Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de abril de 2024

Velório do ex- prefeito Temóteo Brito será no Jacarandá Country Club

O velório do ex-prefeito, carinhosamente conhecido como Temóteo Brito, será um momento de despedida e homenagens marcantes. 

Amigos, familiares e admiradores se reunirão no Jacarandá Country Club a partir das 8 horas da manhã deste domingo (21) para prestar suas últimas homenagens a esse ícone da política local. 

Sua trajetória como líder político deixou marcas profundas na comunidade, e sua partida deixa um vazio que será sentido por muitos. 

A cerimônia promete ser um momento de reflexão e celebração da vida de Temóteo Brito, destacando suas realizações e legado para a cidade./Bahiaextremosul

Colisão causa a morte de três pessoas na BR-101 em Posto da Mata


Uma colisão entre dois veículos de passeio na BR-101 próximo ao distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa, causou a morte de três pessoas na tarde deste sábado 20. 

Segundo testemunhas, o motorista do Toyota Corolla seguia em direção a Teixeira de Freitas quando foi surpreendido por um Nissan Kicks, que tentava ultrapassar uma carreta, resultando em uma colisão frontal inevitável. 

Na tentativa de desviar, o motorista da carreta acabou saindo da estrada, mas escapou ileso. 

A violência do impacto causou a morte imediata dos três ocupantes do Corolla, identificados como Fernando Santos da Silva, de 43 anos, o motorista, e os passageiros José Carlos Costa dos Santos e Ciro Teodoro Conceição, todos residentes em Posto da Mata. 

Já os ocupantes do Nissan Kicks, foram socorridos e levados ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há informação sobre o estado de saúde deles. Em meio aos destroços, o veículo Corolla começou a pegar fogo após a colisão, mas as chamas foram apagadas por populares./sigaanoticia

Aniversário de Eunápolis: show gospel de Eli Soares é a atração principal

Eli Soares tem quatro indicações consecutivas e duas premiações no Grammy Latino (foto: divulgação)

A prefeitura de Eunápolis está preparando um grande evento, em maio, para comemorar os 36 anos de emancipação política do município. 

A data oficial é 12 de maio, mas a festa será realizada no dia 11, com show do cantor gospel Eli Soares, que tem entre seus grandes sucessos os hits “Deus cuida de mim” e “Se eu cair”. 

O evento, que acontecerá a partir das 19h na Rua Duque de Caxias, no Centro, também terá show gospel com a cantora Inaiá Ramos, de Eunápolis. 

DOIS PRÊMIOS GRAMY LATINO – O cantor mineiro de 32 anos está fazendo muito sucesso não só no meio religioso, mas também entre as pessoas que não são cristãs, por combinar diversos estilos, do moderno ao tradicional. 

Atuando como cantor, compositor, produtor musical e diretor de shows há mais de 20 anos, ele tem quatro indicações consecutivas e duas premiações no Grammy Latino.

   

Entre seus grandes sucessos, também estão “Me ajude a melhorar”, “Meu amanhã”, “Minha oração”, “Morada”, Os anjos Te louvam”, “Eu sou” e “Deus está aqui”./Radar News

Luto na Política - Morre o ex prefeito Temóteo Brito


Com profundo pesar que anunciamos a triste notícia do falecimento do ex-prefeito Temóteo Alves de Brito, mais conhecido como Temóteo Brito. Nascido em Maiquinique/BA, em 09 de novembro de 1941, Temóteo foi uma figura emblemática da política local, além de um respeitado agropecuarista. Filiado ao Partido Progressista (PP) desde 2019, ele deixou um legado significativo não apenas na esfera política, mas também como membro ativo da comunidade. 

A trajetória de Temóteo Brito é marcada por uma dedicação incansável ao serviço público e pelo compromisso inabalável com o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas. Sua história política teve início com sua participação ativa na luta pela emancipação de Teixeira de Freitas, município que ele liderou como prefeito por três mandatos. 

Eleito como o primeiro prefeito de Teixeira de Freitas em 1985, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), Temóteo Brito esteve à frente da administração municipal de 1985 a 1988, período em que realizou obras relevantes para o desenvolvimento local, como o Parque de Exposições Temoteo Alves de Brito, a sede da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a antiga Emarc (atual IFBaiano). 

Em sua carreira política, Temóteo também exerceu o cargo de Deputado Estadual, sendo eleito em 1990 pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), e novamente prefeito de Teixeira de Freitas em 1992, permanecendo no cargo até 1996. Em 2011, foi eleito deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), cumprindo mandato até 2015. 

Em 2016, Temóteo Brito concorreu mais uma vez ao executivo municipal, sagrando-se pela terceira vez prefeito de Teixeira de Freitas, desta vez pelo Partido Social Democrático (PSD), permanecendo no cargo até 2020. Sua liderança e compromisso com a cidade foram reconhecidos pela comunidade, o que o levou a disputar a reeleição para prefeito nas eleições municipais de 2020, onde terminou em segundo lugar. 

Temóteo Brito deixa um legado de dedicação e serviço à sua cidade e ao povo baiano. Sua partida deixa um vazio imensurável na política local e será profundamente sentida por todos aqueles que o admiravam e respeitavam. Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências à família, aos amigos e aos admiradores de Temóteo Brito. Que sua memória permaneça viva e inspiradora, guiando-nos sempre na busca por um futuro melhor para nossa querida cidade de Novo 

Temóteo era pai de quatro filhos, Léo Brito, ex prefeito de Alcobaça e candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Fabian, Maria de Fátima e Ludimila (in Memorian).  

Nossos sentimentos a famílias e amigos, que Deus dê forças a todos para suportar este momento de dor./Bahiaextremosul

Homem é preso pela polícia após ameaçar a própria filha, em Caravelas


Nesta sexta-feira, 19 de abril, a equipe liderada pelo delegado Dr. Marco Antônio Neves, titular da cidade de Caravelas, realizou a prisão de José Carlos Guedes Lima, de 56 anos, após este ameaçar sua própria filha. A vítima, uma mulher de 26 anos, denunciou as ameaças de agressão e morte feitas por seu pai, o que levou à intervenção policial. 

As autoridades prontamente se deslocaram para averiguar a situação e, ao encontrarem o suspeito, deram-lhe voz de prisão. José Carlos foi conduzido à delegacia territorial, onde foram realizados os procedimentos legais. Diante das evidências e conforme estipulado pela Lei Maria da Penha, ele foi autuado em flagrante por ameaça. 

Apesar da possibilidade de pagamento de fiança, esta não foi recolhida, resultando na permanência de José Carlos sob custódia, à disposição da Justiça. No final da tarde, ele foi transferido para a carceragem da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (8ªCOORPIM), em Teixeira de Freitas, onde permanece detido./Bahiaextremosul

Após afirmar que não comentaria sobre traição, Belo se pronuncia sobre fim de casamento com Gracyanne Barbosa

 


Como você acompanhou aqui no ESTRELANDO, na última quinta-feira, dia 18, foi anunciado o término do casamento entre Gracyanne Barbosa e o cantor Belo. Após diversas teorias dos internautas, e, até mesmo, uma confissão de traição por parte da musa fitness, o cantor decidiu finalmente se pronunciar sobre o ocorrido. 

De acordo com o jornalista Leo Dias, o pagodeiro teria feito uma declaração breve e sem expor muitos detalhes sobre o que levou ao fim do relacionamento do ex-casal. 

Muito triste de verdade com tudo isso que estão fazendo, Leo. Deus sabe de todas as coisas, escreveu ele em mensagem ao colunista. 

Através das redes sociais, Barbosa também deu sua primeira declaração oficial sobre o término. Após algumas indiretas através dos Stories do Instagram, Gracyanne decidiu publicar uma foto do ex-marido, acompanhado de uma baita legenda. 

Oi galera, sei que vocês merecem uma postagem, um esclarecimento ou um pronunciamento, como dizem. Estou desde ontem, tentando falar com vocês, mas ainda não consigo e acredito, que quem realmente gosta de mim e do Belo, entende, né? São 16 anos de uma história de amor, cheia de altos e baixos, tribulações, acertos, erros, conquistas..., começou escrevendo. 

Vídeo relacionado: Belo e Gracyanne Barbosa Se Separam (unbranded - Entertainment Portuguese (Br)) 

Em seguida, a musa fitness falou sobre o show que o ex fará com Soweto no Allianz Parque, em São Paulo, na noite desta sexta-feira, dia 19. 

Não quero falar muito hoje, afinal é um dia especial, para esse cantor tão amado, um dia muito esperado por todos, um projeto lindo no qual ele está bem dedicado, feliz e sei que vai arrasar demais! Não gostaria que fosse um dia de tristeza!, escreveu. 

Ao fim, Gracyanne Barbosa reiterou a ideia de ainda amar o cantor e existir chance de recomeço do ex-casal. 

Obrigada a todos, pelas mensagens de carinho, pela compreensão e por respeitarem nosso espaço. O amor não acabou! E se existe amor, pode existir recomeço, né? Às vezes, só precisamos de um tempo para colocar a vida, o coração e os pensamentos em dia, finalizou. 

Abaixo, confira a postagem completa feita por Gracyanne: 

Oi galera, sei que vocês merecem uma postagem, um esclarecimento ou um pronunciamento como dizem. Estou desde ontem, tentando falar com vocês mas ainda não consigo e acredito que quem, realmente gosta de mim e do belo, entende, né? 

São 16 anos de uma história de amor, cheia de altos e baixos, tribulações, acertos, erros, conquistas.. Não quero falar muito hoje, afinal é um dia especial, para esse cantor tão amado, um dia muito esperado por todos, um projeto lindo no qual ele está bem dedicado, feliz e sei que vai arrasar demais! Não gostaria que fosse um dia de tristeza!

Operação policial em Teixeira de Freitas e Sabará resulta em prisões por crime de estupro de vulnerável


Em uma ação coordenada pela Polícia Civil de Teixeira de Freitas, dois homens foram presos sob a acusação de envolvimento em um caso de estupro de vulnerável. Almir Conceição, 59 anos, foi detido na tarde de quinta-feira, 18 de abril, enquanto Hyata Anderson Vilga Quaresma, 47 anos, foi capturado na sexta-feira, 19, na cidade de Sabará, Minas Gerais. 

O inquérito teve início após a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas receber, em 14 de março, a denúncia de que N.J.dos S. S., uma menor de 13 anos, teria sido repetidamente abusada por seu pai, Gilberto Santana, 51 anos, desde os 9 anos de idade. A menor relatou que os abusos aconteciam quando era levada ao local de trabalho do pai, onde ele atuava como vigilante. 

Além disso, foi revelado que Gilberto Santana teria oferecido sua filha para manter relações sexuais com Almir Conceição e Hyata Anderson, este último dentro de um caminhão estacionado no local de trabalho do acusado. 

Gilberto Santana já havia sido preso em 14 de abril e se encontra detido no Conjunto Penal. As prisões de Almir Conceição e Hyata Anderson são parte dos esforços contínuos das autoridades para combater o abuso infantil na região. 

O inquérito policial está em fase de conclusão e será encaminhado à Justiça, com os acusados sendo indiciados pelo Artigo 217-A do Código Penal, que trata do crime de estupro de vulnerável. 

Nota da Redação: 

Este artigo reporta informações de um caso sensível e em andamento. A identidade da menor foi preservada, e os detalhes divulgados seguem as diretrizes de proteção à privacidade e à integridade dos envolvidos. A cobertura jornalística se compromete a acompanhar o desdobramento do caso, respeitando os princípios éticos e legais.medeirosdiadia

Confronto em Área Rural do Prado termina com suspeito de homicídios morto pela Polícia Civil de Teixeira


Prado: Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, investigadores do Núcleo de Homicídios de Teixeira de Freitas, com apoio operacional do CATI/Extremo Sul, realizaram uma operação em área rural da cidade do Prado. O objetivo era intimar Rogério da Cruz, de 26 anos, suspeito de envolvimento em homicídios relacionados ao tráfico de drogas e posse ilegal de armas e drogas. 

Os policiais se dirigiram ao assentamento de Riacho das Ostras, onde localizaram o suspeito. Ao perceber a presença policial, Rogério tentou fugir para uma área de mata, mas foi cercado pelos investigadores. Durante a tentativa de abordagem, Rogério, armado com um revólver calibre .38, resistiu à prisão e disparou contra os policiais, que revidaram. 

O confronto resultou na morte do suspeito, que faleceu enquanto recebia atendimento médico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para realização de exames de medicina legal. Após os procedimentos, será liberado para a família realizar o sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prepare o bolso - Acelen anuncia aumento de 5,1% no preço da gasolina vendida para distribuidoras na Bahia

 

Veja o preço de combustível em Jucuruçu, 

Nos postos de Salvador, o litro da gasolina nos postos custava em média R$5,99, na quarta-feira (17). Já nesta quinta, um estabelecimento comercializava a gasolina por R$ 6,30. 

Segundo a empresa, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. 

Nos postos de Salvador, o litro da gasolina nos postos custava em média R$5,99, na quarta-feira (17). Já nesta quinta, um estabelecimento comercializava a gasolina por R$ 6,30. 

Segundo a empresa, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. 

A Acelen ressaltou ainda que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Fiquem atentos: Jucuruçu está em nível alto de casos de dengue

 

O combate à dengue só será eficiente se nos unirmos 

Diante do cenário de epidemia por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as secretarias de Educação e Saúde se uniram para monitorar e promover ações para o combate ao mosquito e o enfrentamento à doença. 

Cuidados básicos podem ajudar no combate à DENGUE e de outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti (vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya). 

Verificar se a caixa d'água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira. 

Vamos juntos combater o MOSQUITO TRANSMISSOR. Quando a população participa, o resultado aparece!

Segundo o Boletim Arbovirose da Sec. da Saúde de   - 19/04/2023  Jucuruçu, se encontra assim os casos de dengue: 

Jucuruçu – 38, Coqueiro 123 -  Monte Azul: 12 -  Água Limpa: 02 São João da Boa Nova: 06   Total: 181 - Ativos: 25.

Pré-candidato a prefeito de Itamaraju Luiz Mário aponta sérios problemas na saúde

 

Não sou empresário da área da saúde e não tenho interesse em vender serviços de saúde ao povo de Itamaraju. 

Meu verdadeiro compromisso é assegurar o funcionamento eficiente da saúde pública, garantindo que todos, especialmente aqueles que não têm condições de pagar, possam ter acesso a serviços de qualidade e gratuitos.

Território demarcado da Aldeia Velha tem quase 2 mil hectares e fica em meio à Mata Atlântica

Processo de retomada do território ocorreu na década de 1990,


A terra indígena Aldeia Velha, cuja demarcação foi homologada na quinta-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está localizada em meio à Mata Atlântica, no distrito de Arraial d’Ajuda, litoral Sul de Porto Seguro. 

Conforme o decreto nº 12.000, que homologou a demarcação, a área indígena tem 1.997 hectares e pertence ao povo Pataxó. 

O processo de retomada do território ocorreu na década de 1990, por um grupo de indígenas sem aldeia que habitavam nos arredores de Arraial d’Ajuda, Trancoso e outras regiões de Porto Seguro. 

O nome Aldeia Velha foi dado pelo cacique Ipê, fundador da aldeia, devido aos vestígios encontrados na terra, que comprovaram que o território era habitado há muito tempo por indígenas de várias etnias. 

TERRITÓRIO DIVIDIDO EM DUAS ÁREAS – O território se divide em duas áreas: a aldeia de moradia, localizada próxima ao perímetro urbano de Arraial d'Ajuda, e a área de vivências culturais, utilizado pelas lideranças indígenas e fomento das tradições e se conectar com o sagrado e realizar seus rituais. 

Território demarcado da Aldeia Velha tem quase 2 mil hectares

No espaço cultural, onde ocorreu o início ao processo de retomada do território, mais distante da zona urbana, os visitantes conhecem sobre a cultura Pataxó e podem observar as exuberantes fauna e flora da Mata Atlântica. Também é local para conhecer e degustar alguns produtos cultivados na roça./ Radar News

Prado: Homem de 24 anos é brutalmente assassinado em Curumbau


Prado: O distrito de Curumbau, no município de Prado, foi palco de um crime violento na manhã desta quinta-feira, 18 de abril. Por volta das 07h15, Agnor Roque dos Santos Junior, de 24 anos, foi morto com quatro disparos de arma de fogo calibre .380 na região da cabeça. 

O delegado plantonista, Maderson Souza Dias, e os peritos Manoel Garrido e Everton dos Anjos, atenderam a ocorrência e realizaram a perícia no local. A cena do crime foi isolada pela CIPE/Mata Atlântica (CAEMA), pela Polícia Civil de Prado e pela Polícia Militar da 88ª CIPM, que executaram os procedimentos padrão. 

O servidor público Anderson Barbosa recebeu autorização para a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde foram realizados exames de necropsia. Após os procedimentos, o corpo foi liberado para a família realizar o sepultamento. 

Quatro estojos da munição utilizada foram recolhidos no local. As investigações do caso estão sob a responsabilidade do delegado Kleber Gonçalves e sua equipe. Até o momento, a motivação e a autoria do crime permanecem desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Policlínica de Teixeira de Freitas alcança marco histórico: 500 mil atendimentos oferecidos à comunidade regional


A Policlínica Regional de Saúde do Extremo Sul alcançou um marco significativo neste mês de abril de 2024, ao ultrapassar a impressionante marca de 500 mil atendimentos oferecidos. Localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas, a unidade de saúde tornou-se um ponto de referência crucial para os 13 municípios da microrregião do baixo extremo sul da Bahia. Este feito histórico é motivo de grande celebração para todos os envolvidos no CONSAÚDE – Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Teixeira de Freitas, responsável pela administração dos recursos da Policlínica. 

O CONSAÚDE é composto pelos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. Sob a liderança do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho (PP), que também é o presidente do CONSAÚDE, este consórcio se destaca como o primeiro constituído no Estado da Bahia, com uma trajetória marcada por pioneirismo e eficiência comprovados nas ações públicas de saúde em favor da população regional. 

Silvio Ramalho destaca a importância da parceria com o Governo da Bahia, enfatizando os frutos positivos e os grandes resultados alcançados na área da saúde pública regional. Por sua vez, o diretor-executivo do CONSAÚDE em Teixeira de Freitas, o administrador Max Almeida, ressalta o papel fundamental da unidade como um centro especializado de apoio diagnóstico, oferecendo uma ampla gama de serviços que incluem consultas clínicas especializadas e exames gráficos e de imagem. 

“Este equipamento não apenas oferece cuidados médicos, mas também promove um atendimento humanizado, transformando vidas e contribuindo para a melhoria da saúde pública na região. Desde sua fundação em 03/05/2016, ela tem desempenhado um papel vital no salvamento de vidas, como evidenciado pela impressionante marca de meio milhão de pessoas atendidas. Este é um testemunho do compromisso contínuo em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis à população da região das Costa das Baleias”, ressaltou o diretor executivo Max Almeida. 

De acordo com a diretora geral da Policlínica Regional de Saúde do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, gestora pública Luziaurea França, a unidade tem a função de reforçar a Atenção Básica de Saúde da região, pois é um equipamento importantíssimo para fechar um diagnóstico. “Aqui nós estamos garantindo que todos os 13 municípios da região possam completar o diagnóstico dos pacientes que tinham dificuldade de atendimento em algumas especialidades, e com isso reforçar o que nós consideramos prioridade na saúde pública, que é a prevenção”. 

E acrescenta ela: “Prestes a completa 8 anos de existência em Teixeira de Freitas no próximo dia 3 de maio, a Policlínica Regional de Saúde oferece um maior bem-estar aos pacientes do SUS, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada, preparada para atender as demandas da região, instalada em uma área de mais de 10 mil metros quadrados e com vários micro-ônibus para realizar o transporte dos pacientes que integram o Consórcio Público de Saúde da Região”, celebrou a diretora Luziaurea França./TeixeiraNews

Blogueira Teixeirense é presa em hotel de luxo no Espírito Santo acusada de Estelionato e jogo do “Tigrinho”

 


A blogueira teixeirense KARLA STEFANY DE SÁ, conhecida nas redes social como  @Karlastefanyh, com uma gama de quase 400 mil seguidores, foi presa pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, (18), em um hotel de Luxo no Espírito Santo, em um cumprimento a um mandado de prisão, expedido no último dia 02 de abril, pelo Juiz de Direito William Bossaneli Araújo. 

Entenda o caso;  


A blogueira é acusada de estelionato, em um processo que corre em segredo de justiça. Segundo o documento, (por questões éticas e judiciais não iremos divulgar); Karla automóvel marca Land Rover, modelo RANGE ROVER VELAR P330 SE, RDYN, de cor branca, Ano/modelo 2018/2019, cujo valor de mercado é de R$ 460.000,00 (quatrocentos e sessenta mil reais), sendo uma das formas de pagamento seria um veículo da marca BMW X6 2015/2016. Porém, a negociação do veículo BMW teria sido realizada sem o consentimento do verdadeiro dono. 

O Juizado Cível da Comarca de Teixeira de Freitas, deferiu liminar para que a blogueira devolvesse o veículo. Após ser notificada da decisão, a investigada, deliberadamente, começou a adotar condutas voltadas à ocultação do carro, obstruindo o cumprimento da ordem judicial e por vezes fazendo chacota com a justiça. 

Durante as investigações, a Polícia Civil apurou que a investigada atuava como “influencer digital”, incitando seus seguidores, por meio de promoções nas suas redes sociais, em especial por meio do seu perfil de Instagram (@karlastefanyh) com quase 400 mil a praticar jogos de azar, (conhecido como “tigrinho”) recebendo lucros em decorrência do número de usuários cadastrados e, sobretudo, do inevitável fracasso alheio. 

Ainda segundo a sentença, Karla induzia seus seguidores a realizarem apostas no “tigrinho”, porém, os mesmos nunca eram contemplados e a mesma ganhava porcentagem por cada derrota de quem ali investia. 

Diante das provas apuradas, o Judiciário do Estado da Bahia determinou Prisão Preventiva; Mandado de Busca e Apreensão do veículo citado acima; apreensão de celulares e outros eletrônicos, HD’s, laptops, pen drives, smartphones; arrombamentos de cofre, entre outros. 

Vida de Luxo; 

Nas redes sociais, a blogueira ostentava uma vida de milionária. Viagens internacionais, carros de luxo, joias, compras em lojas de grifes. No seu perfil no Instagram, facilmente percebemos a vida de ostentação vivida por Karla Stefany em seu feed de notícias, por exemplo, é possível ver vídeos da Blogueira curtindo noitadas e passeios de lancha, jetsky em Dubai e Ilhas Maldivas, entre outros paraísos. 

 

De Dubai à Carceragem 

Karla Stefany, segundo informações, durante o cumprimento do mandado de prisão, tentou esboçar resistência, sendo contida pelos policiais e encaminhada a unidade prisional feminina no estado do Espírito Santo. 

Operação deflagada no Belém do Pará 

Oito influenciadores supostamente envolvidos em um esquema de jogos de azar na internet, conhecido como “Jogo do Tigrinho”, foram presos desde segunda-feira (18) na operação “Truque de Mestre” no Pará. A movimentação financeira de um dos investigados chegou a mais de R$ 20 milhões, segundo a polícia.  

Ao todo, são 12 pessoas investigadas. Quatro mandados de prisão tinham sido cumpridos desde segunda-feira (18) em Belém; um na cidade de Bragança, nordeste do Pará; outro em São Francisco do Pará – que foi levado para a cidade de Castanhal -, e um em Recife (PE), onde uma investigada desembarcava para fazer lançamento de plataforma de jogo de azar. 

“Os investigados se valiam da condição de influenciadores digitais pegando capilaridade que têm para transformar a vida de ostentação em lucro, divulgavam através de uma plataforma conhecida como Tigrinho, faziam jogos online que a banca sempre ganhava. Eles sempre ganhavam e as pessoas que achavam que iam ganhar só eram lesadas”./Verdades Políticas

MP move ação contra Coelba por falhas no fornecimento de energia em Teixeira de Freitas


O Ministério Público estadual ingressou com uma ação civil pública contra a Coelba devido às deficiências no serviço de energia elétrica prestado no Município de Teixeira de Freitas. O promotor de Justiça João Batista de Madeiro Neto, responsável pela iniciativa, fundamentou-se em dados técnicos fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) referentes ao período de 2014 a 2023, que apontam sérias irregularidades na prestação do serviço pela concessionária. 

Segundo o promotor, a situação identificada exige correções urgentes para evitar a continuidade da ilegalidade. Na ação, o Ministério Público solicita, em caráter de urgência, que a Justiça determine à Coelba a adoção de todas as medidas necessárias para garantir a qualidade e a regularidade do fornecimento de energia elétrica em Teixeira de Freitas. Além disso, a solicitação inclui a prevenção de interrupções repentinas, assim como oscilações e quedas de tensão, sem prévia notificação ou justificativa adequada. 

O promotor ressaltou que Teixeira de Freitas, sendo um importante polo regional, tem enfrentado frequentes cortes de energia, apagões e instabilidade no serviço, independentemente do horário ou dia da semana. Os dados fornecidos pela Aneel evidenciam o descumprimento persistente, ao longo dos anos, dos indicadores técnicos de Duração Equivalente de Interrupção (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) pelos Conjuntos de Unidades Consumidoras que atendem à população local. 

O Ministério Público requer que a Justiça determine à Coelba a realização de manutenção preventiva e reparos contínuos na rede elétrica e nos postes de distribuição de energia elétrica do município, visando assegurar um serviço eficiente e em conformidade com as normativas vigentes./mpba

quinta-feira, 18 de abril de 2024

43ª CIPM recupera veículo com restrição de roubo, em Itamaraju


Na tarde de quarta-feira (17), uma guarnição do serviço de radiopatrulhamento da 43ª CIPM realizava rondas na região central de Itamaraju, quando foi contatada por um cidadão dando conta de que havia localizado um veículo com as características do seu carro, roubado há um mês na sua propriedade rural. 

De imediato, a guarnição acompanhou o solicitante até o local onde estava o veículo Marca/Modelo Fiat/Uno, de cor branca, chegando no momento em que o motorista estava embarcando no carro. Os policiais militares procederam com a abordagem e ralizaram uma vistoria no carro, o qual havia sofrido alteração de caracteres no chassi, passando a ter a identificação de uma veículo de modelo mais antigo. 

Ao consultar a numeração do motor, constatou-se que as informações obtidas batiam com a do veículo da vítima, que já possuía restrição de roubo no sistema. Diante disso, o condutor recebeu voz de prisão em flagrante e juntamente com o veículo foram apresentados na Delegacia Territorial de Itamaraju, para as medidas legais cabíveis./43ª CIPM

Homem é assassinado em distrito de Prado


Um homem foi assassinado no distrito de Corumbau, região pertencente ao município de Prado, nas primeiras horas desta quinta-feira (18) de abril. O corpo foi encontrado por populares. 

A vítima ainda sem identificação formal, foi executado num local conhecido como Praia da Segóvia, onde o corpo apresentava perfurações provenientes de disparos de arma de fogo. 

Populares notificaram as autoridades da 88ª CIPM de Prado, que prontamente destinaram guarnições até a localidade. O cenário do crime de homicídio foi isolado. 

A polícia civil autorizou o levantamento cadavérico e o corpo foi transferido para o IML de Itamaraju. No local também foram encontradas cápsulas de pistola. 

A polícia coletou depoimento de testemunhas e deverá intensificar as investigações na busca pelo autor e principal motivação do assassinato. 

O corpo passará por exames periciais e posteriormente será liberado aos familiares./in

Conta de energia elétrica ficará mais cara na Bahia; confira quando

 

A partir da próxima segunda (22), a tarifa de energia elétrica ficará um pouco mais cara no Estado da Bahia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorizou um reajuste médio de 1,53%, que será aplicado de imediato pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). 

Os consumidores que estão classificados na faixa de baixa tensão, geralmente os residenciais, sofrerão o maior impacto, e terão um reajuste médio de 1,62%. Para os de alta tensão, como indústrias e comércios de grande porte, o aumento será de 1,28%. 

A Aneel, justificou que o reajuste faz parte de um processo de revisão periódica da Coelba, que estaria previsto no contrato de concessão da empresa, que atende cerca de 6,6 milhões de unidades em todo o Estado, e que fatores como custos com compra e transporte de energia foram os principais para o impacto no cálculo da revisão./Bahianoticias

Ataque em Residência: Cigano é baleado após ação criminosa na cidade de Itamaraju

 


Itamaraju: Na noite desta quarta-feira, 16 de abril, por volta das 22h00, um cigano de 44 anos foi vítima de um ataque armado dentro de sua própria casa, localizada na Rua Arthur Fontes Mascarenhas, no Bairro Novo Prado, na cidade do Prado. Segundo informações, o homem estava em casa com sua esposa e filhos quando um indivíduo encapuzado invadiu o local. O agressor, após pular o muro e arrombar a porta, ameaçou a vítima com uma arma de fogo. 

Durante o confronto, o suspeito agarrou o pescoço da vítima, roubou seu cordão de ouro e disparou contra seu ombro esquerdo antes de fugir. Familiares prontamente socorreram o ferido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde ele recebeu atendimento inicial. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da vítima. 

Câmeras de segurança registraram a presença de três veículos próximos ao local do crime: um Fiat Uno, um Gran Siena prata e um Fiat Strada branco. Notavelmente, um desses veículos foi utilizado na fuga do autor do disparo. O cordão de ouro, que havia sido levado, caiu durante a fuga e foi recuperado. 

A Polícia Civil, sob a liderança do delegado titular Gilvan de Meireles Prates, está investigando o caso. A motivação por trás da tentativa de homicídio ainda não foi esclarecida. Segundo o delegado, já foi realizado algumas diligências, captação de câmeras de monitoramento e até perícia de local de crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Aveloz é a cura do câncer e pode está no seu quintal

 

 

Para que serve a aveloz e como usar

Atualizado em fevereiro 2020 

Aveloz, também conhecida por Árvore-de-São-Sebastião, cega-olho, coral-verde ou almeidinha, é um planta tóxica que vem sendo estudada para combater o câncer, uma vez que é capaz de eliminar algumas células cancerígenas, impedindo o seu desenvolvimento e reduzindo o tumor. 

A Aveloz é uma planta nativa da África, mas que pode ser encontrada no nordeste do Brasil e que, normalmente, apresenta cerca de 4 metros de altura, tendo vários ramos verdes carnudos e poucas folhas e flores. 

Seu nome científico é Euphorbia tirucalli e pode ser encontradas em algumas 

Para que serve

Apesar da sua toxidade, as principais propriedades da Aveloz que já estão comprovadas pela ciência incluem sua ação anti-inflamatória, analgésica, fungicida, antibiótica, laxante e expectorante. Em relação a propriedade antitumoral são necessários mais estudos. 

Devido às suas diversas propriedades, a Aveloz pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de: 

Verrugas;

Inflamação da garganta;

Reumatismo;

Tosse;

Asma;

Prisão de ventre.

Além disso, popularmente acredita-se que essa planta também pode ser útil contra o câncer de mama, embora os estudos não mostrem que seja realmente eficaz, sendo necessário mais pesquisas a esse respeito. 

Modo de uso

​O modo de uso da Aveloz deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que a planta é bastante tóxica, podendo colocar em perigo a vida do paciente. A forma mais comum é a toma de 1 gota do látex diluído em 200 ml de água diariamente, pelo tempo determinado pelo médico. 

Não é recomendado tomar esse remédio natural sem conhecimento médico porque pode causar graves lesões no corpo. 

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Aveloz estão principalmente relacionados com o contato direto com a planta, podendo resultar em feridas graves, queimaduras, inchaço e, até mesmo, necrose dos tecidos. Além disso, quando em contato direto com os olhos pode causar ardência e destruir a córnea causando cegueira permanente, caso não haja atendimento médico imediato. 

Quando o látex proveniente dessa planta é ingerido em excesso ou sem que seja diluído, pode haver vômito, diarreia, grave irritação dos tecidos do estômago e aparecimento de úlceras, por exemplo. 

A Aveloz é contraindicada em qualquer caso em que seu uso não é indicado devido à sua elevada toxicidade, por isso é recomendado que seu uso só seja feito sob orientação médica ou do fitoterapeuta.

Eunápolis: prefeita Cordélia concede enquadramento histórico para mais de 115 professores

A prefeita destaca o diálogo e a resolução de conflitos como ferramentas importantes para a gestão da educação


Em um evento realizado na Escola Municipal Eunice Reis na terça-feira (16), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, concedeu o enquadramento de carga horária de 20 para 40 horas a mais de 115 professores que aguardavam a medida há mais de 20 anos. 

A iniciativa representa um marco histórico na educação do município, segundo a gestora, que destacou o compromisso da sua administração com a valorização dos profissionais da área. 

“Estamos criando um marco histórico na educação de Eunápolis. Nenhum gestor teve mais compromisso, fez mais gestão voltada para a educação como nosso governo. Fico feliz porque não é um governo que trabalha só. Trabalhamos ouvindo, pensando, dialogando com a categoria”, afirmou Cordélia. 

O evento contou com a presença de servidores da educação, incluindo o diretor da Escola Municipal Eunice Reis, Wanderson Lopes, que elogiou o compromisso político da prefeita com a educação e o impacto positivo do diálogo e da resolução de conflitos na gestão educacional. 

Presidente da APLB-Sindicato destaca importância do momento 

A presidente da APLB-Sindicato, entidade que representa a categoria dos professores em Eunápolis, Jovita Lima, também esteve presente no evento e ressaltou a importância do momento, que segundo ela é histórico. 

A presidente da APLB-Sindicato, Jovita Lima, ressalta a importância do momento e a promessa da prefeita de assinar mais cinco enquadramentos

“Este é um dia histórico para a educação de Eunápolis. A luta dos professores por seus direitos finalmente está sendo reconhecida”, afirmou Jovita. “O enquadramento em 40 horas semanais representa um aumento significativo na renda dos professores, além de melhores condições de trabalho.” 

Mais conquistas para a educação 

Além do enquadramento, a gestão da prefeita Cordélia também concedeu 114 licenças-prêmio (o maior número da história do magistério de Eunápolis), 15 progressões, 89 titulações, 24 mudanças de níveis e mais de 40% de reajuste salarial para a classe.

A gestão da prefeita Cordélia concedeu mais de 40% de reajuste salarial para a classe dos professores

Outra conquista importante foi a revogação do Decreto 6.022/2016, que mantinha travada por anos as progressões de carreira dos servidores da educação. Pela primeira vez em uma única gestão, todas as categorias de servidores efetivos da rede municipal tiveram implantações de seus requerimentos de carreira. 

“Somos um governo que cuida de gente, ouve e realiza sonhos”, reforça Cordélia. 

Novos enquadramentos em breve 

“Além desses 115 enquadramentos, a prefeita já prometeu assinar mais cinco, que já estão aguardando na Secretaria de Educação”, frisa a sindicalista Jovita Lima./Radar News: 

Sobe para 40 número de mortes por dengue na Bahia; epidemia abrange 269 municípios


Com a confirmação de mais três mortes nesta terça-feira (16), sobe para 40 o número de vítimas da dengue na Bahia.

Os novos casos foram registrados em Vitória da Conquista, que lidera as ocorrências, Barra do Choça e Várzea Nova, município do norte do estado que confirmou seu primeiro óbito. [Veja a lista completa abaixo] 

Na segunda (15), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) já havia indicado um aumento de 667% nos casos da doença em 2024. Até o dia 13 de abril, 134.953 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 17.595 casos. 

No atual cenário, a região sudoeste concentra 44% das ocorrências e 65% dos óbitos. 

Mas a doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti se manifesta em todo o território. No total, 269 municípios enfrentam a epidemia, dois a mais do que na última atualização da Secretaria de Saúde do estado (Sesab). 

Apesar disso, a Sesab ressalta que a Bahia possui taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. 

Veja abaixo a lista de cidade onde ocorreram mortes por conta da dengue: 

  • Vitória da Conquista (9)
  • Jacaraci (4)
  • Feira de Santana (3)
  • Juazeiro (3)
  • Piripá (3)
  • Caetité (2)
  • Santo Antônio de Jesus (2)
  • Barra do Choça (2)
  • Caetanos (1)
  • Campo Formoso (1)
  • Carinhanha (1)
  • Coaraci (1)
  • Encruzilhada (1)
  • Guanambi (1)
  • Ibiassucê (1)
  • Irecê (1)
  • Palmas de Monte Alto (1)
  • Santo Estevão (1)
  • Seabra (1)
  • Várzea Nova (1). 

 Epidemia no sudoeste Bahia 

A situação mais preocupante é em Vitória da Conquista, analisa a Sesab. A cidade lidera o número de casos prováveis e de mortes. 

“Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, destacou o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa, em reunião semana do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) nesta segunda-feira. 

Número de casos da Febre do Oropouche sobe para 55 na BA 

O grupo reúne diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA). 

Chikungunya e zika 

Além da dengue, o mosquito aedes aegypti também transmite outras duas arboviroses: zika e chikungunya. 

Neste ano, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado./G1-BA

quarta-feira, 17 de abril de 2024

VIDEO: Mulher leva cadáver de idoso a banco para sacar R$ 17 mil; veja o que se sabe até agora

 

Na tarde da última terça-feira, Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, chegou a uma agência bancária acompanhando um idoso na cadeira de rodas. A falta de reação do homem de 68 anos levantou suspeitas dos funcionários, que aguardavam a assinatura de documentos para liberar para ele o saque de R$ 17 mil. Com receio de que o idoso estivesse passando mal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. No atendimento, foi contatado o óbito, ocorrido há pelo menos duas horas. Érika foi presa em flagrante por ter levado o cadáver de Paulo Roberto Braga ao banco. O caso é investigado pela Polícia Civil. Saiba o que se sabe até agora. 

'Ela é muito estranha, maluca mesmo', diz ex-sogra sobre mulher que levou idoso morto para saque em banco

Auxílios: Mulher que levou idoso morto a banco no Rio já recebeu R$ 30 mil do governo em benefícios

Quem é 'Tio Paulo'? 

O homem morto foi identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos. A morte foi atestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Campo Grande para ser periciado. Segundo a polícia, ele e a suspeita presa são primos. 

Justificativa: Mulher que levou cadáver a banco diz, em depoimento, que idoso queria dinheiro para comprar TV e fazer obra em casa

Quem é Érika de Souza Vieira Nunes?

A mulher que levou o cadáver ao banco foi identificada como Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos. Em depoimento, ela disse ser sobrinha e cuidadora do idoso. A polícia, no entanto, por meio de documentação comprovou que ela é prima do homem. Eles viviam próximos e eram vizinhos. 

Crime: Vilipêndio a cadáver: entenda o crime pelo qual mulher que levou idoso à banco foi autuada 

Quantia de R$ 17 mil 

Segundo a investigação, Érika levou o corpo de Paulo Roberto até a agência do Itaú em Bangu para que fossem assinados papéis para um saque de R$ 17 mil referente a um empréstimo, o que liberaria a quantia. De acordo com a apuração da TV Globo, o valor já estava pré-aprovado. 

Chegada em carro de aplicativo 

Érika contou que chamou um carro de aplicativo e, com a ajuda do motorista, embarcou e desembarcou o idoso do veículo. A polícia tenta localizar esse motorista para que ele preste depoimento. 

Cliente em cadeira de rodas 

Paulo Roberto chegou à agência bancária numa cadeira de rodas, acompanhado por Érika. Em imagens gravadas por funcionários é possível ver que o idoso não se movimenta. Érika tinha que segurar a cabeça dele no lugar e ajudava-o a segurar a caneta para que os documentos fossem assinados. Os atendentes do banco suspeitaram. 

Gravação por funcionários 

Em um vídeo gravado por um dos funcionários da agência é possível ver Érika falando e interagindo com o idoso, que não esbanja qualquer reação. Por vezes ela reposiciona a cabeça do homem e segura a mão direita dele, como se fosse o auxiliar a assinar o documento. A cena foi gravada por funcionários do banco, que desconfiaram da ação e chamaram a polícia. 

Falta de reação 

Apesar das investidas de Érika para que o idoso assinasse o documento, não havia reação. A falta de interação chamou a atenção dos funcionários. Uma atendente chega a dizer para Érika: "Acho que ele não está bem não". 

Érika ainda insistiu e pediu para que o idoso assinasse os papéis, dizendo: 

"Tio Paulo precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer, eu faço. Igual ao documento aqui: Paulo Roberto Braga. O senhor segura (a caneta). O senhor segura forte pra caramba a cadeira aí. Ele não segurou ali a porta?" 

Registro do caso 

A investigação está a cargo da 34ª DP (Bangu), onde foi registrado. Érika prestou depoimento na distrital após a prisão em flagrante. Ela deixou a unidade na manhã desta quarta-feira. O delegado Fábio Souza está à frente do caso. 

"Ela tentou simular que ele fizesse a assinatura, mas os funcionários acharam que ele estava doente e chamaram o Samu. Ele já entrou morto no banco. Ela se diz cuidadora dele, e de qualquer forma ela vai responder pelos crimes. Vamos continuar a investigação com demais familiares e entender se na data do empréstimo ele estava vivo", disse o policial. 

Morto há duas horas 

Um dos funcionários do Samu mobilizados para a agência bancária afirmou à polícia que Paulo Roberto estava morto havia pelo menos duas horas. Segundo o depoimento, isso foi constatado porque o corpo do idoso já apresentava livores — manchas escuras que correspondem às zonas de falta ou de acumulação de sangue —, que costumam aparecer após esse tempo. 

Corpo levado para o IML de Campo Grande 

O médico do Samu Leandro Magro ao ser chamado para a ocorrência na agência, por volta das 15h20 da última terça-feira, constatou que Paulo Roberto já estava morto e "com sinais de intoxicação exógena e, por isso, não poderia realizar a declaração de morte sendo necessária a remoção do cadáver para o IML". O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Campo Grande para realização de exames. 

Ida à agência foi pedido de idoso, diz presa 

Segundo o delegado Fábio de Sousa, Érika contou, em depoimento, que foi até a agência com o idoso porque ele teria pedido para que pudesse sacar a quantia já solicitada ao banco. 

— Ela falou que ele estava vivo e que ele que quis ir lá pegar o dinheiro do seguro. Esse seguro já tinha sido realizado, segundo ela, no dia 25 do mês passado e ele só queria pegar o dinheiro do seguro. Então, ele pediu a ela e ela o levou até lá para pegar o dinheiro. Só que no vídeo, é visivelmente, dá para ver claramente que ele já estava morto, porque ela levanta a cabeça dele várias vezes, pega na mão dele. Ele está visivelmente morto — afirma o delegado. 

Empréstimo para comprar TV e fazer obra em casa 

Em depoimento, Érika afirmou que o empréstimo, no valor de R$ 17 mil, feito em nome de Paulo Roberto, era para comprar uma televisão e fazer uma obra em casa. O pedido para ir ao banco partiu do idoso, afirmou a suspeita. Segundo ela, o homem ficou cinco dias internado por causa de uma pneumonia e teve alta no dia anterior à ida à agência. Após a alta ele ficou sob os cuidados de Érika, afirmou ela, e revelou ter feito o empréstimo, solicitado no dia 25 de março. O idoso, então, teria mostrado interesse em sacar a quantia pedida. 

Autuada por dois crimes 

Érika afirmou em depoimento que antes de sair de casa e já dentro do banco, Paulo Roberto estava consciente, apesar de debilitado, e que parou de responder no momento de receber atendimento de funcionários da agência bancária. A suspeita foi autuada em flagrante por vilipêndio de cadáver e furto mediante fraude. 

Advogada contesta polícia 

A advogada Ana Carla de Souza Correa, que defende a suspeita, disse que o idoso foi levado e chegou à agência ainda com vida. Segundo ela, o homem teria passado mal no local. 

"Os fatos não aconteceram como foram narrados. O Paulo chegou à agência bancária vivo. Existem testemunhas que no momento oportuno serão ouvidas. Ele começou a passar mal e depois teve todos esses trâmites. Tudo isso vai ser esclarecido. Acreditamos na inocência da senhora Érika", disse a advogada. 

Investigação se há mais envolvidos

A polícia também apura se Érika agiu sozinha ou se há outras pessoas envolvidas. Segundo o delegado Fábio Souza, tenta-se identificar o motorista de carro de aplicativo que levou a mulher e o idoso até a agência. Ele será intimado a prestar depoimento. Imagens das câmer

O que diz o banco

Em nota, o Itaú Unibanco, onde o fato aconteceu, informou "que acionou o SAMU assim que identificou a situação e colabora ativamente com as autoridades para o esclarecimento do caso”./oglobo

EM 2025, SALÁRIO MÍNIMO SERÁ DE R$ 1.502

 

Em 2025, o salário mínimo será de R$ 1.502, representando um aumento nominal de 6,39%. Este reajuste está previsto no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – PLDO de 2025, que foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 15 de abril. 

O valor do aumento segue a projeção de 3,25% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC nos 12 meses encerrados em novembro, mais um crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto -PIB em 2023, conforme estipulado no PLDO. 

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia confirmado anteriormente o valor do salário mínimo. No entanto, o Ministério do Planejamento confirmou a estimativa somente após a divulgação do PLDO. 

Além disso, o projeto apresentou previsões de R$ 1.582 para o salário mínimo em 2026, de R$ 1.676 para 2027 e de R$ 1.772 para 2028. Estas projeções são preliminares e serão revisadas nos próximos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. 

No ano passado, o salário mínimo passou a ser corrigido pelo INPC do ano anterior somado ao crescimento do PIB, prática que vigorou de 2006 a 2019. 

É importante ressaltar que o valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano e da nova política de reajuste. Segundo dados do Planejamento, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 370 milhões no Orçamento, devido às implicações nos benefícios da Previdência Social, abono salarial, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada – BPC e outros gastos atrelados à variação do salário mínimo. 

Em 2024, o salário mínimo é de R$ 1.412, representando um ganho real de 3% em relação a 2023. Este valor corresponde ao INPC acumulado nos 12 meses terminados em novembro de 2023, que totalizou 3,85%, mais o crescimento de 3% do PIB em 2022./ sitecontabil

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.