Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de agosto de 2022

O Projeto Quebrando o Silêncio da Igreja Adventista do Sétimo Dia leva uma grande multidão pelas as Ruas de Jucuruçu contra o abuso e a violência doméstica

 

O Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002. 

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul. A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. 

Por causa da pandemia que tem afetado nosso planeta, o distanciamento social precisou ser adotado como principal estratégia de redução da transmissão do novo coronavírus. Um dos efeitos colaterais dessa medida foi a maior incidência de problemas emocionais, como medo, ansiedade e estresse, que já afligiam a sociedade de maneira geral, mas que têm se tornado mais intensos em muitas famílias. 

As estatísticas nos revelam outra pandemia, mais silenciosa ou silenciada, é verdade, mas que precisa ser igualmente enfrentada. Falamos da violência praticada em casa contra grupos vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos. 

Há cerca de 20 anos desenvolvendo campanhas de conscientização contra a violência doméstica, o projeto Quebrando o Silêncio, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ampliou o seu foco de atuação em 2021. O resgate da segurança da família como um todo é o tema das ações deste ano, que ganhou desdobramentos em Jucuruçu BA. 

Um grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia do município promoveu uma ação junto à Praça Armindo Vieira de Araújo, na tarde deste sábado. 27.

 “Normalmente, as campanhas acontecem voltadas para a violência contra a mulher. Neste ano, estamos estendendo também para os homens e crianças, dentro de um resgate da segurança da família como um todo”, explicou um dos organizadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia e um dos coordenadores da ação no município. 

O movimento acontece em todo o território nacional, pois segundo os organizadores, se trata de um grande engajamento de todas as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia, que neste dia se dedicam a demonstrar o amor ao próximo, dando voz para aqueles que têm sido privados o direito básico de serem respeitados. 

Mulheres com as roupas sujas de tinta vermelha e com os rostos maquiados, caracterizando a violência doméstica, também chamaram a atenção do público.

Mais fotos evento 

Delegado da PF morre em ação contra madeireiros ilegais


O delegado da Polícia Federal Roberto Moreira da Silva Filho, de 35 anos, morreu na madrugada deste sábado, 27, durante operação contra a extração ilegal de madeira em Aripuanã, no Mato Grosso, de acordo com o jornal O Globo. 

A PF informou que o delegado e a equipe que estava com ele estavam abordando os caminhões que passavam próximos uma reserva indígena localizada nos arredores do município mato-grossense e um dos caminhoneiros não atendeu à solicitação de parada, jogando o caminhão na direção dos veículos dos oficiais, que revidaram com tiros. Um dos tiros acabou ricocheteando e acertou o delegado. 

O ministro da Justiça, Anderson Torres, em uma publicação no Twitter, confirmou o óbito. “É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do delegado da Polícia Federal Roberto Moreira da Silva Filho, baleado durante uma operação, no Mato Grosso/MT. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Grande perda para a nossa PF”. 

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal emitiu uma nota afirmando que o caso está sendo apurado pela Superintendência Regional do Mato Grosso. 

“Neste momento tão difícil, a ADPF presta as mais profundas condolências à família e aos amigos do colega, que tanto engrandeceu a Polícia Federal com sua dedicação”, diz a organização no comunicado./Atarde

Adolescente de 16 anos foge da casa dos pais em Teixeira para conhecer namorado virtual no RJ: PRF resgata menor em Linhares/ES


Teixeira de Freitas: Uma adolescente de 16 anos, partiu de Teixeira de Freitas, em um ônibus da Gontijo, fugindo para conhecer um namorado virtual no Rio de Janeiro. 

A menor foi resgatada por agentes da Polícia Rodoviária Federal, na cidade de Linhares/ES. O desfecho positivo contou com troca de informações entre as equipes da PRF de Teixeira de Freitas e do estado do Espírito Santo. 

Segundo informações, nesta sexta-feira (26), os pais da menina estiveram no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas, informando que a adolescente teria fugido com destino ao Rio de Janeiro e que teria embarcado em um ônibus em Teixeira. 

Os genitores relataram que sua filha estava viajando sem conhecimento deles para encontrar um suposto namorado que teria conhecido através da internet e identificaram a empresa de ônibus que ela teria embarcado. 

De imediato, os policiais entraram em contato com a empresa e coletaram maiores informações do itinerário e horários de saída dos terminais. De posse dessas informações, entraram em contato com a PRF da cidade de Linhares, onde o ônibus deveria estar circulando no momento de recebimento da denúncia. 

Recebidas as informações necessárias, a equipe PRF de Linhares compareceu na agência da empresa de ônibus, com o fim de aguardar a chegada do aludido coletivo. Instantes após, foi possível abordar o ônibus e localizar a menor. 

Em seguida realizaram contato com a Unidade Operacional PRF em Teixeira de Freitas com o fim de avisar aos genitores sobre a localização da adolescente. Foi acionado também o Conselho Tutelar do Município de Linhares para que seja dado o devido encaminhamento da menor e realização dos demais procedimentos necessários. 

Os pais, muito emocionados, agradeceram bastante em nome de toda a família pela atenção dada à denúncia e todas as tratativas realizadas pelo policiais para o desfecho positivo da ocorrência./Liberdadenews/Ascom

Morre aos 75 anos o senhor (Pedro Marchesini) deixando um grande legado de um homem que combateu o bom combate

 


Informamos com pesar o falecimento do nosso grande amigo o senhor Pedro Marchesini, aos 75 anos, ele estava fazendo tratamento contra o câncer em Itabuna, mas infelizmente, nesta sexta-feira, 26 de agosto, por volta das 21: hs ele veio a óbito causa morte câncer. 

O senhor Pedro Marchesinei era um antigo fazendeiro e morador de Itamarati  município de Jucuruçu, mas ele se residia na cidade de Itamaraju há muito tempo. Familiares amigos e amigas lamentam profundamente a morte do morador ilustre de Itamarati (Pão) seu 'Pedro Marchesini' Pai, você partiu de verdade? Jamais irá regressar? Perguntas e mais perguntas. Respostas incompletas, tristes, lentas. Você que sempre foi um herói para mim é hoje um anjo que me guia e protege de longe. 

Descanse em paz, meu pai, e prepare meu lugar bem pertinho de você. Pode demorar muito ou pouco, mas um dia eu quero acreditar que voltarei para seus braços e juntos cantaremos as canções de sempre. 

A felicidade é agora um país tão distante como os mundos que nos separam. Talvez nunca chegue a encontrar razões para sorrir. Talvez. Mas prometo que lutarei todos os dias e todas as noites para deixar você orgulhoso. Até um dia, quando um filho perde um pai, não há nada neste mundo que consiga acalmar a sua dor,

para sempre irei sentir a sua falta e carregarei comigo esta tristeza de não ter mais você aqui. 

Pai, você nunca me preparou para sua morte. Estou sofrendo demais. Parece que algo dentro de mim está rebentando com meu coração. Sinto que perdi tudo e que nada mais de bom resta da vida. 

Sou filho do homem da minha vida, mas ele não existe mais e eu sentirei saudade noite e dia até ao fim dos meus dias! Gostaria de acreditar que tudo vai melhorar e que acabarei por aceitar os desígnios da vida e da morte.  Eu te amo e te amarei  meu pai! 

Seu 'Pedro Marchesini'Vai ser enterrado hoje às 16 h em Itamaraju. Seu (Pedro) deixa a esposa a senhora Neide Chiarelli Marchesini - Os filhos, Marcos, Renato e Carlos - netos e bisnetos.

Ex-detenta do CPTF é morta a tiros em Itanhém; homem também foi atingido

 


Uma mulher identificada como Bianca Souza de Oliveira, 26 anos, foi morta a tiros na noite desta sexta-feira, dia 26 de agosto, na praça Dom Pedro I, centro de Itanhém. 

Segundo informações preliminares, a vítima estava em via pública quando um carro e uma moto se aproximaram e os atiradores efetuaram vários disparos contra a mulher. Bianca morreu no local. 

Uma das balas atingiu o seu rosto. Um homem ainda não identificado foi atingido por uma bala perdida e socorrido ao Hospital Maria Moreira Lisboa pela unidade móvel do Samu. O seu estado de saúde não foi divulgado. 

Os suspeitos do crime fugiram sem deixar pistas. Ainda de acordo com a PM, Bianca teria envolvimento com o tráfico de drogas e já cumpriu pena no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. 

Informações repassadas a Redação do MDD relatam que ela teria chegado recentemente de Vitória-ES, estava sendo ameaçada de morte e tentando viajar para São Paulo. 

A PM ainda não localizou os suspeitos do crime. A ocorrência segue em andamento. 

O corpo de Bianca Souza será encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML de Teixeira de Freitas./MDD

Ipec: ACM Neto tem 56% e Jerônimo Rodrigues tem 13% na disputa para o governo da Bahia


Pesquisa do IPEC (antigo Ibope), divulgada nesta sexta-feira (26) e contratada pela TV Bahia, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador da Bahia. O candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera a disputa com 56% das intenções de voto. 

Em segundo lugar está o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), com 13%, seguido de João Roma (PL) com 7%. 

O candidato Marcelo Millet (PCO) aparece com 2% das intenções de voto, acompanhado de Kleber Rosa (PSOL) com 1%. Giovani Damico (PCB) não atingiu 1%. Votos brancos e nulos somam 8%. Não souberam ou preferiram não responder outros 12%. 

A pesquisa é estimulada e os entrevistados responderam a seguinte pergunta: se a eleição para governador da Bahia fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? 

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1008 pessoas entre os dias 23 a 25 de agosto, em 51 cidades da Bahia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA - 028732022 (TRE) e BR - 00575/222 (TSE). 

Veja o resultado da pesquisa 

  • ACM Neto (União Brasil): 56% 
  • Jerônimo Rodrigues (PT): 13% 
  • João Roma (PL): 7% 
  • Marcelo Millet (PCO): 2% 
  • Kleber Rosa (PSOL): 1% 
  • Giovani Damico (PCB): menos de 1% 

/G1/BA

A pergunta que não quer calar: cadê a conclusão da 3ª etapa senhor Rui Costa

 

Caminhões e outros veículos que viajavam pela BA-284, que fazem a ligação entre a cidade de Jucuruçu a Itamaraju, ficaram atolados na lama em um trecho de terra batida, ou melhor, lama pura em menos de dois dias de chuva. 

Apenas 36 km da pista têm o um lamaçal que se forma sempre em períodos de chuva. Para os veículos que ficam presos foi motivo de muita resenha e sofrimento como se vê nesse vídeo. 

Transeuntes da região informaram que os transtornos causam dificuldade para o transporte de materiais e produtos, além de prejuízos. 

A estrada tem 100 km  no entanto, o trecho, de 36 km, que fica entre o distrito do Alho e segue até a BR-101 é formado apenas por terra, onde estão os pontos mais críticos.

Jovem é assassinado com tiro no pescoço e corpo jogado no Rio Itanhém na região da Prainha em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na tarde desta sexta-feira, 26 de agosto, por volta das 14h00, na região da Prainha, no município de Teixeira de Freitas. Segundo informações, o CICOM /190 recebeu uma informação de que tiros foram ouvidos, e que um corpo do sexo masculino foi encontrado, despido e boiando nas águas do Rio Itanhém (Prainha). Policiais Militares foram solicitados para atenderem a ocorrência, e ao chegarem no local, encontraram o corpo boiando no Rio Itanhém. 

As roupas da vítima foram encontradas às margens do rio. Junto às roupas, foi encontrado um documento de identidade (RG) em nome de Gabriel Evangelista da Natividade, de 21 anos. Tudo indica que este seja o nome da vítima. A perícia vai realizar a pesquisa das impressões digitais para confirmação da identificação. A vítima apresentava uma perfuração por projétil de arma de fogo, atrás do pescoço. 

A delegada plantonista, Rina Andrade, esteve no local acompanhada da Polícia Técnica (DPT). Os peritos Pedro Paulo e Felipe West realizaram a perícia de local, e autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. 

As investigações estarão a cargo da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, a vítima é morador do Bairro Castelinho./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Mulher é morta a tiros em Itanhém


Bianca Sousa de Oliveira de 25 anos foi morta a tiros na noite desta sexta-feira (26), na Praça Dom Pedro I, centro de Itanhém. 

Segundo informações, a vítima que já tinha passagem pela polícia por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, passava pela rua quando um carro e uma moto se aproximaram e os criminosos efetuaram vários disparos contra a mulher que morreu no local. 

Um homem que não teve a identidade divulgada foi atingido por uma bala perdida e socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Maria Moreira Lisboa. Seu estado de saúde não foi divulgado. 

Os criminosos fugiram logo após o crime, sem deixar pistas. A polícia abrirá inquérito para investigar autoria e motivação do crime./Bahiaextremosul

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Secretário de Saúde comemora conquistas históricas para a saúde do município de Vereda

 


O município de Vereda tem se destacado em vários setores e no quesito desenvolvimento a saúde tem se elevado a níveis históricos, a população tem comemorado todas as melhorias até agora que vão de reestruturação de Hospital até a qualidade no atendimento básico. 

O Secretário de Saúde do município, Josué Pinto, também tem celebrado as realizações e conquistas que foram realizadas desde o início de sua gestão até agora, entre as ações há alguns destaques importantes um deles foi a Estruturação Organizativa do Hospital Municipal, a implantação com estruturação física da Policlínica Municipal e Ampliação de Atendimento de especialidade no município. 

Priorizando as demandas do município foi realizada a ampliação da oferta de exames laboratoriais, a ação teve como objetivo aliviar o sistema de saúde e graças a organização dos procedimentos a fila de espera foi zerada. 

Vereda se destacou ainda com 99,77% de primeira dose da vacina da covid-19 e se destaca ainda apresentando a melhor cobertura do extremo sul em vacinação pediátrica tanto em dose 1 quanto em dose 2 e ainda melhor cobertura de primeira dose de reforço para a população de 12 anos acima garantindo assim um ótimo desempenho na prevenção contra doenças erradicadas e a covid-19 vírus que causou a pandemia mundial. 

O Secretário relembra ainda as 03 transferências aéreas bem sucedidas realizadas do Hospital Municipal direto para Hospitais de Referência do Estado garantindo atendimento especializado para cada caso específico. 

Nesta quinta-feira, Vereda recebeu ainda mais conquistas históricas, foram entregues mais equipamentos para o Hospital Municipal, em uma parceria com o Governo do Estado os equipamentos vieram diretamente de Salvador e são eles; 

  • Ar-condicionados 
  • Cortina de vento
  • Eletrocardiograma
  • Eletrocautério
  • 4 leitos elétricos  novos
  • DESFRIBILIADOR (DEA)
  • Monitor multiparamétrico
  • Bomba de infusão
  • Balança eletrônica
  • Fico cirúrgico
  • Maca obstétrica
  • 5 suporte pra soro
  • 4 oxímetros de pulso
  • Câmeras de monitoramento
  • Utensílios ( cozinha e farmácia)

Eleições Gerais: TRE-BA realiza workshop para candidatas mulheres

 


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em conjunto com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA), disponibiliza o “Workshop para Candidatas Mulheres nas Eleições Proporcionais 2022”. As interessadas já podem realizar inscrição, por meio da página eje.tre-ba.jus.br. Voltado para as candidatas aos cargos do Legislativo Estadual e Federal, o curso ocorre na modalidade virtual e tem o objetivo de difundir a importância da presença feminina nos espaços de poder político. 

A escola judiciária eleitoral (EJE) enviou para todos os e-mails informados no registro das candidatas as informações para a inscrição e a respectiva chave de acesso. 

Clique aqui para inscrições 

O workshop tem carga horária de quatro horas, dividida em oito aulas. Conforme a programação, as palestras têm duração entre 25 e 30 minutos. Serão tratados diversos temas, a exemplo de: Direitos e Deveres das Mulheres Candidatas - Janiere Portela Leite Paes;  Propaganda Eleitoral para o Sexo Feminino - Jaime Barreiros Neto; Escolha das Candidaturas Femininas nas Convenções Partidárias - Sabrina Braga; Prestação de contas eleitorais de candidatas - Patrícia Anne Hogarty Cavalcanti. 

Dentre os destaques da programação, a palestra Cotas de Gênero na Política: aspectos históricos e sociais, proferida pela ministra Maria Cláudia Pinheiro. Outros três temas são ministrados pela assessora-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Polianna Santos, são eles: Importância da representatividade feminina no Legislativo; Reserva de Vagas nos Registros de Candidatura; e Percentual Feminino para Financiamento de Campanha./Bahiaextremosul/Ascom

Aeroporto de Teixeira de Freitas recebe visita técnica para reabertura

 


Na última quarta-feira, 24 de agosto, foi realizada uma visita técnica no Aeroporto 9 de Maio, localizado na cidade de Teixeira de Freitas. O procedimento consistiu na avaliação da infraestrutura do local e da capacidade de cumprimento dos regulamentos técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na ocasião, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Projetos Estratégicos, Secretaria de Meio Ambiente, e da Procuradoria Geral do Município. O voo inaugural de reabertura está previsto para o dia 24 de outubro. 

Com a administração do aeroporto aos cuidados da empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário LTDA, a visita técnica visa a qualidade do serviço e contará com ampliação de pista para que seja possível realizar o pouso por instrumento, garantindo maior segurança em caso de chuvas e neblinas. Ocorre, também, a ampliação da malha aérea para uma posterior troca de aeronaves. 

A GOL Linhas Aéreas irá operar os voos no Aeroporto 9 de Maio assim que for reaberto. 

“A partir desse ponto, vamos começar a implantar a infraestrutura de atendimento da empresa no aeroporto e também garantir que os requisitos de segurança operacional, necessários para uma operação totalmente segura, estão sendo cumpridos”, afirma Matheus Motta, responsável pelo Planejamento de Infraestrutura da GOL Linhas Aéreas. 

“O aeroporto representa uma oportunidade para explorar o potencial econômico de Teixeira de Freitas”, destacou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “Por isso, atuamos em sinergia com diversas entidades para que possamos expandir os negócios e as cadeias produtivas da região”. 

Passagens já estão disponíveis para venda no site da GOL. Teixeira de Freitas é tida como a porta de entrada da Costa das Baleias, além de ser um importante polo comercial e de prestação de serviços no estado da Bahia./SulbahiaNews

Homem que estava desaparecido em Teixeira é encontrado morto, boiando nas águas da Prainha


Teixeira de Freitas: Na noite da última quarta-feira, 24 de agosto, o CICOM/190 recebeu uma informação de que teria um corpo boiando no Rio Itanhém (região da Prainha). Policiais Militares de Teixeira de Freitas e os profissionais do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) estiveram no local apontado, mas, não encontraram o corpo. 

Já na manhã desta quinta-feira (25), as equipes voltaram ao local e encontraram um corpo do sexo masculino, na segunda entrada, conhecida como Prainha. Familiares confirmaram que a vítima trata-se de Wanderson Meireles Santos, de 31 anos, que estava desaparecido desde a manhã do último domingo (21), quando familiares realizaram um Boletim de Ocorrência (BO) do seu desaparecimento. 

Wanderson Meireles saiu de sua residência, por volta das 05h30 do último domingo (21), e desapareceu. Os familiares relataram ainda que ele sofria de transtornos mentais (depressão) e era paciente do CAPS de Teixeira de Freitas. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia, e, posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. Apesar do reconhecimento por parte dos familiares, a perícia vai realizar exames necropapiloscópicos para confirmar a identidade da vítima./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Homem que estava desaparecido é encontrado morto na Prainha em Teixeira de Freitas




 O corpo de Wanderson Meireles Santos, foi resgatado pelo 18º Grupamento de Bombeiros Militar na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, na região da Prainha, em Teixeira de Freitas. O homem de 31 anos, estava desaparecido desde o último domingo, 21. 

De acordo com informações, populares avistaram um corpo boiando no Rio Itanhém na noite desta quarta-feira, 24, e acionaram a Polícia Militar. C Corpo de Bombeiros realizou buscas, mas não encontrou a vítima. 

As buscas foram retomadas nesta manhã de quinta-feira, localizando Wanderson num local conhecido como ‘Segunda Entrada’. 

O corpo de Wanderson foi removido ao Instituto Médico Legal, onde passará por exame de necropsia para identificar a causa da morte. Segundo familiares, o homem sofria de transtornos mentais e era assistido pelo CAPS./Bahiaextremosul

Cebolinha marca primeiro gol pelo Flamengo: "Estava me cobrando muito"

 

O Flamengo saiu em vantagem na semifinal da Copa do Brasil ao vencer o São Paulo por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (24), no Morumbi. Everton Cebolinha marcou o terceiro gol, que sacramentou a vitória, e fez o primeiro com a camisa rubro-negra. 

- Estava me cobrando muito por esse gol, por boas atuações. - Estava precisando. Um gol que traz confiança, um gol importante para ajudar nossa equipe em um momento difícil do jogo. Um gol que fico muito feliz por fazer com essa camisa, sei o peso que é representar a camisa do Flamengo. 

Everton Cebolinha foi apresentado pelo Flamengo em julho e ainda não tinha marcado nenhum gol. O jogador disse ser complicado chegar no meio da temporada, mas reforçou o trabalho que tem sido feito. 

- Difícil você chegar no meio da temporada, é diferente. Eu até comento com os meus companheiros, parece que eles estão em outro ritmo, mas eu tenho me dedicado nos treinamentos, no dia a dia, para o mais rápido possível estar 100% - finalizou Cebolinha. 

O Flamengo volta a campo no domingo (28), contra o Botafogo. A partida, válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro será realizada no Nilton Santos, às 18h. 

Libertadores 

Na próxima quarta-feira (31), às 21h30, o Flamengo enfrenta o Vélez Sarsfield, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, em Buenos Aires. 

Copa do Brasil 

A vaga para a final entre Flamengo e São Paulo será decidida no dia 14 de setembro, às 21h45, no Maracanã./globo

Luto: Morre aos 69 anos, Genoval Carias, o ‘Pedinha’


Genoval Carias do Santos, o ‘Pedinha’, como era carinhosamente conhecido em Itamaraju, morreu aos 69 anos nesta terça-feira, 23 de agosto. 

De acordo com informações, ‘Pedinha’ faleceu em decorrência de um AVC hemorrágico, ele chegou a ficar internado para iniciar o tratamento médico, mas não resistiu. 

‘Pedinha’ morava no bairro de Fátima, e era muito querido em Itamaraju pelo seu jeito amigável e sempre muito alegre. Ele deixa uma filha, a Valdirene, que também é bastante conhecida na cidade pelo seu envolvimento com o esporte, atualmente ele reside em Vitória, no Espírito Santo. 

Não há informações sobre velório e sepultamento./SulbahiaNews

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Asfalto cede e caminhão fica preso em cratera gigante em Teixeira de Freitas


Um caminhão baú que transporta alimentos ficou preso em uma cratera gigantesca após o asfalto ceder, na manhã desta quarta-feira (24), na Avenida Cárter, no bairro Jardim Caraípe, próximo ao Hospital São Paulo, na cidade de Teixeira de Freitas. 

A Guarda Municipal sinalizou o local, no cruzamento com a Avenida São Paulo. Até às 10h o trânsito havia sido interditado parcialmente. 

O motorista disse à reportagem que havia acabado de carregar o caminhão com cerca de 10 mil quilos e seguia para a cidade de Eunápolis. 

"Foi um susto muito grande", disse ele. 

Embora haja naquela avenida um sistema de escoamento de água de chuva, testemunhas que trabalham próximo ao local disseram que não havia indícios de fragilidade na camada asfáltica. A abertura do buraco, porém, revelou que o pavimento estava oco. 

O caminhão teve danos preliminares na carroceria, que ficou danificada./aguapretanews

Prefeitura de Teixeira realizou mais de 600 cirurgias nos dias 21 e 22no mutirão de catarata do Mais Saúde, Menos Fila


Nos dias 21 e 22 de agosto, foram realizadas cirurgias de catarata no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Ao todo, foram feitas 759 consultas no Centro Especializado em Reabilitação (CER VI) e 608 procedimentos cirúrgicos no HMTF – 48 destes voltadas para o tratamento do pterígio, que consiste em alteração na membrana transparente que recobre a parte branca do olho. 

Foram operados os pacientes que procuraram o CER VI para atendimento e triagem entre os dias 19 e 22. A ação fez parte do projeto Mais Saúde, Menos Fila, promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Saúde, com o intuito de zerar as filas de atendimento nas unidades de saúde do município. 

“Fui muito bem atendido: fiz os exames no sábado e hoje estou aqui para a cirurgia”, disse Lorisvaldo, que foi operado na segunda-feira (22). “Minha pressão estava alta, mas já fui medicado. Agora estou pronto”. 

O pessoal hoje em dia atende melhor do que há um tempo atrás. Em novembro do ano passado eu fiz os exames que constataram que eu tinha catarata. Então, a médica recomendou que eu passasse pela triagem da Regulação. Estava na espera quando o mutirão foi lançado”, disse Terezinha, que passou pela cirurgia do olho direito. “Campanhas como essa são muito importantes pois a maioria das pessoas não podem pagar por uma cirurgia particular. Temos que aproveitar”. 

Os teixeirenses que passaram pela intervenção médica receberam um kit com óculos de proteção, colírio para os olhos, além de orientações sobre a revisão, receita dos medicamentos necessários, e práticas do cotidiano que devem ser evitadas para recuperação adequada dos olhos. 

“Visão mais precisa, maior bem-estar e até mesmo o aumento da expectativa de vida, como comprovam estudos mais recentes, são alguns dos benefícios que podemos proporcionar aos cidadãos que foram operados no HMTF”, destacou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “Tivemos um resultado espetacular neste mutirão. Por isso, temos o objetivo de ampliar o serviço para que mais pessoas sejam atendidas em prol de uma vida saudável”./Bahiaextremosul/Ascom

PF cumpre medidas judiciais para combater fraudes ao INSS


A Polícia Federal, em ação conjunta com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (NUINT-BA/MPT) do Ministério do Trabalho e da Previdência, cumpre, nesta quarta-feira, 24, três mandados de prisão preventiva nas cidades de Camaçari/BA e Dias D’Ávila/BA, visando combater fraudes ao INSS (Operação Heterônimo - Fase III). 

A ação é continuidade das investigações que levaram às prisões, em junho de 2021, de duas pessoas em flagrante, no interior de uma agência bancária desta Capital, ocasião em que se impediu o saque de cerca de R$ 30.000,00 referente a um benefício do INSS fraudulento. 

Ainda no bojo da presente investigação, mais três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos meses de setembro de 2021 (Operação Heterônimo - Fase I) e dezembro de 2021 (Operação Heterônimo - Fase II), corroborando os indícios de autoria e materialidade em desfavor dos investigados. 

As investigações demonstram que os fraudadores têm por modus operandi a criação de segurados fictícios, mediante documentação falsa, e posteriormente arregimentação de idosos para funcionarem como dublês, a fim de obter vantagens indevidas junto ao INSS/Bancos. 

Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, dentre eles integrar associação criminosa (art. 288 do CPB), estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB), falsificação de documento público (art. 297 do CPB) e uso de documento falso (art. 304 do CPB), com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão./Atarde

JN entrevista Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República; veja na íntegra

 

Vídeo Rede Globo

O olá boa noite nós estamos entrevistando nesta semana os candidatos à presidência mais bem colocados na

Bolsonaro

Bolsonaro

Bolsonaro

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.