Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 30 de março de 2019

Estudante de direito da FASB é assassinado em Posto da Mata





Bruno dos Santos Silva, de 23 anos, foi morto com um tiro no rosto, na manhã deste sábado, 30 de março, na Rua do Ribeirão, bairro Jardim das Flores, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

Bruno que cursava o 5º período de direito da faculdade do Sul da Bahia (FASB), é filho do advogado funcionário da Fibria e a família é muito conhecida em Posto da Mata


Segundo informações, Bruno estava em uma motocicleta Bros quando foi interceptado por criminosos que também estavam de moto.

O jovem foi atingido com um único tiro no rosto e morreu no local. Os criminosos levaram a moto que Bruno usava, uma Bros, de placa ainda não divulgada.

O corpo foi removido para exame de necropsia no Instituto Médico Legal em Teixeira e um inquérito vai investigar a autoria do assassinato.

A FASB e a OAB- Subseção de Teixeira de Freitas emitiram nota de pesar pela morte prematura do jovem. 

É com pesar que a OAB-Subseção de Teixeira de Freitas comunica o falecimento do jovem Bruno dos Santos Silva, filho de nosso colega Dr. João Souza Silva.

Prestamos sentimento à família de nosso colega, pedindo à Deus que possa consolá-lo neste momento de dor.

NOTA DE PESAR DA OAB;


NOTA DE PESAR


Cordialmente,

Diretoria da OAB-Subseção de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Justiça proíbe governo Bolsonaro de celebrar golpe de 1964




Resultado de imagem para Justiça proíbe governo Bolsonaro de celebrar golpe de 1964


A juíza federal Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara de Brasília, proibiu nesta sexta-feira (29) o governo do presidente Jair Bolsonaro de realizar eventos em comemoração ao aniversário de 55 anos do golpe militar em 31 de março, data que marcou o início da ditadura no Brasil.

A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública da União, que no início da semana entrou com uma ação civil pública a fim de impedir as comemorações. O órgão alegou violação à memória coletiva e à verdade, bem como uso irregular de recursos públicos.

"Defiro o pedido de tutela de urgência para determinar à União que se abstenha da ordem do dia alusiva ao 31 de março de 1964, prevista pelo ministro da Defesa e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica", afirmou a juíza, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Ela também determinou que o Ministério da Defesa seja intimado da ordem.

Silva da Luz já havia intimado Bolsonaro e a União a se manifestarem sobre o caso, mas no âmbito de outra ação movida na terça-feira na tentativa de barrar as comemorações determinadas pelo governo federal.

Em seu pedido, a Defensoria Pública afirmou que são de conhecimento público os "horrores" vividos durante o regime ditatorial, mencionando relatórios da Comissão da Verdade e dados sobre mortos, torturados e desaparecidos no período, que se estendeu de 1964 a 1985.

O órgão argumentou ainda que comemorar um regime que perseguiu, torturou e assassinou pessoas violaria a moralidade administrativa, bem como a memória coletiva, estimulando "que novos golpes e rupturas democráticas ocorram" e atentando contra a democracia e o Estado de Direito.

Durante a semana, vítimas e parentes de vítimas da ditadura se somaram ao coro e pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que concedesse uma liminar impedindo as comemorações ordenadas pelo presidente.

Na última segunda-feira, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, anunciou que Bolsonaro havia determinado ao Ministério da Defesa que fossem feitas "comemorações devidas" no próximo domingo, 31 de março, para marcar o início da ditadura militar.

O general ainda afirmou que Bolsonaro não considera que houve um golpe militar em 1964. O próprio presidente disse ao longo da semana que, em sua concepção, não houve ditadura militar no Brasil e defendeu que todo regime, como todo casamento, tem alguns "probleminhas".

Na quinta-feira, ele suavizou o tom. Segundo Bolsonaro, a ordem não foi para que as Forças Armadas comemorem o golpe, mas que "rememorem". "Foi rememorar, rever, ver o que está errado, o que está certo. E usar isso para o bem do Brasil no futuro", afirmou o presidente, que é capitão reformado.

A proibição da juíza deve impedir qualquer evento marcado para o domingo, embora cerimônias já tenham sido realizadas nos últimos dias. Na quinta-feira, houve uma solenidade no Comando Militar do Sudeste com a presença de seis deputados estaduais do PSL, partido de Bolsonaro.

Na manhã desta sexta, o Exército realizou uma cerimônia no pátio do Comando Militar do Planalto, em Brasília, que começou às 8h e durou apenas meia hora. O evento já constava na agenda do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, desde o início da semana, como "Solenidade comemorativa ao dia 31 de março de 1964".

O 31 de março foi retirado do calendário oficial do Exército em 2011 por determinação da então presidente, Dilma Rousseff, que foi torturada no regime ditatorial. Agora, com Bolsonaro na Presidência e diversos militares ocupando cargos ministeriais, o retorno da data à agenda estaria sendo avaliado pelas Forças Armadas.


Bolsonaro sempre afirmou que o período de 21 anos não foi uma ditadura. Durante a votação do impeachment de Dilma, em 2016, ele chegou a homenagear o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça de São Paulo como torturador durante o regime militar.

A ditadura militar, que se estendeu de 1964 a 1985, teve início com a derrubada do governo do então presidente democraticamente eleito, João Goulart, e foi marcada por censura à imprensa, fim das eleições diretas para presidente, fechamento do Congresso Nacional, tortura de dissidentes e cassação de direitos.

Segundo dados da Comissão Nacional da Verdade, mais de 8 mil indígenas e ao menos 434 suspeitos de serem dissidentes políticos foram mortos ou desapareceram forçadamente durante o regime. Estima-se ainda que dezenas de milhares de pessoas foram arbitrariamente detidas e torturadas./TERRA

PLANO DO ÍNDIO - não perca essa oportunidade de fazer seu exame de vista pela metade do preço



Nenhuma descrição de foto disponível.


Sábado dia 30 -03-2019 haverá exames de vista na Hani Ótica a partir das 8:3Ohs. Associados "PLANO DO ÍNDIO" terá 50% de descontos no exame e mais 20% na compra dos óculos avista e 10% parcelado.

PLANO DO ÍNDIO pensando sempre no melhor para nossos associados ainda disponibilizará transporte totalmente grátis para nossos associados de toda região de Jucuruçu e regiões vizinhas.

Marque seu exame com antecedência com um de nossos representantes, na Funerária do Índio ou pelos fones - 73 982087493 73 999925644 - 73 981859084

Caminhão com carga de melancia tomba e interdita parcialmente a BR-101



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre


Um caminhão carregado com melancia tombou na BR-101, no trecho conhecido como três pistas, a cerca de cinco quilômetros de Itabela, no final da tarde desta sexta-feira (29). O veículo ficou atravessado e interdita parcialmente a pista. O motorista sofreu ferimentos e foi socorrido por uma unidade de Samu.

De acordo com informações, o motorista teria perdido o controle do veículo ao passar por uma curva. Chovia no momento do acidente e a pista molhada, pode ter colaborado para o acidente.

Parte da carga da fruta ficou espalhada pela rodovia. Um congestionamento chega a 5 quilômetros nos dois sentidos da pista.

Uma equipe de PRF foi acionada para controlar o trânsito e aguardar a retirada do veículo./cocobongo

Teixeira registra a primeira notificação de meningite viral e secretaria de saúde desmente surto da doença no município



Resultado de imagem para child with meningitis


A prefeitura de Teixeira de Freitas através da Secretária Municipal de Saúde, emitiu nesta sexta-feira, 29 de março, uma nota de esclarecimento à população, desmentindo um surto de meningite no município. Segundo a nota, esta é a primeira notificação sobre a doença que a secretaria recebeu.

Segundo a nota, a secretaria recebeu nesta sexta-feira (29), uma notificação de um caso de dengue viral onde uma criança está internada. De posse da informação, uma equipe da secretaria foi  até a escola onde a criança estuda e ao hospital onde a criança está internada e, segundo os médicos, apresenta boa evolução do quadro clínico.

Veja a nota na íntegra;

 NOTA DE ESCLARECIMENTO Diante de inúmeros questionamentos sobre casos de meningite no município e até mesmo sobre um suposto surto, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, por meio da Vigilância Epidemiológica, esclarece que:

 - A meningite é uma doença de notificação obrigatória. A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.

Essa doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. - A Vigilância Epidemiológica recebeu nesta sexta-feira (29 de março), a primeira notificação de meningite deste ano, ou seja, até o momento há somente um caso notificado, que está em investigação.

 - Não há SURTO. - A equipe técnica visitou a escola que a criança estuda e também o Hospital em que a mesma segue internada, em acompanhamento, apresentando até o momento uma boa evolução. O caso segue em investigação para posterior encerramento.

- O caso notificado foi classificado como Meningite Viral, que tem uma apresentação geralmente benigna. Os principais causadores são os vírus do gênero Enterovírus. Entretanto, outros vírus também podem causar a meningite viral. Em geral, o restabelecimento do paciente é completo. A duração do quadro é geralmente inferior há uma semana.

- De acordo com os protocolos, em casos de meningite viral NÃO ESTÁ INDICADA A QUIMIOPROFILAXIA DOS CONTATOS, SUSPENSÃO DE AULAS E NEM BLOQUEIO VACINAL. É importante ressaltar que todos devemos estar alertas aos sinais e sintomas da doença: febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental. Caso apresente estes sintomas, a orientação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde. RECOMENDAÇÕES - Manter o ambiente sempre ventilado

- Evitar compartilhamento de copos, talheres, escovas de dente, ou qualquer objeto que possa entrar em contato com saliva - Vacinar as crianças com as vacinas que são disponibilizadas na rede pública, de acordo com a faixa etária -Intensificar a limpeza dos ambientes escolares, principalmente de maçanetas, torneiras, porta-papel, brinquedos, trocadores, bebedouros e computadores.

 - Orientar os alunos e colaboradores a não tocar com a boca no bico ejetor de água dos bebedouros. Caso seja de torneira, que cada aluno e/ou funcionário adote um copo individual na impossibilidade do uso de copos descartáveis.

- Intensificar a lavagem das mãos. Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou tiverem entrado em contato com fluídos corpóreos, como secreções nasais, devem ser lavadas com água e sabão. Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 3011-2779./bahiaextremosul

sexta-feira, 29 de março de 2019

SAC Móvel vai atender em Itanhém sábado e domingo




O SAC Móvel estará na cidade de Itanhém nos dias 30 e 31 de março (sábado e domingo), prestando atendimento para os moradores do município. 

A unidade itinerante vai oferecer os serviços de emissão de carteira de identidade (primeira e segunda vias), CPF, e de certidão de antecedentes criminais, além de atendimento previdenciário para servidores públicos estaduais.

O serviço em Itanhém faz parte da rota 3 do SAC Móvel, que incluiu também as cidades de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado, onde o serviço já foi prestado.


No site www.sac.ba.gov.br podem ser obtidas informações sobre os documentos necessários para ter acesso aos serviços do SAC Móvel e as rotas das carretas./aguapretanews

Polícia Civil ainda sem pistas de autores de homicídio em Itamaraju



Polícia Civil ainda sem pistas de autores de homicídio em Itamaraju


Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de março, por volta das 15h, um jovem de 18 anos, identificado como Ricardo de Jesus Almeida, o “Ratão”, foi atacado com disparos de arma de fogo na rua Ribeirão do Ouro, bairro Marotinho, região central de Itamaraju.

Moradores disseram à polícia que a vítima estava na via pública, quando os criminosos, a bordo de um veículo, de cor branca, placa não anotada, aproximaram-se e um deles efetuou os disparos. Foram ouvidos pelo menos cinco tiros.

A delegada Rosângela Santos, titular da Polícia Civil no município de Itamaraju, instaurou inquérito policial para investigar o crime. Autoria e motivação seguem desconhecidas./TN

Caminhoneiros estão divididos sobre nova greve



Caminhoneiros estão divididos sobre nova greve


Líder dos caminhoneiros, Wallace Costa Landim, conhecido como Chorão, afirmou nesta última quarta-feira (27) que o congelamento no preço do diesel por períodos de 15 dias e o ‘cartão caminhoneiro’, anunciados pela Petrobras, ainda não são suficientes para evitar uma greve da categoria. Apesar de pessoalmente não apoiar o movimento, Landim afirma haver de 15 a 20 grupos de articulação pela paralisação no WhatsApp. Eles fogem ao controle de lideranças sindicais com as quais o governo tem conversado. Segundo ele, a pressão parte, principalmente, de caminhoneiros de Minas Gerais. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte estão entre os que já sinalizaram que não aprovam paralisação convocada para sábado, 30.

Neste mês, Chorão se encontrou com representantes do governo em três ocasiões. Na primeira delas, no dia 15, esteve com Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, ao lado de técnicos da Economia, para apresentar a pauta de reivindicação. No que diz respeito aos combustíveis, os caminhoneiros pedem que o preço do diesel fique congelado por pelo menos 30 dias e seja reduzido. “A Petrobrás teve lucro exorbitante”, disse. “Não podemos pagar diesel em dólar.” Eles também negociam mais rigor na cobrança de fretes e construção das paradas para descanso.

Para Landim, o fato de 90% da categoria ter apoiado a eleição de Bolsonaro merece resposta. “A Petrobrás não responde 100% nossas reivindicações, mas demonstra que o governo busca mecanismos para nos atender”, disse. Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o governo tem monitorado movimentações de caminhoneiros no País. O acompanhamento é feito pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI)./jornal O Estado de S. Paulo

Jovem é executado enquanto capinava o quintal na Cidade de Deus em Teixeira de Freitas





Ismael de Azevedo Soares, de 18 anos, estava capinando o quintal da frente da casa de uma tia quando dois criminosos em uma motocicleta se aproximaram e o carona abriu fogo contra a vítima.


O crime aconteceu por volta das 11 horas desta quinta-feira, 28 de março, na Quadra 04, do bairro Cidade de Deus em Teixeira de Freitas.

Na hora do crime havia uma segunda pessoa com Ismael que conseguiu fugir dos atiradores. O delegado Júlio Telles acompanhado de sua equipe e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para os trabalhos de perícia e informações que possam levar aos assassinos.


Segundo o perito Danilo Bastos, a vítima foi atingida por vários tiros na cabeça. A polícia vai investigar o crime./bahiaextremosul

quinta-feira, 28 de março de 2019

Jovem é assassinado e adolescente baleado em ação de criminosos no Bairro Cidade Deus em Teixeira





Teixeira de Freitas: Um jovem foi morto e um adolescente baleado na manhã desta quinta-feira, 28 de março, no Bairro Cidade de Deus, em Teixeira de Freitas. A Central do CICOM/190 foi acionada por volta das 10h40, e deslocou uma guarnição para averiguar os fatos. O crime ocorreu na Rua 4, no referido bairro, e os militares encontraram no local, uma das vítimas dos disparos de arma de fogo, sem sinais vitais. Trata-se de Ismael de Azevedo Soares, 18 anos, que foi atingido com um tiro na cabeça, e outro na perna esquerda.

A segunda vítima que teria sido atingida pelos tiros, conseguiu correr dos atiradores, mas, não foi localizada nas proximidades. Segundo informações, trata-se de um adolescente de 15 anos, que foi levado, posteriormente, pela sua genitora e uma equipe do Conselho Tutelar, para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, para atendimento médico, pois teria sido atingido na perna esquerda, próximo ao tornozelo.

As informações colhidas no local pela nossa reportagem, é que as duas vítimas estariam capinando o quintal de uma residência, quando dois criminosos chegaram em uma moto não identificada, e o garupa desferiu vários tiros contra os dois jovens, fugindo posteriormente tomando sentido ignorado. O delegado plantonista, Júlio Telles, realizou o levantamento cadavérico e acionou o DPT para a realização da perícia de local de crime.


Após perícia, o corpo do jovem Ismael foi encaminhado ao IML para realização de necrópsia. O delegado Júlio Telles acompanhou o atendimento médico do adolescente, e o conduziu posteriormente para a delegacia, onde foi ouvido, sendo liberado logo depois, junto à sua genitora. Um inquérito policial foi instaurado e será encaminhado ao NHT, sob a responsabilidade do delegado Manoel Andreetta, para investigar o crime, que pode de ter ligação com o tráfico de drogas./Liberdadenews

Itamaraju - Jovem é executado a tiros em via pública no Marotinho






Ricardo de Jesus Almeida, vulgo “Ratão” de 18 anos, foi surpreendido e morto a tiros por volta das 15 horas desta quinta-feira, 28 de março, no bairro Marotinho, na cidade de Itamaraju.

Ricardo foi baleado e morto pelos assassinos que chegaram em um carro de cor branca e atiraram várias vezes em sua direção. Ricardo tombou ali mesmo, no chão da rua Ribeirão do Ouro. Os assassinos fugiram logo em seguida tomando rumo ignorado.

Populares relataram terem ouvido barulho de 5 tiros. O SAMO foi acionado e uma equipe esteve no local para fazer o resgate, más quando chegaram nada mais podia ser feito, pois a vítima já estava em óbito.

A Polícia Civil também esteve na cena do crime realizando a perícia e autorizando o levantamento cadavérico. O corpo foi removido para o IMl de Itamaraju.

Um inquérito será instaurado para descobrir autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Ex-prefeito de Medeiros Neto é multado



Resultado de imagem para Ex-prefeito de Medeiros Neto é multado

Na sessão desta quarta-feira (27/03), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente termo de ocorrência que foi lavrado contra o ex-prefeito do município de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costa, e confirmou a ilegalidade na contratação da empresa Pietra Soluções e Engenharia, no exercício de 2016. O conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, multou o ex-gestor em R$15 mil e também determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$143.208,40, com recursos pessoais, em razão da não apresentação de processos de pagamento e notas fiscais.
O termo de ocorrência apontou irregularidades tanto na contratação da empresa para a prestação de serviços de limpeza pública nos povoados de Patioba, Itupeva, Nova Zelândia e Nova Lídice, pelo custo total de R$1.796.602,68, como nas contratações de 71 prestadores de serviço, na função de gari, no valor de R$350.563,40.
O ex-prefeito não conseguiu esclarecer os questionamentos relativos a falta de publicação do primeiro e segundo termos aditivos ao Contrato nº 001/2014, nem as irregularidades relacionadas a não indicação dos logradouros onde os serviços foram executados. O processo ainda indicou a juntada de parecer jurídico sem identificação do signatário e respectivo número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e a contabilização indevida de recursos no montante de R$18 mil como despesa orçamentária. A decisão ainda cabe recurso. TN

quarta-feira, 27 de março de 2019

DPT emite nota sobre problemas de atraso na liberação de corpos no IML de Teixeira




Teixeira de Freitas: Após denúncia no Liberdade News sobre o atraso na liberação dos corpos no IML, por conta da falta de médico legista, a Assessoria de Comunicação do Departamento de Polícia Técnica enviou uma nota pública à redação do Liberdade News pedindo desculpas à população pelo transtorno e explicando o problema ocorrido.

Segue a nota na íntegra:

A Assessoria de Comunicação do Departamento de Polícia Técnica informa que a Coordenadoria Regional de Teixeira de Freitas conta com quatro médicos legistas para atendimento à região. Em decorrência da concessão obrigatória das férias de um dos médicos, o município está com apenas três profissionais. O DPT informa ainda que as solicitações para a realização das necrópoles só chegaram no dia 20 de março, quando os corpos deram entrada no IML e foram encaminhados para o Posto Avançado de Itamaraju.

As cinco necropsias foram realizadas e os corpos trazidos novamente para Teixeira de Freitas, no dia 21 de março, onde ficaram à disposição dos familiares sendo liberado aos familiares no dia 22.

O DPT respeita a dor e entende o desejo dos familiares de realizar com maior brevidade o sepultamento de seus entes./Liberdadenews

Segundo suspeito de participar da morte do sargento “Xum” morre em confronto com a PM de Eunápolis



Segundo suspeito de participar da morte do sargento “Xum” morre em confronto com a PM de Eunápolis

Na tarde desta terça-feira (26), João Marcos Gonçalves Pena, de 24 anos, morreu durante uma ação da Polícia Militar, às margens da BR-101 no perímetro urbano de Eunápolis.

De acordo com as informações do site Via 41, a polícia recebeu uma denúncia que dois homens estariam armados nas imediações de uma borracharia, no bairro Nova Eunápolis.

A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 7ª Companhia Independente de Eunápolis (CIPM) foi até o local, e ao comprovar a veracidade da denúncia tentou abordar os suspeitos. Um deles deitou-se no chão e o outro fugiu do local, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais.

Houve uma troca de tiros e o suspeito identificado por João Marcos foi baleado e morreu a caminho do Hospital Regional de Eunápolis (HRE).

Durante a ação da Polícia Militar foi apreendido um revólver calibre 38 que estava com João Marcos. A polícia diz que que ele era suspeito de ter participado de uma ação criminosa que terminou com a morte do sargento Clébson Rosário, o “Xum de Alcobaça”, de 53 anos, que era lotado na 88ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O chefe do bando, Rodrigo Rocha Rodrigues, o “Sasha”, também morreu no confronto em Taquari, próximo à divisa dos municípios de Alcobaça e Caravelas.

João Marcos já tinha passagens pela polícia e estava com um mandado de prisão em aberto./TN

Corpos de casal é encontrado em estado de decomposição dentro de casa em farinha lavada município de Jucuruçu



Os corpos do casal foram encontrados já em estado de decomposição na tarde desta terça-feira, 26 de março, dentro da residência deles localizada em uma propriedade rural em Nova Alegria, distrito de Itamaraju.

Ainda não se tem muita informação do caso, e o casal foi identificado até agora apenas como Zélia e Gilvan. A residência deles fica próximo a estrada vicinal que liga os distritos de Nova Alegria a Farinha Lavada.

O corpo de Zélia estava em cima da cama e o de Gilvan estava no chão. O casal era bastante querido na região.

A polícia foi acionada e guarnições foram enviadas para o local. Os corpos vão ser removidos para o IML de Itamaraju e passarão por exames de necropsia. Só após o laudo é que a polícia poderá dizer o motivo da morte do casal./ bahiaextremosul

Morre em troca de tiros com a polícia de Eunápolis suspeito de participar da morte do sargento Xum em Caravelas





João Marcos Gonçalves Pena, de 24 anos, morreu na tarde desta terça-feira, 26 de março, em uma troca de tiros com policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), às margens da BR 101, no município de Eunápolis.

A polícia informou que uma guarnição fazia patrulhamento de rotina pelo centro da cidade quando recebeu informação que indivíduos armados estavam circulando próximo a Borracharia Amarelinho, nas margens da BR 101.

A guarnição se deslocou até o local e lá chegando os policiais avistaram os dois homens em atitude suspeita, foi dado voz de parada. O adolescente de 17 anos, irmão do acusado, deitou no chão.

João Marcos saiu correndo, sacou uma arma e começou a atirar contra a guarnição, os policiais revidaram e o acusado da morte do sargento Xum foi alvejado. Ao lado do indivíduo a policiai encontrou a arma usada para atirar na polícia, um revólver calibre 38 com 6 cartuchos calibre 38, sendo 4 deflagrados e 2 picotados e dois aparelhos de celular, sendo 1 Multilaser azul e1 Samsung amarelo.

 A própria guarnição presou socorro a João Marcos, mas ele chegou sem vida ao hospital de Eunápolis. O adolescente disse a polícia que seu irmão foi encontra-lo em Eunápolis e de lá ia seguir para uma fazenda em Santa Maria Eterna onde os pais deles moram e lá ficar escondido. O menor foi encaminhado para a delegacia e apresentado ao delegado.

Morte do sargento

O sargento Clebson de Souza Rosário, o popular Xum,de 52 anos, do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 88ª CIPM de Alcobaça, morreu em confronto com traficante na tarde deste sábado (23), em Taquari, distrito de Caravelas.

O sargento ainda foi socorrido para o hospital de Caravelas mais não resistiu e veio a óbito. Na ação, o traficante Rodrigo Rocha Rodrigues, o “Sasha” também morreu e João Marcos conseguiu fugir./bahiaextremosul

Jovem é assassinado a tiros no bairro São Brás, em Prado



Jovem é assassinado a tiros no bairro São Brás, em Prado



Um jovem de 18 anos, que segundo a polícia tinha passagens por furtos e roubos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, dia 25 de março, por volta das 21h, na rua Rio de Janeiro, bairro São Brás, em Prado. Charliton Conceição da Silva, o “Ciel”, foi atingido por cinco disparos, que atingiram-lhe as costas, cabeça e nádegas.

O crime aconteceu em frente a um terreno baldio e segundo levantamentos feitos pelos policiais militares do Pelotão do Prado, que é vinculado à 88ª Companhia Independente de Alcobaça (CIPM), dois homens desconhecidos aproximaram-se do jovem e efetuaram os disparos à queima roupa.

Ainda na noite desta segunda-feira (25), após guia expedida pela Polícia Civil, o corpo foi removido ao IML de Itamaraju. As investigações em torno do assassinato seguem a cargo da Delegacia Territorial do Prado – DP./TN

Ex-prefeito João Bosco é multado pelo TCM



Ex-prefeito João Bosco é multado pelo TCM



O ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, foi multado em R$8 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (26/03) e apontou irregularidades em processo licitatório, assim como na execução de contrato firmado com o Consórcio TFLuz, para manutenção e ampliação da rede de iluminação pública, a um custo de R$ 1.223.964,00, nos exercícios de 2016 e 2017.

Segundo o TCM, o prefeito, apesar de notificado, não apresentou justificativa para os fatos apontados, deixando o processo correr a revelia. Segundo o conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, são dois os efeitos jurídicos que decorrem da revelia: um, de natureza formal, que é a desnecessidade de intimação do revel acerca de todos os atos processuais; e o outro, de índole material, é a presunção de veracidade dos fatos apontados na inicial.

Dessa forma, a relatoria considerou procedente as irregularidades contidas no termo de ocorrência, entre elas: a ausência de dotação orçamentária suficiente para a licitação; não apresentação da devida justificativa de preço; não comprovação da habilitação do pregoeiro; celebração de dois termos aditivos sem o devido processo administrativo; e ausência de publicação dos aditamentos na imprensa oficial. Cabe recurso da decisão./TN

terça-feira, 26 de março de 2019

Jovem de Jucuruçu brilha na tela da Globo e bate um bolão com Fátima Bernardes'



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Para quem não viu ao vivo então veja agora - (TALENTO DE JUCURUÇU AO VIVO NA TELA DA GLOBO NESTA TERÇA FEIRA COM Fátima Bernardes)

(Nesta terça-feira, 26 de março as 10h45min - o Jucuruçuense Daniel Berg Queiroz de Araujo, o popular "Berg" esteve participando do programa da Rede Globo ao vivo com Fátima Bernardes o programa 'Encontro com  )

VAMOS JUCURUÇU - COLADO COM O GRANDE "BERG" 

"Menino que estava na rua tentando ver futebol na TV é recebido com surpresa em lanchonete" "A comerciante Amanda Bruno, de 24 anos, almoçava com o marido em um shopping de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, quando viu uma cena que a emocionou. Por volta das 15h do último domingo (17), um menino de aproximadamente 9 anos começou a entrar e sair do estabelecimento lotado na tentativa de assistir ao jogo de futebol que era transmitido pela televisão. Ele não tinha dinheiro para comprar um lanche, sentar em uma mesa e acompanhar a partida, mas foi atendido com carinho por um garçom."

"Segundo a jovem que prestava atenção na cena, o funcionário do restaurante se aproximou do garoto e perguntou se ele gostaria de acompanhar o jogo entre os times Chelsea x Everton, do campeonato inglês Premier League, comendo batata frita e tomando refrigerante.

“O menino ficou espantado, como se dissesse que não tinha dinheiro para pagar, e o garçom somente sorriu”, relatou Amanda, que viu o colaborador acomodar o garoto e trazer o lanche, gratuitamente.


O estabelecimento estava cheio e, mesmo assim, o funcionário passou várias vezes pela mesa do menino perguntando a respeito do jogo. “Fiquei emocionada. Em tempos onde aparência e dinheiro é somente o que importa, um gesto desses merece ser compartilhado”, escreveu a cliente em sua página no Facebook."


Hoje fomos almoçar no Cruzeiro's Bar Carapicuíba e nos deparamos com essa cena, um menino que só estava querendo assistir o jogo , entrava e saia correndo porque sabia que não podia ficar ali, até que o garçom viu e perguntou se ele queria assistir, o menino disse q sim mas “fulano” não deixava, o garçom disse “eu deixo, vem cá “, acomodou o garoto na mesa e foi buscar uma porção de batatas e refrigerante, o menino ficou espantado, como se dissesse q não tinha dinheiro.

"A postagem do relato comoveu usuários das redes sociais e, até a manhã desta quinta-feira (21), contava com quase 110 mil curtidas e 43 mil compartilhamentos. “Eu não imaginava que daria toda essa repercussão. Só fotografei porque realmente achei uma atitude muito linda e quis compartilhar com meus amigos”, disse à Gazeta do Povo.

O garçom
Após a história se tornar conhecida na região e o garçom receber centenas de mensagens, ele preparou um vídeo de agradecimento e postou na página do Cruzeiro’s Bar Carapicuíba.

Na gravação, Daniel Berg Queiroz de Araujo, de 25 anos, afirma que sempre gostou de futebol e lembrou de sua infância ao ver o garoto naquela situação.


“Eu sei o que passei no interior da Bahia por causa do futebol, então espero que isso o inspire a fazer boas ações e vocês também”, afirmou o garçom, que sonha em trabalhar como repórter esportivo e costuma realizar ações como a flagrada no último domingo.

ITAMARAJU | Casal é encontrado morto dentro de residência em propriedade rural




Corpos de um casal foram localizados no interior de uma propriedade rural no distrito de Nova Alegria, área pertencente ao município de Itamaraju, no período da tarde desta terça-feira (26).

Poucos detalhes foram revelados sobre o caso, mas a mulher de prenome Zélia e seu esposo Gilvan, foram encontrados mortos já em estado de decomposição no interior da residência, próximo da estrada vicinal que liga os distritos de Nova Alegria e Farinha Lavada.

O casal era bastante querido na região. E a mulher possui parentesco com o coordenador da 12ª CIRETRAN e com um investigador da Polícia Civil de Itamaraju.

As autoridades policiais do município destinaram para o local, onde vão apurar detalhes sobre a morte do casal.


Os corpos serão encaminhados para o IML de Itamaraju, onde passarão por exame de medicina legal./IN

Caso Letícia: Morte ocorrida em Teixeira repercute nacionalmente; teria o esposo conseguido enganar a todos?




Teixeira de Freitas: Um caso sobre o desaparecimento de uma mulher e em seguida a informação de que ela havia morrido na cidade de Teixeira de Freitas, ganhou repercussão nacional, no Balanço Geral, apresentado diariamente na Rede Record de Televisão. Trata-se de da morte de Letícia Ferreira do Nascimento, 29 anos, que morava em Betim-MG. Os familiares de Letícia tiveram informação sobre a morte dela, ocorrida em Teixeira de Freitas, vindo para nossa cidade acompanhar o caso.

O Jornalismo do Liberdade News conversou com os familiares de Letícia e o pai dela, Lázaro Alves do Nascimento, morador de Marabá/PA, disse que até o dia 20 dezembro do ano 2018 a família tinha notícias dela quase todos os dias. “Um certo dia ela me ligou e disse que estava precisando de ajuda para voltar para Belo Horizonte e eu respondi que iria providenciar o dinheiro para ela voltar para sua cidade. Ela saiu de casa em companhia de um homem de prenome André, e mesmo depois de muitos conselhos para não ir com ele, ela acabou indo morar com ele no Espírito Santo”.

Ainda segundo o pai, ele chegou a transferiu os valores das passagens para que ela voltasse. A partir daí, o pai perdeu o contato da filha, e começou a procura-la. “Para minha tristeza, na última sexta-feira 22 de março, recebi a notícia que minha filha estava morta, na Bahia, na cidade de Teixeira de Freitas. Fizemos a viagem e chegamos em Teixeira com a notícia de que ela já estava sepultada, como uma indigente. Ela tinha família, não podia ter sido assim”, disse o senhor Lázaro. Ainda segundo o pai da Letícia, ela estava na companhia do André.


“Ele enterrou minha filha e desapareceu. Fomos ao cemitério, aparentemente estava tudo certo, o administrador do cemitério nos deu bastante atenção, já fizemos todo procedimento de ocorrência policial, e o caso já está com a delegada. Só saio daqui com o caso encerrado. Segundo informação, a Letícia morreu com câncer generalizado, mas não foi isso. Um laudo diz isso, mas acredito que não foi. Outro laudo diz que ela morreu por traumatismo abdominal. Há informações de que morreu por doença venérea, e que havia sinal de espancamento. Vou exigir exumação do corpo”, disse o pai.

O administrador o cemitério de Teixeira de Freitas, Gilcimar de Jesus, relatou que o André procurou o Cemitério no dia 09 de Março, por volta das 11h30, dizendo que tinha um corpo para sepultar, e que a esposa dele tinha falecido. “Solicitei a documentação para o sepultamento, e ele apresentou toda documentação que precisava, não havendo impedimento para o enterro, e assim foi feito. A família de Letícia entrou em contato comigo e relatou o que teria acontecido. Os familiares chegaram na tarde do último domingo na cidade, e conversamos muito sobre o caso”, explicou o Gilcimar.

Ainda segundo o administrador do Cemitério, André errou, porque depois do sepultamento ele falsificou o laudo, e enviou para família dizendo que a causa morte de Letícia teria sido câncer, mas, o laudo pericial do IML não confirma isso. “A Declaração de Óbito diz que foi hemorragia interna e espancamento. A família está na cidade para apurar os fatos, vamos aguardar a situação”. Já a tia da Leticia, a senhora Edna, disse que ela estava como desaparecida, não havia notícias dela. Através das redes sociais a procura foi intensa, até chegar aqui na cidade de Teixeira de Freitas. “O laudo que enviaram para a gente informa que ela morreu de câncer, mas, se ela tivesse isso saberíamos”.


Ainda segundo a tia, a Letícia era uma pessoa especial, trabalhadora, humilde, simples, dócil, uma pessoa que não tinha experiência no mundo secular. “Ela caiu nas mãos de uma pessoa maldosa, ela não tinha nenhuma espécie de vicio, uma pessoa de boa índole, e de bom caráter. Não tenho conhecimento da vida do André, nem sabia que existia, fiquei sabendo por meio de minhas sobrinhas que Letícia estava tendo um relacionamento com esse André”, acrescentou.

Perguntado pelo jornalista e radialista Edvaldo Alves, como estava o coração da mãe de Leticia, a tia respondeu: “A mãe da Letícia, hoje, digo e provo, não tem capacidade nem de levantar da cama, desde que recebeu a notícia da morte da filha, está em cima da cama, sem vontade de beber, comer e dormir. É um sofrimento, ela está em estado de choque. O meu coração estão triste, estou revoltada. Estou aqui cobrando por justiça, vou até o fim. Quero que essa pessoa que fez isso com Letícia, pague pelo que fez. Confio na Justiça de Teixeira de Freitas”, finalizou a tia.

O companheiro de Letícia foi identificado como sendo André Santos Silva, 33 anos de idade. No dia 03 de março deste ano, o André compareceu na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde registrou um Boletim de Ocorrência, comunicando o falecimento dela. Segundo o Boletim de Ocorrência, o André informou que na tarde do dia anterior, a Letícia estava sentindo muita dor, vomitando e que não menstruava há 04 meses. Achando que estaria grávida, o André a teria levado na UMMI, porém, não foi constatada a gravidez. No dia 03, ela passou mal novamente e ele a levou para a UPA, onde assim que deu entrada, veio a óbito.

Segundo informações, o André teria dito aos funcionários da UPA, que a sua esposa Letícia, teria sido violentada há 03 dias, por 03 pessoas não identificadas. Na delegacia, o André disse que ele e esposa estavam passando por necessidades e que estavam pedindo ajuda nas ruas de Teixeira. Ele disse que a sua esposa estava pedindo dinheiro para uma mulher e essa mulher e seus dois filhos, começaram a agredi-la, dizendo que ela queria dinheiro para comprar drogas, e acabou batendo na sua esposa. O André disse que a agressão foi em frente à Praça da Bíblia, no Centro de Teixeira.

Nas redes sociais, o André demonstra muito sentimento pela perda da esposa, dizendo que ela tinha câncer no fígado, e que estava com a barriga grande como se tivesse grávida, mas que era o problema do câncer, e que está destruído, sem querer comer nada, nem mesmo viver. “Eu não suporto a perda dela”, escreveu André em uma postagem. O fato é que a Declaração de Óbito, assinada pelo Perito Médico Dr. Saulo Edward acusou como causa da morte, A) Hemorragia Interna”; B) Traumatismo de Órgãos Abdominais e C) Ação Contundente, o que evidencia Morte Violenta.


De posse da Declaração de Óbito, o André informou aos familiares que a morte teria sido causada por um Câncer e adulterou a Declaração de Óbito, retirando A) Hemorragia Interna; retirando o termo B) “Abdominal”, deixando apenas: “Traumatismo de Órgão” e “Ação Contundente”./Liberdadenews

Jovem é morto a tiros no Prado




A execução aconteceu na noite desta segunda-feira, 25 de março, no bairro São Brás, na cidade do Prado.

O jovem identificado até o momento apenas por “Ciel” foi atingido por vários tiros e morreu no local.

A polícia militar foi acionada e informada que um jovem havia sido baleado e precisava de socorro, más quando a polícia chegou ao local “Ciel” já não apresentava sinais vitais.

O corpo será removido para o IML de Itamaraju.

Um inquérito será aberto para investigar autoria e motivação do crime, que pelas linhas de investigação pode estar relacionada com o tráfico de drogas./bahiaextremosul

Policlínica de Teixeira de Freitas contrata 35 profissionais nos níveis técnico e superior



Policlínica de Teixeira de Freitas contrata 35 profissionais nos níveis técnico e superior

Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Teixeira de Freitas, publicou o edital nº 01/2019 de seu processo seletivo que irá preencher 35 vagas para profissionais de níveis técnico e superior, todos da área da saúde. O salário chega a R$ 5.000,00. Este processo seletivo será executado pela Fundação CEFETBAHIA.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de abril de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico: www.fundacaocefetbahia.org.br/policlinica/pauloafonso/selecao.asp.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para os cargos de nível técnico e de R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

O processo seletivo será composto por prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório e por prova de títulos, de caráter apenas classificatório. A prova objetiva será realizada na data provável de 05 de maio de 2019, às 09 horas, nos municípios de Teixeira de Freitas e Salvador. Esta prova terá duração máxima de três horas.

A prova objetiva será composta por 30 questões valendo 65 pontos para os cargos médicos e por 40 questões valendo 80 pontos para os demais cargos. Serão cobrados conteúdos de Conhecimentos Gerais, Políticas de Saúde e Conhecimentos Específicos.

A prova de títulos será aplicada a todos os empregos públicos e valerá 20 pontos. Nesta etapa será avaliada a experiência profissional e, apenas para as funções de nível superior, cursos de graduação e pós-graduação.

Validade

Este processo seletivo terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Edital

Para demais informações sobre este processo seletivo, como conteúdo programático e cronograma, consulte o site da Fundação./TN

segunda-feira, 25 de março de 2019

Vacinação contra a gripe tem início em 15 de abril na Bahia



Foto: Sesab
A campanha ocorrerá no período de 15 de abril a 31 de maio, sendo o dia de mobilização nacional em 4 de maio

Para distribuir aproximadamente 4 milhões de doses de vacina destinadas à Bahia, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) será aplicada conforme o calendário de ações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A campanha ocorrerá no período de 15 de abril a 31 de maio, sendo o dia de mobilização nacional em 4 de maio.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Akemi Erdens, oportunamente, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário vacinal para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante. “Esta ação busca o resgate e vacinação de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público”, ressalta Akemi, ao apontar ainda que a meta é vacinar 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários.

O médico infectologista Maurício Souza, da UPA de São Caetano, explica que a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. “É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito”, aponta.

A campanha ocorrerá no período de 15 de abril a 31 de maio, sendo o dia de mobilização nacional em 4 de maio

Números

De 1º de janeiro a 9 de março de 2019, a Bahia registrou 51 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com dois óbitos. Nenhum caso de SRAG foi ocasionado pelo vírus Influenza. No mesmo período do ano passado, tinham sido notificados 102 casos e 17 óbitos de SRAG. Além da vacinação, seguem abaixo algumas medidas de prevenção:



- Lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;

- Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos./G1

Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer e outros presos na Operação Descontaminação



Resultado de imagem para Michel Temer
Justiça manda soltar o ex-presidente Michel Temer
Foto: AFP / BBC News Brasil

O desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Antonio Ivan Athié acaba de revogar a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de mais seis investigados que estavam detidos desde quinta-feira (21) por decisão do juiz Marcelo Bretas. 

Athié, que é relator do caso no TRF-2, havia sinalizado inicialmente que iria levar os pedidos de liberdade para julgamento colegiado com mais dois desembargadores, mas, após analisar o caso no fim de semana, concluiu que as prisões afrontavam garantias constitucionais. 

"Ressalto que não sou contra a Lava Jato, ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga", escreveu, em sua decisão. 

Athié refuta os argumentos que fundamentaram a prisão preventiva dos acusados. "Mesmo que se admita existirem indícios que podem incriminar os envolvidos, não servem para justificar prisão preventiva, no caso, eis que, além de serem antigos, não está demonstrado que os pacientes atentam contra a ordem pública, que estariam ocultando provas, que estariam embaraçando, ou tentando embaraçar eventual, e até agora inexistente instrução criminal." 

Em sua decisão, Athié faz deferências ao trabalho de Bretas e do Ministério Público Federal, mas ressalta não haver evidências de que Temer e os demais investigados representem ameaça à ordem público, argumento usado para justificar a prisão preventiva. 

O inquérito que levou à prisão de Temer investiga se licitações para construção da usina nuclear Angra 3 teriam sido fraudadas para favorecer empresas de AF Consult e Argeplan, esta última do coronel João Baptista Lima Filho, amigo de londa data de Temer preso na mesma operação. 

Ao determinar a liberdade do grupo, o desembargador destaca que os contatos entre os investigados litados na decisão de Bretas, por exemplo 400 ligações telefênocas entre o Coronel Lima e o então presidente da Eletronuclear entre 2011 e 2015, são antigos e não comprovam que a suposta atividade criminosa segue em andamento. 

"Vou pedir vênia, mais uma vez, ao D. prolator da decisão. Ao que se tem, até o momento, são suposições de fatos antigos, apoiadas em afirmações do órgão acusatório, ao qual não se nega - tem feito um trabalho excepcional, elogiável, no combate à corrupção em nosso país", ecsreve Athié. 

"Garantia à ordem pública" 

Em sua decisão que determinou a prisão de Michel Temer, o juiz federal Marcelo Bretas afirmou que "é convincente a conclusão ministerial (do Ministério Público Federal) de que Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos." 

Ao discorrer sobre os pedidos de prisão dos investigados, o juiz federal trata da necessidade da prisão requerida para garantia da ordem pública e evitar prejuízos à investigação. Segundo ele, há "efetivo risco que o agente em liberdade pode criar à garantia da ordem pública, da ordem econômica, da conveniência da instrução criminal e à aplicação da lei penal". 

"Deve-se ter em mente que no atual estágio da modernidade em que vivemos, uma simples ligação telefônica ou uma mensagem instantânea pela internet são suficientes para permitir a ocultação de grandes somas de dinheiro, como parece ter sido o caso." 

No dia da prisão de Temer, o Ministério Público Federal afirmou ter pedido a prisão preventiva dos investigados porque o inquérito aponta "para a existência de uma organização criminosa em plena operação, envolvida em atos concretos de clara gravidade". 

Os procuradores disseram também que "as apurações também indicaram uma espécie de braço da organização, especializado em atos de contrainteligência, a fim de dificultar as investigações, tais como o monitoramento das investigações e dos investigadores, a combinação de versões entre os investigados e, inclusive, seus subordinados, e a produção de documentos forjados para despistar o estado atual das investigações"./bahiaextremosul

JUCURUÇU- Jucuruçuense viraliza por gentileza em pagar fritas para menino assistir jogo em bar



54435640_2366279520257611_7112271490610888704_n

A atitude de compaixão que um garçom filho de Jucuruçu  teve com um menino emocionou e está viralizando nas redes sociais. No último domingo, 17, Daniel Berg Queiroz de Araujo, viu que um garoto entrava e saía do bar a todo momento e sempre olhava para a televisão, onde passava um jogo de futebol.

O mundo pode ser um lugar muito cruel, mas felizmente ainda existem pessoas que conseguem ter empatia suficiente para se colocar no lugar do outro. E foi exatamente isso que o garçom Daniel Berg Queiroz de Araújo fez ao ver um garoto olhando do lado de fora dobar onde ele trabalha. O momento aconteceu no último domingo (17), enquanto era transmitido um jogo de futebol na TV do bar. “Eu me vi naquela situação. De querer assistir um jogo, e não poder”, disse o garçom, que convidou o menino para entrar e lhe pagou um lanche para que ele pudesse assistir à competição como os outros clientes.

A atitude de Berg, como prefere ser chamado, viralizou na internet depois de uma cliente do estabelecimento compartilhar uma foto do garçom junto ao menino.

O momento

Berg hoje mora em Carapicuíba, em São Paulo e trabalha como garçom em um bar. Ele que é de uma cidade pequena no interior da Bahia  ( Jucuruçu ), relembra a infância humilde. Ele conta que na época, não era todo mundo que tinha antena parabólica para poder assistir aos jogos do seu time de coração na TV. Berg que é vascaíno, relata que dependia da boa vontade de outras pessoas para poder assistir aos jogos do Vasco.

Quando ele viu o garoto, identificado apenas como João na porta do bar onde trabalha, ele pensou que fosse filho de algum cliente. “Aí eu perguntei “você quer assistir ao jogo? “. Ele respondeu “sim, só que o moço não deixa”. Eu falei “não, você vai assistir, vai ficar comigo!””, conta o garçom. Mas João respondeu que não tinha dinheiro para pagar.

Então Berg o convidou a entrar e lhe comprou uma porção de batata frita e um refrigerante, como se fosse para ele. E a atitude do garçom rendeu até uma situação engraçada. “Ele pegou três batatas na mão e falou “pode levar o restante”. Com medo que fosse pagar mais. Passei a mão na cabeça dele e falei “fica à vontade, qualquer coisa, pode vir aqui e falar comigo. Se alguém mexer com você, fala comigo””.

A atitude do garçom foi uma forma de retribuir a gentileza do dono de um bar no qual ele assistia aos jogos do Vasco quando era criança. “Ele me tratava bem no estabelecimento, deixava eu assistir ao jogo do Vasco. Eu não fiz isso para repercutir. Era para eu fazer aquilo naquele momento”, disse Berg .

A repercussão

A situação foi compartilhada pela cliente Amanda Bruno no seu perfil do Facebook. E em pouco tempo, a publicação já conta com mais de 100 mil curtidas e mais de 44 mil compartilhamentos, além de milhares de comentários parabenizando a atitude do garçom. Confira o relato:

“Hoje fomos almoçar no Cruzeiro”s Bar Carapicuíba e nos deparamos com essa cena, um menino que só estava querendo assistir ao jogo, entrava e saia correndo porque sabia que não podia ficar ali, até que o garçom viu e perguntou se ele queria assistir, o menino disse q sim mas “fulano” não deixava, o garçom disse “eu deixo, vem cá “, acomodou o garoto na mesa e foi buscar uma porção de batatas e refrigerante, o menino ficou espantado, como se dissesse q não tinha dinheiro pra pagar, o garçom somente sorriu e disse algo que eu não consegui ouvir, mas como se fosse “fica tranquilo “. O garçom ia e voltava, ficava conversando com o garoto sobre o jogo, e eu fiquei emocionada, em tempos onde aparência e dinheiro é somente o que importa, um gesto desse merece ser compartilhado. Parabéns ao garçom e ao restaurante, se todos fizessem sua parte o mundo com certeza seria bem melhor!”.


Berg merece mesmo os parabéns, é uma atitude admirável. Mas e você o que achou dessa história? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos./SHOW SOM RADIO WEB

Fora do governo Bolsonaro, Magno Malta deixará vida pública




O ex-senador Magno Malta (PR-ES) comenta sua trajetória política e anuncia que não disputará novos cargos eletivos após não conseguir se reeleger e ter ficado de fora do governo de Jair Bolsonaro, para quem fez campanha.

Baiano de Macarani, ele também fala sobre a relação com o ex-deputado federal Irmão Lázaro, recém-filiado ao PR./bnews

Ajude o Gabriel a continuar seu tratamento no cérebro; saiba como contribuir



Familiares e amigos lançaram nesta semana a campanha “Todos Por Gabriel“. Ele tem apenas 7 anos e precisa de recursos para continuar o tratamento de um tumor no cérebro.

Gabriel é natural de Medeiros Neto e hoje se encontra na cidade de Vitória (ES). Ele teve que ser tirado às pressas para capital capixaba para o tratamento de um suposto tumor no cérebro.

Após isso, o garoto teve uma infecção no local onde fez a cirurgia para retirada deste tumor. Passou assim por novos exames e foi constatado que era de caráter maligno.

Devido a isso, ele terá que permanecer no hospital da cidade por um bom tempo.
A família não tem tantos recursos para estar dando a assistência a ele todos os dias na cidade e os gastos são muitos. Então, iniciou-se a campanha por orações e qualquer contribuição em dinheiro.

As arrecadações serão destinadas para que a mãe possa o acompanhar e dar a assistência necessária para sua recuperação.

Para maiores informações, ligar para Vanessa, mãe do Gabriel: (73) 99861-3935.

A conta para depósito é:
Caixa Econômica Federal
Agência: 4776
Operação: 023
Conta: 00000463-4
Jair dos Santos Rodrigues

/ medeirosdiadia

Justiça obriga prefeitura a suspender doações de terrenos a igrejas





A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Justiça determinou que o município de Senhor do Bonfim distante 385 KM de Salvador, no interior do estado, suspenda os efeitos jurídicos de leis municipais que deram respaldo à administração municipal efetuar a doação de terrenos à Igreja Batista Nova Sião, à Igreja Evangélica Deus é Libertador e à Diocese de Bonfim.

A determinação também pede que as igrejas se abstenham de realizar quaisquer obras ou serviços nos imóveis que foram doados. Segundo o promotor Gomes Sanches Júnior, autor das ações civis públicas, “a Lei Orgânica do município determina que os bens imóveis somente poderão ser doados a entidades de direito público e a instituições de assistência social, ainda assim mediante autorização legislativa e estabelecimento de cláusula de reversão para os casos de desvio de finalidades ou de não realização, dentro do prazo de dois anos, das obras necessárias ao cumprimento de sua finalidade”.

O promotor afirma ainda que, no entanto, “não existe qualquer qualificação das igrejas que consigne a característica de instituição de assistência social, sendo apenas reforçada a condição de entidade religiosa”.

No caso da Igreja Batista Nova Sião ficou demonstrado ainda que, ao lado do terreno doado pelo Município, funcionam estabelecimentos de ensino de natureza privada – o Colégio Batista Nova Sião e um pólo de educação da Instituição de Ensino Superior denominada Uninter. “Trata-se de unidades fechadas ao grande público e que exercem atividades econômicas voltadas à obtenção de lucro, inexistindo o mínimo vestígio de interesse público primário”, ressaltou Gomes./Zero Hora News

domingo, 24 de março de 2019

Prado receberá o SAC Móvel nesta segunda e terça-feira





O SAC Móvel estará em Prado nesta segunda e terça-feira, 25 e 26 de março. O caminhão de serviços chega ao município para facilitar a vida do cidadão.

O veículo leva a todas as localidades do Estado a mesma qualidade de atendimento já consagrada nos postos fixos SAC. Veja os serviços oferecidos:

– Emissão de Carteira de Identidade; – Cadastro de Pessoa Física; – Recadastramento de Pensionistas do Estado; – Emissão de Antecedentes Criminais; – Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado./sulbahianews

Pedreiro é morto a tiros dentro de casa em Itamaraju



 Imagem sulbahianews

O corpo identificado como sendo de Marcelo Pedreiro, foi encontrado por vizinhos na manhã deste domingo, 24 de março, sobre a cama de sua casa, na Rua Salmos, bairro Vista da pedra em Itamaraju.

Vizinhos acionaram a polícia militar e uma guarnição esteve no local confirmando a informação dada pelos vizinhos da vítima. A polícia civil esteve no local e constatou que Marcelo foi morto com pelo menos 05 tiros.

O corpo foi removido para o Instituto Médico legal (IML) de Itamaraju. A polícia vai investigar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Celulares piratas começam a ser bloqueados na Bahia a partir de hoje






A partir de hoje, domingo 24/03, tem início o bloqueio dos celulares sem certificação em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); na região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07/01/2019. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa.

Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento. Acesse as planilhas com os dados por estado.

O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual.

Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários. O bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

Mensagens de alerta sobre o bloqueio foram envidas a partir do dia 07/01. O usuário do serviço móvel que recebeu as mensagens deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor. É possível consultar a situação do aparelho no site do projeto Celular Legal.

O bloqueio já foi iniciado na região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul); em três estados da região Norte (Acre, Rondônia, Tocantins), em dois estados da região Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro) e na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.