual secretária de concorrer a um cargo político é recente e foi motivada por uma série de fatores, entre eles, o que Geraldo chama de “instinto de sobrevivência”, pois “ao longo de 22 meses de pandemia, ela ajudou a salvar milhares de vidas, mas também colecionou muitos inimigos políticos, com viés ideológico”. 

BEM COLOCADA NAS PESQUISAS – Conforme as pesquisas, Raíssa Soares é o nome mais cotado na Bahia para o Senado, oscilando entre 33% e 34% das intenções de voto, diz o marido. Ela também está bem posicionada na preferência para o governo do Estado, ocupando a terceira colocação, com 10% das intenções de voto sem o apoio do presidente e entre 17% e 19% quando aliada ao nome de Bolsonaro. 

Geraldo destaca ainda que a médica tem apenas 2% de rejeição e é conhecida em 85% dos municípios baianos, conforme apontam as pesquisas./radar64

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Governo confirma Auxílio Brasil de R$ 400 e promete 20% de aumento para beneficiários, mas não diz de onde sai o dinheiro

 Governo confirma auxílio de R$ 400 e promete 20% de aumento, mas não diz de  onde sai o dinheiro - Economia - Estadão

Após críticas por turbinar o Auxílio Brasil apenas com parcelas temporárias, o governo anunciou nesta quarta-feira, 20, que dará um reajuste linear permanente de 20% em todos os benefícios e pretende zerar a fila do programa, hoje Bolsa Família, até dezembro deste ano. Mas o governo não desistiu de levar o benefício a R$ 400 em 2022, ano em que o presidente Jair Bolsonaro concorrerá à reeleição. 

O compromisso com o pagamento dos R$ 400 a todas as 16,9 milhões de famílias que serão beneficiadas pelo Auxílio Brasil foi reafirmado pelo ministro da Cidadania, João Roma. Segundo ele, um benefício temporário será pago até dezembro do ano que vem para garantir que todos recebam esse valor. 

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, Roma não detalhou qual será a fonte de recursos para o reajuste permanente nem como será viabilizado o pagamento do auxílio temporário. 

“Não estamos aventando que o pagamento desses benefícios se dê por créditos extraordinários”, disse o ministro. Sempre que questionado sobre despesas fora do teto de gastos, a regra que limita o avanço das despesas à inflação, Roma citou compromisso do governo com “responsabilidade fiscal”, mas não foi enfático sobre o teto. 

Ele ainda deixou claro que as negociações incluem conversas com o relator da PEC dos precatórios, Hugo Motta (Republicanos-PB). A proposta busca limitar o pagamento das dívidas judiciais para abrir espaço no Orçamento de 2022 e seria usada para permitir gastos do auxílio fora do teto. 

“O presidente Bolsonaro nos demandou que todos aqueles que fazem parte da pobreza e extrema pobreza, estão no programa social através do cadastro único, através do sistema único de assistência social, que nenhuma dessas famílias beneficiárias receba menos de R$ 400”, disse Roma, negando qualquer caráter eleitoreiro da medida. “O benefício transitório visa equalizar que nenhuma família receba menos de R$ 400.” 

O ministro prometeu que tudo será feito dentro das regras fiscais, mas não explicou a fonte de recursos para as parcelas temporárias sem furar o teto de gastos, como prometeu mais cedo por Bolsonaro em evento no Ceará. “Estamos tratando, área social e econômica, para que atendimento disso ocorra seguindo responsabilidade fiscal”, afirmou. 

O ministro da Cidadania disse também que o auxílio emergencial executou cerca de R$ 359 bilhões nesse período de 2020 e 2021 e ajudou a oferecer dignidade aos brasileiros em um contexto de crise./Estadão Conteúdo

TSE marca para terça-feira julgamento de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

 Mourão diz ao TSE que não aprovou suposto disparo de mensagens em massa em  2018

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pautou para a sessão da próxima terça-feira, 26, o julgamento das duas Ações Investigativas da Justiça Eleitoral (AIJE) que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão – vencedores das eleições disputadas em 2018. 

A ação foi liberada para julgamento na sexta-feira, 15, pelo relator do caso, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luis Felipe Salomão, junto com o relatório de 60 páginas que detalha a investigação. A decisão dos ministros do TSE tem como efeito a deposição imediata do presidente Bolsonaro e de seu vice dos respectivos cargos. 

Os possíveis cenários para o julgamento da chapa Bolsonaro-Mourão no TSE |  Notícias e análises sobre os fatos mais relevantes do Brasil | DW |  29.06.2020

O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), assumiria a Presidência. Os ministros não descartam apresentar a tese de cassar somente o presidente Bolsonaro e poupar Mourão. O vice-presidente já se manifestou dizendo que não autorizou o impulsionamento ilegal de mensagens em massa. 

O caso teve início em 2019 com a apresentação de denúncias pela chapa “O Povo Feliz de Novo” – composta por PT, PCdoB e Pros -, que acusava os vencedores das eleições de terem interferido no resultado do pleito no ano anterior a partir de disparos em massa de notícias falsas e uso de documentos de pessoas idosas para cadastrar as contas. 

TSE absolve chapa Bolsonaro-Mourão de disparo de mensagens em massa na  eleição de 2018 | Atualidade | EL PAÍS Brasil

Este será o último caso relatado pelo ministro Salomão no TSE. O magistrado deixa o cargo na sexta-feira, 29, com o término do período de 2 anos em que os juízes podem atuar na corte eleitoral. Ele voltará a se dedicar exclusivamente ao Superior Tribunal Justiça (STJ). 

Nos bastidores do TSE, houve negociações e celeridade por parte do corregedor para que o caso fosse pautado antes da sua saída. A avaliação na corte é de que é necessário oferecer uma resposta à população enquanto Bolsonaro estiver no cargo, independentemente do resultado que seja alcançado. A percepção é acompanhada pelo interesse em decidir a questão antes da campanha eleitoral de 2022, de modo a evitar pressões políticas na tomada da decisão judicial. 

A política, porém, é um fator determinante para que os ministros consigam efetivar a cassação de Bolsonaro e Mourão. Segundo interlocutores dos ministros, o corregedor-geral conseguiu reunir provas robustas de crimes eleitorais cometidos para beneficiar a chapa vencedora das eleições de 2018, no entanto é necessário o aval do Congresso para controlar a crise política decorrente da deposição repentina do atual presidente. 

Julgamento contra chapa Bolsonaro-Mourão deve ser analisada até a próxima  semana | CNN Brasil

No TSE, a frase que guia o processo anterior ao julgamento é de que “não podem 7 ministros cassar os votos de 57 milhões de eleitores”, embora haja elementos para tal ação. Alguns magistrados esperam que às vésperas do desfecho do caso ocorra um movimento de apoio ao TSE. Parlamentares da oposição ao governo Bolsonaro, no entanto, não têm se movimentado para encampar essa pauta no Congresso e nas ruas, e muitos já descartam a condenação por conta da proximidade com o ano eleitoral. 

Hamilton Mourão | Painel Político - Um blog de opinião - Por Alan Alex

Na quinta-feira, 14, o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a rejeição das ações que pedem a cassação da chapa pelos disparos em massa. O parecer do MPE é assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco, para quem ‘não existem elementos concretos sólidos’ que indiquem irregularidades na companha bolsonarista./politicalivre

Bahia vive pandemia da Covid-19 e da violência, diz Sandro Régis

 Sandro Regis é o novo líder da oposição na Assembleia | Política | BNews

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas) afirmou nesta quarta-feira (20) que a Bahia vive, além da pandemia da Covid-19, uma pandemia da violência, diante do aumento dos casos nas últimas semanas. Na noite desta terça-feira (19), o ataque a tiros que deixou diversas pessoas mortas e feridas na Capelinha de São Caetano, em Salvador, voltou a chamar a atenção do estado. 

“A Bahia vive, além da pandemia da Covid-19, a pandemia da violência. Contudo, enquanto o coronavírus tem sido controlado com o avanço da vacinação, a pandemia da violência está fora de controle”, disse Régis, em sua conta no Twitter. 

“O governo do PT fracassou na segurança pública, e isso tem custado a vida de milhares de baianos ano após ano. Chacinas, tiroteios, homicídios, explosões de agências bancárias, roubos de carros e ônibus, assaltos na capital e no interior viraram rotina na vida dos baianos”, acrescentou. 

Desde 2010, a Bahia é líder em número de homicídios no país, com exceção do ano de 2018. Nos últimos 15 anos de governos do PT no estado, a taxa de mortes violentas no estado dobrou, saindo de 22,3 casos por 100 mil habitantes em 2006 para 44,9 em 2019, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 

“A situação, que já era delicada, tem se agravado sem que o governo apresente solução para essa escalada da violência. Isso precisa mudar. A Bahia precisa de um projeto para a segurança pública que foque em combater o crime e proteger os baianos”, finalizou o deputado./politicalivre

O Auxílio Brasil de R$ 400 e o populismo gastador

 O presidente Jair Bolsonaro em cerimônia do programa Casa Verde e Amarela, em setembro de 2021.

As alas política e econômica do governo se chocaram novamente na definição sobre o Auxílio Brasil, o programa social do governo Jair Bolsonaro que substituirá o Bolsa Família. 

Se até pouco tempo atrás já estava sendo necessário fazer uma série de malabarismos para garantir o pagamento de R$ 300 mensais, o objetivo do governo, agora, é pagar um benefício médio de R$ 400 a 17 milhões de famílias – mas, para isso, será preciso desmoralizar ainda mais o teto de gastos, que já anda repleto de furos. 

Segundo relatos de bastidores, Bolsonaro estaria alinhado com o grupo político, derrotando a área econômica, que pregava uma aderência maior ao teto de gastos. 

Se prevalecer a ideia de R$ 400 mensais, apenas o calote nos precatórios que o governo quer consagrar por meio de uma emenda constitucional não será suficiente; seria preciso deixar R$ 30 bilhões fora do teto, do total de R$ 90 bilhões que o Auxílio Brasil passaria a custar. 

O truque formal para conseguir o dinheiro seria considerar essa parte da despesa como crédito extraordinário, mas o expediente desagrada a equipe econômica, que não considera existirem os requisitos necessários – imprevisibilidade e urgência – que justifiquem a edição desse tipo de crédito. 

O desarranjo fiscal é monstro difícil de conter. Uma vez disparado o processo, sua reversão exige uma dose de esforço e responsabilidade que, infelizmente, raramente se vê em Brasília. 

A reação do mercado financeiro foi imediata, com bolsa de valores em queda e o dólar disparando para superar a marca de R$ 5,60 antes de fechar em R$ 5,59. Não há surpresa alguma neste movimento, já que a irresponsabilidade fiscal e a crença na geração espontânea de dinheiro público estão na raiz do movimento de desvalorização do real que se iniciou durante a pandemia, graças ao enorme gasto feito para conter os efeitos econômicos da Covid-19. 

No entanto, se despesas como o auxílio emergencial e as compensações para funcionários que tiveram salário reduzido ou contrato suspenso eram necessárias nos momentos mais duros da pandemia, o que ocorre agora é de outra natureza: a insistência na elevação de gastos e o desprezo pelo ajuste fiscal que deveria ocorrer após a explosão da despesa, mesmo em um contexto de recuperação da economia e recuo da Covid-19 em todo o país. 

O desarranjo fiscal é monstro difícil de conter. Uma vez disparado o processo, sua reversão exige uma dose de esforço e responsabilidade que, infelizmente, raramente se vê em Brasília. 

Desde que começaram a surgir as primeiras ideias para bancar um novo programa social, ficou claro que a opção tanto do Executivo quanto do Legislativo era pela gastança e não pelo ajuste. 

Se algo mudou, foi apenas a intensidade do fenômeno; afinal, não se trata só do Auxílio Brasil, mas também de várias outras despesas, como as emendas parlamentares cada vez mais inchadas, especialmente graças às novas “emendas de relator”, ou os fundos tão imorais quanto bilionários para bancar partidos e campanhas políticas. 

Para tudo isso é preciso achar dinheiro, mas ele jamais vem de cortes em outras áreas; é quando entra em cena o vale-tudo fiscal que inclui burlas ao teto de gastos, calote em precatórios (endossado até mesmo pela equipe econômica, diga-se de passagem) ou aumento de impostos, como no caso do IOF elevado para bancar as parcelas de 2021 do Auxílio Brasil. 

O martelo, no entanto, ainda não está batido. Nenhum anúncio formal foi feito até o momento, e a equipe econômica segue tentando impedir a desmoralização completa do teto de gastos, com todos os efeitos que ela teria sobre a percepção de confiança do Brasil diante dos investidores. 

O populismo gastador é resposta fácil, rápida e que traz dividendos de curto prazo, mas ele cobra seu preço no médio e longo prazo, como lembra qualquer brasileiro que viveu os anos de PT no poder e não esteja cego pela ideologia. 

O ajuste e a responsabilidade são caminho difícil, muitas vezes doloroso, mas uma economia em ordem cria condições para um crescimento que beneficiará todos os brasileiros, especialmente os mais pobres./gazetadopovo

ATENÇÃO : Alerta: comerciantes relatam aumento da circulação de notas falsas em Medeiros Neto

 

A circulação de cédulas falsas foi identificada por comerciantes de Medeiros Neto na última semana. Os casos foram percebidos em estabelecimentos de diferentes segmentos e podem não ser isolados.

Uma das vítimas procurou a Redação do Medeiros Dia Dia e relatou o ocorrido. A ação criminosa, intencionalmente ou não, teria sido identificada em um restaurante e em lojas de roupas e de material de construção.  

Normalmente as mais valiosas, como de R$ 50 e R$ 100 reais, costumam ser mais falsificadas.

Aí vale testar no tato, na aparência, ou mesmo com equipamentos como caneta especial ou laser o MDD procurou a delegacia local e conversou com o delegado titular. A autoridade policial informou que as ocorrências não foram registradas e ressaltou a importância da confecção do boletim nestes casos.

Imagens dos circuitos de internos segurança dos estabelecimentos comerciais serão usadas para tentar identificar os responsáveis. O código penal prevê multa e reclusão de até 2 anos para quem for pego passando dinheiro falsificado.

Marcas d’água, alto relevo, textura do papel, variações de tonalidade do animal contra a luz e fio de segurança são alguns itens a serem observados antes de receber a nota.

Se identificar alguma cédula falsa, é recomendado informar imediatamente a polícia, assim como observar as características que indiquem a pessoa suspeita para que possa responder às medidas cabíveis. 

O alerta fica para todos, quem por um acaso se deparar com uma nota falsa, denuncie, para que essa prática não continue a ser feita no município./Medeiros Dia Dia

Drª Nariana Fagundes comemora 05 anos de serviços prestados à advocacia no município de Vereda

 

Vereda: A Drª Nariana Fagundes A. Brito está comemorando neste mês de outubro, 05 anos de exercício profissional na cidade de Vereda/BA. Drª Nariana é advogada atuante desde o ano de 2010, sendo que há 05 anos ela tem seu escritório funcionando na cidade de Vereda/BA. Mesmo com os riscos do exercício em uma cidade pequena, e que tem a sua Comarca na cidade de Itanhém, a atividade profissional da Drª Nariana foi se tornando cada vez mais sólida no município de Vereda. 

Mesmo com todas as dificuldades para o exercício da profissão, a advogada acreditou na cidade e vem se dedicando ao trabalho jurídico naquele pequeno município. Drª Nariana é pós-graduada em Direito Processual Civil, Direito Eleitoral e  principalmente Direito Previdenciário, que é seu principal foco de atuação. Nariana mostrou, que independentemente do local onde está, o bom profissional, que se dedica com responsabilidade, se especializa e se doa, consegue se estabelecer neste mercado difícil e competitivo que é a advocacia. 

A Drª Nariana também é Assessora Jurídica na Câmara Municipal de Vereadores de Vereda desde o ano de 2017, e a equipe do Liberdade News parabeniza a Drª Nariana por estes 05 anos de trabalho eficiente no município de Vereda, pois, por mais que a cidade contasse com o serviços de outros advogado, ela foi a primeira a ter coragem de abrir as portas do seu escritório para trazer à população Veredense o acesso à Justiça, através de atendimento local e diário. Parabéns Drª Nariana! Sucesso!/Liberdadenews/Ascom

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.