Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de agosto de 2019

Cidadão jucuruçuense se diz decepcionado com a gestão atual, "muita falsidade com o povo"




A imagem pode conter: 1 pessoa, barba, selfie e close-up



Me chamo Mailson Rocha, nasci e me criei em Jucuruçu, onde todos me conhecem pelo meu jeito despojado, autentico, verdadeiro e sempre lutando pelos meus objetivos e por uma cidade melhor, como diz o ditado popular “ Maldito o homem que confia no homem”.

Como todos sabem não votei na atual gestão, sempre fui oposição por acreditar e lutar por igualdades para todos, mas no ano passado a Prefeita me procurou com uma oferta de emprego.

Em contra partida eu deveria apoiar os seus candidatos a deputados, como todos sabem eu nunca tive preguiça de trabalhar, sempre enfrentei os desafios da vida de cabeça erguida, mas como não está fácil para ninguém acabei aceitando a promessa da prefeita em votar nos seus candidatos.

E em contra partida ela me daria um emprego, emprego esse que estou até hoje esperando, e todas as vezes que a procuro sempre tem uma desculpa esfarrapada, me sinto usado e enganado pela senhora prefeita, que com certeza não só eu, mas várias pessoas que acreditaram nas suas promessas vazias, mas só me resta lembrá-la que ano que vem é ano de eleição municipal e.

Ela deverá apresentar um candidato ou candidata, ai eu irei lembrá-la do seu desgoverno quando não rateou com os professores o dinheiro do Fundef que é direito deles, do nepotismo quando nomeia o seu irmão e familiares para ocupar cargos públicos, infringindo a Sumula do STF, que proíbe nomeação de parentes em cargos públicos, dos carros da prefeitura para uso de interesses pessoais de familiares e amigos e tantos outros desmandos desta gestão.

Tenha certeza que a população saberá dá a resposta na hora certa, e eu continuarei trabalhando honestamente como sempre fiz para ter o mínimo de dignidade humana, sempre pautando a minha vida com a honestidade e a minha alegria de viver neste lugar que tanto amo. Senhora prefeita não esqueça que quem bate esquece, mas quem apanha sempre lembrará,

Pois as cicatrizes não se apagam com palavras, me sinto usado diante deste fato, não sei como me deixei levar por promessas de um (a) política suja e sem compromisso com o povo e com os seus compromissos. Até 2020 quando iremos bani-la da política da nossa cidade, passaremos a limpo a história de Jucuruçu.


Ass - Mailson Rocha

Bahia: Pai e filha morrem eletrocutados ao estender roupas



Bahia: Pai e filha morrem eletrocutados ao estender roupas


Um idoso de 90 anos e sua filha de 60 morreram na tarde desta sexta-feira, dia 16 de agosto, após serem atingidos por uma descarga elétrica no quintal da própria casa, na cidade de Ibirataia, interior da Bahia.

De acordo com informações do site Giro em Ipiaú, a mulher, identificada como Dazilda Ribeiro dos Santos estava estendendo roupas quando recebeu o choque transmitido pelo varal feito de arame. Suspeita-se que o pai, cujo nome não foi revelado, tenha sido acertado pela descarga ao tentar socorrer a filha.

Os corpos foram encontrados por vizinhos que disseram ter ouvido os gritos de socorro do idoso. Ainda de acordo com o site, o chão estava molhado. As vítimas moravam sozinhas no imóvel./Tarde

PIS/Pasep: benefício para os nascidos em agosto já está liberado



Resultado de imagem para PIS/Pasep

O abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS ) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os beneficiários nascidos em agosto, já está liberado desde essa quinta-feira (15).

Os trabalhadores com inscrição no PIS recebem na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o valor total disponibilizado para os nascidos em agosto é de R$ 1,4 bilhão destinado a 1,6 milhão de beneficiários. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil.

O dinheiro do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado, no caso do PIS, pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo telefone 0800 726 0207.

Os titulares de conta individual na Caixa, com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática.

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. 

É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018./Agencia Brasil

Jovem é alvejado a tiros em Itamaraju






Leonardo dos Santos Cuquetto de 21 anos, foi alvejado a tiros durante a tarde desta quinta-feira (15/08), na Cidade Baixa em Itamaraju.

Segundo informações, o jovem estava próximo a uma residência quando foi alvejado a tiros por um elemento desconhecido.

Uma guarnição da Polícia Militar lotada na 43ª CIPM foi acionada e esteve no local registrando o fato.

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local socorrendo a vítima encaminhando ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), para exames médicos./cocobongo

Internet muda o perfil dos ouvintes de rádio



ouvinte radio

Ao extender a área de penetração de forma exponencial. Uma rádio FM tem normalmente uma audiência regional, centrada na cidade onde opera e alcançando as que estrão em volta. No caso da Morena FM, por exemplo, sua sede é Itabuna e ela alcança ouvintes em mais 70 cidades.

Isto era o máximo que uma FM podia alcançar antes da internet. Mas tudo mudou a partir dela. A Morena FMtransmitiu online pela primeira vez em 1996, quando a internet comercial ainda engatinhava no Brasil, e era a única do Brasil a fazer isso 24 horas por dia.

Depois passou alguns anos sem transmitir porque queria uma qualidade maior. Na volta, com transmissão 24h por dia em AAC+ (qualidade quase igual à da transmissão local), resgatou ouvintes e ganhou novos. Hoje, pessoas que moram em 97 países ouvem a rádio ao vivo graças à internet.

Os que mais ouvem

Como voce espera, a maior parte da audiência é de outros estados do Brasil. Depois disso, as maiores audiências estão nos EUA, Russia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Ucrania, Espanha, Alemanha, Moçambique e Portugal.

Isso hoje, porque a ordem dos países varia durante o ano. O que não costuma mudar é a presença de EUA e Canada na lista dos 10 países que mais ouvem. No primeiro, porque a Morena FM ficou bem conhecida por lá quando se tornou a primeira das Américas a só usar música digital (1991) e comerciais digitais (1992).

No segundo, por causa de um trabalho de marketing desenvolvido pela emissora junto a sites de lá. Nas últimas 10 semanas, Russia, Emirados e Ucrania se tornaram constantes na lista, mas a rádio ainda não sabe porque aconteceu o aumento de audiência nestes países.

Fuso horário importa

Se aqui na região os horários mais ouvidos são manhã, almoço e noite; na internet a coisa muda. O almoço lidera com 23,6%, seguido de perto pela tarde (22,9%) e noite (22,1%), depois vem manhã (16,2%) e madrugada (15,2%). Isto porque a audiência online está em diversos fusos horários.

Por exemplo, nos EUA, segundo país que mais ouve a Morena FM online, existem 7 fusos (horários) diferentes. O A La Carte que voce ouve das 12h às 14h em Itabuna, é ouvido a partir das 10h em New York, 9h em Chicago, 8h em Denver, 7h em Los Angeles, 6h no Alaska e 5h no Hawaii.

Hoje, com o horário de verão de lá, o mesmo A La Carte é ouvido em Portugal e Inglaterra a partir das 16h, no resto da Europa central às 17h, na Russia e Ucrania às 18h, nos Emirados Árabes às 19h, na Índia às 20h, na China às 23h, no Japão e Australia à meia-noite.

"O desafio nos próximos anos, da Morena FM e das outras rádios do Brasil, será montar uma programação adequada a todos os fusos horários ao mesmo tempo, uma tarefa quase impossível, mas necessária", revela Marcel Leal, criador e presidente da emissora./ aregiao

"Não estou precisando de favor, estou precisando de Justiça", diz Lula na TVE Bahia



"Não estou precisando de favor, estou precisando de Justiça", diz Lula na TVE Bahia


Na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba-PR., o ex-presidente Lula concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Bob Fernandes (TVE Bahia), a primeira para uma televisão pública desde que passou a cumprir pena, em abril de 2018.  O petista afirmou não saber como as informações reveladas pelo site "The Intercept Brasil" nas últimas semanas chegam aos ministros do Supremo Tribunal Federal e que, após tomar conhecimento das mensagens entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallangnol, "a suprema corte pode fazer uma correção" no processo que o condenou. "Não estou precisando de favor, estou precisando de Justiça".

Para Lula, os últimos acontecimentos no Brasil têm relação com a atuação do governo estadunidense. "Tudo que está acontecendo tem o dedo dos Estados Unidos, que manda mais no Sergio Moro do que a mulher dele", afirmou. Já em relação ao Procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, considera que "desde o dia que ele deu uma coletiva dizendo que não tinha provas contra mim, mas apenas convicções, o Conselho Nacional do Ministério Público tinha que ter tirado esse moleque". E afirmou que não pretende solicitar progressão da pena para sair da condição atual em Curitiba. "Estou aqui até para provar que eles são bandidos e eu não", disse.

A respeito da revelação recente da suposta orientação do ex-juiz Sérgio Moro em não solicitar a apreensão do celular do ex-deputado federal Eduardo Cunha, perguntou: "você acha normal uma Polícia Federal que vai na minha casa e revira tudo não ter coragem de pegar o telefone do Eduardo Cunha?".

Em relação a operação Lava Jato, Lula disse que "o que aconteceu foi que os delatores foram premiados". Ao comentar que sua vida inteira foi investigada, o ex-presidente afirmou que "As minhas palestras não eram clandestinas como as do Dallagnol". Lulta também fez ataques contra a mídia: "A Rede Globo de Televisão não sabe sem viver a grade de destruição política nesse país"./Bocão News

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Chuva pode ter contribuído para acidente que deixou professora morta






Itapebi: A professora Eloísia Fernandes de Souza Macedo, idade não divulgada, morreu em um acidente no km 663 da BR-101, nas proximidades da ponte do Rio Jequitinhonha, município de Itapebi, no fim da manhã desta quinta-feira (15). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava no interior de um carro que saiu da pista, desceu um desfiladeiro e só parou quando bateu em um tronco de árvore. Eloísa morreu na hora.

De acordo com a informação, outra passageira ficou gravemente ferida e foi levada para o Hospital Regional de Eunápolis. O motorista não sofreu ferimentos. Ambos não tiveram as identidades reveladas. Não há informação sobre o que teria provocado o acidente, mas a pista molhada devido às chuvas, assim como a aquaplanagem, podem ter contribuído para a perda de controle do veículo.

A previsão é que o tempo chuvoso permaneça nos próximos dias em toda a região. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, na cidade de Porto Seguro. O carro modelo Siena, cor prata, já foi retirado do local do acidente e deve passar por perícia.

Eloísa trabalhava como professora no município de Gongongi, que decretou luto oficial de três dias. Uma nota de pesar foi publicada na página oficial do município. "Eloísia teve uma bonita trajetória em sua vida; mulher batalhadora, mãe de família, defensora das causas sociais, pois assim entrou para a política, onde foi vereadora por dois mandatos e vice-prefeita por um mandando. Ensinava no município e era querida no povoado de Nova Palma. Eloísia deixa uma grande lacuna em meio aos que ficam", diz um trecho da nota./Radar64

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Quatro pessoas ficam feridas em acidente; carro se chocou contra poste em Lajedão



[Quatro pessoas ficam feridas em acidente; carro se chocou contra poste em Lajedão ]


Na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, ocorreu um acidente envolvendo quatro pessoas em um carro no Km 1 da BA-695, trecho de entrada da cidade de Lajedão.

Segundo o motorista, identificado como Helberth de Andrade de Moraes, que conduzia um veículo GM S10 Tornado, placa policial JOQ-6797, estava se deslocando de Belo Horizonte (MG) para Vila Mutum, no município de Medeiros Neto, com o intuito de visitar parentes.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente; carro se chocou contra poste em Lajedão

Quatro pessoas ficam feridas em acidente; carro se chocou contra poste em LajedãoAninda conforme relato do motorista, ele dormiu ao volante e perdeu o controle do carro, chocando-se contra um poste, que se partiu.

Os quatro ocupantes, dentre eles, uma menina de 12 anos, foram socorridos por uma unidade do Samu e encaminhados para o Hospital Municipal de Medeiros Neto.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente; carro se chocou contra poste em LajedãoA criança foi socorrida em estado grave e outras pessoas com ferimentos leves. O estado de saúde do motorista não foi divulfgado pela unidade hospitalar.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente; carro se chocou contra poste em Lajedão

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE/BA) registrou a ocorrência e realizou os procedimentos de praxe./MDD

TSE estreia série de vídeos com temas relativos às Eleições Municipais de 2020



A partir desta segunda-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga em suas redes sociais – YouTubeFacebookInstagram e Twitter – uma série de vídeos sobre as Eleições Municipais de 2020. Os materiais, produzidos pelo Núcleo de TV do TSE, também serão veiculados durante a programação da TV Justiça.
O objetivo da série é explicar o funcionamento do processo eleitoral aos cidadãos e esclarecer quais são as atribuições dos cargos que estarão em disputa no pleito do próximo ano: vereador, prefeito e vice-prefeito.
Além disso, os materiais esclarecem as diferenças entre eleições municipais e gerais, destacando a importância de o eleitor fiscalizar os candidatos que serão escolhidos para seus municípios, afinal, os eleitos se tornam representantes da sociedade na administração pública e no parlamento.
Há também conteúdo alertando sobre a necessidade de regularização da situação eleitoral para aqueles que precisam de serviços como alteração de domicílio, transferência para uma seção adaptada ou alteração nos dados cadastrais, bem com para sanar pendências com a Justiça Eleitoral. Quem for tirar o título de eleitor também tem de ficar atento ao prazo que se encerra em maio do ano que vem.
Ao todo, são cinco vídeos de aproximadamente 1 minuto e 30 segundos cada. A publicação de um novo material ocorrerá sempre às segundas-feiras.
Confira o conteúdo do primeiro vídeo da série Eleições Municipais 2020.

Notícias policiais; Homicídios; Fiança de agressor de Policial; Morte de Claúdio Tota





Teixeira de Freitas: A TVLN foi ao ar nesta terça-feira, 13 de agosto, e deixou o Telespectador atento a todos os acontecimentos de Teixeira e região. O jornalista Edvaldo Alves começou o programa com informações da Sessão da Câmara de Medeiros Neto, onde o vereador Osnério Cabral teceu duras críticas à Empresa Corcovado Granitos, ao secretário municipal de Saúde, a quem o vereador chamou de assassino. O vereador também criticou a atual prefeita de Medeiros Neto, pelo descaso para com o município, em especial ao distrito de Nova Lídice. A sessão pegou fogo em Medeiros e você pode assistir a fala do vereador na íntegra aqui na TVLN.

A TVLN deu destaque a um homicídio ocorrido nos fundos do Colégio CETEPES, em Teixeira de Freitas. Segundo informações, quatro criminosos estiveram na casa da vítima, no Bairro Santa Rita, chamaram por ele, e ele saiu com os bandidos. A vítima, Wilson Oliveira Freitas Junior, 26 anos de idade, foi assassinada com 05 tiros. Segundo informações de populares, eles ouviram um veículo chegando em alta velocidade nas imediações da escola, em seguida, tiros foram disparados, e os criminosos fugiram em alta velocidade. O corpo foi removido ao IML, onde passou por necropsia e foi liberado aos familiares. O crime está sendo investigado pelo NHT da 8ª COORPIN.

A TVLN destacou ainda a fiança arbitrada pela Justiça na audiência de custódia, em desfavor de Rafael Souza Carvalho, 24 anos, que foi preso após desacatar e agredir um policial militar na cidade de Ibirapuã. Na Audiência de Custódia, o juiz da Comarca de Ibirapuã arbitrou fiança de 10 salários mínimos para que ele possa responder em liberdade. Outro destaque da TVLN foi a necropsia do corpo de Diogo Cavalcante Lira, 28 anos de idade, cujo corpo foi encontrado às margens do Rio Itanhém, nas imediações da Prainha. Segundo informações levantadas pelo repórter Cloves Neto, após necropsia, o perito médico não encontrou sinais de perfuração por tiros ou faca no corpo. O caso segue sendo investigado.

Para finalizar o programa, o jornalista Edvaldo Alves fez uma pequena homenagem ao professor Cláudio Tota, um dos fundadores da Renovação Carismática Católica, e que faleceu nesta segunda-feira, 12 de agosto. Cláudio era um grande líder da RCC e uma pessoa iluminada, que transbordava paz e harmonia por onde passava. O sistema Liberdade de Comunicação presta os mais sinceros sentimentos à família deste homem de bem, que deixa triste os seus entes queridos e amigos na Terra, mas, com certeza irá tornar o céu um pouco mais alegre.


Assista a esses e outros destaques da TVLN que foi ao ar nesta terça-feira, 13 de agosto. Se você perdeu o programa ao vivo, assista pelo site: TVLN.com.br ou através do Site: liberdadenews.com.br, e também na rede social Facebook ou pelo canal do Youtube. O Jornal da Liberdade da TVLN vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 20h. Assista, participe, interaja, mande denúncias, sugestões, reclamações. A TVLN vai até você. Mande informações, denuncie, critique, dê sugestões através do WhatsApp 073 99972 7955./Liberdadenews

Presidente da Câmara de vereadores e assessor são presos por oferecer propina para evitar denúncia de corrupção.







O presidente da Câmara de Vereadores de Astorga, no norte do Paraná, José Carlos Paixão (PTB), e um assessor foram presos pelo Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), na última terça-feira (13/08).

As prisões ocorreram por volta das 14h30, na Câmara de Vereadores.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), José Carlos Paixão, o vereador Mauricio Juliani (DEM) e o assessor de comunicação da Casa, Fernando Gardin, ofereceram propina e um cargo no Legislativo municipal para um homem que, com frequência, noticiava fatos irregulares realizados pela prefeitura ao MP-PR.

O promotor Renato de Lima Castro detalhou que essa pessoa foi chamada por Paixão, Juliani e pelo assessor para conversar, dessa forma, os três queriam impedir que ela continuasse denunciando e prestando informações à Justiça. O denunciante foi até a reunião e gravou a conversa.

No encontro, ainda conforme o MP-PR, foram oferecidos R$ 3 mil mensais a esse cidadão para que ele ficasse em silêncio.

"Os vereadores e o assessor propuseram essa quantia até que a Câmara aprovasse uma alteração no regimento interno e ele fosse contratado como assessor legislativo. Os seis vereadores da base do prefeito repassariam R$ 500 por mês para pagar a propina", detalhou o promotor.

O vereador Mauricio Juliani não foi preso porque ele não estava no momento da entrega do dinheiro, ainda conforme o MP-PR. No entanto, ele também será denunciado.

Os presos foram levados para a Delegacia de Combate à Corrupção em Londrina, no norte do Paraná, e devem responder pelo crime de corrupção de testemunha.


O advogado de José Carlos Paixão e de Fernando Gardin disse que ainda não teve contato com o clientes e nem informações sobre a investigação. Por este motivo, informou que não vai se manifestar./Zero Hora News

Adolescente morre e bebê é baleado em ação da polícia no RJ; em cinco dias mortes vão a 15




Resultado de imagem para Adolescente morre e bebê é baleado em ação da polícia no RJ; em cinco dias mortes vão a 15


Margareth Teixeira, 17, ia para a igreja com o filho de um ano e dez meses no colo quando ambos foram atingidos. Os disparos ocorreram durante uma operação da Polícia Militar na favela do Quarenta e Oito, em Bangu, na zona oeste carioca, para "coibir confrontos armados entre grupos rivais", segundo a corporação.

A estudante é pelo menos a quarta jovem morta durante intervenção. Ela se soma a Dyogo Costa, 16, Gabriel Pereira Alves, 18, e Henrico de Menezes Júnior, 20, também mortos em comunidades fluminenses nos últimos cinco dias.

Na ação que culminou na morte da adolescente, outros dois homens foram mortos. A PM afirma que eles reagiram à aproximação dos policiais e que foram socorridos ao hospital municipal Albert Schweitzer.

Margareth recebeu cerca de dez tiros e chegou morta ao mesmo hospital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O bebê foi baleado de raspão no pé esquerdo e na cabeça e passou por uma cirurgia. Está estável e internado, acompanhado da avó paterna./folha

Moro pediu para Bolsonaro indicar Deltan para a PGR e recebeu um "não"





Segundo informações apuradas pelo jornalista Kennedy Alencar, o ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu para Jair Bolsonaro indicar o nome do procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, para ocupar o cargo de procurador-geral da República, e recebeu um não como resposta.

247 - Segundo o jornalista Kennedy Alencar, comentarista da CBN,  o ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu para Jair Bolsonaro indicar o nome do procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, para ocupar o cargo de procurador-geral da República.

"O pedido, no entanto, foi negado por Jair Bolsonaro", conta Kennedy, afirmando ainda que a atual procuradora-geral, Raquel Dodge, perdeu força após ter pedido providências em relação a Eduardo Bolsonaro. "O nome do Dallagnol está fora", reforçou o jornalista.

O mandato de Dodge termina em setembro. Jair Bolsonaro disse que vai indicar o nome até a próxima sexta-feira (16). Não confirmou se vai seguir a lista tríplice, ou seja, os três mais bem votados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para assumir a Procuradoria Geral da República (PGR).

Dallagnol e Moro são protagonistas do escândalo da Vaza Jato revelado pelo The Intercept, que mostra o conluio para incriminar Lula, a manipulação de processo e provas e a articulação para obter lucro com a exposição midiática da Lava Jato./brasil247

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

JUCURUÇU | Homem morre vítima de afogamento em rio






Um homem de 41 anos, morreu vítima de afogamento em um rio numa propriedade rural nesta quarta (14), no município de Jucuruçu.


Conforme informações passadas a polícia, o corpo da vítima identificada por Wanderlei Barbosa dos Santos foi encontrado boiando as margens do Rio Jucuruçu. E próximo ao corpo ainda foram localizados alguns objetos pessoais da vítima.

As autoridades  foram acionadas e investigadores da Policia Civil de Itamaraju estiveram no local realizando os procedimentos de levantamento cadavérico. 


O corpo foi encaminhado ao IML local de Itamaraju onde passará por exames de medicina legal e posteriormente será liberado aos familiares para a realização de velório e sepultamento./IN

Jovem de 23 anos morre após ser atropelada por ônibus em ladeira





Uma jovem de 23 anos morreu, após ser atropelada por um ônibus em uma estrada vicinal que liga o município de Itabela à localidade do Queimado, por volta das 05h40, desta segunda-feira (12). Lucineide de Jesus Oliveira ainda foi socorrida e encaminhada ao Hospital Frei Ricardo, mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme informações da Polícia Civil, a vítima seguia no ônibus para o trabalho na fazenda Três Corações para trabalhar na colheita de café. Ela seguia para o local na companhia de sua mãe e de alguns trabalhadores quando aconteceu a fatalidade.

No boletim, o motorista do ônibus, Genival Nunes Ferreira, disse que devido à lama em um trecho da estrada, pediu que todos os ocupantes descessem para que o carro conseguisse subir. Ainda conforme o relato, ao tentar subir a ladeira, o ônibus deslizou e a jovem que tinha acabado de descer do carro acabou sendo atropelada.

De acordo com o delegado de polícia civil de Itabela, Robson Rodrigues, o motorista prestou depoimento e foi liberado. Ele irá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O corpo da jovem está sendo velado na casa de familiares, no Bairro da Bacia, em Itabela. O sepultamento está previsto para acontecer na manhã desta terça-feira (13).

O caso foi registrado na delegacia de Itabela e continuará sobre apuração do Inquérito policial na Delegacia de Arraial DAjuda./Bahiadiaadia

Homem assassinado a golpes de faca é encontrado por populares no Bairro Liberdade





Itamaraju: A Central do CICOM/190 foi informada na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, através de populares, sobre um corpo encontrado nos fundos de um imóvel, situado na Rua Ibirataia, no Bairro Liberdade, na cidade de Itamaraju. Uma guarnição da Polícia Militar foi deslocada para averiguar a situação e confirmou o fato. O corpo apresentava marcas de perfurações de arma branca, tipo faca, e lesões contundentes na região do rosto, que deixou o nariz da vítima totalmente mutilado.


O delegado titular, Gilvan Meireles, foi informado, que deslocou uma equipe para realizar levantamento cadavérico. A vítima foi identificada como sendo Benedito Gonçalves Doria (54 anos). O corpo foi removido para o IML para realização de necropsia, ficando à disposição dos familiares, para que possa ser liberado para os procedimentos de praxe.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar a motivação do homicídio, e possível identificação dos autores. O crime será investigado pela equipe do delegado, Gilvan de Meireles./Liberdadenews

Ex-prefeito de Porto Seguro deve devolver R$2,5 milhões aos cofres públicos



[Ex-prefeito de Porto Seguro deve devolver R$2,5 milhões aos cofres públicos]



O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (13), votou pela procedência parcial de termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, por irregularidades na contratação e pagamento de serviços de advocacia, em 2007, tendo como beneficiário o escritório Advocacia Safe Carneiro S/C.

Segundo o tribunal, foram gastos com a contratação, no período de março de 2007 a janeiro de 2008, o montante de R$2.513.277,05, que terão agora que ser devolvidos pelo ex-prefeito, com recursos próprios, em valores devidamente corrigidos monetariamente.

O relator do parecer, conselheiro Francisco Netto, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE-BA), para que seja apurada a prática de ato que caracteriza crime tipificado como improbidade administrativa pelo gestor.

De acordo com a relatoria, o contrato celebrado entre a prefeitura de Porto Seguro e o escritório Advocacia Safe Carneiro S/C foi irregular, por se tratar de um típico “contrato de risco”, que é proibido por lei aos entes públicos. Os honorários acertados pelo então prefeito Jânio Natal com o escritório de advocacia foram fixados no percentual de 16% sobre o valor acrescido ao FPM do município de Porto Seguro, em razão da atuação profissional do contratado, o que é vedado pela legislação.

“A participação do Poder Público impõe a observância de regras específicas, de tutela do interesse público, de caráter indispensável, que impedem a realização de despesas com a contraprestação dos seus contratantes através de pagamentos indefinidos e futuros”, pontuou o conselheiro Francisco Netto.

Além disso, de acordo com a decisão, o gestor promoveu o pagamento dos honorários antes mesmo do trânsito em julgado de sentença favorável ao município de Porto Seguro, ou seja, ‘diante de uma decisão passível de revogação, que foi o que efetivamente ocorreu pouco tempo depois”.

Assim, revogada a liminar e encerrado o processo com trânsito em julgado desfavorável ao município, que foi condenado à restituição das parcelas recebidas “por força de reversão da medida antecipatória dos efeitos da tutela”, constatou-se que, em vez do ganho financeiro pretendido, o município de Porto Seguro foi obrigado a suportar, “por absoluta falta de zelo do gestor à época, um prejuízo de R$2.513.277,05 relacionado ao pagamento do escritório de advocacia que não entregou o que havia prometido, não fazendo jus, portanto, em se tratando de contrato de risco, ao recebimento de quaisquer valores.

Em relação à aplicação de penalidade de multa ao gestor, a relatoria constatou a ocorrência da prescrição quinquenal, em razão do processo ter ficado paralisado por mais de cinco anos sem qualquer movimentação./bnews

Cabe recurso da decisão.

Grave acidente deixa 03 feridos na BA-489 em Prado






Um grave acidente foi registrado durante o final da tarde desta terça-feira (13/08), na BA-489, trecho que liga os municípios de Prado a Itamaraju.

Segundo informações, um veículo estaria rebocando um segundo veículo quando uma caminhonete que transitava sentido contrário acabou colidindo frontalmente, os carros ficaram destruídos.

Três pessoas ficaram feridas, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local socorrendo os feridos.

As vítimas que não tiveram os nomes divulgados foram encaminhados para a UPA de Prado./cocobongo

Moradores de Itabela e Guaratinga fecham BA-283 em protesto por melhorias da rodovia





Moradores de Itabela e Guaratinga, municípios da Costa do Descobrimento, interditaram a BA-283, na manhã desta terça-feira (30). O bloqueio acontece no trecho próximo ao Bairro da Jaqueira.

Os manifestantes reivindicam por melhorias na pista e pedem urgência na execução da reforma.

Está programado para os manifestantes saírem em sentido a BR101 a partir das 11hs da manhã./folhabaiana

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Justiça determina perda do mandato do prefeito Robério Oliveira




[Justiça determina perda do mandato do prefeito Robério Oliveira ]


O Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Eunápolis-Ba, Dr Roberto Costa de Freitas Junior, julgou na semana passada um processo que o Ministério Público tinha ajuizado contra o prefeito Robério Oliveira (PSD).

Na ação o Ministério Público denunciou Robério Oliveira e uns secretários no ano de 2008, de contratar, sem prévio concurso público ou processo seletivo, mais de 480 (quatrocentos e oitenta) servidores públicos, sem que houvesse necessidade temporária de excepcional interesse público, para desempenho de funções inerentes a cargos efetivos, para as quais se exige concurso público, dentre elas “auxiliar de serviços gerais”, “vigias”, “garis”, “motoristas”, “agente administrativo”, “digitador”, “analista de sistemas”, cujos salários geraram mais de R$ 2.818.203,25 (dois milhões, oitocentos e dezoito mil, duzentos e três reais e vinte e cinco centavos) de prejuízo ao erário municipal.

Justiça determina perda do mandato do prefeito Robério OliveiraNa decisão, o juiz entendeu que o prefeito Robério Oliveira, que foi reeleito em 2008, contratou os funcionários com o objetivo de “angariar votos”, e por esse motivo sentenciou o prefeito de Eunápolis-Ba, a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 05 (cinco anos) anos e perda da função pública (se estiver ocupando./medeirosdiadia

Menina de 2 anos morre após se afogar em piscina em Porto Seguro






Uma menina de 2 anos morreu após se afogar na piscina da casa de familiares, na cidade de Porto Seguro. A pequena chegou a ser transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Hadassa Sena Szigety morava com a avó, Maria Gilda Alves. As duas estavam hospedadas na casa de parentes desde o domingo (4), quando foram comemorar o aniversário de 2 anos da menina. A criança se afogou na quinta (8).

Maria Gilda conta que perdeu a criança de vista por alguns minutos e, em seguida, encontrou a menina já boiando na piscina.

"Foi um vacilo. Eu fiquei distante dela um pouco, e ela sumiu. Aí eu perguntei pela menina, mas minha irmã disse que a menina não estava. Aí eu já não pensei em outra coisa, só na piscina. Foi fatal. Na hora que eu desci a escada, já vi a menina lá. Desci, pulei na piscina, já desci gritando", lembra Maria Gilda.

A família chegou a ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas um sobrinho se adiantou e levou a criança ao Hospital Luís Eduardo Magalhães.

"Eu estou arrasada. Não tenho condições. A minha vida acabou. Eu não tenho forças para nada. Eu choro 24 horas. Só Deus sabe o que eu estou passando em meu coração. É muita dor", disse Maria Gilda emocionada.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a pequena foi transferida para Salvador, às 17h15 de sexta-feira (9), em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea. Eça chegou no HGE por volta das 19h25. Hadassa morreu por volta das 23h.

A mãe da menina, Geruza Sena, foi morar na Itália há três meses após uma proposta de emprego. Ela está a caminho do Brasil. Antes de ir para a Europa, ela pediu à mãe dela, Maria Gilda, que cuidasse da criança por um tempo. O pai da menina é argentino e não tinha contato com a filha.

O corpo da criança deve ser levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e deve ser levado para Porto Seguro, onde ela será enterrada. A delegacia da cidade acompanha o caso./bahiadiaadia

Luto: Claudio Tota morre no hospital em Teixeira






O professor, Claudio Afonso Tota, faleceu na noite desta segunda-feira, 12 de agosto, no hospital Sobrasa, em Teixeira de Freitas. 

De acordo com informações levantadas pelo Sulbahinews, Cláudio lutava contra a diabetes e chegou a ficar internado meses atrás conseguindo uma evolução, mas nesta segunda-feira, com uma nova recaída, ele acabou não resistindo.

Cláudio Tota é um morador antigo da cidade e foi um dos fundadores da Renovação Carismática Católica na Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas.

O religioso também foi o primeiro diácono leigo e realizou diversos casamentos no município./ Sulbahinews

Jovem de 23 anos morre após ser atropelada por ônibus em ladeira





Uma jovem de 23 anos morreu, após ser atropelada por um ônibus em uma estrada vicinal que liga o município de Itabela à localidade do Queimado, por volta das 05h40, desta segunda-feira (12). Lucineide de Jesus Oliveira ainda foi socorrida e encaminhada ao Hospital Frei Ricardo, mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme informações da Polícia Civil, a vítima seguia no ônibus para o trabalho na fazenda Três Corações para trabalhar na colheita de café. Ela seguia para o local na companhia de sua mãe e de alguns trabalhadores quando aconteceu a fatalidade.

No boletim, o motorista do ônibus, Genival Nunes Ferreira, disse que devido à lama em um trecho da estrada, pediu que todos os ocupantes descessem para que o carro conseguisse subir. Ainda conforme o relato, ao tentar subir a ladeira, o ônibus deslizou e a jovem que tinha acabado de descer do carro acabou sendo atropelada.

De acordo com o delegado de polícia civil de Itabela, Robson Rodrigues, o motorista prestou depoimento e foi liberado. Ele irá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O corpo da jovem está sendo velado na casa de familiares, no Bairro da Bacia, em Itabela. O sepultamento está previsto para acontecer na manhã desta terça-feira (13).


O caso foi registrado na delegacia de Itabela e continuará sobre apuração do Inquérito policial na Delegacia de Arraial DAjuda./Bahiadiaadia



Teixeira: Corpo em decomposição é encontrado com mãos e pés amarrados às margens do Rio Itanhém na Prainha





Teixeira de Freitas: Moradores da localidade conhecida como "Prainha", que fica às margens do Rio Itanhém, no município de Teixeira de Freitas, encontraram no início da manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, um corpo já em início de decomposição, dentro de uma área de vegetação há poucos metros da estrada vicinal que liga a BR 101 à Prainha. A Polícia Militar foi comunicada através do CICOM/190, que deslocou uma guarnição para o local.


O fato foi confirmado pela PM, que informou a delegada de plantão, Maria Luíza Ribeiro. A delegada se deslocou, juntamente com o Investigador Antônio Carlos (Tuka), e uma equipe do DPT para realizar o levantamento cadavérico e a perícia no local. O corpo foi encontrado com mãos e pés amarrados, e com uma toca cobrindo a cabeça e o rosto da possível vítima de homicídio, que devido ao estado de decomposição, não foi possível retirar a cobertura da cabeça e rosto, e nem ver se havia algum tipo de perfuração pelo corpo.


A delegada autorizou a remoção do corpo para o IML, onde passará por necropsia, a qual irá apontar a causa da morte. A vítima foi identificada como sendo Diogo Cavalcante Lira, de 26 anos, que estava cumprindo pena no Conjunto Penal - CPTF, e que estava com benefício de prisão domiciliar. Diogo é oriundo de Eunápolis e cumpria pena por assalto (artigo 157). Um inquérito foi instaurado para apurar a motivação do crime, e a possível autoria, devendo ser encaminhado ao NHT para dar prosseguimento às investigações./Liberdadenews

Júnior Magnata é morto a tiros próximo ao Ceteps em Teixeira de Freitas







Wilson Oliveira de Freitas, vulgo “Junior Magnata” de 22 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, 12 de agosto, em uma rua do Fundo com Colégio Ceteps, antigo Colem, em Teixeira de Freitas.

Junior tinha diversas passagens pela polícia, a última foi em fevereiro deste ano quando ele foi preso em companhia de outros comparsas com armas, munições e carros roubados, no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas. Na época da prisão, a polícia aprendeu com a quadrilha, uma espingarda de repetição calibre 12, com 11 munições, uma pistola de calibre 9mm, com 47 munições, um revólver calibre 38, com uma munição, 04 munições de calibre 32, e 05 munições de calibre 22.

Com o grupo a polícia aprendeu ainda, 03 tocas ninjas, 02 rádios comunicadores (HT), 02 pedras brutas de crack, 04 buchas de maconha, 03 aparelhos de telefones celulares, um veículo modelo Renault/Sandero, de cor preta, que usava placa policial MTU 9268, licenciado em Vitória/ES.


Ao consultar a placa do veículo no site da polícia ficou confirmado que o veículo tinha restrição de roubo na cidade de Serra/ES, sendo que a placa original era MTV 2851, licenciado em Serra/ES. O corpo ainda está no local aguardando a chegada da Polícia Civil e dos peritos./bahiaextremosul

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Vem ai o Plano de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura a sua presença é indispensável



Nenhuma descrição de foto disponível.


O Plano de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura, é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste(PRODETER) no Extremo Sul da Bahia, iniciado no ano de 2016, construído de forma coletiva junto ao Colegiado Territorial, possuindo mais de 80 ações ligadas a avaliação, resgate, multiplicação e produção de material genético por meio da REDE RENIVA da EMBRAPA; visando junto com o sistema sustentável de produção aumentar a produtividade da mandioca; capacitações, adequação no beneficiamento da mandioca por meio do Programa Farinheira Sustentável; Comercialização; Associativismo, Financiamento entre outras ações.

O plano integra 11 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucurí, Jucuruçu, Medeiros Neto, Lajedão, com ativa participação das Secretarias municipais de Agricultura. Já foram implantados 16 maniveiros – plantios de mandioca a partir de mudas provenientes da Biofábrica e doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR do Estado da Bahia, com material genético desenvolvido pela EMBRAPA e resgatado de comunidades na Bahia. Foram plantadas principalmente as variedades Corrente, Formosa, Platina, Olho Roxo, Sergipe, Caipira e variedades de mesa.

Um maniveiro recebeu todas as variedades disponíveis na Biofábrica sendo o Maniveiro Guardião do PAT com 23 variedades, localizado no município de Alcobaça, que estão em processo de avaliação com apoio da Suzano, Associação de Canabrava, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e Polímata. O PAT possui uma governança compartilhada com coordenadores de diferentes instituições o que fortalece a participação e as parcerias.

A Coordenação Geral é feita por Fabiana Longo Bahiater/SDR, a sub-Coordenação Geral por Paulo Nieres da CAR/SDR, a Coordenação PolíticoInstitucional por Araildes Ribeiro do BNB, a Coordenação Técnica por Jeilly Vivianne da Suzano/Polímata, a Coordenação de Pesquisa pela professora Lívia Lemos da UFSB, a Coordenação de relacionamento com a agricultura familiar por Rubens Lene do SINTRAF Alcobaça-Caravelas, a Coordenação de Formação por Kladiji Púperi da CEPLAC, a Coordenação do TIES por Tadeu Mageste, a Coordenação de Acesso a Mercado por Elton Santiago da Suzano, a Secretaria por Katiane Rosa da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A rede de assistência técnica – ATER - formada para dar suporte ao plano e apoiar os agricultores na implantação dos maniveiros e das unidades demonstrativas, possui uma coordenação técnica realizada pela Engenheira Agrônoma Jeilly Vivianne, da Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais como uma das contribuições da Suzano S/A ao plano, e possui um sistema de ATER mista – pública e privada. A ATER pública é promovida pela Bahiater/SDR e pelas Secretarias Municipais de Agricultura, e a ATER privada por meio da Suzano com as empresas terceirizadas Polímata, Equilíbrio e Mata Medonha.

Os técnicos passam por capacitações constantes para que possam estar aptos a transmitir informações aos agricultores contribuindo com a profissionalização da cadeia produtiva. A rede de parceiros é um diferencial desse plano, o que tem permitido o alcance de importantes resultados como a constituição do Centro de Referência em Mandiocultura no Extremo Sul da Bahia, onde a formação em Farinheira Sustentável acontece e será o local a ser implantado, no segundo semestre de 2019, uma Unidade de Multiplicação Rápida de Mandioca com a metodologia do RENIVA para produção e distribuição de 60 mil mudas junto aos agricultores dos municípios que integram o plano. Essa Unidade terá o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura, BNB, Suzano, Biofábrica, Cooperativa de Agricultores do Vale do Itaitinga (CAVI) e Associação de Produtores Rurais de Pouso Alegre.

Resultado de imagem para pé de maioca

O PAT Mandiocultura possui inúmeros parceiros: BNB, Suzano, UFSB, Embrapa, Biofábrica, SDR/Bahiater/SETAF, CAR, IFBaiano, CEPLAC, Secretarias de Agricultura dos Municípios integrantes do plano, ADAB, CAVI, Centro de Referência em Mandiocultura, Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais, Equilíbrio Proteção Florestal, SINTRAF Vale do Jucuruçu, SINTRAF Alcobaça/Caravelas, Associações de Produtores Rurais e Colegiado Territorial do Extremo Sul.

A Farinheira Sustentável foi um conceito concebido com a participação de agricultores, apoio da Suzano por meio das consultorias – Polímata, Controller e Agrobiológika, UFSB, Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente de Alcobaça, com apoio do Ministério Público Estadual, e o BNB com agente financiador. Este Programa está em andamento já tendo 3 unidades inauguradas em 2018, formação de 210 agricultores que participaram do curso realizado no Centro de Referência em Mandiocultura na Comunidade de Pouso Alegre, Alcobaça-BA e mais de 50 farinheiras iniciando adequações.

Já recebeu duas premiações estaduais uma no II Simpósio da Agricultura Familiar, durante a 9º. Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, realizada pela SDR em 2018, e como Tecnologia Social conferida pela CEPEX/SDR. Foi aprovado para ser apresentado em Setembro de 2019 na Alemanha na conferência anual interdisciplinar sobre pesquisa em agricultura tropical e subtropical, gestão de recursos naturais e desenvolvimento rural (TROPENTAG), sendo um dos 25 projetos a ser apresentado de um total de 235 projetos inscritos de todo mundo.

Resultado de imagem para pé de maioca

O Território tem valorizado o trabalho realizado e somado esforços para apresentar oportunidades de diversificação aos produtores e, em 2019, serão realizados eventos importantes: em Teixeira de Freitas, o Encontro Territorial da Mandioca durante a ExpoTeixeira, o Festival Gastronômico que terá este ano como tema – Mandioca: a raiz da culinária brasileira, e o Seminário Nacional do RENIVA.

E a coordenação do PAT estará trabalhando a campanha *Mandioca Raiz Mágica* apresentando aos agricultores e ao público em geral diversas possibilidades de produtos e subprodutos feitos com base nesta raiz tão importante para o Brasil e para o Extremo Sul da Bahia.

Resultado de imagem para pé de maioca


Teixeira de Freitas 07 de Agosto de 2019
Atenciosamente;

 Coordenação do Plano de Ação da mandiocultura

Maiores Informações:

(73) 99818-8829 Fabiana

 (73) 99135-7301 Araildes

Filho de vereador é preso pela PM após desacatar e agredir um policial em Ibirapuã






Ibirapuã: Policiais militares de Ibirapuã prenderam um jovem por desacato, desobediência e lesão corporal em agente de segurança pública em serviço. O fato aconteceu na madrugada deste domingo, 11 agosto, após os PMs terem apreendido uma motocicleta e a CNH do irmão do acusado, por este estar realizado manobras  perigosas em via pública, próximo ao local em que a guarnição estava, desrespeitando as leis de trânsito, bem como a presença da Polícia Militar.

Após a realização dos procedimentos cabíveis aos fatos, o agressor se aproximou dos policiais, e se apresentou dizendo que seria irmão do autuado, e filho de um dos vereadores do município, e que devido ao cargo político do pai, quem os PMs, pensavam quem eles eram para agir assim. Neste momento, ele foi retirado por amigos do local, porém minutos depois, retornou, se aproximou da viatura, colocando seu órgão genital para fora, e começou a urinar, na frente dos policiais e várias outras pessoas.

Os policiais, então, tiveram que fazer uso da força para conter o ato obsceno, e realizar a abordagem no infrator, que resistiu à ação policial, vindo inclusive a lesionar um dos militares. Após sua prisão, ele foi identificado como Rafael Souza Carvalho, de 24 anos, que foi conduzido para Teixeira de Freitas, onde recebeu atendimento médico na UPA, sendo posteriormente apresentado na Sede da 8ª COORPIN, para o delegado do plantão regional, Bruno Ferrari.

O delegado flagranteou o Rafael pelos crimes descritos acima, sendo ele encaminhado para a carceragem da unidade policial, onde se encontra à disposição da Justiça./Liberdadenews

ACM Neto diz a Frota que o receberia no DEM ‘com tapete vermelho’





Prefeito de Salvador e presidente do Democratas, ACM Neto convidou o deputado federal Alexandre Frota (PSL) para se filiar ao DEM.

O próprio parlamentar confirmou o convite de Neto, em entrevista ao jornalista Teles Farias, do UOL.

“Fiquei muito feliz e honrado com o convite. ACM disse que tem acompanhado atentamente o meu trabalho na coordenação da Previdência e gostou. E que está me esperando de portas abertas e com tapete vermelho”, disse.

O encontro entre Neto e Frota aconteceu em Brasília, quando o prefeito da capital baiana chegou a convidar o ator para uma reunião em Salvador. A data ainda não foi marcada.

Alexandre Frota tem vivido um momento de turbulência no PSL após críticas públicas a Bolsonaro, presidente da República. Sua saída do partido é cogitada há alguns dias./Zero Hora News

Briga, agressão, e dois irmãos mortos em confronto com a polícia no assentamento Castro Alves em Pedro Canário






Segundo informações, um dos jovens bateu na mulher, ela procurou a polícia e quando os policiais chegaram foram recebidos com empurrões e socos por um dos irmãos, o outro irmão também veio pra cima da polícia que para se defender atirou.

Um foi baleado nas costas e outro foi alvejado no abdômen, foram socorridos, mas não resistiram. Os irmãos foram identificados como Luís e Toim, filhos de Nilo./bahiaextremosul

Número de roubo a bancos na Bahia tem redução de 19% no primeiro semestre



Número de roubo a bancos na Bahia tem redução de 19% no primeiro semestre

O número de roubo a bancos na Bahia teve redução de 19% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-BA). De acordo com o órgão, a quantidade de ocorrências caiu de 37, registradas no mesmo período de 2018, para 30, computadas em 2019 – 7 casos a menos.

Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa com o balanço dos primeiros seis meses do ano. Segundo os dados, houve redução também no número de roubos de veículos e de crimes violentos no estado. Conforme a SSP, entre janeiro e junho de 2018, foram registrados 2.948 roubos de veículos. Já no mesmo período de 2019, ocorreram 2.412 casos – 536 a menos.

Em estatística, a redução é de 18,2%. Já os crimes violentos caíram 16% no estado no primeiro semestre deste ano, em comparação com o ano passado. Em 2018 foram 3.079 casos. Já em 2019, foram registradas 2.586 ocorrências. Em Salvador, a taxa de redução é ainda maior. Conforme a SSP, foram 604 crimes violentos ocorridos no primeiro de semestre de 2018, contra 499 registrados neste ano – o que representa queda de 17,4%./TH

domingo, 11 de agosto de 2019

Troca de tiros entre polícia e bandidos termina com dois mortos e um policial ferido em Itamaraju





Um assalto nas primeiras horas da manhã deste domingo, 11 de agosto em Itamaraju terminou com intensa troca de tiros entre policiais e bandidos. Dois criminosos morreram e um policial foi alvejado com um tiro no dedo.

Tudo aconteceu quando a polícia foi informada que criminosos armados haviam invadido uma residência na Rua Dom Pedro II, no bairro de Fátima e obrigado a o proprietário a entrega um veículo Pálio.

De posse das informações, a polícia saiu no encalço dos criminosos quando entre os bairros de Fátima e Marotinho, próximo ao PSF avistaram o carro com os criminosos.

Ao perceber a aproximação da guarnição, os bandidos começaram a atirar contra a viatura, os policiais revidaram e uma intensa troca de tiros foi ouvida pelos moradores.

Ao cessar os tiros, dois criminosos identificados como Wendel Sthefano dos Santos, de 23 anos e Darlan de Oliveira Ribeiro, de 18 anos, estava caídos. O SAMU foi acionado, mas quando os socorristas chegaram os acusados já estavam mortos.

Segundo a polícia, dois criminosos conseguiram fugir. O carro tomado de assalto foi recuperado. Um policial foi atingido com um tiro na mão. Em poder dos criminosos a polícia aprendeu armas, munições e drogas./bahiaextremosul

Briga, agressão, e dois irmãos mortos em confronto com a polícia no assentamento Castro Alves em Pedro Canário






Uma briga famíliar na tarde deste sábado, 10 de agosto, no Assentamento Castro Alves em Pedro Canário, Espírito Santo, terminou com dois irmãos mortos durante confronto com a polícia Capixaba.

Segundo informações, um dos jovens bateu na mulher, ela procurou a polícia e quando os policiais chegaram foram recebidos com empurrões e socos por um dos irmãos, o outro irmão também veio pra cima da polícia que para se defender atirou.


Um foi baleado nas costas e outro foi alvejado no abdômen, foram socorridos, mas não resistiram. Os irmãos foram identificados como Luís e Toim, filhos de Nilo./bahiaextremosul

Bebê de dois anos morre em hospital depois de se afogar em piscina em Porto Seguro





Porto Seguro: Uma bebê de dois anos morreu depois de se afogar em Porto Seguro, na manhã desta sexta-feira (9). A criança chegou a ser transferida para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, com vida, mas não resistiu. A avó, Maria Gilda Alves, conta que estava com a neta Hadassa Sena Szigety na casa da irmã quando perdeu a menina de vista. Minutos depois, aproximadamente às 9h, viu o corpo da criança boiar na piscina.

No momento do afogamento, estavam na casa de dois pavimentos Maria, a irmã, identificada Sidneia Alves, dona do imóvel, e a bisavó da criança. A avó da bebê conta que estava com a mãe quando sentiu a ausência. Chegou a gritar à irmã, mas não adiantou. "Era uma criança muito ativa. Brincava muito. Falei para Sidneia: Hadassa tá aí? Mas não tava... Ô minha filhinha", lamentou Maria.

Avó e neta moravam juntas, apenas as duas, numa casa no bairro Parque Ecológico, em Porto Seguro. Costumava visitar a irmã com a bebê com frequência, mas afirma que o dia do afogamento foi o primeiro de Hadassa na piscina. A família chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Foi um sobrinho, no entanto, que levou a menina ao Hospital Luís Eduardo de Porto Seguro.

A família diz que como não havia UTI infantil disponível na cidade, a menina foi transferida e chegou à capital por volta das 23h de sexta-feira (09).

A mãe da bebê, Geruza Sena, mora na Itália há três meses e, depois de receber a ligação de Maria, está a caminho do Brasil. "Ela trabalha com limpeza lá, mandava um dinheirinho para a menina", conta Maria. Antes de partir para a Europa, pediu à mãe que se encarregasse um tempo da criação da menina. O pai da criança é argentino e não tinha contato com a filha. O estrangeiro conheceu a mãe da criança em Porto Seguro.

A remoção do corpo da criança para o Departamento de Polícia Técnica já foi solicitada. A criança deve ser enterrada em Porto Seguro, onde nasceu. O caso também será investigado pela delegacia de Porto Seguro./Radar64

Teixeira em Luto: Morre ex-secretário Antônio Jorge após complicações cardíacas no HMTF







Teixeira de Freitas: Morreu no final da tarde deste sábado, 10 de agosto, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, por complicações cardíacas, o ex-secretário de Assistência Social de Teixeira de Freitas, Antônio Jorge da Silva Correia, que atuava como Assistente Social. O corpo será velado a partir das 23h30 deste sábado (10), na Capela da Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Santa Rosa de Lima. O horário do sepultamento ainda não foi informado por parte dos familiares.

O assessor do prefeito, Hebert Chagas, postou em suas redes sociais que Teixeira perdeu um grande parceiro do Departamento da Casa Dos Conselhos, ligado ao Gabinete do Prefeito. "Nosso amigo Antônio Jorge, ex-secretário de Assistência Social, nestes 02 anos e 08 meses contribuiu com sua experiência na Casa dos Conselhos, juntamente com a nossa Diretora Conceição Barros Guarino. Meus Sentimentos a todos os familiares e amigos".

O ex-secretário de saúde, Eujácio Dantas, publicou em sua rede social que o mundo hoje ficou menos humano, menos solidário, mais triste. "Perdemos um grande militante das causas sociais, meu amigo o ex-secretário de Assistência Social, Antônio Jorge. Ele deixa um  legado de trabalho voltado à nossa comunidade, sua imagem de bondade e preocupação com os mais necessitados continuará servindo de inspiração para todos nós. Peço a Deus que provenha o conforto a todos os seus amigos e familiares"./Liberdadenews

Pesquisa aponta pior desaprovação de Bolsonaro no Nordeste desde o início do mandato




Pesquisa aponta pior desaprovação de Bolsonaro no Nordeste desde o início do mandato


Pesquisa da XP Investimentos, divulgada nesta última sexta-feira (9), aponta que o governo Bolsonaro sofre a pior desaprovação desde o início do mandato. Foram 53% os que o avaliaram como ruim e péssimo, em janeiro eram 26%. A queda se deu duas semanas após o presidente se referir a nordestinos como “paraíbas”.

De acordo com o estudo, publicado no site Poder360, 20% avaliaram como ótimo ou bom; 24% como regular; e 3% não sabem, ou não responderam.

Em todo o país, o estudo mostra que 38% avaliam como ruim ou péssima a gestão de Bolsonaro, 3 pontos percentuais a mais que na pesquisa de julho.

Já a aprovação do governo Bolsonaro oscilou negativamente 1 ponto percentual, passando de 34% para 33%. Por fim, 27% dizem que o governo é regular e outros 2% não sabem ou não responderam.

Considerando a margem de erro de 3,2 pontos, há 1 empate técnico entre a rejeição e a aprovação.

"Esperança"

Entre os entrevistados, 44% acreditam que o presidente terá um restante de governo bom ou ótimo. Por outro lado, 31% avaliam que o resto do mandato será ruim ou péssimo. Para 20%, será regular.


O número caiu. Em novembro, depois das eleições, 57% achavam que o governo Bolsonaro seria bom ou ótimo. Essa percepção já alcançou 63% dos entrevistados em janeiro, logo depois da posse./TH

Trabalhador rural morre atropelado na BR-101, em Teixeira de Freitas



Trabalhador rural morre atropelado na BR-101, em Teixeira de Freitas


O atropelamento aconteceu na noite desta última sexta-feira, dia 9 de agosto, na altura do Km 887 da rodovia BR-101, próximo ao Restaurante Parada do Pedrão, em território do município de Teixeira de Freitas e a vítima foi Amailton de Novaes, de 41 anos, que trabalhava como caseiro e era natural de Nova Viçosa.

Segundo informações levantadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Amailton tomava conta de um sítio próximo do local do atropelamento. Um filho dele contou que o pai havia consumido cerca de um litro de cachaça e saiu de casa para comprar mais bebida, quando atravessou a rodovia e foi abalroado por um Chevrolet Onix, licenciado em Mucuri.

O motorista permaneceu no local até a chegada da PRF, que lavrou a ocorrência e encaminhou o caso à Polícia Civil. O motorista deve responder por homicídio culposo, quando não há a intensão de matar./TH

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.