Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Mulher é assassinada a tiros no Bairro São Benedito em Alcobaça

 


Alcobaça: O homicídio aconteceu na noite da sexta-feira, 03 de janeiro, por volta das 21h45, na Rua do Porto, no Bairro São Benedito, na cidade de Alcobaça. 

De acordo com as informações, um homem, de identidade e características físicas desconhecidas, a bordo de uma bicicleta, se aproximou da vítima, Viviane Tertuliano dos Santos, de 28 anos, natural de Alcobaça, e efetuou disparos de arma de fogo, fugindo do local, tomando rumo ignorado. 

Viviane Tertuliano foi a óbito no local, com perfurações na região da cabeça. A Polícia Militar atendeu a ocorrência, e resguardou a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. 

O Delegado plantonista autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exame de necropsia. 

Posteriormente, o corpo foi liberado à família para sepultamento. As investigações do crime estão a cargo do delegado titular, Maderson Souza Dias, e sua equipe. A motivação do crime e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem preso em Vereda pela Polícia Civil de Teixeira é acusado de ter assassinada duas adolescentes com requintes de crueldade no Prado


Teixeira de Freitas: Erick Rocha da Silva, 19 anos, foi preso nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, em uma ação da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, na cidade de Vereda. Erick é acusado de matar duas adolescentes, sendo que uma delas teve uma pedra amarrada no pescoço e foi jogada no Rio Jucuruçu. 

A Polícia Civil conseguiu identificar o suspeito, e verificou que contra ele, havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal do Prado, com base no Art. 121 do Código Penal. De acordo com as investigações, na ocasião, a Polícia Civil chegou a identificar dois suspeitos de terem matado duas adolescentes no Prado, as quais foram jogadas no Rio após o crime. 

O corpo de uma das vítimas foi encontrado com uma pedra amarrada no pescoço, e o outro sem a cabeça, no Rio Jucuruçu. Os corpos foram encontrados em estado avançado de decomposição, no mês de maio de 2021. O caso teve grande repercussão em vários estados do Brasil. A Reportagem do Liberdade acompanhou os fatos e noticiou esses assassinatos com requintes de crueldade.

As vítimas foram reconhecidas como sendo, Isadora Soares dos Santos, de 16 anos, e Natália Sampaio Santos, de 17 anos. Com a prisão do Erick, a Polícia espera chegar ao outro suspeito./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Marinheiro da Reserva morre vítima de afogamento em Barra de Caravelas

Caravelas: O afogamento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 03 de fevereiro, por volta das 12h10, na Orla Marítima de Barra de Caravelas, no município de Caravelas. De acordo com as informações, o ex-marinheiro da Reserva, Carlos Augusto Lopes da Silva, de 55 anos, estava na Praia Barra de Caravelas, tomando banho, quando começou a se afogar. 

Vário amigos ainda tentaram socorrer o Carlos Augusto, mas, não conseguiram vencer as águas, e veio a óbito no local. Vários amigos ainda chegaram a tentar salvá-lo mas, não logram êxito. Carlos Augusto era sub-oficial da (RM1) do Ministério da Defesa (Marinha do Brasil), e residia em Barra de Caravelas. 

O delegado titular, Marco Antônio Neves, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de Medicina Legal e, posteriormente o corpo será liberado aos familiares. Segundo apurou nossa reportagem, o corpo será trasladado para o estado Rio de Janeiro./Lenio Cidreira/Liberdadenews

PIX fora do ar: clientes de bancos reclamam de instabilidade; BC diz que sistema já foi normalizado


Clientes de diversos bancos usaram as redes sociais para reclamar de instabilidade nos pagamentos por PIX. Os problemas começaram por volta das 20h30 desta sexta-feira (3), segundo publicações de usuários. De acordo com o Banco Central do Brasil (BC), o serviço voltou ao normal às 21h45. 

"A partir das 21h45 os sistemas voltaram a operar normalmente. Possíveis lentidões podem ainda ocorrer em função do acúmulo de transações durante o período de instabilidade", diz comunicado do BC enviado ao g1. Os clientes disseram não conseguir fazer pagamentos e transferências por meio do serviço de pagamento instantâneo. 

Após questionamento de uma cliente no Twitter, o banco Santander afirmou ter identificado instabilidade. 

A plataforma Downdetector, que monitora serviços online, passou a registrar picos de problemas atribuídos a várias instituições financeiras. Também dispararam as reclamações relacionadas ao Banco Central. 

Leia a íntegra do comunicado do Banco Central: 

Os sistemas do Banco Central do Brasil responsáveis pelo processamento do Pix apresentaram instabilidade entre 20h32 e 21h45. 

A partir das 21h45 os sistemas voltaram a operar normalmente. Possíveis lentidões podem ainda ocorrer em função do acúmulo de transações durante o período de instabilidade./g1

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Homem de 61 anos morre vítima de bala perdida após troca de tiros entre facções criminosas em Alcobaça


Alcobaça: A troca de tiros entre 02 (duas) facções criminosas vitimou uma pessoa inocente na cidade de Alcobaça. O fato aconteceu em via pública, na noite desta quinta-feira, 02 de fevereiro, por volta das 20h15, na Travessa Teixeira de Freitas (conhecida como Rua Japira), no Bairro Beija-flor, na cidade de Alcobaça. A vítima foi identificada como sendo Edivaldo Conceição Ferreira, de 61 anos. 

Segundo os moradores, muitos tiros foram ouvidos. O Edivaldo Conceição estava ajudando a carregar um caminhão de mudança, quando foi alvejada no peito por um disparo de arma de fogo (bala perdida), disparado por 02 (duas) facções criminosas, que estavam saindo do mangue em troca de tiros. Policiais militares do PETO foram solicitados, e quando chegaram ao local, os criminosos já haviam se evadido. 

Houve muita correria dos moradores, buscando abrigo em suas residências. A vítima ainda conseguiu adentrar na residência, onde estava ajudando na mudança, mas, veio a óbito no local. A Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Civil. O delegado plantonista autorizou a remoção do corpo para o Instituto Módico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exame de Medicina Legal. 

A Policia Civil de Alcobaça, investiga o crime. Todas as evidências apontam para um caso de bala perdida. Os procedimentos foram encaminhado para a Delegacia Territorial de Alcobaça para o prosseguimento das investigações./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Crueldade- Vídeos mostram homem arremessando gato até a morte na cidade do Prado


Cenas de violência extrema gravadas por câmeras de monitoramento de uma distribuidora mostram o momento que um homem invade uma distribuidora localizada próximo a rodoviária da cidade do Prado, pega um gato que está sobre o balcão e o arremessa contra o teto.

 

Não satisfeito com tamanha covardia contra o bicho indefeso, o agressor pega o animalzinho pelas patas traseiras e o arremessa contra um carro que vai passando em frente ao local. 

As pessoas presentes ficam paralisadas diante de tanta violência contra um gatinho indefeso. A companheira do agressor ainda tenta intervir mas é empurrada por ele. Após matar o gato, o indivíduo que havia sido identificado apenas pelo nome de VIP, um vendedor de caranguejos, coloca o animal morto em um container na bicicleta e vai embora tranquilamente. 

Após o triste episódio, um dos funcionários da distribuidora procurou a polícia e registrou um Boletim de Ocorrência contra maus tratos de animais. s.

Nesta quinta-feira, 03 de fevereiro, a Polícia Civil do Prado, sob o comando do delegado Kleber Gonçalves conduziu o suspeito identificado como Gilberto Camilo dos Santos, o VIP de 32 anos, natural de Itabela, morador de um barraco na Rua Aristóteles Mota, bairro da Ribeira para prestar depoimento.

 

Após ser ouvido pela autoridade policial, o delegado Kleber Eduardo Gonçalves instaurou inquérito e Gilberto vai responder em liberdade por maus tratos a animais./Bahiaextremosul

É assustador o número de suspeitos dos casos de Chikungunya Zika e Dengue em Jucuruçu



Quando você ouvir o zum-zum-zum dos mosquitos, fique atento! Eles são pequenos insetos, mas causam grandes problemas de saúde. Basta uma picada e pronto. Alguns dias depois você pode estar derrubado na cama. É inacreditável o poder dos mosquitos sobre os humanos. Eles podem, inclusive, gerar uma epidemia dentro da sua empresa, aumentando o número de afastamentos.

O que é Febre Chikungunya?

 Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. 

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. 

A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”. 

Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos. 

A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica. 

Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia. 

As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion. 

Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático. 

Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus. 

Causas 

A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos. 

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias. 

A transmissão da febre chikungunya raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C – por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da febre chikungunya podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos. 

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a febre chikungunya, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés. 

Além de transmitir dengue e febre chikungunya, a fêmea do Aedes aegypti também passou a carregar o vírus responsável pela febre Zika. 

Fatores de risco 

A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença. 

A maioria das infecções por CHIKV que ocorre durante a gravidez não resulta na transmissão do vírus para o feto. Existem, porém, raros relatos de abortos espontâneos após a infecção maternal por febre chikungunya. Aqueles infectados durante o período intraparto podem também desenvolver doenças neurológicas, sintomas hemorrágicos e doença do miocárdio. Anormalidades laboratoriais incluíram testes de função hepática aumentados, plaquetas e contagem de linfócitos reduzidos e níveis de protrombina diminuídos. 

Indivíduos maiores de 65 anos tiveram uma taxa de mortalidade 50 vezes superior quando comparados ao adulto jovem (menores de 45 anos de idade). Apesar de não ser claro por que os adultos mais velhos têm um risco aumentado para doença mais grave, pode ser devido à frequência de comorbidades ou resposta imunológica diminuída. 

sintomas 

Sintomas de Febre Chikungunya 

O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são: 

Febre 

Dor nas articulações 

Dor nas costas 

Dor de cabeça. 

Outros sintomas incluem: 

Erupções cutâneas 

Fadiga 

Náuseas 

Vômitos 

Mialgias. 

Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas. 

Febre chikungunya x Dengue 

A febre chikungunya apresenta um quadro muito parecido com os sintomas da dengue. Entretanto, é importante diferenciar o diagnóstico das duas doenças, uma vez que a dengue é mais grave e seu tratamento pede um acompanhamento mais próximo. Também foram registrados casos em que as duas doenças ocorreram ao mesmo tempo. 

Observações de surtos prévios na Tailândia e na Índia têm demonstrado as principais características que distinguem o CHIKV de dengue. Na febre chikungunya, o choque ou hemorragia grave são raramente observados. O início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta. 

Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa na presença na dengue, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões nos casos de febre chikungunya. 

diagnóstico e exames 

Diagnóstico de Febre Chikungunya 

Se você suspeita de febre chikungunya, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). A partir de uma amostra de sangue, os especialistas buscam a presença de anticorpos específicos para combater o CHIKV no sangue. Isso indicará que o vírus está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo. 

Para diferenciar febre chikungunya da dengue, outros exames podem ser feitos: 

Testes de coagulação 

Eletrólitos 

Hematócrito 

Enzimas do fígado 

Contagem de plaquetas 

Teste do torniquete: amarra-se uma borrachinha no braço para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a pele, é um sinal da manifestação hemorrágica da dengue 

Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais. 

tratamento e cuidados 

Tratamento de Febre Chikungunya 

Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado. 

É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva. 

Como na dengue, pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos. 

convivendo (prognóstico) 

Complicações possíveis 

A mortalidade por febre chikungunya é muito pequena. Entretanto, um aumento na taxa de óbito absoluto foi relatado durante as epidemias de 2004-2008 na Índia e na Ilha Maurício. 

Após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sentirá uma melhora na saúde geral e na dor articular. Porém, após este período, uma recaída dos sinais pode ocorrer com alguns pacientes reclamando de vários sintomas reumáticos. Isso é muito comum entre dois e três meses após o início da doença. Alguns pacientes também podem desenvolver distúrbios vasculares periféricos, como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes reclama de sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza. 

Estudos da África do Sul mostraram que 12%-18% dos pacientes terão sintomas persistentes de 18 meses a três anos. Em estudos mais recentes na Índia, a proporção de pacientes com sintomas persistentes em dez meses após o início da doença foi de 49%, enquanto dados da Ilha Reunión demonstraram que 80%-93% dos pacientes se queixam de sintomas persistentes três meses após o início da doença, reduzindo para 57% aos 15 meses e 46% aos dois anos. 

O sintoma persistente mais comum é dor nas articulações decorrentes de inflamação, geralmente as mesmas articulações afetadas durante os estágios agudos. Outros sintomas, como cansaço e depressão, podem persistir após a fase aguda da doença. 

Entre os fatores de risco para não recuperação estão idade avançada (mais de 65 anos), problemas de articulação pré-existentes e doenças agudas mais graves.

Câmara de Itanhém decreta luto oficial pela morte de Rosalvo Pires. "Ele foi um grande homem", diz Renato Correia


O presidente da Câmara de Itanhém, Renato Correia (MDB), decretou luto oficial de três dias pela morte do contador Rosalvo Alves Pires, que morreu, aos 75 anos, na manhã desta quinta-feira (2), na cidade de Feira de Santana, na Bahia. 

No decreto, Renato Correia lembrou que Rosalvo, além de contador, foi pecuarista e sócio-fundador do Sicoob, tendo assim contribuído para o desenvolvimento do comércio local e com a geração de emprego e renda do município. 

Renato lembrou ainda da contribuição social que Rosalvo deu ao município de Itanhém junto ao Sindicato Rural, ao Rotary Club, à Liga de Futebol, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e à Prefeitura Municipal, trabalhando na tesouraria e na diretoria de Esportes. 

"Ele foi um grande homem", disse o presidente. 

O velório será na Capela da Ressurreição, da Igreja Católica, no centro da cidade. O corpo está previsto para chegar nesta sexta-feira (3), às 7h, e o sepultamento será às 17h./aguapretanews

Criminoso troca tiros com militares da CAEMA e da 44ª CIPM de Itanhém e acaba morto no confronto


Itanhém: A intervenção policial aconteceu na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro, por volta das 17h10, em uma área de vegetação, na saída do município de Itanhém, sentido a Batinga. Segundo informações, a PM recebeu uma denúncia de que um criminoso procurado pela Polícia estaria de volta a Itanhém, e escondido, juntamente com comparsas, em uma propriedade rural. Os policiais militares da 44ª CIPM e da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) realizaram um cerco, e foram recebidos a tiros. 

Os criminosos atiraram e fugiram, se escondendo no meio do brejo. Os policiais seguiram nas buscas no meio do brejo, momento em que um dos criminosos disparou novamente contra os militares, que revidaram e acertaram o resistente. De imediato foi prestado o socorro ao Hospital de Itanhém. O resistente foi identificado como sendo, Jhonatan Acácio Mota Ribeiro, de 23 anos, vulgo “Motinha”. O Jhonatan chegou a ser atendido pela médica plantonista, mas não resistiu e veio a óbito. 

Segundo a Polícia, o Jhonatan era comparsa de Rayan Rayan Souza Neves, que fugiu do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas em agosto de 2018, e no mesmo mês foi recapturado por policiais da 44ª CIPM na cidade de Itanhém, onde moram seus familiares. Rayan, de 26 anos, estava no regime semiaberto, condenado pelo assassinato de Arnaldo Neres Filho, o "Rotina”, na época com 56 anos. Rayan Souza foi liberado do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, por um Alvará de Soltura, voltou para Itanhém, e formou a facção “Bonde Tá Na Pista”. 

Ainda segundo a polícia, com muita ousadia os comparsas do Rayan e do Jhonatan vinham escrevendo nos muros da cidade de Itanhém, “Bonde do Coroa “RN”, fazendo alusão às iniciais do seu nome (Rayan Neves) e o “Tá Maluco na Pista”. Com a chegada do delegado titular de Itanhém, Bruno Ferrari, as ações começaram a tomar rumos diferentes. A princípio, o delegado pediu a prisão preventiva de Rayan Souza, e a Justiça deferiu o pedido. 

Segundo o delegado, o Rayan está no comando do “Bonde na Vista”, trazendo insegurança aos munícipes da cidade de Itanhém. O Rayan, o Jhonatan (resistente) e outros criminosos tem a intenção de executar desafetos e dominar de vez o território. O delegado Bruno Ferrari pede a todos que tiver informações sobre o paradeiro de Rayan Souza, informar com Urgência à Polícia Civil (197) ou à Policia Militar (190). Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. 

O corpo do Jhonatan foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia e posteriormente, será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Morre aos 73 anos a jornalista da Globo Glória Maria, no Rio de Janeiro

 

Morreu, nesta quinta-feira (2/2), a jornalista, ícone do jornalismo nacional. A informação foi confirmada pelo portal de notícias G1. A carioca atuava na rede Globo desde 1971 e foi a primeira repórter a entrar ao vivo e, em cores, no Jornal Nacional. 

Glória carrega um currículo extenso. Referência no meio jornalístico, apresentou o Fantástico de 1998 a 2007 e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter. A causa da morte ainda não foi informada. 

Glória Maria apresentou o Globo Repórter por 12 anos e estava há mais de três meses afastada, por conta do tratamento. O último programa que ela apresentou foi ao ar no dia 5 de agosto de 2022. 

Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Glória Maria Matta da Silva nasceu na Vila Isabel, na zona Norte do Rio de Janeiro, e estudou em diversos colégios públicos. Durante a faculdade de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), ela chegou a conciliar a graduação com o emprego de telefonista na Embratel. Seu primeiro estágio foi no Programa do Chacrinha, na Globo, ainda nos anos 1960. 

A experiência dela no jornalismo começou em 1970, quando foi radioescuta da Globo no Rio de Janeiro. Em 1971, já estreava como repórter na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin. Na época, os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. 

Glória também trabalhou no Jornal Hoje e no Jornal Nacional, sendo a primeira repórter a aparecer ao vivo. A jornalista chegou a cobrir a posse de Jimmy Carter em Washington e entrevistar chefes de estado durante o período militar. 

Glória Maria no Fantástico

Em 1986, Glória passou a fazer parte da equipe do Fantástico, programa em que fez história. A carioca foi apresentadora de 1998 a 2007, onde colecionou viagens pelo mundo, entrevistas inéditas e histórias únicas. Ela chegou a entrevistar celebridades como Michael Jackson, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna. 

Glória também cobriu a guerra das Malvinas em 1982, a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista em 1996, os Jogos Olímpicos de Atlanta também em 1996 e a Copa do Mundo na França em 1998. 

Luta contra o câncer.

Glória Maria foi internada no início de janeiro deste ano para dar sequência a um tratamento de saúde. A jornalista havia retirado um tumor no cérebro em 2019 e, em 2022, precisou colocar um dreno no pulmão por conta de uma sequela da covid-19. 

Inicialmente, Glória lutou contra um câncer no pulmão que, depois, atingiu o cérebro. Em dezembro de 2022, a Globo havia informado que o tratamento estava previsto há alguns meses e que a apresentadora do Globo Repórter retornaria as atividades na emissora. 

Glória deixa duas filhas adolescentes, Laura Matta da Silva e Maria Matta da Silva./correiobraziliense

Júri popular condena serralheiro por tentativa de feminicídio em Porto Seguro


Porto Seguro: Por decisão de júri popular, um serralheiro foi condenado a 8 anos e 7 meses de prisão por tentativa de feminicídio, em julgamento realizado terça-feira (31), em Porto Seguro.

Conforme a denúncia, João Pedro Muniz da Silva, de 28 anos, tentou matar a facadas a mãe de seus três filhos. O crime aconteceu em março de 2021, em Porto Seguro. 

COMO FOI O CRIME – Conforme o Ministério Público da Bahia, a vítima, de 31 anos, mantinha um relacionamento com o serralheiro havia 8 anos, com longo histórico de violência doméstica. 

No dia do crime, a vítima chegou em casa e se deparou com João Pedro ingerindo bebida alcoólica e ouvindo música. Ela pediu que o condenado baixasse o volume do som, mas ele se negou a atender à solicitação e começou a agredir a vítima com socos no rosto e empurrões. Na sequência, desferiu golpes de faca no corpo da mulher. 

PRISÃO – João Pedro foi preso em flagrante e encaminhando ao Conjunto Penal de Eunápolis, onde aguardava o julgamento. Por decisão do juiz André Marcelo Strogenski, o condenado, que já estava preso preventivamente, cumprirá a pena inicialmente em regime fechado./Radarnews

Corregedoria vai instaurar processo administrativo contra suspeito de matar indígenas


O policial suspeito de matar os indígenas Nawir Brito de Jesus, 16 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 21 anos, em Itabela, vai passar por processo administrativo da Corregedoria da Polícia Militar. Segundo informação do G1, a medida foi adotada porque o homem prestava segurança privada na região, o que é proibido pela corporação. 

Com prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça de Itabela, o soldado Laércio Maia Santos, 31 anos, se entregou à polícia na manhã da última segunda-feira (30). De acordo com o portal de notícias do Grupo Globo, a defesa do PM declarou que prefere não se manifestar enquanto não tiver acesso aos autos e provas do processo. 

Lotado na 87ª CIPM, em Teixeira de Freitas, o soldado usou o direito de permanecer em silêncio no depoimento que prestou ao delegado Moisés Damasceno, antes de ser transferido para o Batalhão de Choque da PM na cidade de Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador. 

A polícia segue investigando o caso para identificar se houve participação de outras pessoas e possíveis mandantes./Radarnews

Adolescente de 16 anos morre atropelado por carreta na BA-489 em Itamaraju: Motorista foge sem prestar socorro


Itamaraju: O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira, 01 de fevereiro, no perímetro urbano do Bairro Furlan, por volta das 16h00, na BA-489, sentido ao Prado. De acordo com as informações, o adolescente, João Paulo Souza, de 16 anos, andava de bicicleta na via, quando foi surpreendido por uma carreta bitrem, carregada de combustível. 

A carreta seguia sentido à cidade do Prado, quando colidiu na parte lateral da bicicleta. A vítima caiu, e com o forte impacto no chão, ficou com partes do corpo dilacerados vísceras ficaram expostas na pista.

O motorista fugiu do local sem prestar socorro à vítima. A Polícia Militar foi informada, atendeu a ocorrência, preservando a área até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo foi liberado para a família./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem vítima de disparos de arma de fogo em Itabatã, não resiste e morre no HMTF


Teixeira de Freitas: Morreu na manhã desta quarta-feira, 01 de fevereiro, por volta das 09h20, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Edval André Pereira, de 59 anos. Edval foi vítima de disparos de arma de fogo na noite do último domingo, 29 de janeiro, na Rua Tigre, no Distrito de Itabatã, município de Mucuri/BA. 

Segundo informações, a vítima teria discutido com dois homens, em um Assentamento. 

Na sequência, os criminosos saíram, buscaram uma arma, retornaram em uma moto Honda Bros, e atiraram na vítima, que foi socorrida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Nesta quarta, o Edval sofreu uma parada cardíaca. 

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. As investigações ficarão a cargo do delegado titular de Mucuri, Samuel Neto e sua equipe. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exame de necropsia. Posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Morreu hoje em Itamaraju dona 'Nair' com 82 anos vitima de infarto

 


Comunicamos com pesar o falecimento da senhora (Maria Nair de Jesus, 82 anos de idade, ocorrido nesta quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023, na cidade de Itamaraju, por volta das 13 h, em sua residência. Causa Morte Infarto Fulminante. 

A senhora Nair foi moradora na cidade de Jucuruçu, por vários anos onde ela criou toda sua família e grande parte dos seus parapentes moram em Jucuruçu, ela havia se mudado para Itamaraju há pouco tempo. 

Ficamos sentidos com o falecimento da nossa querida e amada conterrânea, pois ela que era uma pessoa muito amada por toda sua família e amigos, agradecemos todas as mensagens de conforto enviadas a sua família até agora. 

Para sempre a teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. 

Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: saudade! 

A perda de uma mãe é um momento terrível e infelizmente não existe nada que possa ser feito ou dito para minimizar tão grande dor. Apenas Deus tem o poder de consolar uma alma tão ferida, então a Ele pedirei para que alivie seu sofrimento, para que ampare suas lágrimas e conforte seu coração. 

Lamento muito pela sua perda, pela sua dor, e também por não poder ajudar mais você. Sua mãe foi uma pessoa maravilhosa e deixou muito amor para trás, assim como lindas lembranças que viverão eternamente nos corações de quem a ama. 

Muita força e muita fé. Para o que precisar saiba que pode contar conosco. Que sua querida mãe descanse em paz! 

O velório será na Rua: Vivaldo Góes N: 289 - TARCISÃO PRÓXIMO DO BAR PAULISTA, o sepultamento, será nesta quinta, feira, no Cemitério Municipal Parque da Paz em Itamaraju,  a família não definiu o horário. 

A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como dona (Nair) era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-la. 

A senhora Maria Nair de Jesus, era viúva ela deixa 4 filhos e 9 netos.

Jovem de 18 anos é assassinado a tiros no Bairro Cristo Redentor em Itamaraju


Itamaraju: Na manhã desta quarta-feira, 01 de fevereiro, policiais militares da 43ª CIPM de Itamaraju foram informados de um corpo masculino encontrado próximo à escadaria da Rua que dá acesso aos bairros São Domingos e Cristo Redentor, na cidade de Itamaraju. 

Ao chegarem no local, os militares confirmaram a informação. A vítima, Lázaro Santos da Silva, de 18 anos, vulgo "Douguinha", foi atingido por projéteis de arma de fogo, e veio a óbito no local. 

Ainda segundo as informações, moradores do bairro ouviram vários tiros, por volta das 21h30 de ontem, mas só na manhã desta quarta-feira (01), a Polícia Militar foi informada sobre o homicídio. 

Os militares preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

As investigações do estão a cargo do delegado titular, Gilvan de Meireles e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Polícia Civil prende homem acusado roubo, estupro tentado e armazenamento de vídeos de pornografia infantil em Posto da Mata


Nova Viçosa: A equipe da Polícia Civil de Nova Viçosa, sob o comando do delegado Rui Pinheiro, conclui um inquérito policial e deu cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de Geovane de Jesus André, 26 anos de idade. 

A prisão ocorreu no final da manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, no Distrito de Posto da Mata. Segundo apurou reportagem do Liberdade News, as investigações iniciaram após o registro de 03 Boletins de Ocorrência, sendo as vítimas 02 homens e 01 mulher. 

Segundo informações, no dia 20 de novembro, no período da noite, um indivíduo parou sua motocicleta em um rua escura, e quando a vítima (mulher) passou, ele ordenou que ela parasse. 

Com medo, e por morar próximo ao local, a mulher correu para sua casa e chamou a polícia. Já no dia 21 de novembro, dois homens foram assaltados pelo indivíduo com as mesmas características, porém em momentos diferentes. 

A descrição era a mesma, homem negro, forte, aparentando ter 30 anos, utilizando uma motocicleta vermelha (Honda FAN) com adesivos. 

As vítimas (homens) informaram que o criminoso, simulando estar armado, subtraiu deles seus celulares. De posse das informações, os investigadores começaram a investigar o caso, e em posse das informações prestadas pelas vítimas, e com base em outros elementos de informação, os investigadores da Polícia Civil conseguiram identificar o suposto autor como sendo o Geovane. 

Em poder do suspeito, os policiais encontraram os dois aparelhos celulares subtraídos das vítimas. 

Após autorização judicial concedida pelo Poder Judiciário de Nova Viçosa, os investigadores acessaram o aparelho celular do investigado apreendido em seu poder no momento da abordagem policial. 

Os investigadores da Polícia Civil encontraram no aparelho do Geovane, postagens realizadas por ele em redes sociais, a partir de um perfil falso criado, oferecendo a venda os objetos subtraídos. Além disso também foi encontrado armazenado no aparelho celular, vasto material pornográfico, inclusive envolvendo pornografia infantil. 

O suspeito foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde após procedimentos de praxe, ele foi indiciado pela suposta prática consumada de dois roubos em relação aos dois homens vitimados. 

Já em relação a vítima mulher, apoiado na atuação distinta do suspeito em relação aos outros fatos investigados no mesmo inquérito policial, ele foi indiciado como autor de suposto estupro na forma tentada. 

Por fim, também foi imputado ao investigado a suposta prática de delito relacionado a ter armazenado em seu aparelho celular vídeos e imagens relacionados à pornografia infantil. 

O Geovane foi conduzido para a sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, onde passou por exames de lesões corporais e foi recolhido à carceragem, onde se encontra à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem morre num grave acidente em Itamaraju


Um trágico acidente vitimou um jovem durante a tarde deste quarta-feira (01) de fevereiro, no trecho urbano da rodovia BA-489, em Itamaraju. 

A vítima seguia numa decida na região do bairro Furlan, quando foi atingido por um veículo de carga que passou sobre o jovem. 

Testemunhas relataram que a vítima ainda sem identificação forma estava numa bicicleta e veículo que atingiu o jovem, seguiu viagem. 

As autoridade policiais foram notificada e o local do acidente isolado. 

O corpo será movido para o IML de Itamaraju, onde passará por procedimentos periciais, antes da liberação aos familiares. 

A policia deverá investigar detalhes sobre o acidente./IN

Jucuru net: lindo momento de reflexão


Você já teve alguma decepção na vida? 

Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou ter alguma surpresa desagradável em algum momento da caminhada. 

Podemos dizer que o sabor de uma decepção é amargo e traz consigo um punhal invisível que dilacera as fibras mais sutis da alma. 

Isso acontece porque nós só nos decepcionamos com as pessoas em quem investimos nossos mais puros sentimentos de confiança e amor. 

Pode ser um amigo, a quem entregamos o coração e que, de um momento para outro, passa a ter um comportamento diferente, duvidando da nossa sinceridade, do nosso afeto, da nossa dedicação, da nossa lealdade... 

Também pode ser a alma que elegemos para compartilhar conosco a vida, e que um dia chega e nos diz que o amor acabou, que já não fazemos mais parte da sua história... que outra pessoa agora ocupa o nosso lugar. 

Ou alguém que escolhemos como modelo digno de ser seguido e que vemos escorregando nas valas da mentira ou da traição, desdita que nos infelicita e nos arranca lágrimas quentes e doloridas, como chama que queima sem consumir. 

Enfim, só os nossos amores são capazes de nos ferir com a espada da decepção, pois os estranhos não têm esse trágico poder, já que seus atos não nos causam nenhuma impressão. 

Assim, vale a pena algumas reflexões a esse respeito para que não nos deixemos atingir pela cruel espada da desilusão. 

Para tanto, podemos começar levando em conta que, assim como nós, nossos amores também não são perfeitos. 

E que, geralmente, não nos prometem santidade ou eterna fidelidade. Nunca nos disseram que seriam eternamente a mesma pessoa e que jamais nos causariam decepções. 

Nós é que queremos que sejam como os idealizamos. 

Assim nos iludimos. Mas só se desilude quem está iludido. 

Importante que pensemos bem a esse respeito, imunizando a nossa alma com o antídoto eficaz do entendimento. 

Importante que usemos sempre o escudo do perdão para impedir que os atos infelizes dos outros nos causem tanto sofrimento. 

Importante, ainda, que façamos uso dos óculos da lucidez, que nos permitem ver os fatos em sua real dimensão e importância, evitando dores exageradas. 

A ilusão é como uma névoa que nos embaraça a visão, distorcendo as imagens e os fatos que estão à nossa frente. 

E a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo ou alguém. 

Assim, se você está amargando a dor de uma desilusão, agradeça a Deus por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe toldavam a visão. 

Passe a gostar das pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem. 

Considere que você também já deve ter ferido alguém com o punhal da decepção, mesmo não tendo a intenção, e talvez sem se dar conta disso. 

Por todas essas razões, pense um pouco mais e espante essa tristeza do olhar... Enxugue as lágrimas e siga em frente... sem ilusões. 

*   *   * 

Aprenda a valorizar nas pessoas suas marcas positivas. 

Lembre-se de que cada um dá o que tem, o que pode oferecer. 

Uns oferecem o ácido da traição, o engodo da hipocrisia, o fel da ingratidão, pois é o que alimentam na alma. 

Mas, seja você a cultivar em seu jardim interior as flores da lealdade, do afeto, da compreensão, da honestidade, para ofertar a todos aqueles que cruzarem o seu caminho.

 

Seja você alguém incapaz de ferir ou provocar sofrimentos nos seres que caminham ao seu lado.

43ª CIPM/Itamaraju realiza a "Operação Força Total" intensificando policiamento em Itamaraju e Jucuruçu

 


Ouça o áudio:

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira 31 de janeiro de 2023, policiais militares da 43ª CIPM/Itamaraju vem atuando na "Operação Força Total". Deflagrada na área de atuação da unidade policial Itamaraju/Jucuruçu, com a finalidade de proporcionar mais segurança à população.

 


A Operação, que acontece com planejamento e sem divulgação prévia, tem como foco a ampliação da segurança no estado, sendo determinada através da Secretaria de Segurança Pública.

 


O emprego dos policiais nas ruas foi intensificado sendo realizado abordagens, blitz e incursões em toda a cidade visado coibir crimes, apreender drogas, armas de fogo, veículos em situação irregular e aumentar a sensação de paz.

 


A ação foi comentada pela população diante da grande presença de policiais militares em pontos específicos do município itamarajuese, o comandante da unidade Major PM Dumas, juntamente com o Subcomandante Capitão Sidney Oliveira, acompanham os desdobramentos da operação e breve divulgará os resultados da ação desencadeada.

 


O comandante ressalta que a missão da unidade militar é proteger a sociedade, reduzindo os crimes combatendo a marginalidade e proporcionando segurança pública./cocobongo

Gás de cozinha sofre primeiro reajuste do ano na Bahia; aumento pode chegar a R$ 7

Bahia: A partir de quarta-feira (1º), o preço do gás de cozinha vai aumentar na Bahia. O reajuste será de 8,2%, ficando em torno de R$ 5 a R$7 mais caro. O aumento será o primeiro de 2023 no estado. 

Por meio de nota, a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, disse que os preços dos combustíveis produzidos na refinaria seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete. 

A Acelen disse ainda que acredita em uma política transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado./G1

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

É bastante grande o número de pessoas contaminadas com [CHIKUNGUNYA] em Jucuruçu

 

Jucuruçu - terça-feira, 31 de janeiro de 2023, é muito grande o número de pessoas na cidade de Jucuruçu reclamando dos sintomas da CHIKUNGUNYA.

A doença, uma das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, já conta com vários casos confirmados na sede. 

Se você apresentar sintomas como febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, fraqueza, vômitos e dores abdominais, o Ministério da Saúde orienta que você procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima a você. 

Medidas de prevenção e combate à doença precisam ser realizadas, é extremamente importante limpar e verificar locais em que a água pode ficar acumulada. Faça a sua parte, pois, evitar a proliferação do mosquito é a melhor maneira de prevenir a população contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. 

O que fazer para eliminar o mosquito

O principal meio de transmissão das 3 arboviroses, dengue, chikungunya e zika, é a picada de mosquitos Aedes Aegypti, os mesmos que transmitem a febre amarela. 

Daí a importância dos cuidados em casa, uma vez que os mosquitos Aedes se proliferam em locais com água armazenada. 

Os primeiros cuidados que devemos ter para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar as doenças são: 

• tampar lixeiras;

• tampar tonéis e caixas d’água;

• manter as calhas sempre limpas;

• limpar ralos e colocar telas;

• deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;

• preencher os pratos de vasos de plantas com areia;

• manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água;

• limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.

VÍDEO: Paciente é carregada em rede após ambulância ser impedida de prestar socorro por más condições em estrada de terra

Ambulância é impedida de prestar socorro por más condições em estrada de terra e paciente é carregada em rede — Foto: Reprodução/TV Bahia

Guaratinga: Uma mulher precisou ser carregada em uma rede para ser atendida por uma ambulância, na zona rural de Guaratinga, no sul da Bahia. O atendimento móvel não conseguiu chegar até ela por causa das más condições de uma estrada de terra. 

O caso aconteceu na segunda-feira (30), um dia após a paciente dar à luz. A mulher passou mal e o agente de saúde que atende à comunidade acionou uma ambulância, que não teve como entrar no povoado de Monte Alegre. 

Para auxiliar a paciente, vizinhos a colocaram em uma rede e a carregaram durante todo o trajeto de estrada de terra, por onde a ambulância não conseguiu passar. A situação foi registrada por outros moradores e o vídeo foi divulgado nas redes sociais. 

A prefeitura informou que a condição da estrada foi agravada por causa das chuvas constantes que caem na região desde o início do ano. A gestão informou ainda que um cronograma foi montado para atender às estradas vicinais que dão acesso aos povoado, mas esse cronograma só pode ser cumprido conforme a estabilidade do tempo, porque o verão segue chuvoso. 

Imagens TV Bahia

Depois de ser carregada na rede, a paciente foi levada para Unidade de Saúde de Monte Alegre, onde recebeu o atendimento inicial, e depois foi encaminhada para o Hospital Maternidade Joana Moura, onde segue internada junto com o bebê. Ela e a criança passam bem./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.