Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de agosto de 2016

Estelionatário “Mauricio” dá golpes em Medeiros Neto, foge da cidade e estaria em alguma cidade da região



João Paulo Neres da Silva esse seria o verdadeiro nome de um estelionatário que usa um pseudônimo de "Maurício” para praticar diversos golpes em cidades do extremo sul da Bahia, e na última semana teria praticado diversos golpes em Medeiros Neto, de onde saiu fugido na última segunda-feira (8).


Ele foi preso em Eunápolis no dia 11 de abril de 2016, sempre se passando por funcionário das Casas Bahia, Lojas Insinuante e também por funcionário de uma empresa de Granito, iludindo o dono da terra que ira ficar rico por causa do granito e com documentos falsos tira dinheiro pra cadastrar à terra pra extração do granito e como vendedor das Casas Bahia, mostra um encarte com vários itens muito abaixo do valor de mercado pegando uma entrada como adiantamento da compra e nunca se recebe nada.
 
O cara tem um bom papo, anda bem vestido e se hospeda em bons hotéis. Na cidade de Medeiros Neto, pelo menos três empresários teriam caído na sua lábia. O golpe ficou conhecido na cidade como o "golpe de Maurício”.


Ainda segundo informações, ele estar utilizando um veículo modelo Classicde cor branca, placa de Teixeira de Freitas, e poderia estar praticando novos golpes em Teixeira de Freitas, Eunápolis e outras cidades da região. A Policia Civil orienta as pessoas que caíram nesse golpe, que procurem a Delegacia e façam o registro de um boletim de ocorrência./medeirosdiadia

ITAMARAJU : Pré candidatos são orientados sobre regras de campanha 2016



Foi realizado no auditório da câmara municipal de Itamaraju uma reunião de orientação aos pré-candidatos a vereadores e prefeitos das zonas eleitorais de Itamaraju e Jucuruçu, as informações das novas regras do processo de campanhas políticas para o ano de 2016 foi de suma importância para os pré-candidatos.


Participaram da reunião o Juiz Eleitoral da 172ª Zona, Humberto José Marçal, representante do Ministério Público Estadual, Promotor Tarcísio Robslei França, Major Edmar Ivo Leão representante da 43ª CIPM, Delegada Rosangela representante da Polícia Civil e oficiais de justiça.


De acordo com o juiz eleitoral e de fundamental importância que essas reuniões sejam realizadas com os pré-candidatos já visto que diversas mudanças vêm ocorrendo no processo de campanha política nas disputas 2016, um dos grandes objetivos da justiça eleitoral são eleições transparentes combatendo o abuso do poder econômico utilizados em eleições anteriores.


As reuniões são realizadas através de orientações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e deverão acontecer frequentemente no município, em entrevista o Promotor de Justiça Tarcísio Robslei destacou algumas dificuldades apresentadas pelos pré-candidatos em se conscientizar sobre os limites de gastos e propaganda eleitoral, e falou das atividades que serão realizadas através da promotoria, durante o período de campanha será realizada uma fiscalização mais efetiva com o apoio da Policia Militar e Policia Civil, atendendo eventuais denúncias que forem apresentadas na promotoria.

Maiores informações sobre mudanças e prestações de contas poderão ser acessadas através do site tse.jus.br./Cocobongo

Adolescente de Teixeira é assassinada na orla de Mucuri




Mucuri: Uma adolescente teixeirense foi assassinada a tiros na orla central de Mucuri. Trata-se Ana Vitória Teixeira Rocha, 15 anos de idade. O crime aconteceu por volta das 19h30, desta sexta-feira, 12 de agosto. Segundo informações do cunhado da vítima, que também foi baleado, eles estavam na praia, quando dois indivíduos se aproximaram e perguntaram onde vendia drogas. Eles responderam que não sabiam, foi quando um dos homens sacou uma arma e atirou na cabeça da Ana.


O cunhado correu e o homem continuou atirando, acertando um tiro em seu braço. Ele foi socorrido à Clínica Municipal de Mucuri, onde foi medicado e não corre risco de morrer. A Polícia Militar esteve no local, preservou a área e acionou a Polícia Civil. A adolescente foi atingida por dois tiros na cabeça e morreu na hora. O delegado do plantão regional, Maderson Souza, fez o levantamento cadavérico e acionou o Departamento de Polícia Técnica, que foi representado pelos peritos Paulo Libório e Pedro Paulo.


Após a perícia, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Lberdadenews

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Prefeita de Jucuruçu consegue eletrificação rural para 108 famílias do município



Então, deixemos que nossos melhores sentimentos possam emergir que nossa luz possa brilhar e iluminar a escuridão que esteja circundando a vida de tantos ao nosso redor. Na tarde dessa última terça-feira dia 9 de Agosto Deus mais uma vez, com sua infinita bondade nos enviou a empresa Conecta Empreendimentos, para tirar 108 famílias da escuridão de luz elétrica. 


108 famílias na escuridão de luz elétrica. Com muito esforço e com muita insistência, conseguimos convencer o Senhor Sandro ( Diretor da empresa ), a fechar parceria com Coelba e Governo federal, e aqui eles já são 36 homens acompanhados do engenheiro Edcarlos, hospedados em pousadas da cidade de Jucuruçu.


Para dá início aos trabalhos de eletrificação rural, nas comunidades de Ivan Santana, Monteiros, Alves, Valci Bananeira, Baixão até a Sombra da tarde. Serão 586 postes de um total de mais de 2 mil nessa primeira etapa. Com previsão de entrega em até 90 dias. Obrigada Deus por essa conquista para o nosso povo.

Ex-presidiário e esposa são baleados no Colina Verde, em Teixeira de Freitas Ex-presidiário e esposa são baleados no Colina Verde, em Teixeira de Freitas



Ex-presidiário e esposa são baleados no Colina Verde, em Teixeira de Freitas

O duplo homicídio tentado aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 11 de agosto, na Avenida Vinícius de Morais, bairro Colina Verde, na região norte de Teixeira de Freitas e as vítimas foram identificadas como Ivonilton Néris dos Santos, de 31 anos, que é ex-presidiário e a esposa dele, que não teve o nome divulgado.

No local do ataque os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do 1º Pelotão, guarnições especializadas na 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (CIPM), levantaram que o casal estava em frente da residência, quando fora surpreendido pelos dois criminosos que chegaram numa moto. Assim que o veículo foi parado perto de marido e mulher o carona sacou a arma e começou a efetuar os disparos.

Inicialmente, Ivonilton, que deixou recentemente o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), foi atingido no ombro e temendo ser morto ainda tentou correr, momento que acabou sendo acertado com outro tiro nas costas e caiu. A mulher foi alvejada na braço esquerdo. Logo depois os pistoleiros fugiram em alta velocidade.

Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), após solicitação de moradores próximos, prestou os primeiros socorros às vítimas no local e logo depois providenciou o socorro de marido e mulher ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. As últimas informações dão conta que o estado mais delicado é o do ex-presidiário, enquanto a mulher está fora de perigo.

O crime está sendo investigado através de inquérito policial já instaurado pela Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas (DT). A polícia não descarta qualquer hipótese como motivadora do ataque, inclusive ligação com a prisão de Ivonilton./TN

“OPERAÇÃO ANGICO” da Polícia Civil prende quadrilha e armas no São José de Alcobaça



Na manhã desta quinta feira, 11 de agosto , foi deflagrada a Operação Angico, onde Policiais Civis da DTE/ Draco, com Policiais da Unidade da Polícia Civil de Alcobaça e com o apoio do SI da 8ª Coorpin e DT de Teixeira de Freitas, cumpriram 6 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Prisão no Distrito de São José de Alcobaça.


As investigações tiveram seu início em virtude dos homicídios ocorridos na cidade de Alcobaça bem como também um duplo homicídio ocorrido no Distrito de São José .


O Delegado de Polícia em substituição de Alcobaça e Titular da DTE/ Draco, após efetivar várias diligências, coletando oitivas, solicitando confecção de laudos, conseguiu determinar junto aos Inquéritos Policiais a existência de uma verdadeira quadrilha comandada pelo jovem Luan Fergon Gonçalves Ferraz, mais conhecido como Lampião, que se encontra preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, de onde consegue mesmo assim, comandar o Tráfico de Drogas e as execuções no município de Alcobaça.


Alguns integrantes dessa quadrilha chegaram a ser mortos durante o período das investigações e essas mortes estão sendo também apuradas: Daniel Ferraz - vulgo Nenê, Ozéias Moreira Lacerda - vulgo Peu, Isaque Soares Oliveira foram mortos possivelmente á mando de lampião.


Com o cumprimento dos Mandados de Busca foram localizadas munições, armas de fogo (Revolver, Rifle), produtos para fabricação de munições (pólvora, chumbo, espoletas) calibre 22, 32 e 38.


Mandados de Prisão também foram cumpridos em desfavor de Luan Fergon, o Lampião e o mandado de prisão temporária em desfavor de Arildo Silva de Almeida, acusado de vender ilegalmente as munições.


Durante a operação foram presos também: Iracema de Jesus Santos de Almeida , esposa de Arildo por posse ilegal de arma de fogo, um revólver TAURUS, calibre 32, encontrado na residência do casal e que de acordo com a própria flagranteada a arma seria de sua propriedade. 


Também foi preso Edenil Anunciação dos Santos, que encontrava-se na casa alvo onde o procurado Adeilson Conceição Santos, estava, mas esse conseguiu fugir com a chegada da Polícia Civil . Edenil foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, uma espingarda calibre 38, tipo rifle porque não soube dizer a procedência e a propriedade da arma


Dessa forma a Polícia Civil consegue desbaratar essa verdadeira quadrilha, que se organizava para cometimento de crime de tráfico de drogas e homicídios, além de roubos que estão sob investigação.


A Polícia Civil já considera como foragidos os seguintes integrantes investigados;
Airlan Amaral Alexandrino - vulgo Pelanca;
William Lopes da Cruz - vulgo Taxista;
Jefferson Jesus Santos - vulgo Pisada,
Fabrício Costa Barbosa;
Willian da Silva Brito - vulgo Neto Carmem;
Adeilson Conceição dos Santos;
Alan Santos de Jesus - vulgo Alanzinho
Hebson Souza Trancoso - vulgo Peu;./bahiaextremosu

Confirmado: Terra treme na zona rural de Itanhém



Confirmado: Terra treme na zona rural de Itanhém


Moradores dos distritos de Centenário, Salomão, Corró e Sulzinho, zona rural de Itanhém (a 899 km de Salvador) viveram momentos de pânico na noite de quarta-feira, 10, por conta de um tremor de terra de magnitude 2,7 da escala Richter, registrado pelo Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Obsis/UnB).

O epicentro do tremor ocorreu na zona rural e a maioria dos moradores da cidade não sentiu os efeitos da ocorrência. Considerado de pequena repercussão, o abalo teve três momentos que, segundo o professor da UnB George Sand França, duraram alguns segundos.

O tremor foi registrado pelo Obsis, que faz o trabalho de monitoramento em todo o solo brasileiro com sismógrafos conectados ao sistema central e instalados em diversos estados, com a função de detectar e emitir avisos de  abalos sísmicos.

Susto

Na zona rural de Itanhém, conforme os moradores, foi um grande susto que, felizmente, não deixou vítimas. "Na casa da minha tia algumas paredes ficaram com rachaduras mas, por sorte, não aconteceu nada de mais grave", disse a comerciária Lúcia Amando, 25 anos, que mora na cidade. "Não percebi o tremor", relatou.

Tremor foi sentido na noite da quarta-feira, 10 - Foto: Reprodução | Obsis

Itanhém fica no extremo sul baiano, na divisa com o estado de Minas Gerais. Com grande parte do território formado de montanhas rochosas, a mineração é um dos fortes da economia local, com a retirada e comercialização principalmente de pedras ornamentais como o granito./atarde.uol

Justiça do Maranhão afasta Lidiane Leite, a 'prefeita ostentação'


Justiça do Maranhão afasta Lidiane Leite, a 'prefeita ostentação'

A 'prefeita ostentação' Lidiane Leite está fora outra vez do cargo. A Justiça do Maranhão determinou o afastamento imediato de Lidiane da chefia do Executivo de Bom Jardim por 120 dias. A decisão determina, ainda, que a Câmara Municipal dê posse à frente da Prefeitura, em 24 horas, à vice-prefeita Malrinete dos Santos Matos. 

A ordem judicial atende a um pedido de reconsideração do promotor de Justiça Fábio Santos de Oliveira, titular da Comarca de Bom Jardim, protocolado na terça-feira (9) para que fosse julgada uma Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa, ajuizada em 26 de agosto de 2015, na qual foi pedido o afastamento de Lidiane Leite. 

Segundo a ação, que trata dos supostos desvios de recursos públicos que deveriam ter sido aplicados na educação durante a gestão de Lidiane Leite, o esquema criminoso teria causado um prejuízo de R$ 1.377.299,77 aos cofres públicos de Bom Jardim por meio de fraudes em procedimento licitatório para contratação de empresa de engenharia para a reforma de escolas na sede e zona rural do município.

Lidiane foi presa em 2015 por decreto da Justiça Federal. A prefeita é suspeita de desvios de recursos da merenda escolar do município. Ela ficou 39 dias foragida e se apresentou. Após 11 dias, foi solta com tornozeleira eletrônica. Na sexta-feira, 5, a Câmara de Bom Jardim devolveu o mandato a Lidiane. Na terça, ela retomou o cargo. 

O pedido de afastamento liminar havia sido solicitado pelo Ministério Público do Maranhão, em uma outra demanda - suposto prejuízo causado pela prefeita aos cofres públicos municipais no caso da reforma das escolas. Nesta ação foi pedida a indisponibilidade dos bens dela e o ressarcimento ao erário. 

A Justiça do Maranhão declarou prejudicada a apreciação do pedido, pois, àépoca, Lidiane Leite havia sido afastada, por meio de decreto legislativo. Na decisão que manda Lidiane deixar a Prefeitura, a juíza Leoneide Delfina Barros Amorim, titular da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca e respondendo pela Comarca de Bom Jardim, 

Ressalta que o Ministério Público provou que, por diversas vezes, ela teria omitido e falseado informações para mascarar as irregularidades no processo licitatório. "Inclusive, passado mais de ano após ter sido declarada a perda do cargo de prefeita do Município de Bom Jardim, conseguiu de maneira não esclarecida voltar ao cargo", registra.

Ex-presidiário e esposa são baleados no Bairro Colina Verde e socorridos ao HMTF



Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 11 de agosto, a Central de Polícia Militar foi acionada e informada de uma dupla tentativa de homicídio, ocorrida no Bairro Colina Verde. Guarnições do PETO e do 1° Pelotão estiveram no local, onde tomaram as primeiras providências. O SAMU foi acionado e esteve no local realizando os primeiros socorros.

Segundo informações de testemunhas, dois homens chegaram em uma motocicleta, e foram em direção ao casal, que estava em frente a uma residência na Avenida Vinicius de Morais. O carona sacou uma arma e começou a atirar. Os tiros atingiram o ex-presidiário Ivonilton Neris dos Santos, 31 anos de idade, e também a sua esposa. Ao ser alvejado, Ivanildo ainda tentou fugir, mas, foi perseguido e recebeu outro tiro.

Os criminosos fugiram após balear Ivonilton e a esposa. Ambos foram atendidos ainda no local, sendo o estado de Ivonilton mais grave que o da sua esposa, que foi alvejada no braço esquerdo. Ambos foram socorridos ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde foram encaminhados ao Centro Cirúrgico.

Segundo informações dos médicos, Ivonilton foi atingido por pelo menos 03 disparos de arma de fogo, já que foram encontrados ferimentos nas costas e no ombro. A delegada plantonista, Rina Andrade, já tomou conhecimento do caso e deverá ir até o HMTF colher as primeiras informações e instaurar inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime.

A delegada investigará se a dupla tentativa tem ligação com a última vez em que Ivonilton foi preso. Segundo relatos, Ivonilton saiu há pouco tempo do CPTF./Liberdadenews

Corpo é encontrado em decomposição às margens da 101



O corpo foi encontrado por volta das 15 horas desta quinta-feira, 11 de agosto, em uma área pertencente ao Sítio Bela Vista, às margens da BR-101, no KM 819 entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas.


A vitima em avançado estado de decomposição foi identificada pela a Policia Civil como, João Cardoso de Jesus de 60 anos.

O corpo foi removido pelo servidor público, Anderson Barbosa, para o Instituto Médico Legal de Itamaraju, onde exames de necropsia vão determinar a causa da morte de João Cardoso/sulbahianews

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Mãe e filho se apaixonam e lutam na Justiça para manter relacionamento


Apaixonados, Monicas Mares, de 36 anos, e seu filho Caleb Peterson, de 19, estão gerando revolta no Novo México, nos Estados Unidos. Isso porque o casal luta na Justiça para conseguir manter o relacionamento.

De acordo com as informações do Daily Mail, Monica deu à luz aos 16 anos e colocou seu filho para adoção. Muitos anos depois, no entanto, eles acabaram se reencontrando e foi amor à primeira vista. “Nós demos as mãos e acabamos nos beijando. 


E o beijo levou a outras coisas”, disse a mulher em entrevista ao tabloide britânico. “Parece que eu conheci alguém novo em minha vida e sinto que estou apaixonada por ele”, acrescentou. Ela afirma, contudo, que nada teria acontecido se Caleb não tivesse sido adotado.

E o afeto entre eles é tão grande que o ex-marido de Monica, e pai de dois de seus nove filhos, Dayton Chavez, aprova o namoro. “Eu os apoio. Gostaria que o governo parasse de se meter na vida deles e deixasse eles viverem suas vidas normalmente”, comentou.

Mãe e filho alegam que sofrem de uma condição rara chamada atração sexual genética, e que por isso a relação deveria ser considerada legal.

mae1

Acusados de incesto, Monica e Caleb podem ser condenados a um ano e meio de prisão e multados em US$ 5 mil (cerca de R$ 15,7 mil)./Daily Mail

Funcionário público é assaltado após deixar agência bancária e bandidos levam todo o seu salário


Na noite da última quarta-feira (10), um funcionário público, foi assaltado após deixar uma agência bancária na avenida Dois de Julho, no centro de  Prado.

Segundo informações, ao sair da agência ele foi perseguido e surpreendido por  homens que estavam em uma moto Honda Bros e anunciaram o roubo.

Ainda segundo informações, foram levados da vítima todo o valor do seu salário, além de documentos pessoais e um aparelho celular. Os criminosos fugiram tomando rumo ignorado./pradonoticia

Funcionário é encontrado morto no Frisa



Um funcionário do frigorífico Frisa foi encontrado morto no alojamento da empresa na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, em Teixeira de Freitas.

O corpo de Jacimar Ferreira, de 61 anos, estava sobre a cama quando foi encontrado. Ele não compareceu no setor onde atuava e os demais funcionários ficaram preocupados e foram procura-lo no apartamento onde ele dormia.

De acordo com o coordenador da Polícia Técnica, Paulo Libório, durante o trabalho pericial não foi encontrado nenhum indício de violência.

A vítima era diabética e tomava remédios controlados, eles foram coletados e levados para análise da Polícia Técnica.

Ainda segundo o perito Paulo Libório, foi notada uma incidência de cartelas vazias dando entender o uso de vários comprimidos de uma só vez, mas por enquanto não há como determinar o que realmente tenha ocorrido.

O corpo foi encaminhado para exames de necropsia no Instituto Médico Legal, que vão determinar a causa da morte.

Em contato com o, Rock, gerente geral do frigorífico, informou que a vítima não se queixou de se sentir mal no dia anterior e trabalhou normalmente, a noite jantou e depois foi para o alojamento dormir.

Rock acrescentou ainda, que Jacimar seguia toda sexta-feira para Colatina e retornava na segunda junto com ele.

Mesmo aposentado, a vítima trabalhava por vontade própria. Jacimar trabalhava como encarregado de manutenção da empresa há mais de 30 anos, sendo 16 em Teixeira de Freitas.


Os familiares já foram informados e assim que houver a liberação do corpo, funcionários da empresa prestarão suas últimas homenagens na capela da funerária Teófilo Otoni em seguida, o corpo seguirá para Colatina, onde ocorre o sepultamento./sulbahianews

Tremor de terra assusta moradores de distritos de Itanhém e Vereda




Fortes tremores de terra teriam sido registrados nesta última quarta-feira (10), por volta das 22h nas localidades de Salomão, Sulzinho, Centenário e Corró distritos de Itanhém (BA). Os relatos são de moradores em redes sociais.


Muitos dos moradores relataram o desespero e especularam que poderia ser um possível rompimento de uma enorme barragem instalada naquela região, outros acreditavam na queda de alguma aeronave, e tantas outras deduções foram aferidas aquele acontecimento que certamente não passou de um breve tremor de terra de 3 a 4 segundos de duração.

Até o momento não há informações sobre o local do epicentro, nem o grau de magnitude dos tremores na escala Richter. No episódio, rachaduras em algumas casas foram registradas. A região onde supostamente ocorreu os tremores fica aproximadamente a pouco mais de dois mil metros de altitude acima do nível do mar, e têm como forte a atividade o garimpo de pedras preciosas.


Houve apenas rachaduras em algumas residências, mas foi o bastante para deixar os moradores completamente assustados./bahiaextremosu

Valentão agride ex-companheira é preso e autuado na Lei Maria da Penha em Medeiros Neto



Informações da Delegacia de Medeiros Neto constam que foi preso em flagrante delito, Isac Cristiano da Silva, (31), natural de Betim (MG), acusado de ter agredido fisicamente a ex-companheira na manhã desta quarta-feira (10).

O ocorrido aconteceu na Rua Cândido Miranda, bairro Nossa Senhora Aparecida em Medeiros Neto. Autuado na Lei Maria da Penha, o acusado foi levado à delegacia pela Polícia Militar. A ex-mulher do imputado, Luciana de Jesus Alves, esteve na delegacia para prestar esclarecimentos sobre a agressão sofrida dentro de casa.

De acordo com a vítima, o agressor com quem conviveu maritalmente por aproximadamente dez anos, chegou a sua residência visivelmente embriagado e lhe agrediu fisicamente. Após se desvencilhar do seu agressor, ela buscou socorro na 44ª CIPM. Nervoso e bastante agressivo, Isac adentrou as dependências da 44ª CIPM no encalço de sua ex-companheira e foi detido por policiais.

Na delegacia ela contou que sofreu agressões durante os dez anos de relacionamento. Porém, cansada de tanto sofrer, pôs fim a união.


Após ser ouvido pelo Delegado Sanney Taquetti Simões, o agressor, Isac Cristiano da Silva foi autuado e enquadrado na Lei Maria Da Penha. Ele foi encaminhado para a carceragem da delegacia pública e estar à disposição da justiça./medeirosdiadia

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Tiros, Correria e Morte: "Samuca" é executado no Bairro Jerusalém em Teixeira



Teixeira de Freitas: Na noite dessa quarta-feira, 10 de agosto, a Central de Polícia Militar foi acionada e informada de um homicídio, ocorrido no Bairro Jerusalém. Uma guarnição do PETO se deslocou até a Rua Beira Rio, no referido Bairro, onde, em uma esquina, encontraram o corpo da vítima caído, próximo a um bar. Os militares preservaram o local do crime e informou o caso à Polícia Civil. A delegada plantonista, Waldiza Fernandes, se deslocou até o local com sua equipe, onde realizou o levantamento cadavérico.

A vítima foi identificada como sendo o jovem, Samuel Peixoto Medeiros, vulgo "Samuca", 18 anos de idade, que reside na Rua Torta, mesmo bairro onde foi assassinado. A delegada solicitou perícia, e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica, composta pelos peritos Paulo Libório e Everton dos Anjos, esteve no local, onde realizou perícia prévia no corpo e no local do crime. Durante os trabalhos, a perícia constatou que a vítima apresentava 04 ferimentos provocados por disparos de arma de fogo.

Como não foi encontrada nenhuma cápsula no local, os peritos acreditam que a arma usada no crime foi um revólver, possivelmente, calibre 38. Após os trabalhos periciais, a delegada autorizou remoção e o corpo foi encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado, na manhã desta quinta-feira (11), e, logo após, liberado aos familiares para velório e sepultamento. Segundo informações, a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Essa será uma das linhas de investigação da polícia.

Durante a remoção do corpo, um dos familiares disse que é uma pena ele não ter ouvido os conselhos dados. No local, ninguém quis comentar o caso, e a Polícia não sabe até o momento se o atirador estava de carro ou moto. Uma sandália foi encontrada próxima ao corpo da vítima, dando a entender que outra pessoa poderia estar com a vítima. A delegada ouviu algumas pessoas, ainda no local, e instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. Qualquer informação acerca do caso poderá ser passada à Polícia através dos números 190 [Polícia Militar] ou 197 [Polícia Civil]./Liberdadenews

Ex-prefeito Caribé terá que devolver R$ 1,1 milhão: TCM formula representação ao MP‏



Nesta terça-feira (09/08), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Itabela, Osvaldo Gomes Caribé, para que seja apurada a suposta prática de improbidade administrativa, em razão da não devolução, com recursos municipais, da quantia de R$1.105.603,43 à conta específica do Fundef e de R$1.662.067,27 à conta do Fundeb. O gestor foi multado em R$5 mil.

A relatoria apurou que os recursos foram utilizados em finalidade diversa à manutenção e desenvolvimento da educação básica. Apesar de notificado, o gestor não apresentou qualquer justificativa para sua omissão.

A situação do ex-prefeito se agrava cada dia.  Desta vez, o TCM foi mais além, e formulou representação junto ao MP. Justamente agora, quando a sua esposa Suely Caribé coloca o seu nome como candidata a prefeita do município, que ele ajudou depenar através de uma gestão ruim, e incompetente.

Todo sociedade de Itabela, sabe das mazelas de Caribé, à frente da Prefeitura. Como ele deixou as finanças do município ao término do seu mandato./Agazeta Bahia

PRE/BA recomenda uso de recursos visuais na propaganda eleitoral para auxílio às pessoas com deficiência auditiva


Foto:

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) recomendou aos diretórios estaduais de partidos políticos, nesta última segunda-feira, dia 8 de agosto, que orientem os candidatos para utilizarem em suas propagandas eleitorais os recursos visuais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas e audiodescrição.

O Procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Mello, apontou que o art. 36, § 4º daResolução TSE nº 23.457/15, considerando o disposto na Lei nº 13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, estabeleceu ser obrigatória a utilização dos mencionados recursos na propaganda eleitoral para fins de auxílio à pessoa com deficiência auditiva,

A recomendação foi também encaminhada aos promotores eleitorais, por meio do Núcleo de Apoio às Promotorias Eleitorais (Nuel), para que eles fiscalizem, em suas respectivas zonas, as propagandas.

Prefeita Cláudia Oliveira comemora decisão do STF que confirma definitivamente sua candidatura


Além da ampla vantagem nas pesquisas,  decisão do STF, de repercussão geral, deixou a prefeita Cláudia Oliveira definitivamente apta a se reeleger ao cargo.

Sempre defendi, apostei e garanti. Não deu outra, mesmo que em apertado debate. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na sessão plenária desta quarta-feira (10) o julgamento conjunto dos Recursos Extraordinários (REs) 848826 e 729744, ambos com repercussão geral reconhecida, que discutiam qual o órgão competente – se a Câmara de Vereadores ou o Tribunal de Contas – para julgar as contas de prefeitos, e se a desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas gera inelegibilidade do prefeito (nos termos da Lei da Ficha Limpa), em caso de omissão do Poder Legislativo municipal.

Por maioria de votos, o Plenário decidiu, no RE 848826, que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de 2/3 dos vereadores.

O julgamento conjunto foi concluído nesta quarta-feira, mas as teses de repercussão geral somente serão definidas em outra sessão. No RE 848826, prevaleceu a divergência aberta pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, que será o responsável pelo acórdão.

Segundo ele, por força da Constituição, são os vereadores quem detêm o direito de julgar as contas do chefe do Executivo municipal, na medida em representam os cidadãos. A divergência foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Celso de Mello. Ficaram vencidos o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e mais quatro ministros que o acompanhavam: Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli.

No julgamento do RE 729744, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, o Plenário decidiu, também por maioria de votos, vencidos os ministros Luiz Fux e Dias Toffoli, que, em caso de omissão da Câmara Municipal, o parecer emitido pelo Tribunal de Contas não gera a inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990.

Este dispositivo, que teve sua redação dada pela Lei da Ficha Limpa, aponta como inelegíveis aqueles que “tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do artigo 71 da Constituição Federal”.

De acordo com o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, quando se trata de contas do chefe do Poder Executivo, a Constituição confere à Casa Legislativa, além do desempenho de suas funções institucionais legislativas, a função de controle e fiscalização de suas contas, em razão de sua condição de órgão de Poder, a qual se desenvolve por meio de um processo político-administrativo, cuja instrução se inicia na apreciação técnica do Tribunal de Contas.

No âmbito municipal, o controle externo das contas do prefeito também constitui uma das prerrogativas institucionais da Câmara de Vereadores, que o exercerá com o auxílio dos Tribunais de Contas do estado ou do município, onde houver. “Entendo, portanto, que a competência para o julgamento das contas anuais dos prefeitos eleitos pelo povo é do Poder Legislativo (nos termos do artigo 71, inciso I, da Constituição Federal), que é órgão constituído por representantes democraticamente eleitos para averiguar, além da sua adequação orçamentária, sua destinação em prol dos interesses da população ali representada.

Seu parecer, nesse caso, é opinativo, não sendo apto a produzir consequências como a inelegibilidade prevista no artigo 1º, I, g, da Lei complementar 64/1990”, afirmou o relator, ressaltando que este entendimento é adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Casos concretos

No RE 848826, José Rocha Neto, candidato eleito sub judice para o cargo de deputado estadual no Ceará nas Eleições de 2014, questionava acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu seu registro da candidatura em razão da rejeição, pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM-CE), de contas relativas a sua atuação como ordenador de despesas quando era prefeito de Horizonte (CE). Ao final do julgamento, sua defesa pediu que o STF comunicasse a decisão que deu provimento ao recurso ao TRE-CE, já que haverá alteração na composição da Assembleia Legislativa do Ceará, e pedido que foi acolhido pelos ministros.

Já no RE 729744, o Ministério Público Eleitoral questionava decisão do TSE que deferiu o registro de candidatura de Jordão Viana Teixeira para concorrer ao cargo de prefeito de Bugre (MG), sob o entendimento de que a desaprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, das contas relativas ao exercício de 2001, não gera a inelegibilidade da alínea “g” em caso de omissão da Câmara de Vereadores em apreciar as contas. Por maioria de votos, foi negado provimento ao recurso do Ministério Público./topatudonews

Aprovado o Julgamento do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff


Aprovado o Julgamento do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff

Por 59 votos a 21 o plenário do Senado aprovou hoje (10) o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que julga procedente a denúncia contra a presidenta afastada Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. Dilma agora vai a julgamento final pelo plenário do Senado.

O resultado da votação foi bastante próximo do esperado pelo governo do presidente interino Michel Temer. Integrantes do governo avaliavam que o governo teria cerca de 60 votos favoráveis pela admissão da pronúncia. Após a aprovação do texto, os senadores votaram três destaques propostos pelos senadores da oposição. O primeiro queria a retirada da denúncia da imputação de crime de responsabilidade por repasses não realizados ou realizados com atrasos pelo Tesouro Nacional ao Banco do Brasil, relativos à equalização de taxas de juros referentes ao Plano Safra, no exercício de 2015. O texto de Anastasia foi mantido por 58 votos a 22.

Os outros dois destaques estavam relacionados a decretos de créditos suplementares sem autorização do Congresso Nacional; o primeiro no valor de R$ 29,9 bilhões e o segundo de R$ 600 milhões. Os dois destaques foram rejeitados. O primeiro também por 58 a 22 e o segundo por 59 a 21.

CAEMA apreende adolescente de 15 anos acusado de tráfico no Bairro Liberdade



Teixeira de Freitas: Na noite desta terça-feira, 09 de agosto, por volta das 18h50, policiais militares da CIPE/Mata Atlântica [antiga CAEMA] apreenderam um adolescente de 15 anos de idade, morador do Bairro Liberdade. 

O menor é acusado de estar traficando no bairro e foi apreendido com 10 pedras de "crack", envolvidas em plástico transparente. A abordagem se deu na Rua Andorra, no referido bairro. Além da droga, os militares encontraram em posse do adolescente, a quantia de R$ 520,75. (quinhentos e vinte reais e setenta e cinco centavos). 

Foi dada voz de prisão e o adolescente foi conduzido para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde foi apresentado ao delegado de plantão para as devidas providências. O menor foi autuado por crime de tráfico de drogas e será apresentado ao Ministério Público para as medidas cabíveis./Liberdadenews

Caminhão carregado de eucalipto cai em ponte de madeira no interior de Itanhém



Na última terça-feira (09), uma carreta carregada de Eucaliptos tomba ao passar sobre uma "ponte" antiga de madeira ao longo da estrada que liga Salomão a Ibirajá, distritos de Itanhém (BA).


Os moradores da região já vinham alertando sobre possíveis acidentes pela degradação em que se encontrava aquela "arapuca armada" que durante anos vem sendo ignorada a sua manutenção.


O atual prefeito não se posicionou ainda sobre o incidente, ele que já vem do seu segundo mandato de oito anos de gestão e que com certeza não atentou-se para este sério detalhe.


Os moradores estão indignados, temendo que um mal maior venha a acontecer, pois aquele é o único acesso daqueles distritos às demais localidades, transitam ônibus carregados, carros e motocicletas todos os dias, e seres humanos estão correndo o risco de morte quando precisam fazer as suas viagens.


Felizmente o motorista saiu ileso do acidente apesar do estado em que ficou o caminhão (carreta), mas deixou registrada a sua indignação alegando que naquela região não existem estradas e as pontes tampouco são confiáveis, desde Salomão passando por Ibirajáaté o entroncamento que dá acesso a via asfaltada./medeirosdiadia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.