Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Criminoso procurado morre em confronto com a Polícia Militar em Porto Seguro




Porto Seguro: Um criminoso de alta periculosidade, Deivid Andrade Alcântara, vulgo "Caranguejo", morreu após resistir a ação de policiais militares do 8°BPM, na madrugada deste sábado, 23 de fevereiro, no Centro da cidade de Porto Seguro. "Caranguejo havia fugido da carceiragem do DISEP em 10 de fevereiro de 2018, na companhia de outros 10 internos.

Na época ele havia sido preso por tráfico de drogas, e já constava um histórico de cometimento de roubos na cidade de Porto Seguro. Após sua fuga, ele foi acusado de ter cometido outros crimes, como homicídios, roubos a veículos e estabelecimentos comerciais. A última ação criminosa que teria cometido aconteceu em 19 de fevereiro desse ano, quando 05 homens armados roubaram a lotérica, localizada no Complexo do Baianão.

Na madrugada deste sábado, 23 de fevereiro, os policiais tomaram ciência de uma localidade em que os supostos responsáveis pelo roubo à loteria estariam escondidos, e ao chegarem no imóvel indicado, efetuarem a abordagem e foram recebidas por disparos de arma de fogo. Após a intensa troca de tiros o suspeito foi alvejado pelos policiais, e com ele a PM encontrou uma pistola marca GLOCK, Calibre 9mm, modelo G17.

Além da arma, havia 23 munições calibre 9mm; 29 papelotes de cocaína; aproximadamente 50g de maconha; 01 balança de precisão, e um coldre. De imediato foi prestado socorro no Hospital Luis Eduardo Magalhães, onde foi constatado o óbito./Liberdadenews/Ascom

Ônibus da banda Trio da Huanna é assaltado na BR-101

Ônibus da banda Trio da Huanna é assaltado na BR-101


O ônibus da banda musical Trio da Huanna foi assaltado na madrugada desta sexta-feira (22), na BR-101, próximo ao município de Alagoinhas, no nordeste baiano.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus seguia para o estado de Pernambuco onde os músicos realizariam um show, quando foi surpreendido pelos criminosos, que atiraram e obrigaram a parada do veículo.

Dois dos bandidos teriam entrado no ônibus e roubado celulares, notebooks e dinheiro dos músicos e profissionais da banda. Os bandidos ainda deram ordem para que o ônibus seguisse enquanto os saques eram realizados.

A cerca de 5km de Alagoinhas ordenaram a parada do ônibus, entraram no veículo que dava apoio à ação criminosa, e fugiram. As vítimas foram até o Posto da PRF, onde informaram sobre o ocorrido. Apesar do susto, ninguém saiu ferido./TN

Homem é assassinado a tiros no Bairro Uldurico Pinto em Medeiros Neto





Medeiros Neto: Um homem é executado em via pública no Bairro Uldurico Pinto, na cidade de Medeiros Neto, na noite desta sexta-feira, 22 de fevereiro. A Polícia Militar foi acionada por populares através do CICOM/190, informando que após disparos de arma de fogo, um pessoa foi encontrada morta, e que um veículo de cor preta, não identificado, teria saído em alta velocidade.


HZDU2770.JPG

Uma guarnição do PETO da 44ª CIPM foi deslocada para averiguar as informações, e quando chegaram na Avenida Pastor Pacífico, confirmaram o homicídio. A vítima foi atingida por alguns disparos de arma de fogo, inclusive na cabeça, sendo identificada como Ismael de Jesus Silva, vulgo "Peu Fedendo", 24 anos, que segundo informações, ele teria passagens por tráfico, roubo/furto, inclusive em fazendas daquela região.

VKFP8341.JPG

Os militares comunicaram o homicídio consumado ao delegado plantonista regional, Bruno Ferrari, que solicitou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia na manhã deste sábado (23), sendo liberado posteriormente aos familiares. Um inquérito policial foi aberto para apuração da motivação e possível autoria do crime. O procedimento será encaminhado para o delegado titular de Medeiros Neto, Willian Telles, que dará continuidade às investigações./Liberdadenews

Moradores de Vereda recebem orientação sobre funcionamento do Colégio Militar





Uma reunião na Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro, com a participação do prefeito, Dinoel Carvalho, da Secretária de Educação, Geane de Oliveira Amaral, do vice-prefeito Flávio Borges, e do capitão Flávio Alberto Nini, e moradores da cidade, teve o objetivo de esclarecer sobe a implantação do Colégio da Polícia Militar (CPM) e como serão as regras disciplinares dos alunos.


Segundo o prefeito Dinoel Carvalho (PR), as instalações do Colégio Aurino da Silva Nonato, pertencem ao estado, e estava precisando de reformas, coisa que não se fazia há muito tempo. Para atender os padrões do CPM, a estrutura foi toda reformada, obra feita pela prefeitura. Todas as salas serão climatizadas para receber os alunos.


Iara Silveira, mãe de três filhos, disse não conhecer bem o projeto mais vê com muita expectativa a chegada de um colégio militar na cidade. Ainda segundo Iara, a disciplina diferenciada pode resgatar valores familiares e sociais esquecidos entre os jovens que saem da escola mais preparados para enfrentar os desafios futuros.


O prefeito Dinoel, falou que, a implantação de uma escola nos moldes do CPM é um presente para o município que passa a contar com uma disciplina diferenciada e por isso, ele, mesmo com a crise financeira que as prefeituras estão enfrentando, está doando todo o uniforme, desde a roupa até o sapato e o corte de cabelo dos anos “o sacrifício vale a pena, vemos a chance de resgata em nossos jovens valores esquecidos como boas maneira e civismo.

 Flávio- Vice prefeito, Dinoel- prefeito e Capitão Flávio Alberto Nini

O vice- prefeito Flavio Sampaio, será um dos tutores dos 150 alunos que vão compor o CPM, e, para ele que é militar, a chegada do Colégio da Polícia Militar, traz esperança de novos dias para os jovens e as famílias do estudantes que vão contar com uma disciplina diferenciada para formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios futuros.


Com o auditório da Câmara lotado, o capitão, Flávio Alberto Nini, facilitador do projeto, explicou como funciona um Colégio Militar e as disciplinas que os alunos terão que cumprir. 



Nini falou que não são tolerados atrasos, ao chegar os alunos ficarão perfilados e terão que cantar o hino nacional, também não pode sair da sala sem pedir licença, alguns costumes que andam esquecidos entre os jovens. Depois da explanação, o capitão pediu o apoio do pais para que o projeto possa dar certo.

Pref. Dinoel e Secretária de Educação, Geane de Oliveira Amaral

 Ao final do evento foi distribuído aos pais um termo de compromisso para ser assinado dando conhecimento do programa educacional que será implementado a parir da próxima segunda-feira, 25 de fevereiro./bahiaextremosul

Vice-prefeito faz vídeo quebrando radar móvel: 'Na minha cidade, não!'




O vice-prefeito de Sumaré (SP), Henrique Stein Sciascio, o "Henrique do Paraíso", utilizou sua página oficial em uma rede social para fazer um vídeo na última quinta-feira (21/02) onde aparece chutando e quebrando um radar móvel instalado na avenida Fuad Assef Maluf, na região do Jardim Picerno.

"Na minha cidade, não!", grita o político, que diz agir a mando do prefeito, Luiz Dalben, e determina ao secretário de transportes que retire todas as "porcarias móveis" da cidade.

O Vice Prefeito determina retirada de Radares Móveis das vias públicas a pedido do Prefeito Luiz Dalben



Ele ainda leva o equipamento e avisa. "Retira dentro do meu gabinete, que eu quero ver quem vai retirar."/

“Pescoço de Frango”: Homem que matou empresário itabunense é condenado a mais de 20 anos de prisão



“Pescoço de Frango”: Homem que matou empresário itabunense é condenado a mais de 20 anos de prisão

José Cardoso dos Santos, o “Pescoço de Frango”, de 63 anos, (camisa verde na foto), foi condenado a mais de 20 anos de prisão pelo assassinato do empresário itabunense Crispim Gomes de Brito, em dezembro de 2017. O julgamento de Cardoso começou na manhã desta última quinta-feira (21) e foi concluído à noite. Ele foi julgado no Fórum de Una, litoral sul da Bahia. O réu confesso acabou condenado a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão em regime fechado em júri presidido pelo juiz Felipe Remonato.

Durante o julgamento, José Cardoso reafirmou ter matado Crispim, de quem era funcionário e, conforme as testemunhas, gozava da sua confiança. Conhecido como “Pescoço de Frango”, ele também manteve a versão de que a viúva do empresário, Lícia Ferreira Brasil, é a mandante do crime. A defesa de Lícia entrou com recursos e ela aguarda o julgamento em liberdade.

Lícia foi apontada como mandante do crime pelo assassino, em depoimento. A pedido do Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA), a viúva ficou presa, preventivamente, mas ganhou liberdade. Ela nega participação no crime. “Nôca”, como Crispim era conhecido, era dono da Pousada Porto Real, em Comandatuba, em Una. A morte do empresário gerou clima de grande comoção no município, em Itabuna e região./Verdinho Itabuna

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ITAMARAJU : Colisão entre carro e moto na BR-101 deixa duas mulheres feridas



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas


Um acidente automobilístico foi registrado durante a noite desta sexta-feira (22/02), na BR-101, no perímetro urbano de Itamaraju.

Segundo informações, duas mulheres seguiam a bordo de uma motocicleta quando no trevo que da acesso a cidade foram atingidas por um VW Gol de cor branca.

Com o impacto as mulheres foram arremessadas ao solo, as vítimas ficaram agonizando de dor já que o impacto foi forte, populares ampararam as vítimas, o transito fico congestionado.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite e atividades ao ar livre

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local socorrendo as vítimas.  As mulheres que não tiveram as identificações reveladas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) para atendimentos médicos./cocobongo

Saúde e Humanização: Prefeito Temóteo entrega Unidade Básica de Saúde no Bairro Teixeirinha





Teixeira de Freitas: A entrega da Unidade de Saúde no Bairro Teixeirinha aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), com a presença do Prefeito, Temóteo Brito; do Deputado Estadual, Ronaldo Carletto; secretários, vereadores; empresários; servidores público e comunidade. “Queremos ampliar a Saúde em toda nossa cidade. Queremos junto ao povo, melhorar nossa cidade, com muita paz, muita saúde, e muito amor no coração. Primeiro lugar Deus, depois a saúde”, explicou Temóteo.

O prefeito acrescentou que tem muita disposição para trabalhar. “Quando estamos com a saúde boa, temos muita disposição, e é assim que temos que fazer, não só na saúde, mas também na educação, no social, no esporte, no trabalho e cultura, e vamos trabalhar. Esta Unidade Básica de Saúde do Teixeirinha é um exemplo, uma UBS moderna, que tem toda condição e vai atender muito bem à população, disse Temóteo Brito.


O mototaxista Arnaldo Soares disse essa UBS é uma benção. “Era um lugar feio, mas, agora mudou a cara do Bairro Teixeirinha. Fora as ruas asfaltadas, sempre limpas, nosso bairro está bonito demais. A doméstica, Maria do Rosário Costa, moradora do Teixeirinha disse que tem diabete, e pressão alta, e com a reforma do Postinho, agora vai ficar melhor para controlar sua doença. “Aqui vou receber meus remédios, e terá médico para fazer meu acompanhamento”.


O secretario Fabiano Marily falou que a entrega desta Unidade de Saúde é extremamente importante para o Bairro Teixeirinha. Uma unidade que vai atender mais de três mil e quinhentas pessoas, que tem como objetivo humanizar a saúde, mas, também dando qualidade para os profissionais que aqui trabalham. “A partir de agora, a população contará com a nova Unidade de Saúde do Bairro Teixeirinha, entregue pela prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. A obra de reforma a ampliação foi realizada com recursos federais, no valor de aproximadamente R$ 384 mil, e trará mais qualidade no atendimento da população de forma mais humana e participativa'.


“O local era uma casa adaptada e agora a população terá uma unidade estruturada e totalmente equipada e climatizada. A obra conta com três novos consultórios e foram feitas reformas de piso, cobertura, pintura, parte elétrica e hidráulica. A unidade irá ofertar serviços de consulta médica, de enfermagem, consulta e tratamento odontológico, curativo, pré-natal e puerperal, nebulização, exames preventivos, imunização, (vacinas), testes rápidos, entrega de medicamentos, planejamento familiar, distribuição de preservativos, marcação de exames, triagem neonatal”. Tudo isso com atendimento humanizado e seguindo todas as normas preconizadas, pelo Ministério da saúde”, finalizou o secretário.




Além da ampliação da Unidade de Saúde, a Prefeitura de Teixeira de Freitas está entregando, com recursos próprios, uma área urbanizada para que a comunidade possa desfrutar deste espaço de conveniência./Liberdadenews

Dois morrem em confronto com a polícia de Teixeira de Freitas; Drogas e motos são apreendidas



Dois morrem em confronto com a polícia de Teixeira de Freitas; Drogas e motos são apreendidas

Dois suspeitos morreram na madrugada desta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, após uma troca de tiros com policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 87ª Companhia Independente de Teixeira de Freitas.

Informações dão conta que os militares realizavam um patrulhamento ostensivo no bairro Bonadiman, região sul da cidade, quando um homem a bordo de uma motocicleta evadiu-se. O suspeito adentrou numa residência próxima, de onde teria começado a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais.

Na residência existia outro homem e no revide os dois foram alvejados e mesmo tendo sido socorridos, terminaram não resistindo e vieram a óbito. Os dois foram identificados como Geliel da Silva Batista e Emerson Souza.

Dentro da casa os policiais encontraram dois revólveres calibre 38, quase seis quilos de maconha, 600 gramas de cocaína, três balanças de precisão, uma pedra de crack de 15 gramas, um brucutu, 22 munições calibre 38, 11 munições de arma calibre 380 e cadernos com anotações de movimentações do tráfico. Duas motocicletas também foram apreendidas, sendo uma Honda Titan, cor preta, placa policial OYG-3585 e uma Honda Titan, cor vermelha, placa policial NTL-4636, ambas licenciadas em Teixeira de Freitas.

A ocorrência foi registrada na 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, que segue investigando o caso. Os entorpecentes serão direcionados para o Departamento de Polícia Técnica, para que sejam incinerados posteriormente./TN

Avanço do mar volta a assustar moradores do Corumbau, em Prado



A imagem pode conter: oceano, céu, casa, atividades ao ar livre e água


O mar voltou a assustar os moradores do vilarejo de Corumbau, em Prado na última quarta-feira (20). De acordo com informações dos próprios moradores, o fenômeno atingiu várias ruas do vilarejo.

Em 2014, 19 famílias que moram na Ponta de Corumbau, ficaram desalojadas após fortes chuvas que caíram durante uma semana na região.

O vilarejo tem cerca de quatro quilômetros de extensão e abriga em torno de 1.500 famílias. As mais afetadas na época foram as que moravam na ponta, onde há o encontro do mar com o rio, mesmo lugar onde ocorreu novamente o fenômeno./cocobongo

Brumadinho: nº de mortos vai a 176; um corpo é encontrado em almoxarifado



Diogo Antunes/Estadão Conteúdo


Aumentou para 176 o número de mortos devido ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG), de acordo com balanço divulgado hoje pela Defesa Civil de Minas Gerais e confirmado pelo Corpo de Bombeiros. O órgão também informou que todos os corpos encontrados foram identificados e que 134 pessoas ainda estão desaparecidas.

Ainda hoje, os militares encontraram o que eles acreditam ser um almoxarifado da Vale. "Localizamos uma espécie de almoxarifado da Vale, soterrado. Estamos removendo a lama. Há indícios de corpos sob a estrutura", afirmou o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Questionada pela reportagem se a atualização do número de mortos tem relação com a descoberta recente, a assessoria de imprensa dos bombeiros informou que não podia fazer essa correlação, mas que, em geral, a Defesa Civil atualiza os dados apenas quando os mortos chegam ao IML (Instituto Médico Legal).

Ainda segundo os bombeiros, até o momento foi localizado e retirado um corpo que estava nas imediações do almoxarifado, mas não há confirmação se ele já consta da lista oficial de mortos. Escavações continuam no local e devem prosseguir amanhã.

O Corpo de Bombeiros do estado informou que 140 militares acompanhados de três cães farejadores atuam nas buscas da região. São usadas também 44 máquinas pesadas para auxiliar no trabalho dos militares. As aeronaves não sobrevoaram a área devido às chuvas e aguardam "condições climáticas favoráveis, segundo os bombeiros.

No último levantamento divulgado na última quarta-feira (20), o número de mortos era de 171.

A partir de hoje, os bombeiros passaram a usar seis drones para apoio no trabalho de localização de vítimas. Os equipamentos foram apelidados de "vespas" (veículo especial de suporte e prevenção aérea).

"Os equipamentos possuem câmera termal, que permite a visualização de diferentes temperaturas, permitindo visualizar pessoas, animais, e objetos com maior precisão", diz a corporação em nota.

Os drones também possuem luzes anticolisão, para voo coordenado com helicópteros e aviões, lanterna para iluminação de locais de difícil acesso e um sistema de som que permite que o operador envie áudios para orientar pessoas que estejam próximas ao drone. Segundo o comunicado, o uso do dispositivo reduz a necessidade de voos com helicópteros, liberando as aeronaves para outros atendimentos./UOL

Após denúncia de vereador Ministério Público instaura inquérito em Itanhém



Resultado de imagem para promotor Fábio Fernandes Corrêa


O promotor Fábio Fernandes Corrêa instaurou, nesta quarta-feira (20), inquérito civil público para apurar denúncia contra a administração da prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (MDB), formulada pelo vereador André Correia (PHS) e protocolada na manhã desta terça-feira (19).

“O promotor me informou que instaurou hoje [quarta-feira] o inquérito civil a respeito da denúncia”, disse André Correia ao Água Preta News.

Segundo a denúncia, um supermercado, que estaria ligada ao cunhado de Newton Pinheiro, “já recebeu mais de um milhão da prefeitura entre 2017 e 2018. Newton é irmão da prefeita e ocupa duas importantes secretarias municipais.

O vereador apresentou ao Ministério Público “documentação comprobatória dos pagamentos da empresa Lourival Lopes Souza”, que estão no diário oficial da prefeitura.

André Correia relata na denúncia que a empresa está localizada no mesmo endereço do Supermercado Apoio”, na Praça da Matriz, no distrito de Ibirajá e possui também o nome ‘Apoio’ como marca de fantasia. Relata ainda que esse supermercado “há mais de 15 anos pertence a Cristiano Alves”, que é o cunhado do irmão da prefeita.

Cristiano Alves é o mesmo que, no início da administração de Zulma Pinheiro foi nomeado chefe do Departamento de Tributação do Município e que mais tarde foi exonerado da função. O vereador acredita que tudo não passou de uma manobra “para que o comércio dele passasse a vender para a prefeitura”.

Lourival Lopes Souza, ainda de acordo com a denúncia protocolada no MP, não passa de “um mero funcionário do Supermercado Apoio e a empresa em seu nome está sendo usada para beneficiar o cunhado do irmão da prefeita. 


André Correia solicitou ao MP que “peça cópias de todos os contratos sociais da empresa Lourival Lopes Souza e suas alterações, bem como cópias das licitações da referida empresa de 2017 a 2018, com a finalidade de comparar preços dos produtos com as empresas concorrentes na época e os valores reais”. O vereador solicitou ainda “o extrato de fornecedor da empresa e extrato da conta na qual foram efetuados todos os pagamentos” para que sejam diferenciadas verbas próprias e federais./ aguapretanews

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Mucuri: Homem é assassinado a tiros no Bairro Bela Vista em Itabatã





Mucuri: Um homem foi assassinado em via pública, no Distrito de Itabatã, em Mucuri, no final da manhã desta quinta-feira (21). Policiais militares do 1° Pelotão da 89ª CIPM foram informados do homicídio, ocorrido na Rua São Pedro, no Bairro Bela Vista, no referido distrito e se dirigiram ao local.

A vítima foi identificada como, Walquires Rodrigues, vulgo “Mangueirinha” de 26 anos de idade, que transitava pela rua com uma bicicleta, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta não identificada e desferiram vários tiros contra a vítima.

AYMI8861.JPG

O Walquires ainda tentou correr, mas, foi alcançado e executado com pelo menos três tiros. Segundo informações, Walquires (Mangueirinha) morava próximo so local onde foi assassinado, e estava respondendo em liberdade por homicídio, por ter matado o próprio tio.

A Polícia Militar preservou o local do crime, sendo informado ao delegado titular do município, Samuel Martins, que solicitou ao DPT, a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia.

ONMR9701.JPG


Um inquérito foi instaurado pelo delegado Samuel Martins Neto para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Homem que estava desaparecido é encontrado morto em Posto da Mata: Corpo estava boiando em represa





Nova Viçosa: Populares encontram um corpo boiando em uma represa no distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro. Segundo informações preliminares, populares passavam próximo à represa, que fica em uma propriedade rural, próximo ao Bairro Caribe, no referido distrito, quando avistaram o corpo boiando.

Foi feito o comunicado para a Polícia Militar através do CICOM/190, que deslocou uma guarnição do 4° Pelotão da 89ª CIPM, para averiguar as informações. A PM comunicou o caso ao delegado titular, Marco Antônio Neves, que solicitou a remoção do corpo ao DPT em Teixeira de Freitas. O IML acionou o Corpo de Bombeiros Militar para realizar a retirada do corpo da represa.

O corpo foi encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas para realização de necropsia. Segundo informações levantadas junto ao delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, o corpo é de Janilson Batista, 40 anos, que estava desaparecido desde a última terça-feira (19). 

Segundo o delegado, o corpo estava em decomposição e não foi possível determinar preliminarmente se havia sinais de violência. Após exames de necropsia será possível determinar a causa da morte. A Polícia Civil de Nova Viçosa instaurou inquérito policial para investigar as circunstâncias da morte./Liberdadenews

PRF apreende mala com R$ 230 mil em notas falsas; dinheiro seria usado no Carnaval de Salvador



PRF apreende mala com R$ 230 mil em notas falsas; dinheiro seria usado no Carnaval de Salvador



A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite desta quarta-feira (20), um passageiro de ônibus com R$ 231,6 mil em notas falsas na BR-116, trecho da cidade baiana de Jequié. O homem, que não teve a identidade revelada, viajava em um ônibus interestadual de passageiros.

Durante a fiscalização do veículo e passageiros, os agentes desconfiaram da conduta de um dos ocupantes que apresentava nervosismo exacerbado. Ao verificar a bagagem pessoal, foram encontradas 2.316 cédulas de cem reais com indícios de falsificação.

Questionado, o homem de 45 anos informou que viajou até Foz do Iguaçu, no Paraná, onde adquiriu as notas por R$ 20 mil. Além disso, alegou que pretendia repassá-las durante os festejos de Carnaval na cidade de Salvador.

Em consulta ao sistema de dados, a PRF constatou-se que o indivíduo já tinha passagem pela polícia por uso de documento falso. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil./bahiapolitica

Mangueirinha é morto à tiros próximo a Praça Pica Fumo em Itabatã





Valquires Rodrigues, vulgo “Mangueirinha”, de 26 anos, morador da Rua pedra Azul, foi morto à tiros na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, na Rua São Pedro, próximo à Praça Pica Fumo, em Itabatã, distrito de Mucuri.

Segundo informações dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima e o carona abriu fogo contra ele. Alvejado, Mangueirinha tentou escapar montado em uma bicicleta, foi perseguido e alvejado mais vezes. Tombou sem vida no meio da Rua.


O corpo de Valquires que, segundo informação, estava em liberdade provisória por ter matado um tio será removido para o IML de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Vereda: pela terceira vez consecutiva, TCM rejeita contas e multa Dinoel



Resultado de imagem para prefeito Dinoel Carvalho,

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) votou pela rejeição das contas da Prefeitura de Vereda relativas à administração de Dinoel Souza Carvalho (PR) no ano de 2017. É o terceiro ano consecutivo (2015-2016-2017) em que as contas do prefeito Dinoel Carvalho, que encerra seu segundo mandato ano que vem, são rejeitadas.

O prefeito, em seu segundo mandato, extrapolou o limite máximo para gastos com pessoal, o que comprometeu o mérito das contas. O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, imputou ao gestor uma multa de R$14.400,00, que corresponde a 12% dos seus subsídios anuais – os conselheiros Paolo Marconi e Raimundo Moreira votaram pela multa no valor de 30% -, pela não recondução da despesa ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi aplicada uma multa de R$5 mil pelas demais irregularidades identificadas nos relatórios, além de um ressarcimento no valor de R$16.928,02.

A despesa total com pessoal correspondeu a 62,93% da receita corrente líquida do município no exercício, superior, portanto, ao limite de 54% estabelecido na LRF. A receita arrecadada pelo município alcançou o montante de R$17.812.011,79 e as despesas realizadas foram de R$20.101.874,64, o que indica um déficit orçamentário de R$2.289.862,85. O relatório técnico apontou também que não há saldo financeiro suficiente para a cobertura dos Restos a Pagar, contribuindo para o desequilíbrio fiscal da prefeitura.

Entre as ressalvas, também foram destacadas as falhas no relatório de controle interno. “É necessária a imediata capacitação do responsável pelo controle interno, para que sejam atendidas, em sua totalidade, as exigências das normas regentes do sistema de controle interno municipal, sob pena de sanções legais previstas”, alertou o relator.

Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 27,86% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%. No pagamento da remuneração dos profissionais do magistério foi investido um total de 75,14% dos recursos advindos do FUNDEB, sendo o mínimo 60%. Nas ações e serviços de saúde foram aplicados 19,79% dos recursos específicos, também superando o percentual mínimo de 15%. Cabe recurso da decisão./TCM/BA

Homem é assassinado a tiros no distrito de Posto da Mata





Nova Viçosa: Por volta das 19h00, desta quarta-feira, 20 de fevereiro, um jovem foi perseguido e morto por disparos de arma de fogo no distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa. A Polícia Militar foi comunicada através do CICOM/190, que a vítima identificada como Ismael Souza de Oliveira, 29 anos, teria sido surpreendido por dois suspeitos em uma motocicleta, não identificada, e efetuaram vários disparos de arma de fogo em sua direção.

A vítima ainda tentou correr, mas, foi atingindo. O fato aconteceu na Rua Araras, no Bairro Jardim dos Eucaliptos. Segundo informações passadas à nossa redação, Ismael, teve pelo menos 12 perfurações por disparos de arma de fogo, entre entrada e saída, e que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas na comunidade. O delegado de plantão da 8ª COORPIN, Charlton Bortolini, foi informado do ocorrido através da Polícia Militar e solicitou a remoção do corpo.

O corpo foi conduzido para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia na manhã desta quinta-feira (21), sendo liberado posteriormente aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime. O procedimento será encaminhado para o delegado titular do município de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, que dará continuidade às investigações./Liberdadenews

Durante madrugada, homem tem casa invadida e é morto a tiros no interior de Vereda



A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie e close-up

Emanuel Daniel Meira de Almeida, de 20 anos, teve casa invadida e foi morto a tiros na madrugada desta terça-feira (19) em Sulzinho, interior do município de Vereda.

De acordo com informações de um correspondente do Medeiros Dia Dia no povoado, ele foi morto por volta de 2h e, até o momento, não se sabe o que pode ter motivado o crime e não há detalhes sobre como os atiradores chegaram e nem sinais de que a porta foi arrombada.

Ainda de acordo com informações, o silêncio da pacata comunidade foi quebrado com vários disparos de arma de fogo. Depois que os barulhos cessaram, um vizinho se arriscou em sair de casa e encontrou a esposa da vítima em desespero e o corpo no interior da residência já sem vida.

No momento do crime, ele dormia na companhia de sua esposa e uma criança, que não tiveram os nomes divulgados. A vítima contou à polícia que dois homens encapuzados entraram pela porta dos fundos, surpreenderam a vítima, que estava dormindo, mandaram ele levantar, seguraram pela mão e efetuaram os disparos que atingiram a cabeça.

Após o crime, policiais militares do 5º Pelotão de Vereda foram acionados para adoção das primeiras providencias.

O corpo de Emanuel Daniel foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. Um inquérito policial vai investigar o caso./Medeiros Dia Dia

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Familiares procuram por Leandro: Jovem é morador de Alcobaça e está desaparecido






Alcobaça: Familiares de um jovem desaparecido pedem ajuda para tentar encontrá-lo. A reportagem do Liberdade News foi procurada mais uma vez na manhã desta quarta-feira (20), para poder ajudar a localizar o paradeiro de mais uma pessoa desaparecida na Região do Extremo Sul Baiano, sendo desta vez um jovem de 27 anos, de nome Leandro Miranda Gonçalves, que é morador de São José de Alcobaça.

Leandro se encontra desaparecido desde a data do último dia 27 de janeiro deste ano, e segundo familiares ele teria saído de casa, na pequena comunidade, e não foi mais visto. Familiares registraram um Boletim de Ocorrência do desaparecimento na Delegacia de Polícia de Alcobaça, onde o delegado Maderson de Souza, investiga o caso.

A família pede para quem tiver alguma informação do seu paradeiro, ou se avistar o Leandro em algum lugar, entrar em contato com o numero (27) 99766 – 7012, ou com a polícia através dos números 190 ou 197./Liberdadenews

Luto - Professor Marcelo morre na madrugada desta quarta-feira (20) em Teixeira






O professor Marcelo Santos Araújo, morreu na madrugada desta quarta-feira, 20 de fevereiro, dormindo em sua casa.

Professor Marcelo, tinha um tumor no cérebro e, segundo informações, o seu companheiro acionou o SAMU, assim que percebeu que havia algo errado com ele. Infelizmente quando a equipe do SAMU chegou, Marcelo já estava morto.

Marcelo lutava contra um glioblastoma multiforme, grau 4, o tipo mais maligno de câncer, caracterizado por se espalhar rapidamente pelo organismo. Em janeiro de 2018 passou por uma cirurgia, tendo que se afastar do trabalho.

Inicialmente o corpo de Marcelo será velado na casa que ele morava na rua Projetada, n° 29, bairro Liberdade Sul, aqui em Teixeira de Freitas. Em seguida seu corpo será levado para a cidade de Eunápolis, onde será sepultado.

Marcelo era muito querido e amigos deixaram muitas mensagens de carinho em suas redes sociais./bahiaextremosul

Teixeira: MP investiga Temóteo Brito em Inquérito Civil para apurar irregularidades no fornecimento de medicamentos





A 5ª Promotoria de Justiça de Teixeira de Freitas, no último dia 30 de janeiro de 2019, através da PORTARIA nº. 02/2019, instaurou o INQUÉRITO CIVIL nº: 708.9.10808/2019 para Investigar o atual Prefeito desta cidade, Temóteo Alves de Brito, para apurar eventual prática de irregularidades no fornecimento de medicamentos e insumos, alimentos, consultas médicas, transferência hospitalar e tratamentos de saúde para crianças e adolescentes.



O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, vem acumulando investigações e denúncias de improbidade administrativa durante o seu mandato, tanto na esfera federal, quanto estadual, e diversos inquéritos Civís tem sido instaurado para investigar possíveis fraudes em processos licitatórios./Verdades Políticas

Jaques Wagner é intimado a prestar contas de convênio de 2007 ao Ministério Turismo




O ex-governador e atual senador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi intimado pelo Ministério do Turismo para esclarecer pendências relacionadas à prestação de contas de um convênio firmado em 2007 com o governo do estado, segundo informações da coluna Satélite. Neste período, o petista estava à frente do Executivo estadual, e o ministério tem feito cobranças para a entrega da documentação pendente para comprovar a regularização do projeto.

Ainda conforme a coluna, a intimação foi feita através da publicação de um edital no Diário Oficial da União (DOU). A pasta estabeleceu um prazo de 15 dias para que o ex-governador da Bahia responda aos questionamentos. De acordo com a Satélite, Jaques Wagner solicitou a prorrogação prazo para entrega da documentação, e o pedido foi aceito pela pasta.

O contrato em questão recebeu verba no valor de R$ 1 milhão, e diz respeito a implementação do projeto Operação Verão, voltado para qualificação de policiais, taxistas, profissionais e empresários relacionados aos serviços turísticos, além de pesquisa de diagnóstico com foco no turismo de aventura./Bahia Noticias

Vereador denuncia ao MP compra de mais de um milhão em supermercado que seria de cunhado do irmão da prefeita






O vereador André Correia (PHS) protocolou no Ministério Público (MP), na manhã desta terça-feira (19), denúncia contra a administração da prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (MDB). Quem recebeu a denúncia foi o próprio promotor Fábio Fernandes Corrêa.

De acordo com a denúncia, uma empresa do ramo de supermercado, que estaria ligada ao cunhado de Newton Pinheiro, “já recebeu mais de um milhão da prefeitura entre 2017 e 2018. Newton é irmão da prefeita e ocupa duas importantes secretarias municipais, da Administração e Finanças e Infraestrutura.

Ainda segundo a denúncia, o vereador apresentou ao MP “documentação comprobatória dos pagamentos da empresa Lourival Lopes Souza”, as quais foram retiradas do diário oficial publicado no portal da prefeitura de Itanhém.

André Correia relata na denúncia que a empresa está localizada no mesmo endereço do Supermercado Apoio”, na Praça da Matriz, no distrito de Ibirajá e possui também o nome ‘Apoio’ como marca de fantasia. Relata ainda que esse supermercado “há mais de 15 anos pertence a Cristiano Alves”, que é o cunhado do irmão da prefeita.

Cristiano Alves é o mesmo que, no início da administração de Zulma Pinheiro foi nomeado chefe do Departamento de Tributação do Município e que mais tarde foi exonerado da função. O vereador acredita que tudo não passou de uma manobra “para que o comércio dele passasse a vender para a prefeitura”.

Lourival Lopes Souza, ainda de acordo com a denúncia protocolada no MP, não passa de “um mero funcionário do Supermercado Apoio e a empresa em seu nome está sendo usada para beneficiar o cunhado do irmão da prefeita.


André Correia solicitou ao MP que “peça cópias de todos os contratos sociais da empresa Lourival Lopes Souza e suas alterações, bem como cópias das licitações da referida empresa de 2017 a 2018, com a finalidade de comparar preços dos produtos com as empresas concorrentes na época e os valores reais”. O vereador solicitou ainda “o extrato de fornecedor da empresa e extrato da conta na qual foram efetuados todos os pagamentos” para que sejam diferenciadas verbas próprias e federais./ aguapretanews

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Jovem é executado a tiros na frente da mulher e do filho em sua residência no interior de Vereda






Vereda: Após ser acionada pela CENOP da 44ª CIPM, uma guarnição do 5º Pelotão de Vereda se deslocou ao distrito de Sulzinho, por volta de 01h30 desta madrugada de terça-feira (19), onde havia ocorrido um homicídio. Chegando ao local, os policiais militares encontraram a vítima em decúbito dorsal com exposição da massa encefálica, proveniente de disparo de arma de fogo.


Segundo informações, a vítima estava dormindo com a companheira e o filho, quando dois indivíduos encapuzados invadiram a residência e efetuaram dois ou três disparos na cabeça da vítima e depois evadiram-se, tomando rumo ignorado. Uma equipe da Polícia Civil, liderada pelo delegado Manoel Andreettal realizou o levantamento cadavérico.

A vítima foi identificada como sendo, Manoel Daniel Meira de Almeida, 20 anos, natural de Medeiros Neto, e morador da Rua Principal, local onde foi assassinado. O delegado Andreetta autorizou a remoção do corpo ao IML, onde passará por necropsia. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Idoso sai do hospital e desaparece em Itanhém






Familiares do Sr. Gervásio Monteiro de Souza, 70 anos, esteve na Delegacia de Polícia registrando o desaparecimento do idoso, fato ocorrido por volta das 9h30 desta segunda-feira, 18 de fevereiro, na cidade de Itanhém.

Um dos filhos do idoso informou que foi buscar o pai que estava internado no hospital Maria Moreira Lisboa em Itanhém desde sábado (16), e o deixou sentado em um dos bancos do terminal rodoviário enquanto ia buscar um táxi, ao retornar não o encontrou.

Ainda segundo o filho, o pai está trajando camisa branca com listras rosa e calça de cor creme, está sem seus documentos pessoais e sem dinheiro. O idoso está debilitado, é hipertenso e faz uso de insulina.

Qualquer informação sobre o paradeiro do idoso, pode ser informado através dos telefones 190 da polícia militar, 197 da polícia civil ou ainda (33) 9.9997-8438 e (33) 9.9935-4020.

Justiça condena Lidiane, a ‘prefeita ostentação’, por improbidade no asfalto



Justiça condena Lidiane, a ‘prefeita ostentação’, por improbidade no asfalto


A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça condenou a ex-prefeita de Bom Jardim – a 250 quilômetros da capital São Luiz -, Lidiane Leite, a “prefeita ostentação”, acusada por improbidade administrativa. A sentença inclui suspensão dos direitos políticos por cinco anos e devolução de R$ 915.074,57 aos cofres públicos – valor que deverá ser corrigido desde a data do contrato, em 2013.

Na sentença, aplicada no último dia 11, também foram condenados Humberto Dantas dos Santos, Raimundo Antonio Carlos Mendes e a empresa Petlas Construções e Serviços Ltda.

Segundo o Ministério Público do Maranhão, todos são acusados de fraudar a licitação nº 01/2013, “na qual foram verificadas várias irregularidades”.

O procedimento licitatório, na modalidade concorrência, era destinado à execução dos serviços de asfaltamento, colocação de sarjetas, meios-fios e sinalização horizontal e vertical.

Assinada em 22 de fevereiro de 2018, a Ação Civil Pública, que resultou na sentença, foi proposta pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

Os envolvidos foram condenados ao ressarcimento ao erário da quantia de R$ 915.074,57, devidamente corrigida, correspondente ao valor do contrato.

Lidiane já está condenada e é acusada em outras ações, penais e cíveis. Neste caso, além da suspensão dos direitos políticos por cinco anos e devolução de quase R$ 1 milhão ao Tesouro municipal, ela foi condenada ao pagamento de multa equivalente a duas vezes o valor do dano e fica probidade de contratar com o Poder público./G1

Conselheira Tutelar de Lajedão é denunciada após ter fotos íntimas vazadas nas redes sociais






Lajedão: A equipe do Liberdade News e da Rádio Lajedão FM foram procuradas por populares da cidade de Lajedão para denunciar a conselheira tutelar Natália Alves Muniz, 37 anos, após o vazamento de fotos íntimas da conselheira. Segundo os denunciantes, como as fotos da Conselheira Tutelar viralizaram na cidade e pelo cargo importante que ela exerce diante de crianças e adolescentes, é inviável a permanência da conselheira no cargo.

Nossa equipe de reportagem procurou a Assistência Social, onde estava a presidente dos Conselheiros Tutelares (CMDCA), a senhora Mara de Jesus Santos. Segundo a Mara, ela também recebeu a denúncia de populares e instaurou um Processo Administrativo (Sindicância) para apurar a conduta da conselheira Natália. Segundo a presidente, o cargo de conselheiro é eletivo, e a cada 04 anos é realizado o processo de eleição. E este ano, a partir de junho começa o pleito eleitoral para o Conselho Tutelar.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato telefônico com a conselheira Natália, que se mostrou muito envergonhada pelo ocorrido e disse que essas fotos ela mandou para o esposo há um ano, quando ele estava trabalhando em Eunápolis e que não faz ideia como essas fotos vazaram, já que ela tinha apenas no celular dela. A depender do resultado da Sindicância, a conselheira poderá ser exonerada do cargo, devendo o suplente assumir o Cargo até a próxima eleição./Liberdadenews

Mulher é encontrada morta e corpo tinha marcas de pauladas, facadas e tiros





No último sábado (16/02), o corpo de Daniele Ferreira dos Santos, 30 anos, foi encontrado em uma vala de esgoto no bairro Lomanto, em Itabuna. Havia marcas de pauladas, facadas e tiros no corpo da vítima.

Há relatos de que Daniele foi resgatada com vida, mas as informações do corpo clínico do Hosptal de Base Luís Eduardo Magalhães, é de que a vítima já chegou à unidade sem sinais vitais.  De acordo com informações de familiares, Daniele era uma boa pessoa, alegre, prestativa de bem com a vida.

Até iniciar um relacionamento amoroso com um presidiário. A família não sabe onde ela o conheceu, mas deu-lhe diversos conselhos pra se afastar do indivíduo, o que não foi feito pela jovem. 

O cruel assassinato de Daniele pode ter ligações com inimigos desse jovem que ela namorava. Ela morava nas chamadas casinhas do bairro Mangabinha.  A Polícia Civil investiga o caso./diarioilheus

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Ex-prefeito de Mucuri será denunciado ao MPE






O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (14/02), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa na contratação da empresa MG Locações e Terraplanagem LTDA., no exercício de 2016. O contrato teve por objeto a locação de veículos pesados, ao custo total de R$4.300.581,00. O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, ainda multou em R$10 mil o gestor.

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, da quantia de R$307.185,00, referentes a pagamento efetuado em valor superior ao contratado. Segundo a relatoria, não existia nenhum controle das horas em que os maquinários locados teriam trabalhado em benefício da municipalidade. Isto porque, “a se acreditar na documentação apresentada, os dias em Mucuri têm duração de, no mínimo, 30 horas, e máquinas foram utilizadas interruptamente por estes longos dias”. É o exemplo de uma motoniveladora que, em janeiro, supostamente foi utilizada por “932 horas no mês”.

O relatório técnico também indicou irregularidades relacionadas à inexistência de dotação orçamentária para a contratação da empresa, ausência de justificativa para manutenção das máquinas à disposição da administração; não comprovação de que os preços contratados estavam compatíveis com os de mercado; e a não indicação dos logradouros beneficiados pelos trabalhos das máquinas nos processos de pagamento.

O ex-prefeito também não apresentou a certidão negativa do INSS do credor, não comprovou que o pregoeiro estava apto a exercer as suas atribuições, promoveu o processamento de empenhos de forma irregular e não indicou um responsável para fiscalização dos contratos.

Cabe recurso da decisão.

Mulher é presa após jogar filha recém-nascida pela janela de apartamento



Itep realizou perícia no local em que a menina de 7 meses foi encontrada — Foto: Redes Sociais


Uma mulher de 22 anos foi presa em Mossoró, Oeste potiguar, suspeita de matar a própria filha, um bebê recém-nascido. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu logo depois que a mulher deu à luz, na tarde deste domingo (17).

Ainda de acordo com a polícia, depois que a menina nasceu, a suspeita a arremessou pela janela do apartamento em que morava, no 2º andar, no bairro Planalto. O bebê foi encontrado na área comum do condomínio, morto.

A mulher foi presa em flagrante pela polícia e, inicialmente, negou que estava grávida e havia tido uma filha. Porém, exames médicos comprovaram a gestação. Em seguida, ela confessou o crime, contudo afirmou que pensava que a filha estava morta no momento em que a jogou do prédio. A mulher morava com os pais, que disseram aos policiais que não sabiam da gravidez.

A menina nasceu com sete meses e, segundo levantou a perícia, estava viva antes de ser jogada pela janela. A suspeita foi levada para a ala feminina da Penitenciária Agrícola de Mossoró.

Menina recém-nascida foi jogada da janela do apartamento onde a mãe morava, no terceiro andar — Foto: Ivanucia Lopes/ Inter TV Costa Branca

Menina recém-nascida foi jogada da janela do apartamento onde a mãe morava, no terceiro andar./TV Costa Branca

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.