Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 3 de julho de 2021

SESAB nega aplicação de vacinas com validade vencida

 

A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado. 

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registro no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina./gov

Dois mortos e três feridos em assalto em uma fazenda perto da cidade Eunápolis

 

Eunápolis: Criminosos invadiram uma fazenda, mataram duas pessoas e outras duas feridas. Uma das vítimas reagiu e baleou um bandido. Outros dois assaltantes conseguiram fugir. 

A quadrilha chegou à propriedade rural, no Projeto Embaúba, a poucos quilômetros da cidade de Eunápolis, por volta das 21h de sexta-feira (02) e rendeu sete pessoas, a maioria da mesma família. 

O crime começou a ter um desfecho trágico quando Antônio Eler Gomes, de 62 anos, pegou uma espingarda e atirou em um dos marginais. Ele foi perseguido pelos demais ladrões e mortos com pelo menos 30 tiros dentro de um quarto. 

Marcelo Marques Gomes, idade ainda não confirmada, que já havia sido rendido pela quadrilha, também foi baleado e morreu ao dar entrada na emergência do Hospital Regional de Eunápolis. 

A jovem Joice Boeni Vieira Gomes, 21 anos, foi atingida por três tiros e está internada em estado grave no mesmo hospital. Um homem de 55 anos, atingido de raspão, atendimento médico e já foi liberado. 

O bandido baleado na ação, Emanuel Amorim dos Santos, 22 anos, também foi levado ao Hospital Regional em estado grave. 

Os outros dois bandidos fugiram levando uma espingarda calibre 36 e um carro modelo Fiat Mobi. A polícia realizou buscas pela região, mas não conseguiu localizar os dois assaltantes./Radar64

Gil é morto a tiros dentro de bar no bairro Redenção em Teixeira de Freitas

 

O crime aconteceu na tarde deste sábado, 3 de julho, em um bar localizado na Avenida Jornalista  Ivan Rocha no bairro Redenção, em Teixeira de Freitas. 

Segundo informações passadas a Polícia Civil, Josevando Campos dos Santos, o “Gil”  de 37 anos, estava sentado dentro do estabelecimento quando um homem entrou no bar já atirando contra a vítima que ainda tentou correr mais caiu próximo o Freezer dentro do bar. 

A polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Civil e o Departamento da Polícia Técnica (DPT). A perícia encontrou  duas perfuração provocada por disparos de arma de fogo do lado direito do tórax da vítima. 

O corpo após pericia de local foi removido  pelo servidor publico Milton Cândido para o IML de Teixeira de Freitas.  A polícia civil vai investigar o crime./bahiaextremosul

Registros indicam que milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid; veja se você é um deles

 

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. 

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. 

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos). 

Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses./folha

Prefeitura confirma casos de malária em assentamento de Itabela, no sul da Bahia

 

A prefeitura de Itabela, cidade ao sul da Bahia, confirmou ao menos cinco casos de malária no assentamento Margarida Alves. Nenhuma morte foi registrada. 

Por meio de nota técnica, prefeitura divulgou que as notificações foram recebidas no dia 26 de junho. No documento, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os pacientes contraíram a doença em áreas endêmicas e que por isso os casos são considerados importados. 

A prefeitura informou ainda que, por causa do grande deslocamento das pessoas entre os assentamentos, medidas de monitoramento foram adotadas, já que a malária é uma doença infecciosa, causada por um parasita. 

Malária 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a malária é potencialmente grave e costuma ser transmitida ao ser humano pela picada de mosquitos infectados pelo parasita. A doença também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas, transfusão de sangue e até de mãe para feto, na gravidez. 

A malária tem sintomas como febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça. Além disso, o paciente infectado também pode ter dor muscular, taquicardia e aumento do baço. Geralmente, nos casos letais da doença, o paciente desenvolve o que se chama de malária cerebral. 

Ainda de acordo com a Fiocruz, essa evolução da malária pode levar o paciente ao coma, já que também tem como sintomas ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões e vômitos. 

Prevenção e tratamento 

O principal meio de prevenção da malária é o controle e eliminação do mosquito transmissor. Esse controle pode ser feito por medidas individuais e coletivas, como: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas; roupas que protejam pernas e braços; telas em portas e janelas; e repelentes. 

Além disso, também é possível fazer drenagem de coleções de água; pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do mosquito; aterro, limpeza das margens dos criadouros; modificação do fluxo da água; controle da vegetação aquática e outros. 

O tratamento da malária deve ser iniciado o mais rápido possível, para eliminar o parasita da corrente sanguínea do paciente. A Fiocruz detalha que o tratamento imediato com antimalárico – até 24h após o início da febre – é fundamental para prevenir as complicações. 

Nos casos em que o teste de diagnóstico não estiver acessível nas duas horas primeiras de atendimento, o tratamento com antimaláricos deve ser administrado com base no quadro clínico e epidemiológico do paciente./G1 Bahia

Homem é encontrado morto no Assentamento Lagoa Bonita em Mucuri

 

O corpo de Gilvando Alves Marques, de 58 anos, foi encontrado sem vida na manhã desta sexta-feira, 2 de julho, no Assentamento Lagoa Bonita, zona rural de Mucuri.

O corpo do posseiro foi encontrado por populares pendurado por uma corda numa torre de madeira da caixa d’água. Amigos lamentaram a morte de Gilvando e não entendem o que o levou a tirar a própria vida, já que a terra dele era uma das mais bem cuidadas do assentamento.

O servidor público Milton Cândido esteve no local e removeu o corpo para o IML de Teixeira de Freitas./ BahiaExtremoSul


sexta-feira, 2 de julho de 2021

JUCURUÇU: Sinal da TIM estará disponível nos próximos dias

 

Na última quinta-feira  (01/07), o técnico da operadora  TIM esteve em Jucuruçu para as últimas instalações do sistema de telefonia e  anunciou que a partir da próxima semana, o sinal da operadora já estará ativo na cidade. 

A torre da operadora está instalada nas margens da BA-284, bairro Califórnia que dará cobertura a toda sede do município. 

A TIM é considerada uma das melhores e maiores operadoras de telefonia do Brasil e opera nas redes GSM, EDGE, WCDMA, HSDPA, 3G e 4G./jucurucuacontece

Bailarina do Faustão, sem contrato, revela quem ele é nos bastidores e o outro lado do apresentador

 

Depois da saída antecipada de Fausto Silva e o fim do Domingão do Faustão, o comunicador foi muito homenageado por vários contratados da Globo e principalmente por integrantes e ex-integrantes do famoso balé do Faustão. 

Erika Schneider, ex-bailarina do Faustão que foi demitida no início de 2021, usou suas redes sociais para revelar quem é Fausto Silva e abriu o jogo sobre um lado pouco conhecido do comunicador. 

“Ele tem um coração enorme, acreditou e confiou em mim em todas as funções que me deu. Como bailarina, repórter e apresentando os merchandisings. 

Portanto, sou eternamente grata. Aprendi muito, muito com ele“, afirmou Erika, que em outra oportunidade disse ter sido convidada pelo próprio Faustão para retornar o programa, mas, rejeitou por causa de novos projetos./otvfoco

PM em Teixeira de Freitas lança Ronda Rural Georreferenciado

 

O comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente-coronel França, em parceria com a Associação de Produtores Rurais, deu início a Ronda Rural Georreferenciado em Teixeira de Freitas. O lançamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (1), na sede da Companhia. 

Com o georreferenciamento as propriedades rurais do município estão sendo mapeadas, possibilitando com este serviço organizar uma série de informações necessárias à atuação da Polícia Militar na prevenção e no combate ao crime, além de outras medidas de proteção. 

Na reunião foram  apresentadas aos produtores rurais presentes às alternativas que serão utilizadas pelo novo policiamento, tendo como foco levar efetiva segurança aos moradores e trabalhadores do campo.  

A presença policial nas áreas rurais do município de Teixeira de Freitas  tem sido um dos maiores pleitos da comunidade. A atuação da ronda rural georeferenciada busca de modo sistemático identificar e atuar sobre todos os fatores que possam contribuir com a prevenção e enfrentamento ao crime nos locais afastados do centro urbano./bahiaextremosul

Justiça concede liberdade provisória a Diretor da Câmara de Vereadores de Caravelas que foi preso acusado de tentativa de estupro

 

A juíza Cintia França Ribeiro da Vara Criminal de Caravelas concedeu nesta quinta-feira (1º), a liberdade provisória para o Diretor da Câmara de Vereadores de Caravelas que foi preso acusado de tentativa de estupro. 

Jorge Murilo Barata Caetano de 58 anos foi preso na tarde desta terça-feira, 29 de junho, acusado de estupro de vulnerável. 

Um menor de 13 anos procurou a delegacia de polícia e em depoimento ao delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil de Caravelas, narrou que estava no estabelecimento comercial do seu pai quando o acusado chegou, e começou a conversar. 

Segundo a vítima, Murilo queria saber a que horas se encerrava o expediente e que horas o menor voltaria para trabalhar, o adolescente respondeu sairia meio dia para o almoço e retornaria ás 14 horas. 

Nisso, Murilo se aproximou abriu o zíper da calça e tirou o órgão genital para fora e pediu para que o menor pegasse com a mão, o menor negou e nesse momento o diretor legislativo percebeu que o vizinho do outro lado da rua estava olhando, ele fechou o zíper e foi embora. 

Após o almoço, Murilo ligou e pediu que o adolescente fosse até sua casa levar um galão de água e quando chegasse pudesse entrar que a porta estaria aberta. 

O garoto foi levar o galão de água e avisou uma prima do que estava acontecendo e pediu a ela que ficasse de olho. A casa estava fechada. Em seguida o acusado chegou, abriu a porta e perguntou se o garoto havia contado para alguém, ele disse que não. 

Murilo pediu para o garoto entrar com a bicicleta enquanto ele ia verificar se tinha alguém se aproximando, nisso a mãe do adolescente chegou ao local. 

A vítima disse ao delegado que esta não foi a primeira vez que Murilo o assediava. Em 2019, o jovem estava em um sítio no Assentamento Rosinha do Prado onde também estava Murilo com a família e já naquela ocasião, o acusado sempre que se aproximava dele abria o zíper, colocava o pênis para fora o mandava pegar, ele se negava, mais Murilo pegava uma das mãos dele e colocava no pênis. 

Murilo foi autuado no Artigo 217-A c/c Art. 14, II do CPB (Tentativa de Estupro). 

Na tarde desta quinta-feira (1º), recebemos a imagem de uma câmera de segurança que flagrou o momento que Murilo abre o zíper da calça e mostra o pênis para a vítima./bahiaextremosul

Jovem é executado enquanto dormia com a namorada, em Lajedão

 

Pedro Henrique Viana Oliveira de 24 anos foi executado a tiros por volta das 03h40 da madrugada desta sexta-feira, 02 de julho, na Rua Dejanira de Jesus, centro de Lajedão. 

Segundo informações, Pedro Henrique dormia em um colchão com sua namorada, quando o assassino quebrou a janela e atirou várias vezes em sua direção. Dois tiros atingiram a cabeça da vítima. O assassino que chegou a pé fugiu em seguida tomando rumo ignorado. 

Uma ambulância esteve no local e tentou socorrer a vítima para a Unidade de Saúde de Lajedão, mas ele não resistiu os ferimentos e morreu ainda dentro da ambulância. 

A polícia foi acionada e estiveram no local realizando os trabalhos de praxe. 

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas pelo servidor público Milton Cândido, onde passará por exames de necropsia e em seguida será liberado para sepultamento. 

A polícia investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Entrevista exclusiva de dona Vanuza Assentamento Rosa do Prado, Sul da Bahia Programa Comando Geral - com Fernando Moulin

 

Dona Vanuza Assentamento Rosa do Prado, Sul da Bahia deu uma entrevista no Programa Comando Geral - com Fernando Moulin da Rádio Caraipe FM de Teixeira de Freitas no dia 01/07/2021 -  e na verdade esse papo com dona Vanuza parou a região, pois ela colocou para fora muita coisa errada que acontece dentro do Assentamento Rosa do Prado. 

É de ficar indignado com uma situação dessas. Vamos a entrevista.

 

“Olhe só o que já aconteceu nesse Assentamento. Não tenho uma roupa no corpo. Não tenho direito de voltar para casa. Meus filhos maltratados. Minha filha de oito anos foi quase que violentada. Que país é esse?”, indagou.

Prefeita de Guaratinga exonera 32 parentes após recomendação do Ministério Público

 

Guaratinga: Após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas (DEM), exonerou 32 pessoas ligadas à sua família, conforme decretos publicados quarta-feira (30) no Diário Oficial do município. 

No dia 11 de junho, o promotor de Justiça Rafael Henrique Tarcia Andreazzi havia encaminhado notificação a Marlene Dantas, a pedido do vereador Rodrigo Moreira dos Reis (PCdoB), recomendando a exoneração de ocupantes de cargas comissionados, função gratificada ou de confiança que tivessem parentescos consanguíneo ou por afinidade até o terceiro grau com a prefeita, vice-prefeito, secretários municipais, procuradores do município, chefe de Gabinete e qualquer outro cargo comissionado. 

PARENTES EXONERADOS 

Dos quatro parentes de Marlene Dantas que tiveram a exoneração recomendada pelo MP-BA, três foram demitidos: o genro, Edney de Almeida Gomes, que ocupava cargo comissionado de diretor do Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Administração; a sobrinha, Isabella Dantas da Silva, chefe da Divisão da Secretaria Municipal de Administração; e o cunhado, Raimundo Vicente da Silva, coordenador do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Já a sobrinha Sônia Marta Moreira Martins, diretora do Departamento de RH, não consta na lista de publicações no Diário Oficial. 

A filha da prefeita, Patrícia Martins Dantas, que é secretária de Governo, também permanece no cargo porque, segundo entendimento de alguns juristas, nepotismo não se aplica a cargo político. 

Também foram exonerados, na Secretaria de Educação, Cléria Marta Pereira Costa Melo, diretora escolar; Miraildes Borges Teixeira, coordenadora pedagógica; Noelma Ramos de Menezes Santana, diretora escolar; Nilson Santos Irênio, diretor escolar; Nilzene Moreira Oliveira, vice-diretora escolar; Marilea Gregório da Silva, coordenadora pedagógica; Joelma Cândido Silva, assessora administrativa; Jueliza Marques de Souza, assessora pedagógica; Paula Alves Lacerda Dantas, coordenadora pedagógica; Neide Ferreira Medeiros, chefe da Divisão - CC7; Celi Alves de Souza Filho, vice-diretora escolar; Mirian Barreto Aníbal, auxiliar operacional da merenda escolar; e Sirlei Ferreira de Souza, coordenadora pedagógica. 

Na Secretaria Municipal de Administração, foram demitidos João Carlos Dantas, diretor do Departamento de Patrimônio; E Marcele Oliveira Dias Almeida, chefe da Divisão. 

A lista de exonerações publicada no Diário Oficial inclui ainda Leandro Márcio Gomes da Silva, diretor do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo; Thiago Silva Xavier, chefe da Divisão de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo; Iza Sunamita da Silva Batista, assessora administrativa da Secretaria de Finanças; Maria Ângela Gregório Chaves, diretora do Departamento de Tributação da Secretaria Municipal de Finanças; Marcone Rodrigues da Silva, assessor para Assuntos Políticos da Secretaria de Governo; Sandra Teixeira Santos, gestora do Programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Elda Ferraz Souza, chefe da Divisão Benefício Prestação Continuada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Aureliana Mota Batista Gomes, coordenadora de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Elza Ferreira Arruda, chefe da Divisão de Atenção ao Idoso e ao Deficiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Marlene Aparecida Barbalho, coordenadora de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Letícia Almeida Costa, chefe da Divisão da Secretaria Municipal de Finanças; Hugo Pereira Santos, diretor de Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio; Letícia Maria Marcellus Andrade de Almeida, assessora para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo; e Dalila Darlen Pinheiro Cerqueira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Chefe de Divisão de Atenção ao Idoso e ao Deficiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Marlene Aparecida Barbalho, coordenadora de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Letícia Almeida Costa, chefe da Divisão da Secretaria Municipal de Finanças; Hugo Pereira Santos, diretor de Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio; Letícia Maria Marcellus Andrade de Almeida, assessora para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo; e Dalila Darlen Pinheiro Cerqueira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Chefe de Divisão de Atenção ao Idoso e ao Deficiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Marlene Aparecida Barbalho, coordenadora de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Letícia Almeida Costa, chefe da Divisão da Secretaria Municipal de Finanças; Hugo Pereira Santos, diretor de Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio; Letícia Maria Marcellus Andrade de Almeida, assessora para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo; e Dalila Darlen Pinheiro Cerqueira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. chefe de Divisão da Secretaria Municipal de Finanças; Hugo Pereira Santos, diretor de Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio; Letícia Maria Marcellus Andrade de Almeida, assessora para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo; e Dalila Darlen Pinheiro Cerqueira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. chefe de Divisão da Secretaria Municipal de Finanças; Hugo Pereira Santos, diretor de Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio; Letícia Maria Marcellus Andrade de Almeida, assessora para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo; e Dalila Darlen Pinheiro Cerqueira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. 

CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 

Atendendo à recomendação do MP-BA, também foram rescindidos contratos de prestação de serviços com outros 13 servidores, com base na Súmula Vinculante nº 13 (que trata sobre nepotismo): Guimailson Santos Medeiros, Luana Lobeu da Silva, Nerivaldo Silva Santos, Maria de Fátima Pereira Santos, Paula Beatriz Santos Mares, Jana Natali Valentim Viana, Gietre Laranjeira Batista, Eliete Jesus dos Santos, Thiara Souza Dantas, Lindival de Jesus Souza, Fernanda Moreira Martins, Marinalda Gonçalves da Silva e Glauber Limão Santos Dantas. 

FOLHA DE PAGAMENTO INCHADA 

O vereador Rodrigo Moreira dos Reis, que pediu uma exoneração dos parentes, disse que cumpriu seu papel. “Fiz a denúncia de nepotismo referente às quatro pessoas que têm parentesco com a prefeita. Temos que ter transparência e não podemos deixar a prefeitura virar a casa da família [dela]. Meu papel é fiscalizar ”, afirmou. 

Segundo o vereador, Marlene Dantas aproveitou a oportunidade para fazer uma exoneração em massa, pois a folha de pagamento de Guaratinga está em 72% da receita, bastante acima do limite de 54% previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A prefeita está exonerando em massa para que esse índice caia, sob risco de ser penalizada pelo TCM”, acrescentou./Radar64

Matéria racionada:

Ministério Público da Bahia recomenda que prefeita de Guaratinga exonere parentes de cargos da prefeitura

Operação Casmurro do MP/BA prende delegado policiais civis e empresário por envolvimento com o tráfico de drogas na Bahia

 

Seis pessoas foram presas na nova fase da Operação Casmurro, deflagrada na manhã de hoje, dia 30, nos municípios de Seabra e Salvador, pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Promotorias Criminais e de Patrimônio Público de Seabra, em conjunto com a Força Tarefa de combate a Crimes praticados por Policiais Civis e Militares, da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

Além da prisão preventiva de um delegado, três policiais civis, um agente administrativo e um empresário local. A Justiça em Seabra também autorizou a busca e apreensão em endereço residencial. Foram apreendidos celulares, rádio comunicador, dispositivos de armazenamento de dados, dinheiro em espécie e documentos.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

O jucuru net quer saber quem é dono dessa égua

 

Jucuruçu, quinta-feira, 1ª de julho, precisamos da colaboração de toda comunidade de Jucuruçu, para descobrirmos quem é o proprietário desse animal, trata-se de uma égua que se encontra bem debilitada, ela está com bicheiras ela fica muito ali ao lado da unidade de saúde na entrada da cidade de quem vem Minas Gerais. 

Ai, que está o grande perigo porque ela fica em um local de acessos as pessoas que vão para unidade de saúde e essa bicheira dela está muito grande e fica pingando sangue na calçada, já  Pensou se esse animal está com uma doença contagiosa. 

Há dias estamos recebendo fotos desse animal, e na verdade até então está caracterizando maus tratos e abandono, então queremos saber de quem é essa égua para que ela seja tradada. 

Se você não quiser se identificar fique a vontade, pois sua identidade será mantida no máximo sigilo. 

Você pode nos informar de quem é essa égua nesse whatsapp/ (073) 98141-4850. Vamos tentar salvar esse animal.

Pessoas de 40 anos começam a ser vacinadas em Teixeira de Freitas

 

Com ações de vacinação em diversos pontos da cidade, o drive-thru de vacinação contra Covid-19 realizado nesta quinta-feira (1°) ampliou a faixa de idade para 40 anos ou mais. A ação aconteceu na UFSB. Além destas, ações nas UBS e na Escola Genivaldo Bispo estavam vacinando pessoas com 41 anos ou mais. 

O prefeito Dr. Marcelo Belitardo tem acompanhado de perto o trabalho realizado para vacinar os teixeirenses: “Estamos ampliando, vacinando mais pessoas e esperamos que logo todos estejam vacinados, pedimos que a população atenda aos chamados da vacinação e quando chegar a sua vez não deixe de se imunizar”. 

Quem esteve no drive foi Dileno Aguiar, que tomou sua primeira dose da vacina: “Esse momento é único, peço que as pessoas não deixem de se vacinar e aproveito para agradecer ao cuidado das agentes de saúde”. 

Momento de muita felicidade também para Davi Andrade, que foi imunizado na UBS: “Acabei de ser vacinado, estou feliz, vou tocar minha vida, aguardar a segunda dose, estou muito feliz, espero que chegue para todos logo”. 

Em breve a Secretaria de Saúde irá divulgar novas ações de vacinação para população teixeirense./bahiaextremosul

Após articulação de Sandro Régis Mucuri vai receber emenda de R$ 300 mil para a saúde

 

O município de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia, vai receber uma emenda federal no valor de R$ 300 mil para investimentos na área da saúde. Os recursos foram articulados pelo deputado estadual Sandro Régis junto ao deputado federal Leur Lomanto Jr., ambos do Democratas. 

"Continuamos trabalhando para cuidar da saúde das pessoas em todo o estado. Demos mais um importante passo em prol dos cidadãos mucurienses neste momento difícil que todos nós enfrentamos. Vamos juntos unindo forças, avançando a cada dia pelo bem dos baianos", disse Régis. 

Os recursos já foram empenhados e devem ser encaminhados ao município em breve. "Neste momento de pandemia, os investimentos na saúde são fundamentais para que o município possa reforçar sua rede e garantir atendimento para quem precise", frisou Régis./bahiaextremosul

A população de Jucuruçu merece saber a verdade!

 

O Prefeito de Jucuruçu, Arivaldo de Almeida Costa (LILI), teve a surpresa e ao mesmo tempo o constrangimento de receber uma NOTIFICAÇÃO PARA PAGAMENTO NO ÂMBITO DE PROCESSO DE REPARAÇÃO DE DANOS AO ERÁRIO, no valor de R$ 88.658,34 (Oitenta e oito mil, seiscentos e cinquenta e oito reais e trinta e quatro centavos), referente a inúmeras despesas que não foram comprovadas no Programa Estadual do Transporte Escolar no Estado da Bahia - PETE/BA, em 2011, na gestão do Ex-Prefeito Manoel do Carmo Loyola da Paixão e da Ex-Primeira dama, Ex-Secretária de Assistência Social e atual Presidente da Câmara de Vereadores, Maria Nilza Loyola. 

VEJA O DOCUMENTO ORIGINAL - CLICA  AQUI 

O documento ainda afirma, que caso a cobrança não seja paga nos próximos 30 dias, a prefeitura de Jucuruçu será incluída na Dívida Ativa não Tributária, ou seja, na lista de inadimplentes com o Governo, como aconteceu com as contas da embasa que não foram pagas pela gestão de Uberlândia Carmos Pereira. 

O novo governo municipal em sintonia com os princípios da legalidade e da transparência, informa aos munícipes que tomará as medidas legais para que a Justiça cobre os responsáveis, pois não é justo que a atual administração pague pela falta de responsabilidade e desmando com o dinheiro público de gestões passadas que não tiveram comprometimento com Jucuruçu.

Brasil volta a registrar mais de 2 mil vítimas da Covid em 24h

 

O Brasil voltou a ultrapassar a marca de 2 mil mortes diárias pela covid-19, registrando 2.127 novas vítimas da doença nesta quarta-feira, 30, após apresentar queda nos últimos dias. A média semanal de óbitos, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 1.572, abaixo dos 1.603 da véspera. 

Nesta quarta-feira, o número de novas infecções notificadas foi de 47.038. No total, o Brasil tem 518.246 mortos e 18.559.164 casos da doença, a segunda nação com mais óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 16,8 milhões de pessoas se recuperaram da doença. 

O Estado de São Paulo mantém o alto número de mortes pelo coronavírus, registrando 744 novas vítimas nesta quarta. Outros seis Estados também superaram a barreira de 100 óbitos no dia: Minas Gerias (281), Paraná (201), Rio de Janeiro (133), Goiás (125), Rio Grande do Sul (118) e Bahia (106).

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados. 

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 43.836 novos casos e mais 2.081 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 18,5 milhões de pessoas infectadas e 518.066 óbitos. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa d./istoe

Idoso cai de ponte de madeira e morre afogado em Rio no interior de Itamaraju

 

Itamaraju: O fato aconteceu na última terça-feira, 29 de junho, por volta das 12h00, próximo ao distrito de São João da Palha, pertencente ao município de Itamaraju. A vítima foi identificada como sendo, Antonio Inácio da Silva, de 79 anos. 

Segundo informações, o idoso caminhava pela estrada, e ao passar por uma ponte, ele caiu, indo parar dentro do rio. O idoso veio a óbito por afogamento. Moradores da região encontraram o corpo da vítima ainda boiando. 

A Polícia Técnica (DPT) foi informada, e o delegado titular, Gilvan Meireles, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento./Liberdadenews

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Desabastecimento de vacinas causa prorrogação da campanha contra aftosa na BA

 

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) confirmou, nesta terça-feira 29, que produtores baianos ganharam um prazo ainda maior para imunizar o rebanho de bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias. 

A segunda prorrogação ocorreu em função do desabastecimento de vacinas registrado em 14 estados brasileiros, desde a primeira semana de maio, quando foi iniciada a Campanha da I Etapa de Vacinação anual. 

A agência baiana enviou ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – órgão regulador para abastecer as revendas – solicitando urgência no repasse das doses restantes para imunizar cerca de 11 milhões de animais, após detectar o problema. Em seguida, a Adab prorrogou o prazo inicial da campanha em um mês, alterando a data final de 31 de maio para 30 de junho. 

Na semana passada, a Bahia recebeu cerca de 1,2 milhão de doses, quantitativo já disponibilizado nas revendas e suficiente para atender a demanda de animais ainda não vacinados. “O reabastecimento e a ampliação do prazo traz mais tranquilidade para os produtores e também ao sistema veterinário oficial que monitora os índices vacinais para preservar o estado livre da Febre Aftosa, desde 1997”, comemora o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola. 

A Bahia segue em curva crescente nos índices de imunização e almeja retirar a obrigatoriedade da vacina em 2023, status que deverá impulsionar o agronegócio. 

Até agora são 80% de animais vacinados e já com a declaração atualizada no serviço veterinário da agência. “Isso prova que os produtores são parceiros antenados com a sanidade dos rebanhos, o que facilita o trabalho, melhorando as expectativas em relação aos resultados de cada ação da autarquia para avançarmos em estratégias de vigilância sanitária na Bahia”, ressalta Carlos Spínola. 

A campanha prossegue para vacinação até 16 de julho. O cadastro poderá ser entregue até 1º de agosto nos escritórios da Adab, revendas de produtos agropecuários, sindicatos rurais ou por meio do site da Adab./sigaanoticia

Corpo de adolescente é encontrado com marcas de tiros no Terreiro do Diabo

 

O corpo do adolescente Pedro Hiatos Rocha da Silva, o "Pedrinho" de 17 anos foi encontrado nesta quarta-feira, 30 de junho, na estrada que liga Medeiros Neto ao distrito de Água Limpa, no assentamento Merival Ferreira, distante 3KM de Medeiros num local conhecido como Terreiro do Diabo.

A notícia da morte do jovem começou a circular por volta das 21 horas da noite desta terça-feira, 29 de junho, nos grupos de whatsapp da cidade, após sua foto se espalhar pelos grupos. Supostamente, o assassino teria usado o celular da vítima para fotografar o corpo e enviar a um familiar.

De acordo a mãe do jovem, ele teria envolvimento com o tráfico de drogas.

Diligencias foram realizadas pela Polícia Militar no intuito de localizar o local do crime, só sendo encontrado nesta quarta-feira.

O corpo do jovem apresentava seis marcas de tiros, calibre ponto 40. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde passará por exames de praxe e em seguida liberado para sepultamento.

A Polícia Civil investigará autoria e motivação.


Partidos e entidades protocolam "superpedido" de impeachment de Bolsonaro

 

Um "superpedido" de impeachment do presidente Jair Bolsonaro foi protocolado nesta quarta-feira, 30, na Câmara dos Deputados por partidos políticos, parlamentares, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Com 46 signatários, o texto reúne argumentos dos outros 123 pedidos apresentados anteriormente, segundo o G1, e inclui a acusação mais recente de prevaricação no caso do contrato investigado para compra da vacina Covaxin. 

Elaborado por um grupo de juristas, a peça atribui ao presidente 23 crimes de responsabilidade. Para a abertura de um processo de impeachment, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado do governo, precisa aceitá-lo. 

Entre os signatários do pedido, estão ex-aliados de Bolsonaro, como os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joyce Hasselman (PSL-SP). 

As siglas que subscrevem a peça são de esquerda ou centro-esquerda – PT, PCdoB, PSB, PDT, PSOL, Cidadania, Rede, PCO, UP, PSTU e PCB, estas quatro últimas sem representação no Congresso. 

Entre os que assinam o pedido, também estão representantes da Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do 342 Artes./Atarde

Vacinação para pessoas com 41 anos ou mais tem novo drive e mais ações nesta quinta-feira, 1°

 

Teixeira de Freitas: Mais uma ação de vacinação acontece nesta quinta-feira (1°), na UFSB. O drive-thru será realizado para imunizar com DOSE 1 contra Covid-19 pessoas com 41 anos ou mais. 

O drive acontece das 8h às 11h e serão disponibilizadas 400 doses. 

Terá ainda ação de vacinação de Dose 1 na Escola Genivaldo Bispo (antigo Vivência Democrática) -7h30 às 12h30. Serão 200 doses. 

Nas UBS Castelinho, Colina Verde, Jerusalém, Liberdade 1, Novo Jerusalém, Residencial Castelinho, Ulisses Guimarães, Kaikan Sul. Em cada UBS terão 60 doses. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

VACINAÇÃO POR IDADE 

É necessário obrigatoriamente levar os documentos originais RG e CPF e comprovante de residência em nome do vacinado ou Cartão da Família do PSF (que serve como substituto do comprovante de residência). 

Caso o comprovante de residência não esteja em seu nome, é possível acrescentar documentos como certidão de casamento, contrato de aluguel, ou outros que mostrem vínculo com o nome que conste no comprovante de residência. Cartão do SUS e Cartão de Vacinação são indicados, porém, opcionais. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE 

Lembramos ainda que quem teve Covid-19 deve esperar 28 dias para tomar a vacina. Quem tomou vacina contra gripe deve aguardar 14 dias./Liberdadenews/Ascom

Padre Gilson comemora mais um ano de vida e recebe o carinho dos amigos

 

Na última segunda-feira, (28), o padre Gilson, da Paróquia São Sebastião de Jucuruçu, comemorou os seus 43 anos de idade na presença de amigos. Na internet, diversas pessoas publicaram mensagens de carinho para o padre, que é bastante querido pela comunidade. Veja algumas: 

Regina Martins: “Parabéns, padre Gílson! Deus em sua infinita bondade continue abençoando sua vida, seu ministério, dando-lhe sabedoria para conduzir o rebanho que Deus lhe deu como pastor. Saúde e paz. Felicidades hoje e sempre, um abraço fraterno.”

 

Carla Gomes: “Parabéns, Deus abençoe sua vida sempre e de muitas felicidades que o senhor merece. Que lindo esse carinho da comunidade, felicidades e muita benção nessa caminhada. Feliz aniversário meu grande amigo!” 

Fotos: Rede social da Paróquia São Sebastião.

Rui proíbe venda de bebidas alcoólicas no feriado de 2 de julho

 

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 29 de junho, estará proibida a venda de bebida alcoólica em todo o estado da Bahia, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de quinta-feira (1º de julho) até as 5h da segunda-feira ( 5). A exceção para o cumprimento desta medida será apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos. 

Também em toda a Bahia, o toque de recolher, que prevê a restrição da locomoção noturna de pessoas, passará a ser das 22h às 5h, a partir desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho. Os meios de transporte metropolitanos ficam suspensos das 22h30 às 5h, de 29 de junho até 8 de julho. 

A circulação dos ferry boats deverá ser suspensa das 22h30 às 5h de 29 de junho a 8 de julho, ficando vedado o seu funcionamento nos dias 3 e 4 de julho (sábado e domingo). 

A circulação das lanchinhas também será suspensa das 22h30 às 5h desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho, podendo funcionar no final de semana (dias 3 e 4 de julho) com limitação de ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação. 

Aulas 

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. 

Eventos e shows 

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. 

Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 8 de julho. 

O decreto mantém a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade./ SulbahiaNews/Ascom

Homem morre vítima de acidente com motocicleta na BR-418 em Nova Viçosa

 

Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira, 28 de junho, na BR-418, sentido Caravelas/Nanuque, no município de Nova Viçosa, quando o motorista Renato Garcês Barbosa, conduzia uma carreta Volvo, placa policial MTZ-1746, licenciada em Ibiraçu/ES, e colidiu transversalmente com uma motocicleta Honda CG, placa policial NYB-4671, licenciada em Nanuque/MG. 

Na motocicleta estava o condutor e uma passageira. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local e realizaram os procedimentos legais. Profissionais do Serviço Móvel de Atendimento Urgência (SAMU) socorreram as vítimas para o Hospital Municipal de Posto da Mata (HMPM), onde o motociclista foi identificado como sendo, João Marcos Dias dos Santos, de 28 anos. 

O João Marcos veio a óbito na Unidade Hospitalar, já  Daniela Dias Souza dos Santos, de 22 anos, carona motocicleta, está em estado estado grave. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal, e posteriormente, será liberado aos familiares para sepultamento. 

O motorista da carreta nada sofreu. Ele fez o teste de alcoolemia e deu zerado. Foi ouvido e liberado pelo delegado plantonista./Liberdadenews

Acidente entre ambulância e moto na BA 290 deixa motociclista em estado grave no HMTF

 

Alcobaça: Na tarde desta terça-feira, 29 de junho, por volta das 14h10, um acidente no KM 40 da BA 290, que liga o município de Teixeira de Freitas ao município de Alcobaça, deixou um motociclista em estado grave. Segundo informações, a ambulância ia sentido a Alcobaça, quando colidiu com a moto, que vinha no sentido Teixeira de Freitas, nas imediações da Fazenda São Benedito. 

Trata-se de uma ambulância VW/Saveiro, placa policial PKO-8893, licenciada em Salvador/BA, pertencente ao município de Caravelas/BA. A motocicleta Honda CG 150/FAN ES, de cor preta, placa policial NZA-6B24, era conduzida pelo motociclista, Marcelo Tavares da Cruz, 31 anos. O Marcelo é carreteiro, e estava indo de São José de Alcobaça para Itabatã, onde assumiria seu turno de trabalho. A colisão lateral entre os veículos deixou Marcelo com a perna direita dilacerada. 

Policiais do 4º Pelotão da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (PRE) estiveram no local e realizaram os procedimentos de praxe. O motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde precisará passar por um processo de amputação da perna. Apesar da gravidade do acidente, o estado de saúde da vítima é considerado estável. 

O condutor da ambulância, identificado como, Antônio Florêncio Filho, 42 anos, não explicou detalhes sobre o acidente, apenas alegou que nenhum dos envolvidos desrespeitou regras de trânsito. O acidente foi registrado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas e o delegado plantonista, Charlton Fraga, solicitou perícia nos veículos ao Departamento de Polícia Técnica./Liberdadenews

Diretor da Câmara de Vereadores de Caravelas é preso acusado de tentativa de estupro

 

Foi preso na tarde desta terça-feira, 29 de junho, acusado de estupro de vulnerável, o diretor da Câmara Municipal de Vereadores de Caravelas, Jorge Murilo Barata Caetano de 58 anos. 

Um menor de 13 anos que procurou a delegacia de polícia e em depoimento ao delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil de Caravelas, narrou que estava no estabelecimento comercial do seu pai quando o acusado chegou, e começou a conversar. 

Segundo a vítima, Murilo queria saber a que horas se encerrava o expediente e que horas o menor voltaria para trabalhar, o adolescente respondeu sairia meio dia para o almoço e retornaria ás 14 horas. 

Nisso, Murilo se aproximou abriu o zíper da calça e tirou o órgão genital para fora e pediu para que o menor pegasse com a mão, o menor negou e nesse momento o diretor legislativo percebeu que o vizinho do outro lado da rua estava olhando, ele fechou o zíper e foi embora. 

Após o almoço, Murilo ligou e pediu que o adolescente fosse até sua casa levar um galão de água e quando chegasse pudesse entrar que a porta estaria aberta. 

O garoto foi levar o galão de água e avisou uma prima do que estava acontecendo e pediu a ela que ficasse de olho. A casa estava fechada. Em seguida o acusado chegou, abriu a porta e perguntou se o garoto havia contado para alguém, ele disse que não. 

Murilo pediu para o garoto entrar com a bicicleta enquanto ele ia verificar se tinha alguém se aproximando, nisso a mãe do adolescente chegou no local. 

A vítima disse ao delegado que esta não foi a primeira vez que Murilo o assediava. Em 2019, o jovem estava em um sítio no Assentamento Rosinha do Prado onde também estava Murilo com a família e já naquela ocasião, o acusado sempre que se aproximava dele abria o zíper,  colocava o pênis para fora o mandava pegar, ele se negava, mais Murilo pegava uma das mãos dele e colocava n pênis. 

Murilo está detido na carceragem da delegacia de Caravelas aguardando decisão da justiça. Murilo foi autuado no Artigo 217-A c/c Art. 14, II do CPB (Tentativa de Estupro)./bahiaextremosul

terça-feira, 29 de junho de 2021

Jovem é presa após matar homem a facada em Arraial d'Ajuda

 

Porto Seguro: Kely Maria Lima Leal, de 21 anos, foi presa após matar um homem com uma facada, no distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro. O crime, no início da madrugada desta segunda-feira (28), no bairro Alto do Vilas, teve como vítima Ananias de Jesus Santos, de 59 anos. 

Segundo apurou a polícia, Kely e Ananias brigaram pouco tempo antes, por um motivo ainda desconhecido. Ainda de acordo com a informação, Ananias foi para um bar, onde foi surpreendido pela jovem, que chegou ao local com uma faca e lhe acertou um golpe. 

Com uma lesão na cabeça, Kely precisou ser atendida na UPA. Uma testemunha relatada para a polícia que o ferimento não foi provocado por Ananias. “Eu vi quando outro homem e não vítima, um agrediu”, relatou a moradora à polícia. 

A dona do bar onde aconteceu o crime também possui que há uma semana Kely vinha ameaçando Ananias de morte. “Os dois eram apenas amigos, mas viviam brigando”, disse ela. A acusadsa foi autuada em flagrante pelo crime de homicídio./Radar64

Corpos de Brunelli e Yuri são transladados para o ES: Sepultamento será no Cemitério Maruipe

 

Teixeira de Freitas: Na tarde desta segunda-feira, 28 de junho, a Reportagem do Liberdade News conversou com o membro de uma família que sofreu um acidente com duas vítimas fatais, sendo a mãe (Brunelli) e o filho de 10 anos (Yuri). 

De acordo com as informações, os corpos foram transladados para o estado do Espírito Santo, e serão sepultados na tarde da terça-feira (29), no Cemitério Maruipe, região da grande Vitória. 

O garoto Caique Gomes Xavier de 08 anos, ainda segue internado por conta do processo cirúrgico. Já o Edvaldo Xavier dos Prazeres Júnior, de 33 anos, pai das crianças e motorista do veículo, recebeu alta médica. O processo do translado ficou a cargo do Serviço Funerário São Lucas, Vitória/Centro. 

O acidente aconteceu no final da manhã do domingo, 27 de junho, na BR-101, no Km 854, por volta das 11h30, quando os familiares estavam vindo de Porto Seguro, com destino a Vitória/ES em 03 (três) veículos, momento em que o motorista, conduzindo um GM/Ônix, perdeu o controle da direção e desceu uma ribanceira, capotando o veículo. 

As vítimas, Yuri Gomes Xavier,  de 10 anos, morreu no HMTF e a Brunelli Gomes Rodrigo, de 26 anos, veio a óbito no local do acidente./Liberdadenews

Conta de luz - Bandeira tarifária terá aumento de até 52%

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a revisão dos valores das bandeiras tarifárias nesta terça-feira, 29 de junho, autorizando um percentual de aumento de 52% para a bandeira vermelha, patamar 2, já a partir do mês de julho. Com isso, os consumidores pagarão um adicional na faixa mais cara do mecanismo de R$ 9,49 a cada 100 kWh, o que deve acontecer até dezembro, conforme expectativa da própria Aneel. O valor atual é de R$ 6,24. 

A faixa de acionamento da bandeira amarela também teve aumento expressivo de 39,5%, passando de R$ 1,34 para R$1,87 a cada 100 KWh no mês que vem. Já a vermelha patamar 1 terá redução de 4,75%, passando de R$ 4,16 para R$ 3,97 a cada 100 kWh. 

Simulações feitas pela agência reguladora apontam para um agravamento do déficit da Conta Bandeiras a partir de agosto, podendo passar do R$ 1, 5 bilhão atuais para entre R$ 2 bilhões e R$ 5 bilhões até o fim do ano. Para chegar ao valor final da bandeira vermelha 2 a agência não alterou a metodologia, mas passou a considerar 100% dos eventos do histórico de vazões, em vez dos 95% usados atualmente. 

A proposta apresentada pelo diretor Sandoval Feitosa, relator do processo, previa uma correção de 1,67% no adicional tarifário do patamar 2 . Ele passaria de atuais R$ 6,24 para R$ 6,49 a cada 100 kWh consumidos. 

Os demais diretores aprovaram, no entanto, a proposta alternativa do diretor-geral, André Pepitone. Para ele, a opção pelo aumento maior está respaldada pela declaração da Agência Nacional de Águas de emergência hídrica na bacia do rio Paraná e na Medida Provisória 1055, que autoriza medidas excepcionais e temporárias para gestão da crise hídrica. 

As áreas técnicas da agência vão abrir processo específico para avaliar a possibilidade de flexibilização excepcional da metodologia de cálculo das bandeiras. A Aneel vai realizar reunião extraordinária ainda hoje para aprovar abertura de consulta pública sobre o tema. 

Pepitone lembrou que em abril desse ano o déficit entre o valor arrecadado pelas bandeiras e o aumento do custo de geração já estava em R$ 1,5 bilhão. Esse valor se manteve estável em maio e junho, em razão do descolamento entre o Custo Marginal de Operação e o Preço de Liquidação das Diferenças. 

Pode haver uma degradação a partir de julho, até por conta do próprio modelo, já que o PLD sairá de R$ 250/MWh para R$ 580/MWh. “Quando for para R$ 580, esse descolamento não vai mais trazer neutralidade, pelo contrario. Então, a gente vai aumentar os valores que a bandeira cobre (GSF, exposição involuntária, energia de reserva, entre outros).” 

Para o diretor, a decisão aprovada é condizente com o cenário de crise hídrica atual. “A logica da bandeira é essa. Estamos em um cenário de preços de escassez.”/bahiaextremosul

Morre o grande Everton (Tonton) 55 anos de idade deixando pra trás uma grande lacuna aos amigos e familiares

 

Essa segunda-feira, 28 de junho de 2021, foi uma data marcada de muita tristeza, pois quando fui informado do falecimento de Everton Filho popularmente conhecido por (Tonton) 55 anos de idade, ele que foi mais uma vitima deste miserável covid-19. 

Na verdade meu grande amigo partiu para o altar de cima no dia 13/04/, mas a triste noticia chegou a me hoje, pode acreditar essa noticia me tirou a alegria, pois o Tonton era uma pessoa diferenciada, olha só ele teve uma breve passagem aqui em Jucuruçu, no ano de 1995, ele o Cau da água como era conhecido e outro grande amigo Lourival, Cau e Lourival ficaram mais tempo.

 

Tonton só ficou aqui em Jucuruçu, seis meses, tempo suficiente pra ele conquistar uma legião de amigos, para ele não tinha tempo ruim era sempre tocando o seu violão cantando tomando cachaça e se apaixonando (risos).

 

O Tonton era fácil para se apaixonar, na época estava no topo dos sucessos à música Fica Comigo - Mara Maravilha, e ele tocava ela o tempo todo.

Entre os amigos dele, eu vou citar o saudoso senhor Pacífico Rodrigues Silva, também em memória, pois eles brincavam muito, no falecimento do seu Pacífico, eu falei pra ele e com certeza ele ficou muito triste e até chorou. 

Os três vieram para Jucuruçu no ano de 1995, justamente para implantar o sistema de água potável, através da empresa Sinal Construtora, terceirizada da Embasa na época. 

Ai, o que aconteceu, perdemos o contato dos três amigos, eles foram embora só depois de vários tempos conseguir contato com o Cau e posteriormente com o velho Tonton, lembro-me quando entrei em contato com ele via  whatsapp, ele disse que ficou maravilhado de está falando comigo, e por incrível que pareça ele lembrou de todos os amigos que ele tinha deixado aqui em Jucuruçu, o sonho dele era retornar aqui, tem mais ou menos uns quatro meses que ele passou com um caminhão carregado em Itamaraju, ele me ligou e falou que guando ele viu a entrada que dá acesso para Jucuruçu, bateu uma grande vontade de vir aqui rever os seus amigos.

 

Durante nossa vida, pessoas amadas partem para habitar nossos corações e memórias. É preciso eternizar e homenagear as pessoas queridas, para que suas lembranças sejam seladas com amor e carinho. 

Não há remédio para o coração de quem fica, entretanto, existem palavras que podem nos confortar nesses momentos. 

 

O jucurunet muito se orgulha em está citando aqui essa simples lembrança sua, e ao mesmo tempo triste, mas valeu irmão pelo seu grande legado como amigo, pai de família e ter sido um grande trabalhador. 

Estava programado que assim que passasse a pandemia vinham os três para nossa cidade Cau da água. Lourival e ele. 

Olha  aqui o que Cau da água escreveu para seu querido amigo 'Tonton' -  

A Dor de perder um amigo. 

Hoje recebi uma triste notícia o falecimento do meu amigo e irmão Everton "Tonton" sua esposa me mandou uma mensagem me avisando, a dor é grande quando recebemos uma notícia inesperada, mas posso defini-lo em poucas palavras. 

Amigo leal, verdadeiro, estava o tempo ao lado dizendo palavras de conforto e incentivo outra característica boa não deixava ninguém falar de mim, quando ganhamos um amigo ganhamos um irmão e me lembro que minha mãe tinha falecido recentemente e em uma festa ele pegou o violão cantou uma música e disse que eu não ficasse triste que Tozinho seu pai era meu pai e D. Lala sua mãe era minha mãe  chorei muito nesta festa e a partir desse dia fizemos um pacto de irmandade , descanse em paz meu irmão . Cau Suzarte.   

Aqui está a mais perfeita de todas as palavras da esposa de Everton. 

Nós fomos um do outro enquanto a sinfonia da vida nos permitiu. Hoje, privada de lhe reencontrar eu o reencontro dentro de mim.   Oh, bem, que saudade eu sinto de nós dois juntos.  Colados iguais duas de dez. Igual você falava!!!  Espero um dia entender!!!!!!!  Te amo Bem!!!

Jucuruçu: Projeto beneficente família feliz andando a passos largos

 

Projeto beneficente família feliz Apresentará live solidária em prol de arrecadação de 2 toneladas de alimentos não perecíveis para doação para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

O grupo Família feliz destaca-se que o projeto Beneficente não tem vínculo nenhum com política. É uma ação social, onde o objetivo é levar diversão e solidariedade.

Vamos juntos Jucuruçu levar o nome da nossa cidade amada para todo o mundo! 

Por isso contamos com o apoio de todos vocês. Para juntos ajudarmos nossa população carente. #DoeAlimentos #FacaUmaFamiliaFeliz

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.